1 Negro em 100

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 окт 2024
  • Único aluno negro em uma sala de 100 no primeiro ano de administração na FEA (Faculdade de Economia e Administração da USP), Renan Silva precisou se levantar do lugar para defender a adoção de cotas raciais na USP. O desabafo foi uma resposta à oposição da professora e de alguns alunos em iniciar um debate sobre o assunto, como pedido pelo movimento negro, que acabara de entrar na sala. A negativa aumentou a tensão que terminou em uma discussão filmada por um aluno contrário às cotas. O vídeo, feito no dia 15 de março, viralizou: 2,3 milhões de acessos. Dias depois da briga, Renan conversou com CartaCapital no prédio da FEA. No vídeo ele relembra a discussão e explica porque, embora não seja cotista, defende que a USP adote o sistema de cotas raciais.

Комментарии • 495

  • @alexsandroferreira1064
    @alexsandroferreira1064 8 лет назад +29

    Com certeza esse cara, que se diz vitima por se negro, tem uma vida inúmeras vezes melhor que a minha.

  • @marcelodavila1870
    @marcelodavila1870 9 лет назад +13

    "Deixar o cabelo crescer também é 1 ato político."

  • @diogokalil1712
    @diogokalil1712 9 лет назад +7

    O mais legal é que ele é pardo, e não negro. Aposto com quem quiser que tem mistura na família dele.

  • @bragaibb1
    @bragaibb1 8 лет назад +33

    Acho massa a legenda... "alunos e professor sugeriram outro horário, mas o assunto se impôs".
    Quem forçou goela abaixo foi o movimento, que invadiu, negou a autoridade do professor e mais ainda dos alunos.
    Quem assiste o vídeo original, isento de opiniões pregressas, se assusta com a brutalidade dos militantes.

  • @alexandreamiltonvieira2185
    @alexandreamiltonvieira2185 8 лет назад +5

    Eu sou branco e não consegui entrar na universidade por falta de dinheiro!

  • @alanmendes3818
    @alanmendes3818 8 лет назад +4

    Na boa! Não tenho nada contra a cota racial e tão pouco contra a social.
    Sou de classe baixa e não sou negro, porém, sofri muita discriminação em razão da minha classe social durante minha vida e também acompanhei muitos amigos que tenho negros sofrerem preconceitos por serem da mesma classe social que a minha e ainda por serem negros.
    Minha mãe é faxineira e sem pai criou a mim e meu irmão sem condições de nos proporcionar nada além da boa educação que vem de casa e a possibilidade de nos alimentarmos.
    Mais mesmo sem cotas tanto sociais estudei e trabalhei desde os meus 14 anos e consegui vencer.
    Trabalhei e com muito custo consegui pagar minha faculdade.
    Certo fiz faculdade particular, porém, com o meu dinheiro.
    E isso me possibilitou obter formação acadêmica de nível superior e vencer na vida.
    Meu irmão da mesma forma fez o mesmo e hoje tbem é vencedor.
    Não sou crítico como eu disse as cotas.
    Só queria aqui relatar que isso aumenta as possibilidades mais sem força de vontade jamais resolverão esses problemas.
    Algumas pessoas possuem mais oportunidades que outras e isso sempre vai ocorrer, embora eu acredite que se você não tem naquele momento a mesma oportunidade que o outro busque uma maneira de obte - la, pois, existem outras formas de se conquistá - la.
    Concluindo é sim fato que para um pobre e negro é muito mais difícil vencer na vida, mais não podemos utilizar - se de vitimismo para alcançar de maneira mais fácil as coisas em nenhum aspecto porque o que dignifica ainda mais a nós seres humanos é o fato de sabermos o quanto custou de sacrifício e suor sair vitorioso nessa jornada que é a vida.
    Daqui nada se leva galera!

  • @sergiomagalhaes7270
    @sergiomagalhaes7270 9 лет назад +55

    O Movimento feito na USP foi claramente ofensivo e agressivo aos alunos, professores e a instituição. Sou pobre, classe média baixa, e achei um verdadeiro absurdo. Não é ofendendo ou quebrando as normas da Universidade. Uma verdadeira palhaçada. O discurso é importante, mas como todo ele de teor ofensivo, perdeu a razão. Uma pena.

  • @gabrielsoares3430
    @gabrielsoares3430 9 лет назад +35

    O pior foi quando a aluna disse: "quando o oprimido fala, o opressor cala a boca". Quanta hipocrisia, além de hipócrita ainda insinua que todos os não-negros são opressores, generalização porca, não sei como alguém assim consegue entrar na USP.

  • @leosq25
    @leosq25 9 лет назад +10

    Esse rapaz sim deveria representar os negros, ele não impôs nada e usou uma retorica cordial e honesta.
    parabens!
    chega de patrulha racialista. mais dialogo, mais cordialidade, menos vitimismo e menos mimimimi

    • @alanalleite
      @alanalleite 9 лет назад +1

      Mr. Sincero Você sabe que a maioria das pessoas pobres no Brasil são negras, né? Você sabe que a faixa etária mais assassinada é de jovens negros do sexo masculino da periferia? E aí você ainda me fala de ''patrulha racialista?'' É muito fácil dizer ''Estuda e passa'' quando você nunca estudou numa escola pública caindo aos pedaços com professores mal pagos.

    • @marthaterry9727
      @marthaterry9727 9 лет назад +1

      Mr. Sincero Quem e racista e voce, pateta.

    • @adonisracional3855
      @adonisracional3855 9 лет назад

      +Alana Leite VC SABE QUE A MAIORIA DOS MORTOS EM PERIFERIA PENTENCE AO MOVIMENTO, NÉ? VC SABE que existe milhões de brancos pobres né?, vc sabe que quando alguém do trafico vai te matar ele não pensa, pó essa etnia eu não posso atirar né?, ESCOLA PUBLICA tem alunos de diversas cores, nunca vai existir uma sala que se diga 'NOOOSA PARECE ATÉ QUE ESTOU NA NIGERIA', todos os professores PUBLICOS são mal pagos, BRANCOS, NEGROS, MESTIÇOS.

    • @schoppenhauer8541
      @schoppenhauer8541 6 лет назад

      Alana Leite não é fácil querida, mas isso não é solução para esse problema. Passaram na USP por méritos. Já que são negros que conseguiram sucesso, façam ONGs, programas sem ajudas estatais e tentam mostrar o lado bom, já que o sistema de globalização é de destruição da nação e dos mais desprovidos (pobres, negros, nordestinos...) e lutem através dos argumentos e não da força. Façam como Ben Carson que lutou todo o preconceito e virou um médico e político conceituado.

  • @cristinabarbosa8720
    @cristinabarbosa8720 8 лет назад +33

    Eu nunca vou entrei numa sala ansiando ver quais são eram as pessoas da minha cor, eu sempre esperei ver pessoas "humanas"

    • @jordanasouza2206
      @jordanasouza2206 8 лет назад +1

      +Cristina Barbosa MAS ESSAS PESSOAS HUMANAS NÃO POSSUEM AS MESMAS OPORTUNIDADES, SE VC AINDA NÃO REPAROU!

    • @cristinabarbosa8720
      @cristinabarbosa8720 8 лет назад +7

      É mesmo?? Você quer ensinuar o que? Que por causa da sua cor ninguem sofre mais do que você? só você sofre? só você passa por dificuldades? a cor da pele clara abre para mim um o maravilhoso mundo de oportunidades e facilidades, ou eu posso estar acordando as 04:00 da manhã e voltar para casa as 20:00 da noite para dar duro e suar para ganhar um salário miserável todos os meses?!

