Marilena Chauí em debate: 'classe média paulistana é sinistra'

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 сен 2012

Комментарии • 104

  • @MarceloGusson
    @MarceloGusson 11 лет назад +6

    Fantastica, verdadeira, simples e direta. Enfim
    Perfeita argumentação .

  • @denisdenis8067
    @denisdenis8067 10 лет назад +21

    Marilena corretíssima em sua análise. Os reaça pira.

  • @crizinha1984
    @crizinha1984 11 лет назад +3

    Adoro Marilena Chauí, para mim ela é um ícone, suas falas, seus artigos, enfim, são sempre maravilhosos. Ela dá show em tudo que faz.

  • @gaffa2002
    @gaffa2002 8 лет назад +6

    Gostei da maneira que ela generaliza a "Classe média": Ela faz de uma maneira que só ofende quando a carapuça serve (e pelo visto serviu pra muita gente).

  • @toribiogubert8543
    @toribiogubert8543 8 лет назад +21

    Engraçado que a maioria dos discursos presentes nesta sessão de comentários, que são contrários ao comentário da palestrante, fazem com que o discurso se torne mais próximo da realidade.

    • @worldinsights930
      @worldinsights930 8 лет назад

      Por quê????

    • @vandasdigo6307
      @vandasdigo6307 7 лет назад +1

      Toríbio porque esta saindo fumaça da sua orelha na foto ?

    • @orcabarbar
      @orcabarbar 7 лет назад +1

      A única realidade q este discurso ajudou a construir foi a incrível derrota do PT nas ultimas eleições. O bom da esquerda é q não precisam de críticos, eles fazem isso sozinhos. kkkkkkkk

  • @acoresesteio
    @acoresesteio 10 лет назад +2

    Abominável é este Governo que está achatando cada vez mais a classe trabalhadora do Brasil, sacrificando seus salários e tirando o direito de desfrutarmos aquilo que construímos neste pais, esta velha deve ser mais uma das que construiu este programa falho de governo, é mais incentivadora daquilo que empurra nosso Pais ao caos social !!

  • @brunaultremari5974
    @brunaultremari5974 11 лет назад +2

    Extraordinária Marilena Chauí!
    Temos vários exemplos nas ruas.

  • @fantibol
    @fantibol 11 лет назад +1

    Concordo com essa senhora em quase tudo o que ela disse, a sociedade é violenta e autoritária mesmo. Isso sem falar nas pessoas que furam fila descaradamente, a carteirada é uma paixão nacional, pessoas sem nenhuma educação e respeito que ignoram quem está na fila e chegam com seus narizes empinados, e se você reclamar te agridem. Outro dia tinha um playboy na fila do supermercado que levou mais de 30 minutos obstruindo a fila e ele estava cagando pra quem tave esperando, algo bem autoritário!

  • @tatianedecarvalhopires7380
    @tatianedecarvalhopires7380 6 лет назад +3

    eu concordo totalmente,os paulistanos me dão medo.

    • @gabrielp.262
      @gabrielp.262 5 лет назад

      Foram os paulistanos que começaram o inferno no país em 2013. E até hoje não parou. Vergonha de ser paulistano.

  • @stelajones9050
    @stelajones9050 4 года назад

    Sem muito saco, pra lidar com esse tipos de gente!!!! Classe média? É a pior existe!!! Os milionários e os pobres são mais acessiveis

  • @Tailson89
    @Tailson89 11 лет назад

    Concordo com você em termos, mas o maior problema, é que a violência não é apenas centro de uma má distribuição de renda e de desigualdades sociais. Muitas pessoas acham simplesmente que é fruto disso, mas tem a ver com a forma que as pessoas são tratadas, e isso fica mais evidente nos riquinhos mimados mundo a for,a que tratam pessoas com menos poder aquisitivo como lixo que está no seu caminho...

  • @Raul61159
    @Raul61159 11 лет назад

    Marilena Chauí , utilizou o exemplo do banco para introduzir um tema mais amplo e complexo, o que seria muito de se esperar que a maioria entendesse. Lendo esses comentarios abaixo percebe-se claramente o que essa grande estudiosa falou tao sucintamente. Exelente video

  • @luizfelipenascimentojr5111
    @luizfelipenascimentojr5111 9 лет назад +2

    O cara de camisa azul ao lado da oradora, está precisando de "palitinhos de fósforos", para impedir que seus olhos fechem, e ele comece a roncar ...

  • @romeual
    @romeual 11 лет назад

    é que não dá mesmo, porque civilizadade acho que nem existe...

