Opa Shinkiyyo! Cara, sim, de fato isso acontece muito! Eu fiz muitos amigos, inclusive até hoje faço jogos com esses que lá atrás trabalharam em uma Jam comigo. Nunca ganhamos uma Jam, mas com certeza ganhamos uma amizade incrível :)
Eu particularmente considero Game Jams um ótimo "playground" de experimentação e também um ótimo ambiente "seguro" para ter uma primeira experiência de publicação de um jogo/protótipo. A experiência de ver o pessoal jogar seu jogo e te dar feedback do que gostou e onde poderia melhorar é algo extremamente motivador e revigorante, e como jams não costumam ser muito longas, isso é perfeito para evoluir quando se está nos primeiros estágios do aprendizado de desenvolvimento de jogos. Para mim participar da minha primeira game jam foi uma experiência inesquecível que foi meio que o ponta pé inicial para eu deixar de fugir do meu medo de começar a botar a mão na massa (e também um ótimo aprendizado de que eu não queria focar em fazer arte kkkkkk), e a cada game jam q eu participei eu consegui aprender algo novo com as experiências acumuladas. Não só isso como também foi graças a game jams q eu consegui formar a equipe com quem trabalho hoje nos meus projetos e consegui o "peso inicial" do meu portifólio para conseguir estágio e eventualmente uma vaga full time na área de desenvolvimento de jogos.
Opa Crickkin! Cara, com certeza. Participei de diversas game jams desde que comecei a mergulhar de cabeça nessa área e a cada game jam fui evoluindo um pouco. Sem essas experiências eu com certeza não teria alcançado nem a metade do que alcancei em desenvolvimento de jogos. E meio que sinto que essa "sede de vencer" que há nas Jams de hoje meio que anulam o pensamento de aprender a gerenciar melhor o tempo, aprimorar habilidades, testar ideias novas que uma Game Jam proporciona.
@@livrosepapel4306 visitar tu fala em game jams presenciais? acho que vai depender da jam em questão, mas as presenciais que eu participei era tranquilo de fazer isso. no caso das onlines vc consegue achar alguns devs que gravam parte do processo e compartilham a experiencia deles durantes jams tbm
eu participei em duas JAM, remuneradas, e foi a melhor coisa pois eu sabia que eu não ia ganhar, mas eu encontrei os meus limites, onde eu tinha que melhorar para poder avançar em um jogo. hoje em dia estou muito melhor em fazer jogo do que antes das jams. e descobri que eu tenho capacidade de criar jogos em pouco tempo.
Opa Victor! Sim cara, isso é ótimo, inclusive. Eu sou uma pessoa que incentiva e muito a criar jogos curtos em um curto período de tempo. Em Game Jams eu aprendi muito sobre escopo de projeto, a não subestimar a complexidade que é criar um jogo que a gente tende a achar que é "simples". E eu fico feliz demais em ver sempre o progresso de quem eu acompanho. Espero que tenha gostado do vídeo!
Muito bom, gosto de participar de game jams, mais pelas limitações gosto de tentar "inovar" explorar coisas que eu normalmente não faria mesmo sabendo q não vou ganhar. Mas fico muito feliz sabendo que finalizei um game no tempo pedido!
Opa participar em Game Jams é sempre bom, gosto muito de me desafiar, fugir da minha zona de conforto e criar jogos diferentes do que sou acostumado a fazer.
Acho que consigo ter os resultados da jam, mesmo que uma das minhas motivação seja o premio (deve ser pq eu entro sabendo que não vou ganhar, mas dou o meu melhor). Acho que justamente por ser uma gameJam a pressão é menor.
Eu te entendo Chester! Uma Game Jam é um ambiente mais controlado do que colocar seu jogo a mostra pra um público em geral como na Steam, a pressão de lançar um jogo comercial é muito maior nesse aspecto, há a ansiedade de ser julgado, de as pessoas não gostarem do jogo, de o jogo não vender... Tudo isso com certeza "congela" algumas pessoas de darem esse passo, mas sei dos seus projetos, vejo e acompanho seus resultados. Com certeza um jogo seu lançado na steam será bem sucedido. Espero em breve ver um jogo seu na Steam meu querido!
Game jam, eh um negocio mais pra vc se motivar e ver oq pode fazer em curto prazo. Outra coisa eh q o youtuber em questao tem carater questionavel, soma-se isso que quando tem youtuber junto vai ter um MONTE de puxa-sacos ai vc tem o ambiente certo para NÃO ter uma competiçao saudavel e justa. Esqueçam gam jams, ainda mais de youtuber modinha, foquem no mercado, pq nao adianta nada fazer demos e nao termnar um jogo completo, gam jam nao vai te mostrar como é o mercado, até o youtuber/pseudo criador de jogos (pelo que vi) fez um joguinho e se acha por isso, sendo o jogo muito simples e tendo 99% de comentarios e compras vindo de sua fanbase. Concluindo, vai pro mercado, esqeuce game jam, ainda mais essas que tem mais como objetivo usar seu trabalho pra dar view pra youtuber de carater duvidoso.
concordo com a questão de game jams não refletirem o mercado, mas "esquecer game jams" é um pouco extremo considerando as coisas que o ambiente proporcionado por jams permite. experimentar com ideias e processo criativo, fazer conexões e ter experiência em trabalhar em equipes, tem muitos benefícios de participar de uma jam quando você para pra analisar. Sem falar que apesar dos jogos feitos em jams não te darem conhecimento sobre aspectos específicos do mercado, elas te permitem criar um portifólio e evoluir em conhecimentos em partes da implementação/execução/solução rápida de problemas que pode ser válidos para contratação, conseguir freelances, etc.
@@crickkin me expressei errado, quando disse: "esquecer game jams", quis me referenciar a game jams como essa "jaaj" ou outras do mesmo naipe, ou seja, com objetivo de fazer voce ser material gratuito para algum oportunista/"influencer". Game jams não são ruins, mas o papel delas, não é ganhar dinheiro, nem criar material pra "influencer". Mas sim, criar portfolio, networking, e outras coisas são favoraveis. Uma fato interessante, eu sou programador de baixo nivel e ilustrador. Varias vezes fui convidado a participar de Game jams, apenas pra virar material pra video ou chamador de likes em redes sociais. Não vou citar nomes, mas teve caso que me pediram uma demo de algum videogames antigo, e depois de entregue na "jam" o cara usou no video dele e em redes sociais, e depois NUNCA mais me respondeu xD Concluindo, procurem gam jams válidas e sólidas, não coisas como essas citadas no video acima.
@@leyriaOpa querido, acabei de ler toda a conversa aí, sinto muito que tu tenha passado por essas situações. Eu não fazia ideia de q isso acontecia.... As Jams q citei, as da NoneClass, da Opera e do Game Maker em si dão um belo destaque e apoio sim aos participantes antes, durante e depois das Jams. Não coloco minha mão no fogo sobre as outras, mas essas aí q mencionei aqui eu tive a oportunidade aí de acompanhar e embora eu não incentive a participar com a intenção de ganhar, eu incentivo pois sei da seriedade que é tratada essas Jams.
@@leyria Deve ter lucro sempre. O objetivo deve ser sempre o lucro, por mais que se goste de fazer algo. Se não pensar no lucro, vai ser apenas um hobby para você e os outros.
