Devemos muito as análises críticas da professora Marilena Chauí. Sua lucidez filosófica a qual utiliza para analisar temas tão caros à nossa sociedade, como a democracia por exemplo, deve ser exaltada e não criticada de forma estúpida ou irresponsável, como ocorreu em alguns comentários aqui. Quisera eu ter ao menos um terço de todo seu conhecimento! Aos que criticaram, justifiquem sua crítica, mas acho que não tem competência para isso. Viva a Marilena Chauí!
É engraçado que as pessoas se atém a uma frase recortada e descontextualizada proferida há um bom tempo para criticá-la, além de não terem coragem de nem mesmo assumir suas opiniões, se escondendo atras de fakes...
Qual frase? Sei lá... tenho vários receios quanto a Chauí desde que ela chamou de fascistas os anarquistas que usavam da tática do Black Bloc para a Polícia Militar do Rio. Anarquismo é mais oposto ao nazi-fascismo até que o comunismo... O medo do PT de ser contrariado faz dele muito incoerente... o que é uma pena e afasta as alas mais à esquerda que ele de apoia-lo.
Você tem razão em vários aspectos Gláucio, mas a galera pira com a: "Eu tenho horror a classe média!!"pra fritar ela. Não digo que anarquistas são fascistas ou nazi-fascistas, isto seria até mesmo um erro conceitual, mas que muitos "fascistóides" pegaram carona nas jornadas de junho é fato... Suas ações puderam ser isoladas, mas só depois de certo tempo, mas puderam felizmente...
Janaina Mayra de Oliveira Weber Concordo que brotaram de fora das sombras naquele Junho... Mas cresceram porque se deu muito mais essa briga interna da esquerda, ao invés dela mirar suas armas só contra a "classe média" que ela descreveu mais como uma ideologia pequeno burguesa do como uma condição objetiva real, já que ela fala de trabalhadores que ganham mais do que a maioria e sonham como americanos (aliás ela deixa isso mais claro no texto completo sobre a ida dela ao banco) Se o PT tivesse tentando mirar mais na burguesia e menos no que os leninistas consideram "ultra-esquerda" esses grupos, que é o único que ainda luta contra o fascismo do capitalismo hoje de frente, não colocaria em mira o PT junto com todo o resto.
Pra mim não faz, mas acho que quem sabe o que sustenta assume e escreve embaixo, os mais antigos diriam que "é homem pra assumir e sustentar o que pensa e faz"... Mas é difícil humanos hoje em dia, o mundo está infestado de covardes e a covardia está virando regra infelizmente...
Por mais Filosofia (amigo da sabedoria) no Brasil! Os inimigos do conhecimento reduzem tudo a "comunismo", nunca leram sobre o assunto, mas já têm uma opinião formada.
A criação de direitos incomoda vivamente os que ganharam a presunção de que seus privilégios são direitos, mas que os direitos aos despossuídos seriam privilégios. "Argumentum ad hominem" é a forma mais baixa de contestação intelectual, típica de quem não tem possibilidade de debater o cerne da questão, posto que isso apontaria inescapavelmente seus ilegítimos privilégios. A Professora Marilena Chauí é clara, precisa, mas não tem, por certo, a pretensão de ser entendida pelos fascistas. Menos mal que não se frustra. Optou por questionar a classe social a que pertence, o que jamais será perdoado por essa classe. Epur, a classe média fede.
Nenhuma novidade neste comentário... A constituição é clara ao determinar os direitos! voce apenas reafirma que nao respeita a constituição! A esquerda mais uma vez reclassifica definições e tenta impor a visão de uma minoria sobre toda a sociedade! Quanto ao facismo, ele é apenas um recorte do marxismo, assim como o nazismo, leninismo, stalinismo, getulismo, chavismo etc... São todos governos marxistas! Cabe lembrar que a maior parte da 2a guerra, stalin, hitler e mussolini eram aliados e repartiram territorios conquistados. A aliança só foi quebrada na segunda metade da guerra quando hitler surtou e decidiu invadir a URSS... Vale lembrar também que getulio vargas era um admirador do facismo alem de por diversas vezes ter manifestado apoio ao regime nazista. Alias a CLT nada mais é que uma cópia da carta del lavoro do regime facista... a CLT é uma lei facista! O Brasil sofre com a esquerda desde sempre... Mal havia se iniciado a república e getulio dissolveu o congresso e impos uma ditadura marxista... dentre outras medidas, estatizou as empresas de mineração (criando a vale), os campos de exploração de petroleo (criando a petrobras), as ferrovias, as hidreletricas... Sim... a origem da vale e da petrobras é privada... o governo tomou estas empresas de investidores que simplesmente quebraram! Espantou os investidores privados desde o início e pagamos o preço desde entao... Ja Juscelino acabou com as ferrovias para se unir ao oligopolio da industria automobilistica... Tambem se uniu as empreiteiras para construir Brasilia... A uniao entre oligopolios e governo começaram a se formar nesta época... Se existem privilégios eles surgem da relação entre governo e oligopólios... A grande maioria da população luta muito para conquistar seus direitos!
