Obrigado! tem uma história zen.. -Como faço pra me tornar sábio? -Com boas escolhas. -Como fazer boas escolhas? -Com experiência. -Como ter experiência? -Com más escolhas.
"Errar de novo, errar melhor" em busca de atender uma necessidade afetiva identificada. Tratar a importância do risco de viver e naturalizar o que a sociedade chama de erro...você consegue explicar sem clichê e com afeto que estamos aprendendo ao caminhar e que devemos sair da zona de estagnação que muitas vezes que leva à depressão. Obrigada por tanto.
Mesmo não participando das lives, estou me auto escrevendo. Entendi vários comportamentos automatizados e estou respirando antes de reagir😄me tornei mais racional, menos dramática por que aprendi que as circunstâncias não podem moldar meu comportamento. O caminho do meio é o ponto mais alto do triângulo. Preciso encontrar uma saída mais adulta para dialogar e agir. É uma aprendizagem constante. Hoje sigo mais a intuição, antes duvidava dela. Aceitei que sou um oráculo, meus sonhos são premonitórios. Sei ler símbolos de forma intuitiva. Antes meu racional brigava com a intuição. Bom, percebo que estou viva por que estou me construindo sempre. ✨ Obrigada Manu teus vídeos são minha terapia. ❣️
Concordo plenamente que é preciso ter experiências para tentar agir diferente, por isso não podemos ter medo da vida. Uma coisa que me ajudou bastante foi entender que a dor, a angústia que eu sentia no peito por amor a alguém, não era a falta desta pessoa e sim, a falta de respeito por mim mesma. Chegava a agir contra meus valores para manter meu objeto de desejo 🙄 o que doía em meu peito era a dor do meu auto abandono. Por isso que se conhecer tem o seu valor. Não que tu sofra menos, mas diferente. Reconhecer que a dor é tua faz a gente encarar o luto de cabeça erguida. Agora sabes que tem o poder de transforma lá em aprendizado e sentir que estás agindo na tua essência e honra. Seguir os seus valores - aqueles que te afetam e emocionam - é fundamental para agirmos dentro do nosso valor. Daí a vida fica menos cretina. Eu acredito no ser humano e que ele está em construção. Nossa espécie está evoluindo. Sempre haverá homens capazes de transformar a pior das circunstâncias em uma obra de arte poética e bela✨
Eu faço análise há 5 anos. Mudanças não são automáticas e nem rápidas por causa dos automatismos. Nós aprendemos a lidar com a vida de maneiras que estabeleceram caminhos de respostas cerebrais preferenciais, justamente porque o cérebro não curte gastar energia “criando” uma nova resposta. A criatividade é gasto de energia, e exige esforço nosso pra acontecer. Então, se uma pessoa não teve espaço pra se manifestar perante os pais e engole os sentimentos com comida, por exemplo, qualquer elevação de tensão vai fazer com que ela coma pra não se manifestar na vida e diante de outras pessoas, pq o cérebro entende que não pode se manifestar ali e que os sentimentos precisam ser anestesiados. O Manu foi maravilhoso nesse vídeo, pq mudar passa sim por estudar, mas o estudo de nada vale se a gente não se expõe no laboratório da vida. Ou seja, pra pessoa lá que comia diante do conflito, mesmo estudando muito, se ela não se expuser à situações de estresse, que vão exigir dela um posicionamento, ela não terá a oportunidade de lançar uma lupa sobre essas situações e mapear o próprio comportamento. Só assim ela terá a oportunidade de mostrar ao cérebro uma resposta mais criativa pro problema, que não necessariamente envolve comer compulsivamente. Mas, caso ela consiga uma resposta criativa, pra alguma situação específica, isso não necessariamente se tornará um automatismo, visto que o caminho cerebral de resposta primária está lá, e cabe à pessoa fazer essa vigilância constante para criar um novo caminho, melhor, mais criativo, para as situações de estresse. Então, nesse sentido, a psicanálise não cura ninguém, tendo em vista que os caminhos aprendidos na infância vão se repetir sempre, pq estão automatizados, justamente por terem dado certo pra pessoa na infância. Quebrar isso exige um esforço que é cansativo, e muitas vezes só queremos ficar quietos e isolados, lambendo a nossa ferida, pq se expor ao estresse é muito doloroso. Porém, não há como chegar à montanha sem caminhar na direção dela. Queremos sempre o caminho mais fácil, mas o caminho mais fácil é o que está automatizado no cérebro, e algumas vezes ele está nos leva em direção à morte, por ser muito nocivo.
Laura, muito bom seu comentário, ótimo exemplo o da compulsão alimentar... Acrescento a importância de sermos gentis conosco em todo esse processo, pq, como vc disse, um novo aprendizado não necessariamente se tornará automático... Muito obrigada 🙏
Esse vídeo veio numa hora muito necessária, estou desempregada há vários meses e após poucas entrevistas de emprego frustrantes eu desisti de procurar emprego já temendo a rejeição, esse vídeo veio para reforçar algo que um antiga psicóloga minha já tinha dito, mas você explicou de modo ampliado todo esse processo, muito obrigada por isso!
