Que entrevista maravilhosa! Deveria ser mostrada nas escolas para entender o que somos e a importância da diversidade para aprendermos que os valores sociais são pautados não só num único conhecimento, mas na soma de muitos e, daí, identificar nossa identidade nacional e o que é ser "brasileiras e brasileiros". Paulo Freire, que é criticado e ridicularizado por muitos, tinha uma visão genial sobre a educação social de agregação e respeito de um saber com o outro e, infelizmente, o "folclorizaram" como apenas um comunista. Precisamos ouvir mais com EQUANIMIDADE para realmente crescermos.
Uma ótima entrevista , sou descendente de Tupi por parte de mãe minha avó era filha de índios e a cultura se perdeu , só consegui fazer um resgate pelas ervas que estudei, tenho muito orgulho da minha origem, e acho linda a forma que o Kaká poe as coisas , os pingos nos iis o índio sempre foi visto como o "selvagem" , mas na verdade quem prova ser o " selvagem" , que vive da forma não organizada e nem civilizada individualista , egoísta e ignorante que não respeita e não agrega nada e o próprio homem branco que acha que destrói pra construir depois, mas não sabe que está destruindo a ele e suas gerações.
Aproveito esse programa para fazer um grito de alerta ao mundo inteiro para que nos ajudem a salvar os povos nativos e as florestas brasileiras. Em 2021 vivemos um caos total em nosso País. Por favor, nos ajudem!!!
Realmente, a inserção da cultura indígena nas escolas e universidades contribui para desmistificar a visão arcaica dos povos indígenas. Precisamos mostrar para as crianças e jovens que esses povos contribuem grandemente para o nosso desenvolvimento por meio das artes, músicas, literaturas, línguas etc. Nas ciências.
Excelente a iniciativa da TV Cultura em trazer a público esse tema de enorme importância. É preciso reformar a compreensão do processo histórico sofrido pelos povos indígenas com a chegada dos europeus ao continente americano, e mais especificamente às áreas ocupadas pelo Brasil. Os indígenas não são piores nem melhores que os europeus, não são menos nem mais inteligentes que os invasores de suas terras (romanticamente chamados de pioneiros ou desbravadores) e merecem que sua cultura e valores sejam respeitados como todos os demais. A riqueza não torna o homem superior aos demais, tampouco a tecnologia ou a ciência. Muitas vezes os torna piores. Dar lugar aos indígenas em nossa sociedade e reconhecer que eles também têm o que nos ensinar tornaria nossa sociedade mais humana e inclusiva.
entrevista maravilhosa!!! Muito esclarecedora e de suma importância para a população brasileira, além de nos mostrar um pouco mais da visão indígena. kaka Wera maravilhoso!!!
Fiquei muito feliz em descobrir esse vídeo. Riquíssimo para revermos nosso conceitos sobre a nossa falta de conhecimento sobre os verdadeiros BRASILIANOS
Ótimo programa, parabéns a todos. FALTOU: o tema da emancipação política. Afinal, índio vota ? e pode ser votado ?? Quais as comunidades indígenas estão aptas a votar ? Quais os critérios para que um indígena de aldeia tenha seu título de eleitor ? Quais os critérios para que um indígena de aldeia possa ser eleito ?
Entrevista esclarecedora, coerente. A falta do entendimento da essência do outro, de sua cultura, suas crenças vem gerando durante séculos conflitos sociais e destruição da natureza baseados na lógica do poder pelo poder. Se olharmos para trás e analisarmos os modelos indígenas, que tiravam da terra o suficiente para sua sobrevivência sem destruir, seríamos outro tipo de sociedade, mais justa e harmoniosa. É só olharmos ao nosso redor, para comprovarmos que nosso modelo predatório não se sustentará. A crescente poluição do ar, do solo, das águas, desmatamento desregrado, a falta de valores humanos, sociais e políticos, nos dizem muito de como será o futuro dos homens e do planeta.... incerto, desastroso.....