A abordagem lúcida de Marilena Chauí é sempre um bálsamo num momento em que viceja o ódio e a insensatez. Com uma expressão cristalina, trás à luz da manhã ensolarada ideias e teorias a serem partilhadas pelo conjunto societário. Intelectuais orgânicos como Marilena Chauí é que nos fazem falta na quadra história em que vivemos. Sempre partícipe, Marilena sempre permite que, com suas abordagens, elucide os elementos que o "poder" deseja esconder. Descortinar a realidade é uma forma de lançar luzes em "objetos" que, de outra maneira, nos seriam impenetráveis à nossa compreensão. É um orgulho a todo brasileiro pensante ter em nosso convívio uma intelectual do quilate de Marilena Chauí. Obrigado por tudo, professora!!
Marivaldo, talvez vc goste desse vídeo: ruclips.net/video/KgtaUAWWqt8/видео.html Trata-se da entrevista com o professor baiano Carlos Zacarias, que se envolveu em uma grande polêmica ao propor a disciplina sobre o Golpe de 2016 na UFBA. Essa é a entrevista completa, mas os vídeos foram fracionados em diversos blocos por assunto e estão todos disponíveis no canal A Nova Máquina do Tempo, que debate política, ciência e filosofia, e é conduzido pelo historiador e doutor em saúde pública, André Teixeira Jacobina. Na oportunidade, eles também conversaram sobre outros temas, como a execução de Marielle Franco, o futuro da Democracia, a necessidade da luta pela democratização e formas de combater a corrupção.
A partir dos 18 minutos... A definição de violência apresentada atinge em cheio a esquerda marxista brasileira. Violência: - Tudo que age usando a força para ir contra a natureza de um ser: A tentativa de imposição da igualdade num ser naturalmente diferente é uma clara violação da natureza do ser humano. Não estou dizendo de seres humanos melhores ou piores que outros. Estou dizendo que os seres humanos são diferentes, buscam coisas diferentes, valorizam coisas diferentes. Mas a esquerda marxista quer por que quer impor a igualdade e usa de violência para avançar neste objetivo. - Todo ato de força contra a espontaneidade, a vontade, a liberdade de alguém: A esquerda marxista ataca o tempo todo a espontaneidade, a vontade e a liberdade e não aceita que as pessoas sejam religiosas, valorizem a família, valorizem a livre iniciativa, a esquerda discrimina, oprime e é feroz frente a opiniões divergentes as dela... Exemplos não faltam de atos violentos contra a espontaneidade, vontade e liberdade... A esquerda pretende impor sua visão sobre os demais. - Todo ato de violação da natureza de alguém ou de alguma coisa valorizada positivamente pela sociedade. Todo ato de transgressão contra aquelas coisas e ações que a sociedade define como justas ou um direito: Mais uma vez a esquerda marxista viola diversos pontos que a sociedade valoriza, como por exemplo a propriedade privada. Do pobre ao rico, todos tem um senso muito claro de propriedade e valoriza isto. A esquerda também agride instituições valorizadas pela sociedade, como a justiça, a polícia, etc. Mias uma vez a esquerda tenta impor sua visão de mundo, não se importando com o que a sociedade majoritariamente defende e valoriza. Resumidamente, a esquerda parte do pressuposto que sua forma de pensar é a única válida, não aceita oposição, não aceita o diálogo, não aceita o convívio, parte do princípio que quem pensa ou age diferente automaticamente a agride e a partir desses postulados fanatizados, parte para o ataque, para a guerra, para o terror e para diversas outras formas de agressão. Antes da burguesia, todos eram servos da nobreza... A burguesia, livre, tomou a iniciativa, prosperou e se livrou da servidão... A esquerda marxista, por algum tipo de retardo, ao invés de se unir a burguesia, luta desesperadamente para voltar à servidão, desta vez como servos do estado... E ainda acha que a burguesia que quer ser livre é que está errada... No mais, por onde passa, onde governa, a esquerda destroi a sociedade, e o que se ve é terra arrasada, morte, fome e miséria... Um bando de lunáticos, fanáticos, analfabetos políticos e analfabetos economicos. FATOS! A violência maior está no fato de que a esquerda marxista não percebe e nem reconhece a sua própria violência.
Sensacional! Pena que aquela que "odeia a classe média" - sendo da classe média (o que corrobora sua tese de que a esquerda marxista não se conhece e não percebe seu modus operandi enquanto agente político) - não se toca da quantidade de asneiras que diz.
Juliana, talvez vc goste desse vídeo: ruclips.net/video/KgtaUAWWqt8/видео.html Trata-se da entrevista com o professor baiano Carlos Zacarias, que se envolveu em uma grande polêmica ao propor a disciplina sobre o Golpe de 2016 na UFBA. Essa é a entrevista completa, mas os vídeos foram fracionados em diversos blocos por assunto e estão todos disponíveis no canal A Nova Máquina do Tempo, que debate política, ciência e filosofia, e é conduzido pelo historiador e doutor em saúde pública, André Teixeira Jacobina. Na oportunidade, eles também conversaram sobre outros temas, como a execução de Marielle Franco, o futuro da Democracia, a necessidade da luta pela democratização e formas de combater a corrupção.
Uma internação psiquiatra para a boca intestinal acima... Sou classe média, usuário de metro e trabalhador ohhhh louca semeadora de ódio dona Marilena Chaui
Toda sociedade quando a grande maioria possui uma crença, é normal que o desejo da maioria procure sempre ser imposto, seja crença conservadora ou ateísta. Essa visão de que a doença está na ideologia está errada. A maioria sempre irá impor aquilo que se acredita.
