Conheci um senhor que conheceu Lampião, quando criança. Teve sua cidadezinha atacada pelo bando e isso o fez decidir entrar pras forças armadas, se tornou músico durante sua carreira militar. Ele era um saxofonista muito idoso e bem humorado, mas ficava furioso quando falavam de Lampião como algum tipo de herói. Dizia que tudo o que o bando fazia era roubar e estuprar, do rico e do pobre.
Essa foto de Lampião, logo do início do vídeo, foi meu bisavô quem fez. Na ocasião, Lampião foi a Juazeiro do Norte visitar o Padre Cícero, e um repórter juntamente com um fotografo do Crato acompanharam esse encontro. Meu bisavô, Pedro Maia, foi o autor dessa foto a que me refiro.
Sou de Serra Talhada, e a cultura do cangaço é muito forte até os dias de hoje, muito por causa do nosso saudoso Luiz Gonzaga, hoje o canganço e o xaxado andam juntos, mas a grande realidade é que o cangaço era apenas um banditismo em uma região sofrida e revoltada de viver à margem da sociedade, e viram no lampião uma figura de levante popular, um grande salve para meu bisavô Luís “dos Triângulos” Pereira que desafiou Lampião e seu bando, tomou uma facada e sobreviveu pra contar a história!
Chamar o lampião de herói e de Robin hood meio debatido, até ele atacava os pobre e rico também. Meu bisavô fugiu da Bahia pra São Paulo de pé, por causa dele, com medo que ele matasse.
A violência que ele e seu bando espalharam pelo sertão deixou marcas profundas. A história do seu bisavô, que precisou fugir da Bahia para São Paulo a pé por medo de Lampião, é um exemplo claro de como ele não poupava ninguém. Isso mostra que, apesar de algumas pessoas verem Lampião como um símbolo de resistência, para muitas outras ele foi uma fonte de terror e sofrimento.
O diferencial do Vogel é sua imparcialidade, talento infelizmente raro na classe de ciências humanas. Uma página dessas não tem preço, tanto que pela primeira vez quis me inscrever em um canal do RUclips
Sou pernambucano, conheci pessoas que conviveram na mesma época do Lampião e a história sobre ele é simples: ele foi um dos maiores bandidos da história do Brasil, sem “heroísmo”, sem essa de “evitava atacar comunidades pobres” Era um bandido da pior espécie
Fui aluno da Luitgard na UERJ, e ela nos mostrou documentos que comprovavam que o Lampião já havia sido preso pela prática de cangaço 4 anos antes da morte do pai dele
Esse período de nossa história com certeza deveria ser mais explorado pelo cinema e outras mídias de massa. Por mais que já tenha sido abordado, ainda tem muito potencial. Tão bom e tão parte do imaginário popular brasileiro quanto o "faroeste" para o estadunidense.
Para o cinema brasileiro só prestaria se o lampião fosse comunista ou o bando dele fosse lgbtqia+, como não é nenhum dos casos para os cineastas não presta essa história
Mossoró que na época era populosa para época, era uma das cidades mais ricas e Lampião sonhava em atacar ela. O ataque dele levou meses para ser planejado e foi o maior ataque de um grupo de cangaceiros a uma cidade. Porém a população, polícias e até mesmo o prefeito resistiram e citiaram a cidade durante o período do ataque. Até hoje existem vários lugares na cidade com marcas de balas. Eles conseguiram capturar Jararaca que era uma das principais cabeças do bando e mataram uma pá de cangaceiros. Hoje em dia, no Mossoró Cidade Junina que é um evento que ficou do tamanho do São João de Campina Grande e Caruaru, nele tem um dos maiores espetáculos ao ar livre do Brasil chamado de "Chuva de balas no país de Mossoró."
Enquanto fazia faculdade de medicina tive aulas de medicina legal no IML da Bahia . Lá havia um museu Bizarro onde estavam expostas as cabeças da maria Bonita e Lampião .
O bando de Lampião passou pelas terras do pai de minha bisavó, nas redondezas de Monte Santo - BA. Ela teve que se esconder com as irmãs durante esse período, com medo deles fazerem algo.
O cara era um bandido mas é imortalizado aqui no Nordeste. Pinturas, fantasias, artesanato e sempre tem o casal nas tradicionais quadrilhas juninas. Até na abordagem do currículo escolar tem suas ações romantizadas. O relato das vítimas não consegue apagar essa imagem de valentia que ele construiu, lamentavelmente.
Existem ruas e colégio por nomes de Getúlio Vargas, castelo Branco, Fernão Dias, e por aí vai, no estado de São Paulo tem até e o palácio dos Bandeirantes,... lamentavelmente
A ideia de considerar Lampião como herói se dá pelo fato do Coronelismo que em sua maioria eram bandidos da pior espécie que cometiam atrocidade e, na maioria, das vezes o cangaço era a libertação dos oprimidos. Basta lembrar que os coronéis tomavam terras dos pequenos fazendeiros e não raro levavam mulheres de 18, 16 e menores ainda. Então se justifica esta ideia. E para outros era bandido porque tirou alguns poderosos da região e, também, não deixou de cometer crime.
A figura de Lampião. Atravessou gerações e teve diversas citações na cultura popular nordestina. Desde repentistas até bandas de punk/hardcore da região. Por exemplo, a banda cearense Jumentaparida gravou em 2002 uma música chamada "Coroné E O Lampião" que retrata sob a ótica interiorana um resumo do que era o cangaço
Silvio Bulhões, filho dos cangaceiros Corisco e Dadá, ouviu da mãe uma explicação complementar para o termo cangaço/cangaceiro. Contou ele que em algumas regiões "cangaço" se refere a ossada, restos de animais mortos que foram consumidos pelos urubus. Dadá explicou a ele que daí vinha o uso da palavra cangaceiro: Eles preferiam virar cangaço, ou seja, morrer pelas mãos das volantes e ter o corpo abandonado no sertão do que serem levados presos.
