Link para baixar os projetos (em formato PDF) audioclassico.com.br/download/Divisores_frequencia_6db_oitava.pdf (Obs: O link acima não funciona nos browsers Internet Explorer e Edge. Utilizar o Chrome, Safari, Brave ou similar)
Acabei de testar e está OK. O que pode acontecer é que tem algum anti-virus ou sistema de proteção no seu browser que impede de acessar sites que não tem o protocolo de segurança HTTPS
Que bom que você gostou! Espero ter ajudado na sua jornada com as caixas vintage. Temos também uma segunda parte deste vídeo, mostrando na prática como executar estes esquemas. Abração.
Sr.Iberê,obrigado por mais uma oportunidade de aprendizado dado,que prazer ,assistir suas aulas,muito elucidativas,tirando todas as dúvidas dos amantes do áudio vintage.Obrigado,abraços á todos do canal!
Cada vídeo me surpreende o seu conhecimento, e me alegra saber que você tem a capacidade incrível em dividir o seu conhecimento. Me sentiria honrado, caso faça no futuro você proporcione um curso on line do tipo, faça você mesmo, gostaria muito de participar como aluno. Meu total respeito pelo seu trabalho.
Agradeço muito pelo seu comentário tão gentil e elogioso. Fiquei muito contente! Quanto ao curso, se der tudo certo vai sair sim. Já tivemos este curso no passado, mas as coisas mudaram muito e temos algumas dificuldades a superar para voltar a ministrar cursos e treinamentos. Forte abraço!
Parabéns pelo autor e equipe desse canal por ser ou serem generosos conosco ou seja inscritos e não também, seria interessante no futuro próximo um vídeo explicando as ligações de aparelhos vintage de receiver, tape deck, tuner, toca disco, potencia, pré amplificador, equalizador, mesa de som e etc...😂❤
Na realidade, não é tanta generosidade assim, pois estamos explicando coisas bem simples, mas que reparamos que boa parte dos interessados em áudio desconhecem. Precisamos desenvolver esta base de conhecimento para podermos avançar e falar de aspectos mais complexos da alta-fidelidade... A idéia do vídeo mostrando as ligações é muito boa. Vamos deixar anotado para fazermos assim que surgir a oportunidade. Forte abraço.
Que bom que gostou! A intenção foi mesmo de ser uma explicação didática, procuramos responder ás dúvidas mais comuns que a gente vem percebendo nas nossas conversas. Abração e muito agradecido pelo comentário tão gentil.
Ibere parabéns pela sua iniciativa. Quem nasce para professor nunca perde o garbo, a elegância dos grandes mestres. Vida longa ao nosso querido mentor!
Que bom que gostou! Pois então, este vídeo pode sim ficar guardado para ver de vez em quando, porque são muitas informações e pode ser difícil compreender tudo à primeira vista. Abs.
Agradecido por compartilhar: didático, acessível a não técnicos, focado nos resultados sem se perder em minúcias técnicas! É incrível ver como o preço de crossovers varia nas plataformas de venda, de 10 a mil reais! Suponho que a qualidade dos componentes eletrônicos deva influenciar bastante no desempenho para justificar tamanha disparidade de valores
Eu acho que o grande problema é que os crossovers comerciais focam nos modelos de 12 db/oitava, que usam bobinas grandes e pesadas. Como o cobre é um material caro, acaba elevando muito o preço. Fora isto, os crossovers comerciais contêm componentes a mais, para atender aos mais diversos casos. Para complicar mais um pouco, existem os impostos brasileiros, é imposto sobre imposto sobre imposto... No final das contas, eu acho melhor a gente arregaçar as mangas e fazer por nossa conta mesmo. Abração.
Respeitado e admirado Senhor Iberê, realmente seus vídeos são de uma enorme riqueza de conhecimentos práticos e técnicos, onde com muita clareza são expostas as carateristicas dos componentes, como também os meios de consegui-los e em certos casos construí-los, deixando seu espectador numa condição privilegiada para construir de maneira adequada e personalizada uma das partes críticas das apreciadas caixas de som, as quais tem uma grande presença e destaque dentro deste maravilhoso universo da sonorização. Gratidão e um caloroso abraço!
De fato, tem muita coisa a ser falada a respeito do divisores, inclusive com a construção de várias das suas partes. Mas aos poucos a gente vai conversando sobre isto com os amigos e colegas do canal. Muito grato pelo seu comentário tão gentil e educado!
Parabéns, seu vídeo ficou muito bom! Como já disse outras vezes o senhor deixará um legado muito importante para os amantes do som vintage. Agradeço por seu empenho e pelo compartilhamento dos seus conhecimentos. Estou ansioso para ver os vídeos com as demonstrações práticas, com a mão na massa. Obrigado! Vida longa ao senhor a ao Áudio Clássico!
Vamos sim fazer o vídeo mostrando na prática como fazer as ligações. Vai complementar bem o vídeo que mostra os esquemas. Agradeço muito seu comentário tão gentil!
