Motor DESMODRÔMICO? O que é isso? - Alta RPM
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Use o cupom "altarpm" para ganhar 2% de desconto na compra de pneus no site da Pneufree.com: www.pneufree.c...
Use o cupom "ARPM10" para ganhar 10% de desconto na compra dos produtos do site da RS Air Filter: bit.ly/site-rs...
No Como Funciona de hoje, senhoras e senhores, o Murta explica pra gente o que é o sistema Desmodrômico, tecnologia presente em poucos motores atualmente - mas é uma marca registrada da Ducati! Cliquem no play e confiram!
Siga a Pneu Free no instagram: @pneufreecom
Siga a Pneu Free no Facebook: / pneufree
Siga a Pneu Free no RUclips: @pneufree.com
Siga a RS Air Filter no instagram: @rsairfilter
Siga a RS Air Filter no Facebook: / rsfiltros
Siga a RS Air FIlter no RUclips: / rsairfilter
Conheça a Made For Street:
Site: madeforstreet....
Instagram: @madeforstreetmotorsport
Facebook: / madeforstreetoficina
#ducati #desmodromico #altarpm Авто/Мото
"A descoberta consiste em ver o que todos viram e em pensar no que ninguém pensou."
A. Szent-Gyorgyi
Até q enfim alguém falando disso. Não aguento mais ter q ler artigos em inglês e não entender nada. Kkkk
Não entende o idioma inglês, mano? Xiiiiii...
As vezes a gente se prende só nas tecnologias atuais e esquece de tudo aquilo que o passado proporcionou.
Eu acho muito bom ver essas tecnologias, soluções do passados. Ajuda a gente a valorizar aonde chegamos.
Valeu Murta!
na epoca foi revolucionario pq devido a flutuação de valvulas dos motores 4t da epoca que nao faziam frente contra os foguetes 2t o desmodromico conseguiu romper a barreira dos altos giros com segurança
A vantagem de um comando desmodrômico é que "praticamente nunca" irá flutuar válvulas. Pois há uma hora que as molas não conseguem acompanhar a velocidade que as válvulas estão se movimentando, os desmodrômicos demandam um pouco mais de manutenção, mas em matéria de resistência a falhas ele é impecável.
Comando desmodrônico de válvulas é muito mais antigo que os primeiros motores da Ducati. A Mercedes usava em seus carros de fórmula1, na década de 50. Veja no link do Wikipedia.
en.m.wikipedia.org/wiki/Desmodromic_valve
Cara que orgulho de ver esse conteúdo de qualidade e poder falar que to aqui desde antes dos 100k
Apesar de ficarem conhecidos nas motos Ducati, o comando desmodrômico não foi desenvolvido por ela. Inicialmente equipou os aviões alemães da 2ª Guerra e, mais tarde, foi utilizado nos monopostos de F1da Mercedes na primeira metade da década de 1950, inclusive vencendo as temporadas de 54 e 55 com Fangio ao volante.
Traz mais vídeos sobre esse tipo de conteúdo. Acho fascinante e gosto de aprender!
Ele além da resistência da mola da válvula, visava resolver a questão da "flutuação das válvulas" onde em altas rpms as molas não tinham tempo de se recuperar totalmente antes de uma nova compressão, prejudicando lavagem de gases dentro do cilindro.
Fala Murta, tranquilo? Conteúdo muito bom e sempre acham formas completamente diferentes pra chegar em resultados de performance.
Agora uma pergunta: teria como fazer um vídeo explicando o uso de borboletas individuais com corneta e a aspiração de ar pra dentro do motor?
Valeu Murta
Muito interessante, "descobrir tecnologias descubridas" é sempre bom... Pelo menos pra mim 🤣
O mais impressionante é quando eles criaram isso, anos 50, aquela galera sim era inteligente, não que hoje não seja mas hoje é mais “fácil”, top murta, mais uma que aprendi com o Alta RPM
Parabéns pela explicação, ficou claro para o leigo aqui. Abs.
Seria legal se o canal colocasse as referências de pesquisa na descrição. Acho muito massa o canal
Hoje vi um vídeo do canal roda com roda sobre as temporadas de 1954 e 55 da f1, que a Mercedes dominou, ele falou sobre esse sistema e fiquei abismado com essa tecnologia naquela época.
Parabéns pelo vídeo, porém apenas uma informação, O problema inicial não era apenas o material das molas, até porque ele não mudou muito, mas sim a flutuação das molas em altas rotações, ou seja não "dava tempo de abrir e fechas as válvulas no ciclo de compressão
Na década de 80 já tinha 250 cc bi cilindrica com comando no cabeçote de 22.000 rpm ( CBR 250 ) também teve a FZR 750 special edition ( edição limitada ) de 4 cilindros e 22.000 rpm também do final da década de 80 e as esportivas de 20.000 rpm de 4 cilindros de 250 cc da decada de 90 ( CBR250 , FZR 250 , GSXR 250 , ZXR 250 - TODAS DE 45 HP )
.
