Opa! Correção importante! Aos 11:52 digo que o clock interno do AGC era 1024 MHz, quando o número correto deveria ser 1,024 Mhz - ou seja, por volta de 1 MHz. O uso de ponto para marcar decimais no inglês me confundiu durante a pesquisa e passou em branco na hora da revisão, perdão! 😓 Mas aproveitando para complementar a informação: o oscilador do AGC tinha uma frequência de cerca de 2 MHz, mas o sinal era dividido antes de ser usado - daí vem o número de ~1 MHz. Se você for ler sobre o AGC pode acabar vendo um dos dois números, dependendo do que o autor em questão escolheu usar.
Quando me formei em 1983 fui trabalhar na WEG que na época estava implantando o departamento de automação e um dos primeiros CLPs era com uma estrutura parecida com o AGC totalmente discreto com CIs as memórias eram EPROMs de 32K e a RAM de 4K e cerca de 32 instruções de programação mas com um IO muito robusto que dava para fazer sistemas de automação bem sofisticados a vantagem destes equipamentos como as instruções são fixas é muito tranquilo fazer controle em tempo real.
oi boa tarde, eu me formei no 1985 e fui trabalhar na indústria, o clp web se converteu no comando de apertura de chaves com carga, ate hoje ok o popular s1 é da web, infelizmente ABB acabou com as pretenciosas ideias da web
Parabéns pelo vídeo, só faltou mencionar a Margaret Hamilton, responsável por salvar a missão com seu código, além de responsável pela noção do que hoje chamamos de engenharia de software.
Esse vídeo ficou espetacular! O único fato que faltou foi a respeito dos alarmes 1201 e 1202, ocorridos no AGC durante o processo do pouso na superfície lunar, os quais deixaram tanto os astronautas, quanto o pessoal de Houston, muito preocupados e apreensivos.
Comparar o AGC a uma simples calculadora foi algo comum (ainda é) em muitas reportagens na TV aberta. Já havia lido sobre o AGC em sites dedicados, mas esse vídeo condensou as informações. Ficou ótimo! Parabéns!
Faltou falar da programadora Margaret Hamilton que criou o codigo fonte, só isso vale mais um video com certeza, na época ela questionou os chefes do projeto sobre possíveis erros dos astronautas e lhe garantiram q eles não cometeriam erros básicos, mas , ela previu isso e na hora de pousar na Lua eles erraram sim e seu bom senso salvou o dia
Meu entendimento sobre os assuntos abordados em seus vídeos é "ZERO", mas acompanhar suas explicações é fascinante amigo! Parabéns! Você é excelente no que faz! E torna o assunto, inclusive para quem é leigo extremamente interessante. 👏🏻
Aeronaves modernas tbm tem computadores que parecem arcaicos. Uma aeronave que fez seu primeiro voo hoje teve seus sistemas pensados 20 anos antes, no inicio do projeto, além do fato que o avanço na aviação não segue como base nossos computadores ou smartphones.....tudo é muito mais lento, e o foco é na confiabilidade.
Nesses setores realmente a segurança segura a velocidade da chegada das novidades recentes até os sistemas de funcionamento. Pelo que vi depois que mais de 15 anos que explodiu o uso de telas sensíveis ao toque, só agora as fabricantes de aviões possuem feito por eles, modelos confiáveis o bastante para pensar em trazer para novos aviões.
2 года назад+14
Uau!! Vídeo muito bacana, faz justiça aos computadores utilizados no programa Apolo. Fui desenvolvedor de software no inicio de minha carreira e como apontou a complexidade esta no tratamento das entradas e saídas, trata-las não pode impedir o processamento. Seu cuidado com a pesquisa e produção é inspirador. Parabéns. Até a abertura da caixa do Asus foi legal. Desejo sucesso e que seu esforço seja recompensado.
Deixe-me pedir um favor, e explico: temos alguns canais tipo "Space..." onde tradutores buscam as informações nos sites estrangeiros e mesmo assim, conseguem nos encher de bobagens e idiotices. Infelizmente, por falta de coisa melhor, tem muita gente que os seguem, acreditando que recebem informações de qualidade. Acredito que vc pode assumir esse protagonismo, acompanhando mais de perto a evolução da tecnologia de foguetes, particularmente da Spacex. Excelente vídeo.
Quem gosta de simuladores e quiser saber como operar o AGC, bem como toda a nave Apollo, recomendo o Reentry que roda em PCs e está a venda na Steam. Nele dá pra se ter uma boa idéia do que essa maravilha era capaz. Além da Apollo, tem também as missões Mercury e Gemini.
