Ontem completei 1 mês de trabalho. Estou fazendo de segunda à sábado, das 13 às 19h. Como tive nota boa no treinamento e o 3° lugar no processo seletivo, fui a primeira a escolher o setor. Escolhi meu próprio bairro, um núcleo habitacional antigo, onde mais de 80% dos domicílios são habitados por 1 ou 2 idosos. Com isso não tenho despesas . Hoje completei 71% do segundo setor, mas só hoje a supervisão fechou oficialmente o primeiro. Em 25 dias trabalhados, 6 horas diárias, até agora deu R$ 3.100 (taxa 8). Sou idosa, aposentada com 1SM, então está sendo uma forma de aumentar consideravelmente a renda, mesmo que temporariamente, sem maiores dificuldades. Mas sei que meu caso é exceção. Pra grande maioria, as coisas não estão nada fáceis ☹️
Parece mais um perfil fake contrado pra escrever isso, 2 reais por pesquisa completa, pra pessoa ganhar 600 reais tem que fazer 300 domicílios, pra ganhar 1000 tem que fazer 500 domicílios sem contar que as pessoas nunca estão em casa.
Complicado. Muita gente estudou pra carvalho e foi submetido a uma prova da FGV que apesar de ser pra ensino fundamental, não tava fácil. Quem não estudou especificamente, mesmo tendo superior, não passou. Daí, faz uma semana de treinamento que teve outra prova, também sem moleza, pagando do próprio bolso transporte, alimentação. E tô falando de quem fez concurso, que já tinha pago inscrição e algum outro curso preparatório. Pra depois , o IBGE abrir PSS e quem fez tudo isso se sentir numa balança com dois pesos diferentes. Man, só tô ainda por realmente precisar muito de um trabalho, senão, já teria saído fora. detalhe: passei em segundo lugar na prova FGV do ibge e tirei 9,5 na prova do treinamento, ou seja, tô levando muito a sério isso tudo. É muito ruim tudo isso agora, pois tá batendo muito desânimo e frustração.
eu só começo depois que receber a ajuda de custo o pessoal da minha equipe falou que só quarta feira ou quinta feira irá pagar só apareço lá quando pagar já falei para meu Supervisor Osasco São Paulo
Eu só estou trabalhando no CENSO 2022 ainda pq estou desempregado a muitos anos. Se tivesse algum outro emprego eu já teria saído. Isso nada mais é do que um trabalho escravo legalizado. Como pode uma pessoa estudar para um concurso, pagar por ele, fazer um treinamento ultra intensivo, arcar com todas as despesas e ainda por cima trabalhar igual doido, correndo perigo, no sol quente, a pé, de porta em porta, pra no fim ganhar menos de 2 mil reais? Gente, vocês estão loucos? Ainda vejo esse cara falando tão bem do IBGE, que é tudo as mil maravilhas. Pelo amor de Deus, né?! É muito fácil falar quando você está num escritório, seguro, com ar-condicionado e ganhando bem. Vai lá, você, andar o dia todo, no sol, sendo rejeitado o tempo inteiro, o dia todo trabalhando com pausa só para almoço, sem nenhum tipo de auxílio, sem vale-transporte, sem nada. Sou muito grato a você por todas essas informações valiosas que você vem nos passando, mas dizer "trabalhar com gente é difícil" e "sempre tem alguém pra reclamar" se referindo a um recenseador, como se esse emprego fosse uma maravilha? Faça-me o favor, né? A gente só tá passando por isso pq realmente precisamos. No fim, nenhum de vocês se importam com a gente.
Ue se escreveu no concurso errado por engano?? Não sabia que era a pé de baixo do sol quente e batendo de porta em porta? Ninguém te contou isso mds to passada.. quer reclamar tudo agora, o valor da remuneração tava no site, já dava pra ter uma noção do quanto ganharia e que não teria nada além disso, assinou o contrato pq quis, queria ta no escritório no ar-condicionado fizesse pra ACM ou ACS tenha santa paciência -_________-
@@jhenifersilva7541 não deveria estar dando atenção para uma pessoa com problemas de interpretação. Eu não disse que não sabia, eu falei que o trabalho não é valorizado. Falei tambem que só estou trabalhando ainda pq estou a muito tempo desempregado. Eu estar trabalhando não quer dizer que eu concorde com tudo que foi dito, isso quer dizer que eu continuo nele por necessidade. Estou precisando muito do emprego, mas isso não invalida qualquer tipo de problema que eu tenha nele. Se você está 100% satisfeita, parabéns. Você viveria bem na época da escravidão. Ganhando um prato de comida pra trabalhar.
Disse tudo!!! Estou me sentindo exatamente assim. Se eu não estivesse desempregada já teria saído também. Fora que temos que resolver todas as pendências e erros do setor. Correr atrás de morador dia e noite. E isso tudo sem saber ao certo quanto vamos receber, se é que vamos receber. Olha, sinceramente. Trabalho análogo à escravidão.
Acontece que a entrevista completa ñ é só o questionário, até chegar no questionário tem confirmação do endereço, bater palmas 👏 várias vezes, esperar o cidadão vir até o portão, se apresentar, em alguns casos desfilar um rosário de explicações, então contar só o tempo do questionário é uma estimativa muito rasa.
muito mesmo! Eu fui ACS, mas desisti, não vale a pena o salário pelo estresse, estávamos pegando rec novo toda semana, o pessoal chegava sem saber nem o que era o DMC (absurdo), e nem como iniciar a coleta. Eu não sei se dormiram durante as aulas ou o quê. Só sei que um amigo meu que é rec e fez um dos meus setores, recebeu 150 reais por 30 domicílios, os quais ele teve que voltar mais de uma vez pra tentar entrevista. No máximo no setor dele ele vai pegar 1600 reais, isso pra um trabalho de 1 mês. É muito pouco pelo trabalho que dá.
@@astrale-l3n me diga uma cousa eu sou rec, é vdd que se ñ trabalhar as cinco horas semanais eles estão mesmo despensando? E mais depois do fechamento do setor demora receber?
@@Nn-uz8jy a quantidade de horas recomendadas é 25h, mas não é obrigatório. Porém vc tem que produzir, se nao o sistema começa a acusar que vc está recenseando menos casas e pessoas do que o esperado, o seu ACS pode reclamar, pq precisa haver produtividade, até porque o Censo tem prazo para acabar e já se foi um mes dos tres meses de Censo. Depois do fechamento do setor são 5 dias para fazer a terceira supervisão, depois pede o fechamento do setor e o pagamento sai em 10-12 dias. Então pelo menos umas 2 semanas depois de terminar, se o seu ACS fizer a supervisão apenas no quinto dia. Mas, no meu posto estavam deixando pegar setor antes de terminar a primeira supervisão, porém com cautela, se o rec estava fazendo coisa errada, provavelmente vão esperar a terceira supervisão finalizar para dar novo setor.
@@Nn-uz8jy mas isso tudo vai depender do seu ACS/ACM, porque o pedido de pagamento é manual, o cara precisa estar de olho no sistema pra fazer o pedido.
Em relação a tempo da pesquisa , depende da quantidade de pessoas nos domicílios, a demora é incluir os moradores, fiz um questionário básico com mas com 8 moradores, e o que dificulta às vezes é que o morador não sabe a idade dos outros e isso acaba atrasando um pouco
Considerando q vc pegue todos os domicílios abertos e faça as entrevistas seguidamente, vai pra o campo pra ver a realidade. Dez portas fechadas pra uma entrevista.
@@vitoriavivian7833 No edital não diz que mesmo que formos 4 vezes numa casa, caso ultrapassemos a taxa máxima de ausências, teremos que voltar até 20 vezes se for caso. No edital não diz que o IBGE iria omitir informação pra não desmotivar o recenseador.
Problema não é fazer em 4 minutos o questionário. O problema é que o processo te atender você, descer até a portaria ou vir até o portão demora( isso quando atendem vc) povo não atende rápido, e as vezes atende e não quer responder, pelo menos aqui em BH está assim.
O IBGE deveria pagar bem para todos! Não é nada fácil ficar embaixo de sol fazendo aquele questionário de amostra sem fim...e digo mais se o IBGE não pagar direitinho os recenseadores, eles vão abandonar o posto e ai vcs vão ver o que é dificuldade! Mas obrigada por tudo Jeck, não é nada pessoal.
A pesquisa é rápida, difícil é achar as pessoas em casa e convencer a população da importância de responder ao censo. Todo mundo morre de receio de falar quanto ganha. Parece que antigamente havia uma lei que garantia a obrigatoriedade de responder o Censo e agora isso não é usado mais a favor do recenseador causando muita recusa.
Tb tive essa dificuldade, até falar que é preiso de um valor estimado, que não precisa ser exato para o morador ter menos receio e tem dado muito certo.
Engraçado que no treinamento foi falado sobre "ética" mas o IBGE não sabe oque é é isso.. querem nos ensinar a ter algo que eles mesmo não tem, uma vergonha
Ética é ótimo.. Tenho um primo que pediu emprestado pra ir para o treinamento, trabalhou 1 semana e não recebeu nada até agora. Trabalho forçado não tem ética.
Doze anos de planejamento pra fazer o censo e tá parecendo seminário de faculdade feito no dia anterior. O ibge é muito desorganizado, sou acs e nunca sei exatamente oq vou ter que fazer na semana (não é raro ter que ficar fazendo nada)
Exatamente, não tenho hora pra trabalhar, qualquer hora é hora. Os recenseadores me perguntam as coisas e n sei , pq as informações n são passadas ou são passadas de forma errada.
Questionário de amostra demora beeeeeem mais que 18 minutos, encontro muitas pessoas mais velhas em suas casas, e estas por sua vez tendem a demorar pra responder, mesmo questionário básico está demorando cerca de 12 a 15 minutos, os de amostra foram em média 40 minutos pois estes encontram resistência por conta do número muito maior de perguntas...
@@souzamikael exatamente meu amigo, cabei de voltar da rua, apliquei um questionário da amostra em uma casa com 11 pessoas sendo 5 mulheres... Já dá pra imaginar a demora, lá se foram 2h16min... É teve muita parada pra lembrar de data de nascimento ou idade de gente que faleceu nos últimos 3 anos (foram 3)... 2 horas e 16 minutos... Bem diferente dos tais 18 minutos que o IBGE estima... É eu serei pago em cima de 18 minutos... Certeza, bem... Fazer o quê né, melhor que ta parado em casa.
Vamos começar o censo amanhã sem estrutura, sem divulgação do censo e os recenseadores sem receber a ajuda de custo do treinamento! Diz aí como faz o censo ????
Saio de casa 9 da manhã, faço entrevistas até meio dia, depois vou pra casa , volto pra rua 4 da tarde! Fico entrevistando até 8:30 da noite, graças a Deus nunca tive recusas 🙏 moro em uma cidade de 13 mil habitantes, aqui é tranquilo! Se o IBGE pagasse bem seria mais estimulante , o sol é cruel 😱
Primeira e ultima vez que trabalho no censo...estou terminando meu setor e não pretendo pegar outro...não há nenhuma ajuda de custo...transporte ou alimentação...além da necessidade de voltar várias vezes em alguns domicilios. Além do mais é frustrante sofrer recusa e maltratos por parte de certos moradores...Muito injusta essa remuneração e sem transparência,
Posso parecer um chato, mais os recenciadores merecia ser mais valorizados, somente quem anda nesse sol quente do nordeste as 14 horas da tarde sabe o que tou falando
Eles simplesmente não ligam, já começando pelo auxílio transporte e alimentação. Tem pessoas que começaram a trabalhar e nem o do treinamento ainda receberam.. Você acha que eles se preocupam com o trabalhador? Só querem os dados e o trabalhador que se lasque! Trabalho escravo legalizado!
Mixaria o ganho, deveriam ganhar um salário fixo mais a produção. Errado não ter auxílio nenhum, ajuda de custo zero. Sem falar na dificuldade no pagamento. Deveriam valorizar mais os recenseadores que vão andar a pé no sol quente.
Eu achava q por sermos a peça chave desse quebra cabeças chamado censo, seríamos bem remunerados ,haja vista que q o nosso papel tem fundamental importância pro sucesso da coleta de dados
@@eddwardbraziliano9629 deveriam ser os mais bem remunerados e já ter um salário fixo (igual os ACMs) mais extra por produção e tbm ter ajuda de custos( isso era o básico, nem isso dão. Tem que tirar do bolso e ir trabalhar) . Adoraria ver uma desistência geral dessa galera. Acho muita sacanagem o que vcs ganham, tendo que passar por diversas situações constrangedoras, pois muitos ou a maioria não querem responder questionário. Fora que para receber tem que fechar setor e bla, bla, bla, cheio de restrições…
Muito bom ver vc falando isso,mas na prática a coisa muda,sem falar no psicológico porq lidar com a rejeição e recusa das pessoas não é fácil,andar a pé feito louco tbm não é ,sem falar que pelo que vc disse no vídeo a ajuda de deslocamento será paga somente para o setor rural,bem díficil e cansativo ...o bom é que muitos irão fazer o primeiro setor como base e se não recompensar muitos irão cair fora,ou seja toda ação terá uma reação👀.
