Vou meter um textão, já peço desculpas. Já fui alta, magra, loira e jovem. Continuo alta, magra, mas grisalha e com 47 anos, e a coisa da prateleira é a pura verdade; hoje vivo em um limbo afetivo. Mulheres me dizem que cabelo grisalho envelhece, que passa a impressão de relaxo. Digo que o que envelhece é me preocupar com a opinião alheia e que na verdade tem que ter uma baita confiança e autoestima para ostentar o cabelo grisalho. E é tão libertador, quem gostar de mim será com meu cabelo grisalho. Faz um programa sobre mulheres acima dos 40 anos, por favor. Os caras acham que estamos desesperadas, aceitando qualquer perebado, os Madre Tereza afetivos, fazendo caridade para as necessitadas.
Maravilhosa reflexão, a verdade é que a sociedade mimou demais esses homens, e muitos deles ficaram sem noção e sem respeito. A mudança vai partir de nós, mulheres, precisamos resgatar nossa autoestima e parar de aceitar migalhas de homens folgados, hipócritas e mal educados, seja em qualquer idade.
Muito boa sua colocação. Uma vez cogitei me separar e estava com 51anos. Ao comentar com minha família, a 1a coisa que ouvi foi: difícil outro homem te querer nesta idade....
Perfeita sua colocação. E iria adorar um vídeo sobre mulheres acima de 40. Tenho 41, me casei pela primeira vez aos 30 e agora aos 40… Sempre gostei de amadurecer. Nunca entrei em crise por conta da idade. Porém reconheço que no Brasil isso é um problema, mas um problema cultural. Se pesquisar um pouco vemos que na Europa (principalmente na França e Itália) a mulher madura é sensual, sexy. Os filmes retratam mto bem isso, as protagonistas são geralmente acima dos 30 e é encantador de se ver. Esse negócio do homem brasileiro (e latino) de querer novinha é bobagem primitiva de homem não evoluído em sua espécie! Por ironia meu atual marido é 8 anos mais novo e o ex era 7. Sempre usei a maturidade a meu favor e acho que as mulheres precisam parar de querer "rejuvenescer". O negócio é assumir a idade, se orgulhar e quem não quiser, azar!
O interesaante dos filmes de romance que sempre assistimos é que o motivo do homem se apaixonar pela mulher é sempre porque ela é a mulher mais bonita que ele ja viu. Nunca e porque ela é inteligente, bondosa, caridosa ou qualquer outra coisa, mas sempre porque é a mais bonita. É bem oque voces falaram, " o melhor produto da prateleira" é escolhido.
@@juscelhapsi1330 Ok, então tudo bem exigir demais dos homens comuns inclusive impondo a eles os mesmos ideais considerados "machistas" por vcs, mas o homem não pode exigir o mesmo mesma mulher? Muito coerente esse pensamento kkkk dá pra ver bem que tipo de "igualdade" as feministas defendem.
Engraçado os comentarios dos homens aqui... Apesar de todas as estatisticas que mostram o contrario, na miopia deles eles nao veem assimetria na relaçao homem-mulher, dizem que ta tudo ruim pra ambos os lados... E fora que é um canal de uma mulher entrevistando outra mulher, mas eles se doem quando nao sao protagonistas, exigindo que a dona entreviste um homem, como se uma entrevista de uma mulher nao fosse boa o suficiente. Nos inumeros canais que praticamente so entrevistam homens, tipo Jovem Pan, nao vejo nenhum homem exigindo que mulheres tambem sejam ouvidas...
A Jovem Klan é de extrema direita. Quem vai lembrar que mulher tenha alguma relevância? Só qdo se faz necessária para algum projeto deles. Assim mesmo são logo descartadas.
Resumiu basicamente a última pseudo relação que entrei. Estava vivendo um momento maravilhoso na vida, tava no trabalho que sonhava, tinha entrado na pós e acabado de voltar de uma viagem internacional em que, pela primeira vez, eu paguei cada centavo sozinha. Mesmo assim entrei na onda do "só falta um relacionamento para ficar perfeito" e foi assim que quase dois anos depois terminei desempregada, com a pós trancada e diagnóstico de depressão e ansiedade. E eu tbm já me considerava feministona e esperta naquela época. Graças a mulheres como a Valeska tô entendendo que esse comportamento é "maior" do que eu no sentido dessa criação, subjetificação. O patriarcado e a misoginia são estruturais e não uma questão individual minha. A única coisa errada comigo é tentar performar a mulheridade estimulada pelo sistema vigente.
É uma forma de não deixar que mulheres conquistem espaços de liderança na vida profissional quando vc estava bem e tudo evoluindo, veio essa questão, mas bola pra frente termine sua pos e reconquiste seu lado profissional de sucesso!
Eu também perdi tudo por conta de um homem. Estava na minha melhor fase, solteira, com meus projetos, cheia de vida. Parece que eles farejam isso e não se cansam até te destruírem. Perdi meu emprego, minha alegria, o respeito da minha família, dos meus amigos. Estou retomando aos poucos, mas nesse sistema temos que estar sempre alertas, também me achava super feminista, mas as armadilhas estão em todos os cantos.
Sinta-se abraçada Natália. Há um ano eu estava nessa mesma situação e ouvia constantemente que só me faltava um homem. Arrumei um sapo 🐸 com máscara de príncipe 👑. Na época, um ciúmes obsessivo me perturbou até eu trancar meu curso de inglês, me sugou financeiramente pois quando saímos ele nunca tinha dinheiro para nada. Até que comecei achar drogas nas coisas dele. Cocaína de kilos. Engenheiro que trabalha na civil e com doutorado, família boa. No final, um sanguessuga 🩸 Graças a Deus terminei
Eu nasci para ser feliz e não para salvar ninguém, ainda mais problemático!!!! Sou apaixonada por mim, pela minha inteligência, me apoio 100%, e pela minha independência. 1⁰ lugar: você! O poder está em você! Prateleira: é para quem gosta de ser escolhida. Eu escolho e decido o que é melhor para mim e jamais o outro. É maravilhoso!!! ❤️❤️❤️... Adorei: os perebentos 🤣🤣🤣🤣
"Se a gente terceiriza a autoestima, qualquer coisa que nos pareça 'ser escolhida', nos deixa completamente cegas pra canoa que a gente está embarcando". (ZANELLO, 2022)
Queria ter conhecido a Valeska antes de eu ter caído nessa de tentar mudar um inútil por 4 anos. 🤡 Relação tóxica, a gente sai dela só o pó, e aí lá vai passar eras se reconstruindo.
Infelizmente não se compreende este tipo de problema antes de viver na própria pele. Tire isto como um aprendizado, vire a página e siga a vida com alegria.
A machistada pira nas falas da Valeska. Imaginem, se todas as mulheres sairem desse lugar que a sociedade nos impõe? Só acho que está na hora mulherzinhas, vamos sair dessa prateleira e parar de influenciá-la.
Qd a mulher chega aos 50 com um.bom trabalho...um carro...casa própria e etc...tudo bem...e qd ela chega totalmente ruim financeiramente...pois toda a sua vida correu atrás de um "relacionamento" uma doente..uma neurótica...e não investiu em outras partes da sua vida...não é fácil...realmente nos sentimos invisível para a maioria dos homens...
Qdo me separei , a primeira coisa que me falavam é "Ah, ele volta, ele se arrependerá e voltará". E só ouvi isso de mulheres. Homens nunca me falaram isso, digo os amigos. Então eu pensava... Por que eu tenho que estar com alguém pra ficar bem? Estou bem. E meu casamento durou o tempo que deveria durar. E foi bom enqto durou. E olha que foram 20 anos, e 3 filhos! Difícil ser mulher!
