Nossa, nesse vídeo descobri várias "curiosidades" (como a biblioteca de Nínive) que não vi em meus livros de história e mereciam reconhecimento. Demaiss!!
Companheiro, parabéns! Percebo que o canal é novo, porém com já muitos inscritos. Estou acompanhando aqui da perspectiva filosófica, e espero chegarmos à Idade Moderna com sua pan-ciência e seus liberalismos de toda ordem! Vamos em frente! Está muito, mas muito bom mesmo!
Ah. Professor, eu tenho uma dúvida, em relação a linguagem falada nessa época, eu já ouvi falar que acadiano é o idioma mais antigo do mundo, mas tbm já ouvi que seria o idioma sumério. Olhando o seu vídeo me parece certo dizer que seria o idioma sumério, devido a ordem cronológica. Sabe se está correto? Obrigado.
Só fico pensando como uma peça de apenas 2 metros vai tratar de tantas leis e normas...Ainda mais usando de códigos...se em nossos dias é necessário livros e livros
Já assisti as aulas desses professor umas 3x e cada vez mais eu me admiro, o cara é o cara!(apesar das alfinetadas e tentativas de desvalorizar as crenças e histórias bíblicas)
@@hugosobreira6083 Mesmo assim, penso como seria incrível ter uma pessoa como o senhor, um convertido verdadeiramente a Jesus Cristo, usando suas inteligência e sabedoria adquirida por tanto tempo para explicar as coisas de Deus da forma mais esclarecedora possível. Pois "o homem entende das coisas da carne, mas é Deus que entende das coisas do espírito". E a gente crê em Deus ou em milágres, ou nos acontecimentos da bíblia não buscando por provas e sinais, mas simplesmente por fé, porque nunca ninguém pode provar Deus, apensas crê que ele existe, sempre existiu e está ali nos chamando pra um dia conhece-lo pessoalmente. Deus não se explica, não se define nem se vê, em Deus apenas se crê e se confia. Peço que se estiver algum dia alguma dúvida ou incomodo sobre algo a respeito de Jesus ou Deus, procura aqui no youtube com as seguintes palavras "Mário Persona *o que está querendo pesquisar*" pois ele é um dos poucos que esclarece tanto as escrituras. Que Deus te abençoe.
Olá professor, excelentes suas aulas; lamento que pararam. Sobre a questão da história da Arca de Noé, os relatos sumérios não contestam o relato dos hebreus, pelo fato dos Sumérios serem mais antigos. Na própria Bíblia, está claro que os hebreus tiveram seu primeiro pai em Abraão, o que é considerado por volta de 2000 A.C.; a própria palavra hebreu, acho que vem de Abraão; então a Bíblia nunca falou que Noé era hebreu, pois Abraão veio muito tempo depois de Noé. Então, porque o relato Sumério não pode se referir ao mesmo relato dos hebreus, afinal, Noé não era nem hebreu, nem sumério, e talvez antepassado de ambos, e sua história foi transmitida por ambos os povos, que a receberam, por transmissão, de seus antepassados. Não há nenhuma contradição neste ponto; veja o que eu destaquei: a Bíblia deixa bem claro que Noé não é hebreu, mas um personagem antepassado longínquo, muito antes de Abraão, o pai dos hebreus.
Aula excepcional, com uma didática excelente e muitas novidades não encontradas na maioria das vídeo aulas sobre o mesmo tema! Parabéns, professor! Detalhe: A dominação pela diplomacia é a mesma dominação empregada pela máfia, ou seja, a dominação pelo 'favor' questionável - eu te ajudo hoje, você fica me devendo... Um dia qualquer a cobrança chega!
no padrão das civilizações predominou ou cidades-Estado ou impérios. O atual padrão de Estado-Nação, com um só povo, uma só cultura, um só sistema jurídico-político, é bem recente, o Estado Nacional Moderno, ou seja, de uns 500 anos pra cá. Alemanha e Itália, por exemplo, só se unificaram em 1871. abraço.