Se esse meu setor não vier +1k eu vou pular fora, o problema para mim não é nem lidar com as pessoas, mas a falta de suporte que o ibge dá para os recenseadores é ensurdecedora.
Eu mesmo só uma , só vou fazer esse primeiro setor e não quero mais, e muito cansativo você lidar com pessoas as vezes te tratam bem outros te tratam igual cachorro e o tanto que cansa vc ficar andando pra cima e pra baixo e no final escutar do seu acs que vc só recebe depois q terminar o setor .
Concordo!!! No início ficava sem ação depois de uma recusa ou ser mal tratado ou ignorado... Mas depois que vi que quem perde é ele mesmo por não a importância do censo... vi que é falta de cultura e empatia... dai coloco recusa e sigo pro próximo... e com certeza uma hora vc se depara com uma pessoa totalmente a favor em participar e ainda te convida pra entrar e pode vir oferecer desde um copo d'água ou um café, até mesmo uma simples sombra por se colocar no seu lugar.
Trabalhei contratado no ibge por 3 anos, sinceramente, vi que os efetivos não estão nem ai pra pesquisas ou trabalho, nas agências só apms trabalham e tem que viver com terror psicológico feito pelo chefe de ser mandado embora a qualquer momento. Um conselho, não arrisque sua saúde e segurança, no final você é só mais um. Fui assaltado fazendo pesquisa e a maior preocupação dos superiores foi com o dmc, que nem roubado foi
@@sergiomeneses4856 assaltaram uma recenceadora na porta da minha casa enquanto estava respondendo à pesquisa.. terrível, estamos sujeitos a tudo e sem o menor apoio
Tô numa área bem perigosa, acho que vou sair esses dias do ibge. É loucura isso aí e muita desvalorização. Fora que muitas pessoas tratam recenseador igual lixo!
@@RafaelBandeira é verdade,sou recenseadora,e de fato muitos nos tratam como muita grosseria,eu sou estou mesmo Pois moro no interior do interior,se fosse em cidade maior,creio que não vale apena,não somos valorizados.
E espero que essas várias visitas que temos que fazer pra encontrar essa pessoa em casa que diz estar ocupada e pede pra voltar mais tarde e quando voltamos a pessoa finge não estar em casa fazendo voltarmos 4 vezes, espero que essas voltas sejam remuneradas pq estamos usando nosso tempo pra isso.
@@MrRichel10 o único jeito é visitar as 4 vezes depois disso não é mais problema seu. Ele vai pra concluído e o ACS que lute. Mas não pode esquecer de colocar que voltou no DMC e a pessoa estava ausente.
@@alinepontes4267 Perguntei para uma ACS e as recusas e ausências só se tornam problema para eles caso a taxa não supere a máxima exigida. Na minha cidade é de 5% do setor. Logo, se eu marcar como ausência, mesmo tendo ido as 4 vezes, mais do que 5%, eu ainda terei que voltar mais vezes, seja 5 vezes, 10 vezes ou 20 vezes até encontrar morador e fazer ficar com menos de 5% de ausências. Os ACS só têm que se virar caso a porcentagem seja menos de 5%.
@@SKAARF77 não dão ajuda de custo, somente R$40,00 no dia do treinamento, totalizando R$200,00 no total no final... no dia a dia não tem ajuda de custo com alimentação e transporte.
Esses que estão defendendo tudo isso são Acs que precisam montar encima dos recenseadores. Saiam dessa barca furada, isso não é trabalho, é fazer a pessoa de palhaça!
Tudo indica que vários desistiram. Na minha cidade a estimativa é de dois setores por recenseador durante todo o censo ou seja 45 dias estimado pra fechar um setor e receber alguma coisa.
@@carlosrodriguessilva1792 mas creio que 45 dias é pra quem pegou setores muito grande e com valor alto, eu peguei um pequeno para terminar rápido, por mais que ganhe pouco eu pegarei mais outros no mês que somados darão um valor bom e receberei mais rápido.... Em 3 dias já fiz a metade do meu setor, e olha que não trabalhei o dia todo não...
Também depende se seu setor tem prédios ou condomínios, tem que ter muita paciência pra dialogar com os síndicos. Meu primeiro setor tá cheio de prédios, por isso que demorei um mês e pouco pra completar
Gente fechando um setor pequeno você vai poder ir para outro e ganhar também, enquanto um com setor grande vai demorar. Você simplesmente dividiu o serviço
Olá pra quem possa ouvir. Fiz o treinamento do dia 18 até o dia 22/07/2022 E até hoje dia 06/08/2022 Não me pagaram . Agora estou trabalhando no censo pegando 4 ônibus 2 de manhã e 2 a tarde na volta sem almoço e sem dinheiro para um lanche na quarta feira passei mau na rua com fome fui embora pra casa . E mais não estou pensando em desistir. Há! Estou falando a verdade.
Tbm nao recebi nada, e a única coisa q falam é que vou receber... se ta assim p pagar o treinamento heim... imagina o que vem pela frente. Mas vamos esperar
Aqui onde eu moro Pernambuco da Cidade de Ipojuca, eles pagaram a ajuda, e o IBGE postou que teve um probleminha no pagamento em outros lugares cerca de 44 mil recenseadores ainda faltavam receber, mais que eles estavam pagando por esses dias
Trabalho das 9 as 10:50 da manhã e das 16 as 18 h Faço uma média de 15 questionários por dia. Mas honestamente, não sei se vou continuar. Muito trabalho e humilhação para pouco dinheiro
faço em media 17 questionarios, moro em SP fiz a conta me baseando no valor mais alto e em 1 semana fiz 1000 reais, nao sei se compensa pelo tanto que trabalhei, vamos ver quando terminar o setor
Essa diferença tao grande de valores por municipio nao se justifica com custo de vida nao. Em fortaleza a cesta basica é 630, em brasilia(acho q um dos locais com custo de vida mais alto do país) 690. Eu ja morei em sao paulo, e se vc comparar as areas nobres mais tops com as de fortaleza, realmente é muito mais caro lá. So que se for pra bairros mais suburbanos a diferença vai diminuindo muito e vc encontra sim opcoes equivalentes. Nao é como se uma pessoa que vive com salario minino aqui em fortal, nao conseguisse achar nenhum lugar pra morar ou morreria de fome se fosse pra lá. E aqui em fortaleza tambem esta faltando recenseador! Eu mesmo, quando sobrar so os predios e favelas perigosas, acho q vou sair pois nao vale a pena! No momento eu faço em um local muito favoravel, so que muito disputado e ja pegaram quase todos os setores. Teve supervisores que ficaram sem ninguem pq ngm quis ir pra área dele! Fazer o mesmo trabalho, com o mesmo esforço, e ganhar MENOS DA METADE que outras pessoas é muito imoral. Ainda mais se for analisar que fortaleza ja foi a setima capital mais perigosa do MUNDO. Acho que o grau de faccoes daqui so perde pro RJ. A gente devia era ganhar mais por periculosidade. É bem revoltante, por exemplo, eu terminar o mes se ganhar uns 2mil, saber q poderia ser 4mil e em condicoes bem melhores de trabalho. Ta muito errado isso. Ta tao errado que parece que nao foi algo sem querer. Deve ter muita coisa podre influenciando essas decisoes.
Hj fiz 5 horas. 26 questionários, e 39 unidades visitadas no total. 3 questionarios de amostra com 10 pessoas no total. 23 basico com 75 pessoas no total. Meu total somando os domicilios deu 218 no dia. Uma boa media de receita.
Jeck,Vc para mim é 10,explica muito bem.. amei viu? Depois que fiz parte do Censo 2000,fui trab na pref.do meu município Carapicuíba SP.. como agente de endemias,trabalho feito em todo município (em campo)amo estar casa a casa,sei bem que ñ é fácil e esse Censo,será o mais difícil,pelo ano eleitoral e pela Copa,mas fecharmos 2022 com chave de OURO..
a verdade é uma só, o trabalho não é bom , o ganho não é bom, e para conseguir melhorar é preciso se dedicar muito, estou no Abc paulista, tem muito ausência no horário comercial. não consegui fechar uma face até agora por causa das ausências, já fui maltratada por um morador, e outra hj por exemplo o morador disse que ganha um real e por mais que eu explicasse ele ficou irredutível, disse que é particular e não ia declarar, nem pela média, e neste quesito tem muita falta com a verdade.
@@Leod2c11 Bom dia, não é recusa, ele respondeu todos os outros quesitos, inclusive deu o número do CPF, mas declarou que ganha um real.😒 Faltou com a verdade, como tantos outros.
Bota que não tem renda. Do jeito que ele disse. A regulamentação tá aí sobre a punição para quem mentir se o IBGE irá executar ou não aí já não sabemos. Você fez seu trabalho corretinho, não devemos questionar a informação do informante. Como meu ACM disse é ficar na base da confiança.
A entrevista básica é fácil, está demorando para achar os endereços no DMC ,não está batendo cep, ruas , isso a gente perde tempo.....depois da recepção é show
para me é compensador pois trabalhava na loja da minha irmã das 8:00 até as 18:00 de segunda a domingo, tinha folga em um domingo ganhava por mês 400,00. minha cidade é muito pequena e ruim de trabalho quem ganha salário minimo foi porque conseguiu entrar por indicação em alguma loja ou supermercado e na minha opinião supermercado escraviza muito aqui na minha cidade. o dinheiro que vou receber do ibge já vai me auxiliar no inicio da minha vida financeira pois vou para São Paulo na casa de um parente conseguir um emprego e continuar estudando para concursos. o importante é tentar. não tenho vergonha de trabalhar como recenseador um trabalho como qualquer outro existem alguns confortáveis e outros não, entretanto mil vezes melhor do que ficar apenas fazendo despesas em casa ou envergonhando a família em um mal caminho na vida. aqui na minha cidade está legal de trabalhar as pessoas são amigáveis claro que existe insegurança mas os acs e acm fizeram uma parceria com os militares e existe um grupo com todos os recenseadores, guardas municipais e a policia militar lá no grupo enviamos nossa localização e já avisamos qual a atitude suspeita. os acs sempre estão prontos para ajudar, tirando dúvidas e sempre informando que qualquer dificuldade ou se sentir que é perigoso tentar ir sozinho marcar um dia para ir em dupla ou grupo. álem de já informarem que onde o setor for longe estarão solicitando sim a ajuda de custo. quando se tem uma boa equipe as coisas flui direito boa sorte a todos!
Na minha área eu levo de 3 a 4 minutos para achar as coordenadas tanto para inclusão, alteração ou modificação de um domicílio. Não se consegue trabalhar o mínimo de horas com esses atrasos.
Ou seja, apesar de que na prática o dia tenha 24 horas para todos, o IBGE considera que para alguns tem 12, outros 48 horas. Muito perspicaz essa exploração da força de trabalho. Estão seguindo direitinho a política econômica da corja de vagabundos que governa esse país.
Olha o chorão de novo. Teu lugar é no terreno vestido de minhoca! Pede para sair, chorão! Tem pessoas precisando do trabalho, seu homem fraco, quer ganhar dinheiro? Vai estudar para a Receita Federal.
@@bruxaria vai ser 2horario só 1. Vc tem q ver rsrs apertar um pouco comer na casa de algum amigo. Digamos q média seja 2. Menos uns 200 de ônibus da 1.800
Estou atrelado à uma área em BH onde só irei trabalhar em setores de "Aglomerados Subnormais" ... onde existe um risco maior em questão de segurança. Também fiz todo o processo seletivo desde o início pela FGV fiquei em segundo lugar mas não tive a opção de escolher um posto que fica na PUC ao lado da minha casa, então terei que deslocar de ônibus até meu setor censitário e posto de coleta distante. Gostaria de saber se nestes setores os valores por entrevistas e domicílios são maiores. Também estou preocupado com estes novos contratados sem provas porque eu tinha a pretensão de pegar setores futuros que estivessem pendentes para trabalhar até o fim do censo e neste caso é provável que outros que nem fizeram propriamente o concurso estejam trabalhando setores até mais próximos da minha casa e que eu poderia estar trabalhando.
Isso já é culpa do seus ACS e ACM, pois aqui os supervisores deixaram a gente perto de nossas casas e ainda perguntou quem não queria começar perto de casa.
Que coisa porca, cada cidade tem uma orientação diferente, falta de organização terrível e acabam cometendo essas injustiças. Você deveria ter sido o segundo a escolher o setor cara, se foi ampla concorrência para o setor da sua casa tu devia trabalhar la do lado.
mesmo quem escolheu proximo de casa, hora ou outra, na troca de setor, vai trabalhar longe, ainda mais com a falta de recenseador. Pelo estão dizendo agora que vai ter uma ajuda de custo.
