bom dia, ótima explicação dps de muito procurar achei esse video sobre vigas alavancas e equilíbrio, finalmente uma explicação visual e clara, obrigado pelo video gratidão, fiquem com Deus parabens ao canal, ganharam mais um inscrito o/ por mais videos como esse ate mais se cuidem 💘💘💘💝💝💝😼😻😻
Cara, vc mitou nesse modelo. A didática que já era top, melhorou 100%. Parabéns de mais. Vc com essa impressora 3D vai “destruir” (construir) no ensino da engenharia.
É a teoria sendo explicado na prática com uma didática que usa objetos simples que parece brinquedo para ensinar assuntos sérios facilitando a compreensão dos alunos.
Qual seria a diferença da viga alavanca para a de travamento? Trabalho em obra predial e já tivemos alguns problemas com excentricidade de estacas, em contato com a projetista, nos foi orientado a trabalhar com vigas de travamento do qual daria melhor estabilidade para a viga. Tem alguma diferença entre travamento ou alavanca? Parabéns pelo vídeo!!
Perfeito e esclarecedor . Mas tenho uma dúvida sobre essa diferença na viga alavanca , ele tem que ser assim ou pode ser na mesma altura de um lado ao outro , ela pode ser menos alta que a sapata , tipo se a sapata tem 60 de altura , a viga alavanca pode ter 40 cm de altura , ela precisa começa rente ao solo igual a sapata ou pode ser como o lado esquerdo , no caso do exemplo do vídeo .
Parabéns pelo vídeo, mas tenho uma dúvida, por exemplo meu terreno tem 5x25, é geminado, quer dizer tem construção nas duas laterais....então as paredes laterais terão q ter praticamente todas sapata de divisa, terei q por viga alavanca em todas as sapatas? Mesmo tendo o solo firme?
Tenho percebido que, em alguns prédios do Rio, alguns pilares estando distante a divisa do terreno, ou seja, muito difícil haver vigas de equilíbrio terem sido adotadas, seja sapatas, seja blocos de coroamento. Pra não dizer impossível. Se, por acaso, não foram adotadas vigas de equilíbrio, então, ponto para os arquitetos que fizeram os projetos arquitetônicos desses prédios.
Opa Parabéns pelo conteúdo Mas eu ainda tenho uma dúvida, Quando tem que colocar essa viga de equilíbrio, msm assim em cima coloca a viga baldrame no caso conhecida como o acintsmento de baixo? Ou a viga de equilíbrio ela pega de baixo até a altura do acintsmento inferior?
muito boa explicação, mas para mim você descreveu exatamente a viga baldrame, ela fica exatamente no mesmo lugar, juntando as duas colunas, na mesma profundidade acabando no nível do contrapiso, qual a diferença então de uma baldrame a uma alavanca detalhadamente? e outra, a viga baldrame no caso ficaria acima dessa viga de apoio?
O resumo do resumo é que a baldrame vc constrói um pouco mais acima, partindo do pescoço do Pilar e ela é bem esbelta. A viga alavanca parte da parte inferior da sapata até o topo dela e vai até a outra sapata. Sem contar que tanto a área de concreto Qt a ferragem são muito mais robustos.
Bom dia Felipe! Essa viga alavanca precisa ir afinando até chegar a sapata de apoio ou eu posso fazer ela toda na mesma altura do começo ao fim? Se que vai gastar um pouco mais de ferro e concreto, mas facilita na montagem e escavação.
Prof. Estou fazendo sapata corrida em um terreno aclive, sendo em degrau, o nível para começar a casa estar 3 metro. Gostaria de mandar algumas fotos para avaliação.
Engenheiro no caso de um bloco de coroamento de canto como seria? Tô com essa dúvida já fiz perguntas em outras canais mas ninguém respondeu, vc poderia me ajudar?
O dimensionamento da sapata de divisa no eberick, pelo menos na minha versão, não detalha a viga de alavanca... detalha somente a sapata... posso confiar no dimesionamento dela sem a viga de equilibrio?
Muito bom! Dúvida, qual comprimento máximo para se por uma viga alavanca? Entre dois pilares de divisa com 5m, da pra fazer uma viga alavancar de um para outro? E no pilares de canto, como fica essa viga alavanca, teria.que ser duas?
Bloco de coroamento não traz o mesmo problema que sapata porque as estacas permitem que você crave ou perfure bem próximo ao limite do terreno, sem que haja necessidade do bloco ficar excêntrico em relação às estacas
A sapata menor (a que levantou quando foi aplicada a força) é uma sapata de divisa onde não há como centralizar o pilar na sapata pois o mesmo fica na divisa entre o terreno e o terreno do vizinho, onde não podemos invadir. Já sobre a dimensão da viga, a diferença nas seções ocorre por conta do pico de momento estar localizado no ponto máximo da excentricidade da sapata de divisa, o que exige uma dimensão maior da seção da viga. Nada impede de usar a mesma seção para toda a viga, porém, haverá uma gasto a mais em concreto e também em aço já que será necessário estribos maiores nas regiões de menor momento.
