Para lembrar: 1) Recuperação ativa. Tentar lembrar sem ver anotações 2) Repetição espaçada. Dar um tempo e lembrar novamente 3) Prática intercalada. Lembrar um conceito e depois outro de outro assunto. Boa sorte.😊
Eu aqui, professora de escola pública, ouvindo isto confirmar minhas hipóteses....e vendo o fracasso escolar já planejando pelo sistema acontecendo, triste!
Dra. Roberta é sempre uma potência, com respostas precisas e assertivas! Como professor, também agradeço por defender a aula objetiva, estruturada e direta como a mais efetiva, segundo as evidências mais contundentes da psicologia da aprendizagem.
Pra mim o que faz uma aula ser boa é a habilidade que um instrutor tem de passar a informação de uma naneira simples e lógica. Há pessoas que tem muito conhecimento, mas elas não conseguem compartilhar essas informações de forma compreensível. E já outras conseguem explicar algo complexo de uma forma cativante e que é possível entendimento.
Nossa! Comungo do mesmo sentimento! Fiquei angustiada em alguns momentos dessa apresentação! Lutz vc é incrível cara, salvou a interlocução desse podcast!
Obrigada por defender a importância da aula, do ensino, do professor, do processo de aprendizagem e por elucidar muitas outras coisas que aqui nesta plataforma vem sendo atacado e colocado como bode expiatório dos problemas educacionais das novas gerações. 🎉
Amooo o esse PODCAST. Pq eu adoro entender melhores formas de ensinar. Sou professora particular de inglês, dou aula há 21 anos ( 20 em cursos de idiomas com Metodologia e abordagens distintas) , muita coisa eu sei empericamente pq sempre dei muito do meu toque nas aulas . Aprender sobre o porquê funciona é fascinante. E aprender, me atualizar para sempre tirar o melhor dos meus alunos é minha missão.
Eu tenho traumas com o ensino direto pois não tive apoio dos meus professores da vida, era punida quando errava e então hoje quando devo aprender com alguém ensinando fico ansiosa, me sinto burra e digo que aprendi sem aprender.
Como faz falta um professor competente, como faz falta uma estrutura de ensino adequada, com investimento rela em educação e na docência(pois se não tiver isso poucos professores chegarão a um nível adequado de competência) Mas para seu caso, você precisa saber que todo mundo é capaz de aprender, inclusive o que você descreveu só foi possível pois você precisou utilizar duas habilidades complexas que é escrever e pensar sobre seu processo de aprendizado e inteligência(metacognição) Minha sugestão é você escolher algo para aprender que você queira muito e que seja prazeroso para você, que vc possa conectar com algo que vc já tenha algum conhecimento prévio, encontrar um bom professor e fazer amizades com pessoas que também estejam aprendendo o que vc decidiu aprender mas já tenham um conhecimento um pouco maior que o seu e conte com o apoio dessas pessoas. E principalmente que o percurso do aprendizado seja mais importante que o resultado final.
@@juliagalli2018 Obrigada Julia, realmente é bem difícil quando eu me pego com pensamentos ligados à essa crença, entretanto tento sempre (de maneira ainda não automática) lembrar que todos são capazes de aprender. O que me deixa frustrada só é o tempo que levo pra isso, pq percebo que pelas falhas que eu tive na educação levo muito mais tempo pra aprender que outras pessoas ☠️
@@chezgabrieleluz. Lembre se de que até uma tartaruga pode ganhar uma corrida se tiver estratégias para o percurso e " dentro das regras". E outra: " A pior derrota é nem tentar".
Dra. Roberta é fora da curva, fiquei muito feliz que ela tenha voltado ao podcast, inteligentíssima e nos faz entender que muitas coisas que parecem óbvias, precisam ser ditas. Diversos insides com esse episódio. Parabéns 🎉 👏🏻
Gostei demais do conteúdo, aprendi demais com a conversa com a doutora Roberta. A parte sobre digitar e escrever a mão foi esclarecedor. Vale cada minuto dessa conversa!
Fui tentar responder a questão que o Lutz fez aproximadamente nos 50 minutos e escrever aqui(- precisa de um bom professor, precisa respeitar a carga cognitiva, precisa dar um passo atrás descansar, resgatar um conceito anterior e juntar com o novo conceito.) Aí ela respondeu boa parte.
Obrigada, pelos conhecimentos compartilhados. Aprendizados novos se compreende a partir dos conhecimentos que já temos. Quanto mais temos conhecimentos,mais fácil de aprender ou compreender novos conhecimentos.
