Uma Coisa Que Atrapalha o Brasileiro...

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 янв 2025

Комментарии • 408

  • @matheusfarias9555
    @matheusfarias9555 6 лет назад +184

    Interessante, aqui na Dinamarca essa distância não existe, entrevistas informais, chefes sentam em locais junto com os funcionários, não há salas separando a chefia dos subordinados. Aqui é outra mentalidade, odeio essa mentalidade brasileira, nojento isso.

    • @darlusantos636
      @darlusantos636 6 лет назад +12

      Americanizado no Brasil! Aqui na Áustria tbm o chefe senta conosco conta até piadinhas indecentes em alemão é uma algazarra imagina

    • @giovanifm1984
      @giovanifm1984 6 лет назад +13

      @@luisamaria3068 Japão e Coreia do Sul são os piores exemplos neste assunto, funcionários são rebaixados ao ponto de serem "gado" das empresas.

    • @ospider123
      @ospider123 6 лет назад +4

      Ásia é merda

    • @matheusfarias9555
      @matheusfarias9555 6 лет назад +5

      @@luisamaria3068 nao Luisa, isso nao e informalidade e sim irresponsabilidade. Desculpa a falta de pontuação pois uso teclado dinamarquês então é horrível acertar a pontuação.

    • @andrausandrade849
      @andrausandrade849 5 лет назад +1

      Eu vivo isso aqui no Brasil. Cada lugar é um lugar

  • @mestrefrede
    @mestrefrede 6 лет назад +162

    Rafael vc não está falando mau do Brasil vc está falando a VERDADE!

  • @Caveirazul
    @Caveirazul 6 лет назад +278

    No Brasil o que predomina é a vaidade, arrogância e ignorância. Dá desgosto viver aqui e conviver com tanta gente nojenta e pobre de espírito. Acho que como aqui é país muito precário e as coisas são muito caras e difíceis, quando a pessoa consegue subir um pouquinho na vida, já começa exalar prepotência e egocentrismo.

    • @AthosSales
      @AthosSales 6 лет назад +28

      ... E incompetente, não raro. O país vive da desordem, corrupção, puxa saquismo, lei da camaradagem e panelinha. Por que mesmo não somos competitivos no mercado internacional mesmo. Aah, tá.. Abç

    • @darlusantos636
      @darlusantos636 6 лет назад +10

      Exatamente 😐

    • @masteryoda1344
      @masteryoda1344 6 лет назад +25

      Finalmente alguém lúcido nesse país de idiotas.

    • @de_Castro
      @de_Castro 6 лет назад +19

      Quando a educação não é libertadora o sonho do oprimido é ser opressor

    • @marcosa.moraes3454
      @marcosa.moraes3454 6 лет назад +5

      @@de_Castro Paulo Freire aff, socialismo não.

  • @EncontrosDespedidas
    @EncontrosDespedidas 6 лет назад +29

    Eu odeio essa pressão e cobrança nas entrevistas. Pra se trabalhar numas simples lanchonete eles exigem muito e oferece pouco. Isso acaba com nosso pscologico. O pior que eles deixam bem claro não quer tem quem queira. E o atendimento em todo serviço principalmente no público péssimo.

  • @rosianecoelho8932
    @rosianecoelho8932 6 лет назад +61

    Eu noto que quando queremos agir normal, tratar as pessoas de igual para igual, as pessoas estão tão mal acostumadas em serem tratadas como inferiores que, quando estamos numa situação "superior" e tratamos quem está "abaixo" de igual para igual, as pessoas ficam desconfiadas. Parece que temos que "mostrar poder" em alguns momentos, porque há pessoas que não estão acostumadas com a "humildade". Na verdade, todos nós somos iguais, não importa que nível você esteja e eu acho uma grande besteira, essa mania de diminuir o outro, menosprezar o outro... Eu já percebi isso em vários lugares aqui no Brasil e sempre fui contra isso! Por isso que me sinto uma pessoa que pensa diferente!

    • @cicinhamachado
      @cicinhamachado 3 года назад +2

      Menina, penso igual você. Quando vc trata de igual pra igual as pessoas tendem a te desvalorizar 🤪

  • @giovannialex3463
    @giovannialex3463 6 лет назад +156

    No Brasil o pessoal do RH das empresas são muitos preconceituosos
    Acham que são donos da empresa.

    • @piramideinvertida1251
      @piramideinvertida1251 6 лет назад +23

      giovanni Alex....não é só o pessoal do RH....aí, quem almoça e janta, olha do alto para quem só tomou o café da manhã......

    • @rosianecoelho8932
      @rosianecoelho8932 6 лет назад +22

      Sim, sim, e isso ocorre em outras situações de "poder" também. Às vezes as pessoas nem "poder" tem, mas só o fato de trabalharem em determinadas áreas na empresa, ficam se sentindo superiores, ou falam com arrogância!

    • @BrunaDinis
      @BrunaDinis 6 лет назад +16

      Rh.....comem ovo e arrotam caviar.

    • @svivl8482
      @svivl8482 6 лет назад +16

      Fui pedir demissão da empresa, um inútil do RH da empresa me perguntou pq estava querendo sair, comecei a falar e 5 segundo depois ele me interrompe e manda eu calar a boca. Trabalham nos recursos humanos mas não entendem de humanos.

    • @carloscavalheirorj
      @carloscavalheirorj 4 года назад

      Isso porque o Brasil, com todo os problemas que tem, possui uma sociedade menos classista do que as dos países andinos. Vai encarar um RH na Colômbia para ver o que é preconceito.

  • @elcioloch
    @elcioloch 6 лет назад +64

    Quando visito e Brasil as pessoas falam que eu fui pra lá pra limpar banheiros dos americanos, chamam ‘faxineira’ com a boca cheia, só porque trabalham de balconistas em banco.

