É tão deve ser tão dificil ou tão facil pra algumas pessoas, já desde o começo já tenho minhas preferencias e assim vou vendo o que me identifico mais e o que quero apresentar ao mundo. Bem legal o video.
Realmente é mais tranquilo para algumas pessoas escolher por já terem alguma preferência ou até terem ido cursar psicologia a partir de ter lido algum autor ou linha. O que eu recomendo é não se fechar às outras possibilidades. Nesse sentido acho mais salutar ter uma visão mais ampla, participar de congressos de outras abordagens, enfim, ir conhecendo as outras possibilidades até para poder indicar em certos casos (no caso da psicologia clínica).
Felipe, eu não consigo me decidir. acho interessante a psicologia analítica, mais acho complexa. A TCC me chama a atenção por ser focada, mais ela não acredita no inconsciente. o que eu faço? Mikelly
@@rodrigoautor Interessante. Mas minha professora diz que não se deve seguir com a TCC e a Psicanálise juntas, porque elas são opostas. Pensamento dela ne.
Eu gosto muito de várias teorias... claro, com olhos de estudante e não de psi clínica... não consigo gostar da psicanálise freudiana... Jung faz muito mais sentido. Mas confesso: tenho uma quedinha pela TCC e também pela feno do Rogers... puro amor! :-) Vamos em frente... obs.: quando eu deixar de ser dura, vou assinar seu site. Adoro! Bjs
Oi Cintia! Acho que para concordarmos um pouco mais com Freud precisamos passar pela análise, pelo processo de associar livremente, seja o que for que surja em nossa mente. Será um prazer estudarmos juntos! Abraços!
Pois é. Gostei muito do atendimento clínico. Mas ainda não tenho um bom entendimento de nenhuma das abordagens. Quando entendo a prática, não entendo a teoria. Quando entendo a teoria, não entendo a prática. Sei que quando eu me formar, não terei ainda a menor possibilidade de montar um consultório por questões financeiras. Agora fazendo os estágios curriculares, ainda não encontrei nenhum campo que realmente me chame atenção. Escolar eu odiei. Organizacional foi meio equivocado, não era em empresa como eu imaginava e gostaria e sim numa instituição pra menores aprendizes em situação de vulnerabilidade social. Era um grupo de escuta com viés psicanalítico e voltado pra orientação profissional dos adolescentes. Também não me agradou. Agora estou fazendo os estágios de saúde e comunitária /social e também não estou gostando nenhum pouco. Será que só descobri agora, quase no 5 ano, que não tenho vocação pra ser psicóloga? Observação: Sou bolsista do PROUNI e terminei o ensino médio por meio de supletivo em escola pública após ter ficado sem estudar e sendo sustentada pelo marido e cuidando dos filhos durante 18 anos. Não tenho nehuma profissão definida e nem outra formação. Nunca trabalhei em outra área que não seja a operacional. Não me dei bem em nenhum emprego braçal, por isso voltei a estudar. Tenho 37 anos. Estou desesperada.
Fala, meu xará!! Encontrei seu vídeo muito interessante mas na verdade eu estava procurando uma abordagem para me tratar. Teria algum vídeo orientando o cliente?
Poderia me indicar um livro principal de cada abordagem que possa me servir de guia para eu estudar como você disse no vídeo? Queria da psicanálise, Behaviorismo e da Gestalt! Estou ainda no inicio agosto estarei no 2 período, e como sabe ainda está tudo muito confuso. Mas notei na breve explicação sobres as 3 forças na aula de História da Psicologia, que a Gestalt me chamou a atenção, não sei se posso estar dizendo algo errado, mas parece que ela tem algo parecido com a psicanalise, gostaria de aprofundar e entender mais sobre a Gestalt pois noto que muitas pessoas param numa ideia pequena sobre ela e acho que ela pode ser muito eficaz também! Bom se puder me indicar livros que poderão me ajudar desde agora no inicio do curso eu agradeço muito! ^^
Andrei, desculpe pela minha intromissão pois você fez uma pergunta para o autor do vídeo. Mas, como eu me interesso muito por esse assunto, gostaria de citar o livro "Teorias da Personalidade" de James Fadiman e Robert Frager. O livro discorre sobre várias teorias da psicologia, inclusive as que você mencionou, de modo claro e bem organizado, e até relata as críticas que cada teoria recebeu. Felicidades.
