NAPOLEÃO - o carteiro trabalhou | Crítica

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024

Комментарии • 342

  • @maaark9106
    @maaark9106 9 месяцев назад +213

    Não existe spoiler maior da vitória da Inglaterra do que o filme ser em inglês, 😅 kkkk

  • @carlosandre1971
    @carlosandre1971 9 месяцев назад +76

    Eu havia suspeitado que o filme teria problemas desde o momento que soube que Ridley Scott encabeçava o projeto. Há tempos ele comete erros narrativos em suas obras. Napoleão é um personagem histórico muito denso e complexo, pede um cineasta mais comprometido com a História e devidamente assessorado por historiadores independentes. E, obrigatoriamente, deve ser contado na língua original.

  • @ccastcut
    @ccastcut 9 месяцев назад +10

    O que achei muito estranho, e o que me incomodou no filme foi que por muitas vezes ele parecia um idiota, e não um grande general de batalha e tbm por se deixar a ser traído pela Josefina e perdoar.

  • @tattianasalles3019
    @tattianasalles3019 9 месяцев назад +10

    Ridley Scott conta a história do ponto de vista britânico. Transforma um líder militar que historicamente sabemos ter sido extremamente carismático e um sujeito "cinza", apático e que não demonstra suas emoções. Enquanto o Duque de Wellington é visto como herói que até salva Napoleão de um tiro.
    Ou seja, patriotagem grosseira. Não é a toa que os franceses odiaram o filme.

  •  9 месяцев назад +41

    Que pena que Kubrick não viveu o suficiente para realizar a visão dele de Napoleão. Que pena que Ridley Scott não faz juz nem ao que ele mesmo já foi.

    • @flaviopaganini
      @flaviopaganini 9 месяцев назад +3

      Spilberb está criando uma série em cima desta visão do Kubrick

  • @patricialuz2756
    @patricialuz2756 9 месяцев назад +161

    Adoro cabeças pensantes e sem medo de falar em alto e bom som o que pensam. Excelente crítica.
    O filme é "desonesto" desde a chamada 😅.
    Narrador: "Ele conquistou o mundo..."
    Oi?!?!

  • @Campos_de_Guerra
    @Campos_de_Guerra 9 месяцев назад +155

    Parece que aos 81 anos, Martin Scorsese tem muito a ensinar; enquanto que mesmo aos 85, Ridley Scott ainda tem o que aprender.

    • @ronaldolacerda1335
      @ronaldolacerda1335 9 месяцев назад +20

      é triste ter que concordar com isso, tendo em vista que foi o mesmo homem que fez Blade Runner que é uma das obras mais fascinantes que já assisti , mas realmente ele perdeu a mão e por pura ignorancia, Napoleão que poderia ter sido um marco na carreira dele, vai ser só mais um filme esquecido

    • @PrepucioJudeu
      @PrepucioJudeu 9 месяцев назад +3

      Exatamente isso, até mesmo o melhor filme dele recente que é the last duel tem alguns erros narrativos e históricos. enquanto filmes de começo da carreira são incríveis, considero Blade Runner meu filme favorito de todos os tempos, realmente triste ver um diretor com tanto potencial se deteriorando com o tempo

    • @mozartneto6803
      @mozartneto6803 9 месяцев назад +11

      um diretor como Ridley Scott não tem mais nada o que provar

    • @botafogo55
      @botafogo55 9 месяцев назад

      ​@@ronaldolacerda1335Aliens também

    • @FernandoSouza-it8wx
      @FernandoSouza-it8wx 9 месяцев назад +1

      Ridley Scott o inimigo da história.

  • @vchanumate
    @vchanumate 9 месяцев назад +11

    Napoleão é uma figura histórica muito rica, numa aula de história soube que a ideia de museu vem desse momento onde ele invade o Louvre que era um lugar da monarquia, repleto de obras de arte e transforma em público, aberto para todos. Tive um livro adivinhatório/místico com tabelas e desenhos que ele utilizava como estratégia de guerra. Muita história pra ser explorada, pelo jeito é só mais um filme bobo de guerra estadunidense

    • @wmc_wmc
      @wmc_wmc 8 месяцев назад +1

      Ensinaram errado. O Museu foi criado e aberto ao público pelos revolucionários em 1793 (Napoleão assumiu a França em 1799). Por problemas fechou em 1796. Em 1801 Napoleão reabriu e renomeou o Museu para Museu Napoleón. O acervo aumentou imensamente com as obras adquiridas nas guerras vencidas pelo Império Napoleônico. Esse não foi o primeiro Museu Moderno. Antes dele, na Universidade de Oxford, já havia sido criado e aberto ao público o Ashmolean Museum, ainda no século XVII. Inclusive, a Grande Galerie do Louvre estava sendo ajustada no reinado de Luís XVI justamente para ter exposição pública bem antes de 1793 (o responsável pela organização - Hubert Robert - continuou mesmo quando os revolucionários retornaram o projeto do Museu aberto ao público - que era projeto do Rei. No entanto, quase Hubert morre guilhotinado. Um preso com nome igual foi morto por acidente em seu lugar. Depois de Robespierre morto, ele retorna para continuar a organizar a Grande Galerie).
      - Sobre a questão do livro místico, sim. Napoleão tinha muito disso. Também era muito supersticioso. Apenas uma cena do filme parece indicar isso - mas em um tom para deixá-lo como um sujeito tosco).

  • @alandirpimenta368
    @alandirpimenta368 9 месяцев назад +64

    Assisti o filme ontem, e quem espera um filme focado nas guerras e politica nem perde o tempo.