    • @jordanasouza2206
      @jordanasouza2206 8 лет назад +4

      Quero insinuar que como já disse, AS OPORTUNIDADES SÃO DIFERENTES! Enquanto um branco filhinho de Papai, mora num bairro nobre,estuda em uma escola excelente,com ótimos professores e faz um pre- vestibular maravilhoso para fazer um vestibular. O negro da periferia, estuda na pior escola, com professores preguiçosos, com o teto da escola caindo, com alunos fazendo baderna, e não tem dinheiro para pagar o pre- vestibular mas, vai fazer o vestibular. E aí quem vai se dar bem? O FILHINHO DE PAPAI, é claro! A culpa é daquele negro por não ter tido uma educação de qualidade? NÃO. E aí, pode deixá-lo lavar o chão por não ter tido aquela mesma oportunidade? NÃO. O que se deve fazer, socialmente e historicamente falando? CRIAR COTAS, para que possa ingressar em um ensino superior, conquistar o sucesso e passá-lo para seus filhos, que passa para o filho dos filhos e o filho dos filhos, para que um dia não precise-se mais de cotas!

    • @henriqueoliveira4000
      @henriqueoliveira4000 8 лет назад +6

      +Jordana Souza Para de se fazer de vitima!!!

    • @jordanasouza2206
      @jordanasouza2206 8 лет назад +2

      Henrique Oliveira Nossa, é melhor vc estudar queridinho! Senta a bunda fedida em uma cadeira e pesquisa um pouco sobre cotas,negros e oportunidades, vc precisa de umas aulinhas de História e conhecer um pouco a sociedade onde vive...Não adianta mais falar nada, só tem tapado aqui, aposto que nem leu nada do que escrevi, e se perguntar o que é luta social, responde que é frescura... E NÃO TA GOSTANDO DAS COTAS? VAI FICAR SEM GOSTAR! PQ VAI TER COTA SIM!! ACOSTUME-SE, bjss, manda lembranças pro papai, ok?

  • @luanramos_f
    @luanramos_f 4 года назад +1

    Parabéns Renan pela inteligência e sensatez que vc demonstra. Não sou negro e tbm não sou branco, sou pardo/mestiço, mas só quem é negro sabe as dores e dificuldades que enfrentam por serem quem são. Portanto eu que não vivencio essa realidade não sou ninguém pra julgar, muitos nos comentários estão fazendo pouco caso da questão racial achando que é besteira, balela ou mimimi, mas infelizmente nosso país tem até hoje os resquícios dos 300 anos de escravidão que reinou nesse país, mas comentários desse tipo só demonstram o que falta pra muita gente, empatia e solidariedade. Parabéns pelas suas conquistas e não desista dos seus sonhos!

  • @Mickael2055
    @Mickael2055 8 лет назад +17

    No vídeo um jovem fala, " somos todos iguais ", ai um dos vitimistas fala " Não sou não, não sou não." Racismo está aí.

    • @lucassimioni1
      @lucassimioni1 8 лет назад

      Hahaah é que achei... Eles são racistas... Ele continua dizendo "não sou que nem você um branco" (tom de nojo e despeito) bando de racistas sao somente eles no Brasil, ainda bem que são minoria. Engraçado pensar que maior racismo e preconceito no brasil é com o homem, branco, hetero de elite haahahahahahah tem tds as caracteristicas certinho.. Mas são burro para não entender hahaahah

  • @cerealxbr
    @cerealxbr 9 лет назад +22

    Carta capital esquerdando, que novidade...

  • @Eduardowwwabb
    @Eduardowwwabb 9 лет назад +85

    Gritar não é uma atitude acadêmica, deve-se debater o problema sócio racial de forma correta. As alunas barraqueiras devem ser advertidas ou expulsas por agressão verbal. Obrigar o debate é fascismo, outros agressores que devem ser expulsos. Sou negro, sou universitário e não aceito vingança como se o aluno branco fosse culpado, o negro que odeia brancos é o pior racista do mundo.

    • @afonsoromero61
      @afonsoromero61 9 лет назад +5

      +getherlucasbode Mas branco pode odiar o preto pois isso já é normal né ??? mas um negro com espirito de branco!

    • @Eduardowwwabb
      @Eduardowwwabb 9 лет назад +1

      Luan Icaro Sou negro e odeio cotistas, são medíocres ocupando vagas de bons alunos, no dia do vestibular 3% é negro, em são paulo 30% é negro, por que uma universidade em sp tem que ter tantas cotas?

    • @fernandopedreira3026
      @fernandopedreira3026 9 лет назад

      +Dolly Veras Quantos anos vc tem, Dolly Veras? Assimilou o preconceito tão cedo; que prodígio. Vc vai longe, hein, garoto!

    • @marioliveira2093
      @marioliveira2093 9 лет назад +3

      Primeiro : Você deve ter a consciência negra, que é mais importante que a cor da pele. Depois disso, vc sinta-se no direito de entrar em debate.
      Segundo: Cala a boca. Não existe racismo inverso!

    • @ygorpatrickbr
      @ygorpatrickbr 9 лет назад +8

      +getherlucasbode Não existe cota na USP, por isso ele era o único em 100. Estude pra USP então, vê se consegue passar contra os burgueses que fizeram cursinho específico e tinha professores particulares. Você demorará 2-3 anos para entrar em um curso OK, agora medicina, nunca passará. Quanto mais dinheiro você tiver, mais chances de passar você terá. ESSE É O NOSSO MUNDO JOVEM!

  • @FagnerNascimentoBr
    @FagnerNascimentoBr 9 лет назад +32

    Nossa como ele é vitiminha.....

    • @tahangel8781
      @tahangel8781 8 лет назад

      Se ponha no lugar dele!

    • @medioprecio837
      @medioprecio837 8 лет назад

      +Tah Angel isso é impossível pra quem não se faz de vítima

  • @etmaroto7802
    @etmaroto7802 8 лет назад +4

    Não adianta, quem vem de escola pública nao tem a mesma bagagem de quem vem de uma particular.
    E não vem me falar " a champs e so estudar entrar" , pois quando o individuo descobre como mundo funciona já é tarde demais.
    Tentei entra na USP mas minha bagagem era fraca fiz 1 ano de cursinho e estudei 1 ano em casa depois que acabei ensino médio.
    A prova e igualitária mas a merda do sistema não.
    Hoje graças a Deus consegui uma bolsa arquitetura numa particular e to dando 101% de mim pois sei que o mercado de trabalho e cruel.
    meus irmaos nao vao passar pelo que eu passei vou ensinar a eles o caminho eles vao consegui e vai ser na USP que eles vao entrar.

  • @garcialan
    @garcialan 8 лет назад +14

    Estatística sócio econômica da Fuvest. Apenas 4% dos INSCRITOS no vestibular são negros. Como ter igualdade se não tem gente querendo entrar?

    • @andreyfreitas5599
      @andreyfreitas5599 8 лет назад

      +Alan Garcia *Foi 2% em 2016

    • @garcialan
      @garcialan 4 года назад

      @FirstN LastN Tô ligado. Baile funk na periferia. Tênis, bonés, celulares, perfumes, correntes, etc, etc, etc, são muito mais importantes que o sacrifício de viver simples pra estudar com afinco. Ser mais difícil não significa ser impossível. Impossível é entrar sem tentar.

  • @paulojuniorjunior9821
    @paulojuniorjunior9821 8 лет назад +2

    Minha mulher é negra e eu também vivemos pobres em periferia e hoje nos temos nível superior nunca se vitimizamos e nunca ficamos com pena de nós mesmos,papo furado de periferia desculpas eu vim de lá e ainda vivo lá acordo 04 da manhã e chego 23 e olho pra nossa conta bancária e penso vale a pena sim,sr passar por vítima nunca!!

