INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL vai acabar com a carreira de front-end - Felipe Fialho

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 июн 2024
  • Felipe Fialho é desenvolvedor front-end desde 2009; Staff Software Engineer e Tech Lead na Juntos Somos Mais; Fundador da comunidade Front-End Brasil; LinkedIn Top Voice e apesar de tudo isso ele ainda pesquisa no Google como centralizar uma div.
    Episódio completo:
    • FELIPE FIALHO (Front-e...
    ======================================
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @oguscaetano
    ======================================
    Conheça mais o convidado:
    / felipefialho
    / _felipefialho
    ======================================
    👨🏼‍💻 GUSTAVO CAETANO:
    📌 / oguscaetano
    📌 / oguscaetano
    #tecnologia #podcast #frontend
  • НаукаНаука

Комментарии • 34

  • @lucash.o.koyama4466
    @lucash.o.koyama4466 20 дней назад +5

    Espero que assim seja, hoje no trampo fui usar o copilot para simplesmente retirar o texto chumbado do HTML e substituir por props e ele já não foi capaz de fazer de maneira integral, fez só uns trechos, seria lindo poder focar em outras coisas e deixar a IA fazer a parte simples e massante.
    Probabilidade e estatística ainda não tem cognição, mesmo que simples, como já dizia o mestre Akita, "é errado dizer que IA alucina, pq da impressão que ela em algum momento está lucida", ou algo do tipo "a sua surpresa com IA é inversamente proporcional ao quanto entende IA"

    • @newtyzito
      @newtyzito 20 дней назад

      Exato. É simplesmente falta de contexto. E ainda mesmo com contexto, muitas coisas ela não faz direito (ai sei la pq kk)

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 20 дней назад

      Por isso que JR vao desaparecer do mercado, inclusive vc, pq só está pensando em código... ai regra de negócio IA não faz.. e ai é aonde todo mundo fica sem vaga, pois não tem experiência profissional disso, quero ver IA resolver regras de negócio envolvendo folha salarial dos funcionários, aonde tem cidades que existem regras especificas disso aonde dependendo da jornada de trabalho pode descontar ou pagar hora extra pra pessoa, por essas e outras vejo um montão, mas um montão de gente reclamando q não consegue vaga alguma e se consegue ganha 2k pra baixo, pq tá cru, não sabem nada.

    • @lucash.o.koyama4466
      @lucash.o.koyama4466 20 дней назад

      @@gepetovovo2509 concluiu que só penso em "código" (HTML) e meu futuro com 1 comentário do youtube? Sábio =O
      "gepeto" alucinou, brincadeira brother do copilot, desculpa se te ofendi falando do seu braço direito

    • @newtyzito
      @newtyzito 20 дней назад

      @@gepetovovo2509 na verdade juniors não vão desaparecer do mercado, a tendencia é que eles adentrem cada vez mais tendo mais experiência prática. Pessoal é aquele junior cru, que na verdade no máximo é um estagiário, e já entrar no mercado de trabalho.

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 20 дней назад

      @@newtyzito verdade, mas pessoal acha q só sabendo programar está apto ao mercado de trabalho, não sabem nem fazer um e-mail decente e nem se portar e a grande maioria também fica no RH devido a isso e depois vem aqui falar que o RH não sabe nada de TI, é hilário.

  • @guilhermeteodoro8516
    @guilhermeteodoro8516 20 дней назад +2

    Ano passado, eu havia começado estudar frontend, mas quando eu vi o mercado, fui forçado a mudar para estudar Java. Meu instrutor acredita que no futuro nao tao distante todos os devs terao de ser fullstack

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 20 дней назад +2

      ???????????? mas no passado os DEVs já eram fullstack.. eu mesmo.. kkkkkkkkkk.. aonde se fazia tudo.

    • @oguscaetano
      @oguscaetano  19 дней назад

      vai voltar ao que era em 1995. O dev cobra o escanteio e corre pra cabecear

  • @helio1653
    @helio1653 19 дней назад

    Uma dúvida (e já deixando claro que sou leigo), se uma empresa, não muito grande, uma empresa comum mesmo, contratar serviços de uma inteligência artificial para escrever seus códigos, essa empresa não estaria correndo o risco de invasão de privacidade? Pois tudo o que escrevo no chatgpt vai parar em algum servidor, certo? Então, não é mais vantajoso e cuidadoso manter pessoas, do que substituir por uma máquina que vai mandar todas as suas informações sigilosas para a empresa que a criou?

    • @oguscaetano
      @oguscaetano  19 дней назад

      vc sempre está sugeito a vazamento de dados, usando IA ou não. Não tem como fugir

  • @DanyelLegal
    @DanyelLegal 20 дней назад +4

    Mas a IA não vai fazer um pokedex melhor que o meu 😎

  •  20 дней назад +4

    90% de desenvolvedor backend faz crudzinho, achando que ta com o trampo safe kkkkkkkkkkk.
    Filhão, se a IA substituir o front, o crud já vai ir antes. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • @andreas7529
    @andreas7529 7 дней назад

    O negócio é passar em concurso público. Uma das poucas coisas que compensa no Brasil

  • @andersondossantoscruz3685
    @andersondossantoscruz3685 20 дней назад

    Se ela chegar no ponto de facilmente substituir aquele site/app simples, facilmente substituirá um backend simples também que só faz CRUD. Agora em escalabilidade é outro papo

