Ingrid Concordo com muitas coisas que você expõe. Eu tive uma experiência de morar em Portugal durante algum tempo e, como professora de piano,não posso reclamar do dinheiro que ganhei.Fiz um mestrado em música na Inglaterra e fui muito respeitada! O curso de piano da UFRJ da minha época é muito respeitado . Não sei o de hoje,que caiu muito de nível. Voltei porque meus pais estavam idosos e precisavam de mim. Hoje sou aposentada e viajo muito. Não tenho a reclamar da minha vida,embora ache que o valor das mensalidades dos planos de saúde são exorbitantes. Meus filhos são independentes. Um é professor de inglês e alemão e o outro é engenheiro. O mercado de trabalho para engenheiros é restrito mesmo,infelizmente. Quanto a projetos científicos,pelo que tenho sabido aqui de fontes fidedignas,estão começando a ser valorizados. Aos 71 anos,pretendo terminar minha vida por aqui mesmo,mas viajando muito,enquanto tiver saúde! Abraços . Beijinho na Lia.
Querida, adoro teus vídeos e o teu humor. Sou gaúcha, ex moradora de Porto Alegre e como vc sabe, uma cidade violenta. Estou há 1 ano morando na Serra Gaúcha, em Nova Petrópolis, cidade colonizada por alemães e, super segura. Temos um padrão de vida altíssimo aqui, com escolas, creches, SUS que funciona (temos em cada bairro um posto de saúde com médico e enfermeiras de seg. a sex), agentes de saúde que te visitam 1 vez por mês, e mercado de trabalho em alta. Pensamos muito antes de nos mudarmos para cá, deixamos a casa aberta com carro e bicicletas no pátio. Paz e segurança é possível sim no Brasil, fora dos grandes centros. Tb temos uma comunidade ativa e participativa em conselhos dos bairros. Nova Petrópolis é a terra do cooperativismo, com um possibilidades de se viver offgrid também. Digo isso pq há sim, cidades pequenas e seguras no Brasil. Bjs
É verdade ! Eu também vivo no interior de MG e a cidade é super segura e com ótima qualidade de vida . Mas os grandes centros ficou inviável. Ingrid , fala sobre a inteligência emocional dos alemães . Também os acho imaturos .
Sem querer causar, mas ja causando, os alemães não tem inteligência emocional! Tá muito longe ainda. O Brasil tá anos luz na frente com inteligência emocional. As pessoas tem que entender que a Alemanha é primeiro mundo no quesito máquinas. No quesito Pessoas, emoções, tá no último lugar por assim dizer. Mas o quesito poder sair livre aqui sem se preocupar que nao vai ser assaltada ou estrupada apenas por querer fazer uma trilha sozinha. Casas sem muros e etc.... Essa é parte da alemanha que me faz continuar... Mas sinto falta da alegria brasileira, da positividade e tudo de maravilhoso que tem no nosso país Lindo Brasil. 💋
Por tudo o que você disse, eu mudaria hoje para a Alemanha! Principalmente depois que tive filho, a vontade dele crescer em um lugar com segurança e educação, acessos a bons lugares etc me fazem pensar todos os dias em mudar!!! Só que, eu só me mudaria com segurança. Tendo trabalho, acesso à saúde… Não iria sem ter nada, sabe? Ótima semana escolha você fez!
Adoro seus vídeos justamente porque você apresenta a Alemanha “ nua e crua”.Não fica apenas tecendo elogios. Quem realmente conhece a Alemanha há anos sabe as dores e delícias de se morar nela.
Meu filho er engenheiro civil no Brasil e reconhecido aqui na Alemanha, mas meu marido o aconselhou a fazer novamente o curso de engenharia civil aqui e ele esta fazendo.
Eu näo tinha o intencäo de morar aqui na Alemanha. Eu vim passar uns dias apenas, ai conheci esse que hoje é meu marido e em abril faz 11 anos que moro aqui. Eu amo a Alemha mesmo com as dificuldades de ser estrangeira. No Brasil eu fui mäe chofer por muitos anos ahahahahah
Sempre bom ouvir as tuas histórias! Me identifico totalmente com essa questão da segurança. Estou morando em Portugal e amando poder caminhar pela rua sem aquele stress permanente do Brasil. Minha situação de aposentada, sem vínculo nenhum de trabalho ou estudo aqui, é o que vai me fazer voltar para o Brasil. Mesmo com todos os problemas, é lá que está a minha história, minha família, meus amigos. Acho que quando a pessoa é jovem e ainda trabalha, a integração é menos difícil.
Eu TB estou na Alemanha pra que meu filho cresça com liberdade e segurança! Aqui em Berlim, meu filho vai sozinho pra escola desde os 7 anos. E hj com 11 anos, passeia pelo bairro com os amigos e vai sozinhos pras aulas de piano e teatro, por exemplo.
olá, eu moro Tb em Berlim e tenho um filho com 4 anos. Confesso q Berlim tem me preocupado muito, de 7 anos prak, mudou muito... mas ainda é bem melhor que o RJ.
Ah, sei. Brasileiros vira latas enfiado no paises dos outros hoje massacrando o pais onde nasceram. Seguranca na Alemanha? Pois quando estive ai ha alguns meses, em Frankfurt parta ser mais exato, o que eu vi foi muito diferente. Hordas e hordas de delinquentes nas ruas especialmente nas proximidades da estacao central vendendo driogas, se drogando nas ruas e pedindo dinheiro. E nao digam que nao eram alemaes porque muitos eram. E tambem idoso alemaes dormindo nas ruas. E caminhando uma noite na rua principal fiu abordado por um individuo gritando em arabe para mim e colocando a mao na cintura como se fosse tirar alguma faca para me esfaquear. Fiquei horrizado, ate hoje nao sei o que me tirou daqula situacao. Policia perto. Nem pensar e conversando com a mulher da recepcao do hotel ela mesmo disse para tomar muito cuidado naquele pais porque ate a policia tem medo dessa gente. MENTIROSOS. Deveriam se envergonhar de mentir assim so pelo intuito de falar mal do proprio pais.
@@siriemapantanal6894 tem razão o Brasil e um País muito seguro podemos deixar nosso filho ir sozinho para escola😂😂😂😂😂😂ou deixar nosso carro fora da garagem e encontraremos 2 no dia seguinte 😂😂😂😂😂sem falar que podemos falar por celular na feira enquanto compramos frutas 😂😂😂😂😂😂ou deixar nossa bicicleta fora sem cadiado 😂😂😂😂😂😂😂podemos ir ao supermercado sem achar o preço um abisurdo 😂😂😂😂😂😂😂🥗.como você tem razão o Brasil é melhor que Alemanha 🤔
@@chegueiparaficar7351 Senao fosse, milhoes de alemaes que vieram aqui so com a roupa do corpo e aqui fizeram a sua vida munca teriam vindo para este pais e hoje estarim vivendo na Alemanha e nao no Brasil. Tola. Deveriam ter vergonha e ir falar mal do pais no exterior. Roupa suja se lava em casa e se voce esta fora de casa, entao deveria ficar caladinha e nao abrir a boca no pais dos outros. E os alemaes tambem nao sao nenhum santinho, nao. A historia que o diga.
