Primeira vez que ouço alguém dar uma boa explicação para as atitudes dos adolescentes. Sou mãe de um rapaz, que hoje já é um jovem adulto, mas que também já foi adolescente. Como sempre tive um bom diálogo com ele, desde a infância, foi muito difícil, para mim, compreender o afastamento do meu filho, em relação a mim, durante a adolescência. Hoje fez-se luz! Excelente convidado. Obrigada.
A minha filha mais nova, demorou mas, vi centenas de vídeos. A alegria que veio com ela quando nasceu, foi por um tempo bem menor do que o do sofrimento que me causou. É narcisista. Mudou-se pra Berlim e eu só soube quase um ano depois. E a última vez que nos encontramos, já devia estar de malas prontas. Me ignorou completamente. Eu sofri muito com o pai delas mas, ela não vai fazer mais isso comigo. Sei que não sente minha falta mas, assim como me bloqueou, eu tb a bloqueei. E não a quero nunca mais na minha casa e quanto eu estiver viva.
@@Cecibenassi Eu compreendo a sua tristeza. De facto, alguns jovens, mesmo tendo tido pais que se dedicaram a eles, e procuraram educar os seus filhos com carinho e um bom diálogo, surgem surpresas muito complicadas. O meu filho não foi tão radical como a sua filha, mas também tem alguns comportamentos, por vezes, poucos simpáticos para comigo. E agora já não é adolescente, já é adulto. E eu segui uma boa parte das ideias aqui indicadas. Ou seja, coloquei regras, mas sempre as expliquei com muita paciência. Estive sempre disponível para o diálogo e sempre fui carinhosa. Mas os filhos são sempre uma surpresa, e nós nem sempre os entendemos. Há que seguir em frente com a nossa vida, encontrando outros focos de interesse e de motivação. A nossa vida não se esgota na criação dos nossos filhos. Nós somos mais do que mães. Nós somos mulheres, e merecemos sem felizes com os filhos, ou sem eles.
Meus pais me davam ordens, mas sempre explicavam direitinho o porquê de cada ordem, porquê era melhor agir daquele jeito. E essas explicações podiam ser repetidas, contestadas e aperfeiçoadas, até o assunto se esgotar. Era tão bom e eficiente que até fiz um vídeo chamado O Segundo Porquê em homenagem eles. Hj tenho um casamento ótimo e algumas pessoas às vezes perguntam: "vcs não brigam nunca?" e a gente responde: " nós tivemos a grande chance de aprender a conversar".
Uma vez cheguei para meu filho adolescente na mesa do café da manhã e disse; "-filho, posso te perguntar uma coisa? Mas preciso que vc seja sincero e me responda o que vc precisar pq eu não vou me justificar nem rebater, eu prometo q só vou te ouvir!" Aí ele disse; "-tem certeza?" Repsindi que sim. E ele me sinalizou que uma coisa que ele odiava era não ser ouvido. E eu fiquei triste por não ter percebido isso antes e disse a ele -" me perdoe filho, eu achei q te ouvia ... " aí ele foi me dando exemplos e etc... e eu estou aprendendo a ouvi los ... é fácil? Não... mas tô fazendo CNV e vai dar certo. Ainda não tive coragem de perguntar se está melhor nossa amizade 😅 mas isso vai acontecer. Uma vez vi um idoso falando que sucesso é quando os filhos voltam pra te ver quando vc já está idoso ... ❤
É assim mesmo ,os pais exigem dos filhos o que eles mesmos as vezes nem fazem. Muitos filhos não se sentem ouvidos e sim julgados e assim já não falam mais nada para seus pais.
Puxa, isso é tão real, o respeito precisa estar quando não estamos presente. Minha filha, aos 13 anos, foi fazer um trabalho na casa de uma amiga com outras crianças, na volta três delas voltaram juntas, no ônibus minha filha estava sentada em um banco e uma das amigas num outro banco, essa amiga escreveu algo e entregou à minha filha, ela leu, amassou e guardou na mochila, a amiga disse pra ela jogar pela janela, e minha filha respondeu que não, porque se ela fizesse isso eu ficaria muito brava, e a menina respondeu que eu não estava lá e minha filha respondeu "mas eu aprendi com ela e eu respeito ela." Não é apenas uma questão de respeitar, filhos são espelhos dos pais/cuidadores. Se você acha que seu filho está tendo uma atitude ruim, preste atenção em quem ele está se espelhando e tente se modificar. Para uma sociedade melhor, devemos começar por nós mesmos, mesmo que isso não tenha sido o que recebeu dos seus próprios pais. Quebre o ciclo e seja alguém melhor.
Não é fácil entender os adolescentes! Eu coloquei meu filho com 12 anos na aula de música 🎸 graças a Deus ele levou a sério aprendeu tocar vários instrumentos! A música ajudou muito meu filho atravessar a adolescência com sabedoria e responsabilidade! Hoje ao 25 anos de idade é formado em engenharia mecânica um excelente profissional! Ainda tem uma banda de rock.😅❤
Minha filha de 11 anos tem mudado, e hoje eu estava bem triste tentando entender essa nova fase, e buscando motivos para alguns comportamentos quando me foi sugerido este video. Obrigada, muitíssimo obrigada por compartilhar essa informações
Pesquise sobre o Luto Infantil, me ajudou a entender a minha filha, vai ajudar você também. Essa é a fase que eles mais precisam de nós, principalmente das mães.
Vai ser difícil mas vai passar! Meu filho hoje está com 23 anos. Foi dificílimo! Muito joelho no chão e oração, muita conversa, muita briga, mas nunca desisti. Passou. 😂🙌🙌🙌🙌
Eu ando triste e frustrada por achar que não estou sendo boa o suficiente para minha filha que fará 14 anos daqui umas semana. E ouvindo hoje essas falas dele me senti mais preparada para lidar com a adolescência dela. Percebi que não é sobre mim. Obrigada pela forma fácil de explicar para nós pais, como ouvir nossos filhos. Esse podcast é um serviço de utilidade pública, todos tinham de ter acesso a essas valiosas informações. Gratidão ❤
Eu sempre ouvi meu filho, desde criança quando vinha da escola mostrar alguma coisa que tinha feito, parava o que estava fazendo e dava atenção. Aos 7 anos de idade ele perdeu o pai e me vi sozinha para enfrentar a fase mais difícil que é a adolescência. Continuei respeitando a privacidade e as mudanças dele mas sempre de olho em tudo discretamente. Óbvio que não concordamos com tudo, uma vez ele me chamou de chata: eu falei “estou fazendo meu papel de mãe”. Hoje ele tem 24 anos e tenho orgulho do homem que se tornou. Vivemos em paz e com muito amor.
