parabéns, explicação clara e simplificada, direto ao assunto, sem muitos rodeios, sem muita linguagem técnica, que muitas vezes confundem, nós leigos no assunto. muiot obrigado.
BOM DIA!! OTIMA AULA, ESTAVO PRECISANDO DESSA DICA.. GRATO, PROFESSOR. MUITO BOA AULA!! SE POSSIVEL FAZ UM DE ATERRAMENTO POR FAVOR!! RICARDO RIO DE JANEIRO..
Esse vídeo deveria abranger os cálculos dd transformar a potência em potencia aparente pra assim converter em potência efetiva. Cada qual no seu quadrado.pego muitas instalações de condicionador de ar feitas por profissionais que seguem tabelas sem saber o porquê das coisas, Principalmente por instalador e reparador de condicionador que não faz ideia de eletrotécnica.
Muito boa explicação, mas eu poderia colocar um disjuntor d 10am nos 3 primeiro exemplo, pois ambas estão dando abaixo de 10am para ter mas segurança eu colocaria o d 9,000 12,000 com 10am eo 18,000 com 16am. Será q eu estou errado. OBRIGADO.
Olá @marcos tudo bem!? desde que o disjuntor atende a proteção para o cabeamento de força e também o recomendado pelo fabricante não existe problemas, pode seguir normalmente.
Na vdd se vc fizr os cálculos um poko mas detalhados todos os cabos 2,5 mm daria certo ja q ele suporta 21A Msm considerando a queda d tensão. O cabo d 2,5mm atenderia bem. E alguns dijuntores de 10A tbm atenderia sem B.O
Olá referente a essa questão, conforme comentado também no vídeo, sempre orientamos a fazer a consulta com o responsável da área, para analisar por completo a instalação, assim terá maior confiabilidade e segurança com economia na instalação.
Ótimas dicas parabéns! Se permite uma contribuição... nas instalações de centrais de 9K e 12K BTU costumo instalar disjuntores de 10A, eles atendem com folga (corrente do circuito) e tem o valor bem em conta.
Olá Leandro, Desde que a instalação seja acompanhada/gerenciada por um profissional da área, e o cabeamento dimensionado de acordo com o valor do seu disjuntor, com isso atenderia os quesitos.
Olá Rogério, Na utilização de transformador de energia, podem existir diferenças nos valores. Neste caso, lhe recomendo a consulta do profissional de sua confiança, para o correto dimensionamento.
ola amigo comprei dijuntor para o arcondicionado so que e 63 amperes 63a tuya wifi inteligente terra vazamento sobre sob o protetor de tensão relé interruptor temporizador energia kwh medidor vida inteligente sera que posso ligar ele no arcondicionado 220v
Olá Erivelton Lhe oriento a fazer a busca/orientação para essa sua demanda, com um profissional dá área afim de analisar a sua potência e queda de tensão do ponto de força até a carga. Com isso você terá maior segurança na utilização do produto.
até a coluna da corrente estava de acordo, mas e a nbr5410? O correto é dimensionar primeiro O CABO que suporta determinada corrente. O disjuntor é consequência disso pois ele protege o cabo, e não o equipamento.
Eu vou instalar um de 24000 Btu, no manual diz corrente máxima de 10.5A, Já tenho no meu quadro um disjuntor de 20A livre para tal. Por que tem que ser de 25A?
Olá Bruno, envolve questão de corrente de partida do equipamento, corrente máxima de operação, potência ativa, reativa e aparente do sistema entre outros. Neste caso, lhe oriento a fazer a consulta técnica com um responsável legal da área, para análise completa do seu ponto de força e energia, avaliando assim a possibilidade de instalação.
Olá, para essa questão orientamos, conforme comentado no vídeo, verificar o manual de instalação do fabricante afim de não perder a garantia do equipamento.
Boa Tarde Ribamar a corrente foi encontrada em função da potência elétrica (kW) do equipamento com a tensão (V) da alimentação, pela formula, I (A) = Potência (kW) / tensão (V), temos o seguinte, I (A) = 900/220, I (A) = 4,09A
@@enfosolengenharianão faltou considerar aí o fator de potência do aparelho? Isso elevaria aproximadamente 18% a corrente final para se promover o cálculo do disjuntor e cabos. Tenho essa dúvida...