@@chegueiparaficar7351 ué, dependendo de onde voce vive no Brasil, sim, voce pode deixar seu filho ir a escola sozinho, desde que ele tenha maturidade pra tanto, não vai mandar uma criança de 6anos sozinha, nem na Suiça, pode acreditar...celular ninguem mais liga, qualquer um tem, a menos que voce tenha um todo cravejado de diamante e num lugar onde por coincidencia alguem queira, isso já passou...eu ando com 2 celulares em transporte publico e nunca fui roubada, na feira então, sem chance. Bicicleta também, menos porque nas capitais tem as alugadas, mas é possivel, dependendo da cidade, qualquer lugar do mundo, fique certo disso. Quando visitei a Suiça passou por mim uma menina que devia ter seus 6anos, e eu naquela rua sem uma alma, de dia, e vendo aquela criança vindo, num lugar próximo a um cassino, rua comprida, passando atépoucos carros, que até eu achei que estava abusando, passei pela criança, dei um sorrisinho e ela me retribuiu tensa e eu também pensando nem posso ter um gesto como é comum aqui, falar, brincar porque pensei, loucura uma criança tao pequena andando sozinha e se acontece alguma coisa, ainda seria suspeita, aiai. Fiquei estarrecida. Nem olhei pra tras, não acho nada seguro lugar nenhum do planeta. Vide a menina que sumiu em Portugal, tristeza.
Penso exatamente como você sobre Brasil e Alemanha. E no meu caso, não foi difícil optar pela Alemanha, apesar de tudo de bom que vivi em nosso país natal !!
Só disse verdades! Eu moro nos EUA e nem passa pela minha cabeça voltar para o Brasil. As escolas públicas aqui são melhores que as privadas também! Eu amo o lugar que vivo!
Acompanho seu conteúdo pois pensei em migrar para a Alemanha, acabou não dando certo e estou em Portugal mas ainda não abandonei completamente esse desejo. Língua e sistema de ensino de fato me deixou bem apreensivo, minha filha só teria 1 ano de escola e já chegaria na parte onde eles "se separam" para o caminho da universidade ou do ensino técnico... enfim. Só quem vive na Europa entende esse relato, essa sensação de segurança é indescritível. Minha filha de 10 anos aqui no Porto pega o "autocarro" sozinha para ir e voltar da escola. Bacana seu relato. Espero um dia ainda ir pra aí, já fui a passeio, Munique e Bayreuth.
Tbm fui morar no Porto. Sei q vc ainda tem esse desejo, mas creio q qdo vc conseguir provavelmente voltará para o Porto. Foi a experiência de muitos brasileiros q conheço q estão aqui, voltaram. Há um tipo de qualidade de vida possível no Porto q é muito difícil ter em outros lugares, mesmo os tidos como melhores na nossa cabeça.
@@dantredogborsa7048 estou no Porto também, mais precisamente Gaia, há menos de 1 ano mas já estou adorando isso aqui, as crianças então, já amam o lugar.
@@rodrigo2208 Hoje estou no "Porto Porto" 😂, mas morei um tempo legal em Gaia tbm, pertinho do Corte Inglês. Adoro Gaia!! Sempre q posso levo minha filhinha ao jardim do morro
Adorei sua sinceridade, Ingrid. Infelizmente o nosso país se perdeu na corrupção e impunidade. Estudei muito e estudo até hj e mal consigo pagar as contas. Toda escolha tem ganhos e perdas. Mas saber q sua filha /família tem mais segurança e oportunidades, vale alguns sacrifícios. Felicidades pra vcs
A Alemanha é um país fascinante para quem aprecia o estudo. É um país que valoriza a arte e os artistas. Como todos os países, tem dificuldades: para mim era fazer novos amigos. Mas guardo ótimas lembranças do período em que morei em Munique: compreendo sua decisão, Ingrid.☺️
Oi Ingrid , tempo de 5 anos moramos na Alemnaha, a decisão foi minha em prol sim dos meus 2 meninos. Só tivemos ganho em termos vindo pra cá, claro perda tivemos sim ( amigos, familia, vida social, etc... ) mas em contra partida meu casamento ganhou , hj tenho meu esposo ao meu lado nos finais de semana e durante a semana ele chega mais cedo em casa, dando-nos a oportunidade de fazermos uma caminhada ou andar de bicicleta. Hj posso pensar em ter uma atividade, meus meninos vão e voltam da escola, seguros com o transporte escolar, se rolar um mini job eu aceito, não somente pelo €€ ,ainda mais pela oportunidade de aprender o idioma. E a cereja do bolo: férias!! São 22 anos de casada onde poucas foram as férias, ainda mais proveitosas. Ja temos campings reservado na Itália e Croácia no verão para curtirmos. Deus abençoe a sua família Abraço
Você é sempre muito coerente em seus vídeos e fala com propriedade. Estou na Alemanha há 5 meses e sinceramente não penso em voltar a morar no Brasil. Só quem tem filhos sabe o pavor que é não saber se seu filho vai voltar pra casa. Não tem sido fácil. Assisto seus vídeos ( descobri hj que você mora aqui rsrs) por data de postagem e ainda estou 5 anos atrasada KKK . Terminei o A2 agora e sigo nessa missão quase impossível ( sqn) de aprender alemão. Com você tudo é mais divertido e interessante. Ver seus vídeos de cultura alemã e formação das palavras me encanta. Você é muito iluminada e eu agradeço a Deus pela sua vida. Que Ele abençoe você e toda sua família. Gratidão por tanto 🙏🏻❤️🌹
Tô por aqui🇩🇪, é fator principal que me segura é segurança . Depois a variedade de lazer gratuito. E o verde, sou do Amazonas mais vim ver verde em aérea urbana aqui. Enfim, ainda que morra de sds das coisas boas do meu país me seguro por aqui
Que vídeo mais verdadeiro! Foi um resumo maravilhoso das motivações para se morar fora. Eu aproveitaria o momento para adicionar o "bipolaridade política" à lista kkkk. Sobretudo dps das eleições, a população tá mto doida aqui!
Ótimo vídeo! Obrigado! Penso em migrar pra Alemanha pq tenho nacionalidade Portuguesa e acho que a Alemanha pode me proporcionar uma melhor qualidade de vida dentro da UE. Pretendo ficar aí ou ir pra Suiça no futuro. O foco é a educação da minha filha que hj tem 3 anos. E emprego pra eu sustentar minha família.
Oi Ingrid , eu moro na Europa já ha 12 anos e morei 1 ano em München, lá a bike ficava fora sem cadeado, muitas vezes a porta aberta sem trancar, voltava tarde na noite e tudo tranquilo ! Voltei para Paris , porta aberta e bike sem cadeado não rola , voltar tarde, não tem problema paris é seguro porém essas pequenas coisas em Paris não é possível..
Sem querer causar, mas ja causando, os alemães não tem inteligência emocional! Tá muito longe ainda. O Brasil tá anos luz na frente com inteligência emocional. As pessoas tem que entender que a Alemanha é primeiro mundo no quesito máquinas. No quesito Pessoas, emoções, tá no último lugar por assim dizer. Mas o quesito poder sair livre aqui sem se preocupar que nao vai ser assaltada ou estrupada apenas por querer fazer uma trilha sozinha. Casas sem muros e etc.... Essa é parte da alemanha que me faz continuar... Mas sinto falta da alegria brasileira, da positividade e tudo de maravilhoso que tem no nosso país Lindo Brasil. 💋
Decidi pela Alemanha basicamente pelo mesmos motivos que vc. Apesar de tudo, a Alemanha, pra mim, é a melhor solução.A minha maior dificuldade é o clima ( Berlin) e a solidão ( confesso que gosto de estar sozinha na maioria das vezes, mas o inverno é cruel) Gostaria de ver um vídeo sobre a inteligência emocional dos alemães.
