O fd é que o termo "pessoas que menstruam" tem um significado bem óbvio. A maioria das pessoas que dizem n entender sobre o assunto, agem dessa forma por puro preconceito, apenas se fazem de desentendidas!
Uma dúvida sincera, para um "homem trans" ele deixa de ser uma mulher em que ponto exatamente, qual o motivo? Uma Mulher não pode usar roupas masculinas e continuar sendo mulher? Não pode ter cabelos curtos e tomar hormônios? Existe uma linha do que uma mulher pode fazer e continuar sendo uma mulher? Por que os "homens trans" negam com tanto fervor que sejam chamados de mulheres? Por que sentem essa aversão a figura feminina? Aversão a ser considerado uma mulher masculina? Pra mim isso parece um tipo de preconceito. Acho bem confusa essa situação. Seus corpos são de mulheres, mas querem negar essa identidade e fingir que são algo que não são por qual motivo? É tão ruim assim para essas pessoas serem chamadas de mulheres masculinas?
@@lucasrinaldi9909 eu concordo com vc. Não acho este termo "pessoas que menstruam" seja óbvio. Inclusive, desculpe a minha ignorância, eu não sabia desta questão trans, pois sou mulher e CIS. O que me chamou atenção no vídeo foi o termo "pessoas que menstruam" que me incomodou...sei lá, por isso entrei aqui para entender, mas achei pra lá de preconceituoso este termo.
@@fabi.2284 entendi que realmente nós mulheres CIS não abraçamos pessoas binárias, e que tudo precisa ser discutido e esclarecido para entendermos uns aos outros. Porém, em relação ao termo "pessoas que menstruam" acaba incluindo mulher CIS, diferente de "pessoas com deficiência " por que, por exemplo, não me sinto incluída pq não sou deficiente. Acredito que aí está o incômodo de nós mulheres CIS com o termo. Acredito que seria mais interessante usar o termo "trans que mesntruam" ou "trans que engravidam" . Mas posso me informar mais e mudar de opinião sobre o termo, que para falar a verdade, li e ouvi pela primeira vez neste vídeo.
Explicação excelente, muito clara, objetiva e didática. Quem acha que o uso da expressão "pessoas que engravidam" oferece algum risco às mulheres está viajando tanto, ainda bem que existem pessoas com paciência como você para explicar os problemas envolvidos nisso.
Nós nunca estamos na conversa porque se incomodam com a gente. Se sentem estranhos em nossa presença, pois obviamente, não convivem com outras pessoas trans no dia a dia. Chamar uma pessoa trans pra conversa é dar espaço para algo que eles acham que não deveria existir. Não parece haver diálogo dessa forma, mas sigo tentando encontrar uma oportunidade.
Ouvi a primeira vez o termo nas redes sociais e da própria comunidade. Não tive resistência alguma em compreender que uma coisa não inválida a outra. Complicada a desculpa filosófica em promover transfobia gratuitamente.
É verdade! Didática que faz um tema extremamente complexo ganhar tom de simplicidade e capturar nossa atenção durante horas. Parabéns, você faz isso muito bem!👏🏾👌🏾🙏🏾
"E também tenho a minha realidade concreta" exatamente isso que pensei, se o termo apagasse as mulheres, iria apagar os homens trans tbm. O termo não designa um grupo de pessoas iguais, mas sim abrange um grupo de pessoas diferentes com uma característica específica em comum.
cara, e aquilo que disse a rita von hunty, quem ta no poder quer que a gente pense que nossos inimigos sao as feministas, os lgbtqiap+ , pessoas pretas etc. nao eles, quer dizer o problema nao sao os governantes sao os proprios civis. seu problema nao e sua rua que nao tem saneamento basico seu problema e um novo termo q incluiram na comunidade
Amei o vídeo. Sou profissional da Saúde, formado em Enfermagem, e homem cis gay . Esse video precisa ser viralizado. Muito esclarecedor. Ganhou mais um inscrito❤.