Excelente, temas como este com entrevistados inteligentes devem aparecer mais no programa e deixar um pouco Brasilia de lado, parabéns. Espero ver mais pluralidade no Roda Viva
A cultura europeia dominou o mundo ocidental não por ser a melhor, mas pela força e pela agressividade. Um remédio natural indígena tem a mesma eficácia ou é até melhor que os da indústria farmacêutica, se considerarmos os males que a população indígena era vítima antes da chegada dos europeus. Vivemos no Brasil e sabemos mais da mitologia greco-romana que da rica mitologia indígena, povos indígenas sabem a época propícia para a pesca por exemplo através da Astronomia, os indígenas têm sua própria visão de mundo, mas nosso etnocentrismo nos faz crer que a nossa cultura (a que nos foi imposta) é a melhor, e nisso o nosso planeta está cada vez mais esgotado, à beira de um colapso. Aí eu quero ver a tecnologia resolver quando a Natureza der um basta...
Cesar Tiossi mas é aí? os indígenas não tem a sua parcela na nossa cultura.? eu quero entender pq diminuindo o índio e desmitificando ele. agrega no debate
Muito pouco tempo. Como imediatistas modernos não entendemos o tempo indígena. Campanha eleitoral em 20 segundos ? Nossa preguiça julgadora nos obrigou a chama los de preguiçosos por muito tempo e só perdemos tempo. Que venha o Parlamentarismo!!!
O homem "civilizado" deveria aprender mais com o saber dos indígenas. Fortunas poderiam ser economizadas com a despoluição de rios e mares se a natureza fosse respeitada da mesma forma que fazem os indígenas. Em vez de gastar milhões para sustentar vagabundos em presídios, o Brasil poderia gastar para melhorar as condições de vida das populações indígenas.
Você precisa conhecer uma aldeia de verdade, onde o cacique anda de 4x4, tem Sky, internet e telefone via satélite, enquanto permite a extração de madeira e o garimpo ilegal, ou como a Raposa Serra do Sol, onde milhares de índios desempregados formaram uma enorme favela, tudo em nome da "preservação ambiental".....
marcelododox Refiro-me à regra, e não à exceção. As favelas e alcoolismo surgiram após o governo demarcar a reserva Raposa Serra do Sol, expulsando os arrozeiros. Até aí havia coexistência.
em geral quem fala "vc precisa conhecer uma aldeia 'de verdade' com sky, 4x4, etc" nunca esteve perto ou conheceu um indígena de verdade muito menos pôs os pés em aldeia na vida. não repitamos a imagem derturpada que algumas pessoas ainda insistem em tentar passar dos índios brasileiros.
Os índios brasileiros são massa de manobra nas mãos da esquerda desde sempre. É só ver quem está na Funai... Por isso estão bem fudidos... Exceção feita aos povos do alto Xingú, que vendem madeira, ouro e pedras preciosas... Quanto ao meu conhecimento, estou cagando pro que acham... Quem acredita no mito do bom selvagem não merece meu tempo.
Q bizarra esse paredão de gente branca p entrevistar um indígena. E Que coisa boa q me dá ter esse estranhamento! ❤ Mais estranho ainda é ver gente da JP… esse povo se perdeu… e eu ouvia esse povo… 😕
Uma grande entrevista onde podemos ver um pouco da riqueza dos sentimentos e conhecimentos indígenas. Ver como o poder do maior influencia na destruição dessas origens mais humildes que tem muito a transmitir de seus saberes sobre a natureza e sobre o próprio ser humano exemplos vividos por eles mesmos!! Estamos com muito atraso no tempo!! zeli sandrini lotin
Muita hipocrisia, pois os povos indígenas fala tanto em preconceito racial e eles mesmo discrimina os irmãos mestiços. Eu por exemplo que sou filho de pai branco e mãe Indígena, nunca foi aceito por eles e todos me trata como se fosse um tuberculoso. Pergunta o porque eles também não luta por igualdade pelo irmão mestiço? eles negam seus irmãos sangue, não tem moral alguma para falar em preconceito.
O que é o verde do Partido Verde senão a nova cor do vermelho do communismo. Communista preocupado com ecologia é a segunda piada do século. Só sendo muito alienado para não perceber isso. Num país de ignorantes isso passa.