Um abraço e admiração por alguém bem novinho se preocupando por coisas que aconteceram antes dele nascer , mais ele ta certo é a melhor forma de aprender, da fonte, da raiz, onde o conhecimento é dado a quem merece e trabalha por aprender, eu me inicie em linguaje maquina, passei a assembler e logo acabo se , ainda acho o C o melhor, um abraço e força e fe
A precisão para o acoplamento é de tamanha complexidade que impressiona. Imagine hoje, reduzir ao máximo o peso de hardware, redunzindo em muito o consumo de energia necessário...
Esse AGC era um computador dedicado, ou seja, sua capacidade de processamento era concentrada em uma só tarefa. Por isso, era muito mais poderoso do que os números dão a entender
Wow! Asus é a marca oficial dos fogueteiros! Coisa mais linda esse note! O pessoal costuma dizer que a Apollo conseguiu ir para a Lua com uma fração do processamento/memória dos dispositivos atuais, bom se capacidade computacional bruta fosse proporcional ao quão longe poderíamos ir, com esse Asus lindão nós já teríamos ido e voltado até Plutão.
Eu amei a forma como a propaganda foi feita. Totalmente integrada ao assunto e ao contexto, de forma que se vc a tirar do vídeo falta alguma coisa. Parabéns!!! Sucesso!! tudo de bom!
Depois de sua explicação sobre esse computador, eu só tenho a dizer que isso é pura tecnologia e robustez, é praticamente um computador digital artesanal, feito sob medida para o seu propósito, simplesmente perfeito!
Parabéns pelo vídeo, sou também um entusiasta da Astronáutica. Percebo sua paixão e entusiasmo e a sua entrega na defesa da Ida do homem à Lua. Eu imagino sim que esse vídeo foi apenas a superfície pois deve ter sido difícil para você escolher os melhores tópicos. Uma coisa que as pessoas não imaginam e que você concerteza sabe é que toda vez que um Anti-homem foi a Lua faz uma viagem de um ponto A para um ponto B a bordo de um 737 ou A320 ou E-190, ele está usufruindo de uma viagem programada por um sistema que deriva do sistema de navegação Inercial das missões Apollo. Eu ficaria muito contente em assitir algum vídeo seu correlacionando a Aeronáutica com a Astronáutica, nos últimos tópicos você mostrou uma imagem de um protótipo usando o DSKY no teste dos sistemas fly-by-wire. Outro aspecto importante, a ênfase que você deu a respeito do pouso de Armstrong e Aldrin, quando Armstrong fez o pouso manual. Algo que pouca gente mesmo repara a respeito da missão Apollo 11.
Parabéns professor ! Espetacular vídeo , muito esclarecedor , imagino o trabalho de " garimpar " imagens tão esclarecedoras e de excelente qualidade . Seu amor a ciência fica claro com a qualidade de que como foi elaborado este vídeo . PARABÉNS ! 1 Mhz ou 1 Ghz não tem a menor importância pela grandeza do seu trabalho .
Eu tive uma calculadora alfanumérica programável de bolso HP 41 CV que tinha expansões de memória e I/O muito interessantes para é época (década de 80), inclusive também fez parte do enxoval dos astronautas do Space Shuttle (en.wikipedia.org/wiki/HP-41C), na versão para missão ele tinha pré-programadas vários rotinas úteis como ajuste de CG em função do consumo dos tanques de combustível e inclusive rotinas completas de calculo de reentrada em backup ao computador da nave. Assim caso este falhasse , os pilotos teriam como calcular os ângulos de reentrada, as coordenadas de ignição e os tempos de ignição. Mas mesmo esta calculadora já da era do silício ainda tinha memória bem inferior ao AGC. Depois tive uma 28S que tinha 32 kb de RAm, mas nenhuma capacidade de expansão, embora tivesse uma avançado Sistema operacional algébrico). No meu estágio na Universidade tínhamos outro produto usando no desenvolvimento de projetos da NAS o HP 9825 (CPU Motorola 6800 8 bits, 16 kb RAM expandido para 64 kB), que nem tinha tela, apenas uma linha de 40 caracteres alfa numéricos uma impressora térmica de 16 colunas e um leitor de fita de duas trilhas, algo até que parecia simplório frente aos computadores Z80 da época ou CPM (pré-DOS), sua linguagem de programação o HPL era baseado em comandos mnemônicos de 3 caracteres em sua maioria, mas este sistema era muito poderoso pela sua capacidade de expansão tanto de software (Via cartões ROM como nos Atari, tinha ROM Potter, ROM Matrix, etc), quanto de hardware, com interfaces RS 232, RS422, HP-IB 8 bits data e 5 bits endereço (Hewlett Packard Interface Bus, depois virou IEEE 488 GP_IB, General Purpose Interace Bus), GP-IO 16 bits data High Speed single periferical, RTC, etc. Pois com este sistema dava para automatizar qualquer máquina da época poderia ser desde uma máquina ferramenta até uma nave espacial, uma sistema fantástico. Depois ainda tive HP 48S, HP 49GX, Hoje uso estes firmwares de calculador no meu Galaxy, e escrevo ainda de uma Workstaion Mobile HP Zbook de 5 º geração, hexacore Zeon e Nvidia Quadro. Acabei ficado Fan destes sistemas americanos que marcaram época.