@@vencato161289 Que verdade? Nem toda mulher engravida, nem toda pessoa que engravida é uma mulher Se você acha que mulher se resume a "pessoas que engravidam" você que tem que rever seus conceitos (que sinceramente, dado seus comentários, não são lá de tamanha relevância pra dizer o mínimo)
Vim pelo vídeo do diário de obra da Nataly. Não sabia que vc tinha um canal no YT e um canal maravilhoso por sinal! Esse conteúdo é de muitíssima relevância, precisamos mesmo falar sobre isso. Já virei fã! Parabéns ☺️
Quando eu li o texto da Djamila pela primeira vez eu não tinha entendido pq exatamente ela estava sendo transfobica, então agradeço vc, o Luca e outras pessoas que me ajudaram a entender. Estou no caminho
@@conscienciaexpandida1se estivesse falando especificamente dela, ela poderia se ofender, mas está falando de um grupo de pessoas com uma característica em comum, que inclui as mulheres cis.
Fala sobre o falocentrismo..."mulher com pau, mulher sem pau" ou "homem com pau, homem sem pau" enfim, sobre muitas vezes o pessoal enxergar a vagina como a falta de um pênis! sei que praticamente ninguém nunca prestou atenção nisso, mas isso só reflete o qual falocentrica é a nossa sociedade.
Eu amo os conteúdos que você nos traz e cada tema que aborda. De todos os canais trans, você foi o único que conseguiu me ensinar muita coisa. Parabéns Jonas
Eu uso "Mulheres e pessoas que mestruam" Ao msm tempo que dá protagonismo as mulheres também propõe que existe indivíduos que possuem essas características biológicas mas não são Mulheres. Achei esse texto da Djamila total whistle terf.
pra essa ideia, eu prefiro usar o que a ONU propôs "garotas, mulheres e outras pessoas que menstruam" pra incluir todas as pautas na sua totalidade o termo "mulheres e pessoas que menstruam" cai no problema de ser alvo de piada incel, do tipo "oia só, mulher não é pessoas kkkkkk" e acaba banalizando a pauta
eu tenho uma dúvida, se alguém puder esclarecer. “pessoas que menstruam” não acaba excluindo mulheres cis e homens trans que não menstruam? no caso de consultas ginecológicas e etc
Pelo que entendi, sim, exclui. A questão é que esse termo é para ser usado quando se estiver falando sobre menstruação. Por exemplo, se for para falar sobre o acesso à absorventes. Não faria sentido incluir pessoas que não menstruam no assunto, certo? O problema é que as pessoas acham que esse termo seria usado para tudo. Aí nem faria sentido, né...
quando a assunto é restrito a menstruação, realmente. minha dúvida é mais para políticas públicas relacionadas à saúde mais abrangente. nesses casos me parece que ainda não temos um termo que realmente inclua mulheres cis e homens trans.
@@luizasacchett8767 Você acabou de falar... Mulheres cis e homens trans. Não sei se precisa de um termo ou expressão pra se referir a ambos. Até porque existem diferenças.
Ouço muitos vídeos sobre pessoas não binárias mas vi poucos falando sobre o por que acham que elas impõe algo aos outros , não levando a sério dizendo que existem assuntos mais importantes sei que o assunto do vídeo não é esse mas seria muito interessante ouvir outro alguém falando sobre .visto que o que dizem que impõe , são os pronomes neutros que vi você usando de forma muito responsável . Ps:desculpa pelo textão porem so queria sizer que isso foi de suma importancia pra min pois valida a minha existencia que quase sempre é piada quando peço pra ser usado meus pronomes .
"Nós mulheres não somos apenas pessoas que menstruam", eu não acho que "pessoas que menstruam" é uma definição para mulheres, nem é uma forma de "explicar" mulheres. É só... Sei lá, você tá trocando figurinha com sua amiga sobre o que fazer quando está com muita cólica e em vez de falar "ai, mulheres sofrem muito com isso" fala "pessoas que menstruam sofrem muito com isso". Eu sempre vi a "pessoas que menstruam" usado no lugar de "mulheres" quando o assunto é menstruação ou algo do tipo e é assim que eu aprendi a usar, eu nunca vi ninguém (bom, na minha bolha, pelo menos) falar tipo "ela é uma pessoa que menstrua" em vez de "ela é uma mulher".... ou ainda pior tipo "ele é uma pessoa que menstrua" em vez de "ele é um homem trans". Que coisa mais estranha.
