Olá professor! Tenho 18 anos e decidi fazer o ano de 2018, um ano de estudo! Estou já animada para o Enem e vestibulares do final do ano! Então já comecei a estudar em casa. Escolhi não frequentar o cursinho pq gosto de estudar sozinha e também porque descobri excelentes professores e videoaulas no RUclips!! Por isso, estou escolhendo professores para cada disciplina! E vc será o meu professor de Física! Rsrsrs Estou ainda assistindo a vídeos antigos para aprender do zero! (Mas daqui a pouco te alcanço! Kkk) Só passei aqui para dizê-lo que aprecio muito as suas aulas! Continue assim! (Estou dando likes em todos os vídeos!) Força!!
Caio Vicente Os canais que recomendo: Química em ação e Exatas Exatas para química, professor Jubilut para biologia, Débora Alladim para história, Matematica Rio com professor Rafael para matemática, Descomplica para tudo. Tbm tem o canal Nostalgia que tem alguns vídeos de história explicados de forma bem descontraída e divertida! E ainda estou explorando o RUclips e procurando mais canais com conteúdos pedagógicos excelentes. Mas esses são os que mais gosto!
Tbm estou estudando para o vestibular... é meu segundo ano de estudo, e dessa vez decidi estudar sozinha... Além dos canais citados, tbm recomendo Marcelão da Química p/ química, e gramática em vídeo p/ gramática rsrs :)
Tinha vindo nessa aula e parecia grego kkkkk Passei uma semana, reassisti a sua e outras aulas do assunto e agora consigo entender o assunto graças a Deus... Quem tá desesperado sem entender, durma, descanse e deixe o subconsciente entender o assunto, e volte um tempo depois nas aulas e reassista tudo...
Não fiz o ensino normal, fiz supletivo no Ensino Médio, já assisti dezenas de aula de física e pra mim parece grego. Poxa, é muito difícil quando não se tem base. Vou conseguir, mas ainda não sei como.
Suas aulas agregam muito, utilizo elas para a minha preparação a concursos militares...se puder fazer alguns comentários ou uma resolução de provas da ESPCEx/AFA/EN agradeço!!!!! Continue com esse belo projeto que está atingindo alunos dedicados e focados por todo o Brasil 🇧🇷
Eu achei que no ex. 96 havia um retrofoguete atuando no sentido da velocidade, acabei somando as forças e achei o resultado pela metade sou muito desatento sempre acabo criando ou esquecendo coisas, mas como sempre uma ótima aula. Muito obrigado Boaro!
Boaro queria lhe agradecer por esse seu incentivo enorme com essas excelentes aulas e didática de ensino incrível.Aulas essas que com pdf me ensinaram muito(muito mesmo).E como você sempre diz faz "aula a aula"vai "passo a passo" que vai dá tudo certo e deu.Terminei ensino médio ano passado e com ajuda de meus professores na escola e você no you tube fui aprovado no curso de Engenharia Civil na Universidade estadual do maranhão(UEMA).Deus te abençoe👍Obs:Sempre divulgo seu trabalho para amigos 😆😅
Esse exercício 2 é muito lindo ! Primeiro tem que achar a velocidade angular, depois tem que converter em velocidade escalar, pra depois achar a força centrípeta. E a resposta é 7pi^2, que exercício que lindo
Que aula boa! Usando ela pra poder embasar meus conhecimentos de física. Tenho 17 anos e estou me preparando para concursos militares! Me desejem sorte 👑💛
Ótima aula professor! Não tenho palavras para descrever seu belíssimo trabalho que você nos disponibiliza grutuitamente...Que seu canal cresça muito e muito mais...Deus abençoe sua vida...Abraços!
obrigada pela aula excelente, professor! Muito bacana ver um conteúdo tão didático e educativo em uma plataforma gratuita. Sucesso sempre! Vou me inscrever no canal!
