Como o Onofre não fala, eu vou tentar te elucidar sobre suas dúvidas: Sobre o desfalque no caixa: não houve crime. Legalmente não houve roubo. O então namorado do Onofre era o responsável legal dele na época, então juridicamente ele era responsável pela conta bancária do Onofre, o que dava a ele direito de fazer retiradas que quisesse para fazer o que quisesse a hora que quisesse. Só quem poderia entrar na justiça alegando que aquilo feria o combinado era o Onofre, mas ele preferiu fazer apenas um acordo amigável com o ex namorado para ele devolver de pouquinho em pouquinho o valor. Rapidamente as parcelas deixaram de serem pagas e muito pouco do dinheiro foi devolvido. Onofre não fez nada mais sobre e esse assunto ficou por isso mesmo até hoje. Fim. Sobre a Labbit: embora Onofre diga que não tem programador e por isso não pode trabalhar, a Labbit assinou contrato com todos os sócios da Onanim e trabalham no jogo, mas não podem avançar muito pois o Onofre não enviou diversas informações importantes para a continuidade do desenvolvimento, ele sequer responde aos caras, mesmo sendo visto online no Instagram constantemente. Então faltam informações técnicas e também jurídicas, o que impossibilidade inclusive o lançamento do game. Fanfact: eu tenho mais documentos de design sobre TRAF do que a Labbit, que são os desenvolvedores. Se quiser mais informações sobre, eu estou buscando ajudar os apoiadores do TRAF, trazer informações e transparência para eles que sofrem com isso por tantos anos. Se eu puder ajudar algo, estou aqui. E parabéns pelo vídeo.
Entao... a gnt sabe disso (tanto que nao falei "roubo", mas "desvio"), mas ELE precisa falar. Até pra por um ponto final em tudo. Mas é aquilo que já sabemos...
Eeeeerrrr, sobre o dinheiro, NÃO MESMO, não funcionam assim as coisas, qlq um q pagou pelo projeto pode sim entrar com queixa por estelionato, quem fez a proposta e a quem foi pago foi ao Onofre, se ele repassou o poder sobre o dinheiro para outra pessoa ele ainda precisa se responsabilizar. No caso do dinheiro q ele levantou junto ao estado, aí vai depender de uma denuncia tb por estelionato e PODE SER q o órgão aceite a denuncia ou proponha um acordo, porém a insistência do Onofre em continuar arrecadando com o projeto reforça a ideia de estelionato. O famoso ART.171
Qlq um q foi lesado pelo projeto pode ir hj e fazer a denuncia por estelionato, até evitaria que voltasse a ocorrer, vcs estão assustados com o reflexo da sociedade atual, mas não fazer nada é pior para quem investiu e para o próprio Onofre. O Cavallera se de fato munido dos documentos e relatos de pessoas q trabalharam no projeto pode fazer a denuncia, o envolvimento do namorado do Onofre pode até agravar em formação de quadrilha.
Oie segredo dos games eu sou um desenhista amador eu posso achar os conceitos e história ou background dos personagens na Internet ou e uma coisa que nao deva mexer?? Poderia dar uma luz??
A parte da realidade que o Onofre optou ignorar é o dinheiro que ele abocanhou. Traje Fatais não é uma obra de arte, é um produto com investimentos de terceiros.
Existe um abismo absurdo entre alguém que sofre de problemas psicológicos mas tem caráter de tocar seus projetos de forma impecável que é seu caso para um preguiçoso que se acha super dotado mas só se aproveita da boa vontade alheia.
"O que aconteceu com a pessoa que desviou a verba da campanha?" - É exatamente isso que TODOS queremos saber, e o Onofre nao teve a minima hombridade de se explicar... Tenho mta pena do Jon Satella e demais que passaram por esse projeto, que deram o sangue e tiraram grana do proprio bolso pra terminar assim...
O vídeo do Onofre pra mim soa como a seguinte situação: Ele mete um soco na cara de alguém e exige que a pessoa se desculpe por ter machucado a mão dele. Eu não apoio ataques e hate de forma nenhuma, mas a atitude do Onofre com esse jogo e principalmente a falta de respeito e noção dele com as pessoas que já trabalharam no jogo (algumas até sem ganhar nada em troca) e também as que PAGARAM pelo jogo e tiveram que ouvir ele dizendo que Trajes Fatais agora é um objeto de estudo me deixa mt fulo da vida. Eu, como estudante de artes que sou, não consigo entender o ponto dele. Eu mesmo tenho meus projetos, minhas ideias que quero e estou desenvolvendo, mas também sei dos meus limites, tempo, saúde, investimento, agenda, esforço, comprometimento, nada pode ficar faltando. Me intriga muito toda essa situação pois se ele realmente ama o trabalho dele nesse jogo, se ele realmente da valor ao que já foi desenvolvido até o momento, ele mesmo deveria saber o momento de deixar essa parte que "prende" ele simplesmente partir, deixar o projeto nas mãos de uma equipe que vai conseguir finalizar o jogo e ainda assim dar os devidos créditos ao Onofre pelo que ele já fez, mas ver ele se gabando por ser supostamente superdotado e ficar de indireta com o pessoal de Pocket Bravery simplesmente me diz que nada vai mudar, ele vai continuar com a mesma postura orgulhosa e prepotente de sempre. Eu quero muito estar errado, acredite! E torço para que o futuro me prove que estou equivocado, mas até o momento, é assim que me sinto em relação a tudo isso.
Vocês pegam pesado demais! O Onofre é um cara superdotado, um artista super sensível e incompreendido. Não tem problema o desenvolvimento demorar trinta anos, Trajes Fatais é uma obra de arte, feita por artista que possui um cérebro similar a uma floresta chuvosa. Respeitem o gênio! Obs.: CONTÉM IRONIA
msm q lançasse hj eu provavelmente nao compraria nem jogaria pelo simples motivo de personagens q nao me agrada nome designer, e jogabilidade, mas boa sorte pra quem curtiu e ta esperando ele, espero q lançado quem ta aguardando compre e ajude o projeto dele
Não tive estômago pra ver o video novo do TF inteiro, mas dentre todos os absurdos, sabe o que mais me espantou? Ele é um artista...que não sabe o que um Espiral significa. Isso foi CHOCANTE pra mim. Menciona a diferença do método Cascata para o Espiral, achando um absurdo que ele "Não possa voltar para fazer melhorias e as pessoas não entenderem isso". Como Diretor de Arte e programador, te digo que tem um grande problema no que ele disse: Espiral NAO VOLTA AO MESMO PONTO. O nome disso é círculo. No método Espiral, a gente anda em círculos, retornando a pontos que precisam ser melhorados, porém sempre PROGREDINDO em direção ao centro, que é o final do projeto. Mas ele, segundo todos os relatos, ficava voltado ao mesmo ponto - ou seja, não progredia. Isso não é um espiral, é um círculo :) Eu até tenho empatia tbem pelo lance da fobia social, ansiedade e depressão, pq eu tbem sofro com isso (eu lutro exatamente contra as mesmas coisas que ele). Mas eu nunca coloco a culpa em todo mundo, menos em mim - o que foi basicamente o video dele. É incrível como ele não consegue fazer uma autoanálise sem nunca assumir um pedaço de culpa. Até do ponto de vista empresarial ele tá errado: quando vc contrata uma empresa, vc tá contratando a empresa, não uma pessoa específica dentro dela. "Ah mas os programadores isso e aquilo" é problema da empresa, não do cleinte. Eles contrataram a Onanim, não o programador fulano de tal. Te falo de coração: já tive várias "derrotas" na minha vida, que fiquei me questionando depois. Mas hoje eu agradeço ao universo que a conversa que tive com eles em 2015 não foi pra frente e eu não me juntei a esse projeto - na época, procuravam alguem pra trabalhar na HUD. Devido a um conflito de agenda (eu tinha outro compromisso no dia), a pessoa que falou comigo (que eu não lembro o nome) meio que não gostou que eu não poderia participar da reunião e cancelou comigo. Hoje, sei que foi um livramento. Pq teria virado uma mancha no meu currículo.
Foi um livramento cara! Você tem uma história linda e marcante no Mugen e nos games e ela teria sido completamente manchada caso você tivesse participado do Trajes Fatais. Fico muito feliz por você estar bem. Que Deus te abençoe sempre!
Parabéns, Diogo. Acho que esse foi o conteúdo mais lúcido/analítico/empático sobre o caso em anos. Principalmente porque eu não vi o famoso "sem querer linchar, mas já linchando...". Também apoiei o projeto mas estou no grupo de quem não gastou uma fábula... sinceramente nem lembro mais quanto foi. Segui a minha vida. Acho mesmo que é preciso mais cérebro e menos coração a essa altura, para tentar encontrar uma solução viável. E quando digo coração, me refiro aos comentários de ódio e desprezo que outros tipos de vídeo sobre o caso geram. E isso gera o quê? "Mais do mesmo!" Sendo assim, não resolve nada. Por fim, sobre o perfeccionismo e o amor, minha percepção foi: gostar tanto de algo a ponto de querer deixar aquilo o mais perfeito possível. E não "amar por ser perfeito ou ser amável pela perfeição"... enfim, esse foi um adendo. Abraço e quero ver até onde vai essa barbicha!
