Eu gosto dos dois, poxa. Vocês são muito oito ou oitenta. É justamente isso que o vídeo trouxe de mensagem: nem tudo fica nos extremos, sempre há um meio termo.
@@josemanoeloliveira1663 enquanto aluna de escola pública e depois professora, não tem como ensinar dessa maneira em sala de aula. São 40 alunos em sala de aula e dentre eles uns 37 não querem saber de absolutamente nada, eu me lembro de duas meninas da minha sala ameaçando de me bater porque eu participava das aulas. E não era escola de zona de risco nem nada, cidadezinha pequena no interior de SP tanto que só tinha uma escola na cidade. Enfim, faltam bons pais dentro de casa pra criar bons alunos na escola mas os professores ficam ocupados oferecendo noções de educação básica que deviam vir de casa.
Nossa tem gente q acredita nisso seres humanos fazer sexo com uma criatura q não é humano nem é um animal é a proficia de Paulo se confirmando quando ele disse nos últimos dias eles seriam entendidos pr sábios tornaram-se loucos vcs na sua iguinorancia estão cumprindo a proficia
@@eloah9927 2o os criacionistas (cristãos que defendem o deus judaico cristão e a própria biblia) afirma-se que a terra tem média de no máximo 5 mil anos. E que viemos de Adão e Eva (ruivos). Dentre outras coisas que não coincidem com o que aponta o vídeo acima.
@@rafael_zatu Em nenhum momento a bíblia diz a idade da terra, e nem que Adão e Eva eram ruivos. Muitos cristãos interpretam o livro de gênesis como alegorias, assim como o livro de apocalipse.
@@eloah9927 A bíblia não diz. E nem precisa dizer, a arqueologia descobre por si própria. E os próprios criacionistas (que são autoridade máxima sobre a teologia da biblia) ensinam que é 5 mil anos e ruivos o 1o casal. Vá discutir com eles então uai. kkk. Alegoria ? mais um prova de que a bíblia é gibi. Pq iremos perder tempo lendo algo que nem se pode levar a sério ? enfim. Flw. Bjão.
O trabalho de pesquisa e apresentação da BBC é surreal. Um vídeo de 6 minutos que explica muita coisa e com um visual maravilhoso. Parabéns aos envolvidos.
Realmente, se vc parar para pensar, se vc olhar num telescópio vai ver células crescendo e sumindo, umas se multiplicam e depois morrem, é o mesmo com nós, somos minúsculo nesse planeta, não aprendemos nem 1% sobre o universo, ainda temos muito chão pela frente, até a nossa expecie sumir de vez, e dessa vez, pra sempre
Ainda assim, para a perspectiva humana, isso faz já um bom tempo. E podemos dizer que todas as afirmações que aparecem no vídeo, não passam de conjecturas e suposições.
@@xeremn6388 Só destruiu a sua , pois grande partes das pessoas têm inteligência suficiente para compreender erros de português. E alguns até podem decifrar escrituras milenares.
Vcs perceberam que ela deu um contexto e explicou de uma forma que torna-se a linguagem mais fácil pro ouvinte? Isso é terrívelmente necessário nos dias de hoje
Incrível matéria, gostei. Lógico que o valor desse material vai bem além disso, mas ajuda a gente a enxergar como o pensamento da "pureza de raças" é um conceito absurdo! Parabéns pelo vídeo, muito instrutivo
@@osvaldosousa7854 tem a ver com os brancos acharem q brancos e negros nunca se misturaram na antiguidade, e que os brancos seriam superiores em tudo é com isso q tem a ver. Pureza racial é delírio coletivo de gente doente e mal carater.
@@osvaldosousa7854 vc não foi educado na sua pergunta. Aquele "eu em" deixa claro seu tom de deboche. Não adianta vir com esse papinho de gratidão e luz, não.
@@nimrod_0 Por que quando você fez seu comentário, você generaliza os brancos, como se todo branco fosse vilão e todo negro fosse bonzinho e por isso são superiores em tudo? É por que você é racista? Pureza racial é delírio coletivo de gente doente e mal caráter.
Quero elogiar a animação, o assunto e a narrativa...tema fascinante, e gostaria de sugerir a leitura do livro "Sapiens", fala muito sobre a história da humanidade e nos faz entender melhor o mundo que vivemos hoje. Parabéns BBC!
Cientistas são estelionatários , toda hora aparece um com uma 'teoria' diferente e prova que o outro cientista estava errado, ou seja , o picareta da ciência ganhava dinheiro vendendo livros e viajando o mundo dando palestras sobre uma mentira que ninguém poderia ter certeza da verdade.
Como eu percebi que meus comentários estão sendo lidos pelo adm, quero deixar registrado minha admiração pelo designer que trabalho na parte visual do vídeo Essa arte ficou maravilhosa, dê os parabéns à pessoa
Muito obrigada pela investigação de alta qualidade num tema invulgar mas muito interessante. Parabéns a toda a equipa da BBC Brasil da minha parte, uma portuguesa admiradora da qualidade e do profissionalismo do vosso trabalho. Bem hajam todos vós! 🇵🇹🇧🇷🇬🇧
@@wilsonpereira7890 que pena que você pense assim amigo, sou apenas uma pessoa comum, que estou elogiando uma equipe que esta se superando a cada reportagem, se voce conhecesse o que é a bbc britanica e o que ela ja fez pela cultura e conhecimento mundial, veria que a equipe do Brasil esta trilhando um rumo de qualidade a "mae" britanica
Na verdade, o híbrido nem sempre é estéril e mesmo a definição de "espécie" é bastante arbitrária. Se vivêssemos mil anos, provavelmente falaríamos em linhagens, ou algo parecido. Porque "espécie" é foto, estática e a vida é filme. Excelente vídeo, como sempre! Parabéns!