  • @rafa.pl-12F32DD
    @rafa.pl-12F32DD 8 лет назад +9

    Diz que é negro e que estudou em escola particular, e, ainda, tem cara de playboy, mas é a favor de cotas.
    hahaha Viva a incoerência. Esse país é uma piada.

    • @Obgporver
      @Obgporver 5 лет назад

      Ue, mas negro tem que ter cara de mendigo? Negro não pode ter uma aprencia de playboy?

    • @Obgporver
      @Obgporver 4 года назад

      RAFAEL PEREIRA Onde as pessoas dizem que os negros são miseráveis? Traga a fonte de onde tirou essa falácia

    • @rafa.pl-12F32DD
      @rafa.pl-12F32DD 4 года назад

      @@Obgporverque lógica interpretativa é essa? É claro que pode ter cara de playboy. O que denota incoerência é tê-la e mesmo assim generalizar, como se todo negro fosse coitado.

    • @Obgporver
      @Obgporver 4 года назад

      Rafael Você falou: “diz ser negro, mas tem cara de playboy”. Cadê a coerência no que você diz nesse verso com esse seu comentário de agora? Parece que quem não tá sabendo interpretar é você.

    • @Obgporver
      @Obgporver 4 года назад

      Rafael Tem negros que tem condições boas, outros não. Mas não é por ter dinheiro que ele vai ser contra as cotas, sendo que a cota são para eles. Tem para negros independente da renda e para negros que recebem menos de um salário mínimo.

  • @pensamentopositivoreflexoe4052
    @pensamentopositivoreflexoe4052 8 лет назад +13

    o racismo já parte dai, porque os alunos deve ser escolhido por sua capacidade e inteligente, e não por sua cor.

    • @caiomonteiro5295
      @caiomonteiro5295 8 лет назад

      Concordo

    • @naoseinscrevaaqui2781
      @naoseinscrevaaqui2781 8 лет назад +2

      Quem não tem condição de estudar em escola particular vai ficar sempre atrás !!!

    • @JefersonAntonio80
      @JefersonAntonio80 6 лет назад

      Marciele Oliveira,
      Por isso que não tem negros nas univercidades ja que a pobresa é o grande impecilho. E a maioria das pessoas negras são pobres !!!

    •  6 лет назад +1

      Tá mas mesmo com as cotas , não tem negros em universidade , qual sua explicação?

    • @JefersonAntonio80
      @JefersonAntonio80 6 лет назад

      A pobresa é que impede as pessoas de Chegar na univercidade. Todo mundo sabe que universidade não é pras pessoas de classe E e D. A maior parte dos negros são pobre ! Univercidade é pras classes C,B, A !!!

  • @edjfmg8593
    @edjfmg8593 7 лет назад +2

    Eu posso ser loiro de olhos azuis, e me considerar negro. E aí, tenho direito a cotas?

  • @edinho.andradas
    @edinho.andradas 8 лет назад +2

    Acho que todas as manifestações são válidas, mas é um absurdo tirar a autoridade de um professor na aula, ele deve ser respeitado , e devemos lembrar que o objetivo principal da aula é o conteúdo da mesma, é pra isso que todos entram na universidade...

  • @babaloo185
    @babaloo185 8 лет назад +3

    Basta estudar muito, simples assim... já vi mendigo passar em concurso público estudando com livros achados em lixo.

  • @aryborges802
    @aryborges802 6 лет назад +1

    "Eu estudei em um cursinho,onde 170 dos alunos de uma sala eram brancos,eu era o único negro numa sala com 170 alunos.Talvez pra vcs isso não faça diferença.Mas pra mim sempre doeu sempre machucou".Resumindo ele é o único racista da sala

  • @dicasemanejodepapacapimeci5367
    @dicasemanejodepapacapimeci5367 5 лет назад +2

    esse cara não é negro, só quer vantagem, e todo mundo sabe disso.

  • @funninggamer3767
    @funninggamer3767 8 лет назад +2

    ridículo ele fala que se sente incomodado com a maioria dos alunos no curso dele são branco e para ele isso não é visto como racismo , ok ne vo fingir que não é.

  • @Tessaliafelix
    @Tessaliafelix 5 лет назад +2

    Sorte, fé é muito trabalho, a santíssima trindade da meritocracia branca.

  • @leosq25
    @leosq25 9 лет назад +4

    Outro detalhe desse video, foi publicado dia 1 de abril.
    a edição do video fez jus à data.
    quem puder vir o video na integra vai entender o que estou falando.
    fica parecendo, nesse video, que os invasores debatedores eram mansinhos e cordiais. mas chegaram a chamar os alunos de "babacas" e "otarios"

  • @anonymusaquiles2192
    @anonymusaquiles2192 8 лет назад +1

    Excelente comentário! Você esta de parabéns pela bela explanação sobre o assunto e também por fazer todos se acalmarem e entenderem o que o pessoal queria passar!

  • @marceloguis7202
    @marceloguis7202 9 лет назад +45

    É como o rapaz disse, "a professora liberou duas horas antes ninguém reclamou". Aí, quando gastam meia hora do preciosíssimo tempo do estudante coxinha no final do vídeo, abordando um tema de reflexão tão importante quanto este, o qual todos em todos os âmbitos devem discutir e refletir sempre, aí ele reclama. Garanto que se fosse alguém do "coletivo das coxinhas organizadas" o rapazinho sem noção ao final do vídeo não falaria nada.

    • @diogokalil
      @diogokalil 9 лет назад +5

      Marcelo Guis com proselitismo barato, é uma merda, não é justo e é um absurdo que se permita esse tipo de interrupção, acusação e agressão a alunos numa sala de aula.

    • @netosilva23
      @netosilva23 6 лет назад +2

      Então quando é estudante é "coxinha", e quando é "emponderado" é doquinha?

  • @franciscodemontie8311
    @franciscodemontie8311 9 лет назад +12

    Sou policial militar em são Paulo, recebo um salário muito abaixo do que deveria receber, e tenho que me privar de um monte de coisas para pagar escola particular para meus filhos, que são pobres e não terão direito a concorrer nem na cota social, pois estudam em escola particular, como se por isso fossem filhinhos de papai, só que não, eles estudam no particular para que eu possa mante-los longe da criminalidade que se instalou dentro das escolas públicas, e se o indivíduo estiver determinado a estudar ele consegue se preparar para entrar em uma USP mesmo estudando em escola pública, pois hoje em dia temos muito mais acesso a informações através da internet, coisa que não havia na minha época.

    • @washingtonpereira8416
      @washingtonpereira8416 8 лет назад

      concordo com voce amigo,o cara tem que ficar preocupado pois a violência que se instalou nas escolas,tenho parente que e policial militar ,não e fácil não trabalha só tenção ,e a vida de um vagabundo parece ter mais valor que a de um pai de família e ainda tem esses retardados que defendem bandidos falando mal da polícia mas não sabe como e difícil ser policial e um pais que defende bandido!

    • @joaocady635
      @joaocady635 5 лет назад

      Se dar para passar na USP tão fácil estudando em escola pública, pq vc se sacrifica tanto para manter seus filho longe de lá? Me poupe, se poupe, nos poupe.

