Namorei aberto muitos anos, no total quase 6 anos, e olha gente, me descobri monogâmico, vejam só. Foi muito sofrimento, muita perda de energia, eu tava fazendo mal pra mim mesmo, me forçando. Mas foi bom porque foi um processo de autodescoberta. Hoje me sinto muito mais seguro sobre o que quero. Adorei o papo gente!
Pois é, sempre achei racionalmente muito interessante todas essas experiências, mas é coisa pra quem tem tempo e energia disponíveis, pois dar conta de um relacionamento já é bem puxado. rsrs
Ah... mas se tem medo da pessoa se apaixonar por outra então não faça, porque quem tá olhando pro lado é porque tá aberto pra se apaixonar sim, tem vaga no coração. Já vi muita gente aceitar menage, relacionamento aberto e ir chorar escondido no banheiro. Quem não aceita tem que admitir pra si mesmo.
Muito pertinente a parte sobre casais com filhos. Pq é isso: se o cara sai pra um encontro e a mulher fica em casa cuidando dos filhos, não é justo e nem equilibrado.
Cada um deve ter a relação que deseja, seja ela monogâmica ou poligamica, com o consentimento do parceiro. O errado é você fazer algo para agradar o outro mas que te faz mal. Então se você é monogâmico não se aventure com poligamicos porque vai se lascar feio. Namorei uma garota poligamica e foi péssimo para mim.
Eu tô acabando de vivenciar isso e eu sou o que tá inseguro, eu e minha esposa estamos conversando muito a respeito e vendo no que vai dar... Só não quero me arrepender depois
Gente a Mayumi foi perfeita na questão de se auto conhecer e saber escolher o que lhe apetece, e que o Dialogo faz parte de qualquer relação! Perfeito esse video, Bjo pros Soltos!
Estou assistindo esse vídeo 3 anos depois de publicado e é incrível como as falas da Yumi me atravessam como se ela entendesse o que tenho sentido antes mesmo que eu entenda. Quanta admiração tenho por essa mulher!
Conheço casais gays que abriram a relação no sentido de se permitir viver também o desejo por outros corpos, mas mantendo o companheirismo e o amor pelo parceiro (ambos devem decidir isso juntos). Vejo aqui comentários de pessoas apenas reforçando suas relações monogâmicas e tentando justifica-las de alguma forma. A maioria vai dizer: mas cada um tem seu direito individual de escolha. Eu diria que isso é muito mais um condicionamento cultural que uma escolha. Se fosse tão somente escolha ninguém tentaria justificar. Quem nunca pensou em outra pessoa enquanto transava alguma vez na vida que atire a primeira pedra (só uma ironia, gente.... rsrsrs)
Nossa, Mayumi disse uma coisa que eu percebi recentemente sobre o ciúme. Realmente parece que é como se tivessem situações que a gente TEM que sentir ciúme, como se fossem uns contratos sociais acordados de forma inconsciente com todas as pessoas ao redor. Eu me peguei olhando uma situação que não tava me causando ciúme no momento, mas eu senti que eu tava me obrigando a sentir ciúme, como se essa reação fosse a esperada e a correta. E eu consegui perceber isso, exatamente pq eu teria sentido, se tivesse ocorrido no passado, mas hoje em dia, me sinto diferente com as minhas relações por conta de muito que descobri na análise. E acho que isso não acontece só com ciúme. Parece que tem coisinhas e reações que são esperadas de um casal que tá ficando, namorando ou seja o que for, como se fosse uma obrigação social mesmo.
Olha, vou falar uma coisa que pensei na parte de poliamor. Penso eu que os homens conseguem "amar" várias mulheres por que eles não tem tanto gasto emocional quanto o que nós temos ao lidar com um homem. Poucos são os que de fato se propõem a escutar a mulher, coisa que se não tomo cuidado eles se aboletam no meu pescoço como sangue sugas emocionais.....minha experiencia apenas.
A única coisa que une um casal é o sentimento e isso só pode ser mantido se houver muita conversa sobre tudo. E é fato que ninguém controla a pessoa por qual vai sentir atração ou não, se fosse assim ninguém se separava. Os seres humanos sempre vão sentir atração uns pelos outros, isso é inevitável, a não ser que você viva ilhado.
Me descobri não monogâmico! Minha companheira me apresentou a proposta quando iniciamos a 3 anos e passando o tempo me identifiquei total! Hoje em dia tenho a relação com.ela e com outra pessoa a 1 ano...aberta tb! Adoro
Estou me relacionando com um poli, ele tem eu e mais duas namoradas. Já eu só tenho ele mesmo. Não tenho vontade de ficar com outras pessoas. A primeira vez que passo por essa experiência. O relacionamento é maravilhoso. Não tem nada de errado. Nos gostamos muito, nos entendemos, ele é muito antecioso comigo, me dá muita atenção. Enfim, estamos muito felizes juntos. Só que não posso negar que eu como monogâmica me sinto insigura às vezes. Nunca fui de ter ciúmes excessivo, mas tbm não tenho 0 ciúmes como meu namorado. (Ele não tem ciúmes nenhum!) Então eu, comparado a uma pessoa não monogâmica sou muito ciumenta rs ele me respeita e está indo devagar comigo. Não fica falando muito das outras namoradas, e nem fica com ninguém na minha frente. Enfim, estamos muito bem, mas às vezes bate aquela insiguranca, aquele ciúmes. Medo de aparecer outra pessoa além dessas meninas e ele se afastar um pouco de mim. Estou me adaptando aos poucos. Mas confesso que não estou acostumada pelo fato de nunca ter tido essa experiência.
Penso exatamente igual à Carol, mas queria ter a experiência de algum tipo de relacionamento aberto. A dificuldade deve ser encontrar alguém que queira exatamente as mesmas combinações.
@@RafaelCosta-fy7tb pra "dar pra todo mundo" precisa estar em um relacionamento? Deixa de ser um bostinha ressentido e vá procurar sua turma. Não preciso de ninguém pra pagar minhas contas, estamos em 2021, otário.
Só casada 10 anos tô numa relação aberta à 2 anos tô ficando com um amigo meu bem mais novo meu marido ta adoro ele sempre teve a mente aberta eu que demorei 8 anos depois casamento para ter a mente aberta
Um casal de amigos meus ficou junto por 10 anos. Tiveram relacionamento aberto por uns 8 ou 9, até que ela se entendeu lésbica e terminaram. Foi desgastante e ele não pretende voltar a ter esse tipo de relação. Acho que só experienciando pra saber se damos ou não damos conta.
Pra quê abrir um relacionamento se vc pode se relacionar com quem vc quiser estando solteiro??? Esse negócio de poliamor é um desvario completo. É brincar com os próprios sentimentos e os dos outros. Usar pessoas pra obter sexo. É a margem para um futuro de solidão e decadência moral.
Me separei depois que abrimos a relação. Vi que ele estava abrindo mão de mim, não queria resolver os nossos problemas. Hoje namoro um dos caras com quem fiquei na fase de relacionamento aberto.