Boa noite engenheiro, essa viga alavanca, seria a mesma viga de equilíbrio ou teria alguma diferença técnica em relação a sua função ? Já executei algumas porem nao havia nenhum elemento travando ela na outra ponta.
Melhor explicação que já havia visto sobre o tema. Obrigado!
Explicação visual e simples!
Didática que não tive em minha graduação.
Parabéns Felipe!
Perfeito Felipe.
Muitos ignoram esta viga e simplesmente deixam como viga baldrame, que na armação e tamanho nada tem a ver com viga alavanca.
Abraço
Excelente Felipe...
Algo complexo explicado de forma simples.. assim qualquer um entende.👏👏
bom dia, ótima explicação dps de muito procurar achei esse video sobre vigas alavancas e equilíbrio, finalmente uma explicação visual e clara, obrigado pelo video gratidão, fiquem com Deus parabens ao canal, ganharam mais um inscrito o/ por mais videos como esse ate mais se cuidem 💘💘💘💝💝💝😼😻😻
Cara, vc mitou nesse modelo. A didática que já era top, melhorou 100%. Parabéns de mais. Vc com essa impressora 3D vai “destruir” (construir) no ensino da engenharia.
Muito boa didática, simples e objetiva
Excelente explicação, ótima didática.
Parabéns! Com esses elementos impressos, o entendimento fica suave.
Muito bom, parabéns
Parabéns, esse semestre estou vendo estruturas essa suas aulas é muito boa esta ajudando muito
Excelente explicação, meus sinceros parabéns.
Excelente demonstração!!!
Parabéns, Felipe! O trabalho que você faz aqui no canal é sensacional! Sem dúvidas um grande complemento pro que a gente vê na sala de aula 👏👏👏
Parabéns pelo conteúdo ! Parabéns pela didática !
Muito bom Felipe, sensacional, como sempre.
O tempo do vídeo ta ótimo, eu gostei muito
Forte abraço
Opa de muita importancia msm essa viga em ....parabéns pra vcs que estudaram essas coisas....
Felipe cada vez melhor com seus vídeos, é impressionante, isso é Engenharia, melhor canal do ramo no youtube.
Parabéns,Felipe.
Obrigado Caio!! Você é o cara!!
É bem preciso esse vídeo! valeu, professor!
Melhor canal!
Muito bom cara melhor vídeo sobre o assunto
didática nota 10.
Muito Bom Felipe
Baaaa estava com dúvidas... estava!
Valeuuuu
Deus abençoe
Muito bom parabéns ...
Valeu.
É a teoria sendo explicado na prática com uma didática que usa objetos simples que parece brinquedo para ensinar assuntos sérios facilitando a compreensão dos alunos.
Ficou mas facio entender valeo felipe
Perfeito, perfeito?!
A viga alavanca pode ser utilizada em qualquer tipo de solo???
Ótima explicação...
Muito bom. 👏👏👏
Boa noite sou pedreiro apaixonado por obra
muito bom ajuda muito
Tô fazendo minha casa e fiz uma sapata de divisa assim, mas não fiz viga alavanca, tem como fazer agora com a sapata já feita? Responde aí por favor.
Qual seria a diferença da viga alavanca para a de travamento? Trabalho em obra predial e já tivemos alguns problemas com excentricidade de estacas, em contato com a projetista, nos foi orientado a trabalhar com vigas de travamento do qual daria melhor estabilidade para a viga. Tem alguma diferença entre travamento ou alavanca?
Parabéns pelo vídeo!!
Parabéns......
Parabéns
SHOW!!!
⚠️ Ótimo video!!!
agora quando a sapata de divisa é no canto, tem que ter a viga de alavanca para os dois lados🤔 ???
Parabens seu felipe
Es posible calcular viga alavanca con el software altoqi?
SHOW
Bom dia doutor mesmo se tiver estava ou broca nessa sapata de divisa é obrigatório essa vjga
Perfeito e esclarecedor .
Mas tenho uma dúvida sobre essa diferença na viga alavanca , ele tem que ser assim ou pode ser na mesma altura de um lado ao outro , ela pode ser menos alta que a sapata , tipo se a sapata tem 60 de altura , a viga alavanca pode ter 40 cm de altura , ela precisa começa rente ao solo igual a sapata ou pode ser como o lado esquerdo , no caso do exemplo do vídeo .
Top!!
Parabéns pelo vídeo, mas tenho uma dúvida, por exemplo meu terreno tem 5x25, é geminado, quer dizer tem construção nas duas laterais....então as paredes laterais terão q ter praticamente todas sapata de divisa, terei q por viga alavanca em todas as sapatas? Mesmo tendo o solo firme?
Boa
Tenho percebido que, em alguns prédios do Rio, alguns pilares estando distante a divisa do terreno, ou seja, muito difícil haver vigas de equilíbrio terem sido adotadas, seja sapatas, seja blocos de coroamento. Pra não dizer impossível.
