democratico e livre pra quem zé ruela? Quem manda nos eua não é população, são os empresarios, uma republica lobbysta, não atoa eles gastam trilhões em exercito pra financiar a industria belica deles, enquanto tem gente sendo expulsa de hospital pq não tem plano de saúde@@LucasCarvalho89053
@@marcelinaferraz6635qual interesse da OTAN, essa mídia Alemã? Só economia 💸, manter mão sobre 🇧🇷, como NeoColônia de exploração, como Europeus/EUA impõem a parte da África. No 🇧🇷 como esse papo furado de neoliberalismo, com privatização, enquanto na EUROPA/EUA (eletricidade é sob controle do Estado, como Estado induz o crescimento, fazem o contrário do que indicam ao 🇧🇷 pra segurar nosso avanço.)
@@35327290Vargas era muito complexo, pois mesmo sendo ditador foi eleito presidente democraticamente. Minha bisa, por exemplo, gosta dele. Getúlio tem pontos negativos e positivos!
Pq o brics não é um tratado de aliança econômica , são várias ditaduras em um grupo só, O Brasil com o veio bolso ia entrar na OCDE, Agora com o 9, ele colocou a gente com argentina, irã, Arábia, e a porr4 da Rússia em guerra.
O USA é ocidente sim amigo. Inclusive eles tem algo chamado destino manifesto na constituição deles em que eles se garantem o povo escolhido pra ditar o que a humanidade faz ou deixa de fazer. É que o conceito ocidente é mais 1 conceito político assim como o Sul Global.@@johnv1271
Perfeito! Alemanha é influência dos EUA. O Polo EUA e Europa está mudando para os brics, multipolar para os brics e não mais para os EUA. Se os EUA quiser que venha junto.
o G7 representava cerca de 50% do PIB global e o grupo BRICS representava cerca de 10%, mas na atual década o G7 caiu para menos de 30% e o BRICS superou os 30% do PIB global. Portanto, o BRICS representa cerca de 1/3 da economia global, 40% da população mundial, 18% do comércio mundial e contribui com 50% d o crescimento econômico mundial. Agora com super BRICS maior poder, como domínio de terras raras e dominio de 80% petróleo mundial, 50% da população mundial etc...etc com moeda única terá comércio intensificado. Quem arriscará fica de fora???
Pagar e deixar termos armas nucleares, um absurdo o Brasil desse tamanho para se proteger ainda não tenha essas armas poderosas para a defesa do nosso país
@@alanhenrique6507armas nucleares? Concerteza você não entende nada de geopolítica e da situação atual do país, o Brasil apesar de ter capacidade para construir uma bomba não é vantajoso gastar bilhões em algo que quebre um acordo global da ONU e que provocaria profundas recessões econômicas ao país, alem de que o Brasil tem grande relevância diplomático e não ter motivos cabiveis para investir neste tipo de tecnologia, além de que o Brasil tem prioridades maiores em relação a mudança no DIT como a consolidação da industrilização e o combate às desigualdade
*Ocidente = na geopolítica é: Europa, nas Américas apenas USA e Canadá e Oceania Austrália e Nova Zelândia. Latinos Americanos, Africanos e países do hemisfério sul ,estão fora.*
A política anti imigração dos EUA deixa bem claro isso, o muro do México mais ainda, nem a Coreia do Norte que segundo o ocidente proíbe a saída dos seus cidadãos possui um muro como esse na fronteira com a China, patético.
Curiosamente ninguém usa o fato dos EUA terem uma uma economia MUITO mais relevante que os outros membros do G7 como forma de questionar o grupo. Fora que o G7 já tem mais de 30 anos e o BRICS nem 15.
@@cmbernardes sai fora, vira lata kk. China é sim um gigante, mas o potencial geopolítico do Brasil é enorme e estamos em um dos nossos melhores momentos para isso.
Para vc ser anti ocidente vc tem que ter alternativas para superar o ocidente. E não vejo futuro em paises como argentina, irã, etiópia.... o brasil está trilhando um caminho muito perigoso. E a china é duas caras assim como os Estados Unidos. Não existe pais bonzinho em lugar nenhum. Cada um age de acordo com os seus próprios interesses. E o interesse do Brasil é ser sempre sombra de outros paises ?
@@novohomem1003mas a China tem um tom pacificador, não invade países, não coloniza, não destrói com guerras os países, veja os últimos casos Iraque, Líbia, Afeganistão, Vietnã...
@@marcelofernandes4010 Sim! É uma frase tão simples. Porém de difícil compreensão, principalmente para algumas pessoas ineptas e incapazes que põe a ideologia acima dos negócios. Isso aconteceu muito no segundo governo do atual presidente Lula e também no último governo do ex presidente Bolsonaro. Quando se isolou de grande parte do mundo por motivos ideológicos. Espero sinceramente que o governo atual, priorize o Brasil,a economia e o bem estar das pessoas e não as ideologias ou preferências políticas. E respondendo a sua pergunta, não me acho um gênio, porém lendo sua escrita de forma analítica, percebo que com certeza sou bem mais inteligente e preparado do que você!!!
@@FufucaCacildis Esse é um dos maiores problemas desse país. Não temos uma identidade nacional, grande parte dos políticos brasileiros só pensam nos beneficios pessoais,e esquecem do país como um todo. E infelizmente isso só irá melhorar quando os eleitores brasileiros evoluírem e passarem a votar nos projetos e não nos candidatos, dentre outras coisas.
@@GeorgeClayton1010Como os eleitores evoluirão se a educação não é boa? Se vários homens engravidam mulheres e fogem, igual o cara que engravidou minha mãe fez? Como os eleitores evoluirão se as músicas são lepo lepo, vapo vapo, tche tche re re? Como os eleitores evoluirão se trabalho de pobre é ser faxineiro, vender bolo na esquina e correr de bicicleta com iFood e não tem dinheiro para escola boa particular, já que na pública até professor falta? Como? Não dá. É igual uma construção civil, precisa de base. Nesse país base é para poucos. O resto é literalmente, o resto. O país do futuro, nunca o país do presente. Pelé já pediu décadas atrás em 1969 para o Brasil olhar para as crianças. Esse país é só uma grande extensão territorial com um aglomerado de gente com interesses desconexos uns dos outros.
@@joseferreira7636 O problema é que com os EUA estamos bem no “quintal” deles, que batem as nossas portas, agora a China está do outro lado do pacífico bem, mas bem distante do Brasil, se algum dia a China se preocupar com outra potência vai ser alguma perto dela, como a Índia e os países do Sudeste Asiático
Para vc ser anti ocidente vc tem que ter alternativas para superar o ocidente. E não vejo futuro em paises como argentina, irã, etiópia.... o brasil está trilhando um caminho muito perigoso. E a china é duas caras assim como os Estados Unidos. Não existe pais bonzinho em lugar nenhum. Cada um age de acordo com os seus próprios interesses. E o interesse do Brasil é ser sempre sombra de outros paises ?
Isso é culpa do individualismo que inclusive restringiu as democracias ocidentais a mero formalismo sem base nacional, cultural ou social e este rumo vem os levando ao colapso.
eu acho correto isso. Se houver clareza com o grupo e for algo justo não vejo problema. Tudo deve ser bem esclarecido. Brics é uma grande parceria econômica para o brasil.
@@isaalencar9051 Só na idéia da DW, que está ajudando a disseminar esse ridículo e promover outra guerra fria. Reordenamento geopolítico não significa ser anti ocidente.
A Reportagem claramente, tenta minimizar a potência dos BRICS! Os conflitos internos são coisas normais.Mesmo nos grupos de países maís desenvolvido s também acontece essas divergências.
Parece até ser estratégia maximizar as divergências internas dos BRICS para joga a opinião de massa contra eles.... É de interesse alemão/ocidental moldar a opinião pública contra aqueles que no futuro poderão ser seus concorrentes.. o Ocidente sempre fez jogo sujo no tabuleiro global, e o mais impressionante é que muita gente sempre acredita na versão deles, afinal são brancos europeus dizendo isso, uma casta superior de homo sapiens... Fato é que continuarão perdendo relevância, tal como o Paulo Guedes uma vez disse: Se não tratar bem o Brasil, eu ligo o fod.....-se .. Goste ou não do PG essa frase foi linda!
Vale a pena ressaltar que esse canal de notícias é da Alemanha então certamente está divulgando os interesses de um país europeu pra influenciar a população, já estamos vendo os meio de comunicação ocidental adotar o jornalismo de guerra contra os BRICS
Vai demorar muito par os BRICS se tornarem o maior bloco mundial. Maior parte dos membros são países populistas e em regimes autocráticos. Eles não querem mandar totalmente, mas têm essa ideia de serem o principal bloco mundial. Conseguiriam respeito e destaque se a Rússia não estivesse em guerra com a Ucrânia, o Brasil fosse um país mais avançado, não houvesse subestimação dos outros países com relação a China... Isso houve em 2000. Antes até. Criaram a China como concorrente máximo dos EUA e hoje é real.
@@eliasokarase tá ligado que sempre que os excluídos se unem e não tem pra ninguém, né? Imagina com a China e Rússia fazendo uma doaçãozinha de algumas bombas nucleares.. o EUA vai tremer as pernas, mas pra isso acontecer tem que haver mais confiança e algum pacto defensivo, ou Slá.
Os que se dizem Ocidente nunca consideraram o Brasil Ocidente. O Brasil está correto em buscar seus interesses. Europa e USA sempre viram o Brasil com desprezo.
O que faz vocês pensarem que vai ser diferente ? Se antes os EUA nos faziam de gato e sapato, agora será a China. Não se iludam, o Brasil continuará sendo um nanico na ordem mundial.
Mas não justifica colocar a Argentina no BRICS, já que os argentinos pensam que são europeus e querem bancar de bom pra cima dos brasileiros mesmo estando toda lascada...
Eu estudo na primeira universidade a ter o curso de relacoes internacionais (Aberystwyth Univeristy). Dois novas grades estao surgindo para entender esse movimento fortissimo dos BRICS. Eu acredito que sera uma grande potencia um dia e eu espero que os paises membros tenham mais soberania do que os 'paises do norte'
@@rmflz Bem, um deles se chama na tradução p português “diplomacia e liderança econômica” e o outro “países médios e sua influência econômica” ambos estudam o BRICS
Se voce estuda relações internacionais, já deve ter estudado sobre como a disputa interimperialista resultou em duas guerras mundiais. Os nacionalistas estão eufóricos, mas a humanidade vai sofrer com isso, e bilhões de pessoas vão perecer nas guerras que vão acontecer caso a situação se agrave. O Brasil deveria não se alinhar a esse bloco de maneira cega, porque isso nos tornara um alvo de um lado e de outro claramente somos apenas "o fazendão" da China. Essa soberania toda é uma ilusão. E eu também cririco a própria ideia de soberania. A soberania dos estados precisa ser limitada por instituiçoes internacionais. Estasos que não tenham seu poder limitado por instiuicoes internacionais do lado de fora e por controles democraticos do lado de dentro, tendem a violar direitos humanos e a passar por cima da autonomia de outros paises, porque esse jogo de "soberania a qualquer custo" é um jogo de soma zero. A competição geopolitica é um desastre e isso compromete o nosso futuro. Deveriamos não nos alinharmos, a menos que nos ofereçam vantagens muito grandes. Deveriamos negociar com os dois lados para ganhar o que pudermos tirar vantagem (apesar de que a China nunca vai importar bens de maior valor agregado do Brasil, isso é uma ilusão) e depois entrarmos no lado vencedor ou nos posicionarmos para reconstruir as ruinas que o norte global irá se tornar caso ocorra essa guerra mundial. E por isso mesmo eu defendo que o Brasil crie um outro bloco apenas com paises do sul global. A ideia é evitar envolvimento com a disputa entre ocidente e bloco eurasiatico e se aproveitar da proteção que os ventos alisios nos dariam em caso de inverno nuclear. Também devemos presar por valores como democracia, direitos humanos, igualdade de genero e anti racismo.