Sou mulher cis e nunca me senti excluída pelo termo "pessoas que menstruam". Afinal, sou uma pessoa né rsrsrs. Quanto ao feminismo, vou citar aqui a bell hooks (citada pela própria Djamila em seu texto): "o feminismo é pra todo mundo".
O feminismo é das mulheres! Minha irmã foi brutalmente espancada por uma mulher trans na sua escola pelo fato de discutirem sobre uma CANETA e nada foi feito, mesmo um suposto homem tendo dado murros na cara dela! Feminismo que coloca Homem Vestido de mulher no mesmo Balaio de uma mulher Verdadeira só atrasa a luta de vocês! Vai por mim
Jonas , vc é brilhante. Sério, muito obrigada por explicar de forma tão didática! Eu nem tinha visto o texto da djamila, mas por admirar ela provavelmente não iria perceber a transfobia. Muito obrigada pelo conteúdo necessário!
Jonas, ao assistir o vídeo, fiquei aqui pensando... a plavra de ordem tão usada nos protestos que defendem legalização do aborto seria excludente: "legaliza, é nossa escolha, o corpo é nosso, é pela vida das mulheres "?
Jonas, com toda a ingenuidade de alguém que tem uma dúvida real... Qual a sua visão sobre os termos "pessoas XX" / "pessoas XY"? O cientificismo é perigoso nesse caso?
Não sou o Jonas, mas posso dizer que esse termo ainda não inclui corretamente todas as pessoas/corpos diversos. Existem pessoas intersexo que não são XX nem XY. Acaba deixando de fora uma parcela da comunidade (geralmente "esquecidos" e mesmo médicos se graduam sem saber que existem pessoas intersexo, infelizmente).
Eu tenho uma dúvida: e quem eh mulher cis e nao menstrua? (Caso de quem está na menopausa?), essa fala não excluí essa pessoa? Haveria um termo mais abrangente, ou esse abrange tb essas pessoas?
Não que seja no todo, mas acredito que a questão negra sobrepõe a questão trans em alguns aspectos, quando a negritude traz temas como autoaceitação, beleza e o próprio racismo (a fala da Angela Davis é sobre um trans negro). Não atento apenas à questão estética, mas, hoje, vemos cada vez mais homens trans buscando um ideal de masculinidade que se assemelha ao padrão do homem branco com intuito hipersexualizado, e é sabido que a estética, a beleza, determina e coloca qualquer pessoa em um lugar de destaque, talvez isso contribua para esse "apagamento" que pode acontecer com o tempo.
sejamos francos: "pessoas que menstruam" é autoexplicativo e obviamente inclui mulheres cis. o incômodo com esse termo não passa de desculpa pra transfobia socialmente aceita
Ouvindo esse termos pela primeira vez aqui. Triste que a Djamila tenha se posicionado dessa forma. Vou procurar saber mais a respeito para entender melhor, mas nesse vídeo tudo o que o Jonas pontuou me parece razoável. Não discordo de nada até agora.
Muito atrito poderia ser evitado se as pessoas entendessem que a comunidade LGBT não quer que o termo pessoas que menstruam seja sinônimo de mulher. E nem poderia, mulheres cis que passaram por histerectomia, chegaram a menopausa ou não menstruam por qualquer outro motivo seriam excluídas.
Com hormônios, a menstruação da maioria dos homens trans/pessoas transmasculinas para ou diminui. Porém, existem casos em que a menstruação continua. Depende muito de cada corpo.
Da primeira vez que li o texto dela fiquei "até que faz sentido" mas se você pensar melhor vai ver que o termo é usado em coisas muito específicas, e elas falam tanto em materidade, pessoas trans nem tem poder material pra apagar mulheres. Eu entendo o medo do novo, mas enfim né não ter contato com outras realidades, com o desconhecido deixam as pessoas com medo.
Por favor, eu usei androgel 50mg daquele numa caixinha com os saches de uso diário, só que é muito caro, duzentos e poucos reais. Ví uns GEL testogel em alguns sites... é a mesma coisa?? tem algo igual mais barato??