Se, por acaso, não foram adotadas vigas de equilíbrio, então, ponto para os arquitetos que fizeram os projetos arquitetônicos desses prédios.
Bom dia eu amigo, top né. Mas quem faz a locação dos pilares não seria o engenheiro calculista?
Uma esclarecimento, por favor: é necessário que o esforço de equilíbrio gerado no outro pilar não esteja excêntrico, certo? Faz sentido a pergunta?
Mestre a viga de equilibrio e obrigado ficar na altura da sapata?
Ou podemos ancorar no toco, mais acima da esteira?
Obrigado!
uma viva baldrame ... não substituiria essa viga alanca em obras de pequeno porte?
Opa
Parabéns pelo conteúdo
Mas eu ainda tenho uma dúvida,
Quando tem que colocar essa viga de equilíbrio, msm assim em cima coloca a viga baldrame no caso conhecida como o acintsmento de baixo?
Ou a viga de equilíbrio ela pega de baixo até a altura do acintsmento inferior?
Não pideria ser mais didático, com a maquete ficou perfeito.
muito boa explicação, mas para mim você descreveu exatamente a viga baldrame, ela fica exatamente no mesmo lugar, juntando as duas colunas, na mesma profundidade acabando no nível do contrapiso, qual a diferença então de uma baldrame a uma alavanca detalhadamente? e outra, a viga baldrame no caso ficaria acima dessa viga de apoio?
O resumo do resumo é que a baldrame vc constrói um pouco mais acima, partindo do pescoço do Pilar e ela é bem esbelta. A viga alavanca parte da parte inferior da sapata até o topo dela e vai até a outra sapata. Sem contar que tanto a área de concreto Qt a ferragem são muito mais robustos.
aonde vc conseguiu esse material para simular a viga alavanca?
Top
Bom dia Felipe! Essa viga alavanca precisa ir afinando até chegar a sapata de apoio ou eu posso fazer ela toda na mesma altura do começo ao fim? Se que vai gastar um pouco mais de ferro e concreto, mas facilita na montagem e escavação.
Pode sem problemas, mas dependendo do caso a seção fica muito grande, o que pode ficar significativamente mais caro...
ok. Obrigado pelas dicas.
Top essa didatica com recurso de pecas , fez na um preso 3d ?
Sim em 3D!!
Prof. Estou fazendo sapata corrida em um terreno aclive, sendo em degrau, o nível para começar a casa estar 3 metro. Gostaria de mandar algumas fotos para avaliação.
Engenheiro no caso de um bloco de coroamento de canto como seria? Tô com essa dúvida já fiz perguntas em outras canais mas ninguém respondeu, vc poderia me ajudar?
O dimensionamento da sapata de divisa no eberick, pelo menos na minha versão, não detalha a viga de alavanca... detalha somente a sapata... posso confiar no dimesionamento dela sem a viga de equilibrio?
Muito bom!
Dúvida, qual comprimento máximo para se por uma viga alavanca?
Entre dois pilares de divisa com 5m, da pra fazer uma viga alavancar de um para outro?
E no pilares de canto, como fica essa viga alavanca, teria.que ser duas?
Entre dois pilares de divisa, uma equilibra a outra. Porém, o momento nessa viga será bem maior e ela precisará será bem mais robusta.
E se fosse um bloco de coroamento na divisa?
Bloco de coroamento não traz o mesmo problema que sapata porque as estacas permitem que você crave ou perfure bem próximo ao limite do terreno, sem que haja necessidade do bloco ficar excêntrico em relação às estacas
Percebo que em residências nunca utilizam essa técnica, tem um limite máximo de carga no qual a utilização de viga alavanca possa ser desconsiderada?
Olá, por que as sapatos são diferentes,se tivesse o mesmo tamanho aconteceria a mesma coisa!
E essa alavanca, por que um lado é maior que o outro?
A sapata menor (a que levantou quando foi aplicada a força) é uma sapata de divisa onde não há como centralizar o pilar na sapata pois o mesmo fica na divisa entre o terreno e o terreno do vizinho, onde não podemos invadir.
Já sobre a dimensão da viga, a diferença nas seções ocorre por conta do pico de momento estar localizado no ponto máximo da excentricidade da sapata de divisa, o que exige uma dimensão maior da seção da viga. Nada impede de usar a mesma seção para toda a viga, porém, haverá uma gasto a mais em concreto e também em aço já que será necessário estribos maiores nas regiões de menor momento.
Boa noite engenheiro, essa viga alavanca, seria a mesma viga de equilíbrio ou teria alguma diferença técnica em relação a sua função ? Já executei algumas porem nao havia nenhum elemento travando ela na outra ponta.
Viga alavanca e de equilíbrio é a mesma coisa!!
Se a minha sapata já estive concretada
Amigo, a solução alternativa apresentada neste video é viável?...segue link: ruclips.net/video/qdVaOqaRQp8/видео.html
Sim. É possível também.
Showw
Boa noite Filipe tem que fazer a viga alavanca de um pilar mais próximo ela pode ser todas quadrada