Eu que agradeço pelas suas palavras tão gentis. Só que, na realidade, acho que são apenas conhecimentos básicos de eletrônica. Mas sei podem atrapalhar a vida de quem quer construir suas próprias caixas e/ou entender melhor como funciona uma caixa. Seja lá como for, espero que sejam informações úteis e mando daqui um forte abraço.
Esse professor é incrível: tem conhecimento profundo, boa didática e, acima de tudo, humildade, conformeceu pude perceber quando da sua resposta a um potencial cliente que ofendeu a este. Sua resposta foi muito elegante. Parabéns, professor!
Só posso agradecer, de coração, por sua mensagem tão gentil. Fico feliz por ter gostado do nosso pequeno vídeo e por estar seguindo o canal, e mando daqui um grande abraço.
Puxa vida, que comentário bacana! Agradeço muito. Mas não acho que seja o melhor vídeo da internet. Na verdade, é um vídeo bem básico, mas talvez seja este o segredo, ou seja, ir direto ao ponto e não ficar complicando demais algo que é simples. Abração!
Ótima explicação, estava procurando um vídeo explicativo sobre esse assunto. Agora fico no aguardo de um possível vídeo sobre a confecção das bobinas, pois exclusivamente para sistemas de som esse assunto é bem pouco abordado.
Pois é, essa questão das bobinas está complicado mesmo de resolver. Aqui, na prática, a gente acaba fazendo mas sem preocupação de ficar explicando ou replicando as que a gente vai fazendo, usando qualquer coisa que estiver à mão. Mas estamos preparando uma explicação mais detalhada sobre este assunto. Abração.
É um prazer saber que está gostando das aulas, obrigado! Acredito que o vídeo com a aula prática a que se referiu é este que já foi publicado: ruclips.net/video/myuYJ4KGh2Q/видео.html
Temos mais de 200 vídeos com temas que considero relevantes para quem gosta de eletrônica e de aparelhos de som de qualidade. Seja bem vindo à nossa comunidade e receba daqui um forte abraço.
Ótima aula e dicas!!! Para o sistem de 3 vias que montei, deixei meu subwoofer com 4.55mH (0,5 ohms) e um capacitor bipolar de 100uF. Bloqueou bastante os agudos e médios.
Precisaria montar um curso para explicar o projeto dos divisores de frequencia. Aos poucos a gente vai divulgando aqui um ou outro detalhe, mas para explicar direitinho como é precisaria de conhecimentos difíceis de divulgar em um único vídeo do youtube... É por isso que fizemos este vídeo simples, já dando alguns projetos que vão atender a, digamos, 90% dos casos. Para ir além disto, teria que ser para um projeto de caixa muito elaborado, sofisticado, onde o divisor seria apenas mais um detalhe.
Caro Iberê. Tudo bem Amigo? Antes de tudo parabéns pelo vídeo, bem elucidativo e o mínimo necessário para o iniciante em projetos de caixa. Na década de oitenta já muito ligado ao audio buscando tender melhor o que tava por trás de uma caixa acústica de alta qualidade. Vi que não bastava minimamente conhecimento em eletrônica básica, muito além disso o conhecimento de caixa acústica de alta qualidade exigia um conhecimento especializado na tríade "construção estrutural da caixa e materiais, divisores de frequencias e suas atenuações, auto falantes e medições acústicas baseadas em modelo TS Thiele-Smal. E foi por meio do contato do livro "loudspeaker design cookbook" de Vance Dickson" aqui no Brasil traduzido pelo renomado professor Homero Sete Silva, então engenheiro consultor da Selenium. Que me deparei com a complexidade de um projeto de qualidade em caixa acústica. Vejo na sua didática a oportunidade que não tive passado, visto que a informação técnica era restrita apenas ao meio técnico mais alto da alta fidelidade. Com esse livro realmente tive oportunidade de conhecer minamente o necessário para me considerar alguém que pelo menos entende a complexa linguagem do mundo dos projetos de caixas acústicas. Caso o Amigo deseje uma cópia do referido livro e mais de um outro handbook da JBL profissional terei o imenso prazer de enviá -lo. Peço para isso que me mande seu contato para meu e-email: (melodesignbr@gmail.com). Um forte abraço!!!
Pois é, fazer uma caixa de qualidade não é só fazer um caixote e colocar os falantes ali. Requer conhecimentos de eletrônica, acústica, componentes eletrônicos, marcenaria e tantos outros. Eu já tive o livro do Prof. Homero mas ele se perdeu numa das inúmeras mudanças mudanças de casa que fui obrigado a passar... Se o amigo tem como mandar uma cópia eu gostaria sim de tê-lo, assim como do handbook da JBL. Se possível, mande para o email info@audioclassico.com.br. Agradeço muito o contato e mando daqui um forte abraço.
Esse assunto de divisores de frequencia e da construção de caixas em si é muito vasto. Existem muitos detalhes a serem estudados. Mas aos poucos a gente vai mostrando aqui. Os cursos estão para sair. Infelizmente o tempo é pouco para tudo o que a gente quer fazer, e hoje em dia é muito difícil encontrar colegas e colaboradores que queiram contribuir, então a gente acaba tendo que fazer um pouco de tudo. Mas a gente chega lá, se Deus quiser. Abração.