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  6 лет назад +17

      Pois é

    • @deerfield2004
      @deerfield2004 6 лет назад +12

      Ja passei por isso tambem ,e so comentar com eles a sua conta de banco e a deles,pra vc ve realmente quem e o idiota,quem dera eu chegasse neste pais (USA)como um carpinteiro ,bombeiro hidraulico,pedreiro,eletricista,estarei muito melhor que hoje,Graca a Deus nao estou mal,Brasileiro come urubu e arrota lombo,meu pesar e que nao sai de la mais cedo que 1986.

    • @luisdascondongas6199
      @luisdascondongas6199 6 лет назад +17

      Já escutei comentários assim de ex amigos, sendo que eu trabalhei de garçom a dois anos em Lisboa e atualmente tô casado e vivendo com uma italiana na Itália, trabalho em uma fábrica e dei início na faculdade falo inglês e italiano, tive uma experiência absurda de vida e putz não me arrependo pra nada, eles acham que ofendem de vdd falando isso quando os tais faxineiro e garçons vivem melhor que um classe média no Brasil, enfim irmão se afaste dessas pessoas, bloqueie e seja feliz!

    • @luisdascondongas6199
      @luisdascondongas6199 6 лет назад +9

      Ah e os caras tem 31 anos e moram com a mãe e procuravam mandar piadinhas de quinta serie apelando pra dizer q nem minha família me queria em casa, eu com 25 já conquistei muito mais q eles, n vale apena esquentar a cabeça com eles.

  • @rodrigomartins5595
    @rodrigomartins5595 6 лет назад +66

    Alem de tudo isso aqui no Brasil exigem experiência, idioma fluente e faculdade para pagar uma miséria, ta complicado

    • @sarasilviabarreto8316
      @sarasilviabarreto8316 6 лет назад +3

      Vdd

    • @FSousa-bi6yl
      @FSousa-bi6yl 6 лет назад +9

      @@luisamaria3068 Sabe aquela empresa, a Vale? Então, é uma empresa que foi privatizada! Olha que delícia o acidente em Brumadinho e o outro em Mariana! Privatiza tudo sim que melhora rs. E a crise política não é privilégio de esquerda nem de direita, toda a cúpula política tem culpa nisso, TODOS ELES.

    • @henzofelipe535
      @henzofelipe535 3 года назад

      @@FSousa-bi6yl pesquise mais um pouco aí querido, a Vale foi privatizada em 97 e adivinha em que ano foi construída a irresponsável barragem de brumadinho ? Em 76, pois é né

    • @mvcunha5330
      @mvcunha5330 3 года назад

      @@henzofelipe535 Mano, você ressuscitou um comentário de 2 anos.

  • @willians.bernardes7478
    @willians.bernardes7478 6 лет назад +41

    Passei por isso já umas duas vezes. É muito chato. E cara, se você está desempregado, de onde vai ficar tirando dinheiro pra ir em pelo menos 3 entrevistas? Porque é assim que funciona, eles te falam pra ir na entrevista, depois te falam que tem outra fase, e depois outra. Excelente vídeo.

    • @wagnercardozo990
      @wagnercardozo990 4 года назад +7

      Marcelia Macidalia Verdade, fiz 25 anos em fevereiro deste ano, e em janeiro quando eu ainda estava com 24, eu estava falando pra um conhecido que queria mudar de área de trabalho, pois após ser enganado por duas empresas que não me pagaram certo e ainda sujaram minha carteira de trabalho, eu estava decidido à não ser mais representante comercial até me ajeitar pra sair do Brasil, e o cara que é mais velho que eu simplesmente disse: Cara, se você quer mudar de área beleza, mas a sua idade vai pesar na hora de trocar de área. Eu disse: O que? Como assim pesar cara? Aí ele me disse que eu estava velho pra pensar em mudar de área agora nessa altura da vida kkkk. Eu respondi, cara, minha vida mal começou, eu estou no auge da juventude e já estou “ Velho “ pra mudar de área profissional? Muita gente na minha idade não terminou nem de se formar na faculdade ou no máximo acabou de sair da mesma, eu estou no meio da minha juventude, não consigo enxergar em que área minha idade iria pesar de forma negativa caso eu queria mudar. É por isso que quero sair do Brasil o mais rápido possível, esse país aqui consome nosso dinheiro e nossa vida, é um país que te coloca pra baixo e te desmotiva de todas as maneiras possíveis pra você Nunca buscar evoluir ou mudar, até mesmo no que de fato é impossível te colocar pra baixo esse país tenta denigrir o próprio cidadão e dificultar sua vida, é ridículo, por isso conto até os segundos pra sair daqui, isso não é vida não, jamais quero que meus filhos passem por isso e sintam essa angústia que eu estou sentindo agora, pois exemplos não me faltam. Aí eu ainda disse que não era Nada contra ele como de fato não foi mesmo, pois ele só queria me avisar de algo que supostamente poderia acontecer, mas que eu planejava sair do Brasil por esses e outros motivos. Esse país é complicado, aqui dificuldade e burocracia devia ser o nome desse lugar.

    • @ste_este
      @ste_este 2 года назад

      @@wagnercardozo990 realmente é muito triste, conheci várias pessoas estudadas que disseram que depois dos 30 as portas se fecharam...

  • @sarasilviabarreto8316
    @sarasilviabarreto8316 6 лет назад +56

    *No Brasil vc se candidata a uma vaga péssima com um salário ruim e ainda tem concorrência elogiando o cargo. Sem contar os recrutadores q te deixam esperando horas. Seria cômico se não fosse trágico.*

    • @aguimaraesdias
      @aguimaraesdias 5 лет назад +5

      Vdd, e muitas vezes tem até que fazer uma provinha especie de uma redação no teste, já fiz tanta entrevista de emprego achava até cômico o absurdo da exigência dos psicólogos, aquelas perguntas idiota pretensão salarial, porque você quer trabalhar com a nossa empresa, pra passar por tudo isso e ganhar um mísero salário e ainda ter um monte de gente pra disputar a vaga de emprego

    • @ch7428
      @ch7428 5 лет назад +6

      Já vi vaga de estágio exigindo inglês avançado, pra ganhar 900 reais e só v.t de "benefício".