"cala a boca e vai estudar". "cala a boca e vai conhecer as tribos indígenas de São Paulo, Minas, Santa Catarina". "cala a boca e vai conhecer a amazônia."
Esse cara propõe que o estado deve ensinar através das escolas o "ensino das contribuições indígenas na formação cultural brasileira". Eu não entendo como tem gente que ainda apoia isso... O cara propõe que o estado tem que (como se não bastasse) empurrar goela a baixo das crianças/adolescentes MAIS UMA MATÉRIA que não serve pra nada, a não ser influencia-las a ter a tal da "conscientização da sociedade" em relação aos índios, ou seja o cara usa o estado pra obrigar pessoas a estudar O QUE ELE QUER QUE AS PESSOAS APRENDAM PRA BENEFICIAR A "CLASSE" DELE, que são os indígenas. Dai vem todo o papinho que "eles já estão aqui há 99999 anos", etc... Tinha quer ser simples essa parada de ensino, tem gente querendo aprender sobre cultura indígena nas escolas? então põe lá, agora e se não tiver? Não tem procura não tem oferta simples assim, chega de empurrar coisa goela a baixo das pessoas.
Leo Costa filhinho vai agregar cultura pra vc , vc tem sangue índio negro e branco nas veias todos temos, e imprescindível que saibamos de nossos ancestrais , se não fossem eles não estaríamos aqui.
@Leo Costa você diz "chega de empurrar coisa goela abaixo das pessoas", mas aí eu te questiono no sentido que, quando estamos no período de escolarização, aprendemos que o Brasil se inicia em 1500 com Cabral, mas o problema é que essa era/é uma visão totalmente eurocêntrica da situação oriunda das grandes navegações portuguesas do século XV. Então quer dizer que, falando historicamente, só conta de 1500 pra frente? Veja, essa narrativa tradicional de ensino é focada totalmente na História de Portugal e por muito tempo a gente só estuda perspectivas histórica pela via europeia, ou seja, a História indígena anterior ao "descobrimento" quase não tem valia por essa ótica, e até hoje por alguns, é ecoada, fazendo também essa História portuguesa iniciada nas navegações também ser "empurrada goela abaixo" de nossos estudantes. Toda cultura é rica, única e se possível deveriam ser todas alvo de estudo, tanto a indígena, africana, europeia, asiática do oriente médio e todas outras mais que forem possíveis de ser ter acesso. Olhar só por uma única perspectiva cultural é um ato muito pobre comparado a toda pluralidade que temos no mundo. Se eles já estavam aqui antes dos portugueses, porque só ter um ensino/viés único eurocentrista? Desse modo, não devemos nunca tentar "passar uma borracha" e ignorar a representação e a contribuição importante e preciosa da cultura indígena para o nosso país. Toda e qualquer cultura tem suas características próprias e merecem respeito e devem ter o direito e a possibilidade de serem acessadas por todos nós, é nosso legado como humanidade. Não existe História melhor ou pior, História é História e deve ser respeitada, ensinada, debatida e sempre que possível devemos tirarmos algum aprendizado reflexivo sobre qual temática. A História do mundo e suas diversas perspectivas e narrativas, são muito ricas e plurais para serem ensinadas sempre por um único viés. Portanto, por esse motivo, o engajamento dele, Kaká Werá é importante. E, para terminar, você disse que, "essa parada de ensino tinha que ser simples", mas saiba que, quando trata-se de História, Ensino e Cultura, essas são coisas que nunca, jamais e em tempo algum serão simples, pois são gigantescamente plurais, por isso, novamente, reforço que, todas devem ser estudadas e respeitadas.
Quanta burrice, quanto mais conhecimento melhor. O que não faz sentido é só estudar Europa e ignorar África e Brasil pré colonial. Supremacia branca na grade curricular? Só os brancos europeus fizeram parte do passado de nossa história?
Porque demorei 7 anos para ver essa entrevista, maravilhoso ver como o Kaká quebra paradigmas existentes na nossa sociedade!
