Sou de Maceió e, felizmente, nunca morei nesses bairros. Mas conheço tanta gente afetada diretamente por esse CRIME da Braskem. Rolou muito contrato de sigilo com a população afetada, onde as indenizações estão muito abaixo do que deveriam ser e as pessoas assinaram foram induzidas a assinar um contrato onde não podem falar sobre isso. E isso aconteceu no começo da pandemia, onde a população ficou completamente impedida de realizar protestos e a empresa se aproveitou do momento. Além disso, a saúde mental de dezenas de milhares de pessoas foi pro lixo, vários suicídios. Esses dias um policial ex morador da região deu um tiro na própria cabeça em frente a sua antiga casa. Nada disso ganha a devida proporção. Recebi uma ligação ano passado de uma empresa fazendo pesquisa sobre a imagem da Braskem, pouco tempo depois essa empresa aparece como PATROCINADORA do BBB. Tem tanto mais pra se falar dessa questão além do que foi abordado no vídeo, mas já abordaram muitas coisas bem importantes. Obrigado Greg e equipe, vocês ajudaram muito a dar voz pra uma galera que está, literalmente, morrendo por isso.
Verdade. Meus alunos fizeram entrevistas com ex moradores da região e saíram abalados. É muito doloroso ver o impacto psicológico no moradores, os suicídios acabaram se tornando só mais uma fuga para alguns dessa tristeza. E como vc disse, a pandemia contribuiu para silenciar a tragédia.
@@vanieireoliveira1904 Uma possibilidade seria o Juiz tomar as ações da empresa em pagamento da indenização, na proporção correta do dano, e repassar aos moradores! O problema foi causado a decadas atrás, em 2016 foram apenas as consequencias.....agora, as ações reparariam o impacto.....CRIME seria deixa-los prejudicar as pessoas e ainda sairem contando vantagem que fizeram tudo isso e ainda reverteram as consequencias em lucro.....
@ tudo ótimo amigo, fique tranquilo as vezes não importa a gramática ou seja lá o que for,o importante é a mensagem ser compreendida e "entendida" parabéns pela explanação, SP juntos pelo Brasil.
Morei por 15 anos no bairro do Pinheiro e lembro do dia 3 de março de 2018 como se fosse ontem. Ruas cheias de pessoas evacuando suas casas, carregando às pressas todos os móveis e ítens de valor, com medo do teto cair em cima das suas cabeças. Foi uma cena aterrorizante que ninguém nunca imaginou que fosse acontecer. E o mais incrível disso tudo é que por ser uma tragédia que acontece no menor estado do nordeste, a mídia brasileira quase não dá atenção, a Braskem até hoje faz propaganda de boazinha, até aparece no BBB dizendo que se importa com o meio ambiente, é revoltante. Enfim, obrigado Gregório por dar mais visibilidade a nossa tragédia, ainda esperamos que a justiça seja feita.
Muito obrigada, Gregório. Tem anos que os Alagoanos gritam sobre esse absurdo, essa tragédia anunciada. E esse caso, que deveria ser um dos maiores escândalos nacionais dos últimos anos, não recebe nem uma fração da atenção que merece. Obrigada por finalmente falar com a seriedade que esse crime merece. A Brasken não só está usando esse caso como uma oportunidade imobiliária e “indenizando” mal as pessoas (leia-se comprando a preço de banana)… Eles estão ignorando completamente todos os efeitos secundários na vida das pessoas que moram nas áreas vizinhas à tragédia, já que o trabalho porco deles se restringe estritamente às zonas de afundamento que foram mapeadas. Mas além dos bairros que tiveram o transporte público afetado, como não indenizar padaria da esquina, as lojas e os pequenos comércios que eram colados às esses bairros e perderam sua clientela e seus negócios da noite pro dia? As pessoas demitidas que não moravam no bairro? A Brasken ignora todas essas pessoas. E fora que o terreno não vai se estabilizar em 10, 15 anos, mas provavelmente bem antes disso (já começou a estabilizar, inclusive). E ainda há formas e procedimentos que podem acelerar o processo de estabilização, mas que a Brasken é capaz de só fazer quando tiver todos os títulos de propriedade em mãos. Mas onde está o ministério público nessa hora? Como que se permitiu isso? Como permitiu que os acordos fossem feitos INDIVIDUALMENTE entre cada morador e a Brasken? É um absurdo tão grande, um sucessão de erros e injustiças, que fica difícil achar que o Brasil um dia deixará de ser uma república de banana e se tornará um país sério que coloca a vida e os direitos humanos de seus cidadãos à frente de interesses de empresas. Deprimente.
Moro em Maceió e fico imensamente feliz que vcs estão denunciando todo esse absurdo, essa tragédia!!! Agradeço por vcs trazerem "luz" para o fato de que a Braskem só teve lucro, antes, durante e depois da tragédia! Tudo isso com a anuência dos poderosos e corruptos desse país!!! Obrigada, de coração!!!!
A equipe do Greg News está de parabéns. Mesmo após a saída do Bolsonaro eles não deixaram de fazer as devidas críticas ao atual governo. Isso sim é jornalismo de verdade.
Mas só imbecil é cego na politica e vira fã de funcionário do povo. Só imbecil pra fazer fã clube político e passar pano pra tudo oq faz Vcs se acostumaram tanto com gado bolsonarista q tao achando normal politico ter fã clube kkkkkkk
Ontem na cbn cara da empresa disse q não houve afundamento e sim que houve apenas uma movimentação pequena no solo, que poderia ter ocorrido independente se tivesse ocorrendo extração. E ainda disse, " não houve nenhuma vítima, que tiraram as pessoas antes delas morrerem, " como querendo dizer a gente podia ter matado algumas pessoas mas escolheu por não fazer isso.
Sou alagoano de Maceió, era morador de Bebedouro, um dos bairros afundados, aí coitados pelo Gregório. Lamentável a situação das pessoas desse região. Além da tragédia ainda houve a delibera expulsão, EXPULSÃO dos moradores... O jornalismo brasileiro precisa acompanhar de perto essa situação.
Obrigada a todos da equipe do Gregg News por este extraordinario trabalho ! Não tenho palavras para expressar o bem que o jornalismo de vocês fazem a todos nós brasileiros!
Sou maceioense, não moro mais na cidade há mais de 10 anos, mas sempre volto para visitar. É muito triste ver que o bairro que morei virou uma espécie de cidade fantasma. Ano passado estive lá e passei pela rua que morei no Pinheiro, a escola que estudei, o clube onde aprendi a nadar… tantas histórias… Chorei muito vendo tudo aquilo ao vivo. Obrigada, Greg, por trazer visibilidade a esse desastre tão sério, mas que a politicagem não permite a solução.
Estou a 50 m de toda essa merda, meus vizinhos e amigos de infância acabaram tendo que se mudar. O dinheiro cala a boca de toda imprensa. Obrigada, Greg, pois grávida, na pandemia e sem rede de apoio tive que engolir a Braskem calada. Ninguém aqui tem peito pra falar...afinal pagando bem [mal, no caso] que mal [que bem] tem?
Sou de Alagoas e a coisa é séria. Vejam os documentários "A Braskem passou por aqui", "Cidade rachada", "A Braskem também passou por aqui: A tragédia dos flexais". Lá tem vários detalhes de como tudo isso começou e como está a questão das indenizações. Casas e apt que valiam mais de meio milhão hj não valem nada. Maia de 2 mil comércios foram fechados: lojas, supermercados, farmácias, salões de beleza, oficinas, posto de combustível, postos de saúde, hospital, escolas, etc. A indenização da Braskem não é justa. Os tremores começaram à partir de 2018 e afetou 5 Bairros(em Maceió tem cerca de 55 bairros). Estes bairros sao compostos por famílias de baixa renda e de classe média...mais de 60 mil moradores foram evacuados, muitos sem ter para onde ir(é como se uma cidade de 60 mil hab fosse evacuada às pressas sem nenhum tipo de planejamento). A Braskem comprou a midia e políticos por esses ultimos 5 anos, abafaram o caso que agora não tem mais como esconder porque a mina 18 pode a qualquer momento ceder(sao 35 minas, um verdadeiro queijo suíço. Muitas dessas minas tem mais de 750 metros de profundidade). Enfim...é um dos maiores desastres ambientais em área urbana do mundo
@@neymaalnajmah2436 por enquanto somente 5 foram afetados. Não se sabe ao certo se vai afundar tudo nestes 5, mas as casas e prédios não tem condições de serem habitados porque possuem rachaduras enormes e podem desabar. O restante da cidade não tem risco algum. A briga agora é pelas indenizações. Muita gente não recebeu a indenização justa
Sou psicologa, moro em Maceió e atendi várias pessoas com depressão... inclusive houveram suicídios... ate houve um na frente de uma das casas esse ano... muito triste e absurdo
Fui estagiária em uma escola do Bebedouro durante a pandemia. Estavam todos, alunos, professores e técnicos da escola, passando pelo processo de realocamento (repito, DURANTE A PANDEMIA) e comumente, nas aulas online, alguém tinha barulhos de martelos e parafusadeiras vazando pelo microfone -- eram as casas de 3 bairros sendo demolidas ou vedadas após acordo dos moradores c a braskem. A escola Alberto Torres mudou para outro lugar (bairro do Farol) e muitos alunos, à época, se mantiveram estudando lá apesar da nova distância de transporte público no trajeto escola/suas casas (com o tempo cada vez + após o realojamento as novas moradias eram distantes do bebedouro por falta de oferta de aluguel mesmo). Pandemia foi um período muito duro e sofrido pra gente aqui de Maceió. A Secretaria de Educação, à época, ainda teve a coragem de querer desmanchar a escola e realocar todos os alunos, estagiários e professores para outros lugares da rede pública -- obviamente, resistimos! A Braskem tem que pagar de verdade pelo que fez (e continua fazendo!) e os coniventes também!
