Quem é quem numa gestão municipal

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 июн 2024
  • O poder político municipal é formado pelo prefeito e sua equipe, assim como pelos vereadores. Há, porém, uma estrutura burocrática responsável por manter o poder público em funcionamento. Quem são essas pessoas? Que cargos exercem? Como elas auxiliam no dia a dia dos cidadãos? Há diferenças na estrutura de metrópoles, grandes, médias e pequenas cidades? O que é preciso fazer para modernizar a gestão dessas pessoas?
    Debatedores:
    Cibele Franzese é professora e pesquisadora na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, é Mestre e Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP, com estágio de pesquisa no Centro de Estudos de Federalismo da Universidade de Kent, Inglaterra. Foi Secretária Adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Secretária de Gestão do Governo do Estado de São Paulo. Leciona e pesquisa nas áreas de gestão pública, gestão de pessoas no setor público, federalismo e relações intergovernamentais.
    Cristina Kiomi Mori é Secretária Executiva no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atuou como Secretária Adjunta de Gestão no município de São Paulo/SP entre 2015 e 2016, e como Diretora de Programa no governo federal entre 2005 e 2015, nas áreas de planejamento e gestão, e em políticas públicas de inclusão digital. Entre 2017 e 2022, trabalhou como consultora e pesquisadora em desenvolvimento institucional na Pacto Organizações Regenerativas, apoiando governos e coalizões em iniciativas de planejamento e governança, e como professora em programas de pós-graduação e educação executiva em Gestão Pública no Insper.
    Luiz Augusto Campos é professor de sociologia e ciência política no IESP-UERJ (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde coordena o grupo de estudos multidisciplinares da ação afirmativa, o Gemaa. É autor e coautor de vários artigos e livros sobre a relação entre democracia e as desigualdades raciais e de gênero, dentre os quais “raça e eleições no brasil” e “ação afirmativa: conceito, debates e história”. É colunista do Nexo.
    Marcela Arruda é Secretária Municipal de Gestão de São Paulo. Mestre em Gestão e Políticas Públicas na FGV EAESP. Advogada. Especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP. Acumula ainda especializações em Direito Eleitoral, pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista, e em Direito Constitucional, pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP. Integrou o conselho deliberativo da ONG Transparência Brasil, o conselho diretor do Centro de Estudos da Sociedade de Advogados (CESA), os conselhos fiscais da Associação Paulista Viva e da Associação Santo Agostinho. Autora do livro “Controle de Contas 2.0”.
    Mediação:
    Jessika Moreira é diretora executiva do Movimento Pessoas à Frente. Especialista em Políticas Públicas pela USP, com formação executiva em Inovação no Setor Público; Liderança Estratégica e Inovadora na Era Digital pela Cornell University; RH Estratégico no Setor Público pela Fundação Dom Cabral; Liderança Criativa no Setor Público e na Sociedade Civil pela THNK School of Creative Leadership. Atuou na Casa Civil do Ceará por oito anos. Idealizou e cofundou o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará - iniciativa reconhecida com a Medalha do Prêmio Espírito Público em 2020. Como consultora de inovação, trabalhou para a ONU (Organização das Nações Unidas) para a capacitação de gestores e servidores municipais de 52 cidades do Nordeste e Sudeste - Programa em parceria entre Sudene, ONU-Habitat e PNUD. É líder na Rede de Líderes da Fundação Lemann e conselheira no grupo orientador do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).
    __________________________________________________________________
    O evento “O que pode um município” é organizado pelo Nexo no contexto das eleições municipais de 2024.
    Trata-se de um painel com uma semana de debates sobre as possibilidades e limites dos gestores locais no enfrentamento dos problemas das cidades, num ano de escolha de prefeitos e vereadores.
    A ideia do encontro é promover uma reflexão sobre o papel dos municípios na agenda pública do país e sobre como a gestão municipal pode agir em relação a temas que são centrais para os cidadãos e cidadãs.
    Em mesas de discussões remotas e transmitidas no canal do Nexo no RUclips, especialistas vão debater os assuntos urgentes para pensar as cidades, os governos locais e o bem-estar das pessoas.

Комментарии • 4

  • @renatosassone290
    @renatosassone290 26 дней назад

    Muito bom o painel

  • @fabriciojosebarbosa1399
    @fabriciojosebarbosa1399 Месяц назад +2

    Resposta: quase nada. Infelizmente, quase tudo é decidido em Brasília, longe da maioria de onde vivem todos os brasileiros, que é nas cidades, onde deveriam estar os impostos recolhidos (hoje 72% fica em Brasília)

  • @kayan3521
    @kayan3521 Месяц назад

    Todes? Pqp

    • @patbresser
      @patbresser 27 дней назад

      Video entrou automático...Parei no todes.. ..fui