Sim, para se conhecer bem determinada teoria psicológica, nada como ler os livros do próprio criador do sistema teórico. Porém (e isso é apenas uma impressão pessoal) no caso da psicanálise, talvez fique mais compreensível se o leitor antes buscar alguma obra introdutória (como por exemplo "Noções básicas de psicanálise" do Charles Brenner) antes de mergulhar nos livros do próprio Freud. Digo isso por causa da variedade das ideias psicanalíticas que remetem umas às outras e por vezes se emaranham e podem dificultar a compreensão de quem é iniciante no assunto. Mas, como eu disse, é apenas minha opinião pessoal. Felicidades e sucesso pessoal e profissional.
Ola Felipe eu venho acompanhando seu canal a alguns dias e gostei bastante, parabéns. Eu tenho uma duvida, eu estou pensando em me formar em psicologia, porém eu tenho duas tatuagens na perna e eu gostaria de saber se a profissão aceita esse tipo de coisa, eu já dei uma pesquisada mas não encontrei nenhuma fonte segura sobre o assunto. Então eu gostaria de saber mais sobre isso, se você me responder ficarei agradecida.
É meio complicado pois cada abordagem tem uma forma de pensamento e explicação da psique humana, não tenho tanta prioridade pra falar pois sou psiquiatra mas acredito que fica meio complicado a pessoa ter duas abordagens pois dificulta a forma de se enxergar o paciente e como se difunde a psicoterapia
olha a pergunta que eu fiz pra um psicologo no youtube pra vc entender melhor Eu normalmente n consigo começar uma conversa por n ter nada a dizer ,n por ter vergonha do que vão achar, mas pq eu realmente n sinto uma vontade espontaneo pra dizer,isso esta me atrapalhando muito, queri saber se isso tem um nome ,e oque eu posso fazer pra melhorar. Pq isso me faz até entrar numa crise existencial eu acho ,tipo eu fico analisando oque é realmente importante a ser dito,pq quando analiso as pessoas vejo que elas só conversam sobre problemas ,e penso "como vou conversar com alguém sobre problemas ,ninguém quer conhecer uma pessoas apenas para falar sobre problemas,nem eu,ai oque sobra são histórias sobre experiencias baseados em problemas,tipo fui num show de uma pessoas que as musicas são sobre os problemas da sociedade ou de relacionamentos e como resolve los,ou ,la a gente bebeu e conversou sobre oque a gente vai fazer da vida ou como se resolve tal problema".Percebi que as conversas legais estão nessas coisas simples como ,comes e bebes ,lugares, coias que dão prazer de se fazer etc,e o resto é só sobre os problemas,mas a maior parte das conversas estão nos problemas acho que é por isso que n tenho muito oque dizer, n sei se eu preciso ter mais experiencias pra ter oque dizer,pq já faz um tempo que n saio de casa pra algo diferente,mas ninguém tem um relacionamento prazeroso sem antas conversas sobre os problemas ,isso que me deixa estagnado,oque adianta eu fazer uma fogueira se n tenho sobre oque conversar(que é minha dificuldade de começar uma conversa)Eu penso de mais fico analisando essas coias e não vivo.Mas eu não entendo oque estou passando,não adianta eu ficar dizendo tudo oque penso ,mas se isso tem algum nome vc ja deve ter sacado oque é ,só quero saber se isso tem um nome e como acabo com isso.Agradeço se tiver uma resposta 😉
Felipe de Souza é li seu artigo: Diferença entre introversão e extroversão...., o problema é que sou muito introvertido ,penso muito antes de falar e n acabou dizendo nada kkk ,queria saber como poderia me tornar mais extrovertido ,mas sem ser inconsequente ?
Lucas, primeiro é importante pensar no porquê de querer ser mais extrovertido. Quando e com quem? Depois, existem muitos cursos que podem ajudar (PNL, Teatro, Oratória, etc) e a própria psicoterapia.
Bom ... ,pq n ser extrovertido esta me atrapalhando a criar novos relacionamentos ,por n ter oque dizer,principalmente com as mulheres,para ter relacionamentos mais intimos ,namorar etc,o problema é que eu n sei em que assunto tocar.Quando: quando me interesso por uma pessoa ,mas por n conhecer ela n sei oque dizer,parece falta de criatividade sei la ,tipo depois do oi td bem,n sei sobre oque conversar,n sei se é falta de informação,ou de confiança,não sei se conhecer mais pessoas pra ter mais experiencias,ou atividades ajuda,ou se as amizades ão feitas por meio de outros amigos,quando vc esta em uma turma,eu fico tentando analisar oque as pessoas conversam pra tentar acabr com eses bloqueio.Eu comecei a fazer teatro a pouco tempo ,mas ainda n estou vendo muito resultado.
