COMO É SER LGBTQIA+ NA CHINA?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024

Комментарии • 393

  • @gugarabetti
    @gugarabetti 2 года назад +240

    Só uma correção, não existe opção sexual e sim orientação sexual, opção é se no almoço você vai comer brócolis ou frango...

    • @BrunoCodeman
      @BrunoCodeman 2 года назад +30

      Apenas um ato falho, mas compreensível.

    • @eliasjabbour8228
      @eliasjabbour8228 2 года назад +90

      Obrigado pelo toque!

    • @espacomais123
      @espacomais123 2 года назад +4

      @@eliasjabbour8228 esse é o problema da esquerda brasileira. querem impor a transformação social que deveria levar seculos, para que aconteça em uma década. resultado disso tudo foi a eleição do bozo. a esquerda tem que parar de dar o maior destaque para a questao sexual e de genero, se nao o brasil vai viver num eterno conflito. igual faz o psol, a esquerda, et Cetera. entender isso, é impossivel. ai toda esquerda joga isso para as costas do lula, e ficam em cima do muro em relação a russia e a china. acorde povo !!! o mesmo erro que os americanos cometeram com a tradição no afeganistão, a esquerda esta cometendo com o brasil. isso só fortalece os talibas brasileiros evangelicos et cetera.

    • @joaopedrofeitoza3420
      @joaopedrofeitoza3420 2 года назад +24

      @@espacomais123 não é algo que é pra levar um século, é algo que precisa ter atenção e tomar uma atitude científica e moral para acabar com esse preconceitos da sociedade.

    • @espacomais123
      @espacomais123 2 года назад +1

      @@joaopedrofeitoza3420 entao vai, continue acreditando em papai noel, nas fadas ... acorde para a realidade. se esforce para compreender a russia, o islã e a china. é isso que o pepe escobar tenta falar o tempo todo, mas a esquerda com viseira nao consegue alcançar!

  • @andersom235
    @andersom235 Год назад +34

    Nuca tive amigos gays (Assumidamente), nunca fui nem contra nem a favor , mas depois de morar na china por 5 anos virei defensor dos direitos dos gays . Suicídio , mutilação dor e indizível sofrimento aos jovens que se descobrem gays na china . O filho de um amigo chinês cometeu suicídio para não envergonhar a família , isso me chocou tanto . Imagina o sofrimento de uma criança de 14 anos para chegar a esse ato extremo .

    • @EdAlk
      @EdAlk 5 месяцев назад

      :(

    • @luffydelas6664
      @luffydelas6664 5 месяцев назад +5

      AMIGO EM ALGUNS CONTEXTOS ISSO É BEM PROXIMO DAQUI , NÃO DEMONIZE O Preconceito de là como se aqui fosse um mar de rosas< a questâo familiar de aceitaçâo vai ser igual em qualquer sociedade que ainda se apega a costumes < e nunca tome execçâo nesses casos como regra< a regra ainda è discriminar em qualquer lugar do mundo < no brasil < na china < no irâ< na palestina < aqui melhoramos e ainda sâo exeçôes veja o mundo e veja o pior do que ele pode seR

    • @moisescosta4364
      @moisescosta4364 4 месяца назад

      O negócio é o seguinte, o maior exemplo de que o COMUNISMO deu certo, é um país extremamente conservador, de leis extremamente rigidas contra trafico, assalto e de todos os crimes dos considerados leves, aos crimes graves, liberdade de expressão quase zero, capitalismo selvagem, zero comprometimento com meio ambiente ( o pais.wur msis polui ), trabalha com falsificação, tendo que trabalhar muitas horas por dia pra ter um bom salário.
      Na realidade China é uma ditadura capitalista.
      😂😂😂😂😂🎉

    • @muk4237
      @muk4237 3 месяца назад +1

      Isso literalmente ocorre diariamente no Brasil

    • @ailtonjunior5578
      @ailtonjunior5578 3 месяца назад

      Sim. as pessoas homofóbicas são cruéis.

  • @gustavomozart7473
    @gustavomozart7473 2 года назад +75

    Senti uma levíssima passagem de pano. O Estado Chinês poderia fazer muito mais do que faz em questão à LGBTQIfobia. Não pensam políticas públicas, não promovem a diversidade, não promovem debates públicos en grande número. Aí o liberalismo rouba a pauta e arrasta pro seu lado e o pessoal acha ruim. Precisamos abraçar essa pauta com forma e mostrar que o liberalismo NÃO está interessado em libertar essas pessoas, ele está interessado no dinheiro dessas pessoas! Não existe "encima do muro". O você protege e garante os direitos de pessoas LGBTQI+ ou você deixa que sofram violências. Melhorou? Melhorou. Mas ainda tá muito ruim. Muito ruim mesmo.

    • @jakechan7375
      @jakechan7375 2 года назад

      LGBTs sofrem violência na China ??!

    • @betomelo8232
      @betomelo8232 2 года назад +19

      @@jakechan7375 o suicídio (muito bem citado pelo Elias aqui em seu vídeo) É uma derivação da violência. Não falar sobre lgbt´s, homens afeminados entre outras questões dessas, ou seja, tornar certos assuntos um TABU é uma violência letal, às vezes tão forte quanto um tapa na cara. A violência se inicia pelo silenciamento. Os ataques vindos de outras pessoas ocorre pela obrigação do silêncio. Isso faz com que pessoas lgbt´s queiram constantemente se matar. E o mesmo ocorre no Brasil. Não tem setembro amarelo que dê conta da pandemia chamada suicídio causada pela homofobia e pelo silêncio em volta dela.

    • @GABI07110
      @GABI07110 2 года назад +1

      Acho engraçado cobrarem tanto a china, sendo que o Brasil é um país estremamente violento com pessoas lgbtqia+.

    • @gustavomozart7473
      @gustavomozart7473 2 года назад +8

      @@jakechan7375 O único lugar na história da humanidade onde LGBTQIs+ puderam realmente ser quem são integralmente sem NENHUMA forma de discriminação ocorreu há muito tempo atrás em algumas sociedades do chamado "comunismo primitivo". Porque na China seria diferente? Não sejamos dogmáticos, o próprio Elias disse que existe homofobia na China, que tipo de comentário é esse??

    • @Hazael1101
      @Hazael1101 Год назад +6

      Quero ver tu dar esse papo pro Xi Jinping kkkkkkkkkkkkkkkk

  • @doraluaintuitive171
    @doraluaintuitive171 2 года назад +14

    Eu discordo muito dessa relação entre urbanização e diminuição do preconceito. Em muitas sociedades indígenas pre-colombianas a homossexualidade e a transexualidade eram muito mais livres do que após a colonização desses povos.

    • @FOLIPE
      @FOLIPE Год назад

      O conservadorismo de cada sociedade é diferente, claro, cada cultura é diferente

  • @nnnn3808
    @nnnn3808 2 года назад +48

    Acho complicado sempre usar esse argumento de que é "uma cultura com mais de 5000 anos", ou seja, de que "é a cultura deles". Se for assim, não se poderia criticar nada nem ninguém, por exemplo, o imperialismo dos EUA ou o colonialismo europeu pq é "da cultura deles". Sei lá...

    • @Samuel-kj7wk
      @Samuel-kj7wk 2 года назад +8

      Tem uma grande diferença de impor isso a outros países a China não impõe isso a ninguém isso é algo cultural do próprio povo a mentalidade do chinês é conservadora e isso foi construído através de mais de 5.000 mil anos difícil de mudar sua comparação não faz sentido colonialismo Europeu e imperialismo dos EUA não é algo cultural mais sim de domínio injustificável.