Moro no rio grande do Norte, numa cidadezinha bem pequena, dizem as más linguas que uma certa pessoa, que era adotada, era filho de um dos membros do bando. Só relatos mesmo, tipo lenda local
Lampião o mair fora da lei da historia do Brasil !!! A lei no Brasil não costuma abranger os mais desafortunados e acaba criando vários Lampiões Brasil a fora !!!
Vixe! É mesmo. Tarantino, que ama mandar a história às favas e fazer enredos bizarros. Era capaz de no final ser desse jeito do boato: que ele não morreu e se aposentou do cangaço em MG.
Sou de Sergipe também e sinto falta de histórias das ações do cangaço no nosso estado, só sei bem mesmo da morte dele no angico, você tem algum livro/material pra recomendar sobre isso?
Virgolino, mais conhecido como Lampião, é uma figura controversa na história do Brasil. Nascido em Serra Talhada, Pernambuco, ele se tornou líder do cangaço, um movimento de banditismo rural no Nordeste. Lampião é visto por alguns como um herói que lutava contra os privilégios das elites, mas para outros, ele é um vilão cruel que espalhou violência. Seu grupo, conhecido pela habilidade em despistar a polícia e pelo conhecimento da região, aterrorizava cidades e fazendas, buscando vingança e ascensão social. Lampião formou alianças tanto com coronéis quanto com autoridades corruptas, garantindo proteção e recursos. Em 1938, após quase duas décadas de cangaço, Lampião foi morto em uma emboscada no Sergipe. Sua morte não extinguiu imediatamente o cangaço, mas marcou o início do fim do movimento. Até hoje, Lampião é lembrado como uma figura emblemática, simbolizando tanto resistência quanto crueldade.
Resumindo a história amigo, curto e objetivo, ele foi simplesmente um bandido da pior espécie, torturava e matava, um psicopata. Indefensável em todos os sentidos.
Banditismo social... Hobsbawn já falava sobre isso... até cita o Virgulino... meu avô, quando passava férias no Nordeste, sempre falava do cangaço... ao passear por cidades, e suas feiras, como Igaci, Palmeira dos Índios, Arapiraca e até Bom Conselho ou Garanhuns, sempre há cordéis e repentistas que tem no cangaço sua maior expressão cultural... isso sim mencionarmos a influência no cinema (Glauber Rocha), literatura ou até no mangue beat (Chico Sciense e Nação Zumbi)... fenômeno inesgotável de nossa violência, ausência de Estado e luta de classes made in Br. Ótimo vídeo
Cheguei! Deixo o like... E agora vou assistir essa obra prima. INCLUSIVE! sobre o tema: Minha família teve interação direta com o cangaço, tanto sofreu quanto foi beneficiada por esse grupo.
Dia 4 pedindo pro Voguel fazer um vídeo sobre a VOC 🇳🇱 É interessante saber mais sobre ele, porque muitos o consideram um ícone da cultura nordestina. Além disso, tem mangás brasileiros que contam uma parte da história dele (com um pouco de ficção, claro), e séries e documentários interessantíssimos. Parabéns pelo vídeo excelente 👏🏻
Virgulino foi um fruto de seu tempo. Como resumida no fim do video, herói pra uns e monstro para outros, nao sendo o unico bando a toca o terror num lugar onde a bala falava mais alto.
Aham! quer dizer que ele estuprou centenas de moças pobres por ser "vítima da suciedade". Da um tempo ! Essa atrocidade de cultuar um psicopata da pior espécie de deve só picareta do Eric Hobsbawm com aquele patacoada de "Banditismo social". Lampião era aliado de coronéis e não inimigo deles
Pode-se entender o homem como fruto de seu tempo e local, mas mesmo assim sabendo do que fazia chamá-lo de herói é muita babação de ovo mesmo viu.. Mas eu ja notei que isso é uma característica da maioria dos humanos: pagar pau, babar pessoas famosas (mesmo que regionalmente), mesmo que nao sejam moralmente corretas. Poucos sao os humanos que nao sentem a necessidade estranha de babar o ego de alguém, que na maioria das vezes é alguém que nem sabe que tal pessoa babona existe.
@@pagodebregaeforro2803 A ideia de considerar Lampião como herói se dá pelo fato do Coronelismo que em sua maioria eram bandidos da pior espécie que cometiam atrocidade e, na maioria, das vezes o cangaço era a libertação dos oprimidos. Basta lembrar que os coronéis tomavam terras dos pequenos fazendeiros e não raro levavam mulheres de 18, 16 e menores ainda. Então se justifica esta ideia. E para outros era bandido porque tirou alguns poderosos da região e, também, não deixou de cometer crime.
A ideia de considerar Lampião como herói se dá pelo fato do Coronelismo que em sua maioria eram bandidos da pior espécie que cometiam atrocidade e, na maioria, das vezes o cangaço era a libertação dos oprimidos. Basta lembrar que os coronéis tomavam terras dos pequenos fazendeiros e não raro levavam mulheres de 18, 16 e menores ainda. Então se justifica esta ideia. E para outros era bandido porque tirou alguns poderosos da região e, também, não deixou de cometer crime.
Sou um profundo conhecedor da história do cangaço, lampião nunca pode ser chamado de herói, seu bando atacava pobres e ricos, conforme era pago pelos coronéis que financiavam ele e dava proteção a ele
Resumindo Brasil já era Brasil, a polícia já era mal aparelhada, já plantavam a discórdia entre ricos e pobres e já defendiam bandido. O país é mesmo um museu de grandes novidades!
Existem algumas inconsistências no vídeo. Por exemplo: O pai de Lampião não foi morto por ninguém ligado a família de Zé Saturnino, e sim, pelo oficial da Polícia de Alagoas, José Lucena. Pois, sua família já nessa época residia em Alagoas. A outra é que o assalto a Barosonesa de Água Branca, foi pq ele pediu uma certa quantia em dinheiro a ela para não invadir a cidade, ela falou que não daria e que teria era bala para ele. Ele esperou por mais de 1 ano até fazer essa invasão de surpresa...