@@lordnaeo4670 Voce ta confundindo empresa com o evento gameJam. Uma empresa sempre tem que dar lucro, um evento de 1 ou 2 dias focado em fazer demos não. Se vc acha que vai lucrar com algo feito em 1 ou 2 dias, sinto que esta se iludindo.
Ganhar uma grana ia me motivar mto, pq se eu ganhei um premio em concurso significa que o jogo tem chance de monetizar, claro q a jam gratis tb daria essa sensacao mas a bufunfa ali é uma motivacão extra e uma dopamina a mais, ate pra poder com a grana investir mais nos estudos
Existe game jams e game jams, toda game jam tem um intuito diferente, umas para fazer o desenvolvedor aprender coisas novas, outras pra serem competitivas de verdade. E ganhar uma game jam como a do André não é apenas os 200 reais que tu vai conseguir no final dividido pela equipe, é a exposição do seu jogo pra centenas de milhares de possíveis jogadores, que podem comprar a versão final do jogo. Dessa forma estariam usando a game jam como forma de marketing para o jogo deles, e faz muito sentido, você deve ter jogos de game jams e jogos pessoais né? Então sabe qual dos dois tipos de jogos consegue um público maior no lançamento.
Opa Daniel! Então cara, sim, com toda a certeza a visibilidade que você ganha por estar em destaque com um projeto seu sendo exibido ali em um canal grande como o do André é uma baita conquista. O André inclusive fez alguns vídeos sobre jogos que não necessariamente ganharam, mas que estiveram ali no vídeo dele e transformaram em jogos comerciais. Mas quantos desses jogos você viu por aí? Eu particularmente vi uns 3-4 jogos que consigo lembrar aí de cabeça. Um foi lançado só no switch, que tive a oportunidade de conhecer o dev na BGS inclusive e ele fez um vídeo sobre a experiência dele de trabalhar com publisher. Outro foi o SnowyLand e por último o Welcome Back. Eu posso estar aí sendo muito injusto com todos os outros, mas não vi uma versão comercial da maioria dos outros projetos e campeões dessas Jams e posso estar sendo injusto de novo, mas também não vi jogos comerciais dos desenvolvedores campeões dessas Jams, com exceção dos que mencionei. Mas um outro ponto é: O top aí são 5-6 jogos em cada Jam, de centenas de jogos, quantos desses trabalharam e se dedicaram? Muitos, mas o resultado veio infelizmente para poucos... E tá tudo bem também isso, meu ponto é que, essa mesma mentalidade pode ser aplicada para trabalhar aí por um ano construindo uma base sólida para conseguir de fato viver de desenvolvimento de jogos.
Acho que o problema nessa ramo são as crianças que estão entrando. Na minha cabeça, trabalho é trabalho. Não existe diversão no trabalho e não é algo divertido. Você faz, pois tem que fazer. Você pode gostar do trabalho, mas não quer dizer que deve trabalhar de graça... Acho que ninguém nunca deve trabalhar de graça e que sim, toda game jam deve ter um prédio em dinheiro sim, pois o mercado funciona desta forma. O vencedor sempre vai ficar com tudo. É a verdade de qualquer mercado.
Eu não considero game jam como um trabalho, acaba meio que sendo uma coisa comum em quem trabalha com coisas criativas como desenvolvimento de jogos, você acaba fazendo isso mesmo quando não está necessariamente trabalhando. E as game jams (na minha opinião, não estou cagando regra, é como eu encaro elas) são uma forma de celebrar isso e ser uma oportunidade de fazer algo diferente daquilo que está fazendo no trabalho inclusive. Ter premios é legal? Sim, é muito legal, mas não ter tá tudo bem também. Tanto que a maior game jam do itch.io é a GMTK Game Jam, e o prêmio é literalmente ZERO reais, mas os jogos dessa Jam são sempre incríveis.
Com toda a certeza, quem organiza esse tipo de evento tem a intenção de ajudar, mas infelizmente não dá pra ajudar todo mundo, né? Agora achar que vencer game jams é uma "profissão" é complicado, não tem como...
like alves. concordo que tem que acabar com essa mafia das gamejam mas é legal a ideia de ter pessoas se juntando pra estudarem e aprender mais porem acho que ganhar uma gamejam pela premiação nao seja um objetivo mt saudável entao fica ai minha opniao sobre a sua realmente a gamejam tem que ser pra provar seus conhecimentos e a premiação pode inspirar uns mas tbm deixa cego outros, infelizmente é algo que acontece mas LIKE! video foda extremamente importante
Opa Antonio! Fico muito feliz pelo seu comentário, de fato eu compartilho a opinião que Jams sem premiação seriam mais saudáveis, grupos de estudo seriam mais saudáveis tbm se o objetivo fosse focado em evoluir as habilidades ao invés de alcançar o "primeiro lugar" a sede por isso eu acho que já chega a forçar a pessoa a querer ter a "produtividade tóxica" onde a pessoa sacrifica sono, tempo com a família e amigos e se destrói tanto fisica quanto emocionalmente em prol de um objetivo que tu ganha hoje, amanhã acaba. Uma coisa que me anima ainda sobre Game Jams é que a Jam mais popular ainda é a GMTK Jam que não dá um centavo para os ganhadores, mas preza em dar destaque na excelencia em game design. E através dessa Jam jogos incríveis foram lançados na Steam, como Singled Out, A little to the left e RollerDrome. E vendo jogos de Jams brasileiras, eu ainda quero muito ver alguns dos projetos que estiveram em destaque nessas Jams sendo lançados comercialmente um dia.
Eu particularmente nao participo de Jams. Algum dia ainda vou fazer um vídeo só sobre isso 😅 Mas achei super importante a maneira como você abourdou o assunto porque nitidamente a maioria dos devs nao sabem como usar as jams a seu favor 👏
Opa Fernando, cara então, as pessoas sempre pensam ah, dinheiro, prêmio, mas assim, dá pra usar o jogo feito como um portfólio, dá pra continuar o jogo e lançar na steam e ganhar de fato o dinheiro que era do prêmio, as vezes até mais. Dois jogos aí que começaram de Jams são: snowyland e welcome back, se não me engano nem campeões foram, mas acreditaram na ideia e finalizaram o projeto.
@@AlvesGameDev com toda certeza! Pra mim, o projeto mais bem sucedido que começou em uma jam foi o Hollow Knight. Com exceção do personagem principal, aversão final é completamente diferente da versão da jam. Mas o networking e a vontade de fazer algo fora da caixa surgiu ali. Claro que é um ponto fora da curva, mas pode ser algo em que todos podemos nos inspirar para correr atrás dos nossos sonhos
@@FernandoPosserPinheiro com toda a certeza cara, baba is you também saiu de uma game Jam, eu gosto de sempre analisar jogos que são casos mais pé no chão. Celeste foi um outro caso também de jogo que começou em uma game Jam. Gosto de analisar os casos mais pé no chão pois é a realidade da maioria, no caso de não ser tão absurdo o sucesso, mas já ser lançado é pra mim de fato um sucesso!
você recebeu uma mensagem boba de um moleque de 15 anos idealista dos que tem aos montes e gravou um vídeo como se fosse um super problema... e eu caí no bait achando que era algo interessante...
