Gosto muito da BBC mas devemos lembrar que ela não deixa de ser um canal Britânico e neste vídeo deixa claro de mostrar o lado Europeu, fazendo nos deixar na dúvida se essa expansão dos BRICS é boa para o Brasil falando que podemos perder relevância aceitando outros países. O medo europeu colonialista é evidente.🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Mas essa expansão é obviamente uma imposição colonial chinesa a fim de esvaziar os outros membros. Países como a Etiópia é a África do Sul só servem pra fazer volume e são extremamente dependentes das vontades chinesas.
Eu creio que isso seja um fato. Em tese, os países do bloco tem o mesmo poder. Adicionar mais países, até contra nossa vontade, só prova que estaremos submissos as vontades da China e perderemos o protagonismo no grupo, principalmente na parte ocidental do planeta
@@aemon6929a indonésia vai entrar,porém ela é líder de alguma coisa parecida na Ásia e decidiu esperar sair da presidência para entrar no brics. Mas ela vai entrar.
O bom do BRICS é por mais que a China seja a potência inegável, todos os membros tem poder de veto e tem voz. É diferente do FMI que só os EUA têm poder de veto. O Brasil, por exemplo, conseguiu colocar a Argentina sem a Argentina merecer. O Paquistão não entrou por veto da Índia, etc.
Tanto Javier Milei quanto Patricia Bullrich (primeiros nas previas da Argentina ), deixaram claro publicamente que se eleitos, a Argentina não fará parte dos Brics. Não com esse monte de países ditatoriais como Irâ, Egito, Emirados Árabes Unidos e com uma Russia invasora. Ambos dizem que pretendem se aproximar mais das potencias Ocidentais.
Os principais interessados na expansão do Brics são a China e a Rússia, visando integrar países que não se dão bem com os Estados Unidos, a expansão dos Brics para o Brasil que tem boas relações com todos os países, só iria atrapalhar… além que tem outros países convidados para entrar que não possuir uma economia em crescimento o que não iria agregar em quase nada para o Brasil
E tbm de liderança. A China quer ser líder, e naturalmente é pelo tamanho e potência, mas o Brasil tbm deve buscar protagonismo e avançar para acordos de comércio entre os líderes que sejam vantajosos para o bloco..
Muitos comentários negativos sobre um suposto papel pequeno no Brasil internacionalmente. Gente, cuidado com síndrome de vira-lata. O Brasil é sim respeitado internacionalmente, em maior ou menor grau a depender da temática... claro que o povão de cada país, inclusive nós mesmos, podem acabar nos diminuindo ou desrespeitando, o que não significa que isso represente uma visão de Estado. Busquem ir mais a fundo sobre a história do Brasil e de sua política externa para além das grandes temáticas clássicas que aprendemos na escola, entrem nas especificidades e mais, vão direto nas fontes (livros e artigos) e tirem conclusões próprias com base nos fatos narrados nesses estudos. Supor que o Brasil é um pária internacional incorrigível "apenas" pela corrupção durante o governo de um partido ou a gestão desastrada do último presidente, é ter uma visão míope da sua própria nação (afinal, o Brasil não começou em 2003 ou em 2019). Longe de ser idealista e ignorar nossos (muitos) problemas, vamos ler mais e ser críticos, e acima de tudo propositivos, mas sem perder as estribeiras e as esperanças.
Cara, a expansão do Brics só é bom para os planos da China de ganhar espaço político. Desses que entraram agora, tirando a Arábia Saudita, os outros tem economias muito instáveis.
ja viu q a geracao de empregos caiu 50 % no Brasil esse ano? ja viu que a amazonia está sendo devastada mais rapido? ja viu que a violencia aumentou? Venezuela do sul é agora o nome do antigo Brasil
@@williamr.r.6440 O Brasil gosta de ser amiguinho de todo o mundo e isso nem sempre é positivo. Não havia porque querer a Argentina nos BRICs ainda mais que o candidato que ganhou as primárias naquele país pretende se aproximar dos Estados Unidos, usar o dólar e até sair do Mercosul. O que o Lula fez foi apoiar o atual presidente Fernandes e nada mais. A meu ver os BRICs assim como eram acabaram e agora vai haver uma aliança de dezenas de países liderados pela China e em função anti ocidental, anti Estados Unidos e anti Europa. Como o Brasil "amiguinho de todo o mundo" vai se sair com essa ainda não se sabe.
Mas todos esses paises que entraram tem alguma coisa a oferecer, claro que alguns mais que outros, alguns ainda passando por algumas crises internas, mas de certa forma podem agregar algo se estarem dispostos a trabalharem juntos.
Me surpreendi com a Etiópia, achei que seria a Indonésia, porém é uma pena que o Brasil é fraco em negociações, essa expansão é fruto da China e da Rússia.
A nova composição do BRICS prioriza claramente a preponderância econômica regional dos países integrantes. O que os empresários brasileiros têm de fazer agora é explorar as oportunidades com todos esses países e utilizar, dentro do possível, o apoio do NDB.
Não consigo ver a graça. O que o colega diz é verdade: Arábia Saudita, Emirados, Egito e Irã são as maiores economias do mundo árabe. Etiópia tem os maiores portos do leste africano e é uma rota comercial importantíssima, essencial nas exportações de 4 Continentes. E Argentina é uma das maiores economias e o segundo país com mais recursos naturais da América do Sul.
@@Camilodigiorgi existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio? Livre circulação de pessoas e mercadorias? Para se ter uma ideia o BRICS não pode nem ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes, nada além disso
Considero o momento ideal e necessário para que o Brasil comece a exercer seu protagonismo mundial, mesmo que ainda em um bloco. O governo brasileiro atual está realmente atuando com planejamento e respeito nos cenários político e econômico mundiais, muito diferente do amadorismo infantil e desconcertado visto no governo anterior.
Palavras vazias de um bloco sem objetivos que só serve pra palanque político, ninguem coloca o seu dinheiro no banco do Brisc só pa´si rato com as piores ditaduras do mundo.
Eu também acho, ele esta apoiando a China que esta querendo invadir Taiwan e a Rússia que esta invadindo a Ucrânia. Todos contra os porcos capitalistas.
@@sofilima Etiópia é um caso a parte já que foi um pedido do presidente da África do Sul incluir-la no BRICS, Argentina continua sendo um dos maiores parceiros econômicos do Brasil e vai ter uma eleição complicada, a entrada no brics vai causar uma pressão indireta e o Egito é bem mediano mesmo
Hein Bolsominio, não é questão de força, a entrada no BRICS é para mostrarmos ao mundo que estamos dispostos a negociar com quem bem entendemos, sem regrinhas editadas pelos americanos e europeus. Abra a mente!
@@stankiewicz1992 No que econômicamente relevante o BRICS impacta o Brasil? Sinceramente no que Irã, argentina Egito , Etiópia pode nos ajudar? existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio? Livre circulação de pessoas e mercadorias?
Até agora vi melhorias nenhuma na economia, so vejo os políticos aumentando seus benefícios e taxando pobre que quer economizar importando, o cara veio com um cartão do gas 109 e tá na promoção kkkksefu...
@@ronaldocatarinense12 Isso por causa do dólar desvalorizado, como já havia dito, e não pq o Brasil melhorou em algo, agora se vc é cego e chupa bolas de político e tem seu político de estimação e fica cego por ele, aí já é problema seu
Ocidente tem potências tipo a Alemanha, o Japão e os EUA. Posso te garantir que eles não estão com inveja de um "bloco" onde tem Argentina e Etiópia, literalmente os mendigos do mundo. Você vive em outra realidade kkkkkkkkkkkk
Incluir a Argentina é um equívoco, a Argentina não é amiga, é a concorrência do Brasil na América do Sul. Se o Brasil faz tudo para melhorar a Argentina, no futuro a Argentina pode se tornar melhor e possivelmente superar o Brasil. A ideia é melhorar a classe média brasileira, não a Argentina, e os brasileiros não devem ser prejudicados
O Lula quer ver a esquerda ganhar novamente lá. O cara que está na frente já declarou que vai sair do Mercosul caso eleito, isso esvaziaria o poder hegemônico local que o Brasil tem.
