A dois dias troquei meu celular em uma bike aro 26 bem montadinha peguei de um rapaz q fazia pedalada, essa é a primeira bicicleta q pego desde a adolescência, estou muito feliz com a conquista, acredito q vou sair do sedentarismo e me tornar uma pessoa mais ativa, perdia muito tempo no celular e faz dois dias q me sinto vivo outra vez. #salve de Fortaleza-ce.
Iniciativa da hora cara, sacrifiquei meu whatsapp para me dedicar ao esporte, corrida e bike, arrumei minha bike aro 26 caloi, e melhorou muito , e sempre pedalo, ou corro ...e o resultado é gratificante.
Quem saiu perdendo foi o cara que desfez da bike kkkkkk, uma vez troquei a minha bike em um celular e fiquei muito arrependido, más hoje eu tenho uma bike boa novamente
@@rodrigoramos8776 eu tenho uma bike aluminium aro 26, voltei andar com pressão nela, a relação dela tem mais de 25 anos quando conto para o pessoal as pessoas duvidam eu tenho muitos KM não sei quando mais é muito pq eu ainda treino nela cerca de 2 3 4 horas por dia...kkk e a corrente ta ate flutuando, ta tudo comido e não acaba, eu quero ver ate onde isso vai durar...hahaha, os cubos tb tudo original até hoje...e quando eu puder terei meu aro 29 ... mas é isso legal tb seu relato! um abraço!
Apareceu uma oportunidade de pegar uma aro 26, Full, quadro em carbono, Specialized, cabeamento externo.. Modelo Epic... Mesmo sendo mais antiga, usada e tal, você acha que vale a pena? Valor. 4.300...
Tenho aro 26 e sempre defendi continuar usando elas. Mas as pessoas vão por modismos em detrimento de rendimento e conforto. Pras pessoas com até 1,60 de altura às aro 26 são muito mais confortáveis e com maior manobrabilidade pois os braços de uma pessoa dessa altura são também pequenos... Enfim, adorei suas explicações e exemplos. Como sempre vc fala com muito propriedade! Obrigada 💖. #arovinteseiseternamente
Usei por vários anos uma 26...adorava. Fiquei uns 10 anos sem subir em uma... aí comprei uma 29 e não me adaptei. Achei a 29 pesada...rodas muito grandes...sem estabilidade. Troquei na orelha por uma 26 !! Olha que tenho 1.80 de altura. Feliz de novo !
Também tenho uma dessas. Bike muito boa. Quando eu era adolescente não tinha condições de ter uma dessas. Eram caras e objeto de admiração com seu conjunto Shimano 400 LX e garfo Gipieme. Aproximadamente 10 anos depois, um colega do meu trabalho montou uma bike nova para ele e me deu o que sobrou da Aluminum dele, ou seja, a bike inteira menos as rodas e o câmbio traseiro. Olha só o destino sorrindo pra mim. Quando eu sonhava em ter uma, não tinha dinheiro pra comprar. Passado o tempo, ela veio pra mim de graça. E já estou com ela há uns 15 anos. Recentemente fiz nova pintura, troquei o pedivela e pus pneus Slick 1.50, pois ando só na cidade.
Em 2013 restaurei uma GT comprada em 2000, mas precisei aposentar ela em 2015, pq é muito defasada com relação às aro 29. A única vantagem que vejo em aro 26 é o custo das peças.
@@pr99248592 concordo que manutenção é de boa, mas se vc der uma volta em uma aro 29 com peso entre 10 a 11kg, nunca mais encosta em uma aro 26. Foi o que aconteceu comigo. Agora a GT está aposentada aguardando meu filho ganhar mais idade pra usar.
@@pr99248592 tive uma Monark também. A minha era laranja fluorescente. Tinha pedivela oval. O eixo do movimento central, do tipo Transformers, meu deu alguns problemas, pois entortava com facilidade. Vinha com pneus 1,75 de uso misto que rodavam muito bem no asfalto, com bem menos arrasto que os pneus típicos de MTB. Tirando esse problema do movimento central, era uma bike muito boa. Gostava principalmente da ergonomia dela.
Acabei de comprar uma Caloi de alumínio aro 26. Ela me atende muito bem, pois só uso bike como meio de transporte urbano. Não faço grandes distâncias nem trilha nem competições. Bike perfeita é a que atende com conforto e segurança suas necessidades.
Eu fiz exatamente isso. Comprei agora uma aro 26 de natal (beeeem adiantado porque sou tio babão hahaha) pro meu sobrinho. Ele tem 12 anos e é bem alto (tem quase 1,60), mas andou numa aro 29 e se sentiu ultra desconfortável com o tamanho. Acabamos optando por uma aro 26, o moleque está dando pulos de alegria com sua bike nova e o tio dando pulos pra pagar a fatura do cartão! Hahaha
Eu tenho às duas e me atendem nos momentos diversos em um single track curvas apertadas vou de 26 em xcm logas distâncias vou de 29, pra trabalhar vou de 26 urbana e pra treinos de estrada vou de speed 700, o que importa é ser feliz
Esse vídeo me ajudou a decidir por comprar uma bike nova com aro 26. Realmente são mais versáteis pra ser usada na cidade e nas trilhas tbem. Vou comprar uma Caloi Rouge e em seguida fazer um upgrade. Muito obrigado ao canal.
Eu pedalava em grupo e eu era o ÚNICO que pedalava de 26, chegava até a sofrer preconceito de algumas pessoas. Alguns deles me olhavam com ar de superioridade, tanto por estar portando uma bike 29, quanto pela marca da bike dele em relação a minha. Curioso que nenhum desses caras que falavam da minha bike conseguiam me acompanhar. Até hoje, os mais brutos que eu vi pedalando usavam aro 26 e era difícil de andar junto com eles, mesmo estando de Speed.
Boa Renata! Eu usufruo dos dois mundos: uso uma 26 de cromoly para o dia a dia, percurso casa-trabalho-casa, e a 29 para passeio/lazer. Um ponto importante: tentem buscar suspensão de qualidade (não mode e afins) aro 26 com pinos pra v-brake? Está cada dia mais raro, e, consequentemente, mais caro. O tal “mercado” quer nos empurrar goela abaixo o combo aro 29 / freio a disco.
Não sou expert nesse assunto, faz uns anos que participei de um pedal em grupo qur deu mais ou menos uns 120 km. Nesse dia eu fui o único que estava com uma bike aro 26, e ainda com quadro de ferro, o único diferencial nela era que os rolamentos tinham paredes de aço e esferas de cerâmica e pneus híbridos que tinham boa rolagem( vee rubber com arame). No começo do pedal tive que me esforçar um pouco mais para acompanhar meus colegas em lugares planos, e em subidas meio que me deixavam para trás, normal porque a 29 come mais metragem do que uma aro 26. Contudo, chegando já aos 90 km, meus colegas com suas 29 estavam exaustos devido ao esforço que a essa bicicleta arranca do ciclista, e eu com meu bloco de ferro aro 26 estava bem de boa quanto ao cansaço físico. Tanto que ditei a cadência do pedal nos últimos 40 km. Hoje em dia também tenho uma aro 29 e não trocaria mais por uma 26, mas percebo que trajetos que eu fazia com a 26 levavam mais tempo, mas em compensação cansava menos.
Tenho as duas. Minha Caloi aro 26 que é a minha paixão e minha Lotus 29 que ganhei de presente do marido. Faço longão tranquilo com as duas. Não deixo a minha 26 de lado de jeito nenhum, fiz um upgrade nela que gastei bastante e não me arrependo, pois ela ficou ainda mais veloz. O importante é pedalar 😊
Muito bom, Renata. Parabéns. As "aro 26" não vão acabar nunca. Pelo contrário há uma legião de fãs que não só usam, como preservam e restauram. Tenho uma Caloi Andes e agora estou no projeto de restaurar uma outra Aluminum da década de 1990.