@@rmflzexatamente. Ao que tudo indica, a China buscara um enfrentamento agressivo com o ocidente e isso podera trazer muitos problemas para nós, como sancoes, conspiracoes contra nosso governo e ameacas. Por um outro lado a China ja demonstrou que nao se interessa pelo nosso desenvolvimento. Eles querem explorar nosso mercado de commodities, agravando nossa industrializacao. E agora querem pagar a soja, o gado e o minerio com a moeda deles ao inves de dolar. Dolar que eles tem de sobra. Ou seja, eles querem nos tornar totalmente dependentes da industria deles, pq nos deixariamoa de ter dolares baratos aqui e seriamos cada vez mais obrigados a comprar manufaturas chinesas ao preco que eles quiserem pq nos nao teremos dolares para comprar produtos ocidentais ou do japao ou asean (e provavelmente India, pq os indianos nao querem se curvar a interesses chineses). Vamos nos tornar uma colonia do imperialismo chines, e a esquerda brasileira, por ter rancor dos Estados Unidos esta caindo nessa armadilha, vendendo tudo aqui a esses imperios reacionarios, achando que existe progressismo em um bloco de ditaduras ultranacionalistas. Agora tem até arabia saudita, provavelmente um dos regimes mais reacionarios do planeta. É uma ilusão acharem que um bloco cheio de petromonarquias do golfo vai permitir coisas como bancos de investimento que nao imponham austeridade estilo FMI. Arabia Saudita e Emirados Arabes são totalmente capitalistas e alinhados com a logica laissez faire. A China nos imporia condições draconianas caso deixemos eles controlarem a nossa divida externa. Nós deveriamos explorar o relativo enfraquecimento do ocidente para extrair condições ao invez de nos alinharmos automaticamente com um pais que nos ve como uma fazenda. Somos o quintal da China agora, e o proprio BRICS nao tende a ser coeso, pq o navionalismo hindu é anti chines, e provavelmente vai ser cada vez mais dificil conciliar China e India no mesmo bloco.
De fato, Bostil é pobre e menos branco, você acabou de denifinir perfeitamente o motivo que essa terra sempre será colônia perante aos impérios kkkkkkkkk
@@lucassobrinho6501 Eu acho que você sequer sabe o que "vira-lata" significa no sentido racial, mas eu não me surpreendo, você é dos trópicos e rasteja na sua lamentável existência.
o problema é o Ogro lula querendo ser príncipe, isso pode dar separação do Brasil e isso seria o fim de ym povo para socialistas que odeia o verde e amarelo, e odeia também a paz daqui uns tempos teremos terrorismo e o Ogro deve amar se isso ocorrer, pois para lula só lula interessa seus jumentos adestrados também devem amar isso
Discordo, não vejo esse pensamento " antiocidente" esses países apenas acordaram, começaram a se apoiar por ser mais lucrativo. Não faz sentido continuar se apoiando no dólar.
Exato , o dólar é podre , moeda fiduciária sem lastro nenhum. O seu lastro é a palavra do governo americano que tem uma dívida que supera p próprio PIB do país.
Primeiro: Estados Unidos não é América, apenas um país dela. Segundo: A Europa tá se doendo tanto com a expansão dos Brics que não fala de outra coisa e vive dizendo que tá cheio de problemas, mas a verdade é que ta crescendo rápido em poder financeiro e político. Terceiro: os Brics não podem ser silenciado agora com 11 integrantes é 35% do PIB mundial.
O absurdo é atitude tua de generalização.🙄🤦🏻♂️ Não existe unanimidade para ser tão enfático pra afirmar que o Brasil isso ou aquilo. E o pior é a estupidez pra tolerância a violações da carta da ONU e da declaração universal dos direitos humanos.🙄🤦🏻♂️
Engraçado essas analises sempre ambíguas dos meios de comunicações que tem em comum sedes europeias kkkk, o dito ocidente nunca fez nada de notável em mais de 50 anos pelo Brasil nada mais natural procurar outros parceiros econômicos.
@@luizpaulo808América é como os EUA designam a eles mesmos de forma informal.Os EUA fazem questão de dividir a América em dois continentes,a América do Norte e do Sul.Aliás se Donald Trump,dos republicanos,vencer as eleições nos EUA,ele vai fazer questão de taxar os produtos brasileiros e obrigar empresas norte-americanas a se instalar de volta nos EUA,as indústrias de produção.
É esquisito presumir que EUA e UE sejam proprietários exclusivos do ocidente. Se esse for o caso, é extremamente saudável se afastar cada vez mais desse tipo de pensamento, visto que são responsáveis pela maioria das desgraças da história global e ainda hoje se enxergam como colonizadores do mundo. Especialmente poder ficar longe e o mais independentemente possível dos EUA que nas ultimas décadas se empenhou em sabotar qualquer país que começasse a se desenvolver. Como a Europa infelizmente se comporta como cachorrinha dos interesses dos EUA, é igualmente nociva em seus interesses. Além disso é bem hipócrita achar que EUA seja modelo de democracia, um país que gera cada vez mais miseráveis e no qual não há uma real democracia, mas políticos fantoches subservientes a interesses de grandes corporações. Não que os demais atores no BRICs sejam perfeitos, mas comparados aos interesses estadunidenses, é mil vezes mais vantajoso ter sim uma capacidade de ser independente.
O Governo Americano não é justo nem com os próprios cidadãos. Uma suposta Democracia que cobra altos impostos e com alta taxa de desemprego, sem direito a educação e saúde pública gratuita.
Não se Esqueça da China e Rússia que assim como EUA e UE se comportam como proprietários Orientais do Bloco. Afinal o Imperialismo não é exclusivamente Americano e Europeu, preste atenção nisso.
@@rafaelmiranda9556Só Tem Que a China Nâo diz o que Nós Brasileiros Temos de Comer,Vestir ou se Comportar,Nâo Espalham Terror e Divisâo E Segregação e Guerra Cultural de Grupos distintos..
melhorar o Brasil e criticar o domínio estadunidense = ser anti ocidente? E oq é o "ocidente" de fato? não seria Brasil e Cuba ocidente enquanto Japão e Coréia do Sul não? a maior parte da África não é parte do ocidente?
Na visão do "ocidente".. ser ocidente é primariamente ser Rico, não basta apenas ser branco (Argentina, Russia) e cristão (Brasil, Ethiopia).... Japão é Ocidente pra eles porque mesmo não branco e cristão tem "bala na agulha"..... Eles veem o Brasil como lugar exótico cheio de plantação de café e soja e that's all.... Vão cada vez mais perder importância no tabuleiro global....
@@digitandoshshuaNão existe um "ocidente político", ocidente é um termo que concerne exclusivamente aos polos geográfico e cultural. As duas divisões econômicas e políticas que existem de fato é o Norte e o Sul Gobal, que agrupam tanto países do ocidente quanto do oriente.
@@renelacorte1852o bloco ocidental é onde estão presentes a grande maioria das Democracias, com respeito pelos direitos humanos e também em termos religiosos a Cristandade.
@@matosos79 Respeito aos direitos humanos daqueles que colonizaram, escravizaram, e que cometem genocídios de outros povos? O termo terceiro mundo surgiu para os países que eram neutros no início da segunda guerra
Engraçado os Eua intalaram fabricas no Japão China investiram na Coreia do Sul e o Brasil so foi pareceira para lutar na Europa durante a 2 ⁰ guerra . Poque será que a América Latina não tem investimentos?
@@renelacorte1852 Os eua NÃO querem uma potência em.lugar NENHUM, por isso é uma grande FALÁCIA essa estorinha de que ajudaram a CHINA, a Coréia do Sul ou o JAPÃO.... 😀😁😂🤣😃
E desde quando o H7 da ataque de pelanca ? Quem tá usando o assunto são as midias pra ganhar views. Você pra não ver isso deve ser um dos que acha que o BRICs pode bater de frente com o G7
@@gabrielbraga3382 kkkk meu anjo, mês passado o senado do USA estava pondo os militares para depor sobre os “ETs” que eles estavam em “posse” 🤣🤣🤣 Cada um tem suas bizarrices… então pare de da chilique
A india é tão metirosa quanto o brasil. Depois da adesão do iran, ela ja anunciou 1bi de petroleo sem usar o dolar. O brasil vai fazer a mesma coisa. Fica vendo.
@@ALEXOXAVIER39 a China não? A China faz negócios com mundo todo! É mais liberal que o Brasil, a burocracia é mais simples! Os EUA viu que a China cresceu muito, querem impedir isto, eles sabem que a palavras deles afetam esse mundo e os países têm que obedecê-los a todo custo mesmo que sejam mentiras! Quem cria narrativas são os EUA, querem proibir o que os outros tem que fazer! Não existe livre mercado, existe protecionismo, é o que os States estão fazendo, eles tem o poder nas mãos!
@@Andrelast-cf9th sim, você tá correto, os EUA a frase é "Faz o que eu mando, não faz o que eu faço",a Rússia e a China já estão cansados disso e peitam mesmo,no caso do Brasil e da Índia ,por ainda serem países em desenvolvimento , não peitam ninguém,a China tenta se espalhar pelo mundo,assim como os EUA,mas esse não deixa ,e sempre vai arrumar uma fumaça para ter fogo,fez e continua fazendo isso na Americana Latina a séculos,ainda nós aparece um pateta lá na Argentina de extrema direita dizendo "Vou negociar só com os EUA e vou dolarizar nossa economia"Isso soa como música para o Tio San.Ja o Brasil tenta a todo custo sair deste quintal,pulando o muro as vezes,mas sem nunca deixar a casa toda ,que é o Ocidente, resumindo,o que o Brasil quer é soberania ,parceria que traga resultados, e não "patrão". O problema é que aqui ainda estamos naquela mentalidade de guerra fria de "Comunismo x Capitalismo",prova disso é esse candidato na Argentina e na polarização política em nosso país, não existe comunismo nem capitalismo,o que exitem são modelos de desenvolvimento,no caso ocidental ,os Progressista que onde o Estado atua para promover o Desenvolvimento,e os Conservadores, onde o Estado sai e entra a figura da iniciativa privada,todos os dois tem seus pontos positivos e negativos.Mas tá certa a sua colocação.
O Brasil na verdade tem varios dilemas. O primeiro e mais importante é a relação com os paises desenvolvidos do Ocidente, Europa e Estados Unidos. O Brasil é histórica e culturalmente influenciado por essas regiões e tem elas como modelo. O Brasil copia tudo dos EUA e em parte da Europa. Por outro lado em relação ao Brasil os EUA e a Europa têm um certo desprezo, veem o Brasil como um país eternamente atrasado e povoado por povos meio selvagens e folgados, apesar de boa parte dos brasileiros serem de origem europeia. Como se tem visto nas relações do Mercosul com a Europa, os europeus nao fazem nada para favorecer o acordo, usando o meio ambiente como pretexto para prejudicar o Brasil . Entao o grande dilema do Brasil é esse. Foi empurrado pelas circunstâncias para um grupo com o qual nao se identifica nem histórica, nem politica nem culturalmente, no caso os BRICs e por outro lado nao tem livre acesso ao grupo ocidental com o qual se identifica mais ou seja o grupo dos 7. O Brasil ainda vai conviver um certo tempo com esse dilema e muito vai depender de como vai evoluir a política e a economia do país.
realmente se pegar nossa história estamos muito perto do ocidente, embora o ocidente não nos considere como "ocidente", eles nos empurram para fora do clubinho deles, logo não podem choramingar por quermos fortalecer os BRICS. Cuturalmente falando hoje em dia, os brasileiros não tem nada a ver com o europeu, somos muito mais folgados, sem noção, mal educados, retardados do que o europeu médio rsrs
Nós copiávamos tudo dos EUA e da Europa há 100 anos atrás. Já estamos há 30 anos dando uma de doidos e querendo "trilhar nosso próprio caminho"... Quando copiávamos, fazíamos tudo errado. Agora que fazemos o nosso, também fazemos tudo errado. Problema do Brasil é o brasileiro e seu culto à malandragem, não tem nada a ver com G7 ou com BRICS...