Eu amo esse canal! Amo a Zanello, me machuca muito o que ela diz porque é necessário. Eu fico muito triste mesmo de saber que o amor e o cuidado com as mulheres por parte dos homens, é muito difícil de simplesmente acontecer sem a ameaça constante da misoginia e do patriarcado. Cansa viver desse jeito sempre alerta com as armadilhas, por isso precisamos nos cuidar tanto! O mundo não foi feito pra nós, viver é um ato de resistência mesmo.
Eu já escutei de uma tia minha que considero tanto quanto uma mãe, que eu era muito exigente com meu namorado. Todos defendem os homens, tanto os homens quanto as mulheres. A brotheragem da parte dos homens e a responsabilidade de continuar passando em frente o machismo por parte das mulheres. No Brasil, tudo o que acontece de ruim é sempre associado com o ser feminino. Se há uma separação, a culpa é da mulher. Se acontece alguma coisa de ruim com criança, a mãe é a primeira a ser cobrada. Se o pai estupra, a culpa é da mãe que não percebeu e logo denunciou. É extremamente frustrante.
Solteira, inteligente, independente, sem traumas. Minhas “moedas de ouro não troco por migalhas” Prateleira??? Prefiro estar nas ruas de Paris e mundo a fora. Amei “perebentos”
@@talessantos6183 já estamos sozinhas meu caro, mesmo quando achamos que estamos acompanhadas… mas vcs também estão, senão a conta não fecha, e vc não estaria aqui dando pitaco furado.
@@TatianaBr100 não dei pitaco furado, só falei de números existe 10 milhões de mulheres a + que homens no Brasil então uma parte vai ter que ficar sozinha automaticamente, isso e número simples!! Ah, eu sou casado amiga, Então não estou sozinho, apenas falei um número verídico pode olhar então e praticamente certo que esse número vá aumentar, já que homens vão morrendo por acidentes e violência no Brasil, ao longo da vida, então a solitude feminina vai ser algo cada vez + normal, já que não existe um número equivalente de homens e mulheres!!
Valeska Zanello é ouro! Vale muitoooo o canal, o livro. E vamos nos descolonizar manas? Vamos focar em nós e nossos projetos? O amor pode ser por nossos projetos e por nós mesmas. Leiam Valeska Zanello.
No início do namoro eles só mostram o lado bom deles,depois de uns meses se sentem o máximo e mostram as garras e nos já estamos apaixonadas,daí pra terminar é difícil pois já estamos dependentes da criatura.
Enfim uma perspectiva de gênero para a questão dos afetos. A Valeska é necessária, traz luz a uma realidade que as pessoas insistem em fazer malabarismo para não enxergar. Mulheres! Aprendam a se nutrir de afeto de outras formas, isso é um grande passo para nossa libertação.
Verdade! Um longo caminho a percorrer porque é cultural. Transmite-se de geração em geração e só conseguimos romper estes laços através de terapias. Constelação familiar é ótimo para nos libertar de seguimento de linhagens e padrões que atravessam todas as mulheres da família.... mães, avós, bisavós, e por ai adiante. Mas é fundamental quebrar os laços que nos prendem a limitações impostas pelo masculino.
Amei esse vídeo! Super concordo!!! É sempre a mulher esperando na prateleira!! E ainda dizem: não termina com o namorado grosso, pq todos os homens são assim”. Chegaaaa!!
Vivi um relacionamento abusivo terrível, saí arruinada, era terrível, quando terminei vi que o problema não era só meu e sim era de todos era um problema social.
Eu acho super importante que a gente comece discutir isso como um problema social, que consigamos enxergar suas várias causas para podermos nos livrar do peso da culpa e do fracasso individuais.
A conversa me trouxe reflexões profundas que valeram até de ser anotadas. No fim, é se conhecer, se amar pra não cair nessas ciladas inconscientes, que estão dentro de nós, porque fomos criadas nessa cultura machista e capitalista descartável. 😊Mas sei que conseguimos! Mulheres, somos fods, estamos despertando e nos curando 🤩 Valeska, estou apaixonada pelo seu trabalho! Gratidão imensa, obrigada Carol por esse vídeo.
Mesmo sem sua filha. Sou alta, magra, loira e de olho azul. Noooossaaaaa, você tá na frente na prateleira!!!!! Tenho 47 anos, não preciso dizer mais nada.
@@machadoec Não se desepere, ter filhos hoje em dia tá difícil, tenho 40 fui mãe na adolescência, ele tem 23 e nós dois batalhamos muito juntos, mas se ele fosse criança hoje em dia seria difícil viu
Eu percebo que no Brasil , tanto homens e mulheres sofrem um certo preconceito por serem solteiros e solteiras. As pessoas te olham com uma cara de piedade ou até mesmos com a falta de credibilidade em você , simplesmente por vc ser solteira(o) e, isso é ridículo! Na Bíblia fala que Deus nos presenteou com a vida e caso vc decida casar , que vc respeite o seu cônjuge. Mas do contrário , decidir ficar solteiro(a) não tem problema algum. As pessoas precisam respeitar a decisão dos outros.
O cara solteiro ainda é visto como um cara que aproveita a vida e se trata de uma opção, enquanto a mulher é aquela que não foi escolhida, e isso não tem nada a ver com a Bíblia ou questões religiosas.
A questão é que isso é desproporcional entre homens e mulheres, você pode até falar com achismos e tal, porém historicamente falando, quem era desprovida de direitos caso não tivesse cônjuge? A mulher! Quem era cobrado para ter um cônjuge desde cedo? A mulher! As mulheres em geral sempre casaram bem mais jovens que os homens. Quando um casal separava, quem perdia direitos? A mulher! Quem ficava mal falado? A mulher! Entende agora? Você acha que em poucas centenas ou dezenas de anos as coisas simplesmente desapareceram? Não, vivemos os resquícios dessa sociedade machista até hoje.. está melhorando?Sim, porém lentamente.. e precisamos ter conhecimento de que isso existe pra tomar medidas e evoluir mais rapidamente.
Excelente vídeo, duas gênias, sempre trazendo ótimas reflexões. Realmente, tudo costuma ser jogado como culpa da mulher, até relações abusivas e insatisfatórias. A ilusão de transformar "sapos em príncipes" traz muito sofrimento, sendo inútil. Existe muita gente casada e infeliz para manter aparências sociais ou conveniências. Da mulher, exige-se a perfeição em todos os setores; do homem, apenas o básico ou quase nada. É uma relação bastante assimétrica, muitas mulheres mendigam migalhas de afeto ou convivem com homens indisponíveis ou "perebados". Ainda somos estimuladas a gastar muito dinheiro com beleza, corpo e estética. De outro lado, existe muito homem tosco, feio e mal educado exigindo "miss universo". Nós somos muito cobradas em tudo, especialmente para termos sempre alguém, mas essa cobrança social ecoa nossa própria autocobrança. Não se pode terceirizar a autoestima, sobretudo calcada em aparências passageiras. Precisamos cultivar mais autoestima e autocompaixão.
Melhor comentário. Parabéns. Disse tudo. À mulher é na maioria das vezes incutida a responsabilidade do falhanço nos relacionamentos e nos obriga a gastar dinheiro em estética, nutricionista, cirurgia, maquialhem... tudo isso para agradar a uns toscos, pilantras, mal encarados, mal educados, mal formados, barrigudos, ...e porquê....? Sociedade está mal formada e repete sempre o mesmo nivel de exigência à mulher e a mulher só tem de ser ela!... única, gorda, magra, alta, baixa!...não importa! É única!...
Lavei a alma assistindo a esse vídeo! Muito obrigada pelo conteúdo. E por favor, sociedade, pare de exigir da gente que sejamos as mentoras que vão transformar os caras estragados!!!!!!!!!!!!
13:35 arrepiei com a Carol descrevendo essa cultura do silêncio. “Viva pra amar o homem, mas não fale, não convide, não demonstre”. Que prisão terrível! Se tornar obcecada em segredo!