Realmente não vão acabar , mas os distribuidores importados já estão cortando o fornecimento de pneus aro 26 , é o caso da TIOGA , MIICHELIN , MAXXIS ainda se encontra alguma coisa ,mas está ficando escasso também, os pneus de ponta que nós encontrávamos agora é tudo 29 aí não dá né
Amei sua colocação, eu tenho uma MTB aro 26 minha altura é 1,47 e ainda acho grande. Mas no mercado, essa foi a melhor opção, até pela minha altura como em relação aos custos... Obrigada pelo apelo 👍👍👍👍 E meus parabéns pelo canal que incentivou investir neste meio de transporte. Sou grata 😘🍀
Eu que tenho uma dirtjumper com aros Vmaxx 26" e pneus 2.35 e constantemente tenho que explicar para alguém com uma 29" do porque usar uma 26", daí tenho que explicar que existem modalidades diferentes, tenho que explicar a questão da resistências das rodas e da manobrabilidade. Criou-se um consenso de que 29" são melhores em tudo e com isso as outras modalidades além das vertentes mais tradicionais do mtb são esquecidas.
Manja demais.... Sou fã da Renata desde a época da 89fm, pela abordagem dos assuntos, clareza nas explicações, linguagem acessível sem deixar os aspéctos técnicos de lado. Parabéns pela carreira. Vida longa.
otimo vídeo,vale lembrar que as 26 ainda são uma otima opção quando o assunto é mobilidade urbana,incusive não só no mundo do cicloturismo mas tambem nos segmentos de algumas marcas de bikes urbanas como a TOKYOBIKE ainda montam bikes aro 26 com foco em mobilidade urbana,inclusive seria interessante ver um video sobre as Mini velos da Torrone Bikes,que usam aro 20 e também sao focadas em mobilidade.
Eu possuo uma 26 e não está tão fácil assim achar pneus pra ela. Com a popularização das 29, reduziu bastante as opções pra 26 e os preços subiram. De toda forma, continuarei com minha 26, até pq não tenho $ pra ficar trocando de bicicleta ou tendo mais de uma. Parabéns pelo vídeo.
Comprei uma GT azulzinha antiga aro 26 e estou melhorando ela aos poucos. Pedalei em aro 29 e não me adaptei, achei grande e pesada, além de as de qualidade serem super caras. Nada contra as 29 e quem gosta delas, porém quando vou em alguma bike shop com mecânica aqui da minha cidade, os vendedores e alguns mecânicos ficam desdenhando a minha bicicleta e falando pra eu comprar aro 29, acho falta de respeito. O jeito é aprender a fazer manutenção e não depender desses lugares.
Tenho uma Zaskar Team Azul aro 26, já tem 17 anos comigo, algumas peças já tem 20, estavam em uma GT avalanche. Gastei quase uma nova bike em upgrade agora, com uma Reba RL , um par de rodas e cubos para disco e freios Avid bb5. Nem me passa pela cabeça entrar em uma 29. Montei essa para a vida toda.
Show de bola Falzoni, importante lembrar e pedir aos fabricantes esse cuidado especial em manter a diversidade. O importante é ver a galera rodando, 26 não só apenas quebra um galho mas resolve e encara muita situação!
Amo minha 29, atropela tudo, sobe e desce morro, é um trator. Mas a minha 26 é simples e robusta, vai pra todo canto, e eventualmente faz cicloviagens. Só esse ano passado que abri exceção e viajei com o trator. Vida longa aos aros 26!
Adoro você Renata!!! Minha Gary Fischer Marlin comprei já "desatualizada" em 2011; NUNCA me deixou na mão e só me trás alegria. Quase comprei a Elite na época em sua homenagem, mas precisava prestigiar o Gary Fischer já que foram os últimos modelos dele. Abração.
Eu tenho uma 26 que inclusive fui fazendo up-grade. Hj ela é toda montada no grupo Shimano Tourney. Mesmo debaixo de críticas de pessoas (inclusive mecanicos) que diziam que uma 26 não vale o investimento. Mas enfim, 1,74 e adoro a minha 26.
Aqui na minha cidade, os quadros de 26 já sumiram das lojas, muito em conta por causa do modismo da 29, na minha opinião o cliente deveria ter a opção de escolha, as vezes é até bom contrariar certos padrões de modismos.
@@danieltoledo9046 Eu uso uma Caloi SK full suspension, mas não tá mais em linha, Mas a cereja do bolo é que coloquei uma suspensão de 120 mm (spinner 300) uma boa sela e um guidão mais aberto, estilo Down Hill
Comprei uma aro 29 urbana pra esposa ontem... e sempre bom ficar por dentro de assuntos relacionados e seu vídeo apareceu aqui por andei e andei pesquisando coisas relacionada a isso.... adorei seus vídeos, informações sem rodeios, de forma clara e com muita energia positiva... parabéns, já virei inscrito.
Que aula! Vídeo maravilhoso! O mercado tem espaço para as duas, e tem as modalidades extremas que usam aro 26, como street, park, dirtjump e slopestyle e o wheeling
Bacana essa conversa, prazer em assistir esse vídeo. Já faz um bom tempo que tenho uma 26, uso ela pra pedal urbano e pra andar na terra também, como eu sou um cara alto tive que trocar a peca da mesa pro guidão ficar mais alto, e está me servindo até hoje.
Tenho uma TREK 970. Desde que comprei em 1992, nunca fiz trilha, só uso urbano. Nisso ela é imbatível com o seu aro 26. Como Salvador é cheia de ladeiras, esse foi o motivo da compra de uma mountain bike. Completando 30 anos e ainda em perfeito estado, agora é uma bicicleta de colecionador pela sua raridade...
Eu fui de aro 20 para 26 e já achei muito grande a difirença hj com 12 anos e 1,56 a 26 fica tamanho ideal , não fico um montro na bike , nem um graveto na bike.
Poderia fazer um video sobre acessórios para cicloturismo como bolsas e alforges como foi mostrado no final do vídeo. Qual seria o melhor tipo de alforge? E bagageiro? Há algum bagageiro que dê pra instalar um banco pra carregar uma pessoa?
há pouco tempo eu peguei um quadro da Caloi FSK full aro 26 com suspensão traseira rock shox deluxe,uma bike lançada em meados dos anos 2000,era a top de linha da época,a dificuldade vai ser achar um garfo suspensão dianteira da rock shox,já que tudo que eu acho no mercado é dirigido as bikes de aro 29.
Renata boa noite, muito bom este tema , tenho uma scott spark 26 ano 20008 Renata zarada comprei nova , nunca fiz trilha com ela ando no asfasto, também tenho uma spark aluminio 29, uso mais a 26 tm smal tenho 1,67 mt, já trabalhei com bike, desculpe a colocaçáo , mas vc olhando um ciclista abaixo de 1,70mt, andando de 29 é esquizito , fica muito disproporcional para quem tem um certo conhecimento, a 26 ficarei com ela p sempre, como vc disse mais rápida para acelerar, cse tiver que colocar dentro do carro basta tirar uma roda e está resolvido, viva 26 ,muito esclarecedor o teu vídeo, bom fim de semana e bom pedal para todos
Que legal! Nunca mais vou perder meu tempo ponderando sobre 26 X 29 para os "não-exatas". Vou mandar este vídeo e pronto. Perfeito. Completando: se valesse o "quanto maior, melhor", já teríamos aro 32, 34, 36...ora bolas. (quem sabe já teríamos de volta aquelas antigas, com aro gigante).
Tenho uma aro 29 em Carbono. Mas acabei de adquirir uma Aro 26 com suspensão proshock rodas rolamentadas DT Swiss toda em XT... A Bike é uma maravilha, arrisco a dizer que me divirto mais com a Aro 26. Porem estou sofrendo para achar opções de pneu para MTB. Discordo do ponto que o mercado tem muito mais pecas aro 26, isso poderia ser quando as 29 foram lançadas, hoje em dia esta bem escasso aqui no Brasil. Mas As Aros 26 nao devem e nem irao acabar na minha opniao. Mercado quer emplacar as aro 29 mas quem anda com as duas para comparar sabe que as duas tem uso em situacoes diferentes.