Por isso amo seu canal e estou amando ser sua aluna! Você é sempre honesta e sempre fala com propriedade! Amei este video! Para nós que temos pensamentos e ideais de vida parecido com o seu (qualidade de vida e segurança) faz muito bem assistir vídeos como este!
Veja bem, concordo 50% com o que você disse. Também morei na Alemanha entre 1983-85, quando me especializei em ferrovia na TH-Aachen. Também fui convidado a ficar na Alemanha e fazer um doutorado, mas resolvi voltar para o Brasil. Realmente, tudo o que você disse é verdade, mas apenas para grandes centros. Hoje em dia, nas cidades do interior do Brasil se tem uma qualidade de vida muito boa e há segurança também. Entretanto, a gente não pode comparar o Brasil com a Alemanha ou a Inglaterra, onde morei 14 anos e tenho cidadania britânica. É o mesmo que comparar laranja com maçã. Ambas são frutas e a comparação para aí. A Alemanha e Inglaterra já passaram por inúmeras guerras, revoluções, ditaduras, domínios estrangeiros, invasões etc. Esses países têm um nível de desenvolvimento muito grande, em parte, gerados pelo senso de colaboração entre seus habitantes, o que ainda é muito incipiente no Brasil. Aqui, é ainda "cada um por si e Deus por todos." Mas, acredito, que o Brasil está melhorando muito e irá em breve se um player de peso no cenário mundial.
Adoro vídeos assim, moro na Suiça e me identifiquei com muitos aspectos. Fala mais sobre educação infantil na cultura alemã por favor. As escolas são Montessori? Adoro seu curso e o seu canal 😘
@@Alemaoealemanha eu assisti querida, me refiro mais a questão dos valores, o quão são rígidos ainda no Kindergarten. Sobre a questão da autonomia e das obrigações desde pequenos. O envolvimento com a natureza, os passeios ao ar livre… o dia a dia mesmo. Qual sua visão sobre isso? Sua filha já frequenta? Aí tem Spielegrupe ou Tagesmutter? Kitas… acho que seria um interessante pra quem não conhece 😉.
Na Alemanha tb existe os trens rápidos . É mais caro mss em uma hora vc está em outra cidade que de trem comum vc levaria 3 ou 4 horas. Ah vc é muito bonita. Olhar forte.
Ingrid obrigada por compartilhar suas reflexões. Eu diria que meu principal motivo de escolher a Alemanha e a igualdade de oportunidades e as condições de vida que o pais oferece a todos os cidadãos. Acho que a desigualdade social e a raiz dos problemas brasileiros, e sonho com o dia em que nosso país ofereça educação, saude e transporte de qualidade a TODOS. Sou feliz na Alemanha porque tenho uma vida digna e estou cercada de pessoas que também tem essa chance. Acho que resto é um plus.
Comecei a te acompanhar, e estou amando os seus vídeos! Obrigado por compartilhar sua experiência de vida bem como por demonstrar vários aspectos de forma super inteligente!
Oie! Fomos escolhidos num primeiro momento pela Alemanha quando neu marido passou no mestrado, mas escolhemos ficar pela segurança, qualidade de vida. Dentre os pros e contras hoje só o clima que ainda pesa (se pensarmos em nos mudar para outro país). Se voltarmos para o Brasil seria mesmo pela família, a tal Sehnsucht nach der Familie.
Escolhi viver um intercâmbio aqui na Alemanha justamente para aprender sobre a cultura e porque possibilita ótimas oportunidades no pós intercâmbio, além claro de todas essas vantagens que você mencionou.
Olá eu não estou na Alemanha , mas hoje em dia, eu sou muito mais simpático a Alemanha do que eu era quando eu morava no Brasil , moro em Portugal , moro em Portugal e aqui já acho muito melhor que o Brasil em vários aspectos . Outro ponto bom é que a gente passa a ver a vida de uma outra forma. 😁
Ingrid, você está coberta de razão. Eu sou uma "mãe choffer" que leva e busca filho na escola, de carro. Ainda assim, espero meu filho entrar na escola pra ter certeza de que está seguro. Não tenho coragem de deixá-lo na porta, nem as outras mães também. Não me sinto segura em fazer uma caminhada às 20hs, porque moro numa capital. Medo de ser roubada, estuprada, assassinada. Nem andar com vidro do carro aberto eu consigo mais. Esse medo da violência nos mata um pouco, todos os dias.
Mais um otimo video! Tenho morado aqui na Alemanha nos ultimos anos e coisas simples aqui (andar num parque com familia em qqer cidade, seguranca, deslocamento, pagamento de imposto e retorno para o cidadao, educacao, ...).... infelizmente o Brasil nao tem.... historicamente, consequencia de muuuuitas coisas devido a nossas atitudes como sociedade
Oi Ingrid, penso muito em todos os fatores que você citou, apesar de (ainda) não ter filhos. Você citou o caso dos engenheiros que estão trabalhando de uber. Aqui meu marido e eu sempre nos questionamos, se tivermos um filho aqui no BR que futuro ele teria? Aí apesar de todo estresse do sistema, as pessoas ainda tem alternativas de viver uma vida digna e com qualidade em profissões que não conseguiriam aqui no BR. Meu cunhado é caminhoneiro na Holanda e vive bem com a mulher e com o filho, por exemplo. Obrigada por dividir conosco. Beijão!!!
Aprende-se muito muito sobre razão, mentalidade, filosofia, cotidiano, ser rápido e embirrada com tantas situações sendo casada com um filho de alemão. Imagine de um nacional!!😂
A família do meu marido e de alemães !! Me encantou profundamente!a a cultura a educação o esporte ,os costumes ,a culinária!!meu sogro era um apreciador das tortas e pães alemães e o Natal e a Páscoa é muito rico os costumes destas festas !e meus filhos estudaram alemão e já viveram na Alemanha aliás a família está fazendo um movimento de retorno a Alemanha !digo os descendentes !!já temos uma nova geração nascendo na Alemanha e eu sempre fui admiradora e quero com meu marido viver um pouco da aposentadoria na Alemanha!!este é meu objetivo !!preciso aprender bem o alemão !❤️
Acho essa senhora realista e bem divertida! Não trocaria o Brasil pela Alemanha, principalmente, por conta da alimentação muito rica e saudável. Mas pretendo, ao menos, estudar a língua alemã.
Ola Ingrid. Moro na Aemanha ha 20 anos. Concordo contigo em relacao ao sistema educacional. Meus filhos visitaram uma Grundschule de 6 anos, depois foram para uma IGS Integrierte Gesantschule ate a 10 Klasse. So depois foram para o Gynasium. Deu muito certo para nos. O mais velho ja fez o Abitur e eles nao sofreram tanto essa pressao. Um abrcaco
Resido há 20 anos na Alemanha , concordo plenamento , meu motivo de sair do Brasil já em 2000 , nunca foi trabalho,renda , na época como já estudava em colégio particular educação capenga como sempre foi tb não era o motivo . Mas foi a violência urbana , até o dia em que minha disse : "é melhor vc estar à 10mil km e não o ver tds os dias do que estar aqui e não saber se voltará para a casa vivo,, Pior é saber essa situação parece se perpêtuar no Brasil .
Sou descendente de alemão, trabalho na área de TI e estou seriamente pensando em planejar minha mudança para a Europa daqui uns anos. Sou apenas eu e minha filha, um gato e um cachorro. não aguento o fato de trabalhar e não sobrar dinheiro nenhum final do mês, trabalhar apenas para pagar plano de saúde, escola particular, comida, gasolina e impostos. Esse pensamento veio mais forte com o planejamento de construir uma casa, mas como fazer isso sem segurança? Como dormir anoite ou deixar minha filha sozinha? Então veio o desejo de tentar conseguir a cidadania alemã.