    • @user-oo8bz3nk7g
      @user-oo8bz3nk7g 9 месяцев назад +7

      Bom saber

    • @Fillipe94
      @Fillipe94 9 месяцев назад

      Filme chato pra cacete

    • @curumin1592
      @curumin1592 9 месяцев назад +8

      Quero ir pra me diverti. Se for pra ver algo fidedigno, assisto documentário ou leio alguma biografia.

    • @andrewwilfford7802
      @andrewwilfford7802 9 месяцев назад +5

      ​@@curumin1592Argumento bem ruim

    • @andrewwilfford7802
      @andrewwilfford7802 9 месяцев назад +7

      ​@@curumin1592A desinformação é uma das principais características do século XXI. É o "novo" cabresto dos leigos, acreditam em tudo que ver, por preguiça de ler e comparar com outras fontes, afinal, é mais fácil acreditar no que queremos

  • @DiegoTeixeira
    @DiegoTeixeira 8 месяцев назад +5

    Superficial é o melhor adjetivo que esse filme poderia receber. Parabéns pela análise!

  • @deathdealer9054
    @deathdealer9054 9 месяцев назад +24

    Napoleao contado pelo gigante ego do ridley scott

    • @CoveiroTico
      @CoveiroTico 9 месяцев назад +9

      Ridley Scott tá muito velho, tá caducando

  • @Karinne50
    @Karinne50 9 месяцев назад +24

    Já o livro Napoleão e Josefina e sei que tudo relacionado a Napoleão é fascinante! Excelente crítica. Ganhou mais uma inscrita. Lógico que vou ver o filme 🍿

  • @quicochines7492
    @quicochines7492 9 месяцев назад +17

    Então usaram a velha tática do crepusculo de colocar no trailer uma cena de luta fodástica (que no filme era uma visão sobre um possível futuro kkkkk) para atrair público para o cinema.
    Eu estava com vontade de ir ver o filme pelos trailers, mas estava com um pé atrás com todo o espaço que estão dando para personagem da Josephine (o filme é sobre ela ou ele????).
    Desonestidade com o público em plena era da internet não cola, se querem fazer um filme "romântico" usando uma figura histórica, que o façam, tem quem queira ver, eu não sou um deles.
    Obrigado por economizar 2 horas e 38 minutos da minha vida.

    • @mennahemvarella482
      @mennahemvarella482 9 месяцев назад +5

      Vc falou tudo... o filme na verdade foi sobre nada.

    • @henrique88t
      @henrique88t 9 месяцев назад +2

      Eu vi o filme, concordo com muitas coisas que o PH falou, porém não há comparação com a tática da guerra imaginária do Crepúsculo. As batalhas podem não ter a contextualização necessária e muito discutivelmente seu papel é apenas de ajudar a "deixar o público acordado", mas mesmo assim vamos manter o nível porque não é nem de perto uma enganação dessa magnitude.

  • @ninrode-z3n
    @ninrode-z3n 9 месяцев назад +10

    Embora ainda não tenha presenciado, vislumbro que a lacuna, ou talvez a ausência, possa ter se erigido como o grande dilema, ao que tudo indica. Napoleão representa uma figura impregnada de vasto conteúdo histórico. Talvez a abordagem do filme, centrada na relação com Josefina, pudesse ter sido uma seleção mais auspiciosa do que tentar abraçar múltiplos elementos (quem sabe até nomeando o filme "Napoleão e Josefina"). Compreendo plenamente a qualidade de sua crítica, contudo, será que um filme precisa, verdadeiramente, transmutar-se em um tratado literário? Concordo com suas observações; entretanto, pondero que talvez haja um excesso de minúcias, e que o enfoque poderia ter sido mais aguçado, embora buscar tornar-se um livro meticulosamente organizado (se esta foi sua sugestão) me pareça um intento impraticável.

  • @carlacp8230
    @carlacp8230 9 месяцев назад +5

    Ridley Scott é só uma marca, a partir do momento em que ele abandonou a ideia de fazer filmes pra passar a vender essa marca, parou de fazer algo que realmente importa. Sem dizer que, no passado, ele contava com uma equipe excelente, que pensava o roteiro e todos os outros aspectos que tornavam seus filmes obras de arte... Ridley Scott é a prova real de que um diretor sem uma equipe competente, não é nada, é o mesmo que um maestro sem músicos e uma prova que uma montanha de dinheiro, não substitui o talento das pessoas.

    • @carlacp8230
      @carlacp8230 9 месяцев назад +2

      observação: não podemos nos esquecer que vivemos em um tempo em que o fanatismo é mais importante que tudo, então, uma assinatura preenche tudo, pra grande maioria fanática.

  • @user-zt9qm7kf1k
    @user-zt9qm7kf1k 9 месяцев назад +11

    Sobre a questão do idioma, acho que nada supera os Romanos em " Gladiador" falando inglês sendo que o inglês nem existia naquela época kkk.

    • @sorayanunes1
      @sorayanunes1 9 месяцев назад +1

      😂😂😂

    • @luisfernandoferreira7565
      @luisfernandoferreira7565 9 месяцев назад +2

      Romanos falam inglês em todos os filmes épicos americanos, desde pelo menos "Quo Vadis?".

    • @Gabriel-jd1bk
      @Gabriel-jd1bk 9 месяцев назад +4

      Mas não supera as diferentes raças alienígenas falando inglês nos filmes dos guardioes da galaxia

    • @luisfernandoferreira7565
      @luisfernandoferreira7565 9 месяцев назад +2

      @@Gabriel-jd1bk Já pensou se tivesse que inventar um idioma pra cada raça alienígena em cada filme?