Histórias Históricas, Napoleão Bonaparte. Olá pessoas de todas as classes, aqui falo Artur Liebert, narrador florence não graduado e acumulador de histórias da minha cuca. Hoje falaremos em uma figura emblemática do início do século 19, Napoleão Bonaparte. Como bom tio do pafé que só conta piada ruim, tem o início, meio e o fim. Ele nasceu a ilha de Córsega, um território do que veria ser itália, e antes era dominada pela França. Deste muito e muito pequeno, sofria bullying pelos colegas da escola militar por causa de seu sotaque Fran-italia. Com sede de vingança, como uma chapa quente, começou a estudar para ser superior, intelectualmente falando. Nessa época, ele lia histórias da era romana e de suas dominações, o que acabou influenciando o pequeno Napoleão. Quando a revolução francesa está comendo pau, Napoleão, agora jovem esbelto e a sua altura comparada ao tamanho de um "anão", se juntou o exército francês, sendo promovi do general. Foi ali que sua fama espalhou-se por todo continente. Sentindo-se o maioral, gostosão e pica das galáxias, tomou o governo pra si e tornou-se o imperador. Quando o papá estava coroando Napoleão, ele em pessoa pegou a coroa do velho gaga e disse "Eu me declaro a mim mesmo, como imperador da França!" e colocou de sua cuca narcisista e sentou-se. Vitória após vitória e tratado após tratado, pegou quase parte o território europeu. Até que, por azar do destino (ou não), invandiu por um inimigo implacável e ardiloso: A Russia. O ataque que os russos ultilizaram foi o inverno rigoroso, e os casacos de gato pingado dos franceses, não tinha resistência ao frio. Milhares morreram ao voltar pra casa e mais de 100 mil voltaram em boa forma. Esse evento foi um baita de um soco na cara que o Napoleão recebeu (Cena do Napoleão recebendo um soco na Rússia). Não aguentando a pressão alta do coração de tanto comer com muito sal, pegou a bandeira branca e se rendeu. Foi mandado para sua terra natal, mas ele voltou de novo para governar somente 100 dias. Derrotado mais uma vez, foi mandado para a ilha de Santa Helena. Com rabo entre as pernas, começou a reviver todo o filme de sua vida que vai ser utilizado pelo Ripley Scott. Anos depois, morreu em 1821, e autópsia diz que ele morreu de tédio por odiar naquele lugar. Napoleão é considerado como um Filho bastado de Júlio César e uma figura muito dúbia. Mas não desmerecendo a sua história. Eu sou Artur Liebert, boa noite. "Sei que esse post é nada a ver com o vídeo, mas se vocês gostarem então ficarei despreocupado."
Em Triunfo, cidade vizinha de Serra Talhada, ele é muito respeitado e há várias edificações tombadas por onde ele passou. Fazia favores a pessoas de lá e em troca escondiam o bando. O debate e a lenda em torno dele não se justificariam sob a ótica dos atos de banditismo, mas sim a ousadia em enfrentar o coronelismo, coisa que quase ninguém mais fazia. Aliás ainda hoje é difícil enfrentar os interesses do Agro é pop.
Cangaço no sertão do Ceará, são os restos mortais de algum animal (sabe aquela imagem de uma vaca morta no solo seco, onde fica só o couro e os ossos, isso é cangaço). Inclusive, quando alguém tá muito magro, a gente fala que tá só o cangaço 😂. É provável que cangaceiro venha dai, visto que eles deixavam muitos mortos pelo caminho.
Concordo com você. Para mim, Lampião foi realmente um bandido que acabou enfrentando outros bandidos. É como ver o Mané Galinha enfrentando o Zé Pequeno: é uma briga de criminosos, sem heróis.
Serra Talhada próximo a Afogados da Ingazeira terra onde nasceu o policial que comandou o grupo que matou Lampião. Afogados terra dos meus pais, avós e irmão mais velho.
O mais engraçado são os comentários, "Lampião era um bandido " diz o cara q idolatra Tomaz Shelby e filme de gangansters. Parece q o problema é o bandido ser nordestino e não usar terno Italiano kkkkkkkkk
Independente se ele era só um bandido ou se era um revolucionário, se Lampião fosse americano, haveriam centenas de filmes contando e recontando essas histórias de vários pontos de vista. Isso eu tenho certeza, pois é um tema muito curioso.
Você poderia falar a respeito da época em que se passa o jogo Rome Total War 1, no caso uns 380 a.c em relacao a cartago e essa questao de familia romanas? Porque antes não tinha um império mas sim um senado, no caso é o que se passa no jogo, queria saber mais a respeito dessa época
A ideia de considerar Lampião como herói se dá pelo fato do Coronelismo que em sua maioria eram bandidos da pior espécie que cometiam atrocidade e, na maioria, das vezes o cangaço era a libertação dos oprimidos. Basta lembrar que os coronéis tomavam terras dos pequenos fazendeiros e não raro levavam mulheres de 18, 16 e menores ainda. Então se justifica esta ideia. E para outros era bandido porque tirou alguns poderosos da região e, também, não deixou de cometer crime.
Meu avô foi de uma das dezenas de volantes que perseguiam lampião, afinal era primo distante de saturnino, mas depois q a primeira esposa dele morreu ele teve de sair
Obs Importante: algumas táticas de contrarrastreamento desenvolvidas por Lampião foram intrududizas nos manuais do Exército Brasileiro e são ensinadas até hoje. Por exemplo: a dispersão em grupos, ponto de encontro após a dispersão, etc...
