Tratamento em Adolescentes com Asperger/Autismo leve [PARTE 1]

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 окт 2024
  • Artigo: link.springer....
    Curso de Aplicadores da Luna: lunaaba.eadpla...
    Curso de Aplicadores do CBI: www.cbiofmiami...
    Adolescentes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista - TEA, no nível 1, que inclui aqueles com diagnóstico de Síndrome ou Transtorno de Asperger, podem apresentar quadros de depressão e/ou ansiedade em decorrência indireta dos prejuízos de Habilidades Sociais e compreensão de linguagem complexa.
    Neste vídeo, exploramos mais aprofundadamente a construção deste sofrimento e como se lida com ele para o desenvolvimento da competência social na esfera do treinamento de habilidades sociais.
    Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.
    Email para contato: lucelmolacerda@gmail.com
    Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaeducacao.c...
    Rede sociais
    Instagram:
    lucelmo.lacerda
    aba.luna.autismo
    Facebook:
    prof.lucelmo/
    lunaabaBR/
    Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000

Комментарии • 898

  • @levaldosousa1381
    @levaldosousa1381 3 месяца назад +85

    Bem, eu sou autista, tenho 16 anos e passo exatamente por tudo o que ele falou.
    Dificuldades na socialização, alguns bloqueios ao pensar, e tbm inteligência inesperada. Coisa que eu não achava que tinha porque hoje em dia eu me substimo muito, e por conta dessas dificuldades, mais com as que passei na escola, eu decido ser frio, insensível pra as pessoas.
    Já que neste mundo existem apenas pessoas que vão te fazer pouco de um autista, mais vale apenas não ir atras das pessoas. Ate quando quero estar ou conquistar uma rapariga, se ela souber do meu autismo, ela me larga logo. Por causa disso eu tento não me apaixonar mais por alguém, tipo, quem é que vai querer um autista na vida de alguém a não ser a tua família. Ate agora luto por mim mesmo, ignorando algumas pessoas da escola, me concentrar nos meus estudos. E só isso nada mais.
    Agradeço por lerem❤❤❤, se deixarem o like, tbm vou devolver❤❤❤.
    Oooh, se vcs estão a ler isto agora, é porque eu editei o meu comentário pra vos agradecer pelos likes que vcs me dão.
    Me dando esperanças deque vou encontrar alguém que realmente me ame com ou sem tea obg ❤️❤️ Deus vos abençoe e ajude vcs adultos ou crianças que têm tea.

    • @Adeniselinda
      @Adeniselinda 3 месяца назад +5

      Vc é muito importante. Não se sinta assim. Meu filho tem 15 anos e tem tea1

    • @levaldosousa1381
      @levaldosousa1381 3 месяца назад +3

      Ok obrigado, não via pessoas assim como VC pra além dos meus pais, que Deus te abençoe a ti e pra o teu filho tbm❤❤❤❤❤❤❤.

    • @rebecalima2912
      @rebecalima2912 2 месяца назад +4

      @@levaldosousa1381 Pense sempre de forma positiva, independente da ocasião. Você é maravilhoso e vai encontrar alguém que te mereça, sim! Assim como meu filho. Quem vai embora depois de saber do autismo de vocês é que não te merecem. Beijo e fique em paz!

    • @levaldosousa1381
      @levaldosousa1381 2 месяца назад +4

      ​@@rebecalima2912 muito obrigado por essas palavras, estou tentando melhorar nisso, mas graças ao que a senhora falou me incentivou mais.
      Obg por me dar esperança de encontrar alguém, e espero que seu filho encontre alguém tbm que o ame❤❤❤, e VC é uma grande mãe por continuar cuidar dele. Continue assim que Deus vai abençoar lhe ❤❤❤❤😊😊😊😊😊.

    • @rebecalima2912
      @rebecalima2912 2 месяца назад +3

      @@levaldosousa1381 Amém, a todos nós! 🙏🏻🌹

  • @naoqueropormeunome2533
    @naoqueropormeunome2533 2 года назад +579

    Tenho 16 anos e TDAH e Autismo nível 1. A minha maior dificuldade por ser portador do Autismo é que eu quero ser chamado pra sair e fazer coisas legais, mas as pessoas só chamam pra sai quem eles interagem com uma constancia que pra mim é esmagadora demais. Os neurotípicos tem um pensamento automático de se socializar constantemente , para assim chamarem uns aos outros para sair em ambientes sociais, enquanto isso eu não tenho isso automaticamente, então não percebo opurtonidades de socializar e não penso o dia inteiro em socializar , mas daí eu fico triste por não ser chamado pra sair. É como se eu precisasse ir em ambientes sociais para socializar, mas neurotípicos primeiro socializam para depois irem em ambientes sociais juntos. Difícil

    • @jonsonlarajunior9125
      @jonsonlarajunior9125 Год назад +46

      Minha filha com 17 anos vive a mesma experiência que você e é muito cruel.

    • @canaldaludantas9514
      @canaldaludantas9514 Год назад +20

      Minha filha também não gosta de sair, socializar, acho que ela é autista.

    • @leilalilianesp
      @leilalilianesp Год назад +27

      Meu filho tem 16 anos e passa pela mesma situação. Tbem diagnosticado como vc.

    • @andreapereira74
      @andreapereira74 Год назад +17

      Meu filho tem 14 anos e e diagnóstico como super dotado agora vai fazer o teste de autismo e tbm não gosta de sair

    • @Ariellyrio
      @Ariellyrio Год назад +36

      Eu como uma adolescente de 16 anos que também é autista, compartilho da mesma coisa hahaha. É complicado, eu tenho meu grupo de amigos na escola por exemplo, mas não estou com eles o tempo inteiro pois tenho outros amigos na outra turma e realmente preciso ficar sozinha e na minha em algum momento, então acabo não interagindo com ninguém direito, logo, mesmo tendo uma quantidade considerável de amigos, não sou realmente próxima de nenhum e fico triste porque gostaria de ser chamada pra sair ou fazer coisas com eles :/

  • @miribeiropsi
    @miribeiropsi 3 года назад +646

    Sensacional. Meu esposo foi diagnosticado com síndrome de Asperger ano passado. Entre namoro e casamento temos 21 anos compartilhando nossas vidas. Quando nos conhecemos ele tinha 19 anos e eu 16 anos. Ele: Você está sozinha e eu também e simplesmente me beijou.
    Eu: Ué como assim rsrs, ao longo do dia pude observar sua inocência, uma pessoa impar, desde então acreditei que ele é um presente do universo, ao decorrer desses anos eu sempre o orientava diante de alguma situação, até mesmo fazia treino de comportamento sem saber se eu agia certo. E após o diagnóstico e tratamento com psicoterapia ele desenvolveu habilidade em conversar, sim passamos 20 anos, eu tentando decifra-lo. Hoje tenho a plena certeza que se soubéssemos do seu diagnóstico mais cedo não teríamos sofrido tanto. Hoje só agradeço por ele está na minha vida, a melhor pessoa que conheço.

    • @viviankaram4708
      @viviankaram4708 2 года назад +21

      Que coisa mais interessante, parece muito meu filho com a namorada

    • @mariaaparecidadossantos6684
      @mariaaparecidadossantos6684 2 года назад +11

      @@viviankaram4708 parabéns por esse amor pelo teu companheiro

    • @lesstetica
      @lesstetica 2 года назад +6

      Michele... Me identifiquei com sua história... Obrigada por compartilhar... ✨🙏

    • @patriciaavelal2250
      @patriciaavelal2250 2 года назад +9

      Fiquei emocionada com tua experiência Michelle, que relato lindo!

    • @deboragomesleite3267
      @deboragomesleite3267 2 года назад +18

      Tinha um pouco de preocupação quanto a vida sentimental do meu filho, por ele ter um comportamento meio suspeita de autismo leve. Sua história abençõa a vida das pessoas, pois vejo que tudo é possível.Que relato emocionante! parabéns que Deus te abençõe.

  • @Mariaisabella11522
    @Mariaisabella11522 3 года назад +287

    Meu filho relata que a escola foi o pior dos lugares para ele, quando teve início o ensino remoto ano passado, ele estava no último ano do Ensino médio, ele teve um avanço significativo no desempenho. Ele se recusou participar da colação de grau, não participou de nada, nem a terapeuta conseguiu convencê-lo. Por incrível que pareça ele está participando bem das aulas na faculdade, é um curso que ele gosta muito. A grande questão agora é o fato dele ter o desejo de se relacionar com alguém e não conseguir.

    • @edieneandrade9228
      @edieneandrade9228 3 года назад +32

      Pra meu filho também ele relata que a escola é o pior lugar ,estuda escola integral ,aí foi onde quase que ele desiste. Mas tomei á frente e conversei com a escola.Mesmo conversando ainda é complicado as escolas não tem profissionais capacitados. 😥

    • @Spikey007
      @Spikey007 3 года назад +29

      Tenho um filho pequeno Asperger O que vc me falou foi um sinal de alerta.Ele tem 9 anos, muito inteligente e sensível mas totalmente desajeitado socialmente não entende uma brincadeira, uma ironia, nada...só gosta de tudo muito certinho. Tenho que procurar ajuda para ele logo!

    • @anacacia6299
      @anacacia6299 3 года назад +16

      Repasso por isso também 😢 sempre teve situações na escola , hj ele estar no terceiro ano hj mais não frequenta a escola e nem quer voltar vai fazer provao para concluir ,tá inscrito no ENEM daí vamos ver como vai ser ele quer fazer artes cênicas porque quer ser dublador profissional.

    • @phillrosenberg
      @phillrosenberg 3 года назад +37

      O clima de selva na escola é torturante.

    • @dedurso
      @dedurso 3 года назад +9

      Para meu filho também . Poderiam deixar dessa forma p sempre, que as crianças tenham escolha, se querem ou não fazer a distância igual tem em faculdade.

  • @rohribeiro777
    @rohribeiro777 Год назад +66

    O q provoca o comportamento das pessoas é a sinceridade dos autistas, por serem diretos e literais, eles respondem às perguntas c muita sinceridade, sem filtros, aí acaba q as pessoas se ofendem, revoltam, acham q o autista/Asperger estão querendo "aparecer" "se acham". Aí vem o bullying na tentativa d intimidar o autista.