  • @120519691
    @120519691 11 лет назад

    Há dez anos, no Brasil, a classe média ganhava 12 salários mínimos. O governo abaixou esse índice para 03 salários mínimos aproximadamente e agora dizem por aí que 40% dos brasileiros são agora da nova classe média! Assim é fácil criar essa nova classe média, não?

  • @c4rl0spunk
    @c4rl0spunk 11 лет назад +2

    Eu só discordo da Marilena quando ela cita a "Classe Média" como grupo de pessoas, mas se determinar essa classe média como conjunto de imaginário coletivo fará bem mais sentido e vai ser bem mais abrangente, não se restringindo só a SP. Aqui nos comentários mesmo vemos essa gente manifestar seu ódio contra tudo e todos e dando razão para o que ela fala.

  • @leticiapavamtagliari9088
    @leticiapavamtagliari9088 11 лет назад

    quem disse que qual afirmação é mais ou menos verdadeira por que qual pessoa disse?

  • @olindabeatrizrosa7397
    @olindabeatrizrosa7397 5 лет назад

    Maravilhosa explicação. Só não concordo quando ela fala da classe média paulista. Não é só a Paulista mas a brasileira em geral.

  • @romeual
    @romeual 11 лет назад +2

    eu também só conheço fusca e fiat (Uno), os outros são muito parecidos e eu teria de prestar atenção para diferenciá-los, e isso me tomaria tempo para algo inútil. Ela está certa... são carros, que importa a marca? São pequenos, grandes, vermelhos ou azuis. São só carros.
    Também não gosto de rótulos -- talvez por isso não me interesse por carros, mas a classe média paulistana é escrota mesmo. Vivi aí e sei do que falo. proto-fascistas? Mussolini teria a maior inveja eheheheh

  • @zeindio100
    @zeindio100 11 лет назад

    VIVER PRA MIM É A VERDADE, E MORRER É LUCRO!

  • @alissonmarrera9403
    @alissonmarrera9403 3 года назад +1

    Classe média é uma merda gente iludida . Eu sou de classe media o que salvou foi meu tataravô era Visconde .

  • @romeual
    @romeual 11 лет назад

    Concordo, mas chamo a tua atenção para o fato de que, enquanto elas não tiverem saúde e educação adequados, não poderão ser consideradas honestamente como "classe média". O conceito de classe média é, de certa forma, internacional. Há uma medida relativa entre padrões de IDH e renda para que uma parcela da população seja considerada CM. Claro que na Suécia é mais alta que no Brasil, mas mesmo assim deve haver algum critério. Eles estão maquiando a realidade e confundindo o conceito.

  • @gabrielp.262
    @gabrielp.262 5 лет назад +1

    A Marilene tem o incrível dom de provocar e irritar a classe média paulista, sinal de que ela consegue atingir o ponto nevrálgico deles. Se bem que isso não é difícil, já que as bases que sustentam todo o pensamento conservador, arrogante, elitista e agressivo dessa classe média estão em bases bem frágeis. Muitos só tem alguma grana a mais por causa do emprego que tem ou por causa dos clientes de seu comércio. Com o desemprego ou com essa interminável crise que estamos enfrentando há anos, o emprego deles e de seus clientes acaba, ou seja, a fonte de renda deles (que é o que os faz se sentir superiores aos demais) também acaba e eles acabam tendo que depender de governo e interferência estatal pra poder subsistir, e isso é algo que essa classe média abomina completamente, pois desconstrói todo o discurso anti-políticas sociais que eles mesmos vivem pregando por mero medo de perder a condição aparentemente superior que tem nos estratos sociais. No final, a classe média tem que descer do pedestal que se coloca e perceber que estamos todos no mesmo barco, favelados, índios, negros, pobres, sem formação superior e os que moram em condomínios, brancos descendentes europeus, classe média, com formação superior, todos dependem de receber condições mínimas pra viver e pra subsistir. Ninguém se faz sozinho.

  • @leticiapavamtagliari9088
    @leticiapavamtagliari9088 11 лет назад

    não, sou tão rico quanto professoras universitárias da USP...

  • @alexandrechaves1877
    @alexandrechaves1877 11 лет назад

    O que aconteceu com a Chaui, na capital, próximo a uma agência bancária, por parte de um casal plaiboy de São Paulo, também ocorreu comigo, quando passava ao lado de uma favela, quando tres jovens me cercaram armado e tomaram me tênis, simplesmente por que passe pela favela sem ser um morador dela. Não vejo culpa da classe média paulistana, mas algo próprio da violência social que ela mesma rotula..