O que mais deixa a galera revoltada e triste é que até agora não existe por parte dele a humildade de assumir os erros que cometeu e nunca tocar no assunto do sumiço do dinheiro . Fica entendido que isso foi apenas um pormenor de todo o processo... como se ele n ligasse pra isso .
Eu lembro que eu tava no ensino médio na época que eu ouvi falar pela primeira vez do trajes fatais, eu tava com minha segunda namoradinha. Já sou formado, pós-graduado, vivendo a profissão, casado e tenho meu primeiro bebê, tô calvo, e nada desse jogo kkkk e olha que eu pensei e mandar um dinheiro na época pra apoiar, ainda bem que desisti. Agora o Pocket Bravery faço questão de comprar.
Ele coloca as nuances da personalidade do projeto em pauta, e não o projeto em si. Se ele tem perfeccionismo ele tem que entender que o projeto que ele montou é algo comercial, porque NADA saiu do bolso dele. Ele deve a clientes o qual ele vendeu uma relação de CONFIANÇA. Se ele quisesse algo autoral, que ele fizesse isso com o dinheiro DO BOLSO DELE. Ele poderia procrastinar o quanto quisesse, e buscar a perfeição. Para projetos comerciais o importante é que eles sejam FEITOS e não PERFEITOS porque o que está em jogo é a confiança, e o dinheiro, de OUTRAS PESSOAS.
passava o projeto para uma VALVE , MC , SONY etc , pelo o pouco que eu sei , trajes fatais não vai ser lançado assim não , e caso venha lançar , vai demorar
Bom assisti tudo desde o statera Studio, achei muito respeitoso a forma de ajuda, assisti os vídeos criticando achei de uma maneira quase uma caça a bruxas contra Onofre. Também acho que ele deve abandonar esse projeto está consumindo a vida dele, concordo vende o trajes para a statera que oferece ajuda, procura ajuda, volta a trabalhar com arte, vida que segue
Só mostra que ele não tem psicológico pra aguentar pressão e ser responsável por um projeto desse tamanho. Deveria então passar o projeto pra outro, ou outra empresa ficar responsável e ai se tratar. Poderia ate continuar na arte... mas se considera que não esta apto que permita outro continuar. Dessa forma ele ficara tranquilo e as pessoas irão parar de cobrar afinal muitos investiram. Então deixe que outros mais preparados até psicologicamente que continuem. O chato é ele como um líder do projeto que deveria ser... sujar seu nome, sua empresa e até manchar seu nome. Se trate e deixe o projeto com outro.
Não entendo muito sobre leis e processos, mas se os que patrocinaram o jogo decidissem processar, isso envolveria toda a equipe original, inclusive o pessoal da Statera. Seria horrível se isso acontecesse no momento que eles estão lutando com o PB e outros projetos
@@RafaelOliveira-dl6fu bom, quem era o responsável pelo jogo era ele, quem cuidava do caixa era ele, quem foi a mente por trás do jogo tbm foi ele mesmo que com engajamento de terceiros, ou seja ele era o CEO ou diretor da bagaça, como a culpa do dinheiro ir pro buraco foi dele e os caras que tramparam com ele tem como provar isso, quem iria se arrombar seria ele, não é pq o Jon foi sócio dele por um tempo que ele levaria a culpa compreende? Tem muitos por menores nessa história.
Com todo respeito a todos que fizeram ou irão fazer vídeo a respeito desse tema. Não vai dar em nada. Temos um meio legal (Jurídico) para se alguém ou grupo se sentir lezado buscar, desconheço se algo nesse sentido pode ser feito ao responsável em questão até mesmo dinheiro público a empresa arrecadou... Fica aqui meu questionamento e dúvida sobre o assunto e entrega do produto.... A essa altura da história eu em particular mesmo que venha a lançar o jogo não quero jogar ou ver nada sobre ele nem de GRAÇA. Apenas reforçando... se sentiu lezado? Busca os meios legais, fazer vídeo ou reclamar em rede social não adianta e só dá o que a pessoa mais quer na vida... ATENÇÃO
Fala Dio, eu concordo muito com você sobre achar ele um grande artista (na parte acadêmica e teórica pelo menos) e também entendo sobre os problemas de ansiedade e depressão. Ignorando a parte técnica, sinto que o grande problema é que o Onofre acha que se todo mundo entender ele, ele vai automaticamente estar certo e se sentir bem e tudo vai para frente então ele vai passar mais tempo tentando ser compreendido do que realmente produzindo algo. Eu já conheci pessoas assim, que soam como arrogante mas na verdade só se sentem incompreendidas e ai elas encontram mil argumentos para tentar se explicar e nunca se sentem satisfeitos com o que os outros acham gerando no fim muita ansiedade, isolamento e fobia social. O problema é que no caso do Onofre, ele precisa confiar em outras pessoas para trabalhar e sempre que alguma ideia for contra o que ele acha, ele precisa conseguir aceitar sem achar que isso é um desentendimento. Ele mesmo ilustrou bem como ele se sente, quando alguém não está alinhado com o que ele pensa, ele se sente mal, mas o ponto é que ser profissional é estar acima disso. Se ele precisa contratar alguém que entenda de UI/UX, ele precisa entender que esse cara manja mais que ele disso e tem que confiar no cara. No projeto Alseep que eu trabalhei, como programador, diversas vezes eu odiei algumas mecânicas que implementei, mas quando o jogo tava pronto eu vi que elas faziam todo sentido então agora eu confio totalmente no Décio sem é claro sem deixar de expressar minha opinião, mas entendendo que ele entende mais de arte do que eu. Enquanto o Onofre não se resolver, o jogo nunca vai se resolver.
Dio, na minha opinião o Onofre é Narcisista. Ele está usando esse projeto dele, para gerar suprimento narcísico. Na empresa onde eu trabalho, tem um rapaz igualzinho ao Onofre! Ninguém suporta ele mas o problema não é ele, são os outros! Ninguém trabalha bem, só ele e quando é contrariado diz que é incompreendido e que estão perseguindo ele. No react do Renato, fiquei com a impressão de que esse vídeo que o Onofre gravou, em algumas partes, parece que ele está tentando fazer chantagem emocional com o público. Abraço Dio e até+
@@DioRodConcordo Dio. Só que é muito difícil um Narcisista aceitar que tem problema. Eu, pra ser sincero, nunca vi. Espero estar enganado mas recentemente, os antigos amigos dele fizeram um vídeo Chamado: A ajuda tá aqui. Vc já deve ter visto, Dio. Eles se ofereceram pra comprar o projeto dele e ajudar a finalizar! Uma atitude nobre, na minha opinião. Só que eu acho que o Onofre vai entender isso do jeito errado e vai achar que eles estão com inveja do projeto dele. Bem, espero estar enganado e concordo com vc, Dio! Ele precisa de ajuda.
"o cumprimento de um compromisso" vc falou tudo!! A gnt espera que seja cumprido um dia, independente de quem irá cumprir, outra é que eu mesmo esperei ver algo do game nesse primeiro video dele, mas... vamos ficar no aguardo e que tudo corra bem!
Só vi verdades no seu vídeo Dio. Você fez esse vídeo com muito pesar no coração, mas foi um vídeo completamente necessário. Conforme falei em outro vídeo seu e repito aqui: se o Onofre ama de verdade esse jogo, o melhor que ele pode fazer é deixar o mesmo ir embora ao invés de tratar a obra como se fosse vítima de cárcere privado. E após abrir mão dos direitos do TRAF, o Onofre precisa se tratar e virar essa página da vida dele definitivamente, para que o jogo possa ter o direito de nascer. Enquanto o Onofre não deixar a arrogância dele de lado e se render definitivamente, tanto ele quanto aqueles que pagaram por Trajes Fatais só sairão perdendo.
A turma tem q tratar esse sujeito pelo q ele é e agir de acordo. Meter ele na justiça fazer-lo indenizar as pessoas e se não poder tirar o jogo dele em prol das pessoas q o processarem. E se for verdade qualquer questão mental fod*se cada um com.seua problemas, vida adulta criança. Vendeu não entregou paga na justiça.
É a questao de msm com problemas, assumir respomsabilidades e procutar ajuda profissional para lidar com essas responsabilidades. Mas sempre as assumindo.
Confesso que conhecia a existência desse jogo,mais nunca dei bola ou tive interesse de acompanhar. Na época ja rolava esses assuntos na demora do lançamento e envolveu tretas bla bla bla ..entao nem liguei. E acho que fiz bem,pois se em 2 anos nao tem nada de novo...foi melhor seguir em frente com outros grandes lançamentos dos jogos de luta. E hoje vendo esse vídeo..nao me deu a mínima vontade de jogar esse trajes fatais.
Lá no fundo esse é um caso bem triste, já está mais dq na hora do Onofre procurar uma ajuda profissional na area psicológica, o problema é que ele tem que ADMITIR que precisa dessa ajuda primeiro!!!
