Ver essas imagens do Osório e ouvir o Marcelo falar da perda da ENGESA é de encher os olhos de lágrimas... Os bons desse país merecem ser reconhecidos.
Os políticos brasileiros "matam" nossa indústria nacional para favorecer os estrangeiros... Infelizmente existe quase nada de "Amor a Pátria" oriundo de Brasília...
Perfeito! A Engesa e seus engenheiros montaram o melhor mbt do mundo à época! Isso precisa sim ser considerado! Mesmo tendo peças do mundo todo, o projeto ficou uma obra prima da engenharia! Uma pena.
Eu trabalhei na Engesa nos anos 80 e acompanhei o desenvolvimento desse tanque desde o início e posso garantir que se o exercito resolver ressuscitar vai valer muito a pena ! Inclusive eles estão com todos os detalhes desse projeto, plantas etc.
Bom saber disso de alguém que esteve dentro da própria empresa!! Tomara que eles ressuscitem, mesmo tanta coisa não poder ser aproveitada ao menos teríamos toOOodo um mercado mundial e ATÉ interno pra tirar dividendos! :))
Nos anos 2000 participei da escolta que buscou dois veículos Osório da extinta Engesa para o 2° Regimento de Carros de Combate em Pirassununga. Na época ele foi levado ao 2°RCC para uma manutenção e guarda em nosso regimento. Lembro que passado algum tempo de sua restauração foi encontrado em um compartimento interno uma metralhadora .50 que havia passado despercebido pela equipe de manutenção. Na época também o 2RCC agora 13RCMec possuía os Leopards 1A1, onde o Osório se destacava e muito apresentam uma tecnologia muito superior. É uma pena mas infelizmente estamos no Brasil. Assim como não entendo o porquê do projeto Osório não ter ido pra frente não entendo como transformaram o antigo 2RCC em 13RCMec já que é a única unidade de cavalaria do estado de São Paulo, mas acredito que tudo tem a ver com política.
Deixa eu explicar. O 13RCMec não deixou de lado o 2RCC, tanto é que o 14RCMec tem como 2 companhias principais o 2 Regimento de Carros de Combate e o 11° Esquadrão de Cavalaria. É uma junção entre o pesado e o leve, agregando a parte de infantaria da cavalaria no regimento. Sou de Pirassununga e isso que a glr do exército fala
@@lancieri_ não minha opinião não foi junção nem atualização, nem ao menos modernização foi despotencialização do estado de São Paulo. O 13RCMec é infinitamente mais fraco que o antigo 2Rcc
Mesmo assim valeria a pena investir num carro brasileiro e depois além de tê-lo no seu exército poder ganhar dinheiro com ele vendendo ele para outros países ! Quem não faz não tem , vão depender sempre de tecnologia estrangeira.
@@jotarokujo-cx8ij corrupção e roubo de galinha, a verdadeira corrupção e o que é desviado oficialmente para pagar juros e amortização da dívida pública.
O exercito Brasileiro só não tem Tanques , Blindados de transporte de última geração por causa de alguns políticos safados em Brasília. Tecnologia e matéria prima e mão de obra tem.
Não foi bem assim. A Engesa era cara e mal gerida. Tinha projetos que iam da área nuclear até a área de brinquedos (é sério). Muito antes de Collor a Engesa já estava muito mal. O que sepultou a Engesa foi a enxurrada de material bélico quase de graça ao final da União Soviética. Até a Pepsi acabou ganhando submarinos como pagamentos por certos ativos que ela tinha lá, a tal ponto que passou a ter a segunda esquadra submarina do mundo. Seria tb questionável manter todo um Complexo de Defesa às custas do pobre povo brasileiro, afinal, de que adianta ter o melhor MBT do mundo e não ter vaga no hospital? Por tudo isso, não é correto culpar Collor por isso.
@@CodebreakerBR Os gestores da Engesa cometeram um erro crasso ao alçar um vôo maior do que a perna. A empresa perdeu o foco totalmente, conforme citei. A Engesa deveria ter focado em produtos mais modestos que davam certo, tal como o Cascavel e Urutu. Foi justamente o que a Embraer fez, e por isso mesmo ela segue viva até hoje. É justo o pobre pagar pelos erros infantis dos gestores da Engesa?
Não seria viável, seus projetos hoje seriam quase inúteis, o certo seria o Exército criar uma estatal só para esse fim, como a Imbel, e criar novos projetos.
@Tiago Calhau Nem sempre se recomenda entregar projetos na área militar a empresas privadas, por inúmeros motivos. O primeiro é que estes projetos não visam lucro, mas sim a defesa do país. Segundo, a lógica do mercado pode ir na direção oposta à lógica da defesa (o mercado poderia querer jipes, enquanto o exército precisa de tanques, por exemplo). Terceiro, empresas privadas tem acionistas, o que garantiria a segurança de tais projetos? E se o acionista fosse estrangeiro, ou pior, de uma nação inimiga? Os argentinos durante a Guerra das Malvinas tiveram que hackear seus próprios mísseis Exocet para poder usar contra os britânicos, o que garante que algo similar não possa ocorrer? O melhor modelo, portanto, é o de uma parceria público privada em um Complexo de Defesa, onde as tarefas mais simples seria da iniciativa privada.
Eu concordo, cada país defende os seus interesses, isso é fato, mas a Engesa errou em ter vendido armas pro Saddam Hussein, que foi a principal causa da falência, o próprio Marcelo já explicou isso, e nesse caso, os EUA aproveitaram isso pra bater o prego no caixão.
Atualmente, há uma versão do Osório em exposição no Museu Militar Conde de Linhares aqui no Rio perto de casa e outra no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Recentemente o EB herdou, por decisão judicial, o patrimônio tecnológico da ENGESA. E hoje, se houver interesse do comando do Exército, a retomada do projeto poderia realizar-se engenharia reversa nessa unidade restante do EE-T1 OSÓRIO, aperfeiçoando-se a nova versão do carro para os padrões atuais, seria possível a retomada do projeto e também a produção em larga escala. Também seria preciso a construção de uma nova instalação para a montagem final do carro de combate, juntamente com a modernização ou mesmo a troca de parte do maquinário herdado pela Imbel.
Não vale a pena, projeto descontinuado como esse teria que ser tão modificado que fazer do zero sai mais em conta Podia ser o melhor do universo que não importa após 40 anos desatualizado
Coisa feita pelo Estado, eu não confio nem no produto nem na gerência da fabricação. Seria o Osorião, mais um esquema de corrupção. Quase que na totalidade os produtos bélicos mundo à fora são feitos por empresas privadas, quem tem interesse que injete, o que nunca acontece no Brasil. Ter vendido para o Iraque foi um puta tiro no pé, diga-se de passagem. Quem arma esses países é a Rússia, por motivos óbvios, é óbvio que traria problemas diplomáticos em alguma medida.
Se o Exército brasileiro está em busca de um novo MBT, nada melhor do que retomar o projeto Osório. Uma parceria com a Itália, Alemanha ou Israel pode ser bastante proveitosa. O mais importante é termos novamente a capacidade de desenvolvimento e contrução desse material militar exatamente como funciona com o blindado Guarani, ou o cargueiro KC 390 da FAB.
Eu faria parceria com a Alemanha, os Blindados deles são excelentes, e são parceiros historicos do Brasil, até mesmo a Suecia ou Polonia poderiam vir a se tornar parceiros!
Sim, entreguistas e nunca mudou, até o Bolsonaro é, infelizmente fatiando uma das empresas mais importantes e estratégicas do país como a Petrobrás. Tudo farinha do mesmo saco, infelizmente.
@@omarechaldeferro Até pq dar dinheiro do povo para empresas deficitarias é algo positivo...Essa medida só resultara em cartelização e ineficiência. A medida correta é desburocratizar o mercado nacional,cortando tarifas e encargos trabalhistas,para que ai sim as empresas entrem em competição e produzam produtos melhores.
Engesa devia ter vendido o Osório para o Iraque... Quanto a um novo motor, poderia ser Scânia (aproveitando a boa relação que temos com a SAAB) e os canhões deveriam ser desenvolvidos aqui. Tem que pegar o projeto e revisar ele inteiro.
1. SAAB nada tem com a Scania. 2. Não fabricamos canhões. 3. O projeto não precisa de revisão. Ele é moderno. Basta atualizar a eletrônica do sistema de controle de tiro.
um dos motivos da quebra da Engesa foi o calote do Iraque, por conta da guerra, seria mais do mesmo e ela teria quebrado, isso em um cenário hipotético, porque o Osorio tinha muitos componentes estrangeiros, de pais que já tinham bloqueios econômicos ativos contra o Iraque. a venda seria proibida.