@@yurimarciniak - "Vidas Secas" de Graciliano Ramos mostra a vida sofrida do nordestino não táticas de guerrilha dentro da caatinga, as táticas de guerrilha dos cangaceiros é apresentado no livro "As Táticas de Guerra dos Cangaceiros" de 1969 da escritora Maria Christina Russi da Matta Machado, lá tem o depoimento básico de todos os cangaceiros sobreviventes de Lampião aonde eles contam como era fazer emboscada, reagrupamento, ataque e contra-ataque rápidos.
"O cangaço continua De gravata e jaquetão Sem usar chapéu de couro Sem bacamarte na mão E matando muito mais Tá cheio de lampião E matando muito mais Tá assim de lampião E matando muito mais Na cidade e no sertão E matando muito mais Tá sobrando Lampião..."
No 13:13 quando o vogel falou que o Lampião gostava de ficar perfumado,já imaginei que o ele ia emendar uma propaganda da camiseta da insider anti odor KKKKKKK
O verdadeiro motivo do Virgulino Ferreira, ter esse apelido, é porque quando ele atirava anoite, os óculos brilhavam como se fossem uma lamparina. Quem fez a imagem de lampião como uma vitima da sociedade, foi Luiz Carlos Prestes. Os verdadeiros heróis, não usam a violência como justificativa para seus atos. Mas infelizmente, o brasileiro acha que a violência é a justificativa para ser um herói. Assim como Castor de Andrade, Lampião, não passa de um bandido. Januário Garcia Leal.
Sou de Mossoró. Todos os anos tem um espetáculo na cidade chamada de "chuva de bala" que retrata a expulsão do bando de lampião.
Conheci um senhor que conheceu Lampião, quando criança. Teve sua cidadezinha atacada pelo bando e isso o fez decidir entrar pras forças armadas, se tornou músico durante sua carreira militar.
Ele era um saxofonista muito idoso e bem humorado, mas ficava furioso quando falavam de Lampião como algum tipo de herói. Dizia que tudo o que o bando fazia era roubar e estuprar, do rico e do pobre.
Essa foto de Lampião, logo do início do vídeo, foi meu bisavô quem fez. Na ocasião, Lampião foi a Juazeiro do Norte visitar o Padre Cícero, e um repórter juntamente com um fotografo do Crato acompanharam esse encontro. Meu bisavô, Pedro Maia, foi o autor dessa foto a que me refiro.
Sou de Serra Talhada, e a cultura do cangaço é muito forte até os dias de hoje, muito por causa do nosso saudoso Luiz Gonzaga, hoje o canganço e o xaxado andam juntos, mas a grande realidade é que o cangaço era apenas um banditismo em uma região sofrida e revoltada de viver à margem da sociedade, e viram no lampião uma figura de levante popular, um grande salve para meu bisavô Luís “dos Triângulos” Pereira que desafiou Lampião e seu bando, tomou uma facada e sobreviveu pra contar a história!
Vinícius, tu sabe me dizer se parte da família do teu bisavô, foram para a Paraíba? Eu acho bem facinho a gente ser primo.
Mente que nem sente
Lampião um Robin Hood?
É viajar demais!!!
Meu pai tbm é de Serra, sou primo do Acizão rei do forro
@@Ironalphamaleconta a verdade pra nós aí então
Chamar o lampião de herói e de Robin hood meio debatido, até ele atacava os pobre e rico também. Meu bisavô fugiu da Bahia pra São Paulo de pé, por causa dele, com medo que ele matasse.
A violência que ele e seu bando espalharam pelo sertão deixou marcas profundas. A história do seu bisavô, que precisou fugir da Bahia para São Paulo a pé por medo de Lampião, é um exemplo claro de como ele não poupava ninguém. Isso mostra que, apesar de algumas pessoas verem Lampião como um símbolo de resistência, para muitas outras ele foi uma fonte de terror e sofrimento.
@@raizesmineirasdoseculoxixtu tirou essa resposta do chatgpt, não foi?
Ele tem que apresentar a versão completa, qual seria o motivo de Lampião perseguir o avô dele , nada é atoa...@@raizesmineirasdoseculoxix
@@raizesmineirasdoseculoxix Eu facilmente apostaria que seu comentário foi feito pelo ChatGPT
@@raizesmineirasdoseculoxix caramba tu copiou metade do comentário dele kkkk
O diferencial do Vogel é sua imparcialidade, talento infelizmente raro na classe de ciências humanas. Uma página dessas não tem preço, tanto que pela primeira vez quis me inscrever em um canal do RUclips
Sou pernambucano, conheci pessoas que conviveram na mesma época do Lampião e a história sobre ele é simples: ele foi um dos maiores bandidos da história do Brasil, sem “heroísmo”, sem essa de “evitava atacar comunidades pobres”
Era um bandido da pior espécie
Fui aluno da Luitgard na UERJ, e ela nos mostrou documentos que comprovavam que o Lampião já havia sido preso pela prática de cangaço 4 anos antes da morte do pai dele
Esse período de nossa história com certeza deveria ser mais explorado pelo cinema e outras mídias de massa. Por mais que já tenha sido abordado, ainda tem muito potencial. Tão bom e tão parte do imaginário popular brasileiro quanto o "faroeste" para o estadunidense.
Podes crer.
Penso igual
Para o cinema brasileiro só prestaria se o lampião fosse comunista ou o bando dele fosse lgbtqia+, como não é nenhum dos casos para os cineastas não presta essa história
Mossoró que na época era populosa para época, era uma das cidades mais ricas e Lampião sonhava em atacar ela. O ataque dele levou meses para ser planejado e foi o maior ataque de um grupo de cangaceiros a uma cidade. Porém a população, polícias e até mesmo o prefeito resistiram e citiaram a cidade durante o período do ataque. Até hoje existem vários lugares na cidade com marcas de balas. Eles conseguiram capturar Jararaca que era uma das principais cabeças do bando e mataram uma pá de cangaceiros. Hoje em dia, no Mossoró Cidade Junina que é um evento que ficou do tamanho do São João de Campina Grande e Caruaru, nele tem um dos maiores espetáculos ao ar livre do Brasil chamado de "Chuva de balas no país de Mossoró."
