Eu sou novato na Marcenaria. Estou usando minha propria casa como cobaia. Meus armarios de cozinha todos feitos em Compensado Naval e formicados por mim. Ta ficando Show de Bola. Queria mostrar meu trabalho pra voces e receber opinioes.
Compensado naval, não tem nem comparação. Mdf se deforma, desfaz cedo e não é confiável. Só é bom para o marceneiro, prático, rápido, muito menos trabalhoso , por conta de nem precisar revestir ou pintar. Mas para o cliente é um péssimo negócio e tão caro quanto se fizéssemos de compensado. Ou seja MDF só compensa para o marceneiro. O correto, é procurar um bom marceneiro das antigas e ser feliz. Observem que o cara não tem sequer um pedaço de madeira para demonstrar no vídeo.. Isso é um absurdo.😂
Quer qualidade use compensado , quer ganhar dinheiro use MDF, e vai voltar para fazer concerto e reparos e no final se o cliente for bom e ainda acreditar em você , vai te pedir para fazer outro trabalho só que desta vez em compensado.
Caro Adans, eu segui o conselho de um amigo engenheiro e arquiteto, hoje só trabalho com compensado. Só faço móveis usando o compensado. E como você frisou bem, seguir uma linha de trabalho. Se leva mais um pouco mais de tempo para a finalização, mas o trabalho é muito bom e além de disso, falando abertamente com o cliente e deixando na mão dele a escolha entre MDF (normal ou ultra) e o compensado. Aliás, a maioria está gostando do compensado apenas tratada com a seladora ou stain, mais natural e gostam da cor natural da madeira, sem precisar usar a fórmica ou alguma pintura. Uso apenas a fita de borda. Mais é isso, estou gostando do serviço e, até o momento, da qualidade de como tudo fica. Abs e obrigado por mais essa dica.
Nãaaao, fita de borda no compensado nãooo!!! kkkk brincadeira, é porque particularmente acho a coisa mais linda a espessura do compensado com as camadas de madeira à mostra, meio estilo industrial.
@Beatriz Souza uma opção também barata, se você tiver, é fazer os pés com madeira de lei. Geralmente sobras pequenas da pra fazer pés de móveis. Só se você tiver é claro.
@@casarenova1 mano sei que é um pouco ➕ caro, mas vale cada centavo. Além da durabilidade pra vida toda o material é muito resistente. Pode meter cara sem medo 😱 fera.
O custo do compensado não é tão. Comparado ao ultra hojeaqui na minha cidade uma chapa ultra sai 1.000 o. O compensando naval sai a 150 calculando com mais 500 de formicae cola o diferencial so é o tempo de produçao. Dependeno do lugar confio mais no compensado. O problema é o fator cupim isso muda tudo
@@willandeivylira4269 é aquela história tempo é dinheiro, o compensado é uma delícia de se trabalhar porém, a praticidade do MDF supera ele. No caso de fazer um móvel de compensado para casa sua casa vale apena pois é algo para vc, então fica como projeto pessoal.
@@willandeivylira4269 Oi! Minha casa tem cupins, já desativei vários móveis por este motivo. Se eu fizer prateleiras com compensado naval, existe o risco de cupins?!? Obrigada desde já!
@@liliblack2448 eles vão devorar rapidinho o compensado continua sendo madeira ai não tem geito. No MDF naval ate dura umpolco mais. Porem ja vi eles atacando e fazendo estrago.
No meu caso a maioria dos móveis que já fiz foi de compensado..mas sendo que todos os móveis que faço são pintados!! Isso mesmo!!! Eu emasso todas as peças depois lixo, aí depois faço aplicação de primer e lixo novamente aí depois por final vem a aplicação da tinta poliuretano.... é bem trabalhoso mas fica uma excelente qualidade e durabilidade... Praticamente quase todos os móveis que fiz até o momento foram feitos assim e pra falar a verdade mesmo, de MDF até hoje não fiz nenhum móvel.
Comecei fazer móveis a nível de hobby mesmo, faço de compensado, todos os que faço são vendidos a bom preço em menos de 48hs. Na minha região, comprar MDF é inviável. Fica um absurdo de caro para o cleinte final. Compensado de 15 mm, 95 reias. MDF de 15 mm, 320 reais. Aí quebra o cliente.
Trabalhei 6anos numa marcenaria, o compensado é coisa rara de trabalhar, eu fui ajudante, aprendi olhando, mobilei eu mesmo a minha casa em mdf, porém antes de sair do emprego, fizemos 2 mesas em mdf MAS revestida em lamina de muiracatiara, ficou a coisa mais linda que eu já vi em 6 anos de marcenaria, vc vê a cor natural da madeira com acabamento em verniz automotivo, mesmo tento o miolo em mdf, a lâmina engana quem vê, se fosse feito de compensado o trabalho seria o mesmo, porém com muito mais leveza. Uma coisa eu tenho certeza, a próxima vez que eu for fazer uma mobília na minha casa, farei em compensado revestido com alguma lâmina nobre.