@@audioclassico Essas informações são ótimas sim já comprei os auto falantes e logo mais comprarei a chapa de compensado naval, falta achar quem vai dimensionar a caixa !
No caso, para os médios também pode colocar um filtro passa faixa para determinar o início e o fim das frequências médias, ou caso de uma melhor divisão de uma caixa de som com 4 faixas de frequência, por exemplo.
Pode sim, mas na prática isto só é feito em caixas mais sofisticadas, com falantes especiais e onde o fabricante quer ter um controle absoluto sobre quais faixas de frequencia vão chegar a cada falante. Nas caixas "normais" isto não é necessário porque diminui o rendimento da caixa e, normalmente, o midrange não reproduz mesmo as frequencias altas com a mesma intensidade que o tweeter, então acaba não fazendo muita diferença. Abs.
descobri ontem o canal ! ja estou maratonando , tem sanado inumeras duvidas minhas ! tenho um toca disco thorens anos 50 que precisa de restauração ! alguma dica de restaurador ?
Puxa vida, que bom! Fico feliz em estar aproveitando dos vídeos e desejo boas vindas à nossa comunidade. Quanto ao seu Thorens... Bem, só posso dizer que é uma tarefa difícil. Vai precisar de muita paciência e certamente vai precisar fazer ou mandar alguém fazer algumas peças que não existem mais... Mas é uma relíquia e, antes de mais nada, é um hobby e um passatempo, desejo sucesso e me coloco a disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance. Forte abraço.
@@audioclassico Obrigado mestre por compartilhar seus conhecimentos de forma tão simples... De maneira que os leigos possam desfrutar do conteúdo! Espero que o canal cresça e ganhe relevância para os audiofilos de plantão.
Legal !! 👏🏻🔊🎶 Uma curiosidade fora do conteúdo do video: Faz diferença o lado que é colocado o duto ? Imaginemos um projeto que já tenha o alto-falante, a litragem da caixa, sintonia, duto, tudo ok... mas, e o lado do duto?
O duto pode ficar em qualquer lugar, só não pode ficar muito perto do woofer porque senão vai dar batimento de frequencias. Fora disto pode ficar em qualquer lugar do painel frontal ou até mesmo na parte de trás ou nas laterais. Isto é comum nos subwoofers, geralmente o duto está na lateral, em baixo ou até mesmo na frente, quando o woofer é montado virado para o chão. Aliás, aqui no canal temos dois vídeo mostrando caixas que fizemos recentemente onde o duto fica na parte de trás, os links seguem abaixo: ruclips.net/video/kqAB0uxA3eo/видео.html ruclips.net/video/GhDRJ_ZneMw/видео.html
Prezado senhor Iberê, como está? Aproveito a oportunidade para perguntar ao senhor se estes indutores (bobinas) são disponíveis no mercado. Procurei bastante e não encontrei uma com o valor de 0,3mH. Teria que fazer em casa? Essas medidas não são vendidas? Desculpas pela ignorância porque o amor pelo som vintage é muito maior que meu conhecimento em eletrônica. Agradeço se puder me dar uma dica. Muito obrigado!
Até onde sei, não se fabrica estes indutores (bobinas) e a gente precisa fazer por conta mesmo. Pode ser que haja algum lugar que fabrica, mas confesso minha ignorância a respeito. Estou tentando bolar um jeito de explicar para as pessoas fazerem em casa, assim que conseguir um método simplificado eu publico em vídeo. Mas para usar os esquemas deste vídeo pode esquecer as bobinas. Com a maioria dos falantes a bobina seria apenas um aperfeiçoamento, e não uma coisa obrigatória. Abs.
Prezado Sr. Iberê, boa noite! Excelente vídeo!!! Estou com um probleminha no meu equipamento e gostaria de saber como posso entrar em contato para um atendimento de assistência técnica de vossa parte. Muito obrigado e, por favor, continue a postar mais vídeos assim...
Depois que o falante já está velho e ressecado há pouco o que pode ser feito. Mas, de maneira geral, não vejo mal em aplicar uma leve (bem leve) camada de silicone spray no intuito de impermeabilizar e proteger um pouco o falante. Mas tem que ser um jato bem leve mesmo, caso contrário vai alterar a massa e a flexibilidade do cone e mudar sua tonalidade.
Acho que já comentei com o Sr que tenho um par de caixas acústicas da Lando LA-380. Eu consegui um esquema do crossover dessas caixas, mas tenho dúvidas se é o esquema correto. Se eu enviar as informações das caixas e do esquema o Sr conseguiria avaliar, pois, sendo o esquema certo eu posso montar o projeto.
Amigo, boa tarde. Os receiveres da Polivox tem um equalizador de 5 ou de 7 potenciômetros . Os potenciômetros são todos iguais nós Polivox 4150, 2900 e o 150? São todos de 50k posso usar os mesmos potenciômetros n🎉sses modelos de Receiver Polivox. Qual é a referência completa desses potenciômetro? Obrigado e um forte abraço.