Você é corajoso rsrs. Parabéns e gratidão amigo. Por "tentar" esclarecer. Se isso te deixa bem, eu ainda não recebi a ajuda de custo, não me passaram meu setor ainda; mas estou firme. Estava em um trabalho das 22:00 às 06:00 pedi demissão quando vi meu nome na lista como classificada. Vesti a camisa e tenho fé em Deus que foi uma das melhores escolhas que fiz. Boa sorte à todos nós 🙌
Confesso que estou bem desanimada.. Fui assaltada ontem,levaram o DMC Já fiz o B.o na delegacia e até o Escrivão estava botando dificuldade para fazer um simples boletim de ocorrência.Ele alegava que eu deveria ir na Delegacia federal pois o patrimônio é de um órgão federal.Foi uma demora ,mas consegui. Não é um simples trabalho,pra tudo a gente sofre... Só tenho 10 pendências e essas pendências que me impedem de fechar meu setor....
Nossa que tenso, isso viu. Meu setor só tô encontrando o povo a noite, mas estou preferindo não arriscar. Umas ruas isoladas, cheia de becos e sem iluminação tô fora
Não culpo o IBGE, porque o governo realmente cortou a maior parte da verba para o censo, mas estou sentindo o peso de conseguir tirar um salário mínimo ao recencear, infelizmente a teoria não faz relação com a prática
+ingrid IBGE também é culpado por enganar os recenseadores omitindo os valores que serão pagos por entrevistas, pessoas, etc. Omitiram o fato que não podemos ultrapassar a cota MÁXIMA de ausência - sendo que não depende da gente. Pra minha cidade não podemos ter mais do que 5% de ausência, senão não fechamos o setor e não receberemos. Uma mescla de canalhice por parte de muitos.
Queria saber aonde consigo a tabela do meu município. Fechei meu setor em 2 semanas, concluir 96% e excluir 4%, com 285 entrevistas 255 básica e 30 amostras com 827 pessoas, queria a tabela para calcular meu ganho.
Eles contam o tempo do questionário mas esquecem quem tá respondendo eo tempo que vc bate na casa até o morador sair, as maioria das vezes tem que explicar o que é o censo por que o brasileiro é desinformado. Tudo leva tempo e não é tão simples como falam!
verdade, aqui eu demoro uns 5 a 14 min no básico, amostra vai lá pra 20 ~~ 40 min, contando tudo desde chegada no domicilio, chamar a pessoa e convencer ela até finalizar a entrevista explicando quesito por quesito.
Jeck, aqui na Bahia ninguém sabe dizer nada sobre essa taxa. Eu gasto no mínimo 49 reais de transporte aqui na minha cidade, mas semana passada o IBGE depositou 43 reais. Sendo que eu moro a 16km de distância do meu setor. Um colega que mora a 4km de distância do setor recebeu 60. Essa será a minha última semana como recenseadora do IBGE. Me arrependi e muito de ter assinado esse contrato temporário. Foi uma péssima escolha, pagar pra trabalhar e ainda ficar no banco por 2 anos por causa de apenas 3 meses.
trabalhei igual um condenado fiz um setor enorme vistei 300 unidades fiz 150 questionários, fiz em media 8 a 9 horas por dias e apos acabar o setor vou receber 722,22 deu 51 reais por dia. muito mais em conta trabalhar de carteira assinada num supermercado e receber um salario minimo com beneficio da clt
na minha cidade 4 pessoas desistiram já, tiveram já que abrir pss e começar a divulgar, mas não sei se vão conseguir facilmente, pois aqui na minha cidade valor de remuneração esta bem baixo e salário aqui pra qualquer outra coisa é mais viavel. censos anteriores, a remuneração estava infinimamente melhor, tendo como base na economia do pais do ano que foi feito, hoje tudo está tão caro, gasolina, gás, eletricidade, mercado, etc... e os valores continuam muito a baixo do esperado, decepcionante :(
Entrei num cortiço q demorei horrores pq tive que subir 9 lances de escadas, até abrirem todos os portões e prenderem 🐕😼 etc fora que em uma das casas foi amostra , perdi quase a manhã inteira lá, básico 4 min??? fala sério né 😵💫
@Jeck Ferraz com todo o respeito, mas paciência não dá condições de trabalho, não paga a minha água para ir trabalhar, não irá brotar um banheiro quando precisar usar, nem medicações para dor musculares se tiver ou pagar transporte em caso de emergência. Exatamente por ter tido 12 anos, poderiam ter se organizado melhor, se comunicado melhor... a questão não é nem o valor que será pago ao final por setor, mas sim a má comunicação com nós recenseadores. Por exemplo: no começo faríamos a comunicação apenas no término de cada setor, agora é diariamente, pq? Para saber se estamos trabalhando? Se estamos rendendo? Pq é o que me parece, se for assim, quero um Vale alimentação. Não temos estabilidade nenhuma durante o período do senso, sendo que há servidor público que se aposenta e nunca "rendeu" no trabalho, Kkkk. Corremos todos os tipos de riscos ao ir às ruas, todos mesmo, ainda mais para nós mulheres. Por mais que sejamos temporários (e sem estabilidade), somos trabalhadores do ibge assim como vc, ai vc vem dizer que há pessoas que reclamam de mais? Falta comunicação, falta segurança, falta consideração, falta mais responsabilidade com nós trabalhadores e trabalhadoras. Não desisti não, tô firme e forte, hj a tarde irei novamente... inclusive menstruada e sem um lugar para trocar o absorvente, informação demais né? Mas é a realidade de muitas aqui! ;)
Pois é, eu disse que não entraria na casa de ninguém para fazer a pesquisa, principalmente homem, mas não kkkkkk sempre que alguém oferece pra eu entrar e sentar eu vou por estar cansada mesmo de ficar em pé, tem muitos riscos mas fz o quê
@@marypereira649 eu tbm tava assim, mas agora torci o pé durante o trabalho, tive que voltar a pé para casa pq não tinha dinheiro já que não recebemos nenhum benefício. Vou ficar dias parada, sem poder trabalhar, devendo a farmácia com medicações para a torção e irei demorar muito mais para terminar o setor.
Jeck, coordenador de área não quer repassar a tabela de valores pra gente saber quanto vamos ganhar! Ele disse que nenhuma UF tem autorização para divulgar valores, isso é um ABSURDO Eles não estão sendo transparentes com os recenseadores e isso dificulta nosso trabalho.
Obrigada por divulgar essas informações Jack, achando um absurdo o IBGE não deixar essa informação de maneira clara, até agora não sei a faixa do meu município.
Nao sei oque dizer quanto a esses números 4 QB e 18 QA porque eu no interior onde a maioria é idosos levei 46 minutos para finalizar Q-A e uns 7-8 minutos no Q-B, mas em cidades com mais jovens é possível fazer em 4 minutos o Q-B AGORA AMOSTRA NO MINIMO É 30 MINUTOS
Sobre auxílio transporte longe ou perto deveria ser dado proporcionalmente, mesmo que a pessoa pegue um único ônibus pra ida e um pra volta ainda assim ela está gastando para trabalhar.
Simplesmente inaceitável não ter auxílio transporte, nem nada de auxílio refeição e o ganho(Que já colocam por produção para explorar), não ser quase nada. Estão brincando com a cara do povo. Pessoal deveriam deixar o Ibge na mão igual o Ibge estão querendo montar encima do trabalhador que aceita ser humilhado a troco de uma merreca qualquer.
Muito útil o vídeo. O IBGE deveria disponibilizar esta planilha para os recenseadores. Aliás, o cálculo de rendimentos a receber deveria fazer parte do treinamento do recenseador. Falta transparência nesse processo, é como se omitissem as informações com o propósito de lesar os trabalhadores.
2 года назад
O IBGE disponibiliza para os supervisores. Aqui eles repassaram a tabela pra nós ainda no treinamento
O Censo demográfico de 2022, realizado pelo IBGE, sem dúvidas está sendo o pior desastre de todos os tempos. O edital prevê, no item 13.8, que os recenseadores farão jus a uma ajuda de custo, e esclarece que o treinamento terá duração de 8 horas/ dia no item 13.4. Ocorre que até a presente data, os recenseadores de Pirapora, de Buritizeiro e cidades vizinhas nada receberam, pelo contrário, os supervisores, ao serem questionados, ironizam a situação, tratam com desdém e desrespeito os recenseadores, e ainda classificam como "desacato" cobrar o que era pra ter sido pago a quase 20 dias atrás. Ontem me assustei com a mensagem recebida por um recenseador: "PRESTA ATENÇÃO... ... SE NÃO ESTÁ CONTENTE, FIQUE A VONTADE PRA DESISTIR, ESTAMOS FAZENDO FAVOR A VOCÊS". Lamentável postura. Acredito que não é bem assim que as coisas funcionam. Muitos investiram dinheiro em apostilas, tempo em estudos para conseguir ser aprovado em um concurso na esperança de que pudessem suprir suas necessidades vitais e de sua família. Outrora, palavras semelhantes foram repetidas por outra supervisora, que diz ser advogada, alegando que não cabe a eles intermediar tal problema e que considera os questionamento "desacato" e que se assim seguirem terão seus contratos rescindidos. Ora, prestaram um concurso e serão demitidos porque cobram seus direitos? Peço licença para parafrasear um trecho da música de João Gilberto: "Isso aqui oh, oh, é um pouquinho de Brasil iá, iá, Entretanto, mesmo com seus pagamentos atrasados, os recenseadores são obrigados a sair ao sol quente, e se não o fizerem, novamente ameaça de demissão. O Edital ainda reza no item 3.3 que a única exigência do IBGE, é que o trabalho (que é pago por produção), seja de no mínimo 25 horas/ semanais. Com o movimento dos recenseadores em parar por falta de pagamentos, passam os gestores a dizer que, caso não haja produção mínima de 50 formulários, serão cortados. Isso é uma verdadeira tortura psicológica, imagino a cabeça de uma mãe, de um pai que já saí de casa rezando: "Pai, me ajude a fazer 50 questionários essa semana, não posso perder meu emprego Pai'! Insta reforçar que isso não está no edital. Imagina o coração do recenseador se o aparelho falha, se a casa não atende, se não consegue essa meta que é totalmente estapafúrdia. Ainda que considere o IBGE a meta fácil de ser atingida, é inegável que causará sérios transtornos a quem ainda não se familiarizou bem com o app. Aqui, manifesto meu total repúdio aos gestores desumanos, que impõe condição para sair ou se calar, que não intermediam soluções para o pagamento dos recenseadores e que acreditam estar fazendo favores, esses sim deveriam sair se não sabem trabalhar com pessoas, e se não são os responsáveis pelo intermédio do pagamento, que dê o contato de quem seja, simples assim. estendo meu repúdio ao CENSO 2022 pelo grande atraso no pagamento e cobrança de metas sob ameaça de demissão
Desde o inícios todos os recenseadores sabiam q teriam que andar sob sol, inclusive nós saca andamos MT mais durante a pesquisa de entorno, enquanto vcs pegam um setor pra entrar na casa das pessoas ,nos tínhamos que andar por todas as faces e fazer no mínimo dois setores inteiros por dia. Quanto ao pagamento, não concordo com a forma q essa acs falou, mas ela está certo, os ACS e ccs não tem controle nenhum sobre o pagamento, tudo depende do IBGE, nosso salário TB já atrasou dias.
@@saulonc1 "enquanto vcs pegam um setor pra entrar na casa nos tinhamos..." Ah, me dê um tempo né, comparar funções meu caro? Mais uma vez saliento que não tenho nada contra supervisores, mas que eles são intermédio, são. Se não tem essas responsabilidades, que passe o contato de quem seja, é simples resolver. Eu vejo que você teve dificuldade em interpretar minha palavras, porque o problema não está em andar no sol, mas na falta de respeito a um serviço que não é como estar no país das maravilhas. O desrespeito por alguém que já enfrenta grandes dificuldades, seja pelo calor, seja pelo frio, seja pelos cachorros. A citação a que fiz referência "andar ao sol" é um apelo por mais cordialidade, É preciso uma boa interpretação de texto para entender o que eu escrevi senão o entendimento, de fato, para quem não enfrenta tais transtornos, saíra distorcido.
@@carlosadrianopereira9615 existem pessoas mal preparadas em todas as funções, por exemplo, tem até recenseador chateado pq descobriu que vai ter q trabalhar.... Bom censo.
Eu estou em cidade pequena, tô ralando muito pra vê se ganha um salário e não é nem dois mil pra cá, só estou trabalhando ainda pq é o que tem. Ainda não recebi o auxílio da semana de treinamento
Entrei no censo e não é nada fácil... Só não caio fora pois tenho o hábito de insistir nas coisas.. Vou ver meu primeiro salário se for pouco tô caindo fora
Boa noite! Primeiramente, gostaria de agradecer e parabenizar pelo video muito bem detalhado. Peço que, se possível, disponibilize a tabela de calculo para download, assim ajudaria mais ainda. Obrigado!