Agradeço a toda equipe do Greg News por contribuir para nacionalizar o conhecimento e o debate sobre este crime com o qual vivemos há 5 anos. Toda cidade sente em diversos aspectos. Como explicado, são bairros centrais, 10 mil famílias. Todos nós conhecemos várias famílias atingidas, amigos, parentes, conhecemos suas histórias e sentimos pelas perdas, que vão muito além da material. Famílias que viveram nestes bairros por décadas, tinham uma relação sentimental com o espaço que hoje constituem verdadeiros bairros fantasmas. Todo cidadão daqui sente a questão do trânsito nos outros bairros após o ocorrido, a questão da especulação imobiliária, aumento da criminalidade nos bairros, dentre outros problemas surgidos ou intensificados após o "fenômeno geológico". O país precisa saber e pressionar pela real responsabilização da empresa.
Alagoas e outros estados do nordeste e norte são terras de Coronéis ainda. Eu vi por lá e infelizmente nada mudará essa situação. Alagoas deveria ser o melhor IDH de todo Nordeste afinal com : Família Renan Calheiros, Collor de Melo, Arthur Lira pai e filho ?? Como esses Políticos aí em quase todo o Brasil podem ficar cheios de fazendas e bens com os salários pagos por nós, brasileiros.
Obrigada, produção e Gregório, por trazerem atenção pra esse caso. Eu sou uma refugiada ambiental de um dos bairros, Bebedouro, e o processo tem sido muito doloroso e injusto. Nunca escutamos uma confissão de culpa da Braskem, isso é revoltante, é como se não houvesse culpados.
Um verdadeiro crime ambiental! Gostaria de examinar os documentos enviados para a Licença ambiental da atividade. É impossível fazer essa atividade em área urbana de forma regular. Essa empresa é uma invasora do patrimônio das famílias de Maceió. Espero que você e sua família consiga se restabelecer. Nem imagino a dificuldade de passa. Sinto muito!
Tanta gente já morreu de desgosto por conta desses malditos aqui em Maceió... Os bairros atingidos eram bastante comerciais, abrigando muitas pessoas pobres tbm... Muito doloroso tudo isso, e fico com ódio de ver propaganda da Braskem dizendo que tá tudo bem, que as pessoas e os animais que ficaram abandonados lá estão sendo assistidos... Obrigada pelo serviço de utilidade pública. O Brasil precisa conhecer de forma real o que está acontecendo aqui.
Nasci em Bebedouro. Eu vi ser demolida a casa onde eu nasci, onde eu cuidei do meu avô antes dele morrer. A Braskem destruiu vidas. Destruiu sonhos. Essa tragédia foi silenciada e é foi com a conivência dos políticos e da justiça de Alagoas.
“Quem tem boca vaia Roma”! O povo sempre foi e sempre será o responsável pelos maus governantes. Primeiramente porque os escolhem, através do voto, depois porque não cobra deles o que prometeram. Povo de Maceió, por favor, acorde! Se una e lute por seus direitos. “O povo unido jamais será vencido”. Essa empresa terá que se responsabilizar e pagar cada um de vocês. Lutem por suas casas!
@@TULIPAMELSe o povo eleger só quem defende seus interesses e apoia mudanças estruturais, a burguesia dá um golpe. Quem ganha eleição é quem bota mais dinheiro na campanha, que por acaso é quem lucra com a miséria e controla a grande mídia que molda a forma que o povo pensa, e em quem vota. Os latifundiários e as grandes empresas cometem crimes absurdos que resultam em tragédias e não acontece nada. Eles mandam no Estado, e financiam bancadas de políticos que apoiam os interesses deles. Não existe democracia capitalista, a gente vive na ditadura do capital. Por que ainda existe fome se o Brasil produz muito mais comida do que a nossa população precisa? Fome e falta de moradia só existem pra satisfazer as necessidades do capital.
um dos poucos que tiveram coragem de falar. o brasil, quase que inteiro, não faz ideia do que vem acontecendo aqui em Maceió. obrigada, gregório! obrigada HBO.
Conheço o drama dos moradores de Maceió através das várias denúncias feitas pelo canal Meteoro Brasil, e também já saiu matérias sobre esse assunto no JN e no Fantástico.
Sou engenheiro civil e pelo ano de 2019 fui contratado para realizar laudos técnicos referentes à condição estrutural de umas unidades de hospital que estavam neste bairro Pinheiro. A situação é extremamente triste, eu andava pelo bairro, parecia aqueles filmes de terror com cidades fantasmas, muito triste mesmo. Ao final da minha atividade, precisei solicitar a evacuação de uma unidade por completo, devido ao fato de uma adutora ter rompido com a fratura do solo que atingiu de forma integral essa unidade, em que ocorreu fissuras/rachaduras que atravessavam o piso, paredes e laje da edificação, fazendo uma linha que a qualquer momento poderia desmoronar. Para realizar este trabalho, precisei estudar muito sobre o assunto, e é impressionante o quanto o que ocorreu lá foi um crime imenso contra humanidade, contra toda uma sociedade e nada parece que vai acontecer com os responsáveis. Triste.
O maior roubo e injustiça que houve e haverá para Sempre foi deste território chamado Brasil ter sido INVADIDO por pessoas de outros lugares idiomas etc e ter instituído a língua portuguesa como idioma padrão de todo o nosso povo e comunidade. Isso sem falar nas influências política sociais e religiosas ( que é a parte mais ruim de tudo isso)
O povo de Maceió estava precisando dessa matéria do Greg News! Não se pode esquecer dessa tragédia urbanístico-ambiental praticada pela Braskem! Parabéns!
Obrigada por expor a situação de Maceió aos seus seguidores! É muito triste passar pelos bairros e ver casas destruídas e pichadas com a oração "aqui morava uma família!" Eu perdi o prazer de passear por Maceió! 😢😢😢😢
Sou moradara do bairro do pinheiro em maceió, um dos que foram afetados pelo afundamento. Minha avó e minha tia moravam também no bairro. Posso confirmar tudo isso q foi dito, se é que é necessário. Infelizmente, o condomínio que moro não foi conteplado para ser indenizado, infelizmente pq meu condomónio está justamente na linha divisória do pessoal que foi indenizado, dos q não foram. Então, aqui a viste é de uma cidade apocalípitca, muito problema com mosquitos, pq as casas estão abertas e juntando água em todo lugar. Temos que usar as ruas do bairro para nos locomover, então tem q tomar cuidado redorado com buracos, pq tem uns q meu deus, capaz do carro não sair. Alguns prédios aqui no meu condomínio possuem fissuras, mas a defesa civil diz q não tem nada a ver com a causa dos afundamentos, por isso não fomos contemplados. Mas a situação não é boa e tem muita gente em situação pior, que contionuam no miolo das regiões afetadas, mas não foram indenizados.
moro em maceió, tive que fazer migração forçada dentro da cidade mesmo, é triste demais ver tudo que está acontecendo a anos e pessoas como o gregorio dando visibilidade para coisas que realmente importam, ligam mais pro exterior do que pro interior, e quando não é sp e rj fodam-se o resto, principalmente o nordeste. edit: morava em bebedouro
Eu sou daqui de Maceió, moro em um bairro relativamente distantes dos que foram afetados. Mas isso não significa que eu não tenha sido afetada por essa tragedia encoberta, Maceió inteira foi, e sofre com isso, memso após mais de 5 anos. A proposito o meu seminario do ultimo semestre foi a respeito do caso da Braskem aqui na capital, e foi dificil de fazer demais. Maceió possui alguns dos litorais mais lindos do país, e pior que vê a degradação da minha cidade é assistir de perto o descaso, vê Maceió sendo vendida por quem governa dessa forma. E NADA É FEITO! É TUDO ENCOBERTO! Não é a toa que, como o Greg mencionou, e outros documentarios riquissimos também, como o 'BRASNKEM PASSOU POR AQUI' (esse é um documentario essencial pra quem queira entender um pouco da situação por aqui, fiz meu trabalho com base nele também). Essa foi e continua sendo a maior tragedia ambiental urbanistica em andamento no mundo. E nem mesmo a população daqui sabe disso. Como que pode isso?. Não existe! Quer dizer existe sim. No Brasil existe sim! Coisas desse tipo, so aqui. E mesmo que tardía, é aliviante vê que esse caso está exposto cada vez mais, por canais como vocês e algusn outros. OBRIGADA!