Que entrevista maravilhosa! Deveria ser mostrada nas escolas para entender o que somos e a importância da diversidade para aprendermos que os valores sociais são pautados não só num único conhecimento, mas na soma de muitos e, daí, identificar nossa identidade nacional e o que é ser "brasileiras e brasileiros". Paulo Freire, que é criticado e ridicularizado por muitos, tinha uma visão genial sobre a educação social de agregação e respeito de um saber com o outro e, infelizmente, o "folclorizaram" como apenas um comunista. Precisamos ouvir mais com EQUANIMIDADE para realmente crescermos.
Uma ótima entrevista , sou descendente de Tupi por parte de mãe minha avó era filha de índios e a cultura se perdeu , só consegui fazer um resgate pelas ervas que estudei, tenho muito orgulho da minha origem, e acho linda a forma que o Kaká poe as coisas , os pingos nos iis o índio sempre foi visto como o "selvagem" , mas na verdade quem prova ser o " selvagem" , que vive da forma não organizada e nem civilizada individualista , egoísta e ignorante que não respeita e não agrega nada e o próprio homem branco que acha que destrói pra construir depois, mas não sabe que está destruindo a ele e suas gerações.
👏👏
Votei nele em 2014, pena que recebeu tão poucos votos =(
Infelizmente ainda temos poucos candidatos indígenas ..
Aproveito esse programa para fazer um grito de alerta ao mundo inteiro para que nos ajudem a salvar os povos nativos e as florestas brasileiras.
Em 2021 vivemos um caos total em nosso País.
Por favor, nos ajudem!!!
Realmente, a inserção da cultura indígena nas escolas e universidades contribui para desmistificar a visão arcaica dos povos indígenas. Precisamos mostrar para as crianças e jovens que esses povos contribuem grandemente para o nosso desenvolvimento por meio das artes, músicas, literaturas, línguas etc. Nas ciências.
Momento histórico. Parabéns Roda Viva.
Como não amar? A cultura indígena é belíssima!
Excelente a iniciativa da TV Cultura em trazer a público esse tema de enorme importância. É preciso reformar a compreensão do processo histórico sofrido pelos povos indígenas com a chegada dos europeus ao continente americano, e mais especificamente às áreas ocupadas pelo Brasil. Os indígenas não são piores nem melhores que os europeus, não são menos nem mais inteligentes que os invasores de suas terras (romanticamente chamados de pioneiros ou desbravadores) e merecem que sua cultura e valores sejam respeitados como todos os demais. A riqueza não torna o homem superior aos demais, tampouco a tecnologia ou a ciência. Muitas vezes os torna piores. Dar lugar aos indígenas em nossa sociedade e reconhecer que eles também têm o que nos ensinar tornaria nossa sociedade mais humana e inclusiva.
Excelente o seu comentário, Fernando.
entrevista maravilhosa!!! Muito esclarecedora e de suma importância para a população brasileira, além de nos mostrar um pouco mais da visão indígena.
kaka Wera maravilhoso!!!
Fiquei muito feliz em descobrir esse vídeo. Riquíssimo para revermos nosso conceitos sobre a nossa falta de conhecimento sobre os verdadeiros BRASILIANOS
Grande liderança!
Toda a força ao trabalho de Kaká Werá!
parabéns pelo programa. que o roda viva continue dando espaço para a pluralidade de vozes e de subjetividades.
Kaká, liderança grandiosa. Explicações incríveis e necessárias!
Magníficas colocações do Kaká Werá, iluminadas!
Salve!! Te amo
Resgatar princípios e valores ancestrais para curar o Brasil e a todos nos
ótima entrevista! Obrigada, Kaká Werá!! Temos muito o que aprender com os povos originários!
Aprendi muito, principalmente a respeitar mais os povos indígenas...precisa mais tempo e espaço para o universo indigena
Grande aprendizado! Gratidão!
utilidade pública todo esse conhecimento! parabbéns
Muito bom programa! Estou esperando agora a entrevista com a Sônia Guajajara! Outra conhecedora profunda da cultura e luta dos povos originários!
Que bancada mais diversa do Roda Viva (contém ironia). Ainda bem que a realidade atual é outra!