  • @joaopaulodasilva4899
    @joaopaulodasilva4899 9 месяцев назад +38

    É impossível um longa-metragem abordar todos os aspectos do complexo período napoleônico. Acho que nem uma série de 13 episódios de 50 minutos conseguiria.

    • @Dres2___
      @Dres2___ 9 месяцев назад +4

      Se não consegue desenvolver um assunto…não mencione, pois será cobrado coerência🤦.

    • @danilomarvel5657
      @danilomarvel5657 9 месяцев назад

      GLADIADOR TAMBEM nao tinha tempo pra abordar todos aspectos da tirania do imperio romano mas foi um filmaço e abordou quase todos

  • @danielasousa193
    @danielasousa193 9 месяцев назад +14

    PH obrigada.
    me poupou de ir gastar $$ no cinema.
    Vou esperar sair no streamming!

  • @Quesia1031
    @Quesia1031 9 месяцев назад +42

    Os franceses vão amar um filme falado em inglês 😅😅😅😅😅

    • @Lider-2
      @Lider-2 9 месяцев назад +2

      Igual a série "VERSAILLES" na Netflix.

    • @jeanitalo
      @jeanitalo 9 месяцев назад +1

      Prevejo carros queimados.

  • @joaothiago1143
    @joaothiago1143 9 месяцев назад +10

    Eles poderiam ter feito uma série...
    Cara, daria uns 12 episódios e seria épica.

    • @vitaosuave27
      @vitaosuave27 9 месяцев назад +2

      Steven Spilberg está trabalhando em uma então tá tudo certo

  • @karlisonpereira8471
    @karlisonpereira8471 9 месяцев назад +8

    Obrigado pela análise que confirmou o que eu desconfiava.
    Já iria gastar meu e tempo e dinheiro à toa no CINEMA.
    Obrigado pela informação👍🏼

    • @marcioartz2248
      @marcioartz2248 9 месяцев назад

      Irmão, eu fui ver esse filme com um putapreconceito achando que ia me entendiar por passar mais de 2:30h vendo filme de história... e acabei gostando.

  • @cleyton6648
    @cleyton6648 9 месяцев назад +7

    Gosto muito de Napoleão então, já fizeram inúmeros filmes da biografia dele..pra min o melhor eo de 2002 produzido na França sem duvidas um dos melhores de todos os tempos.!!

  • @leonardomig29
    @leonardomig29 9 месяцев назад +3

    Se o foco do filme é o relacionamento, só se salva por conta das cartas narradas. A Kirby tá muito mais atriz que o Phoenix. Só salva as cenas de batalha

  • @marialuisamello6009
    @marialuisamello6009 9 месяцев назад +10

    Excelente suas considerações e análises. Lembrou e comentou verdades q poucos conseguem perceber. Muito obrigada 👍

    • @phsantos
      @phsantos  9 месяцев назад +1

      Eu que agradeço

  • @marcilior1
    @marcilior1 9 месяцев назад +1

    Eu ate ia ao cinema mas depois do anuncio de que vai sair versão de 4h desanimei. Foi um tiro no pé fazer esse anúncio com o filme ainda e cartaz.

  • @guerrax22
    @guerrax22 9 месяцев назад +2

    Continuaremos órfãos do Napoleão de Kubrick.

  • @rreis4568
    @rreis4568 9 месяцев назад +5

    Contexto histórico muito parco,uma ficção com personagens históricos.

  • @nenecahmartins1
    @nenecahmartins1 9 месяцев назад +3

    Depois de assistir "Napoleão" eu consigo entender a antipatia dos franceses com esse filme de Ridley Scott. É um filme ralinho, superficial e sem profundidade que justifique as 2h40. Saí do cinema decepcionada! Talvez a versão completa de 4hs, que será lançada no streaming da Apple, venha a preencher as lacunas históricas que a do cinema nos deixou...mas eu não acredito nisso!

  • @ArthurQB
    @ArthurQB 9 месяцев назад +32

    Caraca, que crítica foda!

  • @riccardouxa6933
    @riccardouxa6933 9 месяцев назад +3

    Esta foi a melhor Crítica que eu vi sobre este Filme tão esperado. Uma Crítica bem completa. Pena que o Ridley Scott faz suas mudanças na história de Napoleão neste Filme, assim como ele fez em "O Gladiador", "Cruzada" e "Robin Hood", mas, o Ridley Scott é assim.

  • @WesleySilva-nz6kn
    @WesleySilva-nz6kn 9 месяцев назад +3

    Cara que critica top foi essa? Um dos pouquissimos melhores criticos do RUclips.

  • @rodrigolauria86
    @rodrigolauria86 7 месяцев назад

    A crítica foi tão bem feita, que no começo, a gente quase acha que o filme foi bom.

  • @josemarcosnf1637
    @josemarcosnf1637 9 месяцев назад +1

    Ainda não assisti mas já vi umas 6 críticas e nenhuma é positiva. Um detalhe é que você foi o primeiro que não falou mal da atuação de Joaquin Phoenix.

  • @LeapWithGabriel
    @LeapWithGabriel 9 месяцев назад +3

    Quando terminei o filme, achei que o nome era "Josefina"

    • @robertogilnei
      @robertogilnei 9 месяцев назад +1

      A maldita não parou de falar nem depois de morta! kkkkkkkkkkkkk

  • @daniellegoncalves1990
    @daniellegoncalves1990 9 месяцев назад +6

    Não assisti ainda, mas talvez o recorte - ou a ausência dele - tenha sido o maior problema, pelo visto. Napoleão é uma figura com muito conteúdo histórico. Talvez focar o filme na relação com a Josefina tivesse sido uma escolha melhor do que tentar pincelar várias coisas (talvez até chamando o filme de "Napoleão e Josefina"). Só essa relação já renderia tranquilamente um filme por si só.

