03:00 - não era bem uma família e sim um bando de humanos pré-históricos que nos antecedem no processo evolutivo, Freud vai buscar na pré-história as origens, pois foi nela que a humanidade ficou por mais tempo, a dita civilização começou para nós há apenas alguns minutos.
Perfeito. Sem dúvida um dos melhores livros que dei início. Seu vídeo foi muito esclarecedor! Leitura fundamental e que deve ser retomada sempre que possível. Até pra quem acabou de iniciar sua leitura em Freud - o mal estar na civilização - é sem dúvida um ótimo ponto de partida. Oratória impecável, virei seguidor abraço 🤩👍🏾
Parabéns pelo vídeo Jul!!! Só lembrando que dentro da psicanálise as palavras PULSÃO e INSTINTO são designadas para fins diferentes!! Enquanto a primeira vai depender de um objeto para ser destinada, a segunda é inata da espécie, necessária para sua preservação!
Pra mim tá descrevendo claramente a entropia interna (biologica/termodinâmica) e a entropia externa (informação/Shannon)e a gente sendo responsável por manter a harmonia. Aí segue todas as leis da física e até da quântica, nesse caso a razão se alimenta da informação contida no "vazio" já que sua função é dar sentido a todas as coisas através de narrativas, e energia é informação desfragmentada (essa é a teoria do big bang) Faz sentido em todos os sentidos, um fractal perfeito
Comecei a ler o mal estar na civilização apos assistir o filme beau tem medo, um filme que detalha bem oque freud quis externar, estava com um pouco de dificuldade de entender mas seu vídeo deu uma salvada
Muito bom! Parabéns! Gostaria de ter pessoas para debater sobre assuntos assim, me sinto muito sozinho sem contato com ninguém de psico, caso alguém tenha interesse de debater sobre a vida e sobre esses assuntos por favor respondam! :)
Olá Lucas eu tenho interesse de debater sobre esses assuntos, sou estudante de psicologia e também procuro pessoas que gostam de conversar sobre o assunto
Video bem legal, obrigado pela resenha. Mas essa visão dele é super primitiva. A visão dele de ética é super ligada a uma etica temporal e mutavel, a etica de que nós filosofos falamos ser uma etica atemporal é uma expressão do ser verdade, que não causa esse mal estar... esse mal estar é causado pq somos ignorantes e egoistas.
Difícil essa. Não parece tão mutável assim, ainda mais observando os movimentos políticos atuais que são principalmente de ordem da moral e o que chamam de bons costumes. Não sei bem o que é de fato a expressão do ser verdade, nem se é possível. Mas sim, somos muito ignorantes e medrosos. Temos medo de questionar e nossa cultura e pensamento comum são cheios de absurdos que nos adoecem.
Siiim! Estou tentando entender essa relação. Mas acho que mais que ter consciência dos nossos desejos e entender essa relação com a culpa e infelicidade, devemos fazer terapia.
Estou iniciando os estudos na área da psicanálise. O super ego sempre é tratado como um grande inimigo, vocês que estudam a mais tempo, conhecem algum teórico que não demoniza o super ego?
Tenho me questionado se psicopatia é um conceito conforme as regras da sociedade. Ao ler esse livro, questionei-me também se um assassino que se diz não ter remorso pelo seu crime, bem como um estuprador, estariam buscando a felicidade a partir da realização de suas pulsões instintivas. Se o superego é uma criação da sociedade, que impede a realização da felicidade a partir dos instintos, seriam essas pessoas realmente "doentes"? Não seriam humanos na essência biológica?
nossa tu mandou super bem nessa resenha, por acaso tu estudo psicanálise? eu percebi que tu diz ler os textos da conferência introdutória. Muito bacana, pra ti ver, aliás todos nós como o a psicanálise caminha com a humanidade e tem explicações bem humanas condizentes com a natureza/psique do homem.
Oi, Ewandro. Desculpa a demora pra responder. Eu estou lendo os livros do Freud por interesse na área mesmo. Eu estudo comunicação. E também faço terapia pra me entender, o que recomendo a todxs. A gente pode ler e ler, mas só uma experiência e transferência com um analista faz a gente entender a psicanálise mais profundamente, faz a gente viver ela.