Um comentário engraçado: "na hora do risco a gente não lembra do Manu". Bom estou eu ontem à noite em uma situação que se repete bastante no meu relacionamento. Fiquei com ciúmes de uma fulana específica que é muito amiga do meu namorado, mas que já tiveram um flerte no passado. Eu a princípio reagi como sempre. Na ameaça de abandono, eu me fecho e me isolo. Então liguei a tv pra me distrair do sentimento ruim e acabei caindo num vídeo do canal que falava de "abandono". Então no vídeo discutia-se aquela ideia do que a gente faz na ameaça de abandono. Foi quando eu percebi na hora como eu estava lidando com aquilo. O fato de eu me fechar e não comunicar o que estava acontecendo, e como a minha reação irritava meu namorado e como isso desgastava a nossa relação. Então eu realmente parei de me isolar e fui conversar com ele com calma. Eu literalmente lembre do Manu na hora da crise e consegui mudar minha resposta. O resultado não foi o melhor do mundo, já que meu namorado é bastante reativo em relação a assunto do ciúmes. Mas foi um pouco melhor do que tem sido até agora. No final eu vi que a situação toda foi um mal entendido e até pedi desculpas. E eu me sinto um pouco mais confiante em mim, e mais fortalecida no relacionamento.
Essa ideia da "pesquisa sobre si mesmo" e não auto-conhecimento faz tanto sentido, e parece ser mesmo o único caminho., quando nos tratamos realmente como um ser ainda em processo de descoberta e revelação. É trabalho para uma vida inteira. "Perder-se também é caminho", tem sido o meu caminho, com muitas crises existenciais na travessia, pois há que ter nesse processo uma auto-compaixão com relação ao que tu disseste de que temos que perceber que aquela escolha que fizemos naquele momento era mesmo o que era possível de ser feito, era o que fazia sentido. O importante é a partir dessa experiência perceber e refletir e escolher o próximo trajeto a percorrer. É botar todas essas experiências e aprendizados na bagagem, tomar de verdade para si e seguir caminhando cada vez mais consciente e presente de si. Cada vídeo teu abre tantas portas e janelas, digo portas porque porque tenho atravessado por algumas e janelas pois ainda estou a ver desse lado, a assistir sem adentrar. Obrigada por tanto, Emanuel! Até já!
Muito bom esse vídeo, bateu com minha situação. Já faz muito tempo, por inquietação mental e por auto-conhecimento, que eu Edu, "manipulador de mim mesmo" em busca do(s) tal(is) ponto(s) de virada, entrei num processo de "auto-escrita", "livre associação", e nem sabia que existia isso ! Comecei a anotar muita coisa, tipo Clarice Lispector: "Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever", tipo um "brain storm". Ainda não conheço o método da auto-escrita, se um dia tiver tempo ... quem sabe. Mas tenho aprendido muito com teus vídeos. Sempre fazendo ajustes, e em sessões terapeuticas vi mesmo, que é bom acumular um pouco do auto-conhecimento, mas é necessário a ajuda de um terapeuta, pois temos um feedback da "realidade" e mudamos mais rápido. Bom, deixo comentada aqui, uma frase também de Clarice: "Em matéria de viver, nunca se pode chegar antes". Abraço. Bom fim de semana pra todos !
Rolou. Rolou muito. Preciso sempre de um tempo para a digestão do seu conteúdo. Faz muito sentido a ideia de trauma e abertura de novas aprendizagem, novas formas de operar no mundo. Me veio à mente, a imagem do coração humano, de que a obstrução de uma artéria pode abrir novos caminhos para o sangue passar e o infarto não ser fulminante.
Rolou, muito, entendi tudo e te falo que é difícil sair da zona de conforto, a gente reclama, quer mudar mas realmente fica naquele mundinho particular mesmo quando as coisas não estão dando certo. Vou tentar,e tentar...😁
Desde quinta à noite nao tenho me sentido bem e ontem passei o dia muito doente, sem forças pra nada. Minha mãe médica acha que é covid, então já estou isolada e provavelmente permanecerei por varias dias. No começo fiquei apavorada com a possibilidade de ficar sozinha, isolada de todos por tanto tempo, ainda mais passando pela frustração de um término. Mas agora estou aprendendo a dar novas respostas e criar novas condições que me possibilitem passar por esse momento bem sozinha comigo mesma. Ex. Falei pra minha ex que estava magoada, ao invés de continuar tratando a de forma seca em busca de acolhimento. Já me senti melhor ao desabafar em vez de engolir meus sentimentos. Tenho ligado pra amigas, visto filmes, escrito. Tem sido um bom momento pra entender porque sinto tanto medo de ficar sozinha, que buracos eu sou obrigada a encarar quando comigo mesma. Enfim, acho que dialogou bem com o seu vídeo. Obrigada, Manu.
"Você precisa de uma nova experiência para transformar..." O vivido na infância realmente impregna. As vezes tendemos a cair no 8 ou 80, buscar o mesmo ou o oposto. Mas só quando entendemos como ficou "apreendido" esse modo da gente funcionar é que damos o passo inicial. Entender que também obtivemos certo prazer e conforto mesmo no sofrimento. Se dar oportunidade para viver outras formas de se relacionar e de operar nos faz ter uma amplitude da vida.
2 года назад+22
Que delícia de vídeo! Estou num momento de fundo de poço, ou saindo dele, depois de experiências muito difíceis, perda de familiares, e lutos diversos que estão impactando minha vida profissional. Em alguns momentos parece que não vou achar saída, mas aos poucos estou encontrando recursos para criar a vida de um jeito diferente. Sair para o mundo e viver experiências tem sido fundamental para ampliar meu repertório e me fazer ver que talvez a vida não precise ser assim tão cretina.