    • @erikaneresdasilva4704
      @erikaneresdasilva4704 8 месяцев назад +7

      Meu defeito ser muito sincera, e quando tenho q mentir eu faço muito esforço 😂😂😂😂

    • @aline1385
      @aline1385 6 месяцев назад +4

      Verdade. Certa vez, um amigo que penso estar no espectro, ao desabafar um problema com ele e pedir um favor, ele disse: "vc já me falou isso 5 vezes. Quantas vezes mais vc vai me falar?". Eu fiquei furiosa. Depois: "veja a situação assim, faça tal coisa. É tão simples ". - e não era simples a situação q eu contava pra ele. Dias de ranço por isso. Ao longo do tempo, fui vendo outras inabilidades sociais, dificuldade em manter conversa. Parece grosseria algumas vezes. Depois ele demonstrou vergonha e tentou agradar pra se desculpar. Como tenho filho TEA nível 1, consigo ver semelhanças e características do transtorno.

    • @lilianesilva3080
      @lilianesilva3080 6 месяцев назад +1

      Meu Deus vc descreveu exatamente o que acontece com meu filho, só que ao contrário de muitos eu não fico sentindo dó, digo a ele que quem o ama de verdade vai entender ❤
      Que ele não tem defeitos, defeito está em quem enxerga dessa maneira. Tem que estar junto pq são muito inocentes.

    • @LoneWolf-bz2id
      @LoneWolf-bz2id 4 месяца назад

      Nao generaliza. Ou simplesmente as pessoas preferem pessoas NORMAIS, bonitas, ricas, divertidas etc

    • @LoneWolf-bz2id
      @LoneWolf-bz2id 4 месяца назад

      @@aline1385olha… as vzs a pessoa é grossa mesmo. Pra que dar atenção? Por isso eu desvio de PROBLEMATICOS/AS

  • @AngryTenko
    @AngryTenko 2 года назад +164

    Cara, descreveu minha adolescência. Eu passei todo o meu período escolar me sentindo um alienígena, me isolando e sentindo que tudo que eu fazia tava errado e iam me esculachar ou rir da minha cara - o que acontecia frequentemente. Troquei de escola 6 ou 7 vezes por causa de bullying e sempre virava a chacota da turma independente de onde eu estivesse. Hoje tenho mais de 30 anos, tenho um bom emprego, me casei, mas ainda tenho uma puta ansiedade social e uma tendência enorme a me isolar e não querer interagir com ninguém.

    • @ShoyudoGrau
      @ShoyudoGrau 2 года назад +27

      Eu também, tenho Asperger e ao longo da minha vida (18 anos) percebi que não era normal em vários pontos, passei por coisas muito semelhantes as suas em uns pontos pior em outros melhor, agora tô no 3 ano do ensino médio, terminando bem, fiz bons amigos e me sinto bem no ambiente escolar bem mais que em casa, vc tem com certeza uma idéia bem ampla do que eu passei, maus bocados, mas esse sofrimento todo foi essencial para o meu desenvolvimento, consegui o diagnóstico só agora mas já sou tratado des dos 14, o que me fez não me matar foi a filosofia, nela eu me apeguei, vi o que Camu falava, que se matar é um erro, o certo é viver não importa a dificuldade, isso me salvou muito. Em fim espero que ler isso tenha valido seu tempo.

    • @nathalyalima7213
      @nathalyalima7213 2 года назад +7

      @@ShoyudoGrau que lindo!! Continue lutando 💗 (também passei por isso)

    • @ffaria.mariana
      @ffaria.mariana Год назад +8

      Eu me lembro de algumas coisas. Por exemplo, no ensino médio, as pessoas escutando uma kusica e eu querendo ir conversar: nossa, eu não escuto isso, essa música é ruim por isso e isso e isso, e falava tecnicamente da música pros colegas

    • @indiamaraschmidt7484
      @indiamaraschmidt7484 Год назад +2

      Dois! 🤙

    • @rosapiresart
      @rosapiresart Год назад +8

      A escola é um ambiente hostil 😢.

  • @LiaGiannechini
    @LiaGiannechini Год назад +33

    Uma pessoa autista leve, muitas vezes ao ser muito inteligente, causa muita inveja, pois ele não sabe que essa inteligência não acontece com os outros colegas, e eles acabam se sentindo mal, por inveja. E aí vem um bulling pesado, porque essa crueldade dos adolescentes é parte destes confrontos e competições.

    • @ivandossantos9073
      @ivandossantos9073 6 месяцев назад +7

      Eu já vejo que no meu caso eu era arrogante e corrigia os outros e sempre queria mostrar que tinha mais conhecimento que os demais. Isso irrita qualquer um. Não é inveja.

    • @violetviolet3669
      @violetviolet3669 2 месяца назад

      @@ivandossantos9073 Alguns são rudes mesmo,as vezes sem intenção já vi alguns casos kkk tem q se policiar

    • @rosanahengle2310
      @rosanahengle2310 24 дня назад

      Sim. Exatamente isso que sempre falo com meu filho.

    • @LiaGiannechini
      @LiaGiannechini 24 дня назад

      @@violetviolet3669 este é um dos treinos que se faz de comunicação aprender a não ofender com a sinceridade. Precisa ter filtro, do que se fala e com quem se fala

  • @SHEYLA2675
    @SHEYLA2675 3 года назад +169

    Engraçado que aparentemente minha filha parecia uma criança “feliz” no convívio social. Mas hoje, uma jovem adulta e após o diagnóstico, relata que passou por muito sofrimento. Incrível como não percebi à época. Após o diagnóstico e fazendo a retrospectiva consigo lembrar de que após uma festinha onde teria se divertido, ficava exausta e calada. Assistindo ao vídeo Faz todo sentido.

    • @valeriagoncalves5518
      @valeriagoncalves5518 2 года назад +5

      A minha também

    • @nurythaparecida1076
      @nurythaparecida1076 2 года назад +1

      Meninas conseguem disfarçar o diagnóstico melhor pq têm mais pressão social, pra mim foi horrível tentar continuar sustentando isso

    • @bicho.cosmico
      @bicho.cosmico 2 года назад +22

      Provavelmente ela "parecia" feliz em função do masking. Meninas têm mais habilidade em demonstrar comportamentos sociais mas isso acontece com um alto investimento de energia

    • @yedadomingos
      @yedadomingos 2 года назад +4

      Exatamente como a minha filha. Só percebi depois dos 13 anos, aí fui ligar uma coisa com a outra. Pena que pra gente conseguir fazer acompanhamento com todas as terapias sai muito caro. Mesmo tendo plano de saúde,a gente não consegue atendimento. Daí a gente tem que optar por um ou por outro e a demora dela se evoluir. Certas áreas

    • @SHEYLA2675
      @SHEYLA2675 2 года назад +9

      @@yedadomingos Verdade, temos que ir estudando para ajudá-los no dia a dia. Não perco nada, consumo tudo o que eu posso de conteúdo nessa área kkk. Graças a Deus temos profissionais muito bons como o Lucelmo que disponibilizam informações de qualidade na internet. Agora, fica atenta aos atendimentos feitos por credenciado do seu convênio, pois, nem sempre são com especialistas em TEA. Se o convênio não disponibilizar profissionais especialistas vc pode entrar com uma ação judicial para que eles custeiem isso. E se for seu caso, procura um advogado na sua região. abraços

  • @sandrapradoprado9425
    @sandrapradoprado9425 3 года назад +59

    Infelizmente a falta de treinamento parental contribui mt pra reforçar esse fracasso, em vez de incentivar o sucesso, as famílias, achando que vai evitar que o filho sofra, acabam deixando o filho dentro de casa, não levem aos lugares que as crianças gostam, aniversários, shopping, vão se isolando e destruindo as probabilidade de resolver o problema, não pode ser assim, temos que incentivar. Felizmente eu percebi isso mt cedo e sempre incentivei o Gonçalo a tudo, ensinei os repertórios que ele não tinha e fortaleci os errados, ensinei e estimulei intensamente a esperar sua vez na fila do brinquedo, no cinema, em tudo, não foi fácil, mil vezes mais difícil do que ensinar uma criança típica, mas temos que insistir, pq antes de ser autistas, são crianças que precisam vivenciar às fases da vida inclusive com as frustrações, mas não só, só as frustrações, temos que ser a ponte pra que eles consigam fazer parte desse mundo, não um mundo a parte.

    • @alineluis6152
      @alineluis6152 3 года назад +2

      Meu filho aos 2Anos não socializava com crianças ( socializava apenas com a prima de mesma idade ) Aos três a contragosto dos médicos e familiares levei para terapia. Aos 4Anos começou a socializar apenas com crianças de seu cotidiano. Hoje aos 6Anos socializa bem com crianças que conhece, tem dificuldade de socializar com crianças de sua idade, geralmente ele se afasta de quem ele não conhece. Antes chorava para sair de perto das crianças. Eu cada dia que posso introduzo novas crianças para seu convívio deixo meu filho brincar com crianças de sua idade mesmo sabendo que muitas vezes ele vai observar o que os outros estão fazendo e não entra para a brincadeira ( meu filho fica satisfeito em apenas estar ali junto das crianças que conhece ) Eu tento ensinar como se portar diante dos colegas muitas vezes eu fico muito triste, mas sigo na luta ensinando meu filho a se portar adequadamente nas brincadeiras e as vezes eu posso estar exigindo dele algo que ele não consegue. Realmente se Aba não fosse aquém de meu poder aquisitivo meu filho já estaria fazendo o tratamento.😔

    • @alineluis6152
      @alineluis6152 3 года назад

      Obrigada pelo conselho

    • @alineluis6152
      @alineluis6152 3 года назад

      Sandra obrigada

    • @rosanabarbosa1893
      @rosanabarbosa1893 3 года назад

      @@alineluis6152 Aline. Você sabe o preço da terapia ABA? Qtas vezes na semana e qts horas?

    • @alineluis6152
      @alineluis6152 3 года назад +3

      @@rosanabarbosa1893 olhei em minha cidade e o tratamento ficaria em torno de 3 a 4 mil Reais por mês. Pq é necessário as 40 horas semanais.

