Excelente sua explicação. Muito clara e objetiva. Vou colocar em prática com minha turma do 1 ano Fundamental. Com os alunos menores é um grande desafio ensinar e orientar pais e alunos quanto as tecnologias. Mas vou tentar utilizar com meus alunos.😊😉👏👏
Excelente vídeo, Janaína! Estou retornando de uma licença médica e me atualizando dos recursos tecnológicos. Obrigada pela clareza e didática! Sucesso!
Gostei Muito Janaina, testei aqui, vi uma dificuldade em resolver questões de matemática, o traço de fração só consegui colocar com a barra vertical (/), achei o desenrolar de uma equação um pouco complicado. NO mais as explicações foram muito boas e o exemplos , inclusive de usar o wiki, a sugestão do trabalho em grupo muito legal. Gostei.
Oi Janaina, tudo bem. obrigado pelo vídeo. o que eu realmente gostaria era um tipo de quadro que pudesse imitar o quadro verde ou preto e um tipo de caneta que imitasse o giz, só que digitando pra ter uma letra bonita e que pudesse gravar audio de explicação, seria maravilhoso dai.
Prof. ótimo teu tutorial. Bem explicado e de fácil entendimento. Gratidão por compartilhar esse conhecimento. Poderia me dizer qual editor de vídeo que usaste?
Oi Janaína! Muito bom esse tutorial... Ajudou bastante! Só um detalhe: aparece no primeiro slide/quadro do Jamboard (9:15) o nome da autora aparece como TÁRSILA enquanto que o correto é sem acento agudo: TARSILA. Parabéns pelo seu trabalho.
A melhor opção de configuração para compartilhar é deixar o link aberto para seed, e não qualquer um com o link, pois assim restringe o uso para @escola.
Vale a pena comentar q, segurando a tecla SHIFT, dá p fazer linhas retas, traços regulares. Mas infelizmente não dá p inserir figuras geométricas regulares (ou pelo menos não descobri como). Nesse sentido, uma aplicação melhor é o *Liveboard* (melhor tb p inserir e editar textos). Só uma dica p colegas q, como eu, estejam correndo atrás de soluções p as suas aulas...
Vi que adicionaram duas novas ferramentas ao Jamboard, o Círculo (formas) e a Caixa de texto, que não aparece no vídeo da professora, portanto, devem ser ferramentas novas. E reparei também que o Jamboard está acoplano ao Meet. Não sei se já era assim antes. No Meet, eles teriam acesso ao Jamboard pelo chat do próprio Meet, durante a aula, em uma atividade síncrona. É só clicar nos três pontinhos na barra inferior do Meet, ao lado direito, durante a transmissão, e escolher a opção "Quadro de comunicações (abrir o Jam)". Isso dará acesso a uma área de escolha de um Jam já existente no Drive ou à criação de um novo Jam, que imediatamente é gerado um link de acesso para os alunos no Chat, de forma automática, que eles poderão acessar clicando. E pra finalizar, excelentes ideias de trabalho que a professora mostrou.
Olá Janaina, obrigada pela aula. Uma dúvida: quando o link é compartilhado, e o aluno acessa o Jamboard, se ele clicar na sua foto, ele terá acesso aos outros emails. ou ao seu drive e outros aplicativos que estão disponíveis?
Oi Katia, não! Ele terá acesso apenas ao link que foi compartilhado, sua foto aparecerá para ele apenas por ser sua identificação de e-mail. No tutorial minha foto aparece, pois eu estou logada na minha conta. :)
Não Hércules, se você deixar o link aberto, ou seja, escolher a opção de compartilhamento “compartilhar com qualquer pessoa com o link, perfil de edição” qquer um, mesmo sem estar logado em qquer e-mail, conseguirá interagir. Abraço
Suelene Balduino Nascimento, bom dia! Para produção de texto, eu sugiro o documento do word compartilhado, pois o jamboard aceita apenas notas com até 242 caracteres com espaço. Abraços
@@JanainaAngelinaTeixeira Falta mesmo uma ferramenta p escrever e editar textos maiores do q o q é possível c os simples post-its, q são muitíssimo limitados. O prof fica na dependência de usar uma mesa digitalizadora, pois não dá p escrever c mouse. É extremamente frustrante q a Google não pense em usos sem a tela física, e q uma aplicação q se pretende tão avançada como o Jamboard não conte c uma simples ferramenta de caixa de texto. Tb falta uma ferramenta de inserção de figuras regulares. Nesses dois aspectos, parece-me q outro aplicativo, o *Liveboard*, dá um banho! Pena q, tb me parece, não seja tão interativo e integrável c o Google Classroom e GSuíte.
