Populismo e democracia no México | com Adrián Gurza Lavalle | 230

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 июн 2024
  • Pela primeira vez em sua história o México elegeu uma mulher para a Presidência do país, a cientista laureada com o prêmio Nobel, Cláudia Sheinbaum, do Movimento Regeneração Nacional (Morena), partido do presidente Andrés Manuel López Obrador, em aliança com o Partido Verde Ecologista de México e o Partido do Trabalho (PT).
    Sheinbaum venceu a disputa com 60% dos votos, mais do que o dobro da segunda colocada, Bertha Xóchitl Gálvez Ruiz, postulante da coligação entre o direitista Partido de Ação Nacional (PAN), o tradicional Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou o país por sete décadas como agremiação paraestatal, e o Partido da Revolução Democrática (PRD), antiga dissidência à esquerda do PRI, que definha após ter sido abandonado por López Obrador, que saiu para criar o Morena.
    Num distante terceiro lugar ficou o centro-esquerdista Jorge Álvarez Máynez, que disputou pelo Movimento Cidadão.
    Contudo, a coligação do Morena não amealhou apenas a Presidência, mas também uma ampla maioria no Congresso, que lhe permitirá emendar a Constituição, e a esmagadora maioria dos cargos estaduais e municipais em disputa.
    O que explica esse sucesso retumbante do populista Lópes Obrador? Qual o significado dessa vitória? O lopesobradorismo representa um perigo para a democracia mexicana?
    Para discutir tais temas este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe o cientista político Adrián Gurza Lavalle, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), vice-diretor do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e coordenador geral do INCT "Participa".
    As músicas deste episódio são "Moonlight in Mexico" de Jimena Contreras e "El Billete" de Edgar López e Quincas Moreira.
    Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.
    Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!
    Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.
    Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Beth de Brasília, Graziella Mesquita, Sérgio Inácio, David Ribeiro dos Reis, Juliana Cezar Bastos, Pedro Raúl de Paula Góes, Claudia Maria Dadico, Ângelo Roberto Meia Meneghelo, Gustavo Sousa Franco, Antonio Silva, Antonio Maués, Cláudio Garcia, Clarice - Acredite, Marcos Pedro de Carvalho Lima, Ademar Borges, Marisa Yamashiro, Cláudio Graziano Fonseca, Luís Henrique do Amaral Vinha, Rúbens Tayei Nakashima, Clarice Myiagi, Leandro Gonzaga, Bárbara Mota, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais". 💛🧡💛🧡💛🧡
    Há quatro formas possíveis de apoio.
    1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão botão do coraçãozinho ❤️ do "Valeu" no RUclips. Você determina o valor.
    2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal 🥇no Clube dos Canais do RUclips: / fora da política não h...
    3. Benfeitoria: Fazendo uma assinatura simbólica 🗞️ do #FPNS no Benfeitoria.com: benfeitoria.com/projeto/Apoio...
    4. PIX: Por meio de PIX 💰. Chave PIX: ✉️ contato@foradapoliticanaohasalvacao.info
    #PolíticaMexicana #EleiçõesMexicanas #Populismo #LópesObrador #Democracia #AméricaLatina
    #Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #CiênciaPolítica

Комментарии • 23

  • @lenymanzattirodrigues2901
    @lenymanzattirodrigues2901 Месяц назад +1

    Excelente entrevista!!! Vamos compartilhar! Muito esclarecedora, parabéns aos professores Claudio e Adrián!!!

  • @leaogonzaga
    @leaogonzaga Месяц назад +1

    Muito esclarecedor! Super profundo e abrangente! Quanto domínio dos assuntos abordados! Muita gratidão, Professor Cláudio! Muito obrigado, Professor Adrián!!!

  • @otiliepinheiro6124
    @otiliepinheiro6124 Месяц назад +2

    Maravilhoso esclarecimento/aula sobre o México e a política

  • @jucimarimedeiros9573
    @jucimarimedeiros9573 Месяц назад +2

    Muito esclarecedor. Parabéns pelo teu trabalho.

