Nós mulheres às vezes dizemos em tom de piada (ou às vezes com raiva mesmo) que seria ótimo que os homens soubessem o que é menstruar, sentir cólica e ter TPM todo mês, além da dor do parto, dentre outras. Quando vi a cena em que ela (se bem me lembro, os nomes deles eram "he" e "she") o faz ejacular sangue, pensei na personagem botando esse desejo em prática como vingança, simbólico da vontade de ver um homen realmente sofrendo os sofrimentos das mulheres. Até mesmo porque ele é atencioso, mas tem uma atitude que a inferioriza e infantiliza de certa forma. Ele se considera mais capaz e no controle por ser analista/cientista e subestima a complexidade e profundidade do mundo interior e da experiência dela. É a oposição milenar de racionalidade/ciência como masculina e intuição/sensibilidade feminina, a última sendo considerada ultrapassada e perigosa, coisa a ser combatida. Ela se confundindo com a natureza, os três animais e outros são símbolos pagãos, das religiões da deusa. E lembrando que o sangue menstrual também é vida e morte juntos afinal de contas é a destruição do "ninho" que foi criado pra receber o bebê. Já ouvi até, do ponto de vista psicanalítico, que a nossa angústia inexplicável que faz parte do a gente chama de TPM é um luto pela perda da criança que não nasceu. Esse filme é de fato muito rico.
Adoro cinema e Lars Von Trier, excelentes todos essas resenhas dos filmes, faz mais pra gente Vassoler...impressionada com sua memória tb. Parabéns pelo trabalho.
Faz também uma resenha do filme A Casa Que Jack Construiu, também é do Lars von Trier
3 года назад+1
Sugestão anotada, Nathan. Que tal se tornar membro humanista do meu canal para apoiar este projeto de universidade aberta no RUclips? Você escolhe uma faixa de apoio segundo sua possibilidade. Aqui vai o link: ruclips.net/channel/UCeKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin - conto com você, um abraço!
Professor, seu trabalho é simplesmente fantástico. Estou buscando todos os filmes que você resenha aqui no canal, para depois vir assistir ao vídeo. Este canal se tornou um "oásis" de cultura e conhecimento aqui no RUclips. Parabéns!!!
3 года назад+1
Muito obrigado, Domingos! Que tal apoiar o canal, amigo, se tornando membro humanista? Você escolhe a faixa e me ajuda neste projeto de universidade aberta no RUclips. Aqui vai o link: ruclips.net/channel/UCeKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin - um abraço!
Sou fã incondicional de Lars von Trier, um gênio na investigação da psiquê humana. Que bom ver aqui um foco à altura das suas obras-primas. Anticristo é um filme pertubador, denso, complexo, como quase todos os filmes dele. Fiquei semanas perturbada, incomodada e reflexiva, e jamais, jamais esqueci as questões que suscitaram. Eu sempre achei que aquele bebê se matou, para se libertar da doença da mãe e do casal, e que o marido cumpria um papel perverso de controle (como na relação do casal de Uma criatura dócil, de Dostoiévski). O apto, os objetos, cada detalhe, depois a cabana, a natureza, o local que ele escolheu pra filmar, a tríade dos animais, a brutalidade, o trauma ancestral, a vingança, o sexo... Nenhum elemento do cenário ou ambiente, gesto, fala ou silêncio é gratuito neste filme, tudo entra na dissecação psicanalítica profunda que Lars von Trier faz da essência primitiva que nos compõe. Parabéns por trazer a genialidade de Lars von Trier aqui, Vassoler!
3 года назад+1
Junto com Ingmar Bergman, Valéria, Von Trier é o diretor da minha predileção. Um abraço!
Filmaço! Engraçado como os grandes autores do Cinema(Bergman, Kubrick, Zulawski, Polanski etc) conseguem fazer filmes mais aterrorizantes do que os próprios mestres do gênero do horror. Aliás, já assistiu "Possessão"(1981), do Zulawski? Outra obra prima do horror, feito por um "outsider" do gênero.
3 года назад+1
Vou atrás do filme por você mencionado, Yago. Um abraço e muito obrigado!
