@@XuxaMengele Não é bem assim. A Engesa era mal administrada, a economia do Brasil estava em frangalhos, o mercado de armas diminuiu com o fim da guerra fria, e ainda tomaram um calote de US$ 200 milhões do Iraque. Os Estados Unidos não têm nada a ver com tudo isso.
Quando você tem um centro de blindados inaugurado em 24 anos atrás da para ver que o nosso pais aimda é um pais jovem..se tratando de meios militares. Mais para o alivio de muitos o nosso pais está aprendendo e inovando de uma maneira nos ultimos anos que aos poucos está atingindo passos largos..levando em comta a comparacão com as outras nacões. É o importante passo das nossas forcas seguindo os passos e o aprendizados de longos anos..sendo implementados agora...e se elevando ao futuro.
4 года назад+78
Se não tivessem deixado a Engesa morrer, essa perspectiva seria diferente.
>invista tudo num único projeto >pegue bilhões com o BNDES, sabendo que se o projeto falhar, não vai ter como pagar o que queria que o governo fizesse, usasse dinheiro público pra salvar empresa privada que cavou a própria cova? tivessem feito algo pro EB até que daria pra argumentar, mas o Osório foi para exportação apenas
@@moapqd1 pior, arriscaram e contaram com a ajuda do governo. Obs. A ENGESA não tinha a espertize na construção e comercialização de veiculos sobre esteira. Só tinha riscos nessa empreitada.
A Engesa cometeu seus erros, é verdade. Mas se o Brasil naquela época não fosse governado pelo FMI, o Banco Mundial e outras agências estrangeiras, se tivesse governo próprio, se não praticasse uma política econômica imposta de fora, não deixaria uma empresa tão importante para a defesa, para a tecnologia e para a economia do país desaparecer.
Qualquer melhoria que o exército Brasileiro adquire. Especialistas dos comentários: ah mas eu acho que deveria era ter comprado isso e aquilo. Resumo: O Brasil pode comprar oq for, mas o pessoal sempre vai ser do contra
SÓ não vim mais rapido que BOLSONARO SANCIONANDO a lei que SOLTOU ANDRÉ DO RAP, mesmo com SERGIO MORO alertando o presidente, pedindo veto. BOLZONARO SOLTOU O CHEFE DO PCC COM SUA AZUL CANETA!
Ótimo vídeo Marcelo, peço que se possível faça um vídeo contando toda a história da força blindada brasileira citando todos os tanques de possível. Obrigado!!
O Brasil tem que construir e não comprar! Parque industrial e pessoal pra isso nos temos! Nada adianta comprar e num conflito não ter como substituir baixas, pois num conflito mundial ninguém vai fornecer nada pra outros países a não ser sobras...
@@moapqd1 Não existe nenhum projeto deles arquivados em lugar nenhum, não temos faculdade de engenharia no Brasil, ninguem se formou ou vai se formar, maquinário não esta a venda em Lugar nenhum do mundo mais, fabricas não existe mais nenhuma de coisa alguna no Brasil e para terminar, a IVECO só usa engenheiros Italianos, operários Italianos e a sua Fabrica fica na Italia? Tudo se resolve com dinheiro, que aparece depois da vontade politica.
Iveco Guarani, orgulhosamente feito em Minas Gerais. Se o Brasil tivesse o hábito de valorizar o que é nosso teríamos ainda a fantástica Engesa, empresa que fazia o Cascavel e o Urubu, dois excelentes blindados leves usados até hoje no nosso exército. A empresa projetou o Osório, um MBT brasileiro que não teve seu verdadeiro valor reconhecido pelo governo brasileiro, o que acabou ajudando a quebrar a Engesa. Por que não voltar a produzir tais equipamentos no Brasil, com certeza parcerias não vão faltar.
Estava aqui pensando se os blindados não estariam obsoletos nos campos de combate do futuro com a massificação dos drones.. Certamente que a recomendação da revista Ação de Choque foi excelente neste sentido. Nada melhor do que aprender com os especialistas no assunto.
pensei na mesma coisa antes de entrar no video, foi o que os japoneses fizeram, não um veículo pesado ou muito blindado, mas muito avançado na questão de eletronicas.
Acho que vai ser projeto brasileio-alemão. Um leopardo brasileiro, uma espécie de onça. Espero que já tenham, desde o início, previsão de um sistema similar ao Trophy.
Passei a gostar desses assuntos desde que eu comecei a jogar WoT. Sei que não sei muito, por isso, gosto de ver seus vídeos. Sua apresentação é bem carismática e dá para aprender bastante coisa sobre defesa.
Os especialistas saberiam apontar as qualidades dos melhores MBT produzidos lá fora. Os engenheiros saberiam montar os possíveis protótipos e há muita tecnologia e matéria-prima pra se produzir em ao menos 2 a 3 fábricas no Brasil se assim fosse da vontade, mas o problema é a vontade que tanto falta, porque de resto temos tudo!
Na foto do centro de instrução de blindados está o Coronel Geovanini, foi meu Comandante no 3° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em Brasília, maior lider que tive a oportunidade de conhecer.
Prezado Marcelo, parabéns pelo vídeo e pelo sucesso de seu canal. Baixei e li o artigo por vc citado e gostaria de dizer que no mesmo, além do CC type 10 japonês, também são citados os CC K1 e K2 sul-coreanos e o CV90 120 sueco como opções de compra, eu sinceramente acredito que, uma compra do CV90 120 por parte do EB para substituir o CC M60, seguida de uma modernização do leopard 1a5 br com substituição do canhão por um de 120 mm( talvez o mesmo do CV90 120) dando-nos tempo para realizar, com calma, o desenvolvimento de nosso primeiro mbt seria uma boa estratégia!
As forças armadas evitam há muito tempo ter que tomar a escolha difícil, e por causa desse erro hoje nosso país gasta em média 75% do orçamento de defesa com salários, pensões e aposentadorias. Muitos países investem menos que nosso país e possuem mais equipamentos e soldados que o nosso, como as forças armadas do Egito, que emprega 440 mil militares e dispõe de largas milhares de unidades de equipamentos e veículos.
Boa tarde! Poderia fazer um vídeo falando sobre todas as fabricas de armas, veículos, aeronaves e embarcações que temos no nosso país, falando do que casa uma produz, em que cidade se localiza etc.
Um país da envergadura do Brasil não ter um MBT produzido localmente é no mínimo uma piada, falamos tanto de soberania mas na prática gostamos mesmo é de viver na vassalagem. Agora não podemos aumentar os gastos militares nesse país porque virou uma espécie de crime, enquanto isso rios de dinheiro são perdidos em função da má administração, calotes de ditaduras, e corrupção. Acho no mínimo curioso que pessoas que defendam o desenvolvimento local de MTBs são as mesmas que criticam quando o governo aumenta os gastos militares.
Enquanto isso os emirados árabes unidos doaram só 80x Leclerc XLR de 12 milhões de dólares pra Jordânia.... militaryleak.com/2020/09/17/united-arab-emirates-to-donate-80-leclerc-main-battle-tanks-to-jordan/?amp=1
Produzir no Brasil??? kkkk Logo logo implantarao leis para tributar grandes fortunas somado ao inferno tributario que aqui existe e que espantam qq pessoa que queira investir e enriquecer no pais... quem tem dinheiro vai preferir fabricar qq coisa fora do Brasil.
@@canjica4434 Essa história de que o Brasil tem um efetivo excessivo não passa de um mito. O Brasil tem uma taxa de apenas 1,6 militares na ativa para cada 1000 habitantes. Número abaixo de outros paises Latino-americanos como a Argentina, Bolivia, Peru, Chile, México e outros, e muito abaixo de paises como a Rússia, e acredite se quiser a Colombia com seus 6,3, e 6,1 militares ativos/ 1000 hab respectivamente. Em termos de gastos militares o Brasil deixa a desejar, investindo apenas 1,3% do PIB, muito abaixo da média mundial de 2,2%. Pra se ter idéia caso o Brasil gastasse 2,2% do seu PIB no setor militar, teriamos a disposição o valor extra de nada menos que 16,8 Bilhões de Dólares, que poderiam ser usados para desenvolvimento e a produção de armamento local, como armas Antiaéreas, MBTs, IFVs, Drones, Caças, Etc...
Construir no Brasil??? kkkk Logo logo implantarao leis para tributar grandes fortunas somado ao inferno tributario que aqui existe e que espantam qq pessoa que queira investir e enriquecer no pais... quem tem dinheiro vai preferir fabricar qq coisa fora do Brasil.