É algo que tem acontecido com um frequência alta, não é que seja um problemão a mensagem em si, mas a atitude como um todo, ainda mais isso vindo dos jovens, como vc mesmo mencionou, qual será a percepção desse jovem em específico em relação ao dinheiro? Além disso essa mentalidade de querer ganhar a todo custo (quase sempre um custo maior q o ganho), só traz frustração pra essas pessoas e eu usei esse vídeo pra trazer um pouco essa reflexão.
Ficou controverso usar o jogo do guselect de exemplo no fundo do vídeo enquanto falava sobre gamejam sem fins-lucrativos sendo que ele ganhou 10k dol pelo jogo kkkk
Opa Silas! Cara, eu acredito que o moonleap seja um ótimo exemplo da mensagem que eu quero passar, ele pegou e fez uma versão mais completa do jogo após a Jam, coisa que eu não vejo de muitos projetos incríveis que são feitos em Game Jams. Eu não sou contra Jams com premiação em dinheiro, pelo contrário, sei que essa grana aí com certeza ajuda, mas sou contra a mentalidade de que "vencedor de Game Jams" seja quase que uma profissão, saca?
quem determinou o VERDADEIRO intuito de uma GAMEJAM? 20 anos de game dev e é a 1a vez que ganhar dinheiro é colocado como um problema. "Historico" esse video. =)
Opa meu querido, essa é só minha opinião, calma. Eu detesto quando pessoas pegam o livro código limpo (sem elas terem lido o livro aliás) e cagando regra, eu jamais iria querer fazer algo do tipo aqui no meu canal. O intuito do vídeo é simplesmente ajudar a tirar da cabeça das pessoas (em especial dos mais jovens, os adultos na sua maioria tem uma mentalidade mais normal em relação a isso) que uma game jam é só para ganhar, e dou também alguns conselhos que eu considero de valor quando for fazer um projeto em uma Game Jam. Independente de ganhar a Jam ou não.
@@AlvesGameDev Salve cara ! Antes de mais nada, se eu tivesse "odiado" as coisas, eu nao era seguidor aqui, sempre dammos força pra galera. =) mas olha ai quando vc manda que o "objetivo" da JAm nao é esse, de ganhar grana..... Vou te contar um segredo depois de todo tempo de dev que tenho (que nao significa nada, ok? Estamos trocando XP aqui kkk nao busco te catequizar com nada, o video é seu e vc fala o que quiser - risos - ): o objetivo é VOCÊ quem faz. Sim, eu sei que o que esta ai é sua opiniao, mas o que to chamando a atenção é que vc ta excluindo o propósito "ganhar grana" por uma razao super "forte": PORQUE SIM. kkkk Veja, Jam pode ser fazer jogo, pode ser aplicar um conceito/ideia de algo que vc pensou, pode ser trabalho em equipe (coordenação, o que é inferno SEMPRE), pode ser TUDO ISSO que vc descreveu no video, mas pode ser ganhar R$50, 500 ou 10k reais TAMBEM. Tanto faz. Nao existe razao para vc achar isso um absurdo. Isso chama foco/objetivo. E buscar ganhar e se entrosar como uma equipe para ganhar um premio significa tambem (ja que nao é combinado, espero eu) criar FLUXO de trabalho, entender o que se entende por determinado tipo de arte, coordenar a equipe, entender que tipo de gameplay/mecanias voces gostam/conseguem fazer e quais nao vao fazer. Enfim, "DINHEIRO" por si so, nao faz jogo e esse desejo tambem nao faz voce criar processos e coisas melhores. Mas ele pode e geralmente é um bom estimulo, porque quando voce faz essas coisas valendo algo. Nao sei a sua experiencia, mas vou te dizer uma coisa: Quando algo esta valendo dinheiro (ou algo semelhnte) muitas discussões que geralmente nao levam a nada acabam se ressolvendo, pq as pessoas avaliam melhor e mais objetivamente se algo "nao é tao importante ou pode ser colocado depois" ja que o objetivo é entregar e GANAHR. =) Estou convidando você a repensar isso. O video é legal, eu vi inteiro, ok? So achei a RAZAO dele meio errada, mas é minha opiniao tambem. =) EM tempo, releia sua resposta ao 1o comentário meu, pq acho que vc tem um ou mais videos inteiros ai para falar de boas praticas, por exemplo. Ou entender o que é entrega de um trabalho com prazo (JAM!!!), enfim..... Abs e aguardo o proximo video =)
Acho que em qualquer projeto que você investe uma parte do seu tempo para desenvolvê-lo, o dinheiro deve ser apenas uma consequência da qualidade e criatividade desse projeto, não um objetivo. O interesse por criar algo novo, aprender e aprimorar habilidades e fazer algo que te traga satisfação na minha opinião são os principais fundamentos para a criação de coisas geniais
Eu concordo em partes com isso Matheus. Embora sim, game jams são literalmente aí um evento para você fazer jogos de forma "descomprometida" e que te traga satisfação, existem métodos, existe o que o mercado espera e existem estratégias para se fazer algo que seja aí uma obra de arte para os jogadores. Um exemplo disso é no investimento alto e pesado que estúdios grandes fazem, eles colocam dinheiro e esforço naquilo que eles sabem que vai vender, mas isso é um outro assunto, que inclusive posso trazer aqui pro canal. Espero que tenha gostado do vídeo, em breve mais conteúdos interessantes serão lançados aqui.
Opa, o meu canal ainda não tem um servidor do discord, o servidor noneclass não é um que seja obrigatório ser aluno, o servidor é aberto. Se quiser entrar lá, será mt bem vindo: discord.gg/G7enHyZ8
@@thiagopedro5750E não só isso, né? É a partir disso que conseguimos medir nossa evolução também! Pega os primeiros jogos seus e compara com seus jogos mais recentes, é um fator aí motivacional ver isso!
Mano, não acho que o convite da pessoa pelo discord foi errada, vão estudar por 1 ano pra tentar ganhar uma game jam(de alto nivel) mostra que nas grandes game jams, não são pessoas inexperientes que estão por la, fora que existe um "premio" que na verdade se tu pensar bem, é uma compensação pelo trabalho arduo que a galera fez, imagina passar horas fazendo algo, ser o campeão, e sair de la só com a honra que o seu joguinho foi melhor... A game jam pode ser algo descontraido, em que tu consegue fazer com amigos por exemplo, mas quando vão ao alto nivel, eu acho sim que é necessario ter uma compensação por isso, em dinheiro, em oportunidade no mercado de trabalho, porque rapaz... não ta facil pra ninguem, fazer por amor só depois que aposentar, esse papo em 2024 já não é o mesmo.
Opa Cleber, concordo sim com isso cara, tanto que eu menciono no vídeo que uma premiação em dinheiro ajuda e muito. Mas pensa por exemplo aí no jovem q fez o convite, um ano com um empenho focado em tentar ganhar uma Jam. A chance de ainda assim, apesar de um ano de muito esforço é não ganhar a Jam, afinal, como você mesmo disse, são aí muitas equipes de alto nível. Pra mim trabalhar um ano com esse mesmo empenho é possível lançar um jogo completo aí e fechadinho na steam. Pra mim isso sim seria um convite mais interessante, é algo que poxa, pode ser aí só 100 dólares, ou 400 dólares como falei no vídeo sobre um jogo que trabalhei por 6 anos, mas esse dinheiro é mais certo do que tentar ganhar uma Jam contra centenas de equipes.