mais uns detalhes tecnicos do AGC: para excitar o display dele, era usado uma fonte que gerava 300V em corrente continua. os circuitos integrados usados para construir ele eram da tecnologia RTL, a mais comum tecnologia de porta lógica q existe hoje é a CMOS e a segunda mais comum(que equipava os fliperamas e vídeo games antigos por exemplo) é a TTL, que ainda é amplamente usada. o oscilador do AGC é um cristal de quartzo, que é usado em qualquer eletronic micro processado. desde um atari até um mainframe, é possivel achar um desses componentes.
Desculpa, mas trabalho com firmware tanto em Assembler quanto em "C" utilizando microcontroladores de 4kb e 8kb de flash, com clock de 4 MHz, e da para fazer muita coisa se não utilizar interface gráfica, utilizamos esse microcontroladores para controle de elevadores modernos, que controla o fluxo dos passageiros em cada chamada...
Que legal cara! Assembler é o pai das linguagens de programação, o codigo original que foi usado para levar o homem a lua está no github e foi escrito em Assembler (não lembro qual em especifico) tava dano uma olhada, é fascinante saber que aquelas instruções foram tão importantes pra humanidade, faz eu amar ainda mais nossa profissão!
Vídeo maravilhoso. De todos os canais que fez publi desse PC, foi o único que me fez ir querer comprar. Só querer mesmo, porque dinheiro mesmo eu não tenho
Garoto, que belezura de vídeo ! Parabéns pelo trabalho de pesquisa, edição e narração... confesso q assisti até o final e deu uma vontade danada de comprar o notebook. Ganhou mais um inscrito !
Meu amigo, acompanho tuas postagens desde o início. Seus vídeos são sempre sensacionais mas neste você se superou. Parabéns pela produção e pelo conteúdo. Admiramos teu trabalho. Abraço Gilson - POA-RS
4kb de ram era mais do qie suficiente pros sistemas antigos, o motivo e que tais sistemas nao tinham como exigir altas quantidades de ram pois na época nao existia essa tecnologia, aliás uma regra básica e que quanto mais antigo o sistema menos hardware ele exige e quanto mais atual mais hardware exige...
isso que fico pensando. nos anos 90 a gente achava que os computadores hoje seriam muito mais rápidos. Mas até 2015 se eu apertasse ctrl+p no word o tempo pra abrir a janela de impressão em um computador moderno com word recent seria o mesmo tempo praticamente que um computador de 1996 rodando windows 95 com word 95. Aí eu pensava é a mesma tarefa só o programa é mais boitinho por que não ficou mais rápido. Aí logo veio o SSD e tudo finalmente melhorou.
O ser humano só não é capaz de fazer oq não quer. Teletransporte, vencer a morte, motor de dobra, tudo isso um dia vai existir. Loucos são os que não acreditam. O ser humano foi a lua dentro de uma lata de salsicha com uma calculadora no controle. Imagina oq vem a seguir.
é incrível a evolução da tecnologia, Pensar que daqui há uns 20/30 anos um computador com 1TB de RAM por exemplo poderá ser um computador "Super Básico"
Será pois o silício que é extraído da areia esta chegando no seu limite de miniaturização e ainda não apareceu nada que possa substituir que tenha baixo custo e atenda a alta demanda do mundo, a evolução de processadores esta meio estacionada não anda tão rápido como foi entre os anos 70 e 2010 a não ser que descubram um material revolucionário ou uma técnica de fabricação revolucionária e de baixo custo pra substituir a atual o que se tem apresentado já a 10 anos são apenas promessas de laboratório fora da realidade industrial.