É sim, Júlio! E facilita muito a explicação das aulas, principalmente nos componentes que exigem a construção de esquemas para facilitar a compreensão dos estudantes.
Simone, depende de como você criou o Jamboard. Se você tiver criado por meio do Google sala de aula, como “atividade” o sistema já te da as opções para programar a entrega, a pontuação e a configuração, se você quer criar um para cada estudante, por exemplo. Se você criar como eu mostro no tutorial, pelo seu e-mail, terá que entrar no Google sala de aula e configurar, colocando o link do Jamboard na ativiadde. Isso depende muito do seu objetivo de aprendizagem. Se você estiver fazendo uma atividade em que cada aluno precisará de um Jamboard só pra ele, é bacana criar pelo Google sala de aula que ele já faz uma cópia para cada aluno, serão Jams em branco, criados automaticamente pelo sistema. Mas, se quiser fazer trabalhos em grupo, o melhor é criar um Jamboard, postar na sala e depois realizar a correção manualmente. Sem que eles entreguem pela sala do Google, mas sim com base nos combinados que vocês fizeram para a entrega.
Janaina, parabéns pelo vídeo! Eu estava utilizando o Jamboard com os alunos e eles estavam editando, porém alguém limpou o frame. Eu consigo recupera-lo?
Ana Paula, depende de como você compartilhou a atividade. Se for por meio do Google sala de aula, você consegue visualizar como as demais atividades. Se for por compartilhamento simples, os alunos precisaram escrever seus nomes nas postagens ou na tela que editaram. Isso, até o momento, pois o Google tem feito melhorias na ferramenta a cada dia, :)
DIOMARA VIDELSKI você pode compartilhar o link, como demonstro no tutorial e os alunos participarem em tempo real ou de maneira assíncrona, cada um no seu tempo. O Jamboard tem a mesma configuração de compartilhamento das demais ferramentas do Google :)
@@JanainaAngelinaTeixeira Wow!!! obrigada pelo retorno. Só pra ver se eu entendi. O aluno abre a atividade e depois de feita , ele vai em "compartilhar" e seleciona meu nome lá e envia? Isso?
Ahhh. esqueci de dizer. Tenho recebido no meu gmail, um pedido de solicitação de acesso dos meus alunos. Não sei o que devo fazer. Sendo que deixei em "aluno pode editar".
Oi André, no poder Point o aluno não consegue interagir. A diferença do Jamboard é a interação, pois todos podem acessar ao mesmo tempo e realizar as interações. Abraços
@@JanainaAngelinaTeixeira se eu pedir a ele pra fazer o Power point eu consigo que ele interaja e evito que ele destrua os trabalhos dos outros estudantes
@@andrevigano4409 a ideia do Jamboard é trabalho em conjunto de forma colaborativa. Cada um trabalhando de acordo com as orientações do docente. Caso alguém exclua ou modifique algo, você pode restabelecer utilizando o histórico de revisões. Cada ferramenta tem suas possibilidades de uso e cabe ao docente escolher a que melhor atende aos objetivos de aprendizagem de sua aula 🌷
Maravilhosa! Excelente explicação. Acho que a melhor, mais detalhada de tudo o que já vi.
Excelente tutorial. Introdução sucinta, objetiva, perfeita. Explanação clara e detalhada de forma concisa, sem enrolação, exemplos idem. Parabéns.
