Sabe o que mais amo em você Manu? Como você consegue nos aproximar... você já virou parte da nossa vida. Compartilhar uma vivência sua e do seu filho é de uma delicadeza ímpar. Gratidão Manu!
Seus vídeos ao mesmo tempo que trazem um conforto, trazem também uma angústia. O conforto, porque entendo o que está acontecendo comigo, a angústia, porque quero começar a produzir novas respostas. Estou no processo de recuperação de um término de relacionamento, fui traída. E isso me destruiu. Mas eu comecei a perceber que eu fui me sabotando, por medo do abandono, comecei a abandonar, me afastar. E óbvio que isso resultou na traição. E essa sensação de raiva e frustração, acontecem mesmo. Parece que não vou dar conta e superar isso. Enfim, gosto de compartilhar aqui parte desse em processo, parece que vou me despindo desse medo, dessas expectativas e da raiva também por ainda não conseguir produzir as respostas necessárias. Obrigada por mais um vídeo Manu ❤️
Aprendi com Emanuel que a traição diz mais sobre o outro do que sobre você! Tenta não se angustiar procurando motivos para se culpar e siga acompanhando os vídeos. Tenho certeza que farão muito bem. Caso ainda não esteja na Autoescrita avalie a possibilidade de se inscrever. 😊😉
@@JanineSOli Obrigada Janine,essa é a parte mais dificil de passar por uma traição, entender que tem a ver com o outro e não com a gente. Vou assinar agora em Maio e começar com na autoescrita, já faço terapia acredito que irá agregar muito nessa minha recuperação. Obrigada pelas palavras.
O nome desta série é literal, SALVA VIDAS, e salva mesmo a vida, o dia!!!!!! Meu filho faz igualzinho o Martin, 😂 muito cansativo tudo isso... Mass.... Seguimos
Depois que iniciei o me conhecer cada dia mais, cresço a cada vídeo seu Manu. Hoje vejo que terminei um relacionamento que era muito importante para mim pelo medo de decepcionar a outra pessoa, pois não me sentia capaz e teve todas essas fases, medo e a resposta foi raiva e implodi a relação. Hoje nós conversamos, ele ainda é meu amigo e falei o que tudo isso me causou, inclusive identifiquei em minha infância onde tive essa reação a primeira vez, quando meu pai morreu e virei o taz mania, na minha vida e de todos a minha volta, me isolando completamente por medo e reagindo com raiva.
Há que pensar no ideal de eu superior às nossas possibilidades. Mais fácil achar que as circunstâncias eram impossibilitantes, que o parquinho já estava queimado. Fica garantida a autoestima.
Faz muito sentido, me identifico demais! Algo que aprendi a reconhecer na terapia é que costumo abandonar antes de ser abandonada, justamente por ser insuportável a sensação de não dar conta, de ser abandonada no final.
Manu, esse teu exemplo hoje foi maravilhoso. Tenho um neto de 7 anos e o pai e mãe dele estão passando pelo mesmo processo que você passou. No caso dele terminou 2020 e ele não aprendeu a ler. Eu tentei ser a professora por zoom e ele começou a dizer: Vovó eu não estou mais gostando de computador, acho que vou dar para minha irmãzinha. Tchau!....Agora ele está começando a ler também com o pai dele e uma professora particular...mas é um sofrimento para todos os envolvidos...Muito obrigada por compartilhar conosco!
Parabéns! Um tema maracilhoso, abordado c tanta clareza! Maturidade é isso: encarar o medo de errar. E se não der certo tenta de novo...uma hora a coisa engrena e vai dar certo. Suas expressões faciais foram maravilhosas! Sem zoação! Muito engraçadas! Rsrsrs! Bom dia!