Que concorrência? Só brasileiro burro e imperialista acha que tem que há concorrência entre países, Brasil e os outros países latinos e do Caribe tem que se juntar e melhorar a região como um todo.
existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio? Livre circulação de pessoas e mercadorias? Para se ter uma ideia o BRICS não pode nem ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes, nada além disso
@@F00000x falar um fato que você considera contrário a sua ideologia se torna automaticamente um bot? A esquerda e sua democracia relativa realmente é intrigante...
Essa é uma narrativa que está sendo muito exagerada pela mídia ocidental, e a BBC... Existem diferenças entre os interesses dos membros, mas essa repetição incessante de que a China está por trás disso, e trazer sempre uma outra narrativa auxiliar, de um suposto "comportamento predatório" da China tem um propósito muito claro.
@@franciscosilvadesousa2458 nossa que alívio, agora durmo mais tranquilo em saber que vai chegar a vez das ditaduras ... Coreia do Norte também vai participar?
@@amazingtime8882Kkkk os cara botaram a arábia saudita aliada antes ferrenha dos EUA, se botarem cuba e conseguirem acabar com o bloqueio americano o ocidente entre em fúria. O bloco ocidental negócia com esses paises é parceiro e dependente comercial dels mas deixa isso claro pq não vende a imagem de democráticos kkkk
Pense estrategicamente meu filho.... O Egito domina o canal de Suez e é um país populoso, um grande mercado consumidor. O Irã tem uma economia quase do tamanho do Brasil...e produz eficientemente matérias primas para tipos de plásticos usados na indústria eletrônica... A Argentina foi insistência do Brasil. É um mercado consumidor para a indústria brasileira e ainda é rica em lítio, que será importante para a futura consolidação do mercado de baterias elétricas... Os emirados árabes unidos são o mais irrelevante de todos, mas eles tem petróleo e podem ser um Hub financeiro relevante que agradaria a todos , principalmente China e Índia... E a arábia saudita tem toneladas de petróleo e tem o poder de regular os preços dele...
o que vocês precisam entender é que o que acontece dentro da política do país não interessa em nada, o que vale é a influência, poder de compra e venda, etc... a discussão não é de qual presidente vai assumir
@@stankiewicz1992 existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio? Livre circulação de pessoas e mercadorias? E daí que o Egito domina o canal de Suez? Comércio bilateral podemos fazer sem o BRICs...O que isso interfere na economia do Brasil?! Vamos receber algum pedágio dos navios que passam lá?!
Eu fico cabreira com mais povos de tendências m uito diversas. China e Índia, até hoje se estranham. Nem por hipótese os parceiros devem trazer suas tendências políticas pros BRICS. QUEREMOS TRABALHAR MUITO MAS, EM PAZ! Tudo neste mundo pode funcionar bem, desde que a prioridade seja o progresso, manter e incrementar as produções dos nossos países. Desejo sorte e RESPEITO à todos!
Só não entendo essa obsessão em colocar a Argentina... Provavelmente o Br queria colocar alguém da nossa região... Paraguai e Uruguai seriam até melhores opções, mas entendo que a Argentina possui um potêncial bem maior. Só que só ter potêncial, não adianta. Não tão próximo, mas que acho que seria de longe mais relevante, seria o México. Mas imagino que os EUA iam ficar putin com isso haha.
Deve ser pelo tamanho da Argentina. Se ela ficar de fora e cair na mão da Europa, ela será usada para desestabilizar a america latina e bater de frente com o Brasil.
Argentina fortaleceria bem a posição do Brasil, mas eu preferia Bolívia e Venezuela. Ótimas matérias primas e mais alinhados com o governo Brasileiro do momento. Argentina, dada as eleições, pode dar pra trás.
BRICS é o futuro, o Brasil está onde deveria estar, mas realmente pode perder a relevância, por isso tem que intensificar sua participação. EUA e Europa Ocidental estado en declinó e isso parece ser irreversível.
A expansão do BRICS é uma necessidade na geopolítica internacional. Dessa forma, os países em desenvolvimento terão mais força, voz e representatividade no cenário global, contemplando 36% do PIB e 46% da população mundial.
existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio? Livre circulação de pessoas e mercadorias? Para se ter uma ideia o BRICS não pode nem ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes, nada além disso
@@amazingtime8882 Tudo tem um início meu caro. Você querer que o BRICS seja uma União Europeia do dia para noite é, no mínimo, acreditar em papai noel. A expansão do BRICS é um importante primeiro passo. Entretanto, depois desse, será necessário continuar se estruturando e se desenvolvendo para ter essa força, voz e representatividade das quais falei acima
Eu acredito que o brasil pode ter mais influência, mas a real é que a china ta querendo usar o Brics, que nem os EUA usam o G7, não dá pra confiar neles... E além disso, muito dos membros novos que a china quer trazer são rivais uns dos outros (irã e arábia saudita por exemplo), o que vai deixar o grupo instável. Na minha visão, o brasil tem que se aproximar da india (que tá querendo rivalizar com a china), melhorar relações com a América latina pra criar uma zona de livre comércio, e construir portos pra África
Acho um movimento interessante, desde que as relações comerciais dos novos integrantes sejam iguais para todos. Isso pode ser uma manobra de China para ter mais alinhados comerciais sob seu domínio.
Esse bloco, sob influência da China e Rússia, está se tornando opositora ao mercado econômico ocidental... Mais um erro estratégico da política econômica do país... predomina o alinhamento ideológico, não por questões de ordem financeira!
Os 2 primeiros colocados nas previas da Argentina 🇦🇷 (Javier Milei e Patricia Bullrich) disseram sobre a possível adesão aos Brics: "Não vamos nos juntar com c0munistas"... 🇨🇳 "Somos contra a adesão ao Brics". Se qualquer um deles for eleito, se aproximarão mais das potencias do ocidente . 🇪🇺 🇺🇸
@@luansalim3110 A Argentina só perdeu nas ultimas décadas com politicas de esquerda, principalmente com o kirchnerismo. Se aproximaram mais da China, Russia, Cuba, Venezuela, Irã e o resultado é esse. Isso sim; quando afunda ainda mais.... corre pro FMI pra pedir mais dinheiro.
O dinheiro fala mais alto. O FMI não vai ser bonzinho e diminuir as exigências para o empréstimo porque o presidente da Argentina é de direita ou o quer que ele se denomine. Se o banco dos BRICS ajudar a Argentina a sair do buraco com menos exigências para o empréstimo, obvio que eles vão aceitar continuar no bloco, o povo quer resultado. É isso que importa.
Fácil, se a preocupação dos demais é perder relevância é só criar um "Conselho de Segurança" dos BRICS com os membros originais. Mas evitar o protagonismo da China é impossível
Brasil perde a queda de braço. Até o Irã, de quem o Brasil tinham mais o pé atrás (por causa das relações do Brasil com o Ocidente), foi aprovado. Nenhum desses novos membros vão se opor a uma nova expansão. Vão seguir o exemplo da África do Sul. Parece ter saído de mãos abanando. No fim, o Brasil tem grande potencial, mas precisa fazer seu dever de casa. No mais, parabéns pelo vídeo.
@@pomarfilmes1453 , O Brasil não queria nem a Argentina. Foi um prêmio de consolação. Apesar disso, respeito sua opinião. Vou me informar mais sobre o real peso que essa menção a reforma do Conselho de Segurança pode ter. Talvez você possa ter razão.
@@joaogilberto3901 não é questão de opinião, estou te falando de fatos concretos. Desde quando se cogitou a expansão dos BRICS há meses atrás, o Brasil pleiteou a entrada da Argentina, o que foi plenamente atendido.
