@João Ribeiro é sim po, a Encíclica In Plurimis do Papa Leão XIII é a favor da escravidão, por isso chama ela de pecado contra a natureza... KKKKK passar vergonha na Internet é profissão ou hobby pra você?
@João Ribeiro Mas aonde o Romanus Pontifex aprova a escravidão? Kkkkkk eu já li, ele endossa o caráter cruzadístico das navegações, para converter o povo e combater o paganismo, o que os colonizadores fizeram ou deixaram de fazer não diz nada sobre a doutrina católica, tanto que Papa Pio II, que esse sim era justamente dessa época, chamava a escravidão de "Grande crime" desde São Paulo Apóstolo até posteriormente Santo Agostinho, sempre foi condenada a escravidão oras
Sobre as cruzadas, acho que o Marcelo poderia ter voltado antes dos islâmicos chegarem na península ibérica. Eles já tinha invadido e tomado antes as terras do Império Bizantino no Oriente próximo.
Mas o oriente não estava em comunhão com Roma. As cruzadas entram no âmbito de resposta católica a ameaça muçulmana. Por isso ele não cita tais ameaças, apesar da participação inegável do império Bizantino nas cruzadas.
@@pcky6646 Todas as instituições da época eram coniventes com a escravidão. Se voce vivesse na época seria conivente com a escravidão assim como toda população, compraria seus produtos igualzinho. Não seja jumento. Aliás, cuidado com esse ódio do bem ai, deve estar fudendo mais voce mesmo do que qualquer outra pessoa. Esse tipo de rancor é um animal que costuma se voltar contra o dono.
Nem 5 % dos julgamentos na inquisição o veredicto foi como culpado.Tem que se estudar,tbm,como se deu a origem da inquisição.Não houve sómente uma inquisição. Nota:Não sou católico.
Olá meu caro, poderias partilhar fontes, documentos e autores sobre isso? Eu procuro e é dificil encontrar e gostaria de ter mais recursos para cimentar a minha posição critica ao revisionismo feito à Igreja Católica
Estou lendo um livro sobre a inquisição contra os judeus em Minas Gerais. As torturas e assassinatos foram horríveis. Eu me pergunto o que o Marcelo diz sobre isso. 🥸🥸
Eu me pergunto o que Jesus tem a ver com isso? Ele não disse que deveríamos fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós? Que deveríamos amar e orar pelos inimigos?
Nem da pra considerar o anglicanismo como um movimento puramente reformado. Eles só vieram a sofrer influência do luteranismo e calvinismo no começo do século 18. Até hoje ninguém sabe definir ao certo o que esses excomungados são.
Tem uma galera daqui dos comentários tá se esforçando não entender os fatos, meio que provando o ponto do cara sobre as narrativas que constroem em torno da cristandade européia no meio acadêmico.
História é talvez o campo científico que mais sofre com pessoas pedantes. É incrível como a internet permite e dá voz à fulaninhos quaisquer e sem formação que acham que podem "refutar" e contra-argumentar qualquer historiador que passou muito tempo estudando sobre o assunto com comentários de 3 ou 4 linhas, sem citar fontes, apenas se baseando no mais puro e risível senso comum.
@@silvasantosjc2011 Rino Camillieri, João Bernardino Gonzaga, Jean Guiraud e outros. Não adianta, claro, querer estudar esses autores sem entender o contexto da época, à que heresia a inquisição se opôs e etc. História é um ramo muito complexo e não cabe à um leigo querer interpreta-la.
@@silvasantosjc2011 há diversos autores realmente. E sabe o que mais me deixa intrigado? O Vaticano disponibilizou todos os documentos sobre o assunto para serem analisados por historiadores e chegaram se a conclusão estatística que a inquisição matou menos que bicicletas de rodinhas. Hahahaha
@@PauloHenrique-kz1cq Hahaha! E isso estamos falando das inquisições "mais assassinas", no caso a portuguesa e espanhola! É bizarro o que uma pena e um certificado de erudição pode fazer à um ser humano no século XVIII
@@Senhor_Bolacha As Inquisições protestantes na Alemanha e Suíça foram bem "mais assassinas", mas ninguém fala delas, ou se fala, atribui tudo à Igreja Católica.
O conceito ou o entendimento do que seja heresia é subjetivo. Foi lançando mão deste conceito subjetivo que a igreja eliminou milhares de pessoas. A eliminação de pessoas tinha muitas vezes como objetivo a reafirmação das autoridades.
@@geneziomaciel9132 Obviamente que não. A corrupção pode ocorrer em qualquer instituição, até na Igreja. A diferença é que a Igreja é infalível na Fé e na Moral, através do papa.
o canal Thiago Braga também esclarece bastante. tem um jeito mais para pré-adolescente mas os raciocínios muito acertados.6:15 não achei que ele foi tao bem para esclarecer a razão das inquisições, tangenciou um relativismo. e na verdade, o cristão sempre vai achar justo proteger o bem comum contra ameaças independentemente do contexto histórico. o "tem que ver no contexto historico" e ficar só nisso é tipo um clichê que nao esclarece o ponto essencial da visao do cristão que tem a ver com a moralidade. exemplo disso é a pena capital.
@@brunobonavigo É engraçado você querer pintar as cruzadas como uma reação a todos esses atos de agressão que você descreveu mas ao mesmo admitir que essa "reação" só veio séculos depois. Os primeiros califados, os omíadas e os abássidas, conviviam com judeus e cristãos em seu império, e mantiveram o fluxo de peregrinação de cristãos para a terra santa. Foi só com o surgimento dos seljúcidas que as relações entre o Califado e a Europa cristã começaram a se azedar realmente. Mas isso foi entre os seljúcidas e os bizantinos (ortodoxos). O ocidente (católico) ainda estava alheio a tudo isso mas o papa Urbano II percebeu que havia uma oportunidade de unificar o ocidente que estava fragmentado entre vários senhores feudais que disputavam território, e também de possivelmente reunificar o ocidente e o oriente cristão depois da ruptura deles e a rejeição do papado pelos orientais. De novo, tanto a esquerda quanto a direita fazem leituras simplistas colocando um lado como o grande vilão e o outro como nobres heróis se defendendo. A realidade é que as cruzadas foram extremamente complexas e movidas por vários interesses diferentes. Se houveram atrocidades do lado muçulmano, também houveram do lado cristão (até mesmo ENTRE cristãos: católicos contra ortodoxos) Não tem essa de vilão e mocinho, quem pensa assim não está fazendo história, está fazendo propaganda política.
@@brunobonavigo "isso vai contra os próprios costumes muçulmanos" Ok. Quais costumes muçulmanos exatamente? "Eles já começaram de forma violenta, tomaram de forma violenta e atacaram todos que não eram muçulmanos em seu territórios, além de destruírem igrejas e relíquias que estavam no oriente." Você pode citar casos específicos? "Os católicos estavam sim em perigo" Todo mundo estava em perigo no mundo antigo e no medieval. Sempre havia algum tipo de império expansionista, mas a questão é, as ações do ocidente católico eram PURAMENTE DEFENSIVAS como a mitologia direitista sobre as cruzadas gostaria de pintar, ou será que haviam outras motivações e interesses que levaram os atuadores naquele momento específico a agir (e não antes)? Esse que é o grande ponto. "além da Ibéria, ter sido tomada, os bizantinos estavam perdendo territórios gradualmente e eventualmente os muçulmanos iam chegar na Europa" Sim, e eventualmente os europeus iam chegar na América. Novamente, se havia ou não expansionismo islâmico não é o X da questão. O X da questão é: as cruzadas foram PURAMENTE DEFENSIVAS? Não. Não foram.
cara , lê, tudo que se sabe sobre inquisição são mentiras sem cabimento, foi feito um revisionismo histórico no inícios dos anos 2000 que provou que a inquisição n matou ngm e n foi isso que dizem, tudo baseado nos documentos originais da inquisição.
@Caio Rossi O que uma coisa tem a ver com a outra ? Há fatos que comprovam que a inquisição não é nada disso que dizem, já o holocausto, ocorreu e não há como negar, existem pessoas vivas que sobreviveram ao mesmo, há documentação. Logo não como negar. Sinto que muitas vezes as pessoas preferem deixar a imagem da igreja ruim simplesmente por um ódio que elas possuem
Vocês já repararam como a galera faz questão de deixar a história o mais limitada e palatável possível? Reparem como eles sempre falam "os muçulmanos", só te dão uma palavra e tú que te vire que com o resto, é que nem aquele livro do Orwell lá, tú não precisa saber quem é teu inimigo não, só precisa saber que o outro é teu inimigo
@João Ribeiro pois então, também não falam que eles davam algumas pausas, que os lados mudavam tanto que no final da reconquista nada tava igual do jeito que tava quando tudo começou, sequer se dão o trabalho de analisar como as sociedades funcionavam nessa época
Caralho, bicho. Tu não sabes escrever a palavra "tu" e nem conjugar o verbo seguinte corretamente e queres falar de falsidades históricas. Ah, vá pra porra!
