que legal abordar esse tema citando tantas autoras. sem respostas simples para assuntos complexos. ficamos com mais perguntas do que respostas. muito bom!
As melhores respostas sempre são assim. Suscitam mais perguntas ainda. Quando as respostas têm o ar de encerrar o assunto, normalmente são pretensiosas e tratam problemas complexos de forma simples. Infelizmente isto é muito comum, mas não aqui. Mais uma vez repito minha posição do privilégio de ter o professor Dunker falando de forma aberta em nossa língua.
E qndo acho q estou colocando minha leitura em dia... lá vêm os livros chegando para minha pilha! Obrigada pela fala com tantas portas e janelas. Arejando!
Muito bem, parabéns, demonstrou que lê as autoras femininas e feministas e provou abundantemente que as respeita mas contornou repticiamente o tema proposto da sexualização das meninas.
Uma multiplicidade de visões e experiências nas indicações de leituras. Um lacaniano sério, de ótima comunicação através deste canal e brasileiro! Um privilégio para todos nós interessados no tema. Infelizmente ainda raro.
Boa noite, professor! Poderia falar sobre vícios em jogos eletrônicos , forma de sofrimento contemporânea e cada vez mais comum . Recentemente foi classificado como trabstorn
se de maneira grotesca podemos dizer que o super ego são as estruturas sociais que limitam a atuação do sujeito no mundo, criando uma determinada maneira de ser e atuar, como ficaria essa estrutura no autismo uma vez que os gostos e rituais autistas, a rigidez de ser e estar no mundo tipica desses indivíduos, não são necessariamente geradas do convivio social?
Querido Dunker, eu pensei que você fosse falar em como a nossa sociedade erotiza as meninas. Pensei que estava ocorrendo um fenômeno de erotização de meninas na sociedade hoje. Na realidade você falou disso mas de outra forma e a forma de engajamento não foi esquecida não ficando somente no direito ao orgasmo. O tema é muito vasto impossível de caber num vídeo só. 🙃
Legal, ouvi todo o vídeo e até pensei mais uma coisa nova sobre sexualidade que não havia pensado antes. Mas, sinceramente, sigo desencantada com tudo isso. As feministas mais parecem uns galo de rinha com suas cristas bem vermelhas. Não criaram comunidades que geram afetos, tão sempre brigando... Acho que é um ringue de gladiadoras em desenvolvimento. Criam essas teorias, mostram ideias novas, autenticas e pintam o quadro branco com novas cores. A que conseguir fazer isso no meio do ringue e não morrer, vence. Aos galos vencedores, as batatas. As interpretações parecem tão animadoras e interessantes. Então eu penso, a tentativa de divinizar a a felicidade (prazer) em contraposição da recusa; do sim, ao invés do não, abre, ao meu ver, uma situação paradoxal. O ser humano e seu gênero, no centro, carece de um acolhimento dos seus defeitos. Eu senti assistindo esse vídeo como se você fosse um guri recebendo na testa uma estrelhinha feminista de macho branco que não tem lugar de fala reproduzindo as narrativas dos galos de rinha americanos. Até pq duvido que queira ser "cancelado"... Ao mesmo tempo que os seres humanos aparecem com interpretações, narrativas, seja o que for, "emancipatórias" sempre aparecem com seus defeitos e armações. Eu prefiro ficar com muitos dos meus nãos e negar, mesmo, algumas feministas. De olhar para o quadro com as pinturas criadas, suas obras de arte, com a mesma indiferença da justine do filme melancolia. Lá vem mais um sentido, lá vem mais cores, lá vem mais porrada, lá vem mais prisões, e assim segue...
Minha descoberta da sexualidade foi um inferno! Até hoje tenho traumas por causa disso. Nasci em São José dos campos, uma cidade totalmente preconceituosa. Acabou com minha vida!
Querido Dunker, poderia falar do Bullying? Eu sou professor do ensino fundamental e toda vez que você evoca o Bulli (produtor) eu associo com o Bullying... agora está posta em pergunta. Abraço.