@@pomarfilmes1453 , sim, eu soube. O que você acha que o Brasil ganha de concreto com a inclusão da Argentina e essa menção ao Conselho de Segurança da ONU, por exemplo?
@@andersonlugo4316 , sua visão faz sentido, mas vi uma especialista em direito internacional em um telejornal. Ela disse que a inclusão de mais um país faz esses países deixarem o Mercosul para escanteio, o que o Brasil não quer. Talvez sejam até declarações tendenciosas, mas é sabido que Brasil e Índia não queriam expansão para não perderem voz no grupo e perderem prestígio do país fora (embora externamente o grupo ganhe força). Brasil incluiu a Argentina para não sair ainda mais isolada/enfraquecida. A expansão era inevitável. Não vejo muito efeito prático na declaração sobre o Conselho de segurança da ONU. Se o Brasil tivesse melhorado mais sua economia, o cenário seria outro. Respeito sua opinião.
Acho que MAIS PERDE QUE GANHA, votei no Lula somente pra tirar o pior presidente da história, mas esta difícil continuar com esses presidentes aqui do BRASIL, faz un ponto dentro e 2 fora.
Ué fizemos Copa mundial em um deles e é um dos maiores parceiros econômicos do ocidente a critica é para quem? Todos fazem negócios com ditaduras na geopolitica atual têm um bloco q finge q não e o outro q deixou as claras escolha oq beneficia a sua nação pq é isso q o G7 faz kkkk
Estão falando dos Árabes e indianos, os caras abusam das mulheres mesmo, no Brasil não é diferente, é feminicidio que não acaba mais mas o problema são outros
Vocês estão de parabéns por pegar a opinião de apenas uma pesquisadora bem inserida no entendimento da política do mundo multipolar e que conhece bem como a China e Rússia pensam a nova política internavional. Nada ideológico! sqn
Equilibrar a balança econômica é fundamental para garantir a soberania e projetos do país, sem depender de avaliação de nenhum dos lados. Não podemos depender do dito ocidente político, da mesma forma não podemos virar quintal da China. Equilíbrio e neutralidade são fundamentais.
Os BRICS ganham, pois não têm uma ideologia predatória colonialista como historicamente a têm os páises do G7. OBloco também surge da sede de uma reparação histórica dos danos causados pelo vampirismo ocidental.
CLARO QUE BRASIL PERDE COM ISSO PARA SERVE O BRICS PARA TROCAR MERCACADORIAS ENTRE PAÍSES ATRAVES DA MOEDA CRIADA BASEADA NO OURO A PARTIR DO MOMENTO QUE INVEZ DE EU TER APENAS 1 CLIENTE PARA COMPRAR, EU TENHO 10 OPÇOES DE COMPRA QUE ESTAVA POR CIMA ACABA PERDENDO ESPAÇO (BRASIL) NESSE CASO
Bem da hora isso de acabar com a hegemônica do DOLLAR , mas nao sei se a china é um exemplo a ser seguido ! Quem lembra da pesca predatória perto do Amazônias
Os EUA é União Europeia continua sendo (com folga) os maiores parceiros comercias do Brasil na compra de produtos industrializados. A china é o maior parceiro comercial pois o Brasil é os países da região exportam commodities (baratas) que a china usa como matéria prima para sua indústria, pra depois exportar para o mundo. Essa relação do Brasil ser um "fazendão" como a china é ótima para as mineradoras é o agro para a indústria é ruim pois não consegue competir.
@LevitinhaBrentre 2003 e 2017 o PIB da Etiópia saiu de 8 pra 80 Bilhões de dólares, atualmente já tá em mais de 111 bilhões só pra vc ter uma noção da taxa de crescimento daquele país, fora que de 2000 pra cá simplesmente TUDO deu um salto gigantesco, óbvio que tá muito longe de ser um paraíso e tem vários problemas a serem resolvidos, mas te garanto que eles não vem pro Brics pra pedir dinheiro 👍🏽...
O Brasil não têm nada a perder,foram 500 anos de colonialismo Europeu,Americano e Ocidental,chegou o momento de darmos um basta nesses sugadores de pátrias,chegou o Momento de decolonizar,ou seja ,da existência de um mundo único,imposto pelo capitalismo,Vamos a Luta,um mundo novo pode ser melhor!!!!ele está nos esperando,basta! querermos,tudo é possível, nesse planeta e modelo de vida atual,com um vencedor e 99 perdedores!!
É difícil e sem saída para imaginar que o BRICs poderia enfraquecer o Dólar. Quem ver o crescimento de BRICs já, talvez seja um aluno de escritório de advocacia (entende tudo e não sabe nada de administração, economia a curto e longo prazo). BRICs é um negócio ainda e ainda imaginário e não tem como prever nada agora.
O Brasil é uma area de manobras, nao uma naçao respeitada. Observem. Essa moça disse sobre a questao ideologica do brics. Em telacao ao conselho de segurança da ONU. O criterio se aplica? Existe ou nao um sentimento antibrasileiro na politica internacional?
Senti falta da democracia relativa Venezuelana do cumpanheiro Maduro no Bloco. Mas com a entrada do Irã, o bloco vai bombar, espero que não literalmente, mas há chances rsrs...
Acho que o Brics deve se aproximar é da África, principalmente A infraestrutura da China e a indústria Brasileira. O Brics tem tudo pra não deixar a África se transformar num depósito de atraso, lixo eletrônico e pessoa faminta. A universidades e empresas brasileiras tem muito a ajudar a África e gerar valor e soberania pra todos...
É bom que hajam mais alternativas no mundo relativamente às atuais organizações, mas os BRICS parece que será a China a ganhar escala face ao Ocidente, e o Brasil e principalmente a Índia terão alguma coisa a ganhar com isso?
Para quem conhece o mínimo do mínimo do mínimo do mínimo de política o avanço e o crescimento do Briics. As rntrigas a destruição, externas e de infiltrações internas irão se intensificar .
Não tem nem comparação. A integração da União Européia chega a ser comparado a uma federação. O Brics nada mais é do que um grupo de alunos fracos se juntando a um fortinho para ver se conseguem peitar o Bully da escola.
@@LeonardoMenezes03verdade e esse fortinho também tá passando por uma crise econômica. O crescimento da China está estagnado e o calote feito por uma grande imobiliária chinesa acendeu o sinal de alerta.
Infelizmente acabou a competitividade, não existe mais nenhum adversário à altura dos BRICS no mundo. Talvez, a exemplo da Crimeia, que se mudou da Ucrânia para a Rússia em busca de maiores desafios, esteja na hora do BRICS ir pra Alfa Centauri.
Haha você vive numa bolha enorme para achar que essas ditaduras são tão relevantes assim rsrs . Existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio? Livre circulação de pessoas e mercadorias? Para se ter uma ideia o BRICS não pode nem ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes, nada além disso
@@amazingtime8882 kkkkkkkk ditadura não compra e vende mais, China não movimenta quase nada da economia mundial, a Russia quase não exporta tecnologia e minerais.. e quem vive na bolha é o outro ainda kkkkkk lunático
Já está sustentando lula tá usando os recursos do Brasil e mandando pra Argentina e Argentina e a Argentina vai lá e tá bloqueando os barcos do Brasil cobrando taxas pra poder passar e vc não vê a globo mostrar isso protegendo o pai lula
Com a expansão do bloco o Brasil só tem a ganhar...o poder econômico sempre prevalecerá...e o Brasil é o terceiro país depois da China e Índia com maior poder econômico...o Brasil pode negociar junto com a China e Índia um assento permanente no Conselho de segurança da ONU.
@@imgs______________ não tenho domínio com a questão do lítio mas em matéria de economia atual é certo que a Argentina é um país quebrado inflaçao de dois dígitos mensal não sei como isso pode ser bom pro Brasil, que por sinal quer até emprestar dinheiro pra eles.