@@AlvesGameDev é, se levar pra esse lado do pensamento é legal mesmo, mas também não garante nada, são empenhos diferentes, as vezes 1 ano estudando pra game Jam da mais visibilidade do que o joguinho na steam
@@CleberBrant Nada é garantido, o esforço de estudar para uma Jam tbm pode no fim dar em nada, mas com um jogo lançado na steam (e isso é a minha opinião apenas) ao menos um retorno financeiro, por menor que seja, tu recebe de ter trabalhado em um jogo.
Não existe problema nas Game Jams com premiação em dinheiro até porque tudo que você falou no vídeo refuta seu próprio argumento, se a pessoa ta fazendo para ganhar o dinheiro logo ela vai se esforçar para fazer o melhor jogo possível sendo assim ela vai se aprimorar muito mais do que se estivesse apenas participando para fins de aprendizado, a recompensa torna tudo muito mais interessante
@@patrick_ph eu tendo a discordar, o que eu mostro aí acaba virando um vício na pessoa, já vi muitas pessoas incríveis que fazem jogos absurdos e que poderiam criar ali um projeto interessante e lançar na steam ou até consoles, mas ela fica ali no loop de esperar a próxima jam com premiação, muitas vezes por talvez ter chegado ali em 4° ou 5° lugar na jam anterior, mas quer ao invés de fazer um projeto maior ou expandir projeto já bom, ela quer só outra jam quando ela pode mais
cara eu entendo seu ponto mas eu não acho que os caras realmente estavam fazendo pelo premio mas pela experiencia se eles realmente quisessem a quantia de dinheiro eles se juntariam para fazer uma empresa
Opa jovem, olha, eu de coração espero que não seja essa a motivação deles quando me abordaram, mas com o tanto de coisas e atitudes que vejo nas comunidades quando ocorrem Jams com prêmio, posso dizer que não boto minha mão no fogo por eles não kkkkkkkkkkk É triste, mas chega a ser cômico, infelizmente
acho que na minha opinião, por mais que pessoas estejam treinando para ganhar uma game jam, não acho inválido, aliás, eles estão aprimorando suas habilidades mesmo não sendo o "principal objetivo".
O problema pra mim (na minha opinião) é a pessoa se esforçar com o objetivo sendo a premiação no final, eu tendo a ver que geralmente as pessoas com só esse objetivo não chegam muito longe nas Jams. E quem acaba sendo bons nessas Jams são as que estão simplesmente querendo aprimorar as habilidades e também aqueles que estão para se desafiarem.
Não há problema em que o game jam tenha prêmio em dinheiro. A principal distorção dos interesses é causada pelo trade off do propósito geral em relação ao propósito específico. Quanto mais "geral" e "inclusiva", mais genérica, JAM que foca em temas, estilos ou métodos, com níveis de dificuldade maior, são mais produtivos (quase sempre). Mas não tem tanto palco.
não entendi o ponto do vídeo. Ao montar uma equipe especificamente para ganhar a game Jam, não se está treinando e adquirindo habilidades de forma ainda mais eficaz ? a galera tá treinando lidar com equipe, evoluir nas áreas específicas que trabalham, cumprir a meta de ter o jogo pronto no prazo e ainda tá "arriscado" de ganhar um trocado... não entendi o ponto negativo, isso é entendi que a game jam grátis é mais diretamente relacionado a melhoria de habilidades, mas não entendi a relação entre ser remunerado e isso levar a um menor desempenho em adquirir habilidades... apesar de não concordar com o ponto, gostei da edição e de como você foi direto ao ponto, parabéns.
Opa Nicolas! Então, sim, eu concordo bastante que trabalhar com o objetivo de fazer algo bom para uma Jam, mesmo que a Jam seja remunerada. Mas se o objetivo for de fato só ganhar a grana, talvez seja mais interessante trabalhar esse mesmo tempo produzindo um jogo comercial, e isso com certeza melhorará as habilidades da equipe para Jams também. Mas é claro, essa é a minha opinião apenas. Fico muito feliz que tenha gostado do vídeo, em breve mais conteúdos serão lançados aqui no canal. Grande abraço.
Eu ainda não acredito que a proposta não seja uma pegadinha do jovem. Rapaz, um mendigo aqui na cidade, só na esmola e lavagem de carro tira o valor da Jam em uma semana, a molecada pensa que a vida real é como colher a moeda digital do Mario, estão vivendo de que? Estão comendo o que essa turminha? Pixel?
Opa Fabio! Que ótima pergunta, eu mesmo não sabia aushaushuahsuasuhasa O termo "Jam" das Game Jams vem de um termo do cenário musical chamado "Jam session" onde os músicos fazem uma sessão curta de produção sem preparação prévia ou composições prontas, para criar músicas novas ou simplesmente para praticar. E daí veio o termo Game Jam, que é literalmente produzir um jogo sem uma preparação prévia em um curto período de tempo.
o real premio de uma jam, são os amigos que fizemos no caminho..
Opa Shinkiyyo! Cara, sim, de fato isso acontece muito! Eu fiz muitos amigos, inclusive até hoje faço jogos com esses que lá atrás trabalharam em uma Jam comigo.
Nunca ganhamos uma Jam, mas com certeza ganhamos uma amizade incrível :)
Ai mandou a braba
Eu particularmente considero Game Jams um ótimo "playground" de experimentação e também um ótimo ambiente "seguro" para ter uma primeira experiência de publicação de um jogo/protótipo. A experiência de ver o pessoal jogar seu jogo e te dar feedback do que gostou e onde poderia melhorar é algo extremamente motivador e revigorante, e como jams não costumam ser muito longas, isso é perfeito para evoluir quando se está nos primeiros estágios do aprendizado de desenvolvimento de jogos.
Para mim participar da minha primeira game jam foi uma experiência inesquecível que foi meio que o ponta pé inicial para eu deixar de fugir do meu medo de começar a botar a mão na massa (e também um ótimo aprendizado de que eu não queria focar em fazer arte kkkkkk), e a cada game jam q eu participei eu consegui aprender algo novo com as experiências acumuladas. Não só isso como também foi graças a game jams q eu consegui formar a equipe com quem trabalho hoje nos meus projetos e consegui o "peso inicial" do meu portifólio para conseguir estágio e eventualmente uma vaga full time na área de desenvolvimento de jogos.
Opa Crickkin! Cara, com certeza. Participei de diversas game jams desde que comecei a mergulhar de cabeça nessa área e a cada game jam fui evoluindo um pouco.
Sem essas experiências eu com certeza não teria alcançado nem a metade do que alcancei em desenvolvimento de jogos. E meio que sinto que essa "sede de vencer" que há nas Jams de hoje meio que anulam o pensamento de aprender a gerenciar melhor o tempo, aprimorar habilidades, testar ideias novas que uma Game Jam proporciona.
Pode ir a game jams só para visitar, olhar e tentar entender mais desse mundo?