Podemos utilizar todos os conceitos e teorias para ensinar e aprender. Atuo como psicoeducadora e aplico conforme o momento. O olhar invistigativo do educador orienta o aprendizado para ser aplicado. ❤
Também fiquei perplexa ao ouvir o Lutz falar errado... "soar" realmente decepcionou. Espero que ele tenha lido os comentários que apontam o erro e, corrija.
Ele deve saber, mas qualquer um pode ser vítima dos vícios de linguagem. Não diminui o valor do discurso, principalmente tendo em vista que é raro vê-lo cometer esses errinhos.
Interessantíssimo 👏 27:00 com as novas tecnologias , vivo buscando tutorial que é o ensino direto ... perdemos tempo que atualmente é ouro buscando base onde existe; 29:00 perfeito , um caminho estruturado de conhecimento perceptível e alinhavel ... ela aprenderia mas exigiria muito dela . Tipo as novas tecnologias são altamente evoluidas pq existe essa transmissão. Da criação do fogo , a energias, as radios transmissões ou transmissões são passagens que exige esta comunicação.
O aprendizado pela audicao pode até ser um neuromito. Mas eu aprendo e guardo e sempre fui bem em meus estudos ao oyvir o prof. Diferente de anotar. Creio que existe um ponto solto na teoria de vcs.
Mas o ponto explorado nessa teoria é que você não aprende mais ou menos por conta disso, você vai bem em seus estudos porque o professor soube transmitir o conhecimento para você. Digamos que o professor muito bom te explicou algo através do visual E um professor ruim te explicou algo através da audição Você não aprendeu mais porque escutou, logo, você não "aprende mais" por ser um "aluno auditivo"
Talvez a vida detenha um significado volátil, 'simples assim', ou uma ressignificação volátil. O que definiria a vida como uma resposta a algo, um feedback de alguma coisa? Em contrapartida, a memória pode ser uma representação contraproducente à suposta definição de significado da vida./ legal pensar❤
Lutz, eu me indentifico com você em como elaraborar perguntas para se fazer entender. Para mim, está clara a minha dúvida, mas quando tento dizer para o outro, não me entendem😅
11:52 sobre a insider 😊: comprei duas, elas amassam sim, lavando na mão ou centrifugando na máquina. MAS amei que não tem etiqueta costurada no tecido pois causa alergia, o tecido é “ pesado” porém leve no corpo e veste bem. Gostei 😊
Oie! Seria possível colocar no descritivo o nome dos pesquisadores que ela cita? Tentei pesquisar o "Toven" pela sonoridade, mas não encontrei. Quero fazer uma pesquisa mais aprofundada, mas prefiro com indicação. :) Obrigada
Henry L. Roediger III | John T. Bruer | Endel Tulving | Livro: Armadilhas camufladas de ciência - Marcelo G. Schappo | Livro: É assim que aprendemos - Stanislas Dehaene | Pam Mueller e Daniel Oppenheimer (escrita x digitação)
Eu não encontrei nenhum professor de matemática, que foi capaz de me ensinar e, entender as complicações de x, y, etc...Não sei resolver isso, fiz o enem, e não resolvi essas questões, acho que a metodologia deve ser falha, só pode ser. Sou muito revoltado por isso.
Eu me sinto um et, não consigo aprender nada, habilidades que muitos tem como entender coisas, extrair conhecimento não é meu forte, talvez seja tdah 😢
Excelente conteúdo!! Mas ela poderia falar um pouquinho mais devagar, pq aí a fala ficaria menos atropelada e melhoraria na transmissão das informações... É muito conhecimento e a fala dela às vezes não acompanha
Quando assisto uma pessoa que não estou conseguindo acompanhar, diminuo a velocidade do vídeo, assim como aumento quando a pessoa fala muito lentamente. Tentei isso.
Muitas voltas para explicar que é necessário primeiro saber oque é neurociência , ou qualquer outra matéria ou assunto. Tudo começa na definição OQUE É ? daí vai avançando e juntando as partes
Explicações muito confusas. Até o entrevistador não conseguia elaborar perguntas objetivas.Toda vez que ele para e fala: ENTENDI, e faz pergunta a partir da resposta, não sai lé com cré. Fica claro que ele não entendeu. Resumindo; No início, não estava entendendo nada, no final parecia estar no início. Rsrsrs.
Tive a mesma sensação. Acredito que o conteúdo explicado conseguiu atingir o público acadêmico, quem já tem o conhecimento “prévio” sobre o assunto, como ela mesma explicou, pois assim podem utilizar referências que já possuem para compreender o que foi falado. Para um público leigo que, como eu, teve curiosidade em entender um conteúdo capaz de melhorar a memória e a capacidade cognitiva, confesso que achei um pouco “atropelado” os assuntos.