Os potenciômetros do equalizador são todos iguais dentre todos estes mesmos modelos. Não tenho nenhum disponível para te passar as medidas, mas é potenciômetro linear (deslizante) de (ao que me lembre) de 50 kiloohms. Não é fácil encontrar esses potenciõmetros pois não são fabricados há muitos anos. De vez em quando aparece no Mercado Livre peças usadas. Algumas lojas aqui de São paulo às vezes oferecem também, mas são peças antigas que estão em estoque há décadas ou então são peças retiradas de aparehos que foram sucateadas. Se o amigo encontrar em algum lugar, por favor me avise porque estou sempre precisando destes potenciômetros e é sempre uma luta conseguir achar. Abração.
Tenho um receiver yamaha com saida de 8 ohms e estou montando um projeto com o falante Novik do ML sugerido em outro video. Fiquei em duvida quanto a impedancia final da caixa com aquele falante de 8 ohms e um tweeter. No caso de caixa com duas vias como fica a impedância? Será que teria algum problema pro meu receiver?
Os receivers Yamaha geralmente trabalham com 4 ou 8 Ohms, alguns modelos têm inclusive uma chavinha no painel traseiro para informar a impedãncia correta. Mas no caso do falante citado ele é de 8 Ohms. O tweeter não importa. O importante é o falante principal que, no caso, é de 8 Ohms. Pode ligar no seu receiver sim, não vejo problemas. Abs.
@ muito obrigado! Eu li que a impedância varia com a frequência, por isso imaginei que não teria problema já que cada falante trabalha no seu espectro mas resolvi perguntar pra alguém que tem essa vivência prática!
Imagino que deva existir sim, mas deve ser um livro antigo, talvez se encontre nos sebos. Também tem muita literatura a este respeito na extinta Revista Antenna, o difícil é encontrar. Mas a gente vai aos poucos publicando por aqui. Abs.
Link para baixar os projetos (em formato PDF)
audioclassico.com.br/download/Divisores_frequencia_6db_oitava.pdf
(Obs: O link acima não funciona nos browsers Internet Explorer e Edge. Utilizar o Chrome, Safari, Brave ou similar)
Boa tarde, não funcionou no Chrome!
Acabei de testar e está OK. O que pode acontecer é que tem algum anti-virus ou sistema de proteção no seu browser que impede de acessar sites que não tem o protocolo de segurança HTTPS
@@audioclassico tinha razão... me desculpe o antivírus estava bloqueando. Deu certo agora!!
O melhor vídeo do RUclips, mostrando passo a passo, sobre caixas de som vintage e seus divisores de frequência, parabéns
Que bom que você gostou! Espero ter ajudado na sua jornada com as caixas vintage.
Temos também uma segunda parte deste vídeo, mostrando na prática como executar estes esquemas.
Abração.
Sr.Iberê,obrigado por mais uma oportunidade de aprendizado dado,que prazer ,assistir suas aulas,muito elucidativas,tirando todas as dúvidas dos amantes do áudio vintage.Obrigado,abraços á todos do canal!
Olá Bruno, fiquei até emocionado com suas palavras tão gentis.
Agradeço de coração! Fiquei muito feliz e mando daqui um grande abraço.
Cada vídeo me surpreende o seu conhecimento, e me alegra saber que você tem a capacidade incrível em dividir o seu conhecimento. Me sentiria honrado, caso faça no futuro você proporcione um curso on line do tipo, faça você mesmo, gostaria muito de participar como aluno. Meu total respeito pelo seu trabalho.
Agradeço muito pelo seu comentário tão gentil e elogioso. Fiquei muito contente!
Quanto ao curso, se der tudo certo vai sair sim. Já tivemos este curso no passado, mas as coisas mudaram muito e temos algumas dificuldades a superar para voltar a ministrar cursos e treinamentos. Forte abraço!
Que ótimo então, aguardarei ansioso pelo acontecimento. Uma abraço a todos, e que Deus os abençoe com toda a sorte de saúde, paz e sabedoria.
Parabéns pelo autor e equipe desse canal por ser ou serem generosos conosco ou seja inscritos e não também, seria interessante no futuro próximo um vídeo explicando as ligações de aparelhos vintage de receiver, tape deck, tuner, toca disco, potencia, pré amplificador, equalizador, mesa de som e etc...😂❤
Na realidade, não é tanta generosidade assim, pois estamos explicando coisas bem simples, mas que reparamos que boa parte dos interessados em áudio desconhecem. Precisamos desenvolver esta base de conhecimento para podermos avançar e falar de aspectos mais complexos da alta-fidelidade...
A idéia do vídeo mostrando as ligações é muito boa. Vamos deixar anotado para fazermos assim que surgir a oportunidade.
Forte abraço.
Uma verdadeira aula. Parabéns por dividir seu conhecimento, na maioria dos vídeos, eles passam por cima desses detalhes
Muito obrigado! Fico feliz por saber que nosso pequeno vídeo foi útil.