A grande realidade é que o supervisor direto dos recenseadores devia ser um efetivo ou alguém q está no órgão a pelo menos 2 anos. Não da certo montar uma equipe só com servidor temporário que tem no máximo 2 meses de trabalho
Jeck Ferraz ... por favor responda ou comente sobre os setores Aglomerados urbanos subnormais que é onde irei trabalhar ... sobre a questão de valores principalmente .... sei que na questão de segurança os riscos são teoricamente maiores nestes setores e que no meu setor o nosso ACS que já esteve anteriormente já recomendou não trabalhar à noite porque depois das 19hs ele viu que as ruas e vielas ficam praticamente desertas mesmo porque a iluminação pública não é completa... você falou dos setores urbanos, rural e quilombolas e indígenas ... mas não citou os aglomerados urbanos subnormais.
Meu namorado não conseguiu fechar o primeiro setor, não são todas as pessoas, não queriam receber lo na zona rural, numa mata brava soltaram cachorro no coitado e ele tem depressão e ansiedade muito forte não consegue lhe dar com pressao e recusa, fiquei triste pois ele chorou muito esse dia, acabei convencendo ele a largar até porque ele tava chegando cheio de poeira na roupa e lama nos tênis
Agora só tirando o acre como exemplo: A capital RB com 50 horas semanais recebe na simulação R$ 2.146, tem município de interior aqui no Acre pagando mais de 7 mil reais pelas mesmas 50 horas.
Hoje fiz 87 pesquisas e em 4 dias 240 domicílios entrevistados.e faltam somente 48 domicílios para eu fechar meu setor em apenas 4 dias já praticamente fechei meu setor...esses 48 domicílios são de moradores que só chegam anoite..senão teria finalizado hj..
Nossa, vc arrasou nas pesquisas, vc está fazendo ata horas por dia? Em 3 dias já fiz a metade do meu setor mas 87 pesquisas em 1 dia vc arrasou de mais...👏👏👏👏
Muitos desistem por conta de custos com trasporte até o setor já que nesses casos tem que tirar do próprio bolso. Se tiver dinheiro pra pagar passagem.
A questão não é o IBGE, mas sim o governo que cortou o orçamento do Censo. O governo nem queria fazer, foi o STF q obrigou. O orçamento previsto era de 3,4 Bilhões, mas o governo cortou pra 2,3 Bilhões. Então imagine aí??? O IBGE teve q tentar se virar com o q tinha mesmo, se limitando ao máximo, afinal, foi mais de 1 Bilhão q o governo cortou. Fui ACS em 2007 e ACM em 2010, e tinha dinheiro pra tudo, ajuda de custo, diárias, muito material e coletes sobrando etc. Mas agora sem dinheiro, fica complicado. O governo ferrou com as contas da instituição. Se não fosse isso, todos estariam recebendo em dia, e valores com certeza muito maiores, muito mais suporte etc
4 minutos o tempo médio, mas não é bem assim e tem morador com dificuldade. Tem o deslocamento, a abordagem, o convencimento .... não é só passar de uma pessoa pra outra. O questionário de amostra está com o preço horrível. Ele e longo, demorado e constrange algumas pessoas. Esse censo no próximo mês vai ter muitos desistentes se o ibge n valorizar os escravos.
Estava aguardando a planilha de quanto ganha o recenseador desde do treinando, que foi informado que passariam para a gente mas ate agora nada. E acredito que quando for revelada, haverá muito desistência. Eu fui ver na estimativa do meu município e é menor do que a Acrelândia/AC. Infelizmente não posso julgar os recenseadores que estão desistindo, eu mesmo estou tendo paciência porém fica difícil, cobrar tanto em tão pouco tempo. Gostei muito do seu vídeo, poderia disponibilizar a tabela para gente? Colocar na discrição. A faixa do município, a gente consegue verificar por algum site ou somente no posto do ibge mesmo?
Me pediram para fazer dois setores já iniciados. Informei que precisava de ajuda de custo para trajeto e disseram que iriam me dar. Depois de uma semana, não me deram, me cobraram produção (que não tinha), e depois disseram que para dar a ajuda de custo eu teria que iniciar os dois setores. Como eu vou começar se não tenho ajuda de custo para o transporte? Nesse caso a coordenadora disse que não dava mais para esperar e que iria passar os setores para outro recenseador. Ou seja, não passam previamente as orientações e condições devidas e depois o errado sou eu? 🤦🏻♂️
Se adequar ao mercado de mão de obra barata, só aceitei por estar sem opção, mas só essa conversinha institucional de motivação, mas que na hora nem deslocamento querem pagar, a não ser pra zona rural, nos torna quase voluntários. Até o Ibge está se aproveitando com a mão de obra barata, isso é Brasil.
Meu caro, não leva 4 minutos na maioria das vezes. Minha pergunta é, quanto ganhamos para voltar nos domicílios? só por curiosidade, pq esse tempo ninguém conta do nosso dia, escutamos as pessoas dentro do domicílio, não nos atendem ou mandam crianças dizer que não há adulto em casa.
@@anaclaraezidio5693 exatamente, aconteceu até mesmo uma situação, onde fui 3 vezes no domicílio, as pessoas dentro da casa me olhando com a porta aberta, eu na calçada batendo palma, esperando feito um "palhaça," se eu contasse ninguém acreditaria, mas a acs estava comigo, e ainda assim não é recusa, pq a pessoa ficou de boca fechada nos olhando e não disse: não. Esse dia me senti muito mal, mas muito mesmo, quase chorei. Não leva 4 min uma entrevista, cada pessoa tem seu tempo de resposta, muitos não sabem a data do próprio nascimento, que dirá responder rápido todas as perguntas. Essa é a realidade e não a teoria.
Ontem completei 1 mês de trabalho. Estou fazendo de segunda à sábado, das 13 às 19h. Como tive nota boa no treinamento e o 3° lugar no processo seletivo, fui a primeira a escolher o setor. Escolhi meu próprio bairro, um núcleo habitacional antigo, onde mais de 80% dos domicílios são habitados por 1 ou 2 idosos. Com isso não tenho despesas . Hoje completei 71% do segundo setor, mas só hoje a supervisão fechou oficialmente o primeiro. Em 25 dias trabalhados, 6 horas diárias, até agora deu R$ 3.100 (taxa 8). Sou idosa, aposentada com 1SM, então está sendo uma forma de aumentar consideravelmente a renda, mesmo que temporariamente, sem maiores dificuldades. Mas sei que meu caso é exceção. Pra grande maioria, as coisas não estão nada fáceis ☹️
Oi Fátima, você está recebendo pelas horas trabalhadas também?
@@brunapiske4555 hoje estou fazendo meu quarto setor, recebendo em dia , tudo certinho, inclusive a ajuda de custo antecipada.
Parece mais um perfil fake contrado pra escrever isso, 2 reais por pesquisa completa, pra pessoa ganhar 600 reais tem que fazer 300 domicílios, pra ganhar 1000 tem que fazer 500 domicílios sem contar que as pessoas nunca estão em casa.
Nós recenseadores é quem fazemos o censo acontecer, deveríamos ganhar muito mais.
Se continuar esse desrespeito, devemos nos organizar e fazer barulho. Sem recenseadores, não tem censo. Somos a base!
Concordo plenamente. Aqui no Abc tem muitos que estão desistindo.
concordo
Espero que nos recenseadores tenhamos alguma bonificação, estamos trabalhando duro
Verdade,eu desisti por eu não vou paga pra mim trabalha, não tem lógica
Complicado. Muita gente estudou pra carvalho e foi submetido a uma prova da FGV que apesar de ser pra ensino fundamental, não tava fácil. Quem não estudou especificamente, mesmo tendo superior, não passou. Daí, faz uma semana de treinamento que teve outra prova, também sem moleza, pagando do próprio bolso transporte, alimentação. E tô falando de quem fez concurso, que já tinha pago inscrição e algum outro curso preparatório. Pra depois , o IBGE abrir PSS e quem fez tudo isso se sentir numa balança com dois pesos diferentes.
Man, só tô ainda por realmente precisar muito de um trabalho, senão, já teria saído fora.
detalhe: passei em segundo lugar na prova FGV do ibge e tirei 9,5 na prova do treinamento, ou seja, tô levando muito a sério isso tudo. É muito ruim tudo isso agora, pois tá batendo muito desânimo e frustração.
Verdade... foi um baita desprestígio com quem fez o concurso.
Vdd
Acho que a frustração tá geral, aqui na minha região teve algumas desistência já
Desânimo geral..😓..
eu só começo depois que receber a ajuda de custo
o pessoal da minha equipe falou que só quarta feira ou quinta feira irá pagar
só apareço lá quando pagar já falei para meu Supervisor
Osasco São Paulo
Eu só estou trabalhando no CENSO 2022 ainda pq estou desempregado a muitos anos.
Se tivesse algum outro emprego eu já teria saído.
Isso nada mais é do que um trabalho escravo legalizado.
Como pode uma pessoa estudar para um concurso, pagar por ele, fazer um treinamento ultra intensivo, arcar com todas as despesas e ainda por cima trabalhar igual doido, correndo perigo, no sol quente, a pé, de porta em porta, pra no fim ganhar menos de 2 mil reais?
Gente, vocês estão loucos? Ainda vejo esse cara falando tão bem do IBGE, que é tudo as mil maravilhas.
Pelo amor de Deus, né?!
É muito fácil falar quando você está num escritório, seguro, com ar-condicionado e ganhando bem.
Vai lá, você, andar o dia todo, no sol, sendo rejeitado o tempo inteiro, o dia todo trabalhando com pausa só para almoço, sem nenhum tipo de auxílio, sem vale-transporte, sem nada.
Sou muito grato a você por todas essas informações valiosas que você vem nos passando, mas dizer "trabalhar com gente é difícil" e "sempre tem alguém pra reclamar" se referindo a um recenseador, como se esse emprego fosse uma maravilha? Faça-me o favor, né?
A gente só tá passando por isso pq realmente precisamos. No fim, nenhum de vocês se importam com a gente.
Nunca vi um desabafo tão verdadeiro e com tanta realidade!
Ue se escreveu no concurso errado por engano?? Não sabia que era a pé de baixo do sol quente e batendo de porta em porta? Ninguém te contou isso mds to passada.. quer reclamar tudo agora, o valor da remuneração tava no site, já dava pra ter uma noção do quanto ganharia e que não teria nada além disso, assinou o contrato pq quis, queria ta no escritório no ar-condicionado fizesse pra ACM ou ACS tenha santa paciência -_________-
@@jhenifersilva7541 não deveria estar dando atenção para uma pessoa com problemas de interpretação.
Eu não disse que não sabia, eu falei que o trabalho não é valorizado. Falei tambem que só estou trabalhando ainda pq estou a muito tempo desempregado.
Eu estar trabalhando não quer dizer que eu concorde com tudo que foi dito, isso quer dizer que eu continuo nele por necessidade. Estou precisando muito do emprego, mas isso não invalida qualquer tipo de problema que eu tenha nele.
Se você está 100% satisfeita, parabéns. Você viveria bem na época da escravidão. Ganhando um prato de comida pra trabalhar.
Disse tudo!!! Estou me sentindo exatamente assim. Se eu não estivesse desempregada já teria saído também. Fora que temos que resolver todas as pendências e erros do setor. Correr atrás de morador dia e noite. E isso tudo sem saber ao certo quanto vamos receber, se é que vamos receber. Olha, sinceramente. Trabalho análogo à escravidão.
@@marcelopinho2011 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Acontece que a entrevista completa ñ é só o questionário, até chegar no questionário tem confirmação do endereço, bater palmas 👏 várias vezes, esperar o cidadão vir até o portão, se apresentar, em alguns casos desfilar um rosário de explicações, então contar só o tempo do questionário é uma estimativa muito rasa.
Sim.. e os moradores querem enter pq e como funciona
muito mesmo! Eu fui ACS, mas desisti, não vale a pena o salário pelo estresse, estávamos pegando rec novo toda semana, o pessoal chegava sem saber nem o que era o DMC (absurdo), e nem como iniciar a coleta. Eu não sei se dormiram durante as aulas ou o quê. Só sei que um amigo meu que é rec e fez um dos meus setores, recebeu 150 reais por 30 domicílios, os quais ele teve que voltar mais de uma vez pra tentar entrevista. No máximo no setor dele ele vai pegar 1600 reais, isso pra um trabalho de 1 mês. É muito pouco pelo trabalho que dá.
@@astrale-l3n me diga uma cousa eu sou rec, é vdd que se ñ trabalhar as cinco horas semanais eles estão mesmo despensando? E mais depois do fechamento do setor demora receber?
@@Nn-uz8jy a quantidade de horas recomendadas é 25h, mas não é obrigatório. Porém vc tem que produzir, se nao o sistema começa a acusar que vc está recenseando menos casas e pessoas do que o esperado, o seu ACS pode reclamar, pq precisa haver produtividade, até porque o Censo tem prazo para acabar e já se foi um mes dos tres meses de Censo. Depois do fechamento do setor são 5 dias para fazer a terceira supervisão, depois pede o fechamento do setor e o pagamento sai em 10-12 dias. Então pelo menos umas 2 semanas depois de terminar, se o seu ACS fizer a supervisão apenas no quinto dia. Mas, no meu posto estavam deixando pegar setor antes de terminar a primeira supervisão, porém com cautela, se o rec estava fazendo coisa errada, provavelmente vão esperar a terceira supervisão finalizar para dar novo setor.