Martin me fez lembrar de quando tentava aprender química. Destruí o livro na parede. Minha mãe dizia que a gente não podia tirar notas vermelhas porque ela era professora. Era já vergonha. Depois que cresci ficava pensand pq naquela época não conseguia enxergar que uma nota vermelha não era o fim do mundo. Mas aí Emanuel veio me salvar com seus vídeos. Hahaha
Nossa, na minha infância lembro que tinha muito essa cobrança, mas não por minha mãe ser professora, e sim pq meu irmão sempre teve notas boas. Uma vez fiz uma cartinha prometendo pra minha mãe que ia me esforçar pra tirar notas melhores e realmente tentei, mas não consegui. Ela ficou muito brava e rasgou a cartinha na minha frente. Hoje eu tenho mta dificuldade pra me dedicar a qualquer coisa por medo de falhar, principalmente a estudos. E também percebi que possivelmente tive TDAH a vida toda e por isso tive dificuldades com os estudos. Preciso muito de terapia pra tentar resolver essas questões q tem pesado mto até hoje, mas infelizmente a (falta de) grana não permite.
@@MarcosCedrazB Sinto muito, tenta ver terapia online, vc conhece o Zenklub? É um aplicativo/site que tem preços mais acessíveis nas sessões. Eu sei que juntando tudo parece dar mais caro, mas vc pode conversar com o terapeuta, fazer de 15 em 15 dias ou aproveitar quando entrar uma grana. Fica a dica, fica bem querido.
otimo videeeo como sempre, manu! e uma observação em relação ao exemplo q vc deu, acho q mtos pais perceberam isso nessa pandemia: sou pedagoga, valorizem os professores todos e muuuito os pedagogos, alfabetizadores... esse processo eh super complexo, e às vezes temos que equilibrar isso tudo numa sala com 20, 30 crianças! pra gente é preciso mto estudo além de amor, paciencia, cuidado, respeito pelo tempo de cada um (mas sempre lembrando que todos conseguem chegar la de um modo ou de outro, dentro de suas proprias limitaçoes) e tbm sempre lidar com seu ego! ser professor é um exercicio potente e constante para deixar seu ego de lado, eh super dificil, mas é um instrumento de libertacao tbm! viva às professoras e professores! valorizaçao para todos nós!
Que louco, sua experiência com Martin parece a minha experiência com o meu pai. Ele me ensinava matemática de um jeito muito rude, dizendo que eu era burro, não conseguia fazer conta e etc. Eu apanhava e tudo hehe. Cresci achando que não era bom em matemática e nunca seria. Mais tarde ,num concurso militar, eu acertei 9 de 12 questões de matemática (relativamente difíceis) e meio que, estudando pela internet eu desbloqueei essa habilidade rsrs. Louco, mais é a vida. Hj, graças a deus, não há necessidade de fazer conta nenhuma no meu trabalho, isso fica para a contabilidade kkkkkkk
Eu meio q desconfiava q me boicotava em certas questões, só não sabia, conscientemente, o que fazia (e claro, ñ via lógica nisso). Mas ao assistir esse vídeo posso me arriscar dizer q minha vida se baseia em Autossabotagem 😔
Que dó de vocês dois com essa história da alfabetização rs. Se apresentarmos as letras e sílabas aos três anos, nos joguinhos "pedagógicos" de dominó das sílabas, memória... a criança aprende fácil, rápido e se divertindo. Um belo dia tudo junta, faz sentido e a criança lê num outdoor, na tela da TV ou do computador e nos surpreende. A escola e sua formalização às vezes exerce uma pressão desnecessária. Mas, que bom que deu certo e que vocês conversam sobre. Para além do exemplo, obrigada por sua explicação sempre muito rica e clara. Gosto muito. Enxergo sempre algo (s) em mim.
Vejo assim: uma coisa é olhar para o evento e analisa-lo; outra coisa é olhar o evento e querer que ele, simplesmente, passe. Na maioria das vezes, quando dizemos frases como essa ("fulano gosta de sofrer") estamos, apenas, reduzindo o nosso esforço e guardando o pouco de energia que nos sobra para analisar algo que seja realmente relevante para nós. É uma espécie de seleção mais-ou-menos-natural do nosso foco de análise. Uma estratégia de auto-sobrevivência. Simplificamos, reduzimos o problema a nada, tornamos a discussão rasa, neutralizamos qualquer importância possível. O que eu acho mais problemático em frases assim, e olha que uso esse tipo de frase o tempo todo, é o julgamento irresponsável e desnecessário. São frases totalmente irrelevantes para qualquer tipo de debate.