  • @MatheusRafath2010
    @MatheusRafath2010 2 месяца назад +8

    Tenho 14 anos, e desde criança sempre fui excluído, pois os outros me achavam estranho, então ficava triste. Desde pequeno também passei de médico em médico, todos desconsiderando propabilidades de eu ter tal condição ou síndrome, e assim fui levando a vida. Mudei de escola aos 7 anos, pois sofria muito bullying na antiga. Conheci uma pessoa atípica que se parecia de certo modo comigo. Então cresci, e aqui estou, agora adolescente. E um novo desafio assombra a minha vida: a socialização. A pressão de socializar com outras pessoas, a pressão de ver os outros namorando e querer também, mas não conseguir. Além de costumes e interesses que estão, fora dos padrões da minha faixa etária para muitos. Enfim, essa é a minha vida, e está só começando. Posso contar com a minha família que me apoia desde que me vejo como gente, e sempre batalharam até o fim por mim. Meu nome é Matheus Rafath.

    • @danielvictor1080
      @danielvictor1080 2 месяца назад

      Me identifiquei muito com o seu comentário cara eu também sempre me senti assim em fim

    • @silvaniaoliveira5792
      @silvaniaoliveira5792 Месяц назад

      Pesse sempre tudo posso naquele que mim fortalece e siga meu jovem o que seria do vermelho se não fosse o azul e assim por diante ninguém é igual a ninguém o importante é seguir desistir jamais

    • @MatheusRafath2010
      @MatheusRafath2010 25 дней назад

      Obrigado, pessoal. A jornada do herói está só começando.

  • @mariateresacassel6102
    @mariateresacassel6102 2 года назад +20

    Bem isso...eu afundei em mim, desisti de sair daqui. Mãe e irmão autistas, o irmão acabou caindo nas drogas, cresci sem orientação, e não saí de dentro. Com 73 anos esclareci isso tudo. Entender o outro como, se não entendo a mim mesma? Com certeza, foi um vídeo que me "atropelou" e eu finalmente comecei a viver, depois de saber que eu sou um aspie

  •  Год назад +29

    Você descreveu minha adolescência. Tenho 38 anos , um filho diagnosticado autista e só agora entendo muitos traços nossos...

  • @brunalima1135
    @brunalima1135 3 месяца назад +8

    Hoje tenho 27 anos e estou em investigação, mas quando paro para pensar na adolescência é como se eu tivesse perdido ela. Na época eu andava com as pessoas mas elas não andavam comigo, achava que tinha amigos mas nunca me viram assim, nos 15 anos ninguém foi ao meu aniversário. Agora eu entendo o porque eu era tão solitária e acabava tendo amizade com objetos como os livros

  • @karleneoliveira2082
    @karleneoliveira2082 2 года назад +58

    Meu filho tem 11 anos e desde pequeno eu sempre notei que ele tinha certas características, certas manias, jeito de falar e agir diferenciado, sempre muito ansioso, impaciente, direto e objetivo, as coisas para ele necessitam ter razão e lógica, além do isolamento, dificuldade em socialização, não ter empatia, não demostrar emoções, não fazer uso de cumprimentos, contato físico, não se preocupar com a opinião alheia, foco em interesses muito restritos, descoordenacão motora, entre muitas outras coisas porém só agora eu comecei a fazer uma junção dessas características e descobri que na verdade aquilo que eu não me preocupava pois pensava em se tratar de ser sua personalidade singular só agora eu percebi que isso é uma condição, características de S.A, admito que já chorei e me culpei muito por não conseguir entende-lo durante tanto tempo, ainda estou um pouco perdida, correndo atrás do diagnóstico e um tratamento que pode ajudá-lo de alguma forma mas acima de tudo eu sei que isso não vai mudar o que ele é e nem o seu jeito de ser o que tem mudado mesmo é a forma como eu a família podemos compreender e enxergá-lo daqui pra frente.👩‍👦💙

    • @karleneoliveira2082
      @karleneoliveira2082 2 года назад +10

      Pude perceber muitas características dele nesse e em outros vídeos com os profissionais do RUclips e internet, o que me ajuda e me deixa feliz mas o que também me preocupa é perceber a quantidade de famílias que também demoram a notar todas essas características do autismo leve, já que muitas crianças nessa situação também precisam ser notadas e acompanhadas.👥

    • @dalilasouza7538
      @dalilasouza7538 2 года назад +2

      Poxa vc descreveu muito do comportamento do neto que crio e também de como me sinto

    • @mariadapenhasouzacoimbra7019
      @mariadapenhasouzacoimbra7019 2 года назад +1

      Terapia comportamental é muito bom para melhorar comportamento e socialização

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 2 года назад

      Karlene quais essas manias, falar e agir diferenciados que falou, poderia descrever?

    • @angelaendo3949
      @angelaendo3949 2 года назад

      @@mariadapenhasouzacoimbra7019
      Olá Maria, minha filha tem exatamente essas características de autismo leve.
      Essa terapia foi indicada por algum profissional ou vc que procurou por conta mesmo. A minha faz terapia com psicóloga, mas gostaria de ajudar de outras formas tbm.

  • @joaolucasdaluzcardoso6803
    @joaolucasdaluzcardoso6803 Год назад +48

    Olá! meu irmão tem 15 anos de idade e tem alguns traços bem evidentes relacionados ao autismo, tem muita dificuldade em socializar, está sempre isolado, tem dificuldade em manter uma conversa sobre algum assunto social simples, porém assuntos mt complexos e assuntos que ele viu a um tempão ele se lembra. esses dias estavamos no parque e a gnt estava jogando, ele não confia na propria capacidade no esporte, sendo que ele joga direitinho... além disso, tinha um outro menino que estava jogando com nós da mesma idade dele, disse pra ele pegar o numero do amigo pra irem jogar na praça um outro dia, e ele simplesmente estava com vergonha ou medo dele n passar o numero, quero mt ajudar o meu irmão sinto que ele precisa mt de mim, meu pai e minha mae sao mt fechados e n conversam sobre assuntos importantes e impactantes nessa idade, sei disso pq n falavam cmg sobre nada.

    • @silviacristinastuppgheller9530
      @silviacristinastuppgheller9530 Год назад +3

      Você pode fazer esse papel que seus pais não fizeram. Levar ele para acompanhamento. Para buscar um diagnóstico e assim ter u. Acompanhamento. Na rede piblica o acompanhamento é bastante acanhado mas existe. Na rede particular tbem é possível buscar via convênio de saúde. Creio que valha muito a pena vocês buscarem uma opção para primeiro fazer uma avaliação de diagnóstico e depois um acompanhamento com psicóloga que se especializou em análise do comportamento ou em autistas (no Brasil geralmente será a mesma pessoa). Espero ter ajudado. Que pena que uma resposta demorou tanto a acontecer

    • @carolinaaraujo5274
      @carolinaaraujo5274 Год назад

      vc vai conseguir viu !peça ajuda na escola tem algumas que tem psicologos.

    • @ElaneNSilva
      @ElaneNSilva 11 месяцев назад +6

      Você é um irmão incrível! Saiba que irmãos como você fazem toda a diferença na vida de uma pessoa autista. Eu tive diagnóstico tardio, mas mesmo antes de eu saber que sou autista e TDAH, minha irmã era minha melhor amiga e incentivadora. Eu tenho depressão e transtorno de ansiedade desde a adolescência e ela me dava suporte incondicional e o meus pais são exatamente como os seus. Sem ela, eu estaria desamparada.

  • @douglassena2923
    @douglassena2923 2 года назад +31

    36:06 Minha infância foi parecida, tenho duas expulsões no meu currículo por eu sofrer bullyng. As vezes eu olho meu corpo e só choro. Nariz quebrado, costelas quebradas, cara amassada. E não consigo nem em sombra fazer as pazes com o passado. A única coisa que me consola é que eu não morri e sobrevvivi. Eu sinto você

    • @proffernandaviana
      @proffernandaviana 2 года назад +4

      Não olha p passado, olha p seu presente precioso q é a vida e aproveita esses ensinamentos p viver melhor e se entender, busque socializar sempre, falar do tema. Desejo p meu filho de 6anos quanto desejo p ti um mundo mais receptivo e leve.

    • @elianecardoso8901
      @elianecardoso8901 Год назад +1

      Imagino o qto seja difícil pra vc por passar por isso , mas perdoe seu passado e siga em frente , hj vc sabe o pq das suas dificuldades e o q pode te ajudar . Não se exclua, é importante se incluir . Fica bem

  • @gilmarciaschuenck6634
    @gilmarciaschuenck6634 3 года назад +63

    Voto por mais conteúdo abordando esse aspecto.
    Gratidão!!!

    • @ellenduarte3931
      @ellenduarte3931 2 года назад

      Que incrível,quanto conhecimento em uma só live.

  • @tativiana7040
    @tativiana7040 3 года назад +51

    Continue fazendo vídeos assim. O autismo leve e suas sutilezas dificilmente são assuntos abordados, este tipo de conteúdo nos ajuda a compreendê-los melhor e ajudá-los no próprio autoconhecimento.

  • @glichs
    @glichs 2 года назад +45

    Que sorte a minha encontrar essas aulas cheias de conhecimento. Você fala com detalhes sobre coisas que explicam tudo, até mesmo aquilo que nem mesmo nos damos conta. Tenho um filho autista de 18 anos e sinto muito falta dessas informações. Descobri seu canal no final de semana e queria maratonar os vídeos de uma só vez. Olhava o título de um, de outro e todos me pareciam mais importantes que o outro. Muito obrigada. Tive que dar uma pausa agora em um dos vídeos para poder dizer o que estava sentindo. Muito obrigada mesmo por tanto.

  • @joicekaren7325
    @joicekaren7325 2 года назад +52

    Esses aspectos paralinguísticos são bem complicados para mim (tenho 19 anos, apresento muitos traços autistas, mas não possuo diagnóstico). A conversa creio que consigo dominar relativamente bem, aprendi com o tempo, observando e praticando, agora a paralinguagem, não domino muito bem, já ouvi que eu não tenho um comportamento muito convidativo para as pessoas falarem comigo na maioria das vezes, então o meu ciclo de amigos é bem pequeno, principalmente de amigos íntimos, e relações amorosas... nossa, perece que as pessoas têm medo de mim ou que não gostam muito akkakakaka não vou julgar também, mas não sei agir de outra forma e isso é bem frustrante.

    • @Jackkxxytbr
      @Jackkxxytbr Год назад +1

      Eu ajo de for,a espontânea é isso me torna muito importante , tenho tdah e tod , meu comportamento é bem sincero e as vezes meio direto mas n até hj nenhum médico disse que sou autista .