@@livrosepapel4306 visitar tu fala em game jams presenciais? acho que vai depender da jam em questão, mas as presenciais que eu participei era tranquilo de fazer isso. no caso das onlines vc consegue achar alguns devs que gravam parte do processo e compartilham a experiencia deles durantes jams tbm
É por isso que nas minhas gamejam eu roubo o dinheiro do prêmio, aí não tem risco 👍
asuhaushaushaushuasa
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Moço, não para com os vídeos, eu me inspiro mt com vídeos q vc posta
Opa jovem, vou parar não. Fico muito feliz em saber que te inspiro, fique ligado que toda semana tentarei lançar aqui um vídeo ou short no canal
eu participei em duas JAM, remuneradas, e foi a melhor coisa pois eu sabia que eu não ia ganhar, mas eu encontrei os meus limites, onde eu tinha que melhorar para poder avançar em um jogo. hoje em dia estou muito melhor em fazer jogo do que antes das jams. e descobri que eu tenho capacidade de criar jogos em pouco tempo.
Opa Victor! Sim cara, isso é ótimo, inclusive. Eu sou uma pessoa que incentiva e muito a criar jogos curtos em um curto período de tempo.
Em Game Jams eu aprendi muito sobre escopo de projeto, a não subestimar a complexidade que é criar um jogo que a gente tende a achar que é "simples". E eu fico feliz demais em ver sempre o progresso de quem eu acompanho. Espero que tenha gostado do vídeo!
os vídeos tão evoluindo muito em, nice d+
Opa Anoko meu querido! Muito obrigado man, tá sendo bem trabalhoso, mas o resultado tá começando a me agradar já aushauhsuasuausuasa
Tamo junto!
Muito bom, gosto de participar de game jams, mais pelas limitações gosto de tentar "inovar" explorar coisas que eu normalmente não faria mesmo sabendo q não vou ganhar. Mas fico muito feliz sabendo que finalizei um game no tempo pedido!
Opa participar em Game Jams é sempre bom, gosto muito de me desafiar, fugir da minha zona de conforto e criar jogos diferentes do que sou acostumado a fazer.
Acho que consigo ter os resultados da jam, mesmo que uma das minhas motivação seja o premio (deve ser pq eu entro sabendo que não vou ganhar, mas dou o meu melhor). Acho que justamente por ser uma gameJam a pressão é menor.
Eu te entendo Chester! Uma Game Jam é um ambiente mais controlado do que colocar seu jogo a mostra pra um público em geral como na Steam, a pressão de lançar um jogo comercial é muito maior nesse aspecto, há a ansiedade de ser julgado, de as pessoas não gostarem do jogo, de o jogo não vender...
Tudo isso com certeza "congela" algumas pessoas de darem esse passo, mas sei dos seus projetos, vejo e acompanho seus resultados. Com certeza um jogo seu lançado na steam será bem sucedido.
Espero em breve ver um jogo seu na Steam meu querido!
Game jam, eh um negocio mais pra vc se motivar e ver oq pode fazer em curto prazo.
Outra coisa eh q o youtuber em questao tem carater questionavel, soma-se isso que quando tem youtuber junto vai ter um MONTE de puxa-sacos ai vc tem o ambiente certo para NÃO ter uma competiçao saudavel e justa.
Esqueçam gam jams, ainda mais de youtuber modinha, foquem no mercado, pq nao adianta nada fazer demos e nao termnar um jogo completo, gam jam nao vai te mostrar como é o mercado, até o youtuber/pseudo criador de jogos (pelo que vi) fez um joguinho e se acha por isso, sendo o jogo muito simples e tendo 99% de comentarios e compras vindo de sua fanbase.
Concluindo, vai pro mercado, esqeuce game jam, ainda mais essas que tem mais como objetivo usar seu trabalho pra dar view pra youtuber de carater duvidoso.
concordo com a questão de game jams não refletirem o mercado, mas "esquecer game jams" é um pouco extremo considerando as coisas que o ambiente proporcionado por jams permite. experimentar com ideias e processo criativo, fazer conexões e ter experiência em trabalhar em equipes, tem muitos benefícios de participar de uma jam quando você para pra analisar.
Sem falar que apesar dos jogos feitos em jams não te darem conhecimento sobre aspectos específicos do mercado, elas te permitem criar um portifólio e evoluir em conhecimentos em partes da implementação/execução/solução rápida de problemas que pode ser válidos para contratação, conseguir freelances, etc.
@@crickkin me expressei errado, quando disse: "esquecer game jams", quis me referenciar a game jams como essa "jaaj" ou outras do mesmo naipe, ou seja, com objetivo de fazer voce ser material gratuito para algum oportunista/"influencer". Game jams não são ruins, mas o papel delas, não é ganhar dinheiro, nem criar material pra "influencer".
Mas sim, criar portfolio, networking, e outras coisas são favoraveis.
Uma fato interessante, eu sou programador de baixo nivel e ilustrador. Varias vezes fui convidado a participar de Game jams, apenas pra virar material pra video ou chamador de likes em redes sociais. Não vou citar nomes, mas teve caso que me pediram uma demo de algum videogames antigo, e depois de entregue na "jam" o cara usou no video dele e em redes sociais, e depois NUNCA mais me respondeu xD
Concluindo, procurem gam jams válidas e sólidas, não coisas como essas citadas no video acima.
@@leyriaOpa querido, acabei de ler toda a conversa aí, sinto muito que tu tenha passado por essas situações. Eu não fazia ideia de q isso acontecia....
As Jams q citei, as da NoneClass, da Opera e do Game Maker em si dão um belo destaque e apoio sim aos participantes antes, durante e depois das Jams. Não coloco minha mão no fogo sobre as outras, mas essas aí q mencionei aqui eu tive a oportunidade aí de acompanhar e embora eu não incentive a participar com a intenção de ganhar, eu incentivo pois sei da seriedade que é tratada essas Jams.
@@leyria Deve ter lucro sempre. O objetivo deve ser sempre o lucro, por mais que se goste de fazer algo. Se não pensar no lucro, vai ser apenas um hobby para você e os outros.
@@lordnaeo4670 Voce ta confundindo empresa com o evento gameJam.
Uma empresa sempre tem que dar lucro, um evento de 1 ou 2 dias focado em fazer demos não. Se vc acha que vai lucrar com algo feito em 1 ou 2 dias, sinto que esta se iludindo.
Ganhar uma grana ia me motivar mto, pq se eu ganhei um premio em concurso significa que o jogo tem chance de monetizar, claro q a jam gratis tb daria essa sensacao mas a bufunfa ali é uma motivacão extra e uma dopamina a mais, ate pra poder com a grana investir mais nos estudos
Existe game jams e game jams, toda game jam tem um intuito diferente, umas para fazer o desenvolvedor aprender coisas novas, outras pra serem competitivas de verdade.
E ganhar uma game jam como a do André não é apenas os 200 reais que tu vai conseguir no final dividido pela equipe, é a exposição do seu jogo pra centenas de milhares de possíveis jogadores, que podem comprar a versão final do jogo. Dessa forma estariam usando a game jam como forma de marketing para o jogo deles, e faz muito sentido, você deve ter jogos de game jams e jogos pessoais né? Então sabe qual dos dois tipos de jogos consegue um público maior no lançamento.