  • @brunosilva-ql7ps
    @brunosilva-ql7ps 6 лет назад +25

    Vou mandar esse vídeo como uma forma de presente p o pessoal de RH da minha última empresa e vê se de uma vez por todas eles aprendem humildade

  • @simonemckee8840
    @simonemckee8840 5 лет назад +6

    Isso eh verdade! Moro nos EUA, no meu primeiro trabalho (em uma lavanderia) uma cliente foi rude comigo e minha chefe saiu do escritório e disse para a cliente que só ia entregar as roupas da cliente quando ela pedisse desculpas e bla bla bla para cima da cliente. Eu vinda do Brasil fiqueide queixo caido... No meu atual trabalho, meu chefe frequentemente serve o café-da-manhá para um time de 100 pessoas...

  • @HenriquePolak1
    @HenriquePolak1 6 лет назад +42

    Passei exatamente a mesma coisa, para um emprego de atendimento, baixo salário numa famosa livraria aqui de sp (que, sinal dos tempos, está entrando em concordata). Num dia de greve do metrô, perdi horas no trânsito para chegar de ônibus, e a entrevistadora já começou me questionando sobre o atraso de 10 minutos. Daí em diante só piorou, foi exatamente essa demonstração de superioridade que vc falou! Depois, convivendo com pessoas de outros países percebi que era uma loucura muito particular nossa mesmo

    • @Olhar.Internacional
      @Olhar.Internacional 6 лет назад +9

      Sim, eu achava que isso era normal, até eu chegar no Canadá...

    • @dudanunesbleff
      @dudanunesbleff 6 лет назад +3

      Questionar sobre o atraso de dez minutos faz sentido numa entrevista de emprego, porque atraso pode ser sinal de alguém que não é pontual e que, por isso, não convém a uma empresa ou a um cargo.

    • @HenriquePolak1
      @HenriquePolak1 6 лет назад +17

      @@dudanunesbleff Questionar é uma coisa, julgar alguém como irresponsável por atrasar alguns minutos num dia de caos extremo numa cidade já caótica é um pouco diferente

    • @thiagosousa6
      @thiagosousa6 4 года назад +1

      Se vc já sabe que não vai dar em nada. e a pessoa fala: "depois nós ligamos". Manda logo tomar no cu kkkkkkkkmkkkk só

  • @suelyramos8892
    @suelyramos8892 6 лет назад +23

    O vídeo ficou ótimo!! Sua esposa demonstra ser uma pessoa muito sincera e deve aparecer mais... pela leveza que traz para as postagens. Obrigada!!!

  • @nove-t5m
    @nove-t5m 6 лет назад +29

    Aqui onde eu moro, é difícil conseguir emprego é uma baita burocracia... Aqui o pessoal está quase pagando pra trabalhar. Brasil é foda.

    • @sure0504
      @sure0504 3 года назад +2

      O problema são as tais leis trabalhistas. Num país que sobra empregos, os contratantes são um amorzinho e geralmente quais países são?? Os que não tem as leis trabalhistas que existem no Brasil, simples assim.

  • @jesscasali
    @jesscasali 6 лет назад +6

    Eu li um livro chamado Outliers e o autor fala sobre isso, sobre como algumas culturas tem uma distancia de poder e como isso prejudica. Ele da exemplo de uma companhia aérea que estava tendo vários acidentes justamente por isso, o piloto era visto como alguém muito acima e por medo a comunicação entre os comissários era mal feita e ambígua.

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  6 лет назад +1

      Haha, foi nesse livro que fiquei sabendo disso! Outliers by Malcom Gladwell

  • @nathnagringa
    @nathnagringa 6 лет назад +8

    Cheguei aqui de pára-quedas e já adorei! Eu moro na Inglaterra... a área empregatícia é muito boa, em todos os aspectos. Beijinhos ✨

  • @dinamarciadasilvaspirito9801
    @dinamarciadasilvaspirito9801 6 лет назад +10

    Esse foi meu primeiro vídeo assistido. Amei o que pensa, o que diz e como vc expressa isso tudo! Inscrita! Quero me enriquecer com vc! Obrigada por disponibilizar o que de bom vc tem a oferecer!!

  • @naestradacomigo87
    @naestradacomigo87 6 лет назад +9

    Eu me senti assim com meu 1 emprego com 18 anos, e parece que nada mudou ,aos 32. Mas agora um pouco pior, porque à maioria das vagas no Brasil eles acham que uma pessoa de 30 anos já é velha, é patético. Por isso estou na luta para vazar dessa merda. Quero construir uma carreira fora e vou. E fora que aqui no Brasil, se uma pessoa tem um cargo maior , ele acha que pode pisar nos demais, já presenciei muitas cenas como essa. À desigualdade está à solta por todo Brasil em todos os sentidos. Não meu caro, infelizmente não mudou nada

  • @alefaugusto525
    @alefaugusto525 6 лет назад +98

    Por que brasileiro é assim ? um pequeno poder já se acha o presidente dos EUA.
    São tantos que posso generalizar "povo podre", onde eu moro os policiais se acham a ultima bolacha do pacote, sério, o cara passa num concurso nem lá essas coisas...
    Médicos? Advogados? nem se fala. Feliz é quem tá longe desse ambiente tosco ou quem vive nas bolhas com um belo poder aquisitivo. Belo menos passa longe dessa realidade imunda de ser pobre no Brasil.

  • @lorenafranco4504
    @lorenafranco4504 5 лет назад +4

    Rafael obrigada por me representar com esse vídeo. Isso é tudo que sempre pensei e me da até um alívio de saber que tantas pessoas pensam assim como vc. O Brasil ainda vive no sistema feudal e isso está muito longe de mudar. É triste mais é a realidade

  • @cicerodossantos9128
    @cicerodossantos9128 5 лет назад +9

    As relações de trabalho no Brasil ainda usa muito dos aapectos das relações de trabalho escravocratas. Isso explica, também, de se querer muito no Brasil uma formação superior, pois o diploma universitário é a carta de auforria dos tempos atuais.