Outra questão é sobre relacionamento abusivo...todo mundo associa isso a relação adulta homem mulher...mas se os pais ficarem só na posição de amiguinho,os filhos sejam adolescentes ou adultos, eles deitam e rolam e te exploram até o osso,o que eu vejo são pais extremamente permissivos e quando vc tenta por limites ( pra qualquer idade, diga-se de passagem) vc é taxado de autoritário ignorante e até te ameaçam...na minha opinião os pais hj estão muito permissivos ...e a rapaziada dos 16 aos 30,como bebem , até cair e se matarem por aí... isso é curtir? Misericórdia
Se fosse tão fácil fazer qto é de ouvir, queria saber mais, pq os pais tbm tem suas questões emocionais q trouxeram de um relacionamento muitas vezes doente com os seus pais
Exatamente !!!eu já disse isso o minha filha (que agora está com 14),mas digo desde os 11… que: Eu também estou aprendendo a ser mãe com ela! Que nem sempre eu estarei certa, que nem sempre terei uma resposta,que também canso,que quero chorar, me descabelar,gritar…kkkkkkk E está tudo bem!tanto pra mim,qto p ela surtar as vezes e até necessário…rsrs Graças a Deus a comunicação vem funcionando. Qdo ela quer espaço,eu respeito !
Isso mesmo. Os pais precisam se cuidar e se curar. Descontamos muitas vezes os nossos traumas, erros e frustrações em pequenos seres inocentes. Somos responsáveis por eles e não eles serem nossos receptáculo de problemas. Que possamos entender e "perdoar nosso passado" e devolver soluções com amor aos nossos filhos.
Quando comecei a comer no quarto, era justamente porque o ambiente na mesa não era interessante pra mim, tv ligada em um canal que não queria ver, assuntos chatos e que não me acrescentavam em nada. Minha mãe ao invés de perguntar o porque eu fazia aquilo, jogou o emocional com palavras para me deixar com a consciência pesada ou com aquele olhar “voce ta fazendo coisa errada”, ou mandava videos no instagram que a reunião na mesa “forma uma familia feliz” (e isso nao é verdade se não estiver disposto a respeitar o espaço do outro). Acho que os pais têm que estar mais abertos a mudanças pois isso faz parte da evolução e parte de um convívio mais saudável na família. Ótimo conteúdo no vídeo.
Em 10:34 diz o segredo: se tratar o adolescente como menos do que ele é, por achar que é eterna criança, nunca haverá respeito. Aquele exemplo da criança animada para coisas simples não perde efeito só por poda neural, mas por não aceitar mais coisas infantis.
As pessoas aprendem com exemplo, aprendi isso em um livro "Help, me eduque", reforçando ainda mais o aprendizado nesse video. Sempre procuro autoajuda para ver alguns tópicos sobre a educação do meu filho pra melhorar.
Tem mães q ao invés de conversarem com os filhos com jeito, elas gritam. Só há discussão e nunca nada se resolve. Não sou mãe, mas, percebo ao meu redor, vários momentos q penso: quem sabe, se a mãe ou o pai, soubessem q o papel deles é para apascentar, conquistar confiança do filho, ela talvez, teria algum resultado positivo. Mas, há filhos q notadamente, são o reflexo dos pais.
Eu como um jovem adulto ainda ,sou ao contrário disso e no começo me afetou a tecnologia e o afastamento e não surgiu de mim e sim dos meus pais ,via eles assim e acabava me afastando e depois reclamavam. Mas nem percebiam o vício que tinham no celular....
@jenarabastos4249 só porque ele não sofreu violência física não significa que não tenha sofrido violência. A negligência emocional é uma violência psicológica que dói demais e não é preciso diminuir a situação dos outros para exaltar sua própria dor, isso se chama falta de empatia. Cada um sabe da sua própria dor.
@@jenarabastos4249E como iam espanca-lo se nem motivo ele dava? Ele foi claro em afirmar que foram os pais dele que se afastaram e não o contrário.
9 месяцев назад+16
Me lembro que falei com meu esposo sobre comportamento dos adolescentes por que tem lado rebeldias. Eu explicava que as vezes muitos pais não participam do mundo dos filhos adolescentes e ouvir pouco mais. Adolescentes tem que saber as regras e limites ,sim. Mas desde que tbm não podemos ignorar o mundo dele. Diálogo é muitos importantes na vida dos filhos e os pais juntos sem precisar tirar espaço de ninguém. Nós não tenho filhos mesmo meu esposo estéril casado comigo há 10 anos. Creio que estarei preparada pra cuidar quando vier ao mundo um dia. ❤
Essa geração de novos pais estão tenho uma oportunidade de conhecimento incrível de proporcionar um convívio, educação e entendimento a partir desses meios de comunicação que possuímos hoje.
Tenho um neto de 17 anos que praticamente criei a mãe voltou trabalhar ele tinha 40 dias, ela cuidava so a noite é finais de semana, a maior parte foi eu cuidar levar pra escola buscar, até os 12 era um amor, hoje a mãe casou ele continua morando comigo mas é difícil de entender ele fica fechado no quarto come la, me respeita mais não conversa vive de cara feia, as vezes eu choro penso esse é o menino que criei, mas estou aprendendo a lidar com a situação, dizem que adolescência, tenho um casal de filhos nunca foram assim outra época.
Outros tempos bem ruins. Eles se fecham, não querem assunto. Nem adianta perguntar, só orar, repreender, porque só Deus. Peço que abra seus ouvidos e ouçam e obedeçam. Deus tenha misericórdia de nós. Nem sempre é abandono, falta de elogios, incentivos, ensino, oração, porque temos poder de escolha eu escolho e não tenho que ficar culpando ninguém. Eu sou feliz, eu vou fazer diferente, eu sou grato, eu sou de Deus. Eu devolvo o que tenho porque cada um dá o que tem dentro de si. Ninguém dá o que não tem, não entendeu o amor de Deus, procura aprender, sempre é tempo. Não desculpa para não amar, ser gentil, carinhoso, conversar.