Também tenho uma hardrock anos 90 e amo ela. É a minha faz tudo. Vou trabalhar, no mercado, faço pedal longo, trilha leve. Ela tá com uma suspensão razoável. Como ando mais na cidade, comprei um garfo rígido de alumínio usado de uma Caloi no ML. Sei que vai mudar um pouco a geometria e posição de pedalar, mas acho q vai ficar legal. Essas bicicletas são inquebráveis. Essa eu nunca vou me desfazer.
@@nicholasferreiraaraujo2504 tenho uma gt avalanche 2001 aro 26. Uso pra tudo, vou pro trabalho todos os dias, faço pedal de 70km de asfalto e trilha de vez em quando. O garfo rígido cromoli é fundamental no dia a dia, junto com pneu 1.5. Enquanto nao quebrar o quadro nao troco de bike .
Excelente! Adoro os teus comentários. Hoje estou pedalando com uma 29, mas iniciei com uma 26, a qual deixei para meus filhos andarem e também pegarem gosto pelo ciclismo. Aos poucos vou trazendo eles para uns pedais bem legais.
Continuo pedalando na minha barra circular da Houston com rodas 27.5 pneus balão com um câmbio de 07 marchas. Gosto de fazer pedais longos em asfalto as vezes em estrada de chão as vezes carrego peso assim coloco o bagageiro quando não preciso levar nada tiro o bagageiro e a laranjinha dá conta do recado de boa
Tenho 3 bikes aro 26 em minha casa e como eu nunca vendo as minhas coisas essas 3 vao ficar comigo ate acabar. O que a industria esta fazendo é empurrar um modismo que nao existe para as pessoas trocarem as suas bikes para ficar na moda.. eu nao caio nessa. Nao sou atleta de competicao e nao preciso estar na moda.
Comprei uma bike 26 MTB com quadro de alumínio e entrada para freio a disco mês passado, porém as peças que vieram nela não são boas, irei atualizar ela totalmente aproveitando apenas quadro e aros. Pensei muito sobre será que vale a pena investir dinheiro em uma bike 26, ou comprar uma bike 29 pronta de entrada?! Bom no meu caso que moro em no centro de uma capital e irei utilizar apenas para deslocamento urbano, apenas para uso em pequenas distâncias, e sabendo que o interesse na minha região por ladrões de bike 29 aumentou significadamente aumentou, resolvi que irei realmente montar uma bike 26 com peças intermediárias, e acredito que as bikes 26 nunca irá acabar.
Bicicleta antiga é muito boa. Meu pai tem uma Monark Barra Circular de 1975 . Ela está com todas as peças originais. Acho que ele trocou só o paralama.
@@tecnoinfo.1488 realmente. A única que vejo divulgando o canal do Olinto é a Renata!!! Uma pena. Ele assim como a Renata, tem muitas histórias em cima de uma bicicleta.
Ótimo vídeo... desde minha adolescência sempre tive várias aro 26, mas recentemente a 9 anos mantenho 1 Caloi Confort " meu xodo" vou nos pedais com ela... tenho também 1 aro 29, mas pra mim pedalar com a 26 é muito bom. Gosto muito!
Muito elucidativo o vídeo, Renata. Obrigado. Mês passado procurei comprar um bom pneu MTB pra minha caloi supra aro 26 e não encontrei na minha cidade. Pesquisei no ML e afins e tive a infeliz constatação de que as boas peças e acessórios estão todos voltados ao aro 29. Inclusive a Supra agora é vendida com quadro 29 apenas 😢
Vídeo Top Renata! As aro 26 ainda tem muito espaço... Dirt jump, wheeling, cicloturismo, dia a dia e por aí vai... O que tem em deixado triste é a falta de peças boas para elas... Que os fabricantes vejam isso e lembrem que muitos dos usuários das 29 atuais um dia começaram nas 26!
Tenho duas 26, sempre atenderão muito bem nas minhas pedaladas, porém a outra 26 consegui adaptar uma roda de aro 29 com pneu de speed para pegar o asfalto e funcionou muito bem 👍🏻, já outra uso para trilha.
Fiquei desde 2010 sem andar de Bike eu tinha uma Montain bike amarela com preto aro 26 e tinha 18 marchas e recentemente comprei uma Viking Tuff 25 aro 26 21 marchas, estou gostando de pedalar nela acho ela bem ágil pra andar na rua tamanho dela também é bom pois como não sou alto ela é ideal pra minha altura que é 1.72 🚵
Prático a mobilidade ativa com bike e já tive 26. A principal diferença que notei é o peso da bike. Tanto a minha 26 quanto a 29 são bikes iguais, mas com tamanhos diferentes e realmente o peso faz diferença. Porém, eu desenvolvo melhor com a 29 devido justamente ao ataque as "buraqueiras" aqui no ABC e como tenho uma estatura maior tenho a impressão de maior conforto.
@@eloileresdossantos3788 opa, td bem? Nós temos a mesma altura. Minha bike é montada. O quadro é vicini de 19". Apesar de falarem que para minha altura o quadro certo seria 17.5". Mas para mim fica bom. O aro 27.5 é muito bom pra nossa altura. Fica bem proporcional
@@Edu-df2dw entendi Edu. Estou pesquisando bem. Inclusive surgiu a oportunidade de pegar uma aro 26 mesmo, usada... É uma Specialized, modelo Epic, quadro em carbono... Qual sua opinião a respeito de bike usada?
@@eloileresdossantos3788 uma specialized? Pode pegar sem medo de ser feliz. Ainda mais uma aro 26, que deve estar com um preço ótimo por ter saído de moda.
Minha Giant 26 1x9 com grupo Deore dá surra em muita 29 kkk. Leve, ágil e bem mais barata de manter, pra mim ela é perfeita. Quero uma 29 ainda, mas nao desfaço dessa 26 ;)
Eu tenho 1,95 de altura, alguns anos atrás quando descobri as bicicletas aro 29, foi uma felicidade gigantesca, pois vi ali a oportunidade de voltar a pedalar, pois o mercado estava produzindo algo ao qual eu me adaptaria, imediatamente dei um jeito em comprei uma 29 com quadro 21 polegadas, hoje não troco por nada as MTB de 29, pois ela tornou a bicicleta mais adaptável para as pessoas altas.
Olá Renata. Grande abraço das terras geladas do Canada. Tenho 53 anos e não curto muito as 29". Tenho uma 27.5. Dou preferencia a agilidade. Grande abraço.
A indústria da bicicleta vive de novidades. Grande reportagem sobre esse mito 29 X 26". Sem esquecer que 26" é a medida mais comum de encontrar em quase todo o mundo.
A indústria decide começar a fabricar só 29. Então quem tem 26 começa a se desfazer das 26 pra pegar as 29. É bom pra quem está com a grana curta e consegue comprar umas 26 maneiras por aí.
Tenho as duas, a aro 26 fica para urbana, pega velocidade rápido, é ágil, bem melhor que a 29, já a 29 para o off-road é bem melhor, subidas ela vai na frente e passa por obstáculos mais fácil, já fiz testes de tempo e agilidade, é isso, 26 fica para urbana e 29 para offroad
Maravilha. Eu fiquei preocupado quando soube que estavam parando de fabricar as de aro 26. Creio eu que eu consiga acompanhar por bastante tempo uma aro 29. Pensei nisso também, de espaço. Quando comecei a usar a Monark, aqui, achei muito grande, o aro 26, já. Kkkkk... mas isso faz anos. Creio que enquanto tiver peças, vou ficar com uma aro 26.
Aqui na Asia ela e' a regra ainda. O povo nao se ajusta com 27.5 e 29. Shape. Entao vai ter muita peca sim. Talvez nao Shimano (guiada por trends), mas outras marcas buscando intensamente fatia de mercado e establishment de marca sim.