  • @giovanagarcia2451
    @giovanagarcia2451 6 лет назад +29

    Isso ficou tão claro em uma consulta médica em que eu estive... O médico tinha NOJO dos pacientes, nunca me senti tão mal em uma consulta, médico antiético.

    • @EmanoelLucas8552
      @EmanoelLucas8552 5 лет назад +2

      Triste! Tem um bocado desse jeito por aí...

    • @Ultranumbfiction103
      @Ultranumbfiction103 5 лет назад +3

      Eu também peguei uns médicos que olha....Um deles era extremamente grosso, escrevia as receitas com uma letra que não dava pra entender e o outro sequer queria me cumprimentar direito. Devia ter nojo de apertar a mão dos pacientes. Isso que eu estava pagando. Péssimos profissionais que não tem o básico para lidar com pessoas.

  • @monteiro73172
    @monteiro73172 4 года назад +2

    Eu acabei de fazer uma entrevista de emprego e esse vídeo é como se eu já tivesse visto. Mas mesmo assim a entrevista é formal no Brasil, n sei quando vai mudar. Parabéns pelo vídeo.

  • @Dingobel02
    @Dingobel02 6 лет назад +9

    Bom saber que há esse índice. Vou estudar mais sobre isso! Parece que no Brasil o pobre só existe pra ser intimidado, humilhado, massacrado e desvalorizado ao máximo. Cada dia que passa gosto menos do país onde nasci, cresci e vivo.
    Continue a nos mostrar mais sobre Portugal, nação que me chama a atenção positivamente. Sucesso Scapella!

  • @yohanamoura
    @yohanamoura 4 года назад +4

    Finalmente alguém abordando esse assunto, hoje o que eu percebo é que as empresas estão exigindo demais para vagas de estágio como se tivessem contratando um Sênior, tenho amigas que não conseguiram uma vaga por que eles exigiam experiência, mas o estágio é justamente para a inserção no mercado de trabalho. Hoje em dia vc tem que falar inglês fluente, espanhol ter Excel avançado e criar um App pra acabar com a fome no mundo, tá bem difícil!

  • @konrad8410
    @konrad8410 5 лет назад +3

    Existe uma questão de oferta e demanda também. No Brasil há poucos cargos bons disponíveis e muita gente querendo ocupa-los. Em países mais desenvolvidos, com menor índice de desemprego, os donos das vagas precisam atrair os talentos, pois não há una multidão desesperada lutando por aquela vaga a qualquer custo.

  • @RafaelScapella
    @RafaelScapella  6 лет назад +69

    1800 views e nenhum dislike ainda? Onde estão os haters?

    • @Alkimim.uk.
      @Alkimim.uk. 6 лет назад +5

      Canal com qualidade de conteúdo altíssimo. Argumentação e pontos de vista sempre conduzidos com excelência e que " prendem" a atenção até o final do vídeo. Experiência cultural compartilhada de forma muito bacana Rafael. Parabéns mesmo pelo ótimo trabalho./ Sérgio Alkimim MG

    • @AthosSales
      @AthosSales 6 лет назад

      Rafael, creio que um eventual deslike também ocorra de forma inadvertida. Eu mesmo percebi isso ao tocar na tela e bater no deslike de um vídeo. Ima confirmação de curtida resolveria isto

    • @japeri171
      @japeri171 6 лет назад

      estão se rendendo aos seus argumentos

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  6 лет назад

      @@CORDEIROMAT sério? Chamei ele pra fazer outro vídeo

    • @rdsoaresborba5589
      @rdsoaresborba5589 6 лет назад

      O que são haters ?

  • @verenarezende6530
    @verenarezende6530 5 лет назад +2

    Parabéns Rafael pelos vídeos, eu adoro! Concordo totalmente com a questão abordada, Todas as entrevistas que fiz até hoje, teve uma distância gigante entre mim e o entrevistador. Acho que essa mentalidade tem que mudar. Abraço

  • @vforvendetta8671
    @vforvendetta8671 6 лет назад +27

    Tenho a entrevista para o visto americano na próxima semana e estou um pouco nervoso, espero que tudo dê certo. Abraço Rafael.

    •  6 лет назад +1

      Oi, V. Eu já fiz e é EXTREMAMENTE delicioso. É de boa. De verdade. Se vc estiver indo com foco legal, vá de boa. Eles são treinados pra pegar mentirosos. Então, fique sussa!! ,🌸🌸🌸🌸🌸🌸

    • @vforvendetta8671
      @vforvendetta8671 6 лет назад +1

      Boa tarde Andressa, é só eu responder o que eu preenchi no formulário ?

    •  6 лет назад +3

      @@vforvendetta8671 Sim. Ele fará algumas perguntas aleatórias como: para onde está indo e porquê. O que pretende fazer, quando tempo irá ficar, quanto dinheiro está levando, aonde vai ficar... :)

    • @Olhar.Internacional
      @Olhar.Internacional 6 лет назад +12

      Pra mim vou o visto mais de boa... fui o único que fez questão de falar inglês com o officer. O officer nem quis ver meu extrato bancário, apenas disse "preciso ter certeza que você não vai trabalhar nem morar nos EUA ilegalmente" aí eu disse que a melhor evidencia pra isso era meu histórico. Já tinha passado por mais de 10 países e não tinham ficado ilegal. Após olhar para a telinha dele por alguns segundos, ele disse "visto aprovado." Isso foi em 2014 e eu nem fui aos EUA ainda!

    • @giovanilourenco3839
      @giovanilourenco3839 5 лет назад +1

      O Brasil está mudando sim só não muda é a cabecinha dos mamadores da esquerda esses é que atrapalham por isso aqui vai demorar é melhor vazar mesmo porque a vida é curta

  • @lucianotradutor
    @lucianotradutor 6 лет назад +3

    Rafael, parabéns pelos vídeos. Sempre os assisti, mas achei o de hoje especialmente singular. Condicionamento cultural é o termo-chave para entendermos nosso contexto e fazer algo a respeito. You nailed it!