Olho pro passado e vejo a história desse país, é de se orgulhar, pena que não posso dizer o mesmo do atual Brasil em que vivemos. Espero de coração que esse país volte a ter suas glórias como no passado, e que eu esteja vivo até lá para vivenciar isso.
Pois é, tá na cara que não dá pra aproveitar quase nada do projeto original do Osório, é o mesmo que eu querer projetar uma picape nova com o projeto da D10.
Sempre disse que se dependermos do governo federal para essas compras, estamos ferrados. Eles preferem comprar e investir em empresas estrangeiras (IVECO) do que aqui nas nacionais. E a meu ver, SIM, o Osório poderia ser ressuscitado e colocado de volta no lugar de onde nunca deveria ter saído, o de MBT 100% brasileiro.
Mas é assim em todo país ... O GOVERNO FEDERAL é que mantém , que investe dinheiro , que detém os direitos constitucionais sobre as empresas de defesa ! Sem o governo federal não existe Embraer , Avibrás , Emgepron ou qualquer outra que aparecer tanto no Brasil quanto no mundo !! O problema é que se investe muito pouco em defesa aqui no Brasil e dependendo do governo , pode até enfraquecer suas forças armadas como hj é o caso da Alemanha com Angela Merkel que tá deixando de lado a defesa alemã e a Argentina que cada vez mais tem uma defesa mediúcre ! Mas aí é que entra o povo ! Povo tem cobrar não só do presidente mas PRINCIPALMENTE do Congresso projetos de defesa ! Pq é o congresso que vai liberar o dinheiro pra projetos militares ! Se o congresso não tiver envolvido com a defesa , fica muito difícil ter verba pra desenvolvimento militar então quando tiver eleição para deputado federal e senador ... Cobre do seu candidato projetos pra defesa ou então vote em candidatos que tenha projetos sérios voltados para a defesa ! O ideal era o congresso brasileiro ter uma BANCADA militar como existe no Eua .
Os EUA são tipo aquele amigo que ta com você enquanto vê alguma vantagem e a qualquer sinal de que você seja melhor que ele ou concorra em algum aspecto te passa a perna.
Eles não são diferentes de ninguém, só ocupam um lugar que todos gostariam de estar e para permanecer tem que agir exatamente desta maneira. Errado foi o nosso governo que não investiu no nosso exército comprando o carro.
A exemplo do que foi feito na década de 80, a Engesa procurou, no mercado internacional, os melhores componentes para "rechear" o chassis que estava sendo projetado: motor da MWM, transmissão automática da ZF, suspensão hidropneumática da Dunlop, torre Vickers para o canhão 105 mm, torre GIAT para o canhão 120 mm, sistemas optrônicos da Philips, e por aí vai. Sem dúvida o IME, juntamente com o CETEX, poderiam, ao menos, avaliar o que há de mais moderno (como o novo canhão 130 mm da Reihnmetal) no mercado internacional e projear um Osorio NG. Não é algo que seria feito em um piscar de olhos; pois nem mesmo os nossos submarinos ou as corvetas Tamandaré, ou até mesmo o Gripen NG o foram.
Por tudo que já vi a respeito do Osório até hoje, concluí que foi um grande tiro no pé do Brasil, como nação, não ter dado o suporte necessário à Engesa que destinou muitos milhões de reais à época e não teve subsídios para se manter rentável após a recusa da Arábia pressionada pelos EUA de fechar a compra dessa excelente máquina de combate.
Parabéns amigo de Hoje no Mundo Militar por mais este vídeo sobre o Grande OSÓRIO, no Ano de 1986 eu estava Servindo o Exército em Brasília no BPEB e no desfile de 25 de Agosto dia do Soldado, tive o prazer de ver de perto esse Blindado com Pintura Camuflada na Parada Militar, posso dizer esse era BRUTO., realmente foi uma pena não ser continuado.
As maiores desgraças para a defesa do Brasil chamam-se Collor e FHC, pelo menos o Lula deu uma atenção de um jeito meio torto e agora com Bolsonaro as coisas podem mudar.
@@jeordesluciano3788 Finalmente né, mas pelo menos foi o FHC que criou o projeto FX e foi o Lula que comprou os AH2 Sabre, pelo menos uma coisa boa que os dois fez nas forças armadas porque de resto vish.
@Danilo Alves Nossa, eu não sabia que o Bolsonaro sucateou as forças armadas por 20 anos, e também não sabia que foi ele que assinou o tratado de não proliferação nuclear.
Rola até lágrimas nos olhos ver que o vagabundo do Collor não quis o Osório para o exército, como você disse Marcelo, hoje já estariamos na segunda ou terceira geração desse blindado. Viva a grande Engesa, uma empresa que deveria ser ressuscitada.
O problema é a descontinuidade do projeto, o Osório foi interrompido e enterrado, se tivessem projetado gerações posteriores ao Osório, a nossa indústria teria aprendido com erros e comemorado acertos, e esse conhecimento contínuo no advento de novas tecnologias nós não temos, é mais rápido fazermos parcerias com empresas especializadas como a Iveco.
o problema é que o carro era inteiramente internacionalizado com peças de diversos países, um atrito com algum país fornecedor de peças e a frota inteira de osórios ficaria parada.
O projeto estratégico do Exército "Nova Couraça" está previsto, inicialmente, para 2 fases: a primeira é a repotencialização do Leopard existentes e a segunda a aquisição de um novo carro de combate para mobiliar as brigadas blindadas e RCB. Na primr7fase ainda estão sendo feitos estudos de viabilidade para determinar a possibilidade técnica e econômica de dotar os Leopard de um canhão de 120mmm. Essa fase tem a duração prevista de 4 anos. Na segunda fase, que iniciou paralelamente à primeira, estão sendo estudados os requisitos de um novo carro de combate, mas alguns pontos já foram definidos: 1 - peso e dimensões compatíveis com o ambiente operacional. 2 - canhão de 120mm ou superior, com alcance mínimo de 5 km, sem munição assistida. 3 - Ter, pelo menos, 50% das unidades encomendadas produzidas no território nacional, com transferência total de tecnologia e licença de produção irrevogável. O modelo a ser adotado poderá ser semelhante ao Guarani ou ao Grippen. Outros grupos de trabalho já estão estudando os requisitos de outras versões, da mesma família como veículos blindados de combate de infantaria (VBCI), de reconhecimento (VBR), caça-tanques, morteiro, lançador de míssil anticarro, de defesa antiaérea e de transporte de pessoal. O escopo é que sejam duas familias de blindados. Uma sobre rodas a cargo da IVECO é outra sobre lagartas a cargo da empresa vencedora da concorrência, sendo esta preferencialmente brasileira.
@@RIKO-zn7xz não é bem assim. Drones são uma ferramenta e, como tal, existem uma série de contramedidas, no caso dos drones, muito mais baratas e acessíveis.
O Leopard II alemão poderia ser feito algo parecido com o caça Gripe, o Brasil fazendo parceira na linha de produção por etapas, ficando bom, bonito e barato. Seria uma ótima proposta
Brasileiros sabotando brasileiros, e agora divididos por um "ideal" político ilusório seguimos ladeira a baixo como nação... voltando a era agrária, desindustrializado echeio de miseráveis
É triste conhecer histórias como o da Engesa. Histórias que demostraram o potencial dos brasileiros, tanto para se destacar no mundo, como para se destruir. Como deixarmos grandes talentos morrerem ou simples ir embora por aqui não tem oportunidade. Infelizmente nunca deixamos de ser uma colônia. Quando será que isso irá mudar? Só espero que não seja no dia em que o Brasil deixar de ser uma nação.
Seria bem interessante a opção 1 e 3 conforme vc disse mas se o negócio fluir 100% os americanos logo iria caçar pretexto ate ameaçando o Brasil com sanções eles não aceita ver nenhum país crescer
Pelo simples fato de ser uma plataforma nacional, já justificaria o investimento em atualização nesse projeto, principalmente porque podemos utilizar as parcerias atuais, como a Iveco, SAAB, Avibras entre outras para modernizar esse belíssimo projeto, aumentar mais a nacionalização dos seus componentes, em relação ao projeto original do Osorio, um projeto com características especificas para nossas necessidades, talvez não estaria entre os melhores do mundo como o Primeiro Osorio esteve, mas na América do Sul e dentro do território ele poderia ser insuperável.
Não é verdade que "o governo se recusou a comprar o Osório". De fato, o governo deixou de comprar um monte de coisas, pois na virada dos anos 1980 para os 1990 o Brasil continuava em dificuldades econômicas decorrentes da crise da dívida externa, iniciada nos governos militares e por fim o calote durante o governo Sarney.