Kaká humildade simples é uma pesquisador e trata todos da mesma forma.
Ótimo programa, parabéns a todos.
FALTOU: o tema da emancipação política.
Afinal, índio vota ? e pode ser votado ??
Quais as comunidades indígenas estão aptas a votar ?
Quais os critérios para que um indígena de aldeia tenha seu título de eleitor ?
Quais os critérios para que um indígena de aldeia possa ser eleito ?
Você é muito querido Kaká
Te amo
Amei a entrevista com kaka werá hj dia 24 de julho 2022
Vim parar aqui por causa do curso do Renato Noguera e já vou pegar o meu bloquinho de anotações porque essa entrevista é uma aula.
Qual curso, por favor? Também quero fazer
@@Teobaldo_____ı foi pela Casa do Saber, há dois 2 anos atrás
muito bom.
muito bom de verdade.
muito bonito....
Entrevista esclarecedora, coerente. A falta do entendimento da essência do outro, de sua cultura, suas crenças vem gerando durante séculos conflitos sociais e destruição da natureza baseados na lógica do poder pelo poder. Se olharmos para trás e analisarmos os modelos indígenas, que tiravam da terra o suficiente para sua sobrevivência sem destruir, seríamos outro tipo de sociedade, mais justa e harmoniosa. É só olharmos ao nosso redor, para comprovarmos que nosso modelo predatório não se sustentará. A crescente poluição do ar, do solo, das águas, desmatamento desregrado, a falta de valores humanos, sociais e políticos, nos dizem muito de como será o futuro dos homens e do planeta.... incerto, desastroso.....
A Terra é nossa mãe. E isso não é uma metáfora. Aos 48:27
Grande sábio Kaká Wera!
Agora sim, vamos pra cima Brasilziiziiiziiiziiil.
Excelente, temas como este com entrevistados inteligentes devem aparecer mais no programa e deixar um pouco Brasilia de lado, parabéns. Espero ver mais pluralidade no Roda Viva
74 ativistas mortos em tão pouco tempo. É preciso envolvimento .
Eduardo Viveiros de Castro no Roda Viva, QUANDO?
sim!
A cultura europeia dominou o mundo ocidental não por ser a melhor, mas pela força e pela agressividade. Um remédio natural indígena tem a mesma eficácia ou é até melhor que os da indústria farmacêutica, se considerarmos os males que a população indígena era vítima antes da chegada dos europeus. Vivemos no Brasil e sabemos mais da mitologia greco-romana que da rica mitologia indígena, povos indígenas sabem a época propícia para a pesca por exemplo através da Astronomia, os indígenas têm sua própria visão de mundo, mas nosso etnocentrismo nos faz crer que a nossa cultura (a que nos foi imposta) é a melhor, e nisso o nosso planeta está cada vez mais esgotado, à beira de um colapso. Aí eu quero ver a tecnologia resolver quando a Natureza der um basta...
Luiz Velho sabias palavras.
Eu votaria nele se fosse de São Paulo.
Mais alguém tá assistindo porque o professor passou?
O mito do bom selvagem é apenas isso, um mito.
Cesar Tiossi mas é aí? os indígenas não tem a sua parcela na nossa cultura.? eu quero entender pq diminuindo o índio e desmitificando ele. agrega no debate
Diminuir o índio? Entendeu errado. Não podemos diminuir nossa cultura.
saudade do Juruna
Ainda usavam essa abertura arcaica
Kaká Werá > Candidato a Deputado Federal em 2018! número: 1899, partido Rede Sustentabilidade!
Aaaah que ódio um vídeo de 1 hora e eu ainda tenho q fzr um resumo pra atividade
iluminado só isso que tenho a dizer
Muito pouco tempo. Como imediatistas modernos não entendemos o tempo indígena. Campanha eleitoral em 20 segundos ? Nossa preguiça julgadora nos obrigou a chama los de preguiçosos por muito tempo e só perdemos tempo. Que venha o Parlamentarismo!!!