  • @edieneandrade9228
    @edieneandrade9228 3 года назад +53

    Quando você fala meu filho fala que você está lendo a mente dele .Professor Lucelmo fantástico adoro às live. Deus continue abençoando grandemente

    • @Luizahfhd
      @Luizahfhd 3 года назад +4

      Leu minha filha também...mas ela tem Altas Habilidades

    • @nurythaparecida1076
      @nurythaparecida1076 2 года назад

      Comecei a dar gargalhada aqui pq parecia realmente isso quando ele tava falando

  • @mandandoaletramusicas
    @mandandoaletramusicas 2 месяца назад +3

    Esse video merece comentário pra engajar e elogiar! Excelente! Muito obrigado!

  • @sheilapontes6373
    @sheilapontes6373 Год назад +33

    Lucelmo, pra mim, esse é o o seu vídeo mais perfeito que existe. Acho que já o assisti mais de 10 vezes. Foi o vídeo que mais me ajudou a entender o meu filho de 14 anos que foi diagnosticado autista nível 1 de suporte há pouco tempo.
    Gostaria de saber se você fez a sequência de mais 2 vídeos sobre o mesmo assunto. Você citou duas vezes que haveria a sequência, mas nunca consegui encontrar.
    Por favor, faça a sequência, caso não tenha feito ainda.

  • @elisabetesobrinho8452
    @elisabetesobrinho8452 2 года назад +29

    Estou no 6º período de Pedagogia e quero defender minha tese em autismo e fazer a pós graduação também nessa área. Estou simplesmente encantada com você professor.

  • @gissianemateokosciuszko5756
    @gissianemateokosciuszko5756 3 года назад +45

    Te ouvir falando, parece que está falando do meu filho, sofreu mto bulling na escola desde pequeno, os professores falavam ele tem QI alto é inteligente como não entende algumas coisas? Foram tantas vezes, que ele se fechou, no início da adolescência entrou em depressão, buscamos muita ajuda desde os 4 anos, só esse ano em janeiro, com 15 anos foi diagnosticado com asperger. Está fazendo terapia, usa medicação pra ansiedade e pra dormir. Mas a maior dificuldade é fazer amigos e sofre mto com isso.

    • @carlosfelippe100
      @carlosfelippe100 3 года назад +7

      O meu é asperger de 13 anos, procuro sempre está envolvido principalmente na escola , pois é um alvo fácil para bulling . Tem amigos funcionais na escola .Já està 5 anos no escoteiro , indico muito.

    • @vivianylima7501
      @vivianylima7501 2 года назад +2

      Parece a "minha vida de mãe" com diferença de um ano... minha filha está com 14 anos e já passou por diagnóstico de altas habilidades e TOD só que a psciquiatra dela nunca concordou com os outros diagnóstico e ao entrar na fase da adolescência a depressão e ansiedade veio com tudo como um carro desgovernado... Muito complicado a questão da fobia social. Estamos aprendendo a lidar com tudo isso ainda......

    • @lucianelima
      @lucianelima 2 года назад +1

      O meu tem 14 anos, já diagnosticado, e fazer amigos é mesmo muito difícil ...😔

  • @naine9338
    @naine9338 2 года назад +51

    17:34 sou garota de 22 anos e abordo bastante as pessoas para conversar. Infelizmente a conversa não depende só de mim para fluir, muitas vezes as pessoas não gostam da minha maneira muito "culta" e "moral" "ética" de conversar e acabam eles próprias cortando laços. O que acontece neste meu caso é que não tenho tanta dificuldade em abordar pessoas mas sim a ansiedade me corrói por que geralmente não sou aceita, é raríssimos casos que sinto aceitação da minha conversa. É desgastante demais. Pessoalmente nunca consegui 1 amizade. Online já falei com meio mundo (quase literalmente; com mtos estrangeiros); e a cultura Brasil é péssima em nos ajudar. Pois geral parece realmente ignorante e burro para manter conversa. Só gosta do trivial e supérfluo. Então desisti de criar laços desde os 19 anos. Estagnei. Pretendo me casar e fechar por ali meu círculo social.

    • @silvaniamendes7781
      @silvaniamendes7781 2 года назад +1

      J8o

    • @filocalia9429
      @filocalia9429 2 года назад +6

      Eu estou exatamente na mesma situação. Aprendi algumas línguas e me muni de algumas ferramentas pra facilitar as interações. As vezes acho alguém sincero, pelo menos dá pra conversar sobre alguns assuntos. O Brasil é um terreno insalubre para nós, como diria minha amiga: "tomamos dano por metro quadrado aqui". Teclado do celular é mto chato kkk

    • @0700083edu
      @0700083edu 2 года назад +7

      Procure frequentar lugares onde há pessoas mais cultas, como você.

    • @ObscureDeathPlayer
      @ObscureDeathPlayer Год назад +6

      Já tentou interagir em locais que as pessoas são cultas também?
      Ou então no começo da amizade falar sobre coisas superficiais e triviais mesmo e só depois partir pra coisas mais cultas dependendo de com quem está falando?
      Existem contextos de conversas. Tem momentos de falar besteira ou qualquer coisa e momentos de falar sobre coisas mais sérias. Tudo depende de contexto.

    • @YourHighnessAnaPaula
      @YourHighnessAnaPaula Год назад +1

      isso mesmo

  • @vanildamachadoatelie1700
    @vanildamachadoatelie1700 3 года назад +32

    Você ajuda muito a entender o Asperger. É tão sutil. As pessoas custam a enxergar. Inclusive a família. Acho tão libertador que todos compreendam, inclusive para o autista. Para meu filho pelo menos foi assim. Eu consigo entende-lo e ajuda-lo muito mais. Obrigada por tudo.

  • @walteiriaribeiro4079
    @walteiriaribeiro4079 3 года назад +36

    Gostaria tanto que na minha cidade tivesse um grupo pra treinar as habilidades sociais do meu filho. Excelente vídeo.!

  • @Rafaeltyruslunastra
    @Rafaeltyruslunastra 2 года назад +28

    Tenho 32 anos e descobri recentemente que estou no espectro. Seu vídeo me lembrou da minha adolescência e como eu sofri com as situações sociais. Sou extremamente ansioso e tenho quadros de depressão severa devido minha falta de perícia emocional. Eu só comecei a melhorar depois da terapia. Antes eu tinha aversão às pessoas e a conversas; continuo não gostando, mas estou aprendendo a contornar. Meu mundo está começando a fazer mais sentido.

  • @mariaaparecidateixeiradefa733
    @mariaaparecidateixeiradefa733 3 месяца назад +2

    Obrigada Lucelmo por essa AULA maravilhosa, esclarecedora, precisa, didática e generosa. Ao mesmo tempo que me fez chorar por entender claramente o sofrimento da minha filha, hoje com 14 anos, também me abriu uma janela de esperança de poder ajuda-la.
    Gratidão!

  • @israelgramacho
    @israelgramacho 6 месяцев назад +4

    Minha vida todinha, sempre fui isolado das crianças na creche, o que me ajudou foi o vicio em álcool, foi amor a primeira vista, até eu acordar depois de 15 anos e quando eu parei, conheci outro ser humano, e todos ao meu redor também viram isso. Me isolei assim como na infância. Até hoje eu não aceito totalmente meu diagnóstico, então vejo um video desse e eu volto em si de novo. Doi muito, a vontade é de morrer na crise , muito triste, Deus ajude a todos que passa por isso.

  • @pedrolintz
    @pedrolintz Год назад +6

    O professor Lucelmo falando sobre xaveco me fez lembrar de um episódio relativamente recente que eu morro de vergonha toda vez que eu lembro kkkkkkkk

  • @joakineto234
    @joakineto234 6 месяцев назад +3

    Descobri essa semana que meu filho de 9 anos tem Asperger e agora muita coisa faz sentido. Ele é bastante inteligente em algumas coisas (linguagem e idiomas principalmente), mas nunca conseguiu manter uma amizade com os coleginhas (sendo que ele nunca foi violento nenhuma unica vez na vida) e eu ficava triste sem entender pq as outras crianças depois de um tempo não queria mais brincar com ele.

  • @adelmaconceicaomdacruzpere8742
    @adelmaconceicaomdacruzpere8742 8 месяцев назад +9

    Obrigada por não banalizar o autismo de nivel de suporte I. Meu filho tem 10 anos e foi diagnosticado recentemente, ele tem sofrido muito, está sobre medicação e esta com baixa autoestima, ansiedade e transtorno depressivo maior. Começou com choros, vomitos na hora de ir para escola, depois a auto mutilação e agora tem pensado em suícidio, tudo isso para uma criança de 10 anos que até então era feliz🥲

    • @leamazonvieiradealmeida6356
      @leamazonvieiradealmeida6356 4 месяца назад

      Veja se ele foi bulinado na escola viu? Vômito geralmente vem de criança que está sofrendo algum tipo de abuso sexual ou tortura mesmo no corpo físico dele. Vá a essa escola e veja tudo, coloque na roupa dele uma mini câmera ou um mini gravador de voz pra vc saber saber( ouvir) tudo o que está acontecendo com ele nessa escola, não deixe ele saber o que está fazendo ok? Boa sorte.🙏

    • @adelmaconceicaomdacruzpere8742
      @adelmaconceicaomdacruzpere8742 4 месяца назад

      @@leamazonvieiradealmeida6356 Agradeço, mas não houve nada disso.

  • @riallenunes7886
    @riallenunes7886 11 месяцев назад +8

    Eu sou apaixonada por pessoas profissionais como você. Que evidentemente tem um repertório de excelência em conhecimento e que se comunica com as pessoas numa leveza tão grande. Parabéns pelo seu trabalho, acompanhando tudo com muita atenção e admiração.

  • @maryasilvia946
    @maryasilvia946 3 года назад +11

    Meu filho tem 18 anos . Ele teve aparentemente feliz. Ele sempre teve um ótimo português, brincava com todos que puxava conversa com ele . Aonde nós morávamos. Todos gostavam dele . Era bem diferentes. Só tinha 2 coisas que eu achava estranho. Ele não gostava que lavar o rosto e pentear o cabelo.como trabalhava na psiquiatria no hospital das clínicas SP. Tinha um pouco de experiências. Mais patologias graves. Eu não prestei atenção, justamente no meu filho. Depois dos 13 anos ele começou a mudar. Essas mudanças. Se afastando dos amigos, não sair mais de casa, se afastando de mim. Resumindo. Já levei 4 medicos . Como terapeuta, psicóloga, psiquiatria e todos falam ele não tem nada e face. Só tem 1 ano ele não sai de casa. Só nós médico. Ele também e obesos e está tendo pressão alta. Tá difícil achar um diagnostico mesmo. Pois mormal não está.