Cangaço = velho oeste brasileiro , terra sem lei
Um professor meu falava que um cowboy do velho oeste seria uma moçoila no cangaço brasileiro. Temos um tesouro cultural super pouco explorado
@@CarlonHardtIsso aí é meio questionável, a fronteira com o México era um lugar muito tenso lá pelo meio do século 19
Enquanto fazia faculdade de medicina tive aulas de medicina legal no IML da Bahia . Lá havia um museu Bizarro onde estavam expostas as cabeças da maria Bonita e Lampião .
passou anos lá, até serem enterradas em 1969
Sou de Mossoró no Rio Grande do Norte, lugar ao qual foi derrotado Lampião e seus cangaceiros, seu trabalho é excelente!
Mim esqueci o nome do espetáculo lá em Mossoró quando o povo da cidade botou lampião pra correr da cidade.
@@jonathanvieira1297 é o "chuva de balas no país de Mossoró"
Obrigado Voguel por falar de um momento da nossa História do Brasil tão importante para nós, Nordestinos.
É uma história tão recente quanto a primeira guerra mundial, muitos historias e muitos pontos de vista.
Comentando só pra gerar engajamento e ajudar a espalhar a palavra do Vogalizando, o melhor canal de história do RUclips ♥️
O bando de Lampião passou pelas terras do pai de minha bisavó, nas redondezas de Monte Santo - BA. Ela teve que se esconder com as irmãs durante esse período, com medo deles fazerem algo.
Parabens pelo video .
Eu estudo muito sobre o assunto e voce foi um dos pouco que ja vi falando a verdade sobre o tema cangaço 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O cara era um bandido mas é imortalizado aqui no Nordeste. Pinturas, fantasias, artesanato e sempre tem o casal nas tradicionais quadrilhas juninas. Até na abordagem do currículo escolar tem suas ações romantizadas. O relato das vítimas não consegue apagar essa imagem de valentia que ele construiu, lamentavelmente.
Existem ruas e colégio por nomes de Getúlio Vargas, castelo Branco, Fernão Dias, e por aí vai, no estado de São Paulo tem até e o palácio dos Bandeirantes,... lamentavelmente
@@valquiriadadeira Ótima resposta.
@@valquiriadadeira Ótima reflexão... não se trata de uma visão rasteira xenofóbica, debate é bem mais amplo.
Aqui no Brasil tudo termina em pizza mesmo , onde o bandido é herói e o herói nunca é lembrado
A ideia de considerar Lampião como herói se dá pelo fato do Coronelismo que em sua maioria eram bandidos da pior espécie que cometiam atrocidade e, na maioria, das vezes o cangaço era a libertação dos oprimidos. Basta lembrar que os coronéis tomavam terras dos pequenos fazendeiros e não raro levavam mulheres de 18, 16 e menores ainda. Então se justifica esta ideia. E para outros era bandido porque tirou alguns poderosos da região e, também, não deixou de cometer crime.
A figura de Lampião. Atravessou gerações e teve diversas citações na cultura popular nordestina. Desde repentistas até bandas de punk/hardcore da região. Por exemplo, a banda cearense Jumentaparida gravou em 2002 uma música chamada "Coroné E O Lampião" que retrata sob a ótica interiorana um resumo do que era o cangaço
Silvio Bulhões, filho dos cangaceiros Corisco e Dadá, ouviu da mãe uma explicação complementar para o termo cangaço/cangaceiro. Contou ele que em algumas regiões "cangaço" se refere a ossada, restos de animais mortos que foram consumidos pelos urubus. Dadá explicou a ele que daí vinha o uso da palavra cangaceiro: Eles preferiam virar cangaço, ou seja, morrer pelas mãos das volantes e ter o corpo abandonado no sertão do que serem levados presos.
Imagina um mundo aberto da ubsoft com essa história do cangaço
Da Ubisoft não cara por favor kkkkk
Mais um far Cry kkkk
Da Ubisoft não. Mas a ideia é massa ❤
Ia ser tipo um red dead
rockstar*
Sou de Senhor do Bonfim-BA, tem vários relatos do lampião na região Norte da Bahia
Bela análise!!! Só um detalhe: Corisco não foi morto do ataque em Angico pq ele não estava. Parabéns!👏👏👏👏
Um dos melhores professor de história da vida e atualmente.. Aprendo muito
A série que passou na Globo na década de 80 foi muito boa!!
Moro no rio grande do Norte, numa cidadezinha bem pequena, dizem as más linguas que uma certa pessoa, que era adotada, era filho de um dos membros do bando. Só relatos mesmo, tipo lenda local
Por favor faz um vídeo sobre a história do massacre do caldeirão de Santa Cruz do deserto
Tem no o cangaço na literatura
Lampião o mair fora da lei da historia do Brasil !!!
A lei no Brasil não costuma abranger os mais desafortunados e acaba criando vários Lampiões Brasil a fora !!!
6:50 mandoi bem de mais no merchan
Ideia maluca aqui: Um filme do cangaço feito por tarantino.
Faroeste Caboclo é praticamente um filme dele.
@@sancaoramalho8644 com todo respeito mas não lembra em nada nem a estética e muito menos o estilo de roteiro dele.
Vixe! É mesmo. Tarantino, que ama mandar a história às favas e fazer enredos bizarros. Era capaz de no final ser desse jeito do boato: que ele não morreu e se aposentou do cangaço em MG.
Já temos bacurau
melhor comentario
A descrição da atuação dos caras (“venda de proteção “ etc) lembra muito as atuais milícias. 🙄
Está de parabéns! Cara. Show de bola seu vídeo sobre o cangaço. Extremamente coerente com as fontes históricas do tema.