Você disse certo, seus não passaram por isso pq não foram abandonados pela mãe, que mesmo depois de casada não levou o filho para morar com ela. Se a senhora pensa que ele não sabe das coisas, está muito enganada, ele sabe e sente tudo. Já é um rapaz e sente na pele, não deve ter pai e a mãe não o quer por perto, tudo isso mexe com a cabeça de uma pessoa, e ele prefere se isolar e se fechar como um modo de se proteger, autopresevarção. Essa situação deve doer muito nele, eu te aconselho o apoiar, elogiar e dizer palavras de conforto e carinho, e sempre afirmar que nunca vai o abandonar.
Não é outra época, você que está dando a moleza que não deu aos outros. Quando fizer 18 anos. Cobre-lhe as responsabilidades! Você está com peninha e só está fazendo mal a ele.Seja firme , já é um homem.
Não deve ser nada fácil pro seu neto viver sem o amor da mãe, pq a sra mesmo relatou que a maior parte do tempo ficava com a sra. Infelizmente essa é uma realidade de muitas crianças que vivem sem pai e que a mãe precisa trabalhar fora, e agora tá em outra relação. Já parou pra pensar sobre isso? Não estou julgando, mas traz prejuízos lá na frente.
São essas entrevistas q me mostram q ser pai e mãe é a maior faculdade da vida e vc nunca será especialista nela. Faculdade 4 anos, pós 1 ano, mestrado 2 anos e doutorado 6 anos. Paternidade 18 anos e vc só vai ter a recuperação quando for avô.
Amei! Minha filha não tá nem perto dessa idade, mas vi de perto pais e mães sofrerem pra se entender com filho adolescente. Acho que quanto mais cedo a gente aprende a lidar com as situações melhor a gente se prepara, mesmo que não haja garantia rsrs
Desculpe mas não é na adolescência q se começa a querer um diálogo, se começa cedo, como foi no colégio? Vc brincou ? aprendeu o q de novo?, gostou do lanche q levou?os amiguinhos brincaram com vc? A tia foi legal? Vc não gostou de alguma coisa?
Acho que vc assistiu o vídeo no mudo então, porque ele explicou o porquê, biologicamente, ocorre o afastamento na adolescência e a mudança dos filhos nessa fase.
Espetáculo professor!!! Por isto que eu falo: falar como nós entendemos livre de querer colocar vocabulários que nu ingyem entende!! Maravilhoso! 😮 Difícil de encontrar este profissional capaz!! Lindo! ❤
Quase morri qdo, minha filha me disse isso: mãe naquele dia descobri que a Sra não é perfeita, eu fiquei humm 🤔de que ela está falando ? 😅 É bem isso mesmo, perfeito esclarecimento. Obrigada aos Drs. 😍
Num seriado de comêdia na tv o cara falou que filho é que nem satélite no espaço, até pode perder a comunicação mas se estiver bem programado nunca sairá da rota.
Eu fui criada com muito amor, liberdade e independência, desde bem nova. Mas, eu comecei a tomar atitudes e o relacionamento melhorou muito. Mas, meu pai falava: vc é responsável por seus atos. Eu posso falar, com certeza: nunca menti pra eles. Nunca gostei de nada escondido. Quando bebia, eles sabiam. Avisei que estava fumando porque odiava fumar em banheiro. Nada escondido.
Sou mãe de 3 em diferentes idades. Meu filho de 16 anos introvertido o de 10 anos um gênio da matemática e a de 4 anos extrovertida ao extremo. É exatamente assim os pensamentos.
Explicação maravilhosa, ficaria ouvindo até…., sei lá . Existem pessoas com o dom da palavra e esse professora a tem e ainda regada de conhecimento que nos auxiliam , parabéns 👏👏👏👏, parabéns Bia por trazer profissionais assim🌷
2:20 eu noto que depois de um tempo de exposição você consegue ouvir, sim, as diferenças. Mas é algo que você tem que ir treinando e alguém apontando a diferença que você tem que prestar bastante atenção. Fazendo isso você consegue aprender a diferença. É bem trabalhoso, mas não impossível.
Não tem como não curtir. Estou me preparando para ser mãe e ir aprendendo sobre como fui e como serão os meus filhos e como abrir comunicação é ótimo! Excelente.
DEUS TE ABENÇOE! EU SEMPRE FUI ASSIM. E ATÉ HOJE, SE VIAJO, AVISO. AGORA A MEUS IRMÃOS, MEUS PAIS JÁ PARTIRAM. SEMPRE CONVERSEI COM ELES. NUNCA OS CULPEI. ESCOLHAS. TODOS FAZEM ESCOLHAS.
Meus Filhos não tem celular usam o nosso em horários permitidos... foi difícil mas agora eles já se acostumaram... super apoio esses podcast... precisamos conversar com nossos filhos e entender que eles estão em crescimento todos os dias. Assim como nós adultos que temos nossos dias ruins 😅
Eu apanhei muito da minha mãe o meu pai era explicações e conversas batia também mais era muito raro,hoje tenho 55 anos tenho uma menina de 33 anos que já é mãe de um menino de 8 anos e tenho um menino de 23 anos que tem uma filha de 3 meses,dei uma "cintada" na minha filha quando ela tinha 16 anos pq ela achou que eu e a mãe dela era algum amigo dela que ela poderia falar o que quisesse e qualquer tom,foi a unica vez o menino nunca dei um tapa,hoje são seres humanos que respeitam muito outros seres humanos,e que esta faltando hoje em dia, RESPEITO!!!!
Não é regra isso. Claro que que as mudanças ocorrem mesmo pq ha turbilhões de hormônios. Mas há diversas coisas que podemos evitar na adolescência. Meus guris raramente faltam com respeito, eu e o pai os educamos com disciplina e amor. Porem como o próprio entrevistador disse , tem que ter exemplo . O diálogo é importante, mas às vezes os pais tem que se impor mesmo. Os próprios adolescentes te testam pra ver até onde podem ir. Tem que dialogar, mas se nao não mostrar que sim, ha hierarquia em casa as coisas degringolam.