    • @robertogilnei
      @robertogilnei 9 месяцев назад +2

      Mas se colocasse o título para Napoleão & Josefina, teria sido mais honesto com o público.

    • @marciolopesdasilva4905
      @marciolopesdasilva4905 7 месяцев назад

      É pq tu não viu kkkk é ruim
      batalhas superficiais, não se aprofunda em nada, nem no relacionamento dos dois. O filme é mal editado, atuações pífias.

  • @boccatosantos
    @boccatosantos 9 месяцев назад +5

    Excelente, PH. Sua crítica corrobora com a do Ruivo De barba tbm aqui do YT (que eu gosto mto tbm). É basicamente um negacionismo da história, com o Scott dizendo "vc nao estava lá ". Tipo, oi?!😂 entao tá, bom filme aí 😂

  • @mariaw222
    @mariaw222 9 месяцев назад +6

    Ótima cŕitica, PH! Mesmo assim, ainda tenho vontade de ver o filme 😅 Para quem se interessou pelas cartas em si, há uma análise das cartas verdadeiras de Napoleão por historiadores no canal History Hit

  • @miltonfernandesjacintojuni7493
    @miltonfernandesjacintojuni7493 9 месяцев назад +3

    Se tivesse utilizado o roteiro de Stanley Kubrick este filme seria sensacional. Mais um potencial desperdiçado.

  • @Boyofshoppe
    @Boyofshoppe 9 месяцев назад +4

    Quando vi o nome de Ridley Scott no trailer do filme fiquei com os meus dois pés atrás pq só lembrei de casa Gucci

  • @Rodrigodealencarlima
    @Rodrigodealencarlima 3 месяца назад +1

    Ridley Scott decepcionou dessa vez...😮

  • @diogogomes690
    @diogogomes690 8 месяцев назад +1

    "O roteiro é covarde pô" Essa é a melhor explicação possível! 😅

  • @May8Day
    @May8Day 8 месяцев назад +1

    Assisti o filme enfim e agora posso ver como realmente concordo com suas considerações!
    Meu deus como achei chocho... Fiquei me perguntando se é porque o Ridley Scott é Francês que ele escolheu retratar o Napoleão logo assim...

  • @pauloesdrasescritor
    @pauloesdrasescritor 9 месяцев назад +11

    Ótima crítica! Li e ouvi outras críticas achando que o filme deveria seguir como um documentário.

    • @fabiol.v.7740
      @fabiol.v.7740 9 месяцев назад +4

      Mas é assim que esse filme se vende.. real, épico e histórico.

    • @pauloesdrasescritor
      @pauloesdrasescritor 9 месяцев назад

      @@fabiol.v.7740 real só se você vivesse na França da época. É um filme de ficção baseado em fatos reais. Mas tem muito documentário legal para quem procurar

  • @MATEUSSILVA87
    @MATEUSSILVA87 9 месяцев назад +1

    Na sessão de Napoleão que eu estava tinha um casal de idosos com uma uma criança,e durante a sessão quando aparecia as cenas de Ss#x76 a mulher colocava a mão na cara da criança kkkkkkkkkkkkkkkk
    Teve uma cena de s34xo que ele ficou rindo muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Isso foi um a parte mais engraçada do filme

  • @mrbraulio8579
    @mrbraulio8579 9 месяцев назад +1

    Só resta esperar a versão extendida de 4 horas que vai sair na Apple Tv sei lá quando….
    Acho que aí vão explicar mais, 😕😕😕

  • @gabslareine1276
    @gabslareine1276 9 месяцев назад +15

    Eu como historiadora digo: Filme é arte! É uma visão do autor, não tem que ser fiel ao real. É uma visão, quer passar uma mensagem pro autor/diretor.
    Sugiro assistir Danton - O Processo da Revolução de 1983 e me digam sobre o que se trata.
    Nem assistir ainda, mas irei mesmo assim, por que gosto desses filmes.

    • @soares8802
      @soares8802 9 месяцев назад +15

      Como historiador, respondo: Não podem fazer um filme sobre uma das personalidades mais importantes da história moderna, recortar uma parte de sua vida, jogar fatos aleatórios e por vezes mentirosos e esperar que ninguém perceba ou critique sua obra, esse filme é uma anomalia, um desastre histórico.

    • @murilosales9107
      @murilosales9107 9 месяцев назад +5

      E eu, como um cara que gosta bastante de estudar história e o cinema, digo: O filme não pode ser desonesto, em momento algum fica claro no trailer (vou usar apenas o trailer como exemplo de divulgação, pois não consumi em outros meios) que o filme tratará única e exclusivamente das cartas que o casal trocava, omitir essa informação é quase uma afronta a quem vai assistir. O filme poderia ter outro nome, ou ser vendido de uma outra maneira.

    • @luizlivro5911
      @luizlivro5911 9 месяцев назад

      Um filme nao e uma tese acadêmica, e uma visão pessoal sobre algum fato histórico, e assim e sempre será, estamos falando de concepções. Ridley Scott e um diretor excepcional e seus filmes são, em sua maioria, obras de arte.