Deve ter ficado muito bonito! Adoro revestimento de folha de madeira natural. E a lateral do compensado que aparecem as camadas é meu ponto fraco hahahaha, acho lindo demais
@@polesejunior as laterais são revestida com lâmina também, requer um pouco mais de atenção... Mas, compensado naval fica bonito ver as camadas, pois a cola escura dá um contraste legal com a madeira.
Uma pena que este vídeo não deixou bem claro a resistência do MDF Ultra ficando a entender que o marcineiro que quer ganhar dinheiro tem que trabalhar com material prático e inferior que dá menos trabalho.
Nao usa serra. Compra uma régua de pedreiro do tamanho do corte q você quer fazer e usa como guia p cortar com fresa reta em tupia, afinal, MDF é sanduíche de papel. E fica com um corte muito melhor, uniforme, liso e regular d que qualquer outro método de corte.
Vamos fazer o seguinte Passe meio dia andando pelas ruas observando as caçambas e veja a quantidade de móveis de MDF descartado Te garanto de compensado não vai ver um Acorde
Como toda resposta boa resposta, DEPENDE. Pintura te dará mais trabalho, porém vc terá cores infinitas, melhor cobertura principalmente em cantos mais difíceis, porém dará mais trabalho. Envelopar é mais rápido só que terá limitação de cores, custo mais altos e os cantinhos não terão mesmo acabamento. Como tudo na vida, é questão de custo benefício. Rsrs
Amigão vai de compensado naval ,milhões de vezes Melhor, durabilidade, resistência e por ser mais leve. A tableros é especialista em compensado e os caras tem compensado de nível moveleiro! Compensa você olha o site dos caras!
Trabalhei 15 anos em marcenaria na época de gala que só usava compensado. Sim fica mais caro. Porém é mais leve e qualidade indiscutível. Devemos pensar em nossa sobrevivência sim, mas cliente não pode ficar para trás.
Esse mdf ultra geralmente é só preço,ja vi varios colegas de profissao reclamando que teve problema com umidade do mesmo jeito,eu mesmo fiz serviço numa cliente onde outra empresa usou e ja tinha local inchando por conta de umidade,pra falar a verdade tem horas q tenho vontade de usar compensado nas bases,é só comprar o compensado pronto que ja vem folheado com formica,ultimamente anda desanimando a qualidade dos MDFs...principalmente duratex que é duro pra caramba e detona o fio da lamina de serra!
Não use compensado p/ piso, esta madeira no piso umedece, apodrece muito rápido, ainda tem pragas e cupins, e outra coisa, o compensado pode soltar lascas e machucar alguém. Recomendo piso laminado. Compensado no piso se usa em carreta, mas é outra condição.
Não é eu querendo mim gabar não..mas se você colocar um móvel feito de mdf pintado perto de um móvel que eu faço de compensado e pintado, você jura que todos dois são de MDF!!!
@@anarenatamarquess olha na verdade eu não sou muito de gravar vídeo, eu gosto mesmo é de pô a mão na massa e executar o serviço... até mesmo porque pra fazer um móvel de compensado emassado e pintado é muito trabalho e muito corrido o serviço... aí por isso eu costumo gravar ou tirar fotos apenas quando eu já termino o trabalho...mas não tem muito mistério não..aplica uma mão de massa e depois de seco tira apenas as rebarbas da massa com a espátula, daí aplica a segunda mão de massa e depois de seca faz um lixamento geral com lixa grão 100 mais ou menos, daí por final aplica a terceira mão de massa e quando tiver totalmente seca , lixa com grão 120 totalmente pra começar a dar acampamento.. sendo que esse lixamento é bem mais rápido com a lixadeira orbital ok...aí em seguida aplica uma mão cruzada de primer pu com pistola de pintura é lógico .. aguarda o primer secar e faz um lixamento com lixa 220 ou 320 pra dar o acabamento final..e por fim é só preparar a tinta automotiva e aplicar duas ou três mãos sobre as peças ok
A não existe material melhor ou pior, existe uso correto ou não. Skate necessita de resistência mecânica, um armário não recebe a mesma solicitação. Seguindo teu raciocínio uma placa de aço seria mais indicada do que uma placa de compensado. Entendeu?
@@abranco4523 no caso seria muito pesada, ou envergaria sem retornar ao formato original. Sou obrigado a concordar com você que o material tem o uso para o qual foi projetado. O que vejo é que estamos substituindo móveis que deveriam durar dezenas de anos por móveis que duram, poucos anos ou meses por modismo, consumismo e lucratividade. O mdf e o mdp tem entrado nessa historia como uma alavanca desse consumismo desregulado e frequentemente encontramos esses materiais em situações que não lhes cabe. armários de banheiro, gavetas de cozinha, enfeites externos, móveis de ferramentas pesadas, carrinhos e ainda acho importante frisar que moramos num país tropical e que devemos ficar espertos com as tecnologias estrangeiras que usamos pois são situações climáticas muito distintas. A maioria das cidades litorâneas do Brasil tem umidade relativa do ar acima dos 70% a maior parte do ano ou até acima dos 80%.