@Alegres Cantos Depende, com o mínimo de conhecimento e ferramentas você mesmo faz as manutenções mais simples, a minha 29 faz mais de ano que não entra em uma oficina especializada
Eu tinha uma MTB aro 26 eu gostava demais dela fazia entrega de App nela . Infelizmente me roubaram ela 😡. Ela me atendia muito bem no pedal urbano . Depois tive uma aro 700c . E da mesma forma também me tendia bem também . Mais na hora de encontrar um lugar pra trancar a 26 é melhor e pra andar entre carros também pq ela é um pouco menor
Tenho uma sundown MTB aro 26 alumínio comprada em 2003 e ainda curto muito essa bike ... o interessante é que nunca vi uma com modelo de quadro igual a que eu tenho, nem em anúncios... 🤔 Quadro com garantia eterna (ou até falirem)
Tenho duas 26. Uma Caloi Elite 2.7 com XT, Rodas Everest XC, suspensão Manitou R7 e pesando 11,2 kg... Não troco por nada!! E uma Mosso com Deore, suspensão RST First Air, freios v-brake Deore...pesando 12,1 Kg. São excelentes bikes e me dão muita diversão! #save26er
Eu não me adaptei com a 29 na cidade achei mais lenta para virar e fazer mudanças rápidas de direção acho a 26 mais rápida e me sinto mais seguro tendo um controle bem melhor da bike até mesmo o guidão fica mais leve na 26 gostaria muito que continuassem com a 26 para sempre até vendi minha 29 sem saber o motivo que não me adaptei com ela e agora consigo compreender que o aro era o responsável pela bike ser tão ruim de andar ao ponto de vender após um ano tentando me acostumar sem sucesso
Eu adoro a minha aro 26 mas é certo que ela vai desaparecer, hoje você só consegue uma 26 de qualidade se você montar como foi meu caso, as que são oferecidas nas lojas são de baixa qualidade. Os componentes que não são compartilhados entre as 26 e 29 também estão sumido, um pneu pra aro 26 top é muito difícil de encontrar existem pouca variedade no mercado, assim também como uma suspensão de qualidade, infelizmente.
meu caro, a 26 tem vantagens e desvantagens em relacao a 29 .. a questao é que estao empurrando um modismo no consumidor. Criando frustracao para vender felicidade. Mas eu luto contra o sistema.. eu compro minhas coisas pela internet... por exemplo há muitos anos que eu só uso caneta tinteiro e sabia que existem centenas ou talvez milhares de fábricas de canetas tinteiro e os insumos em todo o mundo ?
Tenho uma 26 e faço uma boa pedalada nela, quero comprar uma 29 mais nao desfaço da minha 26 eu gosto muito dela......um abraço pro bike é legal um canal xow de bola.......
A dois dias troquei meu celular em uma bike aro 26 bem montadinha peguei de um rapaz q fazia pedalada, essa é a primeira bicicleta q pego desde a adolescência, estou muito feliz com a conquista, acredito q vou sair do sedentarismo e me tornar uma pessoa mais ativa, perdia muito tempo no celular e faz dois dias q me sinto vivo outra vez. #salve de Fortaleza-ce.
@Carlos Almeida cadê a vírgula, kkk brincadeira
Salve, fortal city tá MT bom de pedalar, MT ciclofaixa e vias de velocidade baixa agora com o sarto
Iniciativa da hora cara, sacrifiquei meu whatsapp para me dedicar ao esporte, corrida e bike, arrumei minha bike aro 26 caloi, e melhorou muito , e sempre pedalo, ou corro ...e o resultado é gratificante.
Quem saiu perdendo foi o cara que desfez da bike kkkkkk, uma vez troquei a minha bike em um celular e fiquei muito arrependido, más hoje eu tenho uma bike boa novamente
@@rodrigoramos8776 eu tenho uma bike aluminium aro 26, voltei andar com pressão nela, a relação dela tem mais de 25 anos quando conto para o pessoal as pessoas duvidam eu tenho muitos KM não sei quando mais é muito pq eu ainda treino nela cerca de 2 3 4 horas por dia...kkk e a corrente ta ate flutuando, ta tudo comido e não acaba, eu quero ver ate onde isso vai durar...hahaha, os cubos tb tudo original até hoje...e quando eu puder terei meu aro 29 ... mas é isso legal tb seu relato! um abraço!
Minha 26 fez SP - Bolívia e Bertioga - Paraty ida e volta e nunca me deixou na mão, não troco ela por nada 💛
Tá prr
Guerreiro
E verdade, tenho uma Caloi 26 ranger muito boa, investir muito nela tá linda e não troco por nada
Tenho uma Caloi SK montei ela pra estradão e trilha leve aro 26
Coragem
tenho os dois modelos...e adoro as duas!
29 pra rolês distantes e a 26 pra uso urbano....o importante é andar de bike!
Ótimo video Renata!
🥰🥰🥰🥰concordo !!!
#quesiaduarte visite👍
@@QuesiaDuarte vou la miau
Ótimo comentário!
Apareceu uma oportunidade de pegar uma aro 26, Full, quadro em carbono, Specialized, cabeamento externo.. Modelo Epic... Mesmo sendo mais antiga, usada e tal, você acha que vale a pena?
Valor. 4.300...
Tenho aro 26 e sempre defendi continuar usando elas. Mas as pessoas vão por modismos em detrimento de rendimento e conforto. Pras pessoas com até 1,60 de altura às aro 26 são muito mais confortáveis e com maior manobrabilidade pois os braços de uma pessoa dessa altura são também pequenos... Enfim, adorei suas explicações e exemplos. Como sempre vc fala com muito propriedade! Obrigada 💖. #arovinteseiseternamente
Usei por vários anos uma 26...adorava. Fiquei uns 10 anos sem subir em uma... aí comprei uma 29 e não me adaptei. Achei a 29 pesada...rodas muito grandes...sem estabilidade. Troquei na orelha por uma 26 !! Olha que tenho 1.80 de altura. Feliz de novo !
Não me arrependo de ter uma aro 26. Não pretendo mudar. Me atende muito bem na cidade e nas trilhas.
Tenho uma 26 Caloi Aluminum das antigas, começo da década de 90. Não quebra nada, está inteirinha, não troco não.
Também tenho uma dessas. Bike muito boa. Quando eu era adolescente não tinha condições de ter uma dessas. Eram caras e objeto de admiração com seu conjunto Shimano 400 LX e garfo Gipieme. Aproximadamente 10 anos depois, um colega do meu trabalho montou uma bike nova para ele e me deu o que sobrou da Aluminum dele, ou seja, a bike inteira menos as rodas e o câmbio traseiro. Olha só o destino sorrindo pra mim. Quando eu sonhava em ter uma, não tinha dinheiro pra comprar. Passado o tempo, ela veio pra mim de graça. E já estou com ela há uns 15 anos. Recentemente fiz nova pintura, troquei o pedivela e pus pneus Slick 1.50, pois ando só na cidade.
Em 2013 restaurei uma GT comprada em 2000, mas precisei aposentar ela em 2015, pq é muito defasada com relação às aro 29. A única vantagem que vejo em aro 26 é o custo das peças.
Tenho uma monark M.bike do começo de 90, toda em aço e rodo por tado lugar, de trilha a urbano e quase não tenho problema com manutenção.
@@pr99248592 concordo que manutenção é de boa, mas se vc der uma volta em uma aro 29 com peso entre 10 a 11kg, nunca mais encosta em uma aro 26. Foi o que aconteceu comigo. Agora a GT está aposentada aguardando meu filho ganhar mais idade pra usar.
@@pr99248592 tive uma Monark também. A minha era laranja fluorescente. Tinha pedivela oval. O eixo do movimento central, do tipo Transformers, meu deu alguns problemas, pois entortava com facilidade. Vinha com pneus 1,75 de uso misto que rodavam muito bem no asfalto, com bem menos arrasto que os pneus típicos de MTB. Tirando esse problema do movimento central, era uma bike muito boa. Gostava principalmente da ergonomia dela.
Complicado, a indústria nos empurrando inovações mais caras e menos duráveis, ter uma 29 deveria ser uma uma opção e não uma imposição.