  • @jeffzanardi7320
    @jeffzanardi7320 5 лет назад +2

    Verdade. Temos que sentir a vibe do lugar e aí sim agir da maneira adequada.

  • @GG-wy8pk
    @GG-wy8pk 3 года назад +4

    Isso acontece porque existe um desespero pelas vagas de emprego aqui no Brasil. Até por isso que existe tanta competição entre os funcionários. Não querem te ensinar com medo de perder o lugar na empresa. Aí um fica querendo passar a perna no outro. Complicado.

  • @augustopcs
    @augustopcs 4 года назад +1

    Além da França vi Polonia e Singapura junto com o Brasil. E Jamaica, Costa Rica, África do Sul e Argentina próximos a Austrália e Estados Unidos...
    Agora eu sei porque um amigo meu que morou um tempo em Buenos Aires se sentia tão a vontade nas entrevistas.

  • @JonhPci
    @JonhPci 2 года назад +1

    Não somente em entrevista de emprego é assim. Quando fui me alistar no exército, a primeira etapa, foi assim. No DETRAN, foi assim. Para renovar a CNH, um médico idoso, a secretária dele se referia a ele como se ele fosse o próprio Deus. Com médicos, é assim.
    Isso é ruim demais, cria uma distância enorme entre as duas partes, e é muito mais comum do que pensamos. O Brasil tem muito para mudar.

  • @elisangelagalvaodafonseca2230
    @elisangelagalvaodafonseca2230 5 лет назад +5

    Já fiz diversas entrevistas no Brasil e nunca fui mal tratada, mas após a contratação senti muito a imposição hierárquica e assédio moral. É uma pena, existe uma guerra de ego muito forte.

  • @vandaloriana
    @vandaloriana 6 лет назад +5

    Passei por essas duas situações aqui no Brasil e também passei na entrevista em que era mais informal.
    Teve uma em que eu me senti uma foragida, parecia que nada do que eu falava era verdade.. Pior experiência que tive.

  • @AmploEspectro
    @AmploEspectro 3 года назад +1

    Nada mais que um reflexo da liberdade econômica. A cultura que encurta a distância do poder é diretamente conexa com o nível de facilidade com que se empreende e se alimenta um mercado onde existe efetivamente concorrência mercadológica.

  • @GabrielRodriquesGonzaga
    @GabrielRodriquesGonzaga 6 лет назад

    acabei de passar um final de semana em Porto e estava no mesmo lugar que vc filmou, sobre entrevista, tive a mesma percepcao quando vim morar em Malta, as entrevistas aqui sao bem casuais e isso deixa ambas as partes com mais tranquilidade de se expressar.

  • @rafaelz125
    @rafaelz125 3 года назад

    Gosto mto dos seus vídeos. Com relação às entrevistas, eu gosto de realizar dessa forma, sem muito formalismo e mais preocupado se o candidato (a) possui capacidade de resolver problemas e se ele (a) se identifica com a cultura da organização. Sou da área técnica de uma multinacional e não permito que a vaidade e arrogância tomem conta de mim. O “Poder” é relativo, para mim é pura besteira se achar melhor que os outros, não somos nada, do pó viemos e ao pó voltaremos ! Que esse tipo de pensamento comece a ganhar espaço nas empresas Brasileiras. Sucesso 🙏🏼👍🏼

  •  6 лет назад +5

    Rafa!! Maravilhooosooo! Muito muito muito muito... MUUUUITO obrigada!!!!

  • @RafaelScapella
    @RafaelScapella  5 лет назад +5

    Há uma quantidade infinita de material (pago e gratuito) para aprender inglês online. Se quantidade fosse o "X da questão" então todos seriam fluentes. O grande "X da questão" é desenvolver a habilidade de transformar toda essa informação (input) em fluência (output). Sem essa habilidade, não adianta ter um número infinito de material disponível. Convido vocês a conhecerem meu treinamento que vai direto a esse "X da questão."
    www.rafaelscapella.com/o-mapa-da-fluencia

  • @fhrboi
    @fhrboi 5 лет назад +2

    Participei de 5 entrevista de trabalho em Porto, 4 delas foram bem de boa como vc descreveu. Já no Brasil na Portaria das empresas qd vc já se identifica como candidato já muda o tom como te tratam.

  • @leehguitar
    @leehguitar 6 лет назад +8

    Conteúdo sempre impecável! E a imagem dessa Go pro 7 é muito boa!

  • @AugustoFariasQuadros
    @AugustoFariasQuadros 6 лет назад +3

    Muito bom o vídeo, Rafael. Estou gostando bastante do conteúdo do novo canal.

    • @RafaelSilva-tn7op
      @RafaelSilva-tn7op 6 лет назад

      Sinceramente gostava mais da pegada do outro, mas o Rafael manda tão bem que "qualquer" assunto fica mais interessante. Também entendo que os outros tipos de vídeo dão mais trabalho.

  • @666l33j0170r
    @666l33j0170r 2 года назад

    Boa tarde, muito agradecido

  • @mestrefrede
    @mestrefrede 6 лет назад +130

    No Brasil a maioria são pobres e soberbos

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  6 лет назад +37

      acho que a ostentação virou a norma nas camadas pobres...

    • @fulanoamazoniacentral926
      @fulanoamazoniacentral926 6 лет назад

      Você inclusivel

    • @mariocamargo7727
      @mariocamargo7727 5 лет назад +1

      Sim va vale o que vc parece ser, falsa humildade: fica com Deus viu!! Tamo junto...
      Baita lixo....