  • @renansilva8057
    @renansilva8057 Месяц назад +1

    Claudio, para a "midia" tudo que não é ortodoxia neoliberal é populismo. Bela entevista, parabens.

  • @andreamoraes6684
    @andreamoraes6684 Месяц назад +1

    Excelente, mesmo!!! Obrigada por todas essas informações!

  • @talitanc6156
    @talitanc6156 Месяц назад +4

    Excelente escolha do entrevistado e do debate conduzido. Parabéns pelo programa!

  • @italosoares5680
    @italosoares5680 Месяц назад +1

    Excelente conversa!

  • @otiliepinheiro6124
    @otiliepinheiro6124 Месяц назад +2

    Suas entrevistas sempre respeitosas e instigantes. Parabéns claudio

  • @Frageis_furiassss
    @Frageis_furiassss Месяц назад +1

    excelente bate papo.

  • @claudiracardoso7513
    @claudiracardoso7513 Месяц назад +2

    Análise maravilhosa, como SEMPRE!!!!!!

  • @rosanalimoeiro3923
    @rosanalimoeiro3923 Месяц назад +1

    Valeu!

    •  Месяц назад

      Obrigado!

  • @chuckriodejaneiro
    @chuckriodejaneiro Месяц назад +1

    Terceiro comentário. AMLO por ser um grande comunicador. Seus discursos são muitas vezes retóricas e não fala que implicam em atos. Muitas de suas críticas as instituições são pertinentes . Há necessidade de reformar o sistema de justiça em México. no fundo não aprestou um projeto consistente e estruturante. Discurso contra grandes fortunas e elite mas não teve reforma fiscal nem aumento de impostos sobre grande fortunas e muitos de seus projetos sãos as empresas dessa elite que estão acabo das construções. O Instituo nacional eleitoral que tem as funções de nossa justiça eleitoral tinha um presidente que fazia discursos políticos e conta AMLO deixando claramente a falta de neutralidade que uma instituição demanda. Então as críticas as instituição é por serem de fato pouco sérias e necessitam mudanças. De acordo que seria melhor ser presidente do partido a apresentar e discutir essas reformas institucionais e não o presidente. Amlo não é contra as instituições mas quer reformarlas. Nesse ponto não estou de acordo e acredito que AMLO é um líder popular carismático que quer instituições mais sérias e efetivas e não a ineficiência e tendenciosas como o judiciário e organismos como INE e INAI.

  • @marcusianoni2520
    @marcusianoni2520 Месяц назад +2

    Bom evento! Me ajudou a fazer um artigo em que comparo os impactos políticos da crise da pandemia (Great Lockdown) no Brasil e no México. Vou dar o devidc crédito.

    •  Месяц назад

      Obrigado, Marcus!

  • @lincolnnoronha4128
    @lincolnnoronha4128 Месяц назад +1

    Adrian falando sobre eleições mexicanas! ❤❤❤
    Cara, impressionante como enquanto no resto do mundo a extrema direita empurrou a esquerda mais pro centro, no México foi o movimento inverso.

  • @chuckriodejaneiro
    @chuckriodejaneiro Месяц назад +1

    Segundo comentario . Adrian esqueceu de mencionar que AMLO foi o candidato que ganhou as eleições presidenciais de 2006 como candidato do PRD e que por fraude deu a vitória a Calderon que representava o PAN. Fraude essa comprovada.

  • @cesargomes3197
    @cesargomes3197 Месяц назад

    Tem esquerda não populista hoje? E o que vc chama de populismo?

    •  Месяц назад

      Olá, Cesar. Certamente há esquerda não populista. Lula é exemplo de uma esquerda não populista. Boric, o Frente Amplio uruguaio, Petro na Colômbia, o PSOE espanhol, os socialistas portugueses, por exemplo. Bem ao final do vídeo discutimos exatamente esse ponto, comparando López Obrador a Lula.

  • @laraartemisia
    @laraartemisia Месяц назад +1

    Populismo é o nome que se dá quando algum governo, geralmente de esquerda, faz alguma coisa pelo povo. Veja os exemplos dados, justamente pela esquerda, aos exemplos de populistas e os supostos correlatos à (extrema) direita.