Quero compartilhar aqui uma dica sobre essas ignições GM que equipam muitos carros dessa faixa de produção. Sofri por anos com uma Ipanema, "queimando" módulo HEI, mas não era exatamente queimando, o que acontecia é que parava aleatoriamente, às vezes andando normalmente, cortava o motor, às vezes deixava o carro desligado quando ia fazer funcionar não pegava. Sem faísca na vela em todos os casos, bastava ir lá, tirar o módulo e colocar outro, o carro voltava a funcionar até nova pane aleatória. Um detalhe, apenas trocava um módulo que deixava de funcionar por outro que havia deixado de funcionar antes, durante o período de "sofrimento que durou uns seis ou sete anos eu tinha módulos para substituição, trocava um módulo na rua em sete minutos. Durante esse período apenas dois módulos se revelaram definitivamente queimados. Até que um dia encontrei um tutorial no YT de um sujeito que se apresenta com engenheiro automobilístico, só lamento que não anotei o nome para dar os créditos e não encontrei mais o clipe, a dica é ATERRAR A BASE DO DISTRIBUIDOR ONDE FICA PARAFUSADO O MÓDULO HEI, uma vez tomada essa providência nunca mais tive esse tipo de problema e lá se vão mais de seis anos. Resolvi o problema do aterramento preparando um cabo (2,5mm²) com um terminal de latão olhal em cada extremidade, um de bitola fina, para parafusar no parafuso que fixa a tampa do distribuidor o qual deve ficar bem apertado para garantir bom contato elétrico, outro de bitola maior que vai parafusado em algum parafuso no bloco do motor, usei o parafuso de fixação do suporte dos cabos de vela, com atenção para boa limpeza do local (lixamento) para garantir bom contato elétrico. Descobri que esse problema é recorrente em carros velhos, e tem explicação no fato que sendo a base do distribuidor em alumínio anodizado e sua base de fixação até o bloco de liga leve onde a primeira fica cravada se cria na junção do alumínio anodizado com a liga leve uma camada de óxido e folga pelas constantes variações de temperatura através dos anos, considerando que por ali circula a corrente da bobina de ignição, são gerados, muito provavelmente, transientes de alta tensão que tornam o módulo HEI inoperante. Como se sabe todas as junções elétricas entre motor e a parte eletro-eletrônica da ECU devem ser perfeitas sob pena de acontecerem problemas se não o forem.
Parabéns, eu sofri com isso, o carro morria aleatoriamente e não ligava mais...., Coloquei um fio do parafuso que segura o módulo hei até o negativo da bateria, não tive mais problemas depois disso, lendo seu comentário vou melhorar meu aterramento e fazer igual o seu!!! Parabéns
Amigo o meu kadett está assim, liga anda as vezes normal, depois não pega, percebi que quando não pega não tem faísca e depois com muito custo ele volta o normal, enfim vou fazer isso valeu pena dica Deus te abençoe
@@pedrogabrielmenezes7531 Valeu, e não deixa de verificar todos os pontos de aterramento do motor, os fios e terminais devem estar bem limpos e bem conectados, os pontos de conexão dos fios e cabos onde as partes prensadas dos terminais se já estiverem frouxos ou oxidados pelo tempo devem ser limpos e soldados com estanho... são providências simples que evitam muitas falhas intermitentes.
Boaaa .. resolvo muito isso aqui na oficina apenas dando um pingo de solda na base de alumínio onde vai o módulo na base do distribuidor pois ali e apenas prensado.. parabéns pela dica aí pro pessoal ..
Tenho um Monza Tubarão 94 ele está no gás ! As vezes ele ñ pega na partida aí tenho q colocar no tranco! Esse módulo hei pode ser o meu problema mesmo o carro só está funcionando no gás ?? As vezes eu dou partida nele ele pega ! Daí as vezes se eu desligar ele ñ pega mais! As vezes acontece se eu da partida e ele ñ pegar logo eu espero um tempinho e pega na partida mas não é sempre a pega fazendo isso. Quando esse módulo hei queima o carro ainda pega na partida ou ñ ??