Rapaz que explicação didática até quem nunca viu nada sobre vai conseguir entender
Que bom que gostou! A intenção foi mesmo de ser uma explicação didática, procuramos responder ás dúvidas mais comuns que a gente vem percebendo nas nossas conversas. Abração e muito agradecido pelo comentário tão gentil.
Muito bom, gosto muito de brincar com minhas caixas, alterando e projetando divisores. É um assunto muito interessante.
Concordo plenamente e espero que nosso pequeno vídeo seja útil. Abração.
@@audioclassico O vídeo é muito útil, é um assunto pouco conhecido para a qualidade de áudio. Vale muito aprofundar no assunto.
Ibere parabéns pela sua iniciativa. Quem nasce para professor nunca perde o garbo, a elegância dos grandes mestres. Vida longa ao nosso querido mentor!
Puxa vida, agora fiquei até emocionado... Agradeço muito pela sua mensagem tão gentil.
Vídeo fantástico. Vou assistir mais de uma vez, porque realmente é a parte que mais tenho dúvidas.
Que bom que gostou! Pois então, este vídeo pode sim ficar guardado para ver de vez em quando, porque são muitas informações e pode ser difícil compreender tudo à primeira vista. Abs.
Agradecido por compartilhar: didático, acessível a não técnicos, focado nos resultados sem se perder em minúcias técnicas! É incrível ver como o preço de crossovers varia nas plataformas de venda, de 10 a mil reais! Suponho que a qualidade dos componentes eletrônicos deva influenciar bastante no desempenho para justificar tamanha disparidade de valores
Eu acho que o grande problema é que os crossovers comerciais focam nos modelos de 12 db/oitava, que usam bobinas grandes e pesadas. Como o cobre é um material caro, acaba elevando muito o preço. Fora isto, os crossovers comerciais contêm componentes a mais, para atender aos mais diversos casos. Para complicar mais um pouco, existem os impostos brasileiros, é imposto sobre imposto sobre imposto... No final das contas, eu acho melhor a gente arregaçar as mangas e fazer por nossa conta mesmo. Abração.
Respeitado e admirado Senhor Iberê, realmente seus vídeos são de uma enorme riqueza de conhecimentos práticos e técnicos, onde com muita clareza são expostas as carateristicas dos componentes, como também os meios de consegui-los e em certos casos construí-los, deixando seu espectador numa condição privilegiada para construir de maneira adequada e personalizada uma das partes críticas das apreciadas caixas de som, as quais tem uma grande presença e destaque dentro deste maravilhoso universo da sonorização.
Gratidão e um caloroso abraço!
De fato, tem muita coisa a ser falada a respeito do divisores, inclusive com a construção de várias das suas partes. Mas aos poucos a gente vai conversando sobre isto com os amigos e colegas do canal.
Muito grato pelo seu comentário tão gentil e educado!
Parabéns, seu vídeo ficou muito bom! Como já disse outras vezes o senhor deixará um legado muito importante para os amantes do som vintage. Agradeço por seu empenho e pelo compartilhamento dos seus conhecimentos. Estou ansioso para ver os vídeos com as demonstrações práticas, com a mão na massa. Obrigado! Vida longa ao senhor a ao Áudio Clássico!
Vamos sim fazer o vídeo mostrando na prática como fazer as ligações. Vai complementar bem o vídeo que mostra os esquemas.
Agradeço muito seu comentário tão gentil!
Parabéns Iberê, vc tem um grande conhecimento técnico. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco. Abraços
Eu que agradeço pelas suas palavras tão gentis.
Só que, na realidade, acho que são apenas conhecimentos básicos de eletrônica.
Mas sei podem atrapalhar a vida de quem quer construir suas próprias caixas e/ou entender melhor como funciona uma caixa.
Seja lá como for, espero que sejam informações úteis e mando daqui um forte abraço.
Esse professor é incrível: tem conhecimento profundo, boa didática e, acima de tudo, humildade, conformeceu pude perceber quando da sua resposta a um potencial cliente que ofendeu a este. Sua resposta foi muito elegante.
Parabéns, professor!
Só posso agradecer, de coração, por sua mensagem tão gentil. Fico feliz por ter gostado do nosso pequeno vídeo e por estar seguindo o canal, e mando daqui um grande abraço.
O melhor video da Internet sobre o assunto. Muito obrigado por dividir seus conhecimentos.
Puxa vida, que comentário bacana! Agradeço muito.
Mas não acho que seja o melhor vídeo da internet. Na verdade, é um vídeo bem básico, mas talvez seja este o segredo, ou seja, ir direto ao ponto e não ficar complicando demais algo que é simples.
Abração!
Grande aula. Um abraço de Portugal.
Espero que sejam informações úteis!
Forte abraço aqui do Brasil.
Ótima explicação, estava procurando um vídeo explicativo sobre esse assunto. Agora fico no aguardo de um possível vídeo sobre a confecção das bobinas, pois exclusivamente para sistemas de som esse assunto é bem pouco abordado.