@@fernandobuono9113 então vou falar de algo que conheço razoavelmente. Tenho uma empresa que produz sob medida a mais de 25 anos. Neste meio tempo já produzi uma boa quantidade desses móveis. Vou falar de São Paulo capital Dos móveis que já produzi de MDF raríssimos foram os casos em que o MDF sofreu alguma tipo de estrago. Vou te dizer algumas formas de construção que fazem toda a diferença usando seus próprios exemplos: •Armário de banheiro - basta utilizar TODOS MDF dupla face (revestido em ambos os lados) inclusive o fundo. TODAS as bordas (inclusive as não visíveis) protegidas por fita de borda. Se o substrato não ficar exposto não terá problemas com umidade. •Gavetas-se seguir o mesmo raciocínio do banheiro, basta ser parafusadas. Os problemas acontecem por falha na construção. Vou te dizer o que acontece com as marcas famosas de planejados. •Uso de dispositivo de montagem Esta forma de fixação NÃO fixa as caixas com firmeza. •Fundos de armários e de gavetas somente encaixados. Esta folga, principalmente nas gavetas, tende a aumentar com o uso. • Uso de MDF em uma única face em fundos de armários e gavetas absorvem umidade causando mofo e afetando a vida útil do material. Isto tudo acontece porque a industrial moveleira tem como objetivo facilitar a montagem e não a MELHOR forma de montagem. O problema não é o material em si e sim como é utilizado e a forma que é montado. Se o imóvel estiver em condições mínimas no que diz respeito a umidade, sem infiltração, mesmo em cidades mais úmidas, e se utilizado de FORMA CORRETA o uso de MDF é praticamente "infinito". Nosso problema é: • clientes querendo sempre o menor preço; • mão de obra pouco qualificada e muitas vezes pouco ética que ou não sabem trabalhar de forma correta ou omitem as limitações técnicas do produto. MDF, sabendo usar, é um ótimo material para confecção de móveis, além de ser uma forma ecológica de utilização da madeira. Para 80 ou 90% das situações é a melhor solução. Espero ter ajudado. Abraço.
@@abranco4523 boas colocações, eu, particularmente sou fã de carteirinha do compensado quando for deixá-lo à mostra, com a espessura visível apenas envernizado, lindo demais! Mas realmente, se fizer de mdf com revestimento até no fundo e colocar fita de borda nas faces expostas tem móvel pra muitos anos. Toda vez que eu projeto um móvel para um cliente eu exijo isso, fita de borda até no fundo, e vou pessoalmente na marcenaria ver se o cara fez, porque é impressionante como ignoram o que tu pede, fingem demência e acham que não vai dar em nada, as próprias marcenarias se dando um tiro no pé e tentando passar a perna até no designer que entende, imagina o cliente que não sabe nada, coitado.
@@polesejunior com certeza. Quem deveria zelar pela imagem, acaba fazendo o contrário. Tudo em nome dos custos, e acaba, como vc mesmo disse, dando um tiro no pé.
Faltaram alguns detalhes nessa história. O mdf sempre dá problemas nos locais de uso intenso ou com pessoas mais brutas e para ter a mesma resistência tem que ter uma grossura muito maior que o compensado.
@@abranco4523 parafusos pulam fora dos furos, puxadores ficam com folgas, a forração esfarela com o tempo, a placa suga umidade do ar e estufa por exemplo.
@@fernandobuono9113 vou te responder está sua segunda mensagem •Parafusos pulam fora do furo - a utilização do parafuso correto, no tamanho, diâmetro, material torna isto impossível. • Puxadores ficam com folga - a folga dos puxadores acontecem com a movimentação mecânica do mesmo. Para evitar isto basta utilizar "trava química" nos parafusos, e o problema se resolve. • A forração esfarela com o tempo e suga a umidade - isto é resolvido utilizando-se MDF dupla face ( revestido em ambas as faces). Resumindo: as falhas acima são de construção e não do MDF em si.
@@abranco4523 entendi! acho que o ramo está ficando tomado por pessoas sem o devido expertise então! Obrigado pelos esclarecimentos. O dupla face também esfarela pois há sempre uma face borda ou quina que não é revestida.
@@fernandobuono9113 só uma observação: dupla face "bordado" não sofre efeito de umidade. É por isto que eu disse que tem que saber fazer e fazer de forma correta. A maioria absoluta ignora este detalhe, mas os bons profissionais fazem vem feito. No mais, felicidades
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. MDF Ultra igual compensado naval. Recomendo que façam o teste de imersão por 12 hs antes de comprar, depois vejam qual é melhor.