Ainda tenho dúvidas sobre minha futura abordagem, pois amo o behaviorismo, mas acredito que vou "casar" com o humanismo. rs No mais, ainda estou em processo, escolha não tão fácil, no momento, só sei que amo as Psicologias. ^^ Ótimo vídeo! Vou me inscrever!
Olá! Ter dúvidas significa, neste caso, que estamos pensando. E isso é o mais importante. Pensar e estudar para conhecer primeiro, antes de escolher sem saber as outras opções. Grande Abraço!
Seria muito interessante um vídeo sobre hipnose clínica... Aliás, na faculdade não aprende hipnose, né? Digo, na prática... Só profissionais da área da saúde mental podem ser hipnoterapeutas, certo? E pra hipnose pra entretenimento daí pode ser qualquer um? Obrigada! :3
Ah, mudando totalmente de assunto hahah... Eu ainda nem comecei na facul de psicologia mas já tenho uma "preocupação", eu sou tatuada e pretendo fazer mais tattoo's e mesmo que isso me atrapalhe um pouco, ainda assim farei mais, pois é assim que me sinto bem. Tu acha que talvez eu possa enfrentar alguma dificuldade por conta disso? Acredito que talvez na área de RH mas e nas outras? Obrigada por responder!!!! aeee
Éh normal voc já escolher a abordagem desde o 1º semestre? kkkk Amo Behaviorismo ♥ E espero me desenvolver bem nos quesitos relacionados. Pq não adianta nada gostar, e não saber desenvolver.
É normal Clara! Eu, desde antes de entrar na faculdade em 2002, gostava da obra do Jung. Estudei sozinho durante a faculdade quase toda, já que só no final o Prof. Walter Melo foi para a UFSJ. Apesar dessa dificuldade, continuei estudando e acabei fazendo doutorado sobre o seu Livro Vermelho. Uma única recomendação que daria é não se fechar. O behaviorismo - mesmo com polêmicas teóricas - se relaciona com a psicologia cognitiva e deu ensejo também à terceira onda das psicologias comportamentais, nas quais incluímos, por exemplo, Mindfulness. Abraços
queria só essa serenidade! 😊
Parabéns, Felipe!
Adoro seus vídeos!
Obrigada pelo canal... ajuda muito!
Muito obrigada colega, realmente a dica é muito válida e pretendo fazer isto.
Estou aqui na batalha para conseguir escolher a abordagem e suas dicas foram valiosas! Obrigada! Canal massa!
Olá Isabel!
Fico muito feliz que tenha gostado! :)
Vem pra COMPORTAMENTAL 😂😂
Parabéns Felipe, bem legal o vídeo. Eu particularmente gosto muito da abordagem fenomenológica-existencial leio Sartre e Husserl, gosto muito.
E aí?
É tão deve ser tão dificil ou tão facil pra algumas pessoas, já desde o começo já tenho minhas preferencias e assim vou vendo o que me identifico mais e o que quero apresentar ao mundo. Bem legal o video.
Realmente é mais tranquilo para algumas pessoas escolher por já terem alguma preferência ou até terem ido cursar psicologia a partir de ter lido algum autor ou linha. O que eu recomendo é não se fechar às outras possibilidades. Nesse sentido acho mais salutar ter uma visão mais ampla, participar de congressos de outras abordagens, enfim, ir conhecendo as outras possibilidades até para poder indicar em certos casos (no caso da psicologia clínica).
Felipe, eu não consigo me decidir. acho interessante a psicologia analítica, mais acho complexa. A TCC me chama a atenção por ser focada, mais ela não acredita no inconsciente. o que eu faço? Mikelly
Mikelly Dayane Santos compartilho do mesmo dilema rs
E aí, more?
@@cristinalopes6357 compartilho do mesmo dilema tbm.
@@rodrigoautor Interessante. Mas minha professora diz que não se deve seguir com a TCC e a Psicanálise juntas, porque elas são opostas. Pensamento dela ne.
@@rodrigoautor obrigada pela dica. vou procurar.
Eu adorei esse vídeo, ele realmente me ajudou. Muito obrigada e continue assim Felipe. Um abraço! #Partiuaprofundar
Fico muito feliz que tenha ajudado Thainá!
qual livro você indicaria para ajudar nesse processo?