Conveniente, né?? A gente tira do "filme" as "fotos" q se perderam no tempo e continua querendo q o filme faça sentido (nem q seja na marra, caso contrário vc é negacionista, terraplanista, crentelho, etc)... hehe Nada de novo debaixo do sol.
@@wilsonpereira7890 , conveniente não sei se é. O que ACHO, tendo em vista nossos hábitos como espécie, é que os irmãozinhos mais peludos, "nóis cumeu", de um jeito ou outro. Que achas?
@@arnaldorentes5371 Eu pararia pra pensar nisso se a idéia se restringisse aos "peludos" mais próximos... Mas como a teoria é q isso regride até a um ser unicelular q evoluiu de aminoácido, de proteína e talz... poxa, não tem como termos comido tantos ancestrais assim!! Rs
É bom aprender sobre isso. Faz a gente questionar muitas coisas, como o preconceito até nossos instintos. Amo demais o trabalho de vocês. Parabéns!!! 👏
Falar sobre uma única pessoa já dá um baita trabalho, como falar de 80 anos de vida? Diferentes formas de viver e diferentes lugares ao longo da vida, agora imagine o trabalho que é falar de uma espécie e como ela se desenvolveu ao longo de milhares de anos
Conheço o site da BBC há mais de 20 anos, desde quando era azul, agora acesso esse canal todo santo tia. Vídeos muito didáticos e Camilla ainda tem o sotaque de quem saiu de Salvador mas não deixou a Bahia.
Eu tenho lido livros de Silvana Condemi, paleoantropóloga da Aix-Marseille Université, e de François Savatier, jornalista e colunista da Pour la Science. É fascinante a narrativa científica sobre a saga do Homo sapiens e do Homo Neanderthalensis. Há também a obra de Evelyne Heyer, antropogeneticista. Nossa, que emoção!
@@diegopalacio323 Excelente! Um grande adendo à genética é a epigenética, por meio da qual um fenômeno se dá, não por alteração do código genético, mas pela ativação ou inativação de um gene. O estilo de vida tem estreita relação, por exemplo, o diabetes.
Excelente. Por acaso estou conduzindo meus alunos do terceiro ano médio ao entendimento da Evolução biológica, sendo um dos itens a evolução humana. Já recomendei a consulta desta postagem. Tudo a ver.
Biologicamente falando, ao que parece nunca fomos uma espécie diferente dos Neandertais, pois sofremos anagênese o suficiente para ser fisicamente diferentes, mas insuficiente para gerar isolamento reprodutivo, que é o fator conclusivo para aespeciação. Isso explicaria o impasse com o conceito aceito de espécie. Resumindo, começamos a nos distanciar geneticamente mas depois nos aproximamos de novo, pois houve retomada do fluxo gênico devido ao sexo "interespecífico" (ou seria intra?). Se os descendentes prosseguiram viáveis e férteis por gerações, a mistura de genes nos fez um blend de sapiens e neanderthalensis. Analisando apenas o fator genético/evolutivo os neandertais podem ter desaparecido pela simples deriva genética (diminuição da suas frequências gênicas nas populações resultantes). Video sensacional, design e pesquisa! Parabéns.
*_Meu Universo Expandido, que vídeo incrível, super didático, poderoso e simples. Adorei cada minuto dele, por favor, que milhares de vídeos iguais a este sobre física, antropologia, química, computação, matemática etc. Mais por favor, mais. Nosso país carece de mais conhecimento e informação._*
Vídeo Fantástico! Mostra a evolução da espécie humana há 1 milhão de anos atrás. Os traços genéticos que herdamos dos homens primitivos, e que permanecem até hoje. A narrativa muito profissional da Camilla. Parabéns!
Houveram relações entre os denisovans e homo sapiens também . Grande parte das populações nativas do sul da Ásia e da Oceania tem genes dos denisovanianos
@@wuhan6714 Desculpa minha ignorância, mas penso eu que nas Américas como continentes "recem popularizados", existem fatores genéticos mais puros para serem analisados.
Um tempo atrás vi um vídeo do Pirula e ele dizendo q pessoas ruivas são mais resistentes a dor porque são descendentes dos neandertais, pois os neandertais resistiam mais a dor do q os sapies
E pessoas ruivas existem em todas as etnias. Diz-se que teriam herdado um gene (MC1R) que foi transmitido através do intercurso de seus antepassados homo sapiens com nossos "primos" neandertais. É uma probabilidade, mas não uma certeza, naturalmente.
O rabo dele, se tem um arquétipo que é sinônimo de resistência são os negros que no século 20 antropologos imundos racistas diziam que os mesmos não tinham DNA neandertal, mas mudaram de ideia quando perceberam que isso tornava esses puros comparado com eles que tiveram que cruzar com homens das cavernas pra evoluir.
Um professor me disse que eles possuem alelos predominantes mais fortes. E que não desenvolvem enxaqueca. Infelizmente o povo ruivo está "em extinção" ... São lindos demais. Acho que ja faz uns 4 anos que não vejo algum ruivo pessoalmente.
Pois é, que coincidência. Assisti um vídeo num canal bem conceituado sobre o desaparecimento dos neandertais suprimidos pelos homo sapiens na pré-história. Nos comentários relatei que em uma ocasiõe, no pátio de estacionamento de um supermercado aqui em Curitiba notei a presença de um indivíduo que chamava a atenção dos transeuntes que circulavam por ali. Ao olhar mais atentamente, percebi o motivo de tal curiosidade das pessoas. A primeira vista dava a impressão de que fosse alguém com má formação genética de nascimento mas olhando atentamente, notavasse que não. O indivíduo possuía todas as características de um "homem das cavernas" com o corpo de baixa estatura, atarracado, com pelos robusto espalhado pelo corpo, nariz achatado e largo, testa inclinada para trás, sobrancelhas salientes e mandíbula proeminente. Os braços mais longos que a média um pouco semelhante à um chimpanzé. Daí levantou-se a hipótese do indivíduo possuir genes dos antepassados pré-históricos e este estar circulando nos tempos atuais. No momento da presença daquele "fóssil vivo" não registrei em foto pois seria uma afronta à dignidade humana mas tive vontade de fazer uma "self" em nome da ciência.