@@tecnoinfo.1488 Quando se trata de segurança nacional, sou favorável até mesmo em se criar uma empresa pública (mesmo sendo contra estatais). Não há no conceito de Estado sem a defesa da soberania. Quem sabe não possamos mudar radicalmente o congresso em 2022 e talvez conseguirmos modificar até a CF O código tributário está sendo modificado pra um mais liberal e não pra um mais social/progressista/comunista. Sigo com fé no Brasil.
@@halissonfm1 Eles tem territorios no mundo inteiro,os seus soldados são treinados para lutar nos mais variados ambientes,que vão de desertos e planicies a florestas densas
Boa noite amigo, sou historiador especializado em tecnologia bélica, mestrado pela UERJ, neste quesito de fabricação e desenvolvimento, tenho pesquisado e muito sobre isso. A Engesa SA era a melhor empresa para tal feito, desenvolver e construir um MBT, ela já o tinha feito na década de 1980, o Osório, mas infelizmente o neoliberalismo implantado em nossa economia inviabilizou a continuidade da empresa. Minha dissertacao e justamente sobre a Engesa SA, tenho muitas informações sobre a empresa, mas voltando ao assunto, o Brasil precisa investir em autossuficiência tecnologica belica, isso esta no "livro branco da defesa", isso também é uma prerrogativa constitucional, versando a capacidade autônoma da indústria bélica nacional. Porém isto não ocorre no Brasil, não sei se voce viu as últimas notícias, mas existe um grupo de oficiais graduados da reserva que são representantes de multinacionais da defesa que buscaram junto ao MD a viabilidade da venda de aviões de treinamento de uma empresa italiana para a FAB.... pode isso ? E a Embraer como fica ? O Super Tucano como fica nesta história ? Então sao situações como esta que eu pesquiso academicamente. Obrigado amigo.
Compra Tanque com transferência tecnologia,processo caro,com período longo,ou compra equipamento pronto com toda logística do meio junto,diria se vc não tem preocupação nenhuma no horizonte a 1 opção,agora quer se modernizar rápido não tem tempo pra esperar devido questões estratégicas opção 2 sem dúvida,no tempo vivemos hoje eu iria opção 2,mais rápido,barato,prazos determinados,diminui grau obsolescência da força devido tempo mais curto modernização, lógico tudo tem prós contras!
Matéria prima temos, engenheiros para projetar também, mas alguns itens tecnológicos temos de melhorar! Mas o nosso território é muito adverso tanto de clima quanto relevo! Eu imagino algo pequeno, de grande mobilidade para espaços urbanos e híbrido! Até ser remotamente manobrado, como hoje temos os drones!
Acho que a prioridade seria mais Gripens, mais submarinos, uma força naval na Amazônia, uma guarda Costeira, mais bases Costeiras perto do pré sal e helicópteros de ataque.
DRONES MEU CARO.....DRONES ESTÃO MATANDO A PAU.....DE MONITORAMENTO E DE ATAQUE....SÃO SUPER LETAIS....ATACAM DE GRANDE ALTITUDE, NO SILÊNCIO E SÃO ATAQUES CIRÚRGICOS....VEJA AÍ A GUERRA AZERBAIJÃO E ARMÊNIA....VEJA COMO OS DRONES VÃO ELIMINADO TUDO....TANQUES, LANÇADORES DE FOGUETES, CAMINHÕES, DEPÓSITOS...TUDO....
@@CANALMUNDOMUZZA *_Mas ainda não substituem um caça de batalha pesado como um F-22 ou até mesmo um Gripen, além de um Piloto humano que pode ser falho mas tbm pode tomar decisões impossíveis em um drone_*
@@CANALMUNDOMUZZA *_e os Drones só estão destruindo a Armênia pq eles no passado investiram em Tanques e equipamentos terrestres mas não em sistema anti aéreo, por isso estão sofrendo com os drones_*
@@musicsforgames É O QUE NÓS PRECISAMOS HOJE....SOMADO AO QUE JÁ TEMOS, PRECISAMOS DE BOA DEFESA ANTI AÉREA, ESPALHADA PELO PAÍS E NÃO SOMENTE EM GOIÁS E RIO DE JANEIRO, PRECISAMOS DE UNS 300 CAÇAS GRIPEN E UNS 500 DRONES DE ATAQUE. ABS
@@CANALMUNDOMUZZA *_Nós não estamos em Guerra amigo, em caso de declaração de guerra hoje, amanhã e decretado lei marcial, homens convocados e a indústria fica voltada as necessidades do país, a Produção de armas e munição vai a mil por hora, construção de caças, navios e blindados a todo vapor, ou vc acha que um país sustenta uma guerra só com os equipamentos presentes no momento da declaração? Só seria burrice ficar mantendo 1000 aeronaves de combate pesado atoa, ou vc acha que um Gripen voa de graça? Custa dinheiro_*
Levando em consideração que o Brasil não tem grandes atritos com nenhum dos vizinhos sul americanos e com nenhum país do mundo, e que um dos poucos que podem vir a incomodar é a Venezuela (o que limitaria a guerra inicialmente na Amazônia, que os blindados não são usados), o desenvolvimento e produção local de um MBT parece uma solução mais interessante, tendo em vista que gera empregos e renda para os brasileiros e que não ficamos dependente de outros países para futuras manutenções e atualizações.
Interessante que a revista tem um artigo sobre o SK105A2S - havia lido que nenhum veículo estaria operacional na força de fuzileiros navais, pelo visto o que li estava errado! :D Que notícia boa... bora ler a matéria!
É incrível o número de estrategistas militares, agentes de inteligência, especialistas, etc... Que tem nos comentários do RUclips. Fala qualquer coisa pra vc ver, se não aparece um para te corrigir
OPA...NÃO PODEMOS TER OPINIÃO ??? O CANAL ESTÁ ERRADO ENTÃO, POIS NÃO É OFICIAL, NÃO É DE NINGUÉM DO MINISTÉRIO DA DEFESA, DAS FORÇAS ARMADAS....E ALGUÉM QUE GOSTA DO TEMA E DIVULGA MUITOS ACHISMOS, TAMBÉM COLOCA A SUA OPINIÃO E ELAS ESTÃO EM MUITOS VÍDEOS E NÃO APENAS NOS COMENTÁRIOS. AGORA, DE UM COMENTÁRIO DE UM LEIGO, PODE SAIR UMA BELÍSSIMA SOLUÇÃO. DAS FAMOSAS CAIXINHAS DE SUGESTÕES DE GRANDES EMPRESAS, É QUE SURGEM IDEIAS MARAVILHOSAS PARA SETORES DA EMPRESA, PARA MELHORAR PROCESSOS, GERAR ECONOMIA DE TEMPO E GRANA.....NESTE CASO MILITAR, POR EXEMPLO, SOU CONTRA CONCENTRAR OS ASTROS NO MEIO DO PAÍS. E PORQUE NÃO ESTÃO PRÓXIMOS AS FRONTEIRAS ??? NÃO ACHA MEU PENSAMENTO MELHOR, MAIS ACERTADO DO QUE O DOS NOSSOS GENERAIS, DE QUEM RESOLVEU CONCENTRAR ONDE NÃO PRECISA ??? ABS
A KMW não se deu ao trabalho de instalar uma fábrica no Brasil somente para a manutenção dos Leo's 1A5; além disso o nosso país faz parte da chamada Família LEOBEN, que vem a ser o grupo de países que operam veículos da família Leopard, ou seja, certo podermos esperar uma versão do Leo 2 baseada no 2A4 ou no 2A6, até mesmo porque mais pesados do que esses a nossa infra estrutura viária não comporta...
O custo de pesquisa, planejamento, design e protótipo não sairia menos de 500 milhões de reais pra ter um blindado de 4a geração como o super moderno Altay (que ng conhece e possivelmente é melhor do mundo na briga com o T-14 Armata e o futuro K2PL) sem contar produção unitária. Com 500 milhões, compra-se 100 leopard 2a4 do qual temos mecânica especializada pra eles.
Caro amigos bem vindos a mais um episódio de hj no mundo militar um canal exclusivamente dedicado a discussão de temas militares atuais. Isso nunca sai da minha cabeça😂😂
O Brasil já fabricou uns dos melhores tanque MBT do mundo , não custaria conseguir uma parceria com a Iveco e lançar outro. E por outro lado adquirir mísseis anti tanques que ao meu ver é outra coisa importante de se possuir digo isso porque já fui militar e sei o poder que tem esses mísseis. Numa batalha não sei dizer se estou mais seguro dentro de um carro de combate ou se estou a pé. Basta assistir batalhas com tanques lá na Síria.
