Contribuições de Paulo Freire para o ensino de língua portuguesa - Acessível em Libras

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 дек 2024

Комментарии • 43

  • @antoniocavalcante7882
    @antoniocavalcante7882 Год назад +1

    Que imensa oportunidade de ver uma palestra de Magda Soares! Gratidão!
    As contribuições de Paulo Freire para o ensino da língua portuguesa é imensa!! O método de alfabetização que Paulo Freire foi uma inovação para a educação e principalmente para o enisno do português. Foi uma proposta que ele quis que as pessoas conseguissem pensar, ser um ser humano crítico. E por isso que ele fez sua obgra Magna, que é a Pedagogia do Oprimido. A ditatura militar o fez como um subversivo, justamente porque a ditadura não queria que as pessoas pensassem.
    Paulo Freire queria que as pessoas aprendessem português, além da alfabetização. Ele queria que as pessoas se tornassem verdadeiros cidadãos, saber seu lugar no mundo, ter um conhecimento sócio-cultural. Ter um conhecimento também de fazer a pessoa saber dos seus direitos sociais e serem pessoas críticas, ter um pensamento crítico, entendendo sua real condição social para aí saber o seu lugar na sociedade e lutar por seus direitos, nas causas sociais.

  • @brendamirella1580
    @brendamirella1580 Год назад +1

    Gratidão enorme pelas contribuições e aprendizagens valiosíssimas destes dois célebres da Educação, Paulo Freire e Magda Soares. Ele possibilitou estudos e métodos para o ensino da alfabetização e ela veio somar com as pesquisas sobre o letramento e para inovar com a relação intrínseca entre os dois com a defesa do termo "alfaletrar", que vai além das simples práticas didáticas. Freire disseminou a Língua Portuguesa pelo mundo, é notório a forte influência exercida por ele. As citações apresentadas estimulam e fortalecem o ânimo e a confiança que os educadores precisam carregar. Acreditar constantemente que é possível melhorar e mudar, de fato, as pessoas por meio da Educação.

  • @barbarasantos3503
    @barbarasantos3503 Год назад +1

    Como professora de Língua Portuguesa, estou verdadeiramente emocionada. Ouvir Magda Soares, em todo seu brilhantismo, falar sobre as contribuições de Paulo Freire para o ensino de nossa língua materna me fez relembrar o porquê de fazer o que faço. A "utopia" da libertação precisa continuar sendo a força geradora da educação. Ler e escrever só serão importantes se fizerem nossas crianças mais humanas e "alfaletradas" culturalmente, economicamente e politicamente. Muito obrigada por essa aula tão linda!

  • @prof.rafaelandrade
    @prof.rafaelandrade Год назад +1

    Maravilha! Ter esses registros de Magda Soares e poder assisti-los é de uma honra enorme. Paulo Freire pensava a educação como um meio para a libertação e a autonomia. Um aluno autônomo é também um aluno crítico, então Paulo Freire, ao se propor ensinar a língua portuguesa coloca os alunos a questionarem a história que lhe é mostrada, que muitas vezes o que se é pensado como língua portuguesa é algo que está muito distante da realidade da comunicação do aluno e de suas famílias. Paulo Freire mostra que a língua não é só um sistema linguístico cheio de regras, mas também que é uma vivência cultural, social, econômico e político. Achei bem interessante quando Magda Soares fala sobre a alfabetização enquanto aquisição das habilidades de ler e escrever, foi para Paulo Freire um alicerce para uma educação que vai muito além da albetização.

  • @deysebotelho9938
    @deysebotelho9938 Год назад +2

    “Quando a educação não é libertadora, o desejo de todo oprimido é um dia ser o opressor”.
    Ouvir falar de Paulo Freire por alguém tão brilhante quanto Magda Soares, que infelizmente no deixou este ano, nos faz acreditar que fizemos a escolha correta quando enveredamos pelos caminhos da docência. O privilégio de viajar com ele pelos diversos países e, consequentemente, para dentro da nossa própria história, podendo ouvir com tanta clareza sobre alguém que foi, é, e sempre será, um guia para todos nós que acreditamos em um país melhor e mais justo através da educação, acreditando que ela é a mola propulsora capaz de modificar toda uma sociedade, é um privilégio. Entender que o processo de alfabetização é muito maior que a simples decodificação, tendo como eixo, a leitura de mundo de cada indivíduo, suas origens e suas histórias.