@@influsitivo pesquisa os lutadores pesos pesados de boxe e mma os campeoes msm e vc vera uma grande semelhança, e comece pelo nikolay valuev, brock lesnar, cain velasquez
“Naqueles dias, e por algum tempo depois, havia na terra gigantes, pois quando os filhos de Deus tiveram relações com as filhas dos homens, elas deram à luz filhos que se tornaram os guerreiros famosos da antiguidade.” (Gênesis 6:4) Na hora em que assistia, me lembrei desse versículo. Discussões e teorias são feitas para tentar entender o que estava se querendo dizer nessas palavras. Na minha opinião, esse é um registro milenar que bate perfeitamente com os achados científicos que temos sobre o passado da humanidade. O livro de Gênesis relata que, depois dos primeiros movimentos migratórios humanos, esses dois grupos diferentes cruzam entre si na Mesopotâmia (Oriente Médio). Sou cristão e não acredito, de forma alguma, que a Bíblia contradiz a ciência. Sempre leio as escrituras tendo em consciência que, à época em que esses livros foram escritos, as pessoas não possuíam os conhecimentos que nossas ferramentas nos proporcionam hoje. Se cremos que de fato Deus é artífice da natureza, devemos crer que a força motriz dele gerou o funcionamento dos organismos, as eras geológicas, os processos físicos e químicos. O criacionismo nos faz ver um Deus tão somente sobrenatural, completamente distante da natureza. Quando sobrenatural é o que não entendemos. “E disse Deus: Haja boom!”
Você está só tentando encaixar uma comprovação descoberta pelo método científico dentro de um conto de fadas. Não havia gigantes na época. Os fatos prescindem de deuses, e até justificam a ausência deles, porque a evolução não perfeita, não é generosa nem tem piedade.
E nesta parte da história da evolução que Douglas Adams, no seu livro "restaurante no fim do universo" incluiu a nave Golgafrichans que caiu na terra e como eles acabaram substituindo os homosapiens e nendertais.
Às vezes, acho que os Neanderthals devem ter inspirado as lendas de ogros na Europa. Observo o parelo de força, musculatura, mãos e pés grandes, túnicas de couro, cajado, utensílios de pedra lascada, traços grossos, cabelos ruivos de alguns, hábitos em cavernas e montanhas, etc. Menos associar a pele verde.... rsrs
É tão impressionante o quanto nós humanos sabemos como foi há 35.000 anos, quem veio de quem e etc. Chega a ser emocionante. Quando uma frase começa com "Segundo Pesquisadores", já sei que vem algo certo por aí.
Estou lendo um livro que fala exatamente sobre isso, de autoria de dois antropólogos alemães, chamado A jornada dos nossos genes. O livro tem mapas, imagens e conta a história todinha. Acho até que o livro deveria entrar como referência neste vídeo.
@@vanessademellooliveira7665 Estou lendo um livro que fala exatamente sobre isso, de autoria de dois antropólogos alemães, chamado A jornada dos nossos genes.
@@marianabrilhante4829 Estou lendo um livro que fala exatamente sobre isso, de autoria de dois antropólogos alemães, chamado A jornada dos nossos genes.
Q pena q selecionou bastante nas espécies "elo" e quase não selecionou NADA no período cambriano, né?! Achei legal q a SN produziu fêmea e macho no mesmo ambiente, com todas suas diferenças, e botou os dois pra copular e deu td certinho... esse tal de SN é quase um "deus" hein???!!! Hahahaha Vc cita o Dawkins como cientista ou como ícone do neo ateísmo q quis fazer proselitismo doutrinando crianças?? Pq vc sabe q ele é ambos, né??
@@wilsonpereira7890 Vc pode crer na ciências e mesmo assim ser crente, para de preconceito, a ciências é o maior dom que deus nos deu. O que importa se uma pessoa é ateu ou não? O que importa é sempre buscar conhecimento. Não pense que as coisas que não tem explicação não estão descartadas, as pesquisas um dia vão dar resposta para as coisas que estão faltando.
@@wilsonpereira7890 pensava que a população já era doutrinada desde bebê dentro de um ambiente religioso. Frequentar igreja desde bebê e aprender que a história de Noé (impossível de ter acontecido) é verdade não é doutrinação? Se a Bíblia pode ser contestada, seria uma fonte confiável como origem das espécies? Os estudos científicos passam por diversas revisões e usam dados... Já a Bíblia teríamos que confiar até que caberiam todos os animais (e suas espécies) dentro da arca incluindo espaço para comida e água
@@BraulioHoltzRibeiro biblia quer credibilidade cega. Não é atoa que podem ser vistas sociedades inteiras formatadas a acreditarem desde cedo, e não por escolha natural... houve interferencia forçada.
@@alfredoalmeida9824 sim, e não só por parte de pais, mas até escolas e talvez da sociedade em si que vivemos, não é todo lugar, a Islândia por exemplo não tem religiosidade forte e até mesmo entre os crentes por lá existe bastante descrença quanto a teoria bíblica da formação do universo e da vida. E tipo cada coisa vai mudar de acordo com a sociedade, para alguns a doutrinação é ambiente muçulmano, outros budistas, hindu, etc, e até mesmo dentro do cristianismo sob influência de diferentes visões, regras, pensamentos, etc. Já a ciência, não é uma crença e sim estudos reunindo vários dados que podem ser questionados sem uma ameaça eterna de um mal. Uma teoria interessante, pesquisem sobre Bule de chá de Russel.
É pra isso que a internet deveria existir. Parabéns pela qualidade do conteúdo do vídeo
Para propagar historia? Ele faz isso, mas vc deve ir ate ele.
Bbc né amigo, um canal do governo britanico, que ao contrario do brasil, nao usam os canais do governo em beneficio proprio.