@@ojose.roberto o cara exigir que eu siga a rigor todos os pormenores da língua portuguesa em um comentário no RUclips é massa, e mais massa ainda é o cara meter uma dessa e nem sequer explicar porque eu estou errado em primeiro lugar
@João Ribeiro Esse caso na verdade ocorreu quase isso... No século XI, os cruzados de cavalaria, se uniram aos mulçumanos, para derrotar os próprios mulçumanos. Esta ação é palatável não por ordenações religiosas ou divisões de califados... Isso tem haver com a ordem comum que todos seguiam e o que dispunham, a justiça; portanto, muito da conquista de Jerusalém até a IVº Cruzada, foi beneficiado por mulçumanos.
Sim há uma reação contra a expansão Islamica na Europa, porém a religião é um pretexto, a questão envolve dominação de territórios e suas riquezas ou seja disputa entre a imposição de um império ou outro.
Acho que as duas andavam juntas, a maioria das guerras não eram religiosas, mas no caso da expansão islâmica isso é algo intriscico de sua religião, não há divisão.... No caso dos cristãos as cruzadas sim foram motivações puramente religiosas, com excessão da quarta cruzada claro.
Essencialmente materialista e ignora as relações religiosas.O custo de uma cruzada era absurdo e Jerusalém era um punhado de pedras sagradas com pouco valor econômico.
Você tem que entender que não foram milhões de mortes, foram apenas milhares e apenas centenas de milhares de pessoas torturadas. Você tem que levar em conta a época, embora Jesus tenha vivido em uma época anterior a essa e pregou que deveríamos amar os nossos inimigos e todos os discípulos de Jesus foram perseguidos mas nunca tentaram tomar o poder ou se vingar.
mas porque então até no seculo 19 os catolicos queimavam livros espiritas que estavam sendo divulgados nas cidades europeias.. livros elaborados por allan kardeck..
@@brunobonavigo poise, nada compativel com a mensagem e principios de Jesus, essa atitude dos catolicos na espanha e em toda europa na época da inquisição também
@@brunobonavigo mas não é mentira, se voce ler os livros, voce irá compreender atividades extrafisicas das quais são comuns nos seres humanos, elas acontecem da mesma forma que acontece de voce sentir sede e fome.. não é o cristianismo que possui a verdade abosluta, ele possui uma parte da verdade, da mesma forma que cada religião possui uma parte da verdade, hinduismo nos mostrou os outros corpos que possuimos, corpos espirituais, budismo nos mostrou os chacras e como conversar com Deus dentro de nos atraves da meditação, interiorização, contemplação.. etc etc quando estudamos com a mente aberta sem se vincular a dogmas e doutrinas, voce percebe isso, voce percebe a complementação das escrituras presente nas religiões, voce percebe que todas tem como base em comum tres forças, que são as forças exsitente na natureza, as forças que fazem a vida(materia) existir(força cardinal, fixa, mutavel).. quando voce tem uma experiencia espiritual atraves da sua individualidade, uma experiencia pessoal que ninguem consegue te explicar, voce acaba encontrando respostas nessas escrituras fora do cristianismo, a pessoa que experiencia sabe que não tem nada de mais, é mais uma atividade normal, porem se voce testemunhar isso para um padre ou pastor, falam que é ''coisa do diabo'' tudo aquilo que não conseguem explicar, fala que é coisa do diabo, mas que tem uma experiencia espiritual/mediunica/sensitiva, sabe que não é coisa do diabo, e sim somente uma forma diferente de persenciar a espiritualidade.. não porque está na biblia que seria é unica fonte de verdade...
Eu penso assim, se for pra matar que seja rápido, matar na hora, sem essa de torturar, sem essa de causar dor e sofrimento em quem quer que seja, portanto, dentro do meu ponto de vista, a inquisição é a coisa mais cruel e covarde do mundo.
há mitos sobre a Inquisição nesse quesito de tortura, etc. Recomendo ver esse vídeo de 16 min sobre a realidade da Inquisição: ruclips.net/video/1freWc0qGoU/видео.html Se vc quer ver sobre um marco histórico sem narrativas ideológicas, é só ver uma fonte primária, ou seja, quem viveu na época
@@mariaclara.396 Nenhuma forma de tortura é justificável, não importa o motivo, se quer matar que mate, mas de maneira rápida e o mais próximo possível do indolor. Eu já assisti o vídeo que você me indicou, mas já faz tempo, e pra mim não interessa qualquer tipo de argumento, tortura sempre será o ato mais diabólico que se pode conceber, é a prova de maior desumanidade.
@@claytonsp08 não tô defendendo tortura, só tô dizendo que existem mitos de ter havidos essas torturas todas que dizem por aí... é que nem dizer que a Igreja matou 30 milhões na Inquisição, entende? Sou contra a tortura que teve.
@@mariaclara.396 Não há mito nenhum, aliás, a inquisição foi tudo isso e mais um pouco. Afinal, foram anos de um poder cruel e satânico. E detalhe, a tal "reforma protestante" também teve as suas inquisições, como foi o caso Miguel Servet, assassinado na fogueira pelo diabólico João Calvino, e isso porque Miguel Servet negou o pecado original, ou seja, por culpa de Adão todos já nascem pecadores (e eu também nego esse ensino).
@@Canal_olouco Quem disse que é mito? Nem precisa ser protestante para chegar a essa conclusão. Não adianta defender o indefensável, não interessam os argumentos que você apresenta, o que importa são os fatos.
Onde ele falou que europeus não fizeram nada de errado, ou que a Igreja nunca errou? Ou vocês só partiram pra falácia por não ter contra-argumentos mesmo?
@@Jose-Silva00 Na verdade deveria aí estar escrito arqueólogos, historiadores, logicistas e tudo isso resumido em qualquer pessoa que estudou este terceto que se complementa. A Igreja é conhecido como "Santa Igreja Católica", é possível que de lá, um bispo peque, mas a Igreja não peca e nem nunca pecou.
@@lucascesar029 Bom, de fato a Igreja nunca errou, mas agora é fato que os europeus cometeram erros, foram eles que criaram a reforma protestante, assassinaram e muitos roubaram; mas é nossa casa da civilização ocidental, de qualquer forma.
legal o revisionismo do professor, será que ele pode falar sobre os pogroms de 1391 na espanha? em que judeus eram FORÇADOS a se converter ou eram mortos?
@@rodrigocatao7927então porque as mortes e tortura dos judeus até mesmo em Minas Gerais? Não estou brigando nem nada, só querendo aprender o que os católicos dizem.
@@Guypt25 Um cara que eu confio em História do Brasil, é o Thomas giulliano. Tente perguntar pra ele, que provavelmente ele irá falar sobre este asssunto, desde seu mérito até a validade dos escritos sobre, visto que na metodologia histórica, ter algo escrito em um livro, não significa que é verdade.
A galera não fala das merdas que os católicos fizeram, hj as igrejas (tanto católica quanto as cristãs) estão um circo e uma corrupçã0, padres pedófilos, pastores corruptos usando a religião para lucrar, mas ninguém fala mada... o que os cristãos fizeram, as cruzadas É mais uma história que eles narram para botar só os islâmicos com os vilões assim como ele só divulgam os terrorism0s Islâmicos, a mídia ocidental se esforça demais para manter essa imagem que tudo é 11 de setembro ou Isis 🤣🤣 mas nada disso adianta, o Islã já tá superando o cristianismo, em quantos latinos aqui, querem ficar chorando sobre a situação da Europa, os europeus estão se convertendo por livre e espontânea vontade, nem tudo é faca no pescoço, cada dia mais tem pessoas indo até meca, indo em mesquitas e buscando conhecimentos (ao invés de se tornarem mais uns papagaios da mídia ocidental) e não existe essa de pessoaz serem presas em Meca, pergunte para qualquer Muçulmano, qualquer pessoa pode visitar, galera espera que os muçulmanos sejam sangue de barata e aceitam tudo Calado (iguais os católicos e cristãos de hj em dia) Nem tudo é terrorismo no Islã, mas eles não vão ficar quietos se você tentar humilhar,oprimir, provocar.