  • @koreanomala
    @koreanomala 11 лет назад

    Até entendo a Análise dela, e de uma certa forma até concordo. Porém Acho que tem um Certo Preconceito com essa "Classe Trabalhadora que se expandiu". Pobre não pode também? sim claro, existem aqueles que se exalta em algo que não são, Mais daí não podemos banalizar a massa inteira. fora isso, boa análise dela, que creio eu ser uma ótima pessoa.

  • @ClaudiaSouza
    @ClaudiaSouza 9 лет назад

    Gostei do stand up!

  • @aztecaconamor
    @aztecaconamor 11 лет назад

    Bom meu amigo, se para você uma pessoa que tem um negócio próprio ( ou seja, um pequeno empresario) não é classe média então o que é classe média? Ser dono de uma multinacional? Se para você a pessoa que tem condições de bancar um curso superior não pertence a classe média... então precisa estar fazendo um mestrado para ser considerado de classe média? É isso o que você da a entender.

  • @alen47
    @alen47 2 года назад

    Sra Marilena, com toda vênia.
    O que nos falta é educação de qualidade.
    Simples assim.
    Concorda que tudo o que foi dito nesse vídeo é possível se modificar com educação ?
    Mas pra isso precisamos PRIMEIRO pensar no ESTUDANTE.
    ANTES de pensar na briga política sem fim de quem ensinará.
    Afinal é justamente a política e suas ideologias e "brigas sem fim" a única responsável por hoje NÃO termos ensino de primeiro mundo.
    Ironicamente essas brigas ideológicas de partidos políticos em muito se assemelham as brigas de transito ou em filas de banco como a presenciada pela senhora.
    E são essas brigas políticas "de fila de banco" que atrasam a décadas nosso ensino.
    Em suma, na minha visão a senhora coloca na conta da classe média paulistana o que foi causado por décadas de educação ruim.

  • @ricardoramos3460
    @ricardoramos3460 9 лет назад +4

    Infelizmente, nesse ponto, sou obrigado a discordar da professora Chauí. Considero qualquer generalização além de superficial, perigosa. Como dizer que uma classe média burra pode fazer uma análise tão profunda. Fala-se de classe trabalhadora como se na classe média ninguém o fosse. Na verdade a classe média brasileira é a que sustenta esse país. Depois de uma vida de esforço e dedicação para conseguir uma ascensão, essa classe se vê achatada pela usurpação dos ricos e pelos programas sociais eleitoreiros que nada resolvem e que a oneram cada vez mais com uma carga tributária insuportável. Essa doutrinação marxista não pode continuar explicando tudo.

    • @thaleeezin
      @thaleeezin 8 лет назад +1

      +Ricardo Ramos a classe média é trabalhadora mas não é proletária, e isso ela deixa claro no vídeo, e acho que ela pode sim partir dessa generalização pois de fato se baseia profundamente na realidade da grande maioria. Essa é minha opinião.

  • @romeual
    @romeual 11 лет назад

    Desculpa, mas não estou conseguindo ver qual é o ponto. È claro que há alguns poucos favelados que têm um padrão bem acima da média e que, dependendo da metodologia que vc usar, pode inseri-los na classe média. Mas veja que esses métodos são arbitrários e discutíveis, e que muitas vezes mascaram a realidade. Fazer faculdade ou ter negócio próprio, para mim, não significam que a pessoa pertence á classe média. Antigamente isso era calculado por renda: 14 sm total familiar era cm, abaixo classe c.

  • @Paulo37580
    @Paulo37580 8 лет назад

    Deixe-me fazer uma correção ao que escrevi logo abaixo. Não vá para Cuba, não. Os cubanos, nossos irmãos, já sofrem tanto com tanta porcaria por lá.

  • @neuzaaguiar1000
    @neuzaaguiar1000 11 лет назад

    Acho que não se pode pegar um único exemplo e a partir dele, crucificar toda uma classe. O preconceito fica evidente quando ela fala do carro - só conhece fusca e fiat??? Em que mundo ela vive mesmo??? Depois quando critica a moça "toda produzida". Falta de educação existe em todo lugar e em todas as classes sociais. Poderiam ser uma carroça e uma maltrapilha os protagonistas desta historinha. Será que ela usaria o exemplo? Não gosto de rótulos, definitivamente.

  • @jovamattos392
    @jovamattos392 10 лет назад +2

    hnahahah,"...vc é uma abominação política!" kkkkk"sua velha feia",rsrsrsrs que história legal, que sabedoria!!!

