Show de bola! Eu até agora era influenciado numa ideia de homem racional. Essa é uma pegadinha que o André Martins desvela. É preciso incluir o munda da vida na multiplicidades dos seres!
Um ponto que deve ficar claro para todo tipo de discussão é que a verdade existe. Ela não é uma ilusão ou é relativa. Ela existe, mas não a conhecemos em sua plenitude... Pois o que acreditamos ser um verdade agora, pode ser uma ilusão no futuro. Por isso devemos respeitar as pessoas que tenham qualquer ideia dita verdadeira ou não, mas devemos questionar essas ideias sempre em busca de uma verdade.
Que bom que gostou, Laura! Espírito é uma palavra que designa uma certa concepção acerca da mente, da atividade mental. Dependendo do contexto, terá significados diversos. Mas em geral sugere uma concepção metafísica....
Minha mãe era muito sofrida, contida e nunca disse, que eu saiba, um "palavrão". Quando, velhinha, ficou muito doente e, enquanto eu a banhav,ela soltava todos os que não havia dito na vida. Quando eu lhe dizia: "Isso mesmo, mamãezinha, você tem razão", ela ficava imediatamente tranquila. Fiquei muito impressionada com a força da palavra razão.Sim, se temos "razão" vem a sensação de pertencimento e, então, segurança. Então devemos ficar no time de quem tem a tal razão, pensei. Mas na época não conhecia a história toda, o motivo claro, a força dessa "filosofia" da transcendência, que nos penetrou e interpenetrou, causando-nos tanto sofrimento e atraso no caminho para Deus. De Espinosa, claro.
A metafisica sempre serviu como bandeira erguida por um grupo para se sobrepor a outro. A história humana é rica em confrontos. De forma mais sutil pais impõe argumentos como verdades inquestionáveis, a fim de ter o domínio dos filhos e da familia. Bem parece a luta pela sobrevivencia no mundo animal. E o amalgama da razao lúcida com o afeto que transpõe o ser para uma vida humana.
Desvendando mistérios. Compreender esta palestra de André Martins faria uma verdadeira revolução em nosso mais íntimo. Se eu pudesse fazer alguma diferença na sociedade, ela seria parte do currículo de todas as escolas. Uma pena que eu não a tivesse quando fui professora. Parabéns, sempre!
Não existe verdade sem a consciência da incerteza. O sujeito convicto pode narrar qualquer acontecimento como um "mal necessário", enquanto os observadores que admitem a incerteza da condição humana percebem que se trata de uma escolha, até mesmo de um desejo. O espírito humano contém Eros (desejo de juntar, desfrutar, estar e criar) tanto quanto Thanatos (vontade de separar, desfazer e de não ser), e nossas ideias são antes de tudo ilusões geradas por desejos, e apenas posteriormente raciocínios, argumentos, conhecimentos, etc. A racionalidade é o que Nietzsche chamou de "a pequena razão", um corretivo, um complemento, uma frágil sistematização de uma grande complexidade que não é em si um sistema.
(Sigam lá no canal dele tem muito conteúdo) Leu meu pensamento professor? Tava torcendo pra vc falar s/ pensamento decolonial e polarização. Muito bom!
Ele só não precisava desinformar e falsificar a história da filosofia como pretexto para reproduzir o discurso contemporâneo da moda. Podia deixar os filósofos em paz, ao invés de caluniar antigos e modernos indiscriminadamente.
@@filosofiaantropologia-brun7808 vai lá no canal dele, você vai gostar. Pra mim q sou leiga ele fala descomplicado e toca meu coração. Só isso importa... sabia?
@@SueliLimaPsi , mas você pode escolher o valor que quiser para priorizar, nada contra isso, é exercício da sua liberdade. Em filosofia, porém, há critérios mais fundamentais do que sentir algo no coração, ainda que ele também esteja sempre envolvido, até por não haver antagonismo nenhum entre razão e coração, como alegam os românticos.
@ Sim. Ficarei atento, prof. André. Minha base de formação é em Filosofia, mas acabei uma especialização em Psicanálise. E minha intenção é o doutorado que me permita alguma interlocução.
Não sei se em uma história de violência reflete um pensamento racional de u.a cultura sobre a outra.... a perversidade é algo intrínseco ao indivíduo... o indivíduo domina o outro simplesmente por ter mais força para fazer tal ato.
Mentira: a Razão se coloca historicamente desde os gregos CONTRA o princípio DE AUTORIDADE, que rege a totalidade das tradições que são alheias à filosofia. Ou ela é transcendente e universal (como o conhecimento geométrico) ou é uma particularidade cultural, como acusa o professor. E ele tem o descaramento de dizer que ela é um recurso do poder, como se a FORÇA dependesse de justificação.
