Ela é apenas um indivíduo. Ela não representa os jovens. Ela é exceção. A juventude brasileira está perdida antes de nascer. Basta olhar para os pais e para o país.
Sou angolano. Conheci o método do professor Pier Luigi e comecei a apoiar aos meus filhos que estavam ainda na primária. Foi um êxito. Meus filhos sempre estiveram no topo dos alunos de mérito na sua escola. Meu filho quando passou da 9ª classe para a 10ª teve a melhor média que alguma vez houve na escola. Desde aí tem sido sempre o melhor aluno com média de 20 a matemática. Terminou agora o secundário e concorreu para a universidade. Entrou para a primeira escolha. Concorreu para uma universidade em Portugal e obteve média para poder entrar. De notar que o programa português é mais exigente que o angolano e mesmo assim ele consegui médias superiores a estudantes da escola portuguesa que seguem o programa português. Isso sem ter frequentado aulas de preparação. Sempre com o método o professor Piero. Concorreu também para uma bolsa para o Brasil e embora o ainda não tenha saído a lisa de escolhidos, na entrevista disseram que ele tinha todas as chances de poder ser escolhido pra um dos cursos mais exigentes da actualidade. Engenharia aero espacial. O meu eterno agradecimento ao professor Piero e ao seu método. Quando o meu filho ter a maior média da história a escola foi convidado a subir ao palco para explicar o que eu fazia para que ele fosse o melhor aluno. Aí falei do método do professor Piero. E nas reuniões de pais não me canso de explicar aos pais cujos filhos têm problemas de aprendizagem.
Tão jovem e tão coerente! Parabéns! Conheci esse homem de perto, participei de várias conferências, devido ao meu trabalho. Infelizmente estava cega, ao mesmo tempo, com medo de perder o meu emprego, porque tinha que criar e sustentar dois filhos sozinhas. Tenho vergonha dessa passagem. Até que em 2000, no Congresso “Um Olhar para Paulo Freire” em Evora, Portugal, decidir desmascara-lo, quando fui convidada a me retirar, embora muitos me aplaudissem, eu saí da conferência. Faça mais vídeos, mas coloque a sua fala normal, pq vc colocou muito rápida. Quem tem problema de surdez não consegue acompanhar vem, como eu. Um abraço no seu coração e gratidão.
PARABÉNS!!! NÃO LIGUE PARA A TURMINHA AÍ QUE AINDA NÃO CONSEGUIRAM SAIR DESTE OCEANO DE RETÓRICAS QUE NÃO LEVAM A NADA. QUEM POSSUI UM POUQUINHO DE COGNIÇÃO NÃO ENTRA NESTA CORRENTEZA. TUDO "MALABARISMO RETÓRICO" PARA DEFENDER ASSASSINOS.
Vou escrever aqui uma nota de pé de página que tem na Pedagogia do Oprimido e vocês CRENTELHOS de M3RD@ me dizem se está errado (TEM QUE FALAR COM TODAS AS LETRAS: "ESTÁ ERRADO E O CERTO É...")Vou citar ipsis literis: "Talvez dês esmolas. Mas, de onde as tiras, senão de suas rápidas cruéis, do sofrimento, das lágrimas, dos suspiros? Se o pobre soubesse de onde vem o teu óbolo, ele o recusaria porque teria a impressão de morder a carne de seus irmãos e de sugar o sangue de seu próximo. Ele te diria estas palavras corajosas: não sacies minha sede com as lágrimas de meus irmãos. Não dês ao pobre o pão endurecido com os soluços de meus companheiros de miséria. Devolve a teu semelhante aquilo que reclamaste e eu te serei muito grato. De que vale consolar um pobre, se tu fazes outros cem?" pág 42.
Tudo é ringue social mesmo... Parabéns pela excelente análise. Você leu na fonte e fez a crítica. Quando faço isso, alguns colegas ficam ofendidos comigo. Mas é só mostrar trechos _ipsis litteris_ . Justamente como você fez. Ganhou um inscrito!
oh mano, as pessoas não deveriam ficar ofendidas. Penso que deve ser muito difícil estudar algo apenas por um partido político. Acho que o que dá mais força de vontade para estudar algo é a busca pela verdade.
👍 Esse autor voltou a ser comentado esse ano, qdo completaria 100 anos, acho. Me lembrei que, quando eu estudei Psicologia, na década de 70, esse livro estava na bibliografia - assim como CHOMSKI, ENGELS e outros. (Eu não me lembrava do conteúdo; era muito jovem na época.)
não entendo porque hoje as pessoas demonizam um lado sem nem ter contato com ele, acham que se você ler/consumir x coisa automaticamente você se torna parte dela, século xxi veio com essa cultura de bolha pelo extremismo identitario que a internet causou
Sou, professor e também li esta obra com a mesma expectativa, achei que ia encontrar um método técnico capaz de agregar minha didática e cheguei a mesma conclusão. Ai fica a pergunta... Porque nossa educação é tão ruim? Porque a educação precisa ser ancorada em ideologias ? Porque a educação quase sempre é comandada por teóricos que nunca entraram numa sala de aula e pouco sabe das dificuldades de um professor. Acho que oprimido nesta realidade é o professor. É muito triste ver o tipo de geração que está pedagogia atual está formando. Sabem ler e escrever mas não sabem pensar. Será que isso é proposital ???? Parabéns pela explicação sobre Paulo Freire...
Se você é professor sabe que a educação decaiu por causa da política educacional que visa facilitar a aprovação para diminuir gastos com reprovação. Este video foi desonestidade intelectual do inicio ao fim. A menina leu freire aos olhos de revolução comunista. Freire em pedagogia do oprimindo fala que o aluno não é uma conta bancária onde o professor deposita o seu conhecimento ele propõe uma educação viva onde professor dialoga com o aluno para construir o conhecimento. Se vou dar uma aula de ácido falo sobre o cotidiano que envolve o aluno falo sobre limão acidez de estômago enfim abordo todo o seu cotidiano para depois definir ácido no rigor científico. Freire esta dentro do socioconstrutivismo ajuda a entender vygotsky.
Freire trata opressor e oprimido não no sentido de luta de classe como foi interpretado neste video mas no sentido de valores sociais opressores como padrão de beleza o professor conteudista que deposita o seu conhecimento como se o aluno fosse uma conta bancária esta oprimindo o aluno. A menina ridicularizou educação bancária no sentido freiriano e distorceu opressor e oprimido tratando como ideologia tratando como revolução comunista
Você não pode culpar a formação pois a pedagogia é padrão no mundo todo e segue uma grade curricular começa com vygotsky passa por Piaget e estuda varias correntes. Se retirar freire nada a altera então não faz sentido responsabilizar freire A menina fez um espantalho de freire para criticar freire. Tenho poucas critica a freire mas critica honesta são saudáveis neste video todas as criticas foram desonestas
@@paulofurtado7548 em 1989 minha professora da 4 série disse: escreva como vc fala: "pra", ao invés de "para" e assim por diante... A professora disse: fiz um curso pedagógico de atualização do Paulo Freire. O que vc quer mais, para saber a genesis desta tragédia chamada educação brasileira. Na 5 série fui para escola particular e minha mãe pagava aula particular de português, pois eu não sabia escrever.
O método ensinado, principalmente em SP através de vários cursos de capacitação já nos anos 90, foi o construtivismo de Emília Ferrero. Uns 10 anos depois, vendo o fracasso do método, supervisores iam nas escolas e faziam reuniões com professores com a seguinte ideia: Se vocês continuarem a reprovar alunos , vão reduzir as classe e ficarem sem emprego no futuro. 3 classes de 30 alunos de 1 série, com a reprovação, resultaria 1 classe de 2 série. Isso eu ouvi numa reunião de professores no interior do estado de SP. Não era professora, mas entendi a ideia . Começou a aprovação continuada e o governo tinha dados para mostrar aos órgãos internacionais.
aí surgiu as universidade para todos, graduação disponível para analfabetos funcionais ou seja a universidade hoje do "bem vindes caloures" tenha um diploma mas nao tenha conhecimento
De fato Paulo Freire não desenvolveu um método. Seu modelo estava mais pra uma metodologia( ramo da lógica que se ocupa dos métodos das diferentes ciências). Essa metodologia era composta por ciclos( ou fases). Em um primeiro momento uma equipe fazia um primeiro contato e coletava dados ( palavras e frases do contexto aquela região). Depois acorrida uma seleção, onde as que as palavras e frases mais comuns eram selecionadas. O próximo passa era formar os cadernos de ensino. Os professores fragmentavam as palavras em fonemas. Assim os alunos aprendiam a ler e escrever palavras e frases do seu contexto. Leia o livro " a importância do ato de ler". O formato apresentado por ele pode ser atualizado, e usado no sistema de educação. Vou desconsiderar seu comentário na parte da visão política. Pois minha idéia foi trabalhar apenas a questão da metodologia.
Sou angolano. Conheci o método do professor Pier Luigi e comecei a apoiar aos meus filhos que estavam ainda na primária. Foi um êxito. Meus filhos sempre estiveram no topo dos alunos de mérito na sua escola. Meu filho quando passou da 9ª classe para a 10ª teve a melhor média que alguma vez houve na escola. Desde aí tem sido sempre o melhor aluno com média de 20 a matemática. Terminou agora o secundário e concorreu para a universidade. Entrou para a primeira escolha. Concorreu para uma universidade em Portugal e obteve média para poder entrar. De notar que o programa português é mais exigente que o angolano e mesmo assim ele consegui médias superiores a estudantes da escola portuguesa que seguem o programa português. Isso sem ter frequentado aulas de preparação. Sempre com o método o professor Piero. Concorreu também para uma bolsa para o Brasil e embora o ainda não tenha saído a lisa de escolhidos, na entrevista disseram que ele tinha todas as chances de poder ser escolhido pra um dos cursos mais exigentes da actualidade. Engenharia aero espacial. O meu eterno agradecimento ao professor Piero e ao seu método. Quando o meu filho ter a maior média da história a escola foi convidado a subir ao palco para explicar o que eu fazia para que ele fosse o melhor aluno. Aí falei do método do professor Piero. E nas reuniões de pais não me canso de explicar aos pais cujos filhos têm problemas de aprendizagem.
Eu até evito ter pensamento crítico sobre as obras ideológicas kkkk para não bagunça minha cabeça, preciso seguir a ideologia deles e depois penso por si so
Tiago desconfio de uma formação pedagógica que se complete com qualquer opinião de um site que se diz Brasil paralelo. No mais, se vc não aprendeu em sua formação que um livro não traduz um pensamento, você foi enganado!
Li, fiz resenha, apresentei em sala de aula, estudei a biografia. A análise do vídeo é bastante parecida com as minhas conclusões. Paulo Freire é um herói construído. Toda ideologia política tem os seus, uma pessoa que personifica os ideiais etc e tal. Desempenham o papel dos apóstolos na propagação da ideologia. Temos outros, como citado, Che Guevara. A personificação de ideias é um instrumento poderosíssimo para o exercício do poder, uma espécie de atalho cognitivo para que a pessoa não precise pensar muito no conteúdo teórico que está defendendo mas forme uma imagem mental e afetiva com as ideias das quais está militando.
@@Fabio-bo2vz Que bom que vc leu alguma coisa, mas sabemos que uma resenha parte de uma obra e também ver a bibliografia e conhecê-la são duas coisas. Porém Fábio, por favor, leia o resto da bibliografia e pesquise também como Pulo Freire influenciou a atual Pedagogia norte americana. Bjs
Vc já assistiu ao documentário Guerra Contra à Inteligência, do Brasil Paralelo. Esse "método" Paulo Freire foi proibido em alguns países. Escolas que tinham notas excelentes, após adotarem o "método" Paulo Freire caíram de nível.
Parabéns, sua análise parece que tem a honestidade intelectual como referência e isso é fundamental para o sucesso pessoal e quiçá o profissional. Pessoas como você contribuem imensamente com a sociedade e merecem o respeito e admiração de todos. Quanto ao seus comentários, faço minhas suas palavras em especial quando cita a incoerência de quem tem tantas referências de tiranos e sanguinários para construir uma obra libertadora como deve ser a educação, fica claro que é pura manipulação política e, na minha modesta opinião, com pitadas de sadismo, psicopatia e meio diabólica.
Sinceramente... Comecei assistir achando que seria uma merda, mas vc está de parabéns !!!! Bela análise, vc realmente foi muito bem na sua visão sobre o livro e sobre esse "ícone" da educação... Não importa em que lado vc está, se quer uma boa educação esse cara não é um exemplo pra ninguém, o que ele e seus fiéis seguidores fizeram foi enraizar na nossa educação uma ideologia que já vem desde a pré escola e que hoje infelizmente é muito difícil de apagar... Talvez daqui uns 20 anos, se mudar o método de ensino agora, tenhamos menos pseudo comunistas robotizados e tenhamos pessoas pensantes e uma educação mais justa e que realmente ensine
Acho que você só está reproduzindo o discurso de ódio da direita ao autor, não vejo aprofundamento da obra nem nenhum questionamento sobre o conteúdo. So reproduziu o discurso ofensivo mesmo taxativo com relação à sua ideologia
@@leonardomustafe9834 Ela fez um outro vídeo um ano depois desse, com análise de Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da autonomia, cpmparando-os. Elas mesmo afirma o primeiro vídeo não estava tão bom.
Desamarre e gose: Sou alfabetizado analfabeto político exatamente igual a maioria dos brasileiros, principalmente os tais portadores dos diplomas curso superior,até esse nome classificação superior,lembra um grande amigo na minha infância lá na roça,um jumento pau pra toda obra, empolga mais saber porque o Brasil jumentologo ataca cuba+ Venezuela+ Bolívia únicos países das Américas que erradicaram o analfabetismo. Pense, é grátis
@@helciohds1027, amigo, olha que show a Aula Inaugural do Curso Paulo Freire - Educador do Povo, pelos 100 anos dele: ruclips.net/video/6R2GFRScn5Y/видео.html
@APARECIDA ARAUJO DOS SANTOS nunca li tanta merda em tão poucas linhas. A ideia do pensamento crítico vem de muito antes da ideia de direita ou esquerda política. Essas coisas datam da Grécia de Platão, com os filósofos daquela época. Mesmo naquela época, os alunos eram encorajados a desafiar intelectualmente seus instrutores. Atualmente é que não há mais isso, o que professor fala é lei na sala, principalmente se for em uma "universidade".