é só passar um cupinicida, mais simples e mais óbvio do que abrir os olhos ao acordar, desculpa esfarrapada, conversa pra boi dormir. Se essa fosse a desculpa, nos EUA não seria o material mais utilizado.
Concordo plenamente... porém na verdade os móveis que fiz até o momento foram 💯 por cento pintados,.e de compensado ainda!! que dar bem mais trabalho. Hoje já tô mudando de ideia e aos invés do compensado passei a usar o MDF, só que faço com pintura mesmo...
Acho também que se não for formicado a madeira transpira e a casa fica cheirando a madeira. Além de exposição a cupim... nunca vi um MDF com cupim... já o compensado basta uma pequena frestinha para o cupim fazer o prejuizo
Eu tenho um armário há mais de 15 anos feito de compensado com revestimento laca , a durabilidade. Indescritível. Maravilhoso. Você não queira nem saber lavo até minha cozinha e molho o armário. Mas claro que viro e enxugo depois ...e está perfeito...
Eu sou novato na Marcenaria. Estou usando minha propria casa como cobaia. Meus armarios de cozinha todos feitos em Compensado Naval e formicados por mim. Ta ficando Show de Bola. Queria mostrar meu trabalho pra voces e receber opinioes.
gostaria muito de ver. vou tentar fazer na minha casa tb
Gostaria de ver!
Parabéns. Tô pensando em fazer alvenaria e só portas de compensado MDF é comida de Cupim, nunca mais.
Compensado naval, não tem nem comparação. Mdf se deforma, desfaz cedo e não é confiável. Só é bom para o marceneiro, prático, rápido, muito menos trabalhoso , por conta de nem precisar revestir ou pintar. Mas para o cliente é um péssimo negócio e tão caro quanto se fizéssemos de compensado. Ou seja MDF só compensa para o marceneiro. O correto, é procurar um bom marceneiro das antigas e ser feliz. Observem que o cara não tem sequer um pedaço de madeira para demonstrar no vídeo.. Isso é um absurdo.😂
olá, não sou merceiro mas eu gosto do compensado por todos os motivos já citados e também pelo peso. Além de ser mais resistente, ele é mais leve.
Sim, e o MDF pode ter um peso bem maior, bem citado!
Quer qualidade use compensado , quer ganhar dinheiro use MDF, e vai voltar para fazer concerto e reparos e no final se o cliente for bom e ainda acreditar em você , vai te pedir para fazer outro trabalho só que desta vez em compensado.
Discordo em partes
Adão esses seus vídeos curtos estão bombando, parabéns!!!
Obrigado
Caro Adans, eu segui o conselho de um amigo engenheiro e arquiteto, hoje só trabalho com compensado. Só faço móveis usando o compensado. E como você frisou bem, seguir uma linha de trabalho. Se leva mais um pouco mais de tempo para a finalização, mas o trabalho é muito bom e além de disso, falando abertamente com o cliente e deixando na mão dele a escolha entre MDF (normal ou ultra) e o compensado. Aliás, a maioria está gostando do compensado apenas tratada com a seladora ou stain, mais natural e gostam da cor natural da madeira, sem precisar usar a fórmica ou alguma pintura. Uso apenas a fita de borda. Mais é isso, estou gostando do serviço e, até o momento, da qualidade de como tudo fica. Abs e obrigado por mais essa dica.
Show, gostei do feedback. Aqui na minha regiao isso nao tem acontecido de quererem na cor natural ainda
Nãaaao, fita de borda no compensado nãooo!!! kkkk brincadeira, é porque particularmente acho a coisa mais linda a espessura do compensado com as camadas de madeira à mostra, meio estilo industrial.
@Beatriz Souza faz de compensado e acrescenta uns pezinhos rosqueavel pra madeira não encostar no chão.
@Beatriz Souza é só vc colocar rodinhas com travas
@Beatriz Souza uma opção também barata, se você tiver, é fazer os pés com madeira de lei. Geralmente sobras pequenas da pra fazer pés de móveis. Só se você tiver é claro.
Toda a minha cozinha foi de compensado naval. Durabilidade e resistência são excelentes mesmo.
Show!!!
E aí Oberdan, como está sua cozinha de compensado após 10 meses, conta aí, vou começar a fazer a minha!
@@casarenova1 mano sei que é um pouco ➕ caro, mas vale cada centavo. Além da durabilidade pra vida toda o material é muito resistente. Pode meter cara sem medo 😱 fera.
É como meu professor falou, quer fazer dinheiro, usa MDF , quer fazer um móvel para sua casa usa o compensado.