Temos uma provocação ao debate aqui.Seria ótimo. Mas...fui verificar o canal deste comentador tão duro e crítico e não aspira nadinha nadinha de confiança. NAO TEM FOTO, NÃO TEM INSCRITOS, NÃO TEM CONTEÚDO e NÃO TEM DESCRIÇÃO NÃO TEM NENHUM LINK OU IDENTIFICAÇÃO. E outra....sabe muito comentar em conteúdo alheio, mas como sabermos SE tem AUTORIDADE. Já o André Martins eu só conheço do RUclips e garanto tem tanto conteúdo e autoridade em canais seguros e dele próprio!!! Simplesmente tô mudando minha forma de ver o mundo c/ esse caro e generoso professor de Spinoza e Winnicott.
@@SueliLimaPsi , a tua falácia se chama apelo à autoridade, ou seja, o que importa num debate é o argumento usado, não a credencial ou a carteirada da pessoa que argumenta, se matricule em curso de lógica e aprenderá como funciona. Quanto a mim, apesar da tua tentativa desonesta de me desmoralizar, este não é um perfil para produzir conteúdo para o RUclips, ele apenas tem o nome de uma página que eu usava para postar citações de filósofos no Facebook, mas não ter vídeos aqui não significa que eu não exista ou não tenha identidade própria ou nunca tenha produzido nada. Me graduei em Ciências Sociais na Unicamp, fiz uma pesquisa antropológica de IC que rendeu um artigo na revista de ciências sociais da Universidad de Medellín, agora estou no doutorado em Filosofia na UPB. Satisfeita a curiosidade ou quer mais informações? Que eu saiba, a minha pessoa não é objeto do debate, nem a pessoa do professor no vídeo. O debate é sobre HISTÓRIA DA FILOSOFIA, que vc parece ignorar plenamente, dada a ausência de argumentos no teu comentário, que só se ocupou da tentativa de me desqualificar, não de responder as afirmações feitas por mim antes.
Concordo com você. A argumentação dele é grosseiramente cheia de clichês e rudimentos. Eu até entendi a justa mensagem que ele quis passar, mas fez de forma tosca. Nem os aspectos tecnicistas da linguagem utilizada são capazes de salvar a qualidade da exposição. Resta a boa intenção dele. Que já nos basta, portanto!
@@BetoOliveira_machuta , eu não estou discutindo as intenções do professor, pois isto é algo subjetivo e minha preocupação não é exatamente moral. Estou apenas tratando de corrigir o conteúdo que foi distorcido e falsificado no vídeo, que se refere às teorias e conceitos filosóficos.
@@filosofiaantropologia-brun7808 Eu entendi a tua posição, comentei sobre a intenção para não nos acusarem de sermos opositores da conclusão. O problema é que o "inferno" está cheio de boas intenções, e não me parece razoável a defesa da ética mediante argumentos rasteiros. A deturpação que ele faz do Aristóteles e do Platão é vergonhosa. O mestre Montaigne choraria vendo tamanha besteira! De lembrar: “Quantos homens de meu tempo tenho visto embrutecidos por uma temerária avidez de ciência!”
Obrigada!
Prof. André é INSUPERÁVEL!!!
Muito bom. ❤
Sensacional!
Que aula! ❤ E de graça! Que privilégio viver nessa época histórica.
O melhor vídeo do canal 🤝🏼
Sensacional
Show de bola! Eu até agora era influenciado numa ideia de homem racional. Essa é uma pegadinha que o André Martins desvela. É preciso incluir o munda da vida na multiplicidades dos seres!
Um ponto que deve ficar claro para todo tipo de discussão é que a verdade existe. Ela não é uma ilusão ou é relativa. Ela existe, mas não a conhecemos em sua plenitude... Pois o que acreditamos ser um verdade agora, pode ser uma ilusão no futuro.
Por isso devemos respeitar as pessoas que tenham qualquer ideia dita verdadeira ou não, mas devemos questionar essas ideias sempre em busca de uma verdade.
👌🏽🤩👏🏽👏🏽👏🏽
Falando de filósofia eu já amo, imagine de tal forma.
Excelente.
Que aula! Uma perfeição!
Obrigada!
Perfeito! E o que seria o espírito?
Ótimo vídeo!!!!
Que bom que gostou, Laura!
Espírito é uma palavra que designa uma certa concepção acerca da mente, da atividade mental.
Dependendo do contexto, terá significados diversos. Mas em geral sugere uma concepção metafísica....