O custo de pesquisa, planejamento, design e protótipo não sairia menos de 500 milhões de reais pra ter um blindado de 4a geração como o super moderno Altay (que ng conhece e possivelmente é melhor do mundo na briga com o T-14 Armata e o futuro K2PL) sem contar produção unitária. Com 500 milhões, compra-se 100 leopard 2a4 do qual temos mecânica especializada pra eles.
@@maioralofknowledge2658 cara, o pib brasileiro é gigante. 500 milhões de REAIS é fichinha para o Brasil. Se vc me disser q o Brasil não tem esse dinheiro eu vou rir, uma vez q para roubar o Brasil sempre tem dinheiro.
A solução ideal é fazer as 3 coisas: atualizar, comprar e desenvolver. O busilis é a limitação financeira. Atualiza enquanto não compra. Compra enquanto não termina o desenvolvimento. Depois de desenvolver começa tudo novamente para manter o estado da arte.
Séria uma boa opção o exército brasileiro construí seu próprio brindado. Mais isso leva muito tempo e dinheiro e por isso acho que devem modernizar e compra alguns aí depois você começa fazer um estudo e planeja um novo carro de combate para ser nosso...
Cria blindagem Nova: Niobio e grafeno super leve e reativa. Sem canhões. Com uma metralhadora como a do Thunderbolt só! Pra criar centenas andar em comboio de dezenas e detruir blindados e fortificacões, sendo muito ágil. Um soldado atira outro pilota. Tem nem pros vingadores.
Seria muito bom se o exercito retomasse o projeto do osório EE-t1 e EE-t2, já que ele concorreu diretamente contra o abrams, amx 40 e challenger 1, e ele tambem atendia bem as necessidades das nossas forças armadas na época.
A gente tinha que criar um blindado leve baseado no Guarani, algo rápido mas com um canhão de 130mm. O único lugar aonde MBTs são úteis é no sul, mas um blindado leve com poder de fogo equivalente a um MBT moderno, mas mais barato seria bem mais útil. E temos que investir também em ATGMs!
Faz um vídeo sobre a importância das ferrovias no transporte e logística da nossa defesa. Tem em vista na área continental. E porque o eb não aproveita o momento para criar um plano extrategico
Na minha humilde opinião, a longo prazo a melhor opção é projetar e desenvolver localmente um blindado, isso iria gerar empregos, tecnologia e estimularia a indústria local além de nós garantir mais segurança, mas até lá seria bom fazer uma média entre modernizar e obter veículos novos.
Vejo o pessoal comentar sobre o Osório. Esse projeto é muito bom nas antigo, e tem o seguinte, esse tanque foi projetado para a exportação, especificamente,. Emirados Árabes e outros países da região. Simplesmente não servia para o nosso bioma. É um MBT com quase 60Ton. O verdadeiro veículo que estava sendo desenvolvido para o nosso exército, com menos de 40Ton, foi o Tanto da Benardini. Esse projeto estava bem desenvolvido, tendo 2 ou 3 protótipos, mas nosso exército, simplesmente não mostrou mais interesse. Marcelo fale um pouco sobre o Tamoyo!!!
O Brasil é um país mt grande em sua extensão territorial para a quantidade de blindados, carros de combate, caças e navios. Mt triste saber que nós temos dinheiro, e matéria prima pra ser a maior força armada do mundo. Mas nunca deram investimento.
Bom seria se fosse construída uma fabrica aqui em Santa Maria, já tem os quarteis especializados e tem a subsidiaria alemã que construiu uma fabrica por aqui também para atualizar os Leopard.....
E o governo não poderia ter apoiado a empresa? Os americanos com medo da concorrência fizeram lobby com políticos brasileiros para deixar a empresa na mão. A Embraer não tem ação especial do governo para vetar negociação que afete a empresa?
Sua opinião, se a Índia por exemplo vivesse com esse pensamento de vila lata não seria a potência de hoje, tudo é falta de interesse político e covardia.
1:15 quanta ignorância Marcelo, leopard sucata 1a5 não suporta disparo de 30mm sabot na lateral quem dirá no mínimo um 105mm frontal na torre pois não tem mais de 400mm rha e 150mm rha no casco, não fala merda.... querer comparar sucata com o T-72 do qual quando foi lançado era o melhor do mundo e os EUA respondeu a altura com o Abrams. O T-72B4 é quase que igual ao T-90MS e melhor que o T-80U ou versão mais moderna. Vc não sabe o que fala.
Eu acho que o exército deveria se preocupar mais em defesa antiaérea, mísseis de cruzeiro e helicóptero de ataque , os blindados não são mais uma arma tão destrutiva tendo em vista as armas atuais, principalmente os drones de última geração
Não são destrutíveis mas também não são dispensáveis.O EB precisa se preocupar com muitas coisas e entre elas está a substituição do leopard 1a5 que já não tem mais muito fôlego.
concordo. Sequer é possível repelir uma invasão ou um ataque com blindados, tendo em vista nosso tamanho continental. mísseis, caças, submarinos, porta-aviões, carros como o guarani são o que realmente importa por ora
O Brasil possui padrões estratégicos em várias questões, as que podem determinar o quão maior é a importância da produção nacional e também o desenvolvimento de tecnologias.
SÓ não vim mais rapido que BOLSONARO SANCIONANDO a lei que SOLTOU ANDRÉ DO RAP, mesmo com SERGIO MORO alertando o presidente, pedindo veto. BOLZONARO SOLTOU O CHEFE DO PCC COM SUA AZUL CANETA!
Acho importante escolhermos algum blindado com defesa ativa por causa de drones e já que falamos neles não podemos esquecer que a prioridade número um das forças aramadas brasileiras deve ser desenvolver drones de ataque e defesas antiaéreas.
Minha opinião é de um projeto e construção aqui no Brasil. Temos capacidade de sobra. Matéria prima, pessoal, tecnologia, etc. Já fizemos um dos melhores tanques tempos atrás, porque não outra vez. Em matéria de armamentos, só sobreviverá o País que não depender de outro.
Pra que mano? É um projeto de 40 anos atras e ja esta muito ultrapassado, os Leopard 1A5 são muito melhores, o certo seria criar um novo blindado nacional.
Nossas FFAA estão especializadas no Leopard 1 , naturalmente a opção de MBT seria o Leopard 2 na sua ultima versão. Tem centenas à venda no mercado Europeu a preços bem baratos. A Alemanha está desmontando seus Leo 2 , de tantos que tem sem usar.
Esta na hora de adotar uma aproximação mais tecnica e não depender mais de peso para estradas e pontes, e sim melhorar as estradas e as pontes, malha ferroviaria etc. Creio que o leopard 2a6, da Krauss-Maffei, segue a mesma filosofia de mobilidade e poder de fogo, como na familia leopard, alem do mais do novo motor diesel do leo 2 versus do leo 1, o ganho em performance é inigualavel 19,6 hp/t com seus 42.2 toneladas metricas chegando a 65km/h verus so leopard 2~ 24.1 hp/t chegando a 68km/h com 62 toneladas metricas. lembre-se que a blindagem do leo 2a6 é superior ao do 1a5 que temos hoje em dia. A mobilidade não foi um problema em QUESTÃO DE MOTOR Hp/t mas o peso sim é um problema. Resumindo, teriamos que ver a viabilidade das pontes que temos hoje em dia para transporte, e lembrando que elas são alvos faceis, se o inimigo um dia invadir o brasil e ter territorio e meios de destruir as outras pontes atras das nossas linhas assim como linhas de comunicação etc, estaremos em um limbo. Que nossos militares estudem a viabilidade de certos veiculos e decidam o que é melhor para o Brasil! o ideal seria ter copias licenciadas de helicopteros de ataque, barateando muito os custos, aproveitar que os EUA estão doando muitos veiculos para seus aliados e negociar os super cobras, ja que não temos HELICOPTERO DE ATAQUE DEDICADO, sim temos o hind mi 35 que é um helicoptero incrivel, porém não da para depender da logistica de materiais vindas da russia, como o Marcelo disse aqui no canal, deixam muito a desejar. O eb ja tem tudo em mente, do que ir atras, o problema são os pesos dos MBTs hoje em dia, pois hoje em dia a blindagem mesmo que composita é pesada, a torre do veiculo, motor etc, mas são necessários.
Marcelo por gentileza faça um vídeo explicando o porque o Brasil não investe em drones, já que drones é bem eficaz e exige pouca logística para manter os.