De uma forma simples e direta, eu não acho que ele deva vender o TF, e sim passar os direitos autorais, pelo simples fato que ele já recebeu duas vezes pelo jogo (o dinheiro da prefeitura e da vakinha)... a sorte dele é que aqui não é um país sério...se fosse um país sério já teria que prestar contas do dinheiro que recebeu... mas enfim....
Dio você fez uma excelente análise sobre a situação como um todo e principalmente a parte de amor e perfeccionismo, na minha visão Pocket Bravery é um ótimo exemplo de amor pois ele não é o jogo dos sonhos do Anderson e do Jon, mas também não é o "fast food" que eles planejaram inicialmente, é o jogo que tá no alcance deles e mesmo com tantas limitações eles deram o melhor e um pouco mais para entregar uma obra e um produto de muita competência e polimento, porque aprenderam a lidar com essas "falhas" e amar o jogo independentemente. Enquanto isso parece que Trajes Fatais só vai receber o amor do criador dele quando alcançar o status de perfeição que existe apenas na cabeça do mesmo, gerando esse looping infinito de desenvolvimento.
Concordo plenamente DioRod. Faz tempo que eu penso isso também. Primeira coisa. Procurar ajuda profissional urgente. Depois... Se livra dessa âncora desgraçada que é o Trajes Fatais. Deixa o jogo ver a luz e com isso parte do tal "ódio" vai sumir . E usa essa grana para compensar pessoas que investiram de alguns forma. O cara deve ter no máximo uns 35 a 40 anos de idade. Triste pensar que quase metade da vida foi cansativa e estressante com algo que simplesmente faz mal e não vai levar ele a lugar algum. SE LIVRA DESSE FARDO E SEGUE A VIDA ONOFRE !!
o amor transcende as imperfeições desse mundo no momento que as ignora pelo afeto ao próximo! Obrigado amigo, seu conceito me ajudou a ver melhor a minha visão de amor... Que o onofre seja iluminado pelo amor divido criador e de toda vida e sentido de harmonia e assim ache um caminho para lançar o jogo que tantos investiram expectativas, dinheiro e carinho (no mínimo)...
Vender??? Ele deveria doar em nome daqueles que foram lesados por ele, inclusive eu... O Onofre para mim não passa de 1.7.1.... Enganou milhares de pessoas e não dá uma satisfação.
O mais triste é o onofre nao ter respondido objetivamente NADA que o renato levantou... Ele se desrespeita e desrespeita os colaboradores do projeto...
Ele está se vitimizando agora porque sabe que pode ser processado por geral, será diversos processos contra ele. A conta sempre chega, mais cedo ou tarde.
Acho que o consenso é geral, no fim das contas; queremos um fechamento pra essa situação. Todos nós. Abraço pra ti, Dio. Pela tua cara não deve mesmo ter sido nada fácil gravar esse vídeo.
O jogo provavelmente não vai ser lançado nunca. Tem muitos problemas burocráticos e também o Onofre talvez saiba que esse jogo já está desgastado e ultrapassado e pra ele ser atualizado vai demandar muitas coisas que ele não tem condições de fazer. Então o jogo vai ficar eternamente nesse limbo, o timing já passou, o cenário de jogos é totalmente outro e se ele lançar vai ser criticado da mesma forma. Não vejo uma conclusão para isso a não ser um milagre de darem dinheiro, equipe e total liberdade para ele tocar isso da maneira dele, algo utópico mas é o que ele deve desejar e que não vai acontecer. Talvez o melhor seja esquecer isso mas ele mesmo parece que não quer que esqueçamos e ele não tem coragem para assumir tudo e passar a limpo todos os problemas. É triste que a vida do cara vai ficar assim até isso resolver e ele não consegue seguir em frente por pura opção dele mesmo.
Uma pena porque o elenco desse jogo é muito bom, o conceito é bacana, mas jogos de luta e jogos brasileiros num geral já andaram para frente. Inclusive projetos brazucas de luta com mecânicas e estilos diferenciados fugindo do padrão estão sendo desenvolvidos essa que era uma proposta do Trajes Fatais.
Eu sei que o Dio é um cara educado e não vai concordar muito comigo nessa mas ver o lunático do Onofre citar o pocket bravery com aquela boca porca dele me deixou em estado de fúria.
cara, concordo com 99% com você em relação a ansiedade e o projeto. se algo está te consumindo, te fazendo mau mesmo que tenha um vínculo muito forte, é melhor virar a página. parabéns pela sensatez e equilíbrio sobre os 02 assuntos: trajes fatais e a saúde dele. Sucesso e prosperidade pra você sir.
Sou também mais um dos muitos apoiadores frustrados com esse projeto. O rapaz em questão com problemas psicológicos ou não é o único e principal responsável por toda esse embróglio. Concordando com o Dio, o melhor que ele pode fazer pra saúde mental dele e de muitos apoiadores é abrir mão dos direitos desse projeto passando pra alguém que esteja disposto a concluir isso e por uma pá de cal nessa história.
ele podia vender o Traf mas combinar pro pessoal que comprar colocar algum sub-título que indique que não é mais o mesmo projeto, e depois se ele QUISER, que faça a própria versão com o título original... daí ele ainda teria o projeto passional e o público teria o jogo
Cara, ansiedade é a doença mais comun hoje em dia, eu tenho ansiedade ja tentei me matar 2 vezes, perdi relacionamento por isso... em HIPOTEZE ALGUMA eu nunca falei disso pra me vitimizar em nada, ele ter ansiedade ou Fobia social só faz eu ter mais asco dele, pq ele n age como se tivesse realmente preocupado com a doença e o projeto DELEGANDO as tarefas... muito pelo contrario ele faz questão de ser ele a fazer tudo (msm q ele ms admita q n sabe, olha só, tão superior e precisando de seres inferiores) ele usa a doença só pra se blindar de criticas e meio q fazer chantagem psicológica... "Olha quando vcs me cobram eu tenho vontade de me matar"... o cara LITERALMENTE brinca com uma parada seria, então a ultima coisa q isso gera em MIM é empatia.
Eu entendo também a revolta, pq eu tb fico revoltado. Mas eu tenho hma responsabilidade qdo eu faço os vídeos... Não posso simplesmente sair duvidando ou desdenhando dessa parada, entende?
@@DioRod Com certeza, uma galera iria distorcer oq vc disse e ir atacar o cara ou "dizer q vc disse" e se por acaso, q Deus o livre, acontecesse algo pior, tenho certeza q vc se sentiria parcialmente culpado, msm n tendo culpa direta... então eu entendo mt sua posição como influenciador...
Se existir algum crime em não entregar um projeto de financiamento coletivo, que alguém faça valer a Justiça. Se não houver crime, então vc nao fez nada de errado. Projetos falham o tempo todo, inclusive aqueles financiados coletivamente. O único "erro" do Onofre é manter a chama acesa com os vídeos, mas ninguém é obrigado a dar atenção também. Nao foi roubo, foi livre mercado. Investiu quem quis. Todos sabiam dos riscos. Se não quisessem correr riscos, teriam comprado o jogo quando e se fosse lançado. Reclamar ou acusar o cara de ladrão depois de tantos anos é uma atitude muito pior do q deixar um projeto grande falhar.
Essa coisa de perfeccionista ele está meio que vendo errado...como você disse,amor não é perfeito,e ele só parece estar nesse quesito disfarçar uma obsessão nada saudável. Ter o desejo de sempre fazer melhor é bom,mas desde que isso não o deixe cego pro que já havia sido criado(muitos jogos são famosos por erros também,nada é perfeito...pois o perfeito é sem graça e chato)
Ao mesmo tempo que concordo, em partes, eu devo dizer que nunca ouvi tanta m... Na minha vida hauahauhahahauahauahauahaus quem investiu apostou.... Achou ruim faz um melhor. Mas de fato o Onofre deveria passar essa propriedade pra frente sem apego.
É que Financiamento coletivo é diferente de knvestimento em si... a aposta é de ser ou nao financiado. Quando o financiamento da certo vira compromisso de quem foi financiado. Nao é o caso de "fazer melhor" aqui
Tbm dei uma grana no financiamento do jogo, pouco mas dei. E infelizmente eu não vejo esse jogo saindo algum dia. Espero que o Onofre repense suas ações atuais.
Essa parte perfeccionista do onofre pode ter vindo do ciclo familiar dele, e ate mesmo a ansiedade que ele sofre. Aonde eu quero chegar? Bem , nem todo pai ou mae querem ou deseja bem pro filho, nem todo pai ou mae ensina valores pro filho. To falando isso so na teoria , confesso que tinha um certo rancor com o onofre mas depois de saber dos problemas dele comecei a sentir pena dele.
Parabéns Dio! Melhor vídeo sobre o assunto, coeso e direto ao ponto. Eu particularmente não gostei do vídeo do Segredo dos Games. Primeiro pelo tom sensacionalista, segundo pela falta da imparcialidade.