Professor, queria saber se o senhor pode abordar o tema da psicopedagogia e psicomotricidade com ênfase em psicanálise. Estou entrando na especialização nessa área e com dificuldade para saber como é atuação com a base teórica da psicanálise, além do uso dos instrumentos, visto que (ao que me parece) o campo foi tomado pelo olhar cognitivo/neuro. Queria indicação de profissionais, autores, obras, cursos complementares...Obrigado.
acaba com meu coração a participação de crianças em qualquer concurso, até de comida. a perda em público é desesperador, triste. Viva Pequena Miss Sunshne é uma crítica esplendida à esta sociedadw.
Professor, fale sobre aborto e o nascimento do eu segundo a psicanalise. Quer dizer, quando a vida acontece? Um bebê já é um sujeito em algum momento ainda antes do parto?
Dunker, pelo amor de Freud, publique o áudio dos episódios em formato podcast, não aguento mais ter que entrar no RUclips só pra ver seus vídeos (ou, pelo menos, justifique essa exclusividade excludente)
Professor, eu não tenho a menor ideia de como formular essa questão mas tlvz um comentário q achei interessante q li uma vez pode dizer por mim, "pq homens não conseguem gostar de mulheres pelo q elas dizem, fazem e pensam? pq isto vale apenas pra homens?" quer dizer, seria pq o corpo, cérebro, psique não sei, de homens (héteros) fazem eles somente verem o corpo feminino, teria sido também a cultura q oprime as meninas nisto de serem a aparência, pq homens não viram pais? como mulheres viram mães. Pq o belo no homem(cultura-natureza?) está no q este diz em como ele age, não esta na pele/forma mas no cérebro/espírito? E seria também pq eles infringem as leis(cristãs já q meio q a gnt veio disso) pra conseguirem o q quiserem? seria o patriarcado q fez a psique(a parte q o faz desejar sl) do homem meio reduzir as minas a seus corpos, quando existe interesse sexual, pq vemos q mulheres podem desejar infelizmente homens pelo q estes dizem porém o inverso parece impossível, o que é tremendamente difícil de ser enfrentado pelas mulheres. Desculpem-me, queremos ser igual, como homens não queremos ser reduzidas a aparência, e ainda, nisto o poder sempre é do homem, é sempre ele quem decide. É difícil
Encerrar a análise não é tudo que o analista pode fazer. Muitos remédios mexem com a cultura da municipalidade. Então você troca de analista e não tem mesmo tempo. Tudo morre e cheira a flor deficiente? Mas as meninas concordam melhor com analista limpo e burocrata. Não sei o que significa isto, mas quero tratamento "ruim" do tempo.
Dunker, admiro muito seu trabalho. Se puder, Fale sobre as alterações criminosas que o desgraçado do Jacques Alain Miller faz nos seminários do Lacan? Grato.
Dunker, é possível fazer um vídeo diferenciando pedofilia e abuso sexual infantil? Percebo que a expressão pedofilia e pedófilo é usado como sinônimo de abuso e abusador. Isso é correto? Caso já exista o vídeo, podem me indicar? Abração!
É ter uma filia não significa que você vai cometer ato algum também, maioria dos crimes contra animais/crianças etc... os criminosos não têm nenhum diagnóstico desses transtornos
Feminismo radical tem um historico bem problematico de transfobia, exclusão de profissionais do sexo e de apoio ao aparato repressor estatal. Existe uma invisibilização das demandas de mulheres não brancas tb.
Profissionais do sexo? Mano... o nome é exploração sexual... é violência sexual! Problemático é fetichização do corpo da mulher na autogenifilia... problemático é a indústria pornográfica intensificando o imaginário pedófilo, violador e homofóbico. Parem de validar tudo que é novo pela lacração... parem de achar que crítica é sempre moralização...
Acho que o feminismo de mulheres negras tem refletido uma ação importante para agregar essas questões! A maioria das autoras citadas já discutem isso… 💕🙌🏽
@@sheilahansen9196 Sim. Angela Davis lançou um livro otimo agora. Feminism, abolition now. Acho que ainda não traduziram pq lançou tem poucos meses. Mas parece ser muito bom.