Valeska Zanello é excelente! Adoro vc, professora! Que orgulho estudar na UnB e ter conhecido alguém com tanto estudo necessário! Carol, excelente convidada, mto mto bom!
Meta de vida. Eu agora essa hora da noite estudando para um pos-edital parei os estudos pq meu namorado disse que não larguei tudo sexta a noite para passar a noite com ele. Ai sinceramente, viu. Tá melhor indo se divertir. Se libera!!!
Tenho pavor de estar no Tinder, justamente porque me sinto na prateleira.... Sem contar que lá é o lixo do lixo! Talvez com raras exceções. Posso estar exagerando, mas esta foi minha experiência.
Vídeo extremamente necessário! O machismo vem de séculos, décadas, e não somente de homens mas sim das próprias mulheres da nossa vida. !!! Beijos Carol!!
Faz parte da perversidade do machismo dizer que o machismo vem de mulheres. Será que a mesma pessoa teria coragem de dizer que a escravidão e racismo vem de negros? Uma pessoa consciente socialmente, dificlmemte afirmaria isso. Mas é lógico mulheres reproduzem machismo, até para se proteger.
agora que um relacionamento meu terminou vejo tudo isso, meu deus como não via tudo isso?? eu vivia para ele e ele para os hobbies dele, com os amigos dele... e eu esqueci de mim totalmente. E claro na esperança total de ele se tornar um príncipe quando... ? não sabia quando. mas tinha esperança... aí ai não adianta perda de tempo. E eu já assistia esse vídeo, conheço a Valeska bem antes e não percebi isso dentro da relação, ficamos cegas. Ele me deixou, mas ele me livrou dele mesmo!!
e ainda já está com outra... meu deus. que diacho de vida uma dor enorme mesmo não gostando dele, odeio ele agora na verdade... odeio. e ele é só um homem.
Admiro muito o trabalho de pesquisa da professora Valeska: trabalho de utilidade pública.Toda mulher deveria conhecer e se aprofundar nos seus estudos! 👏🏻👏🏻👏🏻
Meus Parabéns Carol pela generosidade em nos prestar socorro as vezes confundimos nossas emoções distorcemos nossos critérios e nos perdemos nas relações afetivas ! # gratidão !
Ótima conversa empoderadora!!! "Que cara é esse que não cumpre um combinado"> quem não se implica minimamente, a gente nem perde mais tempo tentando entender. Seguimos a vida conosco, na paz boa da solitude, antes só do que com perebado ahahahaha
@@lucapellari5985 Infelizmente sou hétero. Como as relações entre homem e mulher são assimétricas, a mulher SEMPRE sai perdendo. Entra quem quer mas achar que alguma coisa vai mudar, sinceramente eu não acredito. E só vejo piorar!
@@drika353 Mulher só perde? Qualquer divórcio simples a mulher leva a maioria dos bens de alto valor fácil, fora que o que tem de emprego em escritório e serviços de administração que só contratam mulheres é um absurdo, vcs nunca estiveram tão bem e ainda reclamam.
Apaixonei pelo q eu inventei de vc...bem isso Queria gritar pro mundo .... Se inscrevam nesse canal!!!! Qta vdd é dita de um modo q a gente entende e q nos apossamos com garra...eu amooooo esse canal... Gratidão
Como é difícil pra vcs mulheres assumirem seus erros também, querem um relacionamento, mas já partem da premissa que homem nenhum presta, francamente viu!
Rapaz.. pelo q aconteceu comigo e com meus amigos.. homem se culpa MUITO pelo fim da relação.. ou qndo a relação vai mal. Onque acontece é que muitas vezes não fala. A sociedade não costuma recompensar positivamente homem que admite fraquza e vulnerabilidade (infelizmente). Tenho a impressão que essa terapeuta foca demais no social e esquece do individual. Mas gente.. "a gente só é desajavel se tiver um homem nos desejando". Qndo um homem ñ é desejado, ele nao se sente desejavel tbm!! Não estar com uma mulher tbm é péssimo socialmente para o homem! Ou não entendi essa parte. Mas me parece que para a autora, a mulher detém a exclusividade do sofrimento psiquico em uma relação. Gente.. e isso não faz sentido nenhum. O tanto que a gnt (homem) se sente um lixo qndo uma mulher termina c a gnt, some, dá ghosting, não quer assumir nada sério. E fora a culpa, auto crítica.. sei lá. Estou me permitindo discordar.
Eu li alguns comentários deste vídeo, feitos por homens, e eu acabei concordando com eles. Esta história da prateleira também existe para os homens, de facto. O que acontece é que, na sociedade actual, tanto homens, como mulheres, querem escolher a pessoa mais bonita, mais inteligente, mais descolada, com maior estatuto, enfim, a escolha de parceiro é super exigente e focada, essencialmente, na imagem que essa pessoa mostra para a plateia que a assiste. E quando se fala em escolher com outros critérios, toda a gente diz que tem direito ao melhor, e que o mediano não lhe serve. Ora pessoal, a maioria de nós é apenas MEDIANO mesmo! E não tem nenhum mal nisso! Eu como mulher, quando era posta em segundo plano por um homem, porque ele achava a minha amiga mais bonita do que eu, esquecia o cara na hora, e procurava outro que me quisesse. Este segundo rapaz podia não ser tão bonito como o primeiro, mas se ele fosse interessante, divertido e atencioso comigo, para mim estava óptimo. Até, porque eu, sempre desconfiei muito de homens que só dão importância para a aparência fisica das mulheres. Sim, todos os homens e mulheres dão alguma importância para o corpo, mas, felizmente, também há muitos homens que conseguem ver para além disso. Portanto, esta história de que só as mulheres são colocadas em prateleiras é mentira. Hoje em dia, há muitas mulheres a ter vários homens em prateleiras, para se irem servindo deles conforme lhes dá jeito. Eu conheço várias a fazer isso. Por isso, os homens só têm uma solução: Abram os olhos, e comecem a olhar para as mulheres medianas. Talvez essas sejam mais interessantes do que as mais bonitas, que vos colocaram em banho maria.
O que seriam " pessoas medianas" se tudo é convencionado e imposto? Eu não acho a beleza inglesa como a primeira opção sendo que é isso que nos é imposto. Eu prefiro a beleza brasileira e negra. Acredito que devemos desconstituir esses conceitos em nós mesmos primeiro. TUDO nessa sociedade ocidental é imposto por um grupo social hegemônico. Segundo, quanto aos homens na prateleira: os homens não estão na mesma posição da prateleira como as mulheres. Aos homens não é imposto ser escolhido e casar a qualquer custo. O MINIMO que é exigido para eles, que é ter emprego e um pouco de educação, eles já chiam. Nem isso os caras estão oferecendo. É MUITO ASSIMÉTRICO, sobretudo em países violentos e com população feminina excedente como no Brasil e os caras sabem disso.
@@honeyluz3119 Hoje em dia, tudo é cobrado aos homens como é cobrado às mulheres. Os homens também têm que ser bonitos, com boa forma física, com estudos, com uma boa profissão. Têm que ser sensíveis, mas não podem ser dependentes, nem fracassados. Têm que fazer tarefas domésticas, ser atentos aos filhos, mas, ao mesmo tempo, têm que saber concertar um cano quebrado. Enfim, a exigência é muita, tanto para homens como para mulheres. Por isso, é que ninguém se entende. Porque já nem as mulheres, e muito menos os homens, estão dispostas(os) a mostrar assim tanta competência. Como toda a gente exige tudo, mas ninguém quer dar quase nada, a solteirisse vai continuar crescendo.