O custo do compensado não é tão. Comparado ao ultra hojeaqui na minha cidade uma chapa ultra sai 1.000 o. O compensando naval sai a 150 calculando com mais 500 de formicae cola o diferencial so é o tempo de produçao. Dependeno do lugar confio mais no compensado. O problema é o fator cupim isso muda tudo
@@willandeivylira4269 é aquela história tempo é dinheiro, o compensado é uma delícia de se trabalhar porém, a praticidade do MDF supera ele. No caso de fazer um móvel de compensado para casa sua casa vale apena pois é algo para vc, então fica como projeto pessoal.
MDF ultra premium duratex não é esse preço, o que custa isso aí é o super mdf.
@@willandeivylira4269 Oi! Minha casa tem cupins, já desativei vários móveis por este motivo. Se eu fizer prateleiras com compensado naval, existe o risco de cupins?!? Obrigada desde já!
@@liliblack2448 eles vão devorar rapidinho o compensado continua sendo madeira ai não tem geito. No MDF naval ate dura umpolco mais. Porem ja vi eles atacando e fazendo estrago.
Vou fazer um case e esclareceu minhas dúvidas vlw
com compensado realmente fica bonito, mais em questões do acabamento, é realmente complicado. boa explicação
Obrigado
Compensa usar o compensado naval para fazer as bancadas da marcenaria?
No meu caso a maioria dos móveis que já fiz foi de compensado..mas sendo que todos os móveis que faço são pintados!! Isso mesmo!!! Eu emasso todas as peças depois lixo, aí depois faço aplicação de primer e lixo novamente aí depois por final vem a aplicação da tinta poliuretano.... é bem trabalhoso mas fica uma excelente qualidade e durabilidade... Praticamente quase todos os móveis que fiz até o momento foram feitos assim e pra falar a verdade mesmo, de MDF até hoje não fiz nenhum móvel.
👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Pra fazer diversas mesas de bar com estrutura em metalon, vale mais a pena compensado naval ou mdf? ou outra madeira..
Comecei fazer móveis a nível de hobby mesmo, faço de compensado, todos os que faço são vendidos a bom preço em menos de 48hs. Na minha região, comprar MDF é inviável. Fica um absurdo de caro para o cleinte final. Compensado de 15 mm, 95 reias. MDF de 15 mm, 320 reais. Aí quebra o cliente.
Trabalhei 6anos numa marcenaria, o compensado é coisa rara de trabalhar, eu fui ajudante, aprendi olhando, mobilei eu mesmo a minha casa em mdf, porém antes de sair do emprego, fizemos 2 mesas em mdf MAS revestida em lamina de muiracatiara, ficou a coisa mais linda que eu já vi em 6 anos de marcenaria, vc vê a cor natural da madeira com acabamento em verniz automotivo, mesmo tento o miolo em mdf, a lâmina engana quem vê, se fosse feito de compensado o trabalho seria o mesmo, porém com muito mais leveza. Uma coisa eu tenho certeza, a próxima vez que eu for fazer uma mobília na minha casa, farei em compensado revestido com alguma lâmina nobre.
Deve ter ficado muito bonito! Adoro revestimento de folha de madeira natural. E a lateral do compensado que aparecem as camadas é meu ponto fraco hahahaha, acho lindo demais
@@polesejunior as laterais são revestida com lâmina também, requer um pouco mais de atenção... Mas, compensado naval fica bonito ver as camadas, pois a cola escura dá um contraste legal com a madeira.
entao so nao se faz por causa do custo
Realmente o acabamento é incomparável porem a robustez de um movel em compensado naval é incompatível!
O Compensado Naval tambem pode ser usado as placas da EULIDE. Sao compensados de primeirissima linha.
Compensado naval da pra fazer porta de banheiro?
Uma pena que este vídeo não deixou bem claro a resistência do MDF Ultra ficando a entender que o marcineiro que quer ganhar dinheiro tem que trabalhar com material prático e inferior que dá menos trabalho.
Parabéns, você entendeu corretamente.
Estou montando meu motorhome, a ordem do dia é fabricar móveis leves, o que você me aconselha?
Como cortar chapa inteira de MDF com a SP 6000 com trilho de 1,4 M ?
Nao é possivel meu Amigo,vc tem que usar 1 trilho de 1.90+ 1 de 1.40 ou 1 trilho de 3mts!
Nao usa serra. Compra uma régua de pedreiro do tamanho do corte q você quer fazer e usa como guia p cortar com fresa reta em tupia, afinal, MDF é sanduíche de papel. E fica com um corte muito melhor, uniforme, liso e regular d que qualquer outro método de corte.
Vamos fazer o seguinte
Passe meio dia andando pelas ruas observando as caçambas e veja a quantidade de móveis de MDF descartado
Te garanto de compensado não vai ver um
Acorde
99% do moveis entregues hoje sao de mdf.