Imagino que sejam de marcas diferentes. Se o valor for muito discrepante, talvez tenha sim alguma diferença significativa, repare quantos mg. Antigamente vendiam androgel de 25mg que era mais barato que o de 50mg e era mais fraco.
Eu gosto dos termos pessoa com sistema ovariado e pessoa com sistema testiculado. Obs: nem todas pessoas com sistema ovariado são capazes de gestar ou menstruar.
O fd é que o termo "pessoas que menstruam" tem um significado bem óbvio. A maioria das pessoas que dizem n entender sobre o assunto, agem dessa forma por puro preconceito, apenas se fazem de desentendidas!
Uma dúvida sincera, para um "homem trans" ele deixa de ser uma mulher em que ponto exatamente, qual o motivo? Uma Mulher não pode usar roupas masculinas e continuar sendo mulher? Não pode ter cabelos curtos e tomar hormônios? Existe uma linha do que uma mulher pode fazer e continuar sendo uma mulher? Por que os "homens trans" negam com tanto fervor que sejam chamados de mulheres? Por que sentem essa aversão a figura feminina? Aversão a ser considerado uma mulher masculina?
Pra mim isso parece um tipo de preconceito. Acho bem confusa essa situação. Seus corpos são de mulheres, mas querem negar essa identidade e fingir que são algo que não são por qual motivo? É tão ruim assim para essas pessoas serem chamadas de mulheres masculinas?
@@matheusmonteiro7391 mas pq uma mulher cis tomaria hormônios?
@@lucasrinaldi9909 eu concordo com vc. Não acho este termo "pessoas que menstruam" seja óbvio. Inclusive, desculpe a minha ignorância, eu não sabia desta questão trans, pois sou mulher e CIS. O que me chamou atenção no vídeo foi o termo "pessoas que menstruam" que me incomodou...sei lá, por isso entrei aqui para entender, mas achei pra lá de preconceituoso este termo.
@@marciaa.5162 Mas depois de assistir e entender um pouco melhor, oq achou ?
@@fabi.2284 entendi que realmente nós mulheres CIS não abraçamos pessoas binárias, e que tudo precisa ser discutido e esclarecido para entendermos uns aos outros. Porém, em relação ao termo "pessoas que menstruam" acaba incluindo mulher CIS, diferente de "pessoas com deficiência " por que, por exemplo, não me sinto incluída pq não sou deficiente. Acredito que aí está o incômodo de nós mulheres CIS com o termo. Acredito que seria mais interessante usar o termo "trans que mesntruam" ou "trans que engravidam" . Mas posso me informar mais e mudar de opinião sobre o termo, que para falar a verdade, li e ouvi pela primeira vez neste vídeo.
É triste saber que pessoas trans não são reconhecidas pelo meio social ou pelas próprias instituições de saúde.
É tão bom ouvir Jonas Maria esclarecendo assuntos polêmicos e conseguir entender o princípio da discussão 👏🏻👏🏻 obrigada
Explicação excelente, muito clara, objetiva e didática. Quem acha que o uso da expressão "pessoas que engravidam" oferece algum risco às mulheres está viajando tanto, ainda bem que existem pessoas com paciência como você para explicar os problemas envolvidos nisso.
Nós nunca estamos na conversa porque se incomodam com a gente. Se sentem estranhos em nossa presença, pois obviamente, não convivem com outras pessoas trans no dia a dia. Chamar uma pessoa trans pra conversa é dar espaço para algo que eles acham que não deveria existir. Não parece haver diálogo dessa forma, mas sigo tentando encontrar uma oportunidade.
Dei vários gritinhos durante o vídeo pq suas falas são PERFEITAS
Ouvi a primeira vez o termo nas redes sociais e da própria comunidade. Não tive resistência alguma em compreender que uma coisa não inválida a outra. Complicada a desculpa filosófica em promover transfobia gratuitamente.
Entender e respeitar o outro é essencial para uma sociedade melhor.
infelizmente vemos mulheres sendo desrespeitadas o tempo todo...