Eu gosto muito de várias teorias... claro, com olhos de estudante e não de psi clínica... não consigo gostar da psicanálise freudiana... Jung faz muito mais sentido. Mas confesso: tenho uma quedinha pela TCC e também pela feno do Rogers... puro amor! :-)
Vamos em frente... obs.: quando eu deixar de ser dura, vou assinar seu site. Adoro! Bjs
Oi Cintia!
Acho que para concordarmos um pouco mais com Freud precisamos passar pela análise, pelo processo de associar livremente, seja o que for que surja em nossa mente.
Será um prazer estudarmos juntos! Abraços!
O que seria o método de associação livre, Felipe?
+Marina Teodoro veja aqui - ruclips.net/video/UEqmZ2E1o64/видео.html
Olá Felipe. O que fazer quando se chega ao final do 8º. período do curso de psicologia e ainda não se decidiu por nenhuma abordagem?
Andreia, você tem preferido a psicologia clínica?
Pois é. Gostei muito do atendimento clínico. Mas ainda não tenho um bom entendimento de nenhuma das abordagens. Quando entendo a prática, não entendo a teoria. Quando entendo a teoria, não entendo a prática. Sei que quando eu me formar, não terei ainda a menor possibilidade de montar um consultório por questões financeiras. Agora fazendo os estágios curriculares, ainda não encontrei nenhum campo que realmente me chame atenção. Escolar eu odiei. Organizacional foi meio equivocado, não era em empresa como eu imaginava e gostaria e sim numa instituição pra menores aprendizes em situação de vulnerabilidade social. Era um grupo de escuta com viés psicanalítico e voltado pra orientação profissional dos adolescentes. Também não me agradou. Agora estou fazendo os estágios de saúde e comunitária /social e também não estou gostando nenhum pouco. Será que só descobri agora, quase no 5 ano, que não tenho vocação pra ser psicóloga? Observação: Sou bolsista do PROUNI e terminei o ensino médio por meio de supletivo em escola pública após ter ficado sem estudar e sendo sustentada pelo marido e cuidando dos filhos durante 18 anos. Não tenho nehuma profissão definida e nem outra formação. Nunca trabalhei em outra área que não seja a operacional. Não me dei bem em nenhum emprego braçal, por isso voltei a estudar. Tenho 37 anos. Estou desesperada.
Olá Andreia, desculpe pela demora. Nesse caso pode ser interessante para ti fazer Orientação Profissional.
Obrigada Felipe de Souza
Andreia, e aí, conseguiu escolher a abordagem?
Eu quero o NETFLIX da Psicologia 😂😂😂😂
Oie!
Veja aqui - www.psicologiamsn.com/produto/assinatura-total-acesso-a-todos-os-videos-psicologia-msn
Estou entre Psicologia Analítica,Psicanálise,Gestalt e teoria cognitiva,chego já no período 6
EU ESTOU JUSTAMENTE COM ESSA DUVIDA!!
Quero estudar psicologia e quero focar no comportamento
Olá..tem como deixar o nome dos livros aqui no link?
Fala, meu xará!! Encontrei seu vídeo muito interessante mas na verdade eu estava procurando uma abordagem para me tratar. Teria algum vídeo orientando o cliente?
Olá, dica de vídeo: como escolher psicólogo para consulta com base na abordagem
Olá Karen! Obrigado pela dica. Talvez este texto já ajude - www.psicologiamsn.com/2015/02/psicoterapia-conheca-os-8-principais-tipos.html
Muito obrigada, o texto é muito bom!
Essa voz de ASMR é tão gostosa.
Poderia me indicar um livro principal de cada abordagem que possa me servir de guia para eu estudar como você disse no vídeo? Queria da psicanálise, Behaviorismo e da Gestalt! Estou ainda no inicio agosto estarei no 2 período, e como sabe ainda está tudo muito confuso. Mas notei na breve explicação sobres as 3 forças na aula de História da Psicologia, que a Gestalt me chamou a atenção, não sei se posso estar dizendo algo errado, mas parece que ela tem algo parecido com a psicanalise, gostaria de aprofundar e entender mais sobre a Gestalt pois noto que muitas pessoas param numa ideia pequena sobre ela e acho que ela pode ser muito eficaz também! Bom se puder me indicar livros que poderão me ajudar desde agora no inicio do curso eu agradeço muito! ^^
Andrei, desculpe pela minha intromissão pois você fez uma pergunta para o autor do vídeo. Mas, como eu me interesso muito por esse assunto, gostaria de citar o livro "Teorias da Personalidade" de James Fadiman e Robert Frager. O livro discorre sobre várias teorias da psicologia, inclusive as que você mencionou, de modo claro e bem organizado, e até relata as críticas que cada teoria recebeu.