    • @lunaaba
      @lunaaba  3 года назад +5

      É realmente bem complicado encontrar profissionais que compreendam bem esta faixa.

  • @danytaaraujo
    @danytaaraujo 3 года назад +13

    Concordo ... o meu filho é assim,muito inteligente,mas tenta interagir e fracassa,e sofre. Agora pergunta para os colegas se o q faz é bom ou não, é ansioso,mas não consegue iniciar ou manter uma conversa ...e só fala do q gosta.

  • @Taniasolelua
    @Taniasolelua 3 месяца назад +1

    Você nos traz conteúdos de alta qualidade, sem contar que tem excelente comunicação ❤

  • @wisleymarcos52
    @wisleymarcos52 2 года назад +12

    Tenho 16 anos, todas as pessoas próximas e eu me acham Aspeger. Me sinto exatamente assim :
    Pouca paciência
    Na síndrome de Asperger, é comum que a pessoa apresente muita impaciência e dificuldade para entender a necessidade dos outros, sendo, muitas vezes, consideradas rudes. Além disto, é comum que não gostem de conversar com pessoas da sua idade, pois preferem um discurso mais formal e com muita profundidade em um tema específico.
    E na escola não consigo amigos, tenho MUITA Dificuldade, só tenho amigos de treino, cujo já tem +20 anos até 30 anos.

  • @processos.gerenciais
    @processos.gerenciais 2 года назад +12

    Minha filha melhorou depois que ela começou acompanhar uma cantora de Rap chamada Melanie Martinez pois ela aborda no trabalho dela situações que acontecem na vida social da escola como o bullying, essa cantora passa um tipo de empoderamento para as pessoas que sofrem na escola ... enfim passa auto confiança.
    Mas antes disso ela sofria como o Doutor explica no vídeo mesma situação .
    Depois ela se enteressou por teatro o que melhorou ainda mais como ela interagi..

  • @anaamorim3072
    @anaamorim3072 2 года назад +9

    Que video maravilhoso! Minha filha teve o diagnostico aos 21 anos e a epoca da escola foi um sofrimento muito grande. Nao tinha amigos, era sempre excluida. Quando entrou para a faculdade foi completamente diferente, encontrou o seu grupo, amigos que a respeitam. No trabalho também foi assim, ela consegue ter um bom relacionamento com os colegas, sabendo agora respeitar os seus limites. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos

  • @mariadagloriabritodesouza2242
    @mariadagloriabritodesouza2242 Год назад +6

    Esse vídeo é de um ano atrás, mas fui ontem assistir uma palestra sobre autismo em adolescentes e o psiquiatra falou exatamente o que Professor Lucelmo fala nesse vídeo!! Lucelmo realmente é conhecedor e fala com propriedade sobre autismo!!

  • @fabianaklein3280
    @fabianaklein3280 2 года назад +7

    Essa dificuldade social é real.
    É como se fosse intransigente qndo quer se inserir nos grupos "comuns".
    Acaba isolando o autista.
    Meu filho tem 19 anos e se tornou introspectivo e sofre c isso.😩
    Realmente desenvolve depressão e muita ansiedade.
    Há mais ou menos 1 ano tive um plano, o qual ele mesmo percebe recompensa.
    Ele foi resistente, mas nao desisti.
    Junto com um amigo personal trainer desenvemos o treinamento 3x por semana de musculação progressiva.
    Notei q com ajuda individual ele desenvolveu produção e comportamento positivo . Diminuiu em 85% a depressão. Hj a compulsao alimentar e ate mesmo objetivos futuros estão muito melhor.
    Ele não queria. Mas a insistencia e boa vontade do profissional foram primordiais!
    Eu tenho um filho lindo e inteligente.
    Nunca impedi ele de ter uma vida normal!
    Ele quis estudar longe de casa, e ele aprendeu a responsabilidade e vem se organizando ao longo dos anos.
    Ele quis trabalhar, e o ajudei a encontrar oportunidade pcd. Nao foi fácil permitir q ele fosse independente da minha proteção, mas nao desisti! Ele continua tendo assuntos complexos em momentos errados.
    O q gera realmente é que nao tem grupos de amigos.
    As pessoas nao o compreendem.
    Ele é livre, porém se comporta tecnicamente em conversas e em situações sociais.
    Realmente é necessario desenvolvimento dessa área de comunicação social!
    Pq a maioria das pessoas comuns nao compreendem e eles sao rejeitados.
    O olhar do meu filho é muito reto, e falta ampliar as possibilidades das ideias.
    As vzs penso q é uma proteção, mas por fim isola demais .😩
    Gostei muito da conversa e dos assuntos.
    Muito profundo e vdd.
    GRATIDÃO 🙌

  • @marcelofranca6943
    @marcelofranca6943 Год назад +5

    eu na minha adolescência não via sentido algum em ficar socializando com meus colegas, meu negocio era ficar em casa estudando química, física, matemática e informática, e na real hoje já pai de um autistinha de 5 anos e com 37 anos, continuo a mesma coisa... hj já consigo conversar e socializar super bem, só que nao tenho vontade alguma de fazer isso, faço quando é necessário...

  • @denisemoura64
    @denisemoura64 2 года назад +9

    Meu filho sempre adorou conversar e é o autista mais sociável do mundo! Entretanto, apesar de ter conseguido se apropriar dos instrumentos para desenvolver as habilidades sociais, nas questões de relacionamento de namoro ainda é um desafio enorme. Muitas tentativas frustradas que acabam por fazê-lo preferir a negação e desistir de tentar...😔

  • @silasnunes7274
    @silasnunes7274 3 месяца назад +1

    Tenhpo 39 anos, recém diagnosticado. Apesar de eu perceber inúmeras dificuldades em socializar naquela época, a situação escolar foi razoável, até. Porém, tive muitas dificuldades em relação ao trabalho, justamente por este motivo de socialização. Estou entendendo melhor tudo isso e espero ter uma qualidade melhor de vida a partir de agora.

  • @tativiana7040
    @tativiana7040 3 года назад +16

    O conhecimento que você transmite é de um valor inestimável! Obrigada!

  • @terezinhadejesusbarros3000
    @terezinhadejesusbarros3000 3 года назад +18

    Continue contando suas experiências, pois são situações que se assemelham a situações de muitos.....

  • @solangenunes7451
    @solangenunes7451 3 года назад +19

    Oi, boa tarde 🌼🌻 bom o meu filho Arthur é assim, ele sabe o nome de todos os dinossauros, animais marinhos, carro, cores, frutas, objetos em comum, agora a maioria deles em inglês. E não consegui chamar um amigo pra brincar. Meu outro filho Júlio que tem Asperger aprendeu a falar inglês sozinho, sempre foi muito rápido nas respostas gosta das coisas certas,corretas, mas não consegui compartilhar com seus poucos amigos. É difícil mesmo.

  • @sensorial6232
    @sensorial6232 2 года назад +5

    Meu filho tem 6 anos .
    Eu trabalhei com crianças durante muitos anos e comecei a notar algumas diferenças no comportamento dele, por exemplo : Ele entende tudo no sentido literal , eu contei pra ele a história da Bíblia que fala como Deus fez a mulher , eu disse : Olha Deus fez Adão dormir e tirou um pedaço da costela dele, e fez Eva.Imediatamente ele me disse : mamãe, Deus não é médico, Ele não podia ter feito isso !
    Outra característica : durante um período longo ele foca num determinado tema e a vida dele gira em torno daquilo e isso tira o foco dele para outras coisas.
    Ele tem uma facilidade incrível de memorização.
    Ele é apaixonado por música e aprende a letra na primeira vez que escuta.
    Eu poderia citar várias outras características.
    Na escola ele é muito ingénuo e até as meninas batem nele, essa maldade dos coleguinhas o deixa assustado , ele não entende porque eles sao maus , e nem eu .
    Mas o pior mesmo é o professor de educação física que grita com ele . Infelizmente muitos profissionais da educação não estão preparados para amenizar o sofrimento das crianças na escola, um ambiente extremamente tóxico que na verdade deveria ser o contrário.
    Quero agradecer pelo seu empenho em compartilhar suas experiências e pelo excelente conteúdo, muito obrigada!

  • @cicerazuza779
    @cicerazuza779 Год назад +4

    Muito obrigada pelos esclarecimentos. Eu tenho um filho que um diz uma coisa é outro diz outra. Tem um médico que diz que ele é Asperger. O que Sri dizer é que, é que ele surta, fica doente com frequência, não fica na sala de aula, sufoca em ambientes cheios, com barulhos, demorados e agora vive sendo ameaçado por "ditos normais ".não fechou o diagnóstico, não consegue alguém que faça os testes com precisão e os exames, não faz acompanhamento por falta de vagas no SUS. Vou ter que entrar com ação no ministério público. Obrigada pelo vídeo. Realmente, a vida dele está muito difícil e corre perigos.

  • @Kiki_Menezes
    @Kiki_Menezes 3 года назад +6

    Sim minha mãe começou a me entender depois desse vídeo

    • @lunaaba
      @lunaaba  3 года назад +3

      Olha, só esse comentário já valeu o vídeo!

  • @katiacarvalho8468
    @katiacarvalho8468 2 года назад +14

    Sensacional, minha filha tem 14 anos , ela é asperger e ela se enquadra exatamente neste perfil descrito no video e o que tem ajudado ela bastante é o teatro , que trabalha varias questoes inclusive habilidades sociais .

    • @ghouphersaer9258
      @ghouphersaer9258 Год назад +2

      Pra mim, teatro é uma das piores coisas que eu teria que fazer obrigatoriamente, é tão forçado que eu sinto no meu corpo a rejeição disso, sinto calafrios e meu corpo fica quente por fora e frio por dentro

    • @jackyamaral3052
      @jackyamaral3052 Год назад

      ​@@ghouphersaer9258meu filho se encontrou no RPG de mesa.. Acho que é assim que se escreve. Ele tem 15 anos e poucos amigos

    • @TodoHW
      @TodoHW 5 месяцев назад

      Se acham teatro pesado, joguem RPG, jogo de interpretação, me ajuda muito.