Excelente comentário! Zulawski é daqueles diretores tão singulares que mesmo o underground sente repúdio pela sua estética transgressora e primal! Suas obras primas; O Globo de Prata, O diabo e Possessão, possuem muita nuances dostoievskianas; mas em Zulaswski não existem limites existenciais para as suas declamações coléricas!
Caro professor, sendo sincero não o conhecia antes do ICL. Estou adorando a sua forma de ensinar algo muito delicado, complexo, porém de maneira graciosamente simples.
3 года назад
Que ótimo que você chegou ao meu canal a partir do formidável Instituto Conhecimento Liberta. Seja muito bem-vinda! Um grande abraço!
A cena que mais me "chocou" foi do bebê cervo preso no corpo da mãe. Tive pesadelos por dias com essa cena.
3 года назад
Sim, Mariana, é uma cena simplesmente terrível, uma metáfora doloríssima para a mãe que tenta engolfar o mundo de volta para o útero, digamos. Um abraço!
Guten Abend mein Lehrer! Grande Lars, este diretor não é nada pop, por isso é tão interessante. Assisti Dançando no escuro, por sua indicação. É profundo no trato das relações humanas . Como você diz, chagar as últimas consequências. Assisti a casa que Jack construiu, não é para todos os gostos, mas gosto de diretores ousados. Também estava neste show do Metálica, meu querido! Gosto demais de suas resenhas, vc NUNCA traz mas do mesmo! Uma forte abraço , mein Meister🤗
3 года назад+1
Muito obrigado, querida! Olha que coincidência: estávamos no mesmo show do Metallica, no estacionamento do Anhembi, em 1999. Eu tinha 17 para 18 anos. O teeempo paaassa! Grande abraço :-)
@ Cronos é implacável, meu querido, mas o importante é poder falar sobre coisas que alimentam a mente, independentemente do tempo e da distância. Muito obrigada, Lehrer!!!
Esse filme é ótimo. Sou fã de Von Trier. Vale lembrar tbm que essa casa é chamada de "Eden". Quanto ao Metallica, eu juro que fiz a mesma associação à capa do Load hahahahah Ótima resenha, professor,! ❤️
Dançando no escuro foi muito difícil de digerir. Quando reassisti segui o conselho da personagem e saí antes do fim pra que "a canção continuasse para sempre na minha cabeça" o que não sei se foi melhor ou pior ;-; Ótima resenha Ricardo ❤️
3 года назад+1
O melhor filme a que já assisti na vida: "Dançando no escuro". O mais lancinante, o mais existencialmente pungente. Björk é eterna como Selma. Grande abraço e muito obrigado!
Ricardo, em que momento houve no romance os Irmãos Karamazov a contaminação do coração da jovem Lisa pela descrença, pelo sadismo e pela automutilação? Traços estes encontrados inclusive na personagem da Charlotte Gainsbourg.
3 года назад+1
Kahlil, a Lisa sente despeito pelo fato de Aliócha ter dado bem mais atenção, compreensivelmente, à questão dos Karamázov, cujo seio familiar enfrentaria o parricídio, como sabemos. Tais traços não se aproximam da personagem de "Anticristo". Aproveito, amigo, para te fazer um convite. Gostaria de convidar você a se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Nietzsche. O curso tem valor acessível e democrático. As aulas vão acontecer nos dias 12/06, 19/06, 26/06 e 03/07/21, sábados, das 11h às 13h (horário de Brasília). Se você não puder assistir às aulas ao vivo, terá acesso às gravações das aulas por um bom tempo. Aqui vai o link, via plataforma Sympla, para você se inscrever: www.sympla.com.br/da-inexistencia-de-deus-a-vontade-de-potencia-dostoievski-nietzsche-e-o-niilismo-da-modernidade__1213989 Se não virar hiperlink, é só copiá-lo para ter acesso à página. Você também pode encontrar o link, dessa vez como hiperlink, na minha BIO aqui do Instagram. Conto com você no curso. No início deste segundo dia de inscrições, quase 70% das vagas já foram preenchidas. Um abraço e muito obrigado pela atenção, Flávio Ricardo Vassoler
@ desculpa o tanto de s, mas é so um detalhe que ele exponha em várias obras, como A casa que ja que construiu. Voltando, segundo Lars, a triologia foi uma forma de se "livrar" da tormenta que passou por anos. Muito fascinada com seu conteúdo, grata!