  • @thiagoo309
    @thiagoo309 20 дней назад

    Olhá, sou desenvolvedor Front End, trabalhando com React, React Native e Next JS em uma empresa do varejo, já estou em uma posição de Pleno/Senior e utilizo as ferramentas de I.A no dia dia como copilot, GPT, figma. E o que posso dizer... a IA não está preparada para substituir um dev com mais experiência ainda mais quando se trata de criar componentes, telas que tenham regras de négocio complexas. A I.A não consegue. Eu utilizei a ferramenta citada do Figma em um componente aqui na empresa e ele me cuspiu somente o HTML, CSS o visual do código, então juninho que só faz telinha ou componente nesse ponto está ferrado, mas toda a lógica envolvendo o componente eu tive que criar do zero. O que posso dizer, as ferramentas de I.A ajudam muito no dia a dia, principalmente em tarefas repetitivas como criar um componente de dropdown, ajuda a desenvolver parte do código, a começar a criar a lógica.
    Dica para o junior que está em trabalhando, para permacer no cargo, se interem mais sobre o négocio da empresa, as regras por trás de cada tela ou component. Entendam o fluxo de dados.

  • @LucasNetoCover
    @LucasNetoCover 20 дней назад

    dai a minha pergunta é, e o QA?
    Eu nao trabalho com programação mas a impressao que me passa é que se a IA avançar a ponto de substituir uma turma da area tech os primeiros a rodar vao ser os QA e os front end, nao?
    To sendo muito leigo?
    eu realmente queria ser QA, nao tenho interesse em ser programador, nao acho que consigo ir tao longe assim, gosto de caçar bug e a um tempo comecei a estudar pra tentar fazer a tal migraçao, vale a pena ou é melhor eu ja ir aprendendo a flipar hamburguer?

    • @oguscaetano
      @oguscaetano  19 дней назад

      programador agora tem que testar, fazer reunião, ser designer e qa. Vai tudo virar uma profissão só

  • @r0msbrasil
    @r0msbrasil 20 дней назад +1

    IA não vai só acabar com Front-end mas tbm vai acabar com back-end e o designer/UX. Ferramentas no-code estão cada vez mais poderosas e com os avanços das IAs, o carinha com o mínimo de conhecimento não vai precisar dessas três personalidades em sua equipe, uma pessoa já pode desempenhar esse papel e com uma facilidade e produtividade monstra. Dificilmente irá ter um cargo de exceção que está imune a IA, não se iludam. kkkk. Só partindo desse principio de você querer aprender IA pra auxiliar e aumentar sua produtividade, vc já vai se destacar em relação a muito coda fofo por ai. Querendo ou não, a maioria dos profissionais são medíocres, e as IAs e quem manja delas, vão engolir todos. E as empresas vão atrás desses profissionais.

    • @oguscaetano
      @oguscaetano  19 дней назад +1

      vai todo mundo limpar bosta de vaca. Isso a IA não faz

    • @r0msbrasil
      @r0msbrasil 19 дней назад

      @@oguscaetano Isso a IA não faz ainda né!? Já que podem criar robôs com IA pra limpar bosta e muitas outras funções. huahuahuahauh

  • @alexnascimento8435
    @alexnascimento8435 20 дней назад +3

    Simplesmente 02 pessoas que claramente não tem fundamentos avançados em frontend falando as maiores baboseiras que eu já vi na minha vida.

    • @oguscaetano
      @oguscaetano  20 дней назад

      kkkkkkk mimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimi

    • @Felipe-bi3mk
      @Felipe-bi3mk 20 дней назад +1

      ​​@@oguscaetano reação ridícula sem argumento, vai fazer cosplay de Igor Guimarães que é melhor. Tu simplesmente está chamando uma ferramenta Low Code de IA, e falando que ela vai acabar com os devs front end

  • @mikaelrocha1308
    @mikaelrocha1308 20 дней назад

    Se eu for ao chat gpt agora, pedir para fazer um crud de uma entity, terei o código completo. Se eu fizer o mesmo para uma tela, isso não rola de jeito nenhum. 🤷 Não sei que pira é essa da galera querer comparar front e back, vai ter task que é mais difícil em um do que no outro...Se front fosse tão fácil não teria essa divisão de Stack.

  • @Leanst.
    @Leanst. 20 дней назад

    O principal ao meu ver está no backend, se vc não manja provavelmente o seu front-end será comprometido e limitado. Front-end até se vc linkar um CLI nele vc consegue executar as coisas remotamente, nem pagina html precisa! kkkkkkkk

  • @Felipe-bi3mk
    @Felipe-bi3mk 20 дней назад

    Dev mode do Figma não tem nada a ver com IA cara, é basicamente ferramenta low code

  • @ricnyc2759
    @ricnyc2759 20 дней назад

    Gente, mas que dificuldade do povo entender isso?
    No momento as IAs ainda nao conseguem substituir 100% os programadores, mas ja diminuiu a quantidade de programadores que se precisa num projeto. Uma pessoa entra um prompt e depois se precisar de ajustes, esses ajustes sao feitos. Em vez de 10 pesoas num projeto, 5...
    Deu pra entender?

    • @joao4234
      @joao4234 19 дней назад

      vc tem razão, mas isso também afetou os devs back-and.

    • @vgreffd
      @vgreffd 19 дней назад +1

      Até isso é discutível. Compiladores modernos facilitaram e muito a vida de qualquer um que se proponha a programar algo, assim como eventuais features de linguagens e decisões de design. O próprio low-code/no-code é um exemplo disso. Tudo tende a ficar "mais fácil" mas isso não necessariamente tem um impacto tão deterministico na demanda de profissionais. As pessoas tem que se atentar mais a ciclos de mercado do que a tecnologias disruptivas, mas no fundo todo mundo gosta de ser um arauto do fim.

  • @patotinhadosmemes
    @patotinhadosmemes 20 дней назад +4

    Daqui 30 anos o programador será o datilografo hoje