Caraca! Parabéns pelo vídeo! Parece que vc é muito honesta em sua proposta e também a realiza muito bem! Que da hora!! Tudo de bom e continue com esse belo canal!
É só pegar a colocação do Brasil nos rankings de educação mundial e você descobre na hora o "bem" que a "pedagogia" do Sr. paulo freire fez para a educação brasileira.
O período histórico mudou, mas a ideologia transmitida pelo livro permanece a mesma. Che Guevara continua sendo Che, Mao Tse continua sendo Mao, revolução socialista continua sendo revolução socialista, luta de classes, continua sendo luta de classes. Para de passar paninho pra essa obra suja.
Na minha época os professores já militavam dentro da sala de aula, imagina hoje. Por isso oriento meus filhos o caminho em que devem andar, amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.
@@apredendomatematica responda isso nas entrevistas de emprego, nos testes admissionais, nos concursos e vestibulares. O aluno precisa aprender o conteúdo das matérias.
@@giselerodrigues2511 a escola não existe somente somente para ensinar conteúdos, mas educar para a cidadania. Percebe-se que Educação não é o seu forte. Abraços!
@@apredendomatematica Educa-se o aluno para Buscar a VERDADE, como Socrátes e Platão. Vc pode exercer a Cidadania na China, no Nazismo da Alemanha ou no regime Cubano. Se a pessoa Buscar a verdade, o restante vem como consequência. Parabéns @giselerodrigues2511 por educar seus filhos em casa, um dos fatores que mais contribui para o sucesso do aluno é a dedicação dos Pais no processo educacional.
Demagogia do oprimido seria um nome melhor pra isso. Seria este tipo de filosofia que queria tornar bandidos em oprimidos e trabalhadores honestos em opressores? Crianças necessitam de limites e serem disciplinadas. Tirar autoridade de professor é a raiz da violência dentro de sala de aula. Lei das palmadas pra tirar autoridade dos pais. Enfim, PF é um lixo, pra não dizer DIABÓLICO.
Todos os livros dele são panfletário s uma repetição doutrinária. O Paulo Freire usou a educação para divulgação de sua doutrina. Compre outro livro e verá a mesma coisa.
PAULO FREIRE NUNCA FOI PEDAGOGO W NUNCA ENSINOU UMA CRIANÇA SEQUER...TE REFUTEI E VC CONTINUA SEM MOSTRAR ARGUMENTOS...FATO Q O SEU "DEFENDIDO MÉTODO PF" É UMA 💩 DOUTRINADORA"..KKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@walquirialobato5313 Realmente você escreveu 3 comentários e nenhum argumento... Vc deveria se perguntar porque idolatra alguém a favor de quem nem consegue argumentar, mas sente-se obrigada a atacar quem critica.
@@walquirialobato5313 Não, você não deu resposta a nenhuma afirmação. É só reler os comentários e constatar isso. Os comentários da moça são num tom irônico e isso pode irritar quem gosta de Paulo Freire. Mas tudo que ela falou está correto, tanto que você não achou nada para rebater e se limitou a chamar de iletrada a moça que tem dezenas de vídeos de resenha de livros.
Tive que ler esse livro em uma disciplina na faculdade de licenciatura em química, sinceramente não vi nada de inovador,apenas mais um compilado de Marx é Piaget, engraçado é que eu tive que fazer de tudo pra não tecer críticas ao livro pq a professora era marxista ferrenha rsrsrs...eu jamais iria fazer isso pq não queria repetir a matéria de bobeira né 😂 Conclusão: As universidades brasileiras, inclusive de humanas querem formar robôs e não questionadores,daí a gente consegue imaginar o pq da educação brasileira estar nos piores lugares do ranking mundial da educação, e se vc for discutir por detalhes vc ainda é visto como ruim rsrsrs... não pode questionar, enfim, ótimo vídeo, parabéns.😉
Eu também! Esse livro é quase uma regra no curso de Padagogia. Graças a Deus não me rendi a tanta incoerência, frases sem nexo nenhum... Parece uma farsa.
Acredito que no livro “Educação como Prática da Liberdade”, Paulo Freire deixa mais claro seu método de alfabetização de adultos. Explicando como colocar em prática as 5 fases do "Círculo de Cultura". Em todo o livro ele deixa bem evidente seus objetivos. No início ele faz aquele discurso de sempre, "liberdade", "opressão" "indivíduos críticos", "democracia", "diálogo", etc. Que o foco principal dessa prática educativa é a liberdade, que só se alcança na participação "livre" e "crítica" dos educandos. Ele tenta despertar seus leitores para uma responsabilidade social e política. Mas diz: "Cabe aos políticos, não ao educador, a tarefa de orientar esta tomada de consciência numa direção especificamente politica". O que é contraditório com o que encontramos em suas obras, visto que, ele mesmo direciona os educadores e educandos ao mesmo pensamento político que ele. Freire afirma que essa educação se consegue por meio de uma modificação no conteúdo programático da educação, e que o diálogo nasce da crítica. Segundo ele, quem dialoga, dialoga com alguém sobre alguma coisa. Essa coisa é o NOVO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESSA EDUCAÇÃO. Quando ele apresenta como aplicar esses conceitos na prática em 5 fases, ele destaca o DEBATE. E que esse debate se inicia com o levantamento do contexto e universo vocabular dos grupos que serão alfabetizados. Essas palavras irão apontar para as PALAVRAS GERADORAS, e a alfabetização irá girar em torno dessas palavras que irão gerar outras palavras. Exemplo, "POVO" PA - PE - PI - PO - PU VA - VE - VI - VO -VU Depois dessa separação silábica, surgirão novas palavras com essas sílabas. E por fim, ao final do livro, ele apresenta as figuras que faz parte desse debate. Desenhos que cria um diálogo sobre "opressão", "trabalho", etc. O que deixa bem evidente seus objetivos.
Up para o povo que tá achando o vídeo super instrutivo ler. Serio, gente. Se vocês acham que essa menina resumiu Paulo Freire, vocês tão muito enganados.
eu li Paulo Freire e achei uma bosta kkkk (intelectualmente falando), mas cada um é cada um. A questão da alfabetização é mais complexa do que isso, o método que vc expôs só serve pra quem tem boa consciência fonológica,a pessoa não vai saber (isolar o som) fonemas com esse método. Bom, só gostaria que as pessoass lessem vários pedagogos e saíssem da bolha do freire para ver outras possibilidades de trabalho
Esse método não criação deste senhor. E o objetivo desta "alfabetização" relâmpago era "criar" eleitores para a esquerda, uma vez que analfabeto não tinha direito a voto. E fazer com que pessoas adultas soubessem escrever o próprio nome para votarem nesses socialistas. Ele não criou método nenhum.
Não não, esse método serve para todas as idades, foi e é usado na Suíça e Finlândia (País número 1 em educação no mundo) foi usado no colégio que ganhou prêmio de melhor colégio dos EUA , em Massachusetts. Ele só não foi usado no Brasil, por isso que tá essa merda a Educação.
@Luciana Castrillon Passe as referências ao público por gentileza, mas não dê pérolas PRIVADAS aos porcos. A gente só sabe que eles existem depois que emitir grunhidos em defesas de Paulo Freire.
@Luciana Castrillon Isso mesmo, Luciana ! Ele pegou a ideia de Laubach e enfiou um monte de ideias Marxistas no meio, foi reconhecido em vários lugares do mundo por aqueles que pensam como ele pensava, e ficou com o mérito !
@@informalista, poxa! Voce quer saber do assunto, ou quer apenas detratar o pedagogo, como *um porco diante de pérolas?* Dito isto, *tenho certeza de que não servirá de nada, mas, postarei assim mesmo!* *Como uma verdadeira Madre Tereza!* *AOS DETRATORES IGNORANTES* Frank Laubach foi um missionário protestante que realizou trabalhos de alfabetização de adultos em vários países, passando aquilo pelo Brasil em 1943. Num resumo bem ínfimo, a prática do Laubach envolvia utilizar palavras familiares dos adultos e jovens que fossem alfabetizados como base das aulas. E esse sistema foi aplicado desde a metade da década de 1940 aqui no Brasil. *A principal diferença* da concepção freiriana de educação não está em *o que ensinar,* mas, *em como ensinar!* O *método Freire* *não usa cartilha pronta,* ele parte de uma pesquisa do que ele chamava de *universo vocabular do grupo,* e com isso escolhiam as *palavras geradores.* E pra iniciar os trabalhos começava com a discussão do conceito científico de cultura, tentando mostrar pras pessoas que iam ser alfabetizadas que elas têm tanto valor quanto pessoas letradas, também sendo produtora de cultura no cotidiano delas. Sempre apresentando a importância do conhecimento de cada um, *atitudes que Lobach não tomou.* *LINKS INÚTEIS PARA DETRATORES, POR MOTIVOS OBVIOS* (www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/397/415). -- *FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO: 100 ANOS DE PAULO FREIRE* ruclips.net/video/rQ3bVqlBN9A/видео.html
Nossa aqui na Dinamarca amam ele e usam método desde os anos 80 e a educação é show! Ele não é marxista, é da teoria da libertação, ele critica o comunismo por proibir a religião e vetar a pluralidade de idéias. É so ver na obra dele, esse é um dos livros, o ideal seria uma pessoa da pedagogia avaliando a obra geral. Tanto que ele foi recebido nos EUA em plena guerra fria, um marxista nunca seria!
@@luizantoniodeoliveira9974, Teologia da Libertação, não teoria. É antiga e é um movimento dentro da Igreja Católica, de padres preocupados com a fome, a miséria, a péssima saúde e a péssima educação dos seus paroquianos. Vários padres abraçaram a Teologia da Libertação, entre eles o Leonardo Boff e o Frei Beto. *SUA FALA* Carol Falcão teoria da libertação não foi fundada pelo frei Beto . Que era um revolucionário comunista no tempo dos militares?
@@carolinafd seu texto tem tanta incongruência e deformidade temporal, que fica até difícil responder. Teoria da Liberação, não é freiriana, não existe método de Paulo Freire, a ser implementado e ele foi referenciado no exterior como uma teoria, que aplicada, se tornou um vexame.
Excelente vídeo... poxa parabéns.... faz mais vídeos... faz um vídeo pra cada capítulo.... por favor isso ia ser lindo,,,, já li também esse livro e tive conclusões parecidas com as suas....
Parabéns pela.sua clareza, sinceridade e coragem de expor o que é a obra de Paulo Freire. Até hoje não conheci qualquer "solialista" que tenha lido alguma "obra" de Paulo Freire, mas agridem aqueles que já leram e comentam o que realmente são as suas ideias, ou melhor dizendo, ideologia.
@@gabrielvieira4689 ela é aplicada nas universidades, e se "não foi aplicada" porque as pessoas defendem algo que não sabem se é bom, eu fiz licenciatura na USP e tinah vários doutores freirianos , mas quem nunca tinham educado uma criança sequer. Fazem graduação,mestrado e doutorado e se fecham no mundo da Universidade, quem vai pra prática saber que essas teorias são ruins.
@@matheusfernandes5824com todo respeito, mas você não sabe do que está falando. E é muito visível que o MÉTODO do Paulo Freire não é APLICADO, apesar dele ser sim estudado
Parabéns!!!! Bom ver que há jovens como você! Sem preconceito! Fez uma leitura muito crítica e coerente da obra. Sem olhar enviesado e apenas com constatações! A grande contribuição de Paulo Freire foi a de fazer com que todos percebessem que a leitura é a chave da libertação (não a que tem analogia com a revolução, mas a que de fato traz a autonomia ao cidadão). Já que leu esta obra, leia a pedagogia da autonomia. É uma publicação mais recente de Freire sem tanto viés político marxista.
Você tá achando que um militante socialista como ele, deixou de sê-lo em algum momento? Acorda, mulé! O cara era um alucinado que chamava assassinos de "exemplo de amor" e claramente sua principal intenção era formar agentes revolucionários, não cidadãos com pensamento livre. eheheh, pelo jeito você é mais uma das que leu e não entendeu nada.
Só pra constar, eu me considero "fora da bolha", e o vídeo chegou a mim. Nunca tive opinião formada sobre PF pq não conheço sua obra, mas sua a análise me desperta a curiosidade de ler e pode me posicionar. Parabéns pela dialética! Belo vídeo!
@Lucas Teixeira, pois então tá aqui uma excelente oportunidade pra voce saber quem é Paulo Freire! É a Aula Inaugural do Curso Paulo Freire - Educador do Povo, pelos 100 anos dele, gratuita, no RUclips. Espero que vc veja: ruclips.net/video/6R2GFRScn5Y/видео.html
Lucas eu também só vi falar de paulo freire na grande mídia inclusive no mês de setembro 21, e só se confirma a grande mídia tentando nos influenciar para o comunismo, essa professora nos alertou, obrigado
@@kleberferreiramunhoz594, *mídia grande te influenciando pro Comunismo?* A *mídia golpista, que pertence às 5 famílias mais ricas do Brasil????* A *mídia golpista que meteu o pau na Presidente Dilma, por ela DEFENDER nosso Pré-Sal?????*
Li pouca coisa de PF. Mas é necessário ler seus livros e não ficar ouvindo análises e opiniões enviesada de determinados áudios. Mas a análise desta menina foi ponderada,logo serve como estímulo para ler e tirar nossas próprias conclusões. Filminhos contra ou a favor não o definem, e sim suas obras.
Eu achei interessante que ela não falou das referências bibliográficas desse livro e depois foi ler os livros mais citados e verificar as fontes tb..... Mas eu já fiz isso e não tem nada de Marx, mas tem muito de Karl Popper e Max Weber, dois liberais.