Não é preconceito contra o feminismo radical? Confesso que li poucos textos que li de feministas radicais, mas nenhum era transfobico e nenhum invisibilizou mulheres negras
@@LM2023. o feminismo radical não considera as mulheres trans na luta feminista. Elas acreditam que as mulheres trans devem lutar pelos próprios direitos, mas não as abarca junto à luta das mulheres. Portanto, a transfobia, como se a mulher trans não fosse mulher porque nasceu homem. Algumas vão mais além e consideram que a mulher trans é uma ameaça porque nada mais é do que um homem tentando ocupar o espaço que é da mulher cis. Mas é importante observar que essa visão faz parte de uma minoria das feministas.
Professor, fale sobre a feiura. Percebo que esse é um assunto cada vez mais recorrente entre os jovens, principalmente
que legal abordar esse tema citando tantas autoras. sem respostas simples para assuntos complexos. ficamos com mais perguntas do que respostas. muito bom!
As melhores respostas sempre são assim. Suscitam mais perguntas ainda. Quando as respostas têm o ar de encerrar o assunto, normalmente são pretensiosas e tratam problemas complexos de forma simples. Infelizmente isto é muito comum, mas não aqui. Mais uma vez repito minha posição do privilégio de ter o professor Dunker falando de forma aberta em nossa língua.
Esse é o primeiro video que eu assisto um homem falando de feminismo tao bem estudado e embasado, com vozes fortes e de autoridade. Parabens
Professor, poderia falar sobre o medo do abandono? E quando o abandono (real ou imaginário) é sentido como aniquilamento?
E qndo acho q estou colocando minha leitura em dia... lá vêm os livros chegando para minha pilha! Obrigada pela fala com tantas portas e janelas. Arejando!
esse ritmo da fala de Dunker, me soou como uma ópera. rssss Mas ser mulher no mundo com legado socio-cultural greco-romano, é difícil.
Muito bem, parabéns, demonstrou que lê as autoras femininas e feministas e provou abundantemente que as respeita mas contornou repticiamente o tema proposto da sexualização das meninas.
Uma multiplicidade de visões e experiências nas indicações de leituras. Um lacaniano sério, de ótima comunicação através deste canal e brasileiro! Um privilégio para todos nós interessados no tema. Infelizmente ainda raro.
Brillante profesor! Lo digo desde Uruguay
Boa noite, professor! Poderia falar sobre vícios em jogos eletrônicos , forma de sofrimento contemporânea e cada vez mais comum . Recentemente foi classificado como trabstorn
se de maneira grotesca podemos dizer que o super ego são as estruturas sociais que limitam a atuação do sujeito no mundo, criando uma determinada maneira de ser e atuar, como ficaria essa estrutura no autismo uma vez que os gostos e rituais autistas, a rigidez de ser e estar no mundo tipica desses indivíduos, não são necessariamente geradas do convivio social?
MARGARETE RAGO .. MUITO INTERESSANTE LER
Querido Dunker, eu pensei que você fosse falar em como a nossa sociedade erotiza as meninas. Pensei que estava ocorrendo um fenômeno de erotização de meninas na sociedade hoje. Na realidade você falou disso mas de outra forma e a forma de engajamento não foi esquecida não ficando somente no direito ao orgasmo. O tema é muito vasto impossível de caber num vídeo só. 🙃
maravilhoso! estou na Naomi Wolf pensando muito por aqui!!!
Nossa,que tanto de coisa pra pensar e ler, obrigada pelo vídeo!!!
Faz um vídeo sobre terapia ocupacional!!
Liberdade - Prazer - Alegria
Dunker my crush, danke schön!
Excelente aula professor Dunker. Muito obrigada ☺️
Amei o vídeo! Parabéns Christian Dunker
Legal, ouvi todo o vídeo e até pensei mais uma coisa nova sobre sexualidade que não havia pensado antes. Mas, sinceramente, sigo desencantada com tudo isso. As feministas mais parecem uns galo de rinha com suas cristas bem vermelhas. Não criaram comunidades que geram afetos, tão sempre brigando... Acho que é um ringue de gladiadoras em desenvolvimento. Criam essas teorias, mostram ideias novas, autenticas e pintam o quadro branco com novas cores. A que conseguir fazer isso no meio do ringue e não morrer, vence. Aos galos vencedores, as batatas. As interpretações parecem tão animadoras e interessantes. Então eu penso, a tentativa de divinizar a a felicidade (prazer) em contraposição da recusa; do sim, ao invés do não, abre, ao meu ver, uma situação paradoxal. O ser humano e seu gênero, no centro, carece de um acolhimento dos seus defeitos. Eu senti assistindo esse vídeo como se você fosse um guri recebendo na testa uma estrelhinha feminista de macho branco que não tem lugar de fala reproduzindo as narrativas dos galos de rinha americanos. Até pq duvido que queira ser "cancelado"... Ao mesmo tempo que os seres humanos aparecem com interpretações, narrativas, seja o que for, "emancipatórias" sempre aparecem com seus defeitos e armações. Eu prefiro ficar com muitos dos meus nãos e negar, mesmo, algumas feministas. De olhar para o quadro com as pinturas criadas, suas obras de arte, com a mesma indiferença da justine do filme melancolia. Lá vem mais um sentido, lá vem mais cores, lá vem mais porrada, lá vem mais prisões, e assim segue...