Eu tô rindo de felicidade?? Kkk Isso é a resposta do pq eu não consigo seguir a minha carreira musical/artística. Eu tô em choque... O peso da possibilidade! A grande tensão... Nossa!
Eu vivo fazendo isso nos meus relacionamentos: não sei lidar com os problemas aí eu fodo com tudo. Depois me arrependo, mas já não há o que fazer, eu destruí tudo.
Meu rito diário no café da manhã é assistir os vídeos do Manu e aprender mais sobre mim. Bom dia pessoal!
Auto sabotagem: É querer muito brincar, mas a gente acaba botando fogo no parquinho...😂Arrasou Manu...🙏✨
Kkkkkkkkkkk
É querer fazer carinho no coleguinha e lascar uma mordida daquelas inesquecíveis! Kkkkkk (Eu já fui dessas violentas kkkkk)
"quantas vezes você faz o 'não quero' na sua vida naquilo que seria importante para você". comecei a chorar aí e não parei mais...
Sabe o que mais amo em você Manu? Como você consegue nos aproximar... você já virou parte da nossa vida.
Compartilhar uma vivência sua e do seu filho é de uma delicadeza ímpar.
Gratidão Manu!
Parece que descreveu o meu funcionamento. É um sentimento tão ruim. Esse medo do medo.
Seus vídeos ao mesmo tempo que trazem um conforto, trazem também uma angústia. O conforto, porque entendo o que está acontecendo comigo, a angústia, porque quero começar a produzir novas respostas.
Estou no processo de recuperação de um término de relacionamento, fui traída. E isso me destruiu. Mas eu comecei a perceber que eu fui me sabotando, por medo do abandono, comecei a abandonar, me afastar. E óbvio que isso resultou na traição.
E essa sensação de raiva e frustração, acontecem mesmo. Parece que não vou dar conta e superar isso.
Enfim, gosto de compartilhar aqui parte desse em processo, parece que vou me despindo desse medo, dessas expectativas e da raiva também por ainda não conseguir produzir as respostas necessárias.
Obrigada por mais um vídeo Manu ❤️
Aprendi com Emanuel que a traição diz mais sobre o outro do que sobre você! Tenta não se angustiar procurando motivos para se culpar e siga acompanhando os vídeos. Tenho certeza que farão muito bem. Caso ainda não esteja na Autoescrita avalie a possibilidade de se inscrever. 😊😉
@@JanineSOli Obrigada Janine,essa é a parte mais dificil de passar por uma traição, entender que tem a ver com o outro e não com a gente. Vou assinar agora em Maio e começar com na autoescrita, já faço terapia acredito que irá agregar muito nessa minha recuperação. Obrigada pelas palavras.
O nome desta série é literal, SALVA VIDAS, e salva mesmo a vida, o dia!!!!!!
Meu filho faz igualzinho o Martin, 😂 muito cansativo tudo isso... Mass.... Seguimos
Depois que iniciei o me conhecer cada dia mais, cresço a cada vídeo seu Manu.
Hoje vejo que terminei um relacionamento que era muito importante para mim pelo medo de decepcionar a outra pessoa, pois não me sentia capaz e teve todas essas fases, medo e a resposta foi raiva e implodi a relação. Hoje nós conversamos, ele ainda é meu amigo e falei o que tudo isso me causou, inclusive identifiquei em minha infância onde tive essa reação a primeira vez, quando meu pai morreu e virei o taz mania, na minha vida e de todos a minha volta, me isolando completamente por medo e reagindo com raiva.
Há que pensar no ideal de eu superior às nossas possibilidades. Mais fácil achar que as circunstâncias eram impossibilitantes, que o parquinho já estava queimado. Fica garantida a autoestima.
Tinha acabado de começar a sofrer por memórias e conexões absurdas, e esse vídeo providencialmente vem para interromper o ciclo. Ufa! Obrigada!