Por que o vídeo não é completo contemplando também ar-condicionado de 7500BTU em 127v, que é o meu caso e praticamente 90% das instalações onde moro no RJ pra modelo de Janela? Qual seria a seção MÍNIMA do cabo que eu poderia ligar este aparelho com segurança em 127v?
Boa noite José, Essa tabela foi calculada para equipamentos na tensão de 220V, máquinas com alimentação elétrica de 127V, tem uma corrente (amper) maior, teria que verificar no catálogo do fabricante.
Olá Marcos, Neste caso o disjuntor tem a função de proteger o cabeamento de alimentação do equipamento. Poderá entrar em seccionamento caso ocorra um curto circuito na máquina, como por exemplo a queima do compressor ou motor ventilador.
Boa Tarde Luiz Sim o DJ é um dispositivo de proteção para o cabo elétrico, indiretamente faz a proteção do equipamento. Mas o papel principal do DJ é proteção de cabo.
Olá Adelson, para equipamentos que possuem motor, é efetuado o dimensionamento da proteção (disjuntor) na informação de corrente máxima de operação, o qual normalmente é maior do que a corrente nominal, por tal motivo acaba tendo esse valor maior. Entretanto, como informado no conteúdo, se faz necessário o acompanhamento/projeto do profisisonal da área para a análise completa e assim ter o dimensionamento correto. À disposição,
Boa tarde Apolinario, Os valores de potência não estão incorretos, conforme falado no vídeo se trata de uma potência nominal de placa de cada equipamento, sendo sempre necessário a confirmação dessa grandeza elétrica junto ao fornecedor na aquisição do produto. Referente a sua formula proposta, o COP e/ou o EER, quer dizer o desempenho energético do equipamento de ar condicionado no modo de resfriamento, o qual possuí vários outros fatores que devem ser analisados. Este é um número para representar o quão eficiente é o produto/máquina, podendo ser encontrado também na tabela e testes do INMETRO.
Como eu estava precisando desse vídeo, glória a Deus por isso
parabéns, explicação clara e simplificada, direto ao assunto, sem muitos rodeios, sem muita linguagem técnica, que muitas vezes confundem, nós leigos no assunto. muiot obrigado.
BOM DIA!! OTIMA AULA, ESTAVO PRECISANDO DESSA DICA.. GRATO, PROFESSOR. MUITO BOA AULA!!
SE POSSIVEL FAZ UM DE ATERRAMENTO POR FAVOR!! RICARDO RIO DE JANEIRO..
Sempre um conteúdo muito relevante!
Esse vídeo deveria abranger os cálculos dd transformar a potência em potencia aparente pra assim converter em potência efetiva. Cada qual no seu quadrado.pego muitas instalações de condicionador de ar feitas por profissionais que seguem tabelas sem saber o porquê das coisas, Principalmente por instalador e reparador de condicionador que não faz ideia de eletrotécnica.
Olá Francisco,
Como orientação, sempre informamos a busca por profissinais da área para assim fazer a análise mais precisa e correta da instalação.
Muito 👍 🦸♀️ 👍 bom
Muito boa explicação, mas eu poderia colocar um disjuntor d 10am nos 3 primeiro exemplo, pois ambas estão dando abaixo de 10am para ter mas segurança eu colocaria o d 9,000 12,000 com 10am eo 18,000 com 16am. Será q eu estou errado.
OBRIGADO.
Olá @marcos tudo bem!?
desde que o disjuntor atende a proteção para o cabeamento de força e também o recomendado pelo fabricante não existe problemas, pode seguir normalmente.
Parabéns professor
Muito obrigado esta foi das melhores explicações que ja encontrei esta tabela ficou bem explicada.
Obrigado!
Qualquer dúvida, pode estar nos encaminhando.
Esse é o primeiro vídeo que eu vejo seu, show !!! Já me escrevi no canal.
Muito obrigado pelo feedback Paulo! Seja bem vindo ao canal!
Explica muito bem
Adorei essa dica, posta algo de obra pra gente ver
Boa Tarde Gustavo!
Sim, com certeza!
Estaremos montando esse conteúdo!
Obrigado, pela dica!
Show! Parabéns gostei da aula 👍👏👏
Obrigado!
Muito bom!
Agora sim ! Melhor video!
Muito obrigado pelo seu feedback Carlos!
Muito obrigado pelos vídeos. Sigo acompanhando ansiosamente. Cada episódio um presente de conhecimento a mais. Obrigado
Obrigado!