Me identifiquei completamente. Como é difícil imaginar saídas na depressão. É uma luta diária pra conseguir continuar existindo. Muita força e serenidade para todas nós 💛
Essa semana tive uma resposta automatizada dessa, o que piorou tudo a situação. A sensação posterior de que teriam tantas outras ações mais pacíficas é bem frustrante.
manuuu obrigada, obrigada um milhao de vezes sem palavras pra definir o valor q seus videos , ensinamentos tem ,é como vc explicar o q acontece com a gente de forma q nem percebemos,n sabemos expressar nem pq, tenho encontrado tanta resposta pra td, em cada video uma coisa nova,ha uns anos q me acompanha o sentimento de q a melhor hora do meu dia era quando estava dormindo, e um vazio e tristeza, como uma preguiça de viver ao acordar , tipo como se por alguma sorte fosse ter a surpresa de n acoradr mais aqui sei la, e graças a alguns videos q vi , tem dias q n sinto mais isso, esse vazio, e olha q sou membro auto escrita e por desleixo ainda nem fiz o processo da primeira semana ainda ,mas sei q to no caminho certo e so questao de tp ... mt mt mt gratidao, te desejo td de melhor q a vida possa te retribuir!!
Quão libertador pdoe ser descobrir que a falha é parte inerente do caminhar, eu, você, todos nós vamos falhar, e essa é nossa chance, nossa possibilidade de aprendizado.
Se possível eu gostaria muito de te ouvir falando sobre nossos afetos no campo profissional. Pra mim é o campo em que eu tenho mais dificuldade de me encontrar. As vezes penso que se algo der errado nessa área, minha vida vai desmoronar. Outras penso que estou vivendo uma farsa.
Oi, Manu! Adorei o vídeo. Claramente, eu não sou a mesma pessoa que fui ontem, inclusive, mas eu não vejo o autoconhecimento como uma coisa assim tão limitada. O que eu, por exemplo, chamo de autoconhecimento, é o que vc chama de pesquisa (o que pode ser também, sem problema!). E essa pesquisa de si nunca termina. Nós, humanos, fazemos parte desse ecossistema que está constantemente em transformação. E não só a gente se transforma, claro, mas tudo aquilo que está à nossa volta se transforma...não é à toa que envelhecemos e ganhamos experiência rsrsrsrsrs. Por isso que atualmente, na minha opinião, viver é uma eterna novidade, mesmo que tenhamos a impressão que, por vezes, nossos dias são iguais. Até acho, humildemente, que essa concepção pode me ajudar a não me afundar totalmente em depressão, ainda que um quadro depressivo dependa de outras variáveis. O que vc fala aqui, de tentar, converge com o que a terapeuta com a qual me consulto fala. Antes, qualquer expectativa (necessidade) que fosse frustrada por um terapeuta me fazia desistir do processo. Hoje, eu e a minha mestra (kkkkkk) dialogamos sobre essas expectativas frustradas, e isso me faz continuar. Porque, afinal, assim como eu, o terapeuta sente raiva, se atrasa, muda de planos, enfim...e vamos seguindo nesse mundão doido, até que uma próxima "aventura" (situação) nos cause um trauma e possamos agir, e não reagir a ela. E, mesmo assim, com todas essas tentativas e erros/acertos, não estamos livres de termos reações ruins para nós mesmos e de adoecermos, e está tudo bem. É isso! Rs
Eu não sei se vai fazer sentido, mas seus ensinamentos serviram para eu refletir sobre meu trabalho. Sou fotógrafa e há um tempo percebi que eu não tenho "calma" em algumas situações que eu tenho que fotografar. Provavelmente eu entrei numa automatização e preciso mudar as circunstâncias pra mudar o jeito que fotografo.
16:08 (...) vc precisa de NOVAS experiências para transformar suas experiências ruins... Só se abrindo para o novo vc conseguirá de fato mudar! Enfim, coragem p enfrentar seus medos!
Rolou muito! Que vídeo incrível. Eu amo todos os vídeos deste canal, mas, este me afetou de uma maneira diferente haha provavelmente pelo momento de vida que estou vivenciando agora. Nunca tinha escutado um discurso tão acolhedor sobre tentativa e erro como este. Gratidão pelo seu trabalho, Emanuel.
Manu, estudo terapia do esquema (uma amplificação da tcc tradicional, onde ela falta) e ela fala muito sobre necessidades. Tudo que você fala conversa muito com o que estudamos haha Só gostaria de deixar aqui o nosso nome para esse automatismo, quando não temos nossas necessidades atendidas na infância adotamos estratégias não adaptativas para lidar com elas: os chamados Esquemas Iniciais Desadaptativos. Que genial sua fala! Vou usa-la com meus pacientes para psicoeducar sobre esquemas, você explicou maravilhosamente sem necessariamente dizer que é esquemas! Obrigada 🙏 (ps: a terapia do esquema nao é nada tirado do zero, ela bebe da psicanalise e da gestalt, por isso seu video se encaixou perfeitamente pela maneira como você explicou)
eu tambem estudo terapia do esquema! to terminando a faculdade de psi... manu e terapia do esquema são boas pedidas pra manter e entender nossa saude mental hahahaha 🧡
Fiquei pensando aqui se tem como não ir p vida. Uma das minhas angústias é essa, na verdade, mesmo quando quero parar, elaborar, postergar, ela continua me levando junto, continua acontecendo.
Eh incrivel, teu canal deveria ter Milhoes de views, nao porque acho que isso eh tudo na vida, mas eh porque a maioria dos canais parece que as pessoas tem um script pronto e todos eles falam a mesma coisa. Voce fala com uma Inteligencia e percepçao do ser humano mais logica. Quando assisto os videos eles me ajudam a perceber o que eu preciso fazer para melhor a minha vida como um todo!
Excelente, sempre trazendo informações profundas e esclarecedoras. Muito boa a percepção da pesquisa contínua de nós mesmos, pois estamos em constantes transformações diante das experiências da vida.
Manu, somos seres em transformação como tudo no universo, então auto-conhecimento não é conclusivo e sim uma jornada até o fim da vida. E teoria sem prática só gera conhecimento, a sabedoria vem da vivência❣🥰👁👣🍃✨💖
Manu, eu entendi que precisamos viver pra experimentar pra ir entendendo como responder pelos ás coisas. Mas eu gostaria q vc falasse um pouco sobre ferramentas (além da terapia) para trabalharmos diferentes possibilidades de reação pras coisas.