Respeito muito os profissionais que tem conhecimento por estudos científicos...mas essa questão sobre "um olhar do pai bastava" ,no meu caso bastava mesmo,n haveria uma segunda chance 😅
Hoje em dia as pessoas querem ter filhos , mais não querem cuidar ! A maioria deixa os filhos largados em celular ou vídeo game. Por isso que essa geração tá chata , cheia de mimimi .. Pq os pais não querem saber dos próprios filhos
Muita coisa do q ele fala faz sentido, mas e quando vc cuida da amor, limites, responsabilidade conversa e ainda assim o filho é inacessível a culpa ainda é do pai da mãe ou pode ser o jeito da madeira mesmo, porque assim explicando tira completamente a responsabilidade da outra pessoa na relação no caso o filho, eu tenho 3 filhos e apenas um é distante, indiferente, não só de mim mas também dos irmãos do pai dos tios primos, avós já sofri e sofro muito com isso será q está todo mundo errado e só ele certo.
Vc chegou a levar na terapia? Às vezes tem algum grau de autismo ou coisas do tipo... Nem tudo é sobre tratamento de pai e mae, tbm tem o psicológico. Às vezes precisa de medicação, está com os hormonios baixos, vitaminas tbm, anemia, mil e uma coisas... Por isso é bom investigar para ir testando todas as possibilidades. Por exemplo, eu sou crista... Supondo que o tratamento é respeitoso, que tem todos os cuidados humanos básicos garantidos, tá com a saúde 100% e psicológico tbm, aí pode ser o espiritual. Enfim, um desses pilares que sempre está em falta - saúde, psicológico, acolhimento familiar (amor, carinho, etc), alimentação, exercício fisico e área espiritual. Se um deles está ruim, desanda tudo! Minha avó era tida como doida pelas pessoas, uma vez surtou, ao investigarem, descobriram que era problema na glandula tireóide, tomou remedio e voltou ao normal. Se parava o remedio, ficava perdida de novo... Graças a Deus hj temos a tecnologia ao nosso dispor
Eu tenho exatamente essa situação aqui na minha casa tenho uma filha de 7 anos e uma de 15 anos quando eu falo vamos para casa da vovó a de 7 fica super feliz e já quer se arrumar 15 Fala Ah não De novo Vai lá é chato😂
Aos 13 anos eu aprendi conversação em inglês. E dava pra falar com norte americanos, que vinham pra minha cidade. Mas, eu já ouvia muitas musicas em inglês.
Muito boa explicação, gostei muito, exceto o momento no qual ele falou sobre a Rota, uma polícia extremamente violenta do estado de São Paulo, demonstrou desconhecimento, e muito, parecia que estava falando da guarda real da Inglaterra que protege palácio de Buckingham, queria que ele fosse negro para ver como seria tratado. Lamentável o nível de alienação desse professor.
O Professor deu um exemplo hipotético de uma abordagem de alta patente e outro exemplo de uma abordagem de baixa patente. Sua narrativa alterou a realidade apresentada no vídeo. Sorte dos outros que podem assistir ao vídeo e ver por si mesmo a sequência apresentada.
Primeira vez que ouço alguém dar uma boa explicação para as atitudes dos adolescentes. Sou mãe de um rapaz, que hoje já é um jovem adulto, mas que também já foi adolescente. Como sempre tive um bom diálogo com ele, desde a infância, foi muito difícil, para mim, compreender o afastamento do meu filho, em relação a mim, durante a adolescência. Hoje fez-se luz! Excelente convidado. Obrigada.
A minha filha mais nova, demorou mas, vi centenas de vídeos. A alegria que veio com ela quando nasceu, foi por um tempo bem menor do que o do sofrimento que me causou. É narcisista. Mudou-se pra Berlim e eu só soube quase um ano depois. E a última vez que nos encontramos, já devia estar de malas prontas. Me ignorou completamente. Eu sofri muito com o pai delas mas, ela não vai fazer mais isso comigo.
Sei que não sente minha falta mas, assim como me bloqueou, eu tb a bloqueei. E não a quero nunca mais na minha casa e quanto eu estiver viva.
@@Cecibenassi Eu compreendo a sua tristeza. De facto, alguns jovens, mesmo tendo tido pais que se dedicaram a eles, e procuraram educar os seus filhos com carinho e um bom diálogo, surgem surpresas muito complicadas. O meu filho não foi tão radical como a sua filha, mas também tem alguns comportamentos, por vezes, poucos simpáticos para comigo. E agora já não é adolescente, já é adulto. E eu segui uma boa parte das ideias aqui indicadas. Ou seja, coloquei regras, mas sempre as expliquei com muita paciência. Estive sempre disponível para o diálogo e sempre fui carinhosa. Mas os filhos são sempre uma surpresa, e nós nem sempre os entendemos. Há que seguir em frente com a nossa vida, encontrando outros focos de interesse e de motivação. A nossa vida não se esgota na criação dos nossos filhos. Nós somos mais do que mães. Nós somos mulheres, e merecemos sem felizes com os filhos, ou sem eles.
Você está errada. Não aprendeu nada com o entrevistado?
@@oslemesoslemes9026e ... fique a vontade, não se acanhe, pode continuar.
😏😉
Meus pais me davam ordens, mas sempre explicavam direitinho o porquê de cada ordem, porquê era melhor agir daquele jeito.
E essas explicações podiam ser repetidas, contestadas e aperfeiçoadas, até o assunto se esgotar.
Era tão bom e eficiente que até fiz um vídeo chamado O Segundo Porquê em homenagem eles.
Hj tenho um casamento ótimo e algumas pessoas às vezes perguntam: "vcs não brigam nunca?" e a gente responde: " nós tivemos a grande chance de aprender a conversar".
Você teve sorte mesmo !
Você é diferente, podia ser ignorante, fazer e viver brigando, cara feia, escolheu ser gente, amável, gentil. Assim deve ser.
Uma vez cheguei para meu filho adolescente na mesa do café da manhã e disse; "-filho, posso te perguntar uma coisa? Mas preciso que vc seja sincero e me responda o que vc precisar pq eu não vou me justificar nem rebater, eu prometo q só vou te ouvir!" Aí ele disse; "-tem certeza?" Repsindi que sim. E ele me sinalizou que uma coisa que ele odiava era não ser ouvido. E eu fiquei triste por não ter percebido isso antes e disse a ele -" me perdoe filho, eu achei q te ouvia ... " aí ele foi me dando exemplos e etc... e eu estou aprendendo a ouvi los ... é fácil? Não... mas tô fazendo CNV e vai dar certo. Ainda não tive coragem de perguntar se está melhor nossa amizade 😅 mas isso vai acontecer. Uma vez vi um idoso falando que sucesso é quando os filhos voltam pra te ver quando vc já está idoso ... ❤
Idoso é tarde demais, rs.