Parabéns Emanuele por ter feito esse texto tão informativo e claro pra pessoas de outros estados que achavam que o motivo era geológico, assim passamos a entender o q realmente os coronéis das Alagoas (como dizem por aqui) fazem no estado que vivem , provavelmente a gerações. Alguns desses políticos acham q são donos de parte do Brasil, quem só dinheiro e poder.
O meu apartamento foi 1 desses.. eles destruíram meu lar, e querem pagar metade do que meu apartamento vale. Destruiram minha vida, até hoje não resolveram, minha vida está de cabeça pra baixo.
"São as mega empresas que são consideradas grandes demais pra falir, não uma capital inteira. A possível falência da Odebrecht foi objeto de inúmeras reportagens, artigos de opínião, análises políticas e econômicas. Já a tragédia de Maceió, que é a maior desta natureza no mundo, desalojou dezenas de milhares de famílias e afundou bairros inteiros de uma grande cidade brasileira, é uma ilustre desconhecida do grande público". Perfeito. Espero que, com a ajuda do Greg News, o Brasil descubra o que todo alagoano tá careca de saber: a Brasken é criminosa.
Sou de Maceió e por mais de 10 anos que avisaram que isso iria acontecer, mas claro que não fizeram nada. Afinal, o que é o bem estar de uma cidade inteira perto de uma empresa bilionária, né? Fizeram de tudo pra diminuir o problema, pra abafar na mídia, tanto que só vieram falar disso aqui 5 anos depois. Tentei achar engraçado só consegui ficar p, não pq as piadas eram ruins, mas pq a situação é revoltante, ainda mais pra quem acompanhou, viu pessoalmente, conhece pessoas prejudicadas e ainda hoje o preço dos alugueis estão super altos e os preços dos locais perto da área prejudicada foram super desvalorizados. Esses bairros até hoje parecem que aconteceu uma guerra, abandonados, degradados, foco de dengue e outras pestes, ponto de trafico... Mais uma vez a população paga o preço pelo erro das grandes empresas e os culpados saem impunes.
Obrigada Greg por dar voz ao nosso clamor. Trabalhei por 16 anos no bairro do Bebedouro. Hoje, a nossa escola permanece sem prédio. Vivemos num predio alugado com diversas restricões, sem sala de vídeo, laboratórios de ciências e informática, biblioteca e outros. Uma tragedia e não cansanos de chorar. Os nossos governantes nada fazem para responsabilizar os culpados. A Braskem segue fazendo publi em reality show da tv aberta.
Um fator muito sombrio nisso tudo tbm é que ex moradores na terceira idade entraram em depressão profunda por ter que abandonar seus lares que construíram e moraram a vida toda, levando alguns a falecer de tanto desgosto e tristeza.
Minha mãe morava no Pinheiro, e teve que vender o bem dela pra Braskem. O dano psicológico foi bem maior do que o financeiro, pois ela adorava morar no Pinheiro.
GREG NEWS. Parabéns por este vídeo: denúnciando os culpados, mostrando o sofrimento dos moradores e essa reflexão de que se dá mais importância as grandes empresas do que o cidadão. Moro em Maceió e sinto de perto essa tragédia. Obrigado!
esse ep deveria ser passado para todo estado de alagoas, como alagoana que sou fico triste demais em ver isso acontecer e pior que a maioria das pessoas aqui não tem nem noção disso, somos reféns dessa empresa, e nada é feito
Faltou falar sobre as vidas perdidas por consequência desse crime cometido pela empresa. Até o momento, foram constatados 12 (doze) suicídios de moradores que não conseguiram superar o impacto desse desastre na vida deles e de seus familiares!
Obrigado, equipe GregNews, pela visibilidade a essa tragédia. Muita gente inclusive em Recife, a apenas teoricamente 4 horas de Maceió, ainda não sabia, imagina no restante do Brasil. Os responsáveis precisam pagar.
Eu sou professor e sempre comento isso em minhas aulas em algum momento do ano, mas fiquei besta com a riqueza de detalhes da matéria, já favorita pra exibir aqui em outro momento.
O canal Meteoro Brasil vem falando há algum tempo sobre esse caso. Eu soube por meio desse canal com o Álvaro: "Brasken: ninguém denuncia, porque ela anuncia".
Muito obrigada a todos que fazem o Greg News por voltar o olhar para essa grande tragédia. Vocês não tem noção da tristeza que é passar por esses bairros e ver seus amigos tristes e desolados por perderem suas casas e suas raízes. E não entendo porque a grande mídia não enfatiza essa tragédia.
Eu tô com vergonha eu não ter sabido disso antes, e chocada que isso não mobilizou o país.. nem na época, e nem agora com essa possível compra pela Petrobrás...
Obrigado; Gregório e Equipe. A mídia não deu a devida importância. Talvez fosse diferente, se fossem mansões de veraneio... de ricos donos de empresas multinacionais. Mas a culpa é dos políticos que, ano após ano, se elegem apenas para usufruir de salários altíssimos e pouco trabalho. É a lei do "Para o povo, nada!"
E continua afundando. Muito triste. Soube do que estava acontecendo em Maceió através desse programa, que buscou dar visibilidade ao problema 5 meses atrás.
Imagine se esse episódio tivesse sido, não em Maceió, mas em algum bairro de SP ou RJ? Perto de uma região da Globo, Bandeirantes ou afins... Todos estariam com a #ForaBraskem
Ótimo episódio! Até aqui na própria cidade essa tragédia é tão mal noticiada que quem tem acesso a essa informação de forma passiva é somente quem tem interesse compulsório por ela - ou afetados diretamente (quem morava na região) ou parentes dessas pessoas. Muitos grupos se mobilizam aqui e sempre estão buscando justiça e punição para essa empresa que age com tanta indiferença. Vocês lembram que ela foi uma das patrocinadoras do BBB esse ano de 2023? Aparecia em rede nacional de forma estratégica enquanto ex moradores dos bairros afetados se suicidavam por causa das consequências dessa tragédia, um verdadeiro insulto! Muito feliz que o Greg News está abordando a situação da cidade, pois se aqui as pessoas já não tem noção do que se passa, imagina fora, em outras regiões. Serviço de utilidade pública. Muito obrigada! Fiquem atentos para o próximo episódio: terminal de ácido sulfúrico no Porto de Maceió.
Da mesma forma como trouxeram Deus Jesus Bíblia Sagrada e tudo quanto é porcaria religiosa e tiraram toda a riqueza indígena no meio do povo, assim é hoje e será sempre. O povo esqueceu e esquece as suas origens, e é por isso que sofre sempre por não reconhecer o seu valor e o seu direito de se manifestar.
Desde ontem Maceió está em estado de alerta por causa de novos tremores. Pacientes de um hospital foram transferidos para outro local. A Defesa Civil comunicou que os tremores na mina 18 pode gerar um efeito cascata. Estamos exaustos... Enquanto isso a gestão é conivente. Fica fácil pra a Braskem.
Fui morador de bebedouro por mais de 30 anos, estudei no pinheiro e bebedouro, toda lembrança da minha vida, amigos, familiares, foram afetados por essa desocupação, tive que sair do meu bairro e casa deixando tudo pra trás as pressas por medo de furtos, invasão de residências e algum desabamento. Nossa casa foi avaliada e recebemos mais de 100 mil a menos em propostas. De início não aceitamos, mas pra não ser despejados da nova casa, tivemos que ceder ao valor oferecido. Hj volta a nós assombrar, pois há um colapso que assusta a região e que pode afetar outras áreas, até hospitais e mais pessoas que ainda sobreviviam no local foram retirados do local, as famílias que recusaram a abandonar suas casas estão sendo assombradas e forçadas a saírem, mesmo sem acordo, pois há um grande risco.
Tem registros nos jornais dos anos 90 da população reclamando das explosões e tambem do cheiro que sentiam. Alguns professores da Universidade tambem alertaram, mas foram ignorados. E agora pouco queriam instalar um polo petroquímico no porto da cidade, uma verdadeira bomba-relógio
Se eu fosse uma das vitimas e estivesse com meu psicologico afetado ao ponto de pensar em suicidio. Antes iria me certificar de levar os donos da Braskem juntoa. Afinal nem mesmo o mito esteve invulneravel de um atentado.
Sou de Maceió e essa é a realidade no Pinheiro. Obrigada pela temática! Precisamos divulgar o absurdo dessa exploração feita por essa empresa. Adorei, Gregório❤
Engraçado, não lembro de ter escutado sobre este caso em lugar algum. Perplexo com a cara de pau dessas empresas de ainda querer lucrar com a tragédia. É cada coisa que acontece nesse Brasil..
Parabéns Gregório, sou de Maceió e é um absurdo, como ninguém da mídia notifica esse crime com nossa cidade. Pessoal os bairros viraram cenários de filmes pós-apocalíptico. A cidade mudou com toda essa situação. Por mais conteúdos assim!