O Enunciado é exatamente esse: "Uma barra de massa desprezível, com 2m de comprimento, gira livremente ao redor de um ponto fixo, com velocidade angular de 1rad/s. Afixada sobre essa barra encontra-se uma massa de dimensões desprezíveis (considere-a pontual) à distância de 1m do ponto de rotação. Nessa situação, o vínculo entre a massa e a barra é modificado de forma que a massa possa deslizar livremente sobre a barra. Despreze a força gravitacional. A) Determine a velocidade angular da barra no momento em que a massa chega à extremidade da barra. B)Determine a velocidade da massa em relação à barra (ou velocidade radial) no momento em que a massa chega à extremidade da barra." Desde já agradeço!
Olá professor! Sou de Portugal e estou a tirar a minha Licenciatura em Biologia, amanhã tenho a minha 2º frequência de física e sinto que estou perdida mas os seus vídeos têm me ajudado imenso. Se poderia ir para lá amanhã sem ter assistido aos vídeos? Podia, provavelmente passaria à disciplina com 10 mas estou a lutar por pelo menos um 17 (em 20) e o seu canal está a ajudar-me imenso, li sobre o seu percurso e é incrível, muitos parabéns! Irei recomendar o seu canal a futuros colegas. Muito obrigado e boa sorte para o seu futuro, não tenho possibilidade de fazer uma doação mas se algum dia conseguir irei fazê-lo.
Óptimos exercícios. Fala professor, como está?Aqui é o Delton e gostaria de saber quando é que o professor começará a publicar aulas sobre a Física moderna? Sugeri num dos vídeos.
Eu não sei se estou certo, mas acho que deva ser isso mesmo, pois, no enunciado ele fala que nave está girando no seu próprio eixo, assim, entende-se que há uma aceleração centrípeta que pode ser calculada relacionando com a velocidade angular. Todavia, não sei se tá certo o meu pensamento, fiquei confuso tbm
Poderia usar qualquer uma das velocidades, tanto linear quanto angular, pois chegaria na mesma resposta. O referencial não é o da nave, mas sim o da Terra: a Terra é um referencial não inercial (não possui aceleração), só é possível saber se a nave e o astronauta está se mexendo se estiver um observador parado na Terra (desprezando a distância da visão humana) olhando para os dois. Poderia usar a nave como referencial caso o astronauta estivesse dentro dela, só que nesse caso a nave seria um referencial não inercial e a aceleração que a nave está tendo se transformaria, pelo princípio da equivalência de newton, em uma gravidade que atua dentro da nave, sendo essa tão legítima quanto a força gravitacional.
Professor, minha resolução do exercício 93 é diferente, você pode me informar se está certa?(deu o mesmo resultado): Vm=20pi/20 --> Vm=pi mv^2/r --> 70(p)i^2/10 --> 7(pi)^2
Bom dia, estou fazendo um exercício de uma massa pontual que, além de fazer um movimento circular, ela se move na direção radial de r=1 até r=2, anteriormente ela estava se movendo apenas no círculo, mas a partir de um instante ela é solta para se mover na direção radial também. Como fica a conservação da energia cinética para esse sistema? pode me ajudar por favor? ( a massa é M)
eu sempre tive muita dificuldade em fisica... so vendo a resoluçao mesmo, pq eu nunca sei fazer a questao sozinha... queria entender pq na questao 92 vc nao uso o peso, eu faria traçao menos peso eh igual a força centripeta. geralmente o peso tbm entra na conta neh
Professor, no exercício 95, eu não entendi bem o porquê de ser Frc= P-N. Eu entendi que a força pra baixo é maior, mas, se somarmos a normal nos dois lados, fica: Frc+N= P... pela soma, o correto não seria: Frc+P= N? Porque os vetores da Frc e peso estão pra baixo, e normal pra cima, estou errado?