Acredito que exatamente por isso o Brasil deve se posicionar firmemente como uma nação que desenvolve soluções sustentáveis, pró meio ambiente e exportar tecnologia nesse sentido. Nosso maior recurso geopolítico hj é a Amazonia e nossos demais biomas. Mas é triste ver a pressão oara destruir esses recursos, pra seguir exportando petróleo a preço de banana pra país rico pagar de sustentável.
@@carolinafd Entre 1998 e 2003 militei no Partido Verde, em Santa Catarina. E entre os objetivos do partido havia justamente esses. Ou seja já se falava disso há mais de vinte anos! No entanto o partido caiu em mãos de lideranças oportunistas que acabaram usando o partido como sigla de aluguel. Infelizmente no Brasil boas ideias não faltam, faltam pessoas e lideranças sérias para levá-las adiante.
O canal DW é alemão e portanto têm preocupações europeia. O BRASIL não têm espaço para desenvolvimento se depender dos EUA e EUROPA então acho melhor se juntar aos BRICS
N sei se teremos um moeda do brics. Mas com certeza precisamos fortalecer o real. Estar na mão do dolar eh horrível. Políticos americanos ja falaram q se o dolar n for moeda mundial, eles n poderiam fazer sanções no mundo.
Vocês vão se arrepender disso kkkkkk ,fazendo aliança com um monte de ditaduras hipócritas que na primeira oportunidade fazem o mesmo que criticam nos EUA . Vocês são tão nojentos quanto quem controla os EUA pois apoir ditaduras bem longe é fácil assim como alguém da casa branca dava ordem pra bombardeios no iraque .
A matéria é valida, bem vinda, MAS a chamada parece mais exercício de futurologia, as coisas estão se movimentando, as possibilidades são amplas, mas a chamada é direta, absoluta, como se uma hipótese fosse fato. Espero mais da DW Brasil.
É possível que a entrada da Arábia Saudita, Emirados Árabes e Irã, ajude a aumentar a o potencial do Banco dos BRICS. Na verdade quem está polarizando é os Estados Unidos
Não vdd o governo brasileiro não sabe o que quer! Se tivermos a oportunidade de mudar e evoluir como nação, tenha a certeza que iremos perder mais uma vez infelizmente, aliás aproximando desses governos totalitários, nossa pseudo democracia vai minguar pode ter certeza 😢
E só pra concluir: o que o tão maravilhoso ocidente tem feito no mundo além de pilhar, destruir e relegar à miséria os países onde colocaram seus tentáculos? Fala aí, DW!!!
Os BRICS é um opção vital para países oprimidos pelas atuais potências mundiais, por ser plural mesmo um membro menor será mais soberano, afinal no mundo atual "obedece quem tem juízo e manda quem pode". Mesmo para os NÃO membros haverá um conjunto plural em que uma nação poderá ser livre da exclusão. O BRICS não deve ser monolitico, como os países do G7 e tambem não devem ser visto como inimigos, o planeta é de TODOS, o que não pode mais é a riqueza de poucos a custa da miséria e pobreza de muitos.
Occidente es más que solo política, hay literatura, música, cine, etc... Formar un bloque político con paises orientales no quiere decir que Brasil se esté tornando menos occidental. Lo mismo pasa con Rusia. Muchos olvidan sus aporte a la cultura occidental.
Este site me deixa dúvidas de sua análise sobre o BRICS pois é Alemão, que esta na União Europeia, e sempre apoia o EUA, portanto representa o G7. Em suma, a análise do site é contra o BRICS e qualquer proposta multipolar, pois não podem perder seu status quo, como quando do fim do colonialismo, e depois os planos de apoio bilaterais de "desenvolvimento", que o Sul global (América do Sul, Asia, Oriente Médio e África) recebeu e se perdeu.
@@fabiohadad8524pois é. Alemanha é que mais perdeu com a guerra ali na Ucrânia. Até o gasoduto os Estados Unidos sabotagem e explodiram. Alemanha agora tá no verão. Mas logo virá mais um longo inverno.
Acho que o Brasil saiu com sua influência igual ou fragilizada, uma vez que a China não deu a certeza que queríamos a favor de termos um acento permanente no conselho de segurança da ONU e agora ela tem mais poder e influência no BRICS do que os demais, uma vez que também é a maior parceira comercial de diversos países que entraram.
O ocidente sempre valoriza quem tem peso estratégico. Se a Coreia do Sul estivesse no meio do deserto do atacama, jamais existiria a samsung. Só tem peso quem se coloca em condições de ter importância estratégica.
Na verdade estamos ficando com peso estrategico agora. Pelo que eu leio em inglês, ganhariamos muito se nós nos tornarmos um contrapeso para a influencia chinesa na america latina. Estados Unidos e UE nos concederiam um lugar privilegiado na nova organizacao das cadeias produtivas globais, se o nosso governo se distanciasse da China em troca de vantagens comerciais e investimento em setores de alta tecnologia. A China não tem interesse no nosso desenvolvimento. Eles nos querem como fornecedor de commodities e querem pagar por elas na moeda deles para nos tornarmos compradores cativos da industria deles. Eles querem nos colonizar, é basicamente isso. Não é preciso ser muito astuto para ver isso. É só vermos que nós estamos exportando matéria prima bruta e importando bens de altissimo valor agregado deles. Isso significa que muitos empregos e crescimento potencial do nosso PIB e a complexificação das nossas cadeias produtivas estão sendo exportadas junto com a soja, o ferro e o gado. Esse modelo so beneficia o agronegocio e perpetua a desigualdade. A esquerda aqui está cega pelo antiamericanismo e não vê que a aliança com a China fortalece o agronegócio reacionário, destroi empregos e precariza a nossa classe trabalhadora que fica vuneravel ao fundamentalismo religioso e a demagogia reacionaria. O proprio PT, ao confiar no milagrinho possibilitado pelas exportações para a China, errou muito feio naquela época. A crise de 2014 foi consequência da baixa dos preços dos bens primários e da desindustrialização causada pelas importações chinesas. Isso fortaleceu o agronegocio e criou vunerabilidade social que foi explorada pelo neopentecostalismo. Essa situação gerou Bolsonaro. Agora o PT repete o erro, dobrando a aposta, e em poucoa anos as consequencias vao ser ainda piores. O acordo com a UE é nossa melhor esperança, e pelo contrario dos aduladores da China, a UE não é capaz de nos inundar com manufaturas baratas como a China fez. A mao de obra na UE é cara e a energia também. Temos vantagens e poderemos nos tornar um hub industrial, onde empresas europeias e brasileiras produzem bens de alto valor agregado para enviar para a Europa, resto da america latina e outros mercados. A Europa não pode produzir tudo que consome e eles precisam importar da China. E na atual conjuntura, eles prefeririam importar da gente caso nós não nos tornemos um aliado junior da China. E essa é nossa importancia estratégica: o ocidente necessita de aliados emergentes, porque paises emergentes tem potencial de industrializacao e crescimento que os paises desenvolvidos envelhecidos nao tem. Paises europeus nao podem alterar a balança de poder global, enquanto paises emergentes podem se tornar muito mais ricos e influentes no futuro e alterar essa balança. O ocidente precisa de nós nesse sentido, enquanto a China precisa de nós para ter materias primas baratas e como um proxy contra os Estados Unidos (leia-se, eles não ligam que nós sejamos invadidos pelos Estados Unidos desde que nós dividamos as forças militares deles para que eles possam tomar Taiwan mais facilmente. É isso que eles querem na pratica). As elites latinas se tornaram todas dependentes do capital chinês. Isso reduziu consideravelmente a influencia dos Estados Unidos aqui e eles vão ter que oferecer vantagens muito maiores de qualquer jeito. A questão é que se fechar a negociar essas vantagens por ressentimento devido a 64 (a esquerda nacionalista ignora propositalmente que ditaduras de direita são uma tradição nossa anterior a influencia americana) é uma cegueira e esse ressentimento será a ruina da esquerda latino americana caso ainda se acredite que a China quer criar uma "ordem mundial socialista". A china é capitalista e imperialista e eles só querem controlar mercados. É só isso. Tem que ser muito ingenuo para acreditar que eles são socialistas de verdade.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031descreveu bem. O agronegócio sempre atrasou esse país, pois eles semprem impedem o desenvolvimento da indústria, que era pra ser a que tem maior investimento. Acho que a nossa próxima crise talvez nem exista Brasil como unidade.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 Muito bem colocado amigo! Infelizmente a maioria dos brasileiros não enxergam desta forma, a Coreia do Sul se tornou uma potência econômica pois soube fazer uma aliança estratégica com os EUA e aliado aos investimentos na área de educação, ciência e tecnologia hoje são líderes em vários segmentos da alta tecnologia.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 Esse acordo com a UE não saiu ainda por causa da propria UE, que quer ver o Brasil se ajoelhar para todas as exigências deles. Bolsonaro aceitou todas na epoca, mas eles barraram o acordo por birra do presidente francês (Balela) que dizia que o Bolsonaro não respeita o meio ambiente e etc. Entra Lula, faz um discurso pró meio ambiente, mas os bonitos decidem adicionar outras exigencias ao acordo. Se isso não é uma tentativa de sabotagem por parte deles, eu não sei o que é.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 está certíssimo. Você só esqueceu de avisar isso à própria UE, que finge não saber disso. Enquanto a UE não aceitar que precisa de nós, O Brasil não pode assumir esse papel estratégico. Tem que ser uma via de mão dupla. Simples assim.
Ethiopia é uma dos países que mais crescem na África. Seu PIB cresceu mais de 10x nos últimos 20 anos e quase 20x se considerar o PIB por paridade de comprar. Ethiopia tem 3 mega projetos de energia que mudará sua posição no mundo, fora os mega projetos que os chineses estão construindo lá. Fora ser uma civilização milenar que derrotou os italianos e se consagrou como o único país não colonizado da África.
There is also an alliance of the four largest and most powerful military armies in the continents of Africa, Europe, Asia and Latin America, which are Egypt, Russia, China and Brazil.🇪🇬🇷🇺🇨🇳🇧🇷💪
*Mas também, os caras do nosso lado ao invés de ajudar e tentar chamas os países do oriente pro nosso lado preferem isolar e sancionar essa galera, ai é claro que vão se unir*
O Brasil deve se alinhar à países do Sul Global que tenham uma posição de neutralidade e anti-imperialismo e que estejam na mesma posição: Índia e Indonésia são excelentes países para fortalecer os laços, são países fortes, com grande população e relevância internacional mas que estão em posição similar ao Brasil no meio desse conflito, fora que pertencem à região Sul do mundo e da mesma forma que se opõe às políticas imperialistas do Ocidente, também tem um pé atrás com a expansão chinesa(a Índia mais ainda).
Brasil tem uma economia gigante,pois tambem é um pais gigante.Tem um PIB de pais rico, mas um PIB/PER CAPITA muito baixo,ao nivel do terceiro mundo.O que faz o Brasil rico são a venda das comodites e o agronegocio , pois nestas duas decadas o Brasil delapidou a industria,tendo hoje uma industria residual .com tendencia a diminuir. Por isso o BRASIL pais rico ,tem um povo pobre ,com 30 milhões de brasileiros á fome , mas mesmo assim almeija ser uma potencia nuclear.SOMOS POBRES,MAS SOMOS OS REIS DA COCADA PRETA
Os EUA são odiados no mundo todo, isso significa que o dólar não é a moeda mais segura para o comércio global. Já que tantos povos odiando o emissor da moeda, deixa instável a economia global. Se as diferenças entre os países do BRICS é um impeditivo de se lançar uma nova moeda global. O dólar nem deveria ser cogitado, na mediação das trocas comerciais entre países.
O título da matéria vídeo acima não corresponde à realidade. BRICS não é anti-Ocidente, mas sim uma alternativa à multipolaridade global com Estados-Nação fortes e competitivos na economia global. Nada mais que isso.
Logo os EUA vão dar um jeito de trazer “democracia” pro Brasil ou pra algum outro país da LATAM. Veja a pataquada com relação à compra dos Gripen. Vamos ver o que os especialistas de comentário dizem.