  • @isabellaserafim596
    @isabellaserafim596 Год назад +1

    Quanta boniteza ver a forma como a professora Magda Soares fala sobre Paulo Freire! Um fala de esperança para tudo que desejamos para a educação do nosso país. Sigamos, enquanto profissionais da educação, lutando por uma alfabetização abrangente e, portanto, política, como forma de fazer nossos alunos ampliarem suas leituras de mundo e criticidades. Como foi dito por Paulo Freire e reafirmado pela professora Magda Soares, é preciso humanizar os oprimidos, possibilitando-os, também, a libertação pelo acesso à língua escrita, na nossa sociedade grafocêntrica. É nosso compromisso enquanto educador! Amei o termo "alfaletrar" que ela usa!

  • @adrianygomes8279
    @adrianygomes8279 Год назад +1

    Obrigada, Magda Soares! Sabemos que a língua é algo interativo e coletivo, sendo assim, podemos entender a importância que Paulo Freire dava ao modo de ensino conjunto. É importante para o estudante conhecer a origem de sua língua, seu desenvolvimento histórico, sua importância universal e suas características situacionistas.
    Devemos como educadores trabalhar coletivamente com os estudantes, trazendo reflexões e ideias de ambos os lados.
    Paulo Freire defendeu as variações, defendeu a pluralidade dos povos, nossas identidades. Ele reformulou a educação, trouxe proximidade entre os educadores e os estudantes, facilitou o modo ensino-aprendizagem e fez isso com grande excelência.

  • @Adry794
    @Adry794 Год назад +1

    O que dizer desse maravilhoso ser ( Paulo Freire)? suas contribuições são instrumentos/ferramentas que não acabam nunca. São libertadoras, para um "mundo" que jaz na escassez do conhecimento. Usou a língua portuguesa para que nós pudéssemos desfrutar de uma aprendizagem crítica, saudável e que fôssemos canais de transformações para as gerações, educando, moldando e transmitindo o saber que pode mudar o mundo. Obrigada, professor, por essa palestra tão relevante para nós.

  • @rejaneazevedo1472
    @rejaneazevedo1472 Год назад +1

    Maravilhosa palestra! Esperançar!! continuar lutando por uma educação Libertadora e transformadora. É inegável a contribuição e enfretamento de Paulo Freire no processo de emancipação política e cultural nos países Africanos, sobretudo incluído naturalmente, a língua, remete a questão das variedades linguísticas e a defesa de uma língua culta padrão para o ensino da língua portuguesa. Ele se deparou com uma diversidade de língua e dialetos. Eles tomaram o português como a língua oficial e a língua da educação considerando isto como força unificadora. Paulo Freire defendia o uso do crioulo, porque essa mescla do português com vários dialetos , que se deu como resultado da situação de contato entre grupos étnicos e linguísticos, radicalmente opostos, pela urgência de comunicação com o colonizador. Segundo Ele, impor o português era roupar um aspecto fundamental da cultura de um povo, que queria se libertar da cultura da cultura dos colonizadores. Assim, foi impossível realizar na Guine Bissau, uma campanha de alfabetização numa língua que não fazia parte da prática social do povo.

  • @luizhenriquewinkwink2755
    @luizhenriquewinkwink2755 Год назад +1

    Professora Magda Soares sempre muito elucidativa em suas explicações. A importância de estudar a história do português após ouvir como Paulo Freire entendia a educação, nos faz ver como é importante a participação coletiva ao ensinar. Como a participação do aluno dentro de seu contexto social e histórico é importante para o desenvolvimento dele estudante como cidadão e do professor como um eterno aprendiz no seu fazer escolar diário. Muito atual todas as ponderações esclarecedoras apresentadas. Muito gratificante.