Pode ter mais diálogo, mas se um casal não monogâmico, em que um dos parceiros é totalmente livre e o outro já tem um ideal de limite, logo esse segundo não estaria castrando o desejo do outro?
Tive um relacionamento aberto de anos e, até hoje, e perguntam se terminamos por causa disso. Não, gente, relacionamentos podem terminar, seja qual for a configuração! Inclusive estávamos fechados quando terminamos 🤷🏼♀️ É bem o que ela falou, não existe certo e errado, existe respeito (mútuo e consigo mesmo).
Vou contar uma pequena historia. Sempre fui introvertido e nunca fui muito bom com paqueras. Sempre algo burocrático, então optei em ser mais pratico e passei a frequentar Boates e "amar" por momentos, algumas Garotas de Programa. Já conheci varias muito legais e por momentos essa "paixao" foi, interessante. Nunca tinha me preocupado em me apaixonar novamente por uma menina "normal". Até que um belo dia, eu realmente me apaixonei por uma GP e ela por mim. Foi reciproco. Hoje, ainda estamos juntos e da nossa parte, temos algumas regrinhas que seguimos pra nao nos magoarmos. Ela ainda continua sendo Garota e eu posso ter uma amante (mas eu não quero e estou bem assim). Uma das partes boas disso, eh que a gente jã transou com algumas colegas dela, com a seguinte regra: ela que escolhe, sabendo que ela tem o mesmo "gosto" que eu. (sim. ela é bi e tem os clientes dela, que pagam pelo sexo) O que a Mayumi falou sobre o fato do momento "netflix" é somente nosso, eh bem real. Hoje, eu entendo que é por dinheiro e que a profissão dela paga as contas e ela ganha muito bem, alias. Mas ao mesmo tempo, em que eu entendo, eu ainda não consegui normalizar isso. (Acredito, que nem devo). Mas o que eu posso dizer sobre essa minha experiência e pra quem quer uma relação aberta, é que a sua terapia tem que estar muito em dia e muito "culhao". Ter um relacionamento aberto nao é para os fracos, ainda mais sendo namorado de uma GP. Abraço a todos e desculpe a demora em encontrar esse canal.
Roubada total. Quem entra nessa de relação aberta parte de uma premissa que o gozo nunca tem fim. E de que o desejo pelo outro se fortalece a partir da multiplicidade da oferta exterior , meio como a ideia de um mercado pré existente de corpos e pessoas dispostas, a meu ver é um equívoco. O desejo se fortalece pela interrupcão. Relação aberta na maioria das vezes é uma forma covarde de lidar com a própria solidão.
@@almeidajonathan42relacionamento aberto é admitir que fracass0u em achar uma boa mulher pra relacionamento e agora aceita levar chifre pra não ficar sem mulher 🤣🤣🤣🤣🤣
Essa humanidade é ótima! Quer viver sem pressão, sem contrato, só com os benefícios... Inventa regras pra quebrá-las e inventar outras... Não aceita que na vida ou assovia ou chupa cana...
Na boa, relacionamento aberto pode funcionar, até alguém ali se apaixonar de verdade... aí acabou o contrato. Ninguém quer dividir nada com outra pessoa. Respeito quem tem e quem gosta, mas não acredito que é muito durável esse tipo de vínculo.
Se a pessoa se apaixonar pode acabar também o relacionamento monogâmico, em que a maioria das pessoas (70% dos homens e 50% das mulheres) traem, sendo que numa dessas puladas de cerca, podem se apaixonar. Na monogamia o vínculo também não é durável, pois a maioria dos casais (quase 60%) se separa antes de 15 anos. Também é altíssimo o índice de relacionamentos insatisfatórios e fracassados que não terminam, o que é ainda pior.
Ninguém disse que tem que durar para sempre, só mostrei como a lógica de um relacionamento "funcionar" ou durar é idêntica em ambos os casos. Eles "funcionam" ou acabam pelos mesmos motivos.
No início tentava relações "fechadas" mas não funcionou nenhuma a longo prazo Somos energia, a única maneira de alguém ter alguém só pra si e vise versa, é se vivessem numa ilha deserta, relação aberta é mais duradouro, pôs se compartilha tudo, em um amor livre e incondicional Relação fechada é movida a mentiras,,, Hoje em dia com WhatsApp... Enfim
Monogamia exige muito mais maturidade. Muito mais. Estou casado há 30 anos e posso afirmar que monogamia é renunciar o egoismo da satisfação pessoal para exercitar o altruismo pelo casal e família, algo que te eleva como pessoa. Conhece pessoas infiéis e a maioria é insegura e desconfiada. Vendem uma aparência de descolados e espertos, mas no dia a dia noto como são vagos em suas almas. No fundo, relacionamento aberto é falta de capacidade de aprofundar, de gerar compromisso a longo prazo com o par e família. Modinha de internet pra vender modernidade. Pensa diferente? Ok. Me fale daqui a 20 anos como isso terminou.
Mulheres, não façam nada apenas para agradar os seus machos, viu, a maioria aceita esse tipo de relacionamento, achando que assim tem controle sobre os homens, cuidado, é um caminho que pode destruir a autoestima de uma mulher. Posso, estar enganada, mas essa Mayumi não me transmitiu segurança no que fala.rsrs
Achei muita viagem na maionese e olha que tento ao máximo me desconstruir, mas esse lance de poli amor, relacionamento aberto... achei maior papo furado. Me julguem.
Quem aceita relacionamento aberto é pq já admitiu que fracassou no relacionamento e agora aceita levar chifre só para não ficar sozinho, pessoas sem amor próprio nenhum 😂😂
Lindos, pegaria os 3, kkk. Mas essa Carol é linda demais, não tenho nem estrutura pra uma mulher dessa, kkk (é brincadeira, eu achar uma pessoa bonita pra caramba, não me intimida, sou autoconfiante pra caramba). Então, sobre modelos de relação, eu prefiro poliamor aberto, mas o mais importante em qualquer relação, inclusive monogâmicas, é o diálogo sincero.
Cilada, Bino. Poliamor é uma maneira mesquinha de não se entregar à uma só pessoa, ou de sim, mas teria uma válvula de escape. Pra mim, se você não aceita uma só pessoa na sua vida, é sinal que não está pronto pra ter relacionamento nenhuma. E quando você ficar velho (a) sabe o que vai te acontecer? Mano, cilada Bino.
@@almeidajonathan42 não é simples, Jonathan, tem que ter responsabilidade afetiva. Tem outra pessoa ali que você pode machucar. Se você quiser ir pelo caminho do "cada um faz o que quer", mais fácil manter a monogamia infiel e traidora, que aí pelo menos você da o gostinho pra outra pessoa te chamar de traidor quando ela descobrir, e isso ajuda ela a esquecer você. Agora, se você tem uma relação aberta, você vai ter que conversar, vai ter q ser sincero contigo mesmo e com o outro sobre o que está te machucando, e você vai ter que saber ouvir e respeitar o que a outra pessoa disser pra você que machuca ela. É mais difícil sim.