@Jeremy Spoke 🎶 exatamente! dia após dia estamos sendo sim APAGADAS!
radfem sendo radfem
toda vez q eu assisto à um vídeo seu, eu fico mais apaixonado pelo seu didatismo, jonas ❤
Ai de mim! Muito obrigado, esse um elogio muito caro a mim 🙏🏻
É verdade! Didática que faz um tema extremamente complexo ganhar tom de simplicidade e capturar nossa atenção durante horas. Parabéns, você faz isso muito bem!👏🏾👌🏾🙏🏾
E os vídeos que você colocou com mulheres negras falando sobre o assunto, elucidaram demais. Gratidão novamente.
Mulher trans ou homem trans é uma denominação ofensiva? Pq me parece que são termos adequados para fazer toda distinção necessária.
"E também tenho a minha realidade concreta" exatamente isso que pensei, se o termo apagasse as mulheres, iria apagar os homens trans tbm.
O termo não designa um grupo de pessoas iguais, mas sim abrange um grupo de pessoas diferentes com uma característica específica em comum.
cara, e aquilo que disse a rita von hunty, quem ta no poder quer que a gente pense que nossos inimigos sao as feministas, os lgbtqiap+ , pessoas pretas etc. nao eles, quer dizer o problema nao sao os governantes sao os proprios civis. seu problema nao e sua rua que nao tem saneamento basico seu problema e um novo termo q incluiram na comunidade
ironicamente, a própria Rita se refuta nesse pensamento
Amei o vídeo. Sou profissional da Saúde, formado em Enfermagem, e homem cis gay . Esse video precisa ser viralizado. Muito esclarecedor. Ganhou mais um inscrito❤.
cliquei no vídeo achando que era um homem cis indo contra o uso do “mulheres que menstruam” e recebi um lacre!
misericordia esse trecho do senador transfobico no inicio do video me deu gastrite
Pq ele falou a verdade? Kkk
@@vencato161289 Que verdade? Nem toda mulher engravida, nem toda pessoa que engravida é uma mulher
Se você acha que mulher se resume a "pessoas que engravidam" você que tem que rever seus conceitos (que sinceramente, dado seus comentários, não são lá de tamanha relevância pra dizer o mínimo)
@@sthepcorms6747 Só tem 1 tipo de pessoa que engravida: mulher!
sempre ótimas colocações, Jonas. ótimo vídeo!
Vim pelo vídeo do diário de obra da Nataly. Não sabia que vc tinha um canal no YT e um canal maravilhoso por sinal! Esse conteúdo é de muitíssima relevância, precisamos mesmo falar sobre isso. Já virei fã! Parabéns ☺️
fico surpresa que as pessoas realmente enxergam um problema em trocar "mulheres" e "homens" por pessoas, tipo???
A conclusão do vídeo com a fala da Angela ficou perfeito!
Quando eu li o texto da Djamila pela primeira vez eu não tinha entendido pq exatamente ela estava sendo transfobica, então agradeço vc, o Luca e outras pessoas que me ajudaram a entender. Estou no caminho
Ela estava sendo transfóbica por querer ser chamada do que ela é? Uma MULHER ?
@@conscienciaexpandida1se estivesse falando especificamente dela, ela poderia se ofender, mas está falando de um grupo de pessoas com uma característica em comum, que inclui as mulheres cis.
Ela não foi transfobica. O apagamento da mulher é real, por mais que ele discorde.
Coberto de razão!! Pra mim, se incomodar com a expressão "pessoas que menstruam" e as demais semelhantes é só uma forma de mascarar a transfobia
Kkkk
Ah pronto kkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkk
Vi um comentário que colocava que a expressão "pessoas que menstruam" é inevitavelmente genitalista... Tem alguma visão sobre isso!?
Sim. Esquizofrenia.
@@vencato161289 KKKKKKKKKKKKKKKK melhor resposta
Amei conhecer teu canal
cansativo ter q lutar por coisas tão óbvias e inclusivas. obrigada por continuar lutando, Jonas💙
Fala sobre o falocentrismo..."mulher com pau, mulher sem pau" ou "homem com pau, homem sem pau" enfim, sobre muitas vezes o pessoal enxergar a vagina como a falta de um pênis! sei que praticamente ninguém nunca prestou atenção nisso, mas isso só reflete o qual falocentrica é a nossa sociedade.