fico ansiosa quando vejo tantos livros que ainda não li
Muito bacana. Só penso aqui quando isso tudo vai passar por uma tecla sap e chegar nas comunidades periféricas...
Bom video, Dunker
Que maravilha! Quantos livros interessantes! Mais um vídeo imperdível 👏👏👏
Adorei essa analogia do litoral no fim do vídeo, apagar as fronteiras e transições. 🍄
Também gostei bastante. Acabou sintetizando tudo o que foi dito no vídeo.
Também adoro. Acho muito interessante, e não é a primeira vez que ele usa. Fico curioso se ha uma fonte ou se é uma analogia do professor.
Que legal!
Que MESTRE! 👏👏👏👏👏👏👏
Christian, poderia fazer um vídeo comentando a teoria das Pessoas Altamente Sensíveis, com base na teoria de Elaine Aron?!
Minha descoberta da sexualidade foi um inferno! Até hoje tenho traumas por causa disso. Nasci em São José dos campos, uma cidade totalmente preconceituosa. Acabou com minha vida!
Obrigada pelo vídeo e por colocar na descrição a bibliografia mencionada. Abraços
Muito bom. Obrigada.
Obrigada Professor!! Sempre boas provocações e indicações de leitura.💚
vindo rever porque bateu mesmo esse vídeo
Querido Dunker, poderia falar do Bullying? Eu sou professor do ensino fundamental e toda vez que você evoca o Bulli (produtor) eu associo com o Bullying... agora está posta em pergunta. Abraço.
Queria um debate entre o Dunker e a Valeska Zanello. Acho que iria sair faísca.
No filme o que vi foi o sonho de cinderela da classe média destruída pela crueza da erotização como profissão.
Esse filme para mim não tem nada de comédia. É muito triste.
COLOSSAL!!!
Ótimas leituras
as pessoas no geral já berram só de ouvir kkkk
Professor, queria saber se o senhor pode abordar o tema da psicopedagogia e psicomotricidade com ênfase em psicanálise. Estou entrando na especialização nessa área e com dificuldade para saber como é atuação com a base teórica da psicanálise, além do uso dos instrumentos, visto que (ao que me parece) o campo foi tomado pelo olhar cognitivo/neuro. Queria indicação de profissionais, autores, obras, cursos complementares...Obrigado.
acaba com meu coração a participação de crianças em qualquer concurso, até de comida. a perda em público é desesperador, triste. Viva Pequena Miss Sunshne é uma crítica esplendida à esta sociedadw.
Professor, fale sobre aborto e o nascimento do eu segundo a psicanalise. Quer dizer, quando a vida acontece? Um bebê já é um sujeito em algum momento ainda antes do parto?
vídeo muito foda
Olá. O Link para os cursos da Casa do Saber está correto!? Tentei por dois navegadores e nao abriu. Obrigado.