Vim mais rapido que TRUMP aplicando sançoes contra o brasil. SÓ não vim mais rapido que BOLSONARO SANCIONANDO a lei que SOLTOU ANDRÉ DO RAP, mesmo com SERGIO MORO alertando o presidente, pedindo veto. BOLZONARO
Uma plataforma em cima do guarani como feita nos strykers não seria uma boa.? Por exemplo veiculos armados com misseis anti tanque de alta eficiencia , veiculos anti aereos , lança foguetes , reconhecimento, etc
SÓ não vim mais rapido que BOLSONARO SANCIONANDO a lei que SOLTOU ANDRÉ DO RAP, mesmo com SERGIO MORO alertando o presidente, pedindo veto. BOLZONARO SOLTOU O CHEFE DO PCC COM SUA AZUL CANETA!
O malfadado Osório morreu e está muito bem enterrado, criado por iniciativa própria da Engesa, só serviu para quebrá-la nada mais... E mesmo hoje seria defasado, muito ultrapassado.
Num passado não tão distante já tivemos o que era considerado por muitos especialistas o melhor mbt do mundo, me refiro ao Osório da finada Engesa, então ao meu ver porque não reativar o projeto aplicando as devidas atualizações para guerra moderna, apesar das poucas unidades produzidas se demonstrou como um projeto promissor mas que infelizmente por questões ainda não conclusivas não teve continuidade.
Provavelmente o TIPO 10 seria uma boa se eles consentirem num compartilhamento de fabricação e tencologia como a Saab fez nos caças. Alem desse ganho tecnico deixar mais espaço na agenda para desenvolver a versão 8x8 do Guarany e unidades anti-aerias de longa distancia.
@@XuxaMengele A Engesa faliu devido a política desastrosa da putada comunista civil que assumiu o país em 85. Não jogue a culpa nos outros seu antecesmita!
Na minha opinião o canhão alemão não pode ser descartado, pela sua qualidade. Algo q seria interessante é , desenvolver um blindado em parceria com uma empresa alemã
O pessoal fica dizendo do Osório mas o próprio Marcelo já disse que não valeria a pena, porque é um projeto antigo com quase 40 anos.
Pois é cara.
E ser for um blindado baseado no Osório, mas melhorado, esse tank é melhor que os abrans do eua, é só refazer um melhor
@@XuxaMengele Não é bem assim. A Engesa era mal administrada, a economia do Brasil estava em frangalhos, o mercado de armas diminuiu com o fim da guerra fria, e ainda tomaram um calote de US$ 200 milhões do Iraque.
Os Estados Unidos não têm nada a ver com tudo isso.
É papo, havia problemas entre a Diretoria da empresa e autoridades da época
Como resolver? Esse programa está em papel e pode ser mudado toda a tecnologia de atualmente... E tbm bateriamos de frente com os EUA e a Rússia
Fabricar localmente é quase sempre a melhor opção, a não ser uma compra emergencial em caso de crise com algum país.
Outra boa opção são as parcerias com empresas internacionais como o caso do Guarani que foi "feito" pela IVECO e é produzido nacionalmente.
Os Britanicos tem os melhores tanques de guerra do mundo 🇬🇧🇬🇧🇬🇧🇬🇧🇬🇧🇬🇧🇬🇧
Melhor canal do RUclips!! Abraço, Marcelo!
,
.
.1
Esse canal muito bom, ele só enfeita um pouco, diferente do canal arte da guerra, são dois canais muito bom.
.
Quando você tem um centro de blindados inaugurado em 24 anos atrás da para ver que o nosso pais aimda é um pais jovem..se tratando de meios militares.
Mais para o alivio de muitos o nosso pais está aprendendo e inovando de uma maneira nos ultimos anos que aos poucos está atingindo passos largos..levando em comta a comparacão com as outras nacões.
É o importante passo das nossas forcas seguindo os passos e o aprendizados de longos anos..sendo implementados agora...e se elevando ao futuro.
Se não tivessem deixado a Engesa morrer, essa perspectiva seria diferente.
>invista tudo num único projeto
>pegue bilhões com o BNDES, sabendo que se o projeto falhar, não vai ter como pagar
o que queria que o governo fizesse, usasse dinheiro público pra salvar empresa privada que cavou a própria cova? tivessem feito algo pro EB até que daria pra argumentar, mas o Osório foi para exportação apenas
@@moapqd1 a Engesa pegou grana com o bndes logo antes, de qualquer forma iam ter que dar calote se não conseguissem a grana
Mas esse "100% de capital próprio " é que nem o "100%" nacional? Ou realmente foi apenas grana do próprio bolso
@@moapqd1 pior, arriscaram e contaram com a ajuda do governo. Obs. A ENGESA não tinha a espertize na construção e comercialização de veiculos sobre esteira. Só tinha riscos nessa empreitada.
A Engesa cometeu seus erros, é verdade. Mas se o Brasil naquela época não fosse governado pelo FMI, o Banco Mundial e outras agências estrangeiras, se tivesse governo próprio, se não praticasse uma política econômica imposta de fora, não deixaria uma empresa tão importante para a defesa, para a tecnologia e para a economia do país desaparecer.
Seus vídeos fluem como uma redação nota 10, apresentação do tema, levantamento de questões, e a resolução dessas mesmas! Muito boa dicção
Qualquer melhoria que o exército Brasileiro adquire.
Especialistas dos comentários: ah mas eu acho que deveria era ter comprado isso e aquilo.
Resumo: O Brasil pode comprar oq for, mas o pessoal sempre vai ser do contra
Exatamente, o pessoal crítica o exército por não comprar o que eles acham melhor.
SÓ não vim mais rapido que BOLSONARO SANCIONANDO a lei que SOLTOU ANDRÉ DO RAP, mesmo com SERGIO MORO alertando o presidente, pedindo veto.
BOLZONARO SOLTOU O CHEFE DO PCC COM SUA AZUL CANETA!
O ser humano é muito sem vergonha, a pessoa fazendo a coisa certa sempre tem um falando merda.
@@IgrwOw não foi ele, foi o marco Aurélio, desinformado
@@geographics8997 não presta atenção nesse besta não dá atenção
Ótimo vídeo Marcelo, peço que se possível faça um vídeo contando toda a história da força blindada brasileira citando todos os tanques de possível. Obrigado!!
Avante Brasil! Juntos sempre! 🇧🇷👊
Meu amigo parabéns pelas imagens .👍🏾👏🏾👏🏾
O Brasil tem que construir e não comprar! Parque industrial e pessoal pra isso nos temos! Nada adianta comprar e num conflito não ter como substituir baixas, pois num conflito mundial ninguém vai fornecer nada pra outros países a não ser sobras...
Ss
Falo e disse!
Se quer ser uma potência militar tem que construi a sua não fica dependendo da dos outros
Num conflito mundial, ninguem vai fornecer nada pois nem cidade existiram. Guerra mundial, só nuclear.
@@moapqd1 Não existe nenhum projeto deles arquivados em lugar nenhum, não temos faculdade de engenharia no Brasil, ninguem se formou ou vai se formar, maquinário não esta a venda em Lugar nenhum do mundo mais, fabricas não existe mais nenhuma de coisa alguna no Brasil e para terminar, a IVECO só usa engenheiros Italianos, operários Italianos e a sua Fabrica fica na Italia?
Tudo se resolve com dinheiro, que aparece depois da vontade politica.
Iveco Guarani, orgulhosamente feito em Minas Gerais. Se o Brasil tivesse o hábito de valorizar o que é nosso teríamos ainda a fantástica Engesa, empresa que fazia o Cascavel e o Urubu, dois excelentes blindados leves usados até hoje no nosso exército. A empresa projetou o Osório, um MBT brasileiro que não teve seu verdadeiro valor reconhecido pelo governo brasileiro, o que acabou ajudando a quebrar a Engesa. Por que não voltar a produzir tais equipamentos no Brasil, com certeza parcerias não vão faltar.
Seria legal ter o blindado originalmente feito no brasil...dá um ar de ser capaz pro nosso pais
Exato
Seria ótimo.
tecnologia nós temos
Eet2 Osório...
É isso.
Estava aqui pensando se os blindados não estariam obsoletos nos campos de combate do futuro com a massificação dos drones..
Certamente que a recomendação da revista Ação de Choque foi excelente neste sentido. Nada melhor do que aprender com os especialistas no assunto.