Nossa, chocada, é mto isso
jonaas sempre preciso
Eu amo os conteúdos que você nos traz e cada tema que aborda. De todos os canais trans, você foi o único que conseguiu me ensinar muita coisa. Parabéns Jonas
Você e incrível,
obrigado por este vídeo!
Eu uso "Mulheres e pessoas que mestruam"
Ao msm tempo que dá protagonismo as mulheres também propõe que existe indivíduos que possuem essas características biológicas mas não são Mulheres.
Achei esse texto da Djamila total whistle terf.
nossa, interessante 👏 dessa forma nao tem argumento para se incomodar. (so quem é transfobico assumido)
Por que discordou do texto da Djamila, se você também reconhece a importancia do protagonismo das mulheres nessa fala?
Tem mulheres que não mestruam: cis e trans. Continua sendo transfóbico pq nega a existencia de mulheres trans.
Bro, mulheres são pessoas skdjskdks não faz sentido falar "Mulheres e pessoas"
pra essa ideia, eu prefiro usar o que a ONU propôs "garotas, mulheres e outras pessoas que menstruam" pra incluir todas as pautas na sua totalidade
o termo "mulheres e pessoas que menstruam" cai no problema de ser alvo de piada incel, do tipo "oia só, mulher não é pessoas kkkkkk" e acaba banalizando a pauta
eu tenho uma dúvida, se alguém puder esclarecer.
“pessoas que menstruam” não acaba excluindo mulheres cis e homens trans que não menstruam? no caso de consultas ginecológicas e etc
Pelo que entendi, sim, exclui. A questão é que esse termo é para ser usado quando se estiver falando sobre menstruação. Por exemplo, se for para falar sobre o acesso à absorventes. Não faria sentido incluir pessoas que não menstruam no assunto, certo?
O problema é que as pessoas acham que esse termo seria usado para tudo. Aí nem faria sentido, né...
quando a assunto é restrito a menstruação, realmente.
minha dúvida é mais para políticas públicas relacionadas à saúde mais abrangente. nesses casos me parece que ainda não temos um termo que realmente inclua mulheres cis e homens trans.
@@luizasacchett8767 Você acabou de falar... Mulheres cis e homens trans. Não sei se precisa de um termo ou expressão pra se referir a ambos. Até porque existem diferenças.
@@luizasacchett8767 pessoas com útero não se encaixa nisso?
@@NanaMMBraga verdade. acho que fiquei pensando em algum termo que inclua todos, mas no fim das contas sempre teremos particularidades.
obrigada ☺️
Muito esclarecedor! obrigada! (Esse vídeo da A.D. no final, fecha com chave de ouro! )
cara, eu simplesmente te adoro. por favor continue
Tem que falar assim mesmo, pra não parecer que toda mulher é fêmea!
Ouço muitos vídeos sobre pessoas não binárias mas vi poucos falando sobre o por que acham que elas impõe algo aos outros , não levando a sério dizendo que existem assuntos mais importantes sei que o assunto do vídeo não é esse mas seria muito interessante ouvir outro alguém falando sobre .visto que o que dizem que impõe , são os pronomes neutros que vi você usando de forma muito responsável .
Ps:desculpa pelo textão porem so queria sizer que isso foi de suma importancia pra min pois valida a minha existencia que quase sempre é piada quando peço pra ser usado meus pronomes .
Gostaria de recomendações de textos que discutam conceitos concretos, tipo: definição de mulher, tudo o que acho é referente ao que a mulher não é
"Nós mulheres não somos apenas pessoas que menstruam", eu não acho que "pessoas que menstruam" é uma definição para mulheres, nem é uma forma de "explicar" mulheres. É só... Sei lá, você tá trocando figurinha com sua amiga sobre o que fazer quando está com muita cólica e em vez de falar "ai, mulheres sofrem muito com isso" fala "pessoas que menstruam sofrem muito com isso". Eu sempre vi a "pessoas que menstruam" usado no lugar de "mulheres" quando o assunto é menstruação ou algo do tipo e é assim que eu aprendi a usar, eu nunca vi ninguém (bom, na minha bolha, pelo menos) falar tipo "ela é uma pessoa que menstrua" em vez de "ela é uma mulher".... ou ainda pior tipo "ele é uma pessoa que menstrua" em vez de "ele é um homem trans".