Ótima explicação, ajudou muito! Gratidão!
Muito bom parabéns pelo vídeo, tabela de primeira
Obrigado!
Estamos a disposição.
Super aula show de bola muito bom valeu um abraço Deus lhe abençoe
Muito interessante 👏🏻👏🏻
Muito bom o vídeo 👏🏼👏🏼
SHOW!!!!!! Muito obrigado!!!!!!
Muito bom
Gostei da aula parabéns
Na vdd se vc fizr os cálculos um poko mas detalhados todos os cabos 2,5 mm daria certo ja q ele suporta 21A
Msm considerando a queda d tensão.
O cabo d 2,5mm atenderia bem.
E alguns dijuntores de 10A tbm atenderia sem B.O
Olá
referente a essa questão, conforme comentado também no vídeo, sempre orientamos a fazer a consulta com o responsável da área, para analisar por completo a instalação, assim terá maior confiabilidade e segurança com economia na instalação.
Levar em consideração que, se o disjuntor é muito maior que a corrente nominal, ele deixa de proteger o equipamento!
@@reginaldosa13 por isso falei se colocar disjuntor de 10 a 16A
O cabo 2,5mm seria a bitola perfeita
Excelente 👏🏾
Show !
Aula muito boa , mas falta aulas de ar de 127v de janela também .td mundo faz de 220v
Olá Daniel,
legal, estaremos estudando um conteúdo dessa área.
Obrigado pela dica/informação.
Ótimas dicas parabéns! Se permite uma contribuição... nas instalações de centrais de 9K e 12K BTU costumo instalar disjuntores de 10A, eles atendem com folga (corrente do circuito) e tem o valor bem em conta.
Falaa @serboyeletro ótima contribuição! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e também pelo feedback! Boraaa!
Por que não utilizar disjuntor de 10A para correntes menores que 10 A e pequenas distâncias?
normalmente disjuntor de 10A não é tão comercial, dificultando um pouco a sua compra.
Mas não existe nada que impeça o seu uso.
A norma diz cabo de 2,5mm, mas o cabo de 1,5mm suporta seguramente a corrente de um ar de 9000 mil btus com um disjuntor de 10A.
Na faixa de 12000btus não poderia ser usado um disjuntor de 10A?
Como vc calculou essas potencias?
Olá! Manual do meu AC elgin 12000 btus indica um de 10a. Comprei de 16a. Acho que não tem problema não né
Olá Leandro,
Desde que a instalação seja acompanhada/gerenciada por um profissional da área, e o cabeamento dimensionado de acordo com o valor do seu disjuntor, com isso atenderia os quesitos.
Esses cálculos mudam pra um ar 220 volts que usa transformador de energia??
Olá
Rogério,
Na utilização de transformador de energia, podem existir diferenças nos valores.
Neste caso, lhe recomendo a consulta do profissional de sua confiança, para o correto dimensionamento.
ola amigo comprei dijuntor para o arcondicionado so que e 63 amperes 63a tuya wifi inteligente terra vazamento sobre sob o protetor de tensão relé interruptor temporizador energia kwh medidor vida inteligente sera que posso ligar ele no arcondicionado 220v
Olá Erivelton
Lhe oriento a fazer a busca/orientação para essa sua demanda, com um profissional dá área afim de analisar a sua potência e queda de tensão do ponto de força até a carga.
Com isso você terá maior segurança na utilização do produto.
Tenho dúvida sobre o disjuntor tripolar, responsável por um circuito de 5 ar condicionados de 30000 BTUS
até a coluna da corrente estava de acordo, mas e a nbr5410?
O correto é dimensionar primeiro O CABO que suporta determinada corrente. O disjuntor é consequência disso pois ele protege o cabo, e não o equipamento.
Boa tarde!
Essa regra vale para ar condicionado tipo janela também?
Boa Tarde
LD Elétrica, caso os equipamentos tenham o mesmo valor de potência (kW) e a mesma tensão (220V), sim, pode aplicar essa regra.
Eu vou instalar um de 24000 Btu, no manual diz corrente máxima de 10.5A, Já tenho no meu quadro um disjuntor de 20A livre para tal. Por que tem que ser de 25A?
Olá Bruno,
envolve questão de corrente de partida do equipamento, corrente máxima de operação, potência ativa, reativa e aparente do sistema entre outros.