@@reginaceliadelima4017 Como eu disse, o relacionamento é tão complexo quanto seus complexos internos. Se a pessoa é cheia de insegurança, medos e ciúmes é super difícil, mas se ela é desprendida, livre e de boas é a coisa MAIS SIMPLES DO MUNDO. Eu, por exemplo, sou inteiramente livre. Cada um faz o que quiser, fica com quem quiser, mente se quiser, fala a verdade se quiser. Única coisa que me dá raiva é a pessoa marcar encontro pessoal comigo e ficar usando celular 😂 mas até isso estou me desprendendo... Agora sonho encontrar namorado igual a mim :P Eu só atraio gente que quer relacionamento fechado, mas ainda assim se apaixona por mim sabendo que eu nunca vou dar isso pra ele.
Amigo meu embarco nessa com namorada, resultado, ela saia com deus e o mundo, parou de fazer sexo com ele, e ele tonto ficou engolindo sapo e chupando o dedo, até criar coragem de terminar, agora ela quer voltar para ele... sai fora, isso para quem não tem sentimento.
Meu sonho de sociedade. A fidelidade, uma invenção do homem para domar o nosso corpo. O fim do amor romântico é a libertação de mulheres e homens. Mas até lá...viver a experiência com o outro sem sofrer tanto seria o.ideal.
Eu não preciso dar autorização pra um companheiro me "chifrar", se ele quiser ele vai fazer porque eu não controlo ninguém. Pra mim é importante eu entender isso...
@@almeidajonathan42 não concordo com o seu comentário e também não entendo a demonização que fazem em cima do relacionamento monogâmico, o problema não é a monogamia e sim as pessoas que estão nela.
@@KamilaLopesgamesuniverse Os seres humanos não são seres naturalmente monogâmicos. A monogamia é uma imposição da sociedade ocidental pra manter o sistema "estável". Não é errado você ser monogâmica se quiser, mas o problema é que isso é imposto a todos. Poligamia é até crime aqui no Brasil, se não me engano. Sem falar que nem tem como saber se você é monogâmica porque quer mesmo ou só porque cresceu a vida toda vendo esse modelo ser falseado em livros, séries, novelas, etc. Argumentar que "o problema são as pessoas" é a mesma coisa de dizer que arma não mata, quem mata é quem puxa o gatilho.
@@almeidajonathan42 cara eu n me vejo numa relação aberta, eu n vejo um propósito de chamar uma pessoa de namorado/marido nesse modelo, é cansativo achar q as pessoas têm q desconstruir TUDO até mesmo quando elas n querem se relacionar com múltiplas pessoas. Desgastante ter q explicar que, mesmo após analisar ambos os lados, me sinto mais feliz com um compromisso monogâmico.
@@almeidajonathan42 é complicado, olhando de fora o que eu vejo e que a galera que defende a nao monogamia , tem uma certa revolta , rebeldia , pela falha da monogamia. como traição , deslealdade , entre outros defeitos que faz parte do ser humano, não da relação!!!!
Conheço gente que sempre professou poliamor, relacionamento aberto mas que, por causa dessa trabalheira, foi vencido pelo cansaço e resolveu ficar na monogamia mesmo! kkkkk
Só por que uma pessoa teve(ou só defende) a experiência do poliamor, ou relacionamento n monogâmico em geral quer, necessariamente, dizer q ela DEVE se manter nessa estrutura. São pessoas, indivíduos...cada um tem momentos, e suas próprias escolhas apartir da xp. Se você não gosta, não te serve(ou só não entende), não precisa se incomodar, ou fzr escárnio kakak. Não fazendo mal a ninguem, o respeito é tudo.
@@yannacoimbras4874 Sim, concordo plenamente com você. Mas não posso deixar de me divertir com as contradições e contorcionismos da humanidade. Para mim isso é o legal de ouvir sobre as diferentes experiências. Vou me divertir sempre, por favor não se ofenda!
@@yannacoimbras4874 Isso é sensura, se você não sabe viver com as opiniões diferentes, o seu problema é grave, e o que eu tenho notado, que só as mulheres vivem nesta putaria de brigas em Internet.
Ficou bem claro o que ela quis dizer. Mesmo tendo um relacionamento aberto, ela não vive na farra, que é o que MTA gente pensa sobre esse tipo de relação. Enquanto, tem vários relacionamentos "monogâmicos" que as pessoas pegam (traem né) mais gente do que ela, que tem relação aberta.
A monogamia (serial ou não) não é o modelo de relacionamento mais comum entre os seres humanos. A antropologia mostra que a poligamia (mais a poliginia do que a poliandria) é muito mais comum do que a monogamia (80% das sociedades estudadas não são monogâmicas segundo o Atlas Etnográfico de Murdoch). Obviamente que iremos nos estruturar a partir da nossa cultura e dos modelos, preconceitos e medos que ela impõe (e que serão internalizados por nós), o que vai fazer com que pessoas formadas por uma cultura individualista, narcisista, consumista, idealizadora, incapaz de lidar com sentimentos (e outros aspectos) negativos, crente e desejante numa felicidade permanente impossível e afundada em um empobrecimento simbólico devido a mercantilização de praticamente todos os valores, como a sociedade contemporânea, tenham extrema dificuldade em lidar com a liberdade amorosa declarada (a não declarada é mais fácil). É previsível que em um cenário assim, os vanguardistas da não monogamia irão sofrer bastante, porque, além de enfrentar o preconceito dos que têm medo da não monogamia, eles terão que lutar contra os valores monogâmicos internalizados desde a infância, o que é de uma dificuldade brutal. Caso eles sejam bem sucedidos em modificar socialmente esses valores, as gerações posteriores não sofrerão tanto aderindo à não monogamia. Mas no momento inicial serão poucos os que vão ter a coragem de se dispor a sofrer enfrentando seus medos e fraquezas. A maioria, até pela dificuldade atual em lidar com a negatividade, vai continuar buscando conforto na ilusão de estabilidade e de controle da monogamia. Emocionalmente é mais fácil fingirmos que somos monogâmicos (enquanto pulamos de galho em galho cada vez mais rápido) do que enfrentarmos nosso medo de perder a ilusão de segurança. O problema é que, na prática, isso pode trazer tanto ou mais sofrimento e angústia.
@@Daniele10Agapito Eu não falei que não tem gente que vive a monogamia e não pula de galho em galho (apesar de ser muito raro encontrar alguém que só teve um único parceiro na vida). Eu falei que, de acordo com dados antropológicos e biológicos, a espécie não é naturalmente monogâmica. A monogamia se desenvolveu culturalmente, por uma série de fatores, majoritariamente em sociedades que não são seguem a configuração natural da espécie, que é o modelo caçador-coletor. Isto, no entanto, não evita que mesmo pessoas monogâmicas sintam atração por outros que não sejam o seu parceiro, o que corrobora a tese de que a monogamia é uma construção cultural e não natural. Quando eu falo fingir, estou falando da espécie como um todo, uma espécie em que 70% dos homens e 50% das mulheres traem e que boa parte dos que não traem vivem em relações fracassadas escravos de um ideal. Isto não quer dizer que a monogamia seja errada e não possa dar certo pra muita gente. Eu mesmo vivo uma relação monogâmica. A minha avaliação é do ponto de vista científico, não do moral.