    • @nnnn3808
      @nnnn3808 2 года назад +18

      @@Samuel-kj7wk Desliga o piloto automático e lê, por favor, o que foi escrito. O que eu estou dizendo é que tanto EUA quanto China são passíveis de crítica, e que a pseudo-justificativa de "ser cultural" não se aplica. Eu não discuti o conteúdo em si do traço cultural, eu discuti o fato de ser traço cultural.

    • @uemisu4773
      @uemisu4773 2 года назад +4

      @@nnnn3808 mas tu fez uma falsa simetria

    • @uemisu4773
      @uemisu4773 2 года назад +4

      @@nnnn3808 mas isso de ser uma questão cultural, não é uma justificativa pra não criticar, afinal, ele está criticando. isso de ser uma questão cultural é simplesmente uma constatação de um fato.

    • @jacksonwww5
      @jacksonwww5 Год назад +3

      @@Samuel-kj7wk Mas prejudica a própria população

  • @guilhermeteodosio40
    @guilhermeteodosio40 Год назад +24

    Resumo: é muito difícil ser homossexual, bissexual ou transgênero num país agrário que predomina os velhos costumes

  • @rafaelgoncalves1079
    @rafaelgoncalves1079 2 года назад +114

    A mudança de mentalidade no povo é um processo de longo prazo.

    • @jimmymenethil3990
      @jimmymenethil3990 2 года назад +8

      é melhor assim, pois se não a violência ascendem em cima das minorias que querem seus direitos.

    • @caiquesilva9350
      @caiquesilva9350 2 года назад +18

      E o papel das relações de trabalho são importantíssimas para essa mudança de mentalidade. É nisso que nós, que nos consideramos socialistas, não podemos nos esquecer.
      Dentro dos países capitalistas não há reconhecimento das questões LGBTQI+, só uma forma de exploração disfarçada de aceitação (tipo pink money). É isso que precisamos ter em mente, ensinar e lidar com as contradições dos nossos movimentos.

    • @espacomais123
      @espacomais123 2 года назад +4

      @@jimmymenethil3990 esse é o problema da esquerda brasileira. querem impor a transformação social que deveria levar seculos, para que aconteça em uma década. resultado disso tudo foi a eleição do bozo. a esquerda tem que parar de dar o maior destaque para a questao sexual e de genero, se nao o brasil vai viver num eterno conflito. igual faz o psol, a esquerda, et Cetera. entender isso, é impossivel. ai toda esquerda joga isso para as costas do lula, e ficam em cima do muro em relação a russia e a china. acorde povo !!! o mesmo erro que os americanos cometeram com a tradição no afeganistão, a esquerda esta cometendo com o brasil. isso só fortalece os talibas brasileiros evangelicos et cetera.

    • @josephnewtown8930
      @josephnewtown8930 2 года назад +4

      千里之行,始於足下 Um jornada de mil milhas começa com apenas um passo.
      O governo chinês poderia dar um empurrãozinho ao invés de cortar as discussões sobre assuntos LGBT. Já vi que abordam famílias com composição não hétero em um livro do ensino fundamental. Mas é o mesmo problema em todo lugar, não é de grande interesse dos governantes. Se quisessem já teriam resolvido essa questão. Não tenho índice alto de violência contra pessoas LGBT já tá melhor que a grande maioria dos países.

    • @imperador-de-jade806
      @imperador-de-jade806 2 года назад +5

      @@espacomais123 Eu ouvi dizer que a China e a Coreia do norte(pais lixo!) proibiu o ki pop coreano por conter homens afeminados.
      Eu sou meio stalinista nessa questão ,o problema do movimento homossexual é que ele pode adotar determinados comportamentos ideológico que formentão a mentalidade burguesa de fato! Zizek criticou os transexuais pro eles induzindo e servindo de aparato para uma certa mentalidade transhumnista,um moviemto criado por intelectuais organicos finaciado por corporações capitalista que na minha opiniao introduzir a proxima etapa do capitalismo e o estabelecimento de uma nova prática eugenista.

  • @hugo-ll5jz
    @hugo-ll5jz 2 года назад +50

    Faz um vídeo sobre a relação da china com a coreia popular

  • @joaopedrofeitoza3420
    @joaopedrofeitoza3420 2 года назад +87

    Faz um vídeo falando sobre a China na África e a influência dela nesse continente!

    • @tigerz9383
      @tigerz9383 2 года назад +7

      Suas indicações são ótimas!

    • @djnoaze
      @djnoaze 2 года назад +13

      Sim! Tem surgido um debate em torno desse tema, o canal Eu, Afro fez um vídeo acusando a China de colonizar a África

    • @jimmymenethil3990
      @jimmymenethil3990 2 года назад +3

      ​@@djnoaze Tem a do Thiago de Aragão, que ele diz que a China está mais para um Credor

    • @joaopedrofeitoza3420
      @joaopedrofeitoza3420 2 года назад +7

      @@djnoaze aquele cara de lá perece que é financiado pelo governo da Nigéria.

    • @joaopedrofeitoza3420
      @joaopedrofeitoza3420 2 года назад +3

      @@jimmymenethil3990 verdade, essa tese desse cara parece ser a melhor avaliação mesmo.

  • @Cojiro00
    @Cojiro00 2 года назад +17

    Nessas questões, a Cuba está na frente da China. Espero que avancem mais rápido nesse sentido.

  • @victoraraujo526
    @victoraraujo526 2 года назад +33

    No minuto 02:49 vale ressaltar que não é opção sexual e sim orientação sexual. Fora isso o vídeo está ótimo 👍

  • @gilsonepathy
    @gilsonepathy 2 года назад +8

    Sempre uma aula magnânima... Parabéns Elias Khalil Jabbour.

  • @jacksonwww5
    @jacksonwww5 Год назад +9

    De todas as sociedades socialistas, China é a que eu menos vejo lutando contra essas questões, a do próprio racismo também.

    • @siveira
      @siveira Год назад

      Pais asiatico falando de racismo putz para de falar merda4 cara

    • @jacksonwww5
      @jacksonwww5 Год назад +4

      @@siveira ????? Tu sabe que a problemática de ter pele escura afeta os povos de lá também, né? Já que existem chineses que possuem pele escura e sofrem por isso, inclusive já vi debate sobre isso entre os próprios chineses

    • @siveira
      @siveira Год назад

      @@jacksonwww5 tá 👍

    • @adelly492
      @adelly492 9 месяцев назад

      É porque são comunas meu camarada. 😂 Esquece isso, ali é o mesmo pensamento que há na África oriental. A Uganda mata homossexual assumido é o que essa turma faz e é isso. Estão alimentando um monstro.

  • @westgean
    @westgean 2 года назад +25

    Não sei se foi erro do texto do vídeo ou da pesquisa, mas não existe "opção sexual", esse termo está errado, espero que corrijam pra não propagar desinformação e o estigma continuar. Achei muito interessante o vídeo, Eu realmente estava curioso sobre o assuntos esses dias, até pesquisei sobre, eu vi muitos relatos e notei que entre a população (pelo menos das áreas urbanas) isso não é "tão" problemático, mas em relação ao estado, é. Talvez eu não tenha estudado o bastante ainda pra não ter uma posição que não seja discordar profundamente, mesmo que a China possa ter N motivos pra isso ou que tenha milhares de contextos por trás. Ainda mais sendo uma das letras dessa sigla, tudo bate muito mais forte do que pra quem não é, mas é bom se informar.