Já é Black Insider! #InsiderStore
Garanta até 40% de desconto usando o cupom LUTZBF!
Link: creators.insiderstore.com.br/LUTZBF
Para lembrar:
1) Recuperação ativa. Tentar lembrar sem ver anotações
2) Repetição espaçada. Dar um tempo e lembrar novamente
3) Prática intercalada. Lembrar um conceito e depois outro de outro assunto.
Boa sorte.😊
Eu aqui, professora de escola pública, ouvindo isto confirmar minhas hipóteses....e vendo o fracasso escolar já planejando pelo sistema acontecendo, triste!
Exato, fracasso planejado, o pior, todos sabem, todos vêem, mas ninguém faz nada, inclusive as famílias.
Pois é
Prof Roberta foi minha professora na faculdade e do grupo de neurociências, excelente profissional, que papo legal desses dois
Dra. Roberta é sempre uma potência, com respostas precisas e assertivas! Como professor, também agradeço por defender a aula objetiva, estruturada e direta como a mais efetiva, segundo as evidências mais contundentes da psicologia da aprendizagem.
Pra mim o que faz uma aula ser boa é a habilidade que um instrutor tem de passar a informação de uma naneira simples e lógica. Há pessoas que tem muito conhecimento, mas elas não conseguem compartilhar essas informações de forma compreensível. E já outras conseguem explicar algo complexo de uma forma cativante e que é possível entendimento.
Nossa! Comungo do mesmo sentimento! Fiquei angustiada em alguns momentos dessa apresentação! Lutz vc é incrível cara, salvou a interlocução desse podcast!
Obrigada por defender a importância da aula, do ensino, do professor, do processo de aprendizagem e por elucidar muitas outras coisas que aqui nesta plataforma vem sendo atacado e colocado como bode expiatório dos problemas educacionais das novas gerações. 🎉
Amooo o esse PODCAST. Pq eu adoro entender melhores formas de ensinar. Sou professora particular de inglês, dou aula há 21 anos ( 20 em cursos de idiomas com Metodologia e abordagens distintas) , muita coisa eu sei empericamente pq sempre dei muito do meu toque nas aulas . Aprender sobre o porquê funciona é fascinante. E aprender, me atualizar para sempre tirar o melhor dos meus alunos é minha missão.
Eu tenho traumas com o ensino direto pois não tive apoio dos meus professores da vida, era punida quando errava e então hoje quando devo aprender com alguém ensinando fico ansiosa, me sinto burra e digo que aprendi sem aprender.
Como faz falta um professor competente, como faz falta uma estrutura de ensino adequada, com investimento rela em educação e na docência(pois se não tiver isso poucos professores chegarão a um nível adequado de competência) Mas para seu caso, você precisa saber que todo mundo é capaz de aprender, inclusive o que você descreveu só foi possível pois você precisou utilizar duas habilidades complexas que é escrever e pensar sobre seu processo de aprendizado e inteligência(metacognição) Minha sugestão é você escolher algo para aprender que você queira muito e que seja prazeroso para você, que vc possa conectar com algo que vc já tenha algum conhecimento prévio, encontrar um bom professor e fazer amizades com pessoas que também estejam aprendendo o que vc decidiu aprender mas já tenham um conhecimento um pouco maior que o seu e conte com o apoio dessas pessoas. E principalmente que o percurso do aprendizado seja mais importante que o resultado final.
@@juliagalli2018 Obrigada Julia, realmente é bem difícil quando eu me pego com pensamentos ligados à essa crença, entretanto tento sempre (de maneira ainda não automática) lembrar que todos são capazes de aprender. O que me deixa frustrada só é o tempo que levo pra isso, pq percebo que pelas falhas que eu tive na educação levo muito mais tempo pra aprender que outras pessoas ☠️
@@chezgabrieleluz. Lembre se de que até uma tartaruga pode ganhar uma corrida se tiver estratégias para o percurso e " dentro das regras". E outra: " A pior derrota é nem tentar".
@luizsantana2109 obrigada Luiz! São pensamentos que tenho que automatizar ainda...
Maravilhosa!!!!!
Dra. Roberta é fora da curva, fiquei muito feliz que ela tenha voltado ao podcast, inteligentíssima e nos faz entender que muitas coisas que parecem óbvias, precisam ser ditas. Diversos insides com esse episódio.