@@fernandosantosii5276 a estreiteza do pensamento dela é reconhecido em 4 universidades do mundo, onde ela é Honnoris Causa, incluindo a Paris VIII, é reconhecido pelo maior prêmio brasileiro para escritores, o Jabuti: ela ganhou 2. É expresso num dos mais importantes livros sobre Espinosa já escritos no mundo. E o seu, amiguinho? Seu pensamento largo é reconhecido por quem? Nem pelo sua família, pelo jeito.
Podemos filosofar acerca, até de um prato de bosta, E neste âmbito, essa senhora faz parte bem mais ativa que muitos. Ela caga, mija e bem melhor enche o pinico que está vazio: daqueles que comem bosta, enquanto não comam lixo.
Ela não vai falar , porque o ato de falar não lhe pertence , ela vai sim é zurrar , e os que tem orelhas compridas e também zurram , gostam de escuta-la , parece que ela está zurrando a palavra democracia , como se ela entendesse , o que é uma democracia . Essa mulher só pode dar aula num hospício , por que só louco pra escuta-la .
Marilena Chauí me incomoda, por vezes (ou muitas vezas), porque deixa a emoção passional a dominar a sua fala. Sou liberal e capitalista. Neste vídeo da Chauí, mais ponderado e bem fundamentado, pude entender um pouco melhor o pensamento dela e, por extensão, de parte do pensamento da "esquerda". Há, claro, premissas importantes para Chauí das quais discordo, mas ela fez conexões de causa e efeito muito importantes entre o pseudo-liberal-capitalismo vigente no Brasil (uma oligarquia predatória) que explora os demais cidadãos trabalhadores. Por isso, pela fundamentação, organização e apresentação das ideias, ainda que eu veja incorreções em muitas delas, eu curti positivamente este vídeo. Está difícil encontrar, dos dois lados, alguém que expõe claramente o que pensa. Observo os dois lados (Esquerda e Direita), e vejo muita generalização e passionalidades. Do lado da direita (minha formação e minha tendência), observo que uma parte acredita que se o bolo da economia crescer, estará resolvido o problema da desigualdade econômica, pois o Brasil será rico (erra ao confundir problemas de produção com problemas de distribuição, além do fato que o BR cresceu e a desigualdade multiplicou). Uma segunda parcela da direita acha mesmo que a cereja do bolo é prá quem se esforçar mais e chegar primeiro, cabendo aos outros o resto; acreditam que essa didática, por si só, fará com que todos se motivem e tenham condições de pegar a cereja do bolo, esquecendo que, ainda que o bolo seja grande, não há facas e pratos para todos, os primeiros a chegar comem mais do que precisam/merecem e, pior, o bolo só tem uma cereja. A terceira parcela acredita nestas duas coisas: crescer o bolo e que os melhores ganhem tudo aquilo que puderem carregar, devendo os demais se sujeitarem às migalhas no chão e à extinção, castração ou limpeza racial/social, bem nos estilo fascista. Por fim, há os que estudam em profundidade as desigualdades bem como as ideias liberais e as ferramentas capitalistas para eliminar a injustiça e a desigualdade social; me vem a mente a imagem de uma família em que os mais experientes, sábios e fortes serão responsáveis pela alimentação e formação dos menos hábeis, isto é, o irmão mais velho cuidando dos mais novos. A esquerda, eu ainda estou tentando entender. Genericamente eu percebo que há um grupo, que denomino "as minorias órfãs", que não entendem nada de democracia, política, economia etc., cujo único interesse é ver sua pauta de reinvindicações atendida pelo Estado, independentemente de qualquer impacto que venha a causar no todo; parecem acreditar que, se o governo, da noite para o dia aceitasse todas aquelas reivindicações das minorias, o Brasil seria muito melhor, esquecendo-se de que ele implodiria sem recursos e atacado de todos os lados. Outra parcela da esquerda quer aumentar este estado para que ele possa atender a todos, por meio da estatização de indústrias, distribuição de terras, eliminação das grandes fortunas e divisão igualitária dos bens produzidos, o que me parece uma utopia, ou melhor, um futuro distópico que eu não quero para meus filhos. Uma terceira parte quer logo é demolir o Estado e destruir a burguesia já! Para daí construir algo totalmente alinhado com o Marxismo e outros pensadores desta linha; estão dispostos a tudo para isso. Por fim, há uma esquerda esclarecida, que domina em profundidade os problemas da sociedade, do ser humano enquanto indivíduo. É uma esquerda que, ao mesmo tempo em que é descrente das utopias cubanas e soviéticas, percebe com visão perspicaz a exploração que poderosos grupos perpetuam por traz do capitalismo, escondendo sua manipulação com a bandeira da liberdade e da democracia. "Esquerda" e "Direita", precisamos nos estudar mais, buscar entender o ponto de vista daqueles que discordam de nós e mostrar com clareza nossos próprios fundamentos. Fugir dos confrontos ideológicos e construir os debates dialéticos para encontrar os caminhos para justiça, igualdade e liberdade. A virtude está no meio, no meio daqueles que buscam, juntos, a Verdade.