@@Nn-uz8jy mas isso tudo vai depender do seu ACS/ACM, porque o pedido de pagamento é manual, o cara precisa estar de olho no sistema pra fazer o pedido.
Em relação a tempo da pesquisa , depende da quantidade de pessoas nos domicílios, a demora é incluir os moradores, fiz um questionário básico com mas com 8 moradores, e o que dificulta às vezes é que o morador não sabe a idade dos outros e isso acaba atrasando um pouco
Vdd, a parte mais demorada é incluir os moradores, fora que alguns querem ficar conversando ou puxando assunto no meio da entrevista.
Considerando q vc pegue todos os domicílios abertos e faça as entrevistas seguidamente, vai pra o campo pra ver a realidade. Dez portas fechadas pra uma entrevista.
Exatamente isso !!! Tem casa que gastamos 4 minutos só pra incluir os moradores do domicílio.
Só colocar qualquer idade
Eu já fiquei a tarde toda pra vender um bilhete de loteria para ganhar 1 real. Por isso que nem reclamo dos valores pago pelo IBGE.
@@yuribraga7049 é pq não lê o edital aí depois ficam reclamando
@@vitoriavivian7833 no edital não explica que os receciadores podem ser chamados de vagabundo, ladrão, bandido e até ser ameaçado de morte.
@@vitoriavivian7833 No edital não diz que mesmo que formos 4 vezes numa casa, caso ultrapassemos a taxa máxima de ausências, teremos que voltar até 20 vezes se for caso. No edital não diz que o IBGE iria omitir informação pra não desmotivar o recenseador.
Trouxa
@@yuribraga7049 kkkkkkkkkk pqp vai lá então trouxa passar o dia no sol. tô de acm e to querendo meter o pé disso
Problema não é fazer em 4 minutos o questionário. O problema é que o processo te atender você, descer até a portaria ou vir até o portão demora( isso quando atendem vc) povo não atende rápido, e as vezes atende e não quer responder, pelo menos aqui em BH está assim.
Fora o cadastro de cada morador no domicílio, as vezes o informante/morador não sabe o nome completo e/ou não sabe a data de nascimento dos outros.
Fora o fato q tem q confirmar o endereço antes, pedir informações e tals.
E 7 unidades por 4 horas de trabalho ruim demais
nos vamos ganhar mais na PCMG kkkk
Tudo errado , ..também estou chateada ,não sabia que estava desorganizado assim, ...
O IBGE deveria pagar bem para todos! Não é nada fácil ficar embaixo de sol fazendo aquele questionário de amostra sem fim...e digo mais se o IBGE não pagar direitinho os recenseadores, eles vão abandonar o posto e ai vcs vão ver o que é dificuldade! Mas obrigada por tudo Jeck, não é nada pessoal.
Eu sou um deles. Estou esperando o primeiro pagamento pra ver se compensa.
@@jaspion3519 volta para falar se compensa 🙏🏻
@@jaspion3519 eu TB, pq se enrolarem pra pagar igual estão fazendo com o treinamento eu desistirei..
@@nataliamenezes9327 vdd se eu ver que não compensa eu até paro
Tô na msm, esperando o primeiro salário pra decidir se continuo, mas sinceramente já quero pular fora.
Eu estou encarando como lazer, se eu lembrar que é trabalho eu desisto kkkkkk
Eu tô assim kakalao
🤣🤣🤣🤣🤣
Gostei kkk
Lazer ficar no sol quente? kkkkkk
e so não levaa tão a serio
A pesquisa é rápida, difícil é achar as pessoas em casa e convencer a população da importância de responder ao censo. Todo mundo morre de receio de falar quanto ganha. Parece que antigamente havia uma lei que garantia a obrigatoriedade de responder o Censo e agora isso não é usado mais a favor do recenseador causando muita recusa.
Podemos falar sim da lei, como último argumento,ela está explícita no verso do crachá
Realmente, mas se a gente falar da lei é capaz de sermos processado ou agredido, vai q o cara pense q tamos ameaçando e tal.
@@larissaananda4648 np meu nao tem isso
Tb tive essa dificuldade, até falar que é preiso de um valor estimado, que não precisa ser exato para o morador ter menos receio e tem dado muito certo.
Tem muita gente que mente ao receber o auxílio Brasil
Engraçado que no treinamento foi falado sobre "ética" mas o IBGE não sabe oque é é isso.. querem nos ensinar a ter algo que eles mesmo não tem, uma vergonha
Ética é ótimo..
Tenho um primo que pediu emprestado pra ir para o treinamento, trabalhou 1 semana e não recebeu nada até agora.
Trabalho forçado não tem ética.
Doze anos de planejamento pra fazer o censo e tá parecendo seminário de faculdade feito no dia anterior.
O ibge é muito desorganizado, sou acs e nunca sei exatamente oq vou ter que fazer na semana (não é raro ter que ficar fazendo nada)
Verdade. Tem muito ACS que recebe uma informação em um dia no outro já informam o oposto do que tinha falado anteriormente.
Sem falar q não estamos tendo nem FDS.
Disse tudi
Exatamente, não tenho hora pra trabalhar, qualquer hora é hora. Os recenseadores me perguntam as coisas e n sei , pq as informações n são passadas ou são passadas de forma errada.
Realmente, tô impressionada com a desorganização!!
Questionário de amostra demora beeeeeem mais que 18 minutos, encontro muitas pessoas mais velhas em suas casas, e estas por sua vez tendem a demorar pra responder, mesmo questionário básico está demorando cerca de 12 a 15 minutos, os de amostra foram em média 40 minutos pois estes encontram resistência por conta do número muito maior de perguntas...
Na teoria tudo é facil, na prática são outros 500.
@@souzamikael exatamente meu amigo, cabei de voltar da rua, apliquei um questionário da amostra em uma casa com 11 pessoas sendo 5 mulheres... Já dá pra imaginar a demora, lá se foram 2h16min... É teve muita parada pra lembrar de data de nascimento ou idade de gente que faleceu nos últimos 3 anos (foram 3)... 2 horas e 16 minutos... Bem diferente dos tais 18 minutos que o IBGE estima... É eu serei pago em cima de 18 minutos... Certeza, bem... Fazer o quê né, melhor que ta parado em casa.
Tô fazendo o básico em 3 minutos, o de amostra ta levando uns 12 min um q eu fiz com 5 pessoas
@@souzamikael exatamente sem contar a gente fica ali na calçada no calorão, então tem que ser um bom valor...
Impossível o básico demorar 15 minutos, só se tiver mais que 5 moradores
Vamos começar o censo amanhã sem estrutura, sem divulgação do censo e os recenseadores sem receber a ajuda de custo do treinamento! Diz aí como faz o censo ????
verdade mesmo ! ate agora a divulgaçao esta bem fraca
@@enzofilhodemaesolteira ah vou desistir não, não tenho filho e nem nada pra pagar pra mim é gg
@@dubzando1179 falou bem... Pra vc
@@JooW730 kkkkk não é mano?
sem contar que vai ser bom no meu desenvolvimento pessoal pra saber lidar com as pessoas
Eu já assinei contrato C eu desistir da algum bo?
Saio de casa 9 da manhã, faço entrevistas até meio dia, depois vou pra casa , volto pra rua 4 da tarde! Fico entrevistando até 8:30 da noite, graças a Deus nunca tive recusas 🙏 moro em uma cidade de 13 mil habitantes, aqui é tranquilo! Se o IBGE pagasse bem seria mais estimulante , o sol é cruel 😱
Cara que cidade é essa?
Ta fazendo em média quantas entrevistas por dia?
@@TheKabreira tava fazendo 20 em.media, mas agora to só correndo atrás dos.pendentes!! Hj foi so.7 kkkkkkkkkkk
Eu também não tive muitas dificuldades, peguei um setor bom, cheio de prédios
Sugestão ao IBGE. Colocar no aplicativo uma carteira virtual que fosse calculando os valores depois de cada entrevista ou face
Como faz p colocar a carteira
Como faz isso?
@@joverlania QUIS DIZER QUE ERA PRA TER UMA CARTEIRA
@@amor_biscuit QUIS DIZER QUE ERA PRA TER UMA CARTEIRA
Boa ideia.
Primeira e ultima vez que trabalho no censo...estou terminando meu setor e não pretendo pegar outro...não há nenhuma ajuda de custo...transporte ou alimentação...além da necessidade de voltar várias vezes em alguns domicilios. Além do mais é frustrante sofrer recusa e maltratos por parte de certos moradores...Muito injusta essa remuneração e sem transparência,
Que Deus nós abençoe nessa missão
amém vamos lá sou de SC
Posso parecer um chato, mais os recenciadores merecia ser mais valorizados, somente quem anda nesse sol quente do nordeste as 14 horas da tarde sabe o que tou falando
Eles simplesmente não ligam, já começando pelo auxílio transporte e alimentação.
Tem pessoas que começaram a trabalhar e nem o do treinamento ainda receberam..
Você acha que eles se preocupam com o trabalhador? Só querem os dados e o trabalhador que se lasque!
Trabalho escravo legalizado!
Mixaria o ganho, deveriam ganhar um salário fixo mais a produção. Errado não ter auxílio nenhum, ajuda de custo zero. Sem falar na dificuldade no pagamento. Deveriam valorizar mais os recenseadores que vão andar a pé no sol quente.
Com certeza vai haver muita desistência . Se continuar do jeito que está...
exatamente! sem nem um mínimo de valor fixo fica complicado..
Eu achava q por sermos a peça chave desse quebra cabeças chamado censo, seríamos bem remunerados ,haja vista que q o nosso papel tem fundamental importância pro sucesso da coleta de dados
Votem no Bozo de novo. Ele nem queria dar verba nenhuma. Demorou e mandou migalhas
@@eddwardbraziliano9629 deveriam ser os mais bem remunerados e já ter um salário fixo (igual os ACMs) mais extra por produção e tbm ter ajuda de custos( isso era o básico, nem isso dão. Tem que tirar do bolso e ir trabalhar) . Adoraria ver uma desistência geral dessa galera. Acho muita sacanagem o que vcs ganham, tendo que passar por diversas situações constrangedoras, pois muitos ou a maioria não querem responder questionário. Fora que para receber tem que fechar setor e bla, bla, bla, cheio de restrições…
Muito bom ver vc falando isso,mas na prática a coisa muda,sem falar no psicológico porq lidar com a rejeição e recusa das pessoas não é fácil,andar a pé feito louco tbm não é ,sem falar que pelo que vc disse no vídeo a ajuda de deslocamento será paga somente para o setor rural,bem díficil e cansativo ...o bom é que muitos irão fazer o primeiro setor como base e se não recompensar muitos irão cair fora,ou seja toda ação terá uma reação👀.
Se esse meu setor não vier +1k eu vou pular fora, o problema para mim não é nem lidar com as pessoas, mas a falta de suporte que o ibge dá para os recenseadores é ensurdecedora.
@@mockingbird6025 realmente
Eu mesmo só uma , só vou fazer esse primeiro setor e não quero mais, e muito cansativo você lidar com pessoas as vezes te tratam bem outros te tratam igual cachorro e o tanto que cansa vc ficar andando pra cima e pra baixo e no final escutar do seu acs que vc só recebe depois q terminar o setor .
Concordo!!! No início ficava sem ação depois de uma recusa ou ser mal tratado ou ignorado... Mas depois que vi que quem perde é ele mesmo por não a importância do censo... vi que é falta de cultura e empatia... dai coloco recusa e sigo pro próximo... e com certeza uma hora vc se depara com uma pessoa totalmente a favor em participar e ainda te convida pra entrar e pode vir oferecer desde um copo d'água ou um café, até mesmo uma simples sombra por se colocar no seu lugar.
@@andreking9684 eu faço assim tbm. entrevistado não está fazendo favor nenhum pra gente participando do censo
Trabalhei contratado no ibge por 3 anos, sinceramente, vi que os efetivos não estão nem ai pra pesquisas ou trabalho, nas agências só apms trabalham e tem que viver com terror psicológico feito pelo chefe de ser mandado embora a qualquer momento. Um conselho, não arrisque sua saúde e segurança, no final você é só mais um. Fui assaltado fazendo pesquisa e a maior preocupação dos superiores foi com o dmc, que nem roubado foi
brincadeira!
Em qual cidade você foi assaltado?
@@sergiomeneses4856 assaltaram uma recenceadora na porta da minha casa enquanto estava respondendo à pesquisa.. terrível, estamos sujeitos a tudo e sem o menor apoio
Tô numa área bem perigosa, acho que vou sair esses dias do ibge. É loucura isso aí e muita desvalorização. Fora que muitas pessoas tratam recenseador igual lixo!