Fico super feliz, quando vejo seus vídeos, parabéns 👏🏽faz um vídeo bem aprofundado sobre, o motor do Chevette
Faltou falar que ganha mais rendimento,pois as valvulas com mola exige mais força(pressão) pro retorno da válvula,outro detalhe é que não ocorre flutuação de válvula podendo suportar rpm's mais alta.
Deram um nome chique demais pra um mecanismo que simplesmente fecha as válvulas sem molas.😀😀hehe
Sem contar que esse sistema ajudou no problema da flutuação das válvulas
Muito top a explicação sobre o funcionamento desse motor. E vale salientar que o ronco dos motores Ducati , são únicos e diferenciados. 👋🏼👋🏼👋🏼✌🏼✌🏼✌🏼
Oi Murta, chegou a ver a nova tecnologia de pistões da Porsche? Estão literalmente imprimindo os pistões em impressoras 3D!
Já gravamos um vídeo sobre =D vai ao ar em breve
@@ALTARPM mais atualizado que o murta, impossivel. Sempre um trabalho de outro nivel
Ótima explicação (Ji-Paraná).
B-a-l-a-n-c-i-n! Balancero é meusovo!
Excelente vídeo!
Parabéns pelo vídeo man
Muito bom e didático
Nao sei comparado a molas mas atualmente na MotoGP os motores da Ducati sao os mais fortes e confiaveis (quem entende de moto sabe o qto eh incrivel falar isso de uma Ducati). Logico que la nao tem ninguem usando mola mais... eh ou pneumatica ou desmo pra fazer os V4 ou 4 em linha rodarem nas ALTAsRPMs 😁
Os motores giravam menos antigamente nos anos 80/ 90 giravão 14mil rpm e hoje tem motor girando 21mil rpm , tirando as 2t que desde aquela epoca ja giravão mt , pq n tem cabeçote valvulado
No Japão eu tive uma FZR250 GENESIS de 4 cilindros e 19.000 rpm ano 1988 ( tinha 45 hp e chegava a 150 em terceira marcha .
As primeiras CBR 250 da década de 80 eram bi cilindricas e marcava 22.000 rpm depois vieram as CBR 250 de 4 cilindros e 20.000 rpm ( na decada de 90
A própria Ducati esta revendo este sistema, a nova Multistrada V4 já não usa mais o desmodromico devido a mesma ter plano de revisões a cada 60.000km e impossível de atingir com esse ruidoso desmodromico.
Vc é o melhor conteúdo automotivo no RUclips
Fala Murta, blz?
Visto que vc mista conteúdo carro/moto, acha que seria interessante falar sobre COLETOR DE ADM VARIÁVEL, facilmente encontrado nas Yamahas esportivas?
Vlw por todo conteúdo..!!
O problema maior era que as molas não conseguiam acompanhar a velocidade das árvores de comando e deixavam as válvulas flutuando, deixando as RPMs limitadas. A durabilidade das molas não foi o motivo mais crítico!
Estava procurando alguém com um pingo de sanidade nesses comentários é isso mesmo meu amigo.
Motor boxer eu relaciono mais com fusca. Até pq tudo começou na 356, e adivinha...
Quem inventou o motor flat?isso mesmo Ferdinand Porsche,fora que a Porsche é mestre na contrução de motores flat.Subaru e Ferrari tentaram mais mesmo assim não tem a mesma confiabilidade da Porsche
@@comentarista1490 sim. Perfeito. E o primeiro carro a usar foi o Volkswagen sedan. Que nós conhecemos como Fusca.
@@glaucomedia Não foi o Porsche 356 o primeiro carro com motor flat??
@@comentarista1490 kkkkk. Melhor vc assistir o video e ler o comentário novamente.
@@glaucomedia kkk dá um desconto aí hoje domingão eu passei o dia no curso de inglês avançado on-line e terminando exercícios de escola meu cérebro de vez em quando fica uma pouco lento mesmo kkkk mais vamos da um ponto final nisso,tudo começou no 356 e estourou mesmo quando o fusca recebeu um motor flat de 4 cilindros 1200cc que rendia uns 28cv oque para min é mentira porque dizem os alemãs que o fusca chegava a 100km/h com 5 passageiros e duas malas médias kkķkk sei lá o 1300cc carburação simples já sofre para pegar 100 apenas com o motorista kkkkk
Mas hj um dos principais motivos pra Ducati usar esse sistema, e que as molas consomem mais energia do motor. Com o sistema desmodromico o motor trabalha
Mais solto, pois não precisa pressionar 16 molas.
Você está falando do COMANDO DESMODRÔMICO em motores de 4 tempos.