  • @williansromansiqueira673
    @williansromansiqueira673 2 года назад +8

    posso dizer com todas as letras que o tempo no exercito me ajudou bastante a superar varias barreiras que eu tive por conta do autismo e de outros traumas de infância, lá as coisas não são opcionais, você é obrigado a sair de sua zona de conforto, essa experiência me ajudou a melhorar diversos aspectos que eu não conseguia lidar direito, hoje eu não tenho problemas sociais como eu tinha antes, eu aprendi que as coisas na realidade são mais simples do que aparentam em minha mente, e que eu sempre criei barreiras para auto-preservação, mas essas barreiras apenas me jogavam mais no buraco do que me ajudavam, hoje eu gosto de olhar as minhas experiências do passado e analisando-as, retirar delas coisas que me ajudem a melhorar.

    • @marissoberana7394
      @marissoberana7394 Год назад

      Pois eu acho que ir para o exército pode fazer o autista surtar.

    • @williansromansiqueira673
      @williansromansiqueira673 Год назад +2

      @@marissoberana7394 eu sou asperger, e servi o exercito e foi a melhor experiência da minha juventude, aprendi muito, tive que lidar com problemas aos quais eu não podia simplesmente evitar, me fez amadurecer muito.

    • @Lauren187
      @Lauren187 11 месяцев назад

      ​@@marissoberana7394se o autista sofrer de depressao e ansiedade grave (como acontece muito), provavelmente vai surtar sim

    • @Lauren187
      @Lauren187 11 месяцев назад +1

      ​@@williansromansiqueira673mas acredito que isso ajuda demais pq a gente procastina demais tarefas desinteressantes pra nós e uma rotina regrada nos dizendo exatamente o que fazer ajuda muito.

  • @elizabeth2342
    @elizabeth2342 3 года назад +8

    Meu filho tem a coordenação motora fina,e isso fez muita gente achar que ele era homoxessual no colégio. Daí vinham só os apelidos pejorativos.

    • @GeovannaDantas.
      @GeovannaDantas. 3 месяца назад

      Falha da comunidade escolar,viu muito triste isso ,a escola deve estar a par em tudo

  • @lilianesilva3080
    @lilianesilva3080 6 месяцев назад +1

    Adorei, por isso que o papel dos pais é tão importante ❤

  • @ghouphersaer9258
    @ghouphersaer9258 Год назад +3

    Mano, vou ser bem honesta, tenho autismo leve, minha mãe, minha família mesmo ninguém bota fé que eu sou assim. Mas isso já aceitei já, o problema é ligar com isso no trabalho e até na academia. Tem vezes que eu só pergunto pra pessoa repetir porque eu não ouvi direito e do nada, resolve jogar toda a frustração do dia dela em mim. E depois age naturalmente como se nada tivesse acontecido, eu geralmente deixo passar, mas dependendo do quanto isso escala e se a pessoa depois se retrata pedindo desculpa na tranquilidade pra mim. Coisa que ninguém faz porque os neurotípicos são a esmagadora maioria extremamente orgulhosos pra abaixar a bola e dizer que errou. Triste isso, e mais, eu não me importava de comparar meus princípios éticos com o da outra pessoa, mas vejo agora que isso pesa sim, nunca mais vou confiar nada do meu âmbito pessoal pra ignorantes e pessoas sem caráter denovo, espero que sirva de conselho, porque os segredos que você compartilha, em alguma hora podem se virar contra você te expondo de forma totalmente desnecessária.

  • @MrProfessorFelipe
    @MrProfessorFelipe Год назад +5

    Estou com 40 anos. Sou professor de matemática. Esse ano decidi ir fazer minha avaliação psicológica e hoje estou na 8º consulta de 10. Processos de identificação são bem complicados. Muito embora eu tenha convivido com quase todas as características destacadas nesse vídeo só agora eu decidi que quero investigar essas características. Acho que os autistas romantizados que vemos em filmes ou os autistas que identificamos no dia a dia nos distanciam dessa auto identificação. Comecei a pensar mais sobre mim quando comecei a acompanhar o desenvolvimento do meu sobrinho, autista diagnosticado. Sobretudo quando comecei a perceber a evolução (positiva) comportamental dele. Pensei que daqui a uns 10 anos ele seria exatamente como eu sou hoje se acompnahsse esse nível de evolução.

  • @SHEYLA2675
    @SHEYLA2675 3 года назад +19

    Obrigada Lucelmo pelo vídeo, ansiosa pelos demais. Minha filha como foi diagnosticada somente aos 15 anos, acumulou muitas experiências negativas justamente como vc relatou, que culminaram em depressão grave e ansiedade. Hoje, aos 19
    Anos, está melhor da depressão e com a terapia tem tido um pouco mais de sucesso nas habilidades sociais. Vejo que a inflexibilidade mental realmente é o que mais pesa e é a principal causa dos insucessos no contexto social. O 8 ou 80 causa muita confusão kkk Só depois que fiz o curso de habilidades sociais que vcs deram tive a real noção da complexidade do tema.

  • @JudicleyGomesDaSilva-tw3vq
    @JudicleyGomesDaSilva-tw3vq 4 месяца назад +1

    Minha filha que tem 15 anos se enciaxa perfeitamente em tudo que você falou. Ela é inteligente, capaz de fazer muito coisa que necessita de capacidade cognitiva alta, mas, ela tem prejuízos na questão de habilidades sociais. Ela não tem amigos, não se sente bem quando tem que interagir com outras pessoas . Ela sofre muito apesar de dizer que não sente falta de amigos. É dificil como mãe ver tudo sem poder ajudar de uma forma concreta.

  • @lucianelima
    @lucianelima 3 года назад +8

    Excelente vídeo! Obrigada por lembrar dos nossos autistas leves adolescentes. Descreveu meu filho!
    Ele já é diagnosticado. Muito difícil achar profissionais "bons" nessa faixa etária. Ficamos perdidos pra ajudar...

    • @josienegomes3299
      @josienegomes3299 3 года назад +1

      Verdade como é difícil achar profissionais nessa área

  • @s.o.7174
    @s.o.7174 2 года назад +6

    Cadê a parte 2? E a 3? A 4, a 5...
    Muito bom!! Eu já levo meu filho no terceiro psicólogo dele. O segundo, ele perdeu na pandemia, digo, ela começou a atender online e ele não quis saber. Com o primeiro psicólogo estava indo tudo bem, mas de repente, meu filho não quis ir mais. Antes de parar de ir, o psicólogo em questão me enviou um relatório dizendo que achava que meu filho era autista. Aí levei pro psiquiatra, que pediu uma avaliação neuropsicológica, ele passou pela avaliação, eu respondi o teste CARS, acho que é assim que fala, e não foi "detectado" que ele era autista. Passei pra psiquiatra, os 3 psiquiatras nunca falaram sobre isso, até que agora com o novo psicólogo,este acredita, junto com a psicóloga da escola, que meu filho, adolescente de 16 anos, é autista. Até fiquei irritada. Mas daí comecei a pesquisar de novo sobre o assunto, e não é que talvez ele seja mesmo? O psicólogo está avaliando a possibilidade de ele passar por uma nova avaliação. Eu acabei de passar o relatório da avaliação anteriormente realizada. Bem, não sei se ter um resultado positivo pro espectro autista vai ser bom ou ruim. Você poderia fazer mais vídeos sobre o diagnóstico de autismo na adolescência? Quando meu filho era criança, isso ainda não era moda e na época ele teve só um colega de sala com esse diagnóstico. As professoras insistiam que eu tinha que levar no médico isso, médico aquilo, mas eu ficava triste. Até já tinha marcado o neurologista depois de muitos profissionais, mas demorou tanto que eu desisti. Aí ele cresceu cheio de prejuízos e eu cheia de culpa. Hoje, por ser adolescente, é tudo mais difícil.

    • @lunaaba
      @lunaaba  2 года назад +1

      Ainda não fiz os demais

  • @jurematomelin1262
    @jurematomelin1262 Год назад +3

    Excelente vídeo! Assisti porque o meu filho é Asperger, 16 anos, mas me encontrei nessas explicações. Acho que sou autista também!

    • @NathanGabriel1704
      @NathanGabriel1704 9 месяцев назад

      Desculpe a intromissão, mas com que idade ele recebeu o diagnóstico? Pergunto pois recentemente terminei a avaliação neuropsicológica solicitada pelo meu psiquiatra, e nela ficou demonstrado que eu me enquadro no Transtorno do Espectro Autista, nível I de suporte. Apesar de ser considerado um diagnóstico "tardio" - já que tenho 16 anos -, internamente é um alívio saber que existe um "porque" de eu ser diferente.

  • @gilmarciaschuenck6634
    @gilmarciaschuenck6634 3 года назад +15

    Ótima explicação, estou conseguindo entender um pouco, o comportamento de meu filho. Parabéns, pois existe muito conteúdo para crianças, para adolescentes, não.

  • @especializacoes3126
    @especializacoes3126 5 дней назад

    Tenho autismo altas habilidades e TDAH. Infelizmente, descobri o diagnóstico tardiamente, aos 42 anos. Posso dizer que minha vida foi uma jornada de grande grande sofrimento até aqui. As habilidades sociais trazem um grande impacto na vida.

  • @zilmaramoura5472
    @zilmaramoura5472 3 года назад +8

    Você não faz ideia o quanto me ajudou, meu filho está entrando na adolescência e tenho procurado estudar sobre essa fase para ajudá-lo.

  • @adrianamonferrari1809
    @adrianamonferrari1809 Год назад +5

    Você está me ajudando muuuito! Estou num processo de diagnóstico tardio. Por ser mulher, acho que enfrentei menos problemas com relacionamentos íntimos... mas eu sempre cheguei nas pessoas de forma bem direta e bruta rsrsrs... assustei muita gente, mas prefiro a minha própria companhia. Minhas "habilidades sociais" sempre foram por imitação e punição... até que eu engano bem na "interação" social... mas é sempre desgastante essa interação... Então, te agradeço muuuito pelo conhecimento compartilhado conosco!

  • @andreiafernandes9111
    @andreiafernandes9111 Год назад +2

    Tenho filhos gêmeos e quando chegaram na adolescência os problemas sociais apareceram. Sempre foram crianças tímidas mas nada muito fora do normal. Levei eles no neurologista e ele pediu pra fazer uma avaliação com a neuropsicóloga. Ele levantou as hipóteses de autismo grau 1, fobia social, ansiedade ou depressão. Essa fase está extremamente complicada já que não querem sair de casa pra nada. Na escola não tem tantos problemas já que tem um grupo de amigos que gostam muito e são dão bem. O problema sempre são ambientes novos e situações inesperadas. Tô bem perdida e sem saber direito como ajudá-los.