Pois é, essa questão das bobinas está complicado mesmo de resolver. Aqui, na prática, a gente acaba fazendo mas sem preocupação de ficar explicando ou replicando as que a gente vai fazendo, usando qualquer coisa que estiver à mão. Mas estamos preparando uma explicação mais detalhada sobre este assunto. Abração.
Excelente aula! Aguardo a aula prática. Obrigado!
É um prazer saber que está gostando das aulas, obrigado!
Acredito que o vídeo com a aula prática a que se referiu é este que já foi publicado: ruclips.net/video/myuYJ4KGh2Q/видео.html
Excelente! Obrigado pela aula e pelo altruísmo!
Espero que seja informações úteis!
Abração.
Conhecimento condensado.
Perfeito.
Vídeo salvo para consulta.
Muito grato pela sua dedicação!
Espero que sejam informações úteis!
Agradeço seu comentário tão gentil e mando daqui um forte abraço.
Ansioso pelo curso de divisores de frequência. Gratidão pelo conhecimento passado professor.
Uma hora a gente faz o curso sim, se Deus ajudar, claro.
Espero que este pequeno vídeo seja útil e mando daqui um forte abraço.
Bom dia!!! Meu Amigo, o senhor está bem ? . Obrigado por publicar mais um vídeo.. Deixei o meu "LIKE " . Meu amigo, tenha um dia maravilhoso. . Sergio
Obrigado pelo like e pelo comentário gentil, como sempre, aliás!
Vídeo muito bem explicado.Showww.Deus abençoe sempre
Espero que sejam informações úteis! Aos poucos a gente vai ensinando mais detalhes sobre a confecção dos divisores e das caixas. Abração.
Já me tornei um inscrito por gostar da eletrônica. Muitos vídeos bons por aqui.
Temos mais de 200 vídeos com temas que considero relevantes para quem gosta de eletrônica e de aparelhos de som de qualidade.
Seja bem vindo à nossa comunidade e receba daqui um forte abraço.
@@audioclassico Obrigado, tamo junto.
Excelente aula, professor!
Certamente aprendi mais um pouco sobre esse mundo do som.
Que ótimo! Fico feliz por ter gostado e mando daqui um forte abraço.
Mais uma ✨ Super Aula ✨pra ficar bem informado sobre ✨áudio! ✨
Espero que sejam informações úteis!
👏🏻Excelente vídeo, ansioso pelo vídeo de como fazer as bobinas 🤝🏻
Que bom que gostou! Assim que der a gente ensina a fazer as bobinas. Abs.
Muito claro e educativo. Ótimo vídeo!
Que bom que gostou! Espero que seja útil. Abs.
Ótima aula e dicas!!! Para o sistem de 3 vias que montei, deixei meu subwoofer com 4.55mH (0,5 ohms) e um capacitor bipolar de 100uF. Bloqueou bastante os agudos e médios.
Que bom que gostou do vídeo! Espero que seja útil. Forte abraço e obrigado pela sua dica.
Muito top sua explicação, continue com ótimo trabalho
Que bom que gostou das explicações! Fiquei feliz e mando daqui um forte abraço.
Já estou inscrito no seu canal e quero aprender como calcular os divisores de frequência para desenvolver meus projetos.
Parabéns pelo canal.
Precisaria montar um curso para explicar o projeto dos divisores de frequencia. Aos poucos a gente vai divulgando aqui um ou outro detalhe, mas para explicar direitinho como é precisaria de conhecimentos difíceis de divulgar em um único vídeo do youtube... É por isso que fizemos este vídeo simples, já dando alguns projetos que vão atender a, digamos, 90% dos casos. Para ir além disto, teria que ser para um projeto de caixa muito elaborado, sofisticado, onde o divisor seria apenas mais um detalhe.
Caro Iberê. Tudo bem Amigo? Antes de tudo parabéns pelo vídeo, bem elucidativo e o mínimo necessário para o iniciante em projetos de caixa. Na década de oitenta já muito ligado ao audio buscando tender melhor o que tava por trás de uma caixa acústica de alta qualidade. Vi que não bastava minimamente conhecimento em eletrônica básica, muito além disso o conhecimento de caixa acústica de alta qualidade exigia um conhecimento especializado na tríade "construção estrutural da caixa e materiais, divisores de frequencias e suas atenuações, auto falantes e medições acústicas baseadas em modelo TS Thiele-Smal. E foi por meio do contato do livro "loudspeaker design cookbook" de Vance Dickson" aqui no Brasil traduzido pelo renomado professor Homero Sete Silva, então engenheiro consultor da Selenium. Que me deparei com a complexidade de um projeto de qualidade em caixa acústica. Vejo na sua didática a oportunidade que não tive passado, visto que a informação técnica era restrita apenas ao meio técnico mais alto da alta fidelidade. Com esse livro realmente tive oportunidade de conhecer minamente o necessário para me considerar alguém que pelo menos entende a complexa linguagem do mundo dos projetos de caixas acústicas. Caso o Amigo deseje uma cópia do referido livro e mais de um outro handbook da JBL profissional terei o imenso prazer de enviá -lo. Peço para isso que me mande seu contato para meu e-email: (melodesignbr@gmail.com).