É incrível observar que o cristianismo não passa de um apanhado (cópia) de diversas outras histórias de povos mais antigos, como o Sumério, o Egípcio e por ai vai... Ótima aula!!
Esta antiqüíssima lenda é um tanto similar ao relato bíblico do Dilúvio. Faltam-lhe, porém, os pormenores vívidos e a simplicidade do relato bíblico, e ela não descreve dimensões razoáveis para a arca, nem fornece o período de tempo indicado nas Escrituras. Por exemplo, a Epopéia de Gilgamés dizia que a tempestade durara seis dias e seis noites, enquanto a Bíblia diz que “o aguaceiro sobre a terra continuou por quarenta dias e quarenta noites” - uma contínua chuva forte que por fim cobriu de água todo o globo. - Gênesis 7:12.
professor, sobre o dilúvio, segundo o relato do antigo testamento, todos morreram exceto a família que estava na arca.. logo são os descendentes dessa família que formam todas essas civilizações.. portanto é muito lógico que o relato do dilúvio esteja presente tanto no povo sumério, quanto no povo hebreu.
@@animesedesenhos8823 é verdade. há uma teoria que remete tais relatos comuns ao ocorrido na última glaciação que teria sido antes de alguns grupos humanos terem vindo à américa ou austrália, por exemplo. abraço.
@@hugosobreira6083 Olá professor, excelentes suas aulas; lamento que pararam. Sobre esta questão, os relatos sumérios não contestam o relato dos hebreus, pelo fato dos Sumérios serem mais antigos. Na própria Bíblia, está claro que os hebreus tiveram seu primeiro pai em Abraão, o que é considerado por volta de 2000 A.C.; a própria palavra hebreu, acho que vem de Abraão; então a Bíblia nunca falou que Noé era hebreu, pois Abraão veio muito tempo depois de Noé. Então, porque o relato Sumério não pode se referir ao mesmo relato dos hebreus, afinal, Noé não era nem hebreu, nem sumério, e talvez antepassado de ambos, e sua história foi transmitida por ambos os povos. Não há nenhuma contradição neste ponto; veja o que eu destaquei: a Bíblia deixa bem claro que Noé não é hebreu, mas um personagem antepassado longínquo, muito antes de Abraão, o pai dos hebreus.
Mas é obvio que o povo sumeriano conhecia a historia do diluvio, e o povo hebreu não foi influenciado, a explicação para esse fato ser relatado no antigo testamento e os sumérios também saberem é muito simples, explicação: quando Deus mandou o dilúvio as únicas pessoas que sobreviveram foram: Noé e a família dele, ou seja, todas as nações que surgiram depois, vieram dos filhos de Noé, e os pais contam sobre o que já viveram, provavelmente os Sumérios eram descendentes de um "bisneto" de Noé, e os Hebreus são descendentes de outros "bisnetos"' de Noé. Resumindo: Os dois povos sabiam dessa história por serem descendentes de Noé.
Excelente aula. Mas ele trata o povo hebreu como passivos e limitados. Não é isso, professor. Oa hebreus, por meio de seus sábios e da sabedoria divina, sabiam da existência desses relatos. Usaram tudo isso com maestria para mostrar a todos esses povos que tudo isso que eles criam e desejavam saber ( origem do homem, sentido da vida, sentido da morte, criação de tudo o que existe) não era fruto de seus milhares de deuses falsos, mas era, na verdade, proveniente de UM SÓ DEUS. Ou seja, utilizou a cultura deles para catequizá-los. Outra coisa: se outros povos relatam o chamado Dilúvio, mais comprovado fica que tal fato realmente existiu. Genial.