Dançando no escuro, Dogville, o anticristo e o quarto que Jack construi são os melhores pra mim. Entendi que a mulher teve uma depressão pos parto não diagnosticada,portanto maltratava o bebê e tendo a oportunidade de salva-lo não o fez,por fim, a culpa misturada com a depressão culminou em um surto psicotico.
É interessante a conversa que eles tem qdo ele pergunta a ela do que ela tem medo na natureza! E o que vc disse sobre o perseguido querer incorporar o perseguidor! Muito interessante! 🙂
@@rsobral1971 O primeiro é a parte onde está acontecendo a experimentação da sexualidade da mesma e a segunda a parte que começa a degradação da condição física da mesma. O que lida com o aspecto da Hybris de toda as personagens de Lars Von Trier
@@menteconsciente144 é por isso que o acho tão especial. Do Lars, este é o filme que mais gosto. Vc há de concordar , meu caro, que este filme é bem fora da curva...bem nunca vi este diretor fazer algo para apreciação da massa😁
Bom dia professor Ricardo, eu agora Viva,, Aprendendo sempre com suas aulas, agradeço cada página de Vida Cultural.🦉
Nós mulheres às vezes dizemos em tom de piada (ou às vezes com raiva mesmo) que seria ótimo que os homens soubessem o que é menstruar, sentir cólica e ter TPM todo mês, além da dor do parto, dentre outras. Quando vi a cena em que ela (se bem me lembro, os nomes deles eram "he" e "she") o faz ejacular sangue, pensei na personagem botando esse desejo em prática como vingança, simbólico da vontade de ver um homen realmente sofrendo os sofrimentos das mulheres. Até mesmo porque ele é atencioso, mas tem uma atitude que a inferioriza e infantiliza de certa forma. Ele se considera mais capaz e no controle por ser analista/cientista e subestima a complexidade e profundidade do mundo interior e da experiência dela. É a oposição milenar de racionalidade/ciência como masculina e intuição/sensibilidade feminina, a última sendo considerada ultrapassada e perigosa, coisa a ser combatida. Ela se confundindo com a natureza, os três animais e outros são símbolos pagãos, das religiões da deusa. E lembrando que o sangue menstrual também é vida e morte juntos afinal de contas é a destruição do "ninho" que foi criado pra receber o bebê. Já ouvi até, do ponto de vista psicanalítico, que a nossa angústia inexplicável que faz parte do a gente chama de TPM é um luto pela perda da criança que não nasceu. Esse filme é de fato muito rico.
Muito obrigado pelo comentário, Karla.
O caos reina!
Na primeira vez que vi esse filme passei uma semana sem dormir!
Tive essa sensação com "Dançando no escuro". Um abraço!
Adoro cinema e Lars Von Trier, excelentes todos essas resenhas dos filmes, faz mais pra gente Vassoler...impressionada com sua memória tb. Parabéns pelo trabalho.
Muito obrigado, um abraço!
Faz também uma resenha do filme A Casa Que Jack Construiu, também é do Lars von Trier
Sugestão anotada, Nathan. Que tal se tornar membro humanista do meu canal para apoiar este projeto de universidade aberta no RUclips? Você escolhe uma faixa de apoio segundo sua possibilidade. Aqui vai o link: ruclips.net/channel/UCeKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin - conto com você, um abraço!
Esse filme da um desconforto...mas ao mesmo tempo uma curiosidade estranha de olhar a nossa sombra
Filmaço, Luly!
Excelente, como sempre. Grata!
Muito obrigado, um abraço!
Professor, seu trabalho é simplesmente fantástico. Estou buscando todos os filmes que você resenha aqui no canal, para depois vir assistir ao vídeo. Este canal se tornou um "oásis" de cultura e conhecimento aqui no RUclips. Parabéns!!!
Muito obrigado, Domingos! Que tal apoiar o canal, amigo, se tornando membro humanista? Você escolhe a faixa e me ajuda neste projeto de universidade aberta no RUclips. Aqui vai o link: ruclips.net/channel/UCeKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin - um abraço!
Perfeita análise, professor. Muito bom o vídeo.
Muito boa sua resenha!! Vlw me abriu várias ideias aqui. 🤞🏽🤞🏽
Valeu!
Valeu, querida!