@@fidelis499 já que tu está vindo do Freud coletivo, dá uma olhada nessa indicação "Totem e Tabu 1912-1914" da editora cia das letras. É sobre a formação psicológica da espiritualidade sobre o nome do animismo e a proibição e horror ao incesto. Claro, Freud em termos específicos da psicanálise e os correspondentes simbólicos é um livro essencial e bem explicativo sobre a proibição.
A linguagem do Freud é bem simples, ele não usa nenhum termo muito rebuscado e vai explicando os termos de psicanálise, então acho que ele pode ser lido facilmente sim! Claro, por ser teórico é aquela leitura mais lenta que demanda atenção e reflexão sobre o texto, justamente pelo aprendizado que ele traz. Se você quer muito vai em frente! Não vai se arrepender.
@@fidelis499 No caso isso poderia explicar como as pessoas tomam decisões? Ex... uma pessoa escolhe não estudar por o superego dela reprime ela de alguma forma ou por algum motivo, assim ela da atenção para outras coisas? No caso de marginalidade a criança nascida neste meio escolhe o mundo do crime (salvo varias excessões) porque o superego dela de alguma forma ou por algum motivo mostraria que esntrar na marginalidade é o ela deve fazer? O oposto também se aplica... nóes tomamos decisões comandadas pelo supeego conforma, por isso temos que ter uma tomana de decição mais racional?
@@victoroliveira626 É mais complicado que isso. Não existe uma única estrutura responsável pela decisão em si. O superego vai ler como aquela decisão vai ser lida socialmente. Ele também vai agir como um punidor, por isso a culpa, pois você tem medo de não corresponder ao que é esperado socialmente. Estudar, por exemplo, é o esperado socialmente. No pensamento comum é assim que se consegue a qualificação necessária para garantir um bom emprego que geraria uma boa renda, e consequentemente bom status. Agora distrações viriam mais do campo das pulsões e dos desejos. De ter entretenimento ou que quer que seja. É uma estrutura diferente. Não me sinto capaz de te dizer de onde partem as decisões, mas certamente as repetições tem a ver com isso. O Freud fala sobre isso no texto Recordar, Repetir e Elaborar, que trata justamente sobre como se dá o tratamento psicanalítico. Certamente passam por nossos complexos que são formados desde a infância como o próprio complexo de édipo.
A minha versão é o volume 18 das Obras Completas da Companhia das Letras, que tem tanto O Mal-Estar na Civilização, quanto outros textos como As Novas Conferências Introdutórias, Tipos Libidinais, Sobre a Sexualidade Feminina, A Conquista do Fogo, entre outros. Textos que ele publicou de 1930 a 1936.
Bem, esse pai que explica o Superego é referência à Totem e Tabu, uma outra obra dele, que ele usa no Mal-Estar na Civilização para explicar o começo da civilização e dessa estrutura psíquica que é o Superego. Eu não li Totem e Tabu, mas minha leitura baseada nesse livro (O Mal-Estar) é que esse pai é sim físico. Quando ele faz referência ao sentimento de angústia (da atualidade) que a gente sente por medo de perder o amor de uma autoridade (e com isso sua proteção e tudo o que envolve isso socialmente: comida, afeto, assistência médica, etc), então ele faz referência primeiramente (na infância) à uma autoridade que pode sim ser um pai físico ou então um representante dessa autoridade, que acredito não ser necessariamente masculina e que depois (na idade adulta) a autoridade passa para a sociedade e/ou figura divina.