  • @MaviaelLucas-os3ge
    @MaviaelLucas-os3ge Год назад +1

    Palestra incrível! Agradeço à Magda Soares pelas palavras carregadas de conhecimento, nos permitindo engrandecer mais nossos conhecimentos. Importante saber que Paulo Freire, pioneiro na educação e alfabetização, já em suas práticas pedagógicas, se preocupava com o contexto social dos alunos o que favoreceu para uma prática de ensino maravilhosa, cooperando com os estudos linguísticos. Vemos assim, que adotar a visão de Paulo Freire quanto o ensino Língua Portuguesa nas aulas de Educação Básica, resgata muito da história da língua e do ensino, são contribuições indispensáveis na leitura e escrita. Ele, Paulo Freire, em citação de seu livro (Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra), como aparece no vídeo, que achei muito interessante, que diz: "A língua é parte tão importante da cultura que, ao rejeitá-la, a desapropriação da própria cultura torna-se uma ilusão revolucionária". O que nos leva a perceber a importância de se estudar e de ensinar a história do português na Educação Básica.
    Muito obrigado!

  • @vanessamaria8896
    @vanessamaria8896 Год назад +1

    Grandes palavras e contribuições. Obrigada, Paulo Freire! Gratidão, Magda Sores! No que posso pontuar desta reflexão estabelecendo uma relação com a importância de se estudar a história do português na educação básica, creio que a importância se dá pelo fato de que é através desse reconhecimento da história que os alunos poderão identificar todas as questões que permeiam a nossa língua. Sejam elas positivas ou negativas. Poderão perceber que, é através da nossa língua que adquirimos nossa identidade, cultura, voz e apropriação da nossa realidade. E que também, quando se conhece a trajetória, passa-se a valorizar a nossa língua, a reconhecer nossas marcas, valorizar a forma pela qual conseguimos estabelecer comunicação, criar laços. Entender a história do português é entender o mundo em que vivemos. É se ver como sujeito, crítico, humanizado, participativo, que se transforma a medida que se realiza por meio da língua. Para além disso, pode-se saber dos conflitos que aqui houveram no processo de colonização quando era imposta a língua portuguesa aos colonizados. Através disso, pode-se destacar que devemos valorizar as particulares linguísticas de cada país e reconhecer que recebemos também diversas contribuições linguística de outros povos e nações.

  • @anabrito9510
    @anabrito9510 Год назад +1

    As contribuções de Paulo Freire para a aula de língua portuguesa são diversas.
    Sua principal contribuição foi desformular a educação formal ditadora para uma educação mais humanista. Para os estudos da história do portugês, podemos ver este novo olhar como facilitador da alfabetização. Propõe, a partir da alfabetização em si, a palavra geradora com as sílabas separas, apresentação da família fonêmica, formação oral de novas palavras com as sílabas da palavra geradora e a escrita dessas palavras.
    Olhar para este aparato histórico, nos faz refletir sobre as contribuições de Paulo Freire sobre oensino de Língua Portuguesa. Compreendemos asua motivação e nos sentimos inspirados a fazer o mesmo. Por isso, a importância de estudar a história do português na Educação Básica apresenta-se principalmente para mostrarmos aos novos estudantes o privilégio que têm ao obterem uma educação reformulada por Paulo Freire, além de compreender também a formação das palavras da língua em que falam. Com estas atribuições da alfabetização em si, os alunos conseguem compreender assuntos como fonética, formação de sílabas, formação de palavras, separação desílabas, entre outras.

  • @assuncaolara
    @assuncaolara 2 года назад +1

    Paulo Freire elevou o significado da educação, atrelando-o ao amor, com suas pedagogias múltiplas - olhou para o oprimido, incentivou a autonomia, idealizou uma ecopedagogia. Associou, assim como o amor, educação à liberdade. Ele subverteu a ideia do ensinar. Foi Paulo Freire um alfabetizador, tal como Magda Soares. Nesse sentido, o papel sócio-histórico da língua entra em cena como instrumento de poder - uma pessoa letrada se torna autônoma: pode ler placas e depois documentos, pode assinar seu nome e depois escrever romances. Na prática, o alfabetizador faz a história por meio da língua. Constrói-se identidade, dá-se pertencimento. O entendimento da história do português figura o processo de potência, empoderamento do indivíduo que se constitui letrado.
    Lara Assunção - LAELP 2022.1 - FAFIRE

  • @deborafidelis4880
    @deborafidelis4880 2 года назад

    Palestra riquíssima, obrigada Magda Soares! Dentro do vasto campo de produção de Paulo Freire, Magda Soares aponta o quanto se faz necessário dar oportunidade ao educando em se expressar e mostrar seus saberes, suas contribuições, seus questionamentos e discordâncias no processo de aprendizagem. Isso torna o momento em sala de aula em um momento de troca entre alunos e professor, além de tornar o ensino da língua mais acessível e contextualizado. Assim, o aluno se sente mais próximo à língua, passando a compreender que o seu uso é natural e inconsciente.