Alguma coisa baseada no Type 10 japonês, seria uma boa opção
Podíamos rever o projeto dó tamoyo é do Osório é aperfeiçoa é fazer um só melhor dó quê comprá de fora
Muito caro!
pensei na mesma coisa antes de entrar no video, foi o que os japoneses fizeram, não um veículo pesado ou muito blindado, mas muito avançado na questão de eletronicas.
Ou até um Armata soviético
Com transferência de tecnologia
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho!
Acho que vai ser projeto brasileio-alemão. Um leopardo brasileiro, uma espécie de onça. Espero que já tenham, desde o início, previsão de um sistema similar ao Trophy.
Tipo o que os argentinos fizeram com a Alemanha?
A Grécia tbm fez isso com a Alemanha eles são abertos pra isso mas seria bom uma produção nacional só q isso e complicado
@@darandandan315 Só q os tanks argentinos são baseados no Marder e não no Leopard.
@@julio94157 mas que são bem parecidos com o leopard em termos visuais são.
@@darandandan315 São sim, mas são mais leves e menos blindados, resistindo só a disparos de até 40mm.
Passei a gostar desses assuntos desde que eu comecei a jogar WoT. Sei que não sei muito, por isso, gosto de ver seus vídeos. Sua apresentação é bem carismática e dá para aprender bastante coisa sobre defesa.
Os especialistas saberiam apontar as qualidades dos melhores MBT produzidos lá fora. Os engenheiros saberiam montar os possíveis protótipos e há muita tecnologia e matéria-prima pra se produzir em ao menos 2 a 3 fábricas no Brasil se assim fosse da vontade, mas o problema é a vontade que tanto falta, porque de resto temos tudo!
Na foto do centro de instrução de blindados está o Coronel Geovanini, foi meu Comandante no 3° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em Brasília, maior lider que tive a oportunidade de conhecer.
Como tem gente que dar um deslike em vídeo tão informativo para o nosso país...
@Silvere Pais De Souza quem ligar para quem dá like e deslike? Que importa é o conteúdo.
@Vlad lll, O empalador kkkkk.... Anotar os nomes dos candidatos kkk... Isso é coisa de psicopata kk... Desculpe.
@Vlad lll, O empalador vou criar o novo Império Otomano é vc não vai fazer nada.
São tudo vira latas
@Vlad lll, O empalador Tudo bem mano, de boa.
Prezado Marcelo, parabéns pelo vídeo e pelo sucesso de seu canal. Baixei e li o artigo por vc citado e gostaria de dizer que no mesmo, além do CC type 10 japonês, também são citados os CC K1 e K2 sul-coreanos e o CV90 120 sueco como opções de compra, eu sinceramente acredito que, uma compra do CV90 120 por parte do EB para substituir o CC M60, seguida de uma modernização do leopard 1a5 br com substituição do canhão por um de 120 mm( talvez o mesmo do CV90 120) dando-nos tempo para realizar, com calma, o desenvolvimento de nosso primeiro mbt seria uma boa estratégia!
Esse video juntou tudo de bom, a qualidade de informação do Marcelo eos tanques
Essa música me faz até arrepiar 🤝🇧🇷
Ótimo vídeo
BRASIL ACIMA DE TUDO DEUS A CIMA DE TODOS
As forças armadas evitam há muito tempo ter que tomar a escolha difícil, e por causa desse erro hoje nosso país gasta em média 75% do orçamento de defesa com salários, pensões e aposentadorias.
Muitos países investem menos que nosso país e possuem mais equipamentos e soldados que o nosso, como as forças armadas do Egito, que emprega 440 mil militares e dispõe de largas milhares de unidades de equipamentos e veículos.
O Egito estar na nossa frente é uma vergonha pras nossas forças militares, esses caras estão parasitando o Brasil com essas pensões absurdas.
Concordo,mas o Egito vive em uma região de conflito, então obviamente ele vai comprar mais equipamentos.
@@alexandreestevao6555 acontece que o Egito tem mais equipamentos de todos os tipos e paga muito menos que o Brasil que não tem quase nada
A reforma de previdência deixou eles de fora, ridiculo !!!
@@nefasto Isso tenho que concordar.
Boa tarde! Poderia fazer um vídeo falando sobre todas as fabricas de armas, veículos, aeronaves e embarcações que temos no nosso país, falando do que casa uma produz, em que cidade se localiza etc.
Tempos duros vêm por aí. "Se queres paz,prepara te para a guerra"!. Melhor estar pronto ....
Os Britanicos vão tomar a Amazonia e não havera quase nenhuma resistência,afinal,o nosso governo é capacho deles
Um país da envergadura do Brasil não ter um MBT produzido localmente é no mínimo uma piada, falamos tanto de soberania mas na prática gostamos mesmo é de viver na vassalagem. Agora não podemos aumentar os gastos militares nesse país porque virou uma espécie de crime, enquanto isso rios de dinheiro são perdidos em função da má administração, calotes de ditaduras, e corrupção.
Acho no mínimo curioso que pessoas que defendam o desenvolvimento local de MTBs são as mesmas que criticam quando o governo aumenta os gastos militares.
Enquanto isso os emirados árabes unidos doaram só 80x Leclerc XLR de 12 milhões de dólares pra Jordânia....
militaryleak.com/2020/09/17/united-arab-emirates-to-donate-80-leclerc-main-battle-tanks-to-jordan/?amp=1
concordo
Diminui o exército regular que sobra dinheiro, tem outras áreas de maior urgência
Produzir no Brasil??? kkkk Logo logo implantarao leis para tributar grandes fortunas somado ao inferno tributario que aqui existe e que espantam qq pessoa que queira investir e enriquecer no pais... quem tem dinheiro vai preferir fabricar qq coisa fora do Brasil.
@@canjica4434 Essa história de que o Brasil tem um efetivo excessivo não passa de um mito. O Brasil tem uma taxa de apenas 1,6 militares na ativa para cada 1000 habitantes. Número abaixo de outros paises Latino-americanos como a Argentina, Bolivia, Peru, Chile, México e outros, e muito abaixo de paises como a Rússia, e acredite se quiser a Colombia com seus 6,3, e 6,1 militares ativos/ 1000 hab respectivamente.
Em termos de gastos militares o Brasil deixa a desejar, investindo apenas 1,3% do PIB, muito abaixo da média mundial de 2,2%. Pra se ter idéia caso o Brasil gastasse 2,2% do seu PIB no setor militar, teriamos a disposição o valor extra de nada menos que 16,8 Bilhões de Dólares, que poderiam ser usados para desenvolvimento e a produção de armamento local, como armas Antiaéreas, MBTs, IFVs, Drones, Caças, Etc...
Canal muito bom. Brasil cada vez mais crescendo militarmente. Falta umas duas bomba-atômicas, dois porta-aviões para aumentar ainda mais o nível. 🙂
Esse canal é muito show!! Deixa a gente que gosta do mundo militar por dentro de tudo!
parabéns!!!!!!!!
Deveria ser construído no Brasil, nada a menos que isso seria considerado ótimo!
Os Britanicos tem os melhores tanques de guerra do mundo 🇬🇧🇬🇧🇬🇧🇬🇧🇬🇧🇬🇧🇬🇧
Construir no Brasil??? kkkk Logo logo implantarao leis para tributar grandes fortunas somado ao inferno tributario que aqui existe e que espantam qq pessoa que queira investir e enriquecer no pais... quem tem dinheiro vai preferir fabricar qq coisa fora do Brasil.
@@tecnoinfo.1488 Quando se trata de segurança nacional, sou favorável até mesmo em se criar uma empresa pública (mesmo sendo contra estatais). Não há no conceito de Estado sem a defesa da soberania.
Quem sabe não possamos mudar radicalmente o congresso em 2022 e talvez conseguirmos modificar até a CF
O código tributário está sendo modificado pra um mais liberal e não pra um mais social/progressista/comunista. Sigo com fé no Brasil.
@@elgrandioso8011 isso é muito relativo, não há como você saber. Pra cada serviço há uma arma específica.