Graças a Deus🙏🏼a maioria brasileira, nao se deixa mais levar por comentários, buscamos qualidade de vida, estamos vendo perspectivas, e ninguem vai destruir com disse me disses , as nossas expectativas, de um futuro mais promissor,principalmente a classe mais pobre,e tao explorada como fomos,estes ultimos anos.
Chega de abaixar a cabeça para os Estados Unidos, os Brics não são contra o ocidente, mas contra a hegemonia dos Estados Unidos. Quero muito que os Brics deem cada vez certo e que se unem não somente pela economia, mas também no setor militar e espacial com lançamentos de satélites e missões espaciais.
Foi se a época que os Europeus e "Americanos", mandavam e dominavam o mundo. Vou ajudar na construção de nossa mídia estatal um dia também estar na Alemanha produzindo conteúdos em Alemão e feita por Brasileiros. Apresentando nossa visão para o mundo. O Brasil vai ser o líder dos BRICS, assim como "institucionalmente" apresenta-se informalmente como, mesmo a China sendo a mais rica. De toda forma, nós Brasileiros, teremos que contribuir para que o Brasil se torne de fato uma grande nação perante o mundo.
Realmente isso não é bom, o problema é que o ocidente já era anti China e anti Rússia desde os primórdios, se não for causa e efeito, é preciso saber quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?
O interessante é que é justamente isso que o "ocidente" não entende: é possível crescer sendo diverso, respeitando as diferenças culturais e as agendas econômicas de cada país. Justamente o contrário do que esse tal "ocidente" vem pregando nos últimos 500 anos.
Os outros países pisaram no Brasil. Se a europa não tivesse na merda que nem agora, nem conversar sobre um possível Mercosul conversaria. EUA a mesma coisa. Britânicos que sempre fizeram acordos com o BR já era.. Até o japão tá se aproximando da África e Brasil e eles riquinhos aí nem aí. O ruim é que eles sempre usam da violência pra ficar mais rico né. Mas Rússia e China e India são grandes.
"o ruim é que eles sempre usam violência pra ficar mais ricos né " o cara fala isso pra defender o eixo do século 21 . Hipocrisia de quem defende democracia aqui e apoia ditaduras lá .
O assunto é mais delicado do que se parece. O BRICS não tem relações militares (o que é, inclusive, assunto proibido no Bloco) e é mais um bloco de TROCA de informações sobre interesses econômicos. O Irã, Arábia Saudita e Venezuela, por exemplo, já demonstraram interesse em participar do BRICS também, o que seria delicado para o Brasil, já que seria visto como um meio de auxiliar países que tem a autocracia e ditaduras como principal legado (sim, também sou ditador). O Brasil tem que pensar em sua ECONOMIA e não na "amizade" entre países, já que estas amizades que estes países procuram nada mais são que interesses econõmicos.
@@SERGIO-cr6uy kkklkkl O brasil é visto e reconhecido TÃO e apenas como um APENSO da África..... É como aquele br que" se acha branco " porque é neto de portugas ,espanhóis ou italianos....chegando nos eua ou europa....descobre que NÃO é branco...e sim negro....kkkkk CHOQUE DE REALIDADE... 😀😁😂🤣😃
@@joseanderson1030 BR adora ser ENGANADO e se ENGANAR para poder se sentir melhor e poder encarar a sua DURA e cruel REALIDADE..... Por isso, este país NUNCA andará para FRENTE!
@@joseanderson1030 KKKKK, "ACREDITAR" que, "Se os eua são, logo toda a América Latina também é..." ( rsrsrsr)....é o cúmulo da infantilidade, do SOFISMA e FORÇAÇÃO de BARRA..... 😀😁😂🤣😃😄 RINDO DEMAIS.....
Ridícula interpretação polarizante: "BRICs está virando um bloco antiocidente"! 🤦 DW endossa a posição de que a América Latina não é ocidente, bom saber, já vou deixar de seguir.
Pelos níveis dos comentários vemos que o povo brasileiro defende um Brasil soberano. A mídia vai ter que se esforçar mais.
Se humilhando pra ditaduras e autocracias?
@@AntiSocialismo50 bom msm é ficar na asa dos eua, vira lata do krl
@@camaradaLucasCom certeza, muito melhor fazer parte do mundo democrático e livre do que o autoritário opressor.
democratico e livre pra quem zé ruela? Quem manda nos eua não é população, são os empresarios, uma republica lobbysta, não atoa eles gastam trilhões em exercito pra financiar a industria belica deles, enquanto tem gente sendo expulsa de hospital pq não tem plano de saúde@@LucasCarvalho89053
Brics é furada daqui a pouco uma dessas ditaduras financiam um golpe aqui.
Nunca vi o Ocidente se preocupar tanto com o terceiro mundo.
E A CHINA RÚSSIA ÍNDIA DE PREOCUPA COM O BRASIL OU SÓ É INTERESSE COMERCIAIS E NADA MAIS.
@@marcelinaferraz6635Brasil também só tem interesse nesses países
@@marcelinaferraz6635qual interesse da OTAN, essa mídia Alemã? Só economia 💸, manter mão sobre 🇧🇷, como NeoColônia de exploração, como Europeus/EUA impõem a parte da África. No 🇧🇷 como esse papo furado de neoliberalismo, com privatização, enquanto na EUROPA/EUA (eletricidade é sob controle do Estado, como Estado induz o crescimento, fazem o contrário do que indicam ao 🇧🇷 pra segurar nosso avanço.)
@@marcelinaferraz6635 Nasceu ontem? É óbvio que são só interesses comerciais, burros são os que se alinham por ideologias.
Tal e qual como o Brasil se preocupa com o BRICs, ninguém faz favores a ninguém,não há almoços grátis.
O que você chama de dilema eu chamo de oportunidade para barganha. Lembre-se de Getúlio Vargas e da construção da siderúrgica de volta redonda
Getúlio ditador ? bom exemplo hein
@@35327290foi o melhor estadista desse país, é um fato.
@@35327290nesse caso sim. Ele foi bom
Bem lembrado
@@35327290Vargas era muito complexo, pois mesmo sendo ditador foi eleito presidente democraticamente. Minha bisa, por exemplo, gosta dele. Getúlio tem pontos negativos e positivos!
O G7 sempre tratou o mundo com a solado sapato, e agora, quando o pessoal se organiza vira postura anti ocidente
Pq virou ameaça eminente para eles.
Os USA não é o ocidente. Os Brics , não são anti ocidente, sao anti hegemonia americana.
Pq o brics não é um tratado de aliança econômica , são várias ditaduras em um grupo só,
O Brasil com o veio bolso ia entrar na OCDE,
Agora com o 9, ele colocou a gente com argentina, irã, Arábia, e a porr4 da Rússia em guerra.
Esse grupo do brics não durará 20 anos.
O USA é ocidente sim amigo. Inclusive eles tem algo chamado destino manifesto na constituição deles em que eles se garantem o povo escolhido pra ditar o que a humanidade faz ou deixa de fazer. É que o conceito ocidente é mais 1 conceito político assim como o Sul Global.@@johnv1271
DW é da alemanha. Não poderiamos esperar nada diferente. Chega de colonialismo e subserviência!
O Brasil é independente desde 7 de setembro de 1822, os Usa desde 4 de julho de 1776...agora pensa
Perfeito! Alemanha é influência dos EUA. O Polo EUA e Europa está mudando para os brics, multipolar para os brics e não mais para os EUA. Se os EUA quiser que venha junto.
A Alemanha inventou o GLOBALISMO e Tudo quanto é Idea Lixo Pra Ferrar o Resto do Mundo
Faz sentido!!! Será que o estudo da altas temperaturas podem ser tendenciosas para desocuparmos as áreas?
Ainda gostaria de assistir uma reportagem sobre os Brics, sem comparação com o chamado Ocidente, G7, Europa ou EUA. Bem vindos ao mundo Multipolar...
sempre tudo mt enviesado...
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
"Mundo mutipolar", o mundo terá uma dualidade entre EUA e a nova potência emergente, a China.
Não existe mundo multipolar , estamos caminhando para um mundo bipolar enrtre eua e china
Se juntar com o Irã?
o G7 representava cerca de 50% do PIB global e o grupo BRICS representava cerca de 10%, mas na atual década o G7 caiu para menos de 30% e o BRICS superou os 30% do PIB global. Portanto, o BRICS representa cerca de 1/3 da economia global, 40% da população mundial, 18% do comércio mundial e contribui com 50% d o crescimento econômico mundial. Agora com super BRICS maior poder, como domínio de terras raras e dominio de 80% petróleo mundial, 50% da população mundial etc...etc com moeda única terá comércio intensificado. Quem arriscará fica de fora???
Só faltou o Mexico nesse grupo. Que é tao rico quanto o Brasil
E um PIB per capita de miséria 😅😅😅😅😅 viva os brics
@@leonfontes2454Miséria tem em todos os países inclusive o EUA que vocês tanto baba ovo não tem nem saúde decente para todos 😂
Tirando a China, o "Brics" é pouco relevante.
@@luckyman5958 se fosse pouco importante a dw alemã não se pronunciaria. O alemão é ruim mas não é burro.
se querem o brasil do lado deles
tem que pagar mais
Pagar e deixar termos armas nucleares, um absurdo o Brasil desse tamanho para se proteger ainda não tenha essas armas poderosas para a defesa do nosso país
@@alanhenrique6507armas nucleares? Concerteza você não entende nada de geopolítica e da situação atual do país, o Brasil apesar de ter capacidade para construir uma bomba não é vantajoso gastar bilhões em algo que quebre um acordo global da ONU e que provocaria profundas recessões econômicas ao país, alem de que o Brasil tem grande relevância diplomático e não ter motivos cabiveis para investir neste tipo de tecnologia, além de que o Brasil tem prioridades maiores em relação a mudança no DIT como a consolidação da industrilização e o combate às desigualdade
*Ocidente = na geopolítica é: Europa, nas Américas apenas USA e Canadá e Oceania Austrália e Nova Zelândia. Latinos Americanos, Africanos e países do hemisfério sul ,estão fora.*
Até Japão é ocidente pra eles e a gente não.
A política anti imigração dos EUA deixa bem claro isso, o muro do México mais ainda, nem a Coreia do Norte que segundo o ocidente proíbe a saída dos seus cidadãos possui um muro como esse na fronteira com a China, patético.
Pois é, eu sempre achei que éramos ocidente até começar a guerra na Ucrânia.
@@julianof.c.1316 Pq até a guerra?
@@henriquenascimento7052Japão e Coréia do Sul são capachos dos EUA
Curiosamente ninguém usa o fato dos EUA terem uma uma economia MUITO mais relevante que os outros membros do G7 como forma de questionar o grupo. Fora que o G7 já tem mais de 30 anos e o BRICS nem 15.
não entendi seu ponto de vista.
@@nomedocanal8496 falam sempre que é a China quem dita os rumos do BRICS, mas pouco se questiona como sempre o EUA mandou e desmandou no G7.
China e India tem muitas diferencas e disputas territoriais. O Brasil nao passa de ator coadjuvante.
@@cmbernardes sai fora, vira lata kk. China é sim um gigante, mas o potencial geopolítico do Brasil é enorme e estamos em um dos nossos melhores momentos para isso.
@@cmbernardes China e Índia nunca tiveram economias tão interdependentes. Assista menos canais militares
Com o BRICS finalmente o Sul Global será protagonista
Será?
?
Não é um bloco anti ocidente, e sim uma alternativa
O BRASIL VAI DAR AS COSTAS PARA O OCIDENTE JÁ CAVANDO A SUA PRÓPRIA COVA COM A BANDEIRA COMUNISTA NO CAIXÃO.
É claramente um bloco anti ocidente , não precisa ser muito esperto pra ver isso
Para vc ser anti ocidente vc tem que ter alternativas para superar o ocidente. E não vejo futuro em paises como argentina, irã, etiópia.... o brasil está trilhando um caminho muito perigoso. E a china é duas caras assim como os Estados Unidos. Não existe pais bonzinho em lugar nenhum. Cada um age de acordo com os seus próprios interesses. E o interesse do Brasil é ser sempre sombra de outros paises ?