O problema é encontrar o MDF Ultra na espessura desejada. Aqui só acho de 6 ou 8mm
Compensado compensa se deixar na madeira natural apenas aplicando seladora não fica mais caro não!
quero trocar a cor do móvel compensado é melhor fazer envelopamento ou pintar?
Como toda resposta boa resposta, DEPENDE.
Pintura te dará mais trabalho, porém vc terá cores infinitas, melhor cobertura principalmente em cantos mais difíceis, porém dará mais trabalho.
Envelopar é mais rápido só que terá limitação de cores, custo mais altos e os cantinhos não terão mesmo acabamento.
Como tudo na vida, é questão de custo benefício.
Rsrs
Formica seria a melhor opção.
@@willandeivylira4269 depende. É necessário saber como está o substrato (a placa em si) se ela estiver impermeabilizada dificultará a colagem.
Estava pensando em fazer moveis de metal com madeira, mas não sei se uso mdf ou compensado. O mdf é mais bonito, mas tbm é muito pesado.
Amigão vai de compensado naval ,milhões de vezes Melhor, durabilidade, resistência e por ser mais leve.
A tableros é especialista em compensado e os caras tem compensado de nível moveleiro! Compensa você olha o site dos caras!
Trabalhei 15 anos em marcenaria na época de gala que só usava compensado. Sim fica mais caro. Porém é mais leve e qualidade indiscutível. Devemos pensar em nossa sobrevivência sim, mas cliente não pode ficar para trás.
sim com certeza compensado naval superior ao mdf ultra
Eu queria ter a oportunidade de mostrar um dos móveis que fiz de compensado.
Posta no instagram.
@@adansmarcenaria tá postado
Manda insta ai
a resposta nao foi tao simples kkk
Gostaria que vc me desse informação sobre a torre estou em dúvida.obrigad0
É aula que temos apenas dentro do curso.
A verdade é que não se usa mais pq é muito mais durável, e isso não interessa a indústria
E custa mais pro cliente a curto prazo. E a longo prazo é mais durável
Esse mdf ultra geralmente é só preço,ja vi varios colegas de profissao reclamando que teve problema com umidade do mesmo jeito,eu mesmo fiz serviço numa cliente onde outra empresa usou e ja tinha local inchando por conta de umidade,pra falar a verdade tem horas q tenho vontade de usar compensado nas bases,é só comprar o compensado pronto que ja vem folheado com formica,ultimamente anda desanimando a qualidade dos MDFs...principalmente duratex que é duro pra caramba e detona o fio da lamina de serra!
o que seria fornicação no compensado naval?
Bom dia amigo, me tire uma dúvida. Qual a diferença do MDF e o MDP? obrigado pela respostas e um forte abraço.
MDF é mais resistente do que o MDP, o MDP ele esfarela, o MDF ele incha. Isso no contato com água.
Olá, e para fzr um cômodo que uma parede vai ser externa, qual material eu uso, naval ou MDF? Obrigada!😍
Prefiro NAVAL com pintura impermeavel, ou mdf ultra premium duratex.
Como assim MDF da Duratex Premium
Custo mais alto de compensando?.. na minha cidade quando fui mandar fazer meu rack, o cara cobrou 450 de compensando mais fórmica e 1200 com mdf.
O cara não sabia cobrar e tomou prejuizo feio.
Oie, tenho uma mega dúvida queria fazer uma sala de dança e me falaram que era bom compensado naval para o piso, poderia me falar se realmente é bom?
Não use compensado p/ piso, esta madeira no piso umedece, apodrece muito rápido, ainda tem pragas e cupins, e outra coisa, o compensado pode soltar lascas e machucar alguém. Recomendo piso laminado.
Compensado no piso se usa em carreta, mas é outra condição.
Próximo problema ambiental
Como reciclar móveis de MDF
E são praticamente descartáveis, mesmo! Odeio!
O MDF na minha região é caro demais. Tipo 3 vezes mais que o compensado.
onde posso comprar seu curso ?
WhatsApp 17 99672 9780
Não é eu querendo mim gabar não..mas se você colocar um móvel feito de mdf pintado perto de um móvel que eu faço de compensado e pintado, você jura que todos dois são de MDF!!!
Bem que vc poderia fazer um video nos mostrando como faz! 😊
@@anarenatamarquess olha na verdade eu não sou muito de gravar vídeo, eu gosto mesmo é de pô a mão na massa e executar o serviço... até mesmo porque pra fazer um móvel de compensado emassado e pintado é muito trabalho e muito corrido o serviço... aí por isso eu costumo gravar ou tirar fotos apenas quando eu já termino o trabalho...mas não tem muito mistério não..aplica uma mão de massa e depois de seco tira apenas as rebarbas da massa com a espátula, daí aplica a segunda mão de massa e depois de seca faz um lixamento geral com lixa grão 100 mais ou menos, daí por final aplica a terceira mão de massa e quando tiver totalmente seca , lixa com grão 120 totalmente pra começar a dar acampamento.. sendo que esse lixamento é bem mais rápido com a lixadeira orbital ok...aí em seguida aplica uma mão cruzada de primer pu com pistola de pintura é lógico .. aguarda o primer secar e faz um lixamento com lixa 220 ou 320 pra dar o acabamento final..e por fim é só preparar a tinta automotiva e aplicar duas ou três mãos sobre as peças ok
@@anarenatamarquess tenho alguns vídeos aqui no RUclips mas é mostrando já pronto mas se quiser fica a vontade pra assistir
Faz um skate de mdf e vai numa pista dar rolê... compensado é incomparavelmente mais forte.