4:51 esse da foto é José Ferreira (pai de lampião)
Ele tbm teve atuação em Sergipe nas cidades de Canindé, Porto da folha. Existe histórias famosas sobre alguns eventos.
Sou de Sergipe também e sinto falta de histórias das ações do cangaço no nosso estado, só sei bem mesmo da morte dele no angico, você tem algum livro/material pra recomendar sobre isso?
Virgolino, mais conhecido como Lampião, é uma figura controversa na história do Brasil. Nascido em Serra Talhada, Pernambuco, ele se tornou líder do cangaço, um movimento de banditismo rural no Nordeste. Lampião é visto por alguns como um herói que lutava contra os privilégios das elites, mas para outros, ele é um vilão cruel que espalhou violência. Seu grupo, conhecido pela habilidade em despistar a polícia e pelo conhecimento da região, aterrorizava cidades e fazendas, buscando vingança e ascensão social. Lampião formou alianças tanto com coronéis quanto com autoridades corruptas, garantindo proteção e recursos. Em 1938, após quase duas décadas de cangaço, Lampião foi morto em uma emboscada no Sergipe. Sua morte não extinguiu imediatamente o cangaço, mas marcou o início do fim do movimento. Até hoje, Lampião é lembrado como uma figura emblemática, simbolizando tanto resistência quanto crueldade.
Resumindo a história amigo, curto e objetivo, ele foi simplesmente um bandido da pior espécie, torturava e matava, um psicopata. Indefensável em todos os sentidos.
O que tem de Ferreira e Silva assistindo esse vídeo não é brincadeira é muita doideira.
Realmente O nome maria bonita realmente é lenda .
Nem bonita ela era
Graças ao Marco vou ter que assistir esse vídeo de novo, pq da primeira vez só consegui pensar no Lampião de canga
Adorei❤❤
Banditismo social... Hobsbawn já falava sobre isso... até cita o Virgulino... meu avô, quando passava férias no Nordeste, sempre falava do cangaço... ao passear por cidades, e suas feiras, como Igaci, Palmeira dos Índios, Arapiraca e até Bom Conselho ou Garanhuns, sempre há cordéis e repentistas que tem no cangaço sua maior expressão cultural... isso sim mencionarmos a influência no cinema (Glauber Rocha), literatura ou até no mangue beat (Chico Sciense e Nação Zumbi)... fenômeno inesgotável de nossa violência, ausência de Estado e luta de classes made in Br.
Ótimo vídeo
Conferindo aqui.. mas já comentando q adorei a camisa!
Adoro história do cangaço
Muito bom. Valeu demais!
Cheguei! Deixo o like... E agora vou assistir essa obra prima. INCLUSIVE! sobre o tema: Minha família teve interação direta com o cangaço, tanto sofreu quanto foi beneficiada por esse grupo.
Dia 4 pedindo pro Voguel fazer um vídeo sobre a VOC 🇳🇱
É interessante saber mais sobre ele, porque muitos o consideram um ícone da cultura nordestina. Além disso, tem mangás brasileiros que contam uma parte da história dele (com um pouco de ficção, claro), e séries e documentários interessantíssimos. Parabéns pelo vídeo excelente 👏🏻
Virgulino foi um fruto de seu tempo. Como resumida no fim do video, herói pra uns e monstro para outros, nao sendo o unico bando a toca o terror num lugar onde a bala falava mais alto.
Aham! quer dizer que ele estuprou centenas de moças pobres por ser "vítima da suciedade". Da um tempo ! Essa atrocidade de cultuar um psicopata da pior espécie de deve só picareta do Eric Hobsbawm com aquele patacoada de "Banditismo social". Lampião era aliado de coronéis e não inimigo deles
Virgulino
@@guilhermesantana7501 obrigado
Maldito corretor
Pode-se entender o homem como fruto de seu tempo e local, mas mesmo assim sabendo do que fazia chamá-lo de herói é muita babação de ovo mesmo viu..
Mas eu ja notei que isso é uma característica da maioria dos humanos: pagar pau, babar pessoas famosas (mesmo que regionalmente), mesmo que nao sejam moralmente corretas.
Poucos sao os humanos que nao sentem a necessidade estranha de babar o ego de alguém, que na maioria das vezes é alguém que nem sabe que tal pessoa babona existe.
@@pagodebregaeforro2803 A ideia de considerar Lampião como herói se dá pelo fato do Coronelismo que em sua maioria eram bandidos da pior espécie que cometiam atrocidade e, na maioria, das vezes o cangaço era a libertação dos oprimidos. Basta lembrar que os coronéis tomavam terras dos pequenos fazendeiros e não raro levavam mulheres de 18, 16 e menores ainda. Então se justifica esta ideia. E para outros era bandido porque tirou alguns poderosos da região e, também, não deixou de cometer crime.
Um bandido um monstro!
Leitura rasa
A ideia de considerar Lampião como herói se dá pelo fato do Coronelismo que em sua maioria eram bandidos da pior espécie que cometiam atrocidade e, na maioria, das vezes o cangaço era a libertação dos oprimidos. Basta lembrar que os coronéis tomavam terras dos pequenos fazendeiros e não raro levavam mulheres de 18, 16 e menores ainda. Então se justifica esta ideia. E para outros era bandido porque tirou alguns poderosos da região e, também, não deixou de cometer crime.
Sou um profundo conhecedor da história do cangaço, lampião nunca pode ser chamado de herói, seu bando atacava pobres e ricos, conforme era pago pelos coronéis que financiavam ele e dava proteção a ele
Faz um vídeo sobre a história de São Francisco de Assis por favor :-)
Resumindo Brasil já era Brasil, a polícia já era mal aparelhada, já plantavam a discórdia entre ricos e pobres e já defendiam bandido. O país é mesmo um museu de grandes novidades!