A narrativa sumeriana fala de 7 dias e 7 noites de chuvas, e quando o povo hebreu fala de Noé não fala exaltando de si mesmos, pq a arca de Noé parou no monte Ararat entre a Turquia e o outro país lá, bem longe das terras de Canaã, então se torna mais verdadeiro do que aquele que fala de si mesmo querendo distorce a história e ganha fama em cima iguais os faraós do Egito mentiroso e ladrões de histórias famosas jogavam seus nomes em cima do trabalho dos outros.
Né, eles querem dizer que o povo Hebreu foi influenciado, que ignorância a deles kkk, teve um comentário aqui nesse vídeo q explica bem o que aconteceu
Sumeria , nada mais é que a cidade de Sinar ou Shinear, relatada na biblia, localizaçao onde Ninrode levantou a torre de babel, os escritos que narram o diluvio é real, pois aquele povo eram netos de Noach ou noé.
porque o foco é o enem, querido. certos temas nunca foram e creio q nunca serão cobrados. há inúmeros: cassitas, maronitas... além do q o vídeo não pode ser muito extenso. abç.
Só continua errando na cronologia do povo hebreu. Totalmente escolarizado e tendencioso. Muitos tentaram destruir, e agora estão todos na história e nos museus, e o povo hebreu continua aqui.
UÉ, NA ÉPOCA DOS SUMÉRIOS JÁ NÃO EXISTIA OS FILHOS DE NÓE? COMO VOCÊ PODE DIZER QUE OS HEBREUS COPIARAM A NARRATIVA DOS SUMÉRIOS E NÃO QUE DOIS POVOS DIFERENTES CONTARAM A MESMA HISTÓRIA? CUIDADO PARA NÃO SER DESONESTO E SER JULGADO PELOS DEUSES. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
esse professor é esquerdista, mas é um bom professor, quando chegar antes da revolução francesa eu deixo de assistir os videos dele, da revolução francesa em diante ele com toda certeza vai distorcer a historia.
@@guilhermeafonso9674 não amigo, não existe apenas uma fonte no mundo, existem milhares. existe varias forma de dizer uma mentira dizendo apenas a verdade.
@Michel Temer não amigo, apesar de ser de direita eu não procuro a verdade apenas em um lado, ouso os dois lados da historia, ou tento procurar em uma fonte imparcial, uma fonte que fale tanto bem da esquerda e da deireita como tambem fale mal da direita ou da esquerda.
Acho que essa é a melhor aula sobre a Mesopotâmia disponível no RUclips.
caramba, que aula !!!! unica aula, dentre tantas que assisti, que esta de fato completa.
Sobre Mesopotâmia essa é a melhor e mais completa video aula que já assisti.
muito obg.
Por que parou com o canal? Suas aulas são ótimas!
Muito boa, mais o canal n tem reconhecimento, infelizmente o yt nao beneficiar canais como esses!
@@lukasl.2876 RUclips é uma plataforma de entretenimento... oq estamos fznd agr é off label
Mano tenho 10 anos e me entereço muito em história não sou igual esses garotos preguiçosos de hoje em dia
Nossa, nesse vídeo descobri várias "curiosidades" (como a biblioteca de Nínive) que não vi em meus livros de história e mereciam reconhecimento. Demaiss!!
Sou facinada por história
esse professor merece o mundo! tu és excelente. 💗
obg. tmj
Que aula professor. Muito grato. Muita coisa passou a fazer sentido agora, pela primeira vez eu consegui entender melhor a sistemática da Mesopotâmia.
Companheiro, parabéns! Percebo que o canal é novo, porém com já muitos inscritos. Estou acompanhando aqui da perspectiva filosófica, e espero chegarmos à Idade Moderna com sua pan-ciência e seus liberalismos de toda ordem! Vamos em frente! Está muito, mas muito bom mesmo!
nota 1000 sua aula o Sr. é o melhor professor .
Mesopotâmia: Este foi um dos melhores vídeos!
Professor nota 10
Esse foi o melhor vídeo que encontrei sobre a mesopotâmia, perfeita a explicação!
Meus parabéns!!❤
Amei a aula minha matéria preferida é história é geografia
Mano c tem problema?