Minha mãe era muito sofrida, contida e nunca disse, que eu saiba, um "palavrão". Quando, velhinha, ficou muito doente e, enquanto eu a banhav,ela soltava todos os que não havia dito na vida. Quando eu lhe dizia: "Isso mesmo, mamãezinha, você tem razão", ela ficava imediatamente tranquila. Fiquei muito impressionada com a força da palavra razão.Sim, se temos "razão" vem a sensação de pertencimento e, então, segurança. Então devemos ficar no time de quem tem a tal razão, pensei. Mas na época não conhecia a história toda, o motivo claro, a força dessa "filosofia" da transcendência, que nos penetrou e interpenetrou, causando-nos tanto sofrimento e atraso no caminho para Deus. De Espinosa, claro.
Perfeito!👏
Legal
Ah vou até assistir de novo que esse vídeo merece!
Eu vou assistir de novo porque eu não entendi nada.
Que bom, Alessandra! Sigamos juntos!
Profundo 🧐 demais! Excelente conteúdo ! Obrigada 🙏 por compartilhar conosco.
Que bom, Rosa, sigamos juntos!
"Pra que estragar o show com a verdade" Baumemm
Conteúdo incrível!
Que bom, Gabriel! Sigamos juntos!
"A sede de poder não se origina da força, mas da fraqueza" - Erich Fromm
Professor!!! Saudade da aulas!!
Que bom, Marcelo! Sigamos juntos!
A metafisica sempre serviu como bandeira erguida por um grupo para se sobrepor a outro. A história humana é rica em confrontos. De forma mais sutil pais impõe argumentos como verdades inquestionáveis, a fim de ter o domínio dos filhos e da familia. Bem parece a luta pela sobrevivencia no mundo animal. E o amalgama da razao lúcida com o afeto que transpõe o ser para uma vida humana.
Quem deu deslike nesse vídeo deve estar tentando exemplificar a ação de projeções afetivas impedindo o contato com uma nova singularidade
Desvendando mistérios. Compreender esta palestra de André Martins faria uma verdadeira revolução em nosso mais íntimo. Se eu pudesse fazer alguma diferença na sociedade, ela seria parte do currículo de todas as escolas. Uma pena que eu não a tivesse quando fui professora. Parabéns, sempre!
E eu um afroindigena descendente... não teria lugar nesse mundo "perfeito". Excelente exposição , professor.
Não existe verdade sem a consciência da incerteza.
O sujeito convicto pode narrar qualquer acontecimento como um "mal necessário", enquanto os observadores que admitem a incerteza da condição humana percebem que se trata de uma escolha, até mesmo de um desejo. O espírito humano contém Eros (desejo de juntar, desfrutar, estar e criar) tanto quanto Thanatos (vontade de separar, desfazer e de não ser), e nossas ideias são antes de tudo ilusões geradas por desejos, e apenas posteriormente raciocínios, argumentos, conhecimentos, etc. A racionalidade é o que Nietzsche chamou de "a pequena razão", um corretivo, um complemento, uma frágil sistematização de uma grande complexidade que não é em si um sistema.
Excelente!! Obrigado
Que bom que gostou! Sigamos juntos!
Maravilhoso André
Que bom, Manuel! Que alegria te encontrar aqui!
Maravilha! Parabéns!!
Sigamos juntos!
Maravilhoso!
Que bom, Dalva! Sigamos juntos!
Parabéns pelo vídeo, professor!
Obrigado, Isadora! Sigamos juntos!
Ótimo vídeo. Parece que existe um debate aqui...
O Caos do mundo regido pelas emoções.
(Sigam lá no canal dele tem muito conteúdo)
Leu meu pensamento professor? Tava torcendo pra vc falar s/ pensamento decolonial e polarização. Muito bom!
Qual o canal dele? Excelente!!
Ele só não precisava desinformar e falsificar a história da filosofia como pretexto para reproduzir o discurso contemporâneo da moda. Podia deixar os filósofos em paz, ao invés de caluniar antigos e modernos indiscriminadamente.
@@filosofiaantropologia-brun7808 vai lá no canal dele, você vai gostar. Pra mim q sou leiga ele fala descomplicado e toca meu coração. Só isso importa... sabia?
@@SueliLimaPsi , mas você pode escolher o valor que quiser para priorizar, nada contra isso, é exercício da sua liberdade. Em filosofia, porém, há critérios mais fundamentais do que sentir algo no coração, ainda que ele também esteja sempre envolvido, até por não haver antagonismo nenhum entre razão e coração, como alegam os românticos.
@@filosofiaantropologia-brun7808desinformar e falsificar?