Necessariamente você vai falhar deveria ser o lema da maternidade/paternidade. Mas esse vídeo é muito importante para guiar o intuito de pais e mães que buscam causar o menor dano na vida de seus filhos. Se o dinheiro para terapia está garantido, por outro lado é reconfortante adotar um posicionamento como mãe a partir desse vídeo: Meu papel é aumentar as referências. Para que as crias possam ter um amplo repertório de alternartivas quando forem exercer suas individualidades. Gratiluz kkk. Ps: autoconhecimento é relevante para perceber as projeções que fazemos nos pequenos, possibilitando gerar alguma resposta melhor (não errada) que irá amplificar a automia deles enquanto seres ❤️
Obrigado pela ajuda para entendermo-nos. Se Deus quiser, e eu também, (contém ironia - rs) vou terminar meu livro que comecei como um processo de auto-escrita e vou colocar a seguinte dedicatória: "Prezad@ Oh Grande Engenheiro, espero que esteja bem (e olhando por nós) Comprei um produto chamado corpo, veio sem manual de instruções e não estou sabendo usar. Favor encaminhar em anexo para o meu cerebro. Certo de vossa atenção, antecipo meus agradecimentos Gabriel - um desesperado falando em nome da humanidade"
ROLOU! Rolou sim! Gratidão por mais uma dose de " êi! CONSTRUA CONDIÇÕES DE ELABORAÇÃO DE PENSAMENTO para permitir novos enfrentamentos e assim aumentar suas chances de respista"...É isso, não é? Acho que é por aí sim...🙂 Bora ir à campo! Não é moleza não, mas vc mostra que pode haver doçura no percurso.😏
Manu tem sido tão necessário ..... Um fluxo de pensamento que me identifico muito .... Claro que não chego nem perto desse capacidade dele de trabalho e complexidade..... Mas tem feito muito sentido pra mim. Sei que não mudei ainda .....mas percebo que aqui tenho um caminho. Obrigada Manu 🌻✨
Errar com consciência ou saber que está errando para se defender é a chave.Porque você não repete o padrão e pode seguir errando por outros caminhos...
Um dos poucos vídeos do Manu que não entendi de primeira. Vou assistir a outros vídeos pra ter mais repertório e voltar mais madura, pra absorver melhor o conteúdo.
O próprio começo do vídeo o Manu já nos dá um exemplo: Mentira que vou conseguir, mas vou tentar! Hahhaha Boa Manu! Que esse vídeo me de Coragem para seguir tentando sem o peso ou o medo de não conseguir! “Mas vou tentar” 😘🙏🏻
Obrigado!
tem uma história zen..
-Como faço pra me tornar sábio? -Com boas escolhas.
-Como fazer boas escolhas? -Com experiência.
-Como ter experiência? -Com más escolhas.
Um ensō literário e filosófico perfeito!
Tem que viver😄 acho que só a idade traz, talvez seja uma recompensa🤔
@@suzanabohrer não necessariamente... A gente pode ficar velho e, se não estiver atento, vai continuar igualzinho
Putz! Como eu só achei você agora?!!! Está sendo ótimo 😊
"Errar de novo, errar melhor" em busca de atender uma necessidade afetiva identificada. Tratar a importância do risco de viver e naturalizar o que a sociedade chama de erro...você consegue explicar sem clichê e com afeto que estamos aprendendo ao caminhar e que devemos sair da zona de estagnação que muitas vezes que leva à depressão. Obrigada por tanto.
Obrigada pelo texto resumido querida
Isso!
Mesmo não participando das lives, estou me auto escrevendo. Entendi vários comportamentos automatizados e estou respirando antes de reagir😄me tornei mais racional, menos dramática por que aprendi que as circunstâncias não podem moldar meu comportamento. O caminho do meio é o ponto mais alto do triângulo. Preciso encontrar uma saída mais adulta para dialogar e agir. É uma aprendizagem constante. Hoje sigo mais a intuição, antes duvidava dela. Aceitei que sou um oráculo, meus sonhos são premonitórios. Sei ler símbolos de forma intuitiva. Antes meu racional brigava com a intuição. Bom, percebo que estou viva por que estou me construindo sempre. ✨ Obrigada Manu teus vídeos são minha terapia. ❣️
Essa ideia de que não há a escolha correta ajuda a ter mais autocompaixão. Obrigado!