  • @RICARDOQUIRINO
    @RICARDOQUIRINO 9 лет назад

    Apesar de não gostar do ator Milton Gonçalves, porque em episódio de minha vida ele foi "muito ignorante" comigo apenas porque eu me aproximei do carro dele e lhe ofereci um jornal, mas ele em uma entrevista ele disse: "O negro tem uma percepção diferenciada que o permite notar o preconceito, mesmo quando é bem tratado"
    Entendo o clamor desses jovens, pois durante anos vimos até mesmo na mídia o negro ser tratado com preconceito e descriminação, um exemplo bem notório eram cenas do programa Os Trapalhões, onde a personagem Mussum era sempre tratado como cachaceiro, favelado e com comportamento estereotipado.
    Eles não estão errados em querer oportunidades, mas o tempo que eles estão se mobilizando de uma forma errada, poderiam unir forças e formar alguma especie de ONG de curso preparatório para aumentarem suas oportunidades.
    Talvez alguns possam discordar de dois exemplos que vou deixar, mas quando vejo cenas como essas só me vem em mente dois nomes: Joaquim Barbosa e Benjamin Carson.
    Fiquem todos com Deus!!!!

  • @lucciisk8
    @lucciisk8 6 лет назад +1

    Só o estudo salva. Parabéns pelo vídeo! 2018 agora. Os corredores das nossas universidades continuam vazios de negros, digo isso em nome da puc/usp. Força camarada!

  • @Maria-zp5pk
    @Maria-zp5pk 9 лет назад +20

    Desigualdade não gera igualdade.

  • @thiagocastanheira8148
    @thiagocastanheira8148 8 лет назад +6

    A única cota que faz sentido e eu sou a favor e a cota por alunos de escolas públicas.

  • @tendanfer8466
    @tendanfer8466 6 лет назад +5

    Eu sou branco e ninguém nunca me deu nada de graça.

  • @heeymarcia
    @heeymarcia 8 лет назад +1

    Desci pra ler os comentários me arrependi. Pessoal ainda não entendeu a história de opressão e luta, a desigualdade, humilhação e preconceito que os pretos vivenciam até hoje. Poderia contar a minha vida, dos meus pais e avós, poderia também citar diversos artigos científicos, mas acho que o vídeo já demonstra a relevância da discussão (vejam o original da intervenção--> a necessidade de falar e ser ouvido de quem a tempos foi oprimido e tá dizendo CHEGA, o desconforto das pessoas da sala, o desespero de um povo que tá morrendo nas mãos da polícia), vê de novo: uma, duas três, quantas vezes forem necessárias pra vocês desenvolverem o mínimo de empatia, se não conseguirem deem repeat mais uma vez. #Ubuntu
    Um só...

  • @luisfabianocastrodeoliveir5686
    @luisfabianocastrodeoliveir5686 8 лет назад

    sou negro ,sou da raça humanóide, acredito no potencial humano ,e me enojo de ouvir falar de cotas ' de movimento negro ...quero deixar claro que sou escuro e reafirmar o meu ponto de vista , eu não sou vítima de ninguém !!! ninguém aqui é senhor do meu domínio ...Negros irmãos meus !!!meus brancos irmão, já é demasiado a hora de pararmos com essa discussão circense, estamos no picadeiro do ódio sentados no colo do passarinheiro ,nos dispondo de duas manipulações afim de respirar irá! eu não sou vítima de ninguém certo!!!zumbi lutou simplismente pelo direito de lutarmos! , sem hipocrisia sem demagogia e sem raça. ..minha melanina é um presente orgânico. ..mas nem me serve se eu não me aceitar privilegiado, eu vou continuar sendo meu senhor ,vou continuar soando meu sangue e me manter como a vida me pede , justo ao próximo! ! reto , honrado e só. ..até ser nivelado na linha esquadrinhada da morte e só kkkkkkkkkkk Boa viagem estrangeiros confusos

  • @sanjapa7846
    @sanjapa7846 9 лет назад +2

    Bem, de fato o acesso ao ensino superior sempre foi sim meio segregado, uma vez que para se ingressar numa universidade não testam a sua aptidao para o curso mas sim conhecimentos que so podem ser adquiridos em colégios particulares (por exemplo, o músico precisa fazer prova de física, química etc, um Pixinguinha, um Cartola, um Milton Nascimento, até um Djavan não passariam para o curso de música em universidade nenhuma).
    Porém essa elitização do ensino superior não se limitou aos negros mas sim a todos os pobres, esses vestibulares sempre foram barreiras que impediam o acesso das classes sociais mais baixas, indepentende de sua cor.
    Por isso não há que se falar em universidade "branca" pois os negros não foram os únicos excluidos.
    Pelo contrário vejo uma sociedade muito leniente com os negros, pois onde 90% dos homicídios, estupros e crimes violentos são cometidos por pessoas negras, temos o racismo como crime inafiançável. As estatísticas não mentem e ninguem pode dizer que os dados são preconceituosos (graças a Deus) e de acordo com elas, discriminar pessoas negras realmente beneficia a segurança. De fato esses 90% de negros estupradores, assassinos monstruosos são uma fração pequena dos outros negros que são pessoas de bem. Mas quando te matarem a facadas pra roubar sua bicicleta não espere que o Estado ou esses outros "negros de bem" te compensem ou ajudem de qualquer forma... Por esse motivo, é polemico mas estatisticamente correto dizer que a discriminação racial é uma medida eficaz na proteção da vida e do patrimônio das pessoas.

  • @bcsorroche
    @bcsorroche 9 лет назад

    Não entendo isso. Sou branco, trabalho desde os 10 anos, sou de familia pobre e sempre estudei em escola publica e tive que fazer faculdade pagando e trabalhando.
    Qual a diferença entre um negro, asiatico, indio, pardo, etc para mim?
    Acredito que devemos é lutar por um ensino fundamental e médio decente. Isso sim, porém ninguém fala disso.
    A cota só gera ainda mais distorção social, pois não há somente negros pobres.

  • @semnome6498
    @semnome6498 8 лет назад

    Do jeito que vocês editaram o vídeo sobre a discussão, parece que o errado da história é quem gravou... Assistindo ao vídeo inteiro podemos ter duas opiniões, tanto certo o lado intolerante as cotas quanto os que pertencem ao movimento negro! Quando assistimos vídeos como estes, queremos tirar nossas próprias conclusões, e não foi oque senti ao ver o vídeo!

  • @josebonifacio4555
    @josebonifacio4555 9 лет назад +2

    O Brasil realmente é o país dos coitadinhos ...

    • @DouglasLima
      @DouglasLima 9 лет назад +8

      Vai pra Europa aprender a ser um mero latino.

  • @lukka14
    @lukka14 8 лет назад

    Se não e fácil ser negro e ter oportunidades, imagina ser negro, pobre e morar em periferia? Só quem é, é que sente!! Meu apoio ao movimento negro, sou negra e com orgulho!

  • @diogokalil
    @diogokalil 9 лет назад +77

    Esse cara mostra o vitimismo escancarado, ele não é negro, ele é mestiço, mas acha que o mundo é contra ele, vitimismo é patológico, e não deve ser alimentado.

    • @Richardsmith00432
      @Richardsmith00432 9 лет назад +5

      +Diogo Kalil Ele não precisa de cotas, ele precisa de um psiquiatra. Isso é um problema existencial

    • @ygorpatrickbr
      @ygorpatrickbr 9 лет назад +6

      +Diogo Kalil Isso só mostra o quão racista você é, a cada comentário sua carapuca cai, impressionante. "ele não é negro, ele é mestiço", se o cara tivesse pele escura logo o racismo seria justificado? prova do seu racismo e prova mais ainda pela sua separacao da etnia negra, afrodescendente no Brasil, querendo classificar ela em grupos distintos, é que nem separar a mãe de um bebê sendo alimentado, você tira a identidade do cara e justifica falando "você não tem melanina", mas o bebê é filho de sua mãe, e nao precisa de exame de DNA para comprovar isso.