Parabéns 🎉 👏🏻
Gostei demais do conteúdo, aprendi demais com a conversa com a doutora Roberta. A parte sobre digitar e escrever a mão foi esclarecedor. Vale cada minuto dessa conversa!
Vc continua sendo o melhor, Lutz. Parabéns a vc e sua convidada.
Como leiga digo que aprendo e compreendo muito nessas entrevistas todas. Agradecida!
Sensacional, como professora universitária e mãe. Levarei comigo muitas informações super importantes que aprendi nessa 1h e meia.
Fui tentar responder a questão que o Lutz fez aproximadamente nos 50 minutos e escrever aqui(- precisa de um bom professor, precisa respeitar a carga cognitiva, precisa dar um passo atrás descansar, resgatar um conceito anterior e juntar com o novo conceito.) Aí ela respondeu boa parte.
Conhecimentos agregadores!! Muito bom. A primeira participação dela foi tão boa quanto essa. Excelente profissional!!!
Cachorro Doido
A Dr. Roberta Ekuni é muito fera.❤
Obrigada, pelos conhecimentos compartilhados. Aprendizados novos se compreende a partir dos conhecimentos que já temos. Quanto mais temos conhecimentos,mais fácil de aprender ou compreender novos conhecimentos.
Podemos utilizar todos os conceitos e teorias para ensinar e aprender. Atuo como psicoeducadora e aplico conforme o momento. O olhar invistigativo do educador orienta o aprendizado para ser aplicado. ❤
Lutz, por favor, lembre de que Quem SOA é Sino. Uma pessoa SUA, transpira.
Ajudou bastante 👏👏👏
E tem doutorado. Para a gente saber que ninguém sabe tudo.
Também fiquei perplexa ao ouvir o Lutz falar errado... "soar" realmente decepcionou. Espero que ele tenha lido os comentários que apontam o erro e, corrija.
Ele deve saber, mas qualquer um pode ser vítima dos vícios de linguagem. Não diminui o valor do discurso, principalmente tendo em vista que é raro vê-lo cometer esses errinhos.
Gostei muito desse conteúdo 😊
Eu também , Caninana
Excelentes conhecimentos!
Interessantíssimo 👏 27:00 com as novas tecnologias , vivo buscando tutorial que é o ensino direto ... perdemos tempo que atualmente é ouro buscando base onde existe; 29:00 perfeito , um caminho estruturado de conhecimento perceptível e alinhavel ... ela aprenderia mas exigiria muito dela . Tipo as novas tecnologias são altamente evoluidas pq existe essa transmissão. Da criação do fogo , a energias, as radios transmissões ou transmissões são passagens que exige esta comunicação.
O aprendizado pela audicao pode até ser um neuromito. Mas eu aprendo e guardo e sempre fui bem em meus estudos ao oyvir o prof. Diferente de anotar. Creio que existe um ponto solto na teoria de vcs.
Mas o ponto explorado nessa teoria é que você não aprende mais ou menos por conta disso, você vai bem em seus estudos porque o professor soube transmitir o conhecimento para você.
Digamos que o professor muito bom te explicou algo através do visual
E um professor ruim te explicou algo através da audição
Você não aprendeu mais porque escutou, logo, você não "aprende mais" por ser um "aluno auditivo"
Muito interessante essa molecada reinventando a roda e desmistificando dEUSES.
Que delícia ouvir a Roberta! Sobre a memória de procedimento/implícita um ótimo exemplo é do músico Herbert Vianna dos Paralamas do Sucesso
Talvez a vida detenha um significado volátil, 'simples assim', ou uma ressignificação volátil. O que definiria a vida como uma resposta a algo, um feedback de alguma coisa? Em contrapartida, a memória pode ser uma representação contraproducente à suposta definição de significado da vida./ legal pensar❤
Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento ❤
Lutz, eu me indentifico com você em como elaraborar perguntas para se fazer entender. Para mim, está clara a minha dúvida, mas quando tento dizer para o outro, não me entendem😅
Adorei toda as experiências e explicações.
Que ótimo conteúdo!!!!
Quando ela falou sobre memória não declarativa, eu pensei: meus sonhos. Eu sei na minha cabeça, embora eu tente, não consigo explicar kkkk
Maravilhoso 😊❤
11:52 sobre a insider 😊: comprei duas, elas amassam sim, lavando na mão ou centrifugando na máquina. MAS amei que não tem etiqueta costurada no tecido pois causa alergia, o tecido é “ pesado” porém leve no corpo e veste bem. Gostei 😊
Exato
Mas você depois de lavar na lava e seca, estendeu, deixou a roupa esticada e passou a mão?
Uma boa noite a todos!