Concordo plenamente que é preciso ter experiências para tentar agir diferente, por isso não podemos ter medo da vida. Uma coisa que me ajudou bastante foi entender que a dor, a angústia que eu sentia no peito por amor a alguém, não era a falta desta pessoa e sim, a falta de respeito por mim mesma. Chegava a agir contra meus valores para manter meu objeto de desejo 🙄 o que doía em meu peito era a dor do meu auto abandono. Por isso que se conhecer tem o seu valor. Não que tu sofra menos, mas diferente. Reconhecer que a dor é tua faz a gente encarar o luto de cabeça erguida. Agora sabes que tem o poder de transforma lá em aprendizado e sentir que estás agindo na tua essência e honra. Seguir os seus valores - aqueles que te afetam e emocionam - é fundamental para agirmos dentro do nosso valor. Daí a vida fica menos cretina. Eu acredito no ser humano e que ele está em construção. Nossa espécie está evoluindo. Sempre haverá homens capazes de transformar a pior das circunstâncias em uma obra de arte poética e bela✨
Eu faço análise há 5 anos. Mudanças não são automáticas e nem rápidas por causa dos automatismos. Nós aprendemos a lidar com a vida de maneiras que estabeleceram caminhos de respostas cerebrais preferenciais, justamente porque o cérebro não curte gastar energia “criando” uma nova resposta. A criatividade é gasto de energia, e exige esforço nosso pra acontecer. Então, se uma pessoa não teve espaço pra se manifestar perante os pais e engole os sentimentos com comida, por exemplo, qualquer elevação de tensão vai fazer com que ela coma pra não se manifestar na vida e diante de outras pessoas, pq o cérebro entende que não pode se manifestar ali e que os sentimentos precisam ser anestesiados. O Manu foi maravilhoso nesse vídeo, pq mudar passa sim por estudar, mas o estudo de nada vale se a gente não se expõe no laboratório da vida. Ou seja, pra pessoa lá que comia diante do conflito, mesmo estudando muito, se ela não se expuser à situações de estresse, que vão exigir dela um posicionamento, ela não terá a oportunidade de lançar uma lupa sobre essas situações e mapear o próprio comportamento. Só assim ela terá a oportunidade de mostrar ao cérebro uma resposta mais criativa pro problema, que não necessariamente envolve comer compulsivamente. Mas, caso ela consiga uma resposta criativa, pra alguma situação específica, isso não necessariamente se tornará um automatismo, visto que o caminho cerebral de resposta primária está lá, e cabe à pessoa fazer essa vigilância constante para criar um novo caminho, melhor, mais criativo, para as situações de estresse. Então, nesse sentido, a psicanálise não cura ninguém, tendo em vista que os caminhos aprendidos na infância vão se repetir sempre, pq estão automatizados, justamente por terem dado certo pra pessoa na infância. Quebrar isso exige um esforço que é cansativo, e muitas vezes só queremos ficar quietos e isolados, lambendo a nossa ferida, pq se expor ao estresse é muito doloroso. Porém, não há como chegar à montanha sem caminhar na direção dela. Queremos sempre o caminho mais fácil, mas o caminho mais fácil é o que está automatizado no cérebro, e algumas vezes ele está nos leva em direção à morte, por ser muito nocivo.
Laura, muito bom seu comentário, ótimo exemplo o da compulsão alimentar... Acrescento a importância de sermos gentis conosco em todo esse processo, pq, como vc disse, um novo aprendizado não necessariamente se tornará automático... Muito obrigada 🙏
Esse vídeo veio numa hora muito necessária, estou desempregada há vários meses e após poucas entrevistas de emprego frustrantes eu desisti de procurar emprego já temendo a rejeição, esse vídeo veio para reforçar algo que um antiga psicóloga minha já tinha dito, mas você explicou de modo ampliado todo esse processo, muito obrigada por isso!
Um comentário engraçado: "na hora do risco a gente não lembra do Manu".
Bom estou eu ontem à noite em uma situação que se repete bastante no meu relacionamento. Fiquei com ciúmes de uma fulana específica que é muito amiga do meu namorado, mas que já tiveram um flerte no passado. Eu a princípio reagi como sempre. Na ameaça de abandono, eu me fecho e me isolo. Então liguei a tv pra me distrair do sentimento ruim e acabei caindo num vídeo do canal que falava de "abandono". Então no vídeo discutia-se aquela ideia do que a gente faz na ameaça de abandono. Foi quando eu percebi na hora como eu estava lidando com aquilo. O fato de eu me fechar e não comunicar o que estava acontecendo, e como a minha reação irritava meu namorado e como isso desgastava a nossa relação. Então eu realmente parei de me isolar e fui conversar com ele com calma. Eu literalmente lembre do Manu na hora da crise e consegui mudar minha resposta. O resultado não foi o melhor do mundo, já que meu namorado é bastante reativo em relação a assunto do ciúmes. Mas foi um pouco melhor do que tem sido até agora. No final eu vi que a situação toda foi um mal entendido e até pedi desculpas. E eu me sinto um pouco mais confiante em mim, e mais fortalecida no relacionamento.
Caralho eu acompanho esse canal desde 2019 e acredito q esse vídeo foi oq mais fez sentido pra mim
Essa ideia da "pesquisa sobre si mesmo" e não auto-conhecimento faz tanto sentido, e parece ser mesmo o único caminho., quando nos tratamos realmente como um ser ainda em processo de descoberta e revelação. É trabalho para uma vida inteira. "Perder-se também é caminho", tem sido o meu caminho, com muitas crises existenciais na travessia, pois há que ter nesse processo uma auto-compaixão com relação ao que tu disseste de que temos que perceber que aquela escolha que fizemos naquele momento era mesmo o que era possível de ser feito, era o que fazia sentido. O importante é a partir dessa experiência perceber e refletir e escolher o próximo trajeto a percorrer. É botar todas essas experiências e aprendizados na bagagem, tomar de verdade para si e seguir caminhando cada vez mais consciente e presente de si. Cada vídeo teu abre tantas portas e janelas, digo portas porque porque tenho atravessado por algumas e janelas pois ainda estou a ver desse lado, a assistir sem adentrar. Obrigada por tanto, Emanuel! Até já!
Muito bom esse vídeo, bateu com minha situação.
Já faz muito tempo, por inquietação mental e por auto-conhecimento, que
eu Edu, "manipulador de mim mesmo" em busca do(s) tal(is) ponto(s) de virada,
entrei num processo de "auto-escrita", "livre associação", e nem sabia que existia isso !
Comecei a anotar muita coisa, tipo Clarice Lispector: "Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever", tipo um "brain storm".
Ainda não conheço o método da auto-escrita, se um dia tiver tempo ... quem sabe.