@@RafaelBandeira é verdade,sou recenseadora,e de fato muitos nos tratam como muita grosseria,eu sou estou mesmo Pois moro no interior do interior,se fosse em cidade maior,creio que não vale apena,não somos valorizados.
E espero que essas várias visitas que temos que fazer pra encontrar essa pessoa em casa que diz estar ocupada e pede pra voltar mais tarde e quando voltamos a pessoa finge não estar em casa fazendo voltarmos 4 vezes, espero que essas voltas sejam remuneradas pq estamos usando nosso tempo pra isso.
Pior que eu acho que não conta, infelizmente.
@@MrRichel10 o único jeito é visitar as 4 vezes depois disso não é mais problema seu. Ele vai pra concluído e o ACS que lute. Mas não pode esquecer de colocar que voltou no DMC e a pessoa estava ausente.
@@alinepontes4267 Perguntei para uma ACS e as recusas e ausências só se tornam problema para eles caso a taxa não supere a máxima exigida. Na minha cidade é de 5% do setor. Logo, se eu marcar como ausência, mesmo tendo ido as 4 vezes, mais do que 5%, eu ainda terei que voltar mais vezes, seja 5 vezes, 10 vezes ou 20 vezes até encontrar morador e fazer ficar com menos de 5% de ausências. Os ACS só têm que se virar caso a porcentagem seja menos de 5%.
@@alinepontes4267 não é bem assim não... Depois das 4 vezes vc ainda tem que voltar com o acs
@@C.Pianicci4459 isso mesmo
O IBGE explora os recenseadores. Absurdo!!! Passar o dia na rua e não ter grana p o ônibus e comida.
Eles vão dar ajuda de custo
@@SKAARF77 é verdade esse bilhete.
@@SKAARF77 não dão ajuda de custo, somente R$40,00 no dia do treinamento, totalizando R$200,00 no total no final... no dia a dia não tem ajuda de custo com alimentação e transporte.
@@belamakeup_1031 aqui em recife eles vão dar de deslocamento
Esses que estão defendendo tudo isso são Acs que precisam montar encima dos recenseadores.
Saiam dessa barca furada, isso não é trabalho, é fazer a pessoa de palhaça!
A questão que o foco é motivar o Recenseador mesmo que ele vá a campo pagando pra trabalhar e sem nenhuma certeza...
Tudo indica que vários desistiram. Na minha cidade a estimativa é de dois setores por recenseador durante todo o censo ou seja 45 dias estimado pra fechar um setor e receber alguma coisa.
@@carlosrodriguessilva1792 45 dias para terminar um setor? Nossa...
@@carlosrodriguessilva1792 mas creio que 45 dias é pra quem pegou setores muito grande e com valor alto, eu peguei um pequeno para terminar rápido, por mais que ganhe pouco eu pegarei mais outros no mês que somados darão um valor bom e receberei mais rápido.... Em 3 dias já fiz a metade do meu setor, e olha que não trabalhei o dia todo não...
Também depende se seu setor tem prédios ou condomínios, tem que ter muita paciência pra dialogar com os síndicos. Meu primeiro setor tá cheio de prédios, por isso que demorei um mês e pouco pra completar
Imagina ganhar $600 no setor e gastar $170 com transporte fora alimentação.
Tá parecendo trabalho voluntário. 🤣🤣🤣
600 e um de qual tamanho
@@ggss5272 eu não sei chutei esse valor. 😅
Mas acredito que um setor bem pequeno deve ser esse valor, menos que isso é trabalho escravo. 🤣🤣
@@andressa.a ninguém não sabe .
Gente fechando um setor pequeno você vai poder ir para outro e ganhar também, enquanto um com setor grande vai demorar. Você simplesmente dividiu o serviço
Verdade só rindo mesmo pra não chorar 😿
Olá pra quem possa ouvir.
Fiz o treinamento do dia 18 até o dia 22/07/2022 E até hoje dia 06/08/2022
Não me pagaram . Agora estou trabalhando no censo pegando 4 ônibus 2 de manhã e 2 a tarde na volta sem almoço e sem dinheiro para um lanche na quarta feira passei mau na rua com fome fui embora pra casa . E mais não estou pensando em desistir. Há! Estou falando a verdade.
TB não recebi o valor...
Não recebi ainda também.
Tbm nao recebi nada, e a única coisa q falam é que vou receber... se ta assim p pagar o treinamento heim... imagina o que vem pela frente. Mas vamos esperar
Aqui onde eu moro Pernambuco da Cidade de Ipojuca, eles pagaram a ajuda, e o IBGE postou que teve um probleminha no pagamento em outros lugares cerca de 44 mil recenseadores ainda faltavam receber, mais que eles estavam pagando por esses dias
@@nataliamaria6089 eu não recebi nem se quer a ajuda do treinamento ainda..
Muito boa explicação, valeu mesmo , vamos em frente, animação pessoal.
Trabalho das 9 as 10:50 da manhã e das 16 as 18 h
Faço uma média de 15 questionários por dia.
Mas honestamente, não sei se vou continuar. Muito trabalho e humilhação para pouco dinheiro
faço em media 17 questionarios, moro em SP fiz a conta me baseando no valor mais alto e em 1 semana fiz 1000 reais, nao sei se compensa pelo tanto que trabalhei, vamos ver quando terminar o setor
Arrume outro emprego que vc ganhe Mil reais por semana...
@@maicondouglas6687 espero conseguir sim, alem do mais isso é temporario até la eu espero pra tomar posse em outro concurso e ganhar isso por semana 🙏
GOSTEI DESSE VIDEO. EXPLICOU DIREITINHO . OBRIGADA!
Se esse emprego fosse bom não tavam chamando tanta gente. Muita gente desistindo e tal...tô bem desanimado com isso.
Essa diferença tao grande de valores por municipio nao se justifica com custo de vida nao.
Em fortaleza a cesta basica é 630, em brasilia(acho q um dos locais com custo de vida mais alto do país) 690.
Eu ja morei em sao paulo, e se vc comparar as areas nobres mais tops com as de fortaleza, realmente é muito mais caro lá. So que se for pra bairros mais suburbanos a diferença vai diminuindo muito e vc encontra sim opcoes equivalentes. Nao é como se uma pessoa que vive com salario minino aqui em fortal, nao conseguisse achar nenhum lugar pra morar ou morreria de fome se fosse pra lá.
E aqui em fortaleza tambem esta faltando recenseador! Eu mesmo, quando sobrar so os predios e favelas perigosas, acho q vou sair pois nao vale a pena! No momento eu faço em um local muito favoravel, so que muito disputado e ja pegaram quase todos os setores. Teve supervisores que ficaram sem ninguem pq ngm quis ir pra área dele!
Fazer o mesmo trabalho, com o mesmo esforço, e ganhar MENOS DA METADE que outras pessoas é muito imoral. Ainda mais se for analisar que fortaleza ja foi a setima capital mais perigosa do MUNDO. Acho que o grau de faccoes daqui so perde pro RJ. A gente devia era ganhar mais por periculosidade.
É bem revoltante, por exemplo, eu terminar o mes se ganhar uns 2mil, saber q poderia ser 4mil e em condicoes bem melhores de trabalho.
Ta muito errado isso. Ta tao errado que parece que nao foi algo sem querer. Deve ter muita coisa podre influenciando essas decisoes.
Quanto ta a remuneração? Aqui por 50 horas, apenas 2073 reais.
Eu que o diga meu primeiro setor e no meio de duas facçoes 😢😢
Hj fiz 5 horas. 26 questionários, e 39 unidades visitadas no total. 3 questionarios de amostra com 10 pessoas no total. 23 basico com 75 pessoas no total. Meu total somando os domicilios deu 218 no dia. Uma boa media de receita.
Top viu👏👏👏
Quase impossível, mas ok,
Boa, mentiroso.
Eu fiz 29, e não me lembro quantas casas visitadas mas foram muitas
Por que mentiroso? O basico dura cerca de 5 minutos. Nem todo mundo faz uma casa e sai correndo mexer no zap com preguiça como tu irmão.
Jeck,Vc para mim é 10,explica muito bem.. amei viu?
Depois que fiz parte do Censo 2000,fui trab na pref.do meu município Carapicuíba SP.. como agente de endemias,trabalho feito em todo município (em campo)amo estar casa a casa,sei bem que ñ é fácil e esse Censo,será o mais difícil,pelo ano eleitoral e pela Copa,mas fecharmos 2022 com chave de OURO..
a verdade é uma só, o trabalho não é bom , o ganho não é bom, e para conseguir melhorar é preciso se dedicar muito, estou no Abc paulista, tem muito ausência no horário comercial. não consegui fechar uma face até agora por causa das ausências, já fui maltratada por um morador, e outra hj por exemplo o morador disse que ganha um real e por mais que eu explicasse ele ficou irredutível, disse que é particular e não ia declarar, nem pela média, e neste quesito tem muita falta com a verdade.
Acho que se caracteriza como recusa nesse caso.
@@Leod2c11 Bom dia, não é recusa, ele respondeu todos os outros quesitos, inclusive deu o número do CPF, mas declarou que ganha um real.😒 Faltou com a verdade, como tantos outros.
Bota que não tem renda. Do jeito que ele disse. A regulamentação tá aí sobre a punição para quem mentir se o IBGE irá executar ou não aí já não sabemos. Você fez seu trabalho corretinho, não devemos questionar a informação do informante. Como meu ACM disse é ficar na base da confiança.
A entrevista básica é fácil, está demorando para achar os endereços no DMC ,não está batendo cep, ruas , isso a gente perde tempo.....depois da recepção é show
Muda o logadouro, Igual você aprendeu no treinamento
O meu graças a Deus não deu esses problemas não 🙏🙏
para me é compensador pois trabalhava na loja da minha irmã das 8:00 até as 18:00 de segunda a domingo, tinha folga em um domingo ganhava por mês 400,00.
minha cidade é muito pequena e ruim de trabalho quem ganha salário minimo foi porque conseguiu entrar por indicação em alguma loja ou supermercado e na minha opinião supermercado escraviza muito aqui na minha cidade.
o dinheiro que vou receber do ibge já vai me auxiliar no inicio da minha vida financeira pois vou para São Paulo na casa de um parente conseguir um emprego e continuar estudando para concursos.
o importante é tentar.
não tenho vergonha de trabalhar como recenseador um trabalho como qualquer outro existem alguns confortáveis e outros não, entretanto mil vezes melhor do que ficar apenas fazendo despesas em casa ou envergonhando a família em um mal caminho na vida.
aqui na minha cidade está legal de trabalhar as pessoas são amigáveis claro que existe insegurança mas os acs e acm fizeram uma parceria com os militares e existe um grupo com todos os recenseadores, guardas municipais e a policia militar lá no grupo enviamos nossa localização e já avisamos qual a atitude suspeita.
os acs sempre estão prontos para ajudar, tirando dúvidas e sempre informando que qualquer dificuldade ou se sentir que é perigoso tentar ir sozinho marcar um dia para ir em dupla ou grupo.
álem de já informarem que onde o setor for longe estarão solicitando sim a ajuda de custo.
quando se tem uma boa equipe as coisas flui direito
boa sorte a todos!
Vou ficar até fechar o primeiro setor, se não de bom eu tô fora
Kkkkkkkk eu tb mano
Deu bom?
Na minha área eu levo de 3 a 4 minutos para achar as coordenadas tanto para inclusão, alteração ou modificação de um domicílio. Não se consegue trabalhar o mínimo de horas com esses atrasos.
Ou seja, apesar de que na prática o dia tenha 24 horas para todos, o IBGE considera que para alguns tem 12, outros 48 horas. Muito perspicaz essa exploração da força de trabalho. Estão seguindo direitinho a política econômica da corja de vagabundos que governa esse país.
Olha o chorão de novo. Teu lugar é no terreno vestido de minhoca! Pede para sair, chorão! Tem pessoas precisando do trabalho, seu homem fraco, quer ganhar dinheiro? Vai estudar para a Receita Federal.
Exatamente, exploração do trabalhador.
@@bruxaria vai atuar em qual cidade
@@ggss5272 Bairro Riacho Fundo 2 em Brasília. O setor é longe da minha casa e preciso pegar ônibus. 8 reais por dia.
@@bruxaria vai ser 2horario só 1. Vc tem q ver rsrs apertar um pouco comer na casa de algum amigo. Digamos q média seja 2. Menos uns 200 de ônibus da 1.800
Não recebi o Boné ainda quanto mais o resto kkkk Vou trabalhar porque não desisto antes de tentar.Mas já estamos virando piada....12 anos hein....
Força. Não vou desistir pois não tenho opção.
Vai pagar pra trabalhar.isso é IBGE.
Estamos junto!! fiz a prova me dediquei e agora outras pessoas entraram por titulo
Muito bom Jeck, obrigada pelos esclarecimentos.
Peguei condomínios com casas, não peguei nenhum com prédio. Que Deus nós abençoe nessa jornada!
VC RECEBEU A AJUDA DE CUSTO DO TREINAMENTO?
Peguei o menor setor que tinha.