  • @gelourdessantanna8390
    @gelourdessantanna8390 2 года назад +1

    A palestra nos enrique com a temática do centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira,suas contribuições sobre o ensino-aprendizagem nas práticas educativas,principalmente, no ensino de língua portuguesa,.Na visão de Paulo Freire o contexto social sempre deveria ser levado em consideração para uma aprendizagem significativa..

  • @almesionascimento9542
    @almesionascimento9542 2 года назад +1

    Professora ressalta os cem anos de Paulo Freire. Excelente colocação do professor. Eu gostaria de ser lembrado como sujeito que amou a vida em todos os sentidos. Muito significativa a sua abertura em ressaltar o verbo "esperançar". O pensamento de Paulo Freire e sua repercussão no e para o ensino de língua. É objetivo da fala da professora para refletir sobre como a educação problematizadora/libertadora de Paulo Freire que se faz presente no ensino de Língua Portuguesa orientado por pressupostos de estudos do texto de base sociointeracional. Demais!

  • @ivaneidealves1161
    @ivaneidealves1161 2 года назад +1

    A contribuição de Paulo Freire no ensino da língua portuguesa foi de grande importância para a construção e o uso da língua no processo de alfabetização e leitura na educação básica, alcançando assim uma compreensão maior dos alunos, não apenas no reconhecimento de códigos e sinais mas também levando a esses alunos a se tornarem um ser critico e pensante.

  • @helisamagalhaes3379
    @helisamagalhaes3379 2 года назад +1

    Em homenagem a eterna Magda Soares que tanto fez por todos nós.

  • @buscaze
    @buscaze 3 года назад

    Palestra maravilhosa da professora Magda Soares. A reflexão proposta da professora e as sugestões me estimularam a continuar acreditando na educação. Esperança!!

  • @adrianamariadasilvateixeir1348
    @adrianamariadasilvateixeir1348 2 года назад +1

    Magda soares, fala da importância e contribuição da Paulo Freire como professor de português e alfabetizador indo além do que se esperava, ele usou a língua para transformar a vida das pessoas. ainda andou por vários países. Por este motivo se considerava um andarilho da utopia, um bicho universal, ele é simplesmente maravilhoso.

  • @evertontenorio2883
    @evertontenorio2883 2 года назад +1

    Muito interessante saber que Paulo Freire se preocupou com os estudos linguísticos. Ele nos mostra que ensinar Língua Portuguesa não se restringe a aspectos gramaticais isolados do texto, ou seja, não é o "depósito de conhecimento gramatical” conforme mostra a educação bancária. Além disso, Freire nos estimula a pensar que ensinar português é desenvolver a criticidade do educando a partir do texto, e a realidade comunicativa que o educando faz parte. A palestra, ricamente, reforça essas contribuições.

  • @henriquegoncalves6952
    @henriquegoncalves6952 Год назад +1

    Paulo Freire foi um pesquisador que contribuiu bastante para a área docente, inclusive no ensino da língua portuguesa, uma vez que compreende a língua como forma de ação social e reflexão crítica. O ensino de língua portuguesa, geralmente focado em normas gramaticais, em detrimento de encorajar os alunos a refletirem sobre os usos sociais da nossa língua riquíssima, em termos interativos, contextualizado, situacionado.

  • @helenadias6595
    @helenadias6595 2 года назад

    Muito boa a palestra!👏👏
    Com pensamentos arrebatadores e que fazem total sentido, o educador e patrono da educação brasileira Paulo Freire marcou a história da educação.
    Importantíssimo ressaltar, como foi falado, um dos pensamentos que Freire considerava que o ato de alfabetizar transcende o conhecimento dos códigos e sinais, abrange a cosmovisão do homem em seu processo de ensino aprendizagem. Maravilha esse olhar sobre a totalidade do ser (integralidade).