@@paularosendo3693 cobrado dos homens como é cobrado das mulheres? Rs. Não é isso que vejo não. Consertar cano quebrado? Kk O MÍNIMO é exigido dos homens. O pouco que é exigido, os mesmos já chiam,tendo uma fila de desesperadas querendo casar com um deles. O homem pode ser careca, baixo, pouco estudo,ganhar mal,um filho de cada mulher, pode estar PRESO ou ter sido preso, pode ter câncer etc SEMPRE tem uma mulher disposta a casar com ele. Como não há dispositivo amoroso e materno nos homens, o pouco que lhes é exigido, cai por terra quando a mulher vai atingindo uma certa idade.
Amo comédia romântica mas sempre noto que existe excesso de abusos do bandido sobre a mocinha geralmente elas tentam ser rebeldes e eles geralmente são Machistas
Mulheres com filhos tem que pensar que se os homens são machistas e sexistas, eles foram criados por mulheres, então enqto educadoras, que homem estou criando , educando? Não que os homens não tenham sua parcela na educação. Mas é um processo que vem de não muito tempo a participação mais efetiva do pai na educação de um filho .
Carol e Vanessa maravilhosas, prestando um ENORME serviço à sociedade. Obrigada por nos ajudarem a enxergar as distorções da nossa cultura machista. 💕🌷
Eu já fui assim. Pra não ficar solteira, eu namorava um ogro, pagava, emprestava $ e tomava chifre. Cheguei nos 40. Perdi anos da minha vida, não quero mais nada com ele. Não consigo encontrar gente q presta. Estou isolada. Portanto, sou uma puta mulher, fiz mestrado fora, tenho bagagem cultural, um trabalho razoável, um apartamento na periferia e 50% pra comprar uma casa confortável na cidade de São Paulo. Sempre quis ter filhos, agora preciso pensar nisso tbm sozinha. É muito difícil pra mim. Me dói muito. Obs: acabei de tomar um fora. Fiquei um ano esperando o retorno do cara pra ir tomar uma "breja". Mandei mensagem perguntando como estzva etc, felicitando pelo níver. Ele só agradeceu. // Como sou descartável. Eu tinha gostado mesmo dele.
Amiga, vai cuidar da sua saúde mental, não mande mensagens para homens que não demonstre interesse, triste o seu relato, pois sempre fui uma mulher muito fria, então quase não sofri por amor, tenho uma mentalidade masculina, sempre vivi mais no mundo deles do que de nós mulheres, sou autista leve então na minha infância e adolescência as meninas não me aceitavam bem, pois eu gostava de ler, brincar com brinquedos considerado de "meninos", daí quem me aceitava nos grupos eram os meninos, pois eu fazia as mesmas coisas que eles, isso me ajudou ter a mentalidade deles, separo bem sexo de amor, não me apego fácil, não sou lésbica namoro um homem há 4 anos, e não quero ir morar junto, ele sabe que sou feminista e género forte, ele é quem romantiza tudo eu sou a fria da relação.
@@anapaulavieira5630 desde então estou tranquila. Acho q foi melhor entrar em contato pra perceber que o cara não presta e desencanar. É difícil lidar com a solidão, mas é a minha realidade, absolutamente sozinha. Hj não me dói. Então não tem pq achar que é triste, é somente a realidade. Já tive fase pegadora e não gostei. Estou bem assim, quem sabe maternidade solo. Não me dói mais.
@@anapaulavieira5630 Acho que ter a mentalidade fria masculina não é nada interessante . Na verdade o mundo precisa de pessoas menos homens e menos mulheres , ter pessoas sábias que sabe lidar com adversidades da vida , ser calmo ....
@@anapaulavieira5630 Não se engane a mentalidade masculina não é forte , apenas sobrevive pq tem privilégios.Uma relação boa tem que haver entrega dos dois , reciprocidade e tudo mais
Vou meter um textão, já peço desculpas. Já fui alta, magra, loira e jovem. Continuo alta, magra, mas grisalha e com 47 anos, e a coisa da prateleira é a pura verdade; hoje vivo em um limbo afetivo. Mulheres me dizem que cabelo grisalho envelhece, que passa a impressão de relaxo. Digo que o que envelhece é me preocupar com a opinião alheia e que na verdade tem que ter uma baita confiança e autoestima para ostentar o cabelo grisalho. E é tão libertador, quem gostar de mim será com meu cabelo grisalho. Faz um programa sobre mulheres acima dos 40 anos, por favor. Os caras acham que estamos desesperadas, aceitando qualquer perebado, os Madre Tereza afetivos, fazendo caridade para as necessitadas.
Maravilhosa reflexão, a verdade é que a sociedade mimou demais esses homens, e muitos deles ficaram sem noção e sem respeito. A mudança vai partir de nós, mulheres, precisamos resgatar nossa autoestima e parar de aceitar migalhas de homens folgados, hipócritas e mal educados, seja em qualquer idade.
Muito boa sua colocação. Uma vez cogitei me separar e estava com 51anos. Ao comentar com minha família, a 1a coisa que ouvi foi: difícil outro homem te querer nesta idade....
Lu, amei suas palavras e seu sarcasmo...os madre Teresa kkkkkk Realmente, eles acham que fazem favor...
Perfeita sua colocação. E iria adorar um vídeo sobre mulheres acima de 40. Tenho 41, me casei pela primeira vez aos 30 e agora aos 40… Sempre gostei de amadurecer. Nunca entrei em crise por conta da idade. Porém reconheço que no Brasil isso é um problema, mas um problema cultural. Se pesquisar um pouco vemos que na Europa (principalmente na França e Itália) a mulher madura é sensual, sexy. Os filmes retratam mto bem isso, as protagonistas são geralmente acima dos 30 e é encantador de se ver. Esse negócio do homem brasileiro (e latino) de querer novinha é bobagem primitiva de homem não evoluído em sua espécie! Por ironia meu atual marido é 8 anos mais novo e o ex era 7. Sempre usei a maturidade a meu favor e acho que as mulheres precisam parar de querer "rejuvenescer". O negócio é assumir a idade, se orgulhar e quem não quiser, azar!
@@danielasilva4375 perfeito seu comentário e raciocínio!!
👏👏👏👏👏👏👏
"O homem nasceu para amar todas as coisas e a mulher para amar o homem" esse tapa doeu!
Nasceu não, aprende.
@@Lucimar4412 já ia dizer isso!rsrs
"Os homens APRENDEM a amar várias coisas e as mulheres APRENDEM a amar os homens".(ensina Valesca Zanello sobre a PEDAGOGIA DO AMOR).
Caraca, nasci pr amar o pênis do homem, óbvio!
Na verdade amo o dinheiro com toda força.✊
Os homens aprendem . Pq não tem escolha .
O interesaante dos filmes de romance que sempre assistimos é que o motivo do homem se apaixonar pela mulher é sempre porque ela é a mulher mais bonita que ele ja viu. Nunca e porque ela é inteligente, bondosa, caridosa ou qualquer outra coisa, mas sempre porque é a mais bonita. É bem oque voces falaram, " o melhor produto da prateleira" é escolhido.
A solteira não fez nada de errado. Talvez tenha apenas dispensado alguns homens medianos...
Às vezes o "mediano" é alguém que não se encaixa em uma ilusão bem tola que ela tem.
@@maurinhosouza5276 ou é mediano mesmo
Oque e Mediano pra você?
@@NinjabrYt974 pessoas normais.... mas o video é sobre exigir demais das mulheres e dos homens nao.
@@juscelhapsi1330 Ok, então tudo bem exigir demais dos homens comuns inclusive impondo a eles os mesmos ideais considerados "machistas" por vcs, mas o homem não pode exigir o mesmo mesma mulher? Muito coerente esse pensamento kkkk dá pra ver bem que tipo de "igualdade" as feministas defendem.