Todo video que trate desse tema é sempre muito especial de assistir; acredito mais alguém assim como eu ainda tem expectativas e torce para que esse belo ícone da engenharia brasileira volte ainda melhor.
Uma parceria com a Alemanha, em especial com a Rheinmetall, para o desenvolvimento do nosso novo blindado seria uma escolha audaciosa em sua opnião ? ou seria, no seu ponto de vista, uma boa escolha para se começar uma parceria no ramo de tecnologia de blindados ? visto que, a Rheinmetall tem uma variedade de equipamentos incríveis, e as tecnologias que ela emprega nos seus projetos poderia ser de grande utilidade para o Brasil, isso na minha opinião. Sem contar que, com tantos equipamentos de ponta, poderiamos modernizar muito bem nossos Leopard 1a5, para permanecerem em serviço por mais alguns anos, e talvez mais tarde serem convertidos quem sabe em caça tanques apenas, com uma melhoria da arma, do motor e dos sistemas de tiro, assim como os EUA fizeram com seus M60 modernizados. Sei que isso seria bastante caro para o Brasil, mas você vê isso como uma possibilidade ou apenas sonho ?
Cara não o é. Não ouça um bando de criança mimada ,já estão trabalhando em uma defesa de médio alcance e a de longo alcance fica por conta dos gripens.
@@saviosilva5447 ,cara desativa o CAPs e bota a mão na consciência ,é justamente o contrario. Uma defesa de longo alcance por mais alcance que tenha é uma defesa pontual ,nosso território é um dos maiores do mundo ,associado a ter pouca infraestrutura que viria ser vital numa guerra fora do alcance dos inimigos é mais fácil e barato utilizar apenas a força aérea que botar centenas de AA no meio da equação.
Apesar de concordar com os pontos levantados, ainda assim aproveitando uma parte do projeto poderia adiantar e muito o desenvolvimento de um MBT para o Brasil do jeito que precisamos.
Estados Unidos faz o mesmo do qual acusou o Brasil de fazer, as armas americanas que vão para Arábia Saudita acabam indo parar nas mãos de revoluções e grupos extremistas da primavera árabe.
Que Deus te ouça, que Deus te ouça e que alguém de bom senso retome estes estudos o mais rápido possivel, infelizmente a classe politica sem qualificação de espécie alguma não pode decidir uma coisa tão importante para as FFAA, precisamos urgentemente planejar e construir todo o mecanismo de defesa com tecnologia avançada.
Sou da área da metalurgia, da sim para ressuscitar o projeto porém o que não pode acontecer é o que o plenário travar como fez nos anos 90 e impedir a capacidade do Brasil mostrar que faz boas coisas ao mundo, Se A Arábia comprasse ou não, não importa porque era obrigação do governo brasileiro dar o primeiro passo nisso. O mundo já sabia de nosso potencial naquela época. Culpar os americanos por dizer que o Iraque tinha o mesmo não quer dizer nada até porque era obrigação dos políticos do Brasil manter a Engesa funcionando.
Já que o presidente da época não ajudou a engesa, espero que o governo atual ajude o exército ou uma nova engesa a fabricarmos os nossos próprios mbts.
"O BRASIL;TEM QUE CRIAR VERGONHA...E PARTIR PRA CIMA E CONSTRUIR O SEU PRÓPRIO "TANK!!."NEM QUÊ; TENHA QUE "DESENTERRAR..."ALGUN DA "ENGEZA."ISSO COM TECNOLOGIA DE PONTA!! FOOOOORÇA BRASIL!... NÓS TAMBÉM PODEMOS!!!
A Engesa que se ariscou muito, e devido a decisões politicas mundiais, tomou na taraqueta. Infelismente assim funciona o Livre Mercado. Claro que o Brasil podia ter comprado algumas unidades do Osório, mas pense, se a Engesa tive-se falido mesmo assim, quem manteria esse MBT? O governo teria q ter comprado a Parte técnica da Engesa.
Vi o Osório pessoalmente quando servia no 3° RCC, foi ao Regimento para uma demonstração, carro fantástico e muito superior aos nossos M41 da época, pena não der dado certo.
Pra você, só sendo um espírito trevoso e destrutivo como aquele carniça do Collor pra ter esse prazer de acabar com o que é bom e não pensar no seu país.
@@jeordesluciano3788 na época conversei com um engenheiro envolvido no desenvolvimento do projeto, que me confidenciou do perigo de que, caso o carro não fosse comprado pela Arábia Saudita, tudo iria para o "ralo", palavras ditas por ele à época, infelizmente foi o que aconteceu, mas claro que não houve interesse interesse algum do Governo em comprar e dar alguma moral pra militar no pós regime militar. Passamos muito aperto nessa época.
@Cod pcs Nem lembre disso que a raiva só aumenta, nós devemos ser a única nação com um programa nuclear militar e não temos armas de destruição em massa, por isso o Brasil virou a casa da mãe joana.
Atualizar o leopard atual enquanto se projetasse um Osorio II seria interessante. Traria um sentimento de volta aos bons tempos e orgulho pra nação. Se é viável ou não, deixo pros especialistas:
Muitas vezes eles não vendem equipamentos bons para países amigos não são pelo mal, é que eles receiam que esses equipamentos ou os projetos caiam nas mãos de países inimigos, através da espionagem. China e Rússia por exemplo fazem muito espionagem industrial e militar.
engenharia reversa não é simples, mesmo se roubasse as plantas, você precisa descobrir os materiais adequados, aprender o software, fazer linhas de produção adequadas e por aí vai. se um f-35 caísse em angola não significa que os angolanos iriam começar a fazer f-35, não sem os materiais e componentes certos
@@marrvynswillames4975 E só que e exatamente dissecando os dispositivos, maquinas e software que se descobre a composição de cada coisa. O Brasil tem muita sucata militar, e tem laboratórios e universidades, além de muitos recursos naturais, basicamente o que precisa fazer e desmontar anotar e gravar o processo, chamar os engenheiros pra ver como funciona mais ou menos, o que de arquivar e depois somar as informações pra criar novas variações melhores e superiores. Depois o que precisa e organizar a indústria, se depender de empresas privadas pra isso e fracasso total, tradição liberal = atraso, e o pior e quando empresas privadas inventam de super faturar junto com aquela pragas de políticos. Essa empresa to tanque a cima foi a falência porque era fresca de mais, usando peças importadas, só imagina tentar usar pecas importadas em uma guerra totalmente inviável, além do mais essa coisa de patenteamento e frescura, nada se cria tudo se copia.
Realmente uma pena, no ano 1985 eu estava servindo no 4 BIB em Quitauna...os nossos M113 estavam sendo repotencializados pela Engesa, o grande e gestão motor Gasolina, estava sendo trocado por um Scania Turbo diesel....fui varias vezes até a Engesa.....
Os USA sempre jogando sujo quando o objetivo é vencer, até mesmo um contrato militar, "se não podemos ganhar na qualidade então ganharemos na intimidação... USA"
O Brasil é um país de muitas tristezas. Um futuro que nunca chega. É só eu que sinto essa tristeza ao ver vídeos como esse e notar o quanto estamos atrás de outras nações por não termos um clamor genuíno pela mudança no nosso país? Esse vídeos do que podíamos ser só nos gera saudade do que nunca acontecerá.
Talvez "recussitado" NÃO mas um blindado feito em parceira com um país estrangeiro. Talvez mesmo uma versão do leopard 2a4 feito especialmente para as nossas especificações assim como fizeram para a Singapura seria a melhor escolha! E poderíamos nomealo de Osório
sim, quando for atacado ou ameaçado por outras potencias. quando ver 2 porta-aviões na nossa costa, caças invadindo nosso espaço aéreo e etc... ai a gente acorda e começa a investir nas FAA. parece que o brasil tá esperando perder a amazonia, pra começar a investir pra depois recuperar.
Colocando em base a sua análise, eu diria que a possibilidade de renovar e tornar o OSÓRIO atualizado será muito possível e gastando o mesmo que estamos fazendo com os tanques que temos é recebemos do EUA, muito prático e viável
Eu ia comentar no outro vídeo sobre um possível EE T3 Osório só que esqueci, seria bom para Brasil produzir seu próprio blindado, quem sabe temos até um EE T4 Osório que seria um blindado não para nós e sim para vender ao exterior, tipo o ee t1 Osório que era o mbt BR e o t2 que era para venda, ou ao contrário não lembro direito.
Eu já vi relatos sobre um projeto do Osório nomeado "EE-T3 Osório", cujo uma das propostas era blindagem Explosiva Reativa, uma pena eu não poder confirmar este relato.