Ah tah, sejamos todos iguais, TODOS, ou seria TODES.... continuarei com o bom e velho português, TODOS, pq esse negócio de querer q todos vivamos de maneira igual, é uma utopia, a não ser q quem estiver no comando de uma nação, viva igual seu povo, e um professor de universidade, por exemplo, ganhe o mesmo q um faxineiro.
A Dra. afirma que a sociedade é autoritária, Tão autoritário é o seu desdem pela sociedade civil e pela democracia representativa, o direito não é necessariamente o fomento do conflito ou estímulo de interesses. Ela não vislumbra no seu horizonte cooperação e integração de classes. Só enxerga conflito e poder em tudo, exagerada.
20 minutos falando sobre uma suposta democracia que na prática não condiz com a realidade. A realidade da democracia é que ela concentra toda sorte de poder nas mãos dos políticos, fazendo com que os seus interesses sulbjuguem o resto da sociedade. Na há garantia alguma que os representantes do povo efetivamente lutem pelos interesses dos seus eleitores. Pessoas que defendem excessivamente a democracia normalmente fazem isso não por visarem o bem coletivo, mas sim por visarem interesses excusos.
A possibilidade é proxima de zero por um motivo muito simples... a esquerda alimenta os oligopolios e os fortalece, pois planeja estatiza-los quando tiver poder para isso... Isto é historico... vide getulio vargas que estatizou as mineradoras e campos de petroleo privados que a partir de entao formaram a vale e a petrobras... estatizou tambem ferrovias, hidreletricas e tudo mais que encontrou pela frente! A esquerda quer os oligopolios. Esta é a questao!
+Investidor de Risco Primeiro agradeço a educação, ultimamente tem sido difícil conversar. Também concordo com a ideia de estatização da "esquerda", uma estatiza e diz que isso é a solução, já a "direita" a solução é privatizar, talvez eu esteja errado, mas tenho a impressão que definir "esquerda" e "direita", como incomunicáveis tanto no debate quanto na política, é um projeto eficaz para manter o "povo" longe da esfera pública. Enquanto isso o troca troca político descansa em paz, e eu como sou da "esquerda" ou "direita" me sinto representado.
sk1 Do ponto de vista econômico Vargas era mais para a esquerda... Estado grande, estatizações, trabalhismo... Mas certamente Vargas não era comunista e muito menos liberal... Não aderiu a nenhuma das ideologias e estava mais para o centro... Era um nacionalista que abusava do populismo... Acho que o Ciro Gomes apresenta características que remetem a Vargas...
Branca, talvez vc goste desse vídeo: ruclips.net/video/KgtaUAWWqt8/видео.html Trata-se da entrevista com o professor baiano Carlos Zacarias, que se envolveu em uma grande polêmica ao propor a disciplina sobre o Golpe de 2016 na UFBA. Essa é a entrevista completa, mas os vídeos foram fracionados em diversos blocos por assunto e estão todos disponíveis no canal A Nova Máquina do Tempo, que debate política, ciência e filosofia, e é conduzido pelo historiador e doutor em saúde pública, André Teixeira Jacobina. Na oportunidade, eles também conversaram sobre outros temas, como a execução de Marielle Franco, o futuro da Democracia, a necessidade da luta pela democratização e formas de combater a corrupção.
Professora Marilena Chauí, grata por sua grande aula.
😍
Que Mulher maravilhosa! Que precisão! Que inteligência!
Meu Deus!!!! Como eu gostaria de ter escrito tudo isso, exatamente dessa forma. Graças!
Cheguei nos comentários e só me deparei com gente inteligentíssima comentando contra Marilena.
Pensadores freesstyle ao ataque
Devemos muito as análises críticas da professora Marilena Chauí. Sua lucidez filosófica a qual utiliza para analisar temas tão caros à nossa sociedade, como a democracia por exemplo, deve ser exaltada e não criticada de forma estúpida ou irresponsável, como ocorreu em alguns comentários aqui. Quisera eu ter ao menos um terço de todo seu conhecimento! Aos que criticaram, justifiquem sua crítica, mas acho que não tem competência para isso. Viva a Marilena Chauí!
A filósofa está dando uma aula acerca do conceito de democracia - que vai além do pensamento liberal - e a mentalidade do povo não chega nem perto!
Juliana Contti Castro Vc é tão idiota como essa tresloucada mais o seu caso Juliana com certeza é falta de homem mesmo. Fock you!
Parabéns, concordo plenamente. Meus cumprimentos do RJ.
É engraçado que as pessoas se atém a uma frase recortada e descontextualizada proferida há um bom tempo para criticá-la, além de não terem coragem de nem mesmo assumir suas opiniões, se escondendo atras de fakes...
Qual frase? Sei lá... tenho vários receios quanto a Chauí desde que ela chamou de fascistas os anarquistas que usavam da tática do Black Bloc para a Polícia Militar do Rio. Anarquismo é mais oposto ao nazi-fascismo até que o comunismo... O medo do PT de ser contrariado faz dele muito incoerente... o que é uma pena e afasta as alas mais à esquerda que ele de apoia-lo.
Você tem razão em vários aspectos Gláucio, mas a galera pira com a: "Eu tenho horror a classe média!!"pra fritar ela. Não digo que anarquistas são fascistas ou nazi-fascistas, isto seria até mesmo um erro conceitual, mas que muitos "fascistóides" pegaram carona nas jornadas de junho é fato... Suas ações puderam ser isoladas, mas só depois de certo tempo, mas puderam felizmente...