@@brutusdashow5003 Lítio é usado pra fabricar baterias, como as usadas em carros elétricos e a argentina tem a terceira maior reserva de lítio do mundo. Ele é tão importante, que após a tentativa de golpe na Bolívia, o musk foi no twitter falar que o estados unidos iria derrubar quem eles quisessem pra obter o lítio e era pra aceitarem.
@@imgs______________ Nem só de uma matéria prima vive um país. A Venezuela por exemplo tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo e possui uma economia em caos.
@cesarferrari3873Nao entendi seu comentário, eu n sou partidário do bolsonaro. Fiz um comentário do ponto de vista econômico pensando no q é melhor pro Brasil, q é o q vc deveria fazer ao invés de ficar estimulando brigas e polarizaçoes que nao sao boas pra ngm alem dos proprios politicos de estimaçao que alguns como vc tem.
Entra na próxima com Cuba ou só incomoda se for vermelho? já entrou as ditaduras Monárquicas capitalistas do oriente médio e o país têm como membro fundador um país socialista oq vc tá esperando?
Gosto muito da BBC mas devemos lembrar que ela não deixa de ser um canal Britânico e neste vídeo deixa claro de mostrar o lado Europeu, fazendo nos deixar na dúvida se essa expansão dos BRICS é boa para o Brasil falando que podemos perder relevância aceitando outros países. O medo europeu colonialista é evidente.🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Mas essa expansão é obviamente uma imposição colonial chinesa a fim de esvaziar os outros membros. Países como a Etiópia é a África do Sul só servem pra fazer volume e são extremamente dependentes das vontades chinesas.
Eu creio que isso seja um fato. Em tese, os países do bloco tem o mesmo poder. Adicionar mais países, até contra nossa vontade, só prova que estaremos submissos as vontades da China e perderemos o protagonismo no grupo, principalmente na parte ocidental do planeta
Sim Kkkk tá bem claro isso
Sim veio, é bem nítido kkkkv
Já não me deixo levar por mídias estrangeiras sem questionar, a agenda colonial tá presente sempre.
Esperava que a indonésia entraria também. País muito relevante.
Indonésia não postulou formalmente. Só informalmente e foi na reunião. Quem sabe mais para frente.
Indonésia vai superar o Brasil e se tornar a quarta maior economia do mundo, mas decidiram colocar a Argentina kkkkk
@@aemon6929a indonésia vai entrar,porém ela é líder de alguma coisa parecida na Ásia e decidiu esperar sair da presidência para entrar no brics. Mas ela vai entrar.
@@Asmr_845ja olho o tamanho fo pib da alemanha atualmente? Já digo que não ha nada de positivo nos resultados.😊
O interesse da Indonésia está focado mais no bloco da ASEAN, os países que mais está crescendo no mundo.
O bom do BRICS é por mais que a China seja a potência inegável, todos os membros tem poder de veto e tem voz. É diferente do FMI que só os EUA têm poder de veto. O Brasil, por exemplo, conseguiu colocar a Argentina sem a Argentina merecer. O Paquistão não entrou por veto da Índia, etc.
Tanto Javier Milei quanto Patricia Bullrich (primeiros nas previas da Argentina ), deixaram claro publicamente que se eleitos, a Argentina não fará parte dos Brics. Não com esse monte de países ditatoriais como Irâ, Egito, Emirados Árabes Unidos e com uma Russia invasora. Ambos dizem que pretendem se aproximar mais das potencias Ocidentais.
é a OTAN e o G7 que são puxadinho do estados unido. FMI foi criado pra ferrar país pobre no geral e ajudar países ricos.
Pensamento racista ou elitista que se estende à Etiópia, nada de geopolítica.
O que interessa é que "são todos bons rapazes"😊😊😊
@@alicetrindade9856 E onde tem "bons rapazes" no mundo?!
Os principais interessados na expansão do Brics são a China e a Rússia, visando integrar países que não se dão bem com os Estados Unidos, a expansão dos Brics para o Brasil que tem boas relações com todos os países, só iria atrapalhar… além que tem outros países convidados para entrar que não possuir uma economia em crescimento o que não iria agregar em quase nada para o Brasil
a china é a maior dona de titulos das dividas dos EUA eles se dão muito bem amigo
Era um caminho natural desse bloco. Porém o Brasil precisa priorizar sua posição independentemente do grupo.
Concordo
E tbm de liderança. A China quer ser líder, e naturalmente é pelo tamanho e potência, mas o Brasil tbm deve buscar protagonismo e avançar para acordos de comércio entre os líderes que sejam vantajosos para o bloco..
"São todos bons rapazes".😊😊😊
Você acha que ele também deveria falar em invadir algum país como a China em Taiwan ou Rússia na Ucrania?
Caminho Natural? Antes os países do BRICs eram formados por países em desenvolvimento. Onde a Argentina, Etiópia e Egito está em desenvolvimento?
A China não é nada besta. Quer ser nos Brics o que os EUA é no G7
Que bom
@@wx8690 Pra eles.
@@AlanRobson_ a china ajuda EUA não ajuda ninguém
@@AlanRobson_Manda quem tem a maior economia.
@@helgafever768 Nem sempre
Muitos comentários negativos sobre um suposto papel pequeno no Brasil internacionalmente. Gente, cuidado com síndrome de vira-lata. O Brasil é sim respeitado internacionalmente, em maior ou menor grau a depender da temática... claro que o povão de cada país, inclusive nós mesmos, podem acabar nos diminuindo ou desrespeitando, o que não significa que isso represente uma visão de Estado. Busquem ir mais a fundo sobre a história do Brasil e de sua política externa para além das grandes temáticas clássicas que aprendemos na escola, entrem nas especificidades e mais, vão direto nas fontes (livros e artigos) e tirem conclusões próprias com base nos fatos narrados nesses estudos. Supor que o Brasil é um pária internacional incorrigível "apenas" pela corrupção durante o governo de um partido ou a gestão desastrada do último presidente, é ter uma visão míope da sua própria nação (afinal, o Brasil não começou em 2003 ou em 2019). Longe de ser idealista e ignorar nossos (muitos) problemas, vamos ler mais e ser críticos, e acima de tudo propositivos, mas sem perder as estribeiras e as esperanças.
Cara, a expansão do Brics só é bom para os planos da China de ganhar espaço político. Desses que entraram agora, tirando a Arábia Saudita, os outros tem economias muito instáveis.
👏👏👏👏
ja viu q a geracao de empregos caiu 50 % no Brasil esse ano? ja viu que a amazonia está sendo devastada mais rapido? ja viu que a violencia aumentou?
Venezuela do sul é agora o nome do antigo Brasil
@@williamr.r.6440 O Brasil gosta de ser amiguinho de todo o mundo e isso nem sempre é positivo. Não havia porque querer a Argentina nos BRICs ainda mais que o candidato que ganhou as primárias naquele país pretende se aproximar dos Estados Unidos, usar o dólar e até sair do Mercosul. O que o Lula fez foi apoiar o atual presidente Fernandes e nada mais. A meu ver os BRICs assim como eram acabaram e agora vai haver uma aliança de dezenas de países liderados pela China e em função anti ocidental, anti Estados Unidos e anti Europa. Como o Brasil "amiguinho de todo o mundo" vai se sair com essa ainda não se sabe.
Concordo totalmenteo proprio povo se deprecia.
Séria interessante trazer para o Bloco , primeiramente paises que tem mais a oferecer, depois trazer paises mais fracos.
Seria ou Séria ?
Mas todos esses paises que entraram tem alguma coisa a oferecer, claro que alguns mais que outros, alguns ainda passando por algumas crises internas, mas de certa forma podem agregar algo se estarem dispostos a trabalharem juntos.
@@adeamolecram5944 VOCÊS TÃO IGNORANTES ... Brasil é um Bangladesh só muda a música o resto é igual , FOME E POBREZA
@@COMEDYFRANCEPORTUGAL ele errou uma letra, e você quer tentar corrigir provavelmente é criança 😊
@@Gatinho8069 Sou Professor é normal corrigir pessoas ao longo de toda a minha vida, Não tem de Agradecer!