Opa Daniel! Então cara, sim, com toda a certeza a visibilidade que você ganha por estar em destaque com um projeto seu sendo exibido ali em um canal grande como o do André é uma baita conquista.
O André inclusive fez alguns vídeos sobre jogos que não necessariamente ganharam, mas que estiveram ali no vídeo dele e transformaram em jogos comerciais.
Mas quantos desses jogos você viu por aí? Eu particularmente vi uns 3-4 jogos que consigo lembrar aí de cabeça.
Um foi lançado só no switch, que tive a oportunidade de conhecer o dev na BGS inclusive e ele fez um vídeo sobre a experiência dele de trabalhar com publisher.
Outro foi o SnowyLand e por último o Welcome Back. Eu posso estar aí sendo muito injusto com todos os outros, mas não vi uma versão comercial da maioria dos outros projetos e campeões dessas Jams e posso estar sendo injusto de novo, mas também não vi jogos comerciais dos desenvolvedores campeões dessas Jams, com exceção dos que mencionei.
Mas um outro ponto é: O top aí são 5-6 jogos em cada Jam, de centenas de jogos, quantos desses trabalharam e se dedicaram? Muitos, mas o resultado veio infelizmente para poucos...
E tá tudo bem também isso, meu ponto é que, essa mesma mentalidade pode ser aplicada para trabalhar aí por um ano construindo uma base sólida para conseguir de fato viver de desenvolvimento de jogos.
Acho que o problema nessa ramo são as crianças que estão entrando. Na minha cabeça, trabalho é trabalho. Não existe diversão no trabalho e não é algo divertido. Você faz, pois tem que fazer. Você pode gostar do trabalho, mas não quer dizer que deve trabalhar de graça... Acho que ninguém nunca deve trabalhar de graça e que sim, toda game jam deve ter um prédio em dinheiro sim, pois o mercado funciona desta forma. O vencedor sempre vai ficar com tudo. É a verdade de qualquer mercado.
Eu não considero game jam como um trabalho, acaba meio que sendo uma coisa comum em quem trabalha com coisas criativas como desenvolvimento de jogos, você acaba fazendo isso mesmo quando não está necessariamente trabalhando. E as game jams (na minha opinião, não estou cagando regra, é como eu encaro elas) são uma forma de celebrar isso e ser uma oportunidade de fazer algo diferente daquilo que está fazendo no trabalho inclusive.
Ter premios é legal? Sim, é muito legal, mas não ter tá tudo bem também.
Tanto que a maior game jam do itch.io é a GMTK Game Jam, e o prêmio é literalmente ZERO reais, mas os jogos dessa Jam são sempre incríveis.
Eu nn julgo ninguem da parte de organização, criação. Porêm isso é um exemplo que ganancia destroi vidas.
Com toda a certeza, quem organiza esse tipo de evento tem a intenção de ajudar, mas infelizmente não dá pra ajudar todo mundo, né? Agora achar que vencer game jams é uma "profissão" é complicado, não tem como...
@@AlvesGameDev Verdade
gatekeeping game jams
like alves. concordo que tem que acabar com essa mafia das gamejam mas é legal a ideia de ter pessoas se juntando pra estudarem e aprender mais porem acho que ganhar uma gamejam pela premiação nao seja um objetivo mt saudável entao fica ai minha opniao sobre a sua realmente a gamejam tem que ser pra provar seus conhecimentos e a premiação pode inspirar uns mas tbm deixa cego outros, infelizmente é algo que acontece mas LIKE! video foda extremamente importante
Opa Antonio! Fico muito feliz pelo seu comentário, de fato eu compartilho a opinião que Jams sem premiação seriam mais saudáveis, grupos de estudo seriam mais saudáveis tbm se o objetivo fosse focado em evoluir as habilidades ao invés de alcançar o "primeiro lugar" a sede por isso eu acho que já chega a forçar a pessoa a querer ter a "produtividade tóxica" onde a pessoa sacrifica sono, tempo com a família e amigos e se destrói tanto fisica quanto emocionalmente em prol de um objetivo que tu ganha hoje, amanhã acaba.
Uma coisa que me anima ainda sobre Game Jams é que a Jam mais popular ainda é a GMTK Jam que não dá um centavo para os ganhadores, mas preza em dar destaque na excelencia em game design. E através dessa Jam jogos incríveis foram lançados na Steam, como Singled Out, A little to the left e RollerDrome.
E vendo jogos de Jams brasileiras, eu ainda quero muito ver alguns dos projetos que estiveram em destaque nessas Jams sendo lançados comercialmente um dia.
Eu particularmente nao participo de Jams. Algum dia ainda vou fazer um vídeo só sobre isso 😅 Mas achei super importante a maneira como você abourdou o assunto porque nitidamente a maioria dos devs nao sabem como usar as jams a seu favor 👏
Opa Fernando, cara então, as pessoas sempre pensam ah, dinheiro, prêmio, mas assim, dá pra usar o jogo feito como um portfólio, dá pra continuar o jogo e lançar na steam e ganhar de fato o dinheiro que era do prêmio, as vezes até mais. Dois jogos aí que começaram de Jams são: snowyland e welcome back, se não me engano nem campeões foram, mas acreditaram na ideia e finalizaram o projeto.
@@AlvesGameDev com toda certeza! Pra mim, o projeto mais bem sucedido que começou em uma jam foi o Hollow Knight. Com exceção do personagem principal, aversão final é completamente diferente da versão da jam. Mas o networking e a vontade de fazer algo fora da caixa surgiu ali. Claro que é um ponto fora da curva, mas pode ser algo em que todos podemos nos inspirar para correr atrás dos nossos sonhos
@@FernandoPosserPinheiro com toda a certeza cara, baba is you também saiu de uma game Jam, eu gosto de sempre analisar jogos que são casos mais pé no chão. Celeste foi um outro caso também de jogo que começou em uma game Jam.
Gosto de analisar os casos mais pé no chão pois é a realidade da maioria, no caso de não ser tão absurdo o sucesso, mas já ser lançado é pra mim de fato um sucesso!
você recebeu uma mensagem boba de um moleque de 15 anos idealista dos que tem aos montes e gravou um vídeo como se fosse um super problema... e eu caí no bait achando que era algo interessante...
É algo que tem acontecido com um frequência alta, não é que seja um problemão a mensagem em si, mas a atitude como um todo, ainda mais isso vindo dos jovens, como vc mesmo mencionou, qual será a percepção desse jovem em específico em relação ao dinheiro?
Além disso essa mentalidade de querer ganhar a todo custo (quase sempre um custo maior q o ganho), só traz frustração pra essas pessoas e eu usei esse vídeo pra trazer um pouco essa reflexão.
Ficou controverso usar o jogo do guselect de exemplo no fundo do vídeo enquanto falava sobre gamejam sem fins-lucrativos sendo que ele ganhou 10k dol pelo jogo kkkk
Opa Silas! Cara, eu acredito que o moonleap seja um ótimo exemplo da mensagem que eu quero passar, ele pegou e fez uma versão mais completa do jogo após a Jam, coisa que eu não vejo de muitos projetos incríveis que são feitos em Game Jams.