Senti falta de alguma forma de direcionamento, porque sim, ficamos revoltados com a impunidade de grandes corporações que usam e abusam de recursos naturais e deixam inúmeras pessoas sem seus lares a troco da exploração. Já tinha ouvido sobre essa situação no canal do meteoro, mas sinto falta de alguma forma de direcionamento do público para alguma ação concreta que possa colaborar com as vítimas.
Quase todo os políticos alagoanos tem rabo preso com a BRASKEM, inclusive o atual prefeito de Maceió. Todos até 2018 receberam doações de campanhas. A BRASKEM sempre foi uma empresa que dou a políticos, além ronque há décadas deu um cala boca na imprensa através da verba publicitária e do prêmio Braskem de jornalismo local. A imprensa e os políticos tem rabo preso.
Morro em Alagoas e tudo que tu disse é verdade ! Um caos a situação! Os moradores é de parti o coração a situação deles ! Os impactos negativos é enorme tanto social ambiental Cultural religioso etc
Cara, esse bagulho todo é muito, muito, muito REVOLTANTE. Parece que "o mundo não tem jeito". E essa tragédia (merda) começou há 5 anos e se eu ouvi falar não dei a devida atenção. Por isso, agradeço muito a toda a equipe do GREG NEWS.
Você avisou, mas muitos acham exagero, por você ser oposição, oposição a tudo que vai contra elites, grandes empresas, divulgar uma opinião diferente das que querem. Mas as notícias estão aí pra todos verem. Abraço Gregório e equipe do seu programa.
Você não ideia de quantas pessoas já morreram de angústia e tristeza por causa desse problema e ainda deu dinheiro ao estado por ter o laudo de comida e não depressão causada pela braskem. Pior que, quem saiu achou ruim e quem ficou está arrasado pois nós bairros não existem mais serviços públicos, nem privado nenhum. Eles retiraram metade das pessoas das suas casas e o vizinho ficou. Ou seja, metade da rua que ficou esta isolada. Como é o caso da região do flexal de baixo e de cima em bebedouro. É situação de tristeza até para quem passa pela região, imagine quem vive lá. Chega dá uma dor no coração. Faz mais de 20 anos que mudei de bairro, mas tenho familiares que vivem lá e é muito triste tudo isso!
Meu pai morou no edificio Antares, no Pinheiro, em 1977 enquanto cursava a faculdade de direito. Morei neste mesmo edificio entre 2010 e 2019. O edificio foi demolido no ano passado, deixando lembranças e amigos que fizemos enquanto morávamos em um dos melhores bairros de Maceió.
Me arrepio sempre com o GREG NEWS! Como geóloga fico impressionada com o descaso das autoridades na questão de responsabilizar os verdadeiros responsáveis
A título de “emputecimento” a Braskem distribuiu a seus sócios nos anos de 21 e 22 (após o relatório que apontava sua responsabilidade) mais de 7,3 BILHÕES de reais.
É quem nem a musica Every breath you take (acho q é esse o nome kkkk) do The Police , um psicopata perseguidor falando que ta observando a pessoa em todos os passos que ela dá e o povo canta como se fosse algo super romântico 😂
Sou de Maceió e tenho que agradecer por esse vídeo, os bairros estão piores que the Walking dead, só que nem os zumbis tem mais kkk, tudo acabado, várias empresas fecharam as portas por isso, vários empregos…
DICA AOS REDATORES: Não usar "Estádios" para referência de Volume (m3), pois a forma "oca" dificulta a percepção, no Brasil geralmente se usa Campos de Futebol para se falar de ÁREAS, em m2.... Para referências de Volume em m3 deem preferências para objetos maciços, como um Prédio, um Container, um Carro....
tragédia. simplesmente uma tragédia. vivo e sou de maceió e uma amiga minha (e toda a família dela) inclusive teve que se mudar, porque morava em um dos bairros afetados pela braskem. às vezes passo por lá de carro e é de partir o coração: pixos sobre famílias que a braskem separou e sobre anos de memórias que foram feitas lá e foram simplesmente desprezadas pela ganância da empresa; além das várias construções abandonadas, que tornam aqueles lugares em verdadeiros bairros fantasmas. descaso com a cidade e a população. vergonhoso e muito, muito triste. :(
eu não fazia ideia de que isso tinha acontecido. mais uma vez o greg news trazendo pautas de extrema importância pra divulgação! p.s.: um dia, quero compor o time de roteiristas de vocês 🤓
Nem sabia disso ! Cadê a mídia denunciando esse abuso total de uma comunidade? E manipulação ? No seu relato está muito visível isso ! Parabéns pelo vídeo
Quem ler Angústia, do Graciliano, vai ver algumas passagens do livro que se passam em Bebedouro, um dos bairros afundados. O peso de deixar a própria casa é gigante pq estas casas contém histórias de gerações de famílias, desde as mais remediadas do bairro Pinheiro até as mais pobres e próximas da orla lagunar, e que se misturam com a história da própria cidade
O roteirista é um gênio, todos deveria assistir !! Chega ser revoltando como essa empresa, consegue fazer pouco caso pra algo tão trágico assim, pessoal lutam anos para ter suas casas
Sou de Maceió e, felizmente, nunca morei nesses bairros. Mas conheço tanta gente afetada diretamente por esse CRIME da Braskem. Rolou muito contrato de sigilo com a população afetada, onde as indenizações estão muito abaixo do que deveriam ser e as pessoas assinaram foram induzidas a assinar um contrato onde não podem falar sobre isso. E isso aconteceu no começo da pandemia, onde a população ficou completamente impedida de realizar protestos e a empresa se aproveitou do momento. Além disso, a saúde mental de dezenas de milhares de pessoas foi pro lixo, vários suicídios. Esses dias um policial ex morador da região deu um tiro na própria cabeça em frente a sua antiga casa. Nada disso ganha a devida proporção.
Recebi uma ligação ano passado de uma empresa fazendo pesquisa sobre a imagem da Braskem, pouco tempo depois essa empresa aparece como PATROCINADORA do BBB.
Tem tanto mais pra se falar dessa questão além do que foi abordado no vídeo, mas já abordaram muitas coisas bem importantes. Obrigado Greg e equipe, vocês ajudaram muito a dar voz pra uma galera que está, literalmente, morrendo por isso.
Quem me dera ao menos uma vez.... (Legião Urbana - Índios)
A pessoa escreve com filho chorando no ouvido, não revisa o texto e dá nessa bagunça acima. Mas vocês entenderam, tá tudo certo!
Verdade. Meus alunos fizeram entrevistas com ex moradores da região e saíram abalados. É muito doloroso ver o impacto psicológico no moradores, os suicídios acabaram se tornando só mais uma fuga para alguns dessa tristeza. E como vc disse, a pandemia contribuiu para silenciar a tragédia.
@@vanieireoliveira1904 Uma possibilidade seria o Juiz tomar as ações da empresa em pagamento da indenização, na proporção correta do dano, e repassar aos moradores! O problema foi causado a decadas atrás, em 2016 foram apenas as consequencias.....agora, as ações reparariam o impacto.....CRIME seria deixa-los prejudicar as pessoas e ainda sairem contando vantagem que fizeram tudo isso e ainda reverteram as consequencias em lucro.....
@ tudo ótimo amigo, fique tranquilo as vezes não importa a gramática ou seja lá o que for,o importante é a mensagem ser compreendida e "entendida" parabéns pela explanação, SP juntos pelo Brasil.
Morei por 15 anos no bairro do Pinheiro e lembro do dia 3 de março de 2018 como se fosse ontem. Ruas cheias de pessoas evacuando suas casas, carregando às pressas todos os móveis e ítens de valor, com medo do teto cair em cima das suas cabeças. Foi uma cena aterrorizante que ninguém nunca imaginou que fosse acontecer. E o mais incrível disso tudo é que por ser uma tragédia que acontece no menor estado do nordeste, a mídia brasileira quase não dá atenção, a Braskem até hoje faz propaganda de boazinha, até aparece no BBB dizendo que se importa com o meio ambiente, é revoltante. Enfim, obrigado Gregório por dar mais visibilidade a nossa tragédia, ainda esperamos que a justiça seja feita.
Valeu Greg por lembrar desta tragédia e dessas pessoas.
😊
Estou impressionado, realmente a mídia não falou nada!
A imprensa brasileira não deu atenção a esse horrorosso "acontecimento ambiental ". Gregório, vc dá voz ao alagoano
O menor estado do nordeste é Sergipe, e também do Brasil. 😌
Muito obrigada, Gregório. Tem anos que os Alagoanos gritam sobre esse absurdo, essa tragédia anunciada. E esse caso, que deveria ser um dos maiores escândalos nacionais dos últimos anos, não recebe nem uma fração da atenção que merece. Obrigada por finalmente falar com a seriedade que esse crime merece. A Brasken não só está usando esse caso como uma oportunidade imobiliária e “indenizando” mal as pessoas (leia-se comprando a preço de banana)… Eles estão ignorando completamente todos os efeitos secundários na vida das pessoas que moram nas áreas vizinhas à tragédia, já que o trabalho porco deles se restringe estritamente às zonas de afundamento que foram mapeadas. Mas além dos bairros que tiveram o transporte público afetado, como não indenizar padaria da esquina, as lojas e os pequenos comércios que eram colados às esses bairros e perderam sua clientela e seus negócios da noite pro dia? As pessoas demitidas que não moravam no bairro? A Brasken ignora todas essas pessoas. E fora que o terreno não vai se estabilizar em 10, 15 anos, mas provavelmente bem antes disso (já começou a estabilizar, inclusive). E ainda há formas e procedimentos que podem acelerar o processo de estabilização, mas que a Brasken é capaz de só fazer quando tiver todos os títulos de propriedade em mãos. Mas onde está o ministério público nessa hora? Como que se permitiu isso? Como permitiu que os acordos fossem feitos INDIVIDUALMENTE entre cada morador e a Brasken? É um absurdo tão grande, um sucessão de erros e injustiças, que fica difícil achar que o Brasil um dia deixará de ser uma república de banana e se tornará um país sério que coloca a vida e os direitos humanos de seus cidadãos à frente de interesses de empresas. Deprimente.