A violência de 1391 fora causada pela população da Espanha e não por uma instituição religiosa. Assim como aconteceu em diversos países porquê os judeus nunca se identificaram com a nacionalidade de nenhum país e ainda por cima tinham uma religião própria, costumes, etc. Isto sempre dava em problemas. E na Espanha eles ainda estavam mais protegidos que em muitos outros países
@@marlenecristina7409 Intelectuais bem formados paraa ti devem ser mongóis como aquele de monocelha e barbudo que se acha o bonzão, hahahaha! E claro, intelectuais agora não contam pessoas como Plínio Côrrea de Oliveira, ou o próprio Machado de Assis (ambos católicos); em 1770 tínhamos estudiosos católicos como José Bonifácio, esse, que falava 7 línguas e foi condecorado como mineralogista na Universidade de Côimbra e em diversas localidades da Europa. Lembre-se que hão cristãos, MUITO MAIS SÁBIOS E AFORTUNADOS desses que eu acabei de citar, mas são só exemplos...
As pessoas são muito generalizadoras e idealistas ao analisarem qualquer contexto histórico, essa é a grande verdade. Querem se doer por um negócio de 1000 anos atrás, mas generalizam tudo. O efeito manada é facilmente "ignorável", porque é ridículo e não vale a pena. Existiam coisas ruins antigamente, existem coisas ruins hoje em dia. Querem culpar a Igreja Católica por esses atos, sendo que a lei da Igreja não defende esse tipo de coisa em parte alguma, isso vale também para outras religiões base da humanidade, como o judaísmo ou o islamismo -- quem está certo em sua abordagem acaba entrando num debate de teologia, que não faz parte do debate histórico. O rei da Espanha fez uma falsa inquisição que nem era feita pela Igreja, mas colocam a Igreja como culpada, mais um mal do estado. Hoje em dia a Arábia Saudita tem um dos estados mais assassinos do mundo, que silencia opositores e apoiou o ISIS na guerra da síria -- e o islamismo "ortodoxo" é totalmente contra tais atos do estado saudita e dos grupos terroristas.
@@lfelipevk2950 Eu sou reacionário e confesso que teus ancestrais tinham muito mais músculos que tu e bem mais conhecimento. Estamos dizendo de eras que ninguém possuia internet para saber de algo e formular ideais lógicos. Basta ler sobre Santo Tomás de Aquino. E sobre retórica, basta ler sobre Santo Agostinho de Hippona. Estás plenamente errado, me arrisco a dizer, mesmo tendo certeza absoluto que não há riscos nesta sentença.
Olhando para os religiosos hoje (tanto faz cristãos ou muçulmanos) vocês realmente acham que eles não eram bárbaros há apenas alguns séculos atrás? Acham mesmo que tinham melhor senso de justiça que hoje? Ainda há hoje país que matam filhas por crime de honra, imagine a mentalidade dessa gente nessa época? A barbárie só diminuiu por causa do progresso da comunicação que relativizou e questionou os costumes.
Muito engraçado aqui todo mundo falando de fatos, fatos sobre questões políticas de tanto tempo atrás, a gente não tem certeza do que é fato nem na década passada, por causa das narrativas, e querem falar de fatos, história é uma ciência muito frágil.
se você não sabe os livros do julgamento da inquisição estão preservados e digitalizados na torre do tombo em portugal, então falar que nada se sabe é de uma ignorancia tremenda.
@@Playlist8983 Assim como temos livros de outros períodos mais antigos, mais recentes, mais e menos completos, a verdade é uma só, esses registros são retalhos de uma história, uma narrativa, não se sabe exatamente o que aconteceu, o que se tem é uma construção sobre um período histórico sob a perspetiva de uma elite (intelectual ou não) dominante, em qual momento a existência dos livros do julgamento da inquisição contradizem o que eu disse?
@@ronaldoleoni7170 cara esses livros são da própria igreja católica, lá constam todos os processos de inquisição com o que houve na época, solicito que se informe bastante antes de escrever besteiras na Internet
@@Playlist8983 Amigo, é a igreja falando sobre um período sombrio da própria igreja, não é a verdade em papel não. Se você acha isso é problema seu, pra mim como uma pessoa cética um documento assim serve mais para fixar um período histórico, não para toma-lo como a verdade absoluta.
@@ronaldoleoni7170 a igreja já reconheceu, Portugal e espanha tbm, no entanto que para os decendentes desses judeus os 2 países estão concedendo a cidadania, entenda que ser cético é uma coisa, isso que está fazendo passa do ceticismo pois são documentos históricos da própria igreja, o próprio papa já reconheceu e pediu desculpas pelos erros do passado
Jerusalém foi construída pelos povos Hebraicos que deram origem ao povo de Israel e aí judaísmo cerca de 2000 anos A.C. O Islão tal como o Cristiano, também originário dos povos Hebraicos surge em 570 D.C. Tanto Jesús como Maomé que deram início ao Cristianismo e ao Islamismo são considerados profetas, sendo Maomé o último deles. A verdade é que Jerusalém foi fundada pelos Hebraicos que deram origem as 3 religiões monoteístas, no entanto não é menos verdade que foram os Judeus que construíram a grande cidade de Jerusalém muitos séculos antes do surgimento de católicos e muçulmanos, ainda que as três religiões tenham origem naquela área, parece-me pacífico que os Judeus são quem mais tem a reclamar como sua uma vez que a construíram em cima da antiga cidade velha de Jerusalém. É um tema complexo, mas a realidade é que os mussulmanos não queriam apenas Jerusalém, no fundo o que queriam era impor a sua religião nem que para isso fosse necessário exterminar todos habitantes das cidades que atacavam, tendo em conta que o Islão surgiu na península Arábica e que rapidamente se espalhou pelo norte de África pelas lutas e conquistas dos árabes naquela região, e entraram no sul da Europa onde aliás sempre quiseram entrar, e ainda hoje falam na reconquista do Califado Omiada, tal como ainda hoje em 2023 as diversas facções muçulmanas tentam impor o Alcorão, pela violência destruindo, inclusivamente monumentos de civilizações milenares, e matando quem se quer opor e não aceita o Islão ou mesmo apenas seguir as regras do Alcorão tal como essa facão as intrepreta. Posto isto, tendi em conta que na Europa da idade média viviam muitos judeus que tal como os cristãos se deslocavam em negócios ou por motivos religiosos a Jerusalém, e que dificilmente lá chegariam sem ser atacados e roubados, e foi nesse contexto que surgiram os templários que protegiam os peregrinos e mercadores nas viagens a terra santa, é o que está documentado. Claro que há quem queira olhar para os factos e pensar neles como se os templários tivessem surgido o ano passado, mas já passaram 1000 anos e não podemos confundir templários nem muçulmanos com comunismo porque são coisas totalmente... nada a ver...., embora haja sempre quem queira esquerderizar a existência da humanidade. Um dia destes ainda vão encontrar na selva Amazônica uma foice e um martelo junto com uma estrela feitos em 10.000 A.C. pelos tupiniquins 😂😂😂😂
O motivo para que as cruzadas começasse , é até aceitável, o problema, foi só o decorrer disso por causa dos exageros. Todavia, foi por causa das cruzadas que hoje não somos muçulmanos
É difícil saber quem começou??? Já ouvistes falar de Maomé, Alcorão e guerra santa? Não sabees que o Islão invadiu o norte da África e posteriormente a península ibérica? Não estudastes o primeiro, nem o segundo grau? Onde estudastes amigo?
Ele é católico. Concordo ele passa pano. Mas também trás visões diferentes que no Brasil são ocultadas pelos meios socio-construtivistas comunistas de ensino
Pra vcs aí que são educados pelo MEC: vcs só tem uma visão de mundo uma opinião, não tem nada haver com a verdadeira história e análise crítica da história.
@@cassiopereiraandrademoreir8517 Então você tem problema de interpretação de texto... Porque o julgamento dele demorou 20 anos, ele teve todo esse tempo para colocar as ideias dele como "hipótese", mas como era soberbo, queria que fosse aceito como verdade incontestável. Além disso, as teorias dele estavam ligadas com a religião pagã, que cultuava o Deus sol, heresia pura.
Maldito seja vc é tua casa por dizer isto. Não sou católico nem nada, mas tenho D-us comigo e sua Santa Escritura. Não fosse o cristianismo vc provavelmente seria escravo. Trouxa
@@TiagoCruz-k8f Ele tá morto kkkk Nem sequer os restos mortais existem 😂 Enfim acredite no Ficção que quiser, a vida é sua ! Agora eu acredito na Ciência e nos fatos ⚛️
hohohho....o Oriente já navegava e negociava com todo o mundo habitado muito antes das invasões. Havia todo um contexto Econômico e de sobrevivência extrema. Foram propulsores do fim da Economia Feudal, as origens longínquas do mercantilismo que floresceria séculos depois.
É, ateu é assim mesmo, quer soltar bandido para prender cidadão de bem, vide o ateu Giuseppe Garibaldi que em sua ditadura fascista na Sicília fez o desencarceramento em massa para prender Padres, Frades, magistrados e aristocratas!