Já que se tivéssemos o Osório em operação hoje estaríamos na terceira geração, acho que seria interessante pegar o que foi bom e deu certo, e fazer de novo com melhorias que atendam a atualidade
Bom dia ótimo video este tanque foi projetado e construído pelo meu tio Odilom lobo de Andrade Neto... já me contou a história de quando o Osório venceu a competição com os outros tanques e um dos generais americanos veio cumprimentá-lo e disse " very good job"
Brasileiro é o povo mais inteligente do mundo, temos que ser mais autênticos e construir coisas somente nossa , aperfeiçoar e sempre melhorar o que já existem em outros países.
A média de QI do brasileiro e 80 bem abaixo da média global Brasil ocupa as piores posições no ranking de educação global , não e por nada não mais brasileiro se fosse inteligente mesmo não teria uma situação dessas no país como os politicos e falta de estrutura ,de longe os japoneses são os mais inteligentes do mundo
Com um povo tão inteligente fico admirado como é que nas várias avaliações feitas por organismos internacionais o Brasil fica sempre tão mal qualificado em muitos aspectos, a começar pela educação etc.
Ver essas imagens do Osório e ouvir o Marcelo falar da perda da ENGESA é de encher os olhos de lágrimas... Os bons desse país merecem ser reconhecidos.
Verdade.
Né
Os políticos brasileiros "matam" nossa indústria nacional para favorecer os estrangeiros... Infelizmente existe quase nada de "Amor a Pátria" oriundo de Brasília...
Perfeito! A Engesa e seus engenheiros montaram o melhor mbt do mundo à época! Isso precisa sim ser considerado! Mesmo tendo peças do mundo todo, o projeto ficou uma obra prima da engenharia! Uma pena.
@Marcus Macena melhor comentário
Osório era igual Enéias, ambos eram bom demais para o Brasil
Vdd
Melhor tanque de guerra do mundo
Que morreu por um traidor da pátria chamado collor
Verdade!
Enéias Carneiro o melhor presidente que não tivemos
Eu trabalhei na Engesa nos anos 80 e acompanhei o desenvolvimento desse tanque desde o início e posso garantir que se o exercito resolver ressuscitar vai valer muito a pena ! Inclusive eles estão com todos os detalhes desse projeto, plantas etc.
Interessante, nós podíamos ser uns maiores vendedores de blindados do mundo!
Que bom! Ainda tem o projeto pronto para ser reformado e posto em prática.
Bom saber disso de alguém que esteve dentro da própria empresa!! Tomara que eles ressuscitem, mesmo tanta coisa não poder ser aproveitada ao menos teríamos toOOodo um mercado mundial e ATÉ interno pra tirar dividendos! :))
Ótima notícia!!!!🙌🇧🇷🙌
Nossos políticos não estão preocupados com nossa industria bélica e triste infelizmente .
A capacidade do brasileiro em se superar é grande, vamos ressuscitar o Osório! Quem apoia bate aqui!
Só não é maior que a capacidade de se auto sabotar.
@@marcoscaetano3069 Tenho que concordar com você colega, o brasileiro tem que pastar mesmo.
Se a Engesa ainda existisse provavelmente teríamos poder de fogo em todos os ramos da cavalaria brasileira. 🧐
Maldito do governo não quis apoiar ué...
@@scoxawp não tinha como apoiar, a culpa não foi do governo mas sim do comprador q deu o calote milionário
O Type 10 do Japão é o melhor tanque de guerra do mundo 🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵
@@lucianomunhozmoraes Puta merda, aí é foda, desde sempre o país só vive devendo...
@@elgrandioso8011 T14 armata não gostou de ouvir isso não kkk
Nos anos 2000 participei da escolta que buscou dois veículos Osório da extinta Engesa para o 2° Regimento de Carros de Combate em Pirassununga. Na época ele foi levado ao 2°RCC para uma manutenção e guarda em nosso regimento. Lembro que passado algum tempo de sua restauração foi encontrado em um compartimento interno uma metralhadora .50 que havia passado despercebido pela equipe de manutenção. Na época também o 2RCC agora 13RCMec possuía os Leopards 1A1, onde o Osório se destacava e muito apresentam uma tecnologia muito superior. É uma pena mas infelizmente estamos no Brasil. Assim como não entendo o porquê do projeto Osório não ter ido pra frente não entendo como transformaram o antigo 2RCC em 13RCMec já que é a única unidade de cavalaria do estado de São Paulo, mas acredito que tudo tem a ver com política.
Que pena amigo. As vezes as decisões políticas superam tudo, até promissores projetos como o Osório. Quem sabe um dia retomem.
Eu vim do futuro e vim dizer que com a ajuda da KMW o Brasil poderá criar um tanque nacional
Deixa eu explicar. O 13RCMec não deixou de lado o 2RCC, tanto é que o 14RCMec tem como 2 companhias principais o 2 Regimento de Carros de Combate e o 11° Esquadrão de Cavalaria. É uma junção entre o pesado e o leve, agregando a parte de infantaria da cavalaria no regimento. Sou de Pirassununga e isso que a glr do exército fala
@@lancieri_ não minha opinião não foi junção nem atualização, nem ao menos modernização foi despotencialização do estado de São Paulo. O 13RCMec é infinitamente mais fraco que o antigo 2Rcc
@@otaviofreitas3276 real...
Prefiro a ideia de construir aqui nossos propios carros de combate, embora uma tarefa bem dificil seria o ideal.
Kkkk
Senão fosse a corrupção do nosso país poderíamos construí nossos próprios tanque.
@@israelalves137 a Taurus kakakakakakskskakakakkaksks
Sim 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@@israelalves137 podem criar uma empresa específica para construir nossos tanques.
Vichi, vai ter especialista que vai enfartar hoje, kkkkkk
Kkkkkk kkk
Kkkk
@Danilo Alves Cu 😎
@Danilo Alves qualquer pessoa que pensa diferente de mim a : bolsominion
@Danilo Alves olha o infarto😭👌🏻
Mesmo assim valeria a pena investir num carro brasileiro e depois além de tê-lo no seu exército poder ganhar dinheiro com ele vendendo ele para outros países ! Quem não faz não tem , vão depender sempre de tecnologia estrangeira.
Assim como é feito com o A29
Disse tudo
Se os políticos do Brasil não fossem tão corruptos talvez teria uma chance do Osório voltar a ativa
@@jotarokujo-cx8ij tem que rezar muito pro Brasil ter uma boa administração no futuro.
@@jotarokujo-cx8ij corrupção e roubo de galinha, a verdadeira corrupção e o que é desviado oficialmente para pagar juros e amortização da dívida pública.
O exercito Brasileiro só não tem Tanques , Blindados de transporte de última geração por causa de alguns políticos safados em Brasília. Tecnologia e matéria prima e mão de obra tem.
O Type 10 do Japão é o melhor tanque de guerra do mundo 🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵
O atraso de todo país de 3 mundo se chama políticos e oligarcas
Nem é, é muita negligência do próprio exército também.
Entram no canal do Professor,Luiz Antônio Valle, lá ele explica a sabotagem que o Brasil sofreu com ajuda do FHC!
@@elgrandioso8011 ????? É louco
Seria sensacional trazer o Osório para o Exército do Brasil. É claro numa versão totalmente moderna e adequada ao século XXI.
Concordo!!
Viúva do Osório
@@israelalves137 como o próprio vidio disse ressucitalo.
@@israelalves137 até parece q só a Engesa era a ÚNICA a criar um Blindado.
@@israelalves137 exatamente, legal, o Osório era bom pra época mas ele não existe mais e nem a engesa
Esse Fernand Collor e uma vergonha para o Brasil.
Não foi bem assim. A Engesa era cara e mal gerida. Tinha projetos que iam da área nuclear até a área de brinquedos (é sério). Muito antes de Collor a Engesa já estava muito mal. O que sepultou a Engesa foi a enxurrada de material bélico quase de graça ao final da União Soviética. Até a Pepsi acabou ganhando submarinos como pagamentos por certos ativos que ela tinha lá, a tal ponto que passou a ter a segunda esquadra submarina do mundo. Seria tb questionável manter todo um Complexo de Defesa às custas do pobre povo brasileiro, afinal, de que adianta ter o melhor MBT do mundo e não ter vaga no hospital? Por tudo isso, não é correto culpar Collor por isso.
O brasileiro é a nossa vergonha...
Esse Fernando sera lembrado daqui 100 anos como um fracasso total para o país. Um dos piores presidentes da historia.
@@favoritos2420 perfeita sua colocação!
@@CodebreakerBR Os gestores da Engesa cometeram um erro crasso ao alçar um vôo maior do que a perna. A empresa perdeu o foco totalmente, conforme citei. A Engesa deveria ter focado em produtos mais modestos que davam certo, tal como o Cascavel e Urutu. Foi justamente o que a Embraer fez, e por isso mesmo ela segue viva até hoje. É justo o pobre pagar pelos erros infantis dos gestores da Engesa?