Digamos que o MP foi muito sensível aos argumentos da Braskem.
Moro em Maceió e fico imensamente feliz que vcs estão denunciando todo esse absurdo, essa tragédia!!! Agradeço por vcs trazerem "luz" para o fato de que a Braskem só teve lucro, antes, durante e depois da tragédia! Tudo isso com a anuência dos poderosos e corruptos desse país!!! Obrigada, de coração!!!!
A equipe do Greg News está de parabéns. Mesmo após a saída do Bolsonaro eles não deixaram de fazer as devidas críticas ao atual governo. Isso sim é jornalismo de verdade.
amigo, isso rolou em 2018, faz 5 anos já que a cidade tá desabando
Kkkkkkkkkkk nós poupe , o primeiro programa foi pra tentar criticar a indicação do STF e agora já concretizada finge que não vê nada kk
Mas aqui não é jornalismo não!
Aqui é pau no cu de bolsonarista mesmo!
Quer carinho? vai assistir Nando Moura!
Mas só imbecil é cego na politica e vira fã de funcionário do povo.
Só imbecil pra fazer fã clube político e passar pano pra tudo oq faz
Vcs se acostumaram tanto com gado bolsonarista q tao achando normal politico ter fã clube kkkkkkk
Sou geologo e inacreditável ver a braskem falando "fenômeno geológico". Quando foi uma tragédia antropogênica inteiramente causada.
Ontem na cbn cara da empresa disse q não houve afundamento e sim que houve apenas uma movimentação pequena no solo, que poderia ter ocorrido independente se tivesse ocorrendo extração. E ainda disse, " não houve nenhuma vítima, que tiraram as pessoas antes delas morrerem, " como querendo dizer a gente podia ter matado algumas pessoas mas escolheu por não fazer isso.
@@paulosales-d2n😊
São sem vergonhas, isso sim. Absurdo!!!
Sou alagoano de Maceió, era morador de Bebedouro, um dos bairros afundados, aí coitados pelo Gregório. Lamentável a situação das pessoas desse região. Além da tragédia ainda houve a delibera expulsão, EXPULSÃO dos moradores...
O jornalismo brasileiro precisa acompanhar de perto essa situação.
Obrigada a todos da equipe do Gregg News por este extraordinario trabalho ! Não tenho palavras para expressar o bem que o jornalismo de vocês fazem a todos nós brasileiros!
Sou maceioense, não moro mais na cidade há mais de 10 anos, mas sempre volto para visitar. É muito triste ver que o bairro que morei virou uma espécie de cidade fantasma. Ano passado estive lá e passei pela rua que morei no Pinheiro, a escola que estudei, o clube onde aprendi a nadar… tantas histórias… Chorei muito vendo tudo aquilo ao vivo. Obrigada, Greg, por trazer visibilidade a esse desastre tão sério, mas que a politicagem não permite a solução.
Estou a 50 m de toda essa merda, meus vizinhos e amigos de infância acabaram tendo que se mudar. O dinheiro cala a boca de toda imprensa. Obrigada, Greg, pois grávida, na pandemia e sem rede de apoio tive que engolir a Braskem calada. Ninguém aqui tem peito pra falar...afinal pagando bem [mal, no caso] que mal [que bem] tem?
Sou de Alagoas e a coisa é séria. Vejam os documentários "A Braskem passou por aqui", "Cidade rachada", "A Braskem também passou por aqui: A tragédia dos flexais". Lá tem vários detalhes de como tudo isso começou e como está a questão das indenizações. Casas e apt que valiam mais de meio milhão hj não valem nada. Maia de 2 mil comércios foram fechados: lojas, supermercados, farmácias, salões de beleza, oficinas, posto de combustível, postos de saúde, hospital, escolas, etc. A indenização da Braskem não é justa. Os tremores começaram à partir de 2018 e afetou 5 Bairros(em Maceió tem cerca de 55 bairros). Estes bairros sao compostos por famílias de baixa renda e de classe média...mais de 60 mil moradores foram evacuados, muitos sem ter para onde ir(é como se uma cidade de 60 mil hab fosse evacuada às pressas sem nenhum tipo de planejamento). A Braskem comprou a midia e políticos por esses ultimos 5 anos, abafaram o caso que agora não tem mais como esconder porque a mina 18 pode a qualquer momento ceder(sao 35 minas, um verdadeiro queijo suíço. Muitas dessas minas tem mais de 750 metros de profundidade). Enfim...é um dos maiores desastres ambientais em área urbana do mundo
Desculpa a ignorância, mas mais bairros além dos 5 que falam, também correm risco de desabafar?
Ontem assisti A Braskem passou por aqui. Fiquei estarrecida! Obrigada pela dica!
@@neymaalnajmah2436 por enquanto somente 5 foram afetados. Não se sabe ao certo se vai afundar tudo nestes 5, mas as casas e prédios não tem condições de serem habitados porque possuem rachaduras enormes e podem desabar. O restante da cidade não tem risco algum. A briga agora é pelas indenizações. Muita gente não recebeu a indenização justa
@@odisseu5082 sinto muito por essas pessoas 😞, desejo imensamente que recebam o valor justo por suas casas.
Era para o mundo estar falando sobre isso, até onde vai a ganância do ser humano?
esse vídeo é extremamente necessário, como morador de Maceió, me sinto visto e representado tendo esse tipo de exposição, muito obrigado Greg!
Sou psicologa, moro em Maceió e atendi várias pessoas com depressão... inclusive houveram suicídios... ate houve um na frente de uma das casas esse ano... muito triste e absurdo
Sou de Maceió e é incrível como uma tragedia dessas ficou tão apagada, foi uma surpresa ver o assunto aqui, Obrigado.
hcbug h hdvcfh jj g jfjfjgc uyvk8fhdr hdc hingibb jfvxtx tcuvh njc gb u udhfv
Fui estagiária em uma escola do Bebedouro durante a pandemia. Estavam todos, alunos, professores e técnicos da escola, passando pelo processo de realocamento (repito, DURANTE A PANDEMIA) e comumente, nas aulas online, alguém tinha barulhos de martelos e parafusadeiras vazando pelo microfone -- eram as casas de 3 bairros sendo demolidas ou vedadas após acordo dos moradores c a braskem. A escola Alberto Torres mudou para outro lugar (bairro do Farol) e muitos alunos, à época, se mantiveram estudando lá apesar da nova distância de transporte público no trajeto escola/suas casas (com o tempo cada vez + após o realojamento as novas moradias eram distantes do bebedouro por falta de oferta de aluguel mesmo). Pandemia foi um período muito duro e sofrido pra gente aqui de Maceió. A Secretaria de Educação, à época, ainda teve a coragem de querer desmanchar a escola e realocar todos os alunos, estagiários e professores para outros lugares da rede pública -- obviamente, resistimos! A Braskem tem que pagar de verdade pelo que fez (e continua fazendo!) e os coniventes também!
Como Maceioense e ex-morador do Bairro Pinheiro e vítima que sou. Agradeço por este vídeo. Muito obrigado.
Me perguntava quando a grande mídia falaria disso. Sim, Greg News é grande mídia.
Saiu artigo na BBC Brasil em 2021. Se procurar bem deve ter saído em outras mídias sim.
Agradeço a toda equipe do Greg News por contribuir para nacionalizar o conhecimento e o debate sobre este crime com o qual vivemos há 5 anos. Toda cidade sente em diversos aspectos. Como explicado, são bairros centrais, 10 mil famílias. Todos nós conhecemos várias famílias atingidas, amigos, parentes, conhecemos suas histórias e sentimos pelas perdas, que vão muito além da material. Famílias que viveram nestes bairros por décadas, tinham uma relação sentimental com o espaço que hoje constituem verdadeiros bairros fantasmas. Todo cidadão daqui sente a questão do trânsito nos outros bairros após o ocorrido, a questão da especulação imobiliária, aumento da criminalidade nos bairros, dentre outros problemas surgidos ou intensificados após o "fenômeno geológico". O país precisa saber e pressionar pela real responsabilização da empresa.