Aí mds ñ pode nem gostar de alguma coisa, eu gosto pq é fácil e legal.
Muito bem comentado ,muito obrigado
Melhor aula ,Amei
obg. tmj.
Gratidão sempre ao canal Humanas em Foco.
Excelente!!!!
Esse professor explica muito bem
ABSURDO DE AULA.🔥
Este código de Hamurabi é aplicado ainda em alguns povoados no Oriente Médio.
Adoro suas aulas
Exlente: vc explica muito bem, seus vídeos são os melhores.
Excelente didática!!! Parabéns!!!
Aula perfeita!
Vc explica muito bem obgd por aguda a aula da mesopotâmica
Ótima aula. Sou fan de História Geral.
Excelente aula! Parabéns! professor, Hugo Sobreira.
muito boa essa aula
parabéns vc explica muito bem amei
Parabéns
Ótimo professor
Ótimo vídeo sobre a Mesopotâmia. Linguagem direta e sem arrodeios.
Adorei essa aula , vai me ajudar muito na minha prova de história eu tô no 6 ano
Também vou ter hoje
meu deus, que aulaaaa. melhor professor desse youtube! qualidade!!!!!
Sim, eu tenho aulas na minha escola com ele, ótimo professor
Adorei a aula! Parabéns!
caraca que canal prefeito. Professor seu canal é muito didático! 👏
Muito excelente
Aula maravilhosa!
muito obg.
Aula sensacional, parabéns professor!!
gosto das suas aulas
Que aula ❤
Olá boa noite neste contexto oque acontecia na América.
obg pela aula sensacional.
Que aula positiva
Parabéns 😘
POLITIZE-SE A ESQUERDA..PORRA É ESSA?? NEM ESQUERDA NEM DIREITA..PROGRESSISTA...QUANTO ÀS AULAS ESTOU AMANDO
Gostei do seu vídeo
Aula em um ritmo bom para assimilação
ameeiiiii
nossa que aula sensacional. muito bem explicada! obrigada, professor!
Obrigada ❤️❤️
Parabéns pela aula
Otima aula
Amei a aula prof!me ajudou muito!é a primeira vez que vejo sua aula e já amo MUITO❤😀
Olá Professor boa noite, a pergunta que eu quero fazer nesse momento o que acontecia no continente americano
Obg
Que aula fascinate, espero conseguir fazer uma musica sobre esse tema - Mesopotâmia( Terra entre rios ) - .
Alguém pode me informa as cidade da Suméria??
Ur, Uruck, Nippur, Lagash, Eriduh. as principais, mas para efeito de questões não sáo cobradas. obg pelo apoio.
Sou aluno de historia excelente aula professor não conhecia o curso, increvi imediatamente.
Tenho que ver esse vídeo umas dez vezes para reter as informações. Kkkkk
E é aplicado aqui também.
Assirios e a primeira biblioteca.
Ah. Professor, eu tenho uma dúvida, em relação a linguagem falada nessa época, eu já ouvi falar que acadiano é o idioma mais antigo do mundo, mas tbm já ouvi que seria o idioma sumério. Olhando o seu vídeo me parece certo dizer que seria o idioma sumério, devido a ordem cronológica. Sabe se está correto? Obrigado.
COMO CONSIGO OAS ATIVIDADES DESSA AULA
tínhamos um site com inscrição paga. por pblms adm. resolvemos postar tudo livre aqui, até onde produzimos. abç.
🔥🙅🏻♂️
MÓVEIS MANDA NESSA POHA
Onde fica as questões?
tínhamos um site mas por questões de orçamento não foi possível mantê-lo. obg pelo apoio.
@@hugosobreira6083 curso ótimo me ajudou demais.
Só fico pensando como uma peça de apenas 2 metros vai tratar de tantas leis e normas...Ainda mais usando de códigos...se em nossos dias é necessário livros e livros
pois é, escrita cuneiforme, formato de ideogramas, como a escrita chinesa por exemplo. símbolos que representam conceitos, ideias, não fonemas. abç.