Eu acho q é melhor ressuscitar a própria Engesa seria melhor.
Não seria viável, seus projetos hoje seriam quase inúteis, o certo seria o Exército criar uma estatal só para esse fim, como a Imbel, e criar novos projetos.
@@jeordesluciano3788 chega de estatal
É melhor vc tb dizer de onde sairá o dinheiro para esta nova melhor estatal.
@@jeordesluciano3788
Estatal só vai servir pra corrupção
@Tiago Calhau Nem sempre se recomenda entregar projetos na área militar a empresas privadas, por inúmeros motivos. O primeiro é que estes projetos não visam lucro, mas sim a defesa do país. Segundo, a lógica do mercado pode ir na direção oposta à lógica da defesa (o mercado poderia querer jipes, enquanto o exército precisa de tanques, por exemplo). Terceiro, empresas privadas tem acionistas, o que garantiria a segurança de tais projetos? E se o acionista fosse estrangeiro, ou pior, de uma nação inimiga? Os argentinos durante a Guerra das Malvinas tiveram que hackear seus próprios mísseis Exocet para poder usar contra os britânicos, o que garante que algo similar não possa ocorrer? O melhor modelo, portanto, é o de uma parceria público privada em um Complexo de Defesa, onde as tarefas mais simples seria da iniciativa privada.
3:50 os Eua "querem ver todo mundo bem" mas nunca melhor do que eles...
É por isso que não gosto de americanos, é Deus pra eles e Satanás pros outros.
@@jeordesluciano3788 por causa disso o país deles é uma super potência. Enquanto aqui no Brasil...
o império americano está em decadência, esse século o país predominante no mundo será a China, junto com outros países asiáticos.
@@jeordesluciano3788 os brasileiros se comportam da mesma forma kkk
Eu concordo, cada país defende os seus interesses, isso é fato, mas a Engesa errou em ter vendido armas pro Saddam Hussein, que foi a principal causa da falência, o próprio Marcelo já explicou isso, e nesse caso, os EUA aproveitaram isso pra bater o prego no caixão.
Atualmente, há uma versão do Osório em exposição no Museu Militar Conde de Linhares aqui no Rio perto de casa e outra no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Recentemente o EB herdou, por decisão judicial, o patrimônio tecnológico da ENGESA. E hoje, se houver interesse do comando do Exército, a retomada do projeto poderia realizar-se engenharia reversa nessa unidade restante do EE-T1 OSÓRIO, aperfeiçoando-se a nova versão do carro para os padrões atuais, seria possível a retomada do projeto e também a produção em larga escala. Também seria preciso a construção de uma nova instalação para a montagem final do carro de combate, juntamente com a modernização ou mesmo a troca de parte do maquinário herdado pela Imbel.
Não vale a pena, projeto descontinuado como esse teria que ser tão modificado que fazer do zero sai mais em conta
Podia ser o melhor do universo que não importa após 40 anos desatualizado
Coisa feita pelo Estado, eu não confio nem no produto nem na gerência da fabricação. Seria o Osorião, mais um esquema de corrupção. Quase que na totalidade os produtos bélicos mundo à fora são feitos por empresas privadas, quem tem interesse que injete, o que nunca acontece no Brasil. Ter vendido para o Iraque foi um puta tiro no pé, diga-se de passagem. Quem arma esses países é a Rússia, por motivos óbvios, é óbvio que traria problemas diplomáticos em alguma medida.
Se o Exército brasileiro está em busca de um novo MBT, nada melhor do que retomar o projeto Osório. Uma parceria com a Itália, Alemanha ou Israel pode ser bastante proveitosa.
O mais importante é termos novamente a capacidade de desenvolvimento e contrução desse material militar exatamente como funciona com o blindado Guarani, ou o cargueiro KC 390 da FAB.
Esqueça o Osório morreu aceita logo de uma vez cara.
Eu faria parceria com a Alemanha, os Blindados deles são excelentes, e são parceiros historicos do Brasil, até mesmo a Suecia ou Polonia poderiam vir a se tornar parceiros!
O governo brasileiro ao em vez de salvar a Engesa, não fez deixá-la falir!
Malditos políticos entreguistas!
Engesa era nosso maior aliado
Tucano é centro-esquerdista, parente da esquerda e , portanto, inimigos da pátria.
@@jairoprates4300 o foda e o seguinte, os políticos tacam o fodaçe pro exército
Sim, entreguistas e nunca mudou, até o Bolsonaro é, infelizmente fatiando uma das empresas mais importantes e estratégicas do país como a Petrobrás. Tudo farinha do mesmo saco, infelizmente.
@@omarechaldeferro Até pq dar dinheiro do povo para empresas deficitarias é algo positivo...Essa medida só resultara em cartelização e ineficiência.
A medida correta é desburocratizar o mercado nacional,cortando tarifas e encargos trabalhistas,para que ai sim as empresas entrem em competição e produzam produtos melhores.
Engesa devia ter vendido o Osório para o Iraque...
Quanto a um novo motor, poderia ser Scânia (aproveitando a boa relação que temos com a SAAB) e os canhões deveriam ser desenvolvidos aqui.
Tem que pegar o projeto e revisar ele inteiro.
Vender pro Iraque sendo que o problema todo foi culpa do calote iraquiano?
1. SAAB nada tem com a Scania. 2. Não fabricamos canhões. 3. O projeto não precisa de revisão. Ele é moderno. Basta atualizar a eletrônica do sistema de controle de tiro.
um dos motivos da quebra da Engesa foi o calote do Iraque, por conta da guerra, seria mais do mesmo e ela teria quebrado, isso em um cenário hipotético, porque o Osorio tinha muitos componentes estrangeiros, de pais que já tinham bloqueios econômicos ativos contra o Iraque. a venda seria proibida.
@@danilotheobaldodasilva6299 "cenário".
@@PauloPereira-jj4jv vlw
Eu tava LITERALMENTE sonhando com ele esses dias...
O cara sonha com tanque kkkk
@@stocco4483 n é um tanque.... é O tanque
Você é um homem de cultura
@@stocco4483 🤣🤣🤣🤣🤣
ainda vamos um dia tirar esse sonho do papel
Até hoje olhando o Osório ele impõe respeito!
Ainda hoje é superior aos tanques existentes no exército.
Não e atoa que ele carrega o nome de um general
Olho pro passado e vejo a história desse país, é de se orgulhar, pena que não posso dizer o mesmo do atual Brasil em que vivemos. Espero de coração que esse país volte a ter suas glórias como no passado, e que eu esteja vivo até lá para vivenciar isso.
Em que momento do passado o Brasil teve glória?
Namoralzin, so de ver o Osorio na thumb deu até emoção, saiu uma lágrima do olho
A pergunta mais repetida nos fóruns militares brasileiros 😅🙏🏾
Quais são esses fóruns?
@@antopov6559 ¯\_(ツ)_/¯
Pois é, tá na cara que não dá pra aproveitar quase nada do projeto original do Osório, é o mesmo que eu querer projetar uma picape nova com o projeto da D10.
@@jeordesluciano3788 exatamemte kkkk boa kkkk
@@durexgamer8108 kkkkkkkk
Sempre disse que se dependermos do governo federal para essas compras, estamos ferrados. Eles preferem comprar e investir em empresas estrangeiras (IVECO) do que aqui nas nacionais. E a meu ver, SIM, o Osório poderia ser ressuscitado e colocado de volta no lugar de onde nunca deveria ter saído, o de MBT 100% brasileiro.
100% brasileiro só tinha o chassi
Mas é assim em todo país ... O GOVERNO FEDERAL é que mantém , que investe dinheiro , que detém os direitos constitucionais sobre as empresas de defesa !
Sem o governo federal não existe Embraer , Avibrás , Emgepron ou qualquer outra que aparecer tanto no Brasil quanto no mundo !!
O problema é que se investe muito pouco em defesa aqui no Brasil e dependendo do governo , pode até enfraquecer suas forças armadas como hj é o caso da Alemanha com Angela Merkel que tá deixando de lado a defesa alemã e a Argentina que cada vez mais tem uma defesa mediúcre !
Mas aí é que entra o povo ! Povo tem cobrar não só do presidente mas PRINCIPALMENTE do Congresso projetos de defesa ! Pq é o congresso que vai liberar o dinheiro pra projetos militares !
Se o congresso não tiver envolvido com a defesa , fica muito difícil ter verba pra desenvolvimento militar então quando tiver eleição para deputado federal e senador ... Cobre do seu candidato projetos pra defesa ou então vote em candidatos que tenha projetos sérios voltados para a defesa !