Eu não sou contra Jams com premiação em dinheiro, pelo contrário, sei que essa grana aí com certeza ajuda, mas sou contra a mentalidade de que "vencedor de Game Jams" seja quase que uma profissão, saca?
se a game jam fez um grupo de pessoas ficarem 1 ano inteiro estudando para fazer um jogo entao ela cumpriu com seu proposito kkkkk
Kkkkkkkkkk fui refutado!
quem determinou o VERDADEIRO intuito de uma GAMEJAM? 20 anos de game dev e é a 1a vez que ganhar dinheiro é colocado como um problema. "Historico" esse video. =)
Opa meu querido, essa é só minha opinião, calma. Eu detesto quando pessoas pegam o livro código limpo (sem elas terem lido o livro aliás) e cagando regra, eu jamais iria querer fazer algo do tipo aqui no meu canal.
O intuito do vídeo é simplesmente ajudar a tirar da cabeça das pessoas (em especial dos mais jovens, os adultos na sua maioria tem uma mentalidade mais normal em relação a isso) que uma game jam é só para ganhar, e dou também alguns conselhos que eu considero de valor quando for fazer um projeto em uma Game Jam. Independente de ganhar a Jam ou não.
@@AlvesGameDev Salve cara ! Antes de mais nada, se eu tivesse "odiado" as coisas, eu nao era seguidor aqui, sempre dammos força pra galera. =) mas olha ai quando vc manda que o "objetivo" da JAm nao é esse, de ganhar grana.....
Vou te contar um segredo depois de todo tempo de dev que tenho (que nao significa nada, ok? Estamos trocando XP aqui kkk nao busco te catequizar com nada, o video é seu e vc fala o que quiser - risos - ): o objetivo é VOCÊ quem faz.
Sim, eu sei que o que esta ai é sua opiniao, mas o que to chamando a atenção é que vc ta excluindo o propósito "ganhar grana" por uma razao super "forte": PORQUE SIM. kkkk
Veja, Jam pode ser fazer jogo, pode ser aplicar um conceito/ideia de algo que vc pensou, pode ser trabalho em equipe (coordenação, o que é inferno SEMPRE), pode ser TUDO ISSO que vc descreveu no video, mas pode ser ganhar R$50, 500 ou 10k reais TAMBEM. Tanto faz.
Nao existe razao para vc achar isso um absurdo. Isso chama foco/objetivo. E buscar ganhar e se entrosar como uma equipe para ganhar um premio significa tambem (ja que nao é combinado, espero eu) criar FLUXO de trabalho, entender o que se entende por determinado tipo de arte, coordenar a equipe, entender que tipo de gameplay/mecanias voces gostam/conseguem fazer e quais nao vao fazer. Enfim, "DINHEIRO" por si so, nao faz jogo e esse desejo tambem nao faz voce criar processos e coisas melhores. Mas ele pode e geralmente é um bom estimulo, porque quando voce faz essas coisas valendo algo. Nao sei a sua experiencia, mas vou te dizer uma coisa: Quando algo esta valendo dinheiro (ou algo semelhnte) muitas discussões que geralmente nao levam a nada acabam se ressolvendo, pq as pessoas avaliam melhor e mais objetivamente se algo "nao é tao importante ou pode ser colocado depois" ja que o objetivo é entregar e GANAHR. =)
Estou convidando você a repensar isso. O video é legal, eu vi inteiro, ok? So achei a RAZAO dele meio errada, mas é minha opiniao tambem. =) EM tempo, releia sua resposta ao 1o comentário meu, pq acho que vc tem um ou mais videos inteiros ai para falar de boas praticas, por exemplo. Ou entender o que é entrega de um trabalho com prazo (JAM!!!), enfim.....
Abs e aguardo o proximo video =)
A foto na thumb é o rosto do André young? 🤔
Opa Jovem! É sim asuhaushaushuahsuasua
Se o problema não é ser remunerado então pq está no título?
Esses clickbaits são um saco
mds passar 1 ano estudando pra ganhar uma jam que paga uns 200 conto kkkkkkkkk foi o proprio Andre que disse isso em um video ksksk
Ah pois é né, na moralzinha, o pior de tudo é que não foi a única mensagem desse tipo que eu recebi kkkkkkkkk
Mais um inscrito \o
Opa! Muito obrigado pela inscrição! Espero que curta os outros conteúdos que tem no canal e em breve mais conteúdos serão lançados! Fique ligado!
Acho que em qualquer projeto que você investe uma parte do seu tempo para desenvolvê-lo, o dinheiro deve ser apenas uma consequência da qualidade e criatividade desse projeto, não um objetivo. O interesse por criar algo novo, aprender e aprimorar habilidades e fazer algo que te traga satisfação na minha opinião são os principais fundamentos para a criação de coisas geniais
Eu concordo em partes com isso Matheus. Embora sim, game jams são literalmente aí um evento para você fazer jogos de forma "descomprometida" e que te traga satisfação, existem métodos, existe o que o mercado espera e existem estratégias para se fazer algo que seja aí uma obra de arte para os jogadores. Um exemplo disso é no investimento alto e pesado que estúdios grandes fazem, eles colocam dinheiro e esforço naquilo que eles sabem que vai vender, mas isso é um outro assunto, que inclusive posso trazer aqui pro canal.
Espero que tenha gostado do vídeo, em breve mais conteúdos interessantes serão lançados aqui.
opa eu ouvi falar de um discord do canal kk, é só pra quem assina algum curso?
Opa, o meu canal ainda não tem um servidor do discord, o servidor noneclass não é um que seja obrigatório ser aluno, o servidor é aberto.
Se quiser entrar lá, será mt bem vindo: discord.gg/G7enHyZ8
desde quando ganhar 100 reais em uma JAM é ganhar dinheiro? hauhauhau os jovens emocionados querendo trabalhar 1 ano kkkk para ganhar 100 reais
Os jovens precisam ser estudados, né? auashuasuahusahushuausa
real concordo com oque você falou, toda vez que vou pra jan meu maior objetivo não é ganhar a jan e sim conseguir terminar um jogo kkkkkk
Opa Thiago! Conseguir finalizar um projetinho de jogo é muito bom, né?
@@AlvesGameDev sim kkkkk é bom ficar juntando jogos feitos no ichi io
@@thiagopedro5750E não só isso, né? É a partir disso que conseguimos medir nossa evolução também! Pega os primeiros jogos seus e compara com seus jogos mais recentes, é um fator aí motivacional ver isso!
@@AlvesGameDev simmm so fiz dois em duas none jan, e pretendo fazer muito mais jogos!!! kkk
Bom demais uma gamejamzinha
Opa Filipe meu querido! Isso me fez lembrar que ainda não tivemos a oportunidade de trabalharmos em uma Jam juntos hein!
Participei dessa Jam aí e posso afirmar que é frustrante a forma como ela acontece
Puts cara, sinto muito essa experiência ter sido ruim para você :/ Mas você continua desenvolvendo jogos?