    • @curumin1592
      @curumin1592 9 месяцев назад

      ​@@soares8802mimimi

  • @tiagofernandesdesouza5912
    @tiagofernandesdesouza5912 9 месяцев назад +3

    Alguns personagens que aparecem no filme do Napoleão tem relação com a história do Brasil pobrezinho para marinha poliedro que aparece no começo foi a avó da Princesa Leopoldina esposa do Dom Pedro I🇧🇷🇵🇹 e Dom Pedro quarto de Portugal e quando Napoleão invadiu Portugal Dom João VI surgiu para Colônia do Brasil

  • @dipista
    @dipista 9 месяцев назад +19

    Phzin, será que esse viés do Ridley Scott pode promover um pensamento revisionista sobre esse tipo de produção? Espero que o corte dele, com 4 horas pra mais de duração e que vai sair no Apple TV+, dê mais esse subtexto que o filme precisa.

    • @lorranc.deoliveira8868
      @lorranc.deoliveira8868 9 месяцев назад

      Sabe quando vai ser lançado ??/ no streaming ?

    • @cassiosmarcellos4939
      @cassiosmarcellos4939 9 месяцев назад

      ​@@lorranc.deoliveira8868ainda não tem data

    • @whitesharkjansen5229
      @whitesharkjansen5229 9 месяцев назад +1

      posso fazer uma pergunta revisionismo é crime pra vc??

    • @KibedoceOfc
      @KibedoceOfc 9 месяцев назад

      ​@@lorranc.deoliveira8868 1 a 3 meses

    • @andriottijunior
      @andriottijunior 9 месяцев назад

      ​@@whitesharkjansen5229revisionismo n é crime, mas justifica crimes em acontecerem.

  • @mundodasseries546
    @mundodasseries546 9 месяцев назад +1

    Ph se esforça muito pra florear esse filme, filme de 2 horas e vai lá, correu pra caramba, acabou qye ñ se aprofundpu em nada, nem na ascensão, nem nas vitórias, nem no romance e menos ainda na derrota!

  • @May8Day
    @May8Day 8 месяцев назад

    Quis tanto mostrar um Napoleão pretensioso, que quem mais ficou parecendo pretensioso foi o filme.

  •  8 месяцев назад +1

    PH, adorei que você elencou os problemas do filme de forma muito clara (e até tentando justificar/entender as escolhas do diretor) para pessoas como eu que entendem pouco de cinema e têm interesse em aprender mais. Gostei muito do seu canal, parabéns pelo ótimo trabalho!

  • @tiozaodabikespbr
    @tiozaodabikespbr 9 месяцев назад +2

    A história é algo vivo que se altera de acordo com os olhos do espectador, suas expectativas quanto aos fatos sempre distorceram conforme sua vontade. Agora, isso é só um fime para entretenimento, não é uma aula de história como tantos outros. Se for emocionante ou divertido, ótimo. Quanto a história, leia os livros.

    • @luizlivro5911
      @luizlivro5911 9 месяцев назад +1

      Ou assista documentários.

    • @taciguedes
      @taciguedes 8 месяцев назад

      Não é assim que a banda toca. Cinema também deixa impressões fortes quanto à história e muitos espectadores vão achar que esse filme é fiel à figura de Napoleão, mas não é verdade. Eu não sou nenhuma especialista em Bonaparte, mas percebi erros grotescos na narrativa. Além disso, Ridley Scott fala sobre o filme como se ele fosse fidedigno (o que não é verdade) e se defende de historiadores que criticaram a abordagem dele dizendo que eles não estavam na época para saber se era do jeito que está no filme ou não. Que argumento é esse? Isso é desrespeitoso com o próprio trabalho do historiador e com as inúmeras fontes históricas que permitem que o período napoleônico seja contado. Era melhor que Ridley Scott dissesse que era uma ficção histórica inspirada pela figura de Napoleão Bonaparte. Seria mais honesto e respeitoso com todo mundo.

    • @tiozaodabikespbr
      @tiozaodabikespbr 8 месяцев назад

      @@taciguedes Quem quer aprender história assistindo filme não se pode levar a sério. Bora pegar a pipoca.

    • @taciguedes
      @taciguedes 8 месяцев назад

      @@tiozaodabikespbr , o próprio diretor diz que é fidedigno. Aí vem alguém que só assistiu ao filme e acredita, esse é o problema. Deve-se lembrar também do poder de associação que o cinema produz: a imagem de Elizabeth Taylor como Cleópatra tornou-se verdadeira para muitos a partir do filme homônimo; o mesmo acontece em diversos outros casos. Outro ponto importante no tocante às narrativas biográficas é a distorção de fatos históricos (o que acontece no filme do Ridley Scott): a passagem de Napoleão pelo Egito é algo horroroso que reforça Fake News que já foram desmentidas por pesquisadores. O próprio roteirista admitiu numa entrevista que não sabia muito sobre Napoleão e que os historiadores só foram consultados quanto à caracterização de época. Além disso, ainda que alguém escolha não se importar com a fidelidade histórica, o filme falha em contar uma boa história.

  • @cleyton6648
    @cleyton6648 9 месяцев назад +1

    Já asisti muitos filmes de Napoleão datas anos diferentes: 1927 1955 1970 2002 2003 fizeram muitos.

  •  8 месяцев назад

    Assisti... Bonaparte só foi Bonaparte por conta de suas ações políticas e militares e todos esses momentos no filme são um anticlimax gigantescos. Que desperdício de um personagem com tanta coisa pra trabalhar. Muito bom, amigo: é um roteiro covarde.

  • @animaiscurtindoavida912
    @animaiscurtindoavida912 9 месяцев назад

    Eu não me importo com essa questão da língua, o que eu não gostei foi que a história gira em torno da sua relação com Josefina, eu imaginava um visão mais concentrado no "líder" histórico que foi.

  • @8787emerson
    @8787emerson 9 месяцев назад +2

    Recentemente tivemos um filme (Oppenheimer) de outra figura histórica do qual reclamaram que tinha excesso de intrigas politicas e tals, sera que isso não pode ter influenciado na montagem de Napoleão pra puxar pra esse lado mais bélico?