@Palhaço Depressivo entendi, foi mal eu interpretei errado o comentário do Rafael, mas já apaguei a resposta
Deveria não. Ela já existe
@@madstarlive 👍
Vamos parar pra apreciar o lindo trabalho do designer que fez as animações. Quase nem dá pra prestar atenção de tão lindo que ficou.
Eu também achei muito bem elaborado. After Effects?
@@orlandovasquez2766 Certamente.
Sim.
Ele se chama kako Abraham.
Misericórdia ! Me senti no tempo da pedra lascada só vendo as animações.
"eles continuam vivos dentro de nós"
Impactante!
Cada ser humano carrega uma linhagem , um gene, uma característica das primeiras gerações de homo sapiens .
La ele?
Kkkk
la ele mil vezes
😢
Mano, o cara que fez design e animações do vídeo merece um aumento!
Ele se chama, kako Abraham.
São fatos
Realmente!
Tu nem sabe quanto ele ganha
@@Loboguara577 verdade kkkk mas tá fazendo um ótimo trabalho
Nem costumo comentar em vídeos, mas vou ter que elogiar esse. Que animações bem feitas! Lindo.
lindo é vc
@@renatoandrebarros Krlh bixo, 2:30 e o bixo estudando a evolução
@@lucasmarinho8133 eu amo
gato 🤒
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
Cara, esse Kako Abraham que fez as animações é muito competente e criativo! Espetacular!
Isso é melhor que Casos de Família.
Ksksksk N precisa se esforçar muito
Kkkkkkkkkkk ri muito
E esse foi o melhor comentário... kkk
Eu gosto dos dois, poxa. Vocês são muito oito ou oitenta.
É justamente isso que o vídeo trouxe de mensagem: nem tudo fica nos extremos, sempre há um meio termo.
Hahaha hahaha hahaha
Realmente na escola entendemos que tudo aconteceu numa linha cronológica, mas compreender que espécies se cruzaram é admirável!
"Só sei que nada sei" é a frase que os tais especialistas se negam a aceitar como verdade. O resto é conjectura barata para justificar o salário.
A nossa escola ainda é muito positivista (formas perfeitas, limites bem definidos, nada de variações...). A realidade é muito mais complexa.
@@josemanoeloliveira1663 enquanto aluna de escola pública e depois professora, não tem como ensinar dessa maneira em sala de aula.
São 40 alunos em sala de aula e dentre eles uns 37 não querem saber de absolutamente nada, eu me lembro de duas meninas da minha sala ameaçando de me bater porque eu participava das aulas. E não era escola de zona de risco nem nada, cidadezinha pequena no interior de SP tanto que só tinha uma escola na cidade. Enfim, faltam bons pais dentro de casa pra criar bons alunos na escola mas os professores ficam ocupados oferecendo noções de educação básica que deviam vir de casa.
É, o bagulho é louco..!
Nossa tem gente q acredita nisso seres humanos fazer sexo com uma criatura q não é humano nem é um animal é a proficia de Paulo se confirmando quando ele disse nos últimos dias eles seriam entendidos pr sábios tornaram-se loucos vcs na sua iguinorancia estão cumprindo a proficia
“Um pequeno passo para um homem, um salto para a humanidade” excelente matéria
Isso (no video) só prova o qnto a bíblia mente.
@@rafael_zatu oq tem a ver a bíblia?kkkkkkkkkkkkkk
@@eloah9927 2o os criacionistas (cristãos que defendem o deus judaico cristão e a própria biblia) afirma-se que a terra tem média de no máximo 5 mil anos. E que viemos de Adão e Eva (ruivos). Dentre outras coisas que não coincidem com o que aponta o vídeo acima.
@@rafael_zatu Em nenhum momento a bíblia diz a idade da terra, e nem que Adão e Eva eram ruivos. Muitos cristãos interpretam o livro de gênesis como alegorias, assim como o livro de apocalipse.
@@eloah9927 A bíblia não diz. E nem precisa dizer, a arqueologia descobre por si própria. E os próprios criacionistas (que são autoridade máxima sobre a teologia da biblia) ensinam que é 5 mil anos e ruivos o 1o casal. Vá discutir com eles então uai. kkk. Alegoria ? mais um prova de que a bíblia é gibi. Pq iremos perder tempo lendo algo que nem se pode levar a sério ? enfim. Flw. Bjão.
O trabalho de pesquisa e apresentação da BBC é surreal. Um vídeo de 6 minutos que explica muita coisa e com um visual maravilhoso. Parabéns aos envolvidos.
Tendemos a pensar que isso ocorreu a muito tempo atrás, mas botando em uma perspectiva maior tudo isso aconteceu ontem. Somos uma espécie MUITO nova
Realmente, se vc parar para pensar, se vc olhar num telescópio vai ver células crescendo e sumindo, umas se multiplicam e depois morrem, é o mesmo com nós, somos minúsculo nesse planeta, não aprendemos nem 1% sobre o universo, ainda temos muito chão pela frente, até a nossa expecie sumir de vez, e dessa vez, pra sempre
Ainda assim, para a perspectiva humana, isso faz já um bom tempo. E podemos dizer que todas as afirmações que aparecem no vídeo, não passam de conjecturas e suposições.
@@xeremn6388 desculpa os erros ortográficos, é o maldito do corretor
@@xeremn6388 Só destruiu a sua , pois grande partes das pessoas têm inteligência suficiente para compreender erros de português.
E alguns até podem decifrar escrituras milenares.
Em termos geológicos e cosmológicos, sim.
O único defeito desse vídeo é que ele acaba!