Um forte abraço!!!
Pois é, fazer uma caixa de qualidade não é só fazer um caixote e colocar os falantes ali. Requer conhecimentos de eletrônica, acústica, componentes eletrônicos, marcenaria e tantos outros.
Eu já tive o livro do Prof. Homero mas ele se perdeu numa das inúmeras mudanças mudanças de casa que fui obrigado a passar... Se o amigo tem como mandar uma cópia eu gostaria sim de tê-lo, assim como do handbook da JBL. Se possível, mande para o email info@audioclassico.com.br. Agradeço muito o contato e mando daqui um forte abraço.
Gentileza amigo Iberê mande seu endereço para meu e-email que lhe enviarei por correio. Ok? Um abraço forte!!!
Mais uma aula . Salve Mestre!
Que bom que gostou do vídeo! Espero que seja útil.... Abs.
@@audioclassico será quando for usar os alto falantes Novik que encontrei.
Simples, didático e direto! Parabéns!!
Obrigado pelo elogio! Fico feliz por ter compartilhado algo com os amigos. Abração.
Parabéns, vídeo aula muito boa.
Que bom que gostou! Tomara que sejam informações úteis.
Aula muito boa. Parabéns.......
Muito obrigado! Espero que sejam informações úteis.
Ótimo vídeo, muito bem explanado o assunto chama atenção para quem gosta de áudio. Quanto ao curso de eletrônica presencial tenho interesse...
Esse assunto de divisores de frequencia e da construção de caixas em si é muito vasto. Existem muitos detalhes a serem estudados. Mas aos poucos a gente vai mostrando aqui.
Os cursos estão para sair. Infelizmente o tempo é pouco para tudo o que a gente quer fazer, e hoje em dia é muito difícil encontrar colegas e colaboradores que queiram contribuir, então a gente acaba tendo que fazer um pouco de tudo. Mas a gente chega lá, se Deus quiser. Abração.
Muito bom !!!
Cara esses vídeos são muito bons !!!
Que bom que está gostando! Espero que sejam informações úteis. Abração.
@@audioclassico Essas informações são ótimas sim já comprei os auto falantes e logo mais comprarei a chapa de compensado naval, falta achar quem vai dimensionar a caixa !
Passando para deixar o like!
Muito obrigado! Espero que sejam informações úteis.
No caso, para os médios também pode colocar um filtro passa faixa para determinar o início e o fim das frequências médias, ou caso de uma melhor divisão de uma caixa de som com 4 faixas de frequência, por exemplo.
Pode sim, mas na prática isto só é feito em caixas mais sofisticadas, com falantes especiais e onde o fabricante quer ter um controle absoluto sobre quais faixas de frequencia vão chegar a cada falante. Nas caixas "normais" isto não é necessário porque diminui o rendimento da caixa e, normalmente, o midrange não reproduz mesmo as frequencias altas com a mesma intensidade que o tweeter, então acaba não fazendo muita diferença. Abs.
descobri ontem o canal ! ja estou maratonando , tem sanado inumeras duvidas minhas ! tenho um toca disco thorens anos 50 que precisa de restauração ! alguma dica de restaurador ?
Puxa vida, que bom! Fico feliz em estar aproveitando dos vídeos e desejo boas vindas à nossa comunidade.
Quanto ao seu Thorens... Bem, só posso dizer que é uma tarefa difícil. Vai precisar de muita paciência e certamente vai precisar fazer ou mandar alguém fazer algumas peças que não existem mais...
Mas é uma relíquia e, antes de mais nada, é um hobby e um passatempo, desejo sucesso e me coloco a disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance.
Forte abraço.
@@audioclassico Obrigado mestre por compartilhar seus conhecimentos de forma tão simples... De maneira que os leigos possam desfrutar do conteúdo! Espero que o canal cresça e ganhe relevância para os audiofilos de plantão.
Excelente
Valeu! Tomara que sejam informações úteis.
Legal !! 👏🏻🔊🎶
Uma curiosidade fora do conteúdo do video:
Faz diferença o lado que é colocado o duto ?
Imaginemos um projeto que já tenha o alto-falante, a litragem da caixa, sintonia, duto, tudo ok...
mas, e o lado do duto?
O duto pode ficar em qualquer lugar, só não pode ficar muito perto do woofer porque senão vai dar batimento de frequencias.
Fora disto pode ficar em qualquer lugar do painel frontal ou até mesmo na parte de trás ou nas laterais.
Isto é comum nos subwoofers, geralmente o duto está na lateral, em baixo ou até mesmo na frente, quando o woofer é montado virado para o chão.
Aliás, aqui no canal temos dois vídeo mostrando caixas que fizemos recentemente onde o duto fica na parte de trás, os links seguem abaixo:
ruclips.net/video/kqAB0uxA3eo/видео.html
ruclips.net/video/GhDRJ_ZneMw/видео.html
@@audioclassico
👍 Obrigado por responder !!