Sou fã incondicional de Lars von Trier, um gênio na investigação da psiquê humana. Que bom ver aqui um foco à altura das suas obras-primas. Anticristo é um filme pertubador, denso, complexo, como quase todos os filmes dele. Fiquei semanas perturbada, incomodada e reflexiva, e jamais, jamais esqueci as questões que suscitaram.
Eu sempre achei que aquele bebê se matou, para se libertar da doença da mãe e do casal, e que o marido cumpria um papel perverso de controle (como na relação do casal de Uma criatura dócil, de Dostoiévski). O apto, os objetos, cada detalhe, depois a cabana, a natureza, o local que ele escolheu pra filmar, a tríade dos animais, a brutalidade, o trauma ancestral, a vingança, o sexo... Nenhum elemento do cenário ou ambiente, gesto, fala ou silêncio é gratuito neste filme, tudo entra na dissecação psicanalítica profunda que Lars von Trier faz da essência primitiva que nos compõe.
Parabéns por trazer a genialidade de Lars von Trier aqui, Vassoler!
Junto com Ingmar Bergman, Valéria, Von Trier é o diretor da minha predileção. Um abraço!
Filmaço! Engraçado como os grandes autores do Cinema(Bergman, Kubrick, Zulawski, Polanski etc) conseguem fazer filmes mais aterrorizantes do que os próprios mestres do gênero do horror. Aliás, já assistiu "Possessão"(1981), do Zulawski? Outra obra prima do horror, feito por um "outsider" do gênero.
Vou atrás do filme por você mencionado, Yago. Um abraço e muito obrigado!
Excelente comentário! Zulawski é daqueles diretores tão singulares que mesmo o underground sente repúdio pela sua estética transgressora e primal! Suas obras primas; O Globo de Prata, O diabo e Possessão, possuem muita nuances
dostoievskianas; mas em Zulaswski não existem limites existenciais para as suas declamações coléricas!
Caro professor, sendo sincero não o conhecia antes do ICL. Estou adorando a sua forma de ensinar algo muito delicado, complexo, porém de maneira graciosamente simples.
Que ótimo que você chegou ao meu canal a partir do formidável Instituto Conhecimento Liberta. Seja muito bem-vinda! Um grande abraço!
A cena que mais me "chocou" foi do bebê cervo preso no corpo da mãe. Tive pesadelos por dias com essa cena.
Sim, Mariana, é uma cena simplesmente terrível, uma metáfora doloríssima para a mãe que tenta engolfar o mundo de volta para o útero, digamos. Um abraço!
Não tem em nenhuma plataforma streaming?
@@Pingoadventure timha na GloboPlay. Não sei se continua.
@@marianbe86 valeu 🙏👍
@@Pingoadventureestá na plataforma MUBI
Otima resenha ! Recomendo uma sobre "Melancolia"
Valeu, Paulo! Com o tempo, amigo, toda a obra de Von Trier será resenhada por aqui. Um abraço!
Perfeita critica , de um dos meus filmes favoritos. Parabéns VASOLER.
Muito obrigado, Gilberto, um abraço!
@ desculpe , seu nome sai errado "VASSOLER"
Guten Abend mein Lehrer!
Grande Lars, este diretor não é nada pop, por isso é tão interessante.
Assisti Dançando no escuro, por sua indicação. É profundo no trato das relações humanas .
Como você diz, chagar as últimas consequências. Assisti a casa que Jack construiu, não é para todos os gostos, mas gosto de diretores ousados.
Também estava neste show do Metálica, meu querido!
Gosto demais de suas resenhas, vc NUNCA traz mas do mesmo!
Uma forte abraço , mein Meister🤗
Muito obrigado, querida! Olha que coincidência: estávamos no mesmo show do Metallica, no estacionamento do Anhembi, em 1999. Eu tinha 17 para 18 anos. O teeempo paaassa! Grande abraço :-)
@ Cronos é implacável, meu querido, mas o importante é poder falar sobre coisas que alimentam a mente, independentemente do tempo e da distância. Muito obrigada, Lehrer!!!
Esse filme é ótimo. Sou fã de Von Trier. Vale lembrar tbm que essa casa é chamada de "Eden". Quanto ao Metallica, eu juro que fiz a mesma associação à capa do Load hahahahah
Ótima resenha, professor,! ❤️
Muito obrigado, Alessandra, um abraço!