Nao vi o de hoje, mas a reportagem do Renato (junto com o vídeo do Onofre) foram os que me motivaram a fazer esse... nao diria que foi sensacionalista, e o meu tb é parcial (afinal é opinativo), mas sao abordagens distintas...
@@DioRod eu não gostei. Pra mim o vídeo do Segredos dos Games cria uma certa histeria, algo que motiva um linchamento virtual. Por esse motivo nem vou ver o outro.
Onofre quer que as pessoas pensem como você, muita empatia e pouquíssima cobrança. Simplesmente 100 mil foram roubados fora o dinheiro público de Fortaleza.
@@eduardo-a.p. por mim Traje Fatais pode demorar 50 anos pra ser desenvolvido e lançado. Se fosse um projeto particular poderia... A questão é que o cara simplesmente ignora que ele meteu a mão numa bolada, oriunda de milhares de trouxas que investiram nesse projeto, obviamente disso ele não fala. Trajes Fatais não é uma obra de arte, é um produto financiado por terceiros.
Eu não vou entrar no mérito dos problemas psicológicos do Onofre, não conheço ele, o que sei sobre TRAF é superficial e como alguém que acompanha jogos de luta. Agora, eu acho que o jogo deveria ser deixado de lado, isso tudo só dá mais ibope pra ele e acho que ele não mereça.
A sua postura foi exemplar Dio mas sinceramente pelo que EU conclui do video dele é que provavelmente esse cara NÃO vai sair do lugar eu ACHO que só se tiver alguma forma judicial de tirar dele os direitos como PRODUTO trajes fatais vai andar de vontade propria do criador eu acho MUITO pouco provavel...
Não acho que o Onofre vai se desfazer dos direitos do jogo infelizmente e também não acho mais que vai ter parte dois da "carta aberta"... bola pra frente. Ótimio vídeo Dio!
O problema é que ele não tem esses direitos. É uma obra coletiva, cada pessoa que contribuiu tem direito, do programador ao dublador, todo mundo fez algo para que as ultimas builds existissem. Só pode ir pra frente, se, entre outras coisas, houverem contratos de cessão de direitos, ou royaites ou afins. não dá pra dizer que o jogo é do Onofre e pronto.
@@ciromasamune Outro ponto, e que eu acho dificil de TRAF ser lançado hoje sem suas principais mentes criativas na produção (todos nesse sentido sairam do projeto, exceto ele), e com o Onofre fora o jogo pode até sair mas entendo que por consequência muita coisa vai mudar... (por bem ou por mal) até por que aparentemente ainda falta muito sendo bem franco.
Os super hemisférios cerebral dele só não entede da abstração de um modelo de projeto espiral ou cascata, com esse tempo todo de projeto, ele já teria base de gerenciamento de projetos e programação, possivelmente pois falamos de uma pessoa superdotado, cara nem um pouco narcisista, cheio de ideologia, narrativas e uma possivel inveja de outros projetos, fora isso o uso de recurso público. Se quer dar a volta por cima mais trabalho e resultado e menos baboseira.
Cara, eu nem era mais inscrito no canal dele, mas sabe-se lá o RUclips me recomendou o vídeo dele quando saiu, não quis nem saber, coloquei para "Não recomendar o canal".
É óbvio que o cara se enrolou tanto que agora não sabe mais como se desenrolar, ficando fazendo aqueles videos non sense dele ao invés de dar notícias do jogo
Onofre nao é ta saudavel mentalmente , existem doenças silenciosas. A Gente sempre poem nos como exemplo , mas cada pessoa uma dor. Acho que vcs tem que tomar cuidado , Pessoas quando nao podem atacar elas cometem "Sui e Cidio" Igual aquele menino todo mundo zuou por que ele era do Nordeste e falava Ingles , Salvou a vida dele foi que ele deu Twiter falando que ia se Ma-tar. Onefre ta muito mais preocupado em sua crise existencial e sua energia vital , do que no Jogo ou Vida Social. Bom seria esquecer , Um RUclipsr fez video falando q tava depressao e tinha panico ate andar Onibus. Ai RUclipsr falou que parou de acompanhar ele pois fez esse video falando BESTEIRAS. 2 Anos depois esse RUclipsr que era Forte e Poderoso igual a vc , sumiu por 2 meses e apareceu falando que Tava exausto , pensando besteiras e pensou ate em sem se Ma-tar. Entao Usamos nos como exemplo SOU FORTE , TB PASSO POR ISSO , mas quando realmente é com nos buraco mais embaixo. PESSOAS que pensam em Se Ma-TAR elas deixam pistas , elas dao dicas. Onofre nao vai dar Trajes Fatais talvez a unica coisa q mantenha ele vivo seja a esperança do jogo sair como ele quer. Ou é isso ou ele é tremendo de um Kuzao como vc falam , mas aposto na Dpressao mesmo.
Quando eu me usei por exemplo foi no sentido de falar que eu entendo oq ele ta passando e nao falar que eu "consegui", até pq eu nao consegui nada ainda
@@DioRod eu sei. Vc que eu falo seria o leitor dessa mensagem. Infelizmente onofre nao está saudavel. Algum tipo de Depressao , Familiares Narcista ou trauma infancia. Coisa que todo mundo acha que é besteira ate acontecer com vc (Voce que eu digo pessoa que está lendo ou que vai ler ou ate vale pr mim) Vc , ai expressao e nao dando alvo em alguem
Como eu acabei de comentar no vídeo do Renato, mesmo se ñ tivesse o roubo, provavelmente o jogo ainda estaria na mesma, devido a todas as questões do Onofre.
@@DioRod Assim, mesmo depois do roubo muita gente ainda ficou do lado dele por amor ao projeto e companheirismo para com o Onofre, e mesmo assim ele conseguiu ferrar com tudo, então pensa, imagina se o roubo ñ tivesse acontecido, o Onofre iria toda hora mudar isso e aquilo no jogo, exigindo mais e mais trabalho de seus parceiros, e cada uma dessas mudanças num projeto tão grande, provavelmente daria gastos enormes e ainda tem o fato de q mesmo com ele fazendo essas alterações constantes, nada iria garantir de q ele ñ voltaria atrás nessas mesmas alterações ou mudasse tudo novamente, por isso acho q daria no mesmo, com ou sem roubo, pra mim o melhor a ser feito é exatamente isso q vc disse no vídeo, dele vender o projeto de vez.
Como o Onofre não fala, eu vou tentar te elucidar sobre suas dúvidas:
Sobre o desfalque no caixa: não houve crime. Legalmente não houve roubo. O então namorado do Onofre era o responsável legal dele na época, então juridicamente ele era responsável pela conta bancária do Onofre, o que dava a ele direito de fazer retiradas que quisesse para fazer o que quisesse a hora que quisesse. Só quem poderia entrar na justiça alegando que aquilo feria o combinado era o Onofre, mas ele preferiu fazer apenas um acordo amigável com o ex namorado para ele devolver de pouquinho em pouquinho o valor. Rapidamente as parcelas deixaram de serem pagas e muito pouco do dinheiro foi devolvido. Onofre não fez nada mais sobre e esse assunto ficou por isso mesmo até hoje. Fim.
Sobre a Labbit: embora Onofre diga que não tem programador e por isso não pode trabalhar, a Labbit assinou contrato com todos os sócios da Onanim e trabalham no jogo, mas não podem avançar muito pois o Onofre não enviou diversas informações importantes para a continuidade do desenvolvimento, ele sequer responde aos caras, mesmo sendo visto online no Instagram constantemente. Então faltam informações técnicas e também jurídicas, o que impossibilidade inclusive o lançamento do game. Fanfact: eu tenho mais documentos de design sobre TRAF do que a Labbit, que são os desenvolvedores.
Se quiser mais informações sobre, eu estou buscando ajudar os apoiadores do TRAF, trazer informações e transparência para eles que sofrem com isso por tantos anos. Se eu puder ajudar algo, estou aqui.
E parabéns pelo vídeo.
Entao... a gnt sabe disso (tanto que nao falei "roubo", mas "desvio"), mas ELE precisa falar. Até pra por um ponto final em tudo. Mas é aquilo que já sabemos...
Eeeeerrrr, sobre o dinheiro, NÃO MESMO, não funcionam assim as coisas, qlq um q pagou pelo projeto pode sim entrar com queixa por estelionato, quem fez a proposta e a quem foi pago foi ao Onofre, se ele repassou o poder sobre o dinheiro para outra pessoa ele ainda precisa se responsabilizar. No caso do dinheiro q ele levantou junto ao estado, aí vai depender de uma denuncia tb por estelionato e PODE SER q o órgão aceite a denuncia ou proponha um acordo, porém a insistência do Onofre em continuar arrecadando com o projeto reforça a ideia de estelionato. O famoso ART.171
Qlq um q foi lesado pelo projeto pode ir hj e fazer a denuncia por estelionato, até evitaria que voltasse a ocorrer, vcs estão assustados com o reflexo da sociedade atual, mas não fazer nada é pior para quem investiu e para o próprio Onofre. O Cavallera se de fato munido dos documentos e relatos de pessoas q trabalharam no projeto pode fazer a denuncia, o envolvimento do namorado do Onofre pode até agravar em formação de quadrilha.