Cadê as questões?
Muinto bom, obs Sargao ll foi Rei da Assíria. Sargao, o antigo Rei da Acadia.
os exercícios tem que ser é conteúdo pago?
veja no site historiaemfoco.com.br
Massa
Já assisti as aulas desses professor umas 3x e cada vez mais eu me admiro, o cara é o cara!(apesar das alfinetadas e tentativas de desvalorizar as crenças e histórias bíblicas)
obg. mas história é ciência e para a ciência há de haver provas materiais, senão é relato, contos, imaginários.
@@hugosobreira6083 Mesmo assim, penso como seria incrível ter uma pessoa como o senhor, um convertido verdadeiramente a Jesus Cristo, usando suas inteligência e sabedoria adquirida por tanto tempo para explicar as coisas de Deus da forma mais esclarecedora possível. Pois "o homem entende das coisas da carne, mas é Deus que entende das coisas do espírito". E a gente crê em Deus ou em milágres, ou nos acontecimentos da bíblia não buscando por provas e sinais, mas simplesmente por fé, porque nunca ninguém pode provar Deus, apensas crê que ele existe, sempre existiu e está ali nos chamando pra um dia conhece-lo pessoalmente. Deus não se explica, não se define nem se vê, em Deus apenas se crê e se confia.
Peço que se estiver algum dia alguma dúvida ou incomodo sobre algo a respeito de Jesus ou Deus, procura aqui no youtube com as seguintes palavras "Mário Persona *o que está querendo pesquisar*" pois ele é um dos poucos que esclarece tanto as escrituras. Que Deus te abençoe.
bom de mais e nao me dar sono kkkkkk fico ligado,entretanto nao estou conseguindo achar as questoes disponibilizadas pelo senhor.
veja o site historiaemfoco.com.br
Existiu códigos de leis mais antigos. Código de Urnamur, código de Eschuna, Código de Lagash, talves o mais antigo.
Sargaoll, foi Rei da Assíria. Sargao de Acad, e conhecido como Sargao o antigo.
4
Onde encontro as questões ?
veja o site historiaemfoco.com.br
@@hugosobreira6083!
Partes dos códigos civil e penal tem fundamento no código de Hamurabe e etc.... a maioria na verdade.
Obrigada!
Olá professor, excelentes suas aulas; lamento que pararam. Sobre a questão da história da Arca de Noé, os relatos sumérios não contestam o relato dos hebreus, pelo fato dos Sumérios serem mais antigos. Na própria Bíblia, está claro que os hebreus tiveram seu primeiro pai em Abraão, o que é considerado por volta de 2000 A.C.; a própria palavra hebreu, acho que vem de Abraão; então a Bíblia nunca falou que Noé era hebreu, pois Abraão veio muito tempo depois de Noé. Então, porque o relato Sumério não pode se referir ao mesmo relato dos hebreus, afinal, Noé não era nem hebreu, nem sumério, e talvez antepassado de ambos, e sua história foi transmitida por ambos os povos, que a receberam, por transmissão, de seus antepassados. Não há nenhuma contradição neste ponto; veja o que eu destaquei: a Bíblia deixa bem claro que Noé não é hebreu, mas um personagem antepassado longínquo, muito antes de Abraão, o pai dos hebreus.
Vi muita lacração nesse vídeo...
Eu não consigui entender
Aula excepcional, com uma didática excelente e muitas novidades não encontradas na maioria das vídeo aulas sobre o mesmo tema! Parabéns, professor! Detalhe: A dominação pela diplomacia é a mesma dominação empregada pela máfia, ou seja, a dominação pelo 'favor' questionável - eu te ajudo hoje, você fica me devendo... Um dia qualquer a cobrança chega!
