Seis anos do crime da Vale: o tempo avança, a reparação não
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- No dia 25 de janeiro, completam-se seis anos do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, da Vale. Além de matar 272 pessoas, o desastre criminoso despejou cerca de 12 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério no Rio Paraopeba, afetando as vidas de centenas de milhares de pessoas.
Até o momento, ninguém foi responsabilizado criminalmente pela negligência que causou essa tragédia, e as pessoas atingidas travam uma luta árdua e profundamente desigual contra a segunda maior mineradora do mundo, em busca de uma reparação justa.
O Instituto Guaicuy assessora as comunidades atingidas na região do Baixo Paraopeba, Represa de Três Marias e calha do Rio São Francisco, que compõem as Regiões 4 e 5 da Bacia - divisão definida pelas Instituições de Justiça no processo coletivo por reparação.
Hoje, lançamos uma reportagem especial sobre os seis anos de luta das pessoas dessas comunidades.
#paraopeba #brumadinho #vale #mineração #atingidosporbarragens
Ficou excelente! Retrata muito bem a realidade do povo atingindo. Por uma reparação justa e integral!
Nós perdemos mtos animais, tivemos que fazer pastos,, poço até hoje comprando cilos pro gado, só gastos cadê a indenização 😢?
Ótima reportagem!
Documentário necessário
Parabéns Vanessa nus representa, coitado de nós leigos mediante uma grande mineradora,nós pescadores e pescadores de três Marias estamos aguardando que eles possam comparecer dos atingidor
😡 absurdo!
Parabéns a todos que participaram e os políticos mas atenção com essas pessoas
Reparação agora!