Se me lembro bem, ele fala da situação catastrófica da qual a Rússia, logo após a revolução, estava passando depois de sair da IWW. Faz sentido, não acha?
@@hsspc2755 Não vejo relação das Cruzadas com a Revolução Russa... Pela explicação do Ian, quando se avaliam números (como o número de mortes de um determinado regime) é de suma importância saber a metodologia utilizada para se chegar a tais resultados, de modo a distinguir o que foi culpa da má gestão do regime em si, o que foi culpa de crises mundiais (como a I Guerra Mundial) ou de desastres naturais.
@@user_jess acho que o islã se assemelha com a Rússia, invadem países dos outros e se fazem de vítimas. "Como pode vc reagir só porque eu invadi o teu país estuprei suas mulheres fiz teus filhos de escravos Vc ousa se defender"
Essas calúnias contra as cruzadas e inquisição só servem para limpar a barra do comunismo! Portanto, se você as fomenta, está colaborando com o comunismo!
Ele já criticou o Brasil Paralelo várias vezes. Ele critica a Liberalismo e o a Americanizaçao da cultura brasileira . Você só leu a Thumb e tá comentando.
O pseudo historiador BOSTEJOU sobre a Inquiisão. A heresia era justificativa para a Inquisição? Por que ele não falou das torturas e dos julgamentos sumários que eram submetidos as vítimas? E das acusações infundadas que a Igreja recebia das brigas pessoais de vizinho contra vizinho, sem qualquer investigação honesta?
1- sim, as heresias eram a justificativa, a principal era o catarismo. 2- torturas eram bem raras e nunca foi usado esses equipamentos mostrados na Internet (eles nem existiam na época e nem na Europa). 3- A Inquisição era um processo de investigação judicial, o primeiro sistema onde o réu podia se defender das acusações e provar o contrário. Essa sua última pergunta só mostra que você não entendeu (ou não estudou) nada da Inquisição, afinal, é daí que surgiu a palavra "inquérito", por exemplo.
@João Ribeiro A Inquisição na Espanha, por exemplo, celebrou, entre 1540 e 1700, 44.674 juízos. Os acusados condenados à morte foram apenas 1,8% (804) e, destes, 1,7% (13) foram condenados em “contumácia”, ou seja, pessoas de paradeiro desconhecido ou mortos que em seu lugar se queimavam ou enforcavam bonecos. Só a tão aclamada e venerada Revolução Francesa mat0u mais pessoas que a Igreja em 4 séculos!!
@João Ribeiro os cátaros não eram simples gnósticos. Eles m4tav4m mulheres grávidas e promoviam o suicídi0. E como eu disse, poucos realmente m0rreram. A maioria se arrependeu e, no máximo, foram presos. Além disso, os que eram condenados à m0rte eram enviados ao braço secular, ou seja, o Estado, que os executavam. Em suma, quem m4tav4 era o Estado, e não a Igreja em si.
@@mestreadagar5170 Choque do que? De quem interpreta a história de forma parcial? Beta é vc que acredita nesses pseudointelectuais que nem são reconhecidos pela academia.
Parabéns professor ! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e sua igreja.
Amém!
Vocês vivem na Idade Media, que castigo, bem feito!
É muito bom como simples fatos deixam a liberalzada e a comunada em CHOQUE KKKKKKKKK
Fatos da cabeça da crentalhada só se for.
Só um católico burrinho acharia isso
@João Ribeiro é sim po, a Encíclica In Plurimis do Papa Leão XIII é a favor da escravidão, por isso chama ela de pecado contra a natureza... KKKKK passar vergonha na Internet é profissão ou hobby pra você?
@João Ribeiro Mas aonde o Romanus Pontifex aprova a escravidão? Kkkkkk eu já li, ele endossa o caráter cruzadístico das navegações, para converter o povo e combater o paganismo, o que os colonizadores fizeram ou deixaram de fazer não diz nada sobre a doutrina católica, tanto que Papa Pio II, que esse sim era justamente dessa época, chamava a escravidão de "Grande crime" desde São Paulo Apóstolo até posteriormente Santo Agostinho, sempre foi condenada a escravidão oras
Qual fato?
Professor incrível
Excelente
Convida o Guilherme Freire. Ele é fera no assunto.
Ótimo. O prof. Marcelo estudou muito.
Muito bom!!
Sobre as cruzadas, acho que o Marcelo poderia ter voltado antes dos islâmicos chegarem na península ibérica. Eles já tinha invadido e tomado antes as terras do Império Bizantino no Oriente próximo.
Mas o oriente não estava em comunhão com Roma. As cruzadas entram no âmbito de resposta católica a ameaça muçulmana. Por isso ele não cita tais ameaças, apesar da participação inegável do império Bizantino nas cruzadas.
Ele colocou fatos ali. A cruzada foi uma resposta tardia aos ataques islâmicos. Isso não é um fato? O pessoal aqui não quer aceitar
Não é que não queiram aceitar! O ponto é que a 2.000 anos tentam derrubar a igreja, só que não conseguem! Kkkkkkkkkkk
E a Igreja ser conivente com a escravidão?
Cria vergonha nessa tua cara imunda, seu cretíno.
@@pcky6646 Todas as instituições da época eram coniventes com a escravidão. Se voce vivesse na época seria conivente com a escravidão assim como toda população, compraria seus produtos igualzinho. Não seja jumento. Aliás, cuidado com esse ódio do bem ai, deve estar fudendo mais voce mesmo do que qualquer outra pessoa. Esse tipo de rancor é um animal que costuma se voltar contra o dono.
👌🏿
NÃO foi. O papa Urbano nunca mencionou as invasões islâmicas pra justificar as cruzadas no seu discurso em Clermont.
Muito bom professor
Nem 5 % dos julgamentos na inquisição o veredicto foi como culpado.Tem que se estudar,tbm,como se deu a origem da inquisição.Não houve sómente uma inquisição.
Nota:Não sou católico.
Sim, também houve a Inquisição Protestante, que foi responsável pela guerra cristã e perseguição na Germânia, mas principalmente na Britânia...
Olá meu caro, poderias partilhar fontes, documentos e autores sobre isso? Eu procuro e é dificil encontrar e gostaria de ter mais recursos para cimentar a minha posição critica ao revisionismo feito à Igreja Católica
@@samuelbarros8321 Leia Rino Camillieri 'A Verdadeira Historia da Inquisição'
E muitos por trás das inquisições foram os mesmos resposáveis pelo o que mais tarde entederiamos como Direito. Itália, Espanha, etc.
@@Senhor_BolachaVocê se baseia na merda de uma única fonte?.
Show. Muito esclarecedor
Estou lendo um livro sobre a inquisição contra os judeus em Minas Gerais. As torturas e assassinatos foram horríveis. Eu me pergunto o que o Marcelo diz sobre isso. 🥸🥸
As igrejas católicas e protestantes não perseguiam judeus nem mulçumanos,quem fazia isso era a própria população cristã.
Eu me pergunto o que Jesus tem a ver com isso? Ele não disse que deveríamos fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós? Que deveríamos amar e orar pelos inimigos?
Fatos!
Professor sabe muito mais e podia acabar com essa pergunta em 30 segundos.. mais foi humilde.. alias muito humilde!
Só uma correção: o autor mencionado pelo professor aí no vídeo na verdade se chama "João Bernardino Gonzaga" e não "José Bernardini Gonzaga"
Em poucos anos, vamos ver gente falando “tem que ver o contexto histórico” sobre o holocausto tbm.
A igreja católica nunca declarou caça as bruxa outro fato kkkkkk. Isso foi protestantes
Não foi Inquisição foi Santa Inquisição hahahah. Aposto que esse professor deve falar assim
Nem da pra considerar o anglicanismo como um movimento puramente reformado. Eles só vieram a sofrer influência do luteranismo e calvinismo no começo do século 18.
Até hoje ninguém sabe definir ao certo o que esses excomungados são.
Sabes escrever?
Protestantes não mataram, escravizaram, quem fez tudo isso foram somente Católicos
Tem uma galera daqui dos comentários tá se esforçando não entender os fatos, meio que provando o ponto do cara sobre as narrativas que constroem em torno da cristandade européia no meio acadêmico.
História é talvez o campo científico que mais sofre com pessoas pedantes. É incrível como a internet permite e dá voz à fulaninhos quaisquer e sem formação que acham que podem "refutar" e contra-argumentar qualquer historiador que passou muito tempo estudando sobre o assunto com comentários de 3 ou 4 linhas, sem citar fontes, apenas se baseando no mais puro e risível senso comum.
E quais são as suas fontes sobre o assunto? Há diversos autores que refutam as mentiras sobre a Inquisição.