Vcs perceberam que ela deu um contexto e explicou de uma forma que torna-se a linguagem mais fácil pro ouvinte? Isso é terrívelmente necessário nos dias de hoje
Incrível matéria, gostei. Lógico que o valor desse material vai bem além disso, mas ajuda a gente a enxergar como o pensamento da "pureza de raças" é um conceito absurdo! Parabéns pelo vídeo, muito instrutivo
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
@@osvaldosousa7854 tem a ver com os brancos acharem q brancos e negros nunca se misturaram na antiguidade, e que os brancos seriam superiores em tudo é com isso q tem a ver. Pureza racial é delírio coletivo de gente doente e mal carater.
@@osvaldosousa7854 vc não foi educado na sua pergunta. Aquele "eu em" deixa claro seu tom de deboche. Não adianta vir com esse papinho de gratidão e luz, não.
@@nimrod_0
Por que quando você fez seu comentário, você generaliza os brancos, como se todo branco fosse vilão e todo negro fosse bonzinho e por isso são superiores em tudo? É por que você é racista? Pureza racial é delírio coletivo de gente doente e mal caráter.
@@nimrod_0 Based "Viripardo" é foda kkkkkk
O editor desse vídeo está de parabéns. Que trabalho lindo e bem feito.
Parabéns à pessoa responsável pela motion graphics, ficou muito bom.
Kako Abraham.
@@jaderthadeubarbosa9416 cara procurei pelo nome dele e não achei nada, tem canal?
*Correção, não achei no RUclips, mas tem insta, LinkedIn e website!
@@Fernando-si2pq coloca o link please
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
Que design inovador, cara. Pessoas competentes merecem reconhecimento!!!
A internet deveria sempre nos brindar com informações. Parabéns!
Com certeza! 👏👏👏
Quero elogiar a animação, o assunto e a narrativa...tema fascinante, e gostaria de sugerir a leitura do livro "Sapiens", fala muito sobre a história da humanidade e nos faz entender melhor o mundo que vivemos hoje. Parabéns BBC!
Cientistas são estelionatários , toda hora aparece um com uma 'teoria' diferente e prova que o outro cientista estava errado, ou seja , o picareta da ciência ganhava dinheiro vendendo livros e viajando o mundo dando palestras sobre uma mentira que ninguém poderia ter certeza da verdade.
estou lendo ele agora, livro espetacular
Que animação
É muito bom mesmo !! O Homo Deus é mais cabuloso ainda !!!
Como eu percebi que meus comentários estão sendo lidos pelo adm, quero deixar registrado minha admiração pelo designer que trabalho na parte visual do vídeo
Essa arte ficou maravilhosa, dê os parabéns à pessoa
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
Meu Deus do céu, essa animação está maravilhosa. Não sei se existe algum prêmio pra isso, mas se tiver, inscrevam. Absurdo. Parabéns aos envolvidos
Muito obrigada pela investigação de alta qualidade num tema invulgar mas muito interessante. Parabéns a toda a equipa da BBC Brasil da minha parte, uma portuguesa admiradora da qualidade e do profissionalismo do vosso trabalho. Bem hajam todos vós! 🇵🇹🇧🇷🇬🇧
Deste lado do Atlântico, abraços luso-brasileiros!
Você ainda pergunta se gostei do vídeo, tem como não gostar dessa aula incrível? Parabéns novamente BBC por mais essa pérola!
O nível que a BBC Brasil esta atingindo nas reportagens não deixa nada a desejar com a bbc britanica. Parabéns a equipe
Mais um comentarista profissional da BBC...
@@rafaeltn1147 mais um comentarista profissional da BBC
@@wilsonpereira7890 que pena que você pense assim amigo, sou apenas uma pessoa comum, que estou elogiando uma equipe que esta se superando a cada reportagem, se voce conhecesse o que é a bbc britanica e o que ela ja fez pela cultura e conhecimento mundial, veria que a equipe do Brasil esta trilhando um rumo de qualidade a "mae" britanica
@@rafaeltn1147 Misericórdia... midiolatria ainda não tinha conhecido. Cérebro carcomido não tem solução... Boa sorte!
Esse vídeo está incrível! O designer que fez essas animações tá de parabéns, ficaram ótimas. Conteúdo de qualidade
Esse video poderia ter 2h de duração, que conteúdo maravilhoso.
Na verdade, o híbrido nem sempre é estéril e mesmo a definição de "espécie" é bastante arbitrária.
Se vivêssemos mil anos, provavelmente falaríamos em linhagens, ou algo parecido. Porque "espécie" é foto, estática e a vida é filme.
Excelente vídeo, como sempre! Parabéns!
Conveniente, né??
A gente tira do "filme" as "fotos" q se perderam no tempo e continua querendo q o filme faça sentido (nem q seja na marra, caso contrário vc é negacionista, terraplanista, crentelho, etc)... hehe
Nada de novo debaixo do sol.
@@wilsonpereira7890 , conveniente não sei se é. O que ACHO, tendo em vista nossos hábitos como espécie, é que os irmãozinhos mais peludos, "nóis cumeu", de um jeito ou outro. Que achas?
@@arnaldorentes5371 Eu pararia pra pensar nisso se a idéia se restringisse aos "peludos" mais próximos...
Mas como a teoria é q isso regride até a um ser unicelular q evoluiu de aminoácido, de proteína e talz... poxa, não tem como termos comido tantos ancestrais assim!! Rs
@@wilsonpereira7890 , aí realmente é outro assunto.
Pena que nossa vida inteira é apenas um curtíssimo frame desse filme! Quão maravilhoso seria ver o filme completo?!
Parabéns para a equipe responsável pela arte do vídeo. As animações ficaram incríveis, muito bonitas, elegantes e didáticas.
É bom aprender sobre isso. Faz a gente questionar muitas coisas, como o preconceito até nossos instintos. Amo demais o trabalho de vocês. Parabéns!!! 👏
Falar sobre uma única pessoa já dá um baita trabalho, como falar de 80 anos de vida? Diferentes formas de viver e diferentes lugares ao longo da vida, agora imagine o trabalho que é falar de uma espécie e como ela se desenvolveu ao longo de milhares de anos
Eu nem comecei o vídeo e já deixei o like, porque sei q o conteúdo de vocês é sempre de ótima qualidade. Parabéns e obrigado pelo vídeo! Sensacional.