  • @leticiapavamtagliari9088
    @leticiapavamtagliari9088 11 лет назад

    Desculpe, mas eu realmente não acho que seja "um comportamento geral" a classe média virar "feras" ou "bestas selvagens"... Pra falar a verdade, raramente vejo alguém se comportar desproporcionadamente para determinada situação, e as vezes que vejo (geralmente em algum 'vídeo do momento') nem posso dizer a qual classe a pessoa pertence só de olhar... Talvez a Marilena tenha esse "sexto sentido"...

  • @luamargarida
    @luamargarida 11 лет назад

    Zaitsev, qual a relação desse seu comentário com o vídeo proposto? Acho legítimo compartilhar posicionamento político. Mas acho desrespeito ao espaço de discussão vc "atravessar o samba", não tecer nenhuma relação entre o que você quer dizer e o q efetivamente foi proposto como discussão nesse espaço específico. Acredito no diálogo, ñ no proselitismo. Achei falta de ética no uso do espaço de discussão. Gostaria q vc me lesse com atenção e gostaria de entender melhor sua atitude.

  • @Paulo37580
    @Paulo37580 8 лет назад +3

    Saia de São Paulo, por favor, e pare de contaminar os que acreditam em seus discursos. Sugestão: vá morar em Cuba. Mas, por favor, peça para levar uma vida desprovida dos seus confortos todos. Ah, e se for possível, leve junto José Dirceu, Genoíno, Marta Suplicy, Dilma, e claro, Lula.

    • @gabrielp.262
      @gabrielp.262 5 лет назад

      Ué, mas São Paulo não é a cidade acolhedora, plural e tolerante? Ah tá, só quando te convém, né?

  • @c4rl0spunk
    @c4rl0spunk 11 лет назад

    Mas se for olhar o nível do Olavinho vamos ver que a merda vai continuar na mesma!

  • @jonatasmonteiro2117
    @jonatasmonteiro2117 11 лет назад

    esses caras são um bando de charlatães, essa dai é a maior filosofa brasileira? isso mostra o que na merda estamos

  • @jonatasmonteiro2117
    @jonatasmonteiro2117 11 лет назад

    Acaso é preciso ser filósofo para saber o quão o ensino brasileiro vai mal? eu acredito que um par de olhos dê jeito nisso. Os detalhes tu deve conhecer bem, apenas não acredita que estes são os maleficios do ensino.

  • @zetzusmor3318
    @zetzusmor3318 6 лет назад +1

    Sou médico e minha hipótese diagnóstica é de que a Marilena Chauí sofre de demência senil....falo sério, não é só para menosprezar a pessoa.

    • @juanrossi4837
      @juanrossi4837 7 месяцев назад

      Sou médico e digo que seu diagnóstico é ignorância. Fique um mês sem fazer suas consultas ou fazer seus plantões, que vc vai ver que está mais próximo da pobreza do que da classe média. Abraços

  • @romeual
    @romeual 11 лет назад

    Pra quem não gosta de rótulos você os usa generosamente, meu bem. Chamou a professora de preconceituosa, de alienada, mal educada, tola e intelectualmente desonesta. Valha-me deus, você deve ter uma fábrica de rótulos lol

  • @romeual
    @romeual 11 лет назад

    Acho que vc. está fazendo uma pequena confusão aí, Micael. Essa "classe trabalhadora" que se expandiu era pobre mesmo. O que ela é contra é que digamos "a nova classe média", papagaiando a Globo, como se classe média fosse legal e trabalhador não.

  • @jonatasmonteiro2117
    @jonatasmonteiro2117 11 лет назад

    nao to nem ai pro que você considera genocidio

  • @edbellesky
    @edbellesky 11 лет назад

    e tu é filosofo? esclareça com mais detalhes o porque estamos na merda?

  • @romeual
    @romeual 11 лет назад

    Jovita, vc é que está dando um péssimo exemplo, fingindo ser burrinha quando na verdade sabe que o que está dizendo é uma falácia, não é, querida? Cita-se um exemplo para ilustrar um comportamento geral, já verificado e bastante atestado.
    Ou você acha que, publicamente, a pequena burguesia paulistana é civilizada? Morei aí nos anos 80 e já era uma m... Imagino agora.

  • @leticiapavamtagliari9088
    @leticiapavamtagliari9088 11 лет назад

    Se isso é ser filosofo, meu filho nunca o será! Simplesmente sacar alguém, que pratica um ato x, e atribuí-lo a todo um conjunto (a classe média), é uma atitude não apenas mediana, mas principalmente ingênua. Péssimo exemplo!