@@silvasantosjc2011 Rino Camillieri, João Bernardino Gonzaga, Jean Guiraud e outros. Não adianta, claro, querer estudar esses autores sem entender o contexto da época, à que heresia a inquisição se opôs e etc. História é um ramo muito complexo e não cabe à um leigo querer interpreta-la.
@@silvasantosjc2011 há diversos autores realmente. E sabe o que mais me deixa intrigado? O Vaticano disponibilizou todos os documentos sobre o assunto para serem analisados por historiadores e chegaram se a conclusão estatística que a inquisição matou menos que bicicletas de rodinhas. Hahahaha
@@PauloHenrique-kz1cq Hahaha! E isso estamos falando das inquisições "mais assassinas", no caso a portuguesa e espanhola! É bizarro o que uma pena e um certificado de erudição pode fazer à um ser humano no século XVIII
@@Senhor_Bolacha As Inquisições protestantes na Alemanha e Suíça foram bem "mais assassinas", mas ninguém fala delas, ou se fala, atribui tudo à Igreja Católica.
O conceito ou o entendimento do que seja heresia é subjetivo. Foi lançando mão deste conceito subjetivo que a igreja eliminou milhares de pessoas. A eliminação de pessoas tinha muitas vezes como objetivo a reafirmação das autoridades.
Nunca foi, nem nunca será. A heresia é a negação obstinada de um dogma de fé. Todos os dogmas são claros e objetivos.
@@evandroolimpioribeiro Me diga: porque Joanna D'arc foi queimada na fogueira? Que motivos a igreja tinha para condená-la?
@@geneziomaciel9132 Não foi a Igreja que a condenou. Foram clérigos locais corruptos. Santa Joana Darc foi canonizada.
@@evandroolimpioribeiro Dá no mesmo. Se eles o fizeram é porque a Igreja lhes concedeu autoridade pra isso.
@@geneziomaciel9132 Obviamente que não. A corrupção pode ocorrer em qualquer instituição, até na Igreja. A diferença é que a Igreja é infalível na Fé e na Moral, através do papa.
Sobre as Cruzadas ele tem razão, pois basicamente foi uma guerra religiosa. Porém, esse relativismo com a Inquisição foi demais.
o canal Thiago Braga também esclarece bastante. tem um jeito mais para pré-adolescente mas os raciocínios muito acertados.6:15 não achei que ele foi tao bem para esclarecer a razão das inquisições, tangenciou um relativismo. e na verdade, o cristão sempre vai achar justo proteger o bem comum contra ameaças independentemente do contexto histórico. o "tem que ver no contexto historico" e ficar só nisso é tipo um clichê que nao esclarece o ponto essencial da visao do cristão que tem a ver com a moralidade. exemplo disso é a pena capital.
Leituras simplistas da história existem de ambos os lados. Essa aí é a leitura simplista da direita.
@@brunobonavigo É engraçado você querer pintar as cruzadas como uma reação a todos esses atos de agressão que você descreveu mas ao mesmo admitir que essa "reação" só veio séculos depois. Os primeiros califados, os omíadas e os abássidas, conviviam com judeus e cristãos em seu império, e mantiveram o fluxo de peregrinação de cristãos para a terra santa. Foi só com o surgimento dos seljúcidas que as relações entre o Califado e a Europa cristã começaram a se azedar realmente. Mas isso foi entre os seljúcidas e os bizantinos (ortodoxos). O ocidente (católico) ainda estava alheio a tudo isso mas o papa Urbano II percebeu que havia uma oportunidade de unificar o ocidente que estava fragmentado entre vários senhores feudais que disputavam território, e também de possivelmente reunificar o ocidente e o oriente cristão depois da ruptura deles e a rejeição do papado pelos orientais. De novo, tanto a esquerda quanto a direita fazem leituras simplistas colocando um lado como o grande vilão e o outro como nobres heróis se defendendo. A realidade é que as cruzadas foram extremamente complexas e movidas por vários interesses diferentes. Se houveram atrocidades do lado muçulmano, também houveram do lado cristão (até mesmo ENTRE cristãos: católicos contra ortodoxos) Não tem essa de vilão e mocinho, quem pensa assim não está fazendo história, está fazendo propaganda política.
@@brunobonavigo "isso vai contra os próprios costumes muçulmanos"
Ok. Quais costumes muçulmanos exatamente?
"Eles já começaram de forma violenta, tomaram de forma violenta e atacaram todos que não eram muçulmanos em seu territórios, além de destruírem igrejas e relíquias que estavam no oriente."
Você pode citar casos específicos?
"Os católicos estavam sim em perigo"
Todo mundo estava em perigo no mundo antigo e no medieval. Sempre havia algum tipo de império expansionista, mas a questão é, as ações do ocidente católico eram PURAMENTE DEFENSIVAS como a mitologia direitista sobre as cruzadas gostaria de pintar, ou será que haviam outras motivações e interesses que levaram os atuadores naquele momento específico a agir (e não antes)? Esse que é o grande ponto.
"além da Ibéria, ter sido tomada, os bizantinos estavam perdendo territórios gradualmente e eventualmente os muçulmanos iam chegar na Europa"
Sim, e eventualmente os europeus iam chegar na América. Novamente, se havia ou não expansionismo islâmico não é o X da questão. O X da questão é: as cruzadas foram PURAMENTE DEFENSIVAS? Não. Não foram.
cara , lê, tudo que se sabe sobre inquisição são mentiras sem cabimento, foi feito um revisionismo histórico no inícios dos anos 2000 que provou que a inquisição n matou ngm e n foi isso que dizem, tudo baseado nos documentos originais da inquisição.
@Caio Rossi O que uma coisa tem a ver com a outra ? Há fatos que comprovam que a inquisição não é nada disso que dizem, já o holocausto, ocorreu e não há como negar, existem pessoas vivas que sobreviveram ao mesmo, há documentação. Logo não como negar. Sinto que muitas vezes as pessoas preferem deixar a imagem da igreja ruim simplesmente por um ódio que elas possuem
Chegou o idiota com a síndrome de insentão. O pseudo intelectual que se acha o tal porque é isento de lado político.
Vocês já repararam como a galera faz questão de deixar a história o mais limitada e palatável possível? Reparem como eles sempre falam "os muçulmanos", só te dão uma palavra e tú que te vire que com o resto, é que nem aquele livro do Orwell lá, tú não precisa saber quem é teu inimigo não, só precisa saber que o outro é teu inimigo
@João Ribeiro pois então, também não falam que eles davam algumas pausas, que os lados mudavam tanto que no final da reconquista nada tava igual do jeito que tava quando tudo começou, sequer se dão o trabalho de analisar como as sociedades funcionavam nessa época
Caralho, bicho. Tu não sabes escrever a palavra "tu" e nem conjugar o verbo seguinte corretamente e queres falar de falsidades históricas. Ah, vá pra porra!
@João Ribeiro CARAAAALHO, O MALUCO ME REFUTOU!
NOSSA SENHORA, ELE ME CHAMOU DE NORTISTA: ESTOU EM PRANTOS. FUI HUMILHADO.
@@ojose.roberto o cara exigir que eu siga a rigor todos os pormenores da língua portuguesa em um comentário no RUclips é massa, e mais massa ainda é o cara meter uma dessa e nem sequer explicar porque eu estou errado em primeiro lugar
@João Ribeiro Esse caso na verdade ocorreu quase isso... No século XI, os cruzados de cavalaria, se uniram aos mulçumanos, para derrotar os próprios mulçumanos. Esta ação é palatável não por ordenações religiosas ou divisões de califados... Isso tem haver com a ordem comum que todos seguiam e o que dispunham, a justiça; portanto, muito da conquista de Jerusalém até a IVº Cruzada, foi beneficiado por mulçumanos.
500 batalhas😟
Inquisição foi bela e moral
Sim, igual quando a URSS aniquilou Fasci e nazis, FOI MUITO CORRETO E MORAL hahahaaha
@@willianpiano A URSS não aniquilou os facistas e nacionais-socialistas, eles substituíram os fascistas e nacionais-socialistas
Exatamente.
Talvez pra vc que não perdeu ninguém. Fala isso para meus antepassados que foram mortos por eles
@@luismiyata1974 Based Inquisição
Esse é o tipo de historiador que o Brasil para Lerdos consulta.
Ele já criticou várias vezes o Brasil Paralelo
@@HankRearden-z5h o q ent me faz acreditar q a qualidade dele está abaixo até q a do brasil paralelo kkkkkkkkk
Mais um que só leu a Thumb e não viu os vídeos e deve acreditar que a Igreja matava ruivos e gatos pretos na Idade Média.
@@t1aaaaaaa872 O que vc sabe sobre ele?
@@MManiacs2 Eu tenho certeza.
Havia judeu morando na Espanha até começarem as perseguições
Sim há uma reação contra a expansão Islamica na Europa, porém a religião é um pretexto, a questão envolve dominação de territórios e suas riquezas ou seja disputa entre a imposição de um império ou outro.