@@cwb9233 eu tbm kkk, acho que é o melhor pra começar. Dps vamos pra um maior.
@@robsonaraujo8332 eu ainda não recebi, cidade de Itupeva-sp
@@robsonaraujo8332 Até agora nada!
Seus vídeos né ajuda muito obrigada!
Eu sinceramente ainda vou trabalhar como recenseador para ter uma experiência nova de trabalho. Se fosse pelo dinheiro somente já teria desistido.
É basicamente o proveito dessa experiência.
Nem Comecei e já tô assustada com os comentários , mas vou tentar sim, vai q cola!
Anos de preparação pro censo e é esse o resultado: Amadorismo
Nem vamos poder começar na data estipulada, já que nada está pronto ainda.
Eu comecei hoje
reflexo do governo técnico que temos
Estou atrelado à uma área em BH onde só irei trabalhar em setores de "Aglomerados Subnormais" ... onde existe um risco maior em questão de segurança. Também fiz todo o processo seletivo desde o início pela FGV fiquei em segundo lugar mas não tive a opção de escolher um posto que fica na PUC ao lado da minha casa, então terei que deslocar de ônibus até meu setor censitário e posto de coleta distante. Gostaria de saber se nestes setores os valores por entrevistas e domicílios são maiores. Também estou preocupado com estes novos contratados sem provas porque eu tinha a pretensão de pegar setores futuros que estivessem pendentes para trabalhar até o fim do censo e neste caso é provável que outros que nem fizeram propriamente o concurso estejam trabalhando setores até mais próximos da minha casa e que eu poderia estar trabalhando.
fora que eles não pagaram inscrição
Isso já é culpa do seus ACS e ACM, pois aqui os supervisores deixaram a gente perto de nossas casas e ainda perguntou quem não queria começar perto de casa.
Que coisa porca, cada cidade tem uma orientação diferente, falta de organização terrível e acabam cometendo essas injustiças. Você deveria ter sido o segundo a escolher o setor cara, se foi ampla concorrência para o setor da sua casa tu devia trabalhar la do lado.
mesmo quem escolheu proximo de casa, hora ou outra, na troca de setor, vai trabalhar longe, ainda mais com a falta de recenseador. Pelo estão dizendo agora que vai ter uma ajuda de custo.
Você é corajoso rsrs. Parabéns e gratidão amigo. Por "tentar" esclarecer. Se isso te deixa bem, eu ainda não recebi a ajuda de custo, não me passaram meu setor ainda; mas estou firme. Estava em um trabalho das 22:00 às 06:00 pedi demissão quando vi meu nome na lista como classificada. Vesti a camisa e tenho fé em Deus que foi uma das melhores escolhas que fiz. Boa sorte à todos nós 🙌
Deve ser de Goiás, pq pagam pouco
@@novaeslins7111 Agradeço a Deus as dificuldades colega. Porque assim, consigo ser grata as oportunidades.
Gente como assim? Eu sou ACS e não vária isso kkkk
Meu Deus largar um trabalho certo p um de no máximo 3 meses😞
Corajosa em largar o serviço
Confesso que estou bem desanimada..
Fui assaltada ontem,levaram o DMC
Já fiz o B.o na delegacia e até o Escrivão estava botando dificuldade para fazer um simples boletim de ocorrência.Ele alegava que eu deveria ir na Delegacia federal pois o patrimônio é de um órgão federal.Foi uma demora ,mas consegui.
Não é um simples trabalho,pra tudo a gente sofre...
Só tenho 10 pendências e essas pendências que me impedem de fechar meu setor....
Nossa que tenso, isso viu. Meu setor só tô encontrando o povo a noite, mas estou preferindo não arriscar. Umas ruas isoladas, cheia de becos e sem iluminação tô fora
Não culpo o IBGE, porque o governo realmente cortou a maior parte da verba para o censo, mas estou sentindo o peso de conseguir tirar um salário mínimo ao recencear, infelizmente a teoria não faz relação com a prática
Esse governo é um dos piores da história do país,não está nem aí com os cidadãos,agora é Lula presidente.
Nossa, eu tô ficando morta, andei tanto hj e ontem que minhas pernas estão até moles de tanto doer
@@lolamacedo-medicinaufsj9962 nossa foi domingo?
@@wyllshelby1499 não, fui só até sábado
+ingrid IBGE também é culpado por enganar os recenseadores omitindo os valores que serão pagos por entrevistas, pessoas, etc. Omitiram o fato que não podemos ultrapassar a cota MÁXIMA de ausência - sendo que não depende da gente. Pra minha cidade não podemos ter mais do que 5% de ausência, senão não fechamos o setor e não receberemos. Uma mescla de canalhice por parte de muitos.
Queria saber aonde consigo a tabela do meu município. Fechei meu setor em 2 semanas, concluir 96% e excluir 4%, com 285 entrevistas 255 básica e 30 amostras com 827 pessoas, queria a tabela para calcular meu ganho.
Já apareceu o valor que vou ganhar no contracheque R$ 1.386,10 líquido.
Eles não estão pagando nem o dinheiro do treinamento imagina os trabalhos
Eles contam o tempo do questionário mas esquecem quem tá respondendo eo tempo que vc bate na casa até o morador sair, as maioria das vezes tem que explicar o que é o censo por que o brasileiro é desinformado. Tudo leva tempo e não é tão simples como falam!
verdade, aqui eu demoro uns 5 a 14 min no básico, amostra vai lá pra 20 ~~ 40 min, contando tudo desde chegada no domicilio, chamar a pessoa e convencer ela até finalizar a entrevista explicando quesito por quesito.
Jeck, aqui na Bahia ninguém sabe dizer nada sobre essa taxa. Eu gasto no mínimo 49 reais de transporte aqui na minha cidade, mas semana passada o IBGE depositou 43 reais. Sendo que eu moro a 16km de distância do meu setor. Um colega que mora a 4km de distância do setor recebeu 60.
Essa será a minha última semana como recenseadora do IBGE. Me arrependi e muito de ter assinado esse contrato temporário. Foi uma péssima escolha, pagar pra trabalhar e ainda ficar no banco por 2 anos por causa de apenas 3 meses.
o meu fica a mais de 30km (setor rural) e só recebi 25 reias, vou dar o fora
@@jamileribeiro7155 você fez quantos questionários? Ah, você está falando sobre locomoção, isso mesmo?
@@lacradoradox Isso, 25 reias da locomoção
Não pagaram nem a ajuda de custo do treinamento, já tô pensando a dificuldade que vai ser pra pagarem cada setor finalizado.
pensei nisso tambem. Esse negocio de pagar por setor finalizaado n ta cheirando muito bem. Imagina o calote
Pensei nisso TB..
De 40 a 1 hora para o questionário amostra, tem muitas pessoas que não sabem a cor, a data de nascimento e várias outras coisas.
trabalhei igual um condenado fiz um setor enorme vistei 300 unidades fiz 150 questionários, fiz em media 8 a 9 horas por dias e apos acabar o setor vou receber 722,22 deu 51 reais por dia. muito mais em conta trabalhar de carteira assinada num supermercado e receber um salario minimo com beneficio da clt
tô chocada kkkk, então não vou receber nem R$100
O meu setor esta isso 297 e estou fazendo de 8 a 9 hrs.. q cidade vc é?
@@anapaulabatista5274 sabara mg
O rescenceador só recebe se fechar o setor ou ainda faltando uma porcentagem recebe ?
@@mauriciogame3250 só se fechar o setor. Mas se desistir antes de fechar recebe referente as casa q trabalhou mas só qnd o próximo terminal
Bom dia, obrigada pelas informações.
na minha cidade 4 pessoas desistiram já, tiveram já que abrir pss e começar a divulgar, mas não sei se vão conseguir facilmente, pois aqui na minha cidade valor de remuneração esta bem baixo e salário aqui pra qualquer outra coisa é mais viavel. censos anteriores, a remuneração estava infinimamente melhor, tendo como base na economia do pais do ano que foi feito, hoje tudo está tão caro, gasolina, gás, eletricidade, mercado, etc... e os valores continuam muito a baixo do esperado, decepcionante :(
Obg
Mas observo, 12 anos para o ibge organizar este censo, para uma desorganização dessa.
Entrei num cortiço q demorei horrores pq tive que subir 9 lances de escadas, até abrirem todos os portões e prenderem 🐕😼 etc fora que em uma das casas foi amostra , perdi quase a manhã inteira lá, básico 4 min??? fala sério né 😵💫
Alguém ai já recebeu ?
Quantos domicílios e qual valor ?
@Jeck Ferraz com todo o respeito, mas paciência não dá condições de trabalho, não paga a minha água para ir trabalhar, não irá brotar um banheiro quando precisar usar, nem medicações para dor musculares se tiver ou pagar transporte em caso de emergência. Exatamente por ter tido 12 anos, poderiam ter se organizado melhor, se comunicado melhor... a questão não é nem o valor que será pago ao final por setor, mas sim a má comunicação com nós recenseadores. Por exemplo: no começo faríamos a comunicação apenas no término de cada setor, agora é diariamente, pq? Para saber se estamos trabalhando? Se estamos rendendo? Pq é o que me parece, se for assim, quero um Vale alimentação. Não temos estabilidade nenhuma durante o período do senso, sendo que há servidor público que se aposenta e nunca "rendeu" no trabalho, Kkkk. Corremos todos os tipos de riscos ao ir às ruas, todos mesmo, ainda mais para nós mulheres. Por mais que sejamos temporários (e sem estabilidade), somos trabalhadores do ibge assim como vc, ai vc vem dizer que há pessoas que reclamam de mais?
Falta comunicação, falta segurança, falta consideração, falta mais responsabilidade com nós trabalhadores e trabalhadoras.
Não desisti não, tô firme e forte, hj a tarde irei novamente... inclusive menstruada e sem um lugar para trocar o absorvente, informação demais né? Mas é a realidade de muitas aqui! ;)
Pois é, eu disse que não entraria na casa de ninguém para fazer a pesquisa, principalmente homem, mas não kkkkkk sempre que alguém oferece pra eu entrar e sentar eu vou por estar cansada mesmo de ficar em pé, tem muitos riscos mas fz o quê
@@marypereira649 eu tbm tava assim, mas agora torci o pé durante o trabalho, tive que voltar a pé para casa pq não tinha dinheiro já que não recebemos nenhum benefício. Vou ficar dias parada, sem poder trabalhar, devendo a farmácia com medicações para a torção e irei demorar muito mais para terminar o setor.
Muito obrigada pelo vídeo
Jeck, coordenador de área não quer repassar a tabela de valores pra gente saber quanto vamos ganhar!
Ele disse que nenhuma UF tem autorização para divulgar valores, isso é um ABSURDO
Eles não estão sendo transparentes com os recenseadores e isso dificulta nosso trabalho.
Aqui a mesma coisa,mas dizem q não sabem,q vão ver e até agora nada!
Aqui na minha cidade eles divulgaram os valores em um grupo onde acm acs e recenseadores estão juntos, até me animei com os valores kkk
@@elianasena9093 sério, quanto que é mais ou menos
@@elianasena9093 qual o valor das entrevistas?
@@mateusrochazQUESTIONÁRIO URBANO 0,56 unidade visitada, 1,34 questionário básico, 1,57 questionário de amostra, 1,01 pessoa básico, 1,67 pessoa amostra, 1,34 básico por Internet, 1,57 amostra por Internet
Obrigada por divulgar essas informações Jack, achando um absurdo o IBGE não deixar essa informação de maneira clara, até agora não sei a faixa do meu município.
Também não sei a taxa do meu município. Procurei no site do IBGELIXO e não encontrei.
Nao sei oque dizer quanto a esses números 4 QB e 18 QA porque eu no interior onde a maioria é idosos levei 46 minutos para finalizar Q-A e uns 7-8 minutos no Q-B, mas em cidades com mais jovens é possível fazer em 4 minutos o Q-B AGORA AMOSTRA NO MINIMO É 30 MINUTOS
Agradeço pelo vídeo.
Sobre auxílio transporte longe ou perto deveria ser dado proporcionalmente, mesmo que a pessoa pegue um único ônibus pra ida e um pra volta ainda assim ela está gastando para trabalhar.
Simplesmente inaceitável não ter auxílio transporte, nem nada de auxílio refeição e o ganho(Que já colocam por produção para explorar), não ser quase nada.
Estão brincando com a cara do povo.
Pessoal deveriam deixar o Ibge na mão igual o Ibge estão querendo montar encima do trabalhador que aceita ser humilhado a troco de uma merreca qualquer.
Muito útil o vídeo. O IBGE deveria disponibilizar esta planilha para os recenseadores. Aliás, o cálculo de rendimentos a receber deveria fazer parte do treinamento do recenseador. Falta transparência nesse processo, é como se omitissem as informações com o propósito de lesar os trabalhadores.