A força normal (N) é uma força de contato (eletromagnética), ela existe somente quando há o contato entre dois corpos, nesse caso é o contato entre o carro e a Terra. Deve-se pensar da seguinte forma: O terra empurra o carro para cima então deve exister uma força NORMAL NO CARRO para CIMA, o carro empurra a terra pra baixo então deve existir NA TERRA uma força normal para BAIXO. No caso da força peso, é a própria Terra que aplica essa força NO CARRO, então necessariamente ela vai estar para baixo. O enunciado fala sobre as forças que agem sobre o carro, então será a força nomal para cima e a força pesa para baixo. Não existem outras forças atuando sobre o carro. O carro está realizando um movimento curvilíneo então necessário a força que está apontando para dentro da circunferencia precisa ser maior, pois caso a força peso anulasse com a normal ele estaria realizando um movimento retilíneo. A força resultante centrípeta está sempre na direção da aceleração centrípeta, no caso, a força peso é maior que a normal então a força resultante centrípeta precisar estar para baixo.
n só ela .. mas quando o corpo ta com velocidade constante rodando né, em circulo, ela mantem o movimento nessa trajetoria então sim ela mantem o movimento circular em alguns casos
A velocidade varia, o que não varia é o módulo da velocidade. Deve-se lembrar que velocidade é vetorial então ao longo da trajetória o sentido e direção dela vai mudando. A força centrípeta é a responsável pelo movimento curvilíneo pois ela é a responsável por alterar o vetor velocidade ao longo da trajetória, com isso sem ela o movimento seria retilíneo.
Força resultante centrípeta vale sempre Frctp=(M.V^2)/R. Deve-se lembrar da segunda lei de Newton Fr =m.a (Força resultando é igual a massa do corpo vezes a aceleração dele), sendo a aceleração centrípeta valendo (V^2)/2 então temos essa fórmula para a força resultante centrípeta. P-N depende da situação, pois existem casos em que a força normal é maior que o peso então seria N-P e existem casos em que a força peso é maior então seria P-N
Bearinhooooo, eu não to conseguindo acessar seu site para baixar os exercícios de conteúdo extra. O site diz que "a largura de banda foi excedida". O que ocorre?
Professor, no segundo exercício do astronauta eu usei a velocidade escalar em vez da angular e deu certo... Coincidência ou as velocidades max nesses casos se confundem?
Igualando as duas equações - velocidade escalar e angular - utilizando somente as variáveis é percebível que elas dão o mesmo resultado, então, por isso, acredito não ser coincidência. Mas, por via das dúvidas, é melhor usar a fórmula ' ω² x R ' nesses casos.
Não entendi no primeiro exercício pq a força centrípeta era a tração horizontal, e não uma reta inclinada, pq no desenho da questão ele tava girando pra cima, e no desenho do prof, tava tudo horizontal ? Kkk sou muito leiga
Anderson Oliveira só existe duas forças atuando a tração e o peso. A tração é igual a força centripida. Faz o papel. A força centripida devido a uma força fazer papel dela. Ela não é uma força que se aplica diretamente no corpo. Alguma força sobre corpo faz o papel dela. Ou alguma componente ou resultante das forças faz o. Papel 📄 dela.
Como o movimento é na horizontal. A força peso não influencia. Não se considera. A força peso é sempre na vertical pro centro da terra 🌏 consideramos sempre na vertical. Nesse caso ela não vai atuar na horizontal.
Olá professor! Tenho 18 anos e decidi fazer o ano de 2018, um ano de estudo! Estou já animada para o Enem e vestibulares do final do ano! Então já comecei a estudar em casa.
Escolhi não frequentar o cursinho pq gosto de estudar sozinha e também porque descobri excelentes professores e videoaulas no RUclips!! Por isso, estou escolhendo professores para cada disciplina! E vc será o meu professor de Física! Rsrsrs Estou ainda assistindo a vídeos antigos para aprender do zero! (Mas daqui a pouco te alcanço! Kkk)
Só passei aqui para dizê-lo que aprecio muito as suas aulas! Continue assim! (Estou dando likes em todos os vídeos!) Força!!