100% de procedência, honestidade intelectual é algo admirável. Meus dois centavos a demagogia do vitimista: Sabemos que a educação do brasil é uma das piores do mundo, vamos lá: qi médio do brasileiro há 10 anos atrás era cerca de 87, já deve está nos 83, lembrando que primatas já registram 90 de quociente de inteligência, a média mundial é 100 e a média do japão é 110, ou seja, para o exército do EUA que o cara precisa ter pelo menos 85 de qi, o brasileiro com o qi médio está fora. Segundo o inaf 64% dos brasileiros são análfabetos ou semianálfabetos, tanto quem nunca frequentou aulas como também quem está em doutorado na facul. No pisa enem mundial, o brasil desde 2003 só não fica em último colocado porque os organizam do pisa acrescentam países com problemas muito mais preocupantes do que os do brasil, em 2024 foram acrescentadas as questões que avaliavam a criatividade humana (para medir o que não poderia ser facilmente replicada por inteligência artificial) e o brasil ficou em um dos últimos colados, mas... em matemática não, em mt o brasil fica em último colocado em todas as edições mesmo. Aqui é ou não é o filme idiocracia, com essa forma de colégio prussiano com base de ensino construtivista de vigotsky, wallon, piaget (distorcido) e paulo freire. O sistema educacional brasileiro ficou incompatível com o funcionamento do cérebro humano, salve rarissímas exceções é claro, tanto do ensino públ e ainda mais no ensino particular. Fora que ler livros também aumenta a inteligência, e por aqui isso é desestimulado, com aqueles montes de livros chatos sendo obrigatorios, desde o ensino fundamental. No brasil livro só vira moda quando lançam filme dele. Para finalizar, também em 2024 de acordo a instituição truth quest, divulgou que no quesito "capacidade de adultos identificarem se uma notícia online é verdadeira" o brasil ficou em último colocado entre os 21 países analisados.
Vejo seus vídeos faz pouco tempo, mas acho que neste você se equivocou um pouco. Tudo bem com isso, vou tentar colocar algumas ideias aqui para acrescentar outra visão a essa discussão. Primeiro, ele tem método, sim, talvez suas amigas precisavam ter o estudado com mais profundidade, mas não as culpo. Eu fiz Letras e Pedagogia, fui entender de Paulo Freire apenas no mestrado porque antes disso as aulas não tinham a profundidade necessária, mas o tratam como se fosse muito simples. Freire traz conceitos complexos de teor teórico, não é com a leitura de um livro que se pode ter uma visão crítica da pedagogia dele, mas sugiro aos curiosos que desejam saber de um método para trabalhar Freire de maneira prática na sala de aula que pesquisem sobre o uso de rede temáticas no ensino problematizador. Eu o uso em sala de aula e é muito bom! O Currículo escolar é extremamente impessoal (e deve ser, pois seu objetivo é padronização), mas com as redes temáticas é possível trabalhar os conteúdos de uma maneira ajustada a realidade dos alunos e como professora acho muito legal, mesmo. Só que esse livro que você leu, em específico, apresenta uma pedagogia, cabe aos que desejam entender Freire saber a diferença disso e método antes de criar essa expectativa em um livro que tem literalmente a palavra pedagogia no título. Segundo, é claro que é marxista. Você não esperar isso é o que me surpreendeu. Mas tudo certo, você não sabia. Criticou as pessoas que não querem a revolução socialista e leem Paulo Freire, mas eu pessoalmente gosto de passar as ideias dele em uma peneira e reter o que é bom, principalmente porque as pedagogias de direita me foram muito decepcionantes, também. É preciso fazer um mix, não sobra alternativa. E, se você acredita que existe alternativa, estou aberta a ouvir.
Ótimo seu comentário, um dos melhores! Obrigada por dividir conosco as ideias que nos levam as reflexão. Eu não sou da área, mas já li alguns livros e o que mais curto é a parte filosófica! (claro, a parte política um pouco também ...srsrsrsrs). As pessoas acham que a pedagogia é uma coisa fácil de ser estudada e aplicada, acho que o erro reside exatamente aí...Geralmente quem fez Letras e Pedagogia tem uma visão das coisas que vai mais além! ...Eu quase ri quando vc escreve "é claro que é marxista"...acredito que aí é que tá, se esperar outra coisa dá esse bug na cabeça ...abraços!
@@diogenes7432 Só demagogia . Não seja dissimulado. A educação nacional é comandada por idólatras do comunista Paulo Freire. Você sabe disso. E é por isto sim que está uma merda !!! Em frente ao Ministério da Educação tem uma figura patética e feia : Paulo Freire rsrsrsrs
@@diogenes7432 Onde está Paulo Freire????? Ele foi colocado como" patrono da educação" rsrsrsrs Se ele não está aqui, porque você se preocupa tanto em defende--lo? Dentro do " método prussiano" tem o miolo " paulofreiriano" que é uma bosta ! Negar o inegável.....eis sua missão
@@diogenes7432 Não. Tenho muitos amigos e conhecidos que são pedagogos, professores....todos idolatram Paulo Freire. Eu, por uma sorte do Destino, fui criado nos moldes de Piaget. Ao menos até próximo da metade de minha longa caminhada. Tenho alunos também. Eu apresento a eles uma visão ampla, para que percebam diferenças, falácias, ineficácias, e aquilo que poderá de fato ajudá-los. Procure conhecer seu inimigo. A Arte da Guerra...
Meu deus estraçalhou o cara que não sabe nada sobre Paulo Freire e repete a baboseira vazia que ele lê em grupinhos bolsonaristas. Que sabor delicioso.
@@zilosfull O patrono dessa vergonhosa educação brasileira é o comunista Paulo Freire. A educação Paulo Freire ,que está nas rabetas do PISA, atrás até de Etiópia. Usem o discursinho que quiserem , mas não vai colar. É Paulo Freire mesmo que tem de ser o patrono dessa porcaria de educação. Quando melhorar a gente coloca outro. Tipo .... Piaget. Não tenho grupinhos de whatsapp, sou formado em História e Enfermagem e sempre ensino a verdade aos meus alunos. Por exemplo, eu ensino a eles que um homem que se veste de mulher continua sendo ele, e que falar " a" Pablo é um atentado a língua portuguesa rsrsrsrs Esse cara, O Pablo terá de fazer exame de próstata kkkUm dia isso vai mudar e teremos uma geração de cabeças pensantes que olharão para pessoas dignas e jamais vão idolatrar um ladrão, semianalfabeto e cachaceiro feito o vagabundo do Lula. Vocês se dizem tão intelectuais e admiram um ser tosco, sem caráter e ladrão e semianalfabeto. Francamente....
É exatamente por esse tipo de pensamento que há tanta gente alienada e as coisas são tão difíceis de mudar. As pessoas simplesmente não conseguem analisar as coisas de forma coerente, visando a verdade. (Cada um veste sua máscara de cavalo e só consegue olhar reto). O vídeo dela foi certeiro, independentemente de viés político. Liberte-se dessa bobagem de direita e esquerda e seja bem vindo a um mundo muito além da sua bolha política.
Você apaga os comentários de quem discorda? Nunca vi uma criança falar tanta barbaridade. E só vejo aplausos. Acho que os comentários contrários são censurados.
Exatamente. Aqui os comentários são livres, verdadeiramente livres até para você equivocadamente me chamar de criança (sou casada, tenho filho, mestrado em Economia)
@@academiabocault Chamei de criança sem a intenção de desrespeitar. Acredito sinceramente que, assim como as crianças, você manifesta o que pensa baseada no que aprendeu até hoje. E que se tiver a humildade das crianças vai continuar aprendendo e vai pensar diferente. Não igual a mim, espero, mas muito melhor.
Explico melhor os conceitos desse vídeo no vídeo que coloquei na descricao. Não há infantilidade nenhuma em expor o que o livro é: um livro de filosofia marxista aplicada a educação. Nem faço juízo de mérito se é algo ruim. E isso nem é controverso na academia, basta dar um Google rápido.
Exatamente. Quando comecei o curso de Letras, foi o primeiro autor que foi passado para nós. Cara, eu era o único da sala que achava doentias as falas do Freire, principalmente em relação a desertores/"traidores da causa" e elogios ao Mao Tse-tung... Beleza, essa questão de "educação bancaria" é uma ideia inteligente, mas de resto, era só coisa louca... Eu entrei na faculdade e fiz vários amigos, mas acabei saindo de lá sem ninguém, só pelo fato de me opor ao Freire (nesse caso, eu receberia o mesmo tratamento que os desertores)...
Na página 166 da 70 edição Paulo Freire escreve o que é libertação: " o importante, do ponto de vista de uma educação libertadora, e não bancária, é que, em qualquer dos casos, os homens se sintam sujeito de seu pensar, discutindo o seu pensar sua própria visão de mundo, manifestada implícita ou explícita, nas suas sugestões e nas de seus companheiros."
Amei! Você é a prova viva de que ainda existe jovens que pensam, desconfiam e vão atrás da verdade! Por mais pessoas assim nesse país lindo, rico, porém, envenenado por ideias torpes!
PAULO FREIRE SOBRE AS CRÍTICAS QUE O FAZEM SEM NEM SEQUER TEREM SE DADO O TRABALHO DE O LER. TRECHO ATUALÍSSIMO. "Certa vez li, em um texto crítico de meu trabalho, que sou pouco rigoroso no trato dos temas. Em certo momento, por uma razão de que já não me recordo, o crítico citou um trecho da Pedagogia do oprimido com um erro lamentável que vinha se repetindo em diferentes reimpressões. “A invasão da práxis” em lugar de “A inversão da práxis”. Me impressionou que um intelectual, que surpreende falta de rigor noutro, não perceba quão pouco rigoroso é ao citar semelhante não-senso: “a invasão da práxis.” E não como prova de minha falta de rigor. Faltoso de rigor, esse intelectual sublinha o pouco rigor do outro. O direito à crítica exige também do crítico um saber que deve ir além do saber em torno do objeto direto da crítica. Saber indispensável à rigorosidade do crítico. Outro dever ético de quem critica é deixar claro a seus leitores que sua crítica abarca um texto apenas do criticado ou sua obra toda, seu pensamento. Se o autor criticado escreveu vários trabalhos, ao criticarmos um deles, não podemos dizer que a crítica é a seu pensamento como totalidade, a não ser que, conhecendo a totalidade, nos convençamos disto. Reitero: o que não é possível é ler um entre dez textos e estender aos nove restantes a crítica feita a um, antes de analisar rigorosamente os demais. A esticidade do trabalho intelectual não me permite a irresponsabilidade de ser leviano na apreciação da produção dos outros. Como disse antes, posso errar, posso me equivocar ou me confundir na minha análise mas não posso distorcer o pensamento que estudo e critico. Não posso dizer que o autor que critico disse Y se ele disse M e eu estou certo de que ele disse M. Não posso criticar por pura inveja ou por pura raiva ou para simplesmente aparecer. É inadmissível que, entre intelectuais de bom nível, escutemos afirmações como esta: - Você já leu um trabalho recente desse autor que você critica tão duramente? - Não. E tenho raiva de quem leu. Este discurso nega totalmente o intelectual que o faz. Pior ainda: este discurso em nada contribui para a formação ético-científica dos alunos ou alunas de tal intelectual. Recentemente escutei de educanda em tom sofrido, o quanto a decepcionara ter ouvido de professor em quem confiava referências críticas a certo intelectual fundadas quase no “me disseram” ou no “é isso o que se diz”. Os professores não ensinamos apenas os conteúdos. Através do ensino deles, ensinamos também a pensar criticamente, se somos progressistas e ensinar para nós, por isso mesmo, não é depositar pacotes na consciência vazia dos educandos. O nosso testemunho de seriedade nas citações ou nas referências que fazemos a autores de quem discordamo s ou com quem concordamos ou, pelo contrário, a nossa irresponsabilidade no trato dos temas e dos autores, tudo isso pode interferir de maneira negativa ou positiva na formação permanente dos educandos. De estudante brasileiro fazendo seu doutoramento em Paris ouvi, anos atrás, o seguinte: “Aprendi recentemente a significação profunda das citações. Estava discutindo um pequeno texto com meu orientador em que fazia uma citação de Merleau-Ponty. O professor fez um gesto de pausa e me colocou duas perguntas: - Você leu, pelo menos, o capítulo inteiro de que você retirou a citação? - Você está mesmo certo de que precisa fazer esta citação?” “Na verdade”, disse o amigo, “não havia lido Ponty e, desafiado pelas perguntas do orientador, fui ao texto de Merleau, revi o meu e percebi que a citação era desnecessária”. Citar, realmente, não pode ser pura exibição intelectual ou remédio para insegurança. Ler um livro, por exemplo, na tradução brasileira, por não dominar suficientemente a língua materna do autor, mas fazer a citação naquela é procedimento pouco ético e nada respeitável. Citar não pode ser, ainda, artifício, através do qual alongamos o nosso texto com retalhos de textos de outros. Creio ser urgente, entre nós, superar este mau hábito que é, no fundo, um testemunho deformante, de criticar, de minimizar um autor, de imputar-lhe afirmações que jamais fez ou distorcer as que realmente fez. E de fazê-lo com ares de seriedade e de certeza tais que poderiam deixar em dúvida até o autor injustamente criticado. Em certo momento do processo os críticos se apoiam apenas no que ouvem e não no que leem ou pesquisam. A crítica fácil, ligeira, se alastra irresponsável e, não raro, se perde no tempo. De repente, se ouve ainda de alguns desses críticos perdidos no tempo, como presenças mal-assombradas, que Freire é idealista. Que a conscientização na sua obra é a melhor prova de sua ilusão subjetivista. Não leram um texto de 1970 em que discuto detidamente este problema, um outro de 1974, ambos publicados pela Editora Paz e Terra em 1975, em Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Não leram uma série de ensaios, de entrevistas, de livros dialógicos aparecidos nos anos 80 e, mais recentemente, a Pedagogia da esperança, um reencontro com a Pedagogia do oprimido, que a Paz e Terra acaba de publicar. Não leram igualmente A educação na cidade publicação da Cortez, de dezembro de 1991. Não que me pense devendo ser lido por toda gente. Não! Mas por quem, criticando-me, não pode furtar-se à leitura do que critica. O direito incontestável de criticar exige de quem o exerce o dever de não mentir." - Paulo Freire, em: Política e Educação, 2001, p. 32-33.