🙅🏾♂️ :3
¯\_(ツ)_/¯
Hmmm
Prof carissimo, então a Polis grega não é novidade? Esse sistena Cidadde Estado é de origem sumeria então?
no padrão das civilizações predominou ou cidades-Estado ou impérios. O atual padrão de Estado-Nação, com um só povo, uma só cultura, um só sistema jurídico-político, é bem recente, o Estado Nacional Moderno, ou seja, de uns 500 anos pra cá. Alemanha e Itália, por exemplo, só se unificaram em 1871. abraço.
Vem dar aula na minha escola kkk
Ele dá na minha, muito bom
@@ji-ru1bs estou. abç. obg pelo apoio.
É incrível observar que o cristianismo não passa de um apanhado (cópia) de diversas outras histórias de povos mais antigos, como o Sumério, o Egípcio e por ai vai...
Ótima aula!!
Esta antiqüíssima lenda é um tanto similar ao relato bíblico do Dilúvio. Faltam-lhe, porém, os pormenores vívidos e a simplicidade do relato bíblico, e ela não descreve dimensões razoáveis para a arca, nem fornece o período de tempo indicado nas Escrituras. Por exemplo, a Epopéia de Gilgamés dizia que a tempestade durara seis dias e seis noites, enquanto a Bíblia diz que “o aguaceiro sobre a terra continuou por quarenta dias e quarenta noites” - uma contínua chuva forte que por fim cobriu de água todo o globo. - Gênesis 7:12.
@@lane1166 na verdade nem ouvi esse dilúvio que a bíblia relata a Bíblia é uma cópia realmente de todas as religiões que já existiram
professor, sobre o dilúvio, segundo o relato do antigo testamento, todos morreram exceto a família que estava na arca.. logo são os descendentes dessa família que formam todas essas civilizações.. portanto é muito lógico que o relato do dilúvio esteja presente tanto no povo sumério, quanto no povo hebreu.
acontece que a suméria se desenvolveu uns 3 ou 4 mil anos antes de os hebreus existirem como povo
Como as pessoas acreditam na história bíblica como se fossem de fato, fato? Acorda Brasil!
@@hugosobreira6083 mais não é só os sumérios que falam isso, Áfricanos falam, índios da América. De algo similar a isso aconteceu a na antiguidade
@@animesedesenhos8823 é verdade. há uma teoria que remete tais relatos comuns ao ocorrido na última glaciação que teria sido antes de alguns grupos humanos terem vindo à américa ou austrália, por exemplo. abraço.
@@hugosobreira6083 Olá professor, excelentes suas aulas; lamento que pararam. Sobre esta questão, os relatos sumérios não contestam o relato dos hebreus, pelo fato dos Sumérios serem mais antigos. Na própria Bíblia, está claro que os hebreus tiveram seu primeiro pai em Abraão, o que é considerado por volta de 2000 A.C.; a própria palavra hebreu, acho que vem de Abraão; então a Bíblia nunca falou que Noé era hebreu, pois Abraão veio muito tempo depois de Noé. Então, porque o relato Sumério não pode se referir ao mesmo relato dos hebreus, afinal, Noé não era nem hebreu, nem sumério, e talvez antepassado de ambos, e sua história foi transmitida por ambos os povos. Não há nenhuma contradição neste ponto; veja o que eu destaquei: a Bíblia deixa bem claro que Noé não é hebreu, mas um personagem antepassado longínquo, muito antes de Abraão, o pai dos hebreus.
Esposa de Nabucodonosor era amirtes , não semurames.
Semíramis foi esposa de ninrodes, concorda ?
há um ditado: "tradutore, traditori" acho q assim q se escreve. abç.
Mas é obvio que o povo sumeriano conhecia a historia do diluvio, e o povo hebreu não foi influenciado, a explicação para esse fato ser relatado no antigo testamento e os sumérios também saberem é muito simples, explicação: quando Deus mandou o dilúvio as únicas pessoas que sobreviveram foram: Noé e a família dele, ou seja, todas as nações que surgiram depois, vieram dos filhos de Noé, e os pais contam sobre o que já viveram, provavelmente os Sumérios eram descendentes de um "bisneto" de Noé, e os Hebreus são descendentes de outros "bisnetos"' de Noé.