Sucesso é quando o filho quer te ver sem ser obrigado mais, desde o início da juventude.
Gostei demais desse comentário e concordo plenamente.
É assim mesmo ,os pais exigem dos filhos o que eles mesmos as vezes nem fazem.
Muitos filhos não se sentem ouvidos e sim julgados e assim já não falam mais nada para seus pais.
Que relato legal! O bom é identificar onde está o problema e trabalhar para corrigir, né Fernanda?
Acabei de confirmar que sou um fracasso 😢
Puxa, isso é tão real, o respeito precisa estar quando não estamos presente.
Minha filha, aos 13 anos, foi fazer um trabalho na casa de uma amiga com outras crianças, na volta três delas voltaram juntas, no ônibus minha filha estava sentada em um banco e uma das amigas num outro banco, essa amiga escreveu algo e entregou à minha filha, ela leu, amassou e guardou na mochila, a amiga disse pra ela jogar pela janela, e minha filha respondeu que não, porque se ela fizesse isso eu ficaria muito brava, e a menina respondeu que eu não estava lá e minha filha respondeu "mas eu aprendi com ela e eu respeito ela."
Não é apenas uma questão de respeitar, filhos são espelhos dos pais/cuidadores. Se você acha que seu filho está tendo uma atitude ruim, preste atenção em quem ele está se espelhando e tente se modificar.
Para uma sociedade melhor, devemos começar por nós mesmos, mesmo que isso não tenha sido o que recebeu dos seus próprios pais. Quebre o ciclo e seja alguém melhor.
Para mãe não importa a idade que o filho tenha a preocupação sempre vai ser a mesma!
Não é fácil entender os adolescentes! Eu coloquei meu filho com 12 anos na aula de música 🎸 graças a Deus ele levou a sério aprendeu tocar vários instrumentos! A música ajudou muito meu filho atravessar a adolescência com sabedoria e responsabilidade! Hoje ao 25 anos de idade é formado em engenharia mecânica um excelente profissional! Ainda tem uma banda de rock.😅❤
Minha filha de 11 anos tem mudado, e hoje eu estava bem triste tentando entender essa nova fase, e buscando motivos para alguns comportamentos quando me foi sugerido este video. Obrigada, muitíssimo obrigada por compartilhar essa informações
Pesquise sobre o Luto Infantil, me ajudou a entender a minha filha, vai ajudar você também. Essa é a fase que eles mais precisam de nós, principalmente das mães.
Mas saiba q 11 anos de idade è na fase infantil ainda
Vai ser difícil mas vai passar! Meu filho hoje está com 23 anos. Foi dificílimo! Muito joelho no chão e oração, muita conversa, muita briga, mas nunca desisti. Passou. 😂🙌🙌🙌🙌
Tecnologia tecnologia mães tendo que trabalhar por 2 e uma verdade desse século
Eu ando triste e frustrada por achar que não estou sendo boa o suficiente para minha filha que fará 14 anos daqui umas semana. E ouvindo hoje essas falas dele me senti mais preparada para lidar com a adolescência dela. Percebi que não é sobre mim. Obrigada pela forma fácil de explicar para nós pais, como ouvir nossos filhos. Esse podcast é um serviço de utilidade pública, todos tinham de ter acesso a essas valiosas informações. Gratidão ❤
Você se lembra de quando você era adolescente? Como você era? O que sentia? Qual eram seus medos e expectativas?
Eu estava me sentindo assim como pai!
Minha filha tem 8 anos e está simplesmente impossível falar com ela. Porque bate de frente o tempo todo e com tudo. Já nem sei mais o que fazer 😢😢😢
Tão difícil né? A minha ainda nem chegou lá (e está até longe) mas já me preocupo com isso desde hoje!
@@angelaassis3365Tenha autoridade e o milagre acontecerá . Lembre de sua infância.
Eu sempre ouvi meu filho, desde criança quando vinha da escola mostrar alguma coisa que tinha feito, parava o que estava fazendo e dava atenção. Aos 7 anos de idade ele perdeu o pai e me vi sozinha para enfrentar a fase mais difícil que é a adolescência. Continuei respeitando a privacidade e as mudanças dele mas sempre de olho em tudo discretamente. Óbvio que não concordamos com tudo, uma vez ele me chamou de chata: eu falei “estou fazendo meu papel de mãe”. Hoje ele tem 24 anos e tenho orgulho do homem que se tornou. Vivemos em paz e com muito amor.
Com a explicação dele pude entender agora a minha adolescência. 😮
Sensacional como ele explica bem as coisas e a gente vai ligando os pontos, né?
Quanto conhecimento de maneira gratuita, esse podcast é top!!!
Finalmente deixaram o entrevistado falar.
Incrível!
Também achei a mesma coisa 🤗
Exatamente😮😮😮🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉 DEIXAR FALAR
Exato. A gente até estranha.
Que bom que nós ouviram
Estavam empolgados kkk
Muito bom pro canal deles!!
Kkkk, vdd!
Outra questão é sobre relacionamento abusivo...todo mundo associa isso a relação adulta homem mulher...mas se os pais ficarem só na posição de amiguinho,os filhos sejam adolescentes ou adultos, eles deitam e rolam e te exploram até o osso,o que eu vejo são pais extremamente permissivos e quando vc tenta por limites ( pra qualquer idade, diga-se de passagem) vc é taxado de autoritário ignorante e até te ameaçam...na minha opinião os pais hj estão muito permissivos ...e a rapaziada dos 16 aos 30,como bebem , até cair e se matarem por aí... isso é curtir? Misericórdia
Se fosse tão fácil fazer qto é de ouvir, queria saber mais, pq os pais tbm tem suas questões emocionais q trouxeram de um relacionamento muitas vezes doente com os seus pais
Exatamente !!!eu já disse isso o minha filha (que agora está com 14),mas digo desde os 11… que:
Eu também estou aprendendo a ser mãe com ela! Que nem sempre eu estarei certa, que nem sempre terei uma resposta,que também canso,que quero chorar, me descabelar,gritar…kkkkkkk
E está tudo bem!tanto pra mim,qto p ela surtar as vezes e até necessário…rsrs
Graças a Deus a comunicação vem funcionando. Qdo ela quer espaço,eu respeito !