Que bom que você existe, Emanuel.
Se acertar é bom, acabo de crer que continuar tentando é essencial. brigada! brigada! brigada!!!
Faz muito sentido, me identifico demais! Algo que aprendi a reconhecer na terapia é que costumo abandonar antes de ser abandonada, justamente por ser insuportável a sensação de não dar conta, de ser abandonada no final.
"Este é o melhor vídeo da história deste canal!" ARAGÃO, Emanuel kkkkkk ameeeeeeei esse! Bateu em mim demaaaais! Rolou essa implosão ontem comigo! 🙈
Manu, esse teu exemplo hoje foi maravilhoso. Tenho um neto de 7 anos e o pai e mãe dele estão passando pelo mesmo processo que você passou. No caso dele terminou 2020 e ele não aprendeu a ler. Eu tentei ser a professora por zoom e ele começou a dizer: Vovó eu não estou mais gostando de computador, acho que vou dar para minha irmãzinha. Tchau!....Agora ele está começando a ler também com o pai dele e uma professora particular...mas é um sofrimento para todos os envolvidos...Muito obrigada por compartilhar conosco!
Parabéns! Um tema maracilhoso, abordado c tanta clareza! Maturidade é isso: encarar o medo de errar. E se não der certo tenta de novo...uma hora a coisa engrena e vai dar certo.
Suas expressões faciais foram maravilhosas! Sem zoação! Muito engraçadas! Rsrsrs!
Bom dia!
Martin me fez lembrar de quando tentava aprender química. Destruí o livro na parede. Minha mãe dizia que a gente não podia tirar notas vermelhas porque ela era professora. Era já vergonha. Depois que cresci ficava pensand pq naquela época não conseguia enxergar que uma nota vermelha não era o fim do mundo. Mas aí Emanuel veio me salvar com seus vídeos. Hahaha
Nossa, na minha infância lembro que tinha muito essa cobrança, mas não por minha mãe ser professora, e sim pq meu irmão sempre teve notas boas. Uma vez fiz uma cartinha prometendo pra minha mãe que ia me esforçar pra tirar notas melhores e realmente tentei, mas não consegui. Ela ficou muito brava e rasgou a cartinha na minha frente.
Hoje eu tenho mta dificuldade pra me dedicar a qualquer coisa por medo de falhar, principalmente a estudos. E também percebi que possivelmente tive TDAH a vida toda e por isso tive dificuldades com os estudos. Preciso muito de terapia pra tentar resolver essas questões q tem pesado mto até hoje, mas infelizmente a (falta de) grana não permite.
@@MarcosCedrazB Sinto muito, tenta ver terapia online, vc conhece o Zenklub? É um aplicativo/site que tem preços mais acessíveis nas sessões. Eu sei que juntando tudo parece dar mais caro, mas vc pode conversar com o terapeuta, fazer de 15 em 15 dias ou aproveitar quando entrar uma grana. Fica a dica, fica bem querido.
@@nayanafonseca8686 Obrigado! Já ouvi falar mas nunca parei pra ver. Vou olhar direitinho e tentar pelo menos uma pra ver se curto.
Chorei assistindo esse vídeo... como conseguiu explicar meu processo de maneira tão clara.
otimo videeeo como sempre, manu! e uma observação em relação ao exemplo q vc deu, acho q mtos pais perceberam isso nessa pandemia: sou pedagoga, valorizem os professores todos e muuuito os pedagogos, alfabetizadores... esse processo eh super complexo, e às vezes temos que equilibrar isso tudo numa sala com 20, 30 crianças! pra gente é preciso mto estudo além de amor, paciencia, cuidado, respeito pelo tempo de cada um (mas sempre lembrando que todos conseguem chegar la de um modo ou de outro, dentro de suas proprias limitaçoes) e tbm sempre lidar com seu ego! ser professor é um exercicio potente e constante para deixar seu ego de lado, eh super dificil, mas é um instrumento de libertacao tbm! viva às professoras e professores! valorizaçao para todos nós!