Caio Vicente Os canais que recomendo: Química em ação e Exatas Exatas para química, professor Jubilut para biologia, Débora Alladim para história, Matematica Rio com professor Rafael para matemática, Descomplica para tudo. Tbm tem o canal Nostalgia que tem alguns vídeos de história explicados de forma bem descontraída e divertida! E ainda estou explorando o RUclips e procurando mais canais com conteúdos pedagógicos excelentes. Mas esses são os que mais gosto!
se saiu bem?
Tbm estou estudando para o vestibular... é meu segundo ano de estudo, e dessa vez decidi estudar sozinha... Além dos canais citados, tbm recomendo Marcelão da Química p/ química, e gramática em vídeo p/ gramática rsrs :)
vc passou? foi bem no enem?
@@lis8861 Tem um canal muito bom chamado GABARITANDO COM CAIO TEMPONI de matemática, com videos bem bacanas! Recomendo você pesquise depois!
Tinha vindo nessa aula e parecia grego kkkkk
Passei uma semana, reassisti a sua e outras aulas do assunto e agora consigo entender o assunto graças a Deus...
Quem tá desesperado sem entender, durma, descanse e deixe o subconsciente entender o assunto, e volte um tempo depois nas aulas e reassista tudo...
Não fiz o ensino normal, fiz supletivo no Ensino Médio, já assisti dezenas de aula de física e pra mim parece grego. Poxa, é muito difícil quando não se tem base. Vou conseguir, mas ainda não sei como.
e ai aprendeu?
Com o tempo você estudando, seu nível vai melhorando. O importante é não desistir.
Não desiste não, eu acredito em você! Vai dá certo, devagar a gente consegue :)
Esse é o meu problema tbm! Não entendo nada!
Estuda matemática básica que tu desenrola
Suas aulas agregam muito, utilizo elas para a minha preparação a concursos militares...se puder fazer alguns comentários ou uma resolução de provas da ESPCEx/AFA/EN agradeço!!!!! Continue com esse belo projeto que está atingindo alunos dedicados e focados por todo o Brasil 🇧🇷
Melhor professor, entendi tudinho ❤❤❤
Melhor professor de física do Brasil!!!! Muito obg professor Boaro!
O Boaro me salvou na física sem ele eu não conseguiria saber nada
Eu achei que no ex. 96 havia um retrofoguete atuando no sentido da velocidade, acabei somando as forças e achei o resultado pela metade sou muito desatento sempre acabo criando ou esquecendo coisas, mas como sempre uma ótima aula.
Muito obrigado Boaro!
Amo suas aulas, Boaro!
Boaro queria lhe agradecer por esse seu incentivo enorme com essas excelentes aulas e didática de ensino incrível.Aulas essas que com pdf me ensinaram muito(muito mesmo).E como você sempre diz faz "aula a aula"vai "passo a passo" que vai dá tudo certo e deu.Terminei ensino médio ano passado e com ajuda de meus professores na escola e você no you tube fui aprovado no curso de Engenharia Civil na Universidade estadual do maranhão(UEMA).Deus te abençoe👍Obs:Sempre divulgo seu trabalho para amigos 😆😅
Por mais professores,por mais pessoas como Boaro!! Que Deus o abençoe e o ajude nesse projeto incrível!
melhor professor de física sem dúvidas
Boarinho é Demais!!!!!!!!!! meu livro de física chegará essa semana, juntamente com de matemática. Pronto para madrugar as respondendo!
Esse exercício 2 é muito lindo ! Primeiro tem que achar a velocidade angular, depois tem que converter em velocidade escalar, pra depois achar a força centrípeta. E a resposta é 7pi^2, que exercício que lindo
Que aula boa! Usando ela pra poder embasar meus conhecimentos de física. Tenho 17 anos e estou me preparando para concursos militares! Me desejem sorte 👑💛
Muita sorte!!!! Sucesso!! Bons estudos Thalia!
Ótima aula professor! Não tenho palavras para descrever seu belíssimo trabalho que você nos disponibiliza grutuitamente...Que seu canal cresça muito e muito mais...Deus abençoe sua vida...Abraços!