Que coisa mais estranha.
EXCELENTE e necessário vídeo!
Seus vídeos agregam muito conhecimento sempre
Sou mulher cis e nunca me senti excluída pelo termo "pessoas que menstruam". Afinal, sou uma pessoa né rsrsrs. Quanto ao feminismo, vou citar aqui a bell hooks (citada pela própria Djamila em seu texto): "o feminismo é pra todo mundo".
O feminismo é das mulheres! Minha irmã foi brutalmente espancada por uma mulher trans na sua escola pelo fato de discutirem sobre uma CANETA e nada foi feito, mesmo um suposto homem tendo dado murros na cara dela! Feminismo que coloca Homem Vestido de mulher no mesmo Balaio de uma mulher Verdadeira só atrasa a luta de vocês! Vai por mim
Feminismo é pra todx mundo
@@Anajulia-hb7rwse agrada homem com saia ou sem, não é feminismo.
Ótimo, fale por você.
Vídeo tão necessário.
Que fala da Davis!!! Fortíssimo!! Jonas necessário!! Siga!
Jonas , vc é brilhante. Sério, muito obrigada por explicar de forma tão didática! Eu nem tinha visto o texto da djamila, mas por admirar ela provavelmente não iria perceber a transfobia. Muito obrigada pelo conteúdo necessário!
Muito obrigado por esse vídeo.
Muito obg, Jonas!
Que importante essa conversa.
Por quê não usar mulheres cis e homens trans? Isso respeitaria a identidade de mulher, reconhecendo inclusive a anatomia funcional do corpo feminino.
Porque continua não abrangendo todos. Também existem pessoas não-binárias que menstruam.
sucinto e esclaredor. valeu, jonas!
Jonas, ao assistir o vídeo, fiquei aqui pensando... a plavra de ordem tão usada nos protestos que defendem legalização do aborto seria excludente: "legaliza, é nossa escolha, o corpo é nosso, é pela vida das mulheres "?
O Jonas é muito didático
Jonas, com toda a ingenuidade de alguém que tem uma dúvida real... Qual a sua visão sobre os termos "pessoas XX" / "pessoas XY"? O cientificismo é perigoso nesse caso?
Não sou o Jonas, mas posso dizer que esse termo ainda não inclui corretamente todas as pessoas/corpos diversos. Existem pessoas intersexo que não são XX nem XY. Acaba deixando de fora uma parcela da comunidade (geralmente "esquecidos" e mesmo médicos se graduam sem saber que existem pessoas intersexo, infelizmente).
Vídeo excelente, Jonas. 👏🏽👏🏽👏🏽
Jonas, seu trabalho é essencial !
comentando pra engajar
Que vídeo didático! Adorei!
que vídeo importante, obg jonas
È um termo necessário para a garantia de serviços de saúde entre outros ...
👏🏻👏🏻Muito bom!
Jonas, vc comentou de teóricos trans q contribuem com o debate, pode indicá-los? Algum q tenha uma percepção do materialismo histórico dialético?
Também queria.
Parabéns pelo vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾
Incrível, Jonas!
amei o discurso da angela davis no final 😍
Eu tenho uma dúvida: e quem eh mulher cis e nao menstrua? (Caso de quem está na menopausa?), essa fala não excluí essa pessoa? Haveria um termo mais abrangente, ou esse abrange tb essas pessoas?
esse termo ja abrange amg 💀
Tem pessoas com útero e pessoas com ovário
O termo "pessoas que menstruam" só é usado em situações que envolvem menstruação. Não há necessidade de utilizar esse termo fora desse contexto.
Que vídeo show! Parabéns!
parabéns por ser tão didático e esclarecedor
Excelente vídeo!!!
adorei entrar mais afundo dessa fala com da djamila, e concordo contigo jonas :) é um prazer conhecer teu canal por esse vídeo
Fico muito contente em saber, Letícia! Espero que aprecie os outros vídeos! 🖤
Obrigada Jonas
Um dps melhores vídeos seus que vi!
Basta ter uma migalha d inteligência ou até mesmo empatia pra entender que essa frase não invalida as mulheres cis
Nossa, que mulher capaz! Essa questionando o senador
"Amigue meu"? Não seria "amigue minhe"?
