COMO LUIZ GONZAGA MORREU?
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Como Luiz Gonzaga morreu?
Luiz Gonzaga foi um músico nordestino. Acordeonista, cantor e compositor, recebeu o título de “Rei do Baião”. Ele foi o responsável por valorizar os ritmos nordestinos , levou o baião, xote e xaxado , para todo o país.
Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, sertão de Pernambuco , em 13 de dezembro de 1912. Filho de Januário José dos Santos, do mestre Januário, sanfoneiro de 8 contrabaixos e Ana Batista de Jesus.
O casal teve oito filhos. Luiz Gonzaga desde menino já tocava sanfona. Aos 13 anos, com dinheiro emprestado, comprou sua primeira sanfona.
Em 1929, por causa de um namoro proibido pela família da moça, Luiz Gonzaga fugiu para a cidade do Crato, no Ceará . Em 1930 foi para Fortaleza, onde ingressou no exército. Com a Revolução de 30 ele viaja por todo o país servindo o exército .
Em 1933, servindo em Minas Gerais, foi reprovado no concurso de músico do Exército, tornando-se corneteiro da tropa. Tem aulas de acordeão com o soldado Domingos Ambrósio.
Luiz Gonzaga deixa o Exército após nove anos sem avisar a família. Foi para o Rio de Janeiro e começou a se apresentar em bares, cabarés e shows de calouros. Em 1940, participou do programa Calouros da Rádio Tupi e conquistou o primeiro lugar, com a música “Vira e Mexe”.
Como sanfoneiro da dupla Genésio Arruda e Januário, foi descoberto e levado pela gravadora RCA Vitor para gravar seu primeiro disco.
O sucesso foi rápido, vários outros discos foram gravados, mas somente em 11 de abril de 1945, ele gravou seu primeiro disco como sanfoneiro e cantor, com a música “Dança Mariquinha”.
Em 23 de setembro nasce seu filho Gonzaguinha, fruto do relacionamento com a cantora Odaléia Guedes.
Após 16 anos, Luiz retorna à sua terra natal. Vai para Recife e se apresenta em vários programas de rádio. Em 1947 gravou “Asa Branca”, feito em parceria com Humberto Teixeira.
Em 1948, ele se casou com a cantora Helena Cavalcanti. Em 1949, leva a família para morar no Rio de Janeiro. As parcerias com Humberto Teixeira e Zédantas renderam muitas canções. Gonzaga e seu grupo se apresentam em vários lugares do país.
Em 1980, Luiz Gonzaga canta para o Papa, Paulo II, em Fortaleza. Nesse mesmo ano ele recebe o prêmio Nipper de ouro e dois discos de ouro pelo álbum “Sanfoneiro Macho”.
Em 1988, separou-se de Helena e assumiu relacionamento com Edelzita Rabelo.
Luiz Gonzaga faleceu em 2 de agosto de 1989, em Recife, Pernambuco, Brasil, aos 76 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Santa Joana, onde recebeu tratamento médico por cerca de dois meses devido a complicações de sua doença pulmonar crônica.
Na manhã de sua morte, Luiz Gonzaga teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu, falecendo por volta das 8 horas da manhã. A notícia de sua morte comoveu fãs e admiradores em todo o Brasil e o país decretou luto oficial de três dias em sua homenagem.
Seu corpo foi velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e em seguida, foi transportado para o Rio de Janeiro, onde foi realizado outro velório no Palácio Gustavo Capanema. Finalmente, ele foi enterrado em sua cidade natal, Exu, Pernambuco, ao lado de sua mãe e de seu pai.
Luiz Gonzaga deixou um legado enorme na música brasileira, sendo considerado um dos maiores expoentes da música nordestina e influenciando gerações de músicos e artistas. Ele foi responsável por popularizar o baião, o xote e o forró em todo o Brasil, tornando-se um ícone da cultura popular.
E foi assim que Luiz Gonzaga morreu.
Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
Até o próximo vídeo !!!!