Existem algumas inconsistências no vídeo. Por exemplo: O pai de Lampião não foi morto por ninguém ligado a família de Zé Saturnino, e sim, pelo oficial da Polícia de Alagoas, José Lucena. Pois, sua família já nessa época residia em Alagoas. A outra é que o assalto a Barosonesa de Água Branca, foi pq ele pediu uma certa quantia em dinheiro a ela para não invadir a cidade, ela falou que não daria e que teria era bala para ele. Ele esperou por mais de 1 ano até fazer essa invasão de surpresa...
Velho oeste brasileiro 🌵☀️
O avô de um primo meu, de Alagoas, passou quase 2 anos na volante em busca de Lampião e nunca chegou a vê-lo!
Assim como Luiz Gonzaga, Lampião nunca morrerá no coração de nós nordestinos admiradores da cultura e história dessa região.
Luiz Gonzaga é um mito merecido, agora o lampião era um bandido sanguinário
Vídeo muito bom, seria interessante um video sobre Valdetario Carneiro
Um dos maiores criminosos que existiu, infelizmente muitos escritores transformaram esse bandido e seu bando em "heróis".
Histórias Históricas, Napoleão Bonaparte.
Olá pessoas de todas as classes, aqui falo Artur Liebert, narrador florence não graduado e acumulador de histórias da minha cuca. Hoje falaremos em uma figura emblemática do início do século 19, Napoleão Bonaparte.
Como bom tio do pafé que só conta piada ruim, tem o início, meio e o fim. Ele nasceu a ilha de Córsega, um território do que veria ser itália, e antes era dominada pela França.
Deste muito e muito pequeno, sofria bullying pelos colegas da escola militar por causa de seu sotaque Fran-italia. Com sede de vingança, como uma chapa quente, começou a estudar para ser superior, intelectualmente falando. Nessa época, ele lia histórias da era romana e de suas dominações, o que acabou influenciando o pequeno Napoleão.
Quando a revolução francesa está comendo pau, Napoleão, agora jovem esbelto e a sua altura comparada ao tamanho de um "anão", se juntou o exército francês, sendo promovi do general. Foi ali que sua fama espalhou-se por todo continente. Sentindo-se o maioral, gostosão e pica das galáxias, tomou o governo pra si e tornou-se o imperador. Quando o papá estava coroando Napoleão, ele em pessoa pegou a coroa do velho gaga e disse "Eu me declaro a mim mesmo, como imperador da França!" e colocou de sua cuca narcisista e sentou-se.
Vitória após vitória e tratado após tratado, pegou quase parte o território europeu. Até que, por azar do destino (ou não), invandiu por um inimigo implacável e ardiloso: A Russia. O ataque que os russos ultilizaram foi o inverno rigoroso, e os casacos de gato pingado dos franceses, não tinha resistência ao frio. Milhares morreram ao voltar pra casa e mais de 100 mil voltaram em boa forma. Esse evento foi um baita de um soco na cara que o Napoleão recebeu (Cena do Napoleão recebendo um soco na Rússia). Não aguentando a pressão alta do coração de tanto comer com muito sal, pegou a bandeira branca e se rendeu.
Foi mandado para sua terra natal, mas ele voltou de novo para governar somente 100 dias. Derrotado mais uma vez, foi mandado para a ilha de Santa Helena. Com rabo entre as pernas, começou a reviver todo o filme de sua vida que vai ser utilizado pelo Ripley Scott. Anos depois, morreu em 1821, e autópsia diz que ele morreu de tédio por odiar naquele lugar.
Napoleão é considerado como um Filho bastado de Júlio César e uma figura muito dúbia. Mas não desmerecendo a sua história. Eu sou Artur Liebert, boa noite.
"Sei que esse post é nada a ver com o vídeo, mas se vocês gostarem então ficarei despreocupado."
Esse canal é maravilhoso!
Essa galera tem um tesao absurdo de endeusar bandido
Eu acho irado a estética do cangaço, eles parecem que sairiam de um filme pós-apocalíptico!
Que Delicia ser Vogalover de Carteirinha 😍 Ansiosa já pelo video sobre a coluna Prestes!
Vogalizando, faz um vídeo sobre o Reino do Daomé!
Em Triunfo, cidade vizinha de Serra Talhada, ele é muito respeitado e há várias edificações tombadas por onde ele passou. Fazia favores a pessoas de lá e em troca escondiam o bando. O debate e a lenda em torno dele não se justificariam sob a ótica dos atos de banditismo, mas sim a ousadia em enfrentar o coronelismo, coisa que quase ninguém mais fazia. Aliás ainda hoje é difícil enfrentar os interesses do Agro é pop.
Cangaço no sertão do Ceará, são os restos mortais de algum animal (sabe aquela imagem de uma vaca morta no solo seco, onde fica só o couro e os ossos, isso é cangaço). Inclusive, quando alguém tá muito magro, a gente fala que tá só o cangaço 😂. É provável que cangaceiro venha dai, visto que eles deixavam muitos mortos pelo caminho.
Lampião foi um bandido que chegou a enfrentar outros bandidos. Igual Mané Galinha enfrentado o Zé Pequeno. Simples.
Concordo com você. Para mim, Lampião foi realmente um bandido que acabou enfrentando outros bandidos. É como ver o Mané Galinha enfrentando o Zé Pequeno: é uma briga de criminosos, sem heróis.
"Dadinho é o c@r@lho, meu nome é Zé Pequeno " hahaha
Minha avó contava que viu a cabeça deles quando era pequena, passou na cidade dela em Alagoas
Lampião sua imagem e semelhança, certamente cantou um dia
Serra Talhada próximo a Afogados da Ingazeira terra onde nasceu o policial que comandou o grupo que matou Lampião. Afogados terra dos meus pais, avós e irmão mais velho.