"O então namorado do Onofre era o responsável legal dele na época" cara eu ri dessa parte demais
Oie segredo dos games eu sou um desenhista amador eu posso achar os conceitos e história ou background dos personagens na Internet ou e uma coisa que nao deva mexer?? Poderia dar uma luz??
A parte da realidade que o Onofre optou ignorar é o dinheiro que ele abocanhou. Traje Fatais não é uma obra de arte, é um produto com investimentos de terceiros.
É um Estelionatário esse Onofre. Essa carta é para dar o segundo golpe nos trouxas. Pior que ter muita gente que vai cair
Caramba, dio. Tu tem o dom da comunicação. Tu foi cristalino.
Eita mano...! Muito obrigado!
Mais um capítulo dessa novela SEM FIM!!!
Espero que tudo se resolva...
Existe um abismo absurdo entre alguém que sofre de problemas psicológicos mas tem caráter de tocar seus projetos de forma impecável que é seu caso para um preguiçoso que se acha super dotado mas só se aproveita da boa vontade alheia.
"O que aconteceu com a pessoa que desviou a verba da campanha?" - É exatamente isso que TODOS queremos saber, e o Onofre nao teve a minima hombridade de se explicar...
Tenho mta pena do Jon Satella e demais que passaram por esse projeto, que deram o sangue e tiraram grana do proprio bolso pra terminar assim...
Foi o namorado do Onofre que roubou o dinheiro.
O vídeo do Onofre pra mim soa como a seguinte situação: Ele mete um soco na cara de alguém e exige que a pessoa se desculpe por ter machucado a mão dele. Eu não apoio ataques e hate de forma nenhuma, mas a atitude do Onofre com esse jogo e principalmente a falta de respeito e noção dele com as pessoas que já trabalharam no jogo (algumas até sem ganhar nada em troca) e também as que PAGARAM pelo jogo e tiveram que ouvir ele dizendo que Trajes Fatais agora é um objeto de estudo me deixa mt fulo da vida. Eu, como estudante de artes que sou, não consigo entender o ponto dele. Eu mesmo tenho meus projetos, minhas ideias que quero e estou desenvolvendo, mas também sei dos meus limites, tempo, saúde, investimento, agenda, esforço, comprometimento, nada pode ficar faltando. Me intriga muito toda essa situação pois se ele realmente ama o trabalho dele nesse jogo, se ele realmente da valor ao que já foi desenvolvido até o momento, ele mesmo deveria saber o momento de deixar essa parte que "prende" ele simplesmente partir, deixar o projeto nas mãos de uma equipe que vai conseguir finalizar o jogo e ainda assim dar os devidos créditos ao Onofre pelo que ele já fez, mas ver ele se gabando por ser supostamente superdotado e ficar de indireta com o pessoal de Pocket Bravery simplesmente me diz que nada vai mudar, ele vai continuar com a mesma postura orgulhosa e prepotente de sempre. Eu quero muito estar errado, acredite! E torço para que o futuro me prove que estou equivocado, mas até o momento, é assim que me sinto em relação a tudo isso.
Legal seu vídeo Dio, estou acompanhando cada um dos vídeos envolvendo trajes e todos agregam bastante no assunto.
Vocês pegam pesado demais! O Onofre é um cara superdotado, um artista super sensível e incompreendido. Não tem problema o desenvolvimento demorar trinta anos, Trajes Fatais é uma obra de arte, feita por artista que possui um cérebro similar a uma floresta chuvosa. Respeitem o gênio!
Obs.: CONTÉM IRONIA
Pior que tem coloca o aviso, se não nego leva como verdade.
Antes do aviso eu senti uma cutucada ácida.
Eu sinceramente já desisti do Trajes Fatais. E só lamento de quem ter apoiado e confiado nesse farsante.
msm q lançasse hj eu provavelmente nao compraria nem jogaria pelo simples motivo de personagens q nao me agrada nome designer, e jogabilidade, mas boa sorte pra quem curtiu e ta esperando ele, espero q lançado quem ta aguardando compre e ajude o projeto dele
Mandou muito, Dio!
Esse caso desmoraliza completamente o cenário de desenvolvedores indie.
Não tive estômago pra ver o video novo do TF inteiro, mas dentre todos os absurdos, sabe o que mais me espantou?
Ele é um artista...que não sabe o que um Espiral significa. Isso foi CHOCANTE pra mim.
Menciona a diferença do método Cascata para o Espiral, achando um absurdo que ele "Não possa voltar para fazer melhorias e as pessoas não entenderem isso".
Como Diretor de Arte e programador, te digo que tem um grande problema no que ele disse: Espiral NAO VOLTA AO MESMO PONTO. O nome disso é círculo.
No método Espiral, a gente anda em círculos, retornando a pontos que precisam ser melhorados, porém sempre PROGREDINDO em direção ao centro, que é o final do projeto. Mas ele, segundo todos os relatos, ficava voltado ao mesmo ponto - ou seja, não progredia. Isso não é um espiral, é um círculo :)
Eu até tenho empatia tbem pelo lance da fobia social, ansiedade e depressão, pq eu tbem sofro com isso (eu lutro exatamente contra as mesmas coisas que ele). Mas eu nunca coloco a culpa em todo mundo, menos em mim - o que foi basicamente o video dele.
É incrível como ele não consegue fazer uma autoanálise sem nunca assumir um pedaço de culpa.
Até do ponto de vista empresarial ele tá errado: quando vc contrata uma empresa, vc tá contratando a empresa, não uma pessoa específica dentro dela. "Ah mas os programadores isso e aquilo" é problema da empresa, não do cleinte. Eles contrataram a Onanim, não o programador fulano de tal.
Te falo de coração: já tive várias "derrotas" na minha vida, que fiquei me questionando depois. Mas hoje eu agradeço ao universo que a conversa que tive com eles em 2015 não foi pra frente e eu não me juntei a esse projeto - na época, procuravam alguem pra trabalhar na HUD. Devido a um conflito de agenda (eu tinha outro compromisso no dia), a pessoa que falou comigo (que eu não lembro o nome) meio que não gostou que eu não poderia participar da reunião e cancelou comigo.
Hoje, sei que foi um livramento. Pq teria virado uma mancha no meu currículo.
Ainda bem q vc se livrou dessa, esse cara arruinou a vida de muita gente e a ele mesmo.
Foi um livramento cara! Você tem uma história linda e marcante no Mugen e nos games e ela teria sido completamente manchada caso você tivesse participado do Trajes Fatais. Fico muito feliz por você estar bem. Que Deus te abençoe sempre!
Diorod, vc é um cara MUITO maneiro!
Parabéns pela maturidade
Obrigado! :)
Parabéns, Diogo.
Acho que esse foi o conteúdo mais lúcido/analítico/empático sobre o caso em anos.
Principalmente porque eu não vi o famoso "sem querer linchar, mas já linchando...".
Também apoiei o projeto mas estou no grupo de quem não gastou uma fábula... sinceramente nem lembro mais quanto foi. Segui a minha vida.
Acho mesmo que é preciso mais cérebro e menos coração a essa altura, para tentar encontrar uma solução viável. E quando digo coração, me refiro aos comentários de ódio e desprezo que outros tipos de vídeo sobre o caso geram. E isso gera o quê? "Mais do mesmo!" Sendo assim, não resolve nada.
Por fim, sobre o perfeccionismo e o amor, minha percepção foi: gostar tanto de algo a ponto de querer deixar aquilo o mais perfeito possível. E não "amar por ser perfeito ou ser amável pela perfeição"... enfim, esse foi um adendo.
Abraço e quero ver até onde vai essa barbicha!
Valeu pelo comentario man! Vamo ver qto tempo dura a barbicha! Huahauhaha
O que mais deixa a galera revoltada e triste é que até agora não existe por parte dele a humildade de assumir os erros que cometeu e nunca tocar no assunto do sumiço do dinheiro . Fica entendido que isso foi apenas um pormenor de todo o processo... como se ele n ligasse pra isso .
Eu lembro que eu tava no ensino médio na época que eu ouvi falar pela primeira vez do trajes fatais, eu tava com minha segunda namoradinha.
Já sou formado, pós-graduado, vivendo a profissão, casado e tenho meu primeiro bebê, tô calvo, e nada desse jogo kkkk e olha que eu pensei e mandar um dinheiro na época pra apoiar, ainda bem que desisti.
Agora o Pocket Bravery faço questão de comprar.
Ele coloca as nuances da personalidade do projeto em pauta, e não o projeto em si. Se ele tem perfeccionismo ele tem que entender que o projeto que ele montou é algo comercial, porque NADA saiu do bolso dele. Ele deve a clientes o qual ele vendeu uma relação de CONFIANÇA. Se ele quisesse algo autoral, que ele fizesse isso com o dinheiro DO BOLSO DELE. Ele poderia procrastinar o quanto quisesse, e buscar a perfeição. Para projetos comerciais o importante é que eles sejam FEITOS e não PERFEITOS porque o que está em jogo é a confiança, e o dinheiro, de OUTRAS PESSOAS.
passava o projeto para uma VALVE , MC , SONY etc , pelo o pouco que eu sei , trajes fatais não vai ser lançado assim não , e caso venha lançar , vai demorar
Bom assisti tudo desde o statera Studio, achei muito respeitoso a forma de ajuda, assisti os vídeos criticando achei de uma maneira quase uma caça a bruxas contra Onofre.