Me surpreendi com a Etiópia, achei que seria a Indonésia, porém é uma pena que o Brasil é fraco em negociações, essa expansão é fruto da China e da Rússia.
China aumentando seu poder de influência e usando os Zé Mané dos países pobres. Vão virar colônias da China.
A nova composição do BRICS prioriza claramente a preponderância econômica regional dos países integrantes. O que os empresários brasileiros têm de fazer agora é explorar as oportunidades com todos esses países e utilizar, dentro do possível, o apoio do NDB.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkk
Vou rir pra não ser o cara chato do rolê.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não consigo ver a graça. O que o colega diz é verdade: Arábia Saudita, Emirados, Egito e Irã são as maiores economias do mundo árabe. Etiópia tem os maiores portos do leste africano e é uma rota comercial importantíssima, essencial nas exportações de 4 Continentes. E Argentina é uma das maiores economias e o segundo país com mais recursos naturais da América do Sul.
@@Camilodigiorgi existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio?
Livre circulação de pessoas e mercadorias? Para se ter uma ideia o BRICS não pode nem ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes, nada além disso
GO BRICKS GO SUDAMERICA !!
gado petista, MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Parabéns aos envolvidos, sem força militar e econômica para lastrear protagonismo, o Brasil vai ser só mais um membro 👏👏👏
Preferia q apenas os cinco atuais fossem membros plenos. Porém é melhor que nada
Considero o momento ideal e necessário para que o Brasil comece a exercer seu protagonismo mundial, mesmo que ainda em um bloco. O governo brasileiro atual está realmente atuando com planejamento e respeito nos cenários político e econômico mundiais, muito diferente do amadorismo infantil e desconcertado visto no governo anterior.
Palavras vazias de um bloco sem objetivos que só serve pra palanque político, ninguem coloca o seu dinheiro no banco do Brisc só pa´si rato com as piores ditaduras do mundo.
😢😂😂😂😂
China tá passando por uma crise econômica também.
Eu também acho, ele esta apoiando a China que esta querendo invadir Taiwan e a Rússia que esta invadindo a Ucrânia. Todos contra os porcos capitalistas.
piada pronta jkkkkkjjjjjjj
Acho que é muito cedo ter entrado tantos países. O Brasil ainda não está forte e influente suficiente. Precisa mais protagonismo.
O bloco não é sobre paises fortes e influentes, e sim sobre economias emergentes que estão a caminho disso
Etiópia, Argentina economias emergentes? E o Egito? Irã pelo menos tem petróleo.
@@sofilima Etiópia é um caso a parte já que foi um pedido do presidente da África do Sul incluir-la no BRICS, Argentina continua sendo um dos maiores parceiros econômicos do Brasil e vai ter uma eleição complicada, a entrada no brics vai causar uma pressão indireta e o Egito é bem mediano mesmo
Hein Bolsominio, não é questão de força, a entrada no BRICS é para mostrarmos ao mundo que estamos dispostos a negociar com quem bem entendemos, sem regrinhas editadas pelos americanos e europeus. Abra a mente!
@@jefferson2483 😮💨 eu odeio Bolsonaro
Pra mim a única coisa comum é que o BRICS é um polo muito forte de autocracias!
Aceitando mais ditaduras, apenas decadência igual ao mercosul...
Melhor que lamber as botas dos plutocratas americanos. Nunca ganhamos nada com isso.
E daí??
No fim, o que conta é o aspecto económico...
O que cada país faz ou deixa de fazer dentro de seus territórios não interessa...
@@stankiewicz1992 No que econômicamente relevante o BRICS impacta o Brasil? Sinceramente no que Irã, argentina Egito , Etiópia pode nos ajudar? existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio?
Livre circulação de pessoas e mercadorias?
Também são países que aceitam muito bem a corrupção e não dão importância à vida humana
Até agora vi melhorias nenhuma na economia, so vejo os políticos aumentando seus benefícios e taxando pobre que quer economizar importando, o cara veio com um cartão do gas 109 e tá na promoção kkkksefu...
Quem comanda o congresso é a direita, eles impedem projetos como taxação dos ricos e super ricos, vamo cobrar o Arthur Lira
dolar caiu recentemento, parece pouco mas pelo menos parou de subir
Pois eu vi muita melhora. No valor da carne e dos combustiveis principalmente. Agora, se voce sempre foi um quebrado, o problema é seu kkkkkkk
@@ronaldocatarinense12 Isso por causa do dólar desvalorizado, como já havia dito, e não pq o Brasil melhorou em algo, agora se vc é cego e chupa bolas de político e tem seu político de estimação e fica cego por ele, aí já é problema seu
@@ronaldocatarinense12combustível nada mudou, a mesma coisa, carne um pouco mas barata até quando? 🤷🏻♂️
Mas que já tem uma clima de inveja, incredulidade e medo nas mídias ocidentais sobre o crescimento dos BRICS, isto sim! ..
🇧🇷🇷🇺🇮🇳🇨🇳🇿🇦🇦🇷🇪🇹🇮🇷🇪🇬🇦🇪🇸🇦
Kkkkk confia. O G7 com as maiores potências e países super desenvolvidos vão ter inveja dos brincs onde só tem países fodidos 😂😂😂😭
@@ynotplay4222o problema é que o g7 também é um estado falido, só tem países envelhecidos e com estagnação econômica
@@ynotplay4222se não fosse os Estados Unidos o ocidente e G7 iriam para o espaço
Ocidente tem potências tipo a Alemanha, o Japão e os EUA. Posso te garantir que eles não estão com inveja de um "bloco" onde tem Argentina e Etiópia, literalmente os mendigos do mundo. Você vive em outra realidade kkkkkkkkkkkk
Ta na hora de uma bandeira própria igual a União Europeia 😎
Obrigada a toda a equipe.
De nada 👍
Pela entrada do Brasil:
1) Conselho de segurança da ONU;
2) Entrada para OCX ampliada.
Onde está o mérito?
Qual o sentido do Brasil entrar para a OCX?
Sonha haha
"Concelho". Esse entende muito.
Incluir a Argentina é um equívoco, a Argentina não é amiga, é a concorrência do Brasil na América do Sul. Se o Brasil faz tudo para melhorar a Argentina, no futuro a Argentina pode se tornar melhor e possivelmente superar o Brasil. A ideia é melhorar a classe média brasileira, não a Argentina, e os brasileiros não devem ser prejudicados
O Lula quer ver a esquerda ganhar novamente lá. O cara que está na frente já declarou que vai sair do Mercosul caso eleito, isso esvaziaria o poder hegemônico local que o Brasil tem.
Que concorrência? Só brasileiro burro e imperialista acha que tem que há concorrência entre países, Brasil e os outros países latinos e do Caribe tem que se juntar e melhorar a região como um todo.
Lula não gosta da classe média brasileira , ele disse que essa classe não precisa do governo .
Pois é
Mas a Argentina também foi um importante parceiro comercial
PARABENS AO BRICS, BOA SORTE AOS EMERGENTES.
existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio?
Livre circulação de pessoas e mercadorias? Para se ter uma ideia o BRICS não pode nem ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes, nada além disso
@@amazingtime8882Bot detectado.
@@F00000x falar um fato que você considera contrário a sua ideologia se torna automaticamente um bot? A esquerda e sua democracia relativa realmente é intrigante...
Etiópia é emergente onde?
Gado petista MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Nosso presidente falou sozinho contra a Guerra, China e Russia nao deram nem atenção, pra que serve os Brics????
Quem disse que foi pressão da China?
Eu ouvi todos os membros dizerem que queriam novos membros.
Essa é uma narrativa que está sendo muito exagerada pela mídia ocidental, e a BBC...
Existem diferenças entre os interesses dos membros, mas essa repetição incessante de que a China está por trás disso, e trazer sempre uma outra narrativa auxiliar, de um suposto "comportamento predatório" da China tem um propósito muito claro.