Resumindo: Os dois povos sabiam dessa história por serem descendentes de Noé.
Faz sentido mano... valeu cara!! Mano... Faz muito sentido...
Que balela minion
@@alguem396 é nós mano
Excelente aula. Mas ele trata o povo hebreu como passivos e limitados. Não é isso, professor. Oa hebreus, por meio de seus sábios e da sabedoria divina, sabiam da existência desses relatos. Usaram tudo isso com maestria para mostrar a todos esses povos que tudo isso que eles criam e desejavam saber ( origem do homem, sentido da vida, sentido da morte, criação de tudo o que existe) não era fruto de seus milhares de deuses falsos, mas era, na verdade, proveniente de UM SÓ DEUS. Ou seja, utilizou a cultura deles para catequizá-los. Outra coisa: se outros povos relatam o chamado Dilúvio, mais comprovado fica que tal fato realmente existiu. Genial.
A narrativa sumeriana fala de 7 dias e 7 noites de chuvas, e quando o povo hebreu fala de Noé não fala exaltando de si mesmos, pq a arca de Noé parou no monte Ararat entre a Turquia e o outro país lá, bem longe das terras de Canaã, então se torna mais verdadeiro do que aquele que fala de si mesmo querendo distorce a história e ganha fama em cima iguais os faraós do Egito mentiroso e ladrões de histórias famosas jogavam seus nomes em cima do trabalho dos outros.
Né, eles querem dizer que o povo Hebreu foi influenciado, que ignorância a deles kkk, teve um comentário aqui nesse vídeo q explica bem o que aconteceu
Quem veio pela atividade de história do professor eduardo?🙋♂️
agradeço ao prof. eduardo pela confiança. abç.
Sumeria , nada mais é que a cidade de Sinar ou Shinear, relatada na biblia, localizaçao onde Ninrode levantou a torre de babel, os escritos que narram o diluvio é real, pois aquele povo eram netos de Noach ou noé.
cara chapado man, nem explico a porra dos acardios
porque o foco é o enem, querido. certos temas nunca foram e creio q nunca serão cobrados. há inúmeros: cassitas, maronitas... além do q o vídeo não pode ser muito extenso. abç.
Só continua errando na cronologia do povo hebreu. Totalmente escolarizado e tendencioso. Muitos tentaram destruir, e agora estão todos na história e nos museus, e o povo hebreu continua aqui.
UÉ, NA ÉPOCA DOS SUMÉRIOS JÁ NÃO EXISTIA OS FILHOS DE NÓE? COMO VOCÊ PODE DIZER QUE OS HEBREUS COPIARAM A NARRATIVA DOS SUMÉRIOS E NÃO QUE DOIS POVOS DIFERENTES CONTARAM A MESMA HISTÓRIA? CUIDADO PARA NÃO SER DESONESTO E SER JULGADO PELOS DEUSES. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
esse professor é esquerdista, mas é um bom professor, quando chegar antes da revolução francesa eu deixo de assistir os videos dele, da revolução francesa em diante ele com toda certeza vai distorcer a historia.
fique sem saber nada, seu ignorante
@@guilhermeafonso9674 não amigo, não existe apenas uma fonte no mundo, existem milhares. existe varias forma de dizer uma mentira dizendo apenas a verdade.
@Michel Temer não amigo, apesar de ser de direita eu não procuro a verdade apenas em um lado, ouso os dois lados da historia, ou tento procurar em uma fonte imparcial, uma fonte que fale tanto bem da esquerda e da deireita como tambem fale mal da direita ou da esquerda.
@@estercalim aqueles que amam e os que odeiam caminham distante da verdade. não procurarei a verdade naquele que ama ou naquele que odeia.
Que aula mais merda T^T