Boa noite , Cascavel
CARAMBA, MUITO BOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Estudar para vida❤❤❤
Caí aqui e adorei o conteúdo
“Eu deveria ter trazido o meu cérebro!” 😅😅😅 Mesmo sem ele, arrasou! ❤
Que legal.
Essa dos 10% tem até música do Raul "Ouro de Tolo"
Achei a Roberta um pouco ansiosa na entrevista, vou tentar ver tudo. O assunto parece interessante
É o pensamento rápido
Estou ouvindo esta entrevista jogando Paciência e Mahjong! 😂😂😂
Ouvir Betoven pode nal alterar o cohnitivo, mas faz adulto com gosto refinado de musica.
Oie! Seria possível colocar no descritivo o nome dos pesquisadores que ela cita? Tentei pesquisar o "Toven" pela sonoridade, mas não encontrei.
Quero fazer uma pesquisa mais aprofundada, mas prefiro com indicação. :)
Obrigada
Henry L. Roediger III | John T. Bruer | Endel Tulving | Livro: Armadilhas camufladas de ciência - Marcelo G. Schappo | Livro: É assim que aprendemos - Stanislas Dehaene | Pam Mueller e Daniel Oppenheimer (escrita x digitação)
@@wil2375oi, muito obrigada :)
Que massa¡
Verdade , Sucuri
Eu não encontrei nenhum professor de matemática, que foi capaz de me ensinar e, entender as complicações de x, y, etc...Não sei resolver isso, fiz o enem, e não resolvi essas questões, acho que a metodologia deve ser falha, só pode ser. Sou muito revoltado por isso.
Ajuda aí gente a palavra é associação no tempo 50 minutos do podcast
O Lutz se cobra muito... igual a mim. Mas eu tenho tentado relaxar, pra não surtar.😂
Alguém sabe o nome desse artigo que fala do prejuízo do celular na sala de aula?
Eu me sinto um et, não consigo aprender nada, habilidades que muitos tem como entender coisas, extrair conhecimento não é meu forte, talvez seja tdah 😢
Bem instrumental esse podcast ...
Excelente conteúdo!! Mas ela poderia falar um pouquinho mais devagar, pq aí a fala ficaria menos atropelada e melhoraria na transmissão das informações... É muito conhecimento e a fala dela às vezes não acompanha
Quando assisto uma pessoa que não estou conseguindo acompanhar, diminuo a velocidade do vídeo, assim como aumento quando a pessoa fala muito lentamente. Tentei isso.
Indica um livro bom de neuro ?
Muitas voltas para explicar que é necessário primeiro saber oque é neurociência , ou qualquer outra matéria ou assunto. Tudo começa na definição OQUE É ? daí vai avançando e juntando as partes
✅
👏👏👏👏
🎉🎉🎉🎉
Ou seja, exatamente o contrário do que pregam as redes públicas de ensino atualmente. Seria proposital?
Usando a lógica. Sempre conclui que ativar tal área do cérebro 🧠 é um vazio em termos pedagógico. Do tipo. OI?
Igual dizer que tem inteligência emocional ou outras. E um Vazio pedagógico do tipo. OI?
❤🎉😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Meu Deus o cara e destro e quer tocar como canhoto .😂
Ela tem muito conhecimento mas pouca didática como ela propria citou de outra pessoa… q pena nao ficou vlaro o conteúdo pra mim
Talvez só falte a prática de explicação para o público. Construir mais storytelling. Mas muitas partes deu pra entender.
Explicações muito confusas. Até o entrevistador não conseguia elaborar perguntas objetivas.Toda vez que ele para e fala: ENTENDI, e faz pergunta a partir da resposta, não sai lé com cré. Fica claro que ele não entendeu. Resumindo; No início, não estava entendendo nada, no final parecia estar no início. Rsrsrs.
Tive a mesma sensação. Acredito que o conteúdo explicado conseguiu atingir o público acadêmico, quem já tem o conhecimento “prévio” sobre o assunto, como ela mesma explicou, pois assim podem utilizar referências que já possuem para compreender o que foi falado. Para um público leigo que, como eu, teve curiosidade em entender um conteúdo capaz de melhorar a memória e a capacidade cognitiva, confesso que achei um pouco “atropelado” os assuntos.
Camiseta de poliester purooo,faz muito mal a pele😂
Por isso que ninguém convence o petista da sua ilusão 😅
Ela se enrola um pouco.
Bem que você poderia interromper menos a entrevistada.
Nossa ele não fala quase nada e ele precisa perguntar
❤🎉😮😮😮😮😮😮😮😮😮