O que é criticado nele, se não me engano, são as ideias e não o método - embora algumas pessoas digam que há um método. Vale dizer que nós somos instruídos a utilizar as ideias de Paulo Freire na educação infantil sim, apesar do enfoque para adultos, as universidades desejam uma Educação que vise a revolução e isso é contrário as ideias de visão restrita que se utiliza de reformas e apostas de baixo risco (acho mais coerente) - o que causa os debates.
Tom bom saber que ainda temos jovens esclarecidos e consciente da verdadeira história desses pseudos educadores, doutrinadores do mal nas universidades. Parabéns! Estou contigo! 👏👏👏👏👏👏👏
@@andreluisperraroalessio1151 Ele nao é comunista, inclusive critica o comunismo por barrar a pluralidade de idéias e as religiões. Inclusive foi recebido e trabalhou nos EUA em plena guerra fria qdo comunistas jamais seriam aceitos. Você não precisa concordar com todas idéias, mas nem por isso deve dizer que é comunista pq ele realmente não é. Aqui na Dinamarca aplicam as teorias pedagógicas dele e a educação é show!
@@luizantoniodeoliveira9974 Não chegaram a aplicar as ideias dele. A maior aplicação foi em alfabetização de adultos em apenas alguns estados, nunca houve uma política nacional com as idéias de Paulo Freire (só no governo JK). Até pq até hoje nunca nenhum governo teve plano sério pra educação básica que não fosse fundado em politicagem, ao invés de teorias da pedagogia. Infelizmente educação básica sempre cai no colo de algum iindicado politico (geralmente pelo centrão). Dizer que o paulo freire é culpado por alguma coisa é covardemente jogar a culpa de anos de descaso num morto que não pode se defender e tirar a culpa de gestões incompetentes na educação (e os políticos seguem se safando). Uma pena esse descaso!
Caracas...essa mocinha soube resumir esse vagabundo do paulo doido freire..como sempre sonhei..ou seja em palavras simples, direta e facil de entender...muito grato por esse vídeo...virei seguidor ávido do canal.
Interessante! Vídeos como esse preocupam os políticos de esquerda. Por isso essa inssistencia em querer "regular" a internet. Uma jovem, inteligente que lê!!! E tem coragem de falar abertamente. Parabéns!
Engraçado que no início do livro já fica claro que não se tratará de explicar a teoria em si, mas sim, discutir sobre ela. Justamente por conta do pensamento crítico que se fala o tempo inteiro, de não ser conduzido por uma opinião alheia sugestionavel, para JUSTAMENTE não direcionar seu entendimento conforme o autor sugere, e sim para que vc reflita sobre as ideias e aplique PENSAMENTO CRITICO PRÓPRIO. O que vc fez no seu vídeo sem perceber, foi aplicar perfeitamente na prática a teoria do pensamento crítico proposto pelo Paulo Freire desde sempre, e vc tá deixando claro que sua interpretação foi exatamente contrária. Vc se colocou dentro da sua ideia, a proposta é que vc não se limite por ela...
na verdade você tem que ter um pensamento critico contra a sociedade opressora patriarcal, racista, machista, homofóbica, blá, blá, blá; agora se você tiver um pensamento critico contra a agenda progressista, aí não. aí não é pensamento critico, a pessoa está apenas está dentro da bolha patriarcal racista, maschista. você acha que os universitários e militantes que consome paulo freire e se diz mente aberta são diferentes dos fanáticos bolsonarista? o "pensamento critico próprio" só é válido se você estiver do lado certo, do seu lado;
Olá, querida, tudo bom? Primeiro, parabéns pela coragem de falar em frente a uma câmera, exposta a opiniões adversas. Isto posto, eu preciso dizer que sua crítica está completamente errada. Sua interpretação de liberdade está completamente equivocada, assim como sua análise sobre o comunismo. Não é uma crítica pessoal, até porque nem te conheço. Mas enfim, possui erros de interpretações graves, o que me faz crer que você não entendeu nem Freire nem Marx. Freire tem influência marxista, é bem verdade. Mas também tem de Husserl, que de marxista não tem nada. Realmente, a única coisa que você falou de perspicaz é o fato de ser uma obra filosófica, porque é mesmo. No tocante ao jogo de palavras com liberdade e revolução, a interpretação de che guevara e tudo que voce disse sobre o comunismo, sinceramente, ruim; para não dizer algo pior. Continue com seu trabalho. Como falei, acho interessante e corajoso o que você faz, mas peço o obséquio que se informe melhor acerca daquilo que você critica. Afinal, pessoas veem seu conteúdo. Um abraço!
Muito boa sua análise. Lúcida e clara. Resumindo o que compreendi dela: Como explicar o grande engodo, parar de bater em espantalho e não ficar apenas no " pau no Freire".
Parabéns pela análise. Eu tenho 59 anos, nunca me importei com ideologias.Na infância estudei em escola pública. No segundo num excelente colégio particular. Estudei numa federal e numa privada. Eu sigo estudando e trabalhando. Sou de classe média e sei que se eu quiser me sustentar e a minha familia eu tenho que ser o melhor possivel. Eu acredito no mérito. Hoje aos 59 anos estou estudando psra ser médico, um sonho antigo, mas continuo exercendo a engenharia.saio se casa ás 7h e chego as23horas. Ainda malho e estudo. Durmo 4h por dia. Paulo Freire nao me interessa, ou outra doutrina qualquer pq no mundo realoque vale é sua capacidade de resiliencia e esforco e saber fazer escolhas certas. Porem essa discussao no Brasil me psrece que tem importância pelo tamanho do Estado brasileiro na economia, dai esses embates ideologicos de sindicatos e etc. Grato por publicar sua análise senhora. Um abraco a todos.
Mais uma inscrita ❤️ e se eu contar pra você que eu tenho um trabalho da faculdade pra fazer onde eu DEVO falar bem de Paulo Freire! Amei tanto tua análise que vou até ler o livro.
Eu também tive um trabalho assim, falei mal. Elogiei Cora Coralina, e Branca Alves. Critiquei a faculdade, e tirei 100. 😂A pessoa que corrigiu, talvez compartilhasse da minha opinião.
Entre Marxistas, Extremista de Direita, Comunistas, Socialistas, Neoliberalista e "todos esses istas", Somos trabalhadores pobres lutando para viver dignamente em um País onde a elite Bilionária, a classe média alta e a grande maioria dos políticos se juntaram para explorar a mão de obra do trabalhador de baixa renda da forma que eles pretenderem.
Eu tô no 6º período de licenciatura em história e é incrível como esse sujeito é adulado e enfiado em basicamente toda disciplina possível. Nunca tinha lido sua obra, apenas tomado ciência desse seu método de "educação libertária" no decorrer da faculdade, que nada mais é do que a ideologia marxista transpassada para meios educacionais no intuito de formar militantes, contudo, removendo todo esse aspecto ideológico, eu ainda achava que sua obra teria algum modelo metodológico de ensino para justificar tamanha adoração... mas, tomando por base sua resenha, agora vejo que não, é só o puro suco do panfleto ideológico mesmo. É nessas horas que vemos como nossa educação está, realmente, imersa de bosta até o âmago.
Ue? eu jurava que tu ia falar algo útil ou algo que me fizesse questionar... cara, colocaram essa roupagem de pedagogo pelo o que ele fez em sua história, mas ele n era pedagogo, ele era mais filosofo mesmo. A parada do método se faz mais pelo uso de uma aprendizagem problematizadora e significativa (com as palavras gerativas) que ele usava nos projetos de educação e quando ele foi secretário da educação, ou seja, usava a experiencia dos alunos como algo pra ser usado em sala de aula, basicamente a educação é pra ser algo que você não entende o motivo pelo o qual tá aprendendo algo. Lembra quando tu tava na escola e tinha vários conteúdos que ninguém sabia te explicar pra que você ia usar aquilo, então isso é a educação bancaria, tu só escuta pq alguém disse que vc precisava escutar e nem entende pra quê... nem é significativo. Ele não foi o único a falar sobre isso, há pedagogos e psicologos já teorizaram sobre isso.
@@lerima1 De educação marxista a gente entende, mas não concorda porque não to a fim de pautar um assunto tão importante em filosofia que coloca um genocida como o Mao Tsé Tung como referencia a ser atingida. Abraços.
Obrigado pela resenha . Sabia q era ruim o método , mas q não existia e que tem este viés de educação travestido de revolução socialista com requintes de sordidez foi fato novo . Nunca é tarde p aprender .
É com surpresa que me deparo com uma jovem, que prova que a juventude brasileira tem salvação! Parabéns!
Ela é apenas um indivíduo. Ela não representa os jovens. Ela é exceção. A juventude brasileira está perdida antes de nascer. Basta olhar para os pais e para o país.
Sou angolano.
Conheci o método do professor Pier Luigi e comecei a apoiar aos meus filhos que estavam ainda na primária.
Foi um êxito.
Meus filhos sempre estiveram no topo dos alunos de mérito na sua escola.
Meu filho quando passou da 9ª classe para a 10ª teve a melhor média que alguma vez houve na escola.
Desde aí tem sido sempre o melhor aluno com média de 20 a matemática.
Terminou agora o secundário e concorreu para a universidade. Entrou para a primeira escolha.
Concorreu para uma universidade em Portugal e obteve média para poder entrar. De notar que o programa português é mais exigente que o angolano e mesmo assim ele consegui médias superiores a estudantes da escola portuguesa que seguem o programa português. Isso sem ter frequentado aulas de preparação. Sempre com o método o professor Piero.
Concorreu também para uma bolsa para o Brasil e embora o ainda não tenha saído a lisa de escolhidos, na entrevista disseram que ele tinha todas as chances de poder ser escolhido pra um dos cursos mais exigentes da actualidade. Engenharia aero espacial.
O meu eterno agradecimento ao professor Piero e ao seu método.
Quando o meu filho ter a maior média da história a escola foi convidado a subir ao palco para explicar o que eu fazia para que ele fosse o melhor aluno. Aí falei do método do professor Piero. E nas reuniões de pais não me canso de explicar aos pais cujos filhos têm problemas de aprendizagem.
O Pierluigi Piazzi DEVERIA SIM ser o patrono da educação do BRASIL.
Ele é o melhor
Concordo também senhor.
Tão jovem e tão coerente! Parabéns! Conheci esse homem de perto, participei de várias conferências, devido ao meu trabalho. Infelizmente estava cega, ao mesmo tempo, com medo de perder o meu emprego, porque tinha que criar e sustentar dois filhos sozinhas. Tenho vergonha dessa passagem. Até que em 2000, no Congresso “Um Olhar para Paulo Freire” em Evora, Portugal, decidir desmascara-lo, quando fui convidada a me retirar, embora muitos me aplaudissem, eu saí da conferência. Faça mais vídeos, mas coloque a sua fala normal, pq vc colocou muito rápida. Quem tem problema de surdez não consegue acompanhar vem, como eu. Um abraço no seu coração e gratidão.
👏👏👏👏👏👏👏 mais aplausos pra vc, prazer em ler isso, parabéns!
♥️♥️♥️♥️♥️👏👏👏👏👏
Não é "SICLANO", é . SICRANO.
PARABÉNS!!! NÃO LIGUE PARA A TURMINHA AÍ QUE AINDA NÃO CONSEGUIRAM SAIR DESTE OCEANO DE RETÓRICAS QUE NÃO LEVAM A NADA. QUEM POSSUI UM POUQUINHO DE COGNIÇÃO NÃO ENTRA NESTA CORRENTEZA. TUDO "MALABARISMO RETÓRICO" PARA DEFENDER ASSASSINOS.
Vou escrever aqui uma nota de pé de página que tem na Pedagogia do Oprimido e vocês CRENTELHOS de M3RD@ me dizem se está errado (TEM QUE FALAR COM TODAS AS LETRAS: "ESTÁ ERRADO E O CERTO É...")Vou citar ipsis literis:
"Talvez dês esmolas. Mas, de onde as tiras, senão de suas rápidas cruéis, do sofrimento, das lágrimas, dos suspiros? Se o pobre soubesse de onde vem o teu óbolo, ele o recusaria porque teria a impressão de morder a carne de seus irmãos e de sugar o sangue de seu próximo. Ele te diria estas palavras corajosas: não sacies minha sede com as lágrimas de meus irmãos. Não dês ao pobre o pão endurecido com os soluços de meus companheiros de miséria. Devolve a teu semelhante aquilo que reclamaste e eu te serei muito grato. De que vale consolar um pobre, se tu fazes outros cem?" pág 42.
Tudo é ringue social mesmo... Parabéns pela excelente análise. Você leu na fonte e fez a crítica. Quando faço isso, alguns colegas ficam ofendidos comigo. Mas é só mostrar trechos _ipsis litteris_ . Justamente como você fez. Ganhou um inscrito!
oh mano, as pessoas não deveriam ficar ofendidas. Penso que deve ser muito difícil estudar algo apenas por um partido político. Acho que o que dá mais força de vontade para estudar algo é a busca pela verdade.
Concordo. Ganhou mais um inscrito.
👍
Esse autor voltou a ser comentado esse ano, qdo completaria 100 anos, acho.
Me lembrei que, quando eu estudei Psicologia, na década de 70, esse livro estava na bibliografia - assim como CHOMSKI, ENGELS e outros.
(Eu não me lembrava do conteúdo; era muito jovem na época.)
GRATA pela resenha.
Você é uma jovem brilhante!
não entendo porque hoje as pessoas demonizam um lado sem nem ter contato com ele, acham que se você ler/consumir x coisa automaticamente você se torna parte dela, século xxi veio com essa cultura de bolha pelo extremismo identitario que a internet causou
Sou, professor e também li esta obra com a mesma expectativa, achei que ia encontrar um método técnico capaz de agregar minha didática e cheguei a mesma conclusão. Ai fica a pergunta... Porque nossa educação é tão ruim? Porque a educação precisa ser ancorada em ideologias ? Porque a educação quase sempre é comandada por teóricos que nunca entraram numa sala de aula e pouco sabe das dificuldades de um professor. Acho que oprimido nesta realidade é o professor. É muito triste ver o tipo de geração que está pedagogia atual está formando. Sabem ler e escrever mas não sabem pensar. Será que isso é proposital ???? Parabéns pela explicação sobre Paulo Freire...