  • @carolzinha94
    @carolzinha94 3 года назад +7

    Parabéns pelo vídeo, Lucelmo!❤ Uma vez eu vi em um post de uma especialista dizendo que até mesmo essas pessoas categorizadas no FAA, que eu me vejo (que não preenchem quase todos os critérios pro diagnóstico de TEA), podem precisar de alguma ajuda de nível 1. No começo eu tava achando que tanto eu como elas (que inclusive conversei com uma mãe de Asperger e que tem uns sinais nela) nem precisaríamos desse suporte, só que percebi que na verdade existem algumas comorbidades associadas tb, nem que seja um caso muito leve (ansiedade, fobia social, depressão, TDAH, TOC). Digo isso apenas porque eu desconhecia a respeito, não por eu querer me gabar (não é o caso). E reparei em um pessoal usando uma outra expressão, o "Asperger leve" ,"mild Asperger's" - li em páginas estrangeiras. Lembra o FAA (uia), mas apontam diferenças. Atualmente são diversos termos e expressões ligadas à questão para classificação, mds😅

  • @abol1012
    @abol1012 11 месяцев назад +1

    Vídeo mais necessário que assisti sobre o tema. Descreveu meu filho.

  • @Simone_cristina
    @Simone_cristina Год назад +2

    Professor, to aqui assistindo ao video e as lagrimas estao escorrendo pelo meu rosto.
    Meu filho ate alguns 3 anos atras tinha amigos sorria, brincava, sempre tinha algum amiguinho chamando no portao....as vezes eu ate ficava com raiva!
    Apos uma mudanca de uma casa para um apartamento e ter que doar nosso cachorro pois o apartamento e muito pequeno e o cachorro latia muito e logo em seguida o evento pandemia mais a chegada da puberdade, ele simplesmente se apagou, e como se ele tivesse desistido!
    Eu todo o dia peco pra Deus trazer meu filho de volta! Porque e como se nao fosse ele que esta aqui, e, eu fico todo o dia esperando ele voltar!
    No inicio nao dava pra notar por causa da pandemia pois o isolamento era algo imposto e todos ficamos isolados, entao eu achava que quando terminasse a pandemia tudo ia voltar ao normal, mas...infelizmente o quadro so agravou, ele chegou ir a escola algumas vezes, mas hoje ja fazem uns 2 meses que nao consigo convence lo a ir para a escola, ja fui chamada pelo conselho tutelar e na escola as cordenadoras e professoras dizem que ele esta me manipulando porque sou uma mae superprotetora!
    Ele esta diagnosticado a um ano com autismo leve e ele tem apresentado alguns sintomas de toc, e, oque me deixa triste e nao poder ou encontrar um tratamento adequado para ajuda lo!
    Quando consigo conversar com ele, oque e dificil, pois ele cada vez se fecha mais, ele diz que ele mudou porque nao e mais crianca e diz que nao sente interesse em fazer nada, so quer ficar assistindo video no youtobe e lendo uns desenhos que se chama manga!

    • @vilmasobral414
      @vilmasobral414 Год назад +1

      Ele tá igual ao meu filho. Meu filho sempre teve dificuldade de interagir, mas eu levava ele e ele gostava de ir ao cinema com a turminha, boliche, praça. Depois da pandemia se trancou nele mesmo e não aceita fazer terapia.... muito triste.... fico sofrendo só de vê lo sofrer e cada sorriso dele pra mimé tanta alegria que não cabe em mim.... Deus ajude a nos capacitar pra ajuda-los

  • @franciscomorais9894
    @franciscomorais9894 2 года назад +4

    Parabéns! Nunca tinha postado qualquer comentário em youtube, whatsapp, instagram ou outros programas de rede, fiquei sensibilizado com sua apresentação. Sua interlocução é simples, didática, positiva e certamente produtiva. Saudações.

  • @marlucialves1534
    @marlucialves1534 11 месяцев назад +1

    Muito obrigada pelo vídeo.. estou com um rapaz meu afilhado com 19 anos morando com a gente e estamos passando por isso..
    Nenhum profissional ainda pra fazer esse esclarecimento..😢
    Estamos fazendo por instinto materno e paterno... 😞

  • @rafaeldepaula7211
    @rafaeldepaula7211 3 месяца назад +1

    fui diagnosticado com Autismo nivel 1 recentemente, tenho 31 anos, e eu passei por muita coisa que vc disse, sobre sentir rejeitado, e realmente a sensação de querer e não conseguir é muito dolorosa mesmo, eu só descobri o autismo por conta de ter ido tratar a depressão.
    Ouvindo o que disse deu para perceber sobre a minhas crises de ansiedade quando tem "eventos" familiares... e talvez sobre o meu problema de iniciar minha carreira, tenho medo pq se der certo terei que interagir com pessoas...

  • @crys1811
    @crys1811 2 года назад +7

    Tem algum grupo de apoio para mães de asperger, me sento muito perdida e queria saber outras experiências

  • @monicanaya5245
    @monicanaya5245 20 дней назад

    32:06 Aula magnânima! ❤ eu aqui hj madrugando chupando balas de café, depois de fumar cigarros e obsevando atenciosoamente. Esse professor sim faz a diferença!

  • @anamariaferreiradasilva3706
    @anamariaferreiradasilva3706 Год назад +2

    Meu filho sofre total preconceito no relacionamento com os colegas do Colégio. Ele disse que as pessoas não acham graça das piadas dele, o discriminam também por tirar notas melhores em disciplinas como matemática/álgebra, etc.
    Meu grande desafio hj e ele ter empatia por pessoas e poder perceber as situações sociais que o colocam em risco. Ele tem 14 anos

  • @karinacorrea7931
    @karinacorrea7931 3 года назад +4

    Like mil x e claro mandei pra lista toda de contatos..... show

    • @lunaaba
      @lunaaba  3 года назад +1

      Obrigado pela ajuda

  • @silvanagouveia9679
    @silvanagouveia9679 Год назад +3

    Eu vivi exatamente tudo que você está trazendo neste vídeo. Hoje tenho diagnóstico com 39 anos, e está sendo uma libertação ..pois estou compreendendo porque eu era tão rejeitada quando tentava me relacionar. Entendo que meu jeito inadequado de estar no mundo gerou infinitas punições

  • @jaquelineramos5218
    @jaquelineramos5218 11 месяцев назад +1

    Vídeo sensacional ❤. Meu filho é autista nível 1 ,5 anos , ele aborda qualquer pessoa, muitas vezes inadequada um ex é quando ele quer mostrar um brinquedo ele chacoalha na frente da pessoa ou coloca muito próximo ao rosto dela as vezes até bate no nariz sem querer. As vezes ele acerta na interação, a pessoa responde com um oi e da atenção ele não dá continuidade vira as costas e sai andando,, não tem diversidade de diálogos , não compreende perguntas e todas essas situações são em brincadeiras com crianças da idade dele, muitas vezes ele é deixado de lado porque a criança não tem paciência pra esperar ele falar , ouvir o que ele tem pra dizer, em festas ele chora muito porque ele quer brincar, ele quer participar mas ele se estressa com muita facilidade, e fico imaginando como será a adolescência dele 😢 porque os adolescentes são muito cruéis, os grupos sociais são restritos, mesmo com crianças pequenas tem umas que excluem ele da brincadeira por perceber o jeito dele que é diferente😢

  • @wendyzinhamel8501
    @wendyzinhamel8501 2 года назад +3

    Minha Wendy de 8anos foi diagnosticada com superdotação intelectual QI139 e síndrome de asperger..Ela não consegue interagir e mostrar suas habilidades quando muda a rotina..Tem muita dificuldade na escola porque as atividades não são assuntos que ela tem interesses restritos..

  • @MarcosSilva-bb2mj
    @MarcosSilva-bb2mj Год назад +3

    35:23 essa é a exata reação que tenho quando lembro das minhas tentativas antigas de paquera. Só pra ter uma noção, já fui ameaçado de morte pelo pai de uma menina pois ela já tinha namorado. Enfim, eu era muito sem noção.
    90% das meninas que eu fiquei foi porque elas tiveram a iniciativa, pois criei a regra de que toda vez que eu abro a boca eu falo alguma coisa terrível.
    Ainda bem que esse tempo já passou, fiz terapia e hoje sou bem mais habilidoso socialmente apesar de ainda ter dificuldade.

  • @adrianarodrigues2096
    @adrianarodrigues2096 2 года назад +2

    Nossa como eu gostaria que meu filho fosse avaliado por uma equipe especializada .

  • @carmenfatima6568
    @carmenfatima6568 16 дней назад

    Bem esclarecedor! Muito importante distinguir aspectos do comportamento e as emoções! Bom para todos! Gratidão 🙏🏽

  • @mamativaeco
    @mamativaeco 3 года назад +4

    Queria curtir esse vídeo mil vezes!
    Tenho um filho Asperger de 8 anos. Já tô me antecipando aqui por perceber que está tudo ficando mais complexo.

    • @lunaaba
      @lunaaba  3 года назад +2

      Isso é muito bom, porque é possível remediar, ao invés de passar por todo esse pepino.