    • @zeroka21
      @zeroka21 Год назад

      Não podemos nos iludir. A luta pelo socialismo é contínua, por sociedades mais justas e igualitárias é fundamental, com base teórica e científica no estudo do materialismo dialético, nas contribuições marxistas e na história da luta de classes, pois, efetivamente, têm em conta as condições de libertação de todas as pessoas da opressão e exploração.
      O panfletarismo, os recuos de vanguardas políticas, dispostas a ceder/negociar com a barbárie, a selvageria cultural, religiosa ou materiais, jamais substituíram o inequívoco conhecimento profundo daquelas pessoas pacientes, nas Ciências, a desenvolver estudos e mudanças qualitativas na vida social e política da humanidade. Alerta e ninguém larga a mão de ninguém. Não optamos. Somos.

    • @setimopiso9989
      @setimopiso9989 Год назад

      Porque não existe ''Opção Sexual''?

    • @westgean
      @westgean Год назад +2

      @@setimopiso9989 Pq ninguém opta, nasce assim.

    • @setimopiso9989
      @setimopiso9989 Год назад

      @@westgean Isso é uma teoria né? Sexualidade é um comportamento e um sistema de crenças.

    • @caiquebarcellos
      @caiquebarcellos Год назад

      ​@@westgeanCientificamente é opção sim, sem choro

  • @emanuelrochawoiski7279
    @emanuelrochawoiski7279 2 года назад +5

    Obrigado pela sinceridade, elias. Contradições como essas também nascem do desenvolvimento das forças produtivas e do processo de modernização.

  • @josephnewtown8930
    @josephnewtown8930 2 года назад +27

    Recomendo os vídeos sobre o assunto de dois canais.
    Pula Muralha: A Sisi entrevista um amigo chinês gay.
    Cami Li Vo: Ivory é um brasileiro gay que mora na China e namora um chinês.
    Extra
    Luca Cortellini: Luca tem uma série de vídeos de viagem pela China e mostra um pouco da vida noturna gay por lá.

  • @luciaespindola1628
    @luciaespindola1628 2 года назад +30

    Não é faço ser homossexual em lugar nenhum. Enquanto acharmos que o "normal", o "certo" ou "natural" é ser hétero, nada avançará. A violência contra essa comunidade LGBT, etc mostra o quanto é preciso avançar nesse tema

    • @1000xtati
      @1000xtati Год назад +4

      Mas não é? O natural e normal é macho sentir atração por fêmea e vice-versa porque é assim que as espécies tem continuidade, não? Se acontece de estar sentindo atração pelo mesmo sexo acho que algo deu errado. Só não acho que a pessoa tenha culpa e não merece viver infeliz fingindo ser o que não é

    • @helgafever768
      @helgafever768 Год назад +3

      ​@@1000xtati No campo da sexualidade as coisas não são tão facilmente desmarcadas. Se vc estiver vivo daqui 50 anos vai me entender.

    • @fernandoSchmdt4654
      @fernandoSchmdt4654 11 месяцев назад

      Se não fosse normal, os heterossexuais não seriam a maioria esmagadora.

    • @iigutierrez1472
      @iigutierrez1472 7 месяцев назад

      Mas é o normal e o natural, não?
      O único ponto positivo é que o LGBT não dará continuidade na sua linhagem, seu DNA será apagado, talvez assim essa imoralidade, caso seja hereditária, possa desaparecer aos poucos da sociedade.

    • @fallingingames9536
      @fallingingames9536 4 месяца назад

      Bom qual é a regra para a proliferação humana? Exiate mais homosexuais no mundo se ouver essa é a regra se for ao contrario a regra é ser hetero.

  • @amotaba
    @amotaba 2 года назад +22

    Elias, faz um vídeo sobre Hong Kong (e talvez sobre Macau)

  • @ricardocarvalho1614
    @ricardocarvalho1614 2 года назад +10

    A pessoa descreve um inequívoco cenário de LGBTfobia estrutural, passa um pano forte e termina dizendo que não tem opinião formada sobre isso. Não é só na China que o debate sobre a questão LGBT precisa avançar, obviamente.

  • @vitoraraujo9260
    @vitoraraujo9260 2 года назад +9

    Ótimo vídeo! Seria interessante um sobre a jornada de trabalho na China. Sobre isso já ouvi desde as mentiras sobre trabalho escravo até semana de 4 dias úteis, que até onde sei também não é verdade. Queria me informar melhor sobre essa realidade lá.

    • @TVGrabois
      @TVGrabois  2 года назад +5

      Obrigado, Vitor! O Elias gravou um vídeo sobre trabalho escravo na China, acho que você vai gostar: ruclips.net/video/uvKqumRTpFY/видео.html

  • @johnatanmucelini
    @johnatanmucelini 2 года назад +25

    Bom demais. Esse é um assunto sério demais pra ser debatido com uma visão liberal rasteira.
    Os conceitos de partido de quadros e de massas se aplica ao PCCh? Faz um vídeo sobre isso?

    • @GP71_OO
      @GP71_OO 2 года назад +1

      Verdade Johnathan, esses assuntos do tipo homofobia, racismo etc não deve nunca ser confundindo com política, é sobre seres humanos não politica

    • @zeroka21
      @zeroka21 Год назад +3

      ​@@GP71_OO A questão homossexual e de racismo não é política? Em que mundo vives???? É política, sim. E fundamental para que homossexuais e todo ser humano encontre segurança garantida sob o poder do Estado.

    • @helgafever768
      @helgafever768 Год назад +3

      ​@@GP71_OO Homofobia, machismo e racismo é pura política. São escolhas de uma sociedade em determinado tempo histórico a partir de suas condições objetivas.

  • @DiogoOliveira-mx1lf
    @DiogoOliveira-mx1lf 2 года назад +13

    olha, na minha opinião precisa fazer mais um vídeo sobre isso...

    • @gs-nq6mw
      @gs-nq6mw Год назад +1

      Pra quem quiser pesquisar mais "CGTN LGBT" no RUclips,

  • @NaFran49
    @NaFran49 2 года назад +20

    Olha, adoro seus textos e suas análises mas nesse caso o vídeo ficou falho. Não falou nada sobre o que significa ser lgbti na China, não falou historicamente como isso era visto antes da entrada ocidental e a visão de sexualidade como uma identidade (criada no século XIX). Como as práticas homoeróticas eram vistas na China antes disso? Aliás, essa coisa de que a aceitação de pessoas lgbti tema ver com urbanização não tem base nehuma. Enfim, achei que era melhor ter chamado alguém que estuda o tema ou que trate do assunto mais a fundo.

  • @Eulyanov
    @Eulyanov 2 года назад +4

    Elias Jabbour, mais uma vez disposto a descortinar temas polêmicos, como sempre o professor não abandona a realidade concreta. Desta forma, o prof. Elias Jabbour é, sem dúvidas, um dos maiores expoentes do pensamento Marxista-Leninista do Brasil, bem como do Ocidente também.

  • @user763-k5t
    @user763-k5t Год назад +7

    Os caras faz revolução, e continua conservador

    • @siveira
      @siveira Год назад

      Nada haver

    • @iigutierrez1472
      @iigutierrez1472 7 месяцев назад

      Ser gay é uma pauta liberal pra desmoralizar a sociedade e dar poder ao capitalismo.
      Gays são fracos, não conseguem lutar contra o sistema vigente.