Se você é professor sabe que a educação decaiu por causa da política educacional que visa facilitar a aprovação para diminuir gastos com reprovação. Este video foi desonestidade intelectual do inicio ao fim. A menina leu freire aos olhos de revolução comunista. Freire em pedagogia do oprimindo fala que o aluno não é uma conta bancária onde o professor deposita o seu conhecimento ele propõe uma educação viva onde professor dialoga com o aluno para construir o conhecimento. Se vou dar uma aula de ácido falo sobre o cotidiano que envolve o aluno falo sobre limão acidez de estômago enfim abordo todo o seu cotidiano para depois definir ácido no rigor científico. Freire esta dentro do socioconstrutivismo ajuda a entender vygotsky.
Freire trata opressor e oprimido não no sentido de luta de classe como foi interpretado neste video mas no sentido de valores sociais opressores como padrão de beleza o professor conteudista que deposita o seu conhecimento como se o aluno fosse uma conta bancária esta oprimindo o aluno. A menina ridicularizou educação bancária no sentido freiriano e distorceu opressor e oprimido tratando como ideologia tratando como revolução comunista
Você não pode culpar a formação pois a pedagogia é padrão no mundo todo e segue uma grade curricular começa com vygotsky passa por Piaget e estuda varias correntes. Se retirar freire nada a altera então não faz sentido responsabilizar freire
A menina fez um espantalho de freire para criticar freire.
Tenho poucas critica a freire mas critica honesta são saudáveis neste video todas as criticas foram desonestas
@@paulofurtado7548 em 1989 minha professora da 4 série disse: escreva como vc fala: "pra", ao invés de "para" e assim por diante... A professora disse: fiz um curso pedagógico de atualização do Paulo Freire. O que vc quer mais, para saber a genesis desta tragédia chamada educação brasileira. Na 5 série fui para escola particular e minha mãe pagava aula particular de português, pois eu não sabia escrever.
@@paulofurtado7548 vc leu Freire e não entendeu.
“Devemos ser tolerantes, mas não com nossos inimigos…” Paulo Freire. Oi?
😂😂😂😂
Pois é.
"Ninguém tem culpa dos seus problemas. Ninguém tem culpa se você parou de pensar aos 15 anos" kkkkkkkkkkkkkk. Seus vídeos são ótimos
Ri altoooo😅😅😅😅😅😅😅
Caraca. Parabéns garota. Fico feliz em assistir este vídeo. O Brasil tem jeito, temos jovens que pensam. Temos jovens inteligentes.
O método ensinado, principalmente em SP através de vários cursos de capacitação já nos anos 90, foi o construtivismo de Emília Ferrero. Uns 10 anos depois, vendo o fracasso do método, supervisores iam nas escolas e faziam reuniões com professores com a seguinte ideia: Se vocês continuarem a reprovar alunos , vão reduzir as classe e ficarem sem emprego no futuro. 3 classes de 30 alunos de 1 série, com a reprovação, resultaria 1 classe de 2 série. Isso eu ouvi numa reunião de professores no interior do estado de SP. Não era professora, mas entendi a ideia . Começou a aprovação continuada e o governo tinha dados para mostrar aos órgãos internacionais.
aí surgiu as universidade para todos, graduação disponível para analfabetos funcionais ou seja a universidade hoje do "bem vindes caloures" tenha um diploma mas nao tenha conhecimento
Sem mais.
De fato Paulo Freire não desenvolveu um método. Seu modelo estava mais pra uma metodologia( ramo da lógica que se ocupa dos métodos das diferentes ciências).
Essa metodologia era composta por ciclos( ou fases).
Em um primeiro momento uma equipe fazia um primeiro contato e coletava dados ( palavras e frases do contexto aquela região).
Depois acorrida uma seleção, onde as que as palavras e frases mais comuns eram selecionadas.
O próximo passa era formar os cadernos de ensino.
Os professores fragmentavam as palavras em fonemas.
Assim os alunos aprendiam a ler e escrever palavras e frases do seu contexto.
Leia o livro " a importância do ato de ler".
O formato apresentado por ele pode ser atualizado, e usado no sistema de educação.
Vou desconsiderar seu comentário na parte da visão política. Pois minha idéia foi trabalhar apenas a questão da metodologia.
eu to chocadaaa! 😧 isso explica muita coisa... explica por que o jovem brasileiro é tão alienado às ideias de esquerda.
como assim ?
A maioria dos adolescentes que conheço são conservadores e cristãos, o único esquerdista só eu..mas enfim né
Você é? A moça do vídeo também?
@@gjs2379 vai em um dce de universidade pública e procura alguém de direita lá dentro, boa sorte.
@@hr-qn2hs você deve viver dentro semana igreja. É a única explicação para o seu comentário.
Democracia zero, cada dia vejo que não sou comunista.
O professor Pier tinha um método de como estudar e aprender com inteligência, mas ele não foi reconhecido no Brasil.
Sou angolano.
Conheci o método do professor Pier Luigi e comecei a apoiar aos meus filhos que estavam ainda na primária.
Foi um êxito.
Meus filhos sempre estiveram no topo dos alunos de mérito na sua escola.
Meu filho quando passou da 9ª classe para a 10ª teve a melhor média que alguma vez houve na escola.
Desde aí tem sido sempre o melhor aluno com média de 20 a matemática.
Terminou agora o secundário e concorreu para a universidade. Entrou para a primeira escolha.
Concorreu para uma universidade em Portugal e obteve média para poder entrar. De notar que o programa português é mais exigente que o angolano e mesmo assim ele consegui médias superiores a estudantes da escola portuguesa que seguem o programa português. Isso sem ter frequentado aulas de preparação. Sempre com o método o professor Piero.
Concorreu também para uma bolsa para o Brasil e embora o ainda não tenha saído a lisa de escolhidos, na entrevista disseram que ele tinha todas as chances de poder ser escolhido pra um dos cursos mais exigentes da actualidade. Engenharia aero espacial.
O meu eterno agradecimento ao professor Piero e ao seu método.
Quando o meu filho ter a maior média da história a escola foi convidado a subir ao palco para explicar o que eu fazia para que ele fosse o melhor aluno. Aí falei do método do professor Piero. E nas reuniões de pais não me canso de explicar aos pais cujos filhos têm problemas de aprendizagem.
Infelizmente não como deveria, pier mudou a minha vida.
Como ainda não tinha encontrado esse canal antes?!!!!
Parabéns pelo trabalho! Ameiiiiiiiiii
Carvalho, Graduado e pós graduado em Geografia.
Seja bem-vindo!
E eu que usava as frases desse "genio" nas minhas redações 😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂
Com o novo Enem, é nota mil garantida. 😂
Saí da faculdade especialista em repetir citações de outros e não sabendo argumentar com a minha própria cabeça;
Eu até evito ter pensamento crítico sobre as obras ideológicas kkkk para não bagunça minha cabeça, preciso seguir a ideologia deles e depois penso por si so
Li esse livro duas vezes.
Uma vez para tornar-se docente. Outra vez após ver a série Pátria Educadora da Brasil Paralelo.
Sua análise está correta!
Tiago desconfio de uma formação pedagógica que se complete com qualquer opinião de um site que se diz Brasil paralelo. No mais, se vc não aprendeu em sua formação que um livro não traduz um pensamento, você foi enganado!
Li, fiz resenha, apresentei em sala de aula, estudei a biografia. A análise do vídeo é bastante parecida com as minhas conclusões. Paulo Freire é um herói construído. Toda ideologia política tem os seus, uma pessoa que personifica os ideiais etc e tal. Desempenham o papel dos apóstolos na propagação da ideologia. Temos outros, como citado, Che Guevara. A personificação de ideias é um instrumento poderosíssimo para o exercício do poder, uma espécie de atalho cognitivo para que a pessoa não precise pensar muito no conteúdo teórico que está defendendo mas forme uma imagem mental e afetiva com as ideias das quais está militando.
@@Fabio-bo2vz Que bom que vc leu alguma coisa, mas sabemos que uma resenha parte de uma obra e também ver a bibliografia e conhecê-la são duas coisas. Porém Fábio, por favor, leia o resto da bibliografia e pesquise também como Pulo Freire influenciou a atual Pedagogia norte americana. Bjs
Eu sei que existem diversos grupos acadêmicos freireanos nos EUA. Pior para os norte americanos. Por sorte eles possuem outras referências muito boas.
Vc já assistiu ao documentário Guerra Contra à Inteligência, do Brasil Paralelo.
Esse "método" Paulo Freire foi proibido em alguns países. Escolas que tinham notas excelentes, após adotarem o "método" Paulo Freire caíram de nível.
Parabéns, sua análise parece que tem a honestidade intelectual como referência e isso é fundamental para o sucesso pessoal e quiçá o profissional. Pessoas como você contribuem imensamente com a sociedade e merecem o respeito e admiração de todos. Quanto ao seus comentários, faço minhas suas palavras em especial quando cita a incoerência de quem tem tantas referências de tiranos e sanguinários para construir uma obra libertadora como deve ser a educação, fica claro que é pura manipulação política e, na minha modesta opinião, com pitadas de sadismo, psicopatia e meio diabólica.
Sinceramente... Comecei assistir achando que seria uma merda, mas vc está de parabéns !!!! Bela análise, vc realmente foi muito bem na sua visão sobre o livro e sobre esse "ícone" da educação... Não importa em que lado vc está, se quer uma boa educação esse cara não é um exemplo pra ninguém, o que ele e seus fiéis seguidores fizeram foi enraizar na nossa educação uma ideologia que já vem desde a pré escola e que hoje infelizmente é muito difícil de apagar... Talvez daqui uns 20 anos, se mudar o método de ensino agora, tenhamos menos pseudo comunistas robotizados e tenhamos pessoas pensantes e uma educação mais justa e que realmente ensine
Acho que você só está reproduzindo o discurso de ódio da direita ao autor, não vejo aprofundamento da obra nem nenhum questionamento sobre o conteúdo. So reproduziu o discurso ofensivo mesmo taxativo com relação à sua ideologia
@@leonardomustafe9834 Ela fez um outro vídeo um ano depois desse, com análise de Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da autonomia, cpmparando-os. Elas mesmo afirma o primeiro vídeo não estava tão bom.
Desamarre e gose:
Sou alfabetizado analfabeto político exatamente igual a maioria dos brasileiros, principalmente os tais portadores dos diplomas curso superior,até esse nome classificação superior,lembra um grande amigo na minha infância lá na roça,um jumento pau pra toda obra, empolga mais saber porque o Brasil jumentologo ataca cuba+ Venezuela+ Bolívia únicos países das Américas que erradicaram o analfabetismo.
Pense, é grátis
Isso.
@@helciohds1027, amigo, olha que show a Aula Inaugural do Curso Paulo Freire - Educador do Povo, pelos 100 anos dele:
ruclips.net/video/6R2GFRScn5Y/видео.html
Menina, me encantei contigo! És o orgulho de todo professor de verdade. Que ensina o aluno a pensar e ser critico e não massa de manobra.
@APARECIDA ARAUJO DOS SANTOS nunca li tanta merda em tão poucas linhas. A ideia do pensamento crítico vem de muito antes da ideia de direita ou esquerda política. Essas coisas datam da Grécia de Platão, com os filósofos daquela época. Mesmo naquela época, os alunos eram encorajados a desafiar intelectualmente seus instrutores. Atualmente é que não há mais isso, o que professor fala é lei na sala, principalmente se for em uma "universidade".
Caraca! Parabéns pelo vídeo! Parece que vc é muito honesta em sua proposta e também a realiza muito bem! Que da hora!!
Tudo de bom e continue com esse belo canal!
É só pegar a colocação do Brasil nos rankings de educação mundial e você descobre na hora o "bem" que a "pedagogia" do Sr. paulo freire fez para a educação brasileira.
@Messias de Oliveira, voce comentou sem assistir ao vídeo ou não entendeu mesmo?
Tu és surdo ou analfabeto?
@@silviocaesar ele n sabe o que diz
@@silviocaesar ele foi irônico
@@julianaciolaB Ah! Ele foi irônico? não diga .... kkkkk mas, voltando à pergunta "vocês assistiram ao vídeo?"
esse livro foi escrito na ditadura muitas pessoas analisam as obras mas esquecem de observar o período histórico
O período histórico mudou, mas a ideologia transmitida pelo livro permanece a mesma.
Che Guevara continua sendo Che, Mao Tse continua sendo Mao, revolução socialista continua sendo revolução socialista, luta de classes, continua sendo luta de classes.
Para de passar paninho pra essa obra suja.
Foi nesse cenário que o discurso PF se apegou.
Minhas meninas já moldo em casa mostrando As vertentes , oque é certo sempre será certo , se um dia elas vierem a mudar , a minha parte eu fiz..
Na minha época os professores já militavam dentro da sala de aula, imagina hoje. Por isso oriento meus filhos o caminho em que devem andar, amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.
Educar é um ato político.
@@apredendomatematica responda isso nas entrevistas de emprego, nos testes admissionais, nos concursos e vestibulares. O aluno precisa aprender o conteúdo das matérias.
@@giselerodrigues2511 a escola não existe somente somente para ensinar conteúdos, mas educar para a cidadania. Percebe-se que Educação não é o seu forte. Abraços!
@@apredendomatematica Educa-se o aluno para Buscar a VERDADE, como Socrátes e Platão. Vc pode exercer a Cidadania na China, no Nazismo da Alemanha ou no regime Cubano. Se a pessoa Buscar a verdade, o restante vem como consequência. Parabéns @giselerodrigues2511 por educar seus filhos em casa, um dos fatores que mais contribui para o sucesso do aluno é a dedicação dos Pais no processo educacional.
@@giselerodrigues2511 .
Eu amei o início, toda vez que vou ler também vou de mente aberta porém, com senso para analisar e reter oque é bom
Demagogia do oprimido seria um nome melhor pra isso.
Seria este tipo de filosofia que queria tornar bandidos em oprimidos e trabalhadores honestos em opressores? Crianças necessitam de limites e serem disciplinadas. Tirar autoridade de professor é a raiz da violência dentro de sala de aula.