    • @diogokalil
      @diogokalil 9 лет назад +5

      ygor santos cala boca idiota, racista o caralho, só tô falando que ele é mestiço, meio branco meio negro, escolhe "ser negro" para se vitimizar.

    • @ygorpatrickbr
      @ygorpatrickbr 9 лет назад +5

      Diogo Kalil O cara é filho de negros, tem fenótipo claro de negro, mas por ele nao tem 0.5% a mais de melanina ele não é negro. Ok racista pós moderno, mesmo se ele fosse mestico você não tem o dever de julgar a etnia de alguém por uma opinião. "Ele não sofre racismo" e acabou de incitar racismo. Mesticos e pretos sofrem muito racismo, a prova disso é você, o primeiro no caso sofre tanto ou quanto mais racismo pois a sociedade pós moderna não consegue enxerga-los, julgam, e criam esteriótipos recem nascidos do povo multi etínico. Você não é ninguém para dizer algo da vida de outra pessoa, comentador racista de youtube.

    • @diogokalil
      @diogokalil 9 лет назад +3

      ygor santos Não, ele é claramente MESTIÇO. E aposto como tem sangue branco.
      E o que é ser negro ? fenótipo ou genótipo, sou de salvador e conheço algumas famílias que tem filhos mestiços, com fenótipo mais pra negro e com fenótipo mais pra branco, como fica ?
      Cota é racismo e seu relativismo é doença mental.

  • @vinicius21989
    @vinicius21989 8 лет назад +45

    afro-coitadinho

    • @marcospaulorocha2289
      @marcospaulorocha2289 6 лет назад

      Bom dia não respondi o poste de vcs, provavelmente alguém da minha família respondeu seu poste, não mandaria ninguém calar a boca, talvez mandar se ferrar e chamar a policia, racismo é crime...

  • @wistonramos4234
    @wistonramos4234 9 лет назад +23

    Quanto mimimi

  • @luipars
    @luipars 8 лет назад

    Eu sou contra qualquer tipo de cota, mas, se já existem cotas sociais, não devem existir cotas raciais.

  • @quel5156
    @quel5156 9 лет назад

    É preciso criar um debate aberto, mas os estudantes universitários, os fazedores de ciência, não podem ignorar números, não podem emocionalisar dados históricos. Ser governante é preciso lidar com a generalidade de assuntos com a mente aberta, e esse assunto de 1. Raças, 2. Credos religiosos, 3. Classes sociais, 4. Afirmação partidária, são questões reais, não toleram a ignorância propositada. Ignorar esses fatos é a mesma coisa que dizer que a escravidão não existiu, que não existe DNA, é a mesma coisa que dizer que o Apartheid na África do Sul foi legal, ou dizer ainda que o extermínio dos índios foi normal. Cara, isso não pode continuar a ser tratado de forma emocional e levado de ânimo leve. Educação séria se faz necessário para mudar o conceito de nação de um povo. Onde é que o Povo Negro e Descendentes de Negros entra na História, na Cultura, na Política, na Religião e na Economia desse País? Por quê? A resposta à essas perguntas faz agente conversar de forma aberta no nosso lar onde somos uma mistura: Negro+Branca+filhos negros com branco. Parem de ignorar números e dados históricos. Admitam a realidade assim como governantes brasileiros e brancos por sinal, entenderam (com a ajuda da história de outros países que usaram quotas e aproximaram) e implementaram no Brasil políticas sociais que levem em conta todos os intervenientes dessa história.

  • @paulinhuDu
    @paulinhuDu 9 лет назад

    É incrível que a falta de educação do pessoal do movimento negro com o cara que fez o vídeo, a professora e os outros alunos que estavam assistindo a aula e nem deixaram os mesmos falarem.
    Muitas pessoas que estão comentando,não percebeu que, isso foi um ato de racismo contra brancos e pessoas que fizeram escolas particulares .Esse rapaz só defendeu ato somente por ser um assunto de interesse dele, aposto se fosse ao contrário, ele teria a mesma atitude do autor do vídeo.

  • @franciscoregisadv6488
    @franciscoregisadv6488 6 лет назад

    As cotas são provisórias...
    Ação afirmativa feita pelo EUA para impor o principio da igualdade, os desiguais são tratados de forma desigual para fazer a igualdade.

  • @jorgef1876
    @jorgef1876 3 года назад +1

    Na moral
    Como tem gente que ainda leva a sério esses militantes

  • @kaltelenteixeiradasilva1932
    @kaltelenteixeiradasilva1932 7 лет назад

    Por que quem ninguém fala das cotas para índios?

  • @kaicsantos3773
    @kaicsantos3773 7 лет назад

    As cotas na verdade ferem e destroem o orgulho que o afro descendente deve ter de sua história, força e conquistas. A grande desigualdade hoje em dia vem da condição socioeconômica do indivíduo e não diretamente de sua cor. A questão é: Um aluno afro descendente de família rica deve ser incluído nas cotas? Isso seria justo ou aumentaria a desigualdade?

  • @dylanescoo
    @dylanescoo 8 лет назад +1

    Os próprios negros criam racismo onde não existe... O simples fato de não haver negros na USP é por que a maioria deles não passaram nesta. Criar cotar raciais é acentuar ainda mais esse problema, expondo de forma notória o que muitas vezes nos é passado pela própria sociedade: O negro não é capaz ( Informação nenhum pouco aceita por mim, todos conseguem com força de vontade e dedicação ).
    Obs: Não me entendam como preconceituoso nem nada do tipo, muito pelo contrário, sou a favor de maiores penalidades para aqueles que cometem práticas racistas e subjugam a figura do negro. Mas criar cotas, sinceramente, só irá piorar a realidade social que vivemos.

    • @17brenoreis
      @17brenoreis 8 лет назад +1

      as cotas foram criadas para inclusão social,mas parece que só segrega mais ainda

  • @-ronesalencarcarvalho3253
    @-ronesalencarcarvalho3253 8 лет назад +1

    Cota racial ... estranho dizer que a cota é RACIAL, não sabia que a quantidade de melanina da tua pele te faz ser de uma outra raça. Usar a palavra raça é um tanto racista.

    • @isilion
      @isilion 8 лет назад

      +-rones Alencar Carvalho O povo da cota racial é o mesmo povo q diz q só existe uma raça,a humana.Povo hipócrita e pior é que 90% de todos os negros que eu já conheci é esquerdista

  • @igorsantos4335
    @igorsantos4335 8 лет назад +3

    Ainda bem que sou daltonico

  • @mingalcastro964
    @mingalcastro964 4 года назад +1

    O cara do vídeo falou tudo.. "estuda e entra" simples... 🙃

  • @eusounormal3457
    @eusounormal3457 8 лет назад

    A capacidade intelectual não tem nada a ver com cor! Sobre a situação socioeconômica posso afirmar que também há brancos em comunidades, estudando em escolas públicas e lutando para sobreviver! Sou contra cotas para negros! A cor da pele não define a inteligência! Será que não percebem que isso é racismo? É como se dissessem que o negro não tem intelecto suficiente para entrar em uma faculdade ou universidade, então "colocam-no através de cotas! Cotas em minha opinião é "coitadismo"! E dizem que no Brasil mais de 50% da população é negra! Será mesmo? Vejo tantos morenos se definindo como negros! Para mim essa porcentagem está equivocada! Negro é quem tem a pele negra, que por sinal é linda! Agora basta ser levemente moreno e ter o cabelo crespo ou encaracolado para intitular-se negro! Em tempo, não sou racista, sou humanista e acredito que todos temos os mesmos direitos, sem privilégios á nenhuma etnia! Um grande abraço e que DEUS o abençoe!