A véi para, tudo se resume a desigualdade de acesso ao sexo ou seja mulheres tem mais acesso a sexo que homens e como isso vai ser vantajoso para homem?, Não tem vantagem para o homem relacionamento aberto.
Existem dois tipos de relacionamentos: 1) aberto (casais criam suas regras) ou 2) padrão, que no geral é o mais fake, normalmente com mais mentiras do que regras...
@@renandosreis3744 é pq o corn0 acha que ser aceitar ser corn0 é melhor do que tentar ter um bom relacionamento normal com uma mulher, aí não dá pra ficar quieto né
Qual é a vantagem de eu trabalhar igaul a um jumento de carga pra pagar meio mundo de boletos, sustentar casa, aguentar pressão de todo lado, aguentar a mulher na tpm, as insatisfações da esposa com relação as varios problemas pra em um determinado momento depois de tanto esforço eu ter que aceitar minha mulher abrindo as pernas para outro e eu ficar chupando dedo? Essa conta não fecha.
"relacionamento aberto faz e não me conta": isso já existe desde sempre!
Namorei aberto muitos anos, no total quase 6 anos, e olha gente, me descobri monogâmico, vejam só. Foi muito sofrimento, muita perda de energia, eu tava fazendo mal pra mim mesmo, me forçando. Mas foi bom porque foi um processo de autodescoberta. Hoje me sinto muito mais seguro sobre o que quero. Adorei o papo gente!
Verdade, tudo é experiência de vida
Pois é, sempre achei racionalmente muito interessante todas essas experiências, mas é coisa pra quem tem tempo e energia disponíveis, pois dar conta de um relacionamento já é bem puxado. rsrs
Querendo experimentar.
@@moniquemcpcuidado pra não se destruir nisso kkkkk.
Hoje eu acho que tudo mundo vive um relacionamento aberto, so não sabem, rs
Passa aqui em casa hoje, Mari! Pfv ♥️
@@dan.nonato ah claro... que horas? Rs
@@marianap55 hihihi :P
Verdade. Kkkk
@Tobias Richard sai virusss kkk
Ah... mas se tem medo da pessoa se apaixonar por outra então não faça, porque quem tá olhando pro lado é porque tá aberto pra se apaixonar sim, tem vaga no coração. Já vi muita gente aceitar menage, relacionamento aberto e ir chorar escondido no banheiro. Quem não aceita tem que admitir pra si mesmo.
Calma mulher. É só não abrir o seu. Rs
@@madameedittacouture eu tô calma rsrsrsrs
Absolutamente verdade. Ninguém deve se forçar a algo que não quer, mas é incrível como isso é frequente!
Tô chocada com esse mundo novo
Estou amando este tal relacionamento aberto. Tdo de Bom
. Sou idosinha, gosto de amar e ser amada. Penso que nunca acetaria um rel aberto
Uma coisa que eu acho importante pontuar nessa conversa é a responsabilidade afetiva com a terceira pessoa. Normalmente o casal só pensa em si.
Quanto mais DR melhor kkk Responsabilidade emocional com o outro e lealdade em QQ modelo de relacionamento! Ótima discussão! 😘
Muito pertinente a parte sobre casais com filhos. Pq é isso: se o cara sai pra um encontro e a mulher fica em casa cuidando dos filhos, não é justo e nem equilibrado.
Cada um deve ter a relação que deseja, seja ela monogâmica ou poligamica, com o consentimento do parceiro. O errado é você fazer algo para agradar o outro mas que te faz mal.
Então se você é monogâmico não se aventure com poligamicos porque vai se lascar feio.
Namorei uma garota poligamica e foi péssimo para mim.
E quando sua parceira se caracteriza pilgamica depois de 6 anos?? E vc continua monogâmico
@@emersonaleriano1363 ai é muito complicado!
Eu tô acabando de vivenciar isso e eu sou o que tá inseguro, eu e minha esposa estamos conversando muito a respeito e vendo no que vai dar... Só não quero me arrepender depois
@@emersonaleriano1363 ela quer te deixar mas não quer perder o benefício de ficar com vc quando quiser, acho essa atitude muito egoista
@@emersonaleriano1363 Eae mano como está hoje em dia ? ta precisando troca uma ideia ?
Muito legal essa conversa. Mayumi fala com muita propriedade, clareza e André e Carol conduziram com muita leveza. Parabéns
Gente a Mayumi foi perfeita na questão de se auto conhecer e saber escolher o que lhe apetece, e que o Dialogo faz parte de qualquer relação! Perfeito esse video, Bjo pros Soltos!
Tem relação aberta que só um parceiro sabe. Que a relação tá aberta 😊😊
Estou assistindo esse vídeo 3 anos depois de publicado e é incrível como as falas da Yumi me atravessam como se ela entendesse o que tenho sentido antes mesmo que eu entenda. Quanta admiração tenho por essa mulher!
Conheço casais gays que abriram a relação no sentido de se permitir viver também o desejo por outros corpos, mas mantendo o companheirismo e o amor pelo parceiro (ambos devem decidir isso juntos). Vejo aqui comentários de pessoas apenas reforçando suas relações monogâmicas e tentando justifica-las de alguma forma. A maioria vai dizer: mas cada um tem seu direito individual de escolha. Eu diria que isso é muito mais um condicionamento cultural que uma escolha. Se fosse tão somente escolha ninguém tentaria justificar. Quem nunca pensou em outra pessoa enquanto transava alguma vez na vida que atire a primeira pedra (só uma ironia, gente.... rsrsrs)
Nossa, Mayumi disse uma coisa que eu percebi recentemente sobre o ciúme. Realmente parece que é como se tivessem situações que a gente TEM que sentir ciúme, como se fossem uns contratos sociais acordados de forma inconsciente com todas as pessoas ao redor. Eu me peguei olhando uma situação que não tava me causando ciúme no momento, mas eu senti que eu tava me obrigando a sentir ciúme, como se essa reação fosse a esperada e a correta. E eu consegui perceber isso, exatamente pq eu teria sentido, se tivesse ocorrido no passado, mas hoje em dia, me sinto diferente com as minhas relações por conta de muito que descobri na análise.
E acho que isso não acontece só com ciúme. Parece que tem coisinhas e reações que são esperadas de um casal que tá ficando, namorando ou seja o que for, como se fosse uma obrigação social mesmo.
Soltos...podem falar mais sobre autoestima? Chamar algumas pessoas p falar sobre autoestima?