@@amazingtime8882 pode ter certeza que vai chegar a vez da Venezuela, Cuba e todos os que ja foram pisados pelos donos do mundo.
@@franciscosilvadesousa2458 nossa que alívio, agora durmo mais tranquilo em saber que vai chegar a vez das ditaduras ... Coreia do Norte também vai participar?
@@amazingtime8882Kkkk os cara botaram a arábia saudita aliada antes ferrenha dos EUA, se botarem cuba e conseguirem acabar com o bloqueio americano o ocidente entre em fúria. O bloco ocidental negócia com esses paises é parceiro e dependente comercial dels mas deixa isso claro pq não vende a imagem de democráticos kkkk
Qual vantagem econômica o Irã traria para o Brasil?
Que cresça mais e mais.
Com certeza vai crescer o poder de quem manda , mais luxo e riqueza para eles . E o povo ?
@@batata1845 na China o povo está bem, obrigado. 300 milhões na classe média e quase 700 milhões saíram da linha da pobreza.
Etiopia, irã e Argentina no BRICS, não tinha candidatos melhores?
num é
Pense estrategicamente meu filho....
O Egito domina o canal de Suez e é um país populoso, um grande mercado consumidor.
O Irã tem uma economia quase do tamanho do Brasil...e produz eficientemente matérias primas para tipos de plásticos usados na indústria eletrônica...
A Argentina foi insistência do Brasil. É um mercado consumidor para a indústria brasileira e ainda é rica em lítio, que será importante para a futura consolidação do mercado de baterias elétricas...
Os emirados árabes unidos são o mais irrelevante de todos, mas eles tem petróleo e podem ser um Hub financeiro relevante que agradaria a todos , principalmente China e Índia...
E a arábia saudita tem toneladas de petróleo e tem o poder de regular os preços dele...
o que vocês precisam entender é que o que acontece dentro da política do país não interessa em nada, o que vale é a influência, poder de compra e venda, etc... a discussão não é de qual presidente vai assumir
Hahaha ahahaha só miséria e fome, lindos países para os xinas e russos escravisarem Ahah ahahaha
@@stankiewicz1992 existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio?
Livre circulação de pessoas e mercadorias? E daí que o Egito domina o canal de Suez? Comércio bilateral podemos fazer sem o BRICs...O que isso interfere na economia do Brasil?! Vamos receber algum pedágio dos navios que passam lá?!
até hoje o alinhamento com UE e U$A sómente foi vantajoso para produzirem aqui bens de consumo com mão de obra barato,e comercializarem no exterior!
Vai dar certo sim mano...
Vai dar certo para quem manda !
Eu fico cabreira com mais povos de tendências m uito diversas. China e Índia, até hoje se estranham.
Nem por hipótese os parceiros devem trazer suas tendências políticas pros BRICS.
QUEREMOS TRABALHAR MUITO MAS, EM PAZ!
Tudo neste mundo pode funcionar bem, desde que a prioridade seja o progresso, manter e incrementar as produções dos nossos países.
Desejo sorte e RESPEITO à todos!
Só não entendo essa obsessão em colocar a Argentina... Provavelmente o Br queria colocar alguém da nossa região... Paraguai e Uruguai seriam até melhores opções, mas entendo que a Argentina possui um potêncial bem maior. Só que só ter potêncial, não adianta. Não tão próximo, mas que acho que seria de longe mais relevante, seria o México. Mas imagino que os EUA iam ficar putin com isso haha.
Deve ser pelo tamanho da Argentina. Se ela ficar de fora e cair na mão da Europa, ela será usada para desestabilizar a america latina e bater de frente com o Brasil.
3º maior parceiro comercial nosso, precisamos deles bem pra fortalecer mais nosso comercio.
Argentina fortaleceria bem a posição do Brasil, mas eu preferia Bolívia e Venezuela. Ótimas matérias primas e mais alinhados com o governo Brasileiro do momento. Argentina, dada as eleições, pode dar pra trás.
@@OMagoGuardiao poisé mano! Parece que nem a Argentina, queria a Argentina nos BRICS
BRICS é o futuro, o Brasil está onde deveria estar, mas realmente pode perder a relevância, por isso tem que intensificar sua participação. EUA e Europa Ocidental estado en declinó e isso parece ser irreversível.
Se BRICS é o futuro, prefiro ficar no passado! Um bando de país autoritário se unindo, e o Brasil indo de bucha, juntando-se a ditaduras...
Independente de qualquer coisa, eu torço pelo desenvolvimento econômico do meu país.
A expansão do BRICS é uma necessidade na geopolítica internacional. Dessa forma, os países em desenvolvimento terão mais força, voz e representatividade no cenário global, contemplando 36% do PIB e 46% da população mundial.
existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio?
Livre circulação de pessoas e mercadorias? Para se ter uma ideia o BRICS não pode nem ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes, nada além disso
já tentaram uma vez chefe, chama-se URSS. Bem-vindo a Cuba do Sul
@@amazingtime8882 Tudo tem um início meu caro. Você querer que o BRICS seja uma União Europeia do dia para noite é, no mínimo, acreditar em papai noel. A expansão do BRICS é um importante primeiro passo. Entretanto, depois desse, será necessário continuar se estruturando e se desenvolvendo para ter essa força, voz e representatividade das quais falei acima
@@jonathaspg56 Imagino que você sofra de complexo do vira-lata
Eu acredito que o brasil pode ter mais influência, mas a real é que a china ta querendo usar o Brics, que nem os EUA usam o G7, não dá pra confiar neles...
E além disso, muito dos membros novos que a china quer trazer são rivais uns dos outros (irã e arábia saudita por exemplo), o que vai deixar o grupo instável.
Na minha visão, o brasil tem que se aproximar da india (que tá querendo rivalizar com a china), melhorar relações com a América latina pra criar uma zona de livre comércio, e construir portos pra África
Sim. E o banco dos Bricks vai ficar na China
Acho um movimento interessante, desde que as relações comerciais dos novos integrantes sejam iguais para todos. Isso pode ser uma manobra de China para ter mais alinhados comerciais sob seu domínio.
Somente a vida dos LÍDERES QUE FICAM CADA VEZ MAIS RICOS SAQUEANDO SEUS PAÍSES , ENQUANTO O POVO FICA CADA VEZ MAIS FERRADO .
A professora Marília é muito competente.
Brics: " a padaria que só vende sonhos"-(V.,19/7/23 ,no "Hoje,no mundo militar)
Chora, patriota
Esse aí não é o cara que falou que a Rússia iria falir até 2023?
Os patriotários não aprendem...kkk...canalzim da bozôlandia...kkk
Vc quis dizer “ hoje no mundo da otan”, né?
@cesarferrari3873 é muito chapéu de alumínio, hein! O cara tá achando que tá arrasando! Kkkkkkkk
Qual será o nome do grupo agora? BRICS+?
BRICS e seus amigos
brincs me the horizon
TramBRICS
BRICS 2.0
BRINCadeirinhas
Não existe almoço grátis.
Hoje é festa. Amanhã choro e lastimas. Quem viver verá.
TOMA O L CARAIIIIIIIII - CHOLA MAIS QUE ESTÁ POUCO!
Faltou a entrada da Venezuela nós brics
@LevitinhaBrVenezuela tem boas reservas de petróleo e vive na miséria , o que não faz um ditador comunista com um país...
Esse bloco, sob influência da China e Rússia, está se tornando opositora ao mercado econômico ocidental...
Mais um erro estratégico da política econômica do país... predomina o alinhamento ideológico, não por questões de ordem financeira!
Não se esqueçam que a BBC é uma empresa pública britânica.
Os 2 primeiros colocados nas previas da Argentina 🇦🇷 (Javier Milei e Patricia Bullrich) disseram sobre a possível adesão aos Brics: "Não vamos nos juntar com c0munistas"... 🇨🇳 "Somos contra a adesão ao Brics". Se qualquer um deles for eleito, se aproximarão mais das potencias do ocidente . 🇪🇺 🇺🇸
O ancap de peruca não vai se aproximar do ocidente, ele é anti estado.