@@halissonfm1 Eles tem territorios no mundo inteiro,os seus soldados são treinados para lutar nos mais variados ambientes,que vão de desertos e planicies a florestas densas
Boa noite amigo, sou historiador especializado em tecnologia bélica, mestrado pela UERJ, neste quesito de fabricação e desenvolvimento, tenho pesquisado e muito sobre isso. A Engesa SA era a melhor empresa para tal feito, desenvolver e construir um MBT, ela já o tinha feito na década de 1980, o Osório, mas infelizmente o neoliberalismo implantado em nossa economia inviabilizou a continuidade da empresa. Minha dissertacao e justamente sobre a Engesa SA, tenho muitas informações sobre a empresa, mas voltando ao assunto, o Brasil precisa investir em autossuficiência tecnologica belica, isso esta no "livro branco da defesa", isso também é uma prerrogativa constitucional, versando a capacidade autônoma da indústria bélica nacional. Porém isto não ocorre no Brasil, não sei se voce viu as últimas notícias, mas existe um grupo de oficiais graduados da reserva que são representantes de multinacionais da defesa que buscaram junto ao MD a viabilidade da venda de aviões de treinamento de uma empresa italiana para a FAB.... pode isso ? E a Embraer como fica ? O Super Tucano como fica nesta história ? Então sao situações como esta que eu pesquiso academicamente. Obrigado amigo.
Ô Brasil fazendo parceria com os alemães seria uma boa opção
Se for depende da diplomacia do bolsonaro com Alemanha, já eram. 😢
O EB mostrou interesse em blindados como o Puma alemão então quem sabe um dia isso seja possível.
@@elbergomes7471 Vai estudar seu alienado!
Os melhores canhões, sem dúvidas.
@@robsongr9437 um ilustrador fez uma charge do bozo nazista kkk
Compra Tanque com transferência tecnologia,processo caro,com período longo,ou compra equipamento pronto com toda logística do meio junto,diria se vc não tem preocupação nenhuma no horizonte a 1 opção,agora quer se modernizar rápido não tem tempo pra esperar devido questões estratégicas opção 2 sem dúvida,no tempo vivemos hoje eu iria opção 2,mais rápido,barato,prazos determinados,diminui grau obsolescência da força devido tempo mais curto modernização, lógico tudo tem prós contras!
Nos últimos tempos os drones estão botando mais medo que os próprios tanks
não fala besteira.
Aos poucos Brasil evoluindo !!
Olá Marcelo! Marcelo tem como você falar como as tempestades solares afeta sistemas de armas defesas militares como minas navais de bloqueio e etc???!
Ele não faz questão de ler os comentários, meu caro amigo. Mas seriam um ótimo tema. 👍
Matéria prima temos, engenheiros para projetar também, mas alguns itens tecnológicos temos de melhorar! Mas o nosso território é muito adverso tanto de clima quanto relevo! Eu imagino algo pequeno, de grande mobilidade para espaços urbanos e híbrido! Até ser remotamente manobrado, como hoje temos os drones!
Acho que a prioridade seria mais Gripens, mais submarinos, uma força naval na Amazônia, uma guarda Costeira, mais bases Costeiras perto do pré sal e helicópteros de ataque.
DRONES MEU CARO.....DRONES ESTÃO MATANDO A PAU.....DE MONITORAMENTO E DE ATAQUE....SÃO SUPER LETAIS....ATACAM DE GRANDE ALTITUDE, NO SILÊNCIO E SÃO ATAQUES CIRÚRGICOS....VEJA AÍ A GUERRA AZERBAIJÃO E ARMÊNIA....VEJA COMO OS DRONES VÃO ELIMINADO TUDO....TANQUES, LANÇADORES DE FOGUETES, CAMINHÕES, DEPÓSITOS...TUDO....
@@CANALMUNDOMUZZA *_Mas ainda não substituem um caça de batalha pesado como um F-22 ou até mesmo um Gripen, além de um Piloto humano que pode ser falho mas tbm pode tomar decisões impossíveis em um drone_*
@@CANALMUNDOMUZZA *_e os Drones só estão destruindo a Armênia pq eles no passado investiram em Tanques e equipamentos terrestres mas não em sistema anti aéreo, por isso estão sofrendo com os drones_*
@@musicsforgames É O QUE NÓS PRECISAMOS HOJE....SOMADO AO QUE JÁ TEMOS, PRECISAMOS DE BOA DEFESA ANTI AÉREA, ESPALHADA PELO PAÍS E NÃO SOMENTE EM GOIÁS E RIO DE JANEIRO, PRECISAMOS DE UNS 300 CAÇAS GRIPEN E UNS 500 DRONES DE ATAQUE. ABS
@@CANALMUNDOMUZZA *_Nós não estamos em Guerra amigo, em caso de declaração de guerra hoje, amanhã e decretado lei marcial, homens convocados e a indústria fica voltada as necessidades do país, a Produção de armas e munição vai a mil por hora, construção de caças, navios e blindados a todo vapor, ou vc acha que um país sustenta uma guerra só com os equipamentos presentes no momento da declaração? Só seria burrice ficar mantendo 1000 aeronaves de combate pesado atoa, ou vc acha que um Gripen voa de graça? Custa dinheiro_*
Levando em consideração que o Brasil não tem grandes atritos com nenhum dos vizinhos sul americanos e com nenhum país do mundo, e que um dos poucos que podem vir a incomodar é a Venezuela (o que limitaria a guerra inicialmente na Amazônia, que os blindados não são usados), o desenvolvimento e produção local de um MBT parece uma solução mais interessante, tendo em vista que gera empregos e renda para os brasileiros e que não ficamos dependente de outros países para futuras manutenções e atualizações.
O Brasil deveria fazer seu proprio carro de combate
Interessante que a revista tem um artigo sobre o SK105A2S - havia lido que nenhum veículo estaria operacional na força de fuzileiros navais, pelo visto o que li estava errado! :D Que notícia boa... bora ler a matéria!
É incrível o número de estrategistas militares, agentes de inteligência, especialistas, etc... Que tem nos comentários do RUclips. Fala qualquer coisa pra vc ver, se não aparece um para te corrigir
😂😂😂
Kkkk é em todos os lugares e ainda falam ofendendo o Brasil, .abraços
@@rubemveloso4204 vdd kkkkk
OPA...NÃO PODEMOS TER OPINIÃO ??? O CANAL ESTÁ ERRADO ENTÃO, POIS NÃO É OFICIAL, NÃO É DE NINGUÉM DO MINISTÉRIO DA DEFESA, DAS FORÇAS ARMADAS....E ALGUÉM QUE GOSTA DO TEMA E DIVULGA MUITOS ACHISMOS, TAMBÉM COLOCA A SUA OPINIÃO E ELAS ESTÃO EM MUITOS VÍDEOS E NÃO APENAS NOS COMENTÁRIOS. AGORA, DE UM COMENTÁRIO DE UM LEIGO, PODE SAIR UMA BELÍSSIMA SOLUÇÃO. DAS FAMOSAS CAIXINHAS DE SUGESTÕES DE GRANDES EMPRESAS, É QUE SURGEM IDEIAS MARAVILHOSAS PARA SETORES DA EMPRESA, PARA MELHORAR PROCESSOS, GERAR ECONOMIA DE TEMPO E GRANA.....NESTE CASO MILITAR, POR EXEMPLO, SOU CONTRA CONCENTRAR OS ASTROS NO MEIO DO PAÍS. E PORQUE NÃO ESTÃO PRÓXIMOS AS FRONTEIRAS ??? NÃO ACHA MEU PENSAMENTO MELHOR, MAIS ACERTADO DO QUE O DOS NOSSOS GENERAIS, DE QUEM RESOLVEU CONCENTRAR ONDE NÃO PRECISA ??? ABS
A KMW não se deu ao trabalho de instalar uma fábrica no Brasil somente para a manutenção dos Leo's 1A5; além disso o nosso país faz parte da chamada Família LEOBEN, que vem a ser o grupo de países que operam veículos da família Leopard, ou seja, certo podermos esperar uma versão do Leo 2 baseada no 2A4 ou no 2A6, até mesmo porque mais pesados do que esses a nossa infra estrutura viária não comporta...
O nosso carro tem que ser nosso literalmente
O custo de pesquisa, planejamento, design e protótipo não sairia menos de 500 milhões de reais pra ter um blindado de 4a geração como o super moderno Altay (que ng conhece e possivelmente é melhor do mundo na briga com o T-14 Armata e o futuro K2PL) sem contar produção unitária. Com 500 milhões, compra-se 100 leopard 2a4 do qual temos mecânica especializada pra eles.
Como alguém consegue dar deslike em um trabalho tão bom que esse canal faz?
Caro amigos bem vindos a mais um episódio de hj no mundo militar um canal exclusivamente dedicado a discussão de temas militares atuais. Isso nunca sai da minha cabeça😂😂
Vai marcar uma geração
O Brasil já fabricou uns dos melhores tanque MBT do mundo , não custaria conseguir uma parceria com a Iveco e lançar outro.