Janaina Mayra de Oliveira Weber Concordo que brotaram de fora das sombras naquele Junho... Mas cresceram porque se deu muito mais essa briga interna da esquerda, ao invés dela mirar suas armas só contra a "classe média" que ela descreveu mais como uma ideologia pequeno burguesa do como uma condição objetiva real, já que ela fala de trabalhadores que ganham mais do que a maioria e sonham como americanos (aliás ela deixa isso mais claro no texto completo sobre a ida dela ao banco)
Se o PT tivesse tentando mirar mais na burguesia e menos no que os leninistas consideram "ultra-esquerda" esses grupos, que é o único que ainda luta contra o fascismo do capitalismo hoje de frente, não colocaria em mira o PT junto com todo o resto.
"A melhor maneira de combater a estrema esquerda... é deixar ela falar" é só tiro no pé!
Pra mim não faz, mas acho que quem sabe o que sustenta assume e escreve embaixo, os mais antigos diriam que "é homem pra assumir e sustentar o que pensa e faz"... Mas é difícil humanos hoje em dia, o mundo está infestado de covardes e a covardia está virando regra infelizmente...
Que explicação deliciosa! Obrigado professora 😍😍😍
Aula sobre democracia; perfeita!
Gostaria de saber qual o material que ela está lendo. Alguém pode me passar o título e editora? Obrigado.
É um texto que ela fez para expor.
Por mais Filosofia (amigo da sabedoria) no Brasil! Os inimigos do conhecimento reduzem tudo a "comunismo", nunca leram sobre o assunto, mas já têm uma opinião formada.
A criação de direitos incomoda vivamente os que ganharam a presunção de que seus privilégios são direitos, mas que os direitos aos despossuídos seriam privilégios. "Argumentum ad hominem" é a forma mais baixa de contestação intelectual, típica de quem não tem possibilidade de debater o cerne da questão, posto que isso apontaria inescapavelmente seus ilegítimos privilégios. A Professora Marilena Chauí é clara, precisa, mas não tem, por certo, a pretensão de ser entendida pelos fascistas. Menos mal que não se frustra. Optou por questionar a classe social a que pertence, o que jamais será perdoado por essa classe. Epur, a classe média fede.
Nenhuma novidade neste comentário... A constituição é clara ao determinar os direitos! voce apenas reafirma que nao respeita a constituição! A esquerda mais uma vez reclassifica definições e tenta impor a visão de uma minoria sobre toda a sociedade! Quanto ao facismo, ele é apenas um recorte do marxismo, assim como o nazismo, leninismo, stalinismo, getulismo, chavismo etc... São todos governos marxistas! Cabe lembrar que a maior parte da 2a guerra, stalin, hitler e mussolini eram aliados e repartiram territorios conquistados. A aliança só foi quebrada na segunda metade da guerra quando hitler surtou e decidiu invadir a URSS... Vale lembrar também que getulio vargas era um admirador do facismo alem de por diversas vezes ter manifestado apoio ao regime nazista. Alias a CLT nada mais é que uma cópia da carta del lavoro do regime facista... a CLT é uma lei facista! O Brasil sofre com a esquerda desde sempre... Mal havia se iniciado a república e getulio dissolveu o congresso e impos uma ditadura marxista... dentre outras medidas, estatizou as empresas de mineração (criando a vale), os campos de exploração de petroleo (criando a petrobras), as ferrovias, as hidreletricas... Sim... a origem da vale e da petrobras é privada... o governo tomou estas empresas de investidores que simplesmente quebraram! Espantou os investidores privados desde o início e pagamos o preço desde entao... Ja Juscelino acabou com as ferrovias para se unir ao oligopolio da industria automobilistica... Tambem se uniu as empreiteiras para construir Brasilia... A uniao entre oligopolios e governo começaram a se formar nesta época... Se existem privilégios eles surgem da relação entre governo e oligopólios... A grande maioria da população luta muito para conquistar seus direitos!
+Investidor de Risco Mises estragou muito jovem vendo marxismo em tudo.
A abordagem lúcida de Marilena Chauí é sempre um bálsamo num momento em que viceja o ódio e a insensatez. Com uma expressão cristalina, trás à luz da manhã ensolarada ideias e teorias a serem partilhadas pelo conjunto societário. Intelectuais orgânicos como Marilena Chauí é que nos fazem falta na quadra história em que vivemos. Sempre partícipe, Marilena sempre permite que, com suas abordagens, elucide os elementos que o "poder" deseja esconder. Descortinar a realidade é uma forma de lançar luzes em "objetos" que, de outra maneira, nos seriam impenetráveis à nossa compreensão. É um orgulho a todo brasileiro pensante ter em nosso convívio uma intelectual do quilate de Marilena Chauí. Obrigado por tudo, professora!!
Marivaldo, talvez vc goste desse vídeo: ruclips.net/video/KgtaUAWWqt8/видео.html
Trata-se da entrevista com o professor baiano Carlos Zacarias, que se envolveu em uma grande polêmica ao propor a disciplina sobre o Golpe de 2016 na UFBA.
Essa é a entrevista completa, mas os vídeos foram fracionados em diversos blocos por assunto e estão todos disponíveis no canal A Nova Máquina do Tempo, que debate política, ciência e filosofia, e é conduzido pelo historiador e doutor em saúde pública, André Teixeira Jacobina.