Obrigada
Na boa, não é porque contou que não dói, que não tem traição, que tá tudo bem... sentimento é uma coisa caprichosa!
Vídeo espetacular. Obrigado por abordarem tais assuntos com tamanha tranquilidade e retirar o tabu a respeito desses assuntos 👏👏👏
Olha, vou falar uma coisa que pensei na parte de poliamor.
Penso eu que os homens conseguem "amar" várias mulheres por que eles não tem tanto gasto emocional quanto o que nós temos ao lidar com um homem. Poucos são os que de fato se propõem a escutar a mulher, coisa que se não tomo cuidado eles se aboletam no meu pescoço como sangue sugas emocionais.....minha experiencia apenas.
A única coisa que une um casal é o sentimento e isso só pode ser mantido se houver muita conversa sobre tudo.
E é fato que ninguém controla a pessoa por qual vai sentir atração ou não, se fosse assim ninguém se separava. Os seres humanos sempre vão sentir atração uns pelos outros, isso é inevitável, a não ser que você viva ilhado.
Me descobri não monogâmico! Minha companheira me apresentou a proposta quando iniciamos a 3 anos e passando o tempo me identifiquei total! Hoje em dia tenho a relação com.ela e com outra pessoa a 1 ano...aberta tb! Adoro
Estou me relacionando com um poli, ele tem eu e mais duas namoradas. Já eu só tenho ele mesmo. Não tenho vontade de ficar com outras pessoas. A primeira vez que passo por essa experiência. O relacionamento é maravilhoso. Não tem nada de errado. Nos gostamos muito, nos entendemos, ele é muito antecioso comigo, me dá muita atenção. Enfim, estamos muito felizes juntos. Só que não posso negar que eu como monogâmica me sinto insigura às vezes. Nunca fui de ter ciúmes excessivo, mas tbm não tenho 0 ciúmes como meu namorado. (Ele não tem ciúmes nenhum!) Então eu, comparado a uma pessoa não monogâmica sou muito ciumenta rs ele me respeita e está indo devagar comigo. Não fica falando muito das outras namoradas, e nem fica com ninguém na minha frente. Enfim, estamos muito bem, mas às vezes bate aquela insiguranca, aquele ciúmes. Medo de aparecer outra pessoa além dessas meninas e ele se afastar um pouco de mim. Estou me adaptando aos poucos. Mas confesso que não estou acostumada pelo fato de nunca ter tido essa experiência.
Gabi, você ainda está nesse relacionamento? Pois eu fiquei feliz de encontrar alguém que teve uma história de relacionamento tão parecida com a minha
🐂🐂🐂🐂
Depois de 20 anos de casados nós abrimos a relação ainda estamos aprendendo a lidar com tudo isso
Conta mais.
Adoro uma mulher casada... Adoro pegar de jeito bem gostoso na frente do maridão
"Pode tudo, mas não pode qualquer coisa"... Adorei!
Foi maravilhoso: Carol, André e Mayumi.💫💞💫💞💫💞💫
Solta participativa!!
@ E poliamorista. Apesar que foi mais focado no R.A. Mas foi muito legal também, as conversas no chat...😏🙈
Já é difícil colocar regras para o nosso relacionamento, imagina colocar regras para o relacionamento dos outros?... Que trabalho!
Ressignificar é mto importante.
Penso exatamente igual à Carol, mas queria ter a experiência de algum tipo de relacionamento aberto. A dificuldade deve ser encontrar alguém que queira exatamente as mesmas combinações.
Ou seja, quer dar pra todo mundo, mas ter um idiota que pague as coisas.
@@RafaelCosta-fy7tb pra "dar pra todo mundo" precisa estar em um relacionamento? Deixa de ser um bostinha ressentido e vá procurar sua turma. Não preciso de ninguém pra pagar minhas contas, estamos em 2021, otário.
Homem de verdade não aceita isso. Mas tá cheio de "homens" efeminados que curtem feminista. Só n chora depois kkkk
Eu super aceito um relacionamento aberto... Será que podemos nos conhecer?
Amo Mayumi
Só casada 10 anos tô numa relação aberta à 2 anos tô ficando com um amigo meu bem mais novo meu marido ta adoro ele sempre teve a mente aberta eu que demorei 8 anos depois casamento para ter a mente aberta
Estes tipos de relacionamentos tem que ter muito responsabilidade emocional ,pq envolve sentimentos e vários conflitos 😉
Mayumi 👏👏👏
Estou conhecendo este assunto amei a live muito esclarecedora
Um casal de amigos meus ficou junto por 10 anos. Tiveram relacionamento aberto por uns 8 ou 9, até que ela se entendeu lésbica e terminaram. Foi desgastante e ele não pretende voltar a ter esse tipo de relação. Acho que só experienciando pra saber se damos ou não damos conta.
Gente... Amei a Mayumi, fala mesmo!
Pra quê abrir um relacionamento se vc pode se relacionar com quem vc quiser estando solteiro??? Esse negócio de poliamor é um desvario completo. É brincar com os próprios sentimentos e os dos outros. Usar pessoas pra obter sexo. É a margem para um futuro de solidão e decadência moral.
Pois é, "fez relacionamento aberto, se apaixonou e casou com outro": meu, admite que aquela pessoa, aquela relação já não te interessa mais!
Me separei depois que abrimos a relação. Vi que ele estava abrindo mão de mim, não queria resolver os nossos problemas. Hoje namoro um dos caras com quem fiquei na fase de relacionamento aberto.
@@liviamesquita1668 não julgo ninguém, o fim é sempre difícil e um processo. Sorte pra ti!
Essa situação que você menciou é o normal do monogâmico. Se se trata de um Relação então está sujeito a terminar, seja aberta ou fechada
@@marianap55 é, é verdade. Ninguém manda nas vontades do outro, com ou sem contrato.
@Staminoflaus Porque não sabe o que quer, relacionamento aberto tem que ter autoconhecimento.
Pode ter mais diálogo, mas se um casal não monogâmico, em que um dos parceiros é totalmente livre e o outro já tem um ideal de limite, logo esse segundo não estaria castrando o desejo do outro?
discutir isso parece discutir a sentença da cadeia... regime aberto, semi aberto, fechado, solitária... kkkk
Tive um relacionamento aberto de anos e, até hoje, e perguntam se terminamos por causa disso.
Não, gente, relacionamentos podem terminar, seja qual for a configuração!
Inclusive estávamos fechados quando terminamos 🤷🏼♀️
É bem o que ela falou, não existe certo e errado, existe respeito (mútuo e consigo mesmo).