T E R A P I A! Descontar suas inseguranças e traumas nos filhos é que não rola, né?
Isso mesmo. Os pais precisam se cuidar e se curar. Descontamos muitas vezes os nossos traumas, erros e frustrações em pequenos seres inocentes. Somos responsáveis por eles e não eles serem nossos receptáculo de problemas. Que possamos entender e "perdoar nosso passado" e devolver soluções com amor aos nossos filhos.
Quando comecei a comer no quarto, era justamente porque o ambiente na mesa não era interessante pra mim, tv ligada em um canal que não queria ver, assuntos chatos e que não me acrescentavam em nada. Minha mãe ao invés de perguntar o porque eu fazia aquilo, jogou o emocional com palavras para me deixar com a consciência pesada ou com aquele olhar “voce ta fazendo coisa errada”, ou mandava videos no instagram que a reunião na mesa “forma uma familia feliz” (e isso nao é verdade se não estiver disposto a respeitar o espaço do outro). Acho que os pais têm que estar mais abertos a mudanças pois isso faz parte da evolução e parte de um convívio mais saudável na família. Ótimo conteúdo no vídeo.
Em 10:34 diz o segredo: se tratar o adolescente como menos do que ele é, por achar que é eterna criança, nunca haverá respeito. Aquele exemplo da criança animada para coisas simples não perde efeito só por poda neural, mas por não aceitar mais coisas infantis.
As pessoas aprendem com exemplo, aprendi isso em um livro "Help, me eduque", reforçando ainda mais o aprendizado nesse video. Sempre procuro autoajuda para ver alguns tópicos sobre a educação do meu filho pra melhorar.
Melhor corte deste podcast sensacional. Todos os pais de adolescentes deveríam assistir este podcast.
Tem mães q ao invés de conversarem com os filhos com jeito, elas gritam. Só há discussão e nunca nada se resolve.
Não sou mãe, mas, percebo ao meu redor, vários momentos q penso: quem sabe, se a mãe ou o pai, soubessem q o papel deles é para apascentar, conquistar confiança do filho, ela talvez, teria algum resultado positivo. Mas, há filhos q notadamente, são o reflexo dos pais.
Eu como um jovem adulto ainda ,sou ao contrário disso e no começo me afetou a tecnologia e o afastamento e não surgiu de mim e sim dos meus pais ,via eles assim e acabava me afastando e depois reclamavam.
Mas nem percebiam o vício que tinham no celular....
Q bom a foi assim e não te espancando q te afastaram.
@jenarabastos4249 só porque ele não sofreu violência física não significa que não tenha sofrido violência. A negligência emocional é uma violência psicológica que dói demais e não é preciso diminuir a situação dos outros para exaltar sua própria dor, isso se chama falta de empatia. Cada um sabe da sua própria dor.
@@jenarabastos4249E como iam espanca-lo se nem motivo ele dava? Ele foi claro em
afirmar que foram os pais dele que se afastaram e não o contrário.
Me lembro que falei com meu esposo sobre comportamento dos adolescentes por que tem lado rebeldias. Eu explicava que as vezes muitos pais não participam do mundo dos filhos adolescentes e ouvir pouco mais. Adolescentes tem que saber as regras e limites ,sim. Mas desde que tbm não podemos ignorar o mundo dele. Diálogo é muitos importantes na vida dos filhos e os pais juntos sem precisar tirar espaço de ninguém. Nós não tenho filhos mesmo meu esposo estéril casado comigo há 10 anos. Creio que estarei preparada pra cuidar quando vier ao mundo um dia. ❤
Deus é Deus do impossível, tudo é possível aquele que crer.
Essa geração de novos pais estão tenho uma oportunidade de conhecimento incrível de proporcionar um convívio, educação e entendimento a partir desses meios de comunicação que possuímos hoje.
Tenho um neto de 17 anos que praticamente criei a mãe voltou trabalhar ele tinha 40 dias, ela cuidava so a noite é finais de semana, a maior parte foi eu cuidar levar pra escola buscar, até os 12 era um amor, hoje a mãe casou ele continua morando comigo mas é difícil de entender ele fica fechado no quarto come la, me respeita mais não conversa vive de cara feia, as vezes eu choro penso esse é o menino que criei, mas estou aprendendo a lidar com a situação, dizem que adolescência, tenho um casal de filhos nunca foram assim outra época.
Outros tempos bem ruins. Eles se fecham, não querem assunto. Nem adianta perguntar, só orar, repreender, porque só Deus. Peço que abra seus ouvidos e ouçam e obedeçam. Deus tenha misericórdia de nós. Nem sempre é abandono, falta de elogios, incentivos, ensino, oração, porque temos poder de escolha eu escolho e não tenho que ficar culpando ninguém. Eu sou feliz, eu vou fazer diferente, eu sou grato, eu sou de Deus. Eu devolvo o que tenho porque cada um dá o que tem dentro de si. Ninguém dá o que não tem, não entendeu o amor de Deus, procura aprender, sempre é tempo. Não desculpa para não amar, ser gentil, carinhoso, conversar.
Você disse certo, seus não passaram por isso pq não foram abandonados pela mãe, que mesmo depois de casada não levou o filho para morar com ela. Se a senhora pensa que ele não sabe das coisas, está muito enganada, ele sabe e sente tudo. Já é um rapaz e sente na pele, não deve ter pai e a mãe não o quer por perto, tudo isso mexe com a cabeça de uma pessoa, e ele prefere se isolar e se fechar como um modo de se proteger, autopresevarção. Essa situação deve doer muito nele, eu te aconselho o apoiar, elogiar e dizer palavras de conforto e carinho, e sempre afirmar que nunca vai o abandonar.
Não é outra época, você que está dando a moleza que não deu aos outros. Quando fizer 18 anos. Cobre-lhe as responsabilidades! Você está com peninha e só está fazendo mal a ele.Seja firme , já é um homem.
Não deve ser nada fácil pro seu neto viver sem o amor da mãe, pq a sra mesmo relatou que a maior parte do tempo ficava com a sra. Infelizmente essa é uma realidade de muitas crianças que vivem sem pai e que a mãe precisa trabalhar fora, e agora tá em
outra relação. Já parou pra pensar sobre isso? Não estou julgando, mas traz prejuízos lá na frente.
A mãe não deveria delegar o filho! Casou, mas continua sendo a mãe! Absurdo!
Excelente entrevista!
Excelente convidado!