Engraçado os comentarios dos homens aqui... Apesar de todas as estatisticas que mostram o contrario, na miopia deles eles nao veem assimetria na relaçao homem-mulher, dizem que ta tudo ruim pra ambos os lados... E fora que é um canal de uma mulher entrevistando outra mulher, mas eles se doem quando nao sao protagonistas, exigindo que a dona entreviste um homem, como se uma entrevista de uma mulher nao fosse boa o suficiente. Nos inumeros canais que praticamente so entrevistam homens, tipo Jovem Pan, nao vejo nenhum homem exigindo que mulheres tambem sejam ouvidas...
Bem notado
A Jovem Klan é de extrema direita. Quem vai lembrar que mulher tenha alguma relevância?
Só qdo se faz necessária para algum projeto deles. Assim mesmo são logo descartadas.
ótima analise, percebo a mesma coisa
Resumiu basicamente a última pseudo relação que entrei. Estava vivendo um momento maravilhoso na vida, tava no trabalho que sonhava, tinha entrado na pós e acabado de voltar de uma viagem internacional em que, pela primeira vez, eu paguei cada centavo sozinha. Mesmo assim entrei na onda do "só falta um relacionamento para ficar perfeito" e foi assim que quase dois anos depois terminei desempregada, com a pós trancada e diagnóstico de depressão e ansiedade. E eu tbm já me considerava feministona e esperta naquela época. Graças a mulheres como a Valeska tô entendendo que esse comportamento é "maior" do que eu no sentido dessa criação, subjetificação. O patriarcado e a misoginia são estruturais e não uma questão individual minha. A única coisa errada comigo é tentar performar a mulheridade estimulada pelo sistema vigente.
É uma forma de não deixar que mulheres conquistem espaços de liderança na vida profissional quando vc estava bem e tudo evoluindo, veio essa questão, mas bola pra frente termine sua pos e reconquiste seu lado profissional de sucesso!
Eu também perdi tudo por conta de um homem. Estava na minha melhor fase, solteira, com meus projetos, cheia de vida. Parece que eles farejam isso e não se cansam até te destruírem. Perdi meu emprego, minha alegria, o respeito da minha família, dos meus amigos. Estou retomando aos poucos, mas nesse sistema temos que estar sempre alertas, também me achava super feminista, mas as armadilhas estão em todos os cantos.
Sinta-se abraçada Natália. Há um ano eu estava nessa mesma situação e ouvia constantemente que só me faltava um homem. Arrumei um sapo 🐸 com máscara de príncipe 👑. Na época, um ciúmes obsessivo me perturbou até eu trancar meu curso de inglês, me sugou financeiramente pois quando saímos ele nunca tinha dinheiro para nada. Até que comecei achar drogas nas coisas dele. Cocaína de kilos. Engenheiro que trabalha na civil e com doutorado, família boa. No final, um sanguessuga 🩸 Graças a Deus terminei
Eu nasci para ser feliz e não para salvar ninguém, ainda mais problemático!!!! Sou apaixonada por mim, pela minha inteligência, me apoio 100%, e pela minha independência. 1⁰ lugar: você! O poder está em você! Prateleira: é para quem gosta de ser escolhida. Eu escolho e decido o que é melhor para mim e jamais o outro. É maravilhoso!!! ❤️❤️❤️... Adorei: os perebentos 🤣🤣🤣🤣
"Se a gente terceiriza a autoestima, qualquer coisa que nos pareça 'ser escolhida', nos deixa completamente cegas pra canoa que a gente está embarcando". (ZANELLO, 2022)
Valeska Zanello é REVOLUCIONÁRIA! Impossível ouvi-la e nao repensar muita coisa
As próprias mulheres educam e reforcam isso para seus filhos.
Esse vídeo deveria passar nas escolas de ensino fundamental. Super necessário!
Exato
Queria ter conhecido a Valeska antes de eu ter caído nessa de tentar mudar um inútil por 4 anos. 🤡 Relação tóxica, a gente sai dela só o pó, e aí lá vai passar eras se reconstruindo.
Infelizmente não se compreende este tipo de problema antes de viver na própria pele. Tire isto como um aprendizado, vire a página e siga a vida com alegria.
A machistada pira nas falas da Valeska. Imaginem, se todas as mulheres sairem desse lugar que a sociedade nos impõe? Só acho que está na hora mulherzinhas, vamos sair dessa prateleira e parar de influenciá-la.
Qd a mulher chega aos 50 com um.bom trabalho...um carro...casa própria e etc...tudo bem...e qd ela chega totalmente ruim financeiramente...pois toda a sua vida correu atrás de um "relacionamento" uma doente..uma neurótica...e não investiu em outras partes da sua vida...não é fácil...realmente nos sentimos invisível para a maioria dos homens...
Qdo me separei , a primeira coisa que me falavam é "Ah, ele volta, ele se arrependerá e voltará". E só ouvi isso de mulheres. Homens nunca me falaram isso, digo os amigos. Então eu pensava... Por que eu tenho que estar com alguém pra ficar bem? Estou bem. E meu casamento durou o tempo que deveria durar. E foi bom enqto durou. E olha que foram 20 anos, e 3 filhos! Difícil ser mulher!
Eu amo esse canal! Amo a Zanello, me machuca muito o que ela diz porque é necessário. Eu fico muito triste mesmo de saber que o amor e o cuidado com as mulheres por parte dos homens, é muito difícil de simplesmente acontecer sem a ameaça constante da misoginia e do patriarcado. Cansa viver desse jeito sempre alerta com as armadilhas, por isso precisamos nos cuidar tanto! O mundo não foi feito pra nós, viver é um ato de resistência mesmo.
Eu já escutei de uma tia minha que considero tanto quanto uma mãe, que eu era muito exigente com meu namorado. Todos defendem os homens, tanto os homens quanto as mulheres. A brotheragem da parte dos homens e a responsabilidade de continuar passando em frente o machismo por parte das mulheres. No Brasil, tudo o que acontece de ruim é sempre associado com o ser feminino. Se há uma separação, a culpa é da mulher. Se acontece alguma coisa de ruim com criança, a mãe é a primeira a ser cobrada. Se o pai estupra, a culpa é da mãe que não percebeu e logo denunciou. É extremamente frustrante.
Verdade, até as mulheres defendem os erros dos homens.
Eu estou 12 anos solteira, vivo tranquila, mas eu gosto do jogo da sedução, mas se o homem me ignora, ele me ignora uma vez.
Solteira, inteligente, independente, sem traumas. Minhas “moedas de ouro não troco por migalhas” Prateleira??? Prefiro estar nas ruas de Paris e mundo a fora. Amei “perebentos”
Melhor comentário.
perfeita!
Tem gente que discorda dela só pq o que ela fala é chocante, mas se pensarmos de forma racional dá pra ver que é muito verdade!!!! Triste, mas verdade
Disse tudo
Não tem como discordar! Só se for cega!
@@TatianaBr100 e só vcs ficarem sozinhas, e os homens também, lembrando que tem 10 milhões de mulheres a + que homens!!
Ou seja vai sobrar mulher!!
@@talessantos6183 já estamos sozinhas meu caro, mesmo quando achamos que estamos acompanhadas… mas vcs também estão, senão a conta não fecha, e vc não estaria aqui dando pitaco furado.
@@TatianaBr100 não dei pitaco furado, só falei de números existe 10 milhões de mulheres a + que homens no Brasil então uma parte vai ter que ficar sozinha automaticamente, isso e número simples!!
Ah, eu sou casado amiga, Então não estou sozinho, apenas falei um número verídico pode olhar então e praticamente certo que esse número vá aumentar, já que homens vão morrendo por acidentes e violência no Brasil, ao longo da vida, então a solitude feminina vai ser algo cada vez + normal, já que não existe um número equivalente de homens e mulheres!!
Valeska Zanello é ouro! Vale muitoooo o canal, o livro. E vamos nos descolonizar manas? Vamos focar em nós e nossos projetos? O amor pode ser por nossos projetos e por nós mesmas.
Leiam Valeska Zanello.