Vou contar uma pequena historia. Sempre fui introvertido e nunca fui muito bom com paqueras. Sempre algo burocrático, então optei em ser mais pratico e passei a frequentar Boates e "amar" por momentos, algumas Garotas de Programa. Já conheci varias muito legais e por momentos essa "paixao" foi, interessante. Nunca tinha me preocupado em me apaixonar novamente por uma menina "normal". Até que um belo dia, eu realmente me apaixonei por uma GP e ela por mim. Foi reciproco. Hoje, ainda estamos juntos e da nossa parte, temos algumas regrinhas que seguimos pra nao nos magoarmos. Ela ainda continua sendo Garota e eu posso ter uma amante (mas eu não quero e estou bem assim). Uma das partes boas disso, eh que a gente jã transou com algumas colegas dela, com a seguinte regra: ela que escolhe, sabendo que ela tem o mesmo "gosto" que eu. (sim. ela é bi e tem os clientes dela, que pagam pelo sexo) O que a Mayumi falou sobre o fato do momento "netflix" é somente nosso, eh bem real. Hoje, eu entendo que é por dinheiro e que a profissão dela paga as contas e ela ganha muito bem, alias. Mas ao mesmo tempo, em que eu entendo, eu ainda não consegui normalizar isso. (Acredito, que nem devo). Mas o que eu posso dizer sobre essa minha experiência e pra quem quer uma relação aberta, é que a sua terapia tem que estar muito em dia e muito "culhao". Ter um relacionamento aberto nao é para os fracos, ainda mais sendo namorado de uma GP. Abraço a todos e desculpe a demora em encontrar esse canal.
Sensacional esse papo!!!
Amo esse canal. Bato carteirinha sempre!! Vai crescer muitooo!!
Roubada total. Quem entra nessa de relação aberta parte de uma premissa que o gozo nunca tem fim. E de que o desejo pelo outro se fortalece a partir da multiplicidade da oferta exterior , meio como a ideia de um mercado pré existente de corpos e pessoas dispostas, a meu ver é um equívoco. O desejo se fortalece pela interrupcão. Relação aberta na maioria das vezes é uma forma covarde de lidar com a própria solidão.
🤣🤣🤣🤣🤣 relacionamento aberto é não ceder a hipocrisia do relacionamento fechado.
@@almeidajonathan42relacionamento aberto é admitir que fracass0u em achar uma boa mulher pra relacionamento e agora aceita levar chifre pra não ficar sem mulher 🤣🤣🤣🤣🤣
Oii Falcon, me explica a parte, "forma covarde de lidar com a própria solidão" ?
As pessoas não sabem nem ficarem sós. Quiçá ter 3...4...5...
Esclarecedor esse vídeo. Obrigada Soltos!
Carol disse a frase mais sensata dessa live. Fada sensata
Eu acredito que cada pessoa suporta naquilo que crê. Devem existir casais que vivam bem em uma relação aberta...
Parabéns soltos por mais um conteúdo excelente. Mayumi Sato mandou muito bem.
mayume sato vce simplesmente uma deusa babilonica...rarissimas sao como vce.🎯
Tenho praticamente 50 anos e sempre pensei assim e agi assim e todos que me relaciono não aceitam e não entendem.
Essa humanidade é ótima! Quer viver sem pressão, sem contrato, só com os benefícios... Inventa regras pra quebrá-las e inventar outras... Não aceita que na vida ou assovia ou chupa cana...
E tá errado? Tem que viver sufocado sob a cagação de regra alheia?
@RevoluçãoGrower tá errado não, só não vai acontecer...
Na boa, relacionamento aberto pode funcionar, até alguém ali se apaixonar de verdade... aí acabou o contrato. Ninguém quer dividir nada com outra pessoa. Respeito quem tem e quem gosta, mas não acredito que é muito durável esse tipo de vínculo.
Penso como você, e no meu ver, pessoas que precisam de relacionamentos abertos, devem ter algum problema emocional.
Se a pessoa se apaixonar pode acabar também o relacionamento monogâmico, em que a maioria das pessoas (70% dos homens e 50% das mulheres) traem, sendo que numa dessas puladas de cerca, podem se apaixonar. Na monogamia o vínculo também não é durável, pois a maioria dos casais (quase 60%) se separa antes de 15 anos. Também é altíssimo o índice de relacionamentos insatisfatórios e fracassados que não terminam, o que é ainda pior.
@@LexrezendeE quem disse que relacionamento tem que durar pra sempre??? ... É duro!
Ninguém disse que tem que durar para sempre, só mostrei como a lógica de um relacionamento "funcionar" ou durar é idêntica em ambos os casos. Eles "funcionam" ou acabam pelos mesmos motivos.
@@jujuzinha882 Pra mim quem pré Isa de racionamento fechado é imaturo emocionalmente. Precisa controlar o corpo do outro pra ter paz... Tanta pena.
No início tentava relações "fechadas" mas não funcionou nenhuma a longo prazo
Somos energia, a única maneira de alguém ter alguém só pra si e vise versa, é se vivessem numa ilha deserta, relação aberta é mais duradouro, pôs se compartilha tudo, em um amor livre e incondicional
Relação fechada é movida a mentiras,,,
Hoje em dia com WhatsApp... Enfim
Monogamia exige muito mais maturidade. Muito mais. Estou casado há 30 anos e posso afirmar que monogamia é renunciar o egoismo da satisfação pessoal para exercitar o altruismo pelo casal e família, algo que te eleva como pessoa. Conhece pessoas infiéis e a maioria é insegura e desconfiada. Vendem uma aparência de descolados e espertos, mas no dia a dia noto como são vagos em suas almas. No fundo, relacionamento aberto é falta de capacidade de aprofundar, de gerar compromisso a longo prazo com o par e família. Modinha de internet pra vender modernidade. Pensa diferente? Ok. Me fale daqui a 20 anos como isso terminou.
Mulheres, não façam nada apenas para agradar os seus machos, viu, a maioria aceita esse tipo de relacionamento, achando que assim tem controle sobre os homens, cuidado, é um caminho que pode destruir a autoestima de uma mulher. Posso, estar enganada, mas essa Mayumi não me transmitiu segurança no que fala.rsrs
Achei muita viagem na maionese e olha que tento ao máximo me desconstruir, mas esse lance de poli amor, relacionamento aberto... achei maior papo furado. Me julguem.
Triste que uma pessoa aceite o relacionamento aberto pra ter mais controle sobre o outro. É exatamente o contrário 😅
Quem aceita relacionamento aberto é pq já admitiu que fracassou no relacionamento e agora aceita levar chifre só para não ficar sozinho, pessoas sem amor próprio nenhum 😂😂
Lindos, pegaria os 3, kkk. Mas essa Carol é linda demais, não tenho nem estrutura pra uma mulher dessa, kkk (é brincadeira, eu achar uma pessoa bonita pra caramba, não me intimida, sou autoconfiante pra caramba). Então, sobre modelos de relação, eu prefiro poliamor aberto, mas o mais importante em qualquer relação, inclusive monogâmicas, é o diálogo sincero.
Gente. Relacionamento aberto é monogamia. Ainda mais nos moldes discutidos no vídeo com toda essa hierarquia.
Né... Triste...
Espero que seja uma etapa pra eles conseguirem liberdade de verdade.