São essas entrevistas q me mostram q ser pai e mãe é a maior faculdade da vida e vc nunca será especialista nela. Faculdade 4 anos, pós 1 ano, mestrado 2 anos e doutorado 6 anos. Paternidade 18 anos e vc só vai ter a recuperação quando for avô.
Ele falou que é a aula com a maior choradeira e eu já estava com vontade de chorar só de ouvir os relatos. Kkk
Amei! Minha filha não tá nem perto dessa idade, mas vi de perto pais e mães sofrerem pra se entender com filho adolescente. Acho que quanto mais cedo a gente aprende a lidar com as situações melhor a gente se prepara, mesmo que não haja garantia rsrs
No fim das contas o amor sobre todas as coisas. Na dúvida usa o amor! ❤
Que convidado fascinante!
Muito obrigado por compartilhar informações tão importantes!
Desculpe mas não é na adolescência q se começa a querer um diálogo, se começa cedo, como foi no colégio? Vc brincou ? aprendeu o q de novo?, gostou do lanche q levou?os amiguinhos brincaram com vc? A tia foi legal? Vc não gostou de alguma coisa?
Acho que vc assistiu o vídeo no mudo então, porque ele explicou o porquê, biologicamente, ocorre o afastamento na adolescência e a mudança dos filhos nessa fase.
Espetáculo professor!!! Por isto que eu falo: falar como nós entendemos livre de querer colocar vocabulários que nu ingyem entende!! Maravilhoso! 😮 Difícil de encontrar este profissional capaz!! Lindo! ❤
Melhor explicação do mundo!!!! Graças a Deus temos profissionais responsáveis que dedicam realmente a estudar, entender e explicar!!😊
Finalmente alguém falando algo relevante em relação ao porquê do afastamento do adolescente e como lidar. Parabéns! Gratidão
Quase morri qdo, minha filha me disse isso: mãe naquele dia descobri que a Sra não é perfeita, eu fiquei humm 🤔de que ela está falando ? 😅
É bem isso mesmo, perfeito esclarecimento.
Obrigada aos Drs. 😍
👏🏼 Muito sensato e sensível. Adorei e aprendi muito a conversa!
Num seriado de comêdia na tv o cara falou que filho é que nem satélite no espaço, até pode perder a comunicação mas se estiver bem programado nunca sairá da rota.
Excelente, objetiva e clara esta explicação!
9:03 adorei essa, foi assim que fui criada. Meu pai olhava e nós já sabiamos o que isso significava.
O meu pai também.
@@elzaaraujo6553 Eu e meus irmaos achavamos que era pior do que apanhar!
Eu fui criada com muito amor, liberdade e independência, desde bem nova.
Mas, eu comecei a tomar atitudes e o relacionamento melhorou muito.
Mas, meu pai falava: vc é responsável por seus atos.
Eu posso falar, com certeza: nunca menti pra eles. Nunca gostei de nada escondido. Quando bebia, eles sabiam. Avisei que estava fumando porque odiava fumar em banheiro. Nada escondido.
6:45 minha mãe era igualzinha. Ela calculava direitinho o tempo que eu levava até a porta da minha casa, era uma ninja. 😂❤ Deus a tenha!
Perfeito 🎉🎉🎉🎉 e sim aprendi que deixar baixar a energia é a melhor opção para um bom diálogo ❤❤❤❤❤adorei tudo que falou gratidão ❤❤
Obrigada por compartilhar esse video!❤⚘
Bia, chama a Franciele Maftum, neuropsicóloga!!
Seria fantástico!!!😊
Sou mãe de 3 em diferentes idades. Meu filho de 16 anos introvertido o de 10 anos um gênio da matemática e a de 4 anos extrovertida ao extremo. É exatamente assim os pensamentos.
Ótima explicação, parabéns para o professor, ter a amizade dos filhos e fundamental ❤
Explicação maravilhosa, ficaria ouvindo até…., sei lá . Existem pessoas com o dom da palavra e esse professora a tem e ainda regada de conhecimento que nos auxiliam , parabéns 👏👏👏👏, parabéns Bia por trazer profissionais assim🌷
Esse professor é super excelente!! Tripée ALE - AMOR LIMITE ESTÍMULO.
❤❤❤
Show... Obrigada. Bom dia!
Que aula👏🏻
Parabens, muito bom! Quanto conhecimento de qualidade.
Melhor video de todos, com ensinamentos mesmo pra quem não tem filhos.
Muito bom parabéns pelo convidado TOP,
Muito boa entrevista parabéns
Ótimas observação. Tenho 55 anos,e sempre temos a aprender.
Acho bem interessante as colocações da Doutora. Ela é de fato muito inteligente. Me passa muita segurança. 10 Doutora pra senhora.
2:20 eu noto que depois de um tempo de exposição você consegue ouvir, sim, as diferenças. Mas é algo que você tem que ir treinando e alguém apontando a diferença que você tem que prestar bastante atenção. Fazendo isso você consegue aprender a diferença. É bem trabalhoso, mas não impossível.
Intimidade é algo mto difícil de construir com nossos filhos. Conseguindo, é meio caminho andado...
Viver e convivência resulta em procurar uma maneira de independência aí vem o distanciamento 😢
Eu adorei esse cara. Suas abordagens são muito ricas.
Amei! PARABÉNS
Olha se eu tivesse esse vídeo,uns 20 anos atrás, a margem de erros seria menor.
Eu não tenho filhos e assistia super nany.
Aprendi cedo que se priorizamos ser amados ao invés de respeitados tudo dará muito errado.
Adoreii essa matéria ❤
Não tem como não curtir. Estou me preparando para ser mãe e ir aprendendo sobre como fui e como serão os meus filhos e como abrir comunicação é ótimo! Excelente.
Só fera vcs são anjos de pessoas com depressão eu tenho ninguém acha fingindo de coitado me dói sou alcoólatra
Muito boa explicação!!! Parabéns Professor!!!👏👏👏👏👏
Uma dúvida: os esportes/lutas ajudam nessa transição?
Eu tenho 5.4 anos e amo quando minha Mãe ainda pergunta "Chegou bem".
DEUS TE ABENÇOE! EU SEMPRE FUI ASSIM. E ATÉ HOJE, SE VIAJO, AVISO. AGORA A MEUS IRMÃOS, MEUS PAIS JÁ PARTIRAM. SEMPRE CONVERSEI COM ELES. NUNCA OS CULPEI. ESCOLHAS. TODOS FAZEM ESCOLHAS.