"Ser (mulher) heterossexual no Brasil e passar por um relacionamento abusivo é quase um pleonasmo." [Valeska] Trágica realidade!
As teorias da profª Valeska mudaram minha vida e minha forma de ver e pensar nossa sociedade.
Como eu gostaria que todas as mulheres entendessem isso
Também
Me too
eu vejo e vejo, mas acho que internalizar isso é muuuuito difícil!
Como será que podemos realmente aprender isso de verdade?
No início do namoro eles só mostram o lado bom deles,depois de uns meses se sentem o máximo e mostram as garras e nos já estamos apaixonadas,daí pra terminar é difícil pois já estamos dependentes da criatura.
Enfim uma perspectiva de gênero para a questão dos afetos. A Valeska é necessária, traz luz a uma realidade que as pessoas insistem em fazer malabarismo para não enxergar.
Mulheres! Aprendam a se nutrir de afeto de outras formas, isso é um grande passo para nossa libertação.
Verdade!
Um longo caminho a percorrer porque é cultural.
Transmite-se de geração em geração e só conseguimos romper estes laços através de terapias.
Constelação familiar é ótimo para nos libertar de seguimento de linhagens e padrões que atravessam todas as mulheres da família.... mães, avós, bisavós, e por ai adiante.
Mas é fundamental quebrar os laços que nos prendem a limitações impostas pelo masculino.
@@leonidiasilva172 "Segmentos"!!!
Amei esse vídeo! Super concordo!!! É sempre a mulher esperando na prateleira!! E ainda dizem: não termina com o namorado grosso, pq todos os homens são assim”. Chegaaaa!!
Vivi um relacionamento abusivo terrível, saí arruinada, era terrível, quando terminei vi que o problema não era só meu e sim era de todos era um problema social.
Verdade, o mundo empurra as mulheres pra isso
Eu acho super importante que a gente comece discutir isso como um problema social, que consigamos enxergar suas várias causas para podermos nos livrar do peso da culpa e do fracasso individuais.
É horrivel as relações amorosas heterossexuais no Brasil são horríveis, e sem contar o feminicídio...morte de mulheres jovens
Tb passei por isso! A gente percebe q está tudo errado!
A conversa me trouxe reflexões profundas que valeram até de ser anotadas. No fim, é se conhecer, se amar pra não cair nessas ciladas inconscientes, que estão dentro de nós, porque fomos criadas nessa cultura machista e capitalista descartável. 😊Mas sei que conseguimos! Mulheres, somos fods, estamos despertando e nos curando 🤩 Valeska, estou apaixonada pelo seu trabalho! Gratidão imensa, obrigada Carol por esse vídeo.
A prateleira é real. Tenho 40 e minha filha 15. Se ela está comigo, fico invisível 😂😂
Mesmo sem sua filha. Sou alta, magra, loira e de olho azul. Noooossaaaaa, você tá na frente na prateleira!!!!! Tenho 47 anos, não preciso dizer mais nada.
Isso é cultura da ped0filia
Tenho 40 e não aparece nada. Quero.ter filhos, bateu o desespero.
@@machadoec Não se desepere, ter filhos hoje em dia tá difícil, tenho 40 fui mãe na adolescência, ele tem 23 e nós dois batalhamos muito juntos, mas se ele fosse criança hoje em dia seria difícil viu
Eu percebo que no Brasil , tanto homens e mulheres sofrem um certo preconceito por serem solteiros e solteiras. As pessoas te olham com uma cara de piedade ou até mesmos com a falta de credibilidade em você , simplesmente por vc ser solteira(o) e, isso é ridículo! Na Bíblia fala que Deus nos presenteou com a vida e caso vc decida casar , que vc respeite o seu cônjuge. Mas do contrário , decidir ficar solteiro(a) não tem problema algum. As pessoas precisam respeitar a decisão dos outros.
O cara solteiro ainda é visto como um cara que aproveita a vida e se trata de uma opção, enquanto a mulher é aquela que não foi escolhida, e isso não tem nada a ver com a Bíblia ou questões religiosas.
A questão é que isso é desproporcional entre homens e mulheres, você pode até falar com achismos e tal, porém historicamente falando, quem era desprovida de direitos caso não tivesse cônjuge? A mulher! Quem era cobrado para ter um cônjuge desde cedo? A mulher! As mulheres em geral sempre casaram bem mais jovens que os homens. Quando um casal separava, quem perdia direitos? A mulher! Quem ficava mal falado? A mulher! Entende agora? Você acha que em poucas centenas ou dezenas de anos as coisas simplesmente desapareceram? Não, vivemos os resquícios dessa sociedade machista até hoje.. está melhorando?Sim, porém lentamente.. e precisamos ter conhecimento de que isso existe pra tomar medidas e evoluir mais rapidamente.
@@luh318 Garota vc precisa colar na nossa live que irá rolar hj por volta das 23hrs , Não perca!
Excelente vídeo, duas gênias, sempre trazendo ótimas reflexões. Realmente, tudo costuma ser jogado como culpa da mulher, até relações abusivas e insatisfatórias. A ilusão de transformar "sapos em príncipes" traz muito sofrimento, sendo inútil. Existe muita gente casada e infeliz para manter aparências sociais ou conveniências. Da mulher, exige-se a perfeição em todos os setores; do homem, apenas o básico ou quase nada. É uma relação bastante assimétrica, muitas mulheres mendigam migalhas de afeto ou convivem com homens indisponíveis ou "perebados". Ainda somos estimuladas a gastar muito dinheiro com beleza, corpo e estética. De outro lado, existe muito homem tosco, feio e mal educado exigindo "miss universo". Nós somos muito cobradas em tudo, especialmente para termos sempre alguém, mas essa cobrança social ecoa nossa própria autocobrança. Não se pode terceirizar a autoestima, sobretudo calcada em aparências passageiras. Precisamos cultivar mais autoestima e autocompaixão.
Melhor comentário.
Parabéns.
Disse tudo.
À mulher é na maioria das vezes incutida a responsabilidade do falhanço nos relacionamentos e nos obriga a gastar dinheiro em estética, nutricionista, cirurgia, maquialhem... tudo isso para agradar a uns toscos, pilantras, mal encarados, mal educados, mal formados, barrigudos, ...e porquê....? Sociedade está mal formada e repete sempre o mesmo nivel de exigência à mulher e a mulher só tem de ser ela!... única, gorda, magra, alta, baixa!...não importa! É única!...
Lavei a alma assistindo a esse vídeo! Muito obrigada pelo conteúdo. E por favor, sociedade, pare de exigir da gente que sejamos as mentoras que vão transformar os caras estragados!!!!!!!!!!!!
Afinal, mulher não é clínica de reabilitação, não é mesmo?
13:35 arrepiei com a Carol descrevendo essa cultura do silêncio. “Viva pra amar o homem, mas não fale, não convide, não demonstre”. Que prisão terrível! Se tornar obcecada em segredo!
Lendo isso agora me deu até uma coisa ruim... horrivel 😢
Já ouvi essa "mas o que será que você tá fazendo de errado?". É de uma crueldade...
Valeska Zanello é excelente! Adoro vc, professora! Que orgulho estudar na UnB e ter conhecido alguém com tanto estudo necessário! Carol, excelente convidada, mto mto bom!
Todas as vezes que viajo para algum lugar, seja para lazer ou prestar concurso, td mundo acha que fui atrás de homem. Kkk
Meta de vida.
Eu agora essa hora da noite estudando para um pos-edital parei os estudos pq meu namorado disse que não larguei tudo sexta a noite para passar a noite com ele. Ai sinceramente, viu.
Tá melhor indo se divertir. Se libera!!!
O livro da Valeska me fez entender todas as minhas inquietações. Libertador esse conhecimento . Leiam esse livro!
Qual o livro da Valeska?
@@elianamanicoba5566 "Saúde Mental, gênero e dispositivos". Ed Appris.