Grande irmão, uma dica! Só emigre quando tiver sobrando grana! Eu tmb sou da área de TI, já emigrei e deixa eu te contar uma realidade aqui: BRASIL é FÁCIL DEMAIS! exportar serviços ai é quase isento de imposto, custo de vida ai é barato demais! Eu juntava uma grana violenta quando tava aí, vida de rei mesmo! Vc não precisa sair do Brasil para trabalhar pro exterior e vc é lindamente recompensado quando faz isso, ganhando em euro / dollar e vivendo em real! O único motivo que eu tive pra emigrar foi a minha filha ter nascido e a educação / oportunidades dela. Mas custo de vida na gringa é um absurdo, impostos é um roubo ! Se vc não está ganhando bem no Brasil, não caia. No conto de achar que lá fora vai ser diferente! Faça aqui primeiro, emigre depois! Vai dar freela no upwork, vai entrar em startups na angels. Depois que tiver tirando uns bons 5 mil dols por uns 2 anos, daí tu emigra. A chance de dar errado de outra maneira é grande
@@eliascarreiro2214 não entendi. Como assim área de ti que eu fiz ? Tipo faculdade? Fiz faculdade de TI não, nem curso. Google e muita força de vontade já basta
@@eliascarreiro2214 ah é aqui vai uma dica, se estiver mesmo pensando em aprender : Curso deve ser muito bom, mas Tmb pode te levar a nada. Depende muito de ser auto didata! Eu pago assinatura anual da pluralsight, quando quero aprender alguma technology nova, quase sempre tem por lá. Mas o pulo do gato é vc aproveitar a alta demanda e achar alguém que te pague pra aprender, não pagar alguém pra te ensinar. Acho um nincho, faça uns freelas que vc vai conseguir receber e aprender ao mesmo tempo!
Meu sonho é ir pra Alemanha e você elencou alguns dos principais pontos que são segurança e transporte. Além disso eu sou Químico e a Alemanha é basicamente o melhor país pra área e tem mais oportunidades.
Minha primeira filha quando chegou na Itália tinha medo de passear nas ruas, daí eu percebi que era traumas de Recife, conversei com ela e ela se acalmou, hoje não tem mais medo de passear nas ruas, entendeu que aqui é outro mundo.
Tem razão, aqui paga-se muito imposto sem contrapartida, e sobra muito pouco mesmo ganhando um bom salário se a gente quiser manter um nível de vida mediano.
eu trabalho com plano de saúde, e vi que na Alemanha o plano de saúde é de acordo com o salário, então fica favorável para todos terem acesso a plano de saúde, se eu pudesse iria morar e ter uma experiência tenho 51 anos não sei se daria pra mim e trabalho também com imóveis
OPaaa... perai, vc está falando da sua cidade e estado no Brasil...!, moro no Mato Grosso e temos aqui muuuita qualidade de vida e natureza exuberante, rios lindos caudalosos limpos, muito peixe e belos parques nacionais no Brasil inteiro beeeeem acessível...!, tomo banho de cachoeira gratís com direito a churrasco e uma bela rede na sombra !! a qualquer momento...!. O Brasil é lindo basta por o pé na estrada..!!
Segurança e qualidade de vida foram os fatores principais pra nós, não gostaríamos que nossa pequena crescesse numa bolha em SP e entre condomínio e escola particular. Já me vem um stress só de pensar.
São paulo está cada dia mais perigoso , a violência simplesmente explodiu de uns meses pra cá, até no metrô está tendo um número enorme de assaltos e o centro de São Paulo está perigosíssimo com assaltos pra todo lado e gangues formadas até por crianças e adolescentes . Realmente só louco pra querer ter filhos e morar em um lugar desses
Eu sou português estudei alemão inclusivé tenho primas que frequentaram a Escola Alemã de Lisboa ( excelente Instituição) e sou fã do povo alemão ( eventualmente em outra encarnação fui alemão 🤔) ... abraço desde Lisboa 🇵🇹🇧🇷🇩🇪
Ingrid
Concordo com muitas coisas que você expõe. Eu tive uma experiência de morar em Portugal durante algum tempo e, como professora de piano,não posso reclamar do dinheiro que ganhei.Fiz um mestrado em música na Inglaterra e fui muito respeitada! O curso de piano da UFRJ da minha época é muito respeitado . Não sei o de hoje,que caiu muito de nível. Voltei porque meus pais estavam idosos e precisavam de mim. Hoje sou aposentada e viajo muito. Não tenho a reclamar da minha vida,embora ache que o valor das mensalidades dos planos de saúde são exorbitantes. Meus filhos são independentes. Um é professor de inglês e alemão e o outro é engenheiro. O mercado de trabalho para engenheiros é restrito mesmo,infelizmente. Quanto a projetos científicos,pelo que tenho sabido aqui de fontes fidedignas,estão começando a ser valorizados. Aos 71 anos,pretendo terminar minha vida por aqui mesmo,mas viajando muito,enquanto tiver saúde! Abraços . Beijinho na Lia.
Querida, adoro teus vídeos e o teu humor. Sou gaúcha, ex moradora de Porto Alegre e como vc sabe, uma cidade violenta. Estou há 1 ano morando na Serra Gaúcha, em Nova Petrópolis, cidade colonizada por alemães e, super segura. Temos um padrão de vida altíssimo aqui, com escolas, creches, SUS que funciona (temos em cada bairro um posto de saúde com médico e enfermeiras de seg. a sex), agentes de saúde que te visitam 1 vez por mês, e mercado de trabalho em alta. Pensamos muito antes de nos mudarmos para cá, deixamos a casa aberta com carro e bicicletas no pátio. Paz e segurança é possível sim no Brasil, fora dos grandes centros. Tb temos uma comunidade ativa e participativa em conselhos dos bairros. Nova Petrópolis é a terra do cooperativismo, com um possibilidades de se viver offgrid também. Digo isso pq há sim, cidades pequenas e seguras no Brasil. Bjs
Mas a síndrome de vira-lata das pessoas, nao deixa elas entenderem isso...
É verdade ! Eu também vivo no interior de MG e a cidade é super segura e com ótima qualidade de vida . Mas os grandes centros ficou inviável. Ingrid , fala sobre a inteligência emocional dos alemães . Também os acho imaturos .
Muito bom saber
@nellipaiva7602qual tua cidade?
Queremos sim vídeo sobre a inteligência emocional dos alemães...
Adianto que não existe
Leva tempo para entender a mente de um povo, e isto começa com o domínio do idioma. Opinar sobre um povo sem saber sua língua e para estúpidos,
Também acho que não existe.
@@honoracamis kkkkkkk ganz genau!
Sem querer causar, mas ja causando, os alemães não tem inteligência emocional! Tá muito longe ainda. O Brasil tá anos luz na frente com inteligência emocional. As pessoas tem que entender que a Alemanha é primeiro mundo no quesito máquinas. No quesito Pessoas, emoções, tá no último lugar por assim dizer. Mas o quesito poder sair livre aqui sem se preocupar que nao vai ser assaltada ou estrupada apenas por querer fazer uma trilha sozinha. Casas sem muros e etc.... Essa é parte da alemanha que me faz continuar... Mas sinto falta da alegria brasileira, da positividade e tudo de maravilhoso que tem no nosso país Lindo Brasil. 💋
Por tudo o que você disse, eu mudaria hoje para a Alemanha! Principalmente depois que tive filho, a vontade dele crescer em um lugar com segurança e educação, acessos a bons lugares etc me fazem pensar todos os dias em mudar!!! Só que, eu só me mudaria com segurança. Tendo trabalho, acesso à saúde… Não iria sem ter nada, sabe?