    • @marciolopesdasilva4905
      @marciolopesdasilva4905 7 месяцев назад

      Mas não tem esse lado bélico.
      É tudo superficial e recortado. Não convence nem nas batalhas.

  • @schebnapinho2753
    @schebnapinho2753 9 месяцев назад +3

    Napoleão é um personagem fictício baseado na figura histórica e só

  • @user-tt7ig1ts1v
    @user-tt7ig1ts1v 9 месяцев назад +1

    Deve ter muito a que se reclamar mas Ridley Scott é o único que consegue dinheiro 💰 para fazer filmes épicos e Napoleão nunca sairia de um roteiro sem um diretor assim que num tá nem aí para duas obra-primas

  • @Albert2009ify
    @Albert2009ify 9 месяцев назад +1

    Pelo que entendi esse filme deveria então ser intitulado de "As Cartas de Napoleão".

  • @rodrigopupo1974
    @rodrigopupo1974 9 месяцев назад +4

    Estava empolgado para assistir a este filme. Mas as críticas não têm me animado muito.

    • @Adrianoarabe
      @Adrianoarabe 9 месяцев назад

      Sua personalidade é tão fraca assim?

    • @rodrigopupo1974
      @rodrigopupo1974 9 месяцев назад +1

      @@Adrianoarabe Não, meu caro. Apenas as críticas convergem para coisas que não gosto em filmes históricos.

    • @guilhermealves5406
      @guilhermealves5406 9 месяцев назад

      ​@@rodrigopupo1974fds a crítica,tire suas próprias conclusões

  • @barbaradebsilva
    @barbaradebsilva 8 месяцев назад

    É fato que Napoleão foi um dos homens mais fascinantes do mundo. Ele foi retratado no filme como um sujeito infantlizado, ele não tem expressão facial, não sorri em nenhum momento. Parece a todo tempo com medo. Esses traços de personalidade não são compatíveis com as informações históricas sobre o Napoleão real e muito menos com o Napoleão mítico. O filme parece querer desonrar Napoleão. As cenas de batalha, figurino, cenografia e a interpretação dos atores coadjuvantes, no entanto, salvam o filme.

  • @maaark9106
    @maaark9106 9 месяцев назад

    Quando vi o anúncio de um filme, já esperava que seria longo e mesmo assim seria muito corrido. E se concretizou exatamente o que eu imaginava…

  • @LeoRodriggs
    @LeoRodriggs 9 месяцев назад +5

    Mas não é um documentário. Dadas as liberdades - poéticas ou criativas, quer queira ou não, quem conta a história a conta do seu jeito. E quando essa história é adaptada a uma indústria de entretenimento (porque é isso, um filme) ela tem um mercado e a visão desse mercado é, majoritariamente, doméstica, no sentido de audiência mesmo. Traduzindo em miúdos, vai passar no cinema e não no Discovery. Não tem finalidade didática.

    • @robertogilnei
      @robertogilnei 9 месяцев назад

      Ah tá, então tá liberado o Napoleão com cabelo moicano e andando de skate, com o argumento de ser "licença poética". kkkkkkkkkkkk É cada uma que parece duas.

    • @daviribeiro8325
      @daviribeiro8325 9 месяцев назад +1

      @@robertogilneiVc levou pro extremo amigo, sua afirmação é bem forçada e não faz sentido. Filme é entretenimento e não documentário.
      Se o Napoleão está de moicano ele não é mais o Napoleão obviamente, mas mesmo se o filme não mostrou ele passando por todos os países em ordem cronológica citando todas as cartas e relatos históricos, com qual lado do pé ele pisou na Rússia, com qual vestimenta exata ele estava, a cor da bota, a musica da coroação, mesmo com esses “super erros” históricos, ele ainda continua sendo o Napoleão, pois é algo visível, e uma pessoa leiga nem vai perceber esses “erros”, FILME É ENTRETENIMENTO AMIGO
      Vcs estão com carência de um documentário/livro

    • @LeoRodriggs
      @LeoRodriggs 9 месяцев назад +2

      @@daviribeiro8325 Exatamente, o Roberto levou ao extremo; abusando de uma falácia, inclusive: Reductio ad Absurdum, pra ser preciso.

    • @guilhermealves5406
      @guilhermealves5406 9 месяцев назад

      ​@@robertogilneiaprende a diferença de filme pra documentário

  • @thiagomoreira2059
    @thiagomoreira2059 9 месяцев назад

    Sou um obcecado pela história Napoleônica, e sim, o filme tem suas imprecisões, e tenho visto e lido as críticas do filme e, a maioria delas, trata da ausência de uma contextualização social, política e militar do diretor. Discordo. O filme, quando anunciado, foi descrito como uma análise original e recortada sobre a vida pessoal de Napoleão, a partir a perspetiva intimista do amor intenso que sentiu por Josefina. Esse recorte teórico anunciado de antemão deve ser considerado por nós para que não façamos um julgamento daquilo que o filme não se propôs: uma exploração social, geopolítica e militar do contexto da Revolução Francesa. Definitivamente, não foi essa a proposta de Scott. E muitos estão caindo nessa armadilha de que o filme necessariamente teria de abordar esses 3 pontos. Isto ficará para a mini série de Spielberg, da HBO.

  • @Darth_Victrus
    @Darth_Victrus 9 месяцев назад +1

    Outro filme de Ridley Scott, que a crítica não poupou "The Counselor" eu adorei o filme.