O ideal era o congresso brasileiro ter uma BANCADA militar como existe no Eua .
Aqui jaz um heroi nacional osorio 😭😭😭😭😭
Os EUA são tipo aquele amigo que ta com você enquanto vê alguma vantagem e a qualquer sinal de que você seja melhor que ele ou concorra em algum aspecto te passa a perna.
os EUA e seu jeitinho americano
Não há amizade entre países apenas interesses
Geopolítica, eles estão certos, é assim que deve ser... se o Brasil tem uma visão diferente, errados somos nós.
@@leandro842 Brasil deveria assumir este tipo de papel, mas, não é o que parece
Eles não são diferentes de ninguém, só ocupam um lugar que todos gostariam de estar e para permanecer tem que agir exatamente desta maneira. Errado foi o nosso governo que não investiu no nosso exército comprando o carro.
A exemplo do que foi feito na década de 80, a Engesa procurou, no mercado internacional, os melhores componentes para "rechear" o chassis que estava sendo projetado: motor da MWM, transmissão automática da ZF, suspensão hidropneumática da Dunlop, torre Vickers para o canhão 105 mm, torre GIAT para o canhão 120 mm, sistemas optrônicos da Philips, e por aí vai.
Sem dúvida o IME, juntamente com o CETEX, poderiam, ao menos, avaliar o que há de mais moderno (como o novo canhão 130 mm da Reihnmetal) no mercado internacional e projear um Osorio NG. Não é algo que seria feito em um piscar de olhos; pois nem mesmo os nossos submarinos ou as corvetas Tamandaré, ou até mesmo o Gripen NG o foram.
Marcelo fala sobre como anda as notícias sobre a Armênia e Azerbaijão ; obrigado....
@Danilo Alves chora esquerdinha. kkkkkkk
Recomendo acompanhar o Blog Coronel Cassad, e usar o tradutor é claro!
colonelcassad.livejournal.com/
Infelizmente o Brasil atualmente é refém de tecnologias estrangeiras
Vdd
Maioria sim mais temos a nossa própria tecnologia
@@HG-jw1uw tu sabe que tu mora no Brasil né.
@@israelalves137 E existe algúm pc Brasileiro?
@@XuxaMengele n entendi
O Brasil tem muita capacidade, e esse é mais um exemplo de um projeto que seria grandioso.
Avante Brasil! Juntos sempre! 🇧🇷👊
Meu sonho ver o Osório perto dos seus rivais tocando aquela música "Sinta a pressão neném"
Kkkkkkkkkkk kkakskkksks
Iam tremer na base.
@@PedroHenrique-lu7pm kkkkkkkkkkkk
Kkkkk
Kkkkkk
Depois de ver os vídeos reais do Osório deu até aquela vontade de chorar pelo o que perdemos
Eu: não cara, sem discussão.
Kkkkkk
Kkkkkkkkkkkk
Por tudo que já vi a respeito do Osório até hoje, concluí que foi um grande tiro no pé do Brasil, como nação, não ter dado o suporte necessário à Engesa que destinou muitos milhões de reais à época e não teve subsídios para se manter rentável após a recusa da Arábia pressionada pelos EUA de fechar a compra dessa excelente máquina de combate.
Parabéns amigo de Hoje no Mundo Militar por mais este vídeo sobre o Grande OSÓRIO, no Ano de 1986 eu estava Servindo o Exército em Brasília no BPEB e no desfile de 25 de Agosto dia do Soldado, tive o prazer de ver de perto esse Blindado com Pintura Camuflada na Parada Militar, posso dizer esse era BRUTO., realmente foi uma pena não ser continuado.
O maior obstáculo da industria brasileira é sempre o seu "sócio": o Governo.
Eu gosto muito desses temas militares.
Aí Brasil, só dá desgosto na política, no exercito só alegria.
As maiores desgraças para a defesa do Brasil chamam-se Collor e FHC, pelo menos o Lula deu uma atenção de um jeito meio torto e agora com Bolsonaro as coisas podem mudar.
@@jeordesluciano3788 Finalmente né, mas pelo menos foi o FHC que criou o projeto FX e foi o Lula que comprou os AH2 Sabre, pelo menos uma coisa boa que os dois fez nas forças armadas porque de resto vish.
@Danilo Alves Nossa, eu não sabia que o Bolsonaro sucateou as forças armadas por 20 anos, e também não sabia que foi ele que assinou o tratado de não proliferação nuclear.
Rola até lágrimas nos olhos ver que o vagabundo do Collor não quis o Osório para o exército, como você disse Marcelo, hoje já estariamos na segunda ou terceira geração desse blindado.
Viva a grande Engesa, uma empresa que deveria ser ressuscitada.
Pode sim !!!!! É só querer!! Pois se fosse na ÍNDIA!! CHINA!! Ou RÚSSIA a história era outra!!!uma versão moderna!!!
O problema é a descontinuidade do projeto, o Osório foi interrompido e enterrado, se tivessem projetado gerações posteriores ao Osório, a nossa indústria teria aprendido com erros e comemorado acertos, e esse conhecimento contínuo no advento de novas tecnologias nós não temos, é mais rápido fazermos parcerias com empresas especializadas como a Iveco.
o problema é que o carro era inteiramente internacionalizado com peças de diversos países, um atrito com algum país fornecedor de peças e a frota inteira de osórios ficaria parada.
Nos EUA também amigo, e são capitalistas e até liberais, porém eles tem bom senso sabem o que é e o que não é indústria estratégico-militar.
O projeto estratégico do Exército "Nova Couraça" está previsto, inicialmente, para 2 fases: a primeira é a repotencialização do Leopard existentes e a segunda a aquisição de um novo carro de combate para mobiliar as brigadas blindadas e RCB.
Na primr7fase ainda estão sendo feitos estudos de viabilidade para determinar a possibilidade técnica e econômica de dotar os Leopard de um canhão de 120mmm. Essa fase tem a duração prevista de 4 anos. Na segunda fase, que iniciou paralelamente à primeira, estão sendo estudados os requisitos de um novo carro de combate, mas alguns pontos já foram definidos:
1 - peso e dimensões compatíveis com o ambiente operacional.
2 - canhão de 120mm ou superior, com alcance mínimo de 5 km, sem munição assistida.
3 - Ter, pelo menos, 50% das unidades encomendadas produzidas no território nacional, com transferência total de tecnologia e licença de produção irrevogável.
O modelo a ser adotado poderá ser semelhante ao Guarani ou ao Grippen.
Outros grupos de trabalho já estão estudando os requisitos de outras versões, da mesma família como veículos blindados de combate de infantaria (VBCI), de reconhecimento (VBR), caça-tanques, morteiro, lançador de míssil anticarro, de defesa antiaérea e de transporte de pessoal.
O escopo é que sejam duas familias de blindados. Uma sobre rodas a cargo da IVECO é outra sobre lagartas a cargo da empresa vencedora da concorrência, sendo esta preferencialmente brasileira.
eles tem que dar prioridade para defesa antidrones, drones serão os senhores da guerra de agora em diante.
@@RIKO-zn7xz não é bem assim. Drones são uma ferramenta e, como tal, existem uma série de contramedidas, no caso dos drones, muito mais baratas e acessíveis.
@@Zeus-nr1ty assinatura radar, rcs de um drone é melhor que um caça stealth.
@@RIKO-zn7xz como todo drone é controlado?
@@Zeus-nr1ty tudo bem sinal de rádio, mas assim mesmo se não houver preocupação, a coisa desanda.
O Leopard II alemão poderia ser feito algo parecido com o caça Gripe, o Brasil fazendo parceira na linha de produção por etapas, ficando bom, bonito e barato. Seria uma ótima proposta
Viva o OSÓRIO 2.0 !!!
🇧🇷🇧🇷🇧🇷
?
Uav contra
Tai uma resposta de o porque o brasilllll não vai para frente--- tudo é difícil
Tudo é difícil não, tudo é corrupto.
Afinal, acha que "fernandinhofdp" recusou a compra dos tanques brasileiros a toa.
ruclips.net/video/nQ9ln__mF4w/видео.html
Brasileiros sabotando brasileiros, e agora divididos por um "ideal" político ilusório seguimos ladeira a baixo como nação... voltando a era agrária, desindustrializado echeio de miseráveis
o governo prefere estrangeiros ao proprio país
baita tanque, eu conheço um dos engenheiros que estava no teste nos Emirados Árabes quando ainda existia a Engesa, a história é fantástica.
É triste conhecer histórias como o da Engesa. Histórias que demostraram o potencial dos brasileiros, tanto para se destacar no mundo, como para se destruir. Como deixarmos grandes talentos morrerem ou simples ir embora por aqui não tem oportunidade. Infelizmente nunca deixamos de ser uma colônia. Quando será que isso irá mudar?