Ótima semana escolha você fez!
Eu achei esse vídeo muito bom, muito esclarecedor. Estou aprendendo muito com você. Continue...
Adoro seus vídeos justamente porque você apresenta a Alemanha “ nua e crua”.Não fica apenas tecendo elogios. Quem realmente conhece a Alemanha há anos sabe as dores e delícias de se morar nela.
Meu filho er engenheiro civil no Brasil e reconhecido aqui na Alemanha, mas meu marido o aconselhou a fazer novamente o curso de engenharia civil aqui e ele esta fazendo.
Eu näo tinha o intencäo de morar aqui na Alemanha. Eu vim passar uns dias apenas, ai conheci esse que hoje é meu marido e em abril faz 11 anos que moro aqui. Eu amo a Alemha mesmo com as dificuldades de ser estrangeira. No Brasil eu fui mäe chofer por muitos anos ahahahahah
Sempre bom ouvir as tuas histórias! Me identifico totalmente com essa questão da segurança. Estou morando em Portugal e amando poder caminhar pela rua sem aquele stress permanente do Brasil. Minha situação de aposentada, sem vínculo nenhum de trabalho ou estudo aqui, é o que vai me fazer voltar para o Brasil. Mesmo com todos os problemas, é lá que está a minha história, minha família, meus amigos. Acho que quando a pessoa é jovem e ainda trabalha, a integração é menos difícil.
Eu TB estou na Alemanha pra que meu filho cresça com liberdade e segurança! Aqui em Berlim, meu filho vai sozinho pra escola desde os 7 anos. E hj com 11 anos, passeia pelo bairro com os amigos e vai sozinhos pras aulas de piano e teatro, por exemplo.
olá, eu moro Tb em Berlim e tenho um filho com 4 anos. Confesso q Berlim tem me preocupado muito, de 7 anos prak, mudou muito... mas ainda é bem melhor que o RJ.
Ah, sei. Brasileiros vira latas enfiado no paises dos outros hoje massacrando o pais onde nasceram. Seguranca na Alemanha? Pois quando estive ai ha alguns meses, em Frankfurt parta ser mais exato, o que eu vi foi muito diferente. Hordas e hordas de delinquentes nas ruas especialmente nas proximidades da estacao central vendendo driogas, se drogando nas ruas e pedindo dinheiro. E nao digam que nao eram alemaes porque muitos eram. E tambem idoso alemaes dormindo nas ruas. E caminhando uma noite na rua principal fiu abordado por um individuo gritando em arabe para mim e colocando a mao na cintura como se fosse tirar alguma faca para me esfaquear. Fiquei horrizado, ate hoje nao sei o que me tirou daqula situacao. Policia perto. Nem pensar e conversando com a mulher da recepcao do hotel ela mesmo disse para tomar muito cuidado naquele pais porque ate a policia tem medo dessa gente. MENTIROSOS. Deveriam se envergonhar de mentir assim so pelo intuito de falar mal do proprio pais.
@@siriemapantanal6894 tem razão o Brasil e um País muito seguro podemos deixar nosso filho ir sozinho para escola😂😂😂😂😂😂ou deixar nosso carro fora da garagem e encontraremos 2 no dia seguinte 😂😂😂😂😂sem falar que podemos falar por celular na feira enquanto compramos frutas 😂😂😂😂😂😂ou deixar nossa bicicleta fora sem cadiado 😂😂😂😂😂😂😂podemos ir ao supermercado sem achar o preço um abisurdo 😂😂😂😂😂😂😂🥗.como você tem razão o Brasil é melhor que Alemanha 🤔
@@chegueiparaficar7351 Senao fosse, milhoes de alemaes que vieram aqui so com a roupa do corpo e aqui fizeram a sua vida munca teriam vindo para este pais e hoje estarim vivendo na Alemanha e nao no Brasil. Tola. Deveriam ter vergonha e ir falar mal do pais no exterior. Roupa suja se lava em casa e se voce esta fora de casa, entao deveria ficar caladinha e nao abrir a boca no pais dos outros. E os alemaes tambem nao sao nenhum santinho, nao. A historia que o diga.
@@chegueiparaficar7351 ué, dependendo de onde voce vive no Brasil, sim, voce pode deixar seu filho ir a escola sozinho, desde que ele tenha maturidade pra tanto, não vai mandar uma criança de 6anos sozinha, nem na Suiça, pode acreditar...celular ninguem mais liga, qualquer um tem, a menos que voce tenha um todo cravejado de diamante e num lugar onde por coincidencia alguem queira, isso já passou...eu ando com 2 celulares em transporte publico e nunca fui roubada, na feira então, sem chance. Bicicleta também, menos porque nas capitais tem as alugadas, mas é possivel, dependendo da cidade, qualquer lugar do mundo, fique certo disso. Quando visitei a Suiça passou por mim uma menina que devia ter seus 6anos, e eu naquela rua sem uma alma, de dia, e vendo aquela criança vindo, num lugar próximo a um cassino, rua comprida, passando atépoucos carros, que até eu achei que estava abusando, passei pela criança, dei um sorrisinho e ela me retribuiu tensa e eu também pensando nem posso ter um gesto como é comum aqui, falar, brincar porque pensei, loucura uma criança tao pequena andando sozinha e se acontece alguma coisa, ainda seria suspeita, aiai. Fiquei estarrecida. Nem olhei pra tras, não acho nada seguro lugar nenhum do planeta. Vide a menina que sumiu em Portugal, tristeza.
Penso exatamente como você sobre Brasil e Alemanha. E no meu caso, não foi difícil optar pela Alemanha, apesar de tudo de bom que vivi em nosso país natal !!
Ingrid seu canal é ótimo. Bacana seu relato. Não existe só prós e nem só contras , cada um tem a sua visão e realidade.
Só disse verdades! Eu moro nos EUA e nem passa pela minha cabeça voltar para o Brasil. As escolas públicas aqui são melhores que as privadas também! Eu amo o lugar que vivo!
Acompanho seu conteúdo pois pensei em migrar para a Alemanha, acabou não dando certo e estou em Portugal mas ainda não abandonei completamente esse desejo. Língua e sistema de ensino de fato me deixou bem apreensivo, minha filha só teria 1 ano de escola e já chegaria na parte onde eles "se separam" para o caminho da universidade ou do ensino técnico... enfim.
Só quem vive na Europa entende esse relato, essa sensação de segurança é indescritível. Minha filha de 10 anos aqui no Porto pega o "autocarro" sozinha para ir e voltar da escola.
Bacana seu relato. Espero um dia ainda ir pra aí, já fui a passeio, Munique e Bayreuth.
Tbm fui morar no Porto.
Sei q vc ainda tem esse desejo, mas creio q qdo vc conseguir provavelmente voltará para o Porto. Foi a experiência de muitos brasileiros q conheço q estão aqui, voltaram. Há um tipo de qualidade de vida possível no Porto q é muito difícil ter em outros lugares, mesmo os tidos como melhores na nossa cabeça.
@@dantredogborsa7048 estou no Porto também, mais precisamente Gaia, há menos de 1 ano mas já estou adorando isso aqui, as crianças então, já amam o lugar.