    • @CarlosAlberto-lo7il
      @CarlosAlberto-lo7il 5 лет назад +1

      @@RafaelScapella Tmj o povo e desorientado preconceitoso cheio de manobra se achao por isso estamos ferrados você é um previligiado mente boa procure pesquisar a obra musical de Wilson Simonal um artista injustiçado pelos poderosos que não aceitavam um negro brilhar coisas do Brasil ditador precisamos acordar vira o jogo juntos a gente faz o mundo ficar mais bonito somos todos irmãos uma grande família precisamos nos encontrar encontrar uma saída Tmj

    • @andrausandrade849
      @andrausandrade849 5 лет назад

      @@fulanoamazoniacentral926 deixa só o povo do norte/ nordeste e o Brasil acaba kkkkkk

  • @ontheroad4951
    @ontheroad4951 3 года назад +1

    Esse conceito de índice(sociológico)da distância do poder, de que você já falou em outros vídeos também, deveria ser muito mais conhecido, propagado, divulgado. Creio que o brasileiro precisa se tornar consciente das próprias mazelas ou características negativas. O primeiro paço para a mudança é reconhecer que o problema existe.

  • @rosianecoelho8932
    @rosianecoelho8932 6 лет назад +6

    Concordo contigo, isso existe mesmo... As pessoas ficam se sentindo porque tem um "cargo" e isso acontece muito... Adoram mostrar poder, dizer que são superiores, que grande besteira isso! Eu também sempre me questionei a respeito disso!

  • @BlueCR055
    @BlueCR055 6 лет назад +7

    Na informalidade, é mais fácil saber mais sobre o candidato do que em "interrogatórios". O chefe distanciado do subordinado impede a colaboração e a comunicação = má gestão, o funcionário se sente descartável e sem importância (acaba não vestindo a camisa da empresa). Isso é a arrogância e a vaidade dos chefinhos.

  • @teresacristinacabralmaciel1864
    @teresacristinacabralmaciel1864 5 лет назад

    Gostei muito do vídeo, de grande proveito para que quer imigrar, você passa segurança no que fala.

  • @mullerservino856
    @mullerservino856 4 года назад +8

    Aqui no Brasil as pessoas, querem ser melhor que outras! Entrevista de emprego é uma eterna humilhação

  • @felipebraga2456
    @felipebraga2456 2 года назад

    Sensacional esse vídeo, gostei muito!

  • @skellermann
    @skellermann 5 лет назад

    Incrível! Eu moro em Israel e me identifico 100% com o que você tá falando. O que me surpreendeu um pouco foi que Portugal não tenha um estilo parecido. A minha ideia da cultura portuguesa (baseado no meu trabalho em que tenho bastante contato com esta cultura e também nas duas vezes que estive aí) era de que há muitas cerimônias. O que se explica aqui em Israel em 7 palavras, em Portugal usa-se umas 15.

  • @felixbrfr1
    @felixbrfr1 3 года назад +2

    Tomare que essa mulher da entrevistadora do Brasil veja esse teu video!

  • @nadiabrauwers1334
    @nadiabrauwers1334 5 лет назад +9

    Ex.: brasileiro até quando é síndico se porta como superior.... lamentável tudo isto.

  • @adrianassss
    @adrianassss 6 лет назад +38

    Cansei de ser ótima funcionária e ser tratada como lixo, essa arrogância dos que estão em hierarquia superior é desanimadora. Tratam as pessoas como se fossem criminosas. E na Argentina não está diferente, recentemente fiz um teste para ser uma simples camareira, o trabalho era faxinar 8 quartos e banheiros em 4 horas, e elogiaram minha limpeza mas disseram que deixei duas pontas de lençóis à mostra e por isso fui eliminada. Detalhe, eles não dão nem um dia de folga, é escravidão total, e tem concorrência pra entrar!!!

    • @googsigilososigiloso2151
      @googsigilososigiloso2151 6 лет назад +2

      Eu já trabalhei e senti esse clima de péssima hierarquia, mas mesmo assim fui durante quatro anos o que um colega dizia pra mim. "Você é pau pra toda obra, deixe de ser burro!" Eu somente ria dessa expressão. Logo mais chegou minha carta de convocação pro emprego em uma empresa federal numa capital com mais de 2 milhões de habitantes a qual estou trabalhando a quase oito anos, porém não vou parar por aqui. Quero ir muito além disso com humildade, trabalho duro e claro, estudando e empreendendo sempre!

    • @googsigilososigiloso2151
      @googsigilososigiloso2151 6 лет назад +1

      @Adriana Sparvolli Leia a seguir o que achei interessante:
      Kobe Bean Bryant, (Nascido na Filadélfia, em 23 de agosto de 1978), é um ex-jogador norte-americano de basquete profissional. Atuava como ala-armador no Los Angeles Lakers. Filho do ex-jogador do Philadelphia 76ers e ex-técnico do time da WNBA, Los Angeles Sparks, Joe Bryant, é tido como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Kobe foi um dos poucos atletas a ser escolhido no draft direto do High School para a liga norte-americana.
      Algo de muito interessante que conheci na história desse cara é que ele utilizou a pior característica que ele tinha pra ser o excelente jogador que ele foi.
      A grande falta de talento foi o gatilho que o motivou a tornar-se o jogador que foi.
      Pode parecer algo estranho e paradoxal mas é uma prova que quando trata-se de motivação, força de vontade e esforço é possível chegar muito além de pessoas que recebem muitos elogios pelo talento que têm.
      Boa sorte pra você!

    • @adrianassss
      @adrianassss 6 лет назад

      @@googsigilososigiloso2151 que legal, eu tbm não vou desistir! Abraço!

  • @wilmasantos2486
    @wilmasantos2486 6 лет назад

    Rafael,ainda bem que voce corrigiu no final, de fato isso nao é regra no Brasil e em nenhum pais do Mundo, eu mesma nunca tive esse tipo de preocupacao, sempre que fui entrevistada pra algum emprego, focava em mostrar a minha experiencia e essencia como pessoa, claro que em raros casos me deparei com pessoas com essa postura de Poder ou coisa pior, mas aí quem ficava mais desconcertada era ela, porque deixava claro pra ela que estava no caminho errado e entrevistando a pessoa errada. E anos depois, aqui para empregos básicos, eram feitas entrevistas em grupo, varios candidatos e uma psicologa e outra profissional de RH. Já hoje, a última que fiquei sabendo, se voce é mulher, candidata a uma vaga e estiver na faixa dos 30, acredita?! que eles querem saber se voce pretende ter filhos? O que voce acha disso? Eu ainda na minha concepcao olhando pelo melhor lado, acredito que nao é o óbvio da resposta mas a confiabilidade do que a candidata vai responder. Tempos dificieis ainda. Esse vídeo ficou bem atual, e gostei bastante. Ah sua esposa é das minhas, se houver reais motivos pra desmarcar, nao tem porque temer...