Lei das palmadas pra tirar autoridade dos pais.
Enfim, PF é um lixo, pra não dizer DIABÓLICO.
Todos os livros dele são panfletário s uma repetição doutrinária. O Paulo Freire usou a educação para divulgação de sua doutrina. Compre outro livro e verá a mesma coisa.
@@walquirialobato5313 Bom, fez ataques pessoais a ele, mas não realizou nenhum contra argumento. O desonesto intelectual aqui, na verdade é você.
PAULO FREIRE NUNCA FOI PEDAGOGO W NUNCA ENSINOU UMA CRIANÇA SEQUER...TE REFUTEI E VC CONTINUA SEM MOSTRAR ARGUMENTOS...FATO Q O SEU "DEFENDIDO MÉTODO PF" É UMA 💩 DOUTRINADORA"..KKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@walquirialobato5313 palavras ao vento bobão alucinado...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...🐴
@@walquirialobato5313 Realmente você escreveu 3 comentários e nenhum argumento... Vc deveria se perguntar porque idolatra alguém a favor de quem nem consegue argumentar, mas sente-se obrigada a atacar quem critica.
@@walquirialobato5313 Não, você não deu resposta a nenhuma afirmação. É só reler os comentários e constatar isso.
Os comentários da moça são num tom irônico e isso pode irritar quem gosta de Paulo Freire. Mas tudo que ela falou está correto, tanto que você não achou nada para rebater e se limitou a chamar de iletrada a moça que tem dezenas de vídeos de resenha de livros.
Tive que ler esse livro em uma disciplina na faculdade de licenciatura em química, sinceramente não vi nada de inovador,apenas mais um compilado de Marx é Piaget, engraçado é que eu tive que fazer de tudo pra não tecer críticas ao livro pq a professora era marxista ferrenha rsrsrs...eu jamais iria fazer isso pq não queria repetir a matéria de bobeira né 😂
Conclusão: As universidades brasileiras, inclusive de humanas querem formar robôs e não questionadores,daí a gente consegue imaginar o pq da educação brasileira estar nos piores lugares do ranking mundial da educação, e se vc for discutir por detalhes vc ainda é visto como ruim rsrsrs... não pode questionar, enfim, ótimo vídeo, parabéns.😉
já passei por isso na facul!
Eu também! Esse livro é quase uma regra no curso de Padagogia. Graças a Deus não me rendi a tanta incoerência, frases sem nexo nenhum... Parece uma farsa.
@@derekschnyder sou formado em licenciatura em química 😊
@@britesbulhoes4172 sou formado em licenciatura em química 😊
@@djlibertario7081pois é... Literatura desnecessária!
Gente! Que surpresa boa que foi esse vídeo’! Uma menina tão nova e tão lúcida! Parabéns pelo seu trabalho, garota! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Faço das suas, as minhas palavras!!!
Acredito que no livro “Educação como Prática da Liberdade”, Paulo Freire deixa mais claro seu método de alfabetização de adultos. Explicando como colocar em prática as 5 fases do "Círculo de Cultura". Em todo o livro ele deixa bem evidente seus objetivos. No início ele faz aquele discurso de sempre, "liberdade", "opressão" "indivíduos críticos", "democracia", "diálogo", etc.
Que o foco principal dessa prática educativa é a liberdade, que só se alcança na participação "livre" e "crítica" dos educandos. Ele tenta despertar seus leitores para uma responsabilidade social e política. Mas diz: "Cabe aos políticos, não ao educador, a tarefa de orientar esta tomada de consciência numa direção especificamente politica". O que é contraditório com o que encontramos em suas obras, visto que, ele mesmo direciona os educadores e educandos ao mesmo pensamento político que ele.
Freire afirma que essa educação se consegue por meio de uma modificação no conteúdo programático da educação, e que o diálogo nasce da crítica. Segundo ele, quem dialoga, dialoga com alguém sobre alguma coisa. Essa coisa é o NOVO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESSA EDUCAÇÃO.
Quando ele apresenta como aplicar esses conceitos na prática em 5 fases, ele destaca o DEBATE. E que esse debate se inicia com o levantamento do contexto e universo vocabular dos grupos que serão alfabetizados. Essas palavras irão apontar para as PALAVRAS GERADORAS, e a alfabetização irá girar em torno dessas palavras que irão gerar outras palavras.
Exemplo, "POVO"
PA - PE - PI - PO - PU
VA - VE - VI - VO -VU
Depois dessa separação silábica, surgirão novas palavras com essas sílabas.
E por fim, ao final do livro, ele apresenta as figuras que faz parte desse debate. Desenhos que cria um diálogo sobre "opressão", "trabalho", etc. O que deixa bem evidente seus objetivos.
Up para o povo que tá achando o vídeo super instrutivo ler. Serio, gente. Se vocês acham que essa menina resumiu Paulo Freire, vocês tão muito enganados.
Paulo Freire não tem qualquer metodologia de ensino. Isso foi "inventado" pela esquerda para usar a sua doutrina marxista para doutrinar crianças.
eu li Paulo Freire e achei uma bosta kkkk (intelectualmente falando), mas cada um é cada um. A questão da alfabetização é mais complexa do que isso, o método que vc expôs só serve pra quem tem boa consciência fonológica,a pessoa não vai saber (isolar o som) fonemas com esse método. Bom, só gostaria que as pessoass lessem vários pedagogos e saíssem da bolha do freire para ver outras possibilidades de trabalho
Esse método não criação deste senhor. E o objetivo desta "alfabetização" relâmpago era "criar" eleitores para a esquerda, uma vez que analfabeto não tinha direito a voto. E fazer com que pessoas adultas soubessem escrever o próprio nome para votarem nesses socialistas. Ele não criou método nenhum.
Pesquisem uma coisa chamada "palavras geradoras" do Paulo Freire. Isso é o que chamam do 'metodo Paulo Freire'.
Isso serve mais para os analfabetos adultos. Ainda sim não tem a metodologia, pois não vi mais ninguém fazendo e testando.
Não não, esse método serve para todas as idades, foi e é usado na Suíça e Finlândia (País número 1 em educação no mundo) foi usado no colégio que ganhou prêmio de melhor colégio dos EUA , em Massachusetts. Ele só não foi usado no Brasil, por isso que tá essa merda a Educação.
@Luciana Castrillon Passe as referências ao público por gentileza, mas não dê pérolas PRIVADAS aos porcos.
A gente só sabe que eles existem depois que emitir grunhidos em defesas de Paulo Freire.
@Luciana Castrillon Isso mesmo, Luciana ! Ele pegou a ideia de Laubach e enfiou um monte de ideias Marxistas no meio, foi reconhecido em vários lugares do mundo por aqueles que pensam como ele pensava, e ficou com o mérito !
@@informalista, poxa! Voce quer saber do assunto, ou quer apenas detratar o pedagogo, como *um porco diante de pérolas?* Dito isto, *tenho certeza de que não servirá de nada, mas, postarei assim mesmo!* *Como uma verdadeira Madre Tereza!*
*AOS DETRATORES IGNORANTES*
Frank Laubach foi um missionário protestante que realizou trabalhos de alfabetização de adultos em vários países, passando aquilo pelo Brasil em 1943. Num resumo bem ínfimo, a prática do Laubach envolvia utilizar palavras familiares dos adultos e jovens que fossem alfabetizados como base das aulas. E esse sistema foi aplicado desde a metade da década de 1940 aqui no Brasil.
*A principal diferença* da concepção freiriana de educação não está em *o que ensinar,* mas, *em como ensinar!* O *método Freire* *não usa cartilha pronta,* ele parte de uma pesquisa do que ele chamava de *universo vocabular do grupo,* e com isso escolhiam as *palavras geradores.* E pra iniciar os trabalhos começava com a discussão do conceito científico de cultura, tentando mostrar pras pessoas que iam ser alfabetizadas que elas têm tanto valor quanto pessoas letradas, também sendo produtora de cultura no cotidiano delas. Sempre apresentando a importância do conhecimento de cada um, *atitudes que Lobach não tomou.*
*LINKS INÚTEIS PARA DETRATORES, POR MOTIVOS OBVIOS*
(www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/397/415).
--
*FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO: 100 ANOS DE PAULO FREIRE*
ruclips.net/video/rQ3bVqlBN9A/видео.html
Tive que ler esse livro na faculdade de Pedagogia. Para mim foi um sacrifício. Totalmente de ideologia marxista. Parabéns pelo vídeo
Nossa aqui na Dinamarca amam ele e usam método desde os anos 80 e a educação é show! Ele não é marxista, é da teoria da libertação, ele critica o comunismo por proibir a religião e vetar a pluralidade de idéias. É so ver na obra dele, esse é um dos livros, o ideal seria uma pessoa da pedagogia avaliando a obra geral. Tanto que ele foi recebido nos EUA em plena guerra fria, um marxista nunca seria!
@@carolinafd teoria da libertação não foi fundada pelo frei Beto .
Que era um revolucionário comunista no tempo dos militares?
@@luizantoniodeoliveira9974, Teologia da Libertação, não teoria. É antiga e é um movimento dentro da Igreja Católica, de padres preocupados com a fome, a miséria, a péssima saúde e a péssima educação dos seus paroquianos. Vários padres abraçaram a Teologia da Libertação, entre eles o Leonardo Boff e o Frei Beto.
*SUA FALA*
Carol Falcão teoria da libertação não foi fundada pelo frei Beto .
Que era um revolucionário comunista no tempo dos militares?
Enquanto obra literária, toda obra de Paulo Freire é simplesmente horrível.
@@carolinafd seu texto tem tanta incongruência e deformidade temporal, que fica até difícil responder. Teoria da Liberação, não é freiriana, não existe método de Paulo Freire, a ser implementado e ele foi referenciado no exterior como uma teoria, que aplicada, se tornou um vexame.
Excelente vídeo... poxa parabéns.... faz mais vídeos... faz um vídeo pra cada capítulo.... por favor isso ia ser lindo,,,, já li também esse livro e tive conclusões parecidas com as suas....
Eu chamo esse livro de "Demagogia do Vitimista" kkk
Que maravilha ver uma jovem tão esclarecida! A mim ele nunca enganou! Deus lhe proteja.
Parabéns pela.sua clareza, sinceridade e coragem de expor o que é a obra de Paulo Freire. Até hoje não conheci qualquer "solialista" que tenha lido alguma "obra" de Paulo Freire, mas agridem aqueles que já leram e comentam o que realmente são as suas ideias, ou melhor dizendo, ideologia.
Maravilha! Explicou bem o q é educar, com liberdade. Grande jovem!!!! Deus a conduza sempre!🙏
Só os doutrinários é que não querem vê o fracasso que foi a educação de PAULO FREIRE.
😐🤓
onde ela foi aplicada?
@@gabrielvieira4689 ela é aplicada nas universidades, e se "não foi aplicada" porque as pessoas defendem algo que não sabem se é bom, eu fiz licenciatura na USP e tinah vários doutores freirianos , mas quem nunca tinham educado uma criança sequer. Fazem graduação,mestrado e doutorado e se fecham no mundo da Universidade, quem vai pra prática saber que essas teorias são ruins.
@@matheusfernandes5824com todo respeito, mas você não sabe do que está falando. E é muito visível que o MÉTODO do Paulo Freire não é APLICADO, apesar dele ser sim estudado
Já li o livro... é a melhor avaliação que vi do livro até hoje... a maioria dos "EDUCADORES" não tem esta visão...
Parabéns!!!! Bom ver que há jovens como você! Sem preconceito! Fez uma leitura muito crítica e coerente da obra. Sem olhar enviesado e apenas com constatações! A grande contribuição de Paulo Freire foi a de fazer com que todos percebessem que a leitura é a chave da libertação (não a que tem analogia com a revolução, mas a que de fato traz a autonomia ao cidadão). Já que leu esta obra, leia a pedagogia da autonomia. É uma publicação mais recente de Freire sem tanto viés político marxista.
VOCÊ GOSTA DELE?
Você tá achando que um militante socialista como ele, deixou de sê-lo em algum momento? Acorda, mulé! O cara era um alucinado que chamava assassinos de "exemplo de amor" e claramente sua principal intenção era formar agentes revolucionários, não cidadãos com pensamento livre. eheheh, pelo jeito você é mais uma das que leu e não entendeu nada.
E se a pessoa tiver um viés? Qual o problema?
Só pra constar, eu me considero "fora da bolha", e o vídeo chegou a mim. Nunca tive opinião formada sobre PF pq não conheço sua obra, mas sua a análise me desperta a curiosidade de ler e pode me posicionar.
Parabéns pela dialética! Belo vídeo!
@Lucas Teixeira, pois então tá aqui uma excelente oportunidade pra voce saber quem é Paulo Freire! É a Aula Inaugural do Curso Paulo Freire - Educador do Povo, pelos 100 anos dele, gratuita, no RUclips. Espero que vc veja:
ruclips.net/video/6R2GFRScn5Y/видео.html
Lucas eu também só vi falar de paulo freire na grande mídia inclusive no mês de setembro 21, e só se confirma a grande mídia tentando nos influenciar para o comunismo, essa professora nos alertou, obrigado
@@kleberferreiramunhoz594, *mídia grande te influenciando pro Comunismo?* A *mídia golpista, que pertence às 5 famílias mais ricas do Brasil????* A *mídia golpista que meteu o pau na Presidente Dilma, por ela DEFENDER nosso Pré-Sal?????*
Li pouca coisa de PF. Mas é necessário ler seus livros e não ficar ouvindo análises e opiniões enviesada de determinados áudios. Mas a análise desta menina foi ponderada,logo serve como estímulo para ler e tirar nossas próprias conclusões. Filminhos contra ou a favor não o definem, e sim suas obras.
@@walquirialobato5313 Sim... Quanto mais doutrinada a população, mais os ricos ficam mais ricos e o poder mais centralizado.
Um vídeo necessário, quanta clareza e coerência!
Obrigada, continue precisamos de vc
😍
Tá aí um canal que nos poupa de perder tempo com leitura lixo! Muito obrigado por me poupar 😁. Ganhou mais um inscrito!
Duro não é explicar tudo isso.