Notebook top demais até chegar na parte do SSD... 1o só 512gb?!? É como se fosse o AGC de hoje kkkk Podiam colocar aí um NVME 2.0 de 1TB pelo menos - de resto tá top demais, mas isso aí matou o note... Agora com relação a sua explicação em relação ao AGC, foi a melhor que vi até hoje
Meu primeiro PC tinha 4 Mb de RAM. Era um 386 e o HD tinha 220 Mb. Rodava Windows 3.1, depois 3.11. Agora você me apresenta essa máquina, só posso olhar por enquanto.
Parabéns pelo vídeo, já pesquisei muito sobre esse computador e o programa Apollo antes mesmo de existir o youtube, interessante que é hoje tem pessoas que emulam ele inclusive com os códigos fontes originais, tem muito material na rede. Já os computadores soviéticos são um mistério, seria interessante um vídeo a respeito.
Excelente vídeo!!! Mais uma vez parabéns pela qualidade do conteúdo do vídeo!! Um dos que eu mais esperava, pois estava ansioso em conhecer mais sobre o AGC. Esse canal é show de bola!! Pena esse notebook não ser financeiramente acessível para pessoas comuns..
Opa! Correção importante! Aos 11:52 digo que o clock interno do AGC era 1024 MHz, quando o número correto deveria ser 1,024 Mhz - ou seja, por volta de 1 MHz. O uso de ponto para marcar decimais no inglês me confundiu durante a pesquisa e passou em branco na hora da revisão, perdão! 😓 Mas aproveitando para complementar a informação: o oscilador do AGC tinha uma frequência de cerca de 2 MHz, mas o sinal era dividido antes de ser usado - daí vem o número de ~1 MHz. Se você for ler sobre o AGC pode acabar vendo um dos dois números, dependendo do que o autor em questão escolheu usar.
Agora faz mais sentido, eu fiquei admirado pensando: "o quê?, 1 GHz?"
@@nerdleituras2242 overclok kkkk
@@editor9361 1 GHz no tempo do AGC?
Eu já tinha me impressionado...
Erro simples ! Não arranha a grandeza do seu vídeo!! Você está de parabéns
Tomara que esse vídeo tenha ótimo alcance. Excelente conteúdo, pesquisa e produção. Deve ter dado muito trabalho, mas o resultado ficou show!!
Obrigado, meu querido! 😄
Adoro ver as empresas patrocinando canais de ciências, sobem no meu conceito ❤️
Quando me formei em 1983 fui trabalhar na WEG que na época estava implantando o departamento de automação e um dos primeiros CLPs era com uma estrutura parecida com o AGC totalmente discreto com CIs as memórias eram EPROMs de 32K e a RAM de 4K e cerca de 32 instruções de programação mas com um IO muito robusto que dava para fazer sistemas de automação bem sofisticados a vantagem destes equipamentos como as instruções são fixas é muito tranquilo fazer controle em tempo real.
oi boa tarde, eu me formei no 1985 e fui trabalhar na indústria, o clp web se converteu no comando de apertura de chaves com carga, ate hoje ok o popular s1 é da web, infelizmente ABB acabou com as pretenciosas ideias da web
E a linguagem de programação era o Assembly linguagem de baixo nivel porém poderoso
Parabéns pelo vídeo, só faltou mencionar a Margaret Hamilton, responsável por salvar a missão com seu código, além de responsável pela noção do que hoje chamamos de engenharia de software.
Uma história de superação tecnológica. Pra nós da computação, é realmente impressionante como tudo "funcionou".
Esse vídeo ficou espetacular! O único fato que faltou foi a respeito dos alarmes 1201 e 1202, ocorridos no AGC durante o processo do pouso na superfície lunar, os quais deixaram tanto os astronautas, quanto o pessoal de Houston, muito preocupados e apreensivos.
Esse merece um vídeo específico! Prometo que vou fazer 😄
@@DobraEspacial certo de que haverá menção especial a Gene Kranz. Parabens pelo seu espetacular trabalho!
Comparar o AGC a uma simples calculadora foi algo comum (ainda é) em muitas reportagens na TV aberta.
Já havia lido sobre o AGC em sites dedicados, mas esse vídeo condensou as informações. Ficou ótimo! Parabéns!