Mas tenho aprendido muito com teus vídeos. Sempre fazendo ajustes, e em sessões terapeuticas
vi mesmo, que é bom acumular um pouco do auto-conhecimento, mas é necessário a ajuda de
um terapeuta, pois temos um feedback da "realidade" e mudamos mais rápido.
Bom, deixo comentada aqui, uma frase também de Clarice: "Em matéria de viver, nunca se pode chegar antes". Abraço. Bom fim de semana pra todos !
Adorei vc falando 200 palavras por minuto, prendeu todo meu déficit de atenção ahahaha
Eu nem piscava pra não perder nada
Rolou. Rolou muito.
Preciso sempre de um tempo para a digestão do seu conteúdo. Faz muito sentido a ideia de trauma e abertura de novas aprendizagem, novas formas de operar no mundo. Me veio à mente, a imagem do coração humano, de que a obstrução de uma artéria pode abrir novos caminhos para o sangue passar e o infarto não ser fulminante.
Rolou, muito, entendi tudo e te falo que é difícil sair da zona de conforto, a gente reclama, quer mudar mas realmente fica naquele mundinho particular mesmo quando as coisas não estão dando certo.
Vou tentar,e tentar...😁
Emanuel, nossa “relação” é sempre uma excelente escolha. Fico imensamente grata por você escolher expor suas reflexões. 🌻🙌🏻✨
Desde quinta à noite nao tenho me sentido bem e ontem passei o dia muito doente, sem forças pra nada. Minha mãe médica acha que é covid, então já estou isolada e provavelmente permanecerei por varias dias. No começo fiquei apavorada com a possibilidade de ficar sozinha, isolada de todos por tanto tempo, ainda mais passando pela frustração de um término. Mas agora estou aprendendo a dar novas respostas e criar novas condições que me possibilitem passar por esse momento bem sozinha comigo mesma. Ex. Falei pra minha ex que estava magoada, ao invés de continuar tratando a de forma seca em busca de acolhimento. Já me senti melhor ao desabafar em vez de engolir meus sentimentos. Tenho ligado pra amigas, visto filmes, escrito. Tem sido um bom momento pra entender porque sinto tanto medo de ficar sozinha, que buracos eu sou obrigada a encarar quando comigo mesma. Enfim, acho que dialogou bem com o seu vídeo. Obrigada, Manu.
"Você precisa de uma nova experiência para transformar..."
O vivido na infância realmente impregna. As vezes tendemos a cair no 8 ou 80, buscar o mesmo ou o oposto. Mas só quando entendemos como ficou "apreendido" esse modo da gente funcionar é que damos o passo inicial. Entender que também obtivemos certo prazer e conforto mesmo no sofrimento. Se dar oportunidade para viver outras formas de se relacionar e de operar nos faz ter uma amplitude da vida.
Que delícia de vídeo! Estou num momento de fundo de poço, ou saindo dele, depois de experiências muito difíceis, perda de familiares, e lutos diversos que estão impactando minha vida profissional. Em alguns momentos parece que não vou achar saída, mas aos poucos estou encontrando recursos para criar a vida de um jeito diferente. Sair para o mundo e viver experiências tem sido fundamental para ampliar meu repertório e me fazer ver que talvez a vida não precise ser assim tão cretina.
Estou num momento parecido meio sem rumo com a perda do meu filho num acidente, revendo meus papéis no mundo ..... Força sempre ❤️
Vai dar tudo certo para nós!
@@taniacarbone2144 um abraço forte
@@PIMOSUNIDOS mto obrigada um abraço pra vc tbm ❤️
Me identifiquei completamente. Como é difícil imaginar saídas na depressão. É uma luta diária pra conseguir continuar existindo. Muita força e serenidade para todas nós 💛
Essa semana tive uma resposta automatizada dessa, o que piorou tudo a situação. A sensação posterior de que teriam tantas outras ações mais pacíficas é bem frustrante.
Boa tarde Emanuel. A cada tentativa, erramos, e tentamos fazer o melhor que podemos. É uma verdade, eu agradeço pela sua análise. Grato!!
Já assisti esse vídeo umas 10 vezes...
manuuu obrigada, obrigada um milhao de vezes sem palavras pra definir o valor q seus videos , ensinamentos tem ,é como vc explicar o q acontece com a gente de forma q nem percebemos,n sabemos expressar nem pq, tenho encontrado tanta resposta pra td, em cada video uma coisa nova,ha uns anos q me acompanha o sentimento de q a melhor hora do meu dia era quando estava dormindo, e um vazio e tristeza, como uma preguiça de viver ao acordar , tipo como se por alguma sorte fosse ter a surpresa de n acoradr mais aqui sei la, e graças a alguns videos q vi , tem dias q n sinto mais isso, esse vazio, e olha q sou membro auto escrita e por desleixo ainda nem fiz o processo da primeira semana ainda ,mas sei q to no caminho certo e so questao de tp ... mt mt mt gratidao, te desejo td de melhor q a vida possa te retribuir!!
Quão libertador pdoe ser descobrir que a falha é parte inerente do caminhar, eu, você, todos nós vamos falhar, e essa é nossa chance, nossa possibilidade de aprendizado.
PQP!!!! A minha mente fica fervilhando com os banquetes de informações do Manu 😀😆
Se possível eu gostaria muito de te ouvir falando sobre nossos afetos no campo profissional. Pra mim é o campo em que eu tenho mais dificuldade de me encontrar. As vezes penso que se algo der errado nessa área, minha vida vai desmoronar. Outras penso que estou vivendo uma farsa.
Simmmmm tbm sinto igual
Sensacional, mais didático impossível 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Já tô na terceira vez assistindo esse vídeo tomara que entenda
Rolou muito! Esta aula ampliou minha visão e ajuda a organizar tanta confusão. Terminei com a certeza de que ainda vou fazer terapia...