  • @Rodrigo-dq1mt
    @Rodrigo-dq1mt 9 месяцев назад +1

    Eu assisti ao filme e tive quase exatamente a sua opinião!

  • @n30s4m
    @n30s4m 9 месяцев назад +3

    Cara, boa sua crítica, mas será que um filme realmente tem que ser um livro??? Eu concordo com suas críticas, entenda, eu só penso que há detalhes demais e o recorte poderia ter sido melhor, mas querer ser um livro super organizado (se for isso que propôs né) acho que fica inviável. Agora, sim, Napoleão merece um filme épico e histórico.

    • @fabiol.v.7740
      @fabiol.v.7740 9 месяцев назад +5

      E é assim que esse filme se vende.. épico e histórico.

  • @lievvolk5622
    @lievvolk5622 9 месяцев назад +1

    O único crítico de cinema que ainda me pega. Parabéns Ph C é foda

  • @lelemonster03
    @lelemonster03 8 месяцев назад +1

    Mais uma vez suas reflexões tornando o filme melhor e mais interessante do q pareceu inicialmente p mim, q prazer hein PH kkkk obg tu é filósofo cara! Quanto as críticas eu confesso q me senti incomodada c o filme n ter sido em francês, querendo ou n trata da história de um homem q representou mt a França e seu nacionalismo e ser falado em inglês nos distancia um tanto do ar histórico realista q poderia nos oferecer, isso sem falar os erros historiográficos q são mts pelo oq to ouvindo e sei.

    • @marciolopesdasilva4905
      @marciolopesdasilva4905 7 месяцев назад

      Bombardear as piramides foi o fim da picada kkkk filme horroroso, atores idem, Joaquim Fenix é velho demais pro papel

  • @darkspot2181
    @darkspot2181 9 месяцев назад +4

    Excelentíssimo texto, mais uma vez, PH & equipe.

  • @josecarlosalmandoz6225
    @josecarlosalmandoz6225 9 месяцев назад +1

    Para su información Napoleon fue doblado al Frances, Aleman y Espanol para europa. Aqui para la región de América se dió el Ingles original con subtitulos de acuerdo al país. Es una pelicula que ha recibido excelentes criticas en Francia.

  • @Melky_Z_dek
    @Melky_Z_dek 8 месяцев назад +1

    O episódio de Chaves, como Napoleão, é melhor.

  • @olivercastelo
    @olivercastelo 8 месяцев назад

    Muito boa sua crítica. Sou historiador e concordo plenamente com você: fica muito complicado ignorar o contexto histórico de Napoleão. Ele acompanhou praticamente todas as principais transformações políticas do início da contemporaneidade.

  • @marcospaulo4619
    @marcospaulo4619 9 месяцев назад +1

    Acabei de assistir o filme e fiquei bem decepcionado com o que vi, deixei para ver a crítica depois de ter assistido. NOTA 6 !!!
    Napoleão é um personagem que merece uma série, um filme é muito pouco tempo para que se possa falar de um personagem tão icônico da história mundial que de fato é atrelado a política, não tem como falar de Napoleão, sem falar do contexto histórico.
    Seria a mesma coisa de falar do TOM, sem falar do Jerry, não tem lógica alguma.

  • @marcosgalileu
    @marcosgalileu 9 месяцев назад +1

    O que a crítica fala e que o filme não e sobre nada militar então infelizmente esperei para nada 😂.

  • @jdnat7373
    @jdnat7373 9 месяцев назад

    Excelente. Incrível é ver a Isabela Boscov elogiando este filme menor.

  • @karlisonpereira8471
    @karlisonpereira8471 9 месяцев назад +1

    Grande EXPECTATIVAS geram grandes FRUSTRAÇÕES.

  • @Maah4562
    @Maah4562 9 месяцев назад +3

    PH, eu sou socióloga e sou filha de historiadora. Cresci ouvindo sobre figuras históricas e Napoleão sempre me intrigou muito, exatamente por causa de todo o contexto revolucionário francês. Pra mim foi muito ruim a experiência em alguns aspectos e você tocou no principal: ELE FOGE DA POLÍTICA A TODO CUSTO. Só serve pra vangloriar a guerra como um americano gosta. Nada mais é que um filme americano para americanos. Ele ser em inglês me tirou TOTALMENTE do filme. Parece bobo mas a linguagem é uma das principais rédeas de poder e status. Fora isso, amei as imagens em si, parecem pinturas e da vontade de emoldurar.

  • @nathanchaves206
    @nathanchaves206 7 месяцев назад

    Só olhava o coringa fantasiado de Napoleão. Passei o filme todo esperando Napoleão coringar 😂😂😂😂

  • @ericmicael8011
    @ericmicael8011 9 месяцев назад +2

    Daqui a pouco vamos ter: "esse filme é baseado em fatos reais, mas o narrador não é muito confiável" kkkkkkk

  • @naomydeoliveiraramos99
    @naomydeoliveiraramos99 8 месяцев назад

    Pela primeira vez na vida fui ao cinema e dormi. Vou ter que esperar chegar na Apple TV pra ver

  • @nataliauf
    @nataliauf 8 месяцев назад

    Estaremos daqui há uns anos ainda refletindo os altos e baixos desse filme tão destópico e ao mesmo tempo, curioso.

  • @hugoneto8264
    @hugoneto8264 9 месяцев назад

    Novamente um excelente texto/vídeo teu PH. Acredito que melhoraria ainda mais se vc falasse dentro do vídeo quais são esses pontos que foram pulados, que o filme não abordou. As vezes TB ficou vazio pq quem não conhece a história de fato não vai saber quais são esses detalhes e tb não vao conseguir buscar informações já que ficou jogado ah não falou e não aprofundou já política mas o que especificamente?