  • @hjj9042
    @hjj9042 9 лет назад

    O preconceito não explica tudo e este não existe apenas com determinados grupos "raciais" (conceito sociologicamente obsoleto). Uma análise objetivo de dados revela que as desigualdades regionais são muito mais preocupantes e causa de grande parte dos problemas sociais. É preciso amenizar o discurso que cria antagonismos e enxergar que a culpa reside na falta de políticas e de planejamento coerente com a diversidade do Brasil.
    No Brasil, muitos argumentos que viram clichês, não se sustentam diante de uma análise lógica e fundamentada em dados objetivos.
    Fala-se tanto em preconceito racial. Dizem que os negros são a maioria e não tem acesso proporcional às possibilidades socioeconômicas.
    Primeiro engano, pois os negros representam apenas 7,61% da população brasileira. Alguns somam negros e pardos para se chegar a tal maioria populacional. No entanto, com isso, desconsideram os N motivos que levam os pardos a essa autodeclaração e invalidam toda a metodologia de pesquisa do IBGE que considera tal grupo de forma específica.
    A segunda falácia se refere a população carcerária. Afirmam que os negros são a maioria nos presídios, o que seria estatisticamente normal, se o argumento de que eles são a maioria da população fosse verdadeiro.
    No entanto, ao analisarem dados médios, esquecem de considerar as especificidades regionais. Nos estados do Nordeste é o onde ocorre o maior percentual de mortes violentas. E é justamente no Nordeste onde há o maior percentual de negros na população. Para discutir a violência é preciso ir além de aspectos étnicos, mas analisar as desigualdades socioeconômicas regionais, as políticas públicas que garantem emprego, renda, escolaridade, etc.
    Falando em escolaridade, apresenta-se outro argumento insustentável. Fala-se que o acesso da população negro ao ensino é menor do que o do branco. Falam que o índice de analfabetismo da população negra é maior, despertando, muitas vezes, um sentimento de antagonismo entre as classes no Brasil. Porém, quem repete tais argumentos esquece de comparar os dados regionais e verificar que, novamente, no Nordeste e Norte do Brasil, onde o percentual de brancos na população é menor, é onde se concentra os maiores índices de analfabetismo.
    Ou seja, mais uma vez, a falta de políticas públicas pesa muito mais do que qualquer forma de discriminação que se queira imputar.
    Não se trata de desconsiderar as mazelas e desigualdades decorrentes da questão racial. Porém, não se pode resumir tudo como causa do preconceito. Preconceito afeta todos na sociedade, seja por aspectos físicos (gordos e magros, carecas, banguelas), seja por socioeconômicos (ricos e pobres), seja por étnicos ou regionais (turcos, “polacos”, gaúchos, nordestinos...), etc.
    É preciso parar de reavivar antagonismos e superar o passado histórico escravocrata. No mundo, centenas de civilizações foram manchadas pela chaga da escravidão. Egito, Roma, até mesmo tribos da África faziam escravos. A luta pela expansão dos territórios, por poder, por crescimento econômico era muito mais evidente que divergências raciais. E todos estes países superaram este episódio nefasto, enquanto o Brasil, realimenta tais fatos nos mais acríticos argumentos repetidos e repercutidos diariamente.
    Como diz Darcy Ribeiro:
    "Apesar da desproporção das contribuições ‐ negra, em certas áreas;
    indígena, alemã ou japonesa, em outras ‐, nenhuma delas se autodefiniu
    como centro de lealdades étnicas extranacionais.Oconjunto,plasmado com
    tantas contribuições, é essencialmente uno enquanto etnia nacional, não
    deixando lugar a que tensões eventuais se organizem em torno de unidades
    regionais,raciais ou culturais opostas.Umamesmaculturaatodosengloba
    e uma vigorosa autodefinição nacional, cada vez mais brasileira, a todos
    anima."

  • @leonardomarques2035
    @leonardomarques2035 7 лет назад

    Ele é o Cris da vida real, mas é errado invadir a aula sem autorização, sem contar que os alunos não tem nada a ver com isso, eles tem que falar com as pessoas responsáveis por isso e não falar com alunos diretamente Durante as aulas.

  • @FernandoPR11
    @FernandoPR11 7 лет назад +1

    AI Q OPRESSAUM !!!! essa sociedade facista, machista, cliclista, taxista, frentista, elitista, marchista, correntista é MUITA OPRESSSAAAUUMM!

  • @rafaeldemorais6001
    @rafaeldemorais6001 8 лет назад

    se somos todos iguais cade a cota para brancos?

  • @13RafiusK
    @13RafiusK 7 лет назад

    O cara fez um discurso para o povo todo miscigenado da sala.
    No Brasil todo mundo é misturado, tinham descendentes de asiáticos, indígenas e gente de toda parte nesta sala.

  • @brunamarins9290
    @brunamarins9290 6 лет назад

    Que coisa chata esse vitimismo de NEGRO, eu sou negra e não fico de mimi o BRASIL é para TODOS! que saco isso tudo.
    Eu NEGRA sou contra as cotas temos que melhorar do início ao topo.

  • @isahenrichs
    @isahenrichs 9 лет назад +4

    Parabéns Renan pelo teu relato

  • @danielbondeandando
    @danielbondeandando 8 лет назад

    Para mim esse sentimento de "sou o único negro" é só mais um tipo de racismo. Se eu estiver em um lugar e me sentir "o único branco" e achar isso um incomodo eu serei racista, pois eu estou me sentindo diferente dos demais neste lugar, se um negro se incomoda de ser o único negro de uma sala, ao meu ver é pq ele está contando a diferença entre brancos e negros. Estudei em escola particular, estudei com brancos, com negros, e nunca parei pra contar quantos tinham, porque isso não importa, se somos iguais então pq apontar o dedo e contar "1 negro, 2 brancos...".

  • @xdxd-hp2ld
    @xdxd-hp2ld 8 лет назад

    Fernando Holiday seis conhece?Pesquisem e tirem suas conclusões sobre esse video

  • @sandrameloreboredo4538
    @sandrameloreboredo4538 6 лет назад

    Fico louca com esse vitimismo, tem direito a estudar, quem corre atras, se prepara, independente da cor. Sou branca, classe média baixa, não tenho condições de pagar uma faculdade, se eu não correr atrás não estudo.

  • @glaudysmedeiros
    @glaudysmedeiros 8 лет назад

    Se esse cara fosse pelo menos negro!!O cara tem pele mais clara que boa parte da população.Segundo, eu já fui confundido com funcionario em diversas ocasioẽs, e daí??VTF!
    Quer entrar na faculdade? Estude porra!!

  • @frand36
    @frand36 9 лет назад

    Sou aluno da USP e realmente quase não há negros nos cursos mais concorridos: med, poli, sanfran e fea. Mas não creio q o caminho seja a adoção de cotas raciais.