Saiba. Suas lives ou vídeos do RUclips são acolhimento. Pode acreditar 🙏
Coisas que a gente ouve outros psicólogos falarem mas que o Manu destrincha cada partícula pra que tudo fique extremamente claro ✨❤️
Oi, Manu! Adorei o vídeo. Claramente, eu não sou a mesma pessoa que fui ontem, inclusive, mas eu não vejo o autoconhecimento como uma coisa assim tão limitada. O que eu, por exemplo, chamo de autoconhecimento, é o que vc chama de pesquisa (o que pode ser também, sem problema!). E essa pesquisa de si nunca termina. Nós, humanos, fazemos parte desse ecossistema que está constantemente em transformação. E não só a gente se transforma, claro, mas tudo aquilo que está à nossa volta se transforma...não é à toa que envelhecemos e ganhamos experiência rsrsrsrsrs. Por isso que atualmente, na minha opinião, viver é uma eterna novidade, mesmo que tenhamos a impressão que, por vezes, nossos dias são iguais. Até acho, humildemente, que essa concepção pode me ajudar a não me afundar totalmente em depressão, ainda que um quadro depressivo dependa de outras variáveis. O que vc fala aqui, de tentar, converge com o que a terapeuta com a qual me consulto fala. Antes, qualquer expectativa (necessidade) que fosse frustrada por um terapeuta me fazia desistir do processo. Hoje, eu e a minha mestra (kkkkkk) dialogamos sobre essas expectativas frustradas, e isso me faz continuar. Porque, afinal, assim como eu, o terapeuta sente raiva, se atrasa, muda de planos, enfim...e vamos seguindo nesse mundão doido, até que uma próxima "aventura" (situação) nos cause um trauma e possamos agir, e não reagir a ela. E, mesmo assim, com todas essas tentativas e erros/acertos, não estamos livres de termos reações ruins para nós mesmos e de adoecermos, e está tudo bem. É isso! Rs
"Falhar de novo, falhar melhor" e lá vamos nós..
Que preciosidade! O melhor vídeo de todos os tempos
Quero automatizar a voltar sempre para este vídeo 😅
Obrigadaaaa Manu!!! 💛✨️
"A vida pede coragem"
Eu não sei se vai fazer sentido, mas seus ensinamentos serviram para eu refletir sobre meu trabalho. Sou fotógrafa e há um tempo percebi que eu não tenho "calma" em algumas situações que eu tenho que fotografar. Provavelmente eu entrei numa automatização e preciso mudar as circunstâncias pra mudar o jeito que fotografo.
16:08 (...) vc precisa de NOVAS experiências para transformar suas experiências ruins... Só se abrindo para o novo vc conseguirá de fato mudar!
Enfim, coragem p enfrentar seus medos!
Muito bom, Manu! Esse vídeo foi um dos momentos mais esclarecedores da minha vida 😅💚
que paz senti ao ver esse vídeo. obrigada!
Emanuel: muito obrigada!
Que experiência boa assistir os vídeos do Manu
Rolou muito! Que vídeo incrível. Eu amo todos os vídeos deste canal, mas, este me afetou de uma maneira diferente haha provavelmente pelo momento de vida que estou vivenciando agora.
Nunca tinha escutado um discurso tão acolhedor sobre tentativa e erro como este.
Gratidão pelo seu trabalho, Emanuel.
Manu, estudo terapia do esquema (uma amplificação da tcc tradicional, onde ela falta) e ela fala muito sobre necessidades. Tudo que você fala conversa muito com o que estudamos haha Só gostaria de deixar aqui o nosso nome para esse automatismo, quando não temos nossas necessidades atendidas na infância adotamos estratégias não adaptativas para lidar com elas: os chamados Esquemas Iniciais Desadaptativos. Que genial sua fala! Vou usa-la com meus pacientes para psicoeducar sobre esquemas, você explicou maravilhosamente sem necessariamente dizer que é esquemas! Obrigada 🙏 (ps: a terapia do esquema nao é nada tirado do zero, ela bebe da psicanalise e da gestalt, por isso seu video se encaixou perfeitamente pela maneira como você explicou)
eu tambem estudo terapia do esquema! to terminando a faculdade de psi... manu e terapia do esquema são boas pedidas pra manter e entender nossa saude mental hahahaha 🧡
@@fabio3820 Que legal Fabio!! Já iniciará a prática clinica com um ótimo aparato 👏👏👏
Fiquei pensando aqui se tem como não ir p vida. Uma das minhas angústias é essa, na verdade, mesmo quando quero parar, elaborar, postergar, ela continua me levando junto, continua acontecendo.
Alguém dizendo coisas que fazem sentido. Muito obrigada!
Emanuel, vc é massa!!☀️☀️
A vida é movimento!
Que show de vídeo Emanuel! Muito obrigada!
Eh incrivel, teu canal deveria ter Milhoes de views, nao porque acho que isso eh tudo na vida, mas eh porque a maioria dos canais parece que as pessoas tem um script pronto e todos eles falam a mesma coisa. Voce fala com uma Inteligencia e percepçao do ser humano mais logica. Quando assisto os videos eles me ajudam a perceber o que eu preciso fazer para melhor a minha vida como um todo!
Amo esse canal. Eu sinto confiança no Emanuel.Cada vez que eu tento olhar outro canal de auto ajuda eu sempre volto pra ca.
Que lindo!!!!
Excelente, sempre trazendo informações profundas e esclarecedoras. Muito boa a percepção da pesquisa contínua de nós mesmos, pois estamos em constantes transformações diante das experiências da vida.