@@rodrigo2208 Hoje estou no "Porto Porto" 😂, mas morei um tempo legal em Gaia tbm, pertinho do Corte Inglês. Adoro Gaia!! Sempre q posso levo minha filhinha ao jardim do morro
Adorei sua sinceridade, Ingrid. Infelizmente o nosso país se perdeu na corrupção e impunidade. Estudei muito e estudo até hj e mal consigo pagar as contas. Toda escolha tem ganhos e perdas. Mas saber q sua filha /família tem mais segurança e oportunidades, vale alguns sacrifícios. Felicidades pra vcs
O tema do minuto 13:19 é interessantíssimo. Adoraria ver em algum vídeo mais à frente e aposto que muita gente também. 💐
Eu quero muito ver isso!!
Falarei!!
Seria legal mesmo. No vídeo com o Mauro Feoler ela fez alguns comentários sobre o tema tbm
Parabéns pelos seus vídeos pelo que entendi você e gaúcha que Deus abençoe você e sua família
Paulista
Que vídeo INTERESSANTÍSSIMO!!! vale double like!!!
Exatamente . Ingrid queremos o vídeo sobre Inteligência Emocional na Alemanha!
A Alemanha é um país fascinante para quem aprecia o estudo. É um país que valoriza a arte e os artistas. Como todos os países, tem dificuldades: para mim era fazer novos amigos. Mas guardo ótimas lembranças do período em que morei em Munique: compreendo sua decisão, Ingrid.☺️
Sou estudante de letras e a quantidade de coisas que os alemães criaram me fez desejar aprender alemão e ir pra lá
Oi Ingrid , tempo de 5 anos moramos na Alemnaha, a decisão foi minha em prol sim dos meus 2 meninos. Só tivemos ganho em termos vindo pra cá, claro perda tivemos sim ( amigos, familia, vida social, etc... ) mas em contra partida meu casamento ganhou , hj tenho meu esposo ao meu lado nos finais de semana e durante a semana ele chega mais cedo em casa, dando-nos a oportunidade de fazermos uma caminhada ou andar de bicicleta. Hj posso pensar em ter uma atividade, meus meninos vão e voltam da escola, seguros com o transporte escolar, se rolar um mini job eu aceito, não somente pelo €€ ,ainda mais pela oportunidade de aprender o idioma. E a cereja do bolo: férias!! São 22 anos de casada onde poucas foram as férias, ainda mais proveitosas. Ja temos campings reservado na Itália e Croácia no verão para curtirmos.
Deus abençoe a sua família
Abraço
Segurança e saúde, foram os reais morivos pelo qual decidi retornar a viver na Alemanha 😍
Você é sempre muito coerente em seus vídeos e fala com propriedade. Estou na Alemanha há 5 meses e sinceramente não penso em voltar a morar no Brasil. Só quem tem filhos sabe o pavor que é não saber se seu filho vai voltar pra casa. Não tem sido fácil. Assisto seus vídeos ( descobri hj que você mora aqui rsrs) por data de postagem e ainda estou 5 anos atrasada KKK . Terminei o A2 agora e sigo nessa missão quase impossível ( sqn) de aprender alemão. Com você tudo é mais divertido e interessante. Ver seus vídeos de cultura alemã e formação das palavras me encanta. Você é muito iluminada e eu agradeço a Deus pela sua vida. Que Ele abençoe você e toda sua família. Gratidão por tanto 🙏🏻❤️🌹
Foi por todos esses motivos que também viemos para cá e não nos arrependemos. Adorei o vídeo 👏
Tô por aqui🇩🇪, é fator principal que me segura é segurança . Depois a variedade de lazer gratuito. E o verde, sou do Amazonas mais vim ver verde em aérea urbana aqui. Enfim, ainda que morra de sds das coisas boas do meu país me seguro por aqui
Que vídeo mais verdadeiro! Foi um resumo maravilhoso das motivações para se morar fora. Eu aproveitaria o momento para adicionar o "bipolaridade política" à lista kkkk. Sobretudo dps das eleições, a população tá mto doida aqui!
Ótimo vídeo! Obrigado!
Penso em migrar pra Alemanha pq tenho nacionalidade Portuguesa e acho que a Alemanha pode me proporcionar uma melhor qualidade de vida dentro da UE. Pretendo ficar aí ou ir pra Suiça no futuro. O foco é a educação da minha filha que hj tem 3 anos. E emprego pra eu sustentar minha família.
Vc é espetacular. Parabéns . 😘✨
Obrigada por compartilhar!👏
Oi Ingrid , eu moro na Europa já ha 12 anos e morei 1 ano em München, lá a bike ficava fora sem cadeado, muitas vezes a porta aberta sem trancar, voltava tarde na noite e tudo tranquilo ! Voltei para Paris , porta aberta e bike sem cadeado não rola , voltar tarde, não tem problema paris é seguro porém essas pequenas coisas em Paris não é
possível..
Adoraria um vídeo que abordasse o tema "inteligência emocional dos alemães" seria muito interessante tenho certeza.
Inteligência emocional???
???
Sem querer causar, mas ja causando, os alemães não tem inteligência emocional! Tá muito longe ainda. O Brasil tá anos luz na frente com inteligência emocional. As pessoas tem que entender que a Alemanha é primeiro mundo no quesito máquinas. No quesito Pessoas, emoções, tá no último lugar por assim dizer. Mas o quesito poder sair livre aqui sem se preocupar que nao vai ser assaltada ou estrupada apenas por querer fazer uma trilha sozinha. Casas sem muros e etc.... Essa é parte da alemanha que me faz continuar... Mas sinto falta da alegria brasileira, da positividade e tudo de maravilhoso que tem no nosso país Lindo Brasil. 💋
@@graziealm vc e linda vamos para alemanha
Que canal incrível. Caí de paraquedas aqui e estou amando. Parabéns pelo rico e excelentíssimo conteúdo!!
Parabéns pelo canal e comunicadora/humor/cultura/sabedoria.
Muito obrigado.
Faz um vídeo sobre a inteligência emocional dos alemães, fiquei curioso
Decidi pela Alemanha basicamente pelo mesmos motivos que vc. Apesar de tudo, a Alemanha, pra mim, é a melhor solução.A minha maior dificuldade é o clima ( Berlin) e a solidão ( confesso que gosto de estar sozinha na maioria das vezes, mas o inverno é cruel) Gostaria de ver um vídeo sobre a inteligência emocional dos alemães.
Olá. Amo seus vídeos. Conteúdo interessante e bem explicativo. Moro no Rio. Quero conhecer sua cidade na Alemanha. Estarei em München em outubro 2023.
Por isso amo seu canal e estou amando ser sua aluna! Você é sempre honesta e sempre fala com propriedade!
Amei este video! Para nós que temos pensamentos e ideais de vida parecido com o seu (qualidade de vida e segurança) faz muito bem assistir vídeos como este!
Veja bem, concordo 50% com o que você disse. Também morei na Alemanha entre 1983-85, quando me especializei em ferrovia na TH-Aachen. Também fui convidado a ficar na Alemanha e fazer um doutorado, mas resolvi voltar para o Brasil.
Realmente, tudo o que você disse é verdade, mas apenas para grandes centros. Hoje em dia, nas cidades do interior do Brasil se tem uma qualidade de vida muito boa e há segurança também.
Entretanto, a gente não pode comparar o Brasil com a Alemanha ou a Inglaterra, onde morei 14 anos e tenho cidadania britânica. É o mesmo que comparar laranja com maçã. Ambas são frutas e a comparação para aí.