O Tabu é outra coisa. Tabu são regras que para Freud vem do totemismo. Vou copiar um trecho da Autobiografia do Freud, texto de 1925, na minha versão da Cia das Letras fica na página 158: [...] O pai da horda, um déspota sem limites, tomou para si todas as mulheres e matou ou afastou os filhos, seus rivais perigosos. Um dia, porém, esses filhos se juntaram, impuseram-se a ele e o mataram e devoraram, a esse pai que era seu inimigo, mas também seu ideal. Após o feito, não puderam assumir a liderança, pois cada um estorvava os demais. Sob a influência do malogro e do remorso, aprenderam a se tolerar mutuamente, uniram-se num clã fraterno mediante regras do totemismo, destinadas a evitar a repetição de um ato semelhante, e renunciaram conjuntamente à posse das mulheres pelas quais haviam assassinado o pai. Então passaram a buscar mulheres de fora; esta é a origem da exogamia, estreitamente ligada ao totemismo. A refeição totêmica era a comemoração daquele ato monstruoso, de que nasceu a consciência de culpa (o pecado original) da humanidade, com que tiveram início a organização social, a religião e a restrição moral, simultaneamente.”
A análise sobre a religião foi equilibrada, não tendenciosa. Boa parte das leituras disponíveis no RUclips se resume à treta Freud x Jung quanto à religião.
Me ensinou mais em 12 minutos do que minha professora em 2 horas! Parabéns, excelente conteúdo, ja ganhou mais uma inscrita.
03:00 - não era bem uma família e sim um bando de humanos pré-históricos que nos antecedem no processo evolutivo, Freud vai buscar na pré-história as origens, pois foi nela que a humanidade ficou por mais tempo, a dita civilização começou para nós há apenas alguns minutos.
Ainda estou no começo nessa jornada de ler as obras de Freud e esse vídeo me ajudou muito. Obrigada!
Perfeito.
Sem dúvida um dos melhores livros que dei início.
Seu vídeo foi muito esclarecedor! Leitura fundamental e que deve ser retomada sempre que possível. Até pra quem acabou de iniciar sua leitura em Freud - o mal estar na civilização - é sem dúvida um ótimo ponto de partida.
Oratória impecável, virei seguidor abraço 🤩👍🏾
Ahhh, muito obrigada. É muito importante pra mim saber se estou no caminho certo... a oratória mesmo é uma coisa que ainda me deixa insegura.
Excelente vídeo. Iluminação linda.
Obrigada!!
Você é muito doce, ouviria sua voz a minha vida toda. Rs
E sua capacidade de sintetização de um assunto é enorme. Mil beijos
Verdade
exelente explicação
Parabéns pelo vídeo Jul!!! Só lembrando que dentro da psicanálise as palavras PULSÃO e INSTINTO são designadas para fins diferentes!! Enquanto a primeira vai depender de um objeto para ser destinada, a segunda é inata da espécie, necessária para sua preservação!
Sim! Usei as duas palavras por conta da tradução. O Paulo optou por usar o termo instinto. Mas realmente, o que você disse está correto.
No livro ele fala sobre essa diferenciação, mas ele mesmo fala cada teórico use e intérprete de sua forma
Parabéns! didática perfeita. Tudo muito bem explicado.
Parabéns pela resenha! Ficou muito boa!
Sou estudante de psicologia e amei sua explicação . Excelente!
Maravilhoso. Assistiria sem problemas você falando por uma hora!
Obrigado pelo conteúdo.
Pra mim tá descrevendo claramente a entropia interna (biologica/termodinâmica) e a entropia externa (informação/Shannon)e a gente sendo responsável por manter a harmonia. Aí segue todas as leis da física e até da quântica, nesse caso a razão se alimenta da informação contida no "vazio" já que sua função é dar sentido a todas as coisas através de narrativas, e energia é informação desfragmentada (essa é a teoria do big bang)
Faz sentido em todos os sentidos, um fractal perfeito
Amei o vídeo. Me esclareceu muito para uma prova! Caroline Coêlho.
Sensacional obrigado pela resenha
Leitura perfeita. Parabéns
adorei o vídeo bom uso de palavras, me esclareceu muitas duvidas, grata S2
Melhor resenha que vi até então. Obrigada, linda!
Muito bem explicado! E muito subversivo esse conteúdo kkk
Fantástica a análise do Freud e a tradução por você feita. Obrigada
Amei o cenário e a luz. Você nos fez entender Freud.
Carambaaaaaaaaaaaa
Q vídeo maravilhoso. Sem sacanagem. To sem palavras
bem bacana. gostei.