Oi Cibele! foi feito com multímetro digital na escala de 20 ohms exatamente como está no vídeo, fiz um comparativo de uma peça nova com a usada com defeito e aquela pequena diferença era realmente o defeito, coloquei a peça nova e o carro pegou de primeira.
tenho um monza 93 alcool depois que queimou o modulo rey eu coloquei um dephay.mas a bobina e palarera.algumas vezes nao sempre quando o carro esta bem quente numa rotação alta ele da uns tranquinhos no carro tem vez ate que ele morre vc pode me ajudar
Não regula, é automático pela central de injeção do carro, a ECU, se tiver acelerado deve ter entrada falsa de ar naquelas mangueirinhas de vacuo, servo freio, recirculação positiva do cárter, deficiencia de vedação nas juntas do tbi. Pode ser sujeira no circuito de controle de marcha lenta, no atuador de marcha lenta, excesso de sujeira nas bordas da borboleta por excesso de oleo subindo do cárter, o sensor de temperatura também pode influenciar e também a regulagem do potenciometro de CO.
Boa noite amigo blz o meu kadet ele está ficando com a luz da injeção acesa no painel e fica sem lenta e fica meio fraco o que pode ser no meu caso obrigado
Ola amigo bom dia ótimo video!!! mas com esses valores com certeza o problemas do seu carro nao é o modulo rei nao rs. Ésses paramentros estao dentro da especificação.
amigo eu tenho um monza ano 92 ele e muito inteiro so que o painel não ta legal e o painel elétrico esta quebrado as garras o suporte dos instrumentos cara to ficando louco ja procurei nos desmanchar aki em Minas mas não acho ele e o tubarão 2.0 se alguém puder me ajudar desde ja agradeço
Valter Junior Ferreira oi Valter boa noite não Valter nao e digital nao as carcaças de plástico estão rachadas e o lado do conta giro esta apagada ja troquei as lâmpadas mas não adiantou a placa do circuito impleco nao esta boa por isso queria ver se encontrava um completo seria melhor
Diacono Rogério Olá amigo! Esse componente é bem sensível e pode danificar facilmente sim se a bateria estiver com problemas. A bateria quando dá defeito pode estar em curto nas placas, aberto ou simplesmente descarregada, quando por exemplo um farol ligado fez descarregar, nesse último caso é possível fazer uma "chupeta" e o carro voltar a funcionar normalmente sem danificar o módulo, mas se se estiver em curto ou aberto tudo pode acontecer, o risco é grande, tem que avaliar a situação, seria bom substituir a bateria também quando for colocar o módulo novo, espero ter ajudado, abraço!
Quero compartilhar aqui uma dica sobre essas ignições GM que equipam muitos carros dessa faixa de produção.
Sofri por anos com uma Ipanema, "queimando" módulo HEI, mas não era exatamente queimando, o que acontecia é que parava aleatoriamente, às vezes andando normalmente, cortava o motor, às vezes deixava o carro desligado quando ia fazer funcionar não pegava. Sem faísca na vela em todos os casos, bastava ir lá, tirar o módulo e colocar outro, o carro voltava a funcionar até nova pane aleatória.
Um detalhe, apenas trocava um módulo que deixava de funcionar por outro que havia deixado de funcionar antes, durante o período de "sofrimento que durou uns seis ou sete anos eu tinha módulos para substituição, trocava um módulo na rua em sete minutos. Durante esse período apenas dois módulos se revelaram definitivamente queimados.
Até que um dia encontrei um tutorial no YT de um sujeito que se apresenta com engenheiro automobilístico, só lamento que não anotei o nome para dar os créditos e não encontrei mais o clipe, a dica é ATERRAR A BASE DO DISTRIBUIDOR ONDE FICA PARAFUSADO O MÓDULO HEI, uma vez tomada essa providência nunca mais tive esse tipo de problema e lá se vão mais de seis anos.