Minha família é de Afogados, só recentemente descobri que João Bezerra era de Afogados
Bastou o grande Presidente Getúlio Vargas acabar com o coronelismo , e dizer que ia acabar com o cangaço deram um jeito aos cangaceiro
O mais engraçado são os comentários, "Lampião era um bandido " diz o cara q idolatra Tomaz Shelby e filme de gangansters. Parece q o problema é o bandido ser nordestino e não usar terno Italiano kkkkkkkkk
Ambos são bandidos
muito bom esse vídeo! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Independente se ele era só um bandido ou se era um revolucionário, se Lampião fosse americano, haveriam centenas de filmes contando e recontando essas histórias de vários pontos de vista. Isso eu tenho certeza, pois é um tema muito curioso.
Ótimo vídeo, obrigada Vogel, beijo, vamo se amá 💖
Sou nordestino e Lampião, Maria Bonita e os cangaceiros e cangaceiras são meus heróis nordestinos símbolo de luta e resistência
Teus heróis são estupradores e torturadores?
Bom, desejo ver um vídeo falando sobre a Sedição do Juazeiro. Padre Cícero e Jagunços derrubando o Governador do Ceará.
Muito Bom esse vídeo. 👍🏻
🤠🤠🤠
Meu finado Avô (José Silva da Hora) dizia que meu Bisavô foi combatente contra o bando do Lampião no sertão da Bahia, pois ele ela policial na época.
Sou a favor de imortalizar Lampião, mas não sou a favor de torná-lo herói ou vilão, pois ele, assim como o cangaço, foi complexo e ambíguo
Ótimo vídeo.
Muito bons os vídeos do Voguel. Agora me pergunto de onde vem esse sotaque dele ein ? Eu sou de minas. Ele tem um jeito de falar bem diferente
Provável que seja pernambucano ou paraibano, é por aí
O Vogal é o rei do marketing.
🎵🎵Lampião desceu a serra 🎵🎶 no baile da cangaceira. 🎵Pôs as moças da cidade, 🎶🎵 pra dansá mulher rendeira 🎵
Excelente vídeo !
Ele é herói para os bandidos
e o vídeo da revolta das chibatas, quem sim é um herói brasileiro contra o rascimos
Parabéns pelo canal!
Faz vídeo sobre o Padre Cícero 😊
Você poderia falar a respeito da época em que se passa o jogo Rome Total War 1, no caso uns 380 a.c em relacao a cartago e essa questao de familia romanas? Porque antes não tinha um império mas sim um senado, no caso é o que se passa no jogo, queria saber mais a respeito dessa época
Aqui no nordeste, exaltar ladrões e bandidos como herói é tradição, outro exemplo histórico é o Padre Cícero
E o Lula
Se equivocou. jumentos como você não são exaltados.
A ideia de considerar Lampião como herói se dá pelo fato do Coronelismo que em sua maioria eram bandidos da pior espécie que cometiam atrocidade e, na maioria, das vezes o cangaço era a libertação dos oprimidos. Basta lembrar que os coronéis tomavam terras dos pequenos fazendeiros e não raro levavam mulheres de 18, 16 e menores ainda. Então se justifica esta ideia. E para outros era bandido porque tirou alguns poderosos da região e, também, não deixou de cometer crime.
Aqui é TJS o Bonde do Lampião
Meu avô foi de uma das dezenas de volantes que perseguiam lampião, afinal era primo distante de saturnino, mas depois q a primeira esposa dele morreu ele teve de sair
Obs Importante: algumas táticas de contrarrastreamento desenvolvidas por Lampião foram intrududizas nos manuais do Exército Brasileiro e são ensinadas até hoje. Por exemplo: a dispersão em grupos, ponto de encontro após a dispersão, etc...
@wallisonphillip7503 - Isso é verdade, mas tem alguns imbecis que acham que Lampião era um bandido amador! 🤦🏻🤦🏻🤦🏻
Não foi ele que criou estes métodos.
@@yurimarciniak - Se não foi Lampião então diga quem foi?
@@TheCLOVIS1978 já leu "vidas secas"?
Isso não é "tática". É só mais um dia na vida do sertanejo nordestino.
@@yurimarciniak - "Vidas Secas" de Graciliano Ramos mostra a vida sofrida do nordestino não táticas de guerrilha dentro da caatinga, as táticas de guerrilha dos cangaceiros é apresentado no livro "As Táticas de Guerra dos Cangaceiros" de 1969 da escritora Maria Christina Russi da Matta Machado, lá tem o depoimento básico de todos os cangaceiros sobreviventes de Lampião aonde eles contam como era fazer emboscada, reagrupamento, ataque e contra-ataque rápidos.
Mossoró mentioned 💃
Coronel, major e capitão, da Guarda Civil, coisa da velha república, e tinham poder de polícia
"O cangaço continua
De gravata e jaquetão
Sem usar chapéu de couro
Sem bacamarte na mão
E matando muito mais
Tá cheio de lampião
E matando muito mais
Tá assim de lampião
E matando muito mais
Na cidade e no sertão
E matando muito mais
Tá sobrando Lampião..."
Merecia um filme
No 13:13 quando o vogel falou que o Lampião gostava de ficar perfumado,já imaginei que o ele ia emendar uma propaganda da camiseta da insider anti odor KKKKKKK
Imaginei o lampião com o perfume do Bolsonaro
Opa meus amigos, sou de Água Branca e essa invasão a minha cidade pelo bando de lampião é lendária...
O verdadeiro motivo do Virgulino Ferreira, ter esse apelido, é porque quando ele atirava anoite, os óculos brilhavam como se fossem uma lamparina. Quem fez a imagem de lampião como uma vitima da sociedade, foi Luiz Carlos Prestes. Os verdadeiros heróis, não usam a violência como justificativa para seus atos. Mas infelizmente, o brasileiro acha que a violência é a justificativa para ser um herói. Assim como Castor de Andrade, Lampião, não passa de um bandido. Januário Garcia Leal.
foi Luiz Carlos Prestes e papai noel.