Faltou falar da programadora Margaret Hamilton que criou o codigo fonte, só isso vale mais um video com certeza, na época ela questionou os chefes do projeto sobre possíveis erros dos astronautas e lhe garantiram q eles não cometeriam erros básicos, mas , ela previu isso e na hora de pousar na Lua eles erraram sim e seu bom senso salvou o dia
Ela com certeza merece um vídeo próprio! Pode deixar que farei 😄
Meu entendimento sobre os assuntos abordados em seus vídeos é "ZERO", mas acompanhar suas explicações é fascinante amigo! Parabéns! Você é excelente no que faz! E torna o assunto, inclusive para quem é leigo extremamente interessante. 👏🏻
Aeronaves modernas tbm tem computadores que parecem arcaicos. Uma aeronave que fez seu primeiro voo hoje teve seus sistemas pensados 20 anos antes, no inicio do projeto, além do fato que o avanço na aviação não segue como base nossos computadores ou smartphones.....tudo é muito mais lento, e o foco é na confiabilidade.
Nesses setores realmente a segurança segura a velocidade da chegada das novidades recentes até os sistemas de funcionamento. Pelo que vi depois que mais de 15 anos que explodiu o uso de telas sensíveis ao toque, só agora as fabricantes de aviões possuem feito por eles, modelos confiáveis o bastante para pensar em trazer para novos aviões.
Uau!! Vídeo muito bacana, faz justiça aos computadores utilizados no programa Apolo. Fui desenvolvedor de software no inicio de minha carreira e como apontou a complexidade esta no tratamento das entradas e saídas, trata-las não pode impedir o processamento. Seu cuidado com a pesquisa e produção é inspirador. Parabéns.
Até a abertura da caixa do Asus foi legal.
Desejo sucesso e que seu esforço seja recompensado.
Muito obrigado, meu caro! 😄
Deixe-me pedir um favor, e explico: temos alguns canais tipo "Space..." onde tradutores buscam as informações nos sites estrangeiros e mesmo assim, conseguem nos encher de bobagens e idiotices. Infelizmente, por falta de coisa melhor, tem muita gente que os seguem, acreditando que recebem informações de qualidade. Acredito que vc pode assumir esse protagonismo, acompanhando mais de perto a evolução da tecnologia de foguetes, particularmente da Spacex.
Excelente vídeo.
manivela, pedal, alavancas, direçao
Mesmo que não fosse a Lua, tamanha pesquisa e desenvolvimento moveu o planeta inteiro.
Quem gosta de simuladores e quiser saber como operar o AGC, bem como toda a nave Apollo, recomendo o Reentry que roda em PCs e está a venda na Steam. Nele dá pra se ter uma boa idéia do que essa maravilha era capaz. Além da Apollo, tem também as missões Mercury e Gemini.
Não conhecia esse! Vou testar.
Um abraço e admiração por alguém bem novinho se preocupando por coisas que aconteceram antes dele nascer , mais ele ta certo é a melhor forma de aprender, da fonte, da raiz, onde o conhecimento é dado a quem merece e trabalha por aprender, eu me inicie em linguaje maquina, passei a assembler e logo acabo se , ainda acho o C o melhor, um abraço e força e fe
A precisão para o acoplamento é de tamanha complexidade que impressiona. Imagine hoje, reduzir ao máximo o peso de hardware, redunzindo em muito o consumo de energia necessário...
Moço seus vídeos são de uma qualidade excepcional! Edição, pesquisa, imagens! Parabéns viu!!
Esse AGC era um computador dedicado, ou seja, sua capacidade de processamento era concentrada em uma só tarefa. Por isso, era muito mais poderoso do que os números dão a entender
exatamente.!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parabéns pelo carinho e cuidado que vc produziu o vídeo. 😍
Wow! Asus é a marca oficial dos fogueteiros! Coisa mais linda esse note! O pessoal costuma dizer que a Apollo conseguiu ir para a Lua com uma fração do processamento/memória dos dispositivos atuais, bom se capacidade computacional bruta fosse proporcional ao quão longe poderíamos ir, com esse Asus lindão nós já teríamos ido e voltado até Plutão.
Hahahahaha com certeza
Eu amei a forma como a propaganda foi feita. Totalmente integrada ao assunto e ao contexto, de forma que se vc a tirar do vídeo falta alguma coisa. Parabéns!!! Sucesso!! tudo de bom!
eu trabalhei em min novinho z80 (1988) em asembler 64kb (não KB) era muita memoria , um abraço
o tanto de tecnologia criada no programa apollo é sensacional, naquela epoca chegarem a esse feito
Depois de sua explicação sobre esse computador, eu só tenho a dizer que isso é pura tecnologia e robustez, é praticamente um computador digital artesanal, feito sob medida para o seu propósito, simplesmente perfeito!