  • @jacquelineferreira7754
    @jacquelineferreira7754 2 года назад +4

    Muito bom ver e saber o que você percebe sobre esse assunto.

  • @erickcosta6869
    @erickcosta6869 2 года назад +13

    Elias Jabbour está SALVANDO a esquerda brasileira!!!

  • @edilsonjosegraciolli3985
    @edilsonjosegraciolli3985 2 года назад +5

    ótimo vídeo, com informações e análises bastante relevantes.

  • @caiquect
    @caiquect 2 года назад +9

    Gosto do Elias, mas passou pano demais. N tem opinião formada sobre banir conteúdo homossexual na tv? Porra...

    • @harleyking88
      @harleyking88 2 года назад +2

      Jin Xing é uma das apresentadoras de tv mais famosas lá e é uma mulher trans. Obviamente ela não apresenta uma militância liberal na tv,apesar dela falar um pouco da vivência dela, apenas é professora de dança.

    • @flavioalmeida8907
      @flavioalmeida8907 Год назад

      China quer ser cada vez mais forte lógico

  • @MrCrowley847
    @MrCrowley847 2 года назад +10

    Poderia fazer um vídeo sobre hong kong

  • @harleyking88
    @harleyking88 2 года назад +3

    1:15 pra dizer a verdade, o taoismo não tem nada contra a homossexualidade e transexualide,pois em tal filosofia qualquer aspecto da realidade é simplesmente um fluxo natural do Universo,isso inclui também tal natureza humana,mas o confucionismo já é sim um tanto intolerante.

  • @renatafranco2587
    @renatafranco2587 2 года назад +8

    Confesso que não entendi a relação entre esse assunto é o processo de urbanização. Pq quanto mais urbanização e mais avanço nos meios de produção a mentalidade da população muda?

    • @philipe881
      @philipe881 2 года назад +4

      Pelo que entendi, quanto mais a sociedade avança e se moderniza, mais culta fica. Como a homofobia se trata de um ideal conservador, é natural que fique preso a sociedades atrasadas. Acho que um bom exemplo disso é a forma como uma mesma sociedade lida com o tema em diferentes regiões de seu país: nos EUA, Nova York e Califórnia são lugares mais seguros para a população LGBT+, enquanto o Centro Oeste do país, economicamente atrasado, tende a ser menos seguro. O Brasil tem suas maiores paradas gays rolando em São Paulo e na Zona Sul do Rio de Janeiro, especialmente em Ipanema. Essa foi a interpretação que eu tive

    • @jorgearnaud4863
      @jorgearnaud4863 2 года назад +1

      Eu acho que é pq sociedades rurais tem como parte do seu imaginário o tradicionalismo como forma de organização, tanto que por exemplo grupos fundamentalistas e conservadores são muito mais fortes e tem mais apoio popular no campo, e o processo de urbanização pode ser um rompimento com esse tradicionalismo, claro que PODE ser não quer dizer que o tradicionalismo é uma interferência ao processo de modernição, mas pode ser encaminhado para melhor formação de subjetividade, eu acho que pode ser isso

    • @jimmymenethil3990
      @jimmymenethil3990 2 года назад +14

      A Educação cresce e consequentemente a Urbanização tbm cresce, e com isso a condição financeira cresce e faz com que as pessoas aceitem mais o diferente. E só ver que e mais fácil ver paises com educação pobre e o aumento de homofobia no país. Por isso a Educação é tão importante.

    • @Vanderguerreiro
      @Vanderguerreiro 2 года назад +9

      E a LGBT aqui toda iludida achando que, de fato, ele não ia passar pano 😐

    • @erickcosta6869
      @erickcosta6869 2 года назад +8

      Geralmente a urbanização faz com que ocorra também uma melhora no nível de educação

  • @maxsilva4699
    @maxsilva4699 2 года назад +7

    Faça um video falando sobre o episódio retratado no livro " A grande fome de Mao".

    • @lucasfaria8542
      @lucasfaria8542 2 года назад +4

      Eu conheço um artigo que critica e contesta várias coisas desse livro, se quiser eu te passo (tá em inglês mas com o tradutor do Chrome dá pra entender deboas)

    • @joaopedrofeitoza3420
      @joaopedrofeitoza3420 2 года назад +2

      Ótima indicação de vídeo

  • @Carta7216
    @Carta7216 Год назад +2

    Em nenhuma sociedade ser gay é fácil, em alguns lugares é mais mortal. Em algumas sociedades a morte é imediata em outras é uma morte lenta, amarga e solitária. Vivi 30 anos de angústia e culpa, aqui no Brasil. Hoje tem 50 anos e somente há uns 15 anos eu sou pleno e tenho certeza que está tudo bem.

    • @helgafever768
      @helgafever768 Год назад

      Temos que acelerar este processo no mundo. Percebo muitos avanços.

  • @juliocesarmotachinemann3078
    @juliocesarmotachinemann3078 5 месяцев назад +2

    Decepcionou Jabur... como que não tem uma opinião? Não é porque eles tem uma grande visão economica, social que mudou a vida deles por lá que não dá pra se posicionar contra a lgbtfobia... faltou empatia nisso... até porque de fato, quando não é algo nos atinge, acaba ficando irrelevante... trista...

  • @chiron8018
    @chiron8018 2 года назад +7

    Queria que o Ocidente e a América Latina se importasse tanto com o desemprego e a fome, quanto se preocupam com pautas LGBBSJSJJSUWJWHEJEJWJWIWNE.

    • @healord51
      @healord51 Год назад

      Pauta identitaria é a bomba de fumaça da burguesia e da falsa-esquerda-do-leblon.

    • @jacksonwww5
      @jacksonwww5 Год назад +2

      Ambas são pautas importantes, tu viu o vídeo? Jovens querendo cometer suicídio por serem LGBT, o socialismo é sobre bem estar pra todos ou só pra alguns?

    • @jacksonwww5
      @jacksonwww5 Год назад +2

      @@healord51 Tu sabe porra nenhuma

    • @chiron8018
      @chiron8018 Год назад +3

      @@jacksonwww5 Socialismo é sobre emprego, saúde educação, etc... Claro que é respeitar o homossexual, mas fazer apologia à movimentos não era prioridade da esquerda raiz!

    • @jacksonwww5
      @jacksonwww5 Год назад +2

      @@chiron8018 Retirar pautas de DIGNIDADE HUMANA no meio, você entra nas mesmas contradições do capitalismo.