Adorei a resenha e estou aqui pensando: "por que não assisti esse filme 🎥 ainda?" Já fiquei morrendo de vontade....rsrsrs.... vou procurá-lo.
Missão cumprida, Flávia :-) Um abraço!
Dançando no escuro foi muito difícil de digerir. Quando reassisti segui o conselho da personagem e saí antes do fim pra que "a canção continuasse para sempre na minha cabeça" o que não sei se foi melhor ou pior ;-;
Ótima resenha Ricardo ❤️
O melhor filme a que já assisti na vida: "Dançando no escuro". O mais lancinante, o mais existencialmente pungente. Björk é eterna como Selma. Grande abraço e muito obrigado!
@ ❤
Ricardo, em que momento houve no romance os Irmãos Karamazov a contaminação do coração da jovem Lisa pela descrença, pelo sadismo e pela automutilação? Traços estes encontrados inclusive na personagem da Charlotte Gainsbourg.
Kahlil, a Lisa sente despeito pelo fato de Aliócha ter dado bem mais atenção, compreensivelmente, à questão dos Karamázov, cujo seio familiar enfrentaria o parricídio, como sabemos. Tais traços não se aproximam da personagem de "Anticristo".
Aproveito, amigo, para te fazer um convite.
Gostaria de convidar você a se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Nietzsche. O curso tem valor acessível e democrático.
As aulas vão acontecer nos dias 12/06, 19/06, 26/06 e 03/07/21, sábados, das 11h às 13h (horário de Brasília).
Se você não puder assistir às aulas ao vivo, terá acesso às gravações das aulas por um bom tempo.
Aqui vai o link, via plataforma Sympla, para você se inscrever:
www.sympla.com.br/da-inexistencia-de-deus-a-vontade-de-potencia-dostoievski-nietzsche-e-o-niilismo-da-modernidade__1213989
Se não virar hiperlink, é só copiá-lo para ter acesso à página. Você também pode encontrar o link, dessa vez como hiperlink, na minha BIO aqui do Instagram.
Conto com você no curso. No início deste segundo dia de inscrições, quase 70% das vagas já foram preenchidas.
Um abraço e muito obrigado pela atenção,
Flávio Ricardo Vassoler
Lars fala que parte desse filme foram as obssesssoes que ele viveu sofrendo com TOC
Muito obrigado pela informação. Abraço!
@ desculpa o tanto de s, mas é so um detalhe que ele exponha em várias obras, como A casa que ja que construiu. Voltando, segundo Lars, a triologia foi uma forma de se "livrar" da tormenta que passou por anos.
Muito fascinada com seu conteúdo, grata!
Dançando no escuro, Dogville, o anticristo e o quarto que Jack construi são os melhores pra mim. Entendi que a mulher teve uma depressão pos parto não diagnosticada,portanto maltratava o bebê e tendo a oportunidade de salva-lo não o fez,por fim, a culpa misturada com a depressão culminou em um surto psicotico.
É interessante a conversa que eles tem qdo ele pergunta a ela do que ela tem medo na natureza! E o que vc disse sobre o perseguido querer incorporar o perseguidor! Muito interessante! 🙂
Muito obrigado, Tássia. Um abraço!
Esse foi o filme que mais me perturbou e me destruiu. Gostei 😁
Uma obra-prima!
A cena do bebê caindo é muito triste! 😢
Sim, Tássia. Um abraço!
Eu sabia que ia ouvir a palavra "tétrica" em algum momento.
:-)
O próximo pode ser Ninfomaníaco o primeiro ao segundo!
Com o tempo, toda a obra de Von Trier será resenhada por aqui. Um abraço!
O primeiro é muito show
@@rsobral1971 O primeiro é a parte onde está acontecendo a experimentação da sexualidade da mesma e a segunda a parte que começa a degradação da condição física da mesma. O que lida com o aspecto da Hybris de toda as personagens de Lars Von Trier
@@menteconsciente144 é por isso que o acho tão especial. Do Lars, este é o filme que mais gosto. Vc há de concordar , meu caro, que este filme é bem fora da curva...bem nunca vi este diretor fazer algo para apreciação da massa😁
@@rsobral1971 Que continue assim!