Cilada, Bino. Poliamor é uma maneira mesquinha de não se entregar à uma só pessoa, ou de sim, mas teria uma válvula de escape. Pra mim, se você não aceita uma só pessoa na sua vida, é sinal que não está pronto pra ter relacionamento nenhuma. E quando você ficar velho (a) sabe o que vai te acontecer? Mano, cilada Bino.
Deus me livre ter um relacionamento que estou com a pessoa pra ela cuidar de mim quando ficar velho.
Pra isso se contrata enfermeira.
Não existe relacionamento aberto porque relacionamento aberto vai fazer mal a si próprio...
Pelo que me parece um relacionamento aberto é tão complexo quanto o monogâmico
Não, é mais complexo ainda !!! Pq tem q combinar tudo
O relacionamento é tão complexo quantos seus complexos internos.
Eu acredito que cada um faz o que quiser pra ser feliz e pronto. É super simples.
@@almeidajonathan42 não é simples, Jonathan, tem que ter responsabilidade afetiva. Tem outra pessoa ali que você pode machucar. Se você quiser ir pelo caminho do "cada um faz o que quer", mais fácil manter a monogamia infiel e traidora, que aí pelo menos você da o gostinho pra outra pessoa te chamar de traidor quando ela descobrir, e isso ajuda ela a esquecer você. Agora, se você tem uma relação aberta, você vai ter que conversar, vai ter q ser sincero contigo mesmo e com o outro sobre o que está te machucando, e você vai ter que saber ouvir e respeitar o que a outra pessoa disser pra você que machuca ela. É mais difícil sim.
@@reginaceliadelima4017 Como eu disse, o relacionamento é tão complexo quanto seus complexos internos.
Se a pessoa é cheia de insegurança, medos e ciúmes é super difícil, mas se ela é desprendida, livre e de boas é a coisa MAIS SIMPLES DO MUNDO.
Eu, por exemplo, sou inteiramente livre. Cada um faz o que quiser, fica com quem quiser, mente se quiser, fala a verdade se quiser.
Única coisa que me dá raiva é a pessoa marcar encontro pessoal comigo e ficar usando celular 😂 mas até isso estou me desprendendo...
Agora sonho encontrar namorado igual a mim :P
Eu só atraio gente que quer relacionamento fechado, mas ainda assim se apaixona por mim sabendo que eu nunca vou dar isso pra ele.
Chega a ser pior eu diria. Principalmente se for com uma outra mulher. Quando é com homem parece ser bem mais tranquilo
Live com Mayumi II
Vamos fazer uma outra dia 12 pra falar sobre fetiches!!!!
Que pena que a relação dos Soltos acabou!
Amigo meu embarco nessa com namorada, resultado, ela saia com deus e o mundo, parou de fazer sexo com ele, e ele tonto ficou engolindo sapo e chupando o dedo, até criar coragem de terminar, agora ela quer voltar para ele... sai fora, isso para quem não tem sentimento.
Meu sonho de sociedade. A fidelidade, uma invenção do homem para domar o nosso corpo. O fim do amor romântico é a libertação de mulheres e homens. Mas até lá...viver a experiência com o outro sem sofrer tanto seria o.ideal.
O que é "amor romântico"? 🤔
Eu não preciso dar autorização pra um companheiro me "chifrar", se ele quiser ele vai fazer porque eu não controlo ninguém. Pra mim é importante eu entender isso...
Só que o assunto do vídeo não é chifre....
@@reginaceliadelima4017 não é o assunto do vídeo, mas pode ser a realidade de muitos ...
Concordo plenamente.
10% de dar certo e 90% chance de trazer mais problemas pro casal.
Exatamente!!! 👏👏👏👏
@@jujuzinha882 a vida hedônica, quer dizer orientada pelo prazer da carne esquecendo temos almas, sentimento que nos completa vem da alma.
Não tenho maturidade para relação aberta.
Sinto que ainda temos muito a caminhar nessa desconstrução de modelos sociais.
Relacionamento aberto não faz sentido pra mim.
Relacionamento fechado é que nem capitalismo. As pessoas defendem como se estivesse dando certo, mas na real tá todo mundo vendo que não dá.
@@almeidajonathan42 não concordo com o seu comentário e também não entendo a demonização que fazem em cima do relacionamento monogâmico, o problema não é a monogamia e sim as pessoas que estão nela.
@@KamilaLopesgamesuniverse Os seres humanos não são seres naturalmente monogâmicos. A monogamia é uma imposição da sociedade ocidental pra manter o sistema "estável".
Não é errado você ser monogâmica se quiser, mas o problema é que isso é imposto a todos. Poligamia é até crime aqui no Brasil, se não me engano.
Sem falar que nem tem como saber se você é monogâmica porque quer mesmo ou só porque cresceu a vida toda vendo esse modelo ser falseado em livros, séries, novelas, etc.
Argumentar que "o problema são as pessoas" é a mesma coisa de dizer que arma não mata, quem mata é quem puxa o gatilho.
@@almeidajonathan42 cara eu n me vejo numa relação aberta, eu n vejo um propósito de chamar uma pessoa de namorado/marido nesse modelo, é cansativo achar q as pessoas têm q desconstruir TUDO até mesmo quando elas n querem se relacionar com múltiplas pessoas. Desgastante ter q explicar que, mesmo após analisar ambos os lados, me sinto mais feliz com um compromisso monogâmico.
@@almeidajonathan42 é complicado, olhando de fora o que eu vejo e que a galera que defende a nao monogamia , tem uma certa revolta , rebeldia , pela falha da monogamia. como traição , deslealdade , entre outros defeitos que faz parte do ser humano, não da relação!!!!
Conheço gente que sempre professou poliamor, relacionamento aberto mas que, por causa dessa trabalheira, foi vencido pelo cansaço e resolveu ficar na monogamia mesmo! kkkkk
Gente, mas vc tá nervosa? Calma, ninguém está te forçando a nada. É só um debate de ideias. :)
@@Thornkey12 Quem tá nervosa?! Eu? Eu não, só estou me divertindo com a humanidade! rsrs
Só por que uma pessoa teve(ou só defende) a experiência do poliamor, ou relacionamento n monogâmico em geral quer, necessariamente, dizer q ela DEVE se manter nessa estrutura. São pessoas, indivíduos...cada um tem momentos, e suas próprias escolhas apartir da xp. Se você não gosta, não te serve(ou só não entende), não precisa se incomodar, ou fzr escárnio kakak. Não fazendo mal a ninguem, o respeito é tudo.
@@yannacoimbras4874 Sim, concordo plenamente com você. Mas não posso deixar de me divertir com as contradições e contorcionismos da humanidade. Para mim isso é o legal de ouvir sobre as diferentes experiências. Vou me divertir sempre, por favor não se ofenda!
@@yannacoimbras4874 Isso é sensura, se você não sabe viver com as opiniões diferentes, o seu problema é grave, e o que eu tenho notado, que só as mulheres vivem nesta putaria de brigas em Internet.