Disse tudo , mas infelizmente os fabricantes importados de pneus a cada dia estão deixando escasso os pneus aro 26
tenho uma gios 4 freacks 2010 o quadro é um monstro 14 anos e não tem trinca e , eu pratico downhill
Só tenho uma única coisa a dizer: MUITO obrigado Renata!
Eu tenho duas coisas a dizer: para bens
@@lucmacd8491 kkkkkkkkkkkkkkk, clássica
Acabei de comprar uma Caloi de alumínio aro 26. Ela me atende muito bem, pois só uso bike como meio de transporte urbano. Não faço grandes distâncias nem trilha nem competições. Bike perfeita é a que atende com conforto e segurança suas necessidades.
Tava muito tempo sem pedalar. Comprei uma 26 e o marketing da 29 é tão forte que me fez ficar triste por estar com uma 26 totalmente funcional.
Eu quero uma 26 tem alguma para indicar?
Ja comprou? @@YasminNasser54
Eu fiz exatamente isso. Comprei agora uma aro 26 de natal (beeeem adiantado porque sou tio babão hahaha) pro meu sobrinho. Ele tem 12 anos e é bem alto (tem quase 1,60), mas andou numa aro 29 e se sentiu ultra desconfortável com o tamanho. Acabamos optando por uma aro 26, o moleque está dando pulos de alegria com sua bike nova e o tio dando pulos pra pagar a fatura do cartão! Hahaha
Acha 1,60 alto?
@@RicardoEspkPra 12 anos é.
@@juliohenrique8546poxa, eu era um gigante então
Eu tenho às duas e me atendem nos momentos diversos em um single track curvas apertadas vou de 26 em xcm logas distâncias vou de 29, pra trabalhar vou de 26 urbana e pra treinos de estrada vou de speed 700, o que importa é ser feliz
Qual marca da 26?
Aro 26, sem modismos! Tenho uma com quadro Konnor, de cromoli, com vários upgrades. Rodo na cidade. Não troco por uma 29. Obrigado pelo vídeo!
Esse vídeo me ajudou a decidir por comprar uma bike nova com aro 26. Realmente são mais versáteis pra ser usada na cidade e nas trilhas tbem. Vou comprar uma Caloi Rouge e em seguida fazer um upgrade. Muito obrigado ao canal.
Eu pedalava em grupo e eu era o ÚNICO que pedalava de 26, chegava até a sofrer preconceito de algumas pessoas. Alguns deles me olhavam com ar de superioridade, tanto por estar portando uma bike 29, quanto pela marca da bike dele em relação a minha. Curioso que nenhum desses caras que falavam da minha bike conseguiam me acompanhar. Até hoje, os mais brutos que eu vi pedalando usavam aro 26 e era difícil de andar junto com eles, mesmo estando de Speed.
29 é modinha, roupinhas de ciclistas, capacete, TD modinha, ciclista raiz sabe o porquê de usar acessórios...tem q usar o q te faz feliz. 26 na veia 💪
@@canaldamadeiracapacete não é modinha, já me salvou 2x
Acho que não tem a ver com a bicicleta e sim com o ciclista , já ultrapassei muita 29 com a minha 26 caindo aos pedaços e quase sem freio
Eu amo minha 26
Viemos pra Pedalar , se é 26, 27,5 29 vamos Alegrar a Vida e o Passeio será Ótimo . Eu Ando e me divirto
Boa Renata! Eu usufruo dos dois mundos: uso uma 26 de cromoly para o dia a dia, percurso casa-trabalho-casa, e a 29 para passeio/lazer. Um ponto importante: tentem buscar suspensão de qualidade (não mode e afins) aro 26 com pinos pra v-brake? Está cada dia mais raro, e, consequentemente, mais caro. O tal “mercado” quer nos empurrar goela abaixo o combo aro 29 / freio a disco.
Tenho uma Trek 6300 26" e não troco por nada... Super confortável e fechada no Deore XT 🥰
Finalmente um conteúdo que fala o lado positivo das aro 26
Uso aro 26 e gosto muito das possibilidades que tenho com ela
Tem alguma marca para indicar?
Não sou expert nesse assunto, faz uns anos que participei de um pedal em grupo qur deu mais ou menos uns 120 km. Nesse dia eu fui o único que estava com uma bike aro 26, e ainda com quadro de ferro, o único diferencial nela era que os rolamentos tinham paredes de aço e esferas de cerâmica e pneus híbridos que tinham boa rolagem( vee rubber com arame). No começo do pedal tive que me esforçar um pouco mais para acompanhar meus colegas em lugares planos, e em subidas meio que me deixavam para trás, normal porque a 29 come mais metragem do que uma aro 26. Contudo, chegando já aos 90 km, meus colegas com suas 29 estavam exaustos devido ao esforço que a essa bicicleta arranca do ciclista, e eu com meu bloco de ferro aro 26 estava bem de boa quanto ao cansaço físico. Tanto que ditei a cadência do pedal nos últimos 40 km. Hoje em dia também tenho uma aro 29 e não trocaria mais por uma 26, mas percebo que trajetos que eu fazia com a 26 levavam mais tempo, mas em compensação cansava menos.
Tenho as duas. Minha Caloi aro 26 que é a minha paixão e minha Lotus 29 que ganhei de presente do marido. Faço longão tranquilo com as duas. Não deixo a minha 26 de lado de jeito nenhum, fiz um upgrade nela que gastei bastante e não me arrependo, pois ela ficou ainda mais veloz.
O importante é pedalar 😊
Muito bom, Renata. Parabéns. As "aro 26" não vão acabar nunca. Pelo contrário há uma legião de fãs que não só usam, como preservam e restauram. Tenho uma Caloi Andes e agora estou no projeto de restaurar uma outra Aluminum da década de 1990.
Realmente não vão acabar , mas os distribuidores importados já estão cortando o fornecimento de pneus aro 26 , é o caso da TIOGA , MIICHELIN , MAXXIS ainda se encontra alguma coisa ,mas está ficando escasso também, os pneus de ponta que nós encontrávamos agora é tudo 29 aí não dá né
Amei sua colocação, eu tenho uma MTB aro 26 minha altura é 1,47 e ainda acho grande. Mas no mercado, essa foi a melhor opção, até pela minha altura como em relação aos custos...
Obrigada pelo apelo 👍👍👍👍
E meus parabéns pelo canal que incentivou investir neste meio de transporte. Sou grata 😘🍀
Eu que tenho uma dirtjumper com aros Vmaxx 26" e pneus 2.35 e constantemente tenho que explicar para alguém com uma 29" do porque usar uma 26", daí tenho que explicar que existem modalidades diferentes, tenho que explicar a questão da resistências das rodas e da manobrabilidade.
Criou-se um consenso de que 29" são melhores em tudo e com isso as outras modalidades além das vertentes mais tradicionais do mtb são esquecidas.
@Severus Real É isso mesmo que tu disse, deve ser um prego com preguiça de pesquisar que repete tudo o que o vendedor da loja disse pra ele kkkkkk
Manja demais....
Sou fã da Renata desde a época da 89fm, pela abordagem dos assuntos, clareza nas explicações, linguagem acessível sem deixar os aspéctos técnicos de lado.
Parabéns pela carreira. Vida longa.
Que aula de Física, conceitos de torque e inércia muito bem explicados!
otimo vídeo,vale lembrar que as 26 ainda são uma otima opção quando o assunto é mobilidade urbana,incusive não só no mundo do cicloturismo mas tambem nos segmentos de algumas marcas de bikes urbanas como a TOKYOBIKE ainda montam bikes aro 26 com foco em mobilidade urbana,inclusive seria interessante ver um video sobre as Mini velos da Torrone Bikes,que usam aro 20 e também sao focadas em mobilidade.
Eu possuo uma 26 e não está tão fácil assim achar pneus pra ela. Com a popularização das 29, reduziu bastante as opções pra 26 e os preços subiram. De toda forma, continuarei com minha 26, até pq não tenho $ pra ficar trocando de bicicleta ou tendo mais de uma. Parabéns pelo vídeo.