  • @EdAlk
    @EdAlk 5 месяцев назад

    HOMOSSEXUALIDADE NA CHINA
    Nos tempos antigos, termos para expressar a homossexualidade incluíam "a paixão da manga cortada" (断袖之癖, Mandarin, Pinyin: duànxiù zhī pǐ) e "o pêssego mordido" (分桃 Pinyin: fēntáo). Outros termos menos obscuros são "tendência para os homens" (男風 Pinyin: nánfēng), "Irmãos unidos" (香火兄弟 Pinyin: xiānghuǒ xiōngdì), e a "paixão de Longyang" (龍陽癖 Pinyin: lóngyángpǐ), este último refere-se a uma piada sobre o Duque de Longyang do Período dos Reinos Combatentes.
    As expressões formais para "homossexualismo/homossexual" são tongxinglian (同性戀, Pinyin: tóngxìngliàn, significa literalmente, relações homossexuais/amor pelo mesmo sexo) e tongxinglian zhe (同性戀者, Pinyin: tóngxìngliàn zhě, pessoas homossexuais). Ao invés dessa palavra, (Tongzhi) é mais frequentemente usada pela comunidade gay chinesa. Tongzhi (ao pé da letra significa 'companheiro') que foi primeiramente adotada por pesquisadores de Hong Kong em seus estudos iniciais sobre a sexualidade naquela região, passou a ser usada como jargão no mandarim para referir-se aos homossexuais, enquanto no Cantonês é usado gei, adaptação do inglês Gay. O termo gay é às vezes considerado ofensivo quando usado por heterossexuais e até mesmo por homossexuais, dependendo da situação. Um outro termo usado popularmente, mas não tão frequentemente, é boli (玻璃, Pinyin: bōli, 'cristal'). Entre os estudantes universitários gays, o acrônimo '"datong"' (大同, Pinyin: dàtóng, utopia) está se tornando popular. Datong é a abreviatura de daxuesheng tongzhi (universitários homossexuais).
    As lésbicas geralmente se denominam lāzi (拉子) ou lālā (拉拉). Esses dois termos são abreviaturas da transliteração do termo de língua inglesa lesbian. Ambos os termos são usados com frequencia na China continental.
    Todas as grandes religiões na antiga China possuíam algum tipo de códice que tradicionalmente tem sido interpretado como sendo contrário à homossexualidade quando esta interfere na continuação da linhagem da família. Diferente do Cristianismo, essas grandes religiões e as tradicionais filosofias chinesas tendiam a ser neutras com relação à homossexualidade.
    O Confucionismo diz que tanto o homem quanto a mulher devem se comportar de acordo com o tradicional papel social de gênero. As escrituras do Confucionismo não incluem os homossexuais na lista de pecadores.
    O Taoismo destaca o equilíbrio que deve haver entre Yin e Yang, as forças complementares feminina e masculina respectivamente. Acredita-se que uma relação entre dois homens (Yang com Yang) pode resultar para ambos enfraquecimento e até mesmo doença. Nesse caso não houve a harmonia que é alcançada através da relação entre Yin e Yang. Em um relacionamento lésbico (Yin com Yin), não haveria perda de energia, uma vez que esta é inesgotável nas mulheres. Alguns taoistas argumentam que embora todo homem seja por natureza Yang (força masculina), ele também pode apresentar traços de Yin (força feminina). Alguns homens podem ter muito Yin em si e desse modo a presença de um comportamento considerado feminino poderia ser vista como algo natural. Sob esse ponto de vista, a homossexualidade seria algo natural, variando de acordo com o equilíbrio das forças Yin e Yang. A opinião dos taoistas modernos costuma variar individualmente acerca do tópico da homossexualidade.
    Algumas escolas taoistas buscaram ao longo da história emular princípios budistas,incluindo preceitos acercas do que seria má conduta sexual. Consequentemente a doutrina de algumas escolas considerou a homossexualidade como má conduta sexual.
    As ideias de Chuang-Tzu (庄子), um dos filósofos taoistas mais influentes da China, têm como bases a liberdade de pensamento e a naturalidade. Dessa forma, algo visto como "fora do comum" seria poderia em tese ser na realidade "natural", pois seguiria uma ordem igualmente natural das coisas.
    Embora alguns de seus textos citem a homossexualidade como má conduta sexual, o Budismo não costuma lidar com a sexualidade dos leigos, sua doutrina estabelece que as paixões são fonte de infelicidade e dificultam a iluminação e o Nirvana; os fiéis devem moderar os seus instintos, entre eles o sexual, independentemente das orientações de cada indivíduo.
    Há registros da prática de homossexualidade na China desde os tempos antigos. Um exemplo são as expressão estereotipadas que fazem alusão ao homossexualidade, yútáo e duànxiù (余桃 断袖). Yútáo ou "A sobra do pêssego/pêssego mordido", citado por Han Fei, fala sobre Mi Zixia (彌子瑕), um rapaz de rara beleza, logo virou um objeto de desejo do Duque Ling de Wei (卫灵公). Conta-se que um dia Mi dividiu com o Duque um delicioso fruto que já fora mordido por ele, o Duque apreciou o gesto (embora, uma vez que Zixia tornou-se adulto, e perdeu sua beleza, o Duque lembrou do episódio e disse que o jovem havia sido falso com ele).[8] Duànxiù ('rasgando a manga') refere-se ao ato do imperador Ai Di da dinastia Han, que cortou sua manga sobre a qual dormia seu adorado amante Dongxian, fez isso para não acordá-lo.
    As pesquisas de Pan Guangdan (潘光旦) indicaram que quase todos os imperadores da dinastia Han tinham um ou mais parceiros sexuais homens.[9] Também há descrições de lésbicas em alguns livros de história. Acredita-se que a homossexualidade era popular nas dinastias Sung, Ming e Qing. Os homossexuais chineses nunca sofreram grandes perseguições em comparação aos homossexuais da Europa cristã durante a Idade Média até o século XIX.
    Em algumas áreas o amor homossexual era particularmente apreciado. Durante a dinastia Ming havia uma piada muito popular que dizia que a província de Fujian era o único lugar onde a classe alta prosperou graças ao comércio de cortesãos masculinos.[10] Contudo, escritores de Fujian não gostaram desse clichê. Xie Zhaozhe (1567-1624) escreveu que de Jiangnan e Zhejiang até Pequim e Shanxi, não havia ninguém que não sabia dessa afeição aos homossexuais.[10] Até os missionários jesuítas europeus como Matteo Ricci (1552-1610) que registrou esse fato e o que eles julgavam como sendo "perversões anormais", lamentando que sua prática era frequente e de natureza pública.[11] O historiador Timothy Brook escreveu que essa não era a única preocupação dos jesuítas, desde o celibato os sacerdotes eram alvos fáceis para especulações das mais variadas, incluindo sexuais.[11] As práticas homossexuais envolvendo catamita ou "jovens cantores" eram associadas principalmente pela classe média trabalhadora com o luxo e a decadência da elite.[12] Sabe-se que alguns desses homens eram bissexuais, visto que alguns deles procuravam moças com a mesma frequência que procuravam seus servos masculinos.[13]
    A primeira lei contra a homossexualidade entrou em vigor na China durante a Dinastia Sung. Contudo, a lei não foi efetivamente cumprida. Ironicamente, o acontecimento mais devastador para os homossexuais chineses foi o conhecimento que veio após o Movimento de autofortalecimento, quando a homofobia foi importada pela China juntamente com a ciência e a filosofia do Ocidente.
    O funcionário da dinastia Qing, Zhu Gui (1731-1807), um administrador e coletor de impostos à serviço de Fujian em 1765, quis melhorar as deficiências morais das pessoas de sua jurisdição promulgando uma proibição aos "cultos licenciosos", criticando o respeito que a população tinha por tais cultos. Um culto que ele considerou bastante problemático era o de Hu Tianbao, os homens vinham a procura da interseção dessa entidade para conseguir o amor de outro homem. O próprio Zhu Gui relata:
    "A imagem mostra dois homens abraçados, o rosto de um deles e envelhecido, enquanto o do outro é delicado e pálido. O templo deles é chamado de pequeno templo oficial. Todos esses velhacos pervertidos e sem vergonhas que ao ver rapazes desejam ter relações ilícitas com eles, pedem ajuda ao seu ídolo de gesso. Em seguida fazem planos para seduzir e obter o objeto de seus desejos. Isso é conhecido como "ajuda secreta de Hu Tianbao". Por fim, em agradecimento, todos lambuzam a boca da imagem com intestino de porco e açúcar."
    O amor homossexual era também celebrado na arte chinesa, muitas obras sobreviveram a vários eventos políticos recentes como a Revolução Cultural Chinesa durante o regime de Mao Tsé-Tung. Embora não haja grandes estátuas, muitos rolos de pergaminho e pinturas em seda encontram-se em coleções particulares.[15]
    Com a criação da República Popular da China em 1949, a tolerância da sociedade em relação a homossexualidade foi praticamente eliminada e a prática da homossexualidade tornou-se ilegal. O regime comunista perseguiu duramente os homossexuais, especialmente durante a Revolução Cultural. Os líderes comunistas chineses consideravam a homossexualidade como uma perversão do capitalismo e, portanto, uma prática contra a revolução que devia ser eliminada da sociedade.[16] Embora não houvesse uma lei específica que enquadrasse a homossexualidade como um crime, os acusados de práticas homossexuais eram condenados a penas severas, incluindo a castração ou até mesmo a pena de morte, foram utilizadas uma série de leis vagas destinadas a manter a ordem social. A homofobia do regime também foi imposta pelas políticas sociais de casamentos forçados e medidas de ostracismo.
    Após a morte de Mao Tsé-Tung, em 1976, ocorreu no regime um processo de reforma e abertura que possibilitou o abrandamento, já a partir de 1979, das medidas de controle e repressão a homossexualidade.