Também acho que ele deve abandonar esse projeto está consumindo a vida dele, concordo vende o trajes para a statera que oferece ajuda, procura ajuda, volta a trabalhar com arte, vida que segue
Acho q seria o melhor pra todo mundo... incluindo ele!
Só mostra que ele não tem psicológico pra aguentar pressão e ser responsável por um projeto desse tamanho. Deveria então passar o projeto pra outro, ou outra empresa ficar responsável e ai se tratar. Poderia ate continuar na arte... mas se considera que não esta apto que permita outro continuar. Dessa forma ele ficara tranquilo e as pessoas irão parar de cobrar afinal muitos investiram. Então deixe que outros mais preparados até psicologicamente que continuem. O chato é ele como um líder do projeto que deveria ser... sujar seu nome, sua empresa e até manchar seu nome. Se trate e deixe o projeto com outro.
A única coisa que eu quero que o pessoal que investiu nesse jogo tivessem seu dinheiro de volta só isso
Mas sabemos que isso não vai acontecer
Não entendo muito sobre leis e processos, mas se os que patrocinaram o jogo decidissem processar, isso envolveria toda a equipe original, inclusive o pessoal da Statera. Seria horrível se isso acontecesse no momento que eles estão lutando com o PB e outros projetos
@@RafaelOliveira-dl6fu seria justo! Todo projeto que você escolheu fazer parte existe pros e contras.
@@RafaelOliveira-dl6fu bom, quem era o responsável pelo jogo era ele, quem cuidava do caixa era ele, quem foi a mente por trás do jogo tbm foi ele mesmo que com engajamento de terceiros, ou seja ele era o CEO ou diretor da bagaça, como a culpa do dinheiro ir pro buraco foi dele e os caras que tramparam com ele tem como provar isso, quem iria se arrombar seria ele, não é pq o Jon foi sócio dele por um tempo que ele levaria a culpa compreende? Tem muitos por menores nessa história.
Com todo respeito a todos que fizeram ou irão fazer vídeo a respeito desse tema. Não vai dar em nada.
Temos um meio legal (Jurídico) para se alguém ou grupo se sentir lezado buscar, desconheço se algo nesse sentido pode ser feito ao responsável em questão até mesmo dinheiro público a empresa arrecadou... Fica aqui meu questionamento e dúvida sobre o assunto e entrega do produto....
A essa altura da história eu em particular mesmo que venha a lançar o jogo não quero jogar ou ver nada sobre ele nem de GRAÇA.
Apenas reforçando... se sentiu lezado? Busca os meios legais, fazer vídeo ou reclamar em rede social não adianta e só dá o que a pessoa mais quer na vida... ATENÇÃO
ja encheu o saco, povo fica nessa punheta eterna.
Fala Dio, eu concordo muito com você sobre achar ele um grande artista (na parte acadêmica e teórica pelo menos) e também entendo sobre os problemas de ansiedade e depressão. Ignorando a parte técnica, sinto que o grande problema é que o Onofre acha que se todo mundo entender ele, ele vai automaticamente estar certo e se sentir bem e tudo vai para frente então ele vai passar mais tempo tentando ser compreendido do que realmente produzindo algo. Eu já conheci pessoas assim, que soam como arrogante mas na verdade só se sentem incompreendidas e ai elas encontram mil argumentos para tentar se explicar e nunca se sentem satisfeitos com o que os outros acham gerando no fim muita ansiedade, isolamento e fobia social. O problema é que no caso do Onofre, ele precisa confiar em outras pessoas para trabalhar e sempre que alguma ideia for contra o que ele acha, ele precisa conseguir aceitar sem achar que isso é um desentendimento. Ele mesmo ilustrou bem como ele se sente, quando alguém não está alinhado com o que ele pensa, ele se sente mal, mas o ponto é que ser profissional é estar acima disso. Se ele precisa contratar alguém que entenda de UI/UX, ele precisa entender que esse cara manja mais que ele disso e tem que confiar no cara. No projeto Alseep que eu trabalhei, como programador, diversas vezes eu odiei algumas mecânicas que implementei, mas quando o jogo tava pronto eu vi que elas faziam todo sentido então agora eu confio totalmente no Décio sem é claro sem deixar de expressar minha opinião, mas entendendo que ele entende mais de arte do que eu. Enquanto o Onofre não se resolver, o jogo nunca vai se resolver.
Dio, na minha opinião o Onofre é Narcisista. Ele está usando esse projeto dele, para gerar suprimento narcísico. Na empresa onde eu trabalho, tem um rapaz igualzinho ao Onofre! Ninguém suporta ele mas o problema não é ele, são os outros! Ninguém trabalha bem, só ele e quando é contrariado diz que é incompreendido e que estão perseguindo ele. No react do Renato, fiquei com a impressão de que esse vídeo que o Onofre gravou, em algumas partes, parece que ele está tentando fazer chantagem emocional com o público. Abraço Dio e até+
Entao,mano... da pra gente observar e especular varias coisas... mas sem ele mesmo ir atras é só especulação mesmo
@@DioRodConcordo Dio. Só que é muito difícil um Narcisista aceitar que tem problema. Eu, pra ser sincero, nunca vi. Espero estar enganado mas recentemente, os antigos amigos dele fizeram um vídeo Chamado: A ajuda tá aqui. Vc já deve ter visto, Dio. Eles se ofereceram pra comprar o projeto dele e ajudar a finalizar! Uma atitude nobre, na minha opinião. Só que eu acho que o Onofre vai entender isso do jeito errado e vai achar que eles estão com inveja do projeto dele. Bem, espero estar enganado e concordo com vc, Dio! Ele precisa de ajuda.
"o cumprimento de um compromisso" vc falou tudo!! A gnt espera que seja cumprido um dia, independente de quem irá cumprir, outra é que eu mesmo esperei ver algo do game nesse primeiro video dele, mas... vamos ficar no aguardo e que tudo corra bem!
Só vi verdades no seu vídeo Dio. Você fez esse vídeo com muito pesar no coração, mas foi um vídeo completamente necessário. Conforme falei em outro vídeo seu e repito aqui: se o Onofre ama de verdade esse jogo, o melhor que ele pode fazer é deixar o mesmo ir embora ao invés de tratar a obra como se fosse vítima de cárcere privado. E após abrir mão dos direitos do TRAF, o Onofre precisa se tratar e virar essa página da vida dele definitivamente, para que o jogo possa ter o direito de nascer. Enquanto o Onofre não deixar a arrogância dele de lado e se render definitivamente, tanto ele quanto aqueles que pagaram por Trajes Fatais só sairão perdendo.
A turma tem q tratar esse sujeito pelo q ele é e agir de acordo. Meter ele na justiça fazer-lo indenizar as pessoas e se não poder tirar o jogo dele em prol das pessoas q o processarem. E se for verdade qualquer questão mental fod*se cada um com.seua problemas, vida adulta criança. Vendeu não entregou paga na justiça.
É a questao de msm com problemas, assumir respomsabilidades e procutar ajuda profissional para lidar com essas responsabilidades. Mas sempre as assumindo.
Ele não vai se livrar do jogo tão cedo, todo esse drama em cima dele só serve como suprimento.
Uma hora dessas! Ele exclui o canal, deleta a página da Steam e ninguém mais vai ter informação desse jogo. Eu não duvido...
Confesso que conhecia a existência desse jogo,mais nunca dei bola ou tive interesse de acompanhar.
Na época ja rolava esses assuntos na demora do lançamento e envolveu tretas bla bla bla ..entao nem liguei.
E acho que fiz bem,pois se em 2 anos nao tem nada de novo...foi melhor seguir em frente com outros grandes lançamentos dos jogos de luta.
E hoje vendo esse vídeo..nao me deu a mínima vontade de jogar esse trajes fatais.
Lá no fundo esse é um caso bem triste, já está mais dq na hora do Onofre procurar uma ajuda profissional na area psicológica, o problema é que ele tem que ADMITIR que precisa dessa ajuda primeiro!!!
Me perdeu com: Tenho de ser empatico com o onofre, fodasse kkkkkkk
Bom, eu não disse ser empatico com ELE, mas sim com a SITUAÇÃO que ele diz passar de ansiedade. Mas entendo...
De uma forma simples e direta, eu não acho que ele deva vender o TF, e sim passar os direitos autorais, pelo simples fato que ele já recebeu duas vezes pelo jogo (o dinheiro da prefeitura e da vakinha)... a sorte dele é que aqui não é um país sério...se fosse um país sério já teria que prestar contas do dinheiro que recebeu... mas enfim....
Todo mundo querendo ajudar o onofre, mais infelizmente ele vai morrer abraçado com a causa!