Excelente sua explicação. Muito clara e objetiva. Vou colocar em prática com minha turma do 1 ano Fundamental. Com os alunos menores é um grande desafio ensinar e orientar pais e alunos quanto as tecnologias. Mas vou tentar utilizar com meus alunos.😊😉👏👏
Parabéns 👏👏👏👏👏!
Excelente aula.
Obrigada Janaína, gostei muito da sua explicação, conhecia a ferramenta, mas não sabia muito bem com o utilizar. Gratidão por compartilhar 😉🌻😘
Muito boa essas orientações. Bem objetiva. Está de parabéns Janaína.👏🏼👏🏼👏🏼
Olá Janaína! Maravilhoso seu tutorial ! Agradeço demais. Com certeza está ajudando muitos professores!! Gratidão!!!
Saudações Janaína. Parabéns pelo canal e pelo trabalho que desenvolve nele. TMJ. Like deixado e inscrição ativada para não perder as novidades.
Excelente vídeo, com clareza nas explicações e ótima desenvoltura no quesito comunicação. Parabéns e gratidão por sua dedicação!!! Prof. Paiva
Obrigada! Muito bom, explicações feitas com muita clareza .
Janaina, sua explicação é super clara. Ótima didatica.
Muito bom!! Bela explicação Janaína!!
Parabéns pelo conteúdo, me ajudou a ter ideias de como usar esta ferramenta. Obrigada, bjs.
Assisti e achei muito legal, Janaina!!!
Excelente vídeo, Janaína! Estou retornando de uma licença médica e me atualizando dos recursos tecnológicos. Obrigada pela clareza e didática! Sucesso!
Janaína, obrigado pelo tutorial! Muito completo!
Ótima explicação, fez a diferença no meu trabalho
Gratidão pela iniciativa professora!
Amei! Janaína, você se expressa muito bem e a edição está linda. Eu estava justamente fazendo uma atividade sobre esse quadro e achei seu vídeo.
Parabéns! Gostei muito!
Show! Muito útil...
Gostei Muito Janaina, testei aqui, vi uma dificuldade em resolver questões de matemática, o traço de fração só consegui colocar com a barra vertical (/), achei o desenrolar de uma equação um pouco complicado.
NO mais as explicações foram muito boas e o exemplos , inclusive de usar o wiki, a sugestão do trabalho em grupo muito legal.
Gostei.
Oi professora.. tenho aprendido muito com vc!!
luciene azevedo fico muito feliz com seu Feedback! 💐
Muito bom e claro!! ✨👍
Muito bom. Mais uma dúvida! Até gerar o link das instruções gerais ok e o jamboard dos grupos?? Foi junto ??
Muitíssimo obrigada.
Você é uma fofa... adorei... obg
Muito boa a explicação
Oi Janaina, tudo bem. obrigado pelo vídeo. o que eu realmente gostaria era um tipo de quadro que pudesse imitar o quadro verde ou preto e um tipo de caneta que imitasse o giz, só que digitando pra ter uma letra bonita e que pudesse gravar audio de explicação, seria maravilhoso dai.
André, veja o que acha do Miro. Nele você terá mais opções.
muito bom a explicação
Ótima explicação
Ameiiiii
Prof. ótimo teu tutorial. Bem explicado e de fácil entendimento. Gratidão por compartilhar esse conhecimento. Poderia me dizer qual editor de vídeo que usaste?
Oi Gládis, eu utilizo o Movie Maker :)
Oi Janaína! Muito bom esse tutorial... Ajudou bastante!
Só um detalhe: aparece no primeiro slide/quadro do Jamboard (9:15) o nome da autora aparece como TÁRSILA enquanto que o correto é sem acento agudo: TARSILA. Parabéns pelo seu trabalho.
Ótimo
Top!!! Obrigada ❤
A melhor opção de configuração para compartilhar é deixar o link aberto para seed, e não qualquer um com o link, pois assim restringe o uso para @escola.
Fran, costumo dizer que depende muito da realidade de cada instituição. Sua dica é valiosa 🌷
Obrigado
Vale a pena comentar q, segurando a tecla SHIFT, dá p fazer linhas retas, traços regulares. Mas infelizmente não dá p inserir figuras geométricas regulares (ou pelo menos não descobri como). Nesse sentido, uma aplicação melhor é o *Liveboard* (melhor tb p inserir e editar textos). Só uma dica p colegas q, como eu, estejam correndo atrás de soluções p as suas aulas...