  • @ednardodeoliveira7133
    @ednardodeoliveira7133 2 года назад +1

    Paulo Freire e sua integralidade olhando antes de tudo a pessoa por trás do aluno. Uma visão social antes de uma visão linguística.

  • @alisonsantos2117
    @alisonsantos2117 2 года назад +1

    Paulo Freire era de fato um visionário para sua época, um dos primeiros a olhar de forma humanizada quanto ao processo de aprendizagem. Infelizmente ainda há muitos professores que produzem monólogos e ensinam de forma engessada, isso só aumenta a distância entre o aprender e o interesse de aprender dos alunos. Madga Soares trouxe alguns pontos que eu não recordava sobre Paulo Freire, autor que vira e mexe estou pesquisando sobre e lendo suas obras.

  • @enildavaleriagomesmarinho5622
    @enildavaleriagomesmarinho5622 2 года назад +1

    Simbora esperançar com Paulo Freire e Magna Soares. Sem medo de ser feliz❤️O que eu destaco que mais me afetou nessa palestra é essa 🔥de lutar contra as opressões mediando a aprendizagem da língua materna respeitando o educando, sua cultura, seus saberes. Um dialogismo que nos inspira a continuar acreditando na educação linguística como via profícua de libertação , emancipação, descolonização, no sentido de quebrar o julgo opressor que limita, julga, humilha, intimida, galhofa, estigmatiza as pessoas que não possuem conhecimentos escolares , porém têm seus saberes , igualmente importantes, e essa troca, essa partilha em uma ecologia de saberes , onde educandos e educadores aprendem uns com os outros é , de fato, promissor de criação de uma ambiência de aprendizagem significativa crítica, pois é aprender a tecnologia , como bem explicou a professora Magna , sabendo para que ela serve, mudando a sua realidade e de sua comunidade. Ampliando as possibilidades e exercendo a cidadania plena, direito de todas as pessoas. Enfrentando o preconceito que as pessoas sofrem por não saber ler e escrever , ou mesmo compreender e interpretar o que lêem, e sobretudo lutar para que este direito seja de todos e não apenas das camadas abastadas . Simbora alfaletrar que a cultura do amor e do acolhimento e empoderamento dos saberes tradicionais de mãos dadas com os saberes acadêmicos vencerá a cultura do ódio e do medo. Um salve a Paulo Freire e Magna Soares que nos instiga a não desistir , apesar de tantos obstáculos , vale a pena, sigamos, pois "amar profundamente o mundo, as pessoas, os bichos , as árvores , ás águas e a vida "( como ele gostaria de ser lembrado) é atemporal e a utopia serve , segundo Eduardo Galeano, para seguirmos em frente , afinal "🎶Amanhã há de ser
    Outro dia
    Você vai ter que ver
    A manhã renascer
    E esbanjar poesia
    Como vai se explicar
    Vendo o céu clarear
    De repente, impunemente
    Como vai abafar
    Nosso coro a cantar
    Na sua frente" (trecho da canção Apesar de você de Chico Buarque).

  • @alzirtonfreire6109
    @alzirtonfreire6109 2 года назад +1

    Alfabetizar não é apenas ensinar a reconhecer um código de sinais, mas, principalmente, fazer compreender criticamente o papel da língua na cultura em que se vive, ensinar o uso da língua nas diversas situações sociais (alfaletrar). Ensinar a evolução sócio-histórico-cultural da Língua Portuguesa no Brasil é fundamental nesse processo.

  • @oswaldolucasjunior7438
    @oswaldolucasjunior7438 2 года назад +1

    Gostei do resumão sobre Paulo Freire apresentado pela professora Magda. Ouvi muito sobre o Recife. Bom saber que ele amava o estudo sa sintaxe.

  • @jaquelinefonseca5883
    @jaquelinefonseca5883 2 года назад +1

    Não podemos negar a grande contribuição de Paulo Freire para a educação, sempre se preocupou com a parte humana do individuo, seu contexto social e etc. Trazendo um gancho com a importância da história no ensino da língua portuguesa, o aluno tem uma leitura de mundo pessoal e e se faz necessário traçar uma prática mediadora que auxilie o aluno a crescer criticamente na sociedade através da leitura de mundo pessoal que o mesmo trás para sala de aula.