Duro é entender como certas pessoas não entendem. 🤷
Muito obrigado pelo vídeo! 😉🙏
Compartilhando!
Eu achei interessante que ela não falou das referências bibliográficas desse livro e depois foi ler os livros mais citados e verificar as fontes tb..... Mas eu já fiz isso e não tem nada de Marx, mas tem muito de Karl Popper e Max Weber, dois liberais.
100% de procedência, honestidade intelectual é algo admirável. Meus dois centavos a demagogia do vitimista:
Sabemos que a educação do brasil é uma das piores do mundo, vamos lá: qi médio do brasileiro há 10 anos atrás era cerca de 87, já deve está nos 83, lembrando que primatas já registram 90 de quociente de inteligência, a média mundial é 100 e a média do japão é 110, ou seja, para o exército do EUA que o cara precisa ter pelo menos 85 de qi, o brasileiro com o qi médio está fora.
Segundo o inaf 64% dos brasileiros são análfabetos ou semianálfabetos, tanto quem nunca frequentou aulas como também quem está em doutorado na facul. No pisa enem mundial, o brasil desde 2003 só não fica em último colocado porque os organizam do pisa acrescentam países com problemas muito mais preocupantes do que os do brasil, em 2024 foram acrescentadas as questões que avaliavam a criatividade humana (para medir o que não poderia ser facilmente replicada por inteligência artificial) e o brasil ficou em um dos últimos colados, mas... em matemática não, em mt o brasil fica em último colocado em todas as edições mesmo. Aqui é ou não é o filme idiocracia, com essa forma de colégio prussiano com base de ensino construtivista de vigotsky, wallon, piaget (distorcido) e paulo freire. O sistema educacional brasileiro ficou incompatível com o funcionamento do cérebro humano, salve rarissímas exceções é claro, tanto do ensino públ e ainda mais no ensino particular. Fora que ler livros também aumenta a inteligência, e por aqui isso é desestimulado, com aqueles montes de livros chatos sendo obrigatorios, desde o ensino fundamental. No brasil livro só vira moda quando lançam filme dele.
Para finalizar, também em 2024 de acordo a instituição truth quest, divulgou que no quesito "capacidade de adultos identificarem se uma notícia online é verdadeira" o brasil ficou em último colocado entre os 21 países analisados.
Vejo seus vídeos faz pouco tempo, mas acho que neste você se equivocou um pouco. Tudo bem com isso, vou tentar colocar algumas ideias aqui para acrescentar outra visão a essa discussão. Primeiro, ele tem método, sim, talvez suas amigas precisavam ter o estudado com mais profundidade, mas não as culpo. Eu fiz Letras e Pedagogia, fui entender de Paulo Freire apenas no mestrado porque antes disso as aulas não tinham a profundidade necessária, mas o tratam como se fosse muito simples. Freire traz conceitos complexos de teor teórico, não é com a leitura de um livro que se pode ter uma visão crítica da pedagogia dele, mas sugiro aos curiosos que desejam saber de um método para trabalhar Freire de maneira prática na sala de aula que pesquisem sobre o uso de rede temáticas no ensino problematizador. Eu o uso em sala de aula e é muito bom! O Currículo escolar é extremamente impessoal (e deve ser, pois seu objetivo é padronização), mas com as redes temáticas é possível trabalhar os conteúdos de uma maneira ajustada a realidade dos alunos e como professora acho muito legal, mesmo. Só que esse livro que você leu, em específico, apresenta uma pedagogia, cabe aos que desejam entender Freire saber a diferença disso e método antes de criar essa expectativa em um livro que tem literalmente a palavra pedagogia no título.
Segundo, é claro que é marxista. Você não esperar isso é o que me surpreendeu. Mas tudo certo, você não sabia. Criticou as pessoas que não querem a revolução socialista e leem Paulo Freire, mas eu pessoalmente gosto de passar as ideias dele em uma peneira e reter o que é bom, principalmente porque as pedagogias de direita me foram muito decepcionantes, também. É preciso fazer um mix, não sobra alternativa. E, se você acredita que existe alternativa, estou aberta a ouvir.
Ótimo seu comentário, um dos melhores! Obrigada por dividir conosco as ideias que nos levam as reflexão. Eu não sou da área, mas já li alguns livros e o que mais curto é a parte filosófica! (claro, a parte política um pouco também ...srsrsrsrs). As pessoas acham que a pedagogia é uma coisa fácil de ser estudada e aplicada, acho que o erro reside exatamente aí...Geralmente quem fez Letras e Pedagogia tem uma visão das coisas que vai mais além! ...Eu quase ri quando vc escreve "é claro que é marxista"...acredito que aí é que tá, se esperar outra coisa dá esse bug na cabeça ...abraços!
Meninaaa... estou chocada com sua exposição nesse vídeo, nunca escutei uma jovem tão naturalmente, sensata, eu amei!!!! Parabéns!!!
Perfeito! Garota me apaixonei por você... sua análise joga na face desses militantes bocós a profundeza das más intenções de PF.
Pelo PISA a gente vê a educação Paulo Freire
@@diogenes7432 Só demagogia . Não seja dissimulado. A educação nacional é comandada por idólatras do comunista Paulo Freire. Você sabe disso. E é por isto sim que está uma merda !!!
Em frente ao Ministério da Educação tem uma figura patética e feia : Paulo Freire rsrsrsrs
@@diogenes7432 Onde está Paulo Freire????? Ele foi colocado como" patrono da educação" rsrsrsrs
Se ele não está aqui, porque você se preocupa tanto em defende--lo?
Dentro do " método prussiano" tem o miolo " paulofreiriano" que é uma bosta !
Negar o inegável.....eis sua missão
@@diogenes7432 Não. Tenho muitos amigos e conhecidos que são pedagogos, professores....todos idolatram Paulo Freire.
Eu, por uma sorte do Destino, fui criado nos moldes de Piaget.
Ao menos até próximo da metade de minha longa caminhada. Tenho alunos também. Eu apresento a eles uma visão ampla, para que percebam diferenças, falácias, ineficácias, e aquilo que poderá de fato ajudá-los. Procure conhecer seu inimigo. A Arte da Guerra...
Meu deus estraçalhou o cara que não sabe nada sobre Paulo Freire e repete a baboseira vazia que ele lê em grupinhos bolsonaristas. Que sabor delicioso.
@@zilosfull O patrono dessa vergonhosa educação brasileira é o comunista Paulo Freire. A educação Paulo Freire ,que está nas rabetas do PISA, atrás até de Etiópia. Usem o discursinho que quiserem , mas não vai colar. É Paulo Freire mesmo que tem de ser o patrono dessa porcaria de educação. Quando melhorar a gente coloca outro. Tipo .... Piaget.
Não tenho grupinhos de whatsapp, sou formado em História e Enfermagem e sempre ensino a verdade aos meus alunos. Por exemplo, eu ensino a eles que um homem que se veste de mulher continua sendo ele, e que falar " a" Pablo é um atentado a língua portuguesa rsrsrsrs Esse cara, O Pablo terá de fazer exame de próstata kkkUm dia isso vai mudar e teremos uma geração de cabeças pensantes que olharão para pessoas dignas e jamais vão idolatrar um ladrão, semianalfabeto e cachaceiro feito o vagabundo do Lula. Vocês se dizem tão intelectuais e admiram um ser tosco, sem caráter e ladrão e semianalfabeto. Francamente....
No final das contas a única coisa entendi dessa análise é que ela é uma pessoa com viés direita , apenas isso .
E você esperava viés de esquerda?
@@rosanaelen5319 , o canal dela não é muito claro em relação a viés político.
Só faltou dizer que ela é de "extrema-direita".
É exatamente por esse tipo de pensamento que há tanta gente alienada e as coisas são tão difíceis de mudar.
As pessoas simplesmente não conseguem analisar as coisas de forma coerente, visando a verdade. (Cada um veste sua máscara de cavalo e só consegue olhar reto).
O vídeo dela foi certeiro, independentemente de viés político.
Liberte-se dessa bobagem de direita e esquerda e seja bem vindo a um mundo muito além da sua bolha política.
@@FCMTutoriais , esse papo não cola , todo mundo tem viés político, papo de terceira via não cola comigo nem com ninguém.
Tô maratonando teu canal debs
Você apaga os comentários de quem discorda? Nunca vi uma criança falar tanta barbaridade. E só vejo aplausos. Acho que os comentários contrários são censurados.
Não apago não, José Luiz, é que você acabou de sair da sua bolha e perceber que tem gente que pensa diferente de você. Abraços.
@@academiabocault Na verdade estou visitando outra bolha. E nesta todos discordam de mim. Por isso achei que houve censura.
Exatamente. Aqui os comentários são livres, verdadeiramente livres até para você equivocadamente me chamar de criança (sou casada, tenho filho, mestrado em Economia)
@@academiabocault Chamei de criança sem a intenção de desrespeitar. Acredito sinceramente que, assim como as crianças, você manifesta o que pensa baseada no que aprendeu até hoje. E que se tiver a humildade das crianças vai continuar aprendendo e vai pensar diferente. Não igual a mim, espero, mas muito melhor.
Explico melhor os conceitos desse vídeo no vídeo que coloquei na descricao. Não há infantilidade nenhuma em expor o que o livro é: um livro de filosofia marxista aplicada a educação. Nem faço juízo de mérito se é algo ruim. E isso nem é controverso na academia, basta dar um Google rápido.
Meu Deus eu queria te dar um abraço! Que pessoa sensata. Que vídeo necessário!
Caramba... esse é o Paulo Freire tão defendido pelos professores universitários kkkkk.
Pois é né??
Sim, tão idolatrado há décadas. Por isso nosso ensino é de ponta 🤡
Exatamente. Quando comecei o curso de Letras, foi o primeiro autor que foi passado para nós. Cara, eu era o único da sala que achava doentias as falas do Freire, principalmente em relação a desertores/"traidores da causa" e elogios ao Mao Tse-tung... Beleza, essa questão de "educação bancaria" é uma ideia inteligente, mas de resto, era só coisa louca... Eu entrei na faculdade e fiz vários amigos, mas acabei saindo de lá sem ninguém, só pelo fato de me opor ao Freire (nesse caso, eu receberia o mesmo tratamento que os desertores)...
@@Zeukeh saiu bem então. se livrou das antas.
@@Zeukeh caramba , agora entendo porque alguns jovens da minha família piraram a cabeça e se tornaram esquerdistas doentios depois da faculdade
Ufa! Juventude amada. Temos esperança e ela renasce a cada dia.
O q poulo freire quis falar e q quando vc tem conhecimento, vc se torna um perigo pra sociedade, o conhecimento te liberta.
Não acho
Se assim fosse ele não seria comunista!
Na página 166 da 70 edição Paulo Freire escreve o que é libertação: " o importante, do ponto de vista de uma educação libertadora, e não bancária, é que, em qualquer dos casos, os homens se sintam sujeito de seu pensar, discutindo o seu pensar sua própria visão de mundo, manifestada implícita ou explícita, nas suas sugestões e nas de seus companheiros."
Que vídeo tendencioso, e a bonita acha que despiu dos pré-conceitos quando foi ler haha
Você é incrível! Te admiro bastante❤️🙏🏻
Amei! Você é a prova viva de que ainda existe jovens que pensam, desconfiam e vão atrás da verdade! Por mais pessoas assim nesse país lindo, rico, porém, envenenado por ideias torpes!
Chocada com essa análise!!!
Tb viu
excelente observação.compartilho da mesma ideia.
PAULO FREIRE SOBRE AS CRÍTICAS QUE O FAZEM SEM NEM SEQUER TEREM SE DADO O TRABALHO DE O LER. TRECHO ATUALÍSSIMO.
"Certa vez li, em um texto crítico de meu trabalho, que sou pouco rigoroso no trato dos temas. Em certo momento, por uma razão de que já não me recordo, o crítico citou um trecho da Pedagogia
do oprimido com um erro lamentável que vinha se repetindo em diferentes reimpressões. “A invasão da práxis” em lugar de “A inversão da práxis”. Me impressionou que um intelectual, que surpreende falta de rigor noutro, não perceba quão pouco rigoroso é ao citar semelhante não-senso: “a invasão da práxis.” E não como prova de minha falta de rigor.
Faltoso de rigor, esse intelectual sublinha o pouco rigor do outro.
O direito à crítica exige também do crítico um saber que deve ir além do saber em torno do objeto direto da crítica. Saber indispensável à rigorosidade do crítico.
Outro dever ético de quem critica é deixar claro a seus leitores que sua crítica abarca um texto apenas do criticado ou sua obra toda, seu pensamento. Se o autor criticado escreveu vários trabalhos, ao criticarmos um deles, não podemos dizer que a crítica é a seu pensamento como totalidade, a não ser que, conhecendo a totalidade, nos convençamos disto. Reitero: o que não é possível é ler um entre dez textos e estender aos nove restantes a crítica feita a um, antes de analisar rigorosamente os demais.
A esticidade do trabalho intelectual não me permite a irresponsabilidade de ser leviano na apreciação da produção dos outros. Como disse antes, posso errar, posso me equivocar ou me
confundir na minha análise mas não posso distorcer o pensamento que estudo e critico. Não posso dizer que o autor que critico disse Y se ele disse M e eu estou certo de que ele disse M. Não posso criticar por pura inveja ou por pura raiva ou para simplesmente aparecer.
É inadmissível que, entre intelectuais de bom nível, escutemos afirmações como esta:
- Você já leu um trabalho recente desse autor que você critica tão duramente?
- Não. E tenho raiva de quem leu.
Este discurso nega totalmente o intelectual que o faz. Pior ainda: este discurso em nada contribui para a formação ético-científica dos alunos ou alunas de tal intelectual.
Recentemente escutei de educanda em tom sofrido, o quanto a decepcionara ter ouvido de professor em quem confiava referências críticas a certo intelectual fundadas quase no “me
disseram” ou no “é isso o que se diz”. Os professores não ensinamos apenas os conteúdos. Através do ensino deles, ensinamos também a pensar criticamente, se somos progressistas e ensinar para nós, por isso mesmo, não é depositar pacotes na consciência vazia dos educandos.