Espero de verdade que nao
Dio você fez uma excelente análise sobre a situação como um todo e principalmente a parte de amor e perfeccionismo, na minha visão Pocket Bravery é um ótimo exemplo de amor pois ele não é o jogo dos sonhos do Anderson e do Jon, mas também não é o "fast food" que eles planejaram inicialmente, é o jogo que tá no alcance deles e mesmo com tantas limitações eles deram o melhor e um pouco mais para entregar uma obra e um produto de muita competência e polimento, porque aprenderam a lidar com essas "falhas" e amar o jogo independentemente. Enquanto isso parece que Trajes Fatais só vai receber o amor do criador dele quando alcançar o status de perfeição que existe apenas na cabeça do mesmo, gerando esse looping infinito de desenvolvimento.
Concordo plenamente DioRod. Faz tempo que eu penso isso também. Primeira coisa. Procurar ajuda profissional urgente. Depois... Se livra dessa âncora desgraçada que é o Trajes Fatais. Deixa o jogo ver a luz e com isso parte do tal "ódio" vai sumir . E usa essa grana para compensar pessoas que investiram de alguns forma. O cara deve ter no máximo uns 35 a 40 anos de idade. Triste pensar que quase metade da vida foi cansativa e estressante com algo que simplesmente faz mal e não vai levar ele a lugar algum. SE LIVRA DESSE FARDO E SEGUE A VIDA ONOFRE !!
Saudades Dio. Bom vídeo, mas claramente tu está bravo!
Saudades mano!
o amor transcende as imperfeições desse mundo no momento que as ignora pelo afeto ao próximo! Obrigado amigo, seu conceito me ajudou a ver melhor a minha visão de amor... Que o onofre seja iluminado pelo amor divido criador e de toda vida e sentido de harmonia e assim ache um caminho para lançar o jogo que tantos investiram expectativas, dinheiro e carinho (no mínimo)...
Vender??? Ele deveria doar em nome daqueles que foram lesados por ele, inclusive eu... O Onofre para mim não passa de 1.7.1.... Enganou milhares de pessoas e não dá uma satisfação.
Eu usei "vender" numa ótica geral msm... eu ia usae "ceder"
O mais triste é o onofre nao ter respondido objetivamente NADA que o renato levantou... Ele se desrespeita e desrespeita os colaboradores do projeto...
Ele está se vitimizando agora porque sabe que pode ser processado por geral, será diversos processos contra ele. A conta sempre chega, mais cedo ou tarde.
Eu só espero que Onofre vença esse desafio e supere a si mesmo.
Acho que o consenso é geral, no fim das contas; queremos um fechamento pra essa situação.
Todos nós.
Abraço pra ti, Dio. Pela tua cara não deve mesmo ter sido nada fácil gravar esse vídeo.
Verdade
O jogo provavelmente não vai ser lançado nunca.
Tem muitos problemas burocráticos e também o Onofre talvez saiba que esse jogo já está desgastado e ultrapassado e pra ele ser atualizado vai demandar muitas coisas que ele não tem condições de fazer. Então o jogo vai ficar eternamente nesse limbo, o timing já passou, o cenário de jogos é totalmente outro e se ele lançar vai ser criticado da mesma forma.
Não vejo uma conclusão para isso a não ser um milagre de darem dinheiro, equipe e total liberdade para ele tocar isso da maneira dele, algo utópico mas é o que ele deve desejar e que não vai acontecer.
Talvez o melhor seja esquecer isso mas ele mesmo parece que não quer que esqueçamos e ele não tem coragem para assumir tudo e passar a limpo todos os problemas.
É triste que a vida do cara vai ficar assim até isso resolver e ele não consegue seguir em frente por pura opção dele mesmo.
Uma pena porque o elenco desse jogo é muito bom, o conceito é bacana, mas jogos de luta e jogos brasileiros num geral já andaram para frente.
Inclusive projetos brazucas de luta com mecânicas e estilos diferenciados fugindo do padrão estão sendo desenvolvidos essa que era uma proposta do Trajes Fatais.
Eu sei que o Dio é um cara educado e não vai concordar muito comigo nessa mas ver o lunático do Onofre citar o pocket bravery com aquela boca porca dele me deixou em estado de fúria.
Eu só não usaria as mesmas palavras, mas o sentimento é parecido
Quem vê até acha que PB é uma obra prima. Menos, bem menos!
@@LucasFranceSol obra prima nao é. Mas o contexto todo torna a citacao revoltante
@@DioRod pois o Onofre se acha perfeito, tem o famoso complexo de deus. O que ele faz é impecável, o que os outros fazem é um lixo.
cara, concordo com 99% com você em relação a ansiedade e o projeto. se algo está te consumindo, te fazendo mau mesmo que tenha um vínculo muito forte, é melhor virar a página.
parabéns pela sensatez e equilíbrio sobre os 02 assuntos: trajes fatais e a saúde dele.
Sucesso e prosperidade pra você sir.
Sou também mais um dos muitos apoiadores frustrados com esse projeto. O rapaz em questão com problemas psicológicos ou não é o único e principal responsável por toda esse embróglio. Concordando com o Dio, o melhor que ele pode fazer pra saúde mental dele e de muitos apoiadores é abrir mão dos direitos desse projeto passando pra alguém que esteja disposto a concluir isso e por uma pá de cal nessa história.
ele podia vender o Traf mas combinar pro pessoal que comprar colocar algum sub-título que indique que não é mais o mesmo projeto, e depois se ele QUISER, que faça a própria versão com o título original... daí ele ainda teria o projeto passional e o público teria o jogo
Cara, ansiedade é a doença mais comun hoje em dia, eu tenho ansiedade ja tentei me matar 2 vezes, perdi relacionamento por isso... em HIPOTEZE ALGUMA eu nunca falei disso pra me vitimizar em nada, ele ter ansiedade ou Fobia social só faz eu ter mais asco dele, pq ele n age como se tivesse realmente preocupado com a doença e o projeto DELEGANDO as tarefas... muito pelo contrario ele faz questão de ser ele a fazer tudo (msm q ele ms admita q n sabe, olha só, tão superior e precisando de seres inferiores) ele usa a doença só pra se blindar de criticas e meio q fazer chantagem psicológica... "Olha quando vcs me cobram eu tenho vontade de me matar"... o cara LITERALMENTE brinca com uma parada seria, então a ultima coisa q isso gera em MIM é empatia.
Eu entendo também a revolta, pq eu tb fico revoltado. Mas eu tenho hma responsabilidade qdo eu faço os vídeos... Não posso simplesmente sair duvidando ou desdenhando dessa parada, entende?
@@DioRod Com certeza, uma galera iria distorcer oq vc disse e ir atacar o cara ou "dizer q vc disse" e se por acaso, q Deus o livre, acontecesse algo pior, tenho certeza q vc se sentiria parcialmente culpado, msm n tendo culpa direta... então eu entendo mt sua posição como influenciador...
Todo ano volta esse cão arrependido.
Isso já tem 15 anos......
ate hoje essa ladarinha? Ja deu ne gente. Jogo nao rolou FIM.
Se existir algum crime em não entregar um projeto de financiamento coletivo, que alguém faça valer a Justiça. Se não houver crime, então vc nao fez nada de errado. Projetos falham o tempo todo, inclusive aqueles financiados coletivamente. O único "erro" do Onofre é manter a chama acesa com os vídeos, mas ninguém é obrigado a dar atenção também. Nao foi roubo, foi livre mercado. Investiu quem quis. Todos sabiam dos riscos. Se não quisessem correr riscos, teriam comprado o jogo quando e se fosse lançado. Reclamar ou acusar o cara de ladrão depois de tantos anos é uma atitude muito pior do q deixar um projeto grande falhar.
Cara eu entendo total a sua falta de vontade de falar do assunto. Tudo é bem triste cara.
Fez outro video porque é perfeccionista hahaha!
Essa coisa de perfeccionista ele está meio que vendo errado...como você disse,amor não é perfeito,e ele só parece estar nesse quesito disfarçar uma obsessão nada saudável.
Ter o desejo de sempre fazer melhor é bom,mas desde que isso não o deixe cego pro que já havia sido criado(muitos jogos são famosos por erros também,nada é perfeito...pois o perfeito é sem graça e chato)
Ao mesmo tempo que concordo, em partes, eu devo dizer que nunca ouvi tanta m... Na minha vida hauahauhahahauahauahauahaus quem investiu apostou.... Achou ruim faz um melhor.
Mas de fato o Onofre deveria passar essa propriedade pra frente sem apego.
É que Financiamento coletivo é diferente de knvestimento em si... a aposta é de ser ou nao financiado. Quando o financiamento da certo vira compromisso de quem foi financiado.
Nao é o caso de "fazer melhor" aqui
Tbm dei uma grana no financiamento do jogo, pouco mas dei. E infelizmente eu não vejo esse jogo saindo algum dia. Espero que o Onofre repense suas ações atuais.