@@novohomem1003mas a China tem um tom pacificador, não invade países, não coloniza, não destrói com guerras os países, veja os últimos casos Iraque, Líbia, Afeganistão, Vietnã...
@@novohomem1003A China é muito pior que os EUA...
O BRIC's vai aumentar a oportunidade de comércio do Brasil para o Egito, Eutiopia, Emirados Árabes, Irã e outros países que ainda vão entrar.
E tomara que eles retorne com o islamismo que o Brasil precisa e muito 😂
A prioridade do Brasil precisa ser o Brasil!!!
É mesmo? Você deveria ser embaixador. É muita genialidade.
@@marcelofernandes4010 Sim! É uma frase tão simples. Porém de difícil compreensão, principalmente para algumas pessoas ineptas e incapazes que põe a ideologia acima dos negócios. Isso aconteceu muito no segundo governo do atual presidente Lula e também no último governo do ex presidente Bolsonaro. Quando se isolou de grande parte do mundo por motivos ideológicos. Espero sinceramente que o governo atual, priorize o Brasil,a economia e o bem estar das pessoas e não as ideologias ou preferências políticas. E respondendo a sua pergunta, não me acho um gênio, porém lendo sua escrita de forma analítica, percebo que com certeza sou bem mais inteligente e preparado do que você!!!
Tudo pra mim, nada para os outros. Essa política causa alguns problemas. É ceder em alguns pontos e ganhar em outros. Balancear.
@@FufucaCacildis Esse é um dos maiores problemas desse país. Não temos uma identidade nacional, grande parte dos políticos brasileiros só pensam nos beneficios pessoais,e esquecem do país como um todo. E infelizmente isso só irá melhorar quando os eleitores brasileiros evoluírem e passarem a votar nos projetos e não nos candidatos, dentre outras coisas.
@@GeorgeClayton1010Como os eleitores evoluirão se a educação não é boa? Se vários homens engravidam mulheres e fogem, igual o cara que engravidou minha mãe fez? Como os eleitores evoluirão se as músicas são lepo lepo, vapo vapo, tche tche re re? Como os eleitores evoluirão se trabalho de pobre é ser faxineiro, vender bolo na esquina e correr de bicicleta com iFood e não tem dinheiro para escola boa particular, já que na pública até professor falta? Como? Não dá. É igual uma construção civil, precisa de base. Nesse país base é para poucos. O resto é literalmente, o resto. O país do futuro, nunca o país do presente. Pelé já pediu décadas atrás em 1969 para o Brasil olhar para as crianças. Esse país é só uma grande extensão territorial com um aglomerado de gente com interesses desconexos uns dos outros.
Se ser anti ocidente é não se submeter mais a ser quintal do US e da Europa então que bom que o Brics tá fazendo isso.
futuro sao governos autoritarios e capitalistas
Kkk o Brasil está virando um vassalo da china
@@joseferreira7636 Eu prefiro ser um vassalo da china do que ser uma colônia americana.
@@joseferreira7636 O problema é que com os EUA estamos bem no “quintal” deles, que batem as nossas portas, agora a China está do outro lado do pacífico bem, mas bem distante do Brasil, se algum dia a China se preocupar com outra potência vai ser alguma perto dela, como a Índia e os países do Sudeste Asiático
Para vc ser anti ocidente vc tem que ter alternativas para superar o ocidente. E não vejo futuro em paises como argentina, irã, etiópia.... o brasil está trilhando um caminho muito perigoso. E a china é duas caras assim como os Estados Unidos. Não existe pais bonzinho em lugar nenhum. Cada um age de acordo com os seus próprios interesses. E o interesse do Brasil é ser sempre sombra de outros paises ?
O ocidente que se porta como bloco "antimundo", colonialismo manda lembranças.
E A RÚSSIA IMPERIALISTA GENOCIDA USURPADORA DE TERRITÓRIOS.
isso é culpa das democracias!
Isso é culpa do individualismo que inclusive restringiu as democracias ocidentais a mero formalismo sem base nacional, cultural ou social e este rumo vem os levando ao colapso.
@@VEIOdoWTisso é culpa dos USA/UE Falsas Democracias e Neo Colonialismos.
eu acho correto isso. Se houver clareza com o grupo e for algo justo não vejo problema. Tudo deve ser bem esclarecido. Brics é uma grande parceria econômica para o brasil.
Querer algo justo com ditaduras m
O Brasil é ocidental e esse bloco é anti ocidente que contradição
@@isaalencar9051 Só na idéia da DW, que está ajudando a disseminar esse ridículo e promover outra guerra fria. Reordenamento geopolítico não significa ser anti ocidente.
@@kaijugabriel1685esse tipo de discurso seu, geralmente vem de bolsonaristas que queriam uma ditadura militar no Brasil 😂
@@isaalencar9051não, o Brasil não é ocidental, vai fazer uma pesquisa antes de falar oque não sabe
A Reportagem claramente, tenta minimizar a potência dos BRICS! Os conflitos internos são coisas normais.Mesmo nos grupos de países maís desenvolvido s também acontece essas divergências.
Parece até ser estratégia maximizar as divergências internas dos BRICS para joga a opinião de massa contra eles.... É de interesse alemão/ocidental moldar a opinião pública contra aqueles que no futuro poderão ser seus concorrentes.. o Ocidente sempre fez jogo sujo no tabuleiro global, e o mais impressionante é que muita gente sempre acredita na versão deles, afinal são brancos europeus dizendo isso, uma casta superior de homo sapiens... Fato é que continuarão perdendo relevância, tal como o Paulo Guedes uma vez disse: Se não tratar bem o Brasil, eu ligo o fod.....-se .. Goste ou não do PG essa frase foi linda!
Tbm percebi isso. Tava parecendo um editorial com opinião contrária
Vale a pena ressaltar que esse canal de notícias é da Alemanha então certamente está divulgando os interesses de um país europeu pra influenciar a população, já estamos vendo os meio de comunicação ocidental adotar o jornalismo de guerra contra os BRICS
Nem parece que a turquia estava barrando a suecia/finlandia na otan kkkkk
A verdade é que o Brics ultrapassou a economia do G7
Tá e aí? Que acordos economicos eles tem entre eles? Nenhum. Brics é conjunto de países em sua maioria ditaduras e chefiado pela China.
É verdade, e tende a crescer com prosperidade e não com guerras.
O próprio apresentador fala que não.
@@MuriloPereiraDaSilva é tipo a OTAN quem manda de verdade é o EUA os outros membros fingem que tem voz ativa.
Ultrapassou o
H7? 😂😂😂😂😂😂😂😂
Os BRICS tornando-se o principal bloco, e onde isso é ruim?! Como disse Ronaldinho: "Estão deixando a gente sonhar!" 😮
Vai demorar muito par os BRICS se tornarem o maior bloco mundial. Maior parte dos membros são países populistas e em regimes autocráticos. Eles não querem mandar totalmente, mas têm essa ideia de serem o principal bloco mundial. Conseguiriam respeito e destaque se a Rússia não estivesse em guerra com a Ucrânia, o Brasil fosse um país mais avançado, não houvesse subestimação dos outros países com relação a China... Isso houve em 2000. Antes até. Criaram a China como concorrente máximo dos EUA e hoje é real.
É ruim para os americanos e europeus.
BB ovo do gordinho
Se entrar metade dos países do mundo nos BRICS, e a maioria for considerado irrelevante ou pobre vai apertar para os EUA e Europa.
Apertar em que? Isso é apenas um bloco econômico, cheio de inimigos.
G7 tb kkkkk @@eliasokara
@@eliasokarase tá ligado que sempre que os excluídos se unem e não tem pra ninguém, né? Imagina com a China e Rússia fazendo uma doaçãozinha de algumas bombas nucleares.. o EUA vai tremer as pernas, mas pra isso acontecer tem que haver mais confiança e algum pacto defensivo, ou Slá.
Mídia alemã preocupada
Pois é. Imprensa OTAN acionada
Os que se dizem Ocidente nunca consideraram o Brasil Ocidente. O Brasil está correto em buscar seus interesses. Europa e USA sempre viram o Brasil com desprezo.
exatamente
O que faz vocês pensarem que vai ser diferente ? Se antes os EUA nos faziam de gato e sapato, agora será a China. Não se iludam, o Brasil continuará sendo um nanico na ordem mundial.
Falou o especialista 😂😂😂😂
Mas não justifica colocar a Argentina no BRICS, já que os argentinos pensam que são europeus e querem bancar de bom pra cima dos brasileiros mesmo estando toda lascada...
Exatamente, pra eles ocidente é Europa e América do Norte. América Latina nunca é considerada.
Eu estudo na primeira universidade a ter o curso de relacoes internacionais (Aberystwyth Univeristy). Dois novas grades estao surgindo para entender esse movimento fortissimo dos BRICS. Eu acredito que sera uma grande potencia um dia e eu espero que os paises membros tenham mais soberania do que os 'paises do norte'
@@rmflz Bem, um deles se chama na tradução p português “diplomacia e liderança econômica” e o outro “países médios e sua influência econômica” ambos estudam o BRICS
@@rmflz Cala sua lata pelo amor de Deus.
Se voce estuda relações internacionais, já deve ter estudado sobre como a disputa interimperialista resultou em duas guerras mundiais. Os nacionalistas estão eufóricos, mas a humanidade vai sofrer com isso, e bilhões de pessoas vão perecer nas guerras que vão acontecer caso a situação se agrave. O Brasil deveria não se alinhar a esse bloco de maneira cega, porque isso nos tornara um alvo de um lado e de outro claramente somos apenas "o fazendão" da China. Essa soberania toda é uma ilusão. E eu também cririco a própria ideia de soberania. A soberania dos estados precisa ser limitada por instituiçoes internacionais. Estasos que não tenham seu poder limitado por instiuicoes internacionais do lado de fora e por controles democraticos do lado de dentro, tendem a violar direitos humanos e a passar por cima da autonomia de outros paises, porque esse jogo de "soberania a qualquer custo" é um jogo de soma zero. A competição geopolitica é um desastre e isso compromete o nosso futuro. Deveriamos não nos alinharmos, a menos que nos ofereçam vantagens muito grandes. Deveriamos negociar com os dois lados para ganhar o que pudermos tirar vantagem (apesar de que a China nunca vai importar bens de maior valor agregado do Brasil, isso é uma ilusão) e depois entrarmos no lado vencedor ou nos posicionarmos para reconstruir as ruinas que o norte global irá se tornar caso ocorra essa guerra mundial. E por isso mesmo eu defendo que o Brasil crie um outro bloco apenas com paises do sul global. A ideia é evitar envolvimento com a disputa entre ocidente e bloco eurasiatico e se aproveitar da proteção que os ventos alisios nos dariam em caso de inverno nuclear. Também devemos presar por valores como democracia, direitos humanos, igualdade de genero e anti racismo.
@@rmflzexatamente. Ao que tudo indica, a China buscara um enfrentamento agressivo com o ocidente e isso podera trazer muitos problemas para nós, como sancoes, conspiracoes contra nosso governo e ameacas.
Por um outro lado a China ja demonstrou que nao se interessa pelo nosso desenvolvimento. Eles querem explorar nosso mercado de commodities, agravando nossa industrializacao. E agora querem pagar a soja, o gado e o minerio com a moeda deles ao inves de dolar. Dolar que eles tem de sobra. Ou seja, eles querem nos tornar totalmente dependentes da industria deles, pq nos deixariamoa de ter dolares baratos aqui e seriamos cada vez mais obrigados a comprar manufaturas chinesas ao preco que eles quiserem pq nos nao teremos dolares para comprar produtos ocidentais ou do japao ou asean (e provavelmente India, pq os indianos nao querem se curvar a interesses chineses). Vamos nos tornar uma colonia do imperialismo chines, e a esquerda brasileira, por ter rancor dos Estados Unidos esta caindo nessa armadilha, vendendo tudo aqui a esses imperios reacionarios, achando que existe progressismo em um bloco de ditaduras ultranacionalistas. Agora tem até arabia saudita, provavelmente um dos regimes mais reacionarios do planeta.