O nosso testemunho de seriedade nas citações ou nas referências que fazemos a autores de quem discordamo s ou com quem concordamos ou, pelo contrário, a nossa irresponsabilidade no trato dos temas e dos autores, tudo isso pode interferir de maneira negativa ou positiva na formação permanente dos educandos.
De estudante brasileiro fazendo seu doutoramento em Paris ouvi, anos atrás, o seguinte: “Aprendi recentemente a significação profunda das citações. Estava discutindo um pequeno texto com meu orientador em que fazia uma citação de Merleau-Ponty. O professor fez um gesto de pausa e me colocou duas perguntas:
- Você leu, pelo menos, o capítulo inteiro de que você retirou a citação?
- Você está mesmo certo de que precisa fazer esta citação?”
“Na verdade”, disse o amigo, “não havia lido Ponty e, desafiado pelas perguntas do orientador, fui ao texto de Merleau, revi o meu e percebi que a citação era desnecessária”. Citar, realmente, não pode ser pura exibição intelectual ou remédio para insegurança. Ler um livro, por exemplo, na tradução brasileira, por não dominar suficientemente a língua materna do autor, mas fazer a citação naquela é procedimento pouco ético e nada respeitável. Citar não pode ser, ainda, artifício, através do qual alongamos o nosso texto com retalhos de textos de outros. Creio ser urgente, entre nós, superar este mau hábito que é, no fundo, um testemunho
deformante, de criticar, de minimizar um autor, de imputar-lhe afirmações que jamais fez ou distorcer as que realmente fez. E de fazê-lo com ares de seriedade e de certeza tais que poderiam
deixar em dúvida até o autor injustamente criticado. Em certo momento do processo os críticos se apoiam apenas no que ouvem e não no que leem ou pesquisam.
A crítica fácil, ligeira, se alastra irresponsável e, não raro, se perde no tempo. De repente, se ouve ainda de alguns desses críticos perdidos no tempo, como presenças mal-assombradas, que Freire é idealista. Que a conscientização na sua obra é a melhor prova de sua ilusão subjetivista. Não leram um texto de 1970 em que discuto detidamente este problema, um outro de 1974, ambos publicados pela Editora Paz e Terra em 1975, em Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Não leram uma série de ensaios, de entrevistas, de livros dialógicos aparecidos nos anos 80 e, mais recentemente, a Pedagogia da esperança, um reencontro com a Pedagogia do oprimido, que a Paz e Terra acaba de publicar. Não leram igualmente A educação na cidade publicação da Cortez,
de dezembro de 1991. Não que me pense devendo ser lido por toda gente. Não! Mas por quem, criticando-me, não pode furtar-se à leitura do que critica. O direito incontestável de criticar exige de quem o exerce o dever de não mentir."
- Paulo Freire, em: Política e Educação, 2001, p. 32-33.
Que bom que jovens como ela acordou a tempo. Parabéns
O que é criticado nele, se não me engano, são as ideias e não o método - embora algumas pessoas digam que há um método. Vale dizer que nós somos instruídos a utilizar as ideias de Paulo Freire na educação infantil sim, apesar do enfoque para adultos, as universidades desejam uma Educação que vise a revolução e isso é contrário as ideias de visão restrita que se utiliza de reformas e apostas de baixo risco (acho mais coerente) - o que causa os debates.
Não te conhecia, e fiquei impressionado com tua desenvoltura, sendo vc tão nova.
Parabéns pela inteligência e clareza nas explicações.
Tom bom saber que ainda temos jovens esclarecidos e consciente da verdadeira história desses pseudos educadores, doutrinadores do mal nas universidades. Parabéns! Estou contigo! 👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns pela análise. Ótima postagem.
Acredito que a maior intenção do Freire não foi criar um método, e sim descrever todo o sistema entre Opressor e Oprimido. Parabens pelo canal!
O problema é que isso não é pedagógico e sim doutrinação comunista.
@@andreluisperraroalessio1151 Ele nao é comunista, inclusive critica o comunismo por barrar a pluralidade de idéias e as religiões. Inclusive foi recebido e trabalhou nos EUA em plena guerra fria qdo comunistas jamais seriam aceitos. Você não precisa concordar com todas idéias, mas nem por isso deve dizer que é comunista pq ele realmente não é. Aqui na Dinamarca aplicam as teorias pedagógicas dele e a educação é show!
@@carolinafd por quê no Brasil não deu certo 🤔
@@luizantoniodeoliveira9974 Não chegaram a aplicar as ideias dele. A maior aplicação foi em alfabetização de adultos em apenas alguns estados, nunca houve uma política nacional com as idéias de Paulo Freire (só no governo JK). Até pq até hoje nunca nenhum governo teve plano sério pra educação básica que não fosse fundado em politicagem, ao invés de teorias da pedagogia. Infelizmente educação básica sempre cai no colo de algum iindicado politico (geralmente pelo centrão). Dizer que o paulo freire é culpado por alguma coisa é covardemente jogar a culpa de anos de descaso num morto que não pode se defender e tirar a culpa de gestões incompetentes na educação (e os políticos seguem se safando). Uma pena esse descaso!
@@carolinafd então se tivesse sido aplicada aqui no Brasil
A educação estaria melhor?
Muito bom! Parabéns!
Caracas...essa mocinha soube resumir esse vagabundo do paulo doido freire..como sempre sonhei..ou seja em palavras simples, direta e facil de entender...muito grato por esse vídeo...virei seguidor ávido do canal.
Perfeito 👏👏
Ganhou mais um inscrito. Análise esmerada!
Queria ver se tivesse falado algo q vc discorda
Interessante! Vídeos como esse preocupam os políticos de esquerda. Por isso essa inssistencia em querer "regular" a internet. Uma jovem, inteligente que lê!!! E tem coragem de falar abertamente. Parabéns!
Engraçado que no início do livro já fica claro que não se tratará de explicar a teoria em si, mas sim, discutir sobre ela.
Justamente por conta do pensamento crítico que se fala o tempo inteiro, de não ser conduzido por uma opinião alheia sugestionavel, para JUSTAMENTE não direcionar seu entendimento conforme o autor sugere, e sim para que vc reflita sobre as ideias e aplique PENSAMENTO CRITICO PRÓPRIO. O que vc fez no seu vídeo sem perceber, foi aplicar perfeitamente na prática a teoria do pensamento crítico proposto pelo Paulo Freire desde sempre, e vc tá deixando claro que sua interpretação foi exatamente contrária. Vc se colocou dentro da sua ideia, a proposta é que vc não se limite por ela...
na verdade você tem que ter um pensamento critico contra a sociedade opressora patriarcal, racista, machista, homofóbica, blá, blá, blá; agora se você tiver um pensamento critico contra a agenda progressista, aí não. aí não é pensamento critico, a pessoa está apenas está dentro da bolha patriarcal racista, maschista. você acha que os universitários e militantes que consome paulo freire e se diz mente aberta são diferentes dos fanáticos bolsonarista? o "pensamento critico próprio" só é válido se você estiver do lado certo, do seu lado;
Massa, ficou muito bom 👍 (e vai pra fora da bolha)
Olá, querida, tudo bom?
Primeiro, parabéns pela coragem de falar em frente a uma câmera, exposta a opiniões adversas.
Isto posto, eu preciso dizer que sua crítica está completamente errada. Sua interpretação de liberdade está completamente equivocada, assim como sua análise sobre o comunismo. Não é uma crítica pessoal, até porque nem te conheço.
Mas enfim, possui erros de interpretações graves, o que me faz crer que você não entendeu nem Freire nem Marx.
Freire tem influência marxista, é bem verdade. Mas também tem de Husserl, que de marxista não tem nada. Realmente, a única coisa que você falou de perspicaz é o fato de ser uma obra filosófica, porque é mesmo.
No tocante ao jogo de palavras com liberdade e revolução, a interpretação de che guevara e tudo que voce disse sobre o comunismo, sinceramente, ruim; para não dizer algo pior.
Continue com seu trabalho. Como falei, acho interessante e corajoso o que você faz, mas peço o obséquio que se informe melhor acerca daquilo que você critica. Afinal, pessoas veem seu conteúdo.
Um abraço!
Eu adoraria conversar um pouco mais com você sobre esse e os outros livros do Paulo Freire.
Menina... onde vc estava esse tempo todo???
Vi a carinha de jovem e ja julguei mal....Parabéns!!! Melhor video explicando esse livro que eu ja vi!!!
Parabéns pela análise! Ganhou uma inscrita. Comecei a te seguir no insta e agora aqui. Vou iniciar as leituras propostas. Obrigada por compartilhar
Muito boa sua análise. Lúcida e clara. Resumindo o que compreendi dela: Como explicar o grande engodo, parar de bater em espantalho e não ficar apenas no " pau no Freire".
Você demonstrou que não foi alfabetizada pelo método global, construtivista... Caramba, isso é raríssimo hoje em dia. 🙃
Parabéns pela análise. Eu tenho 59 anos, nunca me importei com ideologias.Na infância estudei em escola pública. No segundo num excelente colégio particular. Estudei numa federal e numa privada. Eu sigo estudando e trabalhando. Sou de classe média e sei que se eu quiser me sustentar e a minha familia eu tenho que ser o melhor possivel. Eu acredito no mérito. Hoje aos 59 anos estou estudando psra ser médico, um sonho antigo, mas continuo exercendo a engenharia.saio se casa ás 7h e chego as23horas. Ainda malho e estudo. Durmo 4h por dia. Paulo Freire nao me interessa, ou outra doutrina qualquer pq no mundo realoque vale é sua capacidade de resiliencia e esforco e saber fazer escolhas certas. Porem essa discussao no Brasil me psrece que tem importância pelo tamanho do Estado brasileiro na economia, dai esses embates ideologicos de sindicatos e etc. Grato por publicar sua análise senhora. Um abraco a todos.
Mais uma inscrita ❤️ e se eu contar pra você que eu tenho um trabalho da faculdade pra fazer onde eu DEVO falar bem de Paulo Freire!
Amei tanto tua análise que vou até ler o livro.
Vc devia ter lido antes, tô com medo dessas pessoas que fazem Faculdade sem ler
Eu também tive um trabalho assim, falei mal. Elogiei Cora Coralina, e Branca Alves. Critiquei a faculdade, e tirei 100. 😂A pessoa que corrigiu, talvez compartilhasse da minha opinião.
Não por acaso estamos em último lugar no PISA.
Bom vídeo 👏👏👏
Parabéns, falou tudo. 👏🏻👏🏻
😂😂😂😂😂
Entre Marxistas, Extremista de Direita, Comunistas, Socialistas, Neoliberalista e "todos esses istas", Somos trabalhadores pobres lutando para viver dignamente em um País onde a elite Bilionária, a classe média alta e a grande maioria dos políticos se juntaram para explorar a mão de obra do trabalhador de baixa renda da forma que eles pretenderem.
Por isso sou pró monarca meu partido é o Brasil
Muito boa a análise!
Mas as vezes vc fala muito rápido, parece q o player tá com a velocidade aumentada kk
Sucesso!
Eu to assistindo na velocidade 1.5, acho que é uma questão pessoal mesmo. Da pra reduzir a velocidade também. Acho que ela fala normal.
Até olhei aqui no celular 😸
Excelente sua análise, muito imparcial e honesta. Parabéns!
Eu tô no 6º período de licenciatura em história e é incrível como esse sujeito é adulado e enfiado em basicamente toda disciplina possível. Nunca tinha lido sua obra, apenas tomado ciência desse seu método de "educação libertária" no decorrer da faculdade, que nada mais é do que a ideologia marxista transpassada para meios educacionais no intuito de formar militantes, contudo, removendo todo esse aspecto ideológico, eu ainda achava que sua obra teria algum modelo metodológico de ensino para justificar tamanha adoração... mas, tomando por base sua resenha, agora vejo que não, é só o puro suco do panfleto ideológico mesmo. É nessas horas que vemos como nossa educação está, realmente, imersa de bosta até o âmago.
Top😊
Ue? eu jurava que tu ia falar algo útil ou algo que me fizesse questionar... cara, colocaram essa roupagem de pedagogo pelo o que ele fez em sua história, mas ele n era pedagogo, ele era mais filosofo mesmo. A parada do método se faz mais pelo uso de uma aprendizagem problematizadora e significativa (com as palavras gerativas) que ele usava nos projetos de educação e quando ele foi secretário da educação, ou seja, usava a experiencia dos alunos como algo pra ser usado em sala de aula, basicamente a educação é pra ser algo que você não entende o motivo pelo o qual tá aprendendo algo. Lembra quando tu tava na escola e tinha vários conteúdos que ninguém sabia te explicar pra que você ia usar aquilo, então isso é a educação bancaria, tu só escuta pq alguém disse que vc precisava escutar e nem entende pra quê... nem é significativo. Ele não foi o único a falar sobre isso, há pedagogos e psicologos já teorizaram sobre isso.
Com essa respostas voce mostra que não sabe nem o que é método de alfabetização
@@academiabocault E você n entendeu absolutamente nada sobre educação de modo geral...
@@lerima1 De educação marxista a gente entende, mas não concorda porque não to a fim de pautar um assunto tão importante em filosofia que coloca um genocida como o Mao Tsé Tung como referencia a ser atingida. Abraços.
@@academiabocault, outra pérola de uma analfabeta política! Disse e repito: voce tem que estudar o assunto, se não, só fala asneira mesmo!
@@walquirialobato5313
Vamos lá, quero saber!
até que enfim alguém falando a verdade sobre esse opressor chamado Paulo Freire.
11:05 Infelizmente também acho que não vai sair da "bolha", mas seu recado foi dado. Parabéns pelo trabalho!
já está saindo da bolha :)
Perfeita! Parabéns!
Excelente síntese! Parabéns!
Eu recomendo o Livro de Humor e Contos, TREINADO PARA SER UM BOM MARIDO
Merece compartilhamento! 👏👏
Obrigado pela resenha . Sabia q era ruim o método , mas q não existia e que tem este viés de educação travestido de revolução socialista com requintes de sordidez foi fato novo . Nunca é tarde p aprender .
Parabéns garota por sua iniciativa e Coragem de expor a VERDADE que buscou!
PER - FEI - TO !!!
👏❤️
Você fez uma análise maravilhosa