A não existe material melhor ou pior, existe uso correto ou não. Skate necessita de resistência mecânica, um armário não recebe a mesma solicitação.
Seguindo teu raciocínio uma placa de aço seria mais indicada do que uma placa de compensado. Entendeu?
@@abranco4523 no caso seria muito pesada, ou envergaria sem retornar ao formato original. Sou obrigado a concordar com você que o material tem o uso para o qual foi projetado. O que vejo é que estamos substituindo móveis que deveriam durar dezenas de anos por móveis que duram, poucos anos ou meses por modismo, consumismo e lucratividade. O mdf e o mdp tem entrado nessa historia como uma alavanca desse consumismo desregulado e frequentemente encontramos esses materiais em situações que não lhes cabe. armários de banheiro, gavetas de cozinha, enfeites externos, móveis de ferramentas pesadas, carrinhos e ainda acho importante frisar que moramos num país tropical e que devemos ficar espertos com as tecnologias estrangeiras que usamos pois são situações climáticas muito distintas. A maioria das cidades litorâneas do Brasil tem umidade relativa do ar acima dos 70% a maior parte do ano ou até acima dos 80%.
@@fernandobuono9113 então vou falar de algo que conheço razoavelmente.
Tenho uma empresa que produz sob medida a mais de 25 anos. Neste meio tempo já produzi uma boa quantidade desses móveis.
Vou falar de São Paulo capital
Dos móveis que já produzi de MDF raríssimos foram os casos em que o MDF sofreu alguma tipo de estrago.
Vou te dizer algumas formas de construção que fazem toda a diferença usando seus próprios exemplos:
•Armário de banheiro - basta utilizar TODOS MDF dupla face (revestido em ambos os lados) inclusive o fundo. TODAS as bordas (inclusive as não visíveis) protegidas por fita de borda. Se o substrato não ficar exposto não terá problemas com umidade.
•Gavetas-se seguir o mesmo raciocínio do banheiro, basta ser parafusadas.
Os problemas acontecem por falha na construção. Vou te dizer o que acontece com as marcas famosas de planejados.
•Uso de dispositivo de montagem
Esta forma de fixação NÃO fixa as caixas com firmeza.
•Fundos de armários e de gavetas somente encaixados. Esta folga, principalmente nas gavetas, tende a aumentar com o uso.
• Uso de MDF em uma única face em fundos de armários e gavetas absorvem umidade causando mofo e afetando a vida útil do material.
Isto tudo acontece porque a industrial moveleira tem como objetivo facilitar a montagem e não a MELHOR forma de montagem.
O problema não é o material em si e sim como é utilizado e a forma que é montado.
Se o imóvel estiver em condições mínimas no que diz respeito a umidade, sem infiltração, mesmo em cidades mais úmidas, e se utilizado de FORMA CORRETA o uso de MDF é praticamente "infinito".
Nosso problema é:
• clientes querendo sempre o menor preço;
• mão de obra pouco qualificada e muitas vezes pouco ética que ou não sabem trabalhar de forma correta ou omitem as limitações técnicas do produto.
MDF, sabendo usar, é um ótimo material para confecção de móveis, além de ser uma forma ecológica de utilização da madeira.
Para 80 ou 90% das situações é a melhor solução.
Espero ter ajudado.
Abraço.
@@abranco4523 boas colocações, eu, particularmente sou fã de carteirinha do compensado quando for deixá-lo à mostra, com a espessura visível apenas envernizado, lindo demais! Mas realmente, se fizer de mdf com revestimento até no fundo e colocar fita de borda nas faces expostas tem móvel pra muitos anos. Toda vez que eu projeto um móvel para um cliente eu exijo isso, fita de borda até no fundo, e vou pessoalmente na marcenaria ver se o cara fez, porque é impressionante como ignoram o que tu pede, fingem demência e acham que não vai dar em nada, as próprias marcenarias se dando um tiro no pé e tentando passar a perna até no designer que entende, imagina o cliente que não sabe nada, coitado.
@@polesejunior com certeza.
Quem deveria zelar pela imagem, acaba fazendo o contrário.
Tudo em nome dos custos, e acaba, como vc mesmo disse, dando um tiro no pé.