Que lindo que você e Martin conversam sobre seus processos ❤️
Que louco, sua experiência com Martin parece a minha experiência com o meu pai. Ele me ensinava matemática de um jeito muito rude, dizendo que eu era burro, não conseguia fazer conta e etc. Eu apanhava e tudo hehe. Cresci achando que não era bom em matemática e nunca seria. Mais tarde ,num concurso militar, eu acertei 9 de 12 questões de matemática (relativamente difíceis) e meio que, estudando pela internet eu desbloqueei essa habilidade rsrs. Louco, mais é a vida. Hj, graças a deus, não há necessidade de fazer conta nenhuma no meu trabalho, isso fica para a contabilidade kkkkkkk
Que história bonita, Manu! Quanta lucidez e conhecimento de si. Só aprendo por aqui.
Não vai embora Manu!!!!!!!
Eu meio q desconfiava q me boicotava em certas questões, só não sabia, conscientemente, o que fazia (e claro, ñ via lógica nisso). Mas ao assistir esse vídeo posso me arriscar dizer q minha vida se baseia em Autossabotagem 😔
Sensacional! Muito claro! Obrigada Manu!
Estou ficando viciada nisso daqui... Estou literalmente trocando os pensamentos repetitivos por estes vídeos! A dose só tá aumentando 🤪
Hahahaha
A tese... 💣
cê faz tocar na ferida cara ! muito obrigada
parece bom ser filho do manu kk
Perfeito! Parabéns Manu
Já aconteceu comigo mts vezes, com trabalho e relacionamento.
Ai, Manu, que vídeo maravilhoso. Esse canal é dos amores que tenho na vida. ❤️
Que dó de vocês dois com essa história da alfabetização rs. Se apresentarmos as letras e sílabas aos três anos, nos joguinhos "pedagógicos" de dominó das sílabas, memória... a criança aprende fácil, rápido e se divertindo. Um belo dia tudo junta, faz sentido e a criança lê num outdoor, na tela da TV ou do computador e nos surpreende. A escola e sua formalização às vezes exerce uma pressão desnecessária. Mas, que bom que deu certo e que vocês conversam sobre. Para além do exemplo, obrigada por sua explicação sempre muito rica e clara. Gosto muito. Enxergo sempre algo (s) em mim.
Vejo assim: uma coisa é olhar para o evento e analisa-lo; outra coisa é olhar o evento e querer que ele, simplesmente, passe. Na maioria das vezes, quando dizemos frases como essa ("fulano gosta de sofrer") estamos, apenas, reduzindo o nosso esforço e guardando o pouco de energia que nos sobra para analisar algo que seja realmente relevante para nós. É uma espécie de seleção mais-ou-menos-natural do nosso foco de análise. Uma estratégia de auto-sobrevivência. Simplificamos, reduzimos o problema a nada, tornamos a discussão rasa, neutralizamos qualquer importância possível.
O que eu acho mais problemático em frases assim, e olha que uso esse tipo de frase o tempo todo, é o julgamento irresponsável e desnecessário. São frases totalmente irrelevantes para qualquer tipo de debate.
Ótimos exemplos sempre Manu!!!💙
Boa
Muito bom!
Implodir é fooodaaaa.
Parece q no fim das contas tudo eh medo de abandono e rejeição
Maravilha
Amei
Café com Manu. Obrigada!
Faço sempre..😪
🤗❤️
Eu tô rindo de felicidade?? Kkk Isso é a resposta do pq eu não consigo seguir a minha carreira musical/artística.
Eu tô em choque... O peso da possibilidade! A grande tensão... Nossa!
👏👏👏
Quando estava na escola, eu não estudava pras provas, porque assim se tivesse uma nota baixa, seria por não ter estudado e não por ser burra! Rsrs
Qual é este video de amanha, pelo amor de deusssssss??!!
❤️❤️❤️
Eu vivo fazendo isso nos meus relacionamentos: não sei lidar com os problemas aí eu fodo com tudo. Depois me arrependo, mas já não há o que fazer, eu destruí tudo.
📱🎧📚📖📝🤔😀👍🏾