Neste caso, lhe oriento a fazer a consulta técnica com um responsável legal da área, para análise completa do seu ponto de força e energia, avaliando assim a possibilidade de instalação.
@@enfosolengenharia Obrigado!
Amigo , o meu ar condicionado é inverter é de 9000 BTUS eu coloquei um disjuntor de 10 amperes tem problema? A minha energia é de 220v
Olá,
para essa questão orientamos, conforme comentado no vídeo, verificar o manual de instalação do fabricante afim de não perder a garantia do equipamento.
Como o Sr. encontrou está corrente (amperagem)??????
Boa Tarde
Ribamar
a corrente foi encontrada em função da potência elétrica (kW) do equipamento com a tensão (V) da alimentação, pela formula, I (A) = Potência (kW) / tensão (V), temos o seguinte, I (A) = 900/220, I (A) = 4,09A
@@enfosolengenharianão faltou considerar aí o fator de potência do aparelho? Isso elevaria aproximadamente 18% a corrente final para se promover o cálculo do disjuntor e cabos. Tenho essa dúvida...
Por que o vídeo não é completo contemplando também ar-condicionado de 7500BTU em 127v, que é o meu caso e praticamente 90% das instalações onde moro no RJ pra modelo de Janela? Qual seria a seção MÍNIMA do cabo que eu poderia ligar este aparelho com segurança em 127v?
Tiago,
neste seu caso em específico, oriento a fazer a consulta com o técnico no local para analisar e verificar a instalação elétrica.
Mais o dijuntor para 18000 btus inverter classe b ou c ?
Olá
Os disjuntores são todos da curva C
Meu ar split é 127v e 12000btus e minha rede é monofásica. Essa tabela vale também pra rede 127v?
Boa noite José,
Essa tabela foi calculada para equipamentos na tensão de 220V, máquinas com alimentação elétrica de 127V, tem uma corrente (amper) maior, teria que verificar no catálogo do fabricante.
Com correntes tão baixos assim, abaixo de 8 A, com babos de 2,5 dificilmente esse disjuntor irá disparar um dia. Certo?
Olá Marcos,
Neste caso o disjuntor tem a função de proteger o cabeamento de alimentação do equipamento. Poderá entrar em seccionamento caso ocorra um curto circuito na máquina, como por exemplo a queima do compressor ou motor ventilador.
Só um adendo, o DJ é dimensionado para proteção do condutor e não do equipamento.
Boa Tarde
Luiz
Sim o DJ é um dispositivo de proteção para o cabo elétrico, indiretamente faz a proteção do equipamento.
Mas o papel principal do DJ é proteção de cabo.
Porque um ar de 24 mil não posso utilizar um disjuntor de 16 se a corrente e de 11a
Olá Adelson,
para equipamentos que possuem motor, é efetuado o dimensionamento da proteção (disjuntor) na informação de corrente máxima de operação, o qual normalmente é maior do que a corrente nominal, por tal motivo acaba tendo esse valor maior.
Entretanto, como informado no conteúdo, se faz necessário o acompanhamento/projeto do profisisonal da área para a análise completa e assim ter o dimensionamento correto.
À disposição,
No meu calculo teria que ser 10A ,16A e 20A
Boa Tarde
David
a explicação foi tomada como uma parte didatica, devendo sempre considerar o manual do fabricante.
Só os disjuntores que não estão batendo a conta...
Boa Tarde
David
Os disjuntores foram atendendos uma média do mercado, o valor do DJ pode ser analisado em cada instalação.
Cadê o de 7.500
Essas potencias estão erradas ...twm que calcular certo
P = Btus x 0.203/ EER OU COP
Boa tarde
Apolinario,
Os valores de potência não estão incorretos, conforme falado no vídeo se trata de uma potência nominal de placa de cada equipamento, sendo sempre necessário a confirmação dessa grandeza elétrica junto ao fornecedor na aquisição do produto.
Referente a sua formula proposta, o COP e/ou o EER, quer dizer o desempenho energético do equipamento de ar condicionado no modo de resfriamento, o qual possuí vários outros fatores que devem ser analisados. Este é um número para representar o quão eficiente é o produto/máquina, podendo ser encontrado também na tabela e testes do INMETRO.
Olá! Meu fio é de 4m , e o ar condicionado é de 18.000 btus. Qual disjuntor eu posso usar?