Na oportunidade, eles também conversaram sobre outros temas, como a execução de Marielle Franco, o futuro da Democracia, a necessidade da luta pela democratização e formas de combater a corrupção.
Grande análise e pelo tempo pouco pode se falar de Brasil. Aqui o problema ganha proporções de uma sociedade de castas.
Sempre uma aula
A partir dos 18 minutos... A definição de violência apresentada atinge em cheio a esquerda marxista brasileira.
Violência:
- Tudo que age usando a força para ir contra a natureza de um ser: A tentativa de imposição da igualdade num ser naturalmente diferente é uma clara violação da natureza do ser humano. Não estou dizendo de seres humanos melhores ou piores que outros. Estou dizendo que os seres humanos são diferentes, buscam coisas diferentes, valorizam coisas diferentes. Mas a esquerda marxista quer por que quer impor a igualdade e usa de violência para avançar neste objetivo.
- Todo ato de força contra a espontaneidade, a vontade, a liberdade de alguém: A esquerda marxista ataca o tempo todo a espontaneidade, a vontade e a liberdade e não aceita que as pessoas sejam religiosas, valorizem a família, valorizem a livre iniciativa, a esquerda discrimina, oprime e é feroz frente a opiniões divergentes as dela... Exemplos não faltam de atos violentos contra a espontaneidade, vontade e liberdade... A esquerda pretende impor sua visão sobre os demais.
- Todo ato de violação da natureza de alguém ou de alguma coisa valorizada positivamente pela sociedade. Todo ato de transgressão contra aquelas coisas e ações que a sociedade define como justas ou um direito: Mais uma vez a esquerda marxista viola diversos pontos que a sociedade valoriza, como por exemplo a propriedade privada. Do pobre ao rico, todos tem um senso muito claro de propriedade e valoriza isto. A esquerda também agride instituições valorizadas pela sociedade, como a justiça, a polícia, etc. Mias uma vez a esquerda tenta impor sua visão de mundo, não se importando com o que a sociedade majoritariamente defende e valoriza.
Resumidamente, a esquerda parte do pressuposto que sua forma de pensar é a única válida, não aceita oposição, não aceita o diálogo, não aceita o convívio, parte do princípio que quem pensa ou age diferente automaticamente a agride e a partir desses postulados fanatizados, parte para o ataque, para a guerra, para o terror e para diversas outras formas de agressão.
Antes da burguesia, todos eram servos da nobreza... A burguesia, livre, tomou a iniciativa, prosperou e se livrou da servidão... A esquerda marxista, por algum tipo de retardo, ao invés de se unir a burguesia, luta desesperadamente para voltar à servidão, desta vez como servos do estado... E ainda acha que a burguesia que quer ser livre é que está errada...
No mais, por onde passa, onde governa, a esquerda destroi a sociedade, e o que se ve é terra arrasada, morte, fome e miséria... Um bando de lunáticos, fanáticos, analfabetos políticos e analfabetos economicos. FATOS!
A violência maior está no fato de que a esquerda marxista não percebe e nem reconhece a sua própria violência.
Se eu ouvisse esse discurso numa palestra, o aplaudiria de pé!
Sensacional!
Pena que aquela que "odeia a classe média" - sendo da classe média (o que corrobora sua tese de que a esquerda marxista não se conhece e não percebe seu modus operandi enquanto agente político) - não se toca da quantidade de asneiras que diz.
❤❤❤❤❤❤
Sensacional!
Essa maluca é paga com dinheiro do contribuinte. Tem que ser aposentada compulsoriamente e ir para um asilo.
coxinha ofende,refutar nada
Uma das mais grande pensador a da nossa época e eh brasileira!!
Fora Temer golpista.
a violência contra ela é absurda!
"A sociedade autoritária" brasileira não conhece a Alteridade!
Juliana, talvez vc goste desse vídeo: ruclips.net/video/KgtaUAWWqt8/видео.html
Trata-se da entrevista com o professor baiano Carlos Zacarias, que se envolveu em uma grande polêmica ao propor a disciplina sobre o Golpe de 2016 na UFBA.
Essa é a entrevista completa, mas os vídeos foram fracionados em diversos blocos por assunto e estão todos disponíveis no canal A Nova Máquina do Tempo, que debate política, ciência e filosofia, e é conduzido pelo historiador e doutor em saúde pública, André Teixeira Jacobina.
Na oportunidade, eles também conversaram sobre outros temas, como a execução de Marielle Franco, o futuro da Democracia, a necessidade da luta pela democratização e formas de combater a corrupção.
Uma internação psiquiatra para a boca intestinal acima... Sou classe média, usuário de metro e trabalhador ohhhh louca semeadora de ódio dona Marilena Chaui
Toda sociedade quando a grande maioria possui uma crença, é normal que o desejo da maioria procure sempre ser imposto, seja crença conservadora ou ateísta. Essa visão de que a doença está na ideologia está errada. A maioria sempre irá impor aquilo que se acredita.
15:44 .....até 16:34 .