Essa parte perfeccionista do onofre pode ter vindo do ciclo familiar dele, e ate mesmo a ansiedade que ele sofre. Aonde eu quero chegar? Bem , nem todo pai ou mae querem ou deseja bem pro filho, nem todo pai ou mae ensina valores pro filho.
To falando isso so na teoria , confesso que tinha um certo rancor com o onofre mas depois de saber dos problemas dele comecei a sentir pena dele.
Joguei esse game na bgs de 18/19(não lembro a data). Adorei o game,uma pena isso ter ocorrido
Até uma tomada de decisão definitiva o cangaceiro mais estiloso dos jogos de luta não brandira a sua peixeira ficara nessa prisão digital 😔
é aquilo que eu disse no comentário do vídeo dele, se o projeto não está dando, apenas cancela e restitui a grana pra quem apoiou, simples
Parabéns Dio! Melhor vídeo sobre o assunto, coeso e direto ao ponto. Eu particularmente não gostei do vídeo do Segredo dos Games. Primeiro pelo tom sensacionalista, segundo pela falta da imparcialidade.
Nao vi o de hoje, mas a reportagem do Renato (junto com o vídeo do Onofre) foram os que me motivaram a fazer esse... nao diria que foi sensacionalista, e o meu tb é parcial (afinal é opinativo), mas sao abordagens distintas...
@@DioRod eu não gostei. Pra mim o vídeo do Segredos dos Games cria uma certa histeria, algo que motiva um linchamento virtual. Por esse motivo nem vou ver o outro.
Onofre quer que as pessoas pensem como você, muita empatia e pouquíssima cobrança. Simplesmente 100 mil foram roubados fora o dinheiro público de Fortaleza.
@@eduardo-a.p. por mim Traje Fatais pode demorar 50 anos pra ser desenvolvido e lançado. Se fosse um projeto particular poderia... A questão é que o cara simplesmente ignora que ele meteu a mão numa bolada, oriunda de milhares de trouxas que investiram nesse projeto, obviamente disso ele não fala. Trajes Fatais não é uma obra de arte, é um produto financiado por terceiros.
Eu não vou entrar no mérito dos problemas psicológicos do Onofre, não conheço ele, o que sei sobre TRAF é superficial e como alguém que acompanha jogos de luta.
Agora, eu acho que o jogo deveria ser deixado de lado, isso tudo só dá mais ibope pra ele e acho que ele não mereça.
A sua postura foi exemplar Dio mas sinceramente pelo que EU conclui do video dele é que provavelmente esse cara NÃO vai sair do lugar eu ACHO que só se tiver alguma forma judicial de tirar dele os direitos como PRODUTO trajes fatais vai andar de vontade propria do criador eu acho MUITO pouco provavel...
Tomara q o Onofre veda os direitos dos trajes fatais pra satela games
Impossível, o ego fala mais alto
Parabéns pela coragem do vídeo Diozeira!
É nóis mano! Valeu mesmoA :)
Onofre vende o jogo.
Ótimas palavras Dio
Não acho que o Onofre vai se desfazer dos direitos do jogo infelizmente e também não acho mais que vai ter parte dois da "carta aberta"... bola pra frente. Ótimio vídeo Dio!
O problema é que ele não tem esses direitos. É uma obra coletiva, cada pessoa que contribuiu tem direito, do programador ao dublador, todo mundo fez algo para que as ultimas builds existissem. Só pode ir pra frente, se, entre outras coisas, houverem contratos de cessão de direitos, ou royaites ou afins. não dá pra dizer que o jogo é do Onofre e pronto.
@@ciromasamune Outro ponto, e que eu acho dificil de TRAF ser lançado hoje sem suas principais mentes criativas na produção (todos nesse sentido sairam do projeto, exceto ele), e com o Onofre fora o jogo pode até sair mas entendo que por consequência muita coisa vai mudar... (por bem ou por mal) até por que aparentemente ainda falta muito sendo bem franco.
Os super hemisférios cerebral dele só não entede da abstração de um modelo de projeto espiral ou cascata, com esse tempo todo de projeto, ele já teria base de gerenciamento de projetos e programação, possivelmente pois falamos de uma pessoa superdotado, cara nem um pouco narcisista, cheio de ideologia, narrativas e uma possivel inveja de outros projetos, fora isso o uso de recurso público. Se quer dar a volta por cima mais trabalho e resultado e menos baboseira.
Vídeo top
Valeeeu
"NÃO HA DEBATE FILOSÓFICO!!!"
*procede a fazer um debate filosófico sobre o amor*
Parabéns pelo vídeo, temos que ficar em cima mesmo Dio Tmj
produto que nunca foi entregue isso é muito decepcionante
E ferrou qualquer financiamento coletivo para jogos nacionais.
Cara, eu nem era mais inscrito no canal dele, mas sabe-se lá o RUclips me recomendou o vídeo dele quando saiu, não quis nem saber, coloquei para "Não recomendar o canal".
Foi provavelmente devido aos vídeos doa canais que vc segue que fizeram conteúdo sobre...
É a famosa promessa de que uma hora vai........
Toda Causa tem suas consequências
O vídeo dele então foi um grande pudim de nada.
Ainda existe isso?
Boa tarde, Dio.
Tarde!
Vamos a real esse jogo já está morto e quem foi lesado financeiramente tipo o Jhon já era tá no prejuízo
É óbvio que o cara se enrolou tanto que agora não sabe mais como se desenrolar, ficando fazendo aqueles videos non sense dele ao invés de dar notícias do jogo
Onofre nao é ta saudavel mentalmente , existem doenças silenciosas. A Gente sempre poem nos como exemplo , mas cada pessoa uma dor.
Acho que vcs tem que tomar cuidado , Pessoas quando nao podem atacar elas cometem "Sui e Cidio"
Igual aquele menino todo mundo zuou por que ele era do Nordeste e falava Ingles , Salvou a vida dele foi que ele deu Twiter falando que ia se Ma-tar.
Onefre ta muito mais preocupado em sua crise existencial e sua energia vital , do que no Jogo ou Vida Social.
Bom seria esquecer , Um RUclipsr fez video falando q tava depressao e tinha panico ate andar Onibus.
Ai RUclipsr falou que parou de acompanhar ele pois fez esse video falando BESTEIRAS.
2 Anos depois esse RUclipsr que era Forte e Poderoso igual a vc , sumiu por 2 meses e apareceu falando que Tava exausto , pensando besteiras e pensou ate em sem se Ma-tar.
Entao Usamos nos como exemplo SOU FORTE , TB PASSO POR ISSO , mas quando realmente é com nos buraco mais embaixo.
PESSOAS que pensam em Se Ma-TAR elas deixam pistas , elas dao dicas.
Onofre nao vai dar Trajes Fatais talvez a unica coisa q mantenha ele vivo seja a esperança do jogo sair como ele quer.
Ou é isso ou ele é tremendo de um Kuzao como vc falam , mas aposto na Dpressao mesmo.
Quando eu me usei por exemplo foi no sentido de falar que eu entendo oq ele ta passando e nao falar que eu "consegui", até pq eu nao consegui nada ainda
@@DioRod eu sei.
Vc que eu falo seria o leitor dessa mensagem.
Infelizmente onofre nao está saudavel.
Algum tipo de Depressao , Familiares Narcista ou trauma infancia.
Coisa que todo mundo acha que é besteira ate acontecer com vc (Voce que eu digo pessoa que está lendo ou que vai ler ou ate vale pr mim)
Vc , ai expressao e nao dando alvo em alguem
@@papelhienico Ah saquei! Valeu por explicar, maninho!
Como eu acabei de comentar no vídeo do Renato, mesmo se ñ tivesse o roubo, provavelmente o jogo ainda estaria na mesma, devido a todas as questões do Onofre.
Será? Não sei...
@@DioRod Assim, mesmo depois do roubo muita gente ainda ficou do lado dele por amor ao projeto e companheirismo para com o Onofre, e mesmo assim ele conseguiu ferrar com tudo, então pensa, imagina se o roubo ñ tivesse acontecido, o Onofre iria toda hora mudar isso e aquilo no jogo, exigindo mais e mais trabalho de seus parceiros, e cada uma dessas mudanças num projeto tão grande, provavelmente daria gastos enormes e ainda tem o fato de q mesmo com ele fazendo essas alterações constantes, nada iria garantir de q ele ñ voltaria atrás nessas mesmas alterações ou mudasse tudo novamente, por isso acho q daria no mesmo, com ou sem roubo, pra mim o melhor a ser feito é exatamente isso q vc disse no vídeo, dele vender o projeto de vez.
@@DioRodé o mais provável
@@DioRod pelo jeito que cara é? Sim claro que sim
Ele é o tipo de pessoa que nunca fica satisfeita mesmo quando tá bom
Massa aqueles SD Gundams ali ❤
Valeu! ❤️
Achei que não fosse falar mais no TRAF.
Foi como falei no vídeo: descumpri uma promessa que fiz a mim msm por questoes pessoais
E como se sente após ter feito esse vídeo?
@@RafaelOliveira-dl6fu que tirei um incomodo do peito
@@DioRodentendo
Só deu errado pq quiseram encher muita linguiça