E ao fazerem isso, vão ganhar um grande "nada"
@@luansalim3110 Da onde, vão pode continuar lambendo as bolas do estados unidos.
@@luansalim3110 A Argentina só perdeu nas ultimas décadas com politicas de esquerda, principalmente com o kirchnerismo. Se aproximaram mais da China, Russia, Cuba, Venezuela, Irã e o resultado é esse. Isso sim; quando afunda ainda mais.... corre pro FMI pra pedir mais dinheiro.
O dinheiro fala mais alto. O FMI não vai ser bonzinho e diminuir as exigências para o empréstimo porque o presidente da Argentina é de direita ou o quer que ele se denomine. Se o banco dos BRICS ajudar a Argentina a sair do buraco com menos exigências para o empréstimo, obvio que eles vão aceitar continuar no bloco, o povo quer resultado. É isso que importa.
Fácil, se a preocupação dos demais é perder relevância é só criar um "Conselho de Segurança" dos BRICS com os membros originais. Mas evitar o protagonismo da China é impossível
Brasil perde a queda de braço. Até o Irã, de quem o Brasil tinham mais o pé atrás (por causa das relações do Brasil com o Ocidente), foi aprovado. Nenhum desses novos membros vão se opor a uma nova expansão. Vão seguir o exemplo da África do Sul. Parece ter saído de mãos abanando. No fim, o Brasil tem grande potencial, mas precisa fazer seu dever de casa. No mais, parabéns pelo vídeo.
À entrada da Argentina foi um exigência do Brasil. Ninguém saiu de mãos abanando.
@@pomarfilmes1453 , O Brasil não queria nem a Argentina. Foi um prêmio de consolação. Apesar disso, respeito sua opinião.
Vou me informar mais sobre o real peso que essa menção a reforma do Conselho de Segurança pode ter. Talvez você possa ter razão.
@@joaogilberto3901 não é questão de opinião, estou te falando de fatos concretos. Desde quando se cogitou a expansão dos BRICS há meses atrás, o Brasil pleiteou a entrada da Argentina, o que foi plenamente atendido.
@@pomarfilmes1453 , sim, eu soube. O que você acha que o Brasil ganha de concreto com a inclusão da Argentina e essa menção ao Conselho de Segurança da ONU, por exemplo?
@@andersonlugo4316 , sua visão faz sentido, mas vi uma especialista em direito internacional em um telejornal. Ela disse que a inclusão de mais um país faz esses países deixarem o Mercosul para escanteio, o que o Brasil não quer. Talvez sejam até declarações tendenciosas, mas é sabido que Brasil e Índia não queriam expansão para não perderem voz no grupo e perderem prestígio do país fora (embora externamente o grupo ganhe força).
Brasil incluiu a Argentina para não sair ainda mais isolada/enfraquecida. A expansão era inevitável. Não vejo muito efeito prático na declaração sobre o Conselho de segurança da ONU. Se o Brasil tivesse melhorado mais sua economia, o cenário seria outro.
Respeito sua opinião.
BRICS é puramente reconhecimento de potencial e organização para sair de uma estrutura limitante feita pelos países do G7.
Acho que MAIS PERDE QUE GANHA, votei no Lula somente pra tirar o pior presidente da história, mas esta difícil continuar com esses presidentes aqui do BRASIL, faz un ponto dentro e 2 fora.
Argentina putz😢
E Etiópia KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Só pais nota 10😂😂😂. Respeitoso com as mulheres e os direitos humanos.😂😂😂
Ué fizemos Copa mundial em um deles e é um dos maiores parceiros econômicos do ocidente a critica é para quem? Todos fazem negócios com ditaduras na geopolitica atual têm um bloco q finge q não e o outro q deixou as claras escolha oq beneficia a sua nação pq é isso q o G7 faz kkkk
Estão falando dos Árabes e indianos, os caras abusam das mulheres mesmo, no Brasil não é diferente, é feminicidio que não acaba mais mas o problema são outros
Se tem chinês envolvido é maracutaia na certa
Fala menos racista q vi hj
É um grupo de negócio ou é um grupo onde exige muita adaptação em termos de aprimoramento social?
Vocês estão de parabéns por pegar a opinião de apenas uma pesquisadora bem inserida no entendimento da política do mundo multipolar e que conhece bem como a China e Rússia pensam a nova política internavional. Nada ideológico! sqn
Equilibrar a balança econômica é fundamental para garantir a soberania e projetos do país, sem depender de avaliação de nenhum dos lados. Não podemos depender do dito ocidente político, da mesma forma não podemos virar quintal da China. Equilíbrio e neutralidade são fundamentais.
Reportagem fraca diante de tudo o que foi o evento e do texto da declaração final. Mostra que a BBC também tem seu lado ideológico e político 😉
Os BRICS ganham, pois não têm uma ideologia predatória colonialista como historicamente a têm os páises do G7. OBloco também surge da sede de uma reparação histórica dos danos causados pelo vampirismo ocidental.
e comercio de marfim, chifre de rino, pangolins entre outros animais silvestres, bili de urso, busca de riquezas naturais é o que?
O BRICS deveria convidar os Estados Unidos 😂😂 no final das contas todos eles tem as maiores reservas em dólares
Pelo que vejo, não perdemos nada, ainda mais puxando a Argentina pro Bloco.
CLARO QUE BRASIL PERDE COM ISSO
PARA SERVE O BRICS
PARA TROCAR MERCACADORIAS ENTRE PAÍSES ATRAVES DA MOEDA CRIADA BASEADA NO OURO
A PARTIR DO MOMENTO QUE INVEZ DE EU TER APENAS 1 CLIENTE PARA COMPRAR, EU TENHO 10 OPÇOES DE COMPRA
QUE ESTAVA POR CIMA ACABA PERDENDO ESPAÇO (BRASIL) NESSE CASO
⚠ Nefasta Agend@ 2O3O avançando… e NINGUÉM REJEITANDO!
Bem da hora isso de acabar com a hegemônica do DOLLAR , mas nao sei se a china é um exemplo a ser seguido ! Quem lembra da pesca predatória perto do Amazônias
Acredito que o BRICS vai crescer muito pela frente. É só o inicio de um grande empreendimento global.
Os EUA é União Europeia continua sendo (com folga) os maiores parceiros comercias do Brasil na compra de produtos industrializados. A china é o maior parceiro comercial pois o Brasil é os países da região exportam commodities (baratas) que a china usa como matéria prima para sua indústria, pra depois exportar para o mundo. Essa relação do Brasil ser um "fazendão" como a china é ótima para as mineradoras é o agro para a indústria é ruim pois não consegue competir.
Tão achando que a china é boazinha KKKKKKKKKKK
@LevitinhaBrentre 2003 e 2017 o PIB da Etiópia saiu de 8 pra 80 Bilhões de dólares, atualmente já tá em mais de 111 bilhões só pra vc ter uma noção da taxa de crescimento daquele país, fora que de 2000 pra cá simplesmente TUDO deu um salto gigantesco, óbvio que tá muito longe de ser um paraíso e tem vários problemas a serem resolvidos, mas te garanto que eles não vem pro Brics pra pedir dinheiro 👍🏽...
Única potência mundial que nunca colonizou um país ou continente...
@LevitinhaBr vai estudar a história de tibet...
O Brasil não têm nada a perder,foram 500 anos de colonialismo Europeu,Americano e Ocidental,chegou o momento de darmos um
basta nesses sugadores de pátrias,chegou o
Momento de decolonizar,ou seja ,da existência de um mundo único,imposto pelo
capitalismo,Vamos a Luta,um mundo novo pode ser melhor!!!!ele está nos esperando,basta! querermos,tudo é possível,
nesse planeta e modelo de vida atual,com um vencedor e 99 perdedores!!