Alagoas e outros estados do nordeste e norte são terras de Coronéis ainda. Eu vi por lá e infelizmente nada mudará essa situação. Alagoas deveria ser o melhor IDH de todo Nordeste afinal com : Família Renan Calheiros, Collor de Melo, Arthur Lira pai e filho ?? Como esses Políticos aí em quase todo o Brasil podem ficar cheios de fazendas e bens com os salários pagos por nós, brasileiros.
@@marianeferreirapinto5179 Isso se alguma dessas famílias estivesse preocupada com IDH
@@marianeferreirapinto5179 Pois é
@@DelCavalcanti Triste...
Obrigada, produção e Gregório, por trazerem atenção pra esse caso. Eu sou uma refugiada ambiental de um dos bairros, Bebedouro, e o processo tem sido muito doloroso e injusto. Nunca escutamos uma confissão de culpa da Braskem, isso é revoltante, é como se não houvesse culpados.
sinto muito! espero que vocês consigam justiça o mais breve possível 🙏🏽
Um verdadeiro crime ambiental! Gostaria de examinar os documentos enviados para a Licença ambiental da atividade. É impossível fazer essa atividade em área urbana de forma regular. Essa empresa é uma invasora do patrimônio das famílias de Maceió. Espero que você e sua família consiga se restabelecer. Nem imagino a dificuldade de passa. Sinto muito!
Tanta gente já morreu de desgosto por conta desses malditos aqui em Maceió... Os bairros atingidos eram bastante comerciais, abrigando muitas pessoas pobres tbm... Muito doloroso tudo isso, e fico com ódio de ver propaganda da Braskem dizendo que tá tudo bem, que as pessoas e os animais que ficaram abandonados lá estão sendo assistidos... Obrigada pelo serviço de utilidade pública. O Brasil precisa conhecer de forma real o que está acontecendo aqui.
Eles tem propaganda até no meio de jogo online 😡
Nasci em Bebedouro. Eu vi ser demolida a casa onde eu nasci, onde eu cuidei do meu avô antes dele morrer. A Braskem destruiu vidas. Destruiu sonhos. Essa tragédia foi silenciada e é foi com a conivência dos políticos e da justiça de Alagoas.
“Quem tem boca vaia Roma”!
O povo sempre foi e sempre será o responsável pelos maus governantes. Primeiramente porque os escolhem, através do voto, depois porque não cobra deles o que prometeram.
Povo de Maceió, por favor, acorde! Se una e lute por seus direitos.
“O povo unido jamais será vencido”.
Essa empresa terá que se responsabilizar e pagar cada um de vocês. Lutem por suas casas!
@@TULIPAMELVocê culpa o povo e se cega para o modo de produção capitalista que é a base da ordem social.
@@TULIPAMELSe o povo eleger só quem defende seus interesses e apoia mudanças estruturais, a burguesia dá um golpe.
Quem ganha eleição é quem bota mais dinheiro na campanha, que por acaso é quem lucra com a miséria e controla a grande mídia que molda a forma que o povo pensa, e em quem vota.
Os latifundiários e as grandes empresas cometem crimes absurdos que resultam em tragédias e não acontece nada. Eles mandam no Estado, e financiam bancadas de políticos que apoiam os interesses deles.
Não existe democracia capitalista, a gente vive na ditadura do capital. Por que ainda existe fome se o Brasil produz muito mais comida do que a nossa população precisa? Fome e falta de moradia só existem pra satisfazer as necessidades do capital.
um dos poucos que tiveram coragem de falar. o brasil, quase que inteiro, não faz ideia do que vem acontecendo aqui em Maceió. obrigada, gregório! obrigada HBO.
Conheço o drama dos moradores de Maceió através das várias denúncias feitas pelo canal Meteoro Brasil, e também já saiu matérias sobre esse assunto no JN e no Fantástico.
Sou engenheiro civil e pelo ano de 2019 fui contratado para realizar laudos técnicos referentes à condição estrutural de umas unidades de hospital que estavam neste bairro Pinheiro. A situação é extremamente triste, eu andava pelo bairro, parecia aqueles filmes de terror com cidades fantasmas, muito triste mesmo. Ao final da minha atividade, precisei solicitar a evacuação de uma unidade por completo, devido ao fato de uma adutora ter rompido com a fratura do solo que atingiu de forma integral essa unidade, em que ocorreu fissuras/rachaduras que atravessavam o piso, paredes e laje da edificação, fazendo uma linha que a qualquer momento poderia desmoronar.
Para realizar este trabalho, precisei estudar muito sobre o assunto, e é impressionante o quanto o que ocorreu lá foi um crime imenso contra humanidade, contra toda uma sociedade e nada parece que vai acontecer com os responsáveis. Triste.
O maior roubo e injustiça que houve e haverá para Sempre foi deste território chamado Brasil ter sido INVADIDO por pessoas de outros lugares idiomas etc e ter instituído a língua portuguesa como idioma padrão de todo o nosso povo e comunidade. Isso sem falar nas influências política sociais e religiosas ( que é a parte mais ruim de tudo isso)
Sou de Maceió e posso falar com propriedade da dor causada por esses criminosos. Maceió implora por justiça!!
Sou de Maceió e agradeço por este vídeo. Esse caso é silenciado até pra nós moradores. Muito bom ver essa repercussão.
O povo de Maceió estava precisando dessa matéria do Greg News! Não se pode esquecer dessa tragédia urbanístico-ambiental praticada pela Braskem! Parabéns!
Obrigada por expor a situação de Maceió aos seus seguidores! É muito triste passar pelos bairros e ver casas destruídas e pichadas com a oração "aqui morava uma família!" Eu perdi o prazer de passear por Maceió! 😢😢😢😢
Agradecemos ao @Grenews por este importante serviço de utilidade pública em DESMASCARAR o cinismo de empresas que poluem e contaminam ambientalmente!
Importante divulgar essa desastre que BRASKEM causou em Maceió
Dá um Google para
RASGANDO AS CORTINAS DO $ILÊNCIO
Sou moradara do bairro do pinheiro em maceió, um dos que foram afetados pelo afundamento. Minha avó e minha tia moravam também no bairro. Posso confirmar tudo isso q foi dito, se é que é necessário.
Infelizmente, o condomínio que moro não foi conteplado para ser indenizado, infelizmente pq meu condomónio está justamente na linha divisória do pessoal que foi indenizado, dos q não foram. Então, aqui a viste é de uma cidade apocalípitca, muito problema com mosquitos, pq as casas estão abertas e juntando água em todo lugar. Temos que usar as ruas do bairro para nos locomover, então tem q tomar cuidado redorado com buracos, pq tem uns q meu deus, capaz do carro não sair.
Alguns prédios aqui no meu condomínio possuem fissuras, mas a defesa civil diz q não tem nada a ver com a causa dos afundamentos, por isso não fomos contemplados. Mas a situação não é boa e tem muita gente em situação pior, que contionuam no miolo das regiões afetadas, mas não foram indenizados.
Que cara de pau da defesa civil 😡😡😡😡😡😡😡😡
Triste 😢
moro em maceió, tive que fazer migração forçada dentro da cidade mesmo, é triste demais ver tudo que está acontecendo a anos e pessoas como o gregorio dando visibilidade para coisas que realmente importam, ligam mais pro exterior do que pro interior, e quando não é sp e rj fodam-se o resto, principalmente o nordeste. edit: morava em bebedouro
Eu sou daqui de Maceió, moro em um bairro relativamente distantes dos que foram afetados. Mas isso não significa que eu não tenha sido afetada por essa tragedia encoberta, Maceió inteira foi, e sofre com isso, memso após mais de 5 anos. A proposito o meu seminario do ultimo semestre foi a respeito do caso da Braskem aqui na capital, e foi dificil de fazer demais. Maceió possui alguns dos litorais mais lindos do país, e pior que vê a degradação da minha cidade é assistir de perto o descaso, vê Maceió sendo vendida por quem governa dessa forma. E NADA É FEITO! É TUDO ENCOBERTO! Não é a toa que, como o Greg mencionou, e outros documentarios riquissimos também, como o 'BRASNKEM PASSOU POR AQUI' (esse é um documentario essencial pra quem queira entender um pouco da situação por aqui, fiz meu trabalho com base nele também). Essa foi e continua sendo a maior tragedia ambiental urbanistica em andamento no mundo. E nem mesmo a população daqui sabe disso. Como que pode isso?. Não existe! Quer dizer existe sim. No Brasil existe sim! Coisas desse tipo, so aqui. E mesmo que tardía, é aliviante vê que esse caso está exposto cada vez mais, por canais como vocês e algusn outros. OBRIGADA!
Também moro em Maceió. Parabéns pelo texto!
Parabéns Emanuele por ter feito esse texto tão informativo e claro pra pessoas de outros estados que achavam que o motivo era geológico, assim passamos a entender o q realmente os coronéis das Alagoas (como dizem por aqui) fazem no estado que vivem , provavelmente a gerações. Alguns desses políticos acham q são donos de parte do Brasil, quem só dinheiro e poder.
O meu apartamento foi 1 desses.. eles destruíram meu lar, e querem pagar metade do que meu apartamento vale. Destruiram minha vida, até hoje não resolveram, minha vida está de cabeça pra baixo.
É revoltante! Os moradores precisam se unir e buscar justiça!