Sensacional o vídeo! Uma aula de computação!
Esse video e o dos centros de comando e controle das missoes apollo são os meus vídeos preferidos aqui no canal❤❤❤
Que show cara! Imagino você trabalhando para uma grande empresa de tv paga. Espetáculo! Você merece!!!
Meu super respeito aos desenvolvedores deste computador
tão fazendo propaganda braba no youtube kk, o lado bom é que o Dobra Espacial é o canal que de longe mais investiu em conteudo ao trazer o anuncio
Parabéns pelo vídeo, sou também um entusiasta da Astronáutica. Percebo sua paixão e entusiasmo e a sua entrega na defesa da Ida do homem à Lua.
Eu imagino sim que esse vídeo foi apenas a superfície pois deve ter sido difícil para você escolher os melhores tópicos.
Uma coisa que as pessoas não imaginam e que você concerteza sabe é que toda vez que um Anti-homem foi a Lua faz uma viagem de um ponto A para um ponto B a bordo de um 737 ou A320 ou E-190, ele está usufruindo de uma viagem programada por um sistema que deriva do sistema de navegação Inercial das missões Apollo.
Eu ficaria muito contente em assitir algum vídeo seu correlacionando a Aeronáutica com a Astronáutica, nos últimos tópicos você mostrou uma imagem de um protótipo usando o DSKY no teste dos sistemas fly-by-wire.
Outro aspecto importante, a ênfase que você deu a respeito do pouso de Armstrong e Aldrin, quando Armstrong fez o pouso manual. Algo que pouca gente mesmo repara a respeito da missão Apollo 11.
Que maravilha de conteúdo eim meu amigo! Parabéns por mais este sensacional vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vídeo excelente!! Super didático!! Inscrição feita 💜!!
Parabéns professor ! Espetacular vídeo , muito esclarecedor , imagino o trabalho de " garimpar " imagens tão esclarecedoras e de excelente qualidade . Seu amor a ciência fica claro com a qualidade de que como foi elaborado este vídeo . PARABÉNS ! 1 Mhz ou 1 Ghz não tem a menor importância pela grandeza do seu trabalho .
Eu tive uma calculadora alfanumérica programável de bolso HP 41 CV que tinha expansões de memória e I/O muito interessantes para é época (década de 80), inclusive também fez parte do enxoval dos astronautas do Space Shuttle (en.wikipedia.org/wiki/HP-41C), na versão para missão ele tinha pré-programadas vários rotinas úteis como ajuste de CG em função do consumo dos tanques de combustível e inclusive rotinas completas de calculo de reentrada em backup ao computador da nave. Assim caso este falhasse , os pilotos teriam como calcular os ângulos de reentrada, as coordenadas de ignição e os tempos de ignição. Mas mesmo esta calculadora já da era do silício ainda tinha memória bem inferior ao AGC. Depois tive uma 28S que tinha 32 kb de RAm, mas nenhuma capacidade de expansão, embora tivesse uma avançado Sistema operacional algébrico). No meu estágio na Universidade tínhamos outro produto usando no desenvolvimento de projetos da NAS o HP 9825 (CPU Motorola 6800 8 bits, 16 kb RAM expandido para 64 kB), que nem tinha tela, apenas uma linha de 40 caracteres alfa numéricos uma impressora térmica de 16 colunas e um leitor de fita de duas trilhas, algo até que parecia simplório frente aos computadores Z80 da época ou CPM (pré-DOS), sua linguagem de programação o HPL era baseado em comandos mnemônicos de 3 caracteres em sua maioria, mas este sistema era muito poderoso pela sua capacidade de expansão tanto de software (Via cartões ROM como nos Atari, tinha ROM Potter, ROM Matrix, etc), quanto de hardware, com interfaces RS 232, RS422, HP-IB 8 bits data e 5 bits endereço (Hewlett Packard Interface Bus, depois virou IEEE 488 GP_IB, General Purpose Interace Bus), GP-IO 16 bits data High Speed single periferical, RTC, etc. Pois com este sistema dava para automatizar qualquer máquina da época poderia ser desde uma máquina ferramenta até uma nave espacial, uma sistema fantástico. Depois ainda tive HP 48S, HP 49GX, Hoje uso estes firmwares de calculador no meu Galaxy, e escrevo ainda de uma Workstaion Mobile HP Zbook de 5 º geração, hexacore Zeon e Nvidia Quadro. Acabei ficado Fan destes sistemas americanos que marcaram época.
mais uns detalhes tecnicos do AGC:
para excitar o display dele, era usado uma fonte que gerava 300V em corrente continua.
os circuitos integrados usados para construir ele eram da tecnologia RTL, a mais comum tecnologia de porta lógica q existe hoje é a CMOS e a segunda mais comum(que equipava os fliperamas e vídeo games antigos por exemplo) é a TTL, que ainda é amplamente usada.
o oscilador do AGC é um cristal de quartzo, que é usado em qualquer eletronic micro processado.
desde um atari até um mainframe, é possivel achar um desses componentes.