  • @johnnyaveiro7727
    @johnnyaveiro7727 Год назад +1

    Eu tenho Sindrome de asperger e eu fui diagnosticado inicialmente como autista até os 20 anos e quando fui admitido depois, outro médico me deu diagnóstico de síndrome de asperger e eu fiz alguns tratamentos na infancia tanto com remédios, com terapias com fono, psicólogos e outras terapias ocupacionais para que eu pudesse desenvolver e eu fiz tudo isso até o início da adolescência e eu sou desajeitado ao fazer as coisas, na hora de andar, tenho minhas estereotipias, tenho hiperfoco em algumas coisas, as vezes prefiro até ficar só vendo tv e até mesmo sozinho mesmo em algum local como no terraço e por outro lado eu tenho algumas habilidades para artesanato, pintura e até para guardar números com facilidade.
    Meu laudo de 2016 do SUS, de 2018 da empresa e desse ano veio com CID10 F84.5 Sindrome de Asperger TEA espectro autista no laudo de ontem 23-11-2022 e eu costumo mudar de hobbie de tempo em tempo

  • @terezinhadejesusbarros3000
    @terezinhadejesusbarros3000 3 года назад +5

    Treinar a empatia deve ser para todo ser humano 😉😉😉😉

  • @ivandossantos9073
    @ivandossantos9073 6 месяцев назад +2

    Tenho uma filha de 11 anos que foi diagnosticada Tea.
    Eu tenho muitos traços mas não fui procurar diagnóstico.
    O que eu percebo de ruim em ser autista é uma espécie de arrogância, de falta de humildade e egoísmo de nossa parte. Do tipo que não somos nada e sempre queremos parecer mais inteligentes que os outros. Sempre uma mania de corrigir os outros, de querer preservar uma imagem que nem temos. Me libertei de muitas coisas, quando me humilhei pra Deus. Me despi daquela casaca de orgulho. Hoje sou feliz. O que mais irrita as pessoas, é ficar perto de alguém que se acha o tal, que não aceita estar errado. Peço a Deus a misericórdia que ele teve comigo, que tenha com minha filha também. O que vejo de positivo nesse transtorno é que quem tem não aceita falsidade de nenhum tipo.

    • @willianoliveira9680
      @willianoliveira9680 4 месяца назад

      Se vc disse que não somos nada, então como pode ser feliz assim?

    • @ivandossantos9073
      @ivandossantos9073 4 месяца назад

      @@willianoliveira9680 bom dia
      A parte que escrevi que não somos nada se refere à bens materiais e nível de estudo.

    • @willianoliveira9680
      @willianoliveira9680 4 месяца назад

      @@ivandossantos9073 entendi

  • @soumaeemcasa
    @soumaeemcasa 2 года назад +1

    Tenho uma aluna bem agressiva de 14 anos, mas ela tem o cognitivo preservado e ela elabora conversas com facilidade, ao mesmo tempo que ela não consegue desenvolver atividades motoras, a linguagem e a elaboração de conversa é muito elaborada.

  • @solangebeatriz620
    @solangebeatriz620 Год назад +1

    Meu filho está em fase de diagnóstico. Ele sempre entra nas conversas de forma voadora e excessiva. As vezes é quase sempre sem nenhuma noção. Não tem filtro

  • @franciscarodrigues4651
    @franciscarodrigues4651 4 месяца назад

    Muito bom ouvir as suas experiências... Isso de fato faz toda diferença na vida de um autista nível um . Que infelizmente então mal compreendido.
    Obrigada! Gosto demais dos seus vídeos. Deus o abençoe sempre

  • @micheledias3407
    @micheledias3407 3 года назад +2

    Minha filha tem 17 anos e ainda tenta abordar as pessoas de maneira muito inconveniente. Acontecem muitos atritos com o irmão de 21 anos. E eu que lute!

  • @patriciacaetanomenegazzido7643
    @patriciacaetanomenegazzido7643 11 месяцев назад +2

    Assistindo o vídeo, porque depois de anos, meu filho "ganhou" de presente que 15 anos o diagnóstico de Asperger, Autismo Leve, Tipo 1 - wethever.... Ele é introvertido, tímido, desde pequenininho. Na adolescência está sofrendo pois não consegue nem começar uma conversa. E quando outro fala com ele, tem dificuldade em responder. Ele fala que as falas somem, ele paralisa. Sofre muito. E eu junto... Este ano ele precisou trocar de escola. Primeiro dia, crise de ansiedade... Horrível. Ele é um guerreiro. Odeia a escola. Não gosta de estudar, mas prefere a aula!!!! E odeia esportes. E ninguém aceita como Ed física para ele é difícil. O termo Leve não ajuda aqui...

    • @NathanGabriel1704
      @NathanGabriel1704 9 месяцев назад

      Muito interessante esse relato. Estou numa situação bastante semelhante - recebi o diagnóstico de TEA nível I agora, aos 16 anos de idade.

  • @KiaKia-jn6gj
    @KiaKia-jn6gj Год назад +1

    Se eu cheguei ate aqui é por que já estou em um Quadro depressivo, é doloroso não compreender o que a pessoa acha de ti no momento, você so descobre quando a pessoa SE afastam de ti.... A minha mente me perturba com pensamentos suicidar, se eu ainda não cometi é pensando na Minha mãe, sei o quão foi doloroso para ela me criar

  • @AnaCristina-ob3ni
    @AnaCristina-ob3ni 2 года назад +2

    Minha filha agora tem 14 anos agora que recebeu o diagnóstico de autismo leve,sempre foi muito inteligente na escola mais ela sempre quiz abordar mais acho que sempre teve dificuldade porque fica triste com o resultado,ela quer sempre fazer amizade mais fica querendo agradar o tempo todo as conversas dela acaba muito rápido

  • @josess6645
    @josess6645 14 дней назад

    Oh, é a segunda vez que assisto esse vídeo, e pois, sempre gosto de fazer isso porque tem coisas que a gente vê em um, de modo que NÃO percebemos na outra, então neste aqui é que prestei atenção na definição de Depressão, ora e essa foi uma das mais explicativas que já vi, e esse da retração é trabalhada na Ansiedade, aqui portanto falamos de mim, ou seja, de forma de racionalizar, oh, essa tempo em percepção pelo medo progressivo que nos podem levar de um estado de Ansiedade para uma possibilidade de Depressão é extremamente de sofrimento, e para mim que tenho possivelmente TEA, é muito estranho, haja vista que sinto reações físicas, como dor de barriga, de cabeça e a pior de TODAS que é dor abaixo da nuca como se nos ombros, recentemente passei por isso de um modo que NUNCA tinha ocorrido antes, foram 11 dias diretos e 24h no normal, parou apenas 1 dia e nem foi TODO o dia, depois senti mais 3 dias, assim digamos que foram 15 dias consecutivos...
    Enfim, a nossa cabeça é diferente das outras, NÃO que sejamos especiais, apesar de e esse é o ponto (importantíssimo*), nossa ANSIEDADE e DEPRESSÃO, quase NUNCA, falando por mim somente, posso afirmar que NUNCA MESMO, sofremos de Ansiedade por causa de COISAS, SEMPRE isso envolve PESSOAS, ou seja, apesar de nós criar, ou sei lá, trabalhar Hiper Focos acentuados e Coisas, de novo, falando de como gira meu pensar, diríamos que essas abordagens FOCADAS, apesar de parecer um estilo de VIDA de fissuras, penso eu que essas supostas SUBSTITUIÇÕES eatá intrissicamente correlacionada ao VAZIO de Afeto Pessoal, por conseguinte nossa Mente (Aspenger ou TEA) é preservada em relação pelos SENTIDOS, enfim nossas Emoções requerem TUDO que normalmente (igual) as pessoas que naaceram com os ligações cognitivas preservadas também SETEM, todavia e vejo aqui por vezes que minha mente é muito acelerada em forma de captação de informações, porém esse VAZIO me causa TRANSTRORNOS, e aqui falo NÃO que minha mente seja VAZIA, contudo é a estranha sensação de ser, de modo que um dos problemas aqui é a RACIONALIZAÇÃO que me atento para com a cabeça de outrem (pessoas), e isso é difícil para mim, as vezes NĀO entendo elas, a
    ou acho que entendo, mas quase NUNCA bate com o real, isso TRAVA a mente para o que seria um nornal INTERAÇĀO RELACIONAL, e aqui logo em seguida é gerado o Desbalanceamento entre o PENSAR e AGIR, e esse é o problema que gera a DEFICIÊNCIA do COMPORTAMENTO, pois se NĀO penso RACIONALMENTE (Razāo ou troca/interaçāo), logo RACIONALIZO as coisas como deveriam ou estão para acontecer, lógico que na grande maioria da vezes isso é Irracional ou Irreal por teorias unilaterais da minha mente, todavia isso isso ocorre naquele MOMENTO entre a Ansiedade e possibilidade ou já no estado de Depressão, e por fim, essa falsa aubstiruição que recai no Hip......... Oh, minha cabeça¹tras coisas em cima de coisas e parece que NUNCA acaba, o pior é que tantas coisas por pensamentos as vezes me deixa Ansioso, portanto me angustia em saber que sei exatamente do que falo, mas as vezes NÃO sei se me faço entender!
    ...

  • @andrearay5015
    @andrearay5015 2 месяца назад +2

    Eu detesto falar com pessoas estranhas...fujo de pessoas,de aglomeração, fico esgotada quando tenho que ir sair,ir a festa pra mim e a morte!

  • @renatasoaressoutomaior8161
    @renatasoaressoutomaior8161 Год назад +2

    Como esse video foi esclarecedor. Como você explica de forma leve e muito competente. Parabéns. Estou agora a pouco entrando nesse universo para tentar ajudar minha filha de 15 anos. Esse vídeo me deu certa paz, pois estou vendo ser possível socializar sem tantos traumas. Estamos na fase de testes com ela para confirmação do autismo, aparenta ser leve.

  • @gisleneappel2751
    @gisleneappel2751 Год назад +2

    Primeiramente quero te parabenizar pelo seu trabalho! Esses vídeos são muito importantes para as pessoas entenderem o autismo, independentemente se têm uma relação com a questão ou não. Pra mim é precioso ouvir de alguém que é autista as experiências passadas e o ponto de vista sobre o assunto, pois embora eu procure há alguns anos ler e entender sobre o assunto, as experiências individuais são sempre mais valiosas para se colocar na pele de quem passa por isso. Eu sou mãe de um menino asperger de 12 anos, que vem sendo acompanhado por profissionais desde a primeira infância. Chorei quando você falou do sofrimento que eles passam, pois sinto o sofrimento do meu filho em querer fazer amigos e não conseguir. É muito frustrante. Todos os dias. As terapias que ele fez quando mais novo não foram a fundo no treinamento social. Agora que ele vai entrar na adolescência, eu percebo que ele está muito despreparado pra enfrentar o mundo. No momento ele só convive com crianças autistas e só com meninos, pois vai para uma escola especializada, e acaba por isso não podendo acumular experiência social. Seu vídeo me deu novamente o impulso de procurar uma terapia adequada. Muito obrigada!

  • @andreiagomes1021
    @andreiagomes1021 3 года назад +4

    Meu paciente aborda, mas sempre de forma não adequada. E com isso as crianças acabam se afastando dele ou dizendo que não será mais amigo dele. Fica triste e chateado.