A Alemanha e Inglaterra já passaram por inúmeras guerras, revoluções, ditaduras, domínios estrangeiros, invasões etc.
Esses países têm um nível de desenvolvimento muito grande, em parte, gerados pelo senso de colaboração entre seus habitantes, o que ainda é muito incipiente no Brasil.
Aqui, é ainda "cada um por si e Deus por todos."
Mas, acredito, que o Brasil está melhorando muito e irá em breve se um player de peso no cenário mundial.
Assim espero...!
Mas vai levar um longo tempo
Adoro vídeos assim, moro na Suiça e me identifiquei com muitos aspectos. Fala mais sobre educação infantil na cultura alemã por favor. As escolas são Montessori? Adoro seu curso e o seu canal 😘
Tenho um vídeo só sobre o sistema de ensino
@@Alemaoealemanha eu assisti querida, me refiro mais a questão dos valores, o quão são rígidos ainda no Kindergarten. Sobre a questão da autonomia e das obrigações desde pequenos. O envolvimento com a natureza, os passeios ao ar livre… o dia a dia mesmo. Qual sua visão sobre isso? Sua filha já frequenta? Aí tem Spielegrupe ou Tagesmutter? Kitas… acho que seria um interessante pra quem não conhece 😉.
O doguinho dançando com o menino, foi a cereja do bolo. Ri muito aqui! Parabéns sempre Prof. Ingrid.
EU moro a 42 anos na ALEMANHA, fiz meu doutorado aqui e fiquei. ADORO❗💐
Na Alemanha tb existe os trens rápidos . É mais caro mss em uma hora vc está em outra cidade que de trem comum vc levaria 3 ou 4 horas.
Ah vc é muito bonita. Olhar forte.
Ingrid obrigada por compartilhar suas reflexões. Eu diria que meu principal motivo de escolher a Alemanha e a igualdade de oportunidades e as condições de vida que o pais oferece a todos os cidadãos. Acho que a desigualdade social e a raiz dos problemas brasileiros, e sonho com o dia em que nosso país ofereça educação, saude e transporte de qualidade a TODOS. Sou feliz na Alemanha porque tenho uma vida digna e estou cercada de pessoas que também tem essa chance. Acho que resto é um plus.
Sehr gutes Video Frau Lenk, Dankeschön 🥰
Parabéns pelo vídeo! E boas férias por aí no Brasil. 😎☀️☀️
Eu vivo tranquilamente na Alemanha.
Comecei a te acompanhar, e estou amando os seus vídeos! Obrigado por compartilhar sua experiência de vida bem como por demonstrar vários aspectos de forma super inteligente!
Minha cidade em Minas tem 70mil habit. e é super tranquila!
Na região Norte do Brasil têm muitos rios aptos pra banho.
Tenho muita admiração pela cultura alemã.
Oie! Fomos escolhidos num primeiro momento pela Alemanha quando neu marido passou no mestrado, mas escolhemos ficar pela segurança, qualidade de vida. Dentre os pros e contras hoje só o clima que ainda pesa (se pensarmos em nos mudar para outro país). Se voltarmos para o Brasil seria mesmo pela família, a tal Sehnsucht nach der Familie.
Escolhi viver um intercâmbio aqui na Alemanha justamente para aprender sobre a cultura e porque possibilita ótimas oportunidades no pós intercâmbio, além claro de todas essas vantagens que você mencionou.
Faz um vídeo sobre os milhares de alemães q estão trocando a Alemanha pelo Paraguai.
Estou angariando uma proposta na enfermagem vou começar o alemão do zero que Deus abençoe essa labuta obrigado
Olá eu não estou na Alemanha , mas hoje em dia, eu sou muito mais simpático a Alemanha do que eu era quando eu morava no Brasil , moro em Portugal , moro em Portugal e aqui já acho muito melhor
que o Brasil em vários aspectos . Outro ponto bom é que a gente passa a ver a vida de uma outra forma. 😁
Liebe Frau Lenk, por favor faça esse vídeo sobre “ a inteligência emocional alemã” . Bitte 💐 eu quero namorar um alemão e entender melhor eles . Danke
Ingrid, você está coberta de razão. Eu sou uma "mãe choffer" que leva e busca filho na escola, de carro. Ainda assim, espero meu filho entrar na escola pra ter certeza de que está seguro. Não tenho coragem de deixá-lo na porta, nem as outras mães também. Não me sinto segura em fazer uma caminhada às 20hs, porque moro numa capital. Medo de ser roubada, estuprada, assassinada. Nem andar com vidro do carro aberto eu consigo mais. Esse medo da violência nos mata um pouco, todos os dias.
Essa cidade que você falou é Fortaleza?
@@Batistareparosautomotivos , não. É uma capital no sudeste.
@@luceliacarmo6169 ??????.
Parabéns 🎉 vídeo maravilhoso!
Você ajuda demais, obrigada.
Um abraço 🌷
Muito bom como sempre
Mais um otimo video! Tenho morado aqui na Alemanha nos ultimos anos e coisas simples aqui (andar num parque com familia em qqer cidade, seguranca, deslocamento, pagamento de imposto e retorno para o cidadao, educacao, ...).... infelizmente o Brasil nao tem.... historicamente, consequencia de muuuuitas coisas devido a nossas atitudes como sociedade
Ok, eu iria adorar um vídeo sobre a inteligência emocional dos alemães. Isso sempre foi objeto de interesse pra mim.
Oi Ingrid, pra nós a segurança também é um dos pontos principais, além da qualidade de vida. Bjos
Escola Waldorf é boa e alternativa. Ligada às artes, tem em todo lado, até no Brasil, Portugal, etc...
Oi Ingrid, penso muito em todos os fatores que você citou, apesar de (ainda) não ter filhos. Você citou o caso dos engenheiros que estão trabalhando de uber. Aqui meu marido e eu sempre nos questionamos, se tivermos um filho aqui no BR que futuro ele teria? Aí apesar de todo estresse do sistema, as pessoas ainda tem alternativas de viver uma vida digna e com qualidade em profissões que não conseguiriam aqui no BR. Meu cunhado é caminhoneiro na Holanda e vive bem com a mulher e com o filho, por exemplo. Obrigada por dividir conosco. Beijão!!!
Nicole....e em qual país teriamos certeza do futuro?
Aprende-se muito muito sobre razão, mentalidade, filosofia, cotidiano, ser rápido e embirrada com tantas situações sendo casada com um filho de alemão. Imagine de um nacional!!😂
Vídeo sincero!
A família do meu marido e de alemães !!
Me encantou profundamente!a a cultura a educação o esporte ,os costumes ,a culinária!!meu sogro era um apreciador das tortas e pães alemães e o Natal e a Páscoa é muito rico os costumes destas festas !e meus filhos estudaram alemão e já viveram na Alemanha aliás a família está fazendo um movimento de retorno a Alemanha !digo os descendentes !!já temos uma nova geração nascendo na Alemanha e eu sempre fui admiradora e quero com meu marido viver um pouco da aposentadoria na Alemanha!!este é meu objetivo !!preciso aprender bem o alemão !❤️
Venha ser minha aluna!
Parabens!!! Muito inteligente!
A Alemanha é simplesmente um LUXO
Porquê? Não compreendo o seu comentário.
Acho essa senhora realista e bem divertida! Não trocaria o Brasil pela Alemanha, principalmente, por conta da alimentação muito rica e saudável. Mas pretendo, ao menos, estudar a língua alemã.