  • @viniciusrochavini516
    @viniciusrochavini516 9 месяцев назад +3

    PH sobre o lance das cartas/íntimo x contexto político etc.: não seria uma visão, um viés daquilo que Napoleão enxergava? Se de fato o roteiro ficasse tão somente focado no íntimo correria o risco de se tornar um filme de memórias, por isso a necessidade de misturar um pouco da versão da realidade x a versão de Napoleão.
    O que aconteceu foi um erro ou um acerto ruim?

    • @phsantos
      @phsantos  9 месяцев назад +6

      Eu falei isso no Video! Eu falei que é uma visão dele!

    • @viniciusrochavini516
      @viniciusrochavini516 9 месяцев назад +1

      Sim sim, peguei parte da sua fala inclusive.@@phsantos A minha reflexão foi no sentido se isso foi um erro ou acerto, apesar de ter atrapalhado, tendo em vista que se ficasse somente no íntimo poderia se tornar um filme de memórias.

    • @phsantos
      @phsantos  9 месяцев назад +1

      @@viniciusrochavini516 Nem erro nem acerto, depende se você gostou ou não.

  • @rubenscunha2299
    @rubenscunha2299 7 месяцев назад

    Detesto filmes de guerra e de super heróis dominadores. A ARROGÂNCIA é um dos piores defeitos possíveis.

  • @paulasouza3493
    @paulasouza3493 9 месяцев назад +1

    Acabei de assistir e talvez seja um problema de interpretação meu mas se não fosse pelas cenas de batalha o filme seria uma galhofa com aqueles diálogos. Sai sem saber ao certo quem era a pessoa Napoleão e achei a expressão praticamente a mesma do ator do começo ao fim. A Josefina tb sem saber ao certo a q veio.

  • @aureliojameskk2974
    @aureliojameskk2974 9 месяцев назад +1

    A forma como a trama foi passada me decepcionou, muita pulação de tempo sem trabalhar às coisas bem, e final broxante, é aquele filme que tu fica esperando que ele vá a algum lugar e o filme acaba sem isso . Vc fica assim no final " é isso? Que bosta". A atuação foi ótima de todos, personagens interessantes. Enfim,pulou muito e não foi pra lugar algum, mensagem não marcante.

  • @L.Bordino
    @L.Bordino 8 месяцев назад

    Esse filme foi triste, horrível, transformaram uma das figuras mais poderosas da história em um bobalhão, não mostraram um gênio estrategista, mostraram um cara que fez o que os outros quisessem que ele fizesse.

  • @dissonantbr
    @dissonantbr 9 месяцев назад +1

    Grande PH! Excelente crítica! Só ficou um ponto em aberto: vc não comentou a diferença do corte do cinema e o que supostamente vai pra a Apple com uma hora de diferença. Lembrando que supostamente na internet consta isso aqui falando que foi o Napoleão "A História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo". PS: Se não tiver nada sobre como ele errou em voltar a escravidão na França e territórios ultramar... PS/2: Recomendo demais O Conde Negro como complemento crítico ao mito dele.

  • @DavidSilva-rc1cy
    @DavidSilva-rc1cy 9 месяцев назад +1

    Esperar a versão de 4 horas na Apple tv

  • @leonardoaraujo9450
    @leonardoaraujo9450 7 месяцев назад

    O filme é bom. As pessoas que que se frustam com suas altas expectativas.

  • @diegobernabe1252
    @diegobernabe1252 9 месяцев назад +1

    Filme péssimo, retratar 26 anos de história em 2:30h é um crime, filme todo picotado, personagens mais rasos que uma colher de sopa, imprecisões históricas gritantes, sem falar a cara de bunda da Josefina e do Napoleão o filme todo.

  • @FernandoSouza-it8wx
    @FernandoSouza-it8wx 9 месяцев назад +1

    Ridley Scott o inimigo da história.

  • @davipereira652
    @davipereira652 8 месяцев назад

    O problema do filme é q o roteiro foi escrito pelo Gustavo Scarpa, não por um roteirista.

  • @Gabrph
    @Gabrph 9 месяцев назад +1

    PH, desculpe o comentário aleatório mas BLUE EYE SAMURAI, animação da Blue Print na Netflix, é sacanagem! Merece um vídeo exclusivo, se possível. Eu achei que Invencível fosse ser A animação deste ano, mas Blue Eye simplesmente trucidou! 🤘

  • @alexandrefrancisco3287
    @alexandrefrancisco3287 9 месяцев назад +1

    Para quem já viu o filme, comparando com as Cruzadas, é melhor, igual ou pior? So assim saberei se vou gostar ou nao kkkkk (Nao disse gladiador porque ja vi que nao é desse nivel)

  • @chamuscacher
    @chamuscacher 5 месяцев назад

    Concordo absolutamente com a superficialidade do filme. Tinha tudo para ser épico, a começar por Phoenix..

  • @Eliveltonbarone
    @Eliveltonbarone 8 месяцев назад

    O nome do Filme deveria der Napoleão e Josefina ou Cartas de Napoleão algo nesse tipo
    Não é ruim,mas como foi muito bem explicado pelo Ph escolheram essa ótica para contar a história de Napoleão, seria mais justo com o espectador

  • @vmarliere
    @vmarliere 7 месяцев назад

    Crítica totalmente cirúrgica, assistindo fiquei mesmo com a sensação que o filme tem uns buracos no roteiro

  • @PAUNOMOLUSCO
    @PAUNOMOLUSCO 9 месяцев назад +1

    Claro, claro, foi sempre Josefina…