@@fernandosantosii5276 a estreiteza do pensamento dela é reconhecido em 4 universidades do mundo, onde ela é Honnoris Causa, incluindo a Paris VIII, é reconhecido pelo maior prêmio brasileiro para escritores, o Jabuti: ela ganhou 2. É expresso num dos mais importantes livros sobre Espinosa já escritos no mundo.
E o seu, amiguinho? Seu pensamento largo é reconhecido por quem?
Nem pelo sua família, pelo jeito.
Chamar a Chauí - uma agente do comunismo no meio universitário - de filósofa é uma ofensa aos verdadeiros filósofos.
Quem são esses? Queria saber...
Podemos filosofar acerca, até de um prato de bosta, E neste âmbito, essa senhora faz parte bem mais ativa que muitos. Ela caga, mija e bem melhor enche o pinico que está vazio: daqueles que comem bosta, enquanto não comam lixo.
Ela não vai falar , porque o ato de falar não lhe pertence , ela vai sim é zurrar , e os que tem orelhas compridas e também zurram , gostam de escuta-la , parece que ela está zurrando a palavra democracia , como se ela entendesse , o que é uma democracia . Essa mulher só pode dar aula num hospício , por que só louco pra escuta-la .
Marilena Chauí me incomoda, por vezes (ou muitas vezas), porque deixa a emoção passional a dominar a sua fala. Sou liberal e capitalista. Neste vídeo da Chauí, mais ponderado e bem fundamentado, pude entender um pouco melhor o pensamento dela e, por extensão, de parte do pensamento da "esquerda". Há, claro, premissas importantes para Chauí das quais discordo, mas ela fez conexões de causa e efeito muito importantes entre o pseudo-liberal-capitalismo vigente no Brasil (uma oligarquia predatória) que explora os demais cidadãos trabalhadores. Por isso, pela fundamentação, organização e apresentação das ideias, ainda que eu veja incorreções em muitas delas, eu curti positivamente este vídeo. Está difícil encontrar, dos dois lados, alguém que expõe claramente o que pensa.
Observo os dois lados (Esquerda e Direita), e vejo muita generalização e passionalidades.
Do lado da direita (minha formação e minha tendência), observo que uma parte acredita que se o bolo da economia crescer, estará resolvido o problema da desigualdade econômica, pois o Brasil será rico (erra ao confundir problemas de produção com problemas de distribuição, além do fato que o BR cresceu e a desigualdade multiplicou).
Uma segunda parcela da direita acha mesmo que a cereja do bolo é prá quem se esforçar mais e chegar primeiro, cabendo aos outros o resto; acreditam que essa didática, por si só, fará com que todos se motivem e tenham condições de pegar a cereja do bolo, esquecendo que, ainda que o bolo seja grande, não há facas e pratos para todos, os primeiros a chegar comem mais do que precisam/merecem e, pior, o bolo só tem uma cereja.
A terceira parcela acredita nestas duas coisas: crescer o bolo e que os melhores ganhem tudo aquilo que puderem carregar, devendo os demais se sujeitarem às migalhas no chão e à extinção, castração ou limpeza racial/social, bem nos estilo fascista.
Por fim, há os que estudam em profundidade as desigualdades bem como as ideias liberais e as ferramentas capitalistas para eliminar a injustiça e a desigualdade social; me vem a mente a imagem de uma família em que os mais experientes, sábios e fortes serão responsáveis pela alimentação e formação dos menos hábeis, isto é, o irmão mais velho cuidando dos mais novos.
A esquerda, eu ainda estou tentando entender. Genericamente eu percebo que há um grupo, que denomino "as minorias órfãs", que não entendem nada de democracia, política, economia etc., cujo único interesse é ver sua pauta de reinvindicações atendida pelo Estado, independentemente de qualquer impacto que venha a causar no todo; parecem acreditar que, se o governo, da noite para o dia aceitasse todas aquelas reivindicações das minorias, o Brasil seria muito melhor, esquecendo-se de que ele implodiria sem recursos e atacado de todos os lados.
Outra parcela da esquerda quer aumentar este estado para que ele possa atender a todos, por meio da estatização de indústrias, distribuição de terras, eliminação das grandes fortunas e divisão igualitária dos bens produzidos, o que me parece uma utopia, ou melhor, um futuro distópico que eu não quero para meus filhos.
Uma terceira parte quer logo é demolir o Estado e destruir a burguesia já! Para daí construir algo totalmente alinhado com o Marxismo e outros pensadores desta linha; estão dispostos a tudo para isso.
Por fim, há uma esquerda esclarecida, que domina em profundidade os problemas da sociedade, do ser humano enquanto indivíduo. É uma esquerda que, ao mesmo tempo em que é descrente das utopias cubanas e soviéticas, percebe com visão perspicaz a exploração que poderosos grupos perpetuam por traz do capitalismo, escondendo sua manipulação com a bandeira da liberdade e da democracia.
"Esquerda" e "Direita", precisamos nos estudar mais, buscar entender o ponto de vista daqueles que discordam de nós e mostrar com clareza nossos próprios fundamentos. Fugir dos confrontos ideológicos e construir os debates dialéticos para encontrar os caminhos para justiça, igualdade e liberdade.
A virtude está no meio, no meio daqueles que buscam, juntos, a Verdade.
Marilena, vou ser franco com a senhora: não gosto do comunismo, creio que os governantes não fazem uma boa gestão nesses regimes. Abraço.