  • @luizrenattooliveira8812
    @luizrenattooliveira8812 9 лет назад

    Sinceramente ser negro em um país que maquia o preconceito é difícil mesmo, eu simplesmente acho que as cotas raciais são um paliativo mas não resolvem o problema, o rapaz da reportagem é negro sim para quem duvida de sua etnia.
    O que temos que ter consciência é que não queremos a supremacia de poder e sim igualdade, pois não é justo a forma com que somos tratados pela sociedade, e outra se o Brasil chegou a ser essa grande nação que é hoje graças aos que foram açoitados,bestializados e humilhados por um sistema escravocrata .
    Não faço USP nem quero depois do que observei, sou acadêmico de Direito em outra Instituição de Ensino Superior e confesso que passo pelo mesmo preconceito, mas lá é de forma disfarçada, enquanto na USP é explícito e chega a ser Ultrajante a forma de tratamento.
    A discussão organizada é valida com certeza, desde que não venha a comprometer a aula e prejudicar os demais.
    Mas confesso que deveria ser revista a forma no qual somos tratados dentro da sociedade.
    É lamentável isso e muitas pessoas que fazem isso são pessoas de poder aquisitivo, mas continuamos na luta por uma igualdade direitos e para a extinção do Preconceito Racial no País.
    Saudações Cordiais a Todos
    Luiz Renatto Oliveira,
    Negro e estudante de Direito da Universidade Paulista Unip.

  • @inubiafest
    @inubiafest 9 лет назад +2

    Educação e Inteligencia não vem da cor de um individuo e sim da força de vontade e méritocracia, dinheiro não compra educação nem inteligencia O SOL NASCE PRA TODOS TODO DIA! não interessa ser pobre, rico , preto branco, azul! Vamos crescer a mente e parar de ficar com essa de cota porque daqui a pouco vamos ter cotas para quem é baixinho cotas para gays..cotas.. .Etc...é gente a vida não é facil para ninguem então o negocio é lutar todos os dias.

  • @robertoribeiro5832
    @robertoribeiro5832 9 лет назад +7

    parabéns, sinal de que VC estudou!!

    • @MenishMano
      @MenishMano 9 лет назад

      +roberto ribeiro sinal que ele teve oportunidade de estudar

    • @adb.1178
      @adb.1178 9 лет назад +5

      +João Pedro Nao precisa estudar em escola particular pra ter as mesmas chances de passar em uma faculdade concorrida. Na internet vc pode aprender tanto quanto ou ate mais

    • @andersondarruda
      @andersondarruda 8 лет назад +2

      +Lucios Fox Na internet aprendi a fazer jogos de computador e a falar francês! Hoje em dia só não aprende quem não quer!

    • @jordanasouza2206
      @jordanasouza2206 8 лет назад

      +Lucios Fox Parabéns! Vc ganhou o prêmio de comentário mais idiota! Continue nessa bolha de ignorância, queridinho!

    • @adb.1178
      @adb.1178 8 лет назад +3

      Jordana Souza ja ouviu falar em video aula?vc aprende desde contas de soma e subtração ate mecanica quantica

  • @andenilsonmarins8874
    @andenilsonmarins8874 8 лет назад

    olha só... O cara q tá falando de racismo era mais claro q eu. fala serio

  • @jhonassilveira4489
    @jhonassilveira4489 8 лет назад

    A universidade não é causadora de discriminação, ela é uma vitima também, quantas pessoas com um grande potencial não estudaram, mas a questão é que a discriminação começa muito antes da fase do vestibular, ela vem de "berço", e as pessoas podem dizer o que for, mas o vestibular, estrito senso, é igualitário para todos, então eu sou a favor de ações afirmativas, mas não na universidade, onde vemos o resultado da discriminação, e sim na origem do problema.

  • @deyvidsantana3593
    @deyvidsantana3593 9 лет назад

    Não acho a postura do movimento negro correta nem apoio cotas raciais.Sou pardo,mas sou a favor apenas de cotas sociais.

  • @aliferhoffman2354
    @aliferhoffman2354 8 лет назад

    num país onde existem ate cotas para gays em serviço público

  • @deilsonoliveira7053
    @deilsonoliveira7053 8 лет назад

    Então bora lá.
    Sou negro, não tenho ensino superior, tenho um emprego normal, ajudo a completar a renda daqui de casa. Sabem porque não fiz facul ainda? Pura e simplesmente por não ter vontade, por não ter corrido atrás, pois tive oportunidade, Prouni está aí, FIES também. Me considero inteligente, já tirei notas altíssimas em provas Estaduais, mas nunca fui estudioso.
    Sei que há casos e casos, muitos deles piores que o meu, mas não se pode generalizar, não há brancos pobres então? Porque fazer discurso como se apenas negros fossem vítimas.
    E sobre a "abordagem" na sala de aula, simplesmente ridículo. Se querem mostrar suas idéias, mostrar suas realidades tentem ao menos serem persuasivos, pois nem isso conseguem.

  • @borgeslindu1
    @borgeslindu1 9 лет назад

    não tem isso de negro oprimido pelo sistema, todos que lutam , que se dedicam a buscar uma oportunidade estudando são merecedores de respeito, algumas pessoas acham que TODO branco ja nasceu rico, e que devemos compensação pela escravidão , que ja acabou faz uns 300anos, não devemos porra alguma, ne caralho, é preciso que todos possam ter um país melhor, com educação e justiça pra todos . essa estória de vitimismo ja não cola mais as pessoas ja estão espertas e não admitem mais isso . o negro e o branco sem dinheiro passam pelas mesma dificuldades , a diferença que alguns negros e brancos escolhem assaltar, matar roubar, e depois dizem que estão "matando os negros na favela" , isso é conversa .

  • @welersonassis7403
    @welersonassis7403 8 лет назад +1

    Meritocracia>>>>>>All

  • @Carlos64905
    @Carlos64905 8 лет назад

    Porque esses negros altamente capazes de entrar em uma faculdade tão renomada qual eu "BRANCO"* (sou branco segundo eles) não conseguirei passar pois tenho até dificuldades para resolver a tabuada, não param de ficar dando murro em ponta de faca, falando para todos sobre como a mãe dele é empregada e como ele é uma estrelinha especial por ter entrado neste ambiente opressor branco, e ao invés disso não dedicam seu tempo a se tornarem excepcionais na carreira que escolherem, servirem de exemplo para outros, mostrar que se ele é capaz você também é, porque esses negros não vão na favela da periferia onde dizem terem sido criados e não dão aulas de reforço gratuitas para crianças carentes negras, podem até excluir os brancos pobres, se neguem a auxiliar eles, o maior ato de rebeldia contra o sistema que eles poderiam fazer não é ficar atrapalhando aula e gritando com brancos que não estão nem ai para oque eles dizem e sim preparando crianças negras para lotar esses lugares de negros, creio que seria MUITO mais eficiente dar preparo e esperança para crianças negras da favela.
    Mas eu acho que eles preferem ficar atrapalhando aula, se fazendo de vitima, e esperando que os brancos façam algo por eles e assim eles bradem a todo pulmões que graças a eles ficarem atrapalhando aula conseguiram fazer cota para negros que já tem preparo e situação financeira entrar na faculdade ainda mais fácil.

  • @blackmoney98
    @blackmoney98 3 года назад

    Nossa,Vcs falam como se n houvesse racismo no Brasil e por conta disso o negro tem que se esforca mais.

  • @martinsousa1980
    @martinsousa1980 9 лет назад +5

    Parabéns Carta Capital ! :)
    Ja estou vendo o chororô dos brancos ... mimimimi
    E nem vou argumentar sobre esse assunto, pois eles nunca irão entender.
    Movimento Negro, vocês me representam.

  • @joaoferraz1036
    @joaoferraz1036 7 лет назад

    Quem invade aula deveria estar expulso da Usp... Se eu puder eu vou colocar meu filho numa faculdade particular!

  • @snypervidz
    @snypervidz 3 года назад

    A invasão por esse "movimento" é o exemplo de "idiota com atitude". A ideia é boa, é legítima, mas o JEITO de fazer, totalmente equivocado!, só causa revolta em quem se vê forçado a ouvir alguém esgoelar sobre qualquer assunto que daria para ser debatido com calma e civilizadamente, e neste caso, seria muito mais produtivo.