Aqui sempre tem conteudo top, Murta fala sobre piggyback, procurei nos videos no canal e nao vi nada. Abraço
Eu ia morrer sem saber disso. Vlw Murta pelo conteúdo.
antes da ducate... a mercedes ja usava esse sistema no motor 8 cilindros em linha desles... se eu nao me engano na 300sl... asa de gaivota...
Murta, testa o Waterwether da Redline oil se puder.
Gostei muito da explicação também tinha curiosidade sobre o mesmo.
Parabéns muito bem explicado
Se não tem mola diminui o esforço nesesario para o motor girar o comando ou seja funciona muito bem em baixa rotação com muito mais torque. Estou coreto ?
A diferença de um comando desmodromico e um comun com mola hoje talvez seja só a carga parasitária, que não existe praticamente no desmodromico, já que as válvulas são " livres".
Murta, faz um vídeo sobre injeção direta
eu nao sou o unico que assiste todos os videos desse canal sem nem saber ligar o carro
Murta, eu vi um motor com molas no pistão, entre o pistão e o cabeçote. Você poderia falar um pouco sobre isso.
Murta, compara o sailun semi Slick vs o toyo r888
O que achei interessante desse sistema é que não tem o desperdício de força para encolher as molas
Com ctz tbm pensaram nisso e ele nao apontou. Quanto mais carga de mola mais potência se perde maior desgaste em colandos e etc.
Nem sempre funciona assim
Teoria é uma coisa
Perfil do comando manda MT tbm
já sei.. quero um comando desmodrômico ! hehe
Está assistindo o Tio Delvas? Roda com Roda recomendo!
Boa murta, eu tinha pedido esse tema kk
Fala sobre o sistema bi-turbo compound
Ele já fez um vídeo sobre isso há algum tempo atrás.
Legal.
Campnas -- SP
Conteúdo top 🤜🤛👏🏻
Fala do motor Boxer
Murta me tira uma dúvida motor nitro tem que ter um Gap de anel de compressão maior que o normal?? Tira essa dúvida com o Robinho pra nois muito obrigado.
Bom dia Murta, mais o motor Desmodronico surgiu no BF 109 avião Alemão da segunda guerra mundial.
Inda são fabricados motores com esse sistema desmodromico ?
Foda demais suas matérias 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Por não ter a carga da mola, dava mais potência?
Murta! Como vai ser o sorteio da Rey? Vai ter uma live? É pela Loteria Federal?
Então não deveria ser "motor desmodrômico" e sim, "sistema de válvulas desmodrômico"
No desmodrômico há a vantagem de não haver a resistência da mola, tornando o motor mais eficiente.
A suposta equiparação dos sistemas atuais em relação ao Desmodrômico não se sustenta nos motores de motos! É sabido entre os entusiastas e mecânicos que um dos maiores motivos de perda total em motores de motos é o exagero nos giros até entrar o corte de ignição, causando imenso stress e ainda dando margem para flutuação de válvulas momentaneamente, o que não ocorre nos Desmosedici, algo que até irrita alguns projetos de pilotos que só querem dar tiros consecutivos no quarteirão.
Bem legal !
Não sabia....
A história não é bem essa. O problema não está na quebra das molas.... mas na flutuação do conjunto válvula, mola e acessórios. Até rotações comuns para carros de passeio (7500 RPM) o conjunto válvula, acessórios e mola consegue ser muito bem controlado por uma came.
Quando se pretende ir a rotações mais altas, a inércia passa a ser significativa, o esforço para colocar o conjunto de válvula e mola em movimento para uma total abertura em curtíssimo espaço de tempo passa a ser muito grande, exigindo demais os materiais e removendo muita energia do motor.
Veja bem, motores preparados para competição, com cames mais agressivas, são conhecidos pelo aumento no esforço do comando de válvula. O sistema desmodrômico permite aberturas e fechamentos garantidos no tempo certo com um esforço muito mais reduzido do comando de válvulas, gerando motores mais velozes e de maior rendimento.
Flutuação das válvulas é quando o motor chega numa velocidade em que a força da mola não consegue vencer a inércia da válvula fazendo com que ela feche antes de ser alcançada pelo pistão.
Essa é uma das causas de quebra de motor por excesso de RPM.
Para permitir maiores rotações usando molas, passaram-se a usar duas molas, uma dentro da outra, de modo que enquanto uma entra em ressonância... a outra continua atuando, permitindo assim aumentar um pouco a rotação sem falhas no fechamento em determinadas rotações, mas isso não reduz a energia consumida pelo comando de válvulas.