Adoro a Valeska pq os estudos dela trazem conhecimentos que nos libertam a nós mulheres.
Ual!!! Valeska é necessária! Agora só falta a Iara DuPont rss
Concordo. Iara ia ser demais também!
Sim, traz iara é maravilhosa
Tenho pavor de estar no Tinder, justamente porque me sinto na prateleira....
Sem contar que lá é o lixo do lixo!
Talvez com raras exceções. Posso estar exagerando, mas esta foi minha experiência.
Pura verdade, quando quer ,quer e age quando nao quer ignora, inventa desculpas ou vem qd nao tem nada p fazer.
Vídeo extremamente necessário! O machismo vem de séculos, décadas, e não somente de homens mas sim das próprias mulheres da nossa vida. !!! Beijos Carol!!
Faz parte da perversidade do machismo dizer que o machismo vem de mulheres. Será que a mesma pessoa teria coragem de dizer que a escravidão e racismo vem de negros? Uma pessoa consciente socialmente, dificlmemte afirmaria isso. Mas é lógico mulheres reproduzem machismo, até para se proteger.
Concordo! Os absurdos que leio em comentários de mulheres contra MULHERES...
Certamente um vídeo para ser visto várias vezes!!👏👏👏
Maravilhoso esse conteúdo gente! Muito obrigada! Precisamos divulgar mais e mais!!! Essa escravidão precisa acabar, inclusive dentro de nós mesmas!!!
Hoje sabendo desse conceito eu entendo pq eu tinha tanto ego ferido quando uns caras mais ou menos n me correspondiam. hj só sigo, se n quer tchau.
Não sei bem o que é esse sentimento, sempre fui muito fria...e já fiz vários homens sofrer com as minhas atitudes, pois sou parecida com eles.
A leitura desse livro me libertou de todas as minhas inquietações.
Já vi o vídeo mais de 6 vezes!!! Me defino em antes e depois desse vídeo!!
Eu que pedi marido em casamento estou casada há 43 anos rs
❤🎉
agora que um relacionamento meu terminou vejo tudo isso, meu deus como não via tudo isso?? eu vivia para ele e ele para os hobbies dele, com os amigos dele... e eu esqueci de mim totalmente.
E claro na esperança total de ele se tornar um príncipe quando... ? não sabia quando.
mas tinha esperança... aí ai não adianta perda de tempo.
E eu já assistia esse vídeo, conheço a Valeska bem antes e não percebi isso dentro da relação, ficamos cegas.
Ele me deixou, mas ele me livrou dele mesmo!!
e ainda já está com outra... meu deus.
que diacho de vida
uma dor enorme mesmo não gostando dele, odeio ele agora na verdade... odeio.
e ele é só um homem.
Admiro muito o trabalho de pesquisa da professora Valeska: trabalho de utilidade pública.Toda mulher deveria conhecer e se aprofundar nos seus estudos! 👏🏻👏🏻👏🏻
Minha filha será independente em TDS os sentidos e vai ficar com quem ela escolher...sem apego
Muito bom! Esse vídeo fez repensar muitas coisas na relação com minha esposa. Pelo fim das prateleiras do amor!
Meus Parabéns Carol pela generosidade em nos prestar socorro as vezes confundimos nossas emoções distorcemos nossos critérios e nos perdemos nas relações afetivas ! # gratidão !
Valeska vc é o máximo. Obrigada pela sua pesquisa desvelar tanta auto opressão.
Ouvindo hoje. Sensacional reflexão. Dura realidade para muitas mulheres. Muito obrigada Valeska por sua dedicação à este tema
Valeska é sensacional! Melhor vídeo do seu canal!!
Valeska = like
Ótima conversa empoderadora!!!
"Que cara é esse que não cumpre um combinado"> quem não se implica minimamente, a gente nem perde mais tempo tentando entender. Seguimos a vida conosco, na paz boa da solitude, antes só do que com perebado ahahahaha
Vídeo de utilidade pública😁👏
Por favor fale sobre feminização da pobreza e imposto rosa.
Valeska Zaneloo e Iara Dupont são necessárias.
Não consigo ver mudança enquanto existir relacionamento hétero e maternidade!
Como assim? O relacionamento heterossexual não deve existir?
@@lucapellari5985 Infelizmente sou hétero. Como as relações entre homem e mulher são assimétricas, a mulher SEMPRE sai perdendo. Entra quem quer mas achar que alguma coisa vai mudar, sinceramente eu não acredito. E só vejo piorar!
@@drika353 Mulher só perde? Qualquer divórcio simples a mulher leva a maioria dos bens de alto valor fácil, fora que o que tem de emprego em escritório e serviços de administração que só contratam mulheres é um absurdo, vcs nunca estiveram tão bem e ainda reclamam.
Extremamente necessária essa discussão! Muito bom Carol! ❤️👏🏼
Gente e a saga crepúsculo? Pra adolescente. O cara é um vampiro mas é rico e a moça prefere deixar de ser humana a perder o cara.
Apaixonei pelo q eu inventei de vc...bem isso
Queria gritar pro mundo ....
Se inscrevam nesse canal!!!!
Qta vdd é dita de um modo q a gente entende e q nos apossamos com garra...eu amooooo esse canal...
Gratidão
Maravilhosa Valeska Zanello
Sempre maravilhoso ouvir Valeska!!!
Gente que conversa incrivel!!!
O único defeito desta entrevista é o tempo. Muito curto! Este assunto merecia ser muito mais explorado.
Como é difícil pra vcs mulheres assumirem seus erros também, querem um relacionamento, mas já partem da premissa que homem nenhum presta, francamente viu!
Valeska sempre cirúrgica! Excelente vídeo!
Adorei essa conversa! Quer assistir a continuação "como descer da prateleira"
Escutei muito essas frases de uma amiga 😂, deus me livre
Precisamos acordar pra cuspir falo por mim a partir de hoje sair dessa alienação
Foi ótimo esse vídeo! A Valeska é sensacional! Por mais vídeos assim! Aprendendo muito!
Verônica Camargo, assisti o vídeo que vc me indicou ... Gostei muito bom❤️ obrigada aa!!
Valeska Zanello, vc é fantástica! que bom te ouvir ❤️
Rapaz.. pelo q aconteceu comigo e com meus amigos.. homem se culpa MUITO pelo fim da relação.. ou qndo a relação vai mal. Onque acontece é que muitas vezes não fala. A sociedade não costuma recompensar positivamente homem que admite fraquza e vulnerabilidade (infelizmente). Tenho a impressão que essa terapeuta foca demais no social e esquece do individual.
Mas gente.. "a gente só é desajavel se tiver um homem nos desejando". Qndo um homem ñ é desejado, ele nao se sente desejavel tbm!! Não estar com uma mulher tbm é péssimo socialmente para o homem! Ou não entendi essa parte. Mas me parece que para a autora, a mulher detém a exclusividade do sofrimento psiquico em uma relação. Gente.. e isso não faz sentido nenhum. O tanto que a gnt (homem) se sente um lixo qndo uma mulher termina c a gnt, some, dá ghosting, não quer assumir nada sério. E fora a culpa, auto crítica.. sei lá. Estou me permitindo discordar.