Mas mulher não é pessoa??? 😧
Que aula, meus amores
Não que seja no todo, mas acredito que a questão negra sobrepõe a questão trans em alguns aspectos, quando a negritude traz temas como autoaceitação, beleza e o próprio racismo (a fala da Angela Davis é sobre um trans negro).
Não atento apenas à questão estética, mas, hoje, vemos cada vez mais homens trans buscando um ideal de masculinidade que se assemelha ao padrão do homem branco com intuito hipersexualizado, e é sabido que a estética, a beleza, determina e coloca qualquer pessoa em um lugar de destaque, talvez isso contribua para esse "apagamento" que pode acontecer com o tempo.
sejamos francos: "pessoas que menstruam" é autoexplicativo e obviamente inclui mulheres cis. o incômodo com esse termo não passa de desculpa pra transfobia socialmente aceita
Tem que explicar agora que “mulheres” são “pessoas” 👁👄👁
excelente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
a galera adora arrumar uma desculpa pra ser transfóbica, as pessoas só são ruins mesmo
Ouvindo esse termos pela primeira vez aqui. Triste que a Djamila tenha se posicionado dessa forma. Vou procurar saber mais a respeito para entender melhor, mas nesse vídeo tudo o que o Jonas pontuou me parece razoável. Não discordo de nada até agora.
Muito triste a Djamilla ter decidido utilizar os mesmo argumento transfóbico da JK Rowling....
Muito atrito poderia ser evitado se as pessoas entendessem que a comunidade LGBT não quer que o termo pessoas que menstruam seja sinônimo de mulher. E nem poderia, mulheres cis que passaram por histerectomia, chegaram a menopausa ou não menstruam por qualquer outro motivo seriam excluídas.
EXATAMENTEEEE!!!!
Já tem Lei no Chile com essa expressão (personas menstruantes).
Cade o link desta "entrevista" em inglês? Queria assistir
cada vez mais distante do Feminismo Radical.
Na boa, brilhante!
TE ADOROOO
Esse homem é mto necessário. Casa comigo
amei o vídeo +1 inscrito
Muito obrigado!!! Espero que os outros vídeos sejam úteis pra você também 🙏🏻
Perfeito!
Muito bom!!!!
Somente mulheres menstruam!
Não mdss
Sou leiga no assunto. Queria saber se com hormônios, homens trans ainda mestruam.
Nem todos fazem tratamento e/ou cirurgia. Também tem quem suspendem o tratamento temporariamente por razões de saúde ou para engravidar.
@@anabella3109 Ah, entendo. Obrigado.
Com hormônios, a menstruação da maioria dos homens trans/pessoas transmasculinas para ou diminui. Porém, existem casos em que a menstruação continua. Depende muito de cada corpo.
Eu sou mulher cis e não menstruo e não tenho útero rs. Não me incomodo com essa expressão.
Da primeira vez que li o texto dela fiquei "até que faz sentido" mas se você pensar melhor vai ver que o termo é usado em coisas muito específicas, e elas falam tanto em materidade, pessoas trans nem tem poder material pra apagar mulheres. Eu entendo o medo do novo, mas enfim né não ter contato com outras realidades, com o desconhecido deixam as pessoas com medo.
Tem gente que esquece quem realmente tem poder de apagamento social, né. E com toda certeza não são pessoas trans.
Por favor, eu usei androgel 50mg daquele numa caixinha com os saches de uso diário, só que é muito caro, duzentos e poucos reais. Ví uns GEL testogel em alguns sites... é a mesma coisa?? tem algo igual mais barato??
Imagino que sejam de marcas diferentes. Se o valor for muito discrepante, talvez tenha sim alguma diferença significativa, repare quantos mg. Antigamente vendiam androgel de 25mg que era mais barato que o de 50mg e era mais fraco.
Ciências humanas hoje em dia é bagunça, kkkkk.
Eu gosto dos termos pessoa com sistema ovariado e pessoa com sistema testiculado. Obs: nem todas pessoas com sistema ovariado são capazes de gestar ou menstruar.
Boaa
Muito obrigado pelo video, me ajudou bastante a entender a polmica.
Vídeo importante
Aplausos!!!