A notificação que eu precisava receber ❤️
Parabéns! Seus vídeos são CONHECIMENTO, algo muito além do que se chama "conteúdo".
Queria ter um filho como você! Parabéns!
ASUS!! sou muito fã!! tive um ROG notebook de 17" , de longe a melhor máquina que já tive!! Parabéns pelo vídeo espetacular!
que bela pesquisa merece um super like
Top de mais esse seu vídeo!
Vc é nota mil Dino!
Galera assistam o vídeo da CPU da Apolo, linkado aqui no vídeo . Muito legal também .
Desculpa, mas trabalho com firmware tanto em Assembler quanto em "C" utilizando microcontroladores de 4kb e 8kb de flash, com clock de 4 MHz, e da para fazer muita coisa se não utilizar interface gráfica, utilizamos esse microcontroladores para controle de elevadores modernos, que controla o fluxo dos passageiros em cada chamada...
Por que desculpa? Só informação que agrega ao vídeo, po! Hahaha sempre legal saber desse tipo coisa
Que legal cara! Assembler é o pai das linguagens de programação, o codigo original que foi usado para levar o homem a lua está no github e foi escrito em Assembler (não lembro qual em especifico) tava dano uma olhada, é fascinante saber que aquelas instruções foram tão importantes pra humanidade, faz eu amar ainda mais nossa profissão!
Incrível, acredito que você tem o melhor canal de conteúdo espacial aqui do Brasil, parabéns pelo esforço em manter ele por tantos anos.
Parabéns pelo conteúdo e pela narração! Vlw
Vídeo maravilhoso.
De todos os canais que fez publi desse PC, foi o único que me fez ir querer comprar.
Só querer mesmo, porque dinheiro mesmo eu não tenho
Cara, que notebook é esse meu. Que coisa linda.
Excelente trabalho. Valeu pelas informações. O tipo de vídeo que jamais esqueceremos, até para uma aula. Abraços.
parabens @asus o menino e ouro e os seus videos sensacionais
Garoto, que belezura de vídeo ! Parabéns pelo trabalho de pesquisa, edição e narração... confesso q assisti até o final e deu uma vontade danada de comprar o notebook. Ganhou mais um inscrito !
Meu amigo, acompanho tuas postagens desde o início. Seus vídeos são sempre sensacionais mas neste você se superou.
Parabéns pela produção e pelo conteúdo. Admiramos teu trabalho.
Abraço
Gilson - POA-RS
So pra constar: Excelente video. Voce se supera com as explicações. Muito obrigado pelo seu canal, conteudo de alto nivel.
Parabens.
Parabéns! excelente vídeo e trabalho de pesquisa.
Até hoje está cheio de sistemas computacionais por aí que usam Microcontrolador de 8 Bits com barramento de dados de 12 Bits e 4k de memória
Eu amo essa abertura
Esses vídeos sobre o programa Apollo são bons demais 👏👏👏👏👏
gostei muito desse vídeo foi muito bem elaborado... agora estou esperando a aula do agc... parabéns foi show!!
Ótimo vídeo! AGC : obra prima da engenharia 🙌🏻
video incrivel cara parabens pelo seu trabalho 😁
Ótimo vídeo e conteúdo.
Excelente vídeo. Parabéns. Continue. Muito obrigado.
O preço do Asus tb é incrível.
Espetáculo! Cada vídeo uma aula, um mundo maravilhoso. Parabéns mais uma vez.👏👏👏
Esse vídeo foi foda!
Parabéns, show de bola!
ESPETACULAR programa. Parabéns vc é muito capaz ,em exoert🎉😂
Cara, cada vídeo do Dino é uma obra de arte.