  • @i.machado9896
    @i.machado9896 2 года назад +6

    Elias, já fez um vídeo sobre os direitos das mulheres? Um ex-professor de história meu disse-me que elas não têm iguais aos homens, o feminismo lá não tem tanta força quanto no mundo ocidental, e que elas têm medo de se elevar na sociedade por conta da força policial... Se não fez um vídeo a respeito disso, tem como fazer pra explicar melhor sobre? ou se já fez, tem como me explicar melhor? 🥺

    • @junior091083
      @junior091083 2 года назад

      A esquerda oprime mesmo. No caso do Brasil, quando a esquerda assumir o poder, os homens serão o grupo oprimido pelo estado.

    • @containternet9290
      @containternet9290 2 года назад +4

      A mulher na China ganhou muitos direitos nos últimos 50 anos, Mao foi um dos lideres que trouxe avanços nessa area.

    • @junior091083
      @junior091083 2 года назад +3

      @@containternet9290 mao sempre defenseu o direito das mulheres morrerem de fome

    • @adamiadamiadami
      @adamiadamiadami 2 года назад +2

      @@junior091083 KKKK vai pastar, troxa.

    • @wevertonmoreira1253
      @wevertonmoreira1253 2 года назад +1

      @@junior091083 Quais as fontes ? Kkkkk

  • @tiagopadlir
    @tiagopadlir 2 года назад +1

    Grabois, comecem a colocar fontes na descrição dos vídeos. Vai ajudar muito.

  • @robertcartistakkjhgss8257
    @robertcartistakkjhgss8257 2 года назад +2

    Quero um vídeo sobre os partidos políticos da China

  • @henriqueabreu4436
    @henriqueabreu4436 2 года назад +1

    Análise SENSACIONAL! Obrigado mais uma vez!

  • @caltamoio6705
    @caltamoio6705 Год назад +2

    Cuba tem se tornado mais aberta sobre essa discussão sobre LGBTQIAP+, seria interessante um dia trazer esse assunto/discussão em um possível futuro Video.

    • @jacksonwww5
      @jacksonwww5 Год назад +4

      Vietnã e Cuba parecem ser bem melhores na não discriminação de grupos minoritários, enquanto a China se recusa a tratar do racismo ÓBVIO e da LGBTfobia latente por lá

  • @vladimirmatheusdasilva6355
    @vladimirmatheusdasilva6355 2 года назад +5

    Saravá meus camaradas!

  • @sergioaparecida1691
    @sergioaparecida1691 2 года назад +1

    Sempre uma aula do grande Elias; Dá-lhe camarada!

  • @davidvieira8889
    @davidvieira8889 2 месяца назад

    O desenvolvimento gerado pela sociedade de mercado, livre iniciativa e livre concorrência já trazem tudo o que o Jabor propôs a evolução da sociedade em termos de direitos dos indivíduos.

  • @saulobrito1822
    @saulobrito1822 2 года назад +2

    Elias poderia falar sobre o "Junho Negro" na China e como a preparacao estudantil e realizada.

  • @carloshenriquegomesdeolive1560
    @carloshenriquegomesdeolive1560 3 месяца назад

    Aqui no Brasil, note-se, 2024, ainda não há expressamente na lei, o casamento de pessoas do mesmo sexo. Há entendimento pacífico do STF no sentido de que sim, é permitido, e esse entendimento obriga a realização administrativo do casamento entre esses indivíduos, mas ainda hoje não há texto legal, o que gera instabilidade, porque jurisprudência pode ser superada, e então esse casamento pode não ser concebido eventualmente caso ocorra sua superação.

  • @1thiago4
    @1thiago4 2 года назад +4

    Tolerância com a homofobia chinesa, mas não com a homofobia reacionária ocidental...

  • @miguelangelo2914
    @miguelangelo2914 2 года назад +6

    Eu só fiquei confuso quando vc diz não ter uma opinião formada sobre "isso". Isso seria a homossexualidade em si ou o tratamento dispensado pelo Estado chinês à homossexualidade?

    • @francism.8989
      @francism.8989 2 года назад +5

      Eu entendi que é sobre o tratamento dispensado pelo Estado Chinês.

    • @eliasjabbour8228
      @eliasjabbour8228 2 года назад +8

      Tratamento pelo Estado

    • @miguelangelo2914
      @miguelangelo2914 2 года назад

      @@eliasjabbour8228 Obrigado pela atenção.

  • @carloshenriquegomesdeolive1560
    @carloshenriquegomesdeolive1560 3 месяца назад

    Acredito que a China ser protagonista nessa pauta civilizatória e em outras que são identitárias no ocidente, seria muito benéfico para a sociedade chinesa e desmontaria os espantalhos criados no próprio ocidente sobre a liberdade individual na China. De toda sorte, aqui no Brasil não é o céu não, já fui impedido de alugar uma casa, de frequentar grupos sociais por ser gay. Isso é Brasil também.

  • @felipposants5526
    @felipposants5526 2 года назад +5

    Vc falou um 1kg não entendi uma grama

  • @clara.wireddot384
    @clara.wireddot384 Год назад +1

    gostaria de saber da vigilância em massa(de reconhecimento facial nas grandes cidades) que existe na china.

  • @amotaba
    @amotaba 2 года назад +3

    Muito interessante, não conhecia nada sobre o tema

  • @gabrieldourado73
    @gabrieldourado73 2 года назад +2

    Bom vídeo Elias👏👏👍

  • @comandanteadelmo107
    @comandanteadelmo107 2 года назад +3

    Respeito e gosto muito do Elias, mas não gosto quando QUALQUER UM usa "lacração" ou "Cultura do Cancelamento" como termos sérios 😆

    • @starcrazy9714
      @starcrazy9714 Год назад +2

      LACRAÇÃO SIM, VOCÊS SÃO LACRADORES

  • @JoãoCarlos_684
    @JoãoCarlos_684 2 года назад +2

    faz um vídeo sobre o sistema educacional chinês

  • @nicolasnascimento6954
    @nicolasnascimento6954 2 года назад +5

    Elias, não compreendi muito bem essa questão da urbanização e o nível de compreensão da sociedade. Você associa o atraso moral ao meio rural? Como explicar sociedades altamente urbanizadas e reacionárias?