  • @wandsoncleyton5717
    @wandsoncleyton5717 2 года назад +1

    Palestra maravilhosa!!! Como foi visto, Paulo Freire sempre se preocupou com o processo de alfabetização, leitura e escrita. Além disso, suas práticas pedagógicas levavam em consideração o contexto social do educando o que contribuiu para uma prática de ensino problematizadora e crítica, cooperando para o crescimento da escolarização dos alunos. Sendo assim, aplicar a perspectiva de Paulo Freire nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica trará contribuições significativas na leitura de mundo dos estudantes.

  • @hhttps_ailtonfernandes
    @hhttps_ailtonfernandes 2 года назад +2

    Obrigado, Magda Soares! Totalmente perceptível seu conhecimento. Também gosto muito do Paulo Freire, pois acredito na sua teoria e tudo que ela pode proporcionar ao estudante. Para esse educador, a leitura do mundo precede a leitura da palavra, como estava em um dos slides. Faço aqui um gancho dessa citação com a importância de se estudar a história do português na Educação Básica, já que, antes de ser uma aluna, a criança também é uma pessoa. Sendo assim, precisamos entender que essas pessoas vêm carregadas com algo do mundo, algo próprio delas, que pode acrescentar na sala de aula.

  • @silviapinceratopetrilli9229
    @silviapinceratopetrilli9229 3 года назад

    Parabéns

  • @celesteazevedo2264
    @celesteazevedo2264 3 года назад +1

    Parabéns, meu amigo! Sempre seguirei tais eventos ,pois nos faz crescer como ser humano, GRATIDÃO sempre

  • @gracamendes5182
    @gracamendes5182 3 года назад +1

    Magda Soares, nós que agradecemos tão brilhante disposição. Foi emocionante vê-la e ouvi-la. Aprendi muito também . Assisti depois da transmissão ao vivo. Envio o meu abraço de Parabéns à Magda e aos envolvidos, pelo evento, daqui de Porto Velho/Rondônia!

  • @cristianemooreareasantunes5314
    @cristianemooreareasantunes5314 3 года назад +1

    Muito bom!!! A Magda Soares é ótima!!!

  • @neuzainaciodasilva8482
    @neuzainaciodasilva8482 3 года назад

    Boa tarde!

  • @mariadapaz9312
    @mariadapaz9312 3 года назад +1

    Evento tornou-se ainda maior.
    Parabéns aos organizadores.

  • @danusialima5289
    @danusialima5289 2 года назад +1

    As contribuições de Paulo Freire para o processo de ensino-aprendizagem são inegáveis. Sobre a necessidade de se discutir a importância da história do português, é visível que muitos estudantes desconhecem de quê maneira a língua é afetada nos processos de colonização. Ao fazer esse estudo, pode-se debater com os alunos a história do português, ao se relacionar em novas condições com línguas indígenas, língua geral, línguas africanas, se modificou de modo específico e os gramáticos e lexicógrafos brasileiros do final do século XIX, junto com nossos escritores, dão ao Brasil o “sentimento” do português como língua nacional do Brasil. Além disso, vale a pena destacar que o português já foi uma língua de bastante prestígio, tal qual a língua inglesa atualmente, e que como é citado na palestra não devemos negar a importância dele, pois a língua é tão parte da cultura, que ao rejeitá-la, a reapropriação da própria cultura torna-se uma ilusão revolucionária.

  • @portuguesemcasa6536
    @portuguesemcasa6536 3 года назад +1

    Esperançar sempre.
    Viva a Paulo Freire!

  • @esteraparecidademeimellovi7042
    @esteraparecidademeimellovi7042 3 года назад +1

    Excelente! Sinop/MT.

  • @renatadiniz9684
    @renatadiniz9684 3 года назад

    Revendo, pois não vi o final. Grande aula, imperdível!

  • @an-fh1tk
    @an-fh1tk 3 года назад

    Nossa , ótimo conteúdo parabéns!