Poha, bom demais. E de graçaaaaa!! Começar a fazer os pix básicos pra ele.
tu é d+,me ajudou mt,valeeeeeeu Boaro!!!
Muito bom mestre!!!!
Obgd mestre.
Boaro, você é 10!
Cara vc se garante. Muito bom essas resoluções de exercícios. Show
vlw boaro, você é 1000 cara. que Deus te abençoe.
Melhor professor de física. Forte abraço, Boaro.
Lista de questões excelente!
obrigada pela aula excelente, professor! Muito bacana ver um conteúdo tão didático e educativo em uma plataforma gratuita. Sucesso sempre! Vou me inscrever no canal!
Bons estudos!
Sensacional! Sem palavras para o quanto me ajudou, professor. Parabéns pelo excelente trabalho!
Sua aulas são incriveis! Parabens!
O Boaro voltou a fazer vídeos! Vivaaaaaaaaaaaaaa! Valeu pela aula cara, quando eu passar pra alguma coisa eu vou te ajudar com doações.
Você é muito incrível!
Melhor professor!
parabéns pela aula e pelo óculos novo.
Excelente.
Obrigadaa 🤍
OBRIGADA, CONSEGUI APRENDER. EU INDICO SEU CANAL.
COM DEUS.
Obrigada!
O Enunciado é exatamente esse: "Uma barra de massa desprezível, com 2m de comprimento, gira livremente ao redor de um ponto fixo, com velocidade angular de 1rad/s. Afixada sobre essa barra encontra-se uma massa de dimensões desprezíveis (considere-a pontual) à distância de 1m do ponto de rotação. Nessa situação, o vínculo entre a massa e a barra é modificado de forma que a massa possa deslizar livremente sobre a barra. Despreze a força gravitacional. A) Determine a velocidade angular da barra no momento em que a massa chega à extremidade da barra. B)Determine a velocidade da massa em relação à barra (ou velocidade radial) no momento em que a massa chega à extremidade da barra." Desde já agradeço!
Olá professor! Sou de Portugal e estou a tirar a minha Licenciatura em Biologia, amanhã tenho a minha 2º frequência de física e sinto que estou perdida mas os seus vídeos têm me ajudado imenso. Se poderia ir para lá amanhã sem ter assistido aos vídeos? Podia, provavelmente passaria à disciplina com 10 mas estou a lutar por pelo menos um 17 (em 20) e o seu canal está a ajudar-me imenso, li sobre o seu percurso e é incrível, muitos parabéns! Irei recomendar o seu canal a futuros colegas. Muito obrigado e boa sorte para o seu futuro, não tenho possibilidade de fazer uma doação mas se algum dia conseguir irei fazê-lo.
muito bom, professor!
1:49 kkkkkk isso q eu tinha reparado, prof!! achei muito lindo seu novo óculos :) ótima aula, como sempre!!! prof, vc me ajuda muito!! obrigada!!
Muito Bom!!
Aí mestre Boaro, voce vai fazer as aulas de ondulatória quando? Gostei muito do seu canal, estou utilizando para estudar para EsPCEx!!! Abraços!
perfeitooooo
melhor professor
brabo entendi tudo
Muito Obrigado prof!
#EsPCEx2019
yae passou?
óculos ficou top!! aula mais top ainda hahahaha
Óptimos exercícios.
Fala professor, como está?Aqui é o Delton e gostaria de saber quando é que o professor começará a publicar aulas sobre a Física moderna?
Sugeri num dos vídeos.
boaro mestre
aula top... ficou bom o óculos novo também ! kkk
fera!
segundo comentario vc é o cara
Show
show Professor, poderia se possível postar o link da aula com a teoria, obrigado
Gente, pq no exercício 2 usa velocidade angular? É pq além do astronauta, a nave, que é o referencial, tb tá em movimento?