  • @bethtattoo
    @bethtattoo 2 года назад

    Eu perdi as contas de quantas entrevistas já fiz na vida, eu ficava nervosa, me sentia inferior, tinha empresa que vc só descobria o salário se fosse contratado. Hj tenho a visão de que emprego é uma troca entre um que vende suas horas e outro que as compra, só isso... Mas já foram tantas humilhações que hj trabalho sozinha... parabéns pelo vídeo!

  • @TRAVELZILLA
    @TRAVELZILLA 6 лет назад

    Que legal vc na praia em espinho. Tenho ancestrais que eram dessa região, da época em que espinho fazia parte de Santa Maria da Feira antes de 1900! Interessante o vídeo, concordo com o que falou.

  • @luanprado7520
    @luanprado7520 6 лет назад +1

    Gostaria de um vídeo seu contando toda sua história do começo, até sair do Brasil.

  • @andreguimaraessouza4703
    @andreguimaraessouza4703 4 года назад

    não contem comigo para trabalhar em hierarquias rígidas, seu video foi muito esclarecedor.Grato

  • @googsigilososigiloso2151
    @googsigilososigiloso2151 6 лет назад

    Excelente conteúdo! Sempre, sempre, sempre! Considero você o primo legal que eu não tive(rsrsrs!)! Parabéns pelo sucesso! Certamente aumentará cada vez mais e mais e mais! Você merece!

  • @mariocamargo7727
    @mariocamargo7727 5 лет назад

    Brow assim que acertar minhas cousas aqui vou p Portugal... obgd

  • @vanessamendes9669
    @vanessamendes9669 6 лет назад

    11:37 melhor filme que já assisti. Minha mãe chorou o tempo todo!

  • @cantinhodagicabeleireira
    @cantinhodagicabeleireira 6 лет назад +8

    Concordo com o vídeo, no Brasil as pessoas se preocupam mais em cuidar da aparência do que do caráter. Ou seja: por fora bela viola, por dentro pão bolorento, é o mal do Brasil.

    • @slanwar
      @slanwar 6 лет назад

      Aqui nos EUA e' a mesma coisa, todas a entrevistas que fui tive que ir de fato e gravata so' que nao tratam o pessoal como se fosse lixo porque eles tambem sao empregados.

  • @davidribeiro6654
    @davidribeiro6654 3 года назад +2

    Aqui no Brasil principalmente na construção civil os operários são tratados como cachorros não tem plano de saúde não tem nada e a administração tem comida boa plano de saúde água mineral

  • @Roni-Ur
    @Roni-Ur 6 лет назад +7

    Cara, seu conteúdo é muito "audio Friendly" - Você deveria publicá-los em um canal de podcast!

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  6 лет назад

      Como faria isso? Mas tem muito conteúdo visual também

    • @Roni-Ur
      @Roni-Ur 6 лет назад

      @@RafaelScapella Antes de mais nada, o visual do video é super legal, eu curti! já morei fora(UK), e gosto que você mostra detalhes (como a ciclovia cheia de areia e etc) que só quem mora por aí sabe.
      Eu não sou profissional nem nada, mas ouço podcast a mais de 10 anos, e de longe é minha mídia favorita, a comunidade de ouvintes é muito mais concreta do que no youtube. Eu digo é "audio friendly" porque sua pauta é bem interessante, dá pra ver que vc pensou, digeriu, roteirizou, bem legal, não acho que só tirar o audio do video e subir como um podcast é o ideal, mas assim... se vc fizesse isso acho q ainda assim ia funcionar.

  • @mariaritasorbo1634
    @mariaritasorbo1634 6 лет назад

    Muito bom o tema escolhido!👏👏👏👏

  • @MathewsNunes
    @MathewsNunes 6 лет назад +3

    Vídeo upado bem no dia que recebi um convite para entrevista de emprego! Hahaha

  • @braziisantana964
    @braziisantana964 6 лет назад

    Gostei do vídeo!! Parabéns Rafael

  • @red_falcon
    @red_falcon 6 лет назад +6

    Vc apagou o seu vídeo anterior? Nao cheguei a ver, nem recebi a notificação deste e tenho o sininho

  • @rafaelaugusto51
    @rafaelaugusto51 6 лет назад +6

    Essa realidade é fruto da desigualde social gritante no brasil

  • @lucasmor100
    @lucasmor100 4 года назад +2

    Nossa cara realmente eu devo passar uns tempos em outro país, eu sempre odiei essas coisas aqui.
    Como estou perto de terminar a faculdade tenho feito mais entrevistas e é cada bizarrice que a gente enfrenta para conseguir um mísero estágio com todo aquele kit escravidão (salário baixo,alta carga horária,longe) que dá desgosto.

  • @paulabaptista8932
    @paulabaptista8932 5 лет назад

    Saudades de te ver no jardim do Morro e periferia... Rafa tu tens “ Alure “ quando te via sabia que tens estilo com grande Glamour RUclipsr 🌹

  • @mauriciobispo9409
    @mauriciobispo9409 5 лет назад

    Muito bom o vídeo, dou excelente qualidade. Dei logo o laik

  • @Anderson-sx5gk
    @Anderson-sx5gk 3 года назад

    gostei do information society whats on your mind aos 9;09

  • @celibezerra3561
    @celibezerra3561 6 лет назад

    Parabéns pelo vídeo!!😍😍

  • @luzienerodrigues199
    @luzienerodrigues199 5 лет назад

    Você tem uma ótima dicção,boa voz parabéns!