Felicidades.
Nossa muito obrigado por pela indicação, me ajudará bastante! Pois são tantas as dúvidas! Obrigado!
Disponha.
@@andreig.azevedo3163 Oi! Está seguindo qual abordagem?
Sim, para se conhecer bem determinada teoria psicológica, nada como ler os livros do próprio criador do sistema teórico. Porém (e isso é apenas uma impressão pessoal) no caso da psicanálise, talvez fique mais compreensível se o leitor antes buscar alguma obra introdutória (como por exemplo "Noções básicas de psicanálise" do Charles Brenner) antes de mergulhar nos livros do próprio Freud. Digo isso por causa da variedade das ideias psicanalíticas que remetem umas às outras e por vezes se emaranham e podem dificultar a compreensão de quem é iniciante no assunto. Mas, como eu disse, é apenas minha opinião pessoal.
Felicidades e sucesso pessoal e profissional.
Olá, Felipe! Sou formada e ainda não consigo escolher uma abordagem? Vou começar atender em breve... Obrigada
E aí?
Ola Felipe eu venho acompanhando seu canal a alguns dias e gostei bastante, parabéns.
Eu tenho uma duvida, eu estou pensando em me formar em psicologia, porém eu tenho duas tatuagens na perna e eu gostaria de saber se a profissão aceita esse tipo de coisa, eu já dei uma pesquisada mas não encontrei nenhuma fonte segura sobre o assunto.
Então eu gostaria de saber mais sobre isso, se você me responder ficarei agradecida.
#FelipeRespondeAqui
Emily e Clara, eu devo gravar um vídeo essa semana respondendo a pergunta ok. Abraços
+Felipe de Souza (Psicólogo) ok, muito obrigada!😉
Emily e Clara, vejam aqui - ruclips.net/video/pTOBOJuyask/видео.html
Olá? Seria possível ser especialista em psicanálise e comportamental? E trabalhar com essas duas abordagens tão diferentes!
Também queria saber pois amo as duas
É meio complicado pois cada abordagem tem uma forma de pensamento e explicação da psique humana, não tenho tanta prioridade pra falar pois sou psiquiatra mas acredito que fica meio complicado a pessoa ter duas abordagens pois dificulta a forma de se enxergar o paciente e como se difunde a psicoterapia
olha a pergunta que eu fiz pra um psicologo no youtube pra vc entender melhor
Eu normalmente n consigo começar uma conversa por n ter nada a dizer ,n por ter vergonha do que vão achar, mas pq eu realmente n sinto uma vontade espontaneo pra dizer,isso esta me atrapalhando muito, queri saber se isso tem um nome ,e oque eu posso fazer pra melhorar. Pq isso me faz até entrar numa crise existencial eu acho ,tipo eu fico analisando oque é realmente importante a ser dito,pq quando analiso as pessoas vejo que elas só conversam sobre problemas ,e penso "como vou conversar com alguém sobre problemas ,ninguém quer conhecer uma pessoas apenas para falar sobre problemas,nem eu,ai oque sobra são histórias sobre experiencias baseados em problemas,tipo fui num show de uma pessoas que as musicas são sobre os problemas da sociedade ou de relacionamentos e como resolve los,ou ,la a gente bebeu e conversou sobre oque a gente vai fazer da vida ou como se resolve tal problema".Percebi que as conversas legais estão nessas coisas simples como ,comes e bebes ,lugares, coias que dão prazer de se fazer etc,e o resto é só sobre os problemas,mas a maior parte das conversas estão nos problemas acho que é por isso que n tenho muito oque dizer, n sei se eu preciso ter mais experiencias pra ter oque dizer,pq já faz um tempo que n saio de casa pra algo diferente,mas ninguém tem um relacionamento prazeroso sem antas conversas sobre os problemas ,isso que me deixa estagnado,oque adianta eu fazer uma fogueira se n tenho sobre oque conversar(que é minha dificuldade de começar uma conversa)Eu penso de mais fico analisando essas coias e não vivo.Mas eu não entendo oque estou passando,não adianta eu ficar dizendo tudo oque penso ,mas se isso tem algum nome vc ja deve ter sacado oque é ,só quero saber se isso tem um nome e como acabo com isso.Agradeço se tiver uma resposta 😉
Lucas, veja aqui - ruclips.net/video/0NN6yrxfnkg/видео.html
Felipe de Souza é li seu artigo: Diferença entre introversão e extroversão...., o problema é que sou muito introvertido ,penso muito antes de falar e n acabou dizendo nada kkk ,queria saber como poderia me tornar mais extrovertido ,mas sem ser inconsequente ?