"São as mega empresas que são consideradas grandes demais pra falir, não uma capital inteira. A possível falência da Odebrecht foi objeto de inúmeras reportagens, artigos de opínião, análises políticas e econômicas. Já a tragédia de Maceió, que é a maior desta natureza no mundo, desalojou dezenas de milhares de famílias e afundou bairros inteiros de uma grande cidade brasileira, é uma ilustre desconhecida do grande público".
Perfeito. Espero que, com a ajuda do Greg News, o Brasil descubra o que todo alagoano tá careca de saber: a Brasken é criminosa.
Sou de Maceió e por mais de 10 anos que avisaram que isso iria acontecer, mas claro que não fizeram nada. Afinal, o que é o bem estar de uma cidade inteira perto de uma empresa bilionária, né? Fizeram de tudo pra diminuir o problema, pra abafar na mídia, tanto que só vieram falar disso aqui 5 anos depois. Tentei achar engraçado só consegui ficar p, não pq as piadas eram ruins, mas pq a situação é revoltante, ainda mais pra quem acompanhou, viu pessoalmente, conhece pessoas prejudicadas e ainda hoje o preço dos alugueis estão super altos e os preços dos locais perto da área prejudicada foram super desvalorizados. Esses bairros até hoje parecem que aconteceu uma guerra, abandonados, degradados, foco de dengue e outras pestes, ponto de trafico... Mais uma vez a população paga o preço pelo erro das grandes empresas e os culpados saem impunes.
Obrigada Greg por dar voz ao nosso clamor. Trabalhei por 16 anos no bairro do Bebedouro. Hoje, a nossa escola permanece sem prédio. Vivemos num predio alugado com diversas restricões, sem sala de vídeo, laboratórios de ciências e informática, biblioteca e outros. Uma tragedia e não cansanos de chorar. Os nossos governantes nada fazem para responsabilizar os culpados. A Braskem segue fazendo publi em reality show da tv aberta.
Um fator muito sombrio nisso tudo tbm é que ex moradores na terceira idade entraram em depressão profunda por ter que abandonar seus lares que construíram e moraram a vida toda, levando alguns a falecer de tanto desgosto e tristeza.
Minha mãe morava no Pinheiro, e teve que vender o bem dela pra Braskem. O dano psicológico foi bem maior do que o financeiro, pois ela adorava morar no Pinheiro.
GREG NEWS. Parabéns por este vídeo: denúnciando os culpados, mostrando o sofrimento dos moradores e essa reflexão de que se dá mais importância as grandes empresas do que o cidadão. Moro em Maceió e sinto de perto essa tragédia. Obrigado!
Parabéns a todos os envolvidos! Como maceioense, pela primeira vez após anos me senti representado pela grande mídia.
Infelizmente ainda não é a grande mídia...nela a Braskem investe milhões por mês em publicidade.
esse ep deveria ser passado para todo estado de alagoas, como alagoana que sou fico triste demais em ver isso acontecer e pior que a maioria das pessoas aqui não tem nem noção disso, somos reféns dessa empresa, e nada é feito
Repasse pra tds q vc conhece e faça sua parte
Faltou falar sobre as vidas perdidas por consequência desse crime cometido pela empresa. Até o momento, foram constatados 12 (doze) suicídios de moradores que não conseguiram superar o impacto desse desastre na vida deles e de seus familiares!
Nossa! Mais triste ainda saber dessas consequências 😢 lamentável.
Tô com vontade de chorar em pensar na minha cidade. O Bairro de Bebedouro era um bairro histórico lindo.
Obrigado, equipe GregNews, pela visibilidade a essa tragédia. Muita gente inclusive em Recife, a apenas teoricamente 4 horas de Maceió, ainda não sabia, imagina no restante do Brasil. Os responsáveis precisam pagar.
Eu mesma não sabia, absurdo como estão tentando esconder tudo😥
@@monicabarnabe7650 durante muito tempo, a Braskem criou uma grande bolha para que esse assunto não vazasse tanto.
Eu sou professor e sempre comento isso em minhas aulas em algum momento do ano, mas fiquei besta com a riqueza de detalhes da matéria, já favorita pra exibir aqui em outro momento.
O canal Meteoro Brasil vem falando há algum tempo sobre esse caso. Eu soube por meio desse canal com o Álvaro: "Brasken: ninguém denuncia, porque ela anuncia".
como moradora de Maceió, agradeço o programa dedicado ao problema.
Muito obrigada a todos que fazem o Greg News por voltar o olhar para essa grande tragédia. Vocês não tem noção da tristeza que é passar por esses bairros e ver seus amigos tristes e desolados por perderem suas casas e suas raízes. E não entendo porque a grande mídia não enfatiza essa tragédia.
Greg, o Brasil precisa de você.
Eu tô com vergonha eu não ter sabido disso antes, e chocada que isso não mobilizou o país.. nem na época, e nem agora com essa possível compra pela Petrobrás...
Não deve ter vergonha, isso foi pouco noticiado porque a Braskem “patrocina” muitos meios de comunicação.
Obrigado; Gregório e Equipe.
A mídia não deu a devida importância. Talvez fosse diferente, se fossem mansões de veraneio... de ricos donos de empresas multinacionais.
Mas a culpa é dos políticos que, ano após ano, se elegem apenas para usufruir de salários altíssimos e pouco trabalho. É a lei do "Para o povo, nada!"
E continua afundando. Muito triste. Soube do que estava acontecendo em Maceió através desse programa, que buscou dar visibilidade ao problema 5 meses atrás.
pior essa mineração já vem décadas
Imagine se esse episódio tivesse sido, não em Maceió, mas em algum bairro de SP ou RJ? Perto de uma região da Globo, Bandeirantes ou afins... Todos estariam com a #ForaBraskem
A própria globo nesse último BBBosta aceitou grana da Brasken pra publi ensinando a separar lixo na casa, empresa amiga da natureza
Só te digo uma coisa
Tudo é bem calculado premeditado
Moro em São Paulo
Fico imaginando se fosse na avenida Paulista.......
Impossível de acontecer
Quando a tragédia foi aqui em Minas, houve uma pressão absurda para punir os culpados. Acho que a mídia só se importa com Sul e Sudeste
Não é a mídia o que está por traz disso, mas os políticos. Os políticos dominantes do NE, N e O do país comandam até as mídias.
Ótimo episódio! Até aqui na própria cidade essa tragédia é tão mal noticiada que quem tem acesso a essa informação de forma passiva é somente quem tem interesse compulsório por ela - ou afetados diretamente (quem morava na região) ou parentes dessas pessoas. Muitos grupos se mobilizam aqui e sempre estão buscando justiça e punição para essa empresa que age com tanta indiferença. Vocês lembram que ela foi uma das patrocinadoras do BBB esse ano de 2023? Aparecia em rede nacional de forma estratégica enquanto ex moradores dos bairros afetados se suicidavam por causa das consequências dessa tragédia, um verdadeiro insulto! Muito feliz que o Greg News está abordando a situação da cidade, pois se aqui as pessoas já não tem noção do que se passa, imagina fora, em outras regiões. Serviço de utilidade pública. Muito obrigada! Fiquem atentos para o próximo episódio: terminal de ácido sulfúrico no Porto de Maceió.
Globo SEMPRE duas caras
Da mesma forma como trouxeram Deus Jesus Bíblia Sagrada e tudo quanto é porcaria religiosa e tiraram toda a riqueza indígena no meio do povo, assim é hoje e será sempre. O povo esqueceu e esquece as suas origens, e é por isso que sofre sempre por não reconhecer o seu valor e o seu direito de se manifestar.
Desde ontem Maceió está em estado de alerta por causa de novos tremores.
Pacientes de um hospital foram transferidos para outro local.
A Defesa Civil comunicou que os tremores na mina 18 pode gerar um efeito cascata.
Estamos exaustos... Enquanto isso a gestão é conivente. Fica fácil pra a Braskem.
Fui morador de bebedouro por mais de 30 anos, estudei no pinheiro e bebedouro, toda lembrança da minha vida, amigos, familiares, foram afetados por essa desocupação, tive que sair do meu bairro e casa deixando tudo pra trás as pressas por medo de furtos, invasão de residências e algum desabamento. Nossa casa foi avaliada e recebemos mais de 100 mil a menos em propostas. De início não aceitamos, mas pra não ser despejados da nova casa, tivemos que ceder ao valor oferecido. Hj volta a nós assombrar, pois há um colapso que assusta a região e que pode afetar outras áreas, até hospitais e mais pessoas que ainda sobreviviam no local foram retirados do local, as famílias que recusaram a abandonar suas casas estão sendo assombradas e forçadas a saírem, mesmo sem acordo, pois há um grande risco.
Com o tempo vão reconstruir o subsolo e construir prédios luxuosos. Áreas nobres de uma cidade turística e linda. " Comprando " baratinho. 😢😢
03/12/2023 pela primeira vez, ouço esse cara e concordo plenamente com ele. Parabens pelo posicionamento.