Muito boa a sua explicação, ótimo vídeo
você é muito boa meu deus
Grato pelo conteúdo. Acabei de ler o livro e com vídeo ficou tudo muito claro. Obrigado
Que vídeo lindo! Muito obrigada por compartilhar! Vou acompanhar o seu canal!
Comecei a ler o mal estar na civilização apos assistir o filme beau tem medo, um filme que detalha bem oque freud quis externar, estava com um pouco de dificuldade de entender mas seu vídeo deu uma salvada
sua voz é tão boa de ouvir! Cheguei agora aqui e já percebi isso.
gostei muito do conteúdo e por ser bem concisa !
Comprei essa edição. Estou esperando. As edições são incríveis!
Estou amando ❤
Excelente análise! Vou acompanhar o seu canal. Obrigado 🙏
Valeu Juli!! Sua narrativa é muito envolvente. Bjs.
Muito bom, Jul! Obrigado 🌱
Resenha completa e didática! Muito boa mesmo!
Cenário lindo mesmo!
Obrigada! O Elogio é especial porque eu que fiz praticamente tudo do cenário rs
Obrigado. Adorei.
Nossa que vídeo maravilhoso! Eu ouviria você falar por horas. Já me inscrevi, mas vi aqui q vc já não posta há algum tempo. Espero que volte! 😁
Merece um oscar!!!
Maravilhosa 😍
Parabéns pela resenha.
Obrigada, Luiz!
Que explicação maravilhosa! Obrigada❤️
Guria vc é phoda! Obrigada por este vídeo! 🙏😚
Adorei o vídeo. Excelente sua explicação
Muito bom! Parabéns! Gostaria de ter pessoas para debater sobre assuntos assim, me sinto muito sozinho sem contato com ninguém de psico, caso alguém tenha interesse de debater sobre a vida e sobre esses assuntos por favor respondam! :)
Nossa, idem!
Idemm
Faço das suas, as minhas palavras!
Podemos debater! Caso queiram
Olá Lucas eu tenho interesse de debater sobre esses assuntos, sou estudante de psicologia e também procuro pessoas que gostam de conversar sobre o assunto
Muito bom Jul!
Mulher, q resenha foi essa?? Parabéns!!!
Obrigadaaaa. Depois acho que vou fazer uma versão estendida, por deixei muita coisa de fora...
Jul, parabéns pelo trabalho, acabei de conhecer teu canal e já amei. A serenidade de sua voz prende qualquer um
você é muito didática, uma luz acendeu na mente agora haha.. OBRIGADA
Que resenha linda. Amei muito
Sua voz e narrativa são tão perfeitas
Muito bom! Meus parabéns!
Muito bom Jul!! Sou psico e adorei tua síntese. Continue produzindo vídeos. Abç
Parabéns, Jul. Muito bom sua explicação, me ajudou mt
Você fala muito bem, de uma forma calma e clara
VIDEO PERFEITO, FAÇA MAIS RESENHAS DE FREUD, POR FAVOR!!!!
Parabéns pela a síntese amei ganhou mas um escrito.
Excelente vídeo.
nossa que vídeo incrível, parabéns pela didática e muito obrigada, me ajudou demais
vc é top moça!! vlw ❤️
Ótima análise, parabéns!!
Amei o vídeo! Você discordaria de algum ponto tratado por Freud no livro?
lindo, perfeito , adorei.............
s2 obrigada
Adorei!!
Obrigada!!
Obrigada pelo vídeo!
Muito bom ❤❤👏👏👏
Excelente síntese, parabéns! Mais uma inscrita! ❤️
Video bem legal, obrigado pela resenha. Mas essa visão dele é super primitiva. A visão dele de ética é super ligada a uma etica temporal e mutavel, a etica de que nós filosofos falamos ser uma etica atemporal é uma expressão do ser verdade, que não causa esse mal estar... esse mal estar é causado pq somos ignorantes e egoistas.
Difícil essa. Não parece tão mutável assim, ainda mais observando os movimentos políticos atuais que são principalmente de ordem da moral e o que chamam de bons costumes. Não sei bem o que é de fato a expressão do ser verdade, nem se é possível. Mas sim, somos muito ignorantes e medrosos. Temos medo de questionar e nossa cultura e pensamento comum são cheios de absurdos que nos adoecem.