Notificação booooaaaa!! haha
4kb de ram era mais do qie suficiente pros sistemas antigos, o motivo e que tais sistemas nao tinham como exigir altas quantidades de ram pois na época nao existia essa tecnologia, aliás uma regra básica e que quanto mais antigo o sistema menos hardware ele exige e quanto mais atual mais hardware exige...
isso que fico pensando. nos anos 90 a gente achava que os computadores hoje seriam muito mais rápidos. Mas até 2015 se eu apertasse ctrl+p no word o tempo pra abrir a janela de impressão em um computador moderno com word recent seria o mesmo tempo praticamente que um computador de 1996 rodando windows 95 com word 95. Aí eu pensava é a mesma tarefa só o programa é mais boitinho por que não ficou mais rápido. Aí logo veio o SSD e tudo finalmente melhorou.
Pensa numa publicidade bem feita! Ótimo conteúdo do começo ao fim!
Valeu pelas 12 horas de edição do vídeo. Ótimo vídeo e explicação
Obrigado, André! 😄
O ser humano só não é capaz de fazer oq não quer. Teletransporte, vencer a morte, motor de dobra, tudo isso um dia vai existir. Loucos são os que não acreditam. O ser humano foi a lua dentro de uma lata de salsicha com uma calculadora no controle. Imagina oq vem a seguir.
Que vídeo fantástico, parabéns!!!
Excelente comunicação do assunto.
Vídeo espetácular parabéns
Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa.
Show todo trabalho, parabéns pra asus
Caramba esse teclado desalinhado no minuto 8:31 tava me agoniando kkkk
Ótimo conteúdo, sempre interessante. Esse menino que apresenta é muito gente boa.
Cada vídeo é uma aula. Parabéns
Adorei o vídeo, traz mais!
Sempre é bom de informar, parabéns pelo vídeo.
como sempre mais uma obra de arte.. parabéns pelo conteudo.
Tu fala bem, tem ótima apresentação. Parabéns e sucesso.
video excepcional como sempre
Sempre um excelente vídeo!
Esse Zenbook é maravilhoso
é incrível a evolução da tecnologia, Pensar que daqui há uns 20/30 anos um computador com 1TB de RAM por exemplo poderá ser um computador "Super Básico"
Será pois o silício que é extraído da areia esta chegando no seu limite de miniaturização e ainda não apareceu nada que possa substituir que tenha baixo custo e atenda a alta demanda do mundo, a evolução de processadores esta meio estacionada não anda tão rápido como foi entre os anos 70 e 2010 a não ser que descubram um material revolucionário ou uma técnica de fabricação revolucionária e de baixo custo pra substituir a atual o que se tem apresentado já a 10 anos são apenas promessas de laboratório fora da realidade industrial.
Amigo, parabéns pelo vídeo e pelo merchan. Fico muito feliz de ver o tamanho do canal, quando cheguei aqui era tudo mato hahahaha
Notebook top demais até chegar na parte do SSD... 1o só 512gb?!? É como se fosse o AGC de hoje kkkk Podiam colocar aí um NVME 2.0 de 1TB pelo menos - de resto tá top demais, mas isso aí matou o note...
Agora com relação a sua explicação em relação ao AGC, foi a melhor que vi até hoje
E pensar que hoje, um termômetro possui um hardware mais potente que o computador que levou o homem pra lua.
VÍDEO MARAVILHOSO!!!!!!! PARABÉNS!!!!!
Meu primeiro PC tinha 4 Mb de RAM. Era um 386 e o HD tinha 220 Mb. Rodava Windows 3.1, depois 3.11. Agora você me apresenta essa máquina, só posso olhar por enquanto.
Meu primeiro computador tinha 640k de RAM e HD 10MB com interface MFM. Saudade do G=C800:5
Muito bom! Pesquisa bem detalhada.
Parabéns pelo vídeo, já pesquisei muito sobre esse computador e o programa Apollo antes mesmo de existir o youtube, interessante que é hoje tem pessoas que emulam ele inclusive com os códigos fontes originais, tem muito material na rede. Já os computadores soviéticos são um mistério, seria interessante um vídeo a respeito.
Cara que trabalho espetacular, que Deus abençoe , melhor canal
Excelente vídeo!!! Mais uma vez parabéns pela qualidade do conteúdo do vídeo!! Um dos que eu mais esperava, pois estava ansioso em conhecer mais sobre o AGC. Esse canal é show de bola!! Pena esse notebook não ser financeiramente acessível para pessoas comuns..
Conteúdo de qualidade! Valeu
impressionante explicação!
Excelente conteúdo, parabéns!
Parabéns, mais um ótimo vídeo.