A um tempo atrás não consegui pneu kevlar para minha 26, nos dias de hoje até tem, montei a 29 aos poucos, hoje to com as duas
Comprei uma GT azulzinha antiga aro 26 e estou melhorando ela aos poucos. Pedalei em aro 29 e não me adaptei, achei grande e pesada, além de as de qualidade serem super caras. Nada contra as 29 e quem gosta delas, porém quando vou em alguma bike shop com mecânica aqui da minha cidade, os vendedores e alguns mecânicos ficam desdenhando a minha bicicleta e falando pra eu comprar aro 29, acho falta de respeito. O jeito é aprender a fazer manutenção e não depender desses lugares.
Tenho uma Zaskar Team Azul aro 26, já tem 17 anos comigo, algumas peças já tem 20, estavam em uma GT avalanche. Gastei quase uma nova bike em upgrade agora, com uma Reba RL , um par de rodas e cubos para disco e freios Avid bb5. Nem me passa pela cabeça entrar em uma 29. Montei essa para a vida toda.
Show de bola Falzoni, importante lembrar e pedir aos fabricantes esse cuidado especial em manter a diversidade.
O importante é ver a galera rodando, 26 não só apenas quebra um galho mas resolve e encara muita situação!
Amo minha 29, atropela tudo, sobe e desce morro, é um trator.
Mas a minha 26 é simples e robusta, vai pra todo canto, e eventualmente faz cicloviagens. Só esse ano passado que abri exceção e viajei com o trator.
Vida longa aos aros 26!
Aquelas rodas enormes parecem de trator mesmo 😂😂😂
Penso da mesma forma
A minha 26” Parece o Frankstein, Quadro B-twin, câmbio Tourney e Tourney TX, aros Sram e freios Chineses não sei qual hahahaha
St -50? Se for somos 2 kkkkkk
@@GrandeJornada ela é boa pra cidade?
@@kassandra5305 s nada a reclamar até agora.
@@GrandeJornada Esses são os freios?Hidra ou mecânico?
@@thaconei a St-50 São freio V-break todo em metal.
Grande Renata, Sempre trazendo informações valiosas para o mundo da bicicleta. Estou sentindo falta de suas viagens de bike, grande abraço 🚴♂️
Boa noite Renata, tudo bem? Tenho uma aro 26 quadro GT que não troco por nada. Até a apelidei de Batbike. Abraço.
Adoro você Renata!!! Minha Gary Fischer Marlin comprei já "desatualizada" em 2011; NUNCA me deixou na mão e só me trás alegria. Quase comprei a Elite na época em sua homenagem, mas precisava prestigiar o Gary Fischer já que foram os últimos modelos dele. Abração.
Eu tenho uma 26 que inclusive fui fazendo up-grade. Hj ela é toda montada no grupo Shimano Tourney. Mesmo debaixo de críticas de pessoas (inclusive mecanicos) que diziam que uma 26 não vale o investimento. Mas enfim, 1,74 e adoro a minha 26.
vale sim o investimento ainda mais se for praticar algo no estilo BMX
Aqui na minha cidade, os quadros de 26 já sumiram das lojas, muito em conta por causa do modismo da 29, na minha opinião o cliente deveria ter a opção de escolha, as vezes é até bom contrariar certos padrões de modismos.
eu com 1.90 de altura, ando numa 26 bem montada.
ainda não teve nenhuma 29 que me desse o mesmo prazer pra andar na 26 que tenho
Eu tenho 1,80 e estava pensando de pegar uma aro 29 mas vc é maior e prefere a aro 26? Qual indica??
@@danieltoledo9046 Eu uso uma Caloi SK full suspension, mas não tá mais em linha,
Mas a cereja do bolo é que coloquei uma suspensão de 120 mm (spinner 300)
uma boa sela e um guidão mais aberto, estilo Down Hill
eu confesso que nem tenho mais visto 26 boa no mercado hahahah, melhor voce pegar uma 29 mesmo, com quadro 19
uma Oggi Hacker, por exemplo
Comprei uma aro 29 urbana pra esposa ontem...
e sempre bom ficar por dentro de assuntos relacionados e seu vídeo apareceu aqui por andei e andei pesquisando coisas relacionada a isso.... adorei seus vídeos, informações sem rodeios, de forma clara e com muita energia positiva... parabéns, já virei inscrito.
Que aula! Vídeo maravilhoso! O mercado tem espaço para as duas, e tem as modalidades extremas que usam aro 26, como street, park, dirtjump e slopestyle e o wheeling
Bacana essa conversa, prazer em assistir esse vídeo. Já faz um bom tempo que tenho uma 26, uso ela pra pedal urbano e pra andar na terra também, como eu sou um cara alto tive que trocar a peca da mesa pro guidão ficar mais alto, e está me servindo até hoje.
Tenho uma TREK 970. Desde que comprei em 1992, nunca fiz trilha, só uso urbano. Nisso ela é imbatível com o seu aro 26. Como Salvador é cheia de ladeiras, esse foi o motivo da compra de uma mountain bike. Completando 30 anos e ainda em perfeito estado, agora é uma bicicleta de colecionador pela sua raridade...
Renata, sempre nos ensinando cada vez mais, baita professora!!!!!
Eu fui de aro 20 para 26 e já achei muito grande a difirença hj com 12 anos e 1,56 a 26 fica tamanho ideal , não fico um montro na bike , nem um graveto na bike.
Poderia fazer um video sobre acessórios para cicloturismo como bolsas e alforges como foi mostrado no final do vídeo. Qual seria o melhor tipo de alforge? E bagageiro? Há algum bagageiro que dê pra instalar um banco pra carregar uma pessoa?
há pouco tempo eu peguei um quadro da Caloi FSK full aro 26 com suspensão traseira rock shox deluxe,uma bike lançada em meados dos anos 2000,era a top de linha da época,a dificuldade vai ser achar um garfo suspensão dianteira da rock shox,já que tudo que eu acho no mercado é dirigido as bikes de aro 29.
Melhor comparação que vi até agora. Vc é demais Renata. Parabéns e obrigado
Renata boa noite, muito bom este tema , tenho uma scott spark 26 ano 20008 Renata zarada comprei nova , nunca fiz trilha com ela ando no asfasto, também tenho uma spark aluminio 29, uso mais a 26 tm smal tenho 1,67 mt, já trabalhei com bike, desculpe a colocaçáo , mas vc olhando um ciclista abaixo de 1,70mt, andando de 29 é esquizito , fica muito disproporcional para quem tem um certo conhecimento, a 26 ficarei com ela p sempre, como vc disse mais rápida para acelerar, cse tiver que colocar dentro do carro basta tirar uma roda e está resolvido, viva 26 ,muito esclarecedor o teu vídeo, bom fim de semana e bom pedal para todos
Que legal!
Nunca mais vou perder meu tempo ponderando sobre 26 X 29 para os "não-exatas". Vou mandar este vídeo e pronto. Perfeito.
Completando: se valesse o "quanto maior, melhor", já teríamos aro 32, 34, 36...ora bolas. (quem sabe já teríamos de volta aquelas antigas, com aro gigante).
Tenho uma aro 29 em Carbono. Mas acabei de adquirir uma Aro 26 com suspensão proshock rodas rolamentadas DT Swiss toda em XT... A Bike é uma maravilha, arrisco a dizer que me divirto mais com a Aro 26. Porem estou sofrendo para achar opções de pneu para MTB. Discordo do ponto que o mercado tem muito mais pecas aro 26, isso poderia ser quando as 29 foram lançadas, hoje em dia esta bem escasso aqui no Brasil. Mas As Aros 26 nao devem e nem irao acabar na minha opniao. Mercado quer emplacar as aro 29 mas quem anda com as duas para comparar sabe que as duas tem uso em situacoes diferentes.
Gosto de assitir os vídeos de ensino desta mulher pois ensina com mestria parabéns
Vou continuar na minha hard rock 26 antiguinha. A patroa vai ganhar uma 29 mas eu vou me divertir ainda muito com minha 26...