É uma ilusão acharem que um bloco cheio de petromonarquias do golfo vai permitir coisas como bancos de investimento que nao imponham austeridade estilo FMI. Arabia Saudita e Emirados Arabes são totalmente capitalistas e alinhados com a logica laissez faire. A China nos imporia condições draconianas caso deixemos eles controlarem a nossa divida externa. Nós deveriamos explorar o relativo enfraquecimento do ocidente para extrair condições ao invez de nos alinharmos automaticamente com um pais que nos ve como uma fazenda. Somos o quintal da China agora, e o proprio BRICS nao tende a ser coeso, pq o navionalismo hindu é anti chines, e provavelmente vai ser cada vez mais dificil conciliar China e India no mesmo bloco.
@@rmflz muito obrigado, minha área é relacionada a política climática, mas talvez eu estude isso pare interesse pessoal.
O brasileiro não está preocupado com o que o ocidente acha! Aliás a nossa diferença para o ocidente é que a gente é mais pobre e menos branco.
De fato, Bostil é pobre e menos branco, você acabou de denifinir perfeitamente o motivo que essa terra sempre será colônia perante aos impérios kkkkkkkkk
@@OliverHessmann guarde seu complexo de vira-latas com vc! Ou, com o seu analista (já que é óbvio sua necessidade de análise)
@@OliverHessmanncomo se os outros fossem mais brancos que a gnt, só Rússia e Argentina (que por sinal tá quebrada)
@@lucassobrinho6501 Eu acho que você sequer sabe o que "vira-lata" significa no sentido racial, mas eu não me surpreendo, você é dos trópicos e rasteja na sua lamentável existência.
@@davibs4685 Você acabou de assassinar o português, meus "parabéns".
é importante lembrar que o Brasil NÃO faz parte do ocidente
O ocidente nem existe pra falar a vdd. Oq existe é norte global x sul global
Então o Brasil faz parte da Terra plana?
Importante lembrar que nesse grupo tem irã Rússia e China os paises mais lele da cuca p n falar mais
@@mateusbezerr4para de compra d lês pra ver o que sobra.Eua não produz nem pra seu próprio consumo.
Sim, fazemos parte da Ásia no oriente hehehehehe
Aliás, o Brasil nunca foi tratado como um país ocidental. Somos meros exóticos.... Afff
O brasil é visto como apenas um APENSO da África...
o problema é o Ogro lula querendo ser príncipe, isso pode dar separação do Brasil e isso seria o fim de ym povo para socialistas que odeia o verde e amarelo, e odeia também a paz daqui uns tempos teremos terrorismo e o Ogro deve amar se isso ocorrer, pois para lula só lula interessa seus jumentos adestrados também devem amar isso
@@anonymousg.5432e por eso mismo...debe ter OS olhos puestos na politica do BALCÁNIZACÃO DO BRASIL por parte dos estados unidos.
Discordo, não vejo esse pensamento " antiocidente" esses países apenas acordaram, começaram a se apoiar por ser mais lucrativo. Não faz sentido continuar se apoiando no dólar.
Exato , o dólar é podre , moeda fiduciária sem lastro nenhum. O seu lastro é a palavra do governo americano que tem uma dívida que supera p próprio PIB do país.
Pros NORTE americanos faz tudo sentido.
@@raquelcristinadasilva964 Real
Espero que a Turquia, Indonésia, e Nigéria entrem no grupo futuramente.
Primeiro: Estados Unidos não é América, apenas um país dela. Segundo: A Europa tá se doendo tanto com a expansão dos Brics que não fala de outra coisa e vive dizendo que tá cheio de problemas, mas a verdade é que ta crescendo rápido em poder financeiro e político.
Terceiro: os Brics não podem ser silenciado agora com 11 integrantes é 35% do PIB mundial.
Dilema para o Brasil?
O Brasil já se decidiu, optou seguir caminho no "Sul Global"!
@-.._--_--_..-
Boa sorte ao Brasil e para ti, ó inteligente, fica bem.
@@Jorge-cunhaJá lambeu as botas de um americano hoje? Haha
O absurdo é atitude tua de generalização.🙄🤦🏻♂️
Não existe unanimidade para ser tão enfático pra afirmar que o Brasil isso ou aquilo.
E o pior é a estupidez pra tolerância a violações da carta da ONU e da declaração universal dos direitos humanos.🙄🤦🏻♂️
@@Jorge-cunhaeu entendi o que vc quis dizer amigo. O Brasil escolheu o sul global ao invés de ser um subalterno dos americanos e europeus.
Isso mesmo, uma hora o Brasil teria que sair de cima do muro, nem era Ocidente e nem Oriente. Hoje somos Sul Global.
Engraçado essas analises sempre ambíguas dos meios de comunicações que tem em comum sedes europeias kkkk, o dito ocidente nunca fez nada de notável em mais de 50 anos pelo Brasil nada mais natural procurar outros parceiros econômicos.
Ocidente nunca fez nada então vamos procurar o irã e arábia saudita , é só comercio . Igual mulher de traficante,se não ver nada tá tudo bem .
Ótima colocação, e tem gente achando que se posicionar com o Ocidente trará algo de bom, oq trouxe até hj??
@@hansdouglas6358 a real é que eu to interessado demais pela malha ferroviaria chinesa...
Verdade
Ocidente que nunca investiu em infraestrutura no Brasil agora crítica a China que investe em infraestrutura no nosso país 😅
Antiamericano = priorizar os próprios interesses nacionais
Nós somos Sul-Americanos.. então.. ser Anti???? Contra?? Veja o número de empresas Norte Americana aqui no Brasil.. tem empregos.. graças a Deus
@@luizpaulo808América é como os EUA designam a eles mesmos de forma informal.Os EUA fazem questão de dividir a América em dois continentes,a América do Norte e do Sul.Aliás se Donald Trump,dos republicanos,vencer as eleições nos EUA,ele vai fazer questão de taxar os produtos brasileiros e obrigar empresas norte-americanas a se instalar de volta nos EUA,as indústrias de produção.
É esquisito presumir que EUA e UE sejam proprietários exclusivos do ocidente. Se esse for o caso, é extremamente saudável se afastar cada vez mais desse tipo de pensamento, visto que são responsáveis pela maioria das desgraças da história global e ainda hoje se enxergam como colonizadores do mundo. Especialmente poder ficar longe e o mais independentemente possível dos EUA que nas ultimas décadas se empenhou em sabotar qualquer país que começasse a se desenvolver. Como a Europa infelizmente se comporta como cachorrinha dos interesses dos EUA, é igualmente nociva em seus interesses. Além disso é bem hipócrita achar que EUA seja modelo de democracia, um país que gera cada vez mais miseráveis e no qual não há uma real democracia, mas políticos fantoches subservientes a interesses de grandes corporações. Não que os demais atores no BRICs sejam perfeitos, mas comparados aos interesses estadunidenses, é mil vezes mais vantajoso ter sim uma capacidade de ser independente.
Falou tudoo!!
O Governo Americano não é justo nem com os próprios cidadãos. Uma suposta Democracia que cobra altos impostos e com alta taxa de desemprego, sem direito a educação e saúde pública gratuita.
Sendo que Italia era ocidente no passado ne
Não se Esqueça da China e Rússia que assim como EUA e UE se comportam como proprietários Orientais do Bloco. Afinal o Imperialismo não é exclusivamente Americano e Europeu, preste atenção nisso.
@@rafaelmiranda9556Só Tem Que a China Nâo diz o que Nós Brasileiros Temos de Comer,Vestir ou se Comportar,Nâo Espalham Terror e Divisâo E Segregação e Guerra Cultural de Grupos distintos..
melhorar o Brasil e criticar o domínio estadunidense = ser anti ocidente? E oq é o "ocidente" de fato? não seria Brasil e Cuba ocidente enquanto Japão e Coréia do Sul não? a maior parte da África não é parte do ocidente?
Na visão do "ocidente".. ser ocidente é primariamente ser Rico, não basta apenas ser branco (Argentina, Russia) e cristão (Brasil, Ethiopia).... Japão é Ocidente pra eles porque mesmo não branco e cristão tem "bala na agulha"..... Eles veem o Brasil como lugar exótico cheio de plantação de café e soja e that's all.... Vão cada vez mais perder importância no tabuleiro global....
@@digitandoshshuaNão existe um "ocidente político", ocidente é um termo que concerne exclusivamente aos polos geográfico e cultural. As duas divisões econômicas e políticas que existem de fato é o Norte e o Sul Gobal, que agrupam tanto países do ocidente quanto do oriente.
Ocidente para eles é ser um país rico, de maioria branca e de preferência anglo saxão
@@renelacorte1852o bloco ocidental é onde estão presentes a grande maioria das Democracias, com respeito pelos direitos humanos e também em termos religiosos a Cristandade.
@@matosos79 Respeito aos direitos humanos daqueles que colonizaram, escravizaram, e que cometem genocídios de outros povos? O termo terceiro mundo surgiu para os países que eram neutros no início da segunda guerra
Engraçado os Eua intalaram fabricas no Japão China investiram na Coreia do Sul e o Brasil so foi pareceira para lutar na Europa durante a 2 ⁰ guerra . Poque será que a América Latina não tem investimentos?
Não tinha. Hoje tem, especialmente da China.
O eua NÃO instalaram fábricas no Japão, China ou Coréia do Sul.....isso é FANTASIA CRIADA para ENGANAR INCAUTOS, e os trouxas ACREDITAM 😂😢😮😅
Pq os EUA não quer ter uma potência em seu quintal
@@renelacorte1852 Os eua NÃO querem uma potência em.lugar NENHUM, por isso é uma grande FALÁCIA essa estorinha de que ajudaram a CHINA, a Coréia do Sul ou o JAPÃO....
😀😁😂🤣😃
BRICs 11, é bloco econômico. Não está nem aí para os ataques de pelanca do G7.
E desde quando o H7 da ataque de pelanca ? Quem tá usando o assunto são as midias pra ganhar views. Você pra não ver isso deve ser um dos que acha que o BRICs pode bater de frente com o G7
Não tem plural no BRICS 😂
Ja da pra mudar o nome pra G11
Ok ,enquanto no G7 tem país como Japão desenvolvendo coisas de verdade no BRICs tem o irã mentindo sobre ter computador quântico.
@@gabrielbraga3382 kkkk meu anjo, mês passado o senado do USA estava pondo os militares para depor sobre os “ETs” que eles estavam em “posse” 🤣🤣🤣
Cada um tem suas bizarrices… então pare de da chilique
O pensamento da Índia e do Brasil está melhor.
Quais pensamentos?
A india é tão metirosa quanto o brasil. Depois da adesão do iran, ela ja anunciou 1bi de petroleo sem usar o dolar.
O brasil vai fazer a mesma coisa. Fica vendo.
@@Andrelast-cf9th Os dois países tem negócios tanto com o Ocidente como com o Oriente, compram em vendem para Rússia e EUA ao mesmo tempo.
@@ALEXOXAVIER39 a China não? A China faz negócios com mundo todo! É mais liberal que o Brasil, a burocracia é mais simples! Os EUA viu que a China cresceu muito, querem impedir isto, eles sabem que a palavras deles afetam esse mundo e os países têm que obedecê-los a todo custo mesmo que sejam mentiras! Quem cria narrativas são os EUA, querem proibir o que os outros tem que fazer! Não existe livre mercado, existe protecionismo, é o que os States estão fazendo, eles tem o poder nas mãos!