  • @gabrielamodeneis4639
    @gabrielamodeneis4639 5 лет назад +2

    o RH da Alemanha ligou pra dar feedback ao meu marido sobre a entrevista (isso pq moramos no Brasil), mas no Brasil deixam você plantado, esperando, mesmo dizendo que vão ligar independente da reposta... é uma palhaçada! Creio que aqui o pessoal sofre tanto na vida, que quando tem a oportunidade maltrata da mesma forma que foi maltratado (não que justifique)...

  • @fontez
    @fontez 5 лет назад

    05:00 não acredito estás em Aguda perto de Espinho...costumo ir aí muitas vezes :)

  • @sabio6230
    @sabio6230 3 года назад

    "Não importa os meios des que tejamos um final".E isto que o Brasil precisa

  • @felipetavares9797
    @felipetavares9797 6 лет назад +8

    Infelizmente esse tipo de comportamento é um fato brasileiro. Já morei fora, e as entrevistas foram sempre muito mais dinâmicas, sem esse egocentrismo típico dos brasileiros.
    E essas regras de modelos, de fato sufocam quem enxerga o mundo ou já morou fora, sistema escravocrata em todos os sentidos!

  • @gilbertosilva8889
    @gilbertosilva8889 6 лет назад +1

    Muito bom!👏

  • @jtrskaos
    @jtrskaos 3 года назад

    Aqui no interior de SP, fui fazer uma entrevista em uma usina e o entrevistador disse que o encarregado tem sempre razão, detalhe, o cara era o encarregado.

  • @romerobrito1
    @romerobrito1 5 лет назад

    A minha impressão é que boa parte disso no Brasil se dá pela falta de vagas e exceço de mão-de-obra. Mais ou menos como era para se conseguir vendedores de planos de saúde, quando os entrevistadores tendem a ser mais amigáveis. No período que teve muita oferta de trabalho (década de 2000), as condições ofertadas eram sempre melhores.

  • @aseringueira
    @aseringueira 6 лет назад +1

    Você tem razão e bem assim mesmo, Rafael você poderia me falar a marca dessa sua câmera, adorei a qualidade do vídeo😊

    • @ERRO403
      @ERRO403 5 лет назад

      Tekpix, ele me falou.

  • @luisantoniodasnevespereira5962
    @luisantoniodasnevespereira5962 5 лет назад

    Mesmo problema com o "joinha" que se apaga. Basta passar para tela cheia.

  • @MariaJose-ex5hn
    @MariaJose-ex5hn 5 лет назад

    Rafael Scapela eu gostaria de saber sobre Cabul a história por favor

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  5 лет назад

      Cabul, a capital do Afeganistão? Uma cidade em ruínas (fisicamente, socialmente e politicamente)

  • @airtonsalviano3786
    @airtonsalviano3786 6 лет назад +1

    Legal falar sobre este tema, pois no BR há muita distância quando vc é um estagiário e vai conversar com um gerente. Já testemunhei bastante, mas um dia vai mudar espero que seja breve. Legal quando fala de minimalismo, caso possa abordar mais este tema seria interessante. Abço

    • @piramideinvertida1251
      @piramideinvertida1251 6 лет назад +2

      Airton Salviano....não vai ser em breve não, essa mentalidade custa a mudar.

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  6 лет назад

      O povo não curte muito minimalismo nesse canal

    • @airtonsalviano3786
      @airtonsalviano3786 6 лет назад

      Entendo, mas mesmo assim obrigado. continuarei assistindo seus vídeos. abço
      Mas uma question, vc conhece Setubal? Tem algo a falar sobre esta região em Portugal? Estamos pensando em viver e morar nesta região. Tks

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  6 лет назад +1

      Já estive lá mas não gostei muito. Prefiro o norte

  • @ARQtoBR
    @ARQtoBR 3 года назад

    É....often em entrevistas em Melbourne ja corria o risco de começar a trabalhar na hora...sem CARTEIRA DE TRABALHO...hje. mudou muito....

    • @RafaelScapella
      @RafaelScapella  3 года назад +1

      Sim, o país deu uma guinada para o autoritarismo

  • @japeri171
    @japeri171 6 лет назад

    Óptimo vídeo,como sempre

  • @Fujisan7546
    @Fujisan7546 6 лет назад

    Rafa! Coisa boa te ver, estais muito belo 😍 e sempre muito educado e educando.
    Nossa! eu achei a Pamela muito parecida com a mais jovem campeã do aberto de Tênis Naomi Osaka, o mesmo jeitinho quando estão sendo entrevistadas. Amei.

  • @rafaelramon4076
    @rafaelramon4076 5 лет назад

    acredito que tenha muito uma relação com a tua própria percepção da realidade, pra te falar a verdade eu tenho a impressão que aqui em portugal no ramo de tecnologia, as pessoas me parecem ter mais receio com as pessoas em um nível hierárquico que aquelas que eu tive experiencia no Brasil. Claro que é um nicho específico e é somente a minha impressão

  • @edvieira8059
    @edvieira8059 11 месяцев назад

    Legal que voce contou sobre essa diferenca. Eu notei isso mesmo quando cheguei aqui na America ao ser entrevistado. E uma ignorancia dos brasileiros com posicoes. Coisa essa odiosa mesmo.

  • @cicerodossantos9128
    @cicerodossantos9128 5 лет назад

    No livro CONFISSÕES DE UM ASSASSINO ECONOMICO de John Perkins explica isso.

  • @4everyoung20
    @4everyoung20 4 года назад +2

    Cara no Brasil tá muito ruim pra conseguir emprego, sou do interior de SP, aqui quem não tem experiencia é praticamente impossível emprego, demora muito, ou vc precisa de experiencia ou de indicação, fora que a aparência conta muito

  • @kekelbibi
    @kekelbibi 5 лет назад

    Tu, é foda cara! Adorei

  • @RAlmeidaFilmes
    @RAlmeidaFilmes 6 лет назад +4

    Essa bicicleta é alugada ou você compra uma bicicleta toda vez que vai pra Portugal e depois revende a bicicleta antes de ir pra outro país?? Já que você é nomade digital.