Menina, você é perfeita! Obrigada pelo vídeo :)
Muito bom!! Obrigada!!
Desejo e felicidade estão tão próximos e ao mesmo tempo tão distante um do outro gostei
Siiim! Estou tentando entender essa relação. Mas acho que mais que ter consciência dos nossos desejos e entender essa relação com a culpa e infelicidade, devemos fazer terapia.
Excelente ! Obrigada.
Estou iniciando os estudos na área da psicanálise. O super ego sempre é tratado como um grande inimigo, vocês que estudam a mais tempo, conhecem algum teórico que não demoniza o super ego?
Muito obrigado, me ajudou no trabalho
Me lembrou candido ou otimismo,elogio da loucura,sei la quando eu li esse livro era diferente
Vídeo muito foda
Tenho me questionado se psicopatia é um conceito conforme as regras da sociedade. Ao ler esse livro, questionei-me também se um assassino que se diz não ter remorso pelo seu crime, bem como um estuprador, estariam buscando a felicidade a partir da realização de suas pulsões instintivas. Se o superego é uma criação da sociedade, que impede a realização da felicidade a partir dos instintos, seriam essas pessoas realmente "doentes"? Não seriam humanos na essência biológica?
Vídeo excelente!
Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼
Ótimo conteúdo! Obrigada!
ótimo vídeo, obrigada!
Maravilhosa!
Ai sua voz é tão fofinha! Adorei o vídeo.
Obrigada.
amei
Amei Ju bjs saudades!
Saudades tbm! Que bom que gostou!! s2
Muito bom 😊
Muito bom!!
Obrigada!! :D
nossa tu mandou super bem nessa resenha, por acaso tu estudo psicanálise? eu percebi que tu diz ler os textos da conferência introdutória. Muito bacana, pra ti ver, aliás todos nós como o a psicanálise caminha com a humanidade e tem explicações bem humanas condizentes com a natureza/psique do homem.
Oi, Ewandro. Desculpa a demora pra responder. Eu estou lendo os livros do Freud por interesse na área mesmo. Eu estudo comunicação. E também faço terapia pra me entender, o que recomendo a todxs. A gente pode ler e ler, mas só uma experiência e transferência com um analista faz a gente entender a psicanálise mais profundamente, faz a gente viver ela.
@@fidelis499 já que tu está vindo do Freud coletivo, dá uma olhada nessa indicação "Totem e Tabu 1912-1914" da editora cia das letras. É sobre a formação psicológica da espiritualidade sobre o nome do animismo e a proibição e horror ao incesto. Claro, Freud em termos específicos da psicanálise e os correspondentes simbólicos é um livro essencial e bem explicativo sobre a proibição.
❤🎉😊
Muuuuuuito esclarecedor
amei.
Esse livro pode ser lido facilmente?
Ou é um livro mais voltado para pessoas da psicologia?
Queria mto ler
A linguagem do Freud é bem simples, ele não usa nenhum termo muito rebuscado e vai explicando os termos de psicanálise, então acho que ele pode ser lido facilmente sim! Claro, por ser teórico é aquela leitura mais lenta que demanda atenção e reflexão sobre o texto, justamente pelo aprendizado que ele traz. Se você quer muito vai em frente! Não vai se arrepender.
@@fidelis499 mto obrigado ❤
Obrigadoo
Obrigada você por assistir e comentar! Sempre fico muito feliz com comentários!
jul esse resumo me pareceu muito com totem é tabu é assim mesmo?
É exatamente isso, ele cita Totem e Tabu no texto pra explicar a origem do superego. Como um complexo de édipo original, me pareceu.
@@fidelis499 No caso isso poderia explicar como as pessoas tomam decisões? Ex... uma pessoa escolhe não estudar por o superego dela reprime ela de alguma forma ou por algum motivo, assim ela da atenção para outras coisas? No caso de marginalidade a criança nascida neste meio escolhe o mundo do crime (salvo varias excessões) porque o superego dela de alguma forma ou por algum motivo mostraria que esntrar na marginalidade é o ela deve fazer?