Já chego dando like pq sei que é bom antes de assistir
Eu li alguns comentários deste vídeo, feitos por homens, e eu acabei concordando com eles. Esta história da prateleira também existe para os homens, de facto. O que acontece é que, na sociedade actual, tanto homens, como mulheres, querem escolher a pessoa mais bonita, mais inteligente, mais descolada, com maior estatuto, enfim, a escolha de parceiro é super exigente e focada, essencialmente, na imagem que essa pessoa mostra para a plateia que a assiste. E quando se fala em escolher com outros critérios, toda a gente diz que tem direito ao melhor, e que o mediano não lhe serve. Ora pessoal, a maioria de nós é apenas MEDIANO mesmo! E não tem nenhum mal nisso! Eu como mulher, quando era posta em segundo plano por um homem, porque ele achava a minha amiga mais bonita do que eu, esquecia o cara na hora, e procurava outro que me quisesse. Este segundo rapaz podia não ser tão bonito como o primeiro, mas se ele fosse interessante, divertido e atencioso comigo, para mim estava óptimo. Até, porque eu, sempre desconfiei muito de homens que só dão importância para a aparência fisica das mulheres. Sim, todos os homens e mulheres dão alguma importância para o corpo, mas, felizmente, também há muitos homens que conseguem ver para além disso. Portanto, esta história de que só as mulheres são colocadas em prateleiras é mentira. Hoje em dia, há muitas mulheres a ter vários homens em prateleiras, para se irem servindo deles conforme lhes dá jeito. Eu conheço várias a fazer isso. Por isso, os homens só têm uma solução: Abram os olhos, e comecem a olhar para as mulheres medianas. Talvez essas sejam mais interessantes do que as mais bonitas, que vos colocaram em banho maria.
O que seriam " pessoas medianas" se tudo é convencionado e imposto? Eu não acho a beleza inglesa como a primeira opção sendo que é isso que nos é imposto. Eu prefiro a beleza brasileira e negra. Acredito que devemos desconstituir esses conceitos em nós mesmos primeiro. TUDO nessa sociedade ocidental é imposto por um grupo social hegemônico.
Segundo, quanto aos homens na prateleira: os homens não estão na mesma posição da prateleira como as mulheres. Aos homens não é imposto ser escolhido e casar a qualquer custo. O MINIMO que é exigido para eles, que é ter emprego e um pouco de educação, eles já chiam. Nem isso os caras estão oferecendo. É MUITO ASSIMÉTRICO, sobretudo em países violentos e com população feminina excedente como no Brasil e os caras sabem disso.
@@honeyluz3119 Hoje em dia, tudo é cobrado aos homens como é cobrado às mulheres. Os homens também têm que ser bonitos, com boa forma física, com estudos, com uma boa profissão. Têm que ser sensíveis, mas não podem ser dependentes, nem fracassados. Têm que fazer tarefas domésticas, ser atentos aos filhos, mas, ao mesmo tempo, têm que saber concertar um cano quebrado. Enfim, a exigência é muita, tanto para homens como para mulheres. Por isso, é que ninguém se entende. Porque já nem as mulheres, e muito menos os homens, estão dispostas(os) a mostrar assim tanta competência. Como toda a gente exige tudo, mas ninguém quer dar quase nada, a solteirisse vai continuar crescendo.
eu aplaudi essa resposta, viu! Perfeita.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@@paularosendo3693 cobrado dos homens como é cobrado das mulheres? Rs. Não é isso que vejo não. Consertar cano quebrado? Kk O MÍNIMO é exigido dos homens. O pouco que é exigido, os mesmos já chiam,tendo uma fila de desesperadas querendo casar com um deles. O homem pode ser careca, baixo, pouco estudo,ganhar mal,um filho de cada mulher, pode estar PRESO ou ter sido preso, pode ter câncer etc SEMPRE tem uma mulher disposta a casar com ele. Como não há dispositivo amoroso e materno nos homens, o pouco que lhes é exigido, cai por terra quando a mulher vai atingindo uma certa idade.
Assisti duas vezes 😅👏🏼 muito bom Valeska e Carol! Obrigada ❤️
Tbm assisti duas vezes🤣
Tbm rs
Praticamente decorei a fala da Zanello de tanto assistir. ❤
Amei, parte 2
Ja queroooo
Amo comédia romântica mas sempre noto que existe excesso de abusos do bandido sobre a mocinha geralmente elas tentam ser rebeldes e eles geralmente são
Machistas
Sensacional! Esclarecimentos fundamentais para toda mulher e homens bons.🙂
Vou ver este vídeo todos os dias no café no almoço e na janta! Se bobear como música pra dormir 😂
Estou aprendendo muito com o canal.
Por favor fale sobre o movimento sul-coreano 4noes (sem sexo,sem namoro, sem casamento e sem filhos) e Fuga do Espartilho.
Eu amo esse canal!!! Que delícia de vídeo! Obrigada por ele, Carol!!
Mulheres com filhos tem que pensar que se os homens são machistas e sexistas, eles foram criados por mulheres, então enqto educadoras, que homem estou criando , educando? Não que os homens não tenham sua parcela na educação. Mas é um processo que vem de não muito tempo a participação mais efetiva do pai na educação de um filho .
Já vi, revi e vou rever quantas vezes achar for necessário para entender e me libertar.
Que conversa maravilhosa é essa!!!!
Deus, por que não vi essa entrevista alguns anos antes
maravilhosooooo! me identifiquei muito.
Ahhh pronto!!! Agora quero ir pra Serengeti🥺
Carol e Vanessa maravilhosas, prestando um ENORME serviço à sociedade. Obrigada por nos ajudarem a enxergar as distorções da nossa cultura machista. 💕🌷
Que reflexões maravilhosassss...só não achei o link para o livro e gostaria de ler
Kkkkkk, perebado, perfeito !!!!! Definiu pra sempre ❤️
Nossa gratidao!!!
Eu já fui assim. Pra não ficar solteira, eu namorava um ogro, pagava, emprestava $ e tomava chifre. Cheguei nos 40. Perdi anos da minha vida, não quero mais nada com ele. Não consigo encontrar gente q presta. Estou isolada. Portanto, sou uma puta mulher, fiz mestrado fora, tenho bagagem cultural, um trabalho razoável, um apartamento na periferia e 50% pra comprar uma casa confortável na cidade de São Paulo. Sempre quis ter filhos, agora preciso pensar nisso tbm sozinha. É muito difícil pra mim. Me dói muito. Obs: acabei de tomar um fora. Fiquei um ano esperando o retorno do cara pra ir tomar uma "breja". Mandei mensagem perguntando como estzva etc, felicitando pelo níver. Ele só agradeceu. // Como sou descartável. Eu tinha gostado mesmo dele.
Amiga, vai cuidar da sua saúde mental, não mande mensagens para homens que não demonstre interesse, triste o seu relato, pois sempre fui uma mulher muito fria, então quase não sofri por amor, tenho uma mentalidade masculina, sempre vivi mais no mundo deles do que de nós mulheres, sou autista leve então na minha infância e adolescência as meninas não me aceitavam bem, pois eu gostava de ler, brincar com brinquedos considerado de "meninos", daí quem me aceitava nos grupos eram os meninos, pois eu fazia as mesmas coisas que eles, isso me ajudou ter a mentalidade deles, separo bem sexo de amor, não me apego fácil, não sou lésbica namoro um homem há 4 anos, e não quero ir morar junto, ele sabe que sou feminista e género forte, ele é quem romantiza tudo eu sou a fria da relação.
@@anapaulavieira5630 desde então estou tranquila. Acho q foi melhor entrar em contato pra perceber que o cara não presta e desencanar. É difícil lidar com a solidão, mas é a minha realidade, absolutamente sozinha. Hj não me dói. Então não tem pq achar que é triste, é somente a realidade. Já tive fase pegadora e não gostei. Estou bem assim, quem sabe maternidade solo. Não me dói mais.
@@anapaulavieira5630 Acho que ter a mentalidade fria masculina não é nada interessante . Na verdade o mundo precisa de pessoas menos homens e menos mulheres , ter pessoas sábias que sabe lidar com adversidades da vida , ser calmo ....
@@anapaulavieira5630 Não se engane a mentalidade masculina não é forte , apenas sobrevive pq tem privilégios.Uma relação boa tem que haver entrega dos dois , reciprocidade e tudo mais
Não vale a pena perder o tempo com perebado!! Se der ame, se não der, se AME!!