Conheço o site da BBC há mais de 20 anos, desde quando era azul, agora acesso esse canal todo santo tia. Vídeos muito didáticos e Camilla ainda tem o sotaque de quem saiu de Salvador mas não deixou a Bahia.
Ele é cearense
que vídeo bem feito! parabéns a equipe
Sim.
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
Parabéns pelo conteúdo e pra equipe de design! Que trabalho incrível 👏
Eu tenho lido livros de Silvana Condemi, paleoantropóloga da Aix-Marseille Université, e de François Savatier, jornalista e colunista da Pour la Science. É fascinante a narrativa científica sobre a saga do Homo sapiens e do Homo Neanderthalensis. Há também a obra de Evelyne Heyer, antropogeneticista.
Nossa, que emoção!
Estou lendo esse livro, fala até dos genes dos Neandertais, sobre a diabetes.
Tudo isso é realmente fascinante e empolgante, amo muito tudo isso!
@@l4nds0n Por natureza, eu tenho envergadura darwiniana.
@@diegopalacio323 Excelente! Um grande adendo à genética é a epigenética, por meio da qual um fenômeno se dá, não por alteração do código genético, mas pela ativação ou inativação de um gene. O estilo de vida tem estreita relação, por exemplo, o diabetes.
Parabens pelo vídeo e as ilustrações são incriveis.
Assisto o seu canal, ótimo conteúdo, parabéns
@@pedrohenriquedeveloper4890 Muito obrigado meu amigo. Abraço forte e desejo ótima virada de ano para você e sua familia
Parabéns vocês também pelos seus excelentes vídeos cheios de conhecimento!
mds que video foi esse, tanta conhecimento e informação transmitidas de uma forma tão lúdica e imersiva. meus sinceros parabéns!!!!
BBC é conteúdo de alto padrão. Parabéns mais uma vez.!
Excelente. Por acaso estou conduzindo meus alunos do terceiro ano médio ao entendimento da Evolução biológica, sendo um dos itens a evolução humana. Já recomendei a consulta desta postagem. Tudo a ver.
Biologicamente falando, ao que parece nunca fomos uma espécie diferente dos Neandertais, pois sofremos anagênese o suficiente para ser fisicamente diferentes, mas insuficiente para gerar isolamento reprodutivo, que é o fator conclusivo para aespeciação. Isso explicaria o impasse com o conceito aceito de espécie. Resumindo, começamos a nos distanciar geneticamente mas depois nos aproximamos de novo, pois houve retomada do fluxo gênico devido ao sexo "interespecífico" (ou seria intra?). Se os descendentes prosseguiram viáveis e férteis por gerações, a mistura de genes nos fez um blend de sapiens e neanderthalensis. Analisando apenas o fator genético/evolutivo os neandertais podem ter desaparecido pela simples deriva genética (diminuição da suas frequências gênicas nas populações resultantes). Video sensacional, design e pesquisa! Parabéns.
As animações feitas por esse designer são sensacionais! Merecia um aumento, e o vídeo ficou muito bom! Parabéns pelo trabalho, continuem assim.
*_Meu Universo Expandido, que vídeo incrível, super didático, poderoso e simples. Adorei cada minuto dele, por favor, que milhares de vídeos iguais a este sobre física, antropologia, química, computação, matemática etc. Mais por favor, mais. Nosso país carece de mais conhecimento e informação._*
Incrível! Parabéns a toda equipe. 👏👏👏
Que aula incrível! 👏🏼
Espero que a BBC poste mais vídeos abordando sobre a evolução, pois esse é um assunto obscuro para muitas pessoas.
O trabalho da BBC está cada vez melhor. Parabéns e obrigado por nos oferecer tanto conteúdo de qualidade.
Excelente Reportagem como Sempre !!!
Parabéns !!
Nossa aula fantástica! assisti TB o vídeo, dispersão dos hominídeos, do Pirula. Gosto muito desse tema, de saber quem somos. Parabéns BBC!
Vídeo muito bem feito! A qualidade da BBC é incrível
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
Amei a matéria. Matou minha curiosidade com relação aos nossos ancestrais❤
Vocês são incríveis... Sem palavras para os documentários que montam, continuam assim... Informações nunca são demais
Essa Mulher é a melhor jornalista da bbc 😍 todos videos dela são top slk
Adorei as explicações, parabéns!
Mais uma aula belíssima de vcs. Parabéns!
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
De todo o vídeo, só temos que agradecer o carinha de design, simplesmente arrebentou, parabéns.
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
Animacao excelente! a História é fascinante😍😍
Que legal, amei!! A pessoa que fez a animação é muito competente. Parabéns!!👏👏
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
Parabéns pro editor, manja muito.
Que legal, o roteiro, as animações, tudo... Adorei
Que interessante! Cada dia a ciência descobre mais coisa 💜
Que vídeo fantástico! Conteúdo fascinante e edição também, parabéns aos envolvidos 👏👏👏
Que vídeo incrível
Ótimo vídeo! Assunto interessantíssimo, exposto de forma clara e concisa. Parabéns.
Vídeo Fantástico! Mostra a evolução da espécie humana há 1 milhão de anos atrás. Os traços genéticos que herdamos dos homens primitivos, e que permanecem até hoje. A narrativa muito profissional da Camilla. Parabéns!
Esse é o video mais importante da historia da Biologia no Brasil.
Obrigado
Motion graphics fantásticos, parabéns aos designers.
Parabéns BBC, que produção incrível!
Parabens !!! É muito virtuoso termos o “Titulo” do video totalmente conectado com o “Conteúdo”. Excelente conteúdo !
Que baita reportagem e texto ! Obrigado, BBC !
Houveram relações entre os denisovans e homo sapiens também . Grande parte das populações nativas do sul da Ásia e da Oceania tem genes dos denisovanianos
E nos nativos das Américas tb ,aliás sempre focam mais nos neandertais do que nos desivonianos .