Só espero que não seja no dia em que o Brasil deixar de ser uma nação.
O Osório é história, até pode-se usar o nome pra um novo equipamento, MAS seria algo completamente novo, refeito do zero.
Usar o nome como homenagem seria excelente.
Penso o mesmo, assim como o Leopard II, apenas o know how inserido em uma plataforma muito mais moderna!
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho
Cheguei mais rápido que o Boulos invadindo casa kkkkkkk
*Esse comentário foi invadido por Boulos,agora é nosso comentário*
@@israelalves137 olá buzz
2//
@@israelalves137Woody: tu é gay mano
@@XuxaMengele caraca essa frase vai é impressionar várias pessoas nesse comentário
Seria bem interessante a opção 1 e 3 conforme vc disse mas se o negócio fluir 100% os americanos logo iria caçar pretexto ate ameaçando o Brasil com sanções eles não aceita ver nenhum país crescer
Por isso presisamos ficar do lado do Japão,nosso maior parceiro comercial 🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵🇯🇵
@@elgrandioso8011 nao e a china?
É só ignorar eles...
@@cabral1335 a China só fode com a gente mais nois n ficamos sabendo eles estão sabotando o Brasil
@@cabral1335 Não,se fosse a China eu falva China
Pelo simples fato de ser uma plataforma nacional, já justificaria o investimento em atualização nesse projeto, principalmente porque podemos utilizar as parcerias atuais, como a Iveco, SAAB, Avibras entre outras para modernizar esse belíssimo projeto, aumentar mais a nacionalização dos seus componentes, em relação ao projeto original do Osorio, um projeto com características especificas para nossas necessidades, talvez não estaria entre os melhores do mundo como o Primeiro Osorio esteve, mas na América do Sul e dentro do território ele poderia ser insuperável.
E quem poderia fornecer todos os acessórios, que eram em grande parte ingleses, franceses e alemães???
@@M_R_Cabral hoje em dia tem muito mais opções de fornecedores, mas como disse antes, o ideal é aumentar a nacionalização dos componentes.
Vim mais rápido q o André do rap fugindo kkk
Kkkkk
BRASIL 🇧🇷🇧🇷
Rússia 🇸🇮
@@luang356 traidor !
CHINA
Tudo traidor merece leva bala na cara kkkkkk
@Apolo 11 e quem disse pra vc que eu moro ai no Brasil kkkk
5:14
1° RCC / CIBLD - Santa Maria, RS
Orgulho de estar servindo no Regimento Vanguardeiro (1RCC)
Excelente guerreiro, queria ter servido em santa maria, só que me mandaram para o 6°RCB :(
Não é verdade que "o governo se recusou a comprar o Osório". De fato, o governo deixou de comprar um monte de coisas, pois na virada dos anos 1980 para os 1990 o Brasil continuava em dificuldades econômicas decorrentes da crise da dívida externa, iniciada nos governos militares e por fim o calote durante o governo Sarney.
para desviar não falta , porque para comprar umas unidades para não matar a empresa não dá ?
Todo video que trate desse tema é sempre muito especial de assistir; acredito mais alguém assim como eu ainda tem expectativas e torce para que esse belo ícone da engenharia brasileira volte ainda melhor.
Uma parceria com a Alemanha, em especial com a Rheinmetall, para o desenvolvimento do nosso novo blindado seria uma escolha audaciosa em sua opnião ? ou seria, no seu ponto de vista, uma boa escolha para se começar uma parceria no ramo de tecnologia de blindados ? visto que, a Rheinmetall tem uma variedade de equipamentos incríveis, e as tecnologias que ela emprega nos seus projetos poderia ser de grande utilidade para o Brasil, isso na minha opinião. Sem contar que, com tantos equipamentos de ponta, poderiamos modernizar muito bem nossos Leopard 1a5, para permanecerem em serviço por mais alguns anos, e talvez mais tarde serem convertidos quem sabe em caça tanques apenas, com uma melhoria da arma, do motor e dos sistemas de tiro, assim como os EUA fizeram com seus M60 modernizados. Sei que isso seria bastante caro para o Brasil, mas você vê isso como uma possibilidade ou apenas sonho ?
Seria foda
NO MOMENTO A PRIORIDADE É A DEFESA ANTI AÉREA.
ele ta falando da cavalaria cara, são âmbitos diferentes, não existe só uma prioridade, e cada uma delas se da no determinado departamento da defesa
Cara não o é.
Não ouça um bando de criança mimada ,já estão trabalhando em uma defesa de médio alcance e a de longo alcance fica por conta dos gripens.
@@edvanleonardo4262 exatamente
@@edvanleonardo4262 MAS É MAIS CARO USAR UM CAÇA DO QUE UMA BATERIA.
@@saviosilva5447 ,cara desativa o CAPs e bota a mão na consciência ,é justamente o contrario.
Uma defesa de longo alcance por mais alcance que tenha é uma defesa pontual ,nosso território é um dos maiores do mundo ,associado a ter pouca infraestrutura que viria ser vital numa guerra fora do alcance dos inimigos é mais fácil e barato utilizar apenas a força aérea que botar centenas de AA no meio da equação.
Apesar de concordar com os pontos levantados, ainda assim aproveitando uma parte do projeto poderia adiantar e muito o desenvolvimento de um MBT para o Brasil do jeito que precisamos.
Malditos políticos.
Brasil nessa época: Vamos agradar gregos e troianos.
Estados unidos: Vendendo armas para o inimigo do seu cliente?
Brasil: É 🗿 eita...
Estados Unidos faz o mesmo do qual acusou o Brasil de fazer, as armas americanas que vão para Arábia Saudita acabam indo parar nas mãos de revoluções e grupos extremistas da primavera árabe.
Brasil: Ovo cria um novo e poderoso tanque nacional
EUA: keep calm and boicote
Malditos yankees
É malditos iraquianos que não pagaram os nossos cascavéis
@@jamesoxamadesperdicado5313 VÃO PAGAR CARO POR ISSO AQUELES YANKEES
@@jamesoxamadesperdicado5313 AQUELES HABADUBALAI CALOTEIROS
Tinha que jogar uma bomba atômica em washington
Em seguida, Japão ressuscita a classe Yamato modernizado e cria o Shinano o maior porta aviões do mundo...
se for, minha Santa terá escutado as minhas preces!
@Paulo Silva vice líder
Reze mais amigo
Mesmo sendo custoso,seria muito bom para o moral do país reconstruir um novo MBT Osório.
Que Deus te ouça, que Deus te ouça e que alguém de bom senso retome estes estudos o mais rápido
possivel, infelizmente a classe politica sem qualificação de espécie alguma não pode decidir uma
coisa tão importante para as FFAA, precisamos urgentemente planejar e construir todo o mecanismo
de defesa com tecnologia avançada.
"AS MULHERES ESTÃO CADA VEZ MAIS PRECISANDO DE UM OMBRO AMIGO POR CAUSA DA INDÚSTRIA BÉLICA, MUITO B..HUM, QUE DIZER, TRÁGICO."
Por: Senhor Osmar.
Mano me deu uma alegria tão grande quando vi o título
kkkkk pegadinha do malandro.
Sou da área da metalurgia, da sim para ressuscitar o projeto porém o que não pode acontecer é o que o plenário travar como fez nos anos 90 e impedir a capacidade do Brasil mostrar que faz boas coisas ao mundo, Se A Arábia comprasse ou não, não importa porque era obrigação do governo brasileiro dar o primeiro passo nisso. O mundo já sabia de nosso potencial naquela época. Culpar os americanos por dizer que o Iraque tinha o mesmo não quer dizer nada até porque era obrigação dos políticos do Brasil manter a Engesa funcionando.
O Brasil tem excelentes mentes profissionais. O que estraga é o governo e sua corrupção.
Não é atoa que todas as grandes mentes daqui vão embora para outros países.
@@AdeltoGT e os que mais estudam são funcionários públicos.
Como um país cresce assim?
@@gabrielmatos219 n cresce, apenas cai
Solução para isso e o aeroporto! Simples.
Já que o presidente da época não ajudou a engesa, espero que o governo atual ajude o exército ou uma nova engesa a fabricarmos os nossos próprios mbts.
precisa primeiro reformar toda nossa doutrina, nem o melhor mbt do mundo serviria com a nossa doutrina dos anos 60
"O BRASIL;TEM QUE CRIAR VERGONHA...E PARTIR PRA CIMA E CONSTRUIR O SEU PRÓPRIO "TANK!!."NEM QUÊ; TENHA QUE "DESENTERRAR..."ALGUN DA "ENGEZA."ISSO COM TECNOLOGIA DE PONTA!! FOOOOORÇA BRASIL!... NÓS TAMBÉM PODEMOS!!!