Também tenho uma hardrock anos 90 e amo ela. É a minha faz tudo. Vou trabalhar, no mercado, faço pedal longo, trilha leve. Ela tá com uma suspensão razoável. Como ando mais na cidade, comprei um garfo rígido de alumínio usado de uma Caloi no ML. Sei que vai mudar um pouco a geometria e posição de pedalar, mas acho q vai ficar legal. Essas bicicletas são inquebráveis. Essa eu nunca vou me desfazer.
@@nicholasferreiraaraujo2504 tenho uma gt avalanche 2001 aro 26. Uso pra tudo, vou pro trabalho todos os dias, faço pedal de 70km de asfalto e trilha de vez em quando. O garfo rígido cromoli é fundamental no dia a dia, junto com pneu 1.5. Enquanto nao quebrar o quadro nao troco de bike .
@@EduardoMusasa os quadros da GT, triângulos triplos, são as mais lindas
Excelente!
Adoro os teus comentários. Hoje estou pedalando com uma 29, mas iniciei com uma 26, a qual deixei para meus filhos andarem e também pegarem gosto pelo ciclismo. Aos poucos vou trazendo eles para uns pedais bem legais.
Continuo pedalando na minha barra circular da Houston com rodas 27.5 pneus balão com um câmbio de 07 marchas. Gosto de fazer pedais longos em asfalto as vezes em estrada de chão as vezes carrego peso assim coloco o bagageiro quando não preciso levar nada tiro o bagageiro e a laranjinha dá conta do recado de boa
Tenho 3 bikes aro 26 em minha casa e como eu nunca vendo as minhas coisas essas 3 vao ficar comigo ate acabar. O que a industria esta fazendo é empurrar um modismo que nao existe para as pessoas trocarem as suas bikes para ficar na moda.. eu nao caio nessa. Nao sou atleta de competicao e nao preciso estar na moda.
Comprei uma bike 26 MTB com quadro de alumínio e entrada para freio a disco mês passado, porém as peças que vieram nela não são boas, irei atualizar ela totalmente aproveitando apenas quadro e aros.
Pensei muito sobre será que vale a pena investir dinheiro em uma bike 26, ou comprar uma bike 29 pronta de entrada?! Bom no meu caso que moro em no centro de uma capital e irei utilizar apenas para deslocamento urbano, apenas para uso em pequenas distâncias, e sabendo que o interesse na minha região por ladrões de bike 29 aumentou significadamente aumentou, resolvi que irei realmente montar uma bike 26 com peças intermediárias, e acredito que as bikes 26 nunca irá acabar.
eu particularmente curto 27,5 uma pena nao achar pneus bons com melhores precos no Brasil
Bicicleta antiga é muito boa. Meu pai tem uma Monark Barra Circular de 1975 . Ela está com todas as peças originais. Acho que ele trocou só o paralama.
Olinto é fera demais. Fico pasmo do canal dele só ter 25 mil seguidores, o conteúdo e narrativa são maravilhosos.
Qual é o canal dele, brother??
o problema é que os amigos youtubers dele nao divulgam o seu canal
😉😉😉😉😉
@@tecnoinfo.1488 realmente. A única que vejo divulgando o canal do Olinto é a Renata!!! Uma pena. Ele assim como a Renata, tem muitas histórias em cima de uma bicicleta.
@@mauroaraujoluz724 ruclips.net/user/OlintoCicloturismofeatured
O que vale é pedalar ...
Tanto na 29 ou 26 e vamos nós....
Abraço!
Muito bom!! Tenho 1:60 . Tenho uma Aro 27.5 e pra mim é perfeita...
Estou com uma 27.5 está ótima
Obrigado pelo apelo eu tenho 4 aro 26
video muito bem explicativo 26 para o trabalho e 29 para roragems longas de fim de semana
veleu Renata
Gente, andar de bicicleta é quase ficção científica 😁😁😁. Brigaduuuuuu pelas informações 😉
Ótimo vídeo... desde minha adolescência sempre tive várias aro 26, mas recentemente a 9 anos mantenho 1 Caloi Confort " meu xodo" vou nos pedais com ela... tenho também 1 aro 29, mas pra mim pedalar com a 26 é muito bom. Gosto muito!
Tenho 16 anos e tenho uma 26, é a opção perfeita tanto pela grana( tudo ta bem caro hoje) e pela técnica que ensina, e uma bike bem bacana.
Qual marca da 26?
Qual tua altura
@@YasminNasser54 E uma caloi
@@joseaugustodo7c63 1,80 m
Muito elucidativo o vídeo, Renata. Obrigado. Mês passado procurei comprar um bom pneu MTB pra minha caloi supra aro 26 e não encontrei na minha cidade. Pesquisei no ML e afins e tive a infeliz constatação de que as boas peças e acessórios estão todos voltados ao aro 29. Inclusive a Supra agora é vendida com quadro 29 apenas 😢
Vídeo Top Renata! As aro 26 ainda tem muito espaço... Dirt jump, wheeling, cicloturismo, dia a dia e por aí vai... O que tem em deixado triste é a falta de peças boas para elas... Que os fabricantes vejam isso e lembrem que muitos dos usuários das 29 atuais um dia começaram nas 26!
Tenho uma 29, mas sinto saudade de uma 26 que eu tive na adolescência, a bike nunca quebrava.
Tenho duas 26, sempre atenderão muito bem nas minhas pedaladas, porém a outra 26 consegui adaptar uma roda de aro 29 com pneu de speed para pegar o asfalto e funcionou muito bem 👍🏻, já outra uso para trilha.
Fiquei desde 2010 sem andar de Bike eu tinha uma Montain bike amarela com preto aro 26 e tinha 18 marchas e recentemente comprei uma Viking Tuff 25 aro 26 21 marchas, estou gostando de pedalar nela acho ela bem ágil pra andar na rua tamanho dela também é bom pois como não sou alto ela é ideal pra minha altura que é 1.72 🚵
Prático a mobilidade ativa com bike e já tive 26. A principal diferença que notei é o peso da bike. Tanto a minha 26 quanto a 29 são bikes iguais, mas com tamanhos diferentes e realmente o peso faz diferença. Porém, eu desenvolvo melhor com a 29 devido justamente ao ataque as "buraqueiras" aqui no ABC e como tenho uma estatura maior tenho a impressão de maior conforto.
É isso aí. Não tem melhor ou pior. Cada uma tem sua melhor utilização. O importante é cada um se informar qual a melhor para suas necessidades.
Tenho minha MTB 27.5 e não abro mão. Acho a melhor relação entre rendimento e esforço.
Qual modelo é a sua? Tenho 1,67 de altura. Você acha que vale a pena?
@@eloileresdossantos3788 opa, td bem? Nós temos a mesma altura. Minha bike é montada. O quadro é vicini de 19". Apesar de falarem que para minha altura o quadro certo seria 17.5". Mas para mim fica bom. O aro 27.5 é muito bom pra nossa altura. Fica bem proporcional
@@Edu-df2dw entendi Edu.
Estou pesquisando bem.
Inclusive surgiu a oportunidade de pegar uma aro 26 mesmo, usada...
É uma Specialized, modelo Epic, quadro em carbono... Qual sua opinião a respeito de bike usada?
@@eloileresdossantos3788 uma specialized? Pode pegar sem medo de ser feliz. Ainda mais uma aro 26, que deve estar com um preço ótimo por ter saído de moda.
@@Edu-df2dw está saindo 4.250 + 130 de frete... Devo me atentar a algo? Pelo que vi no vídeo está até conservada. E tem garantia de 3 meses no geral.