A filosofa Marilena Chaui é a guardiâ da Etica nesse ambiente degradado pelo fascismo que campeia na formação social brasileira.
adorei esses discurso da prof Zambininha ela é cada dia mais esclarecedora
Uma pessoa que grita em alto em bom tom que ODEIA a classe média (que é justamente quem banca o Brasil) , não tem meu respeito!
Quem banca o Brasil é a classe trabalhadora! Inclusive a classe média que se acha rica, também faz parte dessa classe trabalhadora!
Rosineia, então aquela estória que o nove dedos conta que houve uma ascensão de todo trabalhador para a classe média é uma falácia!
pobre que se acha classe média e foda!!
então você não entendeu nada do que ela disse.
Fabio Locilento E vc se respeita? Vc respeita os demais e os vê como igual?!
Percebi que os autores de alguns comentários são psiquiatras. Afinal, quem tem o poder de diagnosticar(e tratar) a loucura é esse profissional.
Ah tah, sejamos todos iguais, TODOS, ou seria TODES.... continuarei com o bom e velho português, TODOS, pq esse negócio de querer q todos vivamos de maneira igual, é uma utopia, a não ser q quem estiver no comando de uma nação, viva igual seu povo, e um professor de universidade, por exemplo, ganhe o mesmo q um faxineiro.
Esse povo vive no século 21 como se fosse século 18.
A Dra. afirma que a sociedade é autoritária, Tão autoritário é o seu desdem pela sociedade civil e pela democracia representativa, o direito não é necessariamente o fomento do conflito ou estímulo de interesses. Ela não vislumbra no seu horizonte cooperação e integração de classes. Só enxerga conflito e poder em tudo, exagerada.
20 minutos falando sobre uma suposta democracia que na prática não condiz com a realidade.
A realidade da democracia é que ela concentra toda sorte de poder nas mãos dos políticos, fazendo com que os seus interesses sulbjuguem o resto da sociedade. Na há garantia alguma que os representantes do povo efetivamente lutem pelos interesses dos seus eleitores.
Pessoas que defendem excessivamente a democracia normalmente fazem isso não por visarem o bem coletivo, mas sim por visarem interesses excusos.
Não há uma possibilidade de juntar essa tal "esquerda" e "direita" brasileira, e tirar a velha oligarquia do poder, ou isso seria utópico?
A possibilidade é proxima de zero por um motivo muito simples... a esquerda alimenta os oligopolios e os fortalece, pois planeja estatiza-los quando tiver poder para isso... Isto é historico... vide getulio vargas que estatizou as mineradoras e campos de petroleo privados que a partir de entao formaram a vale e a petrobras... estatizou tambem ferrovias, hidreletricas e tudo mais que encontrou pela frente! A esquerda quer os oligopolios. Esta é a questao!
+Investidor de Risco Primeiro agradeço a educação, ultimamente tem sido difícil conversar. Também concordo com a ideia de estatização da "esquerda", uma estatiza e diz que isso é a solução, já a "direita" a solução é privatizar, talvez eu esteja errado, mas tenho a impressão que definir "esquerda" e "direita", como incomunicáveis tanto no debate quanto na política, é um projeto eficaz para manter o "povo" longe da esfera pública. Enquanto isso o troca troca político descansa em paz, e eu como sou da "esquerda" ou "direita" me sinto representado.
sk1 Do ponto de vista econômico Vargas era mais para a esquerda... Estado grande, estatizações, trabalhismo... Mas certamente Vargas não era comunista e muito menos liberal... Não aderiu a nenhuma das ideologias e estava mais para o centro... Era um nacionalista que abusava do populismo...
Acho que o Ciro Gomes apresenta características que remetem a Vargas...
Acho que a união Vargas e Prestes é meio o que o Gabriel esta comentando.
Estilo a união Vargas e Prestes?
Uma decepção...
Cheguei mais rápido que os 4 advogados do Adelio, Haddad 17 sem medo de ser feliz 😁
Essa mulher é maluca!!!!!
Ela falou tanta coisa que ja foi pesquisada e voce so tem isso para emitir sua opiniao sobre ela? Voce so aprendeu a falar papa ,mama
Parabéns entendi está palestrihna se jogar capim e comer é PT, se fumar é Psol 😁
Outro que aprendeu a caminhar aos dez anos e ate hoje so aprendeu a falr papa,mama.
Lula o meor presidente do Brasil
Que fala chata!!!
tadinha da senhorinha,o dó!!!
A esquerda ferrenha e feroz falando de Democracia...???😂
essa mulher é ruim até lendo, minha nossa.
coxinha ofende,refutar nada
Branca, talvez vc goste desse vídeo: ruclips.net/video/KgtaUAWWqt8/видео.html
Trata-se da entrevista com o professor baiano Carlos Zacarias, que se envolveu em uma grande polêmica ao propor a disciplina sobre o Golpe de 2016 na UFBA.
Essa é a entrevista completa, mas os vídeos foram fracionados em diversos blocos por assunto e estão todos disponíveis no canal A Nova Máquina do Tempo, que debate política, ciência e filosofia, e é conduzido pelo historiador e doutor em saúde pública, André Teixeira Jacobina.
Na oportunidade, eles também conversaram sobre outros temas, como a execução de Marielle Franco, o futuro da Democracia, a necessidade da luta pela democratização e formas de combater a corrupção.