Só mostra a capacidade dos engenheiros da época, eu acredito que deveríamos investir em um projeto nacional.
Mais uma triste história sobre como fizemos bobagem....
A Engesa que se ariscou muito, e devido a decisões politicas mundiais, tomou na taraqueta. Infelismente assim funciona o Livre Mercado.
Claro que o Brasil podia ter comprado algumas unidades do Osório, mas pense, se a Engesa tive-se falido mesmo assim, quem manteria esse MBT? O governo teria q ter comprado a Parte técnica da Engesa.
É uma vergonha o Governo não haver comprado o Osório! Temos que recomeçar! O quanto antes melhor! Ninguém vai fazê-lo por nós! 🤜🤜🤜🇧🇷
Vi o Osório pessoalmente quando servia no 3° RCC, foi ao Regimento para uma demonstração, carro fantástico e muito superior aos nossos M41 da época, pena não der dado certo.
Pra você, só sendo um espírito trevoso e destrutivo como aquele carniça do Collor pra ter esse prazer de acabar com o que é bom e não pensar no seu país.
@@jeordesluciano3788 na época conversei com um engenheiro envolvido no desenvolvimento do projeto, que me confidenciou do perigo de que, caso o carro não fosse comprado pela Arábia Saudita, tudo iria para o "ralo", palavras ditas por ele à época, infelizmente foi o que aconteceu, mas claro que não houve interesse interesse algum do Governo em comprar e dar alguma moral pra militar no pós regime militar. Passamos muito aperto nessa época.
@@pfsergiocruz nossa, e aquele desgraçado sabia de tudo e mesmo assim virou as costas, pior ainda é quem tiver coragem em votar numa peste daquela.
@Cod pcs Nem lembre disso que a raiva só aumenta, nós devemos ser a única nação com um programa nuclear militar e não temos armas de destruição em massa, por isso o Brasil virou a casa da mãe joana.
Atualizar o leopard atual enquanto se projetasse um Osorio II seria interessante. Traria um sentimento de volta aos bons tempos e orgulho pra nação. Se é viável ou não, deixo pros especialistas:
Muito triste isso. Queria que nosso país fosse mais reconhecido na questão militar.
Isso mostra o quanto os norte-americanos são confiáveis.
Eles estão certos, defendem o país deles, essa camarilha que passou pelos últimos governos só defendia o bolso deles e o Brasil que se danasse.
Muitas vezes eles não vendem equipamentos bons para países amigos não são pelo mal, é que eles receiam que esses equipamentos ou os projetos caiam nas mãos de países inimigos, através da espionagem. China e Rússia por exemplo fazem muito espionagem industrial e militar.
Melhor canal militar!
Canal bélico e melhor
Seus comentários são Singular 🇧🇷👏👏
Meu pai se chamava Osório 😅
Não séria Honório
@@luang356 Perdi KKKKKKKKKKKKKKKKK'
Então seu pai era um guerreiro kkkkk
@@luang356 Não. Osório mesmo rsrs
Nada que ENGENHARIA REVERSA não resolva.
engenharia reversa não é simples, mesmo se roubasse as plantas, você precisa descobrir os materiais adequados, aprender o software, fazer linhas de produção adequadas e por aí vai.
se um f-35 caísse em angola não significa que os angolanos iriam começar a fazer f-35, não sem os materiais e componentes certos
@@marrvynswillames4975 E só que e exatamente dissecando os dispositivos, maquinas e software que se descobre a composição de cada coisa.
O Brasil tem muita sucata militar, e tem laboratórios e universidades, além de muitos recursos naturais, basicamente o que precisa fazer e desmontar anotar e gravar o processo, chamar os engenheiros pra ver como funciona mais ou menos, o que de arquivar e depois somar as informações pra criar novas variações melhores e superiores.
Depois o que precisa e organizar a indústria, se depender de empresas privadas pra isso e fracasso total, tradição liberal = atraso, e o pior e quando empresas privadas inventam de super faturar junto com aquela pragas de políticos.
Essa empresa to tanque a cima foi a falência porque era fresca de mais, usando peças importadas, só imagina tentar usar pecas importadas em uma guerra totalmente inviável, além do mais essa coisa de patenteamento e frescura, nada se cria tudo se copia.
Realmente uma pena, no ano 1985 eu estava servindo no 4 BIB em Quitauna...os nossos M113 estavam sendo repotencializados pela Engesa, o grande e gestão motor Gasolina, estava sendo trocado por um Scania Turbo diesel....fui varias vezes até a Engesa.....
Osório fez história
Os USA sempre jogando sujo quando o objetivo é vencer, até mesmo um contrato militar, "se não podemos ganhar na qualidade então ganharemos na intimidação... USA"
Concordo
Naquela época com governo de Collor ou Sarney... EUA tinha mais que se afastar do Brasil...
O Brasil é um país de muitas tristezas. Um futuro que nunca chega. É só eu que sinto essa tristeza ao ver vídeos como esse e notar o quanto estamos atrás de outras nações por não termos um clamor genuíno pela mudança no nosso país? Esse vídeos do que podíamos ser só nos gera saudade do que nunca acontecerá.
Talvez "recussitado" NÃO mas um blindado feito em parceira com um país estrangeiro. Talvez mesmo uma versão do leopard 2a4 feito especialmente para as nossas especificações assim como fizeram para a Singapura seria a melhor escolha! E poderíamos nomealo de Osório
Eu vendo esse vídeo. "De novo isso cara?".
Coisa que nunca mais faço e botar a mão no fogo por coisas feitas no Brasil.
Maldito seja Fernando Collor de Mello, meu sonho é ver o Osório resucitado e defendendo o Brasil de possíveis agressores 🇧🇷
O Brasil ainda poderá acordar?
Já estamos acordado,acabamos de tem uma semana histórica na área militar
@@HG-jw1uw Como não??
Cu 😔🙏
@@israelalves137 como não??
sim, quando for atacado ou ameaçado por outras potencias.
quando ver 2 porta-aviões na nossa costa, caças invadindo nosso espaço aéreo e etc...
ai a gente acorda e começa a investir nas FAA.
parece que o brasil tá esperando perder a amazonia, pra começar a investir pra depois recuperar.
Colocando em base a sua análise, eu diria que a possibilidade de renovar e tornar o OSÓRIO atualizado será muito possível e gastando o mesmo que estamos fazendo com os tanques que temos é recebemos do EUA, muito prático e viável
Eu ia comentar no outro vídeo sobre um possível EE T3 Osório só que esqueci, seria bom para Brasil produzir seu próprio blindado, quem sabe temos até um EE T4 Osório que seria um blindado não para nós e sim para vender ao exterior, tipo o ee t1 Osório que era o mbt BR e o t2 que era para venda, ou ao contrário não lembro direito.
Eu já vi relatos sobre um projeto do Osório nomeado "EE-T3 Osório", cujo uma das propostas era blindagem Explosiva Reativa, uma pena eu não poder confirmar este relato.
Deixem a ENGESA descansar em paz.
@@elbergomes7471 ss vamos ver até onde as dividas deles chegam
EUA atrapalhou tudo, triste ksksksk
Sim atrapalharam mas por negligência do presidente collor a empresa responsável pelo osório faliu
Pra variar...
Já que se tivéssemos o Osório em operação hoje estaríamos na terceira geração, acho que seria interessante pegar o que foi bom e deu certo, e fazer de novo com melhorias que atendam a atualidade
Ninguem percebeu que os estados unidos apelaram só pra não perderem o negocio
Sim.
RUclips:nenhuma visualização e 6 comentários+112 comentários
Enfim,a hipocrisia
Bom dia ótimo video este tanque foi projetado e construído pelo meu tio Odilom lobo de Andrade Neto... já me contou a história de quando o Osório venceu a competição com os outros tanques e um dos generais americanos veio cumprimentá-lo e disse " very good job"
Brasileiro é o povo mais inteligente do mundo, temos que ser mais autênticos e construir coisas somente nossa , aperfeiçoar e sempre melhorar o que já existem em outros países.
A média de QI do brasileiro e 80 bem abaixo da média global Brasil ocupa as piores posições no ranking de educação global , não e por nada não mais brasileiro se fosse inteligente mesmo não teria uma situação dessas no país como os politicos e falta de estrutura ,de longe os japoneses são os mais inteligentes do mundo
Com um povo tão inteligente fico admirado como é que nas várias avaliações feitas por organismos internacionais o Brasil fica sempre tão mal qualificado em muitos aspectos, a começar pela educação etc.