Acho que as duas andavam juntas, a maioria das guerras não eram religiosas, mas no caso da expansão islâmica isso é algo intriscico de sua religião, não há divisão.... No caso dos cristãos as cruzadas sim foram motivações puramente religiosas, com excessão da quarta cruzada claro.
Essencialmente materialista e ignora as relações religiosas.O custo de uma cruzada era absurdo e Jerusalém era um punhado de pedras sagradas com pouco valor econômico.
Você tem que entender que não foram milhões de mortes, foram apenas milhares e apenas centenas de milhares de pessoas torturadas. Você tem que levar em conta a época, embora Jesus tenha vivido em uma época anterior a essa e pregou que deveríamos amar os nossos inimigos e todos os discípulos de Jesus foram perseguidos mas nunca tentaram tomar o poder ou se vingar.
As crianças do MEC estão chorando aqui nos comentários.
Kkkkkkkkkkk
Sobre os judeus na Espanha tenha sérias discordâncias.
A Inquisição Espanhola foi obra do poder secular - monarcas da Época.
Já a medieval, foi criada pela Igreja Católica mesmo
mas porque então até no seculo 19 os catolicos queimavam livros espiritas que estavam sendo divulgados nas cidades europeias.. livros elaborados por allan kardeck..
@@brunobonavigo poise, nada compativel com a mensagem e principios de Jesus, essa atitude dos catolicos na espanha e em toda europa na época da inquisição também
@@brunobonavigo mas não é mentira, se voce ler os livros, voce irá compreender atividades extrafisicas das quais são comuns nos seres humanos, elas acontecem da mesma forma que acontece de voce sentir sede e fome.. não é o cristianismo que possui a verdade abosluta, ele possui uma parte da verdade, da mesma forma que cada religião possui uma parte da verdade, hinduismo nos mostrou os outros corpos que possuimos, corpos espirituais, budismo nos mostrou os chacras e como conversar com Deus dentro de nos atraves da meditação, interiorização, contemplação.. etc etc quando estudamos com a mente aberta sem se vincular a dogmas e doutrinas, voce percebe isso, voce percebe a complementação das escrituras presente nas religiões, voce percebe que todas tem como base em comum tres forças, que são as forças exsitente na natureza, as forças que fazem a vida(materia) existir(força cardinal, fixa, mutavel).. quando voce tem uma experiencia espiritual atraves da sua individualidade, uma experiencia pessoal que ninguem consegue te explicar, voce acaba encontrando respostas nessas escrituras fora do cristianismo, a pessoa que experiencia sabe que não tem nada de mais, é mais uma atividade normal, porem se voce testemunhar isso para um padre ou pastor, falam que é ''coisa do diabo'' tudo aquilo que não conseguem explicar, fala que é coisa do diabo, mas que tem uma experiencia espiritual/mediunica/sensitiva, sabe que não é coisa do diabo, e sim somente uma forma diferente de persenciar a espiritualidade.. não porque está na biblia que seria é unica fonte de verdade...
Para proteger a sociedade uai. Olha colo tem gente imbecil fazendo merda por terem lidos livros sobre nazismo, comunismo e etc. hoje...
@@FelipeLisiak Você sabe mais dos princípios de Cristo do que os próprios cristãos agora?
@@evandroolimpioribeiro me diga em qual momento eu falei isso?
Eu penso assim, se for pra matar que seja rápido, matar na hora, sem essa de torturar, sem essa de causar dor e sofrimento em quem quer que seja, portanto, dentro do meu ponto de vista, a inquisição é a coisa mais cruel e covarde do mundo.
há mitos sobre a Inquisição nesse quesito de tortura, etc. Recomendo ver esse vídeo de 16 min sobre a realidade da Inquisição: ruclips.net/video/1freWc0qGoU/видео.html
Se vc quer ver sobre um marco histórico sem narrativas ideológicas, é só ver uma fonte primária, ou seja, quem viveu na época
@@mariaclara.396 Nenhuma forma de tortura é justificável, não importa o motivo, se quer matar que mate, mas de maneira rápida e o mais próximo possível do indolor. Eu já assisti o vídeo que você me indicou, mas já faz tempo, e pra mim não interessa qualquer tipo de argumento, tortura sempre será o ato mais diabólico que se pode conceber, é a prova de maior desumanidade.
@@claytonsp08 não tô defendendo tortura, só tô dizendo que existem mitos de ter havidos essas torturas todas que dizem por aí... é que nem dizer que a Igreja matou 30 milhões na Inquisição, entende? Sou contra a tortura que teve.
@@mariaclara.396 Não há mito nenhum, aliás, a inquisição foi tudo isso e mais um pouco. Afinal, foram anos de um poder cruel e satânico. E detalhe, a tal "reforma protestante" também teve as suas inquisições, como foi o caso Miguel Servet, assassinado na fogueira pelo diabólico João Calvino, e isso porque Miguel Servet negou o pecado original, ou seja, por culpa de Adão todos já nascem pecadores (e eu também nego esse ensino).
@@Canal_olouco Quem disse que é mito? Nem precisa ser protestante para chegar a essa conclusão. Não adianta defender o indefensável, não interessam os argumentos que você apresenta, o que importa são os fatos.
Tão lindo como os europeus não fizeram nada de errado 😍😍😍😍😍
"A igreja nunca errou".
Assinado, a igreja.
Onde ele falou que europeus não fizeram nada de errado, ou que a Igreja nunca errou? Ou vocês só partiram pra falácia por não ter contra-argumentos mesmo?
O pior a europa ta de olho na Amazônia
@@Jose-Silva00 Na verdade deveria aí estar escrito arqueólogos, historiadores, logicistas e tudo isso resumido em qualquer pessoa que estudou este terceto que se complementa. A Igreja é conhecido como "Santa Igreja Católica", é possível que de lá, um bispo peque, mas a Igreja não peca e nem nunca pecou.
@@lucascesar029 Bom, de fato a Igreja nunca errou, mas agora é fato que os europeus cometeram erros, foram eles que criaram a reforma protestante, assassinaram e muitos roubaram; mas é nossa casa da civilização ocidental, de qualquer forma.
Ah lembrando Jerusalém ( paletina ) pertencia ao império romano do Oriente ( império bizantina ) é o isla invadiu e tomu esse território e outros.
legal o revisionismo do professor, será que ele pode falar sobre os pogroms de 1391 na espanha? em que judeus eram FORÇADOS a se converter ou eram mortos?
revisionismo só se for por sua parte, pq os pogroms nunca foram autorizados pela Igreja Católica
@@rodrigocatao7927então porque as mortes e tortura dos judeus até mesmo em Minas Gerais? Não estou brigando nem nada, só querendo aprender o que os católicos dizem.
@@Guypt25 Um cara que eu confio em História do Brasil, é o Thomas giulliano. Tente perguntar pra ele, que provavelmente ele irá falar sobre este asssunto, desde seu mérito até a validade dos escritos sobre, visto que na metodologia histórica, ter algo escrito em um livro, não significa que é verdade.
A galera não fala das merdas que os católicos fizeram, hj as igrejas (tanto católica quanto as cristãs) estão um circo e uma corrupçã0, padres pedófilos, pastores corruptos usando a religião para lucrar, mas ninguém fala mada...
o que os cristãos fizeram, as cruzadas É mais uma história que eles narram para botar só os islâmicos com os vilões assim como ele só divulgam os terrorism0s Islâmicos, a mídia ocidental se esforça demais para manter essa imagem que tudo é 11 de setembro ou Isis 🤣🤣 mas nada disso adianta, o Islã já tá superando o cristianismo, em quantos latinos aqui, querem ficar chorando sobre a situação da Europa, os europeus estão se convertendo por livre e espontânea vontade, nem tudo é faca no pescoço, cada dia mais tem pessoas indo até meca, indo em mesquitas e buscando conhecimentos (ao invés de se tornarem mais uns papagaios da mídia ocidental) e não existe essa de pessoaz serem presas em Meca, pergunte para qualquer Muçulmano, qualquer pessoa pode visitar, galera espera que os muçulmanos sejam sangue de barata e aceitam tudo Calado (iguais os católicos e cristãos de hj em dia) Nem tudo é terrorismo no Islã, mas eles não vão ficar quietos se você tentar humilhar,oprimir, provocar.
A violência de 1391 fora causada pela população da Espanha e não por uma instituição religiosa. Assim como aconteceu em diversos países porquê os judeus nunca se identificaram com a nacionalidade de nenhum país e ainda por cima tinham uma religião própria, costumes, etc. Isto sempre dava em problemas. E na Espanha eles ainda estavam mais protegidos que em muitos outros países
Gente do céu , um professor raso desse jeito , misericórdia 🤦🏻♀️
Professor bom para você deve ser esses ateus gramscianos e marcusianos que dão aulas pelados em universidades né? Kkkkkkkkk.