Minha Giant 26 1x9 com grupo Deore dá surra em muita 29 kkk. Leve, ágil e bem mais barata de manter, pra mim ela é perfeita. Quero uma 29 ainda, mas nao desfaço dessa 26 ;)
Eu tenho 1,95 de altura, alguns anos atrás quando descobri as bicicletas aro 29, foi uma felicidade gigantesca, pois vi ali a oportunidade de voltar a pedalar, pois o mercado estava produzindo algo ao qual eu me adaptaria, imediatamente dei um jeito em comprei uma 29 com quadro 21 polegadas, hoje não troco por nada as MTB de 29, pois ela tornou a bicicleta mais adaptável para as pessoas altas.
Além das qualidades de performance, ela ainda tem essa vantagem de permitir quadros maiores pra pessoas mais altas, isso é ótimo
Tenho uma caloi 100 anos 2000, aro 26, pedalo somente com ela, tenho 1.92 de altura, acho ela excelente, troco por nada.
@@TheGladiatorBrazil é pq carinhas de 1,92 são um pouquinho mais baixinhos que carinhas de 1,95 kkkkkkkkkkkkkkkk
Olá Renata. Grande abraço das terras geladas do Canada. Tenho 53 anos e não curto muito as 29". Tenho uma 27.5. Dou preferencia a agilidade. Grande abraço.
Pedalamos em 6 caras, 4 com 26 e 2 com 29, os 4 nunca ficam pra trás e gastam muito menos com manutenção... 26Sempre. 👍🏽✊🏽
Olá, qual marca das bikes 26? Obrigada
Que aula fantástica, Renata.
👏👏
Meu filho vai fazer 10 anos. Agora estou certo da nossa escolha!
A indústria da bicicleta vive de novidades. Grande reportagem sobre esse mito 29 X 26". Sem esquecer que 26" é a medida mais comum de encontrar em quase todo o mundo.
A indústria decide começar a fabricar só 29. Então quem tem 26 começa a se desfazer das 26 pra pegar as 29. É bom pra quem está com a grana curta e consegue comprar umas 26 maneiras por aí.
@@blog8020 ja comprei a minha e ja estou sondando outra 26 kkkk muitas pechinchas muito mais equipadas que 29..
Ótimos pontos, cada uma tem sua vantagem. Ainda sou adepto do 26, com pneus maiores.
A impressão que dá é que o mercado quer que as 26 desapareçam mas os ciclistas não.
Melhor comentário. 👏👏👏👏👏
Tenho as duas, a aro 26 fica para urbana, pega velocidade rápido, é ágil, bem melhor que a 29, já a 29 para o off-road é bem melhor, subidas ela vai na frente e passa por obstáculos mais fácil, já fiz testes de tempo e agilidade, é isso, 26 fica para urbana e 29 para offroad
Tenho as duas e são fantásticas! Aro 26 pra cidade e 29 pra longas distâncias....
Optei por uma 26 pois tenho 1.72 e me adaptei melhor, ja tive 29 e era muito pesada.
Maravilha. Eu fiquei preocupado quando soube que estavam parando de fabricar as de aro 26. Creio eu que eu consiga acompanhar por bastante tempo uma aro 29. Pensei nisso também, de espaço. Quando comecei a usar a Monark, aqui, achei muito grande, o aro 26, já. Kkkkk... mas isso faz anos.
Creio que enquanto tiver peças, vou ficar com uma aro 26.
acho difícil, a 26 é dona do vulgo a bike pra tudo. Sem contar o quão barato é a manutenção e as peças.
Aqui na Asia ela e' a regra ainda. O povo nao se ajusta com 27.5 e 29. Shape. Entao vai ter muita peca sim. Talvez nao Shimano (guiada por trends), mas outras marcas buscando intensamente fatia de mercado e establishment de marca sim.
@@isaiasprestes Oi isaias😉😉
Visite #quesiaduarte
@@isaiasprestes Quais sao as melhores marcas daí?
@Alegres Cantos Oi visite #quesiaduarte 😉😉😊
@Alegres Cantos Depende, com o mínimo de conhecimento e ferramentas você mesmo faz as manutenções mais simples, a minha 29 faz mais de ano que não entra em uma oficina especializada
Tenho uma caloi cruiser light freestyler, 1987. E não troco por 29, a real importância e vc e sua dedicação ao pedal e sua bike.
Sou fã da 26, me sinto muito confortável nela...
Será que uma 26 com o grupo Deore 2x10 ficaria bom?
Muito obrigado e parabéns pelo vídeo!
Sim, 2x 10 funciona super bem. Custa mais. Importante ver bem as relações da mais reduzida e da mais longa.
opa! eu tenho uma canondale taurine 2x10 com SRAM X7. Rapaz, se vc tiver uma forcinha a mais na perna, essa relação é violenta!
Boa tarde tenho uma aro 26 specialized 1x10 coroa 36 k7 11x42 ...
@@andersonribeirodelima37 a sua e Full?
@@felipelucio1622 minha mtb rígida Full não aí não tenho dinheiro pra comprar uma um dia compro uma aro 26 tamanho 21 ou 22 valeuu
sou de Guarulhos sp já fui de bike aro 24 e 26 pra serra da cantareira ❤️❤️❤️❤️ eu era sedentário depois que eu ganhei a bike viciei ❤️❤️❤️
Eu tinha uma MTB aro 26 eu gostava demais dela fazia entrega de App nela .
Infelizmente me roubaram ela 😡.
Ela me atendia muito bem no pedal urbano .
Depois tive uma aro 700c .
E da mesma forma também me tendia bem também .
Mais na hora de encontrar um lugar pra trancar a 26 é melhor e pra andar entre carros também pq ela é um pouco menor
Vc é uma grande brasileira. Siga em frente com as ideias e exemplos de cidadania.
Você é inspiração! Obrigado por tanto conteúdo de qualidade ✨✨✨
Tenho uma sundown MTB aro 26 alumínio comprada em 2003 e ainda curto muito essa bike ... o interessante é que nunca vi uma com modelo de quadro igual a que eu tenho, nem em anúncios... 🤔 Quadro com garantia eterna (ou até falirem)
Tenho duas 26. Uma Caloi Elite 2.7 com XT, Rodas Everest XC, suspensão Manitou R7 e pesando 11,2 kg... Não troco por nada!! E uma Mosso com Deore, suspensão RST First Air, freios v-brake Deore...pesando 12,1 Kg. São excelentes bikes e me dão muita diversão! #save26er
A minha 26 tem um conjunto SLX inclusive os freios, não vendo nem a pau. rsrrs
Socorro Essa mulher é um gênio....parabensssssss
Eu não me adaptei com a 29 na cidade achei mais lenta para virar e fazer mudanças rápidas de direção acho a 26 mais rápida e me sinto mais seguro tendo um controle bem melhor da bike até mesmo o guidão fica mais leve na 26 gostaria muito que continuassem com a 26 para sempre até vendi minha 29 sem saber o motivo que não me adaptei com ela e agora consigo compreender que o aro era o responsável pela bike ser tão ruim de andar ao ponto de vender após um ano tentando me acostumar sem sucesso
Renata, vc tem me ajudado muito, entender o que será melhor p mim, iniciante, sedentária, com obesidade e medindo 1,46cm . Grata
Eu adoro a minha aro 26 mas é certo que ela vai desaparecer, hoje você só consegue uma 26 de qualidade se você montar como foi meu caso, as que são oferecidas nas lojas são de baixa qualidade. Os componentes que não são compartilhados entre as 26 e 29 também estão sumido, um pneu pra aro 26 top é muito difícil de encontrar existem pouca variedade no mercado, assim também como uma suspensão de qualidade, infelizmente.
😉😉😉😉😉😉
meu caro, a 26 tem vantagens e desvantagens em relacao a 29 .. a questao é que estao empurrando um modismo no consumidor. Criando frustracao para vender felicidade. Mas eu luto contra o sistema.. eu compro minhas coisas pela internet... por exemplo há muitos anos que eu só uso caneta tinteiro e sabia que existem centenas ou talvez milhares de fábricas de canetas tinteiro e os insumos em todo o mundo ?
Tenho uma 26 e faço uma boa pedalada nela, quero comprar uma 29 mais nao desfaço da minha 26 eu gosto muito dela......um abraço pro bike é legal um canal xow de bola.......