Tem registros nos jornais dos anos 90 da população reclamando das explosões e tambem do cheiro que sentiam. Alguns professores da Universidade tambem alertaram, mas foram ignorados. E agora pouco queriam instalar um polo petroquímico no porto da cidade, uma verdadeira bomba-relógio
Aproveite e fale sobre o problema de água em MG causado pela Coca Cola tirando água indiscriminadamente nos lençóis freáticos mineiros.
👏🤝👏🤝
O adoecimento mental é generalizado entre as pessoas que tiveram de deixar suas casas, há muitos casos de depressão profunda e suicídio
Se eu fosse uma das vitimas e estivesse com meu psicologico afetado ao ponto de pensar em suicidio. Antes iria me certificar de levar os donos da Braskem juntoa. Afinal nem mesmo o mito esteve invulneravel de um atentado.
😭😡😡😡
Sou de Maceió e essa é a realidade no Pinheiro. Obrigada pela temática! Precisamos divulgar o absurdo dessa exploração feita por essa empresa. Adorei, Gregório❤
Esse programa precisa passar em rede nacional no horário nobre urgente!!!! Parabéns toda equipe do GregNews!!!!
Considerem esse vídeo um imenso eufemismo para toda a tragédia, pq a realidade de quem vive essa tragédia é beeeem mais triste 😢
Desconhecida mesmo, eu nunca fiquei sabendo dessa tragédia. Somente agora com a matéria do Greg News. É lamentável tudo isso. Até quando?
Engraçado, não lembro de ter escutado sobre este caso em lugar algum. Perplexo com a cara de pau dessas empresas de ainda querer lucrar com a tragédia. É cada coisa que acontece nesse Brasil..
Pra quem tá passando por esse problema, como eu e minha família... rir um pouco é ótimo! Até agradeço! Mas é um momento extremamente sofrido para nós!
Parabéns Gregório, sou de Maceió e é um absurdo, como ninguém da mídia notifica esse crime com nossa cidade. Pessoal os bairros viraram cenários de filmes pós-apocalíptico. A cidade mudou com toda essa situação. Por mais conteúdos assim!
Senti falta de alguma forma de direcionamento, porque sim, ficamos revoltados com a impunidade de grandes corporações que usam e abusam de recursos naturais e deixam inúmeras pessoas sem seus lares a troco da exploração. Já tinha ouvido sobre essa situação no canal do meteoro, mas sinto falta de alguma forma de direcionamento do público para alguma ação concreta que possa colaborar com as vítimas.
Meu deus eu nunca nem tinha ouvido falar desse crime.... Teve pouca repercussão pelo visto, infelizmente
Vi a noticia de Maceió e logo lembrei esse vídeo
Quase todo os políticos alagoanos tem rabo preso com a BRASKEM, inclusive o atual prefeito de Maceió. Todos até 2018 receberam doações de campanhas. A BRASKEM sempre foi uma empresa que dou a políticos, além ronque há décadas deu um cala boca na imprensa através da verba publicitária e do prêmio Braskem de jornalismo local. A imprensa e os políticos tem rabo preso.
Obrigada Gregório Duvivier, por ajudar a dar voz às tantas famílias atingidas por essa tragédia ocorrida aqui em Maceió.
caramba, greg news é muito necessario! nunca parem!
É uma coisa surreal isso que aconteceu em Maceió. Se fosse num estado do Sudeste a mídia tava em cima.
Morro em Alagoas e tudo que tu disse é verdade ! Um caos a situação! Os moradores é de parti o coração a situação deles ! Os impactos negativos é enorme tanto social ambiental Cultural religioso etc
Cara, esse bagulho todo é muito, muito, muito REVOLTANTE. Parece que "o mundo não tem jeito". E essa tragédia (merda) começou há 5 anos e se eu ouvi falar não dei a devida atenção. Por isso, agradeço muito a toda a equipe do GREG NEWS.
Que dor me causa o Brasil. Obrigado por divulgar, pois não sabia!
Faz um Greg NEWS falando dos eventos da PM SP sendo realizados na Igreja Universal!
Você avisou, mas muitos acham exagero, por você ser oposição, oposição a tudo que vai contra elites, grandes empresas, divulgar uma opinião diferente das que querem. Mas as notícias estão aí pra todos verem. Abraço Gregório e equipe do seu programa.
Você não ideia de quantas pessoas já morreram de angústia e tristeza por causa desse problema e ainda deu dinheiro ao estado por ter o laudo de comida e não depressão causada pela braskem. Pior que, quem saiu achou ruim e quem ficou está arrasado pois nós bairros não existem mais serviços públicos, nem privado nenhum. Eles retiraram metade das pessoas das suas casas e o vizinho ficou. Ou seja, metade da rua que ficou esta isolada. Como é o caso da região do flexal de baixo e de cima em bebedouro. É situação de tristeza até para quem passa pela região, imagine quem vive lá. Chega dá uma dor no coração. Faz mais de 20 anos que mudei de bairro, mas tenho familiares que vivem lá e é muito triste tudo isso!
Ótimo vídeo
Importante e necessário
Parabéns
Meu pai morou no edificio Antares, no Pinheiro, em 1977 enquanto cursava a faculdade de direito. Morei neste mesmo edificio entre 2010 e 2019. O edificio foi demolido no ano passado, deixando lembranças e amigos que fizemos enquanto morávamos em um dos melhores bairros de Maceió.
Me arrepio sempre com o GREG NEWS! Como geóloga fico impressionada com o descaso das autoridades na questão de responsabilizar os verdadeiros responsáveis
A título de “emputecimento” a Braskem distribuiu a seus sócios nos anos de 21 e 22 (após o relatório que apontava sua responsabilidade) mais de 7,3 BILHÕES de reais.
Obrigado por dar voz a nossa causa! Maceió sofre mas ninguém ouve.
Gregório falando de algo que me revolta há anos: a música Cartão Postal é um relato de vários crimes e o povo canta como se fosse algo romântico!!
É quem nem a musica Every breath you take (acho q é esse o nome kkkk) do The Police , um psicopata perseguidor falando que ta observando a pessoa em todos os passos que ela dá e o povo canta como se fosse algo super romântico 😂
Sou caminhoneiro autônomo e a "bras quem" no nordeste oferece um dos piores fretes que há no mercado. É uma vergonha essa empresa!
O único programa que me faz chorar e sorrir...
Sou de Maceió e tenho que agradecer por esse vídeo, os bairros estão piores que the Walking dead, só que nem os zumbis tem mais kkk, tudo acabado, várias empresas fecharam as portas por isso, vários empregos…
Primeiro a gente ri. Depois fica revoltado. Nos segundos finais nos deixa refletindo. @gregnews é o melhor canal!
Muito obrigada Greg por pautar tamanha tragédia! Tentamos com outros jornalistas , de todos os campos , o máximo foi uma notinha ! Grata meu caro
Cara, parece até episódio de uma série que vi, sobre bairros negroos nos EUA onde ferravam os bairros pra depois compra-los barato.
absurdo uma indenização de 500k e ainda ficarem com o terreno pra eles kk
DICA AOS REDATORES: Não usar "Estádios" para referência de Volume (m3), pois a forma "oca" dificulta a percepção, no Brasil geralmente se usa Campos de Futebol para se falar de ÁREAS, em m2.... Para referências de Volume em m3 deem preferências para objetos maciços, como um Prédio, um Container, um Carro....
O canal Meteoro vem denunciando esse absurdo também nas "despropagandas" deles.
tragédia. simplesmente uma tragédia. vivo e sou de maceió e uma amiga minha (e toda a família dela) inclusive teve que se mudar, porque morava em um dos bairros afetados pela braskem. às vezes passo por lá de carro e é de partir o coração: pixos sobre famílias que a braskem separou e sobre anos de memórias que foram feitas lá e foram simplesmente desprezadas pela ganância da empresa; além das várias construções abandonadas, que tornam aqueles lugares em verdadeiros bairros fantasmas. descaso com a cidade e a população. vergonhoso e muito, muito triste. :(
lucro acima de tudo sempre.
O capitalismo é isso
Ficou melhor que muitas reportagem da tv . 👏👏
Já fui pra essa area de maceió e é desolador, o pior é saber que a empresa culpada segue ai firme e forte
eu não fazia ideia de que isso tinha acontecido. mais uma vez o greg news trazendo pautas de extrema importância pra divulgação!
p.s.: um dia, quero compor o time de roteiristas de vocês 🤓
Nem sabia disso ! Cadê a mídia denunciando esse abuso total de uma comunidade? E manipulação ? No seu relato está muito visível isso ! Parabéns pelo vídeo
Quem ler Angústia, do Graciliano, vai ver algumas passagens do livro que se passam em Bebedouro, um dos bairros afundados. O peso de deixar a própria casa é gigante pq estas casas contém histórias de gerações de famílias, desde as mais remediadas do bairro Pinheiro até as mais pobres e próximas da orla lagunar, e que se misturam com a história da própria cidade
Tá Loko esse programa faz mais que toda Brasília reunida. Amo demais
O roteirista é um gênio, todos deveria assistir !! Chega ser revoltando como essa empresa, consegue fazer pouco caso pra algo tão trágico assim, pessoal lutam anos para ter suas casas