Agora dá c o Jamboard, após uma atualização recente.
Ameeeeeiiiii!!!
Vi que adicionaram duas novas ferramentas ao Jamboard, o Círculo (formas) e a Caixa de texto, que não aparece no vídeo da professora, portanto, devem ser ferramentas novas. E reparei também que o Jamboard está acoplano ao Meet. Não sei se já era assim antes. No Meet, eles teriam acesso ao Jamboard pelo chat do próprio Meet, durante a aula, em uma atividade síncrona. É só clicar nos três pontinhos na barra inferior do Meet, ao lado direito, durante a transmissão, e escolher a opção "Quadro de comunicações (abrir o Jam)". Isso dará acesso a uma área de escolha de um Jam já existente no Drive ou à criação de um novo Jam, que imediatamente é gerado um link de acesso para os alunos no Chat, de forma automática, que eles poderão acessar clicando. E pra finalizar, excelentes ideias de trabalho que a professora mostrou.
Olá Janaina, obrigada pela aula. Uma dúvida: quando o link é compartilhado, e o aluno acessa o Jamboard, se ele clicar na sua foto, ele terá acesso aos outros emails. ou ao seu drive e outros aplicativos que estão disponíveis?
Oi Katia, não! Ele terá acesso apenas ao link que foi compartilhado, sua foto aparecerá para ele apenas por ser sua identificação de e-mail. No tutorial minha foto aparece, pois eu estou logada na minha conta. :)
Somente pessoas que possuem um e-mail com o mesmo domínio que você, podem receber o link de compartilhamento e interagir na lousa interativa?
Não Hércules, se você deixar o link aberto, ou seja, escolher a opção de compartilhamento “compartilhar com qualquer pessoa com o link, perfil de edição” qquer um, mesmo sem estar logado em qquer e-mail, conseguirá interagir. Abraço
Quero saber como o aluno envia a atividade do jamboard usando o celular.
Aline, ele precisa baixar o aplicativo do Jamboard. O aplicativo não consome dados.
Parabéns.
Qual o programa q vc usou pra montar esse tutorial?
Obs
Oi, me ajude. É necessário baixar o Jamboard?
Janaina ,porque não consigo fazer o upload da atividade que fiz no Word e salvei no meu computador ?
Você quer fazer o upload para o Jamboard? Se for isso, precisa transformar a atividade em imagem. Ele não aceita arquivo de texto 😉
Olá tem como usar este para os menores , para reconto escrito? produção de texto?
Suelene Balduino Nascimento, bom dia! Para produção de texto, eu sugiro o documento do word compartilhado, pois o jamboard aceita apenas notas com até 242 caracteres com espaço. Abraços
@@JanainaAngelinaTeixeira Falta mesmo uma ferramenta p escrever e editar textos maiores do q o q é possível c os simples post-its, q são muitíssimo limitados. O prof fica na dependência de usar uma mesa digitalizadora, pois não dá p escrever c mouse. É extremamente frustrante q a Google não pense em usos sem a tela física, e q uma aplicação q se pretende tão avançada como o Jamboard não conte c uma simples ferramenta de caixa de texto. Tb falta uma ferramenta de inserção de figuras regulares. Nesses dois aspectos, parece-me q outro aplicativo, o *Liveboard*, dá um banho! Pena q, tb me parece, não seja tão interativo e integrável c o Google Classroom e GSuíte.
Olá, após uma atualização recente o Jamboard foi melhorado. Agora é possível inserir caixa de texto e figuras geométricas.
Isso mesmo!!! E gifs animados
voce sabe dizer se é possivel usar uma mesa digitalizadora no JAm board?
É sim, Júlio! E facilita muito a explicação das aulas, principalmente nos componentes que exigem a construção de esquemas para facilitar a compreensão dos estudantes.
Como digitar equações?
E quando o estudante realiza a atividade, fica salvo e ele envia par correção?