Manu, somos seres em transformação como tudo no universo, então auto-conhecimento não é conclusivo e sim uma jornada até o fim da vida. E teoria sem prática só gera conhecimento, a sabedoria vem da vivência❣🥰👁👣🍃✨💖
Manu, eu entendi que precisamos viver pra experimentar pra ir entendendo como responder pelos ás coisas. Mas eu gostaria q vc falasse um pouco sobre ferramentas (além da terapia) para trabalharmos diferentes possibilidades de reação pras coisas.
Essa verdade de que quando eu tentar eu vou falhar me conforta pois me sinto mais humano.
já gastei tudo que tinha, busquei ajuda pra essa mudança, terapias, esportes, estudos, ajuda do alto e autoajuda... não sei mais o que fazer
Que vídeo sensacional.
Obrigada! São aulas de conhecimentos que nos ajuda a busca do equilíbrio!❤️🌹
Acabei de conhecer seu canal. Adorei o conteúdo e sua forma de colocar as coisas. Mais um inscrito.
Sensacional explicação, parabéns e obrigado
Obrigada 🙏
Adorei esse vídeo! Me ajudou a entender melhor a importância do desconforto ✨
Necessariamente você vai falhar deveria ser o lema da maternidade/paternidade. Mas esse vídeo é muito importante para guiar o intuito de pais e mães que buscam causar o menor dano na vida de seus filhos. Se o dinheiro para terapia está garantido, por outro lado é reconfortante adotar um posicionamento como mãe a partir desse vídeo: Meu papel é aumentar as referências. Para que as crias possam ter um amplo repertório de alternartivas quando forem exercer suas individualidades. Gratiluz kkk. Ps: autoconhecimento é relevante para perceber as projeções que fazemos nos pequenos, possibilitando gerar alguma resposta melhor (não errada) que irá amplificar a automia deles enquanto seres ❤️
Eu fico de boca aberta
Manu, esse foi o vídeo mais importante da história do canal :)
Obrigado pela ajuda para entendermo-nos.
Se Deus quiser, e eu também, (contém ironia - rs) vou terminar meu livro que comecei como um processo de auto-escrita e vou colocar a seguinte dedicatória:
"Prezad@ Oh Grande Engenheiro, espero que esteja bem (e olhando por nós)
Comprei um produto chamado corpo, veio sem manual de instruções e não estou sabendo usar.
Favor encaminhar em anexo para o meu cerebro.
Certo de vossa atenção, antecipo meus agradecimentos
Gabriel - um desesperado falando em nome da humanidade"
adorei. obrigada!
ROLOU! Rolou sim! Gratidão por mais uma dose de " êi! CONSTRUA CONDIÇÕES DE ELABORAÇÃO DE PENSAMENTO para permitir novos enfrentamentos e assim aumentar suas chances de respista"...É isso, não é? Acho que é por aí sim...🙂
Bora ir à campo! Não é moleza não, mas vc mostra que pode haver doçura no percurso.😏
Agradeço por estares aqui somando muito muito muito!🙏 Ja contribuiu com uma luz importante na minha jornada.
Sem tentar não tem como Mudar!
Tô impactada com este vídeo. Curtindo e compartilhando em 3,2,1..😉🤜🏼🤛🏼
Bom dia Manu! Rico conteúdo, valeu! Obrigada!!
Manu tem sido tão necessário ..... Um fluxo de pensamento que me identifico muito .... Claro que não chego nem perto desse capacidade dele de trabalho e complexidade..... Mas tem feito muito sentido pra mim. Sei que não mudei ainda .....mas percebo que aqui tenho um caminho. Obrigada Manu 🌻✨
meu deus você é tao inteligente!
Nossa,bom demais ouvir isso hoje,Manu! Obrigada pelo vídeo!
Errar com consciência ou saber que está errando para se defender é a chave.Porque você não repete o padrão e pode seguir errando por outros caminhos...
Gratidao pelos videos🇧🇷❤🤙🏻
BOOOOM 🤯🤯🤯
Super rolou!!! 👏🏻👍🏻 Reflexões necessárias para a mudança constante! Obrigada por seu trabalho, Emanuel!!! 😘
Videon simplesmente maravilhoso!! Era exatamente o que eu precisava ouvir hoje, no momento de vida em que estou. Obrigada!!! ❤️🙏
Obrigada
Seus vídeos são fantásticos.👏🏼👏🏼👏🏼
Muito bom
Boa d+ professor!!! Sendo assim, fica mais facil acolher as coisas q "dao errado"
Sempre reflexões maravilhosas, Emanuel obrigada!
Esse vídeo é perfeito!
Amoooo
Emanuel, QUE VÍDEO FODA!
Que vídeo incrível!
Super!!!!!!!!!
Kkkkkk,,,,muito boa o início do video, muita ironia
Qto mais erra, mais chance de acertar. Hehehe errem rápido pra acertar rápido
Oi, Manu. Conheci o canal a pouco tempo e estou adorando.😊😍 Queria saber se é possível fazer um vídeo com o tema "Perfeccionismo". Desde já agradeço.
Um dos poucos vídeos do Manu que não entendi de primeira. Vou assistir a outros vídeos pra ter mais repertório e voltar mais madura, pra absorver melhor o conteúdo.
O próprio começo do vídeo o Manu já nos dá um exemplo: Mentira que vou conseguir, mas vou tentar! Hahhaha Boa Manu! Que esse vídeo me de Coragem para seguir tentando sem o peso ou o medo de não conseguir! “Mas vou tentar” 😘🙏🏻
Manu, esse jazz na hora do Índice tá muito alto, amigo! Baixa um pouquinho na próxima
Gostei de vc.* Ganhou uma inscrita .
Rolou!! :)
Rolou!