O homem "civilizado" deveria aprender mais com o saber dos indígenas. Fortunas poderiam ser economizadas com a despoluição de rios e mares se a natureza fosse respeitada da mesma forma que fazem os indígenas. Em vez de gastar milhões para sustentar vagabundos em presídios, o Brasil poderia gastar para melhorar as condições de vida das populações indígenas.
Você precisa conhecer uma aldeia de verdade, onde o cacique anda de 4x4, tem Sky, internet e telefone via satélite, enquanto permite a extração de madeira e o garimpo ilegal, ou como a Raposa Serra do Sol, onde milhares de índios desempregados formaram uma enorme favela, tudo em nome da "preservação ambiental".....
marcelododox Refiro-me à regra, e não à exceção. As favelas e alcoolismo surgiram após o governo demarcar a reserva Raposa Serra do Sol, expulsando os arrozeiros. Até aí havia coexistência.
em geral quem fala "vc precisa conhecer uma aldeia 'de verdade' com sky, 4x4, etc" nunca esteve perto ou conheceu um indígena de verdade muito menos pôs os pés em aldeia na vida. não repitamos a imagem derturpada que algumas pessoas ainda insistem em tentar passar dos índios brasileiros.
Os índios brasileiros são massa de manobra nas mãos da esquerda desde sempre. É só ver quem está na Funai... Por isso estão bem fudidos... Exceção feita aos povos do alto Xingú, que vendem madeira, ouro e pedras preciosas... Quanto ao meu conhecimento, estou cagando pro que acham... Quem acredita no mito do bom selvagem não merece meu tempo.
quem fala " você precisa conhecer uma aldeia de verdade" sem conhecer uma aldeia de verdade também não merece nossa atenção.
Daniele Miterrand, né??
O que está acontecendo com o Roda Viva nesse ano do Senhor de 2017?! Que medo!!! kkkkkkkkkkkkkk
Quando alguém puder responder a essa pergunta, avise-me. Adoraria saber a resposta.
Q bizarra esse paredão de gente branca p entrevistar um indígena. E Que coisa boa q me dá ter esse estranhamento! ❤ Mais estranho ainda é ver gente da JP… esse povo se perdeu… e eu ouvia esse povo… 😕
4:55 índio… índio… índio… tomara q ele já comece corrigindo ela 😅
O dia que acabar as abelhas e os índios o mundo se acaba.
Ok
Uma grande entrevista onde podemos ver um pouco da riqueza dos sentimentos e conhecimentos indígenas. Ver como o poder do maior influencia na destruição dessas origens mais humildes que tem muito a transmitir de seus saberes sobre a natureza e sobre o próprio ser humano exemplos vividos por eles mesmos!! Estamos com muito atraso no tempo!!
zeli sandrini lotin
Tantas pessoas retrógradas aqui!
Retrógradas não! Informadas e que não são manipuladas com palavrinhas bonitinhas
ninguem perguntou sobre a visão de mundo dos guaranis - fator que lhes preservou e lhes dá identidade. uma oportunidade perdida! lamentável.
Muita hipocrisia, pois os povos indígenas fala tanto em preconceito racial e eles mesmo discrimina os irmãos mestiços. Eu por exemplo que sou filho de pai branco e mãe Indígena, nunca foi aceito por eles e todos me trata como se fosse um tuberculoso. Pergunta o porque eles também não luta por igualdade pelo irmão mestiço? eles negam seus irmãos sangue, não tem moral alguma para falar em preconceito.
Quanto comentário sem noção aqui, héin? Bóra estudar, moçada!
quando os Portugueses chegaram aqui ,a maior parte das Etnias praticavam Canibalismo
bugre
Índio relacionado com preservação é a piada do século!
Luís Augusto não adianta lançar pérolas aos porcos.... Eles acreditam no mito do bom selvagem do Rousseau...
O que é o verde do Partido Verde senão a nova cor do vermelho do communismo. Communista preocupado com ecologia é a segunda piada do século. Só sendo muito alienado para não perceber isso. Num país de ignorantes isso passa.
"cala a boca e vai estudar". "cala a boca e vai conhecer as tribos indígenas de São Paulo, Minas, Santa Catarina". "cala a boca e vai conhecer a amazônia."