Quando os motores de fórmula um podiam atingir mais de 19.000 RPM, a mola era constituída de ar comprimido, ou seja... era pneumática. O ar comprimido (ou nitrogênio pressurizado em alguns casos) tem inércia muito menor do que o aço. Com isso os esforços eram reduzidos já que só devia se vencer a inércia da válvula (também leve porque feita em titânio) sem o acréscimo do peso/inércia das molas. Obviamente devia se garantir a pressurização do sistema de válvulas antes de rodar o motor se não quisesse que as válvulas batessem nos pistões.
Pesquise um pouco mais sobre esse assunto... tem youtubes interessante mostrando molas com ressonância em altas rotações e válvulas prestes a "flutuar".
By Eng. Giovanni Fois
cara , tenho outra visão e compreenção do sistema desmodromico ! o sistema mais perfeito de respiro para um motor ! esqueçe historia de molas , elas sempre vão dar flutuação e não vão cumprir seu papel correto que é abrir e fechar as válvulas no tempo certo
MUUUITO BEM
Esse sistema anula flutuação de válvula n ?
anula, ja que ele puxa a valvula pra cima
Meu sonho andar numa Ducatti com essa tecnologia
Rouba, anda e depois devolve. Se for dentro de um quartel cheio de policial armado, tá tranquilo. Difícil é comprar uma motos dessas aqui no Brasil.
Acho que nem existem ducattis aqui no Brasil com essa tecnologia, ou só algumas perdidas por aí
Sempre achei que o comando desmo fosse padrão em todas as ducati.
Vou fala pra vc a valvula tem q ser muito forte em só pancada pra cima i pra baixo slk
Tendi
muito bom👍
Eae Murta blz , pfv fala sobre NITROUS PURGING pra que serve isso ?
Top !
Poxa murta falei com você lá no insta e você nem deu bola rsrsrssrsrrssr
Esse sistema deve ter dado muita dor de cabeça. Pros mecânicos
Imagine esse sistema com um ano de uso das peças .O desgaste natural. Criaria folgas e com isso falhas no funcionamento(compressão)
Um problema na Ducati que usa isso, é a deposição de carbono nas válvulas (em nível mais extremo) , poderia quebrar a válvula devido a força do sistema fechando ela
Tecnologia usada na panigale V4
O q é q limita a rotação de um motor desse para eles não chegarem em 30.000 rpm?
Provavelmente 2 fatores principais: 1º: a velocidade da queima de combustível. Pode ser que a 30.000 rpm o combustível não tenha tempo suficiente para ser queimado (como ocorre no Diesel em rotações muito altas), o que faria perder rendimento e não justificaria tal rotação. 2º: o atrito do pistão sobre a parede do cilindro aumenta exponencialmente conforme aumenta a velocidade. Pode chegar a um momento em que o atrito de movimento do motor se iguale à potência gerada naquela rotação. Novamente, o motor perderia rendimento e não justificaria elevar a rotação.
@@brunobelfort910
A partir dos 5.000 giros o pistão flutua sem contato com o cilindro.
🏍
Sistema desmodrômico por não ter molas, a carga para o funcionamento é menor pro motor. Visto que "Vencer" a resistência das molas tem um custo.
Amadores...
Ja existem pistoes com hidrogenio no lugar das molas bem melhor
Os 3 deslikes com ctza foram de donos de motores desmodromicos que se fuderam ao longo do tempo! Não é possível!
Nesse caso praticamente zera a possibilidade de haver uma flutuação de válvulas
na Formula 1, as válvulas sao pneumaticas. nem molas, nem balancins.
Sistema não! Comando desmodromico é simplesmente para evitar flutuação nas válvulas! Ou seja : de acordo com as altas rotações do motor as válvulas de admissão e descarga permaneciam abertas, causando assim a parada do motor!
Motor? Comando desmodrômico, até hoje a tecnologia é utilizada pela Honda, mas a 15.000 rpm, as válvulas flutuam, era utilizadas na fórmula 1 nós anos 60 também tecnologias japonesa.
Foi uma fábrica Italiana que inventou, a DUCATI.
Próximo motor a ser preparado na minha modesta opinião: motor diesel. Vai ser legal
Coloca virabrequim na válvula... Pronto :)
Desse sistema eu sabia antes de ver o vídeo kkkkk.
ROBINHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pra manter uma Ducati, ou você aprende a trabalhar na moto ou vai ter que ganhar uma nota preta.
Ducati a Ferrari das motos.
ooh meu gol g5 bateu tanta valvula q elas foi para na mesa do ALTARPM kk
uma coisa é bem simples , se não esta na maioria dos veiculos então não é bom .
BÉM EXPLICADO ! Ô MOTOR da FORMULA 1 É DESMODRÔMICO TAMBÉM 🤔
O vídeo começa em 5:42. De nada
O ganhador da Rey vai ter que buscar? Ou vem de guincho?
Sem o intuito de crítica gratuita, acredito que o termo correto seja comando desmodromico.
Q loucura isso kkk, prefiro o motor Hemi!!