O IBGE disponibiliza para os supervisores. Aqui eles repassaram a tabela pra nós ainda no treinamento
O Censo demográfico de 2022, realizado pelo IBGE, sem dúvidas está sendo o pior desastre de todos os tempos. O edital prevê, no item 13.8, que os recenseadores farão jus a uma ajuda de custo, e esclarece que o treinamento terá duração de 8 horas/ dia no item 13.4. Ocorre que até a presente data, os recenseadores de Pirapora, de Buritizeiro e cidades vizinhas nada receberam, pelo contrário, os supervisores, ao serem questionados, ironizam a situação, tratam com desdém e desrespeito os recenseadores, e ainda classificam como "desacato" cobrar o que era pra ter sido pago a quase 20 dias atrás. Ontem me assustei com a mensagem recebida por um recenseador: "PRESTA ATENÇÃO... ... SE NÃO ESTÁ CONTENTE, FIQUE A VONTADE PRA DESISTIR, ESTAMOS FAZENDO FAVOR A VOCÊS". Lamentável postura. Acredito que não é bem assim que as coisas funcionam. Muitos investiram dinheiro em apostilas, tempo em estudos para conseguir ser aprovado em um concurso na esperança de que pudessem suprir suas necessidades vitais e de sua família. Outrora, palavras semelhantes foram repetidas por outra supervisora, que diz ser advogada, alegando que não cabe a eles intermediar tal problema e que considera os questionamento "desacato" e que se assim seguirem terão seus contratos rescindidos. Ora, prestaram um concurso e serão demitidos porque cobram seus direitos? Peço licença para parafrasear um trecho da música de João Gilberto: "Isso aqui oh, oh, é um pouquinho de Brasil iá, iá, Entretanto, mesmo com seus pagamentos atrasados, os recenseadores são obrigados a sair ao sol quente, e se não o fizerem, novamente ameaça de demissão. O Edital ainda reza no item 3.3 que a única exigência do IBGE, é que o trabalho (que é pago por produção), seja de no mínimo 25 horas/ semanais. Com o movimento dos recenseadores em parar por falta de pagamentos, passam os gestores a dizer que, caso não haja produção mínima de 50 formulários, serão cortados. Isso é uma verdadeira tortura psicológica, imagino a cabeça de uma mãe, de um pai que já saí de casa rezando: "Pai, me ajude a fazer 50 questionários essa semana, não posso perder meu emprego Pai'! Insta reforçar que isso não está no edital. Imagina o coração do recenseador se o aparelho falha, se a casa não atende, se não consegue essa meta que é totalmente estapafúrdia. Ainda que considere o IBGE a meta fácil de ser atingida, é inegável que causará sérios transtornos a quem ainda não se familiarizou bem com o app. Aqui, manifesto meu total repúdio aos gestores desumanos, que impõe condição para sair ou se calar, que não intermediam soluções para o pagamento dos recenseadores e que acreditam estar fazendo favores, esses sim deveriam sair se não sabem trabalhar com pessoas, e se não são os responsáveis pelo intermédio do pagamento, que dê o contato de quem seja, simples assim. estendo meu repúdio ao CENSO 2022 pelo grande atraso no pagamento e cobrança de metas sob ameaça de demissão
Desde o inícios todos os recenseadores sabiam q teriam que andar sob sol, inclusive nós saca andamos MT mais durante a pesquisa de entorno, enquanto vcs pegam um setor pra entrar na casa das pessoas ,nos tínhamos que andar por todas as faces e fazer no mínimo dois setores inteiros por dia. Quanto ao pagamento, não concordo com a forma q essa acs falou, mas ela está certo, os ACS e ccs não tem controle nenhum sobre o pagamento, tudo depende do IBGE, nosso salário TB já atrasou dias.
@@saulonc1 "enquanto vcs pegam um setor pra entrar na casa nos tinhamos..." Ah, me dê um tempo né, comparar funções meu caro? Mais uma vez saliento que não tenho nada contra supervisores, mas que eles são intermédio, são. Se não tem essas responsabilidades, que passe o contato de quem seja, é simples resolver. Eu vejo que você teve dificuldade em interpretar minha palavras, porque o problema não está em andar no sol, mas na falta de respeito a um serviço que não é como estar no país das maravilhas. O desrespeito por alguém que já enfrenta grandes dificuldades, seja pelo calor, seja pelo frio, seja pelos cachorros. A citação a que fiz referência "andar ao sol" é um apelo por mais cordialidade, É preciso uma boa interpretação de texto para entender o que eu escrevi senão o entendimento, de fato, para quem não enfrenta tais transtornos, saíra distorcido.
@@carlosadrianopereira9615 existem pessoas mal preparadas em todas as funções, por exemplo, tem até recenseador chateado pq descobriu que vai ter q trabalhar.... Bom censo.
@@saulonc1 Trabalhar sem saber sem receber. Concordo que isso chateia muito.
Eu estou em cidade pequena, tô ralando muito pra vê se ganha um salário e não é nem dois mil pra cá, só estou trabalhando ainda pq é o que tem. Ainda não recebi o auxílio da semana de treinamento
Só estou achando estranho que a página de consultar a estimativa, está indisponível.
Entrei no censo e não é nada fácil...
Só não caio fora pois tenho o hábito de insistir nas coisas..
Vou ver meu primeiro salário se for pouco tô caindo fora
Vc é foda espero um dia ser efetivo do IBGE
Boa noite! Primeiramente, gostaria de agradecer e parabenizar pelo video muito bem detalhado.
Peço que, se possível, disponibilize a tabela de calculo para download, assim ajudaria mais ainda.
Obrigado!
A grande realidade é que o supervisor direto dos recenseadores devia ser um efetivo ou alguém q está no órgão a pelo menos 2 anos. Não da certo montar uma equipe só com servidor temporário que tem no máximo 2 meses de trabalho
Jeck Ferraz ... por favor responda ou comente sobre os setores Aglomerados urbanos subnormais que é onde irei trabalhar ... sobre a questão de valores principalmente .... sei que na questão de segurança os riscos são teoricamente maiores nestes setores e que no meu setor o nosso ACS que já esteve anteriormente já recomendou não trabalhar à noite porque depois das 19hs ele viu que as ruas e vielas ficam praticamente desertas mesmo porque a iluminação pública não é completa... você falou dos setores urbanos, rural e quilombolas e indígenas ... mas não citou os aglomerados urbanos subnormais.
Meu namorado não conseguiu fechar o primeiro setor, não são todas as pessoas, não queriam receber lo na zona rural, numa mata brava soltaram cachorro no coitado e ele tem depressão e ansiedade muito forte não consegue lhe dar com pressao e recusa, fiquei triste pois ele chorou muito esse dia, acabei convencendo ele a largar até porque ele tava chegando cheio de poeira na roupa e lama nos tênis
Agora só tirando o acre como exemplo: A capital RB com 50 horas semanais recebe na simulação R$ 2.146, tem município de interior aqui no Acre pagando mais de 7 mil reais pelas mesmas 50 horas.
Hoje fiz 87 pesquisas e em 4 dias 240 domicílios entrevistados.e faltam somente 48 domicílios para eu fechar meu setor em apenas 4 dias já praticamente fechei meu setor...esses 48 domicílios são de moradores que só chegam anoite..senão teria finalizado hj..
Tu é da onde? Pq aqui na minha cidade muita resistência, ausência. E o pessoal demora a responder. Outros tenho q explicar oque é o censo,
Nossa, vc arrasou nas pesquisas, vc está fazendo ata horas por dia?
Em 3 dias já fiz a metade do meu setor mas 87 pesquisas em 1 dia vc arrasou de mais...👏👏👏👏
Caraí irmão, que macumba é essa que tu tá fazendo pra conseguir isso tudo eu faço 20 por dia e acho muito. Tu ainda dorme em casa?
Muitos desistem por conta de custos com trasporte até o setor já que nesses casos tem que tirar do próprio bolso. Se tiver dinheiro pra pagar passagem.
A questão não é o IBGE, mas sim o governo que cortou o orçamento do Censo. O governo nem queria fazer, foi o STF q obrigou. O orçamento previsto era de 3,4 Bilhões, mas o governo cortou pra 2,3 Bilhões. Então imagine aí??? O IBGE teve q tentar se virar com o q tinha mesmo, se limitando ao máximo, afinal, foi mais de 1 Bilhão q o governo cortou.
Fui ACS em 2007 e ACM em 2010, e tinha dinheiro pra tudo, ajuda de custo, diárias, muito material e coletes sobrando etc. Mas agora sem dinheiro, fica complicado. O governo ferrou com as contas da instituição.
Se não fosse isso, todos estariam recebendo em dia, e valores com certeza muito maiores, muito mais suporte etc
4 minutos o tempo médio, mas não é bem assim e tem morador com dificuldade. Tem o deslocamento, a abordagem, o convencimento .... não é só passar de uma pessoa pra outra.
O questionário de amostra está com o preço horrível.
Ele e longo, demorado e constrange algumas pessoas. Esse censo no próximo mês vai ter muitos desistentes se o ibge n valorizar os escravos.
Estava aguardando a planilha de quanto ganha o recenseador desde do treinando, que foi informado que passariam para a gente mas ate agora nada. E acredito que quando for revelada, haverá muito desistência. Eu fui ver na estimativa do meu município e é menor do que a Acrelândia/AC. Infelizmente não posso julgar os recenseadores que estão desistindo, eu mesmo estou tendo paciência porém fica difícil, cobrar tanto em tão pouco tempo. Gostei muito do seu vídeo, poderia disponibilizar a tabela para gente? Colocar na discrição. A faixa do município, a gente consegue verificar por algum site ou somente no posto do ibge mesmo?
Aqui na minha cidade paga mais de 4 mil em 40 horas. Eu vou trabalhar 30horas apenas. Isso é pouco mais de 3 mil. Mas é muito cansativo
Imagina trabalhar 50 horas semanais pra ganhar 1.700. Isso na capital do Acre com 450~ mil moradores.
esse tal de Jeck Ferraz é fera no faz. belo video. fala com autoridade.
Falta de respeito com quem leva o Censo lá na ponta ! Desvalorização do trabalho de campo , ninguém sabe a ajuda de custo por setor
Em Curitiba falaram que será de 150 a 200 reais.
@@cwb9233 pra todos os recenseadores de Curitiba?
Super verdade!!
Não pude começar o trabalho hoje pois não recebi o crachá, e o aplicativo do censo não está funcionando no meu DMC 😂
GREVE DOS RECENSEADORES JAAA ! 😂
Me pediram para fazer dois setores já iniciados. Informei que precisava de ajuda de custo para trajeto e disseram que iriam me dar. Depois de uma semana, não me deram, me cobraram produção (que não tinha), e depois disseram que para dar a ajuda de custo eu teria que iniciar os dois setores. Como eu vou começar se não tenho ajuda de custo para o transporte?
Nesse caso a coordenadora disse que não dava mais para esperar e que iria passar os setores para outro recenseador. Ou seja, não passam previamente as orientações e condições devidas e depois o errado sou eu? 🤦🏻♂️
Se adequar ao mercado de mão de obra barata, só aceitei por estar sem opção, mas só essa conversinha institucional de motivação, mas que na hora nem deslocamento querem pagar, a não ser pra zona rural, nos torna quase voluntários. Até o Ibge está se aproveitando com a mão de obra barata, isso é Brasil.
Um trabalhador CLT.
Trabalha 44 horas semanais. Horário fixo . E ganha só 1200 .
Não sei de que esse povo aqui tá reclamando .
Já gastei 300 reias de combustível e recebi 120 reais
Não recebi o material de trabalho, ainda ñ escolhi o setor e nem recebi o dinheiro do treinamento, tá difícil...
Tô na mesma situação, me colocaram em itaquera, aí me deram 3 opções de posto, aí depois disso eles sumiram kkkkk
Também estou na mesma, estou esperando entrarem em contato e me pagarem pelo treinamento tbm😰
Deveria ser considerado o tempo que estamos a disposição do IBGE, também (penso eu).
Ansioso
Meu caro, não leva 4 minutos na maioria das vezes. Minha pergunta é, quanto ganhamos para voltar nos domicílios? só por curiosidade, pq esse tempo ninguém conta do nosso dia, escutamos as pessoas dentro do domicílio, não nos atendem ou mandam crianças dizer que não há adulto em casa.
Estou com mais de 40 pendências, já retornei 4 vezes no domicílio e nunca me atendem, isso que tem pessoa na casa!
@@anaclaraezidio5693 exatamente, aconteceu até mesmo uma situação, onde fui 3 vezes no domicílio, as pessoas dentro da casa me olhando com a porta aberta, eu na calçada batendo palma, esperando feito um "palhaça," se eu contasse ninguém acreditaria, mas a acs estava comigo, e ainda assim não é recusa, pq a pessoa ficou de boca fechada nos olhando e não disse: não. Esse dia me senti muito mal, mas muito mesmo, quase chorei. Não leva 4 min uma entrevista, cada pessoa tem seu tempo de resposta, muitos não sabem a data do próprio nascimento, que dirá responder rápido todas as perguntas. Essa é a realidade e não a teoria.
"Escuta aqui minha sra ñ existe um mal trabalho, o mal é ter que trabalhar. "