Não é possível ver legendado 😢
É difícil e sem saída para imaginar que o BRICs poderia enfraquecer o Dólar. Quem ver o crescimento de BRICs já, talvez seja um aluno de escritório de advocacia (entende tudo e não sabe nada de administração, economia a curto e longo prazo). BRICs é um negócio ainda e ainda imaginário e não tem como prever nada agora.
Arapuca
O choro é livre UE!
Hehehe
🇧🇷🌹✊
O Brasil é uma area de manobras, nao uma naçao respeitada. Observem. Essa moça disse sobre a questao ideologica do brics. Em telacao ao conselho de segurança da ONU. O criterio se aplica? Existe ou nao um sentimento antibrasileiro na politica internacional?
Culpa do Bolsonaro
N existe anti brasileiro é sim anti americano, pois Rússia é China tem divergências com EUA
@@jeffbelfort7598 pq será ?
e o PT?
Brasil não é respeitado nem no Brasil, quem dirá lá fora
Aguardem e verão o que o Brasil vai ganhhar.
É necessário muita cautela, para que o Brasil não perca credibilidade com grandes agentes econômicos.
Já perdeu toda credibilidade A Argentina entrou E vai querer passar o Brasil pra trás
Senti falta da democracia relativa Venezuelana do cumpanheiro Maduro no Bloco. Mas com a entrada do Irã, o bloco vai bombar, espero que não literalmente, mas há chances rsrs...
Os 5 países fundador Que devem liderar o bloco
China vai liderar, brasil é insignificante
BBC britânica falando dos brics. Não dêem ouvidos galera. Lembrem q eles fazem parte do G7 e querem te manipular.
Quer dizer, o Brasil ganha nada, vai continuar um mero seguidor
Acho que o Brics deve se aproximar é da África, principalmente A infraestrutura da China e a indústria Brasileira. O Brics tem tudo pra não deixar a África se transformar num depósito de atraso, lixo eletrônico e pessoa faminta. A universidades e empresas brasileiras tem muito a ajudar a África e gerar valor e soberania pra todos...
o Brasil quer entrar no conselho de segurança na Onu, mas é tipo, um desejo muito dificil, do tipo, "louco e sonhador''
So queria saber o objetivo desse bloco, e de livre comércio? Apoio financeiro ? Não tem nenhum objetivo claro…
Objetivo é afundar junto com a China, que vai quebrar logo logo. Os números não mentem, a crise demográfica na China será severa
Ja era assim antes da expansão, os países integrantes tem que crescer.
Argentina é tão incerta na política, a cada 4 anos é um governante com um pensamento totalmente diferente.
Mas o Brasil não fica muito atrás nesse quesito...
@@isabellafrancine1287 no Brasil isso só aconteceu com Bolsonaro.
É bom que hajam mais alternativas no mundo relativamente às atuais organizações, mas os BRICS parece que será a China a ganhar escala face ao Ocidente, e o Brasil e principalmente a Índia terão alguma coisa a ganhar com isso?
Com certeza absoluta será líder
Para quem conhece o mínimo do mínimo do mínimo do mínimo de política o avanço e o crescimento do Briics. As rntrigas a destruição, externas e de infiltrações internas irão se intensificar .
Desculpe a ignorância da pergunta, mas... Pq a Etiópia? 🤔
Resumindo: com o brics vamos deixar de ser quintal dos eua e vamos virar quintal da china
Brasil ganhando alguma coisa de país Rico? 🤔🤔🤔
achei ate que meu celular tava tocando com esse som no fundo kk
A maioria dos Brics nao conta muito.
O Euro criou exigencias para a entrada dos Paises, o Brics não, achei um ponto negativo.
Teve critérios, sim.
Óbvio que tem exigências, caso contrário teria entrado muito mais países
Não tem nem comparação. A integração da União Européia chega a ser comparado a uma federação.
O Brics nada mais é do que um grupo de alunos fracos se juntando a um fortinho para ver se conseguem peitar o Bully da escola.
@@LeonardoMenezes03verdade e esse fortinho também tá passando por uma crise econômica. O crescimento da China está estagnado e o calote feito por uma grande imobiliária chinesa acendeu o sinal de alerta.
@@LeonardoMenezes03 e uma hora o bully sempre se fode...
Já perdeu muito com os EUA e países europeus.
Infelizmente acabou a competitividade, não existe mais nenhum adversário à altura dos BRICS no mundo. Talvez, a exemplo da Crimeia, que se mudou da Ucrânia para a Rússia em busca de maiores desafios, esteja na hora do BRICS ir pra Alfa Centauri.
Haha você vive numa bolha enorme para achar que essas ditaduras são tão relevantes assim rsrs . Existe alguma taxa de exportação/importação diferenciada entre o BRICS? Livre comércio?
Livre circulação de pessoas e mercadorias? Para se ter uma ideia o BRICS não pode nem ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes, nada além disso
Juntando todos os integrantes, ainda sim não superam o pib dos EUA
@@amazingtime8882 Se você pensa assim, acho melhor trocar seu carro por uma bicicleta, já que o petróleo não significa mais nada
@@marcosventura2604 juntos o novo BRICS tem PIB maior que o G7
@@amazingtime8882 kkkkkkkk ditadura não compra e vende mais, China não movimenta quase nada da economia mundial, a Russia quase não exporta tecnologia e minerais.. e quem vive na bolha é o outro ainda kkkkkk lunático
O Bolsonaro criou nova ceita cheque Ouro e pix
CEITA ? COM C ???
Nosso Presidente parece ter a postura escorregadia. E Argentina...nós vamos sustentar provavelmente, a troco de quê não sei.
Já está sustentando lula tá usando os recursos do Brasil e mandando pra Argentina e Argentina e a Argentina vai lá e tá bloqueando os barcos do Brasil cobrando taxas pra poder passar e vc não vê a globo mostrar isso protegendo o pai lula
O certo seria o Brasil explorar até o talo a Argentina, mas duvido muito que isso aconteça kkkk.
Ao invés dos velhos imperialistas ficarem "destilando dor de cotovelo" por quê não pedem logo pra entrar pros BRICS também.
Com a expansão do bloco o Brasil só tem a ganhar...o poder econômico sempre prevalecerá...e o Brasil é o terceiro país depois da China e Índia com maior poder econômico...o Brasil pode negociar junto com a China e Índia um assento permanente no Conselho de segurança da ONU.
irã e argentina? aí nao
@@imgs______________ não tenho domínio com a questão do lítio mas em matéria de economia atual é certo que a Argentina é um país quebrado inflaçao de dois dígitos mensal não sei como isso pode ser bom pro Brasil, que por sinal quer até emprestar dinheiro pra eles.
@@brutusdashow5003 Lítio é usado pra fabricar baterias, como as usadas em carros elétricos e a argentina tem a terceira maior reserva de lítio do mundo. Ele é tão importante, que após a tentativa de golpe na Bolívia, o musk foi no twitter falar que o estados unidos iria derrubar quem eles quisessem pra obter o lítio e era pra aceitarem.
@@imgs______________ Nem só de uma matéria prima vive um país. A Venezuela por exemplo tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo e possui uma economia em caos.
@cesarferrari3873Nao entendi seu comentário, eu n sou partidário do bolsonaro. Fiz um comentário do ponto de vista econômico pensando no q é melhor pro Brasil, q é o q vc deveria fazer ao invés de ficar estimulando brigas e polarizaçoes que nao sao boas pra ngm alem dos proprios politicos de estimaçao que alguns como vc tem.
@@Leafaultinteressante a informaçao, vou procurar saber mais sobre esse assunto
SÓ FALTOU INCLUIR A KOREA DO NORTE😂😂😂
No mínimo está incluída porém está inibida.
Entra na próxima com Cuba ou só incomoda se for vermelho? já entrou as ditaduras Monárquicas capitalistas do oriente médio e o país têm como membro fundador um país socialista oq vc tá esperando?
Eu não acho uma boa é juntar esse bando de ditador no bloco!
Ditador não tem q ter apoio nem vez!