@@natalialinharesaguiar2983 Focam sempre nelees, Pq são Europeus
@@7curiosidade focaram sempre neles pq tem mais fósseis e vestígios culturais
@@wuhan6714 Desculpa minha ignorância, mas penso eu que nas Américas como continentes "recem popularizados", existem fatores genéticos mais puros para serem analisados.
Sim, isso é comentado em Uma breve história da humanidade, livro muito bom.
Simplesmente amei. ❤
Nossa, adoro as produções da BBC, são muito boas…
Que video lindo! Animações top, conteudo muito interessante e fundamentado!! Obrigado bbc!
Muito bom, evolução já é um fato científico.
A ESTORINHA DA EVOLUÇÃO É UM FATO DE QUE É MENTIRA
@@Edsonlcjr Parabéns, seu Q.I e de 83
Desde Darwin.
@@arajas599 E O SEU É 83 NEGATIVO
Um tempo atrás vi um vídeo do Pirula e ele dizendo q pessoas ruivas são mais resistentes a dor porque são descendentes dos neandertais, pois os neandertais resistiam mais a dor do q os sapies
E pessoas ruivas existem em todas as etnias. Diz-se que teriam herdado um gene (MC1R) que foi transmitido através do intercurso de seus antepassados homo sapiens com nossos "primos" neandertais. É uma probabilidade, mas não uma certeza, naturalmente.
Sim, por isso eles são insuportáveis também.
O rabo dele, se tem um arquétipo que é sinônimo de resistência são os negros que no século 20 antropologos imundos racistas diziam que os mesmos não tinham DNA neandertal, mas mudaram de ideia quando perceberam que isso tornava esses puros comparado com eles que tiveram que cruzar com homens das cavernas pra evoluir.
Na verdade, eles são mais suscetíveis à dor e mais resistentes aos efeitos de anestésicos.
Um professor me disse que eles possuem alelos predominantes mais fortes. E que não desenvolvem enxaqueca. Infelizmente o povo ruivo está "em extinção" ... São lindos demais. Acho que ja faz uns 4 anos que não vejo algum ruivo pessoalmente.
Um vídeo curto desse, consegue transmitir tantas informações. Parabéns e sucesso!!
Que coincidência. Estávamos debatendo este tema em um chat ontem e foi lançada a hipótese de haver esta espécie entre nós.
Pois é, que coincidência. Assisti um vídeo num canal bem conceituado sobre o desaparecimento dos neandertais suprimidos pelos homo sapiens na pré-história. Nos comentários relatei que em uma ocasiõe, no pátio de estacionamento de um supermercado aqui em Curitiba notei a presença de um indivíduo que chamava a atenção dos transeuntes que circulavam por ali. Ao olhar mais atentamente, percebi o motivo de tal curiosidade das pessoas. A primeira vista dava a impressão de que fosse alguém com má formação genética de nascimento mas olhando atentamente, notavasse que não. O indivíduo possuía todas as características de um "homem das cavernas" com o corpo de baixa estatura, atarracado, com pelos robusto espalhado pelo corpo, nariz achatado e largo, testa inclinada para trás, sobrancelhas salientes e mandíbula proeminente. Os braços mais longos que a média um pouco semelhante à um chimpanzé. Daí levantou-se a hipótese do indivíduo possuir genes dos antepassados pré-históricos e este estar circulando nos tempos atuais. No momento da presença daquele "fóssil vivo" não registrei em foto pois seria uma afronta à dignidade humana mas tive vontade de fazer uma "self" em nome da ciência.
@@influsitivo pesquisa os lutadores pesos pesados de boxe e mma os campeoes msm e vc vera uma grande semelhança, e comece pelo nikolay valuev, brock lesnar, cain velasquez
Excelente explicação e excelentes animações.
Muito bom esse vídeo e a edição está de parabéns! Façam mais vídeos contando esses fatos históricos!
amo esse tipo de conteudo
Muito incrível o trabalho de vocês! Provavelmente irei usar esse vídeo em minhas aulas de Pré-História. Continuem! Está perfeito!
Concordo com você , Cachorro Maluco
dá muito gosto de aprender com vocês. Obrigado!
“Naqueles dias, e por algum tempo depois, havia na terra gigantes, pois quando os filhos de Deus tiveram relações com as filhas dos homens, elas deram à luz filhos que se tornaram os guerreiros famosos da antiguidade.” (Gênesis 6:4)
Na hora em que assistia, me lembrei desse versículo. Discussões e teorias são feitas para tentar entender o que estava se querendo dizer nessas palavras.
Na minha opinião, esse é um registro milenar que bate perfeitamente com os achados científicos que temos sobre o passado da humanidade. O livro de Gênesis relata que, depois dos primeiros movimentos migratórios humanos, esses dois grupos diferentes cruzam entre si na Mesopotâmia (Oriente Médio).
Sou cristão e não acredito, de forma alguma, que a Bíblia contradiz a ciência. Sempre leio as escrituras tendo em consciência que, à época em que esses livros foram escritos, as pessoas não possuíam os conhecimentos que nossas ferramentas nos proporcionam hoje.
Se cremos que de fato Deus é artífice da natureza, devemos crer que a força motriz dele gerou o funcionamento dos organismos, as eras geológicas, os processos físicos e químicos. O criacionismo nos faz ver um Deus tão somente sobrenatural, completamente distante da natureza. Quando sobrenatural é o que não entendemos.
“E disse Deus: Haja boom!”
Me da um pouco dessa maconha, quero experimentar
Você está só tentando encaixar uma comprovação descoberta pelo método científico dentro de um conto de fadas. Não havia gigantes na época. Os fatos prescindem de deuses, e até justificam a ausência deles, porque a evolução não perfeita, não é generosa nem tem piedade.