O oposto também se aplica... nóes tomamos decisões comandadas pelo supeego conforma, por isso temos que ter uma tomana de decição mais racional?
@@victoroliveira626 É mais complicado que isso. Não existe uma única estrutura responsável pela decisão em si. O superego vai ler como aquela decisão vai ser lida socialmente. Ele também vai agir como um punidor, por isso a culpa, pois você tem medo de não corresponder ao que é esperado socialmente.
Estudar, por exemplo, é o esperado socialmente. No pensamento comum é assim que se consegue a qualificação necessária para garantir um bom emprego que geraria uma boa renda, e consequentemente bom status. Agora distrações viriam mais do campo das pulsões e dos desejos. De ter entretenimento ou que quer que seja. É uma estrutura diferente.
Não me sinto capaz de te dizer de onde partem as decisões, mas certamente as repetições tem a ver com isso. O Freud fala sobre isso no texto Recordar, Repetir e Elaborar, que trata justamente sobre como se dá o tratamento psicanalítico. Certamente passam por nossos complexos que são formados desde a infância como o próprio complexo de édipo.
Ótimo!
ameeei! encontrei dois livros desse :um com 97 paginas e esse que você apresentou. Você sabe me dizer porque esse seu livro tem mais paginas?
A minha versão é o volume 18 das Obras Completas da Companhia das Letras, que tem tanto O Mal-Estar na Civilização, quanto outros textos como As Novas Conferências Introdutórias, Tipos Libidinais, Sobre a Sexualidade Feminina, A Conquista do Fogo, entre outros. Textos que ele publicou de 1930 a 1936.
Boa noite ! Esse pai é físico ou é representado por outro , alguém, alguma coisa ?
Uma criança criada sem um pai físico? Como fica ?
Bem, esse pai que explica o Superego é referência à Totem e Tabu, uma outra obra dele, que ele usa no Mal-Estar na Civilização para explicar o começo da civilização e dessa estrutura psíquica que é o Superego. Eu não li Totem e Tabu, mas minha leitura baseada nesse livro (O Mal-Estar) é que esse pai é sim físico.
Quando ele faz referência ao sentimento de angústia (da atualidade) que a gente sente por medo de perder o amor de uma autoridade (e com isso sua proteção e tudo o que envolve isso socialmente: comida, afeto, assistência médica, etc), então ele faz referência primeiramente (na infância) à uma autoridade que pode sim ser um pai físico ou então um representante dessa autoridade, que acredito não ser necessariamente masculina e que depois (na idade adulta) a autoridade passa para a sociedade e/ou figura divina.
Então, no q entendi a figura do pai , tabu ou superego, representa a mesma coisa. Uma repressão interna . Será? Tudo q nos repreende.
O Tabu é outra coisa. Tabu são regras que para Freud vem do totemismo. Vou copiar um trecho da Autobiografia do Freud, texto de 1925, na minha versão da Cia das Letras fica na página 158:
[...] O pai da horda, um déspota sem limites, tomou para si todas as mulheres e matou ou afastou os filhos, seus rivais perigosos. Um dia, porém, esses filhos se juntaram, impuseram-se a ele e o mataram e devoraram, a esse pai que era seu inimigo, mas também seu ideal. Após o feito, não puderam assumir a liderança, pois cada um estorvava os demais. Sob a influência do malogro e do remorso, aprenderam a se tolerar mutuamente, uniram-se num clã fraterno mediante regras do totemismo, destinadas a evitar a repetição de um ato semelhante, e renunciaram conjuntamente à posse das mulheres pelas quais haviam assassinado o pai. Então passaram a buscar mulheres de fora; esta é a origem da exogamia, estreitamente ligada ao totemismo. A refeição totêmica era a comemoração daquele ato monstruoso, de que nasceu a consciência de culpa (o pecado original) da humanidade, com que tiveram início a organização social, a religião e a restrição moral, simultaneamente.”
🌹🌷👏
A análise sobre a religião foi equilibrada, não tendenciosa. Boa parte das leituras disponíveis no RUclips se resume à treta Freud x Jung quanto à religião.
Um dia a alegria do pecado tomou conta de mim...