Resolvi o problema do aterramento preparando um cabo (2,5mm²) com um terminal de latão olhal em cada extremidade, um de bitola fina, para parafusar no parafuso que fixa a tampa do distribuidor o qual deve ficar bem apertado para garantir bom contato elétrico, outro de bitola maior que vai parafusado em algum parafuso no bloco do motor, usei o parafuso de fixação do suporte dos cabos de vela, com atenção para boa limpeza do local (lixamento) para garantir bom contato elétrico.
Descobri que esse problema é recorrente em carros velhos, e tem explicação no fato que sendo a base do distribuidor em alumínio anodizado e sua base de fixação até o bloco de liga leve onde a primeira fica cravada se cria na junção do alumínio anodizado com a liga leve uma camada de óxido e folga pelas constantes variações de temperatura através dos anos, considerando que por ali circula a corrente da bobina de ignição, são gerados, muito provavelmente, transientes de alta tensão que tornam o módulo HEI inoperante.
Como se sabe todas as junções elétricas entre motor e a parte eletro-eletrônica da ECU devem ser perfeitas sob pena de acontecerem problemas se não o forem.
Parabéns, eu sofri com isso, o carro morria aleatoriamente e não ligava mais...., Coloquei um fio do parafuso que segura o módulo hei até o negativo da bateria, não tive mais problemas depois disso, lendo seu comentário vou melhorar meu aterramento e fazer igual o seu!!! Parabéns
@@matheus2k5 amigo eu queimei dois modulo fiz isso ja tem 5 anos nunca mais tive problemas
Amigo o meu kadett está assim, liga anda as vezes normal, depois não pega, percebi que quando não pega não tem faísca e depois com muito custo ele volta o normal, enfim vou fazer isso valeu pena dica Deus te abençoe
@@pedrogabrielmenezes7531
Valeu, e não deixa de verificar todos os pontos de aterramento do motor, os fios e terminais devem estar bem limpos e bem conectados, os pontos de conexão dos fios e cabos onde as partes prensadas dos terminais se já estiverem frouxos ou oxidados pelo tempo devem ser limpos e soldados com estanho... são providências simples que evitam muitas falhas intermitentes.
Boaaa .. resolvo muito isso aqui na oficina apenas dando um pingo de solda na base de alumínio onde vai o módulo na base do distribuidor pois ali e apenas prensado.. parabéns pela dica aí pro pessoal ..
MUITO BOM O VÍDEO IRMÃO!
A outra ponteira do multi teste estava em q ponto, essas medidas sao referentes a qual ponto?
Tenho uma empilhadeira com motor de opala mexicano, ela funciona mais não acelerar, oque pode ser
Tenho um Monza Tubarão 94 ele está no gás ! As vezes ele ñ pega na partida aí tenho q colocar no tranco!
Esse módulo hei pode ser o meu problema mesmo o carro só está funcionando no gás ??
As vezes eu dou partida nele ele pega ! Daí as vezes se eu desligar ele ñ pega mais! As vezes acontece se eu da partida e ele ñ pegar logo eu espero um tempinho e pega na partida mas não é sempre a pega fazendo isso.
Quando esse módulo hei queima o carro ainda pega na partida ou ñ ??
Oi Cibele!
foi feito com multímetro digital na escala de 20 ohms exatamente como está no vídeo, fiz um comparativo de uma peça nova com a usada com defeito e aquela pequena diferença era realmente o defeito, coloquei a peça nova e o carro pegou de primeira.
Valter Junior Ferreira Bom dia , mas vc mediu de que ponto para que ponto para achar esses valores resistência ?
@@thales210678 O Terra são os furinhos metalicos da peça
Qual a escala do multímetro vc colocou?
Meu kadett tem faisca nas velas porem nao tem onhs quando coloco multimetro,e o carro apaga nao segura lenta,pode ser esse modulo???
amigo como foi feita a medição do módulo HEy
tenho um monza 93 alcool depois que queimou o modulo rey eu coloquei um dephay.mas a bobina e palarera.algumas vezes nao sempre quando o carro esta bem quente numa rotação alta ele da uns tranquinhos no carro tem vez ate que ele morre vc pode me ajudar
Essas mediçoes foram feitas em reção ao terra?