Prezado senhor Iberê, como está? Aproveito a oportunidade para perguntar ao senhor se estes indutores (bobinas) são disponíveis no mercado. Procurei bastante e não encontrei uma com o valor de 0,3mH. Teria que fazer em casa? Essas medidas não são vendidas? Desculpas pela ignorância porque o amor pelo som vintage é muito maior que meu conhecimento em eletrônica. Agradeço se puder me dar uma dica. Muito obrigado!
Até onde sei, não se fabrica estes indutores (bobinas) e a gente precisa fazer por conta mesmo.
Pode ser que haja algum lugar que fabrica, mas confesso minha ignorância a respeito.
Estou tentando bolar um jeito de explicar para as pessoas fazerem em casa, assim que conseguir um método simplificado eu publico em vídeo.
Mas para usar os esquemas deste vídeo pode esquecer as bobinas. Com a maioria dos falantes a bobina seria apenas um aperfeiçoamento, e não uma coisa obrigatória.
Abs.
Salve meu amigo.
Abração aqui de São Paulo!
Prezado Sr. Iberê, boa noite! Excelente vídeo!!! Estou com um probleminha no meu equipamento e gostaria de saber como posso entrar em contato para um atendimento de assistência técnica de vossa parte. Muito obrigado e, por favor, continue a postar mais vídeos assim...
Por favor entre em contato pelo email info@audioclassico.com.br e ajudarei no que estiver ao meu alcance.
Que bom que gostou do vídeo!
Abração.
top !
Espero que seja útil!
Bom dia, como conservar auto falante antigo da Novik feitos de papelão cinza, me falaram para usar silicone spray, da certo ?? Obrigado.
Depois que o falante já está velho e ressecado há pouco o que pode ser feito.
Mas, de maneira geral, não vejo mal em aplicar uma leve (bem leve) camada de silicone spray no intuito de impermeabilizar e proteger um pouco o falante. Mas tem que ser um jato bem leve mesmo, caso contrário vai alterar a massa e a flexibilidade do cone e mudar sua tonalidade.
Acho que já comentei com o Sr que tenho um par de caixas acústicas da Lando LA-380. Eu consegui um esquema do crossover dessas caixas, mas tenho dúvidas se é o esquema correto. Se eu enviar as informações das caixas e do esquema o Sr conseguiria avaliar, pois, sendo o esquema certo eu posso montar o projeto.
Não tenho o esquema da Lando LA-380, mas posso examinar este que você tem.
Peço que por favor mande para o email info@audioclassico.com.br.
Grato.
@@audioclassico Já enviei para o senhor
Amigo, boa tarde. Os receiveres da Polivox tem um equalizador de 5 ou de 7 potenciômetros . Os potenciômetros são todos iguais nós Polivox 4150, 2900 e o 150? São todos de 50k posso usar os mesmos potenciômetros n🎉sses modelos de Receiver Polivox. Qual é a referência completa desses potenciômetro?
Obrigado e um forte abraço.
Os potenciômetros do equalizador são todos iguais dentre todos estes mesmos modelos.
Não tenho nenhum disponível para te passar as medidas, mas é potenciômetro linear (deslizante) de (ao que me lembre) de 50 kiloohms.
Não é fácil encontrar esses potenciõmetros pois não são fabricados há muitos anos.
De vez em quando aparece no Mercado Livre peças usadas.
Algumas lojas aqui de São paulo às vezes oferecem também, mas são peças antigas que estão em estoque há décadas ou então são peças retiradas de aparehos que foram sucateadas.
Se o amigo encontrar em algum lugar, por favor me avise porque estou sempre precisando destes potenciômetros e é sempre uma luta conseguir achar.
Abração.
Tenho um receiver yamaha com saida de 8 ohms e estou montando um projeto com o falante Novik do ML sugerido em outro video. Fiquei em duvida quanto a impedancia final da caixa com aquele falante de 8 ohms e um tweeter. No caso de caixa com duas vias como fica a impedância? Será que teria algum problema pro meu receiver?
Os receivers Yamaha geralmente trabalham com 4 ou 8 Ohms, alguns modelos têm inclusive uma chavinha no painel traseiro para informar a impedãncia correta.
Mas no caso do falante citado ele é de 8 Ohms. O tweeter não importa. O importante é o falante principal que, no caso, é de 8 Ohms.
Pode ligar no seu receiver sim, não vejo problemas.
Abs.
@ muito obrigado! Eu li que a impedância varia com a frequência, por isso imaginei que não teria problema já que cada falante trabalha no seu espectro mas resolvi perguntar pra alguém que tem essa vivência prática!
Existe algum livro sobre o assunto?
Imagino que deva existir sim, mas deve ser um livro antigo, talvez se encontre nos sebos. Também tem muita literatura a este respeito na extinta Revista Antenna, o difícil é encontrar. Mas a gente vai aos poucos publicando por aqui. Abs.
@@audioclassico ok, obg.