Lucas, primeiro é importante pensar no porquê de querer ser mais extrovertido. Quando e com quem? Depois, existem muitos cursos que podem ajudar (PNL, Teatro, Oratória, etc) e a própria psicoterapia.
Bom ... ,pq n ser extrovertido esta me atrapalhando a criar novos relacionamentos ,por n ter oque dizer,principalmente com as mulheres,para ter relacionamentos mais intimos ,namorar etc,o problema é que eu n sei em que assunto tocar.Quando: quando me interesso por uma pessoa ,mas por n conhecer ela n sei oque dizer,parece falta de criatividade sei la ,tipo depois do oi td bem,n sei sobre oque conversar,n sei se é falta de informação,ou de confiança,não sei se conhecer mais pessoas pra ter mais experiencias,ou atividades ajuda,ou se as amizades ão feitas por meio de outros amigos,quando vc esta em uma turma,eu fico tentando analisar oque as pessoas conversam pra tentar acabr com eses bloqueio.Eu comecei a fazer teatro a pouco tempo ,mas ainda n estou vendo muito resultado.
interessante...
Ainda tenho dúvidas sobre minha futura abordagem, pois amo o behaviorismo, mas acredito que vou "casar" com o humanismo. rs
No mais, ainda estou em processo, escolha não tão fácil, no momento, só sei que amo as Psicologias. ^^
Ótimo vídeo! Vou me inscrever!
Olá! Ter dúvidas significa, neste caso, que estamos pensando. E isso é o mais importante. Pensar e estudar para conhecer primeiro, antes de escolher sem saber as outras opções. Grande Abraço!
Felipe de Souza Obrigada! ^^
oitavo semestre indo para o nono e penso na abordagem psicanalise,porém não sei se eu estou equivocado.Felipe podes me ajudar?
Psicanálise com as teórias de Freud e Lacan
Só você pode saber qual especialidade você quer seguir
Seria muito interessante um vídeo sobre hipnose clínica... Aliás, na faculdade não aprende hipnose, né? Digo, na prática... Só profissionais da área da saúde mental podem ser hipnoterapeutas, certo? E pra hipnose pra entretenimento daí pode ser qualquer um? Obrigada! :3
Thayse, eu escrevi este texto sobre hipnose -
www.psicologiamsn.com/2014/02/como-funciona-hipnose.html
Ah, mudando totalmente de assunto hahah... Eu ainda nem comecei na facul de psicologia mas já tenho uma "preocupação", eu sou tatuada e pretendo fazer mais tattoo's e mesmo que isso me atrapalhe um pouco, ainda assim farei mais, pois é assim que me sinto bem. Tu acha que talvez eu possa enfrentar alguma dificuldade por conta disso? Acredito que talvez na área de RH mas e nas outras? Obrigada por responder!!!! aeee
Thayse, eu devo fazer um vídeo essa semana ainda sobre este tema, ok. Abraços
Thayse, veja aqui o vídeo - ruclips.net/video/pTOBOJuyask/видео.html
Éh normal voc já escolher a abordagem desde o 1º semestre? kkkk Amo Behaviorismo ♥ E espero me desenvolver bem nos quesitos relacionados. Pq não adianta nada gostar, e não saber desenvolver.
É normal Clara! Eu, desde antes de entrar na faculdade em 2002, gostava da obra do Jung. Estudei sozinho durante a faculdade quase toda, já que só no final o Prof. Walter Melo foi para a UFSJ. Apesar dessa dificuldade, continuei estudando e acabei fazendo doutorado sobre o seu Livro Vermelho. Uma única recomendação que daria é não se fechar. O behaviorismo - mesmo com polêmicas teóricas - se relaciona com a psicologia cognitiva e deu ensejo também à terceira onda das psicologias comportamentais, nas quais incluímos, por exemplo, Mindfulness. Abraços
Obrigada pela resposta ☺ Eu tento me abrir a todas. E sei que vai fica muito difícil escolher lá na frente rs
Reich é o melhor rs
Mas infelizmente muito pouco estudado nas graduações de Psicologia
Freud não kk Carl...
Pode me beijar se quiser