Grande, prof. André Martins!
Sempre perspicaz nas abordagens.
Bem que poderia aceitar ser meu orientador no projeto de doutorado.rsrs
Que bom, Luciney! Fique de olho no calendário da seleção para pós de Filosofia da UFRJ, por que não? Sigamos juntos!
@ Sim. Ficarei atento, prof. André. Minha base de formação é em Filosofia, mas acabei uma especialização em Psicanálise. E minha intenção é o doutorado que me permita alguma interlocução.
Etnias... características, modos de ser e estar dos humanos...
"Razão e emoção devem andar juntas."
Raduan Nassar
Elas andam juntas, nós que as separamos: o ser humano é um animal emocional capaz de reflexão.
Kkkkkk
Como se elas tivessem perninhas, pudessem se separar e sair andando independentemente uma da outra por aí.
Não sei se em uma história de violência reflete um pensamento racional de u.a cultura sobre a outra.... a perversidade é algo intrínseco ao indivíduo... o indivíduo domina o outro simplesmente por ter mais força para fazer tal ato.
Mentira: a Razão se coloca historicamente desde os gregos CONTRA o princípio DE AUTORIDADE, que rege a totalidade das tradições que são alheias à filosofia. Ou ela é transcendente e universal (como o conhecimento geométrico) ou é uma particularidade cultural, como acusa o professor. E ele tem o descaramento de dizer que ela é um recurso do poder, como se a FORÇA dependesse de justificação.
Temos uma provocação ao debate aqui.Seria ótimo. Mas...fui verificar o canal deste comentador tão duro e crítico e não aspira nadinha nadinha de confiança. NAO TEM FOTO, NÃO TEM INSCRITOS, NÃO TEM CONTEÚDO e NÃO TEM DESCRIÇÃO NÃO TEM NENHUM LINK OU IDENTIFICAÇÃO.
E outra....sabe muito comentar em conteúdo alheio, mas como sabermos SE tem AUTORIDADE.
Já o André Martins eu só conheço do RUclips e garanto tem tanto conteúdo e autoridade em canais seguros e dele próprio!!! Simplesmente tô mudando minha forma de ver o mundo c/ esse caro e generoso professor de Spinoza e Winnicott.
@@SueliLimaPsi , a tua falácia se chama apelo à autoridade, ou seja, o que importa num debate é o argumento usado, não a credencial ou a carteirada da pessoa que argumenta, se matricule em curso de lógica e aprenderá como funciona. Quanto a mim, apesar da tua tentativa desonesta de me desmoralizar, este não é um perfil para produzir conteúdo para o RUclips, ele apenas tem o nome de uma página que eu usava para postar citações de filósofos no Facebook, mas não ter vídeos aqui não significa que eu não exista ou não tenha identidade própria ou nunca tenha produzido nada. Me graduei em Ciências Sociais na Unicamp, fiz uma pesquisa antropológica de IC que rendeu um artigo na revista de ciências sociais da Universidad de Medellín, agora estou no doutorado em Filosofia na UPB. Satisfeita a curiosidade ou quer mais informações? Que eu saiba, a minha pessoa não é objeto do debate, nem a pessoa do professor no vídeo. O debate é sobre HISTÓRIA DA FILOSOFIA, que vc parece ignorar plenamente, dada a ausência de argumentos no teu comentário, que só se ocupou da tentativa de me desqualificar, não de responder as afirmações feitas por mim antes.
Concordo com você. A argumentação dele é grosseiramente cheia de clichês e rudimentos. Eu até entendi a justa mensagem que ele quis passar, mas fez de forma tosca. Nem os aspectos tecnicistas da linguagem utilizada são capazes de salvar a qualidade da exposição. Resta a boa intenção dele. Que já nos basta, portanto!
@@BetoOliveira_machuta , eu não estou discutindo as intenções do professor, pois isto é algo subjetivo e minha preocupação não é exatamente moral. Estou apenas tratando de corrigir o conteúdo que foi distorcido e falsificado no vídeo, que se refere às teorias e conceitos filosóficos.
@@filosofiaantropologia-brun7808 Eu entendi a tua posição, comentei sobre a intenção para não nos acusarem de sermos opositores da conclusão. O problema é que o "inferno" está cheio de boas intenções, e não me parece razoável a defesa da ética mediante argumentos rasteiros. A deturpação que ele faz do Aristóteles e do Platão é vergonhosa. O mestre Montaigne choraria vendo tamanha besteira! De lembrar:
“Quantos homens de meu tempo tenho visto embrutecidos por uma temerária avidez de ciência!”