E por outro lado adquirir mísseis anti tanques que ao meu ver é outra coisa importante de se possuir digo isso porque já fui militar e sei o poder que tem esses mísseis.
Numa batalha não sei dizer se estou mais seguro dentro de um carro de combate ou se estou a pé.
Basta assistir batalhas com tanques lá na Síria.
Temos que nos modernizar pra ontem!!!
Verdade verdade 👍👍
O custo de pesquisa, planejamento, design e protótipo não sairia menos de 500 milhões de reais pra ter um blindado de 4a geração como o super moderno Altay (que ng conhece e possivelmente é melhor do mundo na briga com o T-14 Armata e o futuro K2PL) sem contar produção unitária. Com 500 milhões, compra-se 100 leopard 2a4 do qual temos mecânica especializada pra eles.
@@maioralofknowledge2658 cara, o pib brasileiro é gigante. 500 milhões de REAIS é fichinha para o Brasil. Se vc me disser q o Brasil não tem esse dinheiro eu vou rir, uma vez q para roubar o Brasil sempre tem dinheiro.
A solução ideal é fazer as 3 coisas: atualizar, comprar e desenvolver. O busilis é a limitação financeira. Atualiza enquanto não compra. Compra enquanto não termina o desenvolvimento. Depois de desenvolver começa tudo novamente para manter o estado da arte.
Séria uma boa opção o exército brasileiro construí seu próprio brindado. Mais isso leva muito tempo e dinheiro e por isso acho que devem modernizar e compra alguns aí depois você começa fazer um estudo e planeja um novo carro de combate para ser nosso...
Cria blindagem Nova: Niobio e grafeno super leve e reativa.
Sem canhões. Com uma metralhadora como a do Thunderbolt só!
Pra criar centenas andar em comboio de dezenas e detruir blindados e fortificacões, sendo muito ágil. Um soldado atira outro pilota.
Tem nem pros vingadores.
Seria muito bom se o exercito retomasse o projeto do osório EE-t1 e EE-t2, já que ele concorreu diretamente contra o abrams, amx 40 e challenger 1, e ele tambem atendia bem as necessidades das nossas forças armadas na época.
Eu acho que isso seria a mesma coisa de fazer tudo do zero,Porque esse projeto já é bem antigo.
Morreu.
A gente tinha que criar um blindado leve baseado no Guarani, algo rápido mas com um canhão de 130mm. O único lugar aonde MBTs são úteis é no sul, mas um blindado leve com poder de fogo equivalente a um MBT moderno, mas mais barato seria bem mais útil. E temos que investir também em ATGMs!
Brasil precisa é de investir pesado em drones de reconhecimento e de ataque,e defesas antiaéreas de médio e longo alcance.
Parabéns pelo vídeo todos patriotas gostam de saber como estamos.uma ótima semana pra todos
Essa tarefa de escolha de um blindados brasileiro tá parecendo novela. Entretanto Turquia e Israel estão brigado pelos bilhões de dólares do EB.
E mesmo
Higor T depende da empresa amigo. Mas é bem possível que aconteça, tendo em vista que a mão de obra qualificada no Brasil, é custosa.
@ΛяchFɪᥱᥰd exato colega.
@ShaRiiiN sei disso amigo. Falo por causa dos problemas e desafios da EB, com a sua possível escolha.
Faz um vídeo sobre a importância das ferrovias no transporte e logística da nossa defesa. Tem em vista na área continental. E porque o eb não aproveita o momento para criar um plano extrategico
Eu voto em um blindado desenvolvido nacionalmente!
Na minha humilde opinião, a longo prazo a melhor opção é projetar e desenvolver localmente um blindado, isso iria gerar empregos, tecnologia e estimularia a indústria local além de nós garantir mais segurança, mas até lá seria bom fazer uma média entre modernizar e obter veículos novos.
Não faz mais sentido manter a dependência.
Vejo o pessoal comentar sobre o Osório. Esse projeto é muito bom nas antigo, e tem o seguinte, esse tanque foi projetado para a exportação, especificamente,. Emirados Árabes e outros países da região. Simplesmente não servia para o nosso bioma. É um MBT com quase 60Ton. O verdadeiro veículo que estava sendo desenvolvido para o nosso exército, com menos de 40Ton, foi o Tanto da Benardini. Esse projeto estava bem desenvolvido, tendo 2 ou 3 protótipos, mas nosso exército, simplesmente não mostrou mais interesse. Marcelo fale um pouco sobre o Tamoyo!!!
O Brasil é um país mt grande em sua extensão territorial para a quantidade de blindados, carros de combate, caças e navios. Mt triste saber que nós temos dinheiro, e matéria prima pra ser a maior força armada do mundo. Mas nunca deram investimento.
Bom seria se fosse construída uma fabrica aqui em Santa Maria, já tem os quarteis especializados e tem a subsidiaria alemã que construiu uma fabrica por aqui também para atualizar os Leopard.....
E Brasilzão que já desenvolveu o melhor blindado da sua época (Osório), como sempre, mendigando armas para suas forças armadas.
E o governo não poderia ter apoiado a empresa? Os americanos com medo da concorrência fizeram lobby com políticos brasileiros para deixar a empresa na mão. A Embraer não tem ação especial do governo para vetar negociação que afete a empresa?
Sua opinião, se a Índia por exemplo vivesse com esse pensamento de vila lata não seria a potência de hoje, tudo é falta de interesse político e covardia.
Tive a honra de conhecer esse campo de treinamento do 1RCC Santa Maria-RS.
A defasagem bélica no Brasil, já virou tradição. Não só com os blindados, como os outros ramos das forças armadas brasileiras.
E isto mesmo falou verdade !!!forças armadas do Brasil e sem novidade!!!!!!
1:15 quanta ignorância Marcelo, leopard sucata 1a5 não suporta disparo de 30mm sabot na lateral quem dirá no mínimo um 105mm frontal na torre pois não tem mais de 400mm rha e 150mm rha no casco, não fala merda.... querer comparar sucata com o T-72 do qual quando foi lançado era o melhor do mundo e os EUA respondeu a altura com o Abrams. O T-72B4 é quase que igual ao T-90MS e melhor que o T-80U ou versão mais moderna. Vc não sabe o que fala.
@@maioralofknowledge2658 vai xingar o Marcelo agora???😂😂😂
@@Akir0.2 isso é pesquisa mal feita e falta de conhecimento, é pra colocar conteúdo rápido pra ganhar like (e $$).
@@Akir0.2 onde foi q ele xingou o cara?? Não vi nada de demais no comentário dele.
Até que enfim algo sobre o Brasil! Gostaria muito de ver algo sobre a Marinha do Brasil!
Eu acho que o exército deveria se preocupar mais em defesa antiaérea, mísseis de cruzeiro e helicóptero de ataque , os blindados não são mais uma arma tão destrutiva tendo em vista as armas atuais, principalmente os drones de última geração
Não são destrutíveis mas também não são dispensáveis.O EB precisa se preocupar com muitas coisas e entre elas está a substituição do leopard 1a5 que já não tem mais muito fôlego.
concordo. Sequer é possível repelir uma invasão ou um ataque com blindados, tendo em vista nosso tamanho continental. mísseis, caças, submarinos, porta-aviões, carros como o guarani são o que realmente importa por ora
Isso ficaria muito feliz,se o Brasil 🇧🇷 desenvolvesse seu próprio carro de combate 🙏🏻🙏🏻
O blindado feito em cooperação entre a Turquia e Indonésia seria uma boa opção.
Qual ?
O Brasil possui padrões estratégicos em várias questões, as que podem determinar o quão maior é a importância da produção nacional e também o desenvolvimento de tecnologias.
Que sejam novos e ñ de 2 mão
Concordo
SÓ não vim mais rapido que BOLSONARO SANCIONANDO a lei que SOLTOU ANDRÉ DO RAP, mesmo com SERGIO MORO alertando o presidente, pedindo veto.
BOLZONARO SOLTOU O CHEFE DO PCC COM SUA AZUL CANETA!
Certeza que vai ser de segunda mão
Capaz de o micto comprar o tanque mais fuleiro dos EUA pra agradar eles.
"É nosso aliado tá ok?"
Volta monarquia pfv
@@IgrwOw não foi ele, vai pesquisar foi o marco Aurélio, ta bem desinformado
Acho importante escolhermos algum blindado com defesa ativa por causa de drones e já que falamos neles não podemos esquecer que a prioridade número um das forças aramadas brasileiras deve ser desenvolver drones de ataque e defesas antiaéreas.