Eu não sei se estou certo, mas acho que deva ser isso mesmo, pois, no enunciado ele fala que nave está girando no seu próprio eixo, assim, entende-se que há uma aceleração centrípeta que pode ser calculada relacionando com a velocidade angular. Todavia, não sei se tá certo o meu pensamento, fiquei confuso tbm
Poderia usar qualquer uma das velocidades, tanto linear quanto angular, pois chegaria na mesma resposta. O referencial não é o da nave, mas sim o da Terra: a Terra é um referencial não inercial (não possui aceleração), só é possível saber se a nave e o astronauta está se mexendo se estiver um observador parado na Terra (desprezando a distância da visão humana) olhando para os dois. Poderia usar a nave como referencial caso o astronauta estivesse dentro dela, só que nesse caso a nave seria um referencial não inercial e a aceleração que a nave está tendo se transformaria, pelo princípio da equivalência de newton, em uma gravidade que atua dentro da nave, sendo essa tão legítima quanto a força gravitacional.
Boa noite, professor! Adorei suas aulas! Contudo, queria dizer que ao acessar seu site, dá erro :( então não consigo baixar as listas!
Aqui também está dando erro
E elaborei a conta diferente: mutipliquei o raio com a força , e o resultado, dividir com 8 e deu 10. Está certo nesta forma ?
Queria entender q fórmula eu uso, para cada exercício, ou o jeito d fazer cada exercício
Professor, minha resolução do exercício 93 é diferente, você pode me informar se está certa?(deu o mesmo resultado):
Vm=20pi/20 --> Vm=pi
mv^2/r --> 70(p)i^2/10 --> 7(pi)^2
Eu também fiz assim
Professor, ainda pretender voltar a gravar videoaulas de óptica/ondulatória/física moderna ??
professor, na primeira questao a força resultante centripeta nao deveria ser o peso do aviao+ traçao?
Bom dia, estou fazendo um exercício de uma massa pontual que, além de fazer um movimento circular, ela se move na direção radial de r=1 até r=2, anteriormente ela estava se movendo apenas no círculo, mas a partir de um instante ela é solta para se mover na direção radial também. Como fica a conservação da energia cinética para esse sistema? pode me ajudar por favor? ( a massa é M)
eu sempre tive muita dificuldade em fisica... so vendo a resoluçao mesmo, pq eu nunca sei fazer a questao sozinha... queria entender pq na questao 92 vc nao uso o peso, eu faria traçao menos peso eh igual a força centripeta. geralmente o peso tbm entra na conta neh
O primeiro exercício ficou confuso o raio. Coloquei 2
exatamente, 4 é o diametro, o raio era pra ser 2
N vei, a linha n tá exatamente no meio, ela tá mais do lado diminuindo o tamanho
No começo eu não tinha entendido nada mas agora Também não estou
Professor, no exercício 95, eu não entendi bem o porquê de ser Frc= P-N. Eu entendi que a força pra baixo é maior, mas, se somarmos a normal nos dois lados, fica: Frc+N= P... pela soma, o correto não seria: Frc+P= N? Porque os vetores da Frc e peso estão pra baixo, e normal pra cima, estou errado?
A força normal (N) é uma força de contato (eletromagnética), ela existe somente quando há o contato entre dois corpos, nesse caso é o contato entre o carro e a Terra. Deve-se pensar da seguinte forma: O terra empurra o carro para cima então deve exister uma força NORMAL NO CARRO para CIMA, o carro empurra a terra pra baixo então deve existir NA TERRA uma força normal para BAIXO. No caso da força peso, é a própria Terra que aplica essa força NO CARRO, então necessariamente ela vai estar para baixo. O enunciado fala sobre as forças que agem sobre o carro, então será a força nomal para cima e a força pesa para baixo. Não existem outras forças atuando sobre o carro. O carro está realizando um movimento curvilíneo então necessário a força que está apontando para dentro da circunferencia precisa ser maior, pois caso a força peso anulasse com a normal ele estaria realizando um movimento retilíneo. A força resultante centrípeta está sempre na direção da aceleração centrípeta, no caso, a força peso é maior que a normal então a força resultante centrípeta precisar estar para baixo.