Essa medida do do C+ 7,86, é a residência do Diodo.
Como eu faço essas medições?
Trocou deu certo?
amigo como que regulo a macha lenta do monza
de um bico
Não regula, é automático pela central de injeção do carro, a ECU, se tiver acelerado deve ter entrada falsa de ar naquelas mangueirinhas de vacuo, servo freio, recirculação positiva do cárter, deficiencia de vedação nas juntas do tbi. Pode ser sujeira no circuito de controle de marcha lenta, no atuador de marcha lenta, excesso de sujeira nas bordas da borboleta por excesso de oleo subindo do cárter, o sensor de temperatura também pode influenciar e também a regulagem do potenciometro de CO.
bacana mais como se faz as medições vc não explico ai ficou dificil
deixou o video voando
Boa noite amigo blz o meu kadet ele está ficando com a luz da injeção acesa no painel e fica sem lenta e fica meio fraco o que pode ser no meu caso obrigado
Pode ser o sensor map
Amigão de onde vc pegou as medidas ( digo uma ponta no pino x e a outra em qual pino?)
olá amigo!
sim, as medidas são em relação a carcaça da peça.
o vídeo ficou devendo esse detalhe, pretendo fazer um novo vídeo explicando a medição.
Ok Valter muito obrigado!
Ola amigo bom dia ótimo video!!! mas com esses valores com certeza o problemas do seu carro nao é o modulo rei nao rs. Ésses paramentros estao dentro da especificação.
A minha hora funcionava hora não vou fazer um aterramento direto pra evitar isso acho que a minha queimou de vez agora
voçe ta substituindo peças que estao boas
amigo eu tenho um monza ano 92 ele e muito inteiro so que o painel não ta legal e o painel elétrico esta quebrado as garras o suporte dos instrumentos cara to ficando louco ja procurei nos desmanchar aki em Minas mas não acho ele e o tubarão 2.0 se alguém puder me ajudar desde ja agradeço
Jose Flavio Olá amigo! O painel do seu Monza é digital? O que precisamente não está funcionando?
Valter Junior Ferreira oi Valter boa noite não Valter nao e digital nao as carcaças de plástico estão rachadas e o lado do conta giro esta apagada ja troquei as lâmpadas mas não adiantou a placa do circuito impleco nao esta boa por isso queria ver se encontrava um completo seria melhor
o meu está oscilando a lenta, pode ser por causa dessa peça?
Klismael Silva Boa noite, tem vários aspectos. Poder ser velas, cabos, filtro de ar, ou então o atuador de marcha lenta..
Ele não falou a escala que colocou no multimetro
meu carro é um monza e me diserao que o comando hei está queimando porque a bateria está estragada
Diacono Rogério
Olá amigo! Esse componente é bem sensível e pode danificar facilmente sim se a bateria estiver com problemas. A bateria quando dá defeito pode estar em curto nas placas, aberto ou simplesmente descarregada, quando por exemplo um farol ligado fez descarregar, nesse último caso é possível fazer uma "chupeta" e o carro voltar a funcionar normalmente sem danificar o módulo, mas se se estiver em curto ou aberto tudo pode acontecer, o risco é grande, tem que avaliar a situação, seria bom substituir a bateria também quando for colocar o módulo novo, espero ter ajudado, abraço!
Você disse os valores mais não explicou como faz a medicação explica ai pra nois vei
Vc tinha que mostrar na prática as medições com o multímetro pro pessoal ver e aprender.
Me pergunto o mesmo ele tinha que mostra não adianto nada assim
CADE AS MEDIÇÕES ?
pré ignição kkk depois a central q assume kkkkkk
Você achou essas medidas em relação a à que ponto. O vídeo ficou inútil.
Cara vc fala da mais ,
Não esplicou nada
Amostra amedicao