Simone, depende de como você criou o Jamboard. Se você tiver criado por meio do Google sala de aula, como “atividade” o sistema já te da as opções para programar a entrega, a pontuação e a configuração, se você quer criar um para cada estudante, por exemplo. Se você criar como eu mostro no tutorial, pelo seu e-mail, terá que entrar no Google sala de aula e configurar, colocando o link do Jamboard na ativiadde.
Isso depende muito do seu objetivo de aprendizagem. Se você estiver fazendo uma atividade em que cada aluno precisará de um Jamboard só pra ele, é bacana criar pelo Google sala de aula que ele já faz uma cópia para cada aluno, serão Jams em branco, criados automaticamente pelo sistema. Mas, se quiser fazer trabalhos em grupo, o melhor é criar um Jamboard, postar na sala e depois realizar a correção manualmente. Sem que eles entreguem pela sala do Google, mas sim com base nos combinados que vocês fizeram para a entrega.
OI..TEM COMO FAZER UM MAPA MENTAL NESSE JAMBOARD ?
Tem sim, mas você teria que usar as formas geométricas, caixas de texto e adicionar imagens do Google para fazer as conexões
Muito interessante mas eu ainda tenho uma certa insegurança.
Janaina, parabéns pelo vídeo!
Eu estava utilizando o Jamboard com os alunos e eles estavam editando, porém alguém limpou o frame.
Eu consigo recupera-lo?
como ver quais alunos fizeram a atividade no google jamboard?
Ana Paula, depende de como você compartilhou a atividade. Se for por meio do Google sala de aula, você consegue visualizar como as demais atividades. Se for por compartilhamento simples, os alunos precisaram escrever seus nomes nas postagens ou na tela que editaram. Isso, até o momento, pois o Google tem feito melhorias na ferramenta a cada dia, :)
@@JanainaAngelinaTeixeira o governo do Paraná não deixa o professor ver as respostas do aluno.
Olá Janaína. Como o aluno devolve uma atividade interativa do Jamboard?
DIOMARA VIDELSKI você pode compartilhar o link, como demonstro no tutorial e os alunos participarem em tempo real ou de maneira assíncrona, cada um no seu tempo. O Jamboard tem a mesma configuração de compartilhamento das demais ferramentas do Google :)
@@JanainaAngelinaTeixeira Wow!!! obrigada pelo retorno. Só pra ver se eu entendi. O aluno abre a atividade e depois de feita , ele vai em "compartilhar" e seleciona meu nome lá e envia? Isso?
Ahhh. esqueci de dizer. Tenho recebido no meu gmail, um pedido de solicitação de acesso dos meus alunos. Não sei o que devo fazer. Sendo que deixei em "aluno pode editar".
Queria saber como copia o link do Jamboard pelo celular. E para enviar para professora
Olá! Entra no jam, clica nos “três pontinhos” a diretora, você verá a opção copiar link e tbm a opção de compartilhamento. Escolha uma delas.
Se eu der permissão para os alunos de editor, o que pode impedir eles de deletar os trabalhos dos outros alunos
desculpe dizer, mas será que trabalhar com power point não é melhor
Oi André, no poder Point o aluno não consegue interagir. A diferença do Jamboard é a interação, pois todos podem acessar ao mesmo tempo e realizar as interações. Abraços
@@JanainaAngelinaTeixeira se eu pedir a ele pra fazer o Power point eu consigo que ele interaja e evito que ele destrua os trabalhos dos outros estudantes
@@andrevigano4409 a ideia do Jamboard é trabalho em conjunto de forma colaborativa. Cada um trabalhando de acordo com as orientações do docente. Caso alguém exclua ou modifique algo, você pode restabelecer utilizando o histórico de revisões. Cada ferramenta tem suas possibilidades de uso e cabe ao docente escolher a que melhor atende aos objetivos de aprendizagem de sua aula 🌷
@@JanainaAngelinaTeixeira agora entendi. Muito obrigado pelo tempo dedicado e paciência
@@andrevigano4409 imagina! Penso que essa troca é muito saudável!