O leopard 1 consegue penetrar o casco mas não a torre do T80, ele pode ser penetrado por todos os ângulos pelo T72 e o 80
Fonte dessa informação?
Mano esses tanque Russo são melhores do mundo
não tem comparação.
@@VladmirPutin926 pse, o cara quer comparar Leopard com tanque russo
@@brasil2044 kkk desculpa
@ShaRiiiN gripen vs mig 31
Minha opinião é de um projeto e construção aqui no Brasil. Temos capacidade de sobra. Matéria prima, pessoal, tecnologia, etc. Já fizemos um dos melhores tanques tempos atrás, porque não outra vez. Em matéria de armamentos, só sobreviverá o País que não depender de outro.
Resucita o Osório,um tanques nacional q carregou nas costas os tanques europeus ✌🏻🇧🇷
Pra que mano? É um projeto de 40 anos atras e ja esta muito ultrapassado, os Leopard 1A5 são muito melhores, o certo seria criar um novo blindado nacional.
Nossas FFAA estão especializadas no Leopard 1 , naturalmente a opção de MBT seria o Leopard 2 na sua ultima versão. Tem centenas à venda no mercado Europeu a preços bem baratos. A Alemanha está desmontando seus Leo 2 , de tantos que tem sem usar.
Comprar o type 99 chinês que é sucesso🦇
Comprar fi? Negócio é fabricar nosso próprio
Que Deus abençoe sempre pois merece ser abençoado que dê tudo certo sempre
Esta na hora de adotar uma aproximação mais tecnica e não depender mais de peso para estradas e pontes, e sim melhorar as estradas e as pontes, malha ferroviaria etc. Creio que o leopard 2a6, da Krauss-Maffei, segue a mesma filosofia de mobilidade e poder de fogo, como na familia leopard, alem do mais do novo motor diesel do leo 2 versus do leo 1, o ganho em performance é inigualavel 19,6 hp/t com seus 42.2 toneladas metricas chegando a 65km/h verus so leopard 2~ 24.1 hp/t chegando a 68km/h com 62 toneladas metricas. lembre-se que a blindagem do leo 2a6 é superior ao do 1a5 que temos hoje em dia. A mobilidade não foi um problema em QUESTÃO DE MOTOR Hp/t mas o peso sim é um problema. Resumindo, teriamos que ver a viabilidade das pontes que temos hoje em dia para transporte, e lembrando que elas são alvos faceis, se o inimigo um dia invadir o brasil e ter territorio e meios de destruir as outras pontes atras das nossas linhas assim como linhas de comunicação etc, estaremos em um limbo. Que nossos militares estudem a viabilidade de certos veiculos e decidam o que é melhor para o Brasil! o ideal seria ter copias licenciadas de helicopteros de ataque, barateando muito os custos, aproveitar que os EUA estão doando muitos veiculos para seus aliados e negociar os super cobras, ja que não temos HELICOPTERO DE ATAQUE DEDICADO, sim temos o hind mi 35 que é um helicoptero incrivel, porém não da para depender da logistica de materiais vindas da russia, como o Marcelo disse aqui no canal, deixam muito a desejar. O eb ja tem tudo em mente, do que ir atras, o problema são os pesos dos MBTs hoje em dia, pois hoje em dia a blindagem mesmo que composita é pesada, a torre do veiculo, motor etc, mas são necessários.
Marcelo por gentileza faça um vídeo explicando o porque o Brasil não investe em drones, já que drones é bem eficaz e exige pouca logística para manter os.
É melhor construir um do que comprar.
É mesmo é melhor construir aqui mesmo pelo menos teria o poder pra costuir quantos quiser
Vim mais rapido que TRUMP aplicando sançoes contra o brasil.
SÓ não vim mais rapido que BOLSONARO SANCIONANDO a lei que SOLTOU ANDRÉ DO RAP, mesmo com SERGIO MORO alertando o presidente, pedindo veto.
BOLZONARO
Melhor construir. Mesmo que fique pronto só em 2040
Brasil nunca mais vai construir um
@@israelalves137 BOLSONARO soltando CHEFE DO PCC e colocando mais um GILMAR MENDES, MARCO AURELIO, no STF, kassio nunes!
Uma plataforma em cima do guarani como feita nos strykers não seria uma boa.? Por exemplo veiculos armados com misseis anti tanque de alta eficiencia , veiculos anti aereos , lança foguetes , reconhecimento, etc
Só eu que percebi que nós estamos evoluindo muito na área militar? 🇧🇷🇧🇷
@@no-630 Vira lata
@@no-630 LEIGO
SIM, estamos.
Um pouco talvez.
Muito não. Um pouco é mais certo.
5:19 só hoje eu notei o jornalista Alexandre Garcia na imagem de sua visita ao instituto.
Agente podia muito voltar a fazer nosso próprio tank, o Osório precisa voltar a tona e vir na próxima palta de discussão
A gente precisa por em pauta as aulas de português q você perdeu
SÓ não vim mais rapido que BOLSONARO SANCIONANDO a lei que SOLTOU ANDRÉ DO RAP, mesmo com SERGIO MORO alertando o presidente, pedindo veto.
BOLZONARO SOLTOU O CHEFE DO PCC COM SUA AZUL CANETA!
@@IgrwOw aqui não é canal político.
Ele ja fez um vídeo falando sobre o caso do osório, o quel hoje n valeria a pena.
O malfadado Osório morreu e está muito bem enterrado, criado por iniciativa própria da Engesa, só serviu para quebrá-la nada mais...
E mesmo hoje seria defasado, muito ultrapassado.
Num passado não tão distante já tivemos o que era considerado por muitos especialistas o melhor mbt do mundo, me refiro ao Osório da finada Engesa, então ao meu ver porque não reativar o projeto aplicando as devidas atualizações para guerra moderna, apesar das poucas unidades produzidas se demonstrou como um projeto promissor mas que infelizmente por questões ainda não conclusivas não teve continuidade.
O Japão poderia fazer transferência de tecnologia para o Brasil
Provavelmente o TIPO 10 seria uma boa se eles consentirem num compartilhamento de fabricação e tencologia como a Saab fez nos caças.
Alem desse ganho tecnico deixar mais espaço na agenda para desenvolver a versão 8x8 do Guarany e unidades anti-aerias de longa distancia.
Vim na velocidade do som para assistir.
Desejo o melhor para o meu país. Selva!!!
todo mundo: brasil, precisamos nos armar.
brasil: não, tá de boa.
chile: A
brasil: ovo me armar.
Seria melhor se tivesse colocado Venezuela, e não o Chile kk, mas ficou bom
@Yan Scheyd sim, isso concordo
@Yan Scheyd o povo de lá é louco skks isso sim
Basta ver nas revoluções comunistas que tiveram por la
E economicamente nem se compara
@Tüxïnhö Shinigame certamente sim, mas acho que tá tendo uma revolução sla, tô desatualizado
O exército brasileiro tem que ressuscitar o bravo Osório o verdadeiro Main Battle Tank MBT do Brasil.
Ressuscitam a Engesa e produzam o Osório e Tamoyo!
Claro né, vai ajudar muito produzir algo de mais de 30/40 anos atrás
Seria um projeto de CC totalmente diferente.
@@XuxaMengele A Engesa faliu devido a política desastrosa da putada comunista civil que assumiu o país em 85. Não jogue a culpa nos outros seu antecesmita!
@@Hectorbrazilian o atual principal blindado norte americana tem mais de 50 anos de projeto 👍🏻
@@lucasfeliphe7028 verdade.
Sou de cavalaria!!! Tive o prazer de operar o leopard 1a1, e tive o prazer de operar nosso Osorio...
Concerteza não vai ser fabricado aqui
Tomara q sua afirmação não se concretize.
@@FootballLifeStyle_ofc não vai,engesa não existe mais.
@@ssheslegeslehe705 Ué, não é só a Engesa não.
Tomara que vc esteja errado
@@ssheslegeslehe705 o guarani foi feito aqui numa parceria com a iveco ou seja com uma outra parceria pode criar um MBT brasileiro
Na minha opinião o canhão alemão não pode ser descartado, pela sua qualidade. Algo q seria interessante é , desenvolver um blindado em parceria com uma empresa alemã
Está na hora de tirar o Osório da gaveta isto é se os Estados Unidos deixarem.
O Osório é um blindado antigo, seria difícil moderniza-lo. A melhor opção é um blindado nacional ou com parceria alemã!
Acho que um 8x8 leve com proteção ativa, anfíbio e com capacidade de levar tropas (como no Merkava), seria o ideal!