@@GuelfoNegro Intelectuais bem formados para você devem ser esses estilo Renata Barreto que assiste musical como fonte de pesquisa 🤦🏻♀️
@@marlenecristina7409 leia daniel-rops
@@marlenecristina7409 Intelectuais bem formados paraa ti devem ser mongóis como aquele de monocelha e barbudo que se acha o bonzão, hahahaha! E claro, intelectuais agora não contam pessoas como Plínio Côrrea de Oliveira, ou o próprio Machado de Assis (ambos católicos); em 1770 tínhamos estudiosos católicos como José Bonifácio, esse, que falava 7 línguas e foi condecorado como mineralogista na Universidade de Côimbra e em diversas localidades da Europa. Lembre-se que hão cristãos, MUITO MAIS SÁBIOS E AFORTUNADOS desses que eu acabei de citar, mas são só exemplos...
@@Senhor_Bolacha tem bons Intelectuais , intelectuais que só tem conhecimento enciclopédico e tem os Charlatões .
Povinho desses comentários tem que ler mais leitura acadêmica,e ver que o que o professor fala está lá,oh mania desgraçada
As autoridades católicas mentem sobre a origem e a história do Catolicismo.
@@perobusmaximus As autoridades católicas mentem sobre tudo e mais um pouco.
As pessoas são muito generalizadoras e idealistas ao analisarem qualquer contexto histórico, essa é a grande verdade. Querem se doer por um negócio de 1000 anos atrás, mas generalizam tudo. O efeito manada é facilmente "ignorável", porque é ridículo e não vale a pena.
Existiam coisas ruins antigamente, existem coisas ruins hoje em dia. Querem culpar a Igreja Católica por esses atos, sendo que a lei da Igreja não defende esse tipo de coisa em parte alguma, isso vale também para outras religiões base da humanidade, como o judaísmo ou o islamismo -- quem está certo em sua abordagem acaba entrando num debate de teologia, que não faz parte do debate histórico. O rei da Espanha fez uma falsa inquisição que nem era feita pela Igreja, mas colocam a Igreja como culpada, mais um mal do estado. Hoje em dia a Arábia Saudita tem um dos estados mais assassinos do mundo, que silencia opositores e apoiou o ISIS na guerra da síria -- e o islamismo "ortodoxo" é totalmente contra tais atos do estado saudita e dos grupos terroristas.
👍🏼
👍
Esse cara é o anti-história, tudo que tá na história ele fala ao contrário kkkkkk
Não. Ele apenas derrubou mitos que foram ensinados errado nas escolas.
Não. Ele apenas é um revisionista histórico, reacionário e, acima de tudo, tem uma péssima didática :)
@@lfelipevk2950 Eu sou reacionário e confesso que teus ancestrais tinham muito mais músculos que tu e bem mais conhecimento. Estamos dizendo de eras que ninguém possuia internet para saber de algo e formular ideais lógicos. Basta ler sobre Santo Tomás de Aquino. E sobre retórica, basta ler sobre Santo Agostinho de Hippona. Estás plenamente errado, me arrisco a dizer, mesmo tendo certeza absoluto que não há riscos nesta sentença.
@@Senhor_Bolacha não seria "ancestrais"
@@attomicjamelvermelho6188 Isso
Olhando para os religiosos hoje (tanto faz cristãos ou muçulmanos) vocês realmente acham que eles não eram bárbaros há apenas alguns séculos atrás? Acham mesmo que tinham melhor senso de justiça que hoje?
Ainda há hoje país que matam filhas por crime de honra, imagine a mentalidade dessa gente nessa época?
A barbárie só diminuiu por causa do progresso da comunicação que relativizou e questionou os costumes.
As maiores atrocidades que eu saiba foram cometidas em países ateus comunistas, olha a China aí cheia de campo de concentração
Quem não era bárbaro há séculos atrás?Indios?
Muito engraçado aqui todo mundo falando de fatos, fatos sobre questões políticas de tanto tempo atrás, a gente não tem certeza do que é fato nem na década passada, por causa das narrativas, e querem falar de fatos, história é uma ciência muito frágil.
se você não sabe os livros do julgamento da inquisição estão preservados e digitalizados na torre do tombo em portugal, então falar que nada se sabe é de uma ignorancia tremenda.
@@Playlist8983 Assim como temos livros de outros períodos mais antigos, mais recentes, mais e menos completos, a verdade é uma só, esses registros são retalhos de uma história, uma narrativa, não se sabe exatamente o que aconteceu, o que se tem é uma construção sobre um período histórico sob a perspetiva de uma elite (intelectual ou não) dominante, em qual momento a existência dos livros do julgamento da inquisição contradizem o que eu disse?
@@ronaldoleoni7170 cara esses livros são da própria igreja católica, lá constam todos os processos de inquisição com o que houve na época, solicito que se informe bastante antes de escrever besteiras na Internet
@@Playlist8983 Amigo, é a igreja falando sobre um período sombrio da própria igreja, não é a verdade em papel não. Se você acha isso é problema seu, pra mim como uma pessoa cética um documento assim serve mais para fixar um período histórico, não para toma-lo como a verdade absoluta.
@@ronaldoleoni7170 a igreja já reconheceu, Portugal e espanha tbm, no entanto que para os decendentes desses judeus os 2 países estão concedendo a cidadania, entenda que ser cético é uma coisa, isso que está fazendo passa do ceticismo pois são documentos históricos da própria igreja, o próprio papa já reconheceu e pediu desculpas pelos erros do passado
Sendo contesto da época ou não isso não justifica defender as inúmeras mortes de inocentes na era das trevas.
Analisando o contexto você vê que não eram tão inocentes assim.
Esse cara é um revisionista muitcho louco, para não dizer desonesto
Jerusalém foi construída pelos povos Hebraicos que deram origem ao povo de Israel e aí judaísmo cerca de 2000 anos A.C.
O Islão tal como o Cristiano, também originário dos povos Hebraicos surge em 570 D.C.
Tanto Jesús como Maomé que deram início ao Cristianismo e ao Islamismo são considerados profetas, sendo Maomé o último deles.
A verdade é que Jerusalém foi fundada pelos Hebraicos que deram origem as 3 religiões monoteístas, no entanto não é menos verdade que foram os Judeus que construíram a grande cidade de Jerusalém muitos séculos antes do surgimento de católicos e muçulmanos, ainda que as três religiões tenham origem naquela área, parece-me pacífico que os Judeus são quem mais tem a reclamar como sua uma vez que a construíram em cima da antiga cidade velha de Jerusalém.
É um tema complexo, mas a realidade é que os mussulmanos não queriam apenas Jerusalém, no fundo o que queriam era impor a sua religião nem que para isso fosse necessário exterminar todos habitantes das cidades que atacavam, tendo em conta que o Islão surgiu na península Arábica e que rapidamente se espalhou pelo norte de África pelas lutas e conquistas dos árabes naquela região, e entraram no sul da Europa onde aliás sempre quiseram entrar, e ainda hoje falam na reconquista do Califado Omiada, tal como ainda hoje em 2023 as diversas facções muçulmanas tentam impor o Alcorão, pela violência destruindo, inclusivamente monumentos de civilizações milenares, e matando quem se quer opor e não aceita o Islão ou mesmo apenas seguir as regras do Alcorão tal como essa facão as intrepreta.
Posto isto, tendi em conta que na Europa da idade média viviam muitos judeus que tal como os cristãos se deslocavam em negócios ou por motivos religiosos a Jerusalém, e que dificilmente lá chegariam sem ser atacados e roubados, e foi nesse contexto que surgiram os templários que protegiam os peregrinos e mercadores nas viagens a terra santa, é o que está documentado.
Claro que há quem queira olhar para os factos e pensar neles como se os templários tivessem surgido o ano passado, mas já passaram 1000 anos e não podemos confundir templários nem muçulmanos com comunismo porque são coisas totalmente... nada a ver...., embora haja sempre quem queira esquerderizar a existência da humanidade.
Um dia destes ainda vão encontrar na selva Amazônica uma foice e um martelo junto com uma estrela feitos em 10.000 A.C. pelos tupiniquins 😂😂😂😂
O motivo para que as cruzadas começasse , é até aceitável, o problema, foi só o decorrer disso por causa dos exageros. Todavia, foi por causa das cruzadas que hoje não somos muçulmanos
Ué mas a moral dessas pessoas não era a Bíblia e a moral da Bíblia não seria atemporal?
" eles que começaram " historiador do BRasil para lerdos
Argumentos?
Mas foi os mulssumanos que invadiram a Europa mesmo ué.