Mano, não acho que o convite da pessoa pelo discord foi errada, vão estudar por 1 ano pra tentar ganhar uma game jam(de alto nivel) mostra que nas grandes game jams, não são pessoas inexperientes que estão por la, fora que existe um "premio" que na verdade se tu pensar bem, é uma compensação pelo trabalho arduo que a galera fez, imagina passar horas fazendo algo, ser o campeão, e sair de la só com a honra que o seu joguinho foi melhor... A game jam pode ser algo descontraido, em que tu consegue fazer com amigos por exemplo, mas quando vão ao alto nivel, eu acho sim que é necessario ter uma compensação por isso, em dinheiro, em oportunidade no mercado de trabalho, porque rapaz... não ta facil pra ninguem, fazer por amor só depois que aposentar, esse papo em 2024 já não é o mesmo.
Opa Cleber, concordo sim com isso cara, tanto que eu menciono no vídeo que uma premiação em dinheiro ajuda e muito.
Mas pensa por exemplo aí no jovem q fez o convite, um ano com um empenho focado em tentar ganhar uma Jam. A chance de ainda assim, apesar de um ano de muito esforço é não ganhar a Jam, afinal, como você mesmo disse, são aí muitas equipes de alto nível.
Pra mim trabalhar um ano com esse mesmo empenho é possível lançar um jogo completo aí e fechadinho na steam. Pra mim isso sim seria um convite mais interessante, é algo que poxa, pode ser aí só 100 dólares, ou 400 dólares como falei no vídeo sobre um jogo que trabalhei por 6 anos, mas esse dinheiro é mais certo do que tentar ganhar uma Jam contra centenas de equipes.
@@AlvesGameDev é, se levar pra esse lado do pensamento é legal mesmo, mas também não garante nada, são empenhos diferentes, as vezes 1 ano estudando pra game Jam da mais visibilidade do que o joguinho na steam
@@CleberBrant Nada é garantido, o esforço de estudar para uma Jam tbm pode no fim dar em nada, mas com um jogo lançado na steam (e isso é a minha opinião apenas) ao menos um retorno financeiro, por menor que seja, tu recebe de ter trabalhado em um jogo.
Não existe problema nas Game Jams com premiação em dinheiro até porque tudo que você falou no vídeo refuta seu próprio argumento, se a pessoa ta fazendo para ganhar o dinheiro logo ela vai se esforçar para fazer o melhor jogo possível sendo assim ela vai se aprimorar muito mais do que se estivesse apenas participando para fins de aprendizado, a recompensa torna tudo muito mais interessante
@@patrick_ph eu tendo a discordar, o que eu mostro aí acaba virando um vício na pessoa, já vi muitas pessoas incríveis que fazem jogos absurdos e que poderiam criar ali um projeto interessante e lançar na steam ou até consoles, mas ela fica ali no loop de esperar a próxima jam com premiação, muitas vezes por talvez ter chegado ali em 4° ou 5° lugar na jam anterior, mas quer ao invés de fazer um projeto maior ou expandir projeto já bom, ela quer só outra jam quando ela pode mais
cara eu entendo seu ponto mas eu não acho que os caras realmente estavam fazendo pelo premio mas pela experiencia se eles realmente quisessem a quantia de dinheiro eles se juntariam para fazer uma empresa
Opa jovem, olha, eu de coração espero que não seja essa a motivação deles quando me abordaram, mas com o tanto de coisas e atitudes que vejo nas comunidades quando ocorrem Jams com prêmio, posso dizer que não boto minha mão no fogo por eles não kkkkkkkkkkk
É triste, mas chega a ser cômico, infelizmente
kkkkk os cara nao queria formar uma equipe para entrar no mercado, mas foi pra ganhar só a gamejam?
Kkkkkkkkk dá pra acreditar véi? Eu fiquei de cara quando recebi a mensagem, e olha que já recebi mensagens absurdas na minha dm kkkkkkkkk
acho que na minha opinião, por mais que pessoas estejam treinando para ganhar uma game jam, não acho inválido, aliás, eles estão aprimorando suas habilidades mesmo não sendo o "principal objetivo".
O problema pra mim (na minha opinião) é a pessoa se esforçar com o objetivo sendo a premiação no final, eu tendo a ver que geralmente as pessoas com só esse objetivo não chegam muito longe nas Jams.
E quem acaba sendo bons nessas Jams são as que estão simplesmente querendo aprimorar as habilidades e também aqueles que estão para se desafiarem.
Não há problema em que o game jam tenha prêmio em dinheiro. A principal distorção dos interesses é causada pelo trade off do propósito geral em relação ao propósito específico. Quanto mais "geral" e "inclusiva", mais genérica, JAM que foca em temas, estilos ou métodos, com níveis de dificuldade maior, são mais produtivos (quase sempre). Mas não tem tanto palco.
Papo reto Victor! Não há problema nenhum em ter uma premiação em dinheiro, mas o dinheiro não é o foco da coisa, e sim a Jam como um todo.
não entendi o ponto do vídeo. Ao montar uma equipe especificamente para ganhar a game Jam, não se está treinando e adquirindo habilidades de forma ainda mais eficaz ? a galera tá treinando lidar com equipe, evoluir nas áreas específicas que trabalham, cumprir a meta de ter o jogo pronto no prazo e ainda tá "arriscado" de ganhar um trocado...
não entendi o ponto negativo, isso é entendi que a game jam grátis é mais diretamente relacionado a melhoria de habilidades, mas não entendi a relação entre ser remunerado e isso levar a um menor desempenho em adquirir habilidades...
apesar de não concordar com o ponto, gostei da edição e de como você foi direto ao ponto, parabéns.
Opa Nicolas! Então, sim, eu concordo bastante que trabalhar com o objetivo de fazer algo bom para uma Jam, mesmo que a Jam seja remunerada. Mas se o objetivo for de fato só ganhar a grana, talvez seja mais interessante trabalhar esse mesmo tempo produzindo um jogo comercial, e isso com certeza melhorará as habilidades da equipe para Jams também.
Mas é claro, essa é a minha opinião apenas.
Fico muito feliz que tenha gostado do vídeo, em breve mais conteúdos serão lançados aqui no canal.
Grande abraço.
Eu ainda não acredito que a proposta não seja uma pegadinha do jovem. Rapaz, um mendigo aqui na cidade, só na esmola e lavagem de carro tira o valor da Jam em uma semana, a molecada pensa que a vida real é como colher a moeda digital do Mario, estão vivendo de que? Estão comendo o que essa turminha? Pixel?
Tem uma pá de molecada aí que não aguenta uma horinha trabalhando de CLT kkkkkkkkkkk
por quê esse nome Game Jam?
Opa Fabio! Que ótima pergunta, eu mesmo não sabia aushaushuahsuasuhasa
O termo "Jam" das Game Jams vem de um termo do cenário musical chamado "Jam session" onde os músicos fazem uma sessão curta de produção sem preparação prévia ou composições prontas, para criar músicas novas ou simplesmente para praticar. E daí veio o termo Game Jam, que é literalmente produzir um jogo sem uma preparação prévia em um curto período de tempo.
@@AlvesGameDev ah ta!! nome feio viu!kkkk
@@fabioem2012asuhaushauhsuasuahsuasa
O dinheiro importa 😂😂😂😂
ASHAUHSUAHSUAHSUASHAUSHUAUSAHSA
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bem vindo ao capitalismo KLKKKKKKKK
@@mauriciovinicius1164 kkkkkkkkk né