Quando citou "maior propensão as atividades noturnas" me senti completamente incluída. 🤔🤔
Eu tb aqui assistindo as 2am, vou justificar dizendo q são meus genes neandertais, kkkk
@@educostanzo, a noite é silêncio e dá concentração pra atividades como ler, estudar, escrever, ou simplesmente relaxar. 🙏🌛✨🌜✨
Conteúdo maravilhoso, edição sensacional e apresentação espetacular. Parabéns a toda equipe envolvida.
Tá raro achar coisa boa assim nesse RUclips igual esse vídeo
Camilla vc é a musa do conteúdo de qualidade! Baiana arretada 😃❤️
Baiana de onde ? Pois eu sou de Jequié um abraço. kkkkk.
Sempre aparece os carentes
@@EduardoSantos-iw4py Não sei mano, pelo sotaque acho que ela é de Ssa msm
Camilla do céu!!!! Tu é maravilhosa. Que vídeo fascinante...
E nesta parte da história da evolução que Douglas Adams, no seu livro "restaurante no fim do universo" incluiu a nave Golgafrichans que caiu na terra e como eles acabaram substituindo os homosapiens e nendertais.
Às vezes, acho que os Neanderthals devem ter inspirado as lendas de ogros na Europa. Observo o parelo de força, musculatura, mãos e pés grandes, túnicas de couro, cajado, utensílios de pedra lascada, traços grossos, cabelos ruivos de alguns, hábitos em cavernas e montanhas, etc. Menos associar a pele verde.... rsrs
Arrepiante o final! Gostei!
É tão impressionante o quanto nós humanos sabemos como foi há 35.000 anos, quem veio de quem e etc. Chega a ser emocionante. Quando uma frase começa com "Segundo Pesquisadores", já sei que vem algo certo por aí.
Seria melhor citar as fontes, não é mesmo? Esse negócio de "pesquisadores", é muito inconsistente, terminologia vaga e pouco convincente.
Então é melhor você conhecer o Pirulla que deu início à tradição de deixar as fontes na descrição
Adoro essas reportagens que trazem informação de forma clara pra leigos. Parabéns equipe BBC Brasil!
Bom dia , Magrela
Adorei esse vídeo. Que trabalho bem feito. Parabéns! Excelente!
Estou lendo um livro que fala exatamente sobre isso, de autoria de dois antropólogos alemães, chamado A jornada dos nossos genes. O livro tem mapas, imagens e conta a história todinha. Acho até que o livro deveria entrar como referência neste vídeo.
nome?
@@vanessademellooliveira7665 A jornada dos nossos genes
Qual o nome??
@@vanessademellooliveira7665 Estou lendo um livro que fala exatamente sobre isso, de autoria de dois antropólogos alemães, chamado A jornada dos nossos genes.
@@marianabrilhante4829 Estou lendo um livro que fala exatamente sobre isso, de autoria de dois antropólogos alemães, chamado A jornada dos nossos genes.
Que vídeo interessante! Além da bela arte gráfica produzida para ilustrar a matéria. Parabéns a todos os envolvidos!
Obrigado, fiz isso pra vocês, aproveitem.
Muito bom... Prossigam com essas divulgações.... Show
.. parabéns
Muito bom vídeo.a última vez que ouvi algo parecido com esse assunto foi em ' A Vida Sexual Dos Selvagens' do Malinowski.
Excelente reportagem, parabéns a todos os envolvidos, muito bem feita. Amei ❤️
Muito obrigada por essa informação
São pequenos documentários,muito bons!
Como dizia Richard Dawkins, realmente a seleção natural é “O maior espetáculo da Terra”.
Q pena q selecionou bastante nas espécies "elo" e quase não selecionou NADA no período cambriano, né?!
Achei legal q a SN produziu fêmea e macho no mesmo ambiente, com todas suas diferenças, e botou os dois pra copular e deu td certinho... esse tal de SN é quase um "deus" hein???!!! Hahahaha
Vc cita o Dawkins como cientista ou como ícone do neo ateísmo q quis fazer proselitismo doutrinando crianças?? Pq vc sabe q ele é ambos, né??
@@wilsonpereira7890 Vc pode crer na ciências e mesmo assim ser crente, para de preconceito, a ciências é o maior dom que deus nos deu. O que importa se uma pessoa é ateu ou não? O que importa é sempre buscar conhecimento. Não pense que as coisas que não tem explicação não estão descartadas, as pesquisas um dia vão dar resposta para as coisas que estão faltando.
@@wilsonpereira7890 pensava que a população já era doutrinada desde bebê dentro de um ambiente religioso.
Frequentar igreja desde bebê e aprender que a história de Noé (impossível de ter acontecido) é verdade não é doutrinação?
Se a Bíblia pode ser contestada, seria uma fonte confiável como origem das espécies? Os estudos científicos passam por diversas revisões e usam dados... Já a Bíblia teríamos que confiar até que caberiam todos os animais (e suas espécies) dentro da arca incluindo espaço para comida e água
@@BraulioHoltzRibeiro biblia quer credibilidade cega. Não é atoa que podem ser vistas sociedades inteiras formatadas a acreditarem desde cedo, e não por escolha natural... houve interferencia forçada.
@@alfredoalmeida9824 sim, e não só por parte de pais, mas até escolas e talvez da sociedade em si que vivemos, não é todo lugar, a Islândia por exemplo não tem religiosidade forte e até mesmo entre os crentes por lá existe bastante descrença quanto a teoria bíblica da formação do universo e da vida.
E tipo cada coisa vai mudar de acordo com a sociedade, para alguns a doutrinação é ambiente muçulmano, outros budistas, hindu, etc, e até mesmo dentro do cristianismo sob influência de diferentes visões, regras, pensamentos, etc.
Já a ciência, não é uma crença e sim estudos reunindo vários dados que podem ser questionados sem uma ameaça eterna de um mal.
Uma teoria interessante, pesquisem sobre Bule de chá de Russel.