Ah... já é bagunça emocional com 1, imagina com vários? ... Muito louco demais!
estou casado a 26 anos minha esposa fica com quém ela quer
Só casado 10 anos à 2 anos a minha esposa fica com um amigo dela de 22 anos o neguinho nosso casamento melhoro muito
E você?
Sinto falta de vocês incluirem a sexualidade dos idosos nesses debates... #ficaadica
Lilia Costa oi querida, ótimo ponto! Ja vamos colocar na pauta para entrevistar idosos tbm
É melhor ser safadao e sincero do que mentir e ficar preso no contrato do relacionamento kkkkkkkkkkkkkk
👏👏👏 Vocês são demais!!!
Depois de existir GPS difícil alguém não transar, só se não quiser mesmo
"eu passo anos sem transar, sem pegar ninguém, só com o meu companheiro mesmo" kkkkk O cara foi reduzido a "ninguém".
Kkkkk é a modernidade vai foder com a gente
Ficou bem claro o que ela quis dizer. Mesmo tendo um relacionamento aberto, ela não vive na farra, que é o que MTA gente pensa sobre esse tipo de relação. Enquanto, tem vários relacionamentos "monogâmicos" que as pessoas pegam (traem né) mais gente do que ela, que tem relação aberta.
Pra quem é romântico relacionamento aberto é armadilha... não aguenta não!
Eu sou super romântica e não concordo não
Eu sou super romântico e sou livre \o/ melhor coisa.
Eu não sou nada romântico e concordo, imagina só ser corn0 e achar de boas isso
Nao poraDeus
Gente, eu não consigo me relacionar por mais de 1 mês com uma pessoa, imagina chegar no ponto de poliamor kkkkjk
A monogamia (serial ou não) não é o modelo de relacionamento mais comum entre os seres humanos. A antropologia mostra que a poligamia (mais a poliginia do que a poliandria) é muito mais comum do que a monogamia (80% das sociedades estudadas não são monogâmicas segundo o Atlas Etnográfico de Murdoch). Obviamente que iremos nos estruturar a partir da nossa cultura e dos modelos, preconceitos e medos que ela impõe (e que serão internalizados por nós), o que vai fazer com que pessoas formadas por uma cultura individualista, narcisista, consumista, idealizadora, incapaz de lidar com sentimentos (e outros aspectos) negativos, crente e desejante numa felicidade permanente impossível e afundada em um empobrecimento simbólico devido a mercantilização de praticamente todos os valores, como a sociedade contemporânea, tenham extrema dificuldade em lidar com a liberdade amorosa declarada (a não declarada é mais fácil).
É previsível que em um cenário assim, os vanguardistas da não monogamia irão sofrer bastante, porque, além de enfrentar o preconceito dos que têm medo da não monogamia, eles terão que lutar contra os valores monogâmicos internalizados desde a infância, o que é de uma dificuldade brutal. Caso eles sejam bem sucedidos em modificar socialmente esses valores, as gerações posteriores não sofrerão tanto aderindo à não monogamia. Mas no momento inicial serão poucos os que vão ter a coragem de se dispor a sofrer enfrentando seus medos e fraquezas. A maioria, até pela dificuldade atual em lidar com a negatividade, vai continuar buscando conforto na ilusão de estabilidade e de controle da monogamia. Emocionalmente é mais fácil fingirmos que somos monogâmicos (enquanto pulamos de galho em galho cada vez mais rápido) do que enfrentarmos nosso medo de perder a ilusão de segurança. O problema é que, na prática, isso pode trazer tanto ou mais sofrimento e angústia.
Fingir o quê? Tem gente que não faz questão de pular de galho em galho e pronto. Sem grilo!
@@Daniele10Agapito Eu não falei que não tem gente que vive a monogamia e não pula de galho em galho (apesar de ser muito raro encontrar alguém que só teve um único parceiro na vida). Eu falei que, de acordo com dados antropológicos e biológicos, a espécie não é naturalmente monogâmica. A monogamia se desenvolveu culturalmente, por uma série de fatores, majoritariamente em sociedades que não são seguem a configuração natural da espécie, que é o modelo caçador-coletor. Isto, no entanto, não evita que mesmo pessoas monogâmicas sintam atração por outros que não sejam o seu parceiro, o que corrobora a tese de que a monogamia é uma construção cultural e não natural. Quando eu falo fingir, estou falando da espécie como um todo, uma espécie em que 70% dos homens e 50% das mulheres traem e que boa parte dos que não traem vivem em relações fracassadas escravos de um ideal. Isto não quer dizer que a monogamia seja errada e não possa dar certo pra muita gente. Eu mesmo vivo uma relação monogâmica. A minha avaliação é do ponto de vista científico, não do moral.
MEU DEUS!! Comentário mais sensato que vi na vida.
Queria encontrar um cara como você na minha vida :'(
Mayumi, a CEO do sexo
A véi para, tudo se resume a desigualdade de acesso ao sexo ou seja mulheres tem mais acesso a sexo que homens e como isso vai ser vantajoso para homem?, Não tem vantagem para o homem relacionamento aberto.
Não tem mesmo não, nessa sua lógica aí não. Pq não é sobre competição de quem fica com mais pessoas.
Eu tenho essa fantasia de ser assim relação a Berta sonho com outro homem com a gente ja falei com minha esposa
Existem dois tipos de relacionamentos: 1) aberto (casais criam suas regras) ou 2) padrão, que no geral é o mais fake, normalmente com mais mentiras do que regras...
Fonte : Ku
@@lucasdasilva1999x é uma opinião somente, não precisa de fonte! E outra? Tá com raiva de cu mano?
Humberto tu tem uma carinha que gosta de ser corn0, por isso acha normal relacionamento aberto
@@renandosreis3744 é pq o corn0 acha que ser aceitar ser corn0 é melhor do que tentar ter um bom relacionamento normal com uma mulher, aí não dá pra ficar quieto né
@@lucasdasilva1999x vc já foi corno e ficou traumatizado né lkkk
Eu não concordo pra mim,relacionamento aberto isso é coisa de satanás e não de Deus.
Eu não me sentiria bem
Parece politicos falando, fala, fala, fala e nao fala nada, querendo educar agradando a todos.
Qual é a vantagem de eu trabalhar igaul a um jumento de carga pra pagar meio mundo de boletos, sustentar casa, aguentar pressão de todo lado, aguentar a mulher na tpm, as insatisfações da esposa com relação as varios problemas pra em um determinado momento depois de tanto esforço eu ter que aceitar minha mulher abrindo as pernas para outro e eu ficar chupando dedo? Essa conta não fecha.
" relacionamento aberto "...!!..!! a licensiosidade.. a devassidão...e a corrupção moral mudaram de nome...
papo é bom ! mas a relação é uma bosta !! kkkkkkkkkkk
O cara tem cara de mó sojado, cruzes!
Resumo do vídeo:as pessoas estão perdidas. Vazias.
Ainda bem que não existe uma verdade única.