Esquerda é LINK, direita é RECHT, então LENK seria alguma coisa no meio dos dois ?
Fiquei dois meses em Algsburg e me encantei, ainda sonho em voltar.
Me chama
Aqui em Santa Catarina não pensamos desta forma sobre o Brasil ... de onde você saiu???
A Ingrid morava em estado de São Paulo, na grande campinas
Hallo liebe Ingrid ! Minha sobrinha trabalha como engenheira de tráfego na Austrália .
Ola Ingrid. Moro na Aemanha ha 20 anos. Concordo contigo em relacao ao sistema educacional. Meus filhos visitaram uma Grundschule de 6 anos, depois foram para uma IGS
Integrierte Gesantschule ate a 10 Klasse. So depois foram para o Gynasium. Deu muito certo para nos. O mais velho ja fez o Abitur e eles nao sofreram tanto essa pressao. Um abrcaco
Resido há 20 anos na Alemanha , concordo plenamento , meu motivo de sair do Brasil já em 2000 , nunca foi trabalho,renda , na época como já estudava em colégio particular educação capenga como sempre foi tb não era o motivo .
Mas foi a violência urbana , até o dia em que minha disse :
"é melhor vc estar à 10mil km e não o ver tds os dias do que estar aqui e não saber se voltará para a casa vivo,,
Pior é saber essa situação parece se perpêtuar no Brasil .
Sou descendente de alemão, trabalho na área de TI e estou seriamente pensando em planejar minha mudança para a Europa daqui uns anos. Sou apenas eu e minha filha, um gato e um cachorro. não aguento o fato de trabalhar e não sobrar dinheiro nenhum final do mês, trabalhar apenas para pagar plano de saúde, escola particular, comida, gasolina e impostos. Esse pensamento veio mais forte com o planejamento de construir uma casa, mas como fazer isso sem segurança? Como dormir anoite ou deixar minha filha sozinha? Então veio o desejo de tentar conseguir a cidadania alemã.
Grande irmão, uma dica! Só emigre quando tiver sobrando grana!
Eu tmb sou da área de TI, já emigrei e deixa eu te contar uma realidade aqui:
BRASIL é FÁCIL DEMAIS!
exportar serviços ai é quase isento de imposto, custo de vida ai é barato demais! Eu juntava uma grana violenta quando tava aí, vida de rei mesmo!
Vc não precisa sair do Brasil para trabalhar pro exterior e vc é lindamente recompensado quando faz isso, ganhando em euro / dollar e vivendo em real!
O único motivo que eu tive pra emigrar foi a minha filha ter nascido e a educação / oportunidades dela. Mas custo de vida na gringa é um absurdo, impostos é um roubo !
Se vc não está ganhando bem no Brasil, não caia. No conto de achar que lá fora vai ser diferente! Faça aqui primeiro, emigre depois!
Vai dar freela no upwork, vai entrar em startups na angels. Depois que tiver tirando uns bons 5 mil dols por uns 2 anos, daí tu emigra.
A chance de dar errado de outra maneira é grande
@@Kaka-zs4cp Em qual área de TI vc fez? Estou pensando em ser Programador
@@eliascarreiro2214 não entendi. Como assim área de ti que eu fiz ? Tipo faculdade? Fiz faculdade de TI não, nem curso.
Google e muita força de vontade já basta
@@eliascarreiro2214 ah é aqui vai uma dica, se estiver mesmo pensando em aprender :
Curso deve ser muito bom, mas Tmb pode te levar a nada. Depende muito de ser auto didata!
Eu pago assinatura anual da pluralsight, quando quero aprender alguma technology nova, quase sempre tem por lá.
Mas o pulo do gato é vc aproveitar a alta demanda e achar alguém que te pague pra aprender, não pagar alguém pra te ensinar.
Acho um nincho, faça uns freelas que vc vai conseguir receber e aprender ao mesmo tempo!
@@Kaka-zs4cp Caraca, sério?! Isso é um tapa na cara pra mim, vc é freelancer? Faz programas e vende?
Sou do Rio de Janeiro, a violência preocupa.
Meu sonho é ir pra Alemanha e você elencou alguns dos principais pontos que são segurança e transporte. Além disso eu sou Químico e a Alemanha é basicamente o melhor país pra área e tem mais oportunidades.
Se souber inglês perfeito, estará empregado.
Ficou sensacional o seu trabalho
Arrasou 🙏
Que tal um video sobre como se investe financeiramente na Alemanha?
Por favorrrr, um vídeo sobre inteligência emocional alemã e sobre emprego na área de engenharia mecânica :)))
Sobre eng. Mecânica tem uma live maravilhosa!!
Amei seu canal!❤
Nossa, eu moro de frente para o Rio Trebbia aqui na Itália, amo ❤
Eu oro para Deus me abençoar e trazer logo minhas filhas para cá, para poder estudar e se formar na Europa.
Minha primeira filha quando chegou na Itália tinha medo de passear nas ruas, daí eu percebi que era traumas de Recife, conversei com ela e ela se acalmou, hoje não tem mais medo de passear nas ruas, entendeu que aqui é outro mundo.
Olá Ingrid, eu escolhi a Alemanha porque meu esposo mora aqui. Quando nos casamos, ele se recusou a morar no Brasil. 😊
Nossa...
Eu escolhi a Australia...
Uma amiga brasileira que mora na Alemanha, falou a mesma coisa, no quesito segurança!
Tem razão, aqui paga-se muito imposto sem contrapartida, e sobra muito pouco mesmo ganhando um bom salário se a gente quiser manter um nível de vida mediano.
13:19 faz um video sobre isso, por favor.
Eu também moro em Augsburg.
meus motivos foram todos esses que você citou.
Você já tem um vídeo explicando a diferença da língua entre a Alemanha e a Austria?
Legal! Moro perto de vc😘❤️
eu trabalho com plano de saúde, e vi que na Alemanha o plano de saúde é de acordo com o salário, então fica favorável para todos terem acesso a plano de saúde, se eu pudesse iria morar e ter uma experiência tenho 51 anos não sei se daria pra mim e trabalho também com imóveis
Vc não fala mal, apenas coloca a sua experiência.
OPaaa... perai, vc está falando da sua cidade e estado no Brasil...!, moro no Mato Grosso e temos aqui muuuita qualidade de vida e natureza exuberante, rios lindos caudalosos limpos, muito peixe e belos parques nacionais no Brasil inteiro beeeeem acessível...!, tomo banho de cachoeira gratís com direito a churrasco e uma bela rede na sombra !! a qualquer momento...!. O Brasil é lindo basta por o pé na estrada..!!
Segurança e qualidade de vida foram os fatores principais pra nós, não gostaríamos que nossa pequena crescesse numa bolha em SP e entre condomínio e escola particular. Já me vem um stress só de pensar.
São paulo está cada dia mais perigoso , a violência simplesmente explodiu de uns meses pra cá, até no metrô está tendo um número enorme de assaltos e o centro de São Paulo está perigosíssimo com assaltos pra todo lado e gangues formadas até por crianças e adolescentes . Realmente só louco pra querer ter filhos e morar em um lugar desses
Engraçado, eu ajudando uma família vulnerável aqui no Brasil. E a galera fugindo...😅 Das ist das Leben
Eu sou português estudei alemão inclusivé tenho primas que frequentaram a Escola Alemã de Lisboa ( excelente Instituição) e sou fã do povo alemão ( eventualmente em outra encarnação fui alemão 🤔) ... abraço desde Lisboa 🇵🇹🇧🇷🇩🇪