Compensado naval é muito melhor e mais resistente.
Faltaram alguns detalhes nessa história. O mdf sempre dá problemas nos locais de uso intenso ou com pessoas mais brutas e para ter a mesma resistência tem que ter uma grossura muito maior que o compensado.
Me diga ESPECIFICAMENTE que tipo de problema pode acontecer.
@@abranco4523 parafusos pulam fora dos furos, puxadores ficam com folgas, a forração esfarela com o tempo, a placa suga umidade do ar e estufa por exemplo.
@@fernandobuono9113 vou te responder está sua segunda mensagem
•Parafusos pulam fora do furo - a utilização do parafuso correto, no tamanho, diâmetro, material torna isto impossível.
• Puxadores ficam com folga - a folga dos puxadores acontecem com a movimentação mecânica do mesmo. Para evitar isto basta utilizar "trava química" nos parafusos, e o problema se resolve.
• A forração esfarela com o tempo e suga a umidade - isto é resolvido utilizando-se MDF dupla face ( revestido em ambas as faces).
Resumindo: as falhas acima são de construção e não do MDF em si.
@@abranco4523 entendi! acho que o ramo está ficando tomado por pessoas sem o devido expertise então! Obrigado pelos esclarecimentos. O dupla face também esfarela pois há sempre uma face borda ou quina que não é revestida.
@@fernandobuono9113 só uma observação: dupla face "bordado" não sofre efeito de umidade. É por isto que eu disse que tem que saber fazer e fazer de forma correta. A maioria absoluta ignora este detalhe, mas os bons profissionais fazem vem feito.
No mais, felicidades
Minha opinião: trabalhar com os dois tipos de material. Porque?? Porque vai ter clientes que vai optar por qualidade e durabilidade.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. MDF Ultra igual compensado naval. Recomendo que façam o teste de imersão por 12 hs antes de comprar, depois vejam qual é melhor.
Gente oq é hdf?
Mesma coisa do mdf, porém com particulas de alta densidade (são feitos paineis mais finos, como 2,5mm a 6mm)
Compensado 💯%melhor que MDF
Compenssado dá cupim com muita facilidade esse é o principal motivo de eu não trabalhar com ele
Mesmo passando seladora?
Sim, pode entrar. E eu nem lembrei de falar isso rs
Mdf tbm da cupim
Mdf presisa nem da cupim pra se desmanchar.
é só passar um cupinicida, mais simples e mais óbvio do que abrir os olhos ao acordar, desculpa esfarrapada, conversa pra boi dormir. Se essa fosse a desculpa, nos EUA não seria o material mais utilizado.
Uma coisa puxa outra
Os acessórios para manter uma dobradiça em móveis de MDF são caras e tem tempo curto
Não existe isso, uma dobradiça em mdf durará como uma em madeira
Concordo plenamente... porém na verdade os móveis que fiz até o momento foram 💯 por cento pintados,.e de compensado ainda!! que dar bem mais trabalho. Hoje já tô mudando de ideia e aos invés do compensado passei a usar o MDF, só que faço com pintura mesmo...
UMA CHAPA DE MDF NAVAL QUASE 200 REAIS MDF COMUM 100 REAIS
Qual o mais resistente ao calor, mdf, mdp ou compensado ? Pois preciso fazer um gabinete para forno a gás, e esse forno será bastante usado. Grato !
Acho também que se não for formicado a madeira transpira e a casa fica cheirando a madeira. Além de exposição a cupim... nunca vi um MDF com cupim... já o compensado basta uma pequena frestinha para o cupim fazer o prejuizo
nada que um pentox ou jimo cupim resolva. e casa cheirando a madeira é bom, espero que a minha tenha.
Eu tenho um armário há mais de 15 anos feito de compensado com revestimento laca , a durabilidade. Indescritível. Maravilhoso.
Você não queira nem saber lavo até minha cozinha e molho o armário.
Mas claro que viro e enxugo depois ...e está perfeito...
Eu tenho um em MDF a mais de 25 e está perfeito. Tudo é questão de saber usar e cuidar.
@@abranco4523 é como um telhado de vidros
Água nunca vai combinar com cola a propaganda é boa mas na prática é outra
Fuja de MDF e MDP
Não concordo, há mercado de N coisas, e publicos
MDF só de olha água já incha.
Essa é maior desvantagem dele mesmo. Precisa avaliar no projeto qual a necessidade.
MDF não presta para nada é descartável.
Mais barato não fica não!!!!! pode ter outros prós .... menos esse de mais barato!
Compensado muito bom mdf e lixo
Vc não sabe o que está falando
Cuidado para não confundir mdf com mdp. Tenho um móvel de mdf a mais de 7 anos e está intacto.
@@FranzeSantos tanto MDF quanto MDF, sabendo usar, em local apropriado tem durabilidade " infinita".