Olá, o senhor pode fazer a correção do Enem 2017?
Ver 95 e passar as demais
A força centrípeta é sempre aquilo que mantem o movimento circular?
n só ela .. mas quando o corpo ta com velocidade constante rodando né, em circulo, ela mantem o movimento nessa trajetoria
então sim ela mantem o movimento circular em alguns casos
A velocidade varia, o que não varia é o módulo da velocidade. Deve-se lembrar que velocidade é vetorial então ao longo da trajetória o sentido e direção dela vai mudando. A força centrípeta é a responsável pelo movimento curvilíneo pois ela é a responsável por alterar o vetor velocidade ao longo da trajetória, com isso sem ela o movimento seria retilíneo.
Sim.
Professor uma duvida no exercício 94 onde era P-N nao seria 7500-N pois ele deu a massa que era 750
Na verdade o exercício deu o Peso já calculado, ou seja, P=m.g=750N
No exemplo 4 foi visto que a força resultante centrípeta valia MV2/R e P-N isso vale para qualquer cso envolvendo força centrípeta ?
Força resultante centrípeta vale sempre Frctp=(M.V^2)/R. Deve-se lembrar da segunda lei de Newton Fr =m.a (Força resultando é igual a massa do corpo vezes a aceleração dele), sendo a aceleração centrípeta valendo (V^2)/2 então temos essa fórmula para a força resultante centrípeta. P-N depende da situação, pois existem casos em que a força normal é maior que o peso então seria N-P e existem casos em que a força peso é maior então seria P-N
4:46 meu Deus o oito dele kkkkk.Ótima aula alias
Bearinhooooo, eu não to conseguindo acessar seu site para baixar os exercícios de conteúdo extra. O site diz que "a largura de banda foi excedida". O que ocorre?
Professor, não consigo acessar o seu site.
professor, nao estou conseguindo acessar o site
Professor, no segundo exercício do astronauta eu usei a velocidade escalar em vez da angular e deu certo... Coincidência ou as velocidades max nesses casos se confundem?
Igualando as duas equações - velocidade escalar e angular - utilizando somente as variáveis é percebível que elas dão o mesmo resultado, então, por isso, acredito não ser coincidência. Mas, por via das dúvidas, é melhor usar a fórmula ' ω² x R ' nesses casos.
Ainda tentando entender aquela questão do carro...
fala professor,
não estou conseguindo entrar no seu site.
www.fisicaparavestibulares.com.br/
Não entendi no primeiro exercício pq a força centrípeta era a tração horizontal, e não uma reta inclinada, pq no desenho da questão ele tava girando pra cima, e no desenho do prof, tava tudo horizontal ? Kkk sou muito leiga
Fala professor, pq o Senhor considerou a Força Resultante Centrípeta=Tração e não Força Centrípeta=Peso-Tração???
Anderson Oliveira só existe duas forças atuando a tração e o peso. A tração é igual a força centripida. Faz o papel. A força centripida devido a uma força fazer papel dela. Ela não é uma força que se aplica diretamente no corpo. Alguma força sobre corpo faz o papel dela. Ou alguma componente ou resultante das forças faz o. Papel 📄 dela.
Como o movimento é na horizontal. A força peso não influencia. Não se considera. A força peso é sempre na vertical pro centro da terra 🌏 consideramos sempre na vertical. Nesse caso ela não vai atuar na horizontal.
Anderson Oliveira se force na vertical seria bem complexo. Pois o peso só iria influenciar em alguns trechos.
Entendi, obrigado!!
Anderson Oliveira 👍 abraço.
pq n considerou a força P
Eu pensava que esse 4 era o diâmetro, minha conta deu errada por isso...
Você quer aprender a criar ouro a partir do chumbo?
pq q eu sou burra meu pai
*Obrigado!*
Bons estudos!