O velho mimimi.... É só usar uma expressão da época da minha avó, que o coitadismo se manifesta ! ""Fui associado a um porco"" ! Buááááá... Buááááá...
Da uma olhada no plano econômico do Eduardo Jorge na eleição de 2014, amiguinho
QUE INFERNO ESSA TUIA DE BRANKKKOS INTERROMPENDO O MESTRE TODA HORA! SE FECHEM!! ESCUTEMM
Esse cara propõe que o estado deve ensinar através das escolas o "ensino das contribuições indígenas na formação cultural brasileira". Eu não entendo como tem gente que ainda apoia isso... O cara propõe que o estado tem que (como se não bastasse) empurrar goela a baixo das crianças/adolescentes MAIS UMA MATÉRIA que não serve pra nada, a não ser influencia-las a ter a tal da "conscientização da sociedade" em relação aos índios, ou seja o cara usa o estado pra obrigar pessoas a estudar O QUE ELE QUER QUE AS PESSOAS APRENDAM PRA BENEFICIAR A "CLASSE" DELE, que são os indígenas. Dai vem todo o papinho que "eles já estão aqui há 99999 anos", etc... Tinha quer ser simples essa parada de ensino, tem gente querendo aprender sobre cultura indígena nas escolas? então põe lá, agora e se não tiver? Não tem procura não tem oferta simples assim, chega de empurrar coisa goela a baixo das pessoas.
Leo Costa filhinho vai agregar cultura pra vc , vc tem sangue índio negro e branco nas veias todos temos, e imprescindível que saibamos de nossos ancestrais , se não fossem eles não estaríamos aqui.
@Leo Costa você diz "chega de empurrar coisa goela abaixo das pessoas", mas aí eu te questiono no sentido que, quando estamos no período de escolarização, aprendemos que o Brasil se inicia em 1500 com Cabral, mas o problema é que essa era/é uma visão totalmente eurocêntrica da situação oriunda das grandes navegações portuguesas do século XV.
Então quer dizer que, falando historicamente, só conta de 1500 pra frente? Veja, essa narrativa tradicional de ensino é focada totalmente na História de Portugal e por muito tempo a gente só estuda perspectivas histórica pela via europeia, ou seja, a História indígena anterior ao "descobrimento" quase não tem valia por essa ótica, e até hoje por alguns, é ecoada, fazendo também essa História portuguesa iniciada nas navegações também ser "empurrada goela abaixo" de nossos estudantes. Toda cultura é rica, única e se possível deveriam ser todas alvo de estudo, tanto a indígena, africana, europeia, asiática do oriente médio e todas outras mais que forem possíveis de ser ter acesso.
Olhar só por uma única perspectiva cultural é um ato muito pobre comparado a toda pluralidade que temos no mundo. Se eles já estavam aqui antes dos portugueses, porque só ter um ensino/viés único eurocentrista? Desse modo, não devemos nunca tentar "passar uma borracha" e ignorar a representação e a contribuição importante e preciosa da cultura indígena para o nosso país.
Toda e qualquer cultura tem suas características próprias e merecem respeito e devem ter o direito e a possibilidade de serem acessadas por todos nós, é nosso legado como humanidade.
Não existe História melhor ou pior, História é História e deve ser respeitada, ensinada, debatida e sempre que possível devemos tirarmos algum aprendizado reflexivo sobre qual temática.
A História do mundo e suas diversas perspectivas e narrativas, são muito ricas e plurais para serem ensinadas sempre por um único viés. Portanto, por esse motivo, o engajamento dele, Kaká Werá é importante.
E, para terminar, você disse que, "essa parada de ensino tinha que ser simples", mas saiba que, quando trata-se de História, Ensino e Cultura, essas são coisas que nunca, jamais e em tempo algum serão simples, pois são gigantescamente plurais, por isso, novamente, reforço que, todas devem ser estudadas e respeitadas.
Quanta burrice, quanto mais conhecimento melhor. O que não faz sentido é só estudar Europa e ignorar África e Brasil pré colonial. Supremacia branca na grade curricular? Só os brancos europeus fizeram parte do passado de nossa história?