    • @zeroka21
      @zeroka21 Год назад

      A homossexualidade não tem nada haver com sociedade urbana ou rural, o que não passa de falácia para dar arcabouço a preconceito ou invisibilidade à homofobia, transfobia, e ódio a qualquer manifestação LGBTQIAPN+

  • @caltamoio6705
    @caltamoio6705 Год назад +1

    Concordo totalmente com esse conceito "pauta civilizatória".

  • @eugeniabraga4884
    @eugeniabraga4884 2 года назад +2

    Muito saber desses assuntos em sociedades bem diferentes

  • @nildocabral6695
    @nildocabral6695 2 года назад +1

    Elias, o que é e em que conste o crédito social chinês? O modelo de governança do Estado chinês pode se tornar global?

  • @NeideMariadosSantos-ri5jx
    @NeideMariadosSantos-ri5jx Год назад +1

    É isso mesmo a realidade não difere do interior no brasil dependendo do local no mundo inteiro é assim.

  • @wevertonmoreira1253
    @wevertonmoreira1253 2 года назад +1

    Por que os dados são até 2015 ? Essa coleta de dados foi proibida ?

  • @RodrigoDeSenaSampaio
    @RodrigoDeSenaSampaio 4 месяца назад

    Grato por suas palavras.

  • @implebo_eum
    @implebo_eum 2 года назад +2

    Tem um documentário muito bom sobre o tema que chama 'Minhas Famílias". Acho que tem na Netflix. A verdade é que numa sociedade de filhos únicos, descobrir os filhos gays deve ser mesmo muito mais difícil. Ainda mais numa cultura milenar de respeito aos ancestrais que envolve também ter descendência e tal...

  • @carloshenriquegomesdeolive1560
    @carloshenriquegomesdeolive1560 3 месяца назад

    Sim, moral é fonte do direito e portanto, impulsiona o desenvolvimento do direito.

  • @habitantefuturista
    @habitantefuturista Год назад +1

    Interessante é que no mundo antigo este e outros assuntos eram melhor absorvidos pela população não só na China. Pelo menos de acordo com as literaturas que eu tenho tido acesso.

    • @iigutierrez1472
      @iigutierrez1472 7 месяцев назад

      Distorção da história e propaganda LGBT, isso sempre foi visto como um desvio moral

  • @jeffersonmaier1874
    @jeffersonmaier1874 2 года назад +1

    Transcrevendo do twitter pra cá pq acho um debate bem importante:
    Elias, acho que essa questão de ñ colocar as relações na frente das forças merece um aprofundamento. Parece q falando isso de maneira abstrata a gente nega alguma produção de subjetividade e práticas revolucionária. Tipo, países como Cuba e Venezuela ñ fazem isso de certa forma?
    E ñ digo isso só de ti mas é uma posição complicada entre rangelistas, por ex, aquele texto "o perigoso rangel", ou algo assim, do Mamigonian meio que faz exatamente isso, falando que o bolivarianismo, etc. seria bobagem
    E aí fica sempre nesse fatalismo, precisamos que as forças produtivas acelerem, ou que venha uma superpotência como fala o Armen, e enquanto isso a gente faz o quê? Espera sentado? E aí quando uma pressão, mesmo de mercado, vem a gente joga tudo na conta das revolução coloridas?

  • @LandgraabIV
    @LandgraabIV 2 года назад +17

    Queria ver alguém LGBT discutindo o assunto, sem passar pano pro governo chinês. Só alguém que não sabe o que é ser oprimido pelo estado e sociedade pela orientação sexual diria que ainda "não tem opinião formada sobre o assunto". Já me relacionei com um chinês LGBT e relatos foram péssimos. Um colega LGBT da minha faculdade em intercâmbio na China (Leonardo Cláudio da Rosa) foi morto sob circunstâncias estranhas e infos dadas por amigos próximos levam a acreditar que foi um crime homofóbico. Até hoje não pudemos saber o que aconteceu.

    • @zekielwagen
      @zekielwagen 2 года назад +4

      O video ia bem ate o final, quando ele subiu em cima do muro. Nao precisava. Close errado!

    • @ewertonvieira9925
      @ewertonvieira9925 2 года назад +4

      Esse quadro parece um programa da embaixada de Pequim. Nunca vi tanto alinhamento.

  • @davidvieira8889
    @davidvieira8889 2 месяца назад

    Ou seja, ele recorreu a cultura e a tradição pra justificar pq não há liberdade sexual, TRADUZINDO: ele falou pra não passar pano e tá passando pano. Os conservadores aqui no Brasil também usam a importância de preservar a cultura e a tradição

  • @thinzera
    @thinzera Год назад

    Bacana, ótima análise ao meu ver, bastante imparcial e informativo

  • @luimollossi661
    @luimollossi661 2 года назад +1

    muito bom!

  • @pedroalvesleonel1
    @pedroalvesleonel1 2 года назад +2

    Muito bom, como sempre. SUGIRO AO CANAL ILUSTRAR A EXPOSIÇÃO DO PROFESSOR, com imagens, gráficos, fotos, etc.

  • @circodocinema
    @circodocinema Год назад

    perfeita sua analise, parabéns

  • @leandrogomes1423
    @leandrogomes1423 Год назад +1

    👏👏👏

  • @luiseduardoamorimramos2977
    @luiseduardoamorimramos2977 2 года назад +1

    Dá lhe Jabbour!!!!

  • @luisahelenacleto3542
    @luisahelenacleto3542 2 года назад +2

    Triste saber que o preconceito ainda é tão forte, esperamos que o país trabalhe, como pelo visto já está fazendo, pra mudar logo isso.
    Lançou um filme recente chamado Suk Suk, produção de Hong Kong, sobre um casal homossexual idoso. Ainda não assisti, mas lembrei pelo tema

    • @zeroka21
      @zeroka21 Год назад

      Hong Kong não é China Popular completamente...

  • @arthurbolzon
    @arthurbolzon 2 года назад +1

    Boa!

  • @1975dacosta
    @1975dacosta 7 месяцев назад

    A questão rural nao é só o motivo. A China sempre teve grandes cidades. É preciso pressionar a China para que realmente aplique o discurso de IGUALDADE, assim como para outros paises dos BRICS, inclusive o novos. Deixar claro que a luta identitaria é uma deformidade que o liberalismo criou e não se confunde com os Direitos humanos que sempre foi bandeira da esquerda. É preciso definir o que sao direitos do homossexuais e colocar a ciencia a frente. Direito dos homossexuais , não deve ser confudido, com o consumismo barato de modismos que os identitarios promovem, como sendo a pratica da liberdade. É preciso explicar isso ao Oriente, que deve trazer uma contra proposta, séria, baseada na liberdade real e nao na LIBERALIDADE. Assim evitaremos retrocesso e deturpações.

  • @emanuelrochawoiski7279
    @emanuelrochawoiski7279 2 года назад +1

    Tudo na China é muito rápido e ao mesmo tempo, pacientemente seguindo o fluxo do Universo...;-)

  • @theplasticmind1
    @theplasticmind1 2 года назад +15

    A Ásia em geral é bastante conservadora sobre esse assunto, mas o que me intriga é a questão do governo chinês ser tão ligado a ciência quando é pra construir trem bala pra chegar 7 minutos no trabalho, mas em pauta social aonde números sobre ***cidio ou seja o bem estar de sua população, eles usem essa retórica de "três nãos" e jogam tradições antigas. Falem o que for mas nos governos liberais por mais que seja POR LUCRO direitos e visibilidade lgbt foram alcançados.