  • @jopv1804
    @jopv1804 8 лет назад +3

    Sou negro e pobre,nem por isso sou a favor de cotas.Muitos dos meus colegas de trabalho,meus vizinho são brancos e tem as mesmas dificuldades para entrar em uma universidade que eu tenho,muitos deles são mais esforçados do que eu.Por que eu tenho que ter uma vantagem sobre eles??Porque a maioria o dos estudantes já são brancos???Isso nos da o direito de os discriminar???Dar cotas e alimentar o racismo(de ambos os lados) é mais facil do que investir em educação para todos,mas não resolve o problema,longe disso.
    Não intendo o conceito de igualdade de vocês.

  • @Danielzones
    @Danielzones 8 лет назад

    Foram agressivos, faltaram com educação, e ofenderam as pessoas, não existe só pobre negro não, existem muitos pobres brancos também. Eu acho ridículo ter cotas pra alguém só porque a pessoa tem uma cor diferente, eles mesmos se rebaixam e fazem racismo a si mesmos.

  • @marcelorodox1926
    @marcelorodox1926 6 лет назад

    Se para pra analisar todos nós somos decendentes de negros sou branco no documento tenho avós negros e bisavós negros.
    Pergunto a vcs porque existe a cota de negros em vários lugares porque os negros,mesticos,indígenas aceitam isso fato é tenho amigos negros e amo eles di paixão não podemos aceitar essa tal cota
    E Brasil e um país muito racista em todo os aspectos

  • @chisapic
    @chisapic 9 лет назад

    Boa decisão do Renan em deixar os cabelos cresceram, ficou muito bonito, aliás, ele já é bonito mesmo. Dá prá ver mesmo, que os negros são minoria nas unis, mas deve-se prestar atenção, também, que a maioria não é branca!
    São brasileiros com um pé na senzala, na tribo ou nos dois. Quem já morou fora do país, sabe disso. Esses brasileiros mestiços, de pele clara, que se acham brancos, são chamados latinos lá no norte.
    Eu acho interessante, cotas de representação de negros na mídia, porque o negro aparece muito pouco, com exceção do carnaval... e não acho isso certo.

  • @AlineVeingartner
    @AlineVeingartner 9 лет назад

    Estes comentários são inacreditáveis.

  • @robson29121
    @robson29121 4 года назад +1

    video manipulado assistam o original ruclips.net/video/P0qAvA8tDOc/видео.html

  • @marciocolazante
    @marciocolazante 4 года назад

    Fio, você não é negro.

  • @thiagocarvalho4412
    @thiagocarvalho4412 8 лет назад +5

    É muito vitimismo !!!!!!!!!!!!!

    • @joaoluizdeazevedofilho2475
      @joaoluizdeazevedofilho2475 8 лет назад +2

      +jhow Araujo proferir palavras "Racistas" é crime, e chamar uma mulher de "PUTA" é o que ?!......hipocrisia

    • @joaoluizdeazevedofilho2475
      @joaoluizdeazevedofilho2475 8 лет назад +1

      +jhow Araujo Sim, esse é o caso, você a ofendeu e mulher nenhuma merece ser chamada do nome que você a chamou pois em nenhum momento ela o desrespeitou, mas apenas mostrou sua opinião. Hoje em dia falar o que pensa virou insulto?!
      Não sou negro mas a minha mãe é, tenho vários amigos negros e sei que ainda existe muito preconceito mas cotas só aumentam essa segregação pois inteligência ou aptidão nada tem haver com a sua cor ou o órgão sexual que tu usa para te dar prazer. Sou a favor de cotas mas para a classe pobre e não para aquele que se vítima por que seus antepassados sofreram no passado pois se for assim os negros possuem uma enorme dívida histórica com os Portugueses e Espanhóis já que toda a Penisula Ibérica foi quase que dizimada pelos Mouros de 670 a 1480....ou mesmo os Judeus que foram os povos mais perseguidos da história poderiam vir também reivindicar a sua....... Você tem todo o direito de defender o seu ponto de vista mas a forma que você usou é que não justifica, pior, você xingando seu próximo de puta pelo simples fato dela ter uma opinião diferente da sua faz de você tão reacionário quanto quanto ela (se ela realmente for). Repito, sua causa é ótima, os meios que você usou para explica lá são de baixo nível.

    • @handetoto
      @handetoto 8 лет назад

      Joao Luiz De Azevedo Filho Azevedo Filho eu errei!! falam que não querem de cotas pra Negros e esquece que os Estudo de pessoas de classe media \ classe media alta, são custeadas pelo governo em universidades federais.
      acho que se você tem condições tem que pagar pelo ensino publico superior!
      Por que A GRANDE maioria que lá estudam tem condições de pagar uma universidade particular! isso ngm ver,

    • @joaoluizdeazevedofilho2475
      @joaoluizdeazevedofilho2475 8 лет назад +1

      +jhow Araujo nisso eu concordo com você e você tocou em assunto delicado, muito playboy e patricinha acaba tirando a vaga de muita gente da classe pobre e eu acredito que eles escolhem as públicas porque sabem que o ensino é mil vezes superior. Concordo com você, alguém precisa fazer alguma coisa porque isso virou moda. Eu mesmo tenho amigos que fizeram isso, meu irmão tem condições de pagar uma universidade particular mas ele foi para a pública e com certeza ele tirou a vaga de alguém ....."pobre" é claro .

    • @thiagocarvalho4412
      @thiagocarvalho4412 8 лет назад

      +jhow Araujo quanta intolerância da sua parte, tudo no melhor estilo Lênin: "acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é". Como o Joao Luiz falou, as cotas deveriam ser destinadas aos pobres, segregar o povo brasileiro é uma tática comunista marxista. De modo geral somos da raça humana e você com essas palavras de baixo calão só reforça o repudio que eu tenho da política esquerdista. Hoje em dia ter opinião contraria a sua é crime. Demorei pra responder por que trabalho e estudo não fico me vitimando, esperando migalhas do governo como cotas e nem promovendo o discurso do ódio como você o faz. Abraço

  • @marcelopaz5260
    @marcelopaz5260 9 лет назад +1

    Samba Lelê tá doente
    Tá com a cabeça quebrada
    Samba Lelê precisava
    É de umas boas palmadas

  • @somostorcida_Z_N
    @somostorcida_Z_N 8 лет назад

    sou.branco moro no extremo norte de São paulo cade minha cota? PELE SOFRE RACISMO? NEYMAR EH.BARRADO EM SHOPPINGS? PROBLEMA È O NEGRO POBRE ,NAO.O NEGRO RICO

  • @alanmendes3818
    @alanmendes3818 8 лет назад +1

    A galera só pra finalizar!!! Mais esse cara aih não é negro não hein... kkkk

  • @nando80pb
    @nando80pb 9 лет назад

    Enfim, depois de toda esta baboseira, o cara conseguiu seus ÚNICOS objetivos:
    - Ficar famoso e pegar mais menininhas!
    E vocês aí debatendo racismo, cota, negro, branco, usp, pt e a queda do Vasco da Gama!
    pffffff...

  • @willianpareira1930
    @willianpareira1930 9 лет назад

    Brasil é o país das cotas, vivemos um apartheid velado.

  • @victorhugom45
    @victorhugom45 5 лет назад

    Nossa, quanto racista nos comentários, me arrependi de ter lido a "opinião" de alguns...

  • @lucianoamorims
    @lucianoamorims 8 лет назад

    Estudar ninguém quer né?