@@Andrelast-cf9th sim, você tá correto, os EUA a frase é "Faz o que eu mando, não faz o que eu faço",a Rússia e a China já estão cansados disso e peitam mesmo,no caso do Brasil e da Índia ,por ainda serem países em desenvolvimento , não peitam ninguém,a China tenta se espalhar pelo mundo,assim como os EUA,mas esse não deixa ,e sempre vai arrumar uma fumaça para ter fogo,fez e continua fazendo isso na Americana Latina a séculos,ainda nós aparece um pateta lá na Argentina de extrema direita dizendo "Vou negociar só com os EUA e vou dolarizar nossa economia"Isso soa como música para o Tio San.Ja o Brasil tenta a todo custo sair deste quintal,pulando o muro as vezes,mas sem nunca deixar a casa toda ,que é o Ocidente, resumindo,o que o Brasil quer é soberania ,parceria que traga resultados, e não "patrão". O problema é que aqui ainda estamos naquela mentalidade de guerra fria de "Comunismo x Capitalismo",prova disso é esse candidato na Argentina e na polarização política em nosso país, não existe comunismo nem capitalismo,o que exitem são modelos de desenvolvimento,no caso ocidental ,os Progressista que onde o Estado atua para promover o Desenvolvimento,e os Conservadores, onde o Estado sai e entra a figura da iniciativa privada,todos os dois tem seus pontos positivos e negativos.Mas tá certa a sua colocação.
*VIVA OS BRICS* 🇧🇷 🇷🇺 🇮🇳 🇨🇳 🇿🇦
💚 💙 💛 ♥️ 💜
O BRICS é importante! E vai ficar melhor!
O Brasil na verdade tem varios dilemas. O primeiro e mais importante é a relação com os paises desenvolvidos do Ocidente, Europa e Estados Unidos. O Brasil é histórica e culturalmente influenciado por essas regiões e tem elas como modelo. O Brasil copia tudo dos EUA e em parte da Europa. Por outro lado em relação ao Brasil os EUA e a Europa têm um certo desprezo, veem o Brasil como um país eternamente atrasado e povoado por povos meio selvagens e folgados, apesar de boa parte dos brasileiros serem de origem europeia. Como se tem visto nas relações do Mercosul com a Europa, os europeus nao fazem nada para favorecer o acordo, usando o meio ambiente como pretexto para prejudicar o Brasil . Entao o grande dilema do Brasil é esse. Foi empurrado pelas circunstâncias para um grupo com o qual nao se identifica nem histórica, nem politica nem culturalmente, no caso os BRICs e por outro lado nao tem livre acesso ao grupo ocidental com o qual se identifica mais ou seja o grupo dos 7. O Brasil ainda vai conviver um certo tempo com esse dilema e muito vai depender de como vai evoluir a política e a economia do país.
realmente se pegar nossa história estamos muito perto do ocidente, embora o ocidente não nos considere como "ocidente", eles nos empurram para fora do clubinho deles, logo não podem choramingar por quermos fortalecer os BRICS.
Cuturalmente falando hoje em dia, os brasileiros não tem nada a ver com o europeu, somos muito mais folgados, sem noção, mal educados, retardados do que o europeu médio rsrs
Não só o Brasil como toda América Latina ficou nesse limbo
Nós copiávamos tudo dos EUA e da Europa há 100 anos atrás. Já estamos há 30 anos dando uma de doidos e querendo "trilhar nosso próprio caminho"...
Quando copiávamos, fazíamos tudo errado. Agora que fazemos o nosso, também fazemos tudo errado.
Problema do Brasil é o brasileiro e seu culto à malandragem, não tem nada a ver com G7 ou com BRICS...
Acredito que exatamente por isso o Brasil deve se posicionar firmemente como uma nação que desenvolve soluções sustentáveis, pró meio ambiente e exportar tecnologia nesse sentido. Nosso maior recurso geopolítico hj é a Amazonia e nossos demais biomas. Mas é triste ver a pressão oara destruir esses recursos, pra seguir exportando petróleo a preço de banana pra país rico pagar de sustentável.
@@carolinafd Entre 1998 e 2003 militei no Partido Verde, em Santa Catarina. E entre os objetivos do partido havia justamente esses. Ou seja já se falava disso há mais de vinte anos! No entanto o partido caiu em mãos de lideranças oportunistas que acabaram usando o partido como sigla de aluguel. Infelizmente no Brasil boas ideias não faltam, faltam pessoas e lideranças sérias para levá-las adiante.
O canal DW é alemão e portanto têm preocupações europeia. O BRASIL não têm espaço para desenvolvimento se depender dos EUA e EUROPA então acho melhor se juntar aos BRICS
Meus parabéns por mais um ótimo vídeo!!!
N sei se teremos um moeda do brics. Mas com certeza precisamos fortalecer o real. Estar na mão do dolar eh horrível. Políticos americanos ja falaram q se o dolar n for moeda mundial, eles n poderiam fazer sanções no mundo.
Negociam nas suas próprias moedas..
não é anti ocidente não, é anti imperialismo estadunidense/europeu. e é por isso q vcs se preocupam
Vocês vão se arrepender disso kkkkkk ,fazendo aliança com um monte de ditaduras hipócritas que na primeira oportunidade fazem o mesmo que criticam nos EUA . Vocês são tão nojentos quanto quem controla os EUA pois apoir ditaduras bem longe é fácil assim como alguém da casa branca dava ordem pra bombardeios no iraque .
Exatamente
Brics é um bloco de pressão, mas a questão da moeda pode revolucionar o mundo, dentro dos EUA pela questão da política monetária e no comércio global.
Essa da moeda no BRICs ,não passa de um sonho quase irrealizável.
Como é que países que têm problemas de disputas entre si poderão dar certo.?
@@hilariosousa4728 Que país que não tem diferença e disputa? Pra isso servem a ONU, OMC, OIT, Banco Mundial, a diplomacia...
O Brasil nunca foi considerado "Ocidental", quem decide o que é Ocidente são justamente aqueles que devemos combater.
Dilema nenhum, a America Latina não é ocidente e não ganha nada sendo capacho dos europeus e EUA.
E ganha o que sendo capacho da China?
A matéria é valida, bem vinda, MAS a chamada parece mais exercício de futurologia, as coisas estão se movimentando, as possibilidades são amplas, mas a chamada é direta, absoluta, como se uma hipótese fosse fato. Espero mais da DW Brasil.
É possível que a entrada da Arábia Saudita, Emirados Árabes e Irã, ajude a aumentar a o potencial do Banco dos BRICS.
Na verdade quem está polarizando é os Estados Unidos
Concordo. Na verdade, esses novos membros vão entrar com a grana e o Brasil com a agenda verde, que insistem em jogar sobre as nossas costas.
Não vdd o governo brasileiro não sabe o que quer! Se tivermos a oportunidade de mudar e evoluir como nação, tenha a certeza que iremos perder mais uma vez infelizmente, aliás aproximando desses governos totalitários, nossa pseudo democracia vai minguar pode ter certeza 😢
Principalmente o Iran vai exportar homens bombas
E só pra concluir: o que o tão maravilhoso ocidente tem feito no mundo além de pilhar, destruir e relegar à miséria os países onde colocaram seus tentáculos? Fala aí, DW!!!
BRICS é o livre mercado , diferente do ocidente que vive de Sansão e embargos econômicos
Os BRICS é um opção vital para países oprimidos pelas atuais potências mundiais, por ser plural mesmo um membro menor será mais soberano, afinal no mundo atual "obedece quem tem juízo e manda quem pode". Mesmo para os NÃO membros haverá um conjunto plural em que uma nação poderá ser livre da exclusão. O BRICS não deve ser monolitico, como os países do G7 e tambem não devem ser visto como inimigos, o planeta é de TODOS, o que não pode mais é a riqueza de poucos a custa da miséria e pobreza de muitos.
Occidente es más que solo política, hay literatura, música, cine, etc... Formar un bloque político con paises orientales no quiere decir que Brasil se esté tornando menos occidental. Lo mismo pasa con Rusia. Muchos olvidan sus aporte a la cultura occidental.
Este site me deixa dúvidas de sua análise sobre o BRICS pois é Alemão, que esta na União Europeia, e sempre apoia o EUA, portanto representa o G7. Em suma, a análise do site é contra o BRICS e qualquer proposta multipolar, pois não podem perder seu status quo, como quando do fim do colonialismo, e depois os planos de apoio bilaterais de "desenvolvimento", que o Sul global (América do Sul, Asia, Oriente Médio e África) recebeu e se perdeu.
Amigo... É um canal pertencente a Tv pública alemã. Adivinha que lado estaria 😂
Então você só acredita no que vê nos sites com fidelidade BRICs ? Qual o sentido disso ?
@@fabiohadad8524pois é. Alemanha é que mais perdeu com a guerra ali na Ucrânia. Até o gasoduto os Estados Unidos sabotagem e explodiram. Alemanha agora tá no verão. Mas logo virá mais um longo inverno.
E a Alemanha da DW, está de qual lado?
A Alemanha é do G7.
Anti ocidente ou anti imperialismo?
Nenhum nem outro.
O correto é: pró-autoritarismo, comunismo e esquisitismo geral.
😏
MUNDO Multipolar! 🎉
O Brasil finalmente vai ter coragem pra crescer ao invés de bater continência pros EUA.
Acho que o Brasil saiu com sua influência igual ou fragilizada, uma vez que a China não deu a certeza que queríamos a favor de termos um acento permanente no conselho de segurança da ONU e agora ela tem mais poder e influência no BRICS do que os demais, uma vez que também é a maior parceira comercial de diversos países que entraram.
O ocidente sempre valoriza quem tem peso estratégico. Se a Coreia do Sul estivesse no meio do deserto do atacama, jamais existiria a samsung. Só tem peso quem se coloca em condições de ter importância estratégica.
Na verdade estamos ficando com peso estrategico agora. Pelo que eu leio em inglês, ganhariamos muito se nós nos tornarmos um contrapeso para a influencia chinesa na america latina. Estados Unidos e UE nos concederiam um lugar privilegiado na nova organizacao das cadeias produtivas globais, se o nosso governo se distanciasse da China em troca de vantagens comerciais e investimento em setores de alta tecnologia.
A China não tem interesse no nosso desenvolvimento. Eles nos querem como fornecedor de commodities e querem pagar por elas na moeda deles para nos tornarmos compradores cativos da industria deles. Eles querem nos colonizar, é basicamente isso. Não é preciso ser muito astuto para ver isso. É só vermos que nós estamos exportando matéria prima bruta e importando bens de altissimo valor agregado deles. Isso significa que muitos empregos e crescimento potencial do nosso PIB e a complexificação das nossas cadeias produtivas estão sendo exportadas junto com a soja, o ferro e o gado. Esse modelo so beneficia o agronegocio e perpetua a desigualdade. A esquerda aqui está cega pelo antiamericanismo e não vê que a aliança com a China fortalece o agronegócio reacionário, destroi empregos e precariza a nossa classe trabalhadora que fica vuneravel ao fundamentalismo religioso e a demagogia reacionaria. O proprio PT, ao confiar no milagrinho possibilitado pelas exportações para a China, errou muito feio naquela época. A crise de 2014 foi consequência da baixa dos preços dos bens primários e da desindustrialização causada pelas importações chinesas. Isso fortaleceu o agronegocio e criou vunerabilidade social que foi explorada pelo neopentecostalismo. Essa situação gerou Bolsonaro. Agora o PT repete o erro, dobrando a aposta, e em poucoa anos as consequencias vao ser ainda piores.
O acordo com a UE é nossa melhor esperança, e pelo contrario dos aduladores da China, a UE não é capaz de nos inundar com manufaturas baratas como a China fez. A mao de obra na UE é cara e a energia também. Temos vantagens e poderemos nos tornar um hub industrial, onde empresas europeias e brasileiras produzem bens de alto valor agregado para enviar para a Europa, resto da america latina e outros mercados. A Europa não pode produzir tudo que consome e eles precisam importar da China. E na atual conjuntura, eles prefeririam importar da gente caso nós não nos tornemos um aliado junior da China.
E essa é nossa importancia estratégica: o ocidente necessita de aliados emergentes, porque paises emergentes tem potencial de industrializacao e crescimento que os paises desenvolvidos envelhecidos nao tem. Paises europeus nao podem alterar a balança de poder global, enquanto paises emergentes podem se tornar muito mais ricos e influentes no futuro e alterar essa balança. O ocidente precisa de nós nesse sentido, enquanto a China precisa de nós para ter materias primas baratas e como um proxy contra os Estados Unidos (leia-se, eles não ligam que nós sejamos invadidos pelos Estados Unidos desde que nós dividamos as forças militares deles para que eles possam tomar Taiwan mais facilmente. É isso que eles querem na pratica).