Dunker, pelo amor de Freud, publique o áudio dos episódios em formato podcast, não aguento mais ter que entrar no RUclips só pra ver seus vídeos (ou, pelo menos, justifique essa exclusividade excludente)
Já existe há bastante tempo: open.spotify.com/show/0uWmQmOM14Z00JEKK2nFHP?si=912ecff0bd3c49fa
@@fatimamoser Agradeço a informação mas ainda assim é somente no Spotify, não entendo essa lógica de ficar selecionando onde vai distribuir o conteúdo
@@fatimamoser e parece que eles tiraram do ar
Professor, eu não tenho a menor ideia de como formular essa questão mas tlvz um comentário q achei interessante q li uma vez pode dizer por mim, "pq homens não conseguem gostar de mulheres pelo q elas dizem, fazem e pensam? pq isto vale apenas pra homens?" quer dizer, seria pq o corpo, cérebro, psique não sei, de homens (héteros) fazem eles somente verem o corpo feminino, teria sido também a cultura q oprime as meninas nisto de serem a aparência, pq homens não viram pais? como mulheres viram mães. Pq o belo no homem(cultura-natureza?) está no q este diz em como ele age, não esta na pele/forma mas no cérebro/espírito? E seria também pq eles infringem as leis(cristãs já q meio q a gnt veio disso) pra conseguirem o q quiserem? seria o patriarcado q fez a psique(a parte q o faz desejar sl) do homem meio reduzir as minas a seus corpos, quando existe interesse sexual, pq vemos q mulheres podem desejar infelizmente homens pelo q estes dizem porém o inverso parece impossível, o que é tremendamente difícil de ser enfrentado pelas mulheres. Desculpem-me, queremos ser igual, como homens não queremos ser reduzidas a aparência, e ainda, nisto o poder sempre é do homem, é sempre ele quem decide. É difícil
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Encerrar a análise não é tudo que o analista pode fazer. Muitos remédios mexem com a cultura da municipalidade. Então você troca de analista e não tem mesmo tempo. Tudo morre e cheira a flor deficiente? Mas as meninas concordam melhor com analista limpo e burocrata. Não sei o que significa isto, mas quero tratamento "ruim" do tempo.
Legaliza 🌞🌿
Ok
Dunker, admiro muito seu trabalho. Se puder, Fale sobre as alterações criminosas que o desgraçado do Jacques Alain Miller faz nos seminários do Lacan? Grato.
Dunker, é possível fazer um vídeo diferenciando pedofilia e abuso sexual infantil? Percebo que a expressão pedofilia e pedófilo é usado como sinônimo de abuso e abusador. Isso é correto?
Caso já exista o vídeo, podem me indicar?
Abração!
Incorreto, o termo é oficialmente da psicologia e sempre será, no direito usam erroneamente, todas as filias são sentimentos, nunca descrevem atos
É ter uma filia não significa que você vai cometer ato algum também, maioria dos crimes contra animais/crianças etc... os criminosos não têm nenhum diagnóstico desses transtornos
Não recomendo nenhum site ou vídeo BR, a maioria deles são superficiais nas informações
Discurso super técnico. Não foi acessível a maioria. Confuso
👏🏾
Também, as meninas não são muito unidas....
E se elas de fato não são tão unidas, por que será que elas não são unidas?
Feminismo radical tem um historico bem problematico de transfobia, exclusão de profissionais do sexo e de apoio ao aparato repressor estatal. Existe uma invisibilização das demandas de mulheres não brancas tb.
Profissionais do sexo? Mano... o nome é exploração sexual... é violência sexual! Problemático é fetichização do corpo da mulher na autogenifilia... problemático é a indústria pornográfica intensificando o imaginário pedófilo, violador e homofóbico. Parem de validar tudo que é novo pela lacração... parem de achar que crítica é sempre moralização...
Acho que o feminismo de mulheres negras tem refletido uma ação importante para agregar essas questões! A maioria das autoras citadas já discutem isso… 💕🙌🏽
@@sheilahansen9196 Sim. Angela Davis lançou um livro otimo agora. Feminism, abolition now. Acho que ainda não traduziram pq lançou tem poucos meses. Mas parece ser muito bom.
Não é preconceito contra o feminismo radical? Confesso que li poucos textos que li de feministas radicais, mas nenhum era transfobico e nenhum invisibilizou mulheres negras
@@LM2023. o feminismo radical não considera as mulheres trans na luta feminista. Elas acreditam que as mulheres trans devem lutar pelos próprios direitos, mas não as abarca junto à luta das mulheres. Portanto, a transfobia, como se a mulher trans não fosse mulher porque nasceu homem. Algumas vão mais além e consideram que a mulher trans é uma ameaça porque nada mais é do que um homem tentando ocupar o espaço que é da mulher cis. Mas é importante observar que essa visão faz parte de uma minoria das feministas.