Fiquei sem palavras muito bom 👏👏👏👏👏
Muito bom ... Parabéns Ana e Alex
Meus
Filhos não tem celular usam o nosso em horários permitidos... foi difícil mas agora eles já se acostumaram... super apoio esses podcast... precisamos conversar com nossos filhos e entender que eles estão em crescimento todos os dias. Assim como nós adultos que temos nossos dias ruins 😅
Parabéns hoje em dia as crianças parecem usuárias de crack em relação ao celular
Quantos anos eles tem?
Eu como mãe de um adolescente de 16 anos achei muito interessante e necessária essa conversa.
Eu apanhei muito da minha mãe o meu pai era explicações e conversas batia também mais era muito raro,hoje tenho 55 anos tenho uma menina de 33 anos que já é mãe de um menino de 8 anos e tenho um menino de 23 anos que tem uma filha de 3 meses,dei uma "cintada" na minha filha quando ela tinha 16 anos pq ela achou que eu e a mãe dela era algum amigo dela que ela poderia falar o que quisesse e qualquer tom,foi a unica vez o menino nunca dei um tapa,hoje são seres humanos que respeitam muito outros seres humanos,e que esta faltando hoje em dia, RESPEITO!!!!
Maravilhosos amei, parabéns pelo programa.
Obrigada! Passei ter um outro olhar sobre o meu filho.
Que vídeo emocionante! Excelente!
Fantástica, essa entrevista!!! Parabéns!
Nossa! Que aula!
Não é regra isso. Claro que que as mudanças ocorrem mesmo pq ha turbilhões de hormônios. Mas há diversas coisas que podemos evitar na adolescência. Meus guris raramente faltam com respeito, eu e o pai os educamos com disciplina e amor. Porem como o próprio entrevistador disse , tem que ter exemplo . O diálogo é importante, mas às vezes os pais tem que se impor mesmo. Os próprios adolescentes te testam pra ver até onde podem ir. Tem que dialogar, mas se nao não mostrar que sim, ha hierarquia em casa as coisas degringolam.
Concordo! Equilíbrio é tudo! Aqui em casa é assim tbm com a minha de 12 anos.
Excelente explicação. Uma aula.
Vídeo de milhões! Parabéns
Qndo vamos fazer seguro de veículo, tem a perguntinha : vc tem filhos de 18 a 25 anossss ???
Super didático Parabéns!
Respeito muito os profissionais que tem conhecimento por estudos científicos...mas essa questão sobre "um olhar do pai bastava" ,no meu caso bastava mesmo,n haveria uma segunda chance 😅
Fantástico!👏👏👏👏
Bom dia.
Por isso não tive filho não teria essa sabedoria e paciência aff😊
Vídeo top!
Estou exatamente nessa situação! Obrigada pelo conteúdo ❤
Hoje em dia as pessoas querem ter filhos , mais não querem cuidar ! A maioria deixa os filhos largados em celular ou vídeo game. Por isso que essa geração tá chata , cheia de mimimi .. Pq os pais não querem saber dos próprios filhos
Verdade e quem não tem posse não tem autoridade.
Q vídeo necessário.
Que vídeo bom.😊
Sou mãe de 3 meninos 10,13,15 anos. Abril minha mente.
Excelente
Amei! Amei! Amei!
Primo Willian, grande abraço!!!
Muita coisa do q ele fala faz sentido, mas e quando vc cuida da amor, limites, responsabilidade conversa e ainda assim o filho é inacessível a culpa ainda é do pai da mãe ou pode ser o jeito da madeira mesmo, porque assim explicando tira completamente a responsabilidade da outra pessoa na relação no caso o filho, eu tenho 3 filhos e apenas um é distante, indiferente, não só de mim mas também dos irmãos do pai dos tios primos, avós já sofri e sofro muito com isso será q está todo mundo errado e só ele certo.
Vc chegou a levar na terapia? Às vezes tem algum grau de autismo ou coisas do tipo... Nem tudo é sobre tratamento de pai e mae, tbm tem o psicológico. Às vezes precisa de medicação, está com os hormonios baixos, vitaminas tbm, anemia, mil e uma coisas... Por isso é bom investigar para ir testando todas as possibilidades.
Por exemplo, eu sou crista... Supondo que o tratamento é respeitoso, que tem todos os cuidados humanos básicos garantidos, tá com a saúde 100% e psicológico tbm, aí pode ser o espiritual. Enfim, um desses pilares que sempre está em falta - saúde, psicológico, acolhimento familiar (amor, carinho, etc), alimentação, exercício fisico e área espiritual. Se um deles está ruim, desanda tudo!
Minha avó era tida como doida pelas pessoas, uma vez surtou, ao investigarem, descobriram que era problema na glandula tireóide, tomou remedio e voltou ao normal. Se parava o remedio, ficava perdida de novo... Graças a Deus hj temos a tecnologia ao nosso dispor
Eu tenho exatamente essa situação aqui na minha casa tenho uma filha de 7 anos e uma de 15 anos quando eu falo vamos para casa da vovó a de 7 fica super feliz e já quer se arrumar 15 Fala Ah não De novo Vai lá é chato😂
Eu não fiz ou faço isso com as filhas. Em viagens a gente se avisa. Mas, pergunto todo dia do meu neto.
As atitudes dos filhos revelam as virtudes dos pais
Aos 13 anos eu aprendi conversação em inglês. E dava pra falar com norte americanos, que vinham pra minha cidade. Mas, eu já ouvia muitas musicas em inglês.
Muito boa explicação, gostei muito, exceto o momento no qual ele falou sobre a Rota, uma polícia extremamente violenta do estado de São Paulo, demonstrou desconhecimento, e muito, parecia que estava falando da guarda real da Inglaterra que protege palácio de Buckingham, queria que ele fosse negro para ver como seria tratado. Lamentável o nível de alienação desse professor.
Lamentavel é o seu chororô.. Vcs sao muito magoadinhos. Falou qualquer coisa fora da cartilha já começam a chorar.
O Professor deu um exemplo hipotético de uma abordagem de alta patente e outro exemplo de uma abordagem de baixa patente. Sua narrativa alterou a realidade apresentada no vídeo. Sorte dos outros que podem assistir ao vídeo e ver por si mesmo a sequência apresentada.