Argumentos?
Se não fosse as cruzadas seu nome seria Mohamed e sua mãe tava andando de burca sendo enrrabada pelo seu pai.
É difícil saber quem começou??? Já ouvistes falar de Maomé, Alcorão e guerra santa? Não sabees que o Islão invadiu o norte da África e posteriormente a península ibérica? Não estudastes o primeiro, nem o segundo grau? Onde estudastes amigo?
Nero queimado Roma analisando no contexto dele também fazia tudo sentido!!!
Católicos
A única e verdadeira religião
É a cartinha politicamente correta.
Esse homem SEMPRE passa pano para as atrocidades da igreja católica
Ele é católico. Concordo ele passa pano. Mas também trás visões diferentes que no Brasil são ocultadas pelos meios socio-construtivistas comunistas de ensino
Ou é vc que tem uma visão muito parcial ?
Mas os Visigodos não eram pagãos que depois se converteram ao Cristianismo??
Pra vcs aí que são educados pelo MEC: vcs só tem uma visão de mundo uma opinião, não tem nada haver com a verdadeira história e análise crítica da história.
A ver*
O que me deixa puto, e ver adoradores de baphomet, se apropriando da cultura catolica e se dizendo templarios kkkkkkkk
"Tem que olhar o contexto"
Fala essa pro Galileu
Leia o livro "Como a Igreja católica construiu a civilização ocidental".
Já leu sobre o julgamento do Galileu? Ou, só gosta de ficar soltando frase de efeito?
@@prof.alexleal Já li
@@cassiopereiraandrademoreir8517 Então você tem problema de interpretação de texto... Porque o julgamento dele demorou 20 anos, ele teve todo esse tempo para colocar as ideias dele como "hipótese", mas como era soberbo, queria que fosse aceito como verdade incontestável. Além disso, as teorias dele estavam ligadas com a religião pagã, que cultuava o Deus sol, heresia pura.
@@prof.alexleal Vai culpar o cara por ele ter sido condenado a uma pena injusta?
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Ainda bem que o cristianismo caiu 😌⚛️
Maldito seja vc é tua casa por dizer isto. Não sou católico nem nada, mas tenho D-us comigo e sua Santa Escritura. Não fosse o cristianismo vc provavelmente seria escravo. Trouxa
Cristo vive
@@TiagoCruz-k8f Ele tá morto kkkk
Nem sequer os restos mortais existem 😂
Enfim acredite no Ficção que quiser, a vida é sua ! Agora eu acredito na Ciência e nos fatos ⚛️
@@felypegama77 Mas óbvio que não vao ter restos mortais, ele ressuscitou.
Coitado do cientificista. Se achando
hohohho....o Oriente já navegava e negociava com todo o mundo habitado muito antes das invasões. Havia todo um contexto Econômico e de sobrevivência extrema. Foram propulsores do fim da Economia Feudal, as origens longínquas do mercantilismo que floresceria séculos depois.
Não é mito não existiu mesmo
#Raphaeltonon , #Edmilsoncruz , #Lucaslancaster
Ahh, e não havia judeus forçados ao cristianismo? Que isso ... afff
Não pela instituição da Igreja
E muito ruim, ver um historiador, desmentindo tudo.
Ele é advogado
@@joaohenriquedalpiaz8452 advogado ?
Ruim por quê? Tu gostas de mentira então?
@@thalesbernardomendes8949 O que ele fala é uma grande mentira.
@@henriqueribeiromarinho1526 cita uma mentira
Cadeia nesse cara
É, ateu é assim mesmo, quer soltar bandido para prender cidadão de bem, vide o ateu Giuseppe Garibaldi que em sua ditadura fascista na Sicília fez o desencarceramento em massa para prender Padres, Frades, magistrados e aristocratas!
Depois ateu reclama q sofre preconceito...
Criancinha do MEC.
Palhaço
Mas os presídios ja não estão lotados ??? Eheheheh
"Tem que ver o contexto" pareceu o Ian Neves justificando a mortes que comunismo causou.
Se me lembro bem, ele fala da situação catastrófica da qual a Rússia, logo após a revolução, estava passando depois de sair da IWW. Faz sentido, não acha?
@@user_jess de seguir essa lógica as cruzadas também fazia sentido, no fim todo ser sem dignidade intelectual vai passar pano para sua ideologia.
@@hsspc2755 Não vejo relação das Cruzadas com a Revolução Russa... Pela explicação do Ian, quando se avaliam números (como o número de mortes de um determinado regime) é de suma importância saber a metodologia utilizada para se chegar a tais resultados, de modo a distinguir o que foi culpa da má gestão do regime em si, o que foi culpa de crises mundiais (como a I Guerra Mundial) ou de desastres naturais.
@@user_jess acho que o islã se assemelha com a Rússia, invadem países dos outros e se fazem de vítimas.
"Como pode vc reagir só porque eu invadi o teu país estuprei suas mulheres fiz teus filhos de escravos
Vc ousa se defender"
Essas calúnias contra as cruzadas e inquisição só servem para limpar a barra do comunismo! Portanto, se você as fomenta, está colaborando com o comunismo!
Pra ser ruim falta mt
E por quê? Ilumine-nos com sua sapiciência.
Arjumento médio
Eis que chamam o historiador do Brasil paralelo.
Chegou a bruxinha... Cadê os argumentos bruxinha?
Kkkkkk nunca foi
Ele já criticou o Brasil Paralelo várias vezes. Ele critica a Liberalismo e o a Americanizaçao da cultura brasileira . Você só leu a Thumb e tá comentando.
@@arn5348 entretanto o que ele diz aqui sobre as cruzadas se intersecta muito com a visão da Brasil Paralelo do que aconteceu
@@DJuuJ e daí ?
Coloca alguem que ele goste numa ddessas. Vaiver se esse m$%#@ vai falar em contexto
CLARO QUE NÃO HOUVE SO UMA INQUISIÇÃO. PORÉM AS ATROCIDADES ERAM AS MESMAS
mas os Romanos não tinham invadido antes?
Aonde? Jerusalém?
@@El_Campeador sim, ta na biblia
Não tinha nem Islão na época dos romanos.
@@ab-fi6ks mas o povo arabe tava lá
@@MegaBusterBR Mas Ismael (de onde provavelmente vieram os árabes) zombou de Isaque antes disso aí
O pseudo historiador BOSTEJOU sobre a Inquiisão. A heresia era justificativa para a Inquisição? Por que ele não falou das torturas e dos julgamentos sumários que eram submetidos as vítimas? E das acusações infundadas que a Igreja recebia das brigas pessoais de vizinho contra vizinho, sem qualquer investigação honesta?
a criancinha do mec ficou bravinha, chora esquerdinha
1- sim, as heresias eram a justificativa, a principal era o catarismo.
2- torturas eram bem raras e nunca foi usado esses equipamentos mostrados na Internet (eles nem existiam na época e nem na Europa).
3- A Inquisição era um processo de investigação judicial, o primeiro sistema onde o réu podia se defender das acusações e provar o contrário. Essa sua última pergunta só mostra que você não entendeu (ou não estudou) nada da Inquisição, afinal, é daí que surgiu a palavra "inquérito", por exemplo.
@João Ribeiro cruzada? Estou falando da Inquisição contra eles. E por acaso você sabe o que eles faziam e o que eles pregavam?
@João Ribeiro A Inquisição na Espanha, por exemplo, celebrou, entre 1540 e 1700, 44.674 juízos. Os acusados condenados à morte foram apenas 1,8% (804) e, destes, 1,7% (13) foram condenados em “contumácia”, ou seja, pessoas de paradeiro desconhecido ou mortos que em seu lugar se queimavam ou enforcavam bonecos. Só a tão aclamada e venerada Revolução Francesa mat0u mais pessoas que a Igreja em 4 séculos!!
@João Ribeiro os cátaros não eram simples gnósticos. Eles m4tav4m mulheres grávidas e promoviam o suicídi0. E como eu disse, poucos realmente m0rreram. A maioria se arrependeu e, no máximo, foram presos. Além disso, os que eram condenados à m0rte eram enviados ao braço secular, ou seja, o Estado, que os executavam.
Em suma, quem m4tav4 era o Estado, e não a Igreja em si.
Tem que ser muito escroto revisonar a história dessa forma. Claramente uma análise tendenciosa do ponto de vista das Cruzadas. Que horror!
tá em choque beta
@@mestreadagar5170 Choque do que? De quem interpreta a história de forma parcial?
Beta é vc que acredita nesses pseudointelectuais que nem são reconhecidos pela academia.
@@alexandrerocha4855 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ser reconhecido pelo sistema que é massa, sai gado
Sabiam que o diâmetro da Terra é diretamente proporcional à sua mãe?
Fatos são tendenciosos?
Muito bom !