As elites latinas se tornaram todas dependentes do capital chinês. Isso reduziu consideravelmente a influencia dos Estados Unidos aqui e eles vão ter que oferecer vantagens muito maiores de qualquer jeito. A questão é que se fechar a negociar essas vantagens por ressentimento devido a 64 (a esquerda nacionalista ignora propositalmente que ditaduras de direita são uma tradição nossa anterior a influencia americana) é uma cegueira e esse ressentimento será a ruina da esquerda latino americana caso ainda se acredite que a China quer criar uma "ordem mundial socialista". A china é capitalista e imperialista e eles só querem controlar mercados. É só isso. Tem que ser muito ingenuo para acreditar que eles são socialistas de verdade.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031descreveu bem. O agronegócio sempre atrasou esse país, pois eles semprem impedem o desenvolvimento da indústria, que era pra ser a que tem maior investimento. Acho que a nossa próxima crise talvez nem exista Brasil como unidade.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 Muito bem colocado amigo! Infelizmente a maioria dos brasileiros não enxergam desta forma, a Coreia do Sul se tornou uma potência econômica pois soube fazer uma aliança estratégica com os EUA e aliado aos investimentos na área de educação, ciência e tecnologia hoje são líderes em vários segmentos da alta tecnologia.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 Esse acordo com a UE não saiu ainda por causa da propria UE, que quer ver o Brasil se ajoelhar para todas as exigências deles.
Bolsonaro aceitou todas na epoca, mas eles barraram o acordo por birra do presidente francês (Balela) que dizia que o Bolsonaro não respeita o meio ambiente e etc.
Entra Lula, faz um discurso pró meio ambiente, mas os bonitos decidem adicionar outras exigencias ao acordo.
Se isso não é uma tentativa de sabotagem por parte deles, eu não sei o que é.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 está certíssimo. Você só esqueceu de avisar isso à própria UE, que finge não saber disso. Enquanto a UE não aceitar que precisa de nós, O Brasil não pode assumir esse papel estratégico. Tem que ser uma via de mão dupla. Simples assim.
34 candidatos com interesse de entrar no bloco, mas escolheram Etiópia? Os critérios para entrar no bloco não parece ser rígido
Ethiopia é uma dos países que mais crescem na África. Seu PIB cresceu mais de 10x nos últimos 20 anos e quase 20x se considerar o PIB por paridade de comprar. Ethiopia tem 3 mega projetos de energia que mudará sua posição no mundo, fora os mega projetos que os chineses estão construindo lá. Fora ser uma civilização milenar que derrotou os italianos e se consagrou como o único país não colonizado da África.
@@10910Luis Show!! Vlw pelo esclarecimento.👍🏻👏🏻
fonte:choquei@@10910Luis
There is also an alliance of the four largest and most powerful military armies in the continents of Africa, Europe, Asia and Latin America, which are Egypt, Russia, China and Brazil.🇪🇬🇷🇺🇨🇳🇧🇷💪
A água bateu na bunda, né Ocidente?!
*Mas também, os caras do nosso lado ao invés de ajudar e tentar chamas os países do oriente pro nosso lado preferem isolar e sancionar essa galera, ai é claro que vão se unir*
O Brasil deve se alinhar à países do Sul Global que tenham uma posição de neutralidade e anti-imperialismo e que estejam na mesma posição: Índia e Indonésia são excelentes países para fortalecer os laços, são países fortes, com grande população e relevância internacional mas que estão em posição similar ao Brasil no meio desse conflito, fora que pertencem à região Sul do mundo e da mesma forma que se opõe às políticas imperialistas do Ocidente, também tem um pé atrás com a expansão chinesa(a Índia mais ainda).
Concordo.
O BRICS é forte, é se torna forte demais a cada ano, e isso é ruim pros EUA
Brasil tem uma economia gigante,pois tambem é um pais gigante.Tem um PIB de pais rico, mas um PIB/PER CAPITA muito baixo,ao nivel do terceiro mundo.O que faz o Brasil rico são a venda das comodites e o agronegocio , pois nestas duas decadas o Brasil delapidou a industria,tendo hoje uma industria residual .com tendencia a diminuir. Por isso o BRASIL pais rico ,tem um povo pobre ,com 30 milhões de brasileiros á fome , mas mesmo assim almeija ser uma potencia nuclear.SOMOS POBRES,MAS SOMOS OS REIS DA COCADA PRETA
O Brasil nem é considerado ocidente pela Europa e EUA....
Os EUA são odiados no mundo todo, isso significa que o dólar não é a moeda mais segura para o comércio global.
Já que tantos povos odiando o emissor da moeda, deixa instável a economia global.
Se as diferenças entre os países do BRICS é um impeditivo de se lançar uma nova moeda global. O dólar nem deveria ser cogitado, na mediação das trocas comerciais entre países.
O emissor da moeda imprime moeda pra ele mesmo.
Acho eur Brasil ainda vai tomar uma rasteira da china ou Rússia.
Pode estar certo,anda tudo eufórico,espere pela volta o Brasil está a meter a raposa no galinheiro.
Desdolarizar, que delícia ❤
Ala o tonto acreditando em promessa kkkkkkk , brasileiro não aprende . Tô até vendo a moeda nova surgindo do nada pra tirar o lastro do dólar 🤡👍.
@@kaijugabriel1685 o lastro do dolar já está desparencendo aos poucos com as moedas LOCAIS gênio. Desde de 2008 o dolar só Cai
Mais um que vai viver á grande com o BRICs.Acorde😢
O título da matéria vídeo acima não corresponde à realidade. BRICS não é anti-Ocidente, mas sim uma alternativa à multipolaridade global com Estados-Nação fortes e competitivos na economia global. Nada mais que isso.
DW alemã fazendo análise? AAAAAH, NÃO! 😅😅😅
Logo os EUA vão dar um jeito de trazer “democracia” pro Brasil ou pra algum outro país da LATAM. Veja a pataquada com relação à compra dos Gripen. Vamos ver o que os especialistas de comentário dizem.
Graças a Deus🙏🏼a maioria brasileira, nao se deixa mais levar por comentários, buscamos qualidade de vida, estamos vendo perspectivas, e ninguem vai destruir com disse me disses , as nossas expectativas, de um futuro mais promissor,principalmente a classe mais pobre,e tao explorada como fomos,estes ultimos anos.
Chega de abaixar a cabeça para os Estados Unidos, os Brics não são contra o ocidente, mas contra a hegemonia dos Estados Unidos. Quero muito que os Brics deem cada vez certo e que se unem não somente pela economia, mas também no setor militar e espacial com lançamentos de satélites e missões espaciais.
Foi se a época que os Europeus e "Americanos", mandavam e dominavam o mundo. Vou ajudar na construção de nossa mídia estatal um dia também estar na Alemanha produzindo conteúdos em Alemão e feita por Brasileiros. Apresentando nossa visão para o mundo. O Brasil vai ser o líder dos BRICS, assim como "institucionalmente" apresenta-se informalmente como, mesmo a China sendo a mais rica. De toda forma, nós Brasileiros, teremos que contribuir para que o Brasil se torne de fato uma grande nação perante o mundo.
Realmente isso não é bom, o problema é que o ocidente já era anti China e anti Rússia desde os primórdios, se não for causa e efeito, é preciso saber quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?
- Não é verdade ! ... Este canal distorce o sentido dos brics. - Basta de medinhos... Isso não funciona mais !
O Brasil precisa ser uma potência global
Que dilema cara pálida 😅😅😅😅
O interessante é que é justamente isso que o "ocidente" não entende: é possível crescer sendo diverso, respeitando as diferenças culturais e as agendas econômicas de cada país. Justamente o contrário do que esse tal "ocidente" vem pregando nos últimos 500 anos.
Espere para ver!😅
@@hilariosousa4728 🙄
Os outros países pisaram no Brasil. Se a europa não tivesse na merda que nem agora, nem conversar sobre um possível Mercosul conversaria. EUA a mesma coisa. Britânicos que sempre fizeram acordos com o BR já era.. Até o japão tá se aproximando da África e Brasil e eles riquinhos aí nem aí. O ruim é que eles sempre usam da violência pra ficar mais rico né. Mas Rússia e China e India são grandes.
Aprenda primeiro como usar a vírgula e como digitar um texto corretamente, untermensch.
@@OliverHessmann vc por acaso é professor ? se for está bancado o trouxa por que isso aqui é deserto.
"o ruim é que eles sempre usam violência pra ficar mais ricos né " o cara fala isso pra defender o eixo do século 21 . Hipocrisia de quem defende democracia aqui e apoia ditaduras lá .
Digo nada que os próximos passos é os brics criar uma espécie de Otan dentro desse bloco, daí eu quero ver.
O assunto é mais delicado do que se parece. O BRICS não tem relações militares (o que é, inclusive, assunto proibido no Bloco) e é mais um bloco de TROCA de informações sobre interesses econômicos. O Irã, Arábia Saudita e Venezuela, por exemplo, já demonstraram interesse em participar do BRICS também, o que seria delicado para o Brasil, já que seria visto como um meio de auxiliar países que tem a autocracia e ditaduras como principal legado (sim, também sou ditador). O Brasil tem que pensar em sua ECONOMIA e não na "amizade" entre países, já que estas amizades que estes países procuram nada mais são que interesses econõmicos.
Como Sindrome disse, "viu agora você me respeita, por que sou uma ameaça.", se encaixa perfeitamente na relação Brasil e EUA.
Não é que seja anti-ocidente, o fato é que para um bloco novo crescer, ele deve ser anti-ocidente. 😂
Ainda vou ver as mulheres brasileiras de burca...
O DW é Alemão, certo? 😏🤔 Parem de bater continência pros norte americanos!
O Brasil deve aprender a jogar limpo sem favoritismo.
Só que o Brasil é um país do ocidente
Ocidental? Kkklkkl 😂😢😮😅
@@SERGIO-cr6uy kkklkkl
O brasil é visto e reconhecido TÃO e apenas como um APENSO da África.....
É como aquele br que" se acha branco " porque é neto de portugas ,espanhóis ou italianos....chegando nos eua ou europa....descobre que NÃO é branco...e sim negro....kkkkk
CHOQUE DE REALIDADE...
😀😁😂🤣😃
@@SERGIO-cr6uy exatamente se o estado Unidos faz parte do ocidente toda América Latina também é mas valeu pela esclarecimento
@@joseanderson1030 BR adora ser ENGANADO e se ENGANAR para poder se sentir melhor e poder encarar a sua DURA e cruel REALIDADE.....
Por isso, este país NUNCA andará para FRENTE!
@@joseanderson1030 KKKKK, "ACREDITAR" que, "Se os eua são, logo toda a América Latina também é..." ( rsrsrsr)....é o cúmulo da infantilidade, do SOFISMA e FORÇAÇÃO de BARRA.....
😀😁😂🤣😃😄
RINDO DEMAIS.....
O Brasil só está no BRICs por conta do território. É uma estratégia a longo prazo.
A Imprensa Alemã dizendo aos sul americanos "que eles amam" como são as coisas. Como são altruístas... quase acredito.
HAHAHAHA, comentário perfeito.
Ah, mas eu discordo de grande parte disso.
Nada de "anti-mericano", na verdade sem domínio do $ do Tio Sã
Dilema nenhum
Puxa voce percebeu isso. Vai em frente rapaz, esta melhorando.
Um canal alemão... Super parcial né 🤭
Brasil tinha que investir de volta num programa espacial e em tecnologia nuclear de ponta.
Ridícula interpretação polarizante:
"BRICs está virando um bloco antiocidente"! 🤦
DW endossa a posição de que a América Latina não é ocidente, bom saber, já vou deixar de seguir.
Um bloco de ditadores assassinos
America latina não é ocidental nunca foi
Ocidente não é uma classificação geográfica você já ouviu falar em Austrália e nova Zelândia
Gostei do conteúdo...+1 inscrito😀
Obrigada Adão :)