    • @eliasjabbour8228
      @eliasjabbour8228 2 года назад +24

      Os EUA alcançaram sua independência em 1876. Quase duzentos anos depois o país vivia um regime de apartheid social. Vc não acha que em 72 anos a China já não evoluiu mais que os EUA em 200? Infelizmente não podemos colocar as relações de produção na frente das forças produtivas. A realidade é muito mais complexa e profunda do que imaginamos

    • @VimPraChina
      @VimPraChina 2 года назад +14

      @@eliasjabbour8228 Lembrando que até 2003, 14 estados ainda proibiam a homossexualidade nos EUA. Aí agora os caras querem pagar de mais avançados por conta disso pra intervir em outros países, rs...

    • @joaopedrofeitoza3420
      @joaopedrofeitoza3420 2 года назад +2

      @@eliasjabbour8228 exato

    • @joaopedrofeitoza3420
      @joaopedrofeitoza3420 2 года назад +1

      @@VimPraChina verdade

    • @espacomais123
      @espacomais123 2 года назад +1

      @@eliasjabbour8228 perfeito!

  • @templario4528
    @templario4528 Год назад

    E ta certo, a China diferente de outros paises esta sendo muito mais liberal em muitas coisas e sendo um pais ótimo, mas não adianta passar pano pros erros que assim só deixamos de tentar formar um pais perfeito...

  • @gabrieldourado73
    @gabrieldourado73 2 года назад +1

    💜

  • @celiobarros3192
    @celiobarros3192 2 года назад +2

    Conviver com respeito é uma coisa, promover é algo bem diferente assim, estou ainda no sistema conservador.

  • @kinjoskis3284
    @kinjoskis3284 2 года назад

    Uma pena que muitos do BR não veem as coisas na sua totalidade e muitos tbm não sabem da guerra-híbrida

  • @rodrigofontoura9514
    @rodrigofontoura9514 2 года назад +1

    Boa

  • @fernandoSchmdt4654
    @fernandoSchmdt4654 11 месяцев назад

    Espero que a China não mude.

  • @rafaelagd0
    @rafaelagd0 2 года назад

    👏👏👏👏👏

  • @joseamarildo1249
    @joseamarildo1249 2 года назад +3

    tiú fala logo quê o partido COMUNISTA chinês trata o homusequisual na pronta da butina

  • @LGFortes1
    @LGFortes1 2 года назад +1

    ✊✊✊✊✊

  • @giuliogabriel2842
    @giuliogabriel2842 4 месяца назад +1

    Gatão o termo correto é Orientação Sexual e não Opção sexual.

  • @faustinosouza8896
    @faustinosouza8896 Год назад

    Se não contou para o pai nem pra mãe nem tão pouco para amigo e professor como que chegaram a conclusão desses dados ? 😂😂😂😂😂

  • @rosanessiliprandi9092
    @rosanessiliprandi9092 2 года назад +3

    Não fala "opção" Elias! É orientação. Nesse caso o termo pode comprometer a fala.

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 2 года назад +1

    A verdade é que não deve ser fácil ser homossexual em nenhum lugar do mundo.

    • @starcrazy9714
      @starcrazy9714 Год назад

      Imagina, no Ocidente então é o pior lugar, onde vocês tem mais direitos e direitos até pra fazerem paradas gays com Jesus trans, afrontando a fé dos outros.

    • @rogeriasouza5976
      @rogeriasouza5976 Год назад +3

      @@starcrazy9714 que vocês, pessoa? Eu hein, sou mulher hétero e cis, casada com uma pessoa do sexo masculino e mãe de uma filha. No entanto, isso não me torna preconceituosa e sem empatia pelo sofrimento alheio. Preconceito é uma merda e torna o nosso mundo um lugar pior pra se viver.

  • @rogenesfrancelino9348
    @rogenesfrancelino9348 Год назад

    Gosto muito de seus vídeos, gostei das informações que vc passou nesse vídeo,mas não se teve uma crítica forte assim com vc faz quando fala sobre os absurdos do imperialismo americano

  • @robertcartistakkjhgss8257
    @robertcartistakkjhgss8257 2 года назад +2

    Acho que esse assunto vai precisar de outro vídeo

  • @sabrinab6019
    @sabrinab6019 2 года назад +1

    Tema bem difícil, gostei do panorama geral, deu pra entender em que ponto está esse debate na China.

    • @TVGrabois
      @TVGrabois  2 года назад +1

      Obrigado, camarada!

    • @zeroka21
      @zeroka21 Год назад

      O panorama é tétrico e extremamente decepcionante sobre a China Popular.

  • @adveafernandes
    @adveafernandes 2 года назад

    "Chegou as vias de fato" foi ótimo!
    🤣🤣🤣

    • @Joegomes984
      @Joegomes984 2 года назад

      linguagem literal e metaforica ao mesmo tempo...kkkkk

  • @wanderlyluiz4651
    @wanderlyluiz4651 2 года назад +4

    O Brasil é um dos países que mais se persegue os LGBTQIA+ . Não temos moral para falar de ninguém!

  • @ZhukovZ
    @ZhukovZ 2 года назад +1

    Penso a questão chave é a demográfica e a necessidade de militarização do pais não tem nada haver com preconceito ou conservadorismo é analise marxista da realidade, mesmo na sua fala do Elias sobre a década de 90 na China foi o período de maior desvio liberal no governo Chinês, hoje estão corrigindo o soft power com restrições.

    • @analaikos5950
      @analaikos5950 2 года назад +1

      O nível de consciência da sociedade tem a ver com o núcleo família e base da família camponesa. A década de noventa foi ali perto da historia da chinesa, a sociedade precisa de mais complexidade.

  • @GabrielAzevedo0
    @GabrielAzevedo0 2 года назад +13

    Sempre gosto muito dos vídeos do Elias, mas nesse, apesar de reconhecer que ele demonstrou a complexidade da questão, me parece que rolou uma passada de pano

    • @eliasjabbour8228
      @eliasjabbour8228 2 года назад +12

      Não passo pano para nada. Apenas busco expor dados e fazer uma análise historicizada, fugindo do método liberal. Fazer isso em dez, quinze minutos não é fácil

    • @joaopedrofeitoza3420
      @joaopedrofeitoza3420 2 года назад +6

      @@eliasjabbour8228 sim Elias, concordo, mas o governo chinês está errado sim em não abranger as pautas LGBT, não é pq uma sociedade é conservadora como a chinesa que não se deva fazer políticas públicas para acabar com esse preconceito estrutural da sociedade.

    • @tilfepo9486
      @tilfepo9486 2 года назад +1

      @@eliasjabbour8228 obrigada! Lendo os comentários vejo que as pessoas aí reagem como a questão dos Uygurens, ouviram falar algo, tiveram relato de um chinês….eu convivo com chineses, você se referiu a um ponto importante, se for ouvir relatos de chineses tem que se considerar a origem geográfica-econômica dele. Um LGBTQI de megacidades relatará uma realidade bem diferente de um LGBTQI de área rural. Por acaso na TV Alemã saiu muitas reportagens sobre esse tema também.

    • @GabrielAzevedo0
      @GabrielAzevedo0 2 года